Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ferver estojo com lente de contato dentro pode servir para esterilização

Oftalmologista Claudio Lottenberg falou ao G1 sobre saúde dos olhos.
'Remela' é acúmulo de secreção quando produção lacrimal é interrompida.

O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, tirou mais dúvidas sobre a saúde dos olhos e lentes de contato.

Pode-se tomar banho e entrar no mar ou na piscina com lente, seja ela rígida ou gelatinosa (a manutenção de cada uma é que é diferente).

Uma lente mal adaptada pode acabar se deslocando do olho, por isso é importante que um médico examine o paciente. Para esterilizar a lente, pode-se fazer o processo químico (com produtos próprios) ou térmico (fervendo a lente dentro do estojo). Nesse segundo caso, não há risco de alergia. É como cozinhar um ovo duro, por 10 a 15 minutos, a cada quatro ou cinco dias.

Quem quer usar lente de contato deve ter tempo e recursos para isso, destacou Lottenberg. Uma pessoa que já fez cirurgia de correção pode usar lente colorida, desde que os olhos estejam bem cicatrizados e haja a supervisão de um profissional.

Crianças têm uma boa adaptação à lente de contato, mas devem ter a ajuda dos pais para limpar o produto, colocá-lo ou tirá-lo, e receber outras orientações.

Soprar o olho na tentativa de tirar um cisco ou outro corpo estranho raramente funciona, segundo o oftalmologista. O que costuma resolver é lavar com água ou, em uma situação mais grave, procurar um médico.

"Remela" é o acúmulo de secreção que ocorre principalmente à noite, quando a produção de lágrima é interrompida. Lottenberg também explicou o que é blefarite, uma espécie de caspa nos olhos, em que as pálpebras descamam. Aplicar um xampu neutro ou água quente é bom para o tratamento.

Em seguida, o especialista falou sobre o amarelamento dos olhos, que pode indicar alguma doença mais séria, e também sobre o hábito de ler no ônibus, que pode causar algum desconforto. Por fim, Lottenberg disse que não se deve aplicar leite materno sobre os olhos para curar problemas.


Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário