Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FDA aconselha consumidores a usar paracetamol conforme instruções

A agência americana que regula fármacos quer que os consumidores saibam que tomar uma dose de acetaminofeno/ paracetamol maior do que a recomendada pode potencialmente causar sérios danos ao fígado ou mesmo morte.

Dentistas, rotineiramente, tratam de dor aguda dos pacientes. Em alguns casos, eles recomendam que os pacientes comecem a usar o acetaminofeno/ paracetamol vendido sem prescrição antes da consulta para o tratamento.

Acetaminofeno/ paracetamol é o nome genérico do ingrediente ativo de produtos vendidos sem prescrição como o Tylenol e de medicamentos vendidos com prescrição como o Vicodin e Percocet. O ingrediente é encontrado em mais de 600 remédios para alívio da dor e febre, gripes e resfriados, alergia e auxiliares do sono vendidos com ou sem prescrição, segundo a FDA.

Quando usado conforme as orientações, o medicamento é seguro e eficaz, mas "tomar ainda que só um pouquinho a mais do que o prescrito, ou usar mais do que um remédio que contenha acetaminofeno" pode ser fatal.

A FDA alerta os pacientes a sempre seguir as orientações do médico e também as orientações na bula do medicamento ao usar produtos contendo acetaminofeno/ paracetamol. É especialmente importante que os pacientes falem com o médico se beberem álcool regularmente ou tiverem sido diagnosticados com doença hepática. A agência também aconselha os pacientes que tomam warfarina – medicamento que afina o sangue – a discutir a ingestão de acetaminofeno/ paracetamol com um médico porque a combinação pode elevar o risco de hemorragia.

Ao dar esse medicamento para crianças, a FDA recomenda que os pais:
  • Verifiquem os ingredientes ativos em todos os outros medicamentos que a criança estiver tomando.
  • Leiam as informações fornecidas pelo médico da criança e também as informações na bula e sigam as instruções.
  • Escolham o medicamento correto com base no peso e idade da criança para determinar se o medicamento está certo para seu filho, qual a quantidade a dar, qual o intervalo de horas entre as doses e quando parar de dar o acetaminofeno/ paracetamol e procurar a ajuda de um médico. Se a dose apropriada ao peso ou idade de seu filho não estiver listada na bula ou você não souber o quanto dar, pergunte ao farmacêutico ou médico o que fazer.
  • Não use uma colher porque você pode dar a quantidade errada. Use o dosador que vem com o medicamento para obter a dose exata. Se não houver dosador, pergunte ao farmacêutico.
  • Nunca dê mais de um medicamento que contenha acetaminofeno/ paracetamol. Se você der mais, poderá prejudicar seu filho.

Caso o medicamento não alivie a dor ou a febre em crianças ou adultos, a FDA recomenda com veemência que os pacientes não tomem mais acetaminofeno/ paracetamol e conversem com um médico, enfermeiro ou farmacêutico.

© 2011 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Proibida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário