Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 31 de dezembro de 2011

França registra 20 casos de câncer entre mulheres que usaram próteses mamárias PIP

Ainda não é possível verificar conexão entre os implantes e o desenvolvimento de tumores


Vinte casos de câncer entre mulheres que usaram implantes mamários PIP foram registrados pelas autoridades sanitárias na França, anunciou nesta sexta-feira a Agência de Produtos Sanitários (Afssaps) do país europeu. No Brasil, as próteses desse tipo tiveram nesta quinta-feira o registro cancelado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até 28 de dezembro, foram registrados três casos de linfoma, 15 de adenocarcinoma mamário (a forma mais frequente de câncer de mama), um de adenocarcinoma de pulmão e um de leucemia aguda mieloblástica. No entanto, a agência francesa destaca que, até o momento, não pode ser provada uma conexão direta entre os implantes mamários e os casos câncer.

Próteses têm registro cancelado no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira o cancelamento do registro de próteses mamárias PIP. A decisão foi tomada diante da comprovação de que o silicone usado nas bolsas não era para uso em saúde e dos registros de rompimento dos implantes.

O uso dos implantes no Brasil já estava suspenso desde abril de 2010, quando foi constatada que a fabricante do produto, uma empresa francesa, havia usado silicone sem registros. De acordo com a Anvisa, das 34.631 unidades importadas, 24.534 foram comercializadas.

A recomendação é de que mulheres que receberam tais implantes procurem seus médicos para saber qual melhor procedimento a ser adotado.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário