Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OMS aconselha consumo de no máximo 50 gramas de chocolate por dia

Cacau tem comprovada ação cancerígena, mas pode viciar

Uma boa notícia para quem não consegue viver sem o chocolate. A OMS (Organização Mundial de Saúde) libera o consumo diário de no máximo 50 gramas, por ser o chocolate um alimento funcional, composto por pasta e manteiga de cacau, ingrediente que traz benefícios a saúde.

O cacau em pó possui um dos maiores teores de antioxidantes, seguido do açaí e do chocolate amargo. O poder do antioxidante neutraliza os danos provocados pelos radicais livres, gerados pelo estresse, poluição, inflamações e a má alimentação. Ele ajuda na vasodilatação sanguínea, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Tem comprovada ação anticancerígena. O chocolate amargo e o ao leito possuem polifenóis, que ajudam a prevenir a doença. Do cacau se obtém o extrato vegetal composto por ácidos graxos, que ajudam na hidratação, evitando o ressecamento da pele e a perda de água.

Quando comemos chocolate com alto teor de cacau (60 a 80%) temos ainda o aumento dos níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no cérebro, que produzem a sensação de bem estar.

Por isso que comer chocolate nos momentos de ansiedade e TPM pode ajudar no alívio das sensações. O problema é que o prazer que o chocolate proporciona pode viciar. Mas consumido com moderação pode ser um delicioso aliado na preservação da saúde.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário