Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Redução de estômago por videolaparoscopia vai ser paga por convênios

Decisão firmada pela ANS e CFM estipul que, a partir de janeiro de 2012, operadoras devem realizar a cobertura do procedimento

Uma decisão firmada entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Conselho Federal de Medicina estipula que a partir de janeiro de 2012 a videolaparoscopia vai passar a ser paga pelos convênios.

Segundo o diretor do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica, Luiz Vicente Berti, a videolaparoscopia é um método menos invasivo que representa uma economia aos planos a médio prazo, devido à redução dos dias de internação e da menor incidência de complicações.

Ele diz que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) criou uma campanha com o tema “Obesidade sem marcas” e considera o impacto dessa ação muito positivo, pois contribuiu para o debate e a mudança das regras.

A cirurgia minimamente invasiva e aplicável em todas as técnicas cirúrgicas, a Videolaparoscopia representa uma importante evolução tecnológica da medicina, de acordo com Berti. Ele conta que nela, são feitas de quatro a sete mini-incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo.

E ressalta que das quase 60 mil cirurgias bariátricas realizadas em 2010 no Brasil, 35% foram feitas via Videolaparoscopia. A taxa de mortalidade média é de apenas 0,23% – abaixo do índice de 1% estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, contra 0,8% a 1% da cirurgia aberta (laparotomia).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário