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quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Entenda a dentição da criança

Olha a janelinha!
Não importa se foi em razão de um tombo ou se os próprios pais trataram de remover o dente por causa do balança-mas-não-cai. A perda prematura do dente de leite pode prejudicar a arcada definitiva

Durante a brincadeira a criança sofre uma queda, bate a boca e... lá se vai o dente. Tudo bem, era de leite, costumam dar de ombros pai e mãe, despreocupados, como se a primeira dentição não tivesse assim tanta importância. Errado. Os dentes de leite funcionam como um guia para os permanentes. Se eles caírem antes da hora, os vizinhos podem ocupar o lugar dos que ainda vão nascer e isso muda toda a confi guração do sorriso, avisa o dentista Oskar Razuk, professor da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo de São Paulo, a Fapesp. O resultado final fica, digamos, um tanto torto. O problema, então, não será meramente estético.

Dente que cai antes do tempo exige visita imediata ao odontopediatra. Provavelmente ele vai sugerir um aparelho para conservar o espaço destinado ao permanente, explica Razuk. Isso se houve mesmo uma perda. É que não raro o dente não caiu, mas penetrou na gengiva e ficou ali bem escondido, sem ninguém desconfiar, explica o dentista Marcelo Sarra Falsi, de São Paulo. E a queixa de dor, se houver, acaba sendo atribuída ao traumatismo.

O outro lado dessa história é que, às vezes, o dente de leite demora demais para se desgrudar da gengiva e isso também atrapalha a erupção do permanente. O resultado é uma arcada dentária desalinhada, que fica com um encaixe imperfeito. Se o dente já está mole há uns dois meses ou há apenas alguns dias, mas a criança está reclamando de dor ou de incômodo ao mastigar, procure um especialista porque só ele pode removê-lo com segurança, indica o odontopediatra Paulo Nelson Filho, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, no interior paulista.

Outro erro comum e grosseiro é descuidar da higiene de dentes que estão na boca só de passagem. Até mesmo as cáriespodem migrar do dente temporário para o permanente por meio da raiz e isso obriga a um tratamento de canal ou mesmo a uma extração na mais tenra idade, conta Marcelo Farra Falsi.

Os cuidados com os dentes de leite devem começar quando a criança ainda está no útero materno. As grávidas precisam de muito cálcio e fósforo para a boa formação da arcada do bebê, diz Oscar Razuk. O açúcar, ao contrário, deve entrar na dieta com parcimônia. A partir do quarto mês de gestação, acredita-se, o feto já identifica o sabor adocicado e isso pode favorecer que ele vire um fã de doces no futuro, orienta.

Assim que o bebê nasce, e antes mesmo de o primeiro dente de leite surgir, já dá para evitar problemas. A boca da criança é menos resistente a microorganismos do que a dos adultos, conta Paulo Nelson Filho. Por isso pais, avós, babás, ninguém deve provar a comida na mesma colher que o pequeno irá usar para não contaminá-la, alerta ele. Pelo mesmo motivo, nada de soprar os alimentos para esfriá-los ou beijar a meninada na boca, acrescenta Oscar Razuk.

Por fim, um recado para grávidas e para mães que acabam de dar à luz: mamar no peito também é importante para o sorriso do seu filho. Isso exige mais esforço do que sugar o leite na mamadeira e estimula o desenvolvimento da mandíbula, explica Marcelo Sarra Falsi.

A hora certa de escovar Cuide bem da boca e evite doenças A escova de dente da criança Refrigerante estraga os dentes Cárie: como é formada? Complementos Por que os dentes caem? Dicas para cuidar bem dos dentes

Fonte http://saude.abril.com.br/edicoes/0294/familia/conteudo_266229.shtml

Escovar os dentes de forma errada causa doenças na gengiva

Problema pode causar mau hálito e até a perda dos dentes

O uso de fio dental e a escovação adequada após as refeições são fundamentais para evitar problemas na gengiva. A limpeza incorreta dos dentes pode ocasionar gengivite e periodontite.

As doenças são causadas por uma placa incolor e aderente às superfícies dos dentes. Nelas estão as bactérias encontradas na flora bucal. A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela liberação das toxinas das bactérias encontradas na placa dental.

A doença causa sangramento gengival e altera a cor rósea para vermelho. A periodontite é um estágio mais grave da gengivite. Ela causa o comprometimento das estruturas de suporte dos dentes. O problema provoca mau hálito, retração gengival e até perda dos dentes.

Estudos apontam que não são apenas as pessoas mais velhas que sofrem com a doença. Adolescentes e jovens também não estão livres dela, desde que não façam uma higiene adequada dos dentes.

Os tratamentos indicados são controle da placa dental, remoção de tártaro, alisamento das raízes dos dentes e ida ao dentista a cada três ou seis meses. Em casos mais graves de periodontite é recomendado o tratamento cirúrgico.

Fonte Agência Estado

Britânica morreu por overdose de remédios para gripe, conclui inquérito

Ela tomou diversos medicamentos para vários problemas de saúde

Uma mulher britânica de 25 anos morreu após tomar um excesso de remédios na tentativa de curar uma gripe, segundo concluiu um inquérito divulgado nesta quarta-feira (28).

Segundo o jornal Worcester News, amigos de Donna Bishop testemunharam que ela ficou doente duas semanas antes do Natal do ano passado e que passou a tomar xaropes, analgésicos e chás contra resfriados contendo paracetamol, remédios que são vendidos sem prescrição médica.

Durante o inquérito, também foi dito que ela vomitou diversas vezes, o que a levou a tomar mais remédios por acreditar que a dose anterior não faria efeito.

No ano novo, Bishop, que tinha um filho, decidiu ir ao médico. Ela foi diagnosticada com bronquite e passou a tomar antibióticos, mas continuou a tomar os remédios contendo paracetamol, além de ibuprofeno.

Esquecimento e alucinações

Amigos e parentes disseram, segundo a imprensa local, que Bishop passou a apresentar uma série de sintomas, como machucados na boca, icterícia e urina vermelha.

Além disso, ela teria começado a perder o equilíbrio e a memória e a ter alucinações.

Bishop teria ido à emergência do hospital duas vezes, mas teria ido embora por causa da demora e não teria feito todos os exames requisitados.

No dia 4 de janeiro, ela foi internada e acabou morrendo.

O inquérito no tribunal de Stourport-on-Severn concluiu que Bishop morreu de falência hepática causada por uma overdose não-intencional de paracetamol.

Fonte BBC Brasil

EUA informa: Melões infectados foram exportados

Bactéria Listeria presente nas frutas já matou 16 pessoas

Melões infectados com a bactéria Listeria provocaram a intoxicação alimentar mais fatal dos Estados Unidos em mais de uma década e provavelmente mais vítimas serão registradas nas próximas semanas, disseram autoridades sanitárias nesta quarta-feira (28).

Até o momento, 16 pessoas morreram e 72 ficaram doentes após comer melões contaminados com Listeria, todos produzidos pela empresa Jensen Farms. Os melões foram distribuídos em ao menos 18 Estados e alguns também foram exportados.

As autoridades sanitárias disseram que os países envolvidos foram notificados, mas não informaram quais países eram esses.

É o primeiro surto desse agente patogênico em melões, indicou o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Quatro cepas diferentes de Listeria monocytogenes – uma bactéria que causa a listeriosis e está entre as patologias mais fortes transmitidos por alimentos – foram vinculadas à empresa Jensen Farms com sede no Colorado (oeste), que fez um recall de melões contaminados em meados de setembro.

Uma pessoa pode ficar doente de Listeria até dois meses depois de ter consumido um produto contaminado, e a bactéria pode persistir por semanas, inclusive em baixas temperaturas.

O diretor do CDC, Thomas Frieden, advertiu que provavelmente o número de vítimas subirá.

- A Listeria é uma bactéria incomum. Antecipamos que haverá um aumento do número de casos nos próximos dias e semanas.

As pessoas em maior situação de risco são os idosos, as pessoas com sistemas imunológicos frágeis e as grávidas, a quem não se aconselha o consumo de frios e salsichas, as fontes potenciais de Listeria mais comuns, dado que esda bactéria pode causar aborto involuntário.

Duas das 72 pessoas que contraíram a doença estão grávidas, mas tanto elas como seus fetos “estão bem”, disse Frieden.

A infecção causa febre e dor muscular. Margaret Hamburg, comissária da FDA (Food and Drug Administration), entidade que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, diz que já iniciu uma investigação.

- É a primeira vez que vimos contaminação por Listeria em melões, e estamos trabalhando para tentar averiguar como isso ocorreu.

Fonte AFP

Caça-remédio

A Secretaria Estadual da Saúde de SP aplicou multas no total de R$ 630 mil em agosto para empresas que descumpriram os prazos de entrega de medicamentos para a rede pública. Foram 117 autuações a 20 laboratórios e distribuidores.


Em falta
O maior número de multas, segundo levantamento da pasta, foi recebido pela distribuidora Expressa: 24, totalizando R$ 41.490. A empresa diz ter localizado apenas três publicações de infrações no "Diário Oficial". Afirma que os atrasos ocorrem pela lentidão dos laboratórios em fornecer os produtos para a distribuição.​

Fonte Folha de São Paulo

Anvisa padroniza inspeção em indústrias de medicamentos

Resolução de Diretoria Colegiada nº 47/2011 estabelece procedimentos operacionais padronizados a serem utilizados por órgãos de vigilância sanitária durante a fiscalização de procedimentos, programas e documentos

A Resolução de Diretoria Colegiada nº 47/2011 estabelece procedimentos operacionais padronizados a serem utilizados por órgãos de vigilância sanitária durante a fiscalização de procedimentos, programas e documentos.

A inspeção das indústrias de medicamentos é feita de forma descentralizada em Estados e municípios. A uniformização de procedimentos, de acordo com a Anvisa, deve facilitar o gerenciamento dos dados.

O texto também cria o Canais (Cadastro Nacional de Inspetores Sanitários), um banco de dados que vai permitir a troca de informações sobre certificação em boas práticas de fabricação entre as vigilâncias sanitárias locais e a Anvisa.

Além da resolução, foi aprovada uma instrução normativa que instituiu grupo de trabalho responsável pelo monitoramento de documentos e procedimentos, composto por representantes da Anvisa, do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Fonte Agência Brasil

Agência europeia vai revisar segurança do emagrecedor Xenical

A EMA (agência européia de medicamentos) vai revisar dados de segurança de remédios que contenham o princípio ativo orlistate, como o Xenical, da Roche.

Casos raros de danos severos ao fígado foram relatados após o uso da droga. Isso pode prejudicar o perfil de risco-benefício do remédio.

O orlistate reduz a absorção de gordura para provocar a perda de peso. O risco de efeitos colaterais para o fígado já é bem conhecido, segundo a nota divulgada pela agência. A revisão vai se concentrar nos danos mais graves ao órgão.

Vinte e um casos de problemas hepáticos estão sob suspeita, sendo que quatro deles são mais graves, envolvendo uma morte por falência do fígado, um caso de transplante e dois de hepatite. Esses relatos foram feitos entre agosto de 2008 e janeiro deste ano. Ao todo, desde 1997, foram 21 casos suspeitos de toxicidade grave para o fígado que podem ter sido causados por uso do orlistate.

A agência destaca que os problemas devem ser analisados levando em conta o uso cumulativo da droga por 38 milhões de pessoas.

Um comitê está revisando os dados sobre a toxicidade dos remédios e vai emitir um parecer dizendo se a autorização de venda deve ser revogada, suspensa ou alterada.

A Roche foi procurada pela reportagem, mas não tinha um porta-voz disponível.

Fonte Folha de S.Paulo

Dicas para ter sucesso na carreira profissional

Existem alguns conselhos que são básicos para se destacar no mercado profissional. A concorrência cada vez mais acirrada seleciona apenas os que estão bem preparados, por isso é essencial estar atento a alguns pontos que podem garantir um bom futuro para sua carreira.

Elencamos aqui algumas dicas que consideramos importantes para alcançar o tão sonhado sucesso na profissão:

Leia muito e faça cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais
Conhecimento nunca é demais e se for aplicado à sua área de trabalho especificamente pode ajudar muito no desenvolvimento de sua carreira. É importante também adquirir
conhecimento geral de negócios para conseguir entender o meio em que você está se inserindo como profissional.

Entenda o Marketing da sua marca
Você tem que ir além do conhecimento sobre o seu produto e tem que entender o marketing que envolve a marca dele. Saber como trabalhar com isso é, com certeza, um grande diferencial que você terá diante dos outros concorrentes. Poucos preocupam-se em entender como o mercado funciona na sua área e isso é essencial para uma empresa obter resultados.

Tenha metas e objetivos
Quando você sabe onde quer chegar, fica mais fácil traçar o caminho até lá. Metas são grandes incentivos para a sua evolução e estimulam seu trabalho. Mas cuidado para não escolher metas muito utópicas, porque elas podem trazer frustrações. O ideal é ter objetivos a médio prazo, já que assim, conforme você atinge essas pequenas metas, ganha motivação para buscas as outras maiores.
Networking

Cultivar bons contatos profissionais é sempre um ótimo conselho para quem está construindo uma carreira. Procure sempre ajudar seus companheiros de trabalho, porque eles dificilmente se esquecerão disso e, quando você estiver precisando de emprego ou de uma promoção, esse networking terá muito valor.

Saiba ouvir
Uma das qualidades mais importantes de um profissional que deseja ter sucesso na carreira é saber ouvir. Dê atenção aos conselhos do seu chefe, às correções, às críticas e também aos elogios. Isso vai ajudar você a evoluir no seu trabalho e vai mostrar ao seu chefe que você sabe reconhecer eventuais erros para poder melhorá-los.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar na construção de um bom futuro profissional. Não existe receita exata que garanta seu sucesso, mas cultivar essas características com certeza é um ótimo começo.

Fonte www.empregoecarreira.com

Meta da Saúde é alcançar 15 doadores de órgão por milhão de pessoas até 2015

Doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira, em Brasília, uma campanha nacional para incentivar a doação de órgãos em todo o país e, com isso, alcançar a meta de 15 doadores por milhão de pessoas (PMP), em 2015. Atualmente, este índice é de 11,1. Com o tema "Seja um doador de órgãos, seja um doador de vidas", a edição deste ano da campanha procura conscientizar os brasileiros sobre a importância da doação de órgãos para transplantes.

— O aumento do número de doações impacta diretamente no crescimento da quantidade de transplantes, beneficiando pacientes que dependem da cirurgia para sobreviver — destaca o ministro Alexandre Padilha.

No Brasil, a doação de órgãos é autorizada pela família do doador, sem a necessidade de um documento assinado pela pessoa que venha a falecer. Atualmente, o país registra uma taxa de 11,1 doadores por milhão de pessoas - são cerca de duas mil doações por ano, mais que o dobro da quantidade registrada em 2003 (quando foram contabilizados 893 doadores efetivos).

O país é referência internacional na realização de transplante por realizar o maior número de procedimentos por meio de uma rede pública de saúde - aproximadamente 95% das cirurgias são feitas pelo Sistema Único de Saúde de forma totalmente gratuita. O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos, medicamentos pós-cirurgia, atendimento hospitalar em caso de emergência e apoio de profissionais como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

Fonte Zero Hora

Problemas de audição prejudicam aprendizado de crianças

Problema pode gerar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso

A desatenção em aula pode não ser desinteresse nos estudos. O problema pode ser causado pelo fato de a criança não conseguir assimilar o conteúdo ensinado pelo professor porque não escuta direito.

A dificuldade para ouvir pode fazer com que a criança tenha baixo rendimento escolar e se envolva em conflitos com seus colegas. Além disso, o problema pode gerar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso. Porém, quanto mais cedo o problema for detectado, maiores as chances da criança ter uma vida normal.

— Através do exame audiológico é possível verificar se a criança apresenta problemas para ouvir. Durante a audiometria, o fonoaudiólogo detecta o grau e o tipo de perda auditiva — diz a fonoaudióloga Marcella Vidal.

Em bebês e crianças pequenas, a deficiência auditiva – dependendo do grau – pode causar atraso no desenvolvimento da linguagem. Com isso, a criança pode ter dificuldade na fala, com reflexos na escrita e no aprendizado em geral.

— Os pais que suspeitam de perda auditiva devem agir rapidamente, buscando um serviço especializado para obter orientações sobre como desenvolver as potencialidades de seus filhos e não tratá-los de forma diferente. A tecnologia tem avançado muito também nessa área e hoje temos muitos recursos. Quando não existe a possibilidade de cirurgia, a criança terá benefícios utilizando aparelhos auditivos — explica.

Fonte Zero Hora

Doenças cardiovasculares são principal causa de mortes por enfermidade no mundo

Em países em desenvolvimento, as doenças do coração têm afetado a parcela da população com maior escolaridade e boa renda

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a cada ano, 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças cardiovasculares, sendo que 80% desses óbitos são registrados em países de baixa e média renda. A estimativa é que, em 2030, o total de mortes possa chegar a 23,6 milhões.

As doenças cardiovasculares, segundo a OMS, são a principal causa de morte em todo o mundo. Em 2008, os óbitos provocados por elas representaram 30% do total registrado globalmente.

Os fatores de risco para tais enfermidades incluem pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.

De acordo com a organização não governamental Federação Internacional do Coração (World Heart), em países em desenvolvimento, as doenças cardiovasculares têm historicamente afetado a parcela da população com maior escolaridade e boa renda.

Entretanto, a perspectiva é de mudanças desse cenário — pessoas em idade produtiva e de baixa renda também estão sendo acometidas por esse tipo de enfermidade. A agravante é que, nesse grupo, as taxas de mortalidade em razão de uma parada cardíaca, por exemplo, são mais altas.

A estimativa é que as economias de países como o Brasil, a Índia, a China, a África do Sul e o México registrem, juntas, uma perda de 21 milhões de anos de vida produtiva em razão de mortes precoces provocadas por doenças cardiovasculares.

A ONG listou uma série de prioridades para os próximos anos, entre elas aumentar a atenção às doenças cardiovasculares na agenda global de saúde; melhorar o atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames; promover dietas voltadas para o bem-estar do coração e atividades físicas para toda a população; melhorar a detecção e o controle da pressão alta em todo o mundo e avançar na conquista de um mundo livre do tabaco.

Na semana passada, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, em Nova York, uma reunião com líderes mundiais para tratar das doenças crônicas não transmissíveis – incluindo as cardiovasculares. Essa foi a segunda vez na história em que o órgão discutiu um tema relacionado à saúde. Anteriormente, a aids havia sido abordada.

Fonte Zero Hora

Síndrome do edifício doente provoca reações alérgicas e doenças pulmonares

Edifícios com pouca circulação de ar e manutenção inadequada podem causar complicações alérgicas e de pele

Reações alérgicas ou problemas pulmonares podem ser resultado, entre outras causas, de uma síndrome chamada de "edifício doente". Ela ocorre quando há falta de manutenção em prédios que acumulam problemas como umidade, falta de iluminação e manutenção no ar-condicionado, mofo e poeira. Especialistas reconhecem o problema quando 20% dos moradores apresentam sintomas de doenças alérgicas e pulmonares que melhoram quando são afastadas do local. A síndrome é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde a década de 1980.

Para a dermatologista Cimone Bonfanti, o ambiente que não tem ventilação adequada, por exemplo, faz com que haja uma proliferação de bactérias, vírus, fungos e microácaros.

— Os edifícios doentes podem provocar alguns sintomas específicos, como irritação no olhos, nariz e garganta, sensação de mucosas ou pele ressecada e com vermelhidão, fadiga mental, dores de cabeça, tosse e rouquidão frequentes, respiração do tipo asmática, coceira na garganta ou pelo corpo, nervosismo, náusea e tontura — lista Cimone.

Poluentes atmosféricos internos, como fumaça de cigarros e produtos químicos para higiene e limpeza, também podem levar a respostas alérgicas ou infecciosas. Conforme a alergista e consultora científica Renata Rodrigues Cocco, uma dica para amenizar os sintomas é manter as vias aéreas livres de impurezas.

— Recomenda-se limpeza nasal, cerca de quatro vezes ao dia, com solução fisiológica. Além disso, em ambientes em que o ar-condicionado provoca ressecamento da mucosa, a hidratação nasal tem o objetivo de umidificar e conferir aos microcílios nasais pleno poder de defesa — diz Renata.

Em alguns casos, os moradores precisam faltar ao trabalho para se tratar. O otorrinolaringologista Roberto Campos Meirelles explica que há outros fatores associados à síndrome, como por exemplo a elevação da taxa de absenteísmo (quando o trabalhador falta ao trabalho) e a redução da produtividade e da qualidade de vida do funcionário, diante de sua exposição a um ambiente inadequado à ocupação.

— Dessa forma, a qualidade do ar de ambientes interiores assumiu importante papel, não só em questões relativas à saúde pública, como também no que diz respeito à ocupacional — completa Meirelles.

A doença tem sido associada ao tipo e uso das estruturas que as pessoas ocupam e seus costumes. De acordo com a presidente do departamento de otorrinolaringologia da Associação Paulista de Medicina, Fátima Abreu Alves, é importante destacar que na profissão de otorrino é necessário investigar as causas que desencadearam a alergia. Para isso é necessário que o médico converse com o paciente em quais condições vivem.

— Além de remédios, às vezes é necessário que se mude algumas coisas dentro de casa, como o cuidado com a limpeza, cortinas e tapetes — explica Fátima.

Confira algumas dicas de especialistas para manter o prédio em dia:

:: Cristina Mioranza, arquiteta: A manutenção é fundamental. A pintura externa, por exemplo, deve ser feita de três a cinco anos no máximo. Também é importante observar o aparecimento de fissuras externas, pois o prédio sofre com os contrastes violentos de temperaturas e intempéries da nossa região.

:: Fernanda Ballardin Spiandorello, engenheira química do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): A limpeza de caixa d’água é recomendada de seis em seis meses ou sempre que seja detectada alguma alteração. Porém, é importante que seja feita uma inspeção com maior frequência para averiguar se não há rachaduras e infiltrações no reservatório. Se não estiver de acordo pode haver contaminação, larvas de mosquito e até bichos mortos.

:: Gabriele Sacchet, chefe do gabinete da secretaria municipal da Saúde: Em caso de condomínios, só cabe à Vigilância Ambiental a verificação dos certificados de limpeza de caixa d’água, que deve ser realizada anualmente, por empresa especializada, que possua alvará de saúde vigente. Esses certificados devem ser entregues à Vigilância. Em casos de infestação de ratos, baratas, (vale lembrar que pode ocorrer em prédios novos e velhos), a Vigilância Ambiental, quando solicitada, faz a vistoria e instrui os moradores quanto às providências a serem tomadas.

Fonte Zero Hora

Estudo revela que maus hábitos podem causar calvície

Alcoolismo, cigarro, exposição ao sol e estresse estão entre os fatores de risco

Os resultados de um recente estudo da Universidade Western Reserve, nos EUA, sugerem que a calvície está relacionada aos hábitos de vida. Especificamente nos homens, que são mais predispostos ao problema, o alcoolismo, o cigarro, a exposição ao sol e o estresse se destacam como fatores desencadeadores da calvície, de acordo com informações publicadas no site de saúde WebMD.

Segundo os especialistas, a pesquisa pode servir para estimular a adoção de hábitos saudáveis e controle do estresse, que poderiam até ajudar o cabelo a voltar.

Fonte Zero Hora

Portugal: Consumo de cafeína pode melhorar estado do humor

O consumo moderado de café (20-200mg) pode ter influência positiva na melhoria do estado do humor. A conclusão é de uma investigação conduzida pelo Grupo de Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra.

Segundo o estudo, os consumidores envolvidos na pesquisa, reportaram efeitos como o aumento de energia, imaginação, eficiência e auto-confiança após a ingestão de café.

Paralelamente, referiram sentir-se ainda com maior capacidade de concentração e motivação para o trabalho, bem como maior disposição para se sociabilizar.

“Consumir regularmente café pelo seu cheiro ou sabor, a falar com a família, amigos ou colegas durante uma pausa no trabalho, pode ser parte do efeito benéfico do café no estado de humor. A ingestão moderada de cafeína, graças às suas propriedades, apresenta, por isso, um conjunto de benefícios neste campo, tais como o aumento de energia, eficiência, capacidade de concentração, entre outros“ explica Rodrigo Cunha, neurologista e coordenador da investigação.

Fonte Destak

Portugal: Maioria das crianças europeia é vista por um médico uma a três vezes por ano

A maioria das crianças europeias é vista por um médico uma a três vezes por ano, segundo resultados de um questionário em análise na Conferência de Ministros da Saúde do Conselho da Europa, que começa quinta-feira em Lisboa.

O questionário foi feito a mais de 2.200 crianças de 22 países, incluindo Portugal. As respostas foram dadas por crianças até aos 18 anos, sendo que a maioria tinha entre 13 e 15 anos.

À questão sobre quantas vezes num ano foram vistas por um determinado profissional de saúde, os resultados indicam que a maioria das crianças aponta a frequência mais baixa apresentada como hipótese de resposta.

Assim, 62,1% das crianças tinham visto um médico uma a três vezes e um número muito menor foi ao médico mais de três vezes.

No questionário ficou ainda claro que as crianças consideram que deviam ter acesso a mais informação no âmbito dos cuidados que lhe são prestados.

O acesso das crianças aos cuidados de saúde é um dos temas que estará em discussão na Conferência de Ministros da Saúde do Conselho da Europa.

A reunião, que contará com a participação de 44 delegações dos países do Conselho da Europa, tem como assunto dominante o “Sistema de Saúde Amigo das Crianças”, segundo explicou à agência Lusa o alto comissário da Saúde, Ponciano Oliveira.

Segundo o responsável, o Conselho da Europa reconhece que há disparidade entre os estados-membros ao nível do acesso e prestação de cuidados de saúde às crianças e pretende uma aproximação entre os países.

O acesso aos cuidados de saúde, o valor dos direitos das crianças na protecção da saúde, a participação infantil nesses cuidados e as boas práticas para a promoção da saúde infantil são os temas principais desta reunião, que decorre entre quinta e sexta-feira.

Fonte Destak

Portugal: ERS entrega amanhã estudo sobre sustentabilidade financeira do SNS

A Entidade Reguladora da Saúde entrega sexta-feira ao ministro da Saúde um estudo sobre a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde, que pretende identificar "de A a Z” os problemas que afectam o sector.

O presidente da ERS, Jorge Simões, avançou à agência Lusa que o estudo foi solicitado pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, e tinha um prazo de 60 dias para ser concluído, que termina a 30 de setembro e que vai ser cumprido.

“O estudo está previsto para o último dia de setembro. Foi aquilo que me comprometi com o senhor ministro da Saúde”, disse Jorge Simões, adiantando que se trata de uma análise sobre sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

“Trata-se de identificar ou tentar identificar 'de A a Z' os aspetos que condicionam o desenvolvimento da despesa pública e tentar permitir que o decisor político tenha uma boa análise técnica dos problemas”, explicou.

O objetivo é que a decisão política vá no sentido de “cortar aquilo que não é necessário do ponto de vista dos interesses nucleares dos cidadãos, e não [cortar] aquilo que eventualmente sejam interesses efetivos e nucleares dos cidadãos”.

Questionado pela Lusa sobre se a sustentabilidade do SNS está assegurada, Jorge Simões referiu que “o estudo técnico vai no sentido daquilo que é necessário fazer, quer, por um lado, para assegurar os compromissos do Governo português no âmbito do memorando com a ‘troika’ e, por outro lado, identificar aquilo que do ponto de vista da equidade não mexe com os cidadãos e do ponto de vista da eficiência permite aumentar a eficiência do SNS”.

Fonte Destak

Portugal: VIH/Sida: Especialistas debatem futuro do diagnóstico e do tratamento

Especialistas reúnem-se sexta-feira para debater o diagnóstico e os cuidados de saúde precoces para a infeção pelo VIH em contexto de crise e tentar chegar ao “equilíbrio entre uma solução eficaz e continuada com custos comportáveis”.

A explicação foi dada por Henrique Barros, coordenador da Comissão Nacional para a Infeção VIH Sida e responsável pela comissão científica da conferência, que decorre esta sexta-feira e sábado, em Lisboa.

“Vamos tentar responder a preocupações atuais como qual a realidade em que vivemos, se o caminho é de aumentar a cobertura ou diminuir. No fundo é chegar a um equilíbrio entre solução eficaz e continuada com custos comportáveis em Portugal”, afirmou.

Contudo, manifestou-se convicto de que não haverá cortes cegos nesta área, uma vez que este é “um problema prioritário de saúde pública e não pode haver diminuição da resposta”, nomeadamente na oferta de medicamentos retrovirais.

Uma das principais preocupações na atual conjuntura é a “rentabilização ainda maior dos recursos, para mais pessoas e mais cedo”, afirma.

Isto quer dizer que poderão ser necessárias mudanças, “modificar a natureza da resposta” em função da realidade.

“A perspetiva é diferente. As despesas de consumo terão que diminuir. O que deverá vir a ser definido é a percentagem e a natureza das reduções”, explicou.

No que respeita à distribuição gratuita de preservativos nos centros de saúde, Henrique Barros lembra que as necessidades de hoje são iguais às de antes, pelo que se deve manter a distribuição destes contracetivos.

Para o responsável, o possível aumento de procura de preservativos nos centros de saúde não constitui uma “ameaça” mas sim um “desafio”.

“Os responsáveis dos centros de saúde não referem ruturas de stock. Há até uma norma já com algum tempo lançada por nós através da DGS [Direção-Geral da Saúde] para garantir a sua distribuição aos infetados e às pessoas afetadas pela infeção”.

Henrique Barros afirma ainda que a política de testes do VIH, que tem vindo a ser discutida nos últimos anos, poderá ter que ser reavaliada e reajustada.

Subordinada ao tema “As prioridades do diagnóstico e dos cuidados de saúde precoces para a infeção pelo VIH no contexto de crise em Portugal”, a conferência decorre até ao fim do dia de sábado.

O primeiro painel procurará debater a dimensão e as características da epidemia em Portugal, nomeadamente o que se sabe e o que ainda é preciso saber.

O teste do VIH nas urgências hospitalares e as recomendações internacionais para as políticas e para o teste do VIH e rastreio de hepatites serão outros temas em debate.

Os conferencistas vão também procurar uma estratégia nacional para a deteção precoce das infeções e discutir quais os desafios que se colocam ao diagnóstico e tratamento de qualidade na Europa.

Além do diagnóstico precoce, estarão em foco a prevenção e o acesso universal ao tratamento, procurando simultaneamente responder à questão como consegui-lo de forma sustentável.

Segundo um relatório de 2010 sobre o VIH Sida na Europa, esta epidemia tem em Portugal “uma dimensão sem paralelo na Europa Ocidental”, com uma taxa de novos diagnósticos e um aumento do número de pessoas em tratamento muito acima da média europeia.

“Portugal é o terceiro país, quer em prevalência quer em número de novos diagnósticos anuais, na União Europeia, depois da Estónia e da Letónia”, afirma o mesmo documento.

Fonte Destak

Portugal: Hospital Santa Marta: Ex-cirurgião acusado de abuso sexual de pacientes

O DIAP de Lisboa acusou um ex-cirurgião do Hospital de Santa Marta que alegadamente molestava as doentes. O médico vai responder por 15 crimes de abuso sexual de pessoa internada e de coacção sexual.

Rui R., 52 anos, especialista em cirurgia vascular Hospital de Santa Marta até Fevereiro de 2010, é suspeito de ter abusado de 15 doentes durante as consultas preparatórias das intervenções cirúrgicas, mas também no pré e no pós-operatório. As operações destinavam-se a combater varizes nas pernas, noticia o Sol.

Com base nos testemunhos das vítimas, o médico é acusado de utilizar linguagem sexual agressiva, de tocar de forma inapropriada nas pernas, nos seios, nas nádegas e nas vaginas das doentes. Houve ocasiões em que o médico aproximou os pés das pacientes do seu pénis para provocar uma erecção, tendo chegado a ejacular.

O caso, que já tinha sido noticiado pelo Sol em Novembro de 2009, iniciou-se com as denúncias de cinco doentes e de uma enfermeira. A 18 de Julho de 2008, Rui R. foi mesmo suspenso por três meses pela Inspecção-Geral de Saúde. Contudo, interpôs recurso da decisão e, passados três meses, regressou ao trabalho.

Entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2010, altura em que Rui R. decidiu cessar o contrato que tinha com o hospital após ter sido demitido, o cirurgião liderou 169 cirurgias e coadjuvou outras 20 intervenções.

O crime de abuso sexual de pessoa internada imputado a Rui R. tem uma pena de prisão de seis meses a cinco anos, enquanto que o crime de coacção sexual pode implicar uma pena de prisão até aos dois anos.

Fonte Destak

Portugal: Descoberto vírus que elimina cancro da mama em 7 dias

Cientistas da Universidade PennState, no estado da Pensilvânia (Estados Unidos) anunciaram, na semana passada, a descoberta de um vírus que, em laboratório, consegue matar as células do cancro da mama em “apenas sete dias”.

O vírus, conhecido como adeno-associado tipo 2 (AAV2), é transportado por cerca de 80 por cento dos seres humanos e não causa qualquer doença.

Os investigadores descobriram as propriedades anti cancerígenas do vírus em 2005, quando verificaram que as mulheres que transportam este vírus e que contraíram o papilomavirus humano (responsável pelo cancro do colo do útero) tinham menos probabilidades de desenvolver determinados tipos de cancro.

Aplicado em células cancerígenas de cultura, o vírus conseguiu destruir 100 por cento das células em apenas sete dias. Os cientistas também testaram, como sucesso, a aplicação do vírus no tratamento de outros tipos de cancro, como o da próstata.

Segundo Samina Alam, uma das autoras do estudo, o AAV2 não ataca as células saudáveis. No entanto, se o AAV2 for usado em humanos, o sistema imunitário do corpo poderá reagir para tentar eliminar o vírus. Por isso é importante saber como o vírus atua antes de o aplicar em seres humanos.

Fonte Destak

Portugal: Governo aprova actualização das taxas moderadoras na saúde de acordo com a inflacção

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que institui a actualização anual automática das taxas moderadoras no acesso às prestações de saúde à taxa de inflacção.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, através do mesmo decreto-lei são revistas as categorias de isenção do pagamento destas taxas.

Fonte Destak

Concurso Prefeitura de Ribeirão Pires – SP 2011

Foi publicado edital de concurso público da Prefeitura de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo. São oferecidas 67 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível fundamental, médio e superior. O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.

O vencimento é de até R$ 2.312,68, mais cesta básica de R$ 84,66, para carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Agente de serviços gerais, agente operacional, assistente administrativo, auxiliar de saúde bucal, motorista, agente fiscal, agrimensor, monitor programas esportivos, lazer e recreação, orientador de arte, técnico de artes marciais, técnico em farmácia, técnico em saúde bucal, analista contábil financeiro, assistente social, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, professores, técnico desportivo e terapeuta ocupacional.

Inscrições: As inscrições via internet serão realizadas a partir da 00 h: 01 min do dia 23 de setembro a 20 h: 59 min de 20 de outubro de 2011, no site http://www.mouramelo.com.br/.

Serão recebidas inscrições pessoalmente. Para tanto, os interessados deverão comparecer, no período de 23 de setembro a 20 de outubro de 2011 no Paço Municipal, sito à Rua Miguel Prisco, nº288 – Centro – Ribeirão Pires/SP, nos dias úteis de segunda à sexta feira das 9 às 17h.

Taxa: A taxa de inscrição varia entre R$ 24,00 a R$ 51,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: As provas serão realizadas na data prevista de 13 de novembro de 2011. A data, local e horário das provas serão divulgados em até 5 dias antes na Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, no Jornal Local e no site http://www.mouramelo.com.br/.

Validade: O prazo de validade do concurso público será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Fonte: Concurso Prefeitura Ribeirão Pires 2011 Edital | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Presidente Venceslau – SP 2011

A Prefeitura de Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, através da empresa CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, lançou os editais Nº 02/2011 de processo seletivo e Nº 03/2011 para concurso público de provas e títulos. São oferecidas 23 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 1.994,85, por carga horária de 20 a 40h semanais.

As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 02 de outubro de 2011. A taxa de inscrição varia entre R$ 25,90 a R$ 46,90.

As provas objetivas (escrita / 1ª fase) serão realizadas provavelmente no dia 30 de outubro de 2011, às 8h00, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias. As provas de TAF – Teste de Aptidão Física e Práticas (2ªFase) serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, à partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias úteis.

A validade do Processo será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração

Fonte: Concurso Prefeitura de Presidente Venceslau - SP | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Piraju – SP 2011

A Prefeitura de Piraju, Estado de São Paulo, lançou edital Nº 01/2011 para realização de concurso público. O concurso de Piraju é destinado ao provimento de 09 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 750,00 a R$ 1.677,869, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo. A organização, a aplicação e a correção do Concurso Público será de responsabilidade da CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

Cargos: Agente Comunitário de Saúde (PSF), Assistente Administrativo e Advogado.

As inscrições serão feitas via internet, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 30 de setembro de 2011.

A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 a R$ 40,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 30 de outubro de 2011, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, à partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

A validade do Concurso Público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração

Fonte: Concurso Prefeitura de Piraju – SP 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Murutinga do Sul – SP 2011

A Prefeitura do Município de Murutinga do Sul, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de cargos. O concurso de Murutinga do Sul visa preencher 27 vagas e cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos variam de R$ 553,60 a R$ 2.989,71, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos do Concurso de Murutinga do Sul

Nível Fundamental Incompleto – Auxiliar de Serviços Diversos Masculinos, Gari, Pedreiro, Trabalhador Braçal;

Nível Fundamental Completo – Assistente de Administração e Monitor de Transporte Escolar;

Nível Médio Completo – Diretor de Secretaria, Técnico em Assuntos Educacionais;

Nível Superior Completo – Assistente Social, Médico, Nutricionista, Professor de Informática.

Inscrições

As inscrições serão recebidas a partir do dia 27 de setembro até o dia 07 de outubro de 2011, no endereço eletrônico http://www.institutoindec.com.br/.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.

Provas

As provas objetivas serão realizadas em data, horário e local a ser posteriormente divulgados.

Validade

A validade do concurso público e processo seletivo será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: Concurso Prefeitura de Murutinga do Sul – SP 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Mirandópolis 2011: Prefeitura publica edital

Foram publicados dois editais (Nº 001-001/2011CPMIR) de concurso público e (Nº 001-001/2011SELMIR) para seleção pública, da Prefeitura de Mirandópolis, Estado de São Paulo, através da M&G – Consultoria e Representações Empresariais Ltda.

O concurso oferta 166 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 692,20 e R$ 7.000,00, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

O candidato deverá efetuar a inscrição via Internet, no endereço eletrônico http://www.mgconsultorialtda.com.br/, ou presencial, na Rua das Nações Unidas, 400, bairro Centro, Mirandópolis, Estado de São Paulo, no horário das 09 às 16 horas, no período de 26 de setembro a 10 de outubro de 2011.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 60,00, de acordo com o cargo escolhido, devendo ser pago até a data do vencimento.

A prova objetiva será realizada na cidade de Mirandópolis e a data de sua aplicação provável será o dia 06 de novembro 2011.

O concurso, para todos os efeitos, tem validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município, podendo ser prorrogada por igual período.

Cargos do concurso público

Assistente Social, Dentista, Dentista da ESF Rural, Enfermeiro, Enfermeiro da ESF Rural, Farmacêutico, Farmacêutico da ESF Rural, Fonoaudiólogo, Médico, Professor de Educação Infantil – Pré I e Pré II, Professor de Apoio à Educação Infantil – Pré I e Pré II, Professor de Educação Básica I – Ensino Fundamental, Professor de Apoio PEB I – Ensino Fundamental, Professor de Atividades Educacionais Complementares – PEB I – AEC-CEMPIS (Leitura, escrita e reforço escolar), Professor de Atividades Educacionais Complementares – PEB I – AEC-CEMPIS (Empreendedorismo e Artesanato), Psicólogo 40hs, Psicólogo 30hs, Químico, Agente do IEC, Agente de Saúde Pública, Auxiliar de Assistente Social, Fiscal Ambiental, Monitor, Técnico de Farmácia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Topografia e Agrimensura, Agente Comunitário de Saúde – ESF Rural, Agente Comunitário de Saúde – ESF Urbano, Agente de Vetores, Agente de Zoonoses, Atendente, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Marcenaria, Merendeira, Pajem e Servente.

Cargo da seleção pública

Médico da ESF Urbano

Fonte: Concurso Mirandópolis 2011: Prefeitura publica edital | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Maximiliano de Almeida – RS 2011

A Prefeitura de Maximiliano de Almeida, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº 01/2011 de concurso público para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva, para cargos efetivos e emprego público do Quadro de Pessoal do Município de Maximiliano de Almeida. O concurso público terá a execução técnico-administrativa do Instituto o Barriga Verde.

O concurso de Maximiliano de Almeida é destinado ao provimento de 07 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 2.078,22, com carga horária de 40h semanais.

Cargos
Ajudante de Manutenção e Reparos, Operador de Máquinas Especializado, Agente Comunitário de Saúde, Técnico Administrativo – Auxiliar, Visitador Domiciliar do PIM, Tesoureiro e Contador.

Inscrições
As inscrições serão exclusivamente presenciais e poderão ser feitas mediante procuração simples com firma reconhecida ou pessoalmente, no horário de expediente da Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida, das 8h30minutos às 11h30min e das 13h30 às 16h30minutos, sito Av. Jose Bonifácio, 340, – Centro – Maximiliano de Almeida-RS, até o dia 21 de outubro de 2011.

Taxa
A taxa de inscrição é de:
R$ 30,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 50,00 para nível médio;
R$ 80,00 para nível superior.

Provas
A prova escrita objetiva terá duração de 3 horas e será realizada na prevista do dia 13 de novembro de 2011. O local e horário de realização das provas será divulgado quando da homologação das inscrições.

Gabarito
O Gabarito das provas objetivas será divulgado no quadro de atos oficiais da Prefeitura no dia seguinte da data da realização das provas e em caráter meramente informativo no site http://www.iobv.com.br/.

Validade
O Concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato da autoridade competente.

Fonte: Concurso Prefeitura de Maximiliano de Almeida – RS 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Laranjal Paulista SP 2011

Foi publicado edital Nº 02/2011 de concurso público da Prefeitura de Laranjal Paulista, Estado de São Paulo, para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. O concurso de Laranjal Paulista oferece 25 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salário variam de R$ 595,34 a R$ 2.485,46, por carga horária de 35 a 40h semanais. O concurso público será realizado através da empresa Instituição Soler de Ensino LTDA.

Para participar do concurso o candidato precisa ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo. Serão reservados, 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Cargos: As oportunidades são para os cargos de Carpinteiro – (Agente de Serviço V) – Artífice, Coletor de Lixo, Contador, Coveiro, Gari – Mulher, Operador de Balsa, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, PEB I – Professor de Educação, PEB II – Professor de Educação, Soldador e Técnico em Enfermagem.

Inscrições: Os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente através da internet no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/, no período de 12 a 30 de setembro de 2011.

Taxa: A taxa de inscrição para os cargos de nível fundamental e médio será de R$ 25,00 e para os de nível superior R$ 50,00.

Provas: As Provas objetivas serão realizadas em escolas do Município de Laranjal Paulista, com duração máxima de 3 horas para todos os cargos, em locais, datas e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista e no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/.

O concurso público será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista.

Fonte: Concurso Prefeitura de Laranjal Paulista SP 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Jandira (SP) 2011

A Prefeitura de Jandira, São Paulo, publicou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Jandira está oferecendo 780 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 441,43 e R$ 3.192,32.

Cargos
Agente Controlador de Zoonose, Agente de Trânsito, Auxiliar de Cozinha, Médico, Enfermeiro, Técnico em Higiene Dental, Vigia entre outros.

Inscrição
A inscrição será feita por meio da Internet no endereço eletrônico http://www.rboconcursos.com.br/, até o dia 10 de outubro de 2011. A inscrição presencial será realizada pessoalmente, ou por procurador, no Posto de Inscrição, lotado no prédio da Prefeitura de Jandira/SP, localizado na Rua Manoel Alves Garcia, nº 100 – Jardim São Luiz – Jandira/SP – das 09h00min às 16h00min, durante o período de inscrição, exceto aos sábados, domingos e feriados.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 20,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 50,00.

Prova
A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, e divulgada nos sites www.jandira.sp.gov.br e http://www.rboconcursos.com.br/ a partir do dia 21 de outubro de 2011, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

No dia e no local de realização da Prova Escrita Objetiva será recebido pelos organizadores, em sala especialmente designada, logo após o término da prova, apenas cópia reprográfica dos títulos que o candidato venha possuir.

Validade
O prazo de validade do concurso de Jandira será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma só vez, por igual período segundo interesse da Administração.

Fonte: Concurso Prefeitura de Jandira (SP) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Jales (SP) 2011

A Prefeitura de Jales, Estado de São Paulo, publicou os editais Nº 01/2011 de concurso público e Nº 02/2011 de processo seletivo para provimento de cargos públicos do quadro permanente de pessoal do Poder Executivo. O concurso será realizado pela empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria LTDA.

Serão oferecidas 195 vagas para cargos de todos os níveis de ensino, com salários variados entre R$ 534,02 a R$ 3.076,96, por carga horária de 40h semanais. Das vagas oferecidas, 5% por cargo, serão destinadas aos portadores de deficiência.

Cargos: As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais (20), Auxiliar de Biblioteca (02), Fiscal Ambiental (01), Fiscal de Posturas (02), Técnico em Segurança no Trabalho (02), Terapeuta Ocupacional (02), Fisioterapeuta (02), Psicólogo (04), Agente Comunitário de Saúde (74), Agente de Combate às Endemias (20), Auxiliar de Saúde Bucal (17), Técnico em Enfermagem (06), Técnico em Farmácia (08), Assistente Social (04), Dentista (09), Educador Físico (06), Enfermeiro (11) e Farmacêutico (05).

Inscrições: As inscrições serão efetuadas junto ao Paço Municipal, sito a RUA CINCO Nº 2266, Centro, Município de Jales, Estado de São Paulo, até o dia 07 de outubro de 2011, das 09:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas.

Taxa: A taxa de inscrição é de:
Para os cargos de Nível Fundamental Completo: R$ 40,00;
Para os cargos de Nível Médio Completo: R$ 50,00;
Para os cargos de Nível Superior: R$ 80,00..

Provas: As provas serão realizadas na cidade de Jales, provavelmente, no dia 23 de outubro de 2011, com duração máxima de 03 horas, no período da tarde, em horário e local a serem divulgados oportunamente pelos mesmos veículos de divulgação previstos neste Edital.

Gabarito: Os cadernos de prova e os respectivos gabaritos serão publicados no site da Persona Capacitação Assessoria e Consultoria LTDA. http://www.personacapacitacao.com/ no prazo de inicio dos recursos.

Validade: A validade do Concurso será 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo do Chefe do Poder Executivo.

Fonte: Concurso Prefeitura de Jales (SP) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso SAMU de Itaporanga – SP 2011

A Prefeitura de Itaporanga, Estado de São Paulo, através da empresa Ética Concursos Públicos LTDA, publicou edital Nº 02/2011 de processo seletivo de provas, para contratação temporária pelo período de 01 ano, prorrogável se necessário de acordo com o interesse público por até igual período.

O certame oferece 01 vaga mais cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.055,84 a R$ 4.800,00, para jornada de trabalho de 24 a 44h semanais.

Cargos: Técnico de enfermagem, motorista socorrista e médico plantonista do.

As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, no período de 03 a 11 de outubro de 2011, das 8:00h Às 12:00h e 13:00h às 17:00h, de segunda a sexta feira, na Prefeitura Municipal, Situada a Rua Bom Jesus, Nº 738, Centro – Itaporanga – SP.

A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para nível técnico e R$ 120,00 para nível superior.

O processo seletivo será constituído de provas objetivas; objetivas e práticas; e de treinamento.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação publicado no diário oficial do Município – Jornal O Imparcial e nos sites http://www.eticaconcursos.com.br/ e http://www.itaporanga.sp.gov.br/.

Fonte: Concurso SAMU de Itaporanga – SP 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Caldas Novas (GO) 2011 Edital

A Prefeitura de Caldas Novas, Estado do Goiás, lançou edital (nº. 01/11) para realização de concurso público (nº. 02/2011). O concurso de Caldas Novas oferece 744 vagas, sendo 248 vagas imediatas e 496 para reserva técnica de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 515,66 a R$ 10.000,00.

Serão reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Auxiliar de serviços gerais, motorista, oficial de serviços gerais, agente administrativo, agente de segurança, agente de vigilância, auxiliar administrativo, auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de laboratório, programador de microcomputador e periféricos, técnico em contabilidade, técnico em segurança do trabalho, técnico em higiene dental, técnico em enfermagem, técnico em laboratório, técnico em radiologia, administrador, assistente social, biomédico, contador, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, veterinário, nutricionista, odontólogo, procurador jurídico, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site http://www.consultarconcursos.com.br/, no período entre 23 de setembro a 13 de outubro de 2011.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio/técnico: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 85,00.

Prova
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas, provavelmente, no dia 27 de novembro de 2011, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do concurso público.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na data provável de 28 de novembro de 2011, através do site http://www.consultarconcursos.com.br/.

Os títulos deverão ser protocolados na COCP até o dia 06 de janeiro de 2012, em horário de expediente e na sede da Prefeitura Municipal.

As provas práticas serão realizadas, provavelmente, no dia 07 de janeiro de 2012, cujos horários e locais serão previamente divulgados pela COCP, através de edital específico publicado no placar da Prefeitura Municipal e sites de divulgação do certame.

Validade
O prazo de validade do concurso de Caldas Novas será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Caldas Novas (GO) 2011 Edital | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Davinópolis – GO 2011

COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Davinópolis atendendo a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás resolve suspender o andamento do concurso público da Prefeitura Municipal de Davinópolis, até que sejam atendidas ou justificadas as exigências daquele Tribunal. Informa ainda que tão logo as adequações sejam realizadas o concurso retomará seu andamento normal.

Davinópolis, 21 de setembro de 2011.

DARCI ROSA DE JESUS
Prefeito Municipal

A Prefeitura de Davinópolis, localizado a 308 km da capital, Goiânia, Estado do Goiás, lançou concurso público que visa preencher 240 vagas no total, sendo 60 vagas para posse imediata e 180 para cadastro de reservas. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Candidatos de todos os níveis escolares poderão optar por um dos cargos vacantes. O regime de trabalho para todas as funções é de 20 a 40 horas semanais e a remuneração oferecida varia de R$ 570,00 a R$ 3.815,00.

As vagas são para os cargos de Professor, Farmacêutico/Bioquímico, Odontólogo, Médico Clinico Geral, Médico Ginecologista, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Biblioteca, Monitor (A) CEMEI, Monitor (A) de Recreação, Organizador de Programa Alimentar, Agente de Administração Educacional, Professor -CT, Atendente de Farmácia, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Radiologia, Motorista – Categoria D (Educação), Motorista – Categoria D (Saúde), Recepcionista, Auxiliar de Higiene e Alimentação, Agente Administrativo, Horticultor, Vigilante, Zelador (A), Agente de Limpeza.

O interessado deverá realizar sua inscrição, via internet, no site da organizadora Ebracon (www.ebraconconcursos.com.br), no período compreendido entre 10:00 horas do dia 05 de setembro e 23:59 horas do dia 05 de outubro de 2011, horário de Brasília (ATENÇÃO: INFORMAÇÃO ALTERADA PELO COMUNICADO ACIMA DA MATÉRIA)

Os valores das taxas de inscrição serão de R$ 17,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 26,00 para o cargo de nível médio e de R$ 35,00 para os cargos de nível superior.

Os candidatos serão avaliados através de uma prova objetiva de múltipla escolha, que terá caráter eliminatório e classificatório. Essa prova será aplicada na cidade de Davinópolis–Go, em dia a ser informado no site e no placar da Ebracon. A publicação do gabarito das provas será divulgada no site da Ebracon até o 5º dia útil após a aplicação das provas.

Será publicado o resultado do concurso ou de cada fase no“placar” do órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, após a conclusão do relatório, devendo o resultado final sair, no máximo, em 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data de realização da última prova.

A validade do Concurso Público será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Fonte: Concurso Prefeitura de Davinópolis – GO 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Nova Crixás 2011

Após a suspensão temporária das inscrições e da realização de algumas alterações do primeiro edital, a Prefeitura de Nova Crixás, no Estado de Goiás, comunicou aos interessados que as inscrições para o concurso público foram reabertas. O concurso oferece 635 vagas, sendo 172 para provimento imediato e 463 para formação de cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Haverá também a reserva legal de 5% do total de vagas para portadores de deficiência.

Cargos do concurso de Nova Crixás

Professor, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistente Social, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente de Gestão Administrativa, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Administrativo Classe I, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Operador de Máquinas, Motorista, Agente de Serviços de Higiene e Alimentação, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Classe I. Com a retificação efetuada, foram criados os cargos de Farmacêutico, Eletricista e Pedreiro. Os salários variam entre R$ 545,00 a R$ 2.300,00 e a jornada de trabalho vai de 20 a 40 horas semanais.

Inscrição

O candidato deverá realizar sua inscrição até o dia 21 de outubro de 2011, através do site da Ebracon (http://www.ebraconconcursos.com.br/).

O valor da taxa de inscrição é de:
R$ 17,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 26,00, para nível médio;
R$ 35,00, para nível superior.

Prova

A prova objetiva será aplicada na cidade de Nova Crixás–GO. A data e o horário de realização da prova serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até no 10º (décimo) dia útil após o encerramento das inscrições. Até o 5º dia útil após a aplicação da prova, será publicado o gabarito oficial no mesmo site.

O Concurso de Nova Crixás terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Fonte: Concurso Prefeitura de Nova Crixás 2011 | Concursos no Brasil