Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Contabilidade tem exame exigido por lei e Medicina quer prova

Decisões judiciais já derrubaram seleções obrigatórias para exercer profissões. Conselho de Medicina propõe avaliação durante o curso

O exame de suficiência de Contabilidade foi criado em 2000 e derrubado quatro anos e dez edições depois por uma liminar que questionava o fato de a prova não ser uma lei federal e sim uma resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Em 2010, a lei federal 12.249 instituiu a aprovação no exame como condição para obter o registro no CFC que permite o exercício da profissão. A segunda prova depois do retorno da avaliação ocorreu no domingo, dia 25. Já o exame de Medicina Veterinária foi extinto em 2007 por uma decisão judicial e ainda não voltou a ser aplicado.

Para o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, a suspensão do exame fez com que a qualidade das instituições e dos graduados caísse. “Aumentou o número de processos administrativos, de fiscalizações e de denúncias que chegavam ao aconselho”, afirma. Carneiro vê a prova como um instrumento para estimular as faculdades a garantir a qualidade do curso e fazer com que os alunos se esforcem para adquirir o conhecimento necessário e serem aprovados.

De acordo com Carneiro, quando o exame foi extinto, a taxa de aprovação era de 60%. Na primeira edição após a pausa, realizada neste ano, mais de 16.600 pessoas se inscreveram e 30% foram aprovadas. “Esperamos que na próxima edição a aprovação aumente, pois as mais de 1.200 instituições de ensino superior que oferecem o curso de Contabilidade devem ter tomado algumas medidas para que melhore a qualidade de ensino”, acredita.

A avaliação do Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), também apontou queda na qualidade dos cursos superiores de Contabilidade. Em 2006, 30% dos cursos tiveram conceito Enade (nota dos concluintes) 1 ou 2, considerado insatisfatório. Três anos depois, a porcentagem de cursos com desempenho ruim cresceu para 32%. A avaliação tem critérios diferentes do exame de suficiência e não pressiona tanto as instituições como a prova que garante o registro no Conselho, analisa Carneiro.

Medicina
O Conselho Federal de Medicina (CFM) defende e pressiona o MEC para que seja criado um “teste de progresso”. A avaliação seria aplicada aos estudantes de Medicina durante o curso de graduação para verificar a evolução do seu desempenho e corrigir possíveis erros na formação. “Entendemos que a avaliação do egresso não pode ser realizada em uma prova de conhecimentos cognitivos, mas sim de habilidades e competências e feita durante o curso”, defende o vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) aplica uma prova opcional aos estudantes recém-formados. Na última edição, 68% foram reprovados e os médicos tiveram o pior desempenho prático na história do exame.

Vital afirma que não é possível prever se um exame nacional de suficiência colocaria menos médicos no mercado de trabalho – já carente desses profissionais. “Não dá para transformar o exame do Cremesp em um prisma de análise. Ele é meritório por discutir a questão”, pondera.

Fonte IG

Fibromialgia arrasa sua saúde e confunde os médicos

Fibromialgia arrasa sua saúde e confunde os médicos
 
Imagine que você passou horas apertada dentro de uma caixa, sem espaço para se mexer ou respirar direito. Pense como essa situação fragiliza seu corpo e sua mente: todos os seus músculos ficam doloridos e dormentes, seu pensamento é dominado por um misto de ansiedade e depressão. A cabeça parece pesar 200 quilos e você começa a apresentar dificuldades para dormir e executar tarefas comuns. A memória começa a falhar e a concentração diminui. A descrição lembrou um filme de terror, com requintes de tortura?
 
Antes fosse. É assim que se sentem os portadores de fibromialgia, explica Ana Márcia Proença, educadora física e terapeuta corporal que atende pacientes com o problema que, atualmente, vitima principalmente as mulheres. Os portadores desta síndrome dolorosa de origem ainda desconhecida costumam enfrentar uma maratona até chegar a um diagnóstico, normalmente é difícil e demorado. Com predominância entre o sexo feminino (cerca de 80% a 90% das pacientes são mulheres entre 30 e 50 anos), as pacientes costumam chegar ao consultório médico com no mínimo três dos seguintes sintomas:
 
  1. Dores fortes e difusas nos músculos, tendões, ligamentos e articulações por mais de 3 meses
  2. Fadiga e distúrbios de sono
  3. Sensação de queimação e/ou contrações espasmódicas nos músculos
  4. Hipersensibilidade ao toque
  5. Dificuldade de concentração e perda de memória
  6. Enxaquecas crônicas TPM forte, com náuseas, fortes alterações de humor e dores abdominais
  7. Problemas digestivos como diarréia, intestino preso e gases
  8. Disfunção Temporomandibular (na lateral da testa e no queixo, perto das orelhas) ou algum desconforto ou dor constante na mandíbula
  9. Dormência e formigamento
  10. Ansiedade e depressão
  11. Ser portador de Lupus Eritematoso Sistêmico, Síndrome da Fadiga Crônica, osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco ou osteoporose
 
Diagnóstico, outro calvário
 Mesmo com todos os sintomas, o diagnóstico muitas vezes é complicado, confundido com outras enfermidades ou tratado como algo emocional e não uma síndrome real. Existe uma dificuldade no diagnóstico e o preconceito de alguns profissionais que, às vezes, acreditam que a paciente não tem nada, acontece principalmente porque, apesar de reclamarem de muita dor muscular em reação ao toque e/ou movimento, não há evidências clínicas de qualquer lesão nos tecidos.
 
Ou seja, nos exames não aparece nenhum problema visível nas articulações ou músculos. Na prática, o paciente perde a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. Os níveis de produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela liberação de alguns hormônios, controle da dor, sono e apetite, entre outros) diminuem e surge a hipersensibilidade a estímulos que normalmente não causariam dor. "Eu me sentia cansada o dia todo, já acordava fatigada", conta a alemã naturalizada brasileira Christel Hunsaker, 63 anos. "E a dor foi aumentando, chegou num ponto em que nem saía mais, de tanto que doía". Demorou mais de um ano para me diagnosticarem com fibromialgia, revela.
 
Causas da síndrome
 Segundo o chefe do ambulatório de fibromialgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Eduardo S. Paiva, os estudos apontam para uma origem genética. Mas ainda não existe evidência de que um único gene seja responsável por todos os sintomas. "Além disso, muitas vezes a bagagem genética necessita de um gatilho ambiental, como um estresse físico ou psicológico", afirma. Já as terapias corporais têm um ângulo complementar para avaliar o surgimento da síndrome.
 
Os músculos carregam nossa história de vida, nossa memória afetiva, sentimentos, pensamentos e reações, externalizadas ou não. "A serotonina, substância associada a esse quadro, não é apenas a responsável química pela transmissão da dor, mas também pela nossa capacidade de sentir prazer", analisa Ana Márcia Proença. Concordar com tudo, negar nossas raivas e ressentimentos e a necessidade de agradar os outros em detrimento de nossos próprios anseios e necessidades tornam as mulheres mais suscetíveis ao desenvolvimento dessa síndrome. "É algo que vai além de questões hormonais", diz a terapeuta.
 
 
Dá para aliviar, pelo menos?
 Mas e o tratamento? Como ainda não se sabe o que causa o transtorno e as dores são crônicas, mas não inflamatórias, os tratamentos acabam sendo mais paliativos. Depende do médico, mas as opções mais utilizadas são os medicamentos contra a dor, que melhorem a qualidade do sono e anti-depressivos, além de terapias corporais e ocupacionais. As principais opções de tratamento incluem:

  • Medicamentos para aliviar a dor, diminuir a ansiedade e regular os neurotransmissores (sempre receitados pelo médico) Programa de exercícios e condicionamento físico para fortalecer a musculatura
  • Terapia para compreender os mecanismos internos e promover a solução de conflitos
  • Relaxamento ativo e passivo para diminuir a tensão muscular
  • Massagem (shiatsu, ayurvédica etc)
  • Práticas de yoga e tai chi
  • Calatonia (tratamentos com toques sutis pelo corpo)
 
Fonte Minha Vida
 

Tratamentos alternativos podem descartar remoção do útero

Cirurgia de histerectomia deve ser a última opção para mulheres

A histerectomia, remoção cirúrgica do útero, é o procedimento ginecológico cirúrgico mais comumente realizado. Em 2005 foram feitas mais de 500 mil cirurgias como essa só nos Estados Unidos. As distribuições das diferentes abordagens cirúrgicas foram: abdominal (64%), vaginal (22%) e laparoscópica (14%). No entanto, sua frequência parece estar diminuindo, possivelmente devido ao surgimento de terapias menos invasivas para tratar o problema.

Uma vez tomada a decisão de fazer a histerectomia, a ginecologista e a paciente devem decidir se o procedimento será realizado por via abdominal, vaginal ou laparoscópica. A melhor abordagem cirúrgica depende de inúmeros fatores e deve se avaliada individualmente para cada caso. A via escolhida depende de circunstâncias clínicas da mulher e da perícia técnica da ginecologista.

Há cinco grandes categorias de diagnóstico que podem sugerir a cirurgia de histerectomia:

1. Miomas uterinos;

2. Prolapso de órgãos pélvicos;

3. Dor pélvica ou infecção, como, por exemplo, a endometriose, que é uma doença inflamatória pélvica;

4. Sangramento uterino anormal;

5. Doenças malignas e pré-malignas.

A razão para se realizar uma histerectomia, seus riscos e seus benefícios, os procedimentos alternativos e as expectativas devem ser discutidos com a paciente detalhadamente. O consentimento desta é fundamental para o sucesso da cirurgia.

Se não houver risco de vida (hemorragia, por exemplo), a decisão de prosseguir com a histerectomia deve ser feita mutuamente pela mulher e seu médico com base em seu comprometimento funcional, seus planos de engravidar, sua resposta à terapêutica clínica, na discussão de alternativas e na percepção de que os riscos do procedimento são menores do que os benefícios esperados.

Tratamentos alternativos
Alternativas clínicas e cirúrgicas à histerectomia dependem da doença e devem ser sempre pensadas antes da retirada do útero. O procedimento deve ser a última opção terapêutica para doenças benignas, já que se trata de uma cirurgia de grande porte. Além disso, ela também tem relação com aspectos psicológicos, já que o útero é um dos principais órgãos relacionados à feminilidade, pois é ele que dá a mulher a capacidade de ser mãe.

Veja algumas opções:
Embolização das artérias uterinas e/ou miomectomia por suas várias vias podem ser usadas para tratar mioma sintomático;

Prolapso genital pode ser tratado cirurgicamente com exercícios do assoalho pélvico;

Controle da dor pode ser capaz de recuperar pacientes com dor pélvica intratável para um estado funcional, sem cirurgia;

Ablação endometrial, que é a remoção da camada interna do útero, pode ser uma terapia eficaz para sangramento uterino excessivo;

Terapia médica usando análogos de GnRH ou outras medicações que ajudam a reduzir o desconforto associado à endometriose;

Hiperplasia endometrial às vezes pode ser tratada clinicamente com hormônios.

Atualmente, a tendência é evitar a histerectomia em casos de doenças benignas, utilizando a retirada do útero como última opção em casos extremos em que as alternativas falham. Buscamos melhorar a situação clínica da paciente da maneira menos agressiva possível.

O mais importante, quando há problemas uterinos que podem acabar em histerectomia, é a paciente receber o máximo de informações sobre suas possibilidades de tratamento e ter a liberdade de decidir, junto com sua médica, o que é melhor para sua saúde.

Fonte Minha Vida

"Docinho" ajuda a repor energia após a ginástica. Veja os mais indicados

O ideal é comer a guloseima após o treino

Aquele docinho predileto que você evita comer para não ganhar peso pode ser útil ao esportista. O importante é saber a hora certa de consumi-lo. O ideal é ingerir a guloseima após o treino, para ajudar a repor a energia perdida durante a atividade.

Esses alimentos só não são recomendados antes da corrida porque boa parte desses produtos possui alto índice glicêmico e provocam picos e quedas nos níveis de açúcar no organismo, causando fraqueza. Saiba quais guloseimas pode ajudar o atleta a repor suas energias.

Bananinha sem açúcar Boa fonte de energia – cada unidade de 23 g possui 70 calorias e 15 g de carboidrato. A bananinha conta ainda com vitaminas e sais minerais, como potássio, que ajuda a prevenir as cãibras.

Paçoquinha Como é feita a partir do amendoim, é fonte de ácidos graxos e contém também magnésio, que ajuda na construção dos músculos. Uma unidade de 15 g tem 78 calorias, 7g de carboidratos e 4,3g de gordura.

Flocos de arroz Energia pura, pois combina carboidrato com glicose.

Torrone Cada 20g de torrone tem a mesma caloria de uma barrinha de cereal. O doce é vantajoso porque tem pouca quantidade de gordura e boa dose de carboidrato.

Cocada O coco é excelente fonte de energia e é rico em gorduras boas que ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Fonte R7

Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo

Quem bebe ao menos quatro xícaras tem 20% menos chances da doença

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.

Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores dizem que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializada Archives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.

Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.

Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.

Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.

Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.

Suicídios
A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.

Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.

Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia.

Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.

Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante.

O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade.

Fonte R7

Dieta balanceada previne contra o câncer de estômago

Alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal estão entre os fatores de risco para a doença

Uma alimentação equilibrada é fundamental para prevenir o câncer de estômago, cujos maiores índices de mortalidade são registrados na América Latina. Quem quer evitar a doença, deve investir em vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibra, vitaminas A e C e peixes desde cedo.

Já entre os fatores de risco para este tipo câncer, estão o alto consumo de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal.

A doença
O câncer de estômago atinge principalmente homens, por volta dos 70 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres.

No resto do mundo, dados estatísticos revelam declínio da incidência, especificamente nos Estados Unidos, na Inglaterra e outros países mais desenvolvidos.

Fonte Zero Hora

Descarga elétrica acelera o processo de aprendizado, revela pesquisa

Equipe de cientistas estimulou eletricamente o cérebro de participantesUma descarga elétrica no cérebro pode acelerar o processo de aprendizado, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A pesquisa mostra que uma pequena quantidade de eletricidade, se descarregada em uma área específica do cérebro, pode fazer com que as pessoas aprendam com mais rapidez. Além disso, o mesmo processo pode recuperar o controle motor de quem sofreu algum dano.

A equipe de cientistas estimulou eletricamente o cérebro de pessoas que tentavam jogar no computador. A atividade exigia que eles controlassem uma série de botões.

O teste foi aplicado em alguns voluntários, na parte do cérebro que é responsável por controlar os movimentos. Aqueles que receberam a corrente elétrica conseguiram assimilar a sequência de botões com mais rapidez do que os outros.

No entanto, a simulação não provou que o desempenho dos participantes melhorou na qualidade, apenas ficou mais rápido, afirma a pesquisadora Heidi Johansen-Berg, que liderou o estudo.

Fonte Zero Hora

Divórcio pode causar queda de cabelo nas mulheres

Outros aspectos podem contribuir com o problema, como ter filho ou fumar e beber em excesso

Cientistas da escola de medicina Case Western Reserve, nos EUA, descobriram que a queda de cabelo é maior entre as mulheres divorciadas ou viúvas do que entre as solteiras.

Bahman Guyuron, que lidera a pesquisa, acredita que a queda é causada pelo estresse e tristeza que afetam as mulheres durante o processo de separação.

De acordo com as informações publicadas no Daily Mail, existem ainda outros aspectos que podem contribuir com o problema, como ter um filho ou fumar e beber em excesso.

A conclusão do estudo foi alcançada por meio das respostas de um questionário sobre o histórico e os hábitos de cerca de 80 mulheres.

Fonte Zero Hora

Satisfação e bem-estar tendem a aumentar na terceira idade

Segundo pesquisa, aos 85 anos, as pessoas são mais felizes do que aos 18 anos

Uma recente pesquisa traz uma boa notícia no Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira: conforme vão ficando mais velhas, as pessoas sentem-se mais felizes. O estudo da Universidade de Stony Brook, nos EUA, revela que, mesmo sem a mesma vitalidade de antes, os idosos sentem-se mais satisfeitos com o passar do tempo.

O líder da pesquisa, Arthur A. Stone, acredita que dois fatores podem contribuir com essa sensação de bem-estar: o psicológico e a maneira com que passamos a ver a vida quando estamos mais velho, e o biológico, alterado pelas mudanças hormonais.

De acordo com as informações publicadas no The New York Times, a crise da meia-idade pode ser considerada o "fundo do poço". Normalmente, na faixa dos 20 anos, as pessoas sentem-se muito satisfeitas consigo mesmas. Porém, essa felicidade começa a diminuir e elas se sentem cada vez pior, até chegarem, em média, aos 50 anos.

Contudo, a má fase deve, conforme os pesquisadores, ser amenizada pelo fato de que se está ficando mais velho, já que a partir desse ponto, o processo passa a ser inverso e as pessoas começam a se sentir cada vez mais felizes com o passar do tempo.

Segundo os cientistas, aos 85 anos, elas estão mais satisfeitas consigo mesmas do que eram quando tinham 18 anos.

Como envelhecer bem
Para a diretora da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Luciana Menezes de Azevedo, a principal dica para chegar feliz à terceira idade é pensar desde cedo em uma nova rotina de vida para depois.

— Depois que se aposentar, a pessoa tem a tendência de se acomodar e acaba ficando triste, sentindo-se sem utilidade. É fundamental que o idoso retome a vida social — explica Luciana.

Na hora de planejar o futuro, é importante ter objetivos fáceis de cumprir, de curto prazo, como viagens, cursos, aulas de dança ou qualquer coisa que não era possível fazer quando a rotina de cuidar da casa, dos filhos e trabalhar tomava todo o tempo.

Fonte Zero Hora

Fruta - Pão



A fruta-pão é produzida por uma árvore da família das Moráceas. É um fruto grande,de massa espessa, tenaz, algo seca,doce, muito saborosa.

Utilidades Medicinais

Furúnculos - Aplicar fatias quentes de fruta pão sobre os furúnculos.

Dores Reumáticas - Banho de imersão em chá de folhas de fruta pão. Ou banhar a região dolorida lcom este decoto.

Fonte agrobyte

Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS 2011

A Prefeitura de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de Nº 19/2011 para concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Três Coroas oferece 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração será de até R$ 7.566,46, com carga horária de 20 e 44 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médicos, Operador de Máquinas, Operário, Pedagogo, Professores, Secretário de Escola, Servente e Técnico de Enfermagem.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de outubro de 2011, através do site http://www.exatuspr.com.br/.

A taxa de inscrição varia entre R$ 10,00 a R$ 50,00 devendo ser paga até o seu vencimento.

A prova objetiva será realizada em data, local e horário a serem divulgados junto com o Edital de Homologação das Inscrições a ser publicado em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal de Três Coroas, no Órgão Oficial do Município, e através do site http://www.exatuspr.com.br/.

Os gabaritos com as devidas respostas das provas, serão publicados, após a aplicação das provas, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal de Três Coroas e no site oficial http://www.exatuspr.com.br/.

O concurso terá validade por dois anos a contar da data da homologação, prorrogável, uma única vez, pelo mesmo período.

Fonte: Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS 2011 | Concursos no Brasil

Vale oferece 1.129 vagas de estágio

A companhia Vale está com 1.129 vagas destinadas a estagiários de nível técnico e superior para iniciar as atividades já no começo do próximo ano. De acordo com a empresa, o Programa de Estágio da Vale é uma ótima oportunidade que estudantes dos níveis técnico e superior de diversas áreas têm para demonstrar suas habilidades, frente aos desafios que diariamente lhes são expostos na vida profissional

Inscrições
O período de inscrições começou no dia 19 de setembro e prosseguirá até o dia 09 de outubro de 2011. Basta que o interessado acesse o endereço eletrônico http://www.vale.com/oportunidades.

Distribuição das vagas e requisitos
As vagas são para lotação nos seguintes Estados: Bahia (09), Espírito Santo (322), Goiás (05), Maranhão (44), Mato Grosso do Sul (02), Minas Gerais (565), Pará (93), Rio de Janeiro (50), São Paulo (30) e Sergipe (09).

As vagas estão abertas para estudantes que atendam a um desses requisitos iniciais:

- Possuam nível superior com conclusão prevista para acontecer entre dezembro de 2012 ou dezembro de 2013

- Sejam estudantes de nível técnico que concluirão seus cursos até dezembro de 2012 ou já formados teoricamente, mas sem ter cumprido ainda o estágio obrigatório.

Entre as muitas áreas de formação aceitas, podemos citar como exemplo as de Mecânica ou Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica, Enfermagem, Instrumentação, Química, Segurança do Trabalho (Nível Técnico), ou Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Contabilidade, Ciência da Computação, Direito, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia e Sistemas de Informação (Nível Superior).

As inscrições podem ser realizadas através do endereço http://vale2012-1.peopleontime.com.br/curriculo.asp. Quem já efetuou a inscrição no ano passado e ainda se enquadre em todos os pré-requisitos, não precisa se inscrever novamente, mas somente atualizar todas as informações fornecidas.

Benefícios
Entre os benefícios oferecidos, estão uma Bolsa-Auxílio de R$ 600,00 a R$ 900,00, dependendo da carga horária diária (4 ou 6 horas diárias) e da formação (Técnico ou Superior), além de Vale Transporte, Vale Alimentação e Assistência Médica.

Etapas da Seleção:
- Recrutamento: 19 de setembro a 09 de outubro/11

- Provas on line: até 16 de outubro/11

- Dinâmica de grupo: outubro/2011 ou novembro/2011

- Painel e Entrevistas: dezembro/2011

- Exame médico e entrega de documentos: dezembro/2011 ou janeiro/2012

- Início do estágio: fevereiro/2012

Fonte: Vale oferece 1.129 vagas de estágio | Concursos no Brasil

SEASDH – RJ abre processo seletivo

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Estado do Rio de Janeiro, publicou edital de processo seletivo para o provimento de vagas. Serão oferecidas 40 vagas para cargos de Contador e Nutricionista de nível superior, com carga horária de 30 a 40h semanais. O processo seletivo fica sob a responsabilidade do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ).

Os candidatos selecionados para o cargo de Nutricionista atuarão nos Restaurantes Populares de Bangu, Barra Mansa, Bonsucesso, Campo Grande, Campos, Central do Brasil, Cidade de Deus, Duque de Caxias, Irajá, Itaboraí, Madureira, Méier, Niterói, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda.

Os interessados poderão fazer suas inscrições no endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br/, até às 17 horas do dia 30 de setembro de 2011. A taxa de inscrição será de R$ 40,00.

O processo seletivo será composto de análise de curricular, em que serão considerados títulos e experiência profissional. Além disso, haverá curso de formação com duração de 80 horas para o cargo de Contador e de 40 horas para o cargo de Nutricionista. Os candidatos deverão ter presença obrigatória de no mínimo 75% de frequência e realizar prova sobre o conteúdo abordado cuja nota mínima para aprovação será de 35 pontos.

Fonte: SEASDH – RJ abre processo seletivo | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Itatiaia RJ 2011

O Município de Itatiaia, Estado do Rio de Janeiro, publicou os editais de Nº 01/2011 e Nº 01/2011 de concursos públicos, para provimentos de vagas para cargos de nível médio e nível superior; pertencentes ao quadro de funcionários da Prefeitura de Itatiaia, sob o regime Estatutário. Os concursos públicos serão organizados e desenvolvidos pela FAIBC.

Serão oferecidas 236 vagas para vários cargos, com salários variados entre R$ 577,70 a R$ 946,43, para carga horária entre 20 a 40h semanais. As vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, dentre as oferecidas, serão de 5% do total de vagas ofertadas para cada cargo.

Cargos: Assistente Social, Contador, Escriturário, Fiscal de Obras e Serviços, Nutricionista, Professor II (Educação Física), Técnico Em Segurança do Trabalho, Guarda Municipal e entre outros.

Inscrições: As inscrições serão realizadas pela Internet no endereço eletrônico http://www.faibc.org.br/ da FAIBC e no endereço eletrônico da Prefeitura de Itatiaia, até o dia 21 de outubro de 2011 e no Posto de Atendimento localizado na Rua Prefeito Assumpção, 195 – Centro, Itatiaia, de 2ª a 6ª feira, das 09 às 17 horas, na mesma data, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para a realização de inscrições de candidatos que não tenham acesso próprio à Internet.

Taxa: A taxa de inscrição varia de R$ 45,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 65,00 para nível superior.

Provas: As provas serão realizadas na data prevista de 27 de novembro de 2011, das 13:00 h às 16:00 h (horário de Brasília). Os locais das Provas Objetivas serão informados no cartão de informação.

Gabaritos: O Gabarito Oficial Preliminar das Provas Objetivas será divulgado pela internet, no site do concurso, em até 1 dia útil após a realização das Provas Objetivas.

Validade: A validade dos Concursos Públicos serão de 2 anos, a contar da data da publicação da Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura de Itatiaia.

Fonte: Concurso Prefeitura de Itatiaia RJ 2011 | Concursos no Brasil

Concurso IBASCAF (RJ) 2011

O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio – IBASCAF, Estado do Rio de Janeiro, publicou edital de inscrição oferecendo 39 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1.108,26.

Serão reservadas 5% das vagas a portadores de deficiência.

Cargos
Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, Agente Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia.

Inscrição
As inscrições serão realizadas pela Internet na página do concurso no endereço eletrônico http://www.domcintra.org.br/, até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2011.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 75,00 para os cargos de Nível Superior, R$ 55,00 para o cargo de Nível Médio e R$ 30,00 para o Nível Fundamental.

Prova
As provas serão realizadas no Município de Cabo Frio, no dia 13 de novembro de 2011, o local e horário serão divulgados no cartão de confirmação de inscrição, do dia 08 a 12 de novembro de 2011.

O gabarito será divulgado no dia 14 de novembro de 2011.

Validade
O prazo de validade do Concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado, contados a partir da data de homologação do resultado final.

Fonte: Concurso IBASCAF (RJ) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Ponta Grossa – PR 2011

A Prefeitura de Ponta Grossa, Estado do Paraná, publicou edital de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de vagas. O concurso de Ponta Grossa oferece 45 vagas mais cadastro reserva em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam entre R$ 545,00 e R$ 1.822,45, com carga horária de 04 a 08 horas diária.

Candidatos que tem o Ensino Fundamental podem concorrer ao cargo de Motorista, Servente, Armador, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Latoeiro, Mecânico, Mestre de Obras, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Soldador, Abastecedor de Veículos e Trabalhador Braçal.

Quem tem o Ensino Médio pode disputar a vaga de Assistente Administrativo, Agente Cultural, Agente de Turismo, Assistente Cultural, Assistente de Administração, Auxiliar de Bibliotecário, Auxiliar de Saúde Bucal e Guia de Turismo.

Para quem possui o Nível Superior as chances são para Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Administrador, Analista de Sistemas, Arquiteto, Bibliotecário, Economista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Jornalista, Médico, Musicoterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso e das 08h às 14h, observado o horário local, no seguinte posto de inscrição: Agência do Trabalhador, localizada na Rua Doutor Penteado de Almeida, nº 240, Centro, Ponta Grossa-PR, exceto sábado, domingo e feriados, até o dia 02 de outubro de 2011, horário de Brasília.

As taxas de inscrições variam de R$ 35,00 a R$ 75,00, de acordo com o cargo.

Provas
As provas objetivas serão realizadas, provavelmente, nos dias 16 e 30 de outubro de 2011, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado nos endereços eletrônicos http://www.pontagrossa.pr.gov.br/ e www.fafipa.org/concurso e será publicado no Diário Oficial do Município.

O gabarito preliminar e os cadernos de questões serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

Validade
A validade do concurso de Ponta Grossa será de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do certame, a critério da administração da Prefeitura de Ponta Grossa.

Fonte: Concurso Prefeitura de Ponta Grossa – PR 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Tibagi (PR) 2011: Prefeitura publica edital

Estão abertas as inscrições para concurso público de Nº 02/2011 da Prefeitura de Tibagi, Estado do Paraná. O Concurso Público será realizado sob responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv.

Serão oferecidas 23 vagas mais cadastro de reserva para candidatos de níveis médio/técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.510,21, com jornadas de 40 horas semanais.

Cargos: As vagas oferecidas são para os cargos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Bioquímico Farmacêutico e Médico.

Inscrições e Taxa: As inscrições serão realizadas até o dia 07 de outubro de 2011, no endereço eletrônico: concursopublico.uniuv.edu.br, ou junto à Agência do Trabalhador de Tibagi. A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Após o dia 21 de outubro de 2011, o candidato deverá consultar os endereços eletrônicos concursopublico.uniuv.edu.br e http://www.tibagi.pr.gov.br/ para obter confirmação da sua inscrição e tomar conhecimento do local das provas.

Serão aplicadas provas objetivas contendo 40 (quarenta) questões, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos, na data prevista de 30 de outubro de 2011, às 14h, em local a ser divulgado, nos endereços eletrônicos concursopublico.uniuv.edu.br e http://www.tibagi.pr.gov.br/.

Após a realização das provas, os gabaritos provisórios das mesmas serão afixados no mural de avisos da Prefeitura Municipal de Tibagi, e juntamente com os conteúdos dos cadernos de provas, serão divulgados via internet, nos sites concursopublico.uniuv.edu.br e http://www.tibagi.pr.gov.br/, provavelmente às 17h do dia 31 de outubro de 2011.

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Fonte: Concurso Tibagi (PR) 2011: Prefeitura publica edital | Concursos no Brasil

Itaipu Binacional abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 1003) para realização de processo seletivo da Itaipu Binacional, Estado do Paraná. A seleção da Itaipu Binacional está oferecendo 131 vagas, sendo 35 vagas imediatas e 96 para cadastro reserva de nível médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 2.212,00 e R$ 6.415,53.

Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Nível médio/técnico: Técnico em manutenção mecânica I, assistente técnico I, técnico em enfermagem I, técnico ambiental I e técnico de obras I.

Nível superior: Auditor jr, engenheiro jr, analista de sistemas jr, secretário executivo, profissional de nível superior jr, contador jr, analista de suporte jr, enfermeiro jr e médico do trabalho pleno I.

Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://www.nc.ufpr.br/, até às 16h00min do dia 17 de outubro de 2011.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 70,00 para os cargos de nível superior e de R$ 50,00 para o cargo de nível técnico.

A partir de 28 de setembro de 2011, o candidato poderá verificar, no site www.nc.ufpr.br, no link específico do presente processo seletivo, a confirmação do recebimento de sua inscrição, devendo, em caso de algum problema, entrar em contato com a Secretaria do Núcleo de Concursos, pessoalmente ou pelo telefone (0XX41) 3313-8800 (Central de Atendimento ao Candidato – NC – das 8h00min às 18h00min).

A partir do dia 21 de novembro de 2011, o candidato deverá acessar novamente o endereço eletrônico http://www.nc.ufpr.br/, no link específico do presente processo seletivo, para imprimir o comprovante de ensalamento, que será exigido para ingresso na sala de prova no dia da realização do processo e no qual constará o local da realização da prova.

Prova
Até o dia 19 de dezembro de 2011 estará disponível no site http://www.nc.ufpr.br/ a lista de candidatos classificados, por ordem alfabética, para realização da Prova Oral e de Compreensão Auditiva, bem como o comprovante de ensalamento, que deverá ser impresso e apresentado pelo candidato na ocasião da prova.

As provas serão realizadas, provavelmente, no dia 27 de novembro de 2011, com início às 8h30min e
duração de quatro horas, nos municípios de Curitiba e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.

O gabarito da prova de compreensão auditiva e as notas da prova oral serão publicados no site http://www.nc.ufpr.br/.

Validade
O processo seletivo da Itaipu Binacional terá validade por dois anos, contados a partir da data de publicação do resultado final, prorrogável por mais um ano, a critério da Itaipu.

Fonte: Concurso Itaipu Binacional 2011 | Concursos no Brasil

SineBahia: Vagas de empregos para terça-feira

Técnico em saúde bucal
Curso técnico em saúde bucal / CRO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 vaga
Fonte: SineBahia: Vagas de empregos para terça-feira | Concursos no Brasil

Para o atendimento, é preciso comparecer à unidade central do SineBahia (Avenida ACM, nº 3359, Condomínio Torres do Iguatemi), das 8 às 17h, portando RG, CPF, carteira de trabalho e os comprovantes de residência e escolaridade.

Fonte: SineBahia: Vagas de empregos para terça-feira | Concursos no Brasil

Sine Maranhão oferece várias vagas de emprego

Vagas Sine Maranhão (27 de setembro de 2011)

A Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) informa as vagas disponíveis para esta terça-feira (27), no Sistema Nacional de Empregos (Sine-MA) de São Luís.

Confira o quadro de vagas disponíveis no Sine de São Luís:

01 AUXILIAR DE CRÉDITO

02 AUXILIAR FINANCEIRO

03 CONSULTOR FINANCEIRO

04 CONSULTOR DE VENDAS

05 ENCARREGADO DE SEÇÃO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

06 GARÇOM

07 INSTRUTOR NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE

08 MAITRE

09 PANFLETEIRO

10 SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL

11 VENDEDOR PRACISTA

12 BARMAN

13 COZINHEIRO DE RESTAURANTE

14 NUTRICIONISTA

15 RECEPCIONISTA, EM GERAL

16 FRENTISTA

17 COLOCADOR DE CARTAZES

18 MOTORISTA PARTICULAR

19 FRENTISTA

20 ASSISTENTE DE VENDAS

21 AUXILIAR DE COBRANÇA

22 ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES

23 MOTORISTA DE CAMINHÃO

24 OPERADOR DE MÁQUINA PERFURATRIZ

25 SOLDADOR

26 TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO(INSTALAÇÃO)

27 AUXILIAR DE CONTABILIDADE

28 TRATORISTA AGRÍCOLA

29 OFFICE-BOY

30 PINTOR INDUSTRIAL

31 MONTADOR DE AUTOMÓVEIS

30 BALANCEADOR

31 ENCARREGADO DE MONTAGEM

32 CALDEIREIRO

33 VIGILANTE

34 OPERADOR DE EMPILHADEIRA

35 OPERADOR DE BETONEIRA

36 ESTOQUISTA

37 AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA

38 PORTEIRO

39 SERVENTE DE OBRA

40 PROGRAMADOR DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

41 AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE PRODUÇÃO

42 CABISTA

43 TECNICO EM SECRETARIADO

44 MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA

45 CARPINTEIRO

46 ENCARREGADO DE CARPINTARIA

47 CHEFE DE COZINHA INDUSTRIAL

48 AUXILIAR DE AÇOUGUEIRO

49 OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA

50 MOTOBOY

51 TÉCNICO ELETRÔNICO

VAGAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

01 FRENTISTA

02 OPERADOR DE CAIXA

03 FAXINEIRO

04 AUXILIR DE DEPÓSITO

05 COBRADOR DE ÔNIBUS

06 MECÂNICO DE VEÍCULOS

Para concorrer às vagas do Sine, é necessário estar cadastrado no serviço. O cadastro poderá ser feito presencialmente, na Agência do Sine, levando Carteira de Trabalho, CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda no Portal Trabalho Maranhão, no endereço http://www.trabalho.ma.gov.br/.

O Sine São Luís está localizado na Rua da Paz, 31 – Centro. Outras informações no telefone: 0800 980 300.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: Sine Maranhão oferece várias vagas de emprego | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Princesa Isabel (PB) 2011

A Prefeitura de Princesa Isabel, Estado da Paraíba, localizado a 430 km da Capital, lançou concurso público com o objetivo de preencher várias vagas. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 120 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 545,00 e R$ 3.000,00.

Cargos
Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Eletricista, Pedreiro, Assistente Social, Maqueiro, Auxiliar de Lavanderia, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Serviços Urbanos, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Veterinário, Monitor, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Maquinas Pesadas, Porteiro, Professor, Psicólogo, Recepcionista, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Vigia.

Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site http://www.mettaconcursos.com.br/, por meio de formulário de inscrição via Internet, no período das 09:00 horas do dia 03 às 23:59 horas do dia 28 de outubro de 2011 e, de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 13:00, no mesmo período acima compreendido, no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. João Pessoa S/N, em cima do Banco do Brasil, Centro, Princesa Isabel-PB, onde a Organizadora disponibilizará local específico para atendimento.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 38,00;
Nível médio: R$ 52,00;
Nível superior: R$ 73,00.

Prova
A data da prova será divulgada, provavelmente no dia 05 de dezembro de 2011, juntamente com o cartão de homologação do candidato, no site http://www.mettaconcursos.com.br/, após apuração dos locais de provas disponíveis no Município de Princesa Isabel-PB e quantidade de candidatos inscritos. As provas poderão ocorrer nos períodos matutino e/ou vespertino, com início pelas 08:00 horas, no período da manhã e, pelas 14:00 horas, no período da tarde, com níveis de escolaridade em horários distintos.

O gabarito será divulgado pela empresa em até 48 horas, contados da realização da respectiva prova.

A prova prática será realizada no município de Princesa Isabel/PB, em data a ser divulgada através de listas que serão afixadas na Prefeitura de Princesa Isabel/PB e amplamente divulgadas no site http://www.mettaconcursos.com.br/.

Os títulos deverão ser enviados exclusivamente por via postal, com aviso de recebimento (AR), endereçados à METTA CONCURSOS & CONSULTORIA LTDA, localizada na Rua Dr. João Benevides 401, Térreo, Bairro Novo, Guarabira-PB, Cep. 58.200.000, com data de postagem dentro do período de 15 dias subsequentes (corridos), a contar da divulgação do resultado preliminar. Somente serão recebidos e examinados os títulos entregues em envelope lacrado, com cópias autenticadas, com firma reconhecida em cartório extra-judicial de quem os passou (no que se refere a certidão de tempo de serviço) e encadernadas em espiral, dentro do prazo estabelecido.

Validade
A validade do concurso de Princesa Isabel será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do Município de Princesa Isabel/PB.

Fonte: Concurso Prefeitura de Princesa Isabel (PB) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Pirassununga – SP 2011

Foi publicado edital Nº 04/2011 para concurso público da Prefeitura de Pirassununga, Estado de São Paulo. O concurso de Pirassununga oferece 14 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.443,31, para carga horária de 30 e 40h semanais.

Para participar do concurso o candidato precisa ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo. Serão reservados, 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Cargos: Advogado, Bibliotecário, Farmacêutico, Monitor de Educação Básica, Escriturário e Fiscal de Obras.

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 27 de setembro de 2011, através da internet no endereço eletrônico http://www.pirassununga.sp.gov.br/.

Taxa: A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental e R$ 50,00 para nível superior.

Provas: A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 09 de outubro de 2011. O local e horário será divulgado no dia 05 de outubro de 2011, juntamente com a confirmação da inscrição, através da internet no endereço http://www.pirassununga.sp.gov.br/ e afixado no Paço Municipal da Prefeitura Municipal de Pirassununga, sito a Rua Galício Del Nero, 51 – Centro.

Validade: O concurso terá validade de 2 anos, contado da homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Pirassununga – SP 2011 | Concursos no Brasil

Portugal: Oito em cada dez doentes tomaram genéricos este ano

Oito em cada dez doentes tomaram medicamentos genéricos no primeiro semestre do ano, segundo um estudo hoje divulgado, que indica que os médicos se recusaram a receitar genéricos apenas a quatro por cento da população.

Alguns dados do estudo efetuado pela Escola Nacional Saúde Pública (ENSP) foram hoje divulgados pelo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, que em conferência de imprensa recusou a ideia de os profissionais portugueses serem contra a prescrição de genéricos.

“Cerca de quatro por cento dos doentes não tomaram genéricos no primeiro semestre do ano porque alegadamente os médicos se recusaram a passar genéricos. Mas é preciso não esquecer as justificações científicas para o fazer”, começou por defender José Manuel Silva.

O bastonário lembrou o caso dos medicamentos de margem terapêutica estreita, que não devem ser substituídos, e os casos “pessoais de médicos e doentes com más experiências anteriores com genéricos”: os medicamentos são "bioequivalentes mas depois não existe igualdade de efeitos".

Há ainda as situações em que a diferença de preços entre originais e genéricos é tão pouco significativa que os doentes optam pelos originais e os casos em que os medicamentos não necessitam de receita médica obrigatória, lembrou ainda José Manuel Silva.

Segundo o estudo da ENSP, 85 por cento dos doentes tomaram genéricos no primeiro semestre de 2011. A estes números, o bastonário acrescenta outros cinco por cento da população que terão tomado genéricos antes de 2011, "ou seja 90 por cento da população já terá tomado genéricos".

Os dados divulgados hoje pela Ordem não permitem perceber se a estes doentes os médicos passaram a receitar genéricos ou se apenas lhes foi receitado uma única vez um genérico no primeiro semestre do ano.

A única certeza é que entre os 10 por cento dos doentes a quem não foi receitado qualquer genérico este ano, "48,9 por cento tem reservas pessoais quanto aos genéricos e apenas 43,6 por cento afirma que os médicos se recusam a passá-los".

"Ou seja, em apenas cerca de quatro por cento dos doentes os médicos alegadamente se recusaram a passar genéricos, o que significa que os médicos aderiram massivamente aos genéricos”, concluiu o bastonário, lembrando que isto significa que “apenas cinco por cento da população coloca reservas à toma de genéricos”.

O bastonário recusou as alegadas pressões da indústria farmacêutica para que os médicos prescrevam determinado tipo de medicamentos originais em detrimento dos genéricos, defendendo que "se não houver falhas no circuito do medicamento, as farmacêuticas não conseguem controlar o que o médico prescreve, apenas consegue controlar o que a farmácia vende".

E, nos casos em que se confirma que os médicos cederam a pressões diretas das farmacêuticas, José Manuel Silva diz apenas que a Ordem "institui a mais severas punições".

Fonte Destak