Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Eficácia da vacina contra gripe suína não é comprovada

Não há provas científicas de que a vacina contra o vírus H1N1 seja eficaz para conter a gripe suína.

Esta é a opinião de especialistas internacionais que participaram do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em São Paulo. Eles também questionaram a eficácia do fechamento de escolas e do controle em aeroportos como estratégias de Proteção na pandemia de 2009.

O próprio Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa Silva Junior, reconheceu, durante o evento, que faltam evidências que mostrem o impacto da vacinação contra o H1N1. ?Não há estudos comprovando de maneira efetiva o impacto da vacina?, afirmou. Ele acrescentou que a adoção de medidas de contenção, como o isolamento de pacientes e adiamento de aulas, são Ineficazes. ?Algumas doenças infecciosas são impossíveis de conter.?

Para o professor Arthur Lawrence Reingold, chefe da Divisão de Epidemiologia da Universidade da Califórnia, nenhuma das estratégias atualmente disponíveis para conter o vírus - do uso de antivirais ao isolamento dos pacientes - tem eficácia comprovada. ?Não acho que a cobertura vacinal tenha a ver com a mudança na circulação do vírus. Ainda não é possível conter uma epidemia de influenza, só atrasá-la?, disse. Até a recomendação de se lavar as mãos com frequência é vista com ceticismo. ?Nunca foi comprovado que isso previne a transmissão do H1N1, apesar de ser uma medida Importante de saúde.?

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário