Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cresce no mundo o número de jovens que não usa camisinha

Relação desprotegida aumenta entre os adolescentes dos EUA e Europa

O número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de preservativo no Ocidente teve uma forte alta nos últimos dois anos, aponta uma pesquisa da Fundação Parenthood divulgada nesta segunda-feira (26). O dado preocupa profissionais da área de saúde.

O estudo mostra um aumento do sexo desprotegido principalmente entre adolescentes dos Estados Unidos e da Europa. Entre os americanos, a porcentagem subiu de 38% em 2009 para 53%, enquanto a França registrou um aumento de 19% para 40%.

A pesquisa, realizada por ocasião do Dia Mundial da Contracepção, também aponta a Tailândia como um foco de preocupação, uma vez que 62% dos jovens tailandeses fizeram sexo sem proteção com um novo parceiro. A porcentagem também foi superior a 50% na China, Coreia do Sul, Noruega e Estônia.

O estudo destaca que, em Europa, região Ásia-Pacífico, América Latina e Estados Unidos, o principal motivo para a ausência do preservativo foi não tê-lo disponível no momento da relação sexual, assinala Jennifer Woodside, da Federação Internacional de Planejamento Familiar.

- Os resultados mostram que muitos jovens têm pouco conhecimento sobre uma vida sexual saudável, têm receio de exigir o uso de preservativo, ou não desenvolveram a habilidade de negociar o uso da camisinha com o parceiro.

A pesquisa, patrocinada pela gigante farmacêutica alemã Bayer, ouviu 5.426 jovens de 15 a 30 anos em 26 países, entre abril e maio.

Fonte R7

Veja como proteger seus joelhos na hora de fazer exercícios

É bom sempre fazer um bom alongamento antes da ginástica

O joelho é uma das articulações mais solicitadas durante a prática esportiva. Por isso, fica sujeito a muitas lesões. Para reduzir esse risco algumas dicas são essenciais, seja você atleta profissional ou apenas um peladeiro de fim de semana.

Realize sempre um bom alongamento antes da prática esportiva. Faça também um aquecimento muscular e, durante os treinos, procure sempre exercitar musculatura posterior e inferior das coxas de maneira equivalente, pois a falta de compensação entre as duas regiões aumenta o risco de lesões.

Outra dica é usar um bom tênis, com sistema de amortecimento. Vale lembrar que, mesmo tomando ao máximo esses cuidados, o sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, é preciso manter o corpo sempre em forma e buscar esportes adequados para o seu porte físico.

Fonte R7

Fabricante do Toddynho diz que falha na produção causou problemas de saúde em consumidores

Pessoas que tomaram produtos tiveram lesões na boca e irritações

Após 29 notificações de pessoas registradas até a última terça-feira (4), relatando problemas como irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão do achocolatado Toddynho, em Porto Alegre e região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul, a fabricante do produto, a Pepsico, admitiu existir falha no envasamento.

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a falha no envasamento aconteceu apenas em 80 unidades do achocolatado, produzido na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com a assessoria, o problema ocorreu nas unidades de 200ml do achocolatado do lote com numeração de L4 32 05:30 a 06:30, todos com validade de 19/02/2012.

Já a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul afirma que alguns dos consumidores que notificaram seus casos informaram terem consumido produtos de outros lotes, que ainda não foram analisados, e orienta quem tem o achocolatado em casa a aguardar que a investigação indique quais os lotes adequados e inadequados ao consumo.

Os casos ocorreram nas cidades de Porto Alegre, com nove, e Gravataí, na região metropolitana da capital gaúcha, com seis. As outras 14 notificações foram feitas em dez municípios de diversas regiões do Estado.

Um dos laudos analisados pelo Laboratório Central (Lacen) divulgado hoje mostra que em um dos lotes, entre os 13 recolhidos, o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.

Fonte R7

Saiba mais sobre o câncer de pâncreas e o tipo de tumor que atingiu Steve Jobs

Tumor neuroendócrino é um tipo muito raro que apresenta comportamento distinto e tem causas diferentes dos mais comuns

Correção: Diferentemente do que informou este site na reportagem "Saiba mais sobre o câncer de pâncreas e o tipo de tumor que atingiu Steve Jobs"(06/10/2011 - 12h52), a chance de uma pessoa ter a doença é três por milhão de habitantes e não uma por três milhões. O texto original já foi corrigido.


Steve Jobs, morreu aos 56 anos, nesta quarta-feira, depois de passar cerca de sete anos lutando contra um câncer de pâncreas. A doença que atingiu o fundador da Apple é um tipo muito raro de tumor, chamado de neuroendócrino. A chance de uma pessoa ter essa doença é três por milhão de habitantes.

— Este tipo de câncer tem um comportamento diferente, possui características próprias. Provavelmente, pelo tempo que Jobs viveu, o tumor era de crescimento lento e não responsivo, ou seja, que não responde aos tratamentos de quimio e radioterapia — explica o oncologista da Santa Casa Rodolfo Radke.

Segundo o médico, por ser raro, ainda não existem muitas evidências sobre os tumores neuroendócrinos. Sabe-se que eles podem atingir vários órgãos e que, possivelmente, tenham causas diferentes dos outros tipos.

— Provavelmente, os tumores neuroendócrinos tenham relação com alterações genéticas — afirma Radke.

Câncer de pâncreas
O câncer de pâncreas, de acordo com o especialista, não costuma ser frequente, mas é bastante agressivo e de difícil diagnóstico, por isso apresenta mortalidade muito alta.

O tipo mais comum é o adenocarcinoma, que afeta 90% dos pacientes. Somente 15% dos pacientes que desenvolvem a doença sobrevivem.

O risco de desenvolver a doença é maior após os 50 anos de idade, principalmente na faixa entre 65 e 80 anos. A incidência é maior entre os homens.

:: Sintomas
O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, o que acaba dificultando o diagnóstico precoce e atrasando o início do tratamento. Normalmente, os sintomas — perda de peso, dor, ascite (água na barriga) — aparecem quando a doença já está em um estágio avançado.

:: Diagnóstico
É realizado através da análise dos sintomas e de exames de laboratório, como de sangue, fezes e urina. Outros exames também podem ajudar na detecção, como tomografia, ultrassonografia abdominal, entre outros.

:: Tratamento
A cura do câncer de pâncreas é possível somente quando este for detectado em fase inicial. O tipo de tratamento depende do estágio em que a doença se encontra, mas, o básico normalmente é a cirurgia, que é de alto risco.

Em pacientes cujos exames já mostraram metástases à distância ou estão em precário estado clínico, o tratamento paliativo imediato mais indicado é a colocação de endoprótese.

A radioterapia e a quimioterapia, associadas ou não, podem ser utilizadas para a redução do tumor e o alívio dos sintomas.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Zero Hora

Problema de atenção e aprendizagem pode ter relação com falta de ômega 3

Pesquisa revela que crianças e adolescentes que receberam nutriente no período pré-natal têm melhor desempenho de memória e inteligência

Um estudo recente das universidades Laval (Canadá) e Wayne State (EUA) sobre a ingestão de ácidos graxos em crianças e adolescentes com idade média de 11 anos apontou um melhor desempenho a nível neurocomportamental de memória, inteligência e aprendizagem verbal nas crianças que receberam o nutriente enquanto feto, através do útero de sua mãe durante o período de pré-natal.

Embora nem todas as crianças que apresentem dificuldade para se concentrar tenham deficiência de ácidos graxos ômega 3, uma deficiência deste nutriente pode estar diretamente relacionada a problemas de atenção e aprendizagem. Ainda, de acordo com a pesquisa, as crianças que possuíam maiores níveis desta "gordura do bem" no sangue do cordão umbilical no momento do nascimento apresentam uma associação positiva com um melhor desempenho nas avaliações de memória.

Em geral, as crianças recebem quantidades adequadas de ácidos graxos ômega 6 (presente nos óleos de milho, soja e girassol, e em alimentos como leite, ovo e carne). Mas, se sua alimentação carecer de ômega 3, isso pode ocasionar problemas de concentração, comportamento, aprendizado e até de saúde. Considerados essenciais ao corpo humano, o ômega 3 e o ômega 6 não podem ser sintetizados no corpo, então, precisam ser obtidos através da alimentação. Enquanto o ômega 6 é distribuído uniformemente na maioria dos tecidos, o ômega 3 concentra-se apenas em alguns tecidos especiais, incluindo o cérebro.

Existem duas formas de incluir o ômega 3 na dieta: através da ingestão de alguns alimentos naturais e por meio da suplementação. Segundo a nutricionista Marina Rosalem, o ômega 3 é encontrado em alimentos como peixe, linhaça, frutos do mar, óleo de canola, itens normalmente não muito consumidos durante a infância e a adolescência, por isso, os pais precisam estar atentos.

— O óleo de linhaça é uma boa alternativa que pode ser incorporada discretamente às refeições das crianças — explica Marina.

Fonte Zero Hora

Concurso Alto Bela Vista (SC) 2011

A Prefeitura de Alto Bela Vista, Estado de Santa Catarina, lançou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Alto Bela Vista oferece 08 vagas de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 6.386,41, com carga horária que varia entre 16 e 44 horas semanais.

São reservadas aos candidatos portadores de deficiência 5% do número de vagas de cada cargo/função.

Cargos
Operador de Pá Carregadeira, Agente Comunitária de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Fonoaudiólogo, Médico, Odontólogo e Professor.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 01 de novembro de 2011, na LS Stúdio Fotográfico, sito à Rua Arthur Pöttker, n.° 315, Centro, em horário comercial, no Município de Alto Bela Vista (SC).

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.

Prova
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 20 de novembro de 2011, das 09h00min às 12h00min na Escola Municipal de Educação Básica Sonho Encantado, sito à Rua David Nilo Bordin, n.° 125, Centro, no Município de Alto Bela Vista (SC).

Os gabaritos oficiais das provas objetivas estarão disponíveis no mural da Prefeitura de Alto Bela Vista (SC), bem como em seu site oficial www.altobelavista.sc.gov.br, no dia seguinte ao de realização das mesmas, a partir das 10h00min.

Validade
O prazo de validade do concurso de Alto Bela Vista é de 2 anos, contados da publicação de sua
homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Fonte: Concurso Alto Bela Vista (SC) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS 2011

A Prefeitura de Três Coroas, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de Nº 19/2011 para concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso de Três Coroas oferece 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração será de até R$ 7.566,46, com carga horária de 20 e 44 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médicos, Operador de Máquinas, Operário, Pedagogo, Professores, Secretário de Escola, Servente e Técnico de Enfermagem.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de outubro de 2011, através do site www.exatuspr.com.br.

A taxa de inscrição varia entre R$ 10,00 a R$ 50,00 devendo ser paga até o seu vencimento.

A prova objetiva será realizada em data, local e horário a serem divulgados junto com o Edital de Homologação das Inscrições a ser publicado em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal de Três Coroas, no Órgão Oficial do Município, e através do site www.exatuspr.com.br.

Os gabaritos com as devidas respostas das provas, serão publicados, após a aplicação das provas, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal de Três Coroas e no site oficial www.exatuspr.com.br.

O concurso terá validade por dois anos a contar da data da homologação, prorrogável, uma única vez, pelo mesmo período.

Fonte: Concurso Prefeitura de Três Coroas – RS 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Canela – RS 2011

A Prefeitura Municipal de Canela, Rio Grande do Sul, abre Concurso Público para provimento de 37 vagas e cadastro de reserva em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 628,38 a R$ 2.085,82, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservados as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Há oportunidades para os cargos de Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Especial, Professor Área II – Disc: Ciências, Professor Área II – Disc: Educação Física, Professor Área II – Disc: Geografia, Professor Área II – Disc: História, Professor Área II – Disc: Língua Espanhola, Professor Área II – Disc: Língua Inglesa, Professor Área II – Disc: Língua Portuguesa, Professor Área II – Disc: Matemática, Instrutor de Libras, Inrtérprete de Libras, Assessor Administrativo, Assistente Jurídico, Atendente de consultório dentário – ACD, Atendente de saúde, Biólogo, Caixa Cirurgião Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Inspetor de Tributos Municipais, Médico Auditor Revisor, Médico Clinico Geral, Médico Geral Comunitário, Médico Gineco-obstetra, Médico Pediatra, Técnico em Contabilidade, Telefonista, Eletricista, Guarda Municipal, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Operário Especializado.

As inscrições acontecem até o dia 19 de outubro de 2011, de segunda a sexta–feira, das 8h30min às 11h e das 13h às 16h30min, na Prefeitura Municipal de Canela, na Secretaria Municipal da Administração – Departamento de Recursos Humanos, Rua Dona Carlinda, no 455, Centro, Canela/RS.

A taxa de inscrição varia de R$ 10,00 a R$ 40,00, dependendo do cargo desejado.

A prova escrita será aplicada na data provável de 06 de novembro de 2011. Caso haja necessidade o Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da prova escrita, e será publicado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 27 de outubro de 2011. Os resultados das provas serão publicados no dia 18 de novembro, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br, após as 15h e site www.canela.com.br.

A entrega dos títulos será somente para os candidatos que obtiveram aprovação na prova escrita. Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2011, o candidato que desejar participar desta prova, deverá encaminhar cópia autenticada dos títulos, em tabelionato ou por servidor do município de CANELA, integrante da Comissão Executiva, acompanhados da respectiva relação discriminativa, conforme determina o anexo III, junto a Prefeitura Municipal de CANELA, Rua Dona Carlinda, no 455, Centro – CANELA/RS.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 07 de novembro, a partir das 15 no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br e site www.canela.com.br.

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Canela – RS 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de Pérola (PR) 2011

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Pérola, Estado do Paraná, para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores. O concurso de Pérola oferece 22 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário é de até R$ 5.216,54, com carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos: As oportunidades são para os cargos de Agente de Serviços Especiais, Agente de Obras, Motorista, Operador de Máquinas, Recepcionista, Agente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Técnico e Instrutor de Informática, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Radiologia, Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, Técnico em Enfermagem, Professores, Assessor de Controle Interno, Contador, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Psicólogo e Procurador Jurídico.

As inscrições poderão ser feitas nos dias úteis até o dia 21 de outubro de 2011, nos horários das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, na Agência do Trabalhador no Município de Pérola – PR, sito a Rua Gastão Vidigal, Nº.50, Centro, neste Município.

A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 a R$ 100,00.

As provas objetivas, serão realizadas no Município de Pérola – PR, provavelmente no dia 27 de novembro de 2011, local e horário serão divulgados juntamente com a homologação das inscrições dos candidatos.

Os gabaritos com as devidas respostas das provas objetivas, tornar-se-ão públicos, no primeiro dia útil, após a sua aplicação, no Painel de Edital, da Prefeitura Municipal e publicado no Órgão Oficial do Município. “Jornal Umuarama Ilustrado”, na cidade de Umuarama, Estado do Paraná.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período, a contar da publicação do resultado oficial final.

Fonte: Concurso Prefeitura de Pérola (PR) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Tibagi (PR) 2011: Prefeitura publica edital

Estão abertas as inscrições para concurso público de Nº 02/2011 da Prefeitura de Tibagi, Estado do Paraná. O Concurso Público será realizado sob responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv.

Serão oferecidas 23 vagas mais cadastro de reserva para candidatos de níveis médio/técnico e superior. Os salários podem chegar a R$ 10.510,21, com jornadas de 40 horas semanais.

Cargos: As vagas oferecidas são para os cargos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Bioquímico Farmacêutico e Médico.

Inscrições e Taxa: As inscrições serão realizadas até o dia 07 de outubro de 2011, no endereço eletrônico: concursopublico.uniuv.edu.br, ou junto à Agência do Trabalhador de Tibagi. A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Após o dia 21 de outubro de 2011, o candidato deverá consultar os endereços eletrônicos concursopublico.uniuv.edu.br e www.tibagi.pr.gov.br para obter confirmação da sua inscrição e tomar conhecimento do local das provas.

Serão aplicadas provas objetivas contendo 40 (quarenta) questões, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos, na data prevista de 30 de outubro de 2011, às 14h, em local a ser divulgado, nos endereços eletrônicos concursopublico.uniuv.edu.br e www.tibagi.pr.gov.br.

Após a realização das provas, os gabaritos provisórios das mesmas serão afixados no mural de avisos da Prefeitura Municipal de Tibagi, e juntamente com os conteúdos dos cadernos de provas, serão divulgados via internet, nos sites concursopublico.uniuv.edu.br e www.tibagi.pr.gov.br, provavelmente às 17h do dia 31 de outubro de 2011.

O concurso público terá validade de 2 anos a partir da data da homologação, que será publicada na Imprensa Oficial do Município, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Fonte: Concurso Tibagi (PR) 2011: Prefeitura publica edital | Concursos no Brasil

Concurso Aquiraz (CE) 2011: Prefeitura publica edital

A Prefeitura da cidade cearense de Aquiraz, localizada a cerca de 23 km da capital Fortaleza, lançou edital (nº. 001/2011) para realização de concurso público. A Administração Municipal pretende recompor seu Quadro de Pessoal, admitindo 188 novos servidores, distribuídos entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração entre R$ 545,00 a R$ 1.574,63.

Cargos
Professor, Pedreiro, Calceteiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Enfermeiro, Fonoaudiólogo e Médico.

Inscrição
As inscrições serão realizadas, através da internet pelo site: www.serap.com.br, no período de 10 a 28 de outubro de 2011. Será necessário o pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (Nível Fundamental), R$ 40,00 (Nível Médio) ou 50,00 (Nível Superior).

Prova
As provas objetivas serão aplicadas em dias, locais e horários, a serem oportunamente divulgados, nos quadros de avisos da Prefeitura e seus extratos serão publicados, em jornal de grande circulação, bem como, via internet pelos sites www.serap.com.br e www.aquiraz.ce.gov.br. Haverá também Prova de Títulos, que levará em consideração os cursos de pós-graduação do candidato (somente para Magistério) e a experiência (válida para todos os cargos).

Os gabaritos serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.serap.com.br e nos quadros de avisos dos órgãos da Prefeitura Municipal.

Validade
O concurso de Aquiraz terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

Fonte: Concurso Aquiraz (CE) 2011: Prefeitura publica edital | Concursos no Brasil

CISVALE – Vale do Curu publica edital de processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde Interfederativo do Vale do Curu – CISVALE, Estado do Ceará, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de processo seletivo oferecendo 42 vagas de nível médio/técnico e superior. O salário é de até R$ 1.755,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Cirurgião Dentista.

Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente, no período de 13 a 21 de outubro de 2011, através do site www.esp.ce.gov.br.

Prova
As provas objetivas serão aplicadas, provavelmente, no dia 30 de outubro de 2011, às 9 horas, em local a ser informado no site da ESP – www.esp.ce.gov.br.

O gabarito será divulgado no site www.esp.ce.gov.br, na data provável de 31 de outubro de 2011.

A documentação necessária para a prova de títulos, deverá ser entregue no período provável de 04 a 11 de novembro de 2011, na ESP-CE, situada à Av. Antonio Justa, 3161, Bairro Meireles, Fortaleza-CE, CEP: 60165-090 ou na sede dos consórcios em cada regional.

Validade
A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Fonte: Concurso CISVALE - Vale do Curu (CE) 2011 | Concursos no Brasil

CPSMSGA – São Gonçalo do Amarante lança edital de processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de São Gonçalo do Amarante – CPSMSGA, Estado do Ceará, divulgou edital Nº 01/2011 de processo seletivo para a contratação temporária de 29 profissionais de níveis médio e superior.

Os salários terão variação de R$ 545,00 à R$ 1.755,00 e a jornada de trabalho será de 20h e 40h, de acordo com a função. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Cirurgião-Dentista – Traumato Buco Maxilofacial, Cirurgião-Dentista – Endodontista, Cirurgião-Dentista – Pacientes Especiais, Cirurgião-Dentista – Ortodontista, Cirurgião-Dentista – Periodontista, Cirurgião-Dentista – Protesista, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Saúde Bucal, Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico em Prótese Dentária para atuarem no Centro de Especialidade Odontológicas Regional.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições entre os dias 13 e 21 de outubro de 2011 pelo endereço eletrônico www.esp.ce.gov.br. Não haverá taxa de inscrição.

Provas
As provas serão do tipo objetiva, com questões de múltipla escolha e a segunda fase constará de prova de títulos, para a qual deverão ser entregues documento de comprovação técnico-profissional, currículo padronizado (segundo modelo no Anexo VII do edital), cópia do RG e CPF, além de uma foto 3X4 recente.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 30 de outubro de 2011, às 09 horas, na cidade de São Gonçalo do Amarante, em local a ser informado no site da ESP www.esp.ce.gov.br.

Gabaritos
Os gabaritos com as devidas respostas serão divulgados no dia 31 de outubro de 2011, logo após a conclusão da realização dos exames, por meio do site da ESP www.esp.ce.gov.br.

Validade
O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Fonte: CPSMSGA – São Gonçalo do Amarante lança edital de processo seletivo | Concursos no Brasil

CPSMAR – Aracati (CE) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 01/2011) para realização de processo seletivo do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati – CPSMAR, Estado do Ceará. O processo seletivo do CPSMAR oferece 42 vagas de nível médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 1.755,00.

Ficam reservadas 5% das vagas a pessoas com necessidades especiais.

Cargos
Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Cirurgião Dentista.

Inscrição
Os interessados deverão fazer suas inscrições, gratuitamente, através do site www.esp.ce.gov.br a partir das 08h00min do dia 13 até às 17h00min de 21 de outubro de 2011.

Prova
A data prevista para realização das provas objetivas é 30 de outubro de 2011, às 09:00, Liceu de Aracati – Rua José de Alencar, SN – Nossa Senhora de Lourdes.

O gabarito será divulgado no 1º dia útil após a realização das provas objetivas, no site www.esp.ce.gov.br.

Os documentos referentes a prova de títulos deverão ser entregues na ESP-CE, situada à Av. Antonio Justa, 3161, Bairro Meireles, Fortaleza-CE, CEP 60165-090 ou na sede dos consórcios em cada regional, no período provável entre 04 e 11 de novembro de 2011.

Validade
O processo seletivo do CPSMAR será válido por 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Fonte: Concurso CPSMAR - Aracati (CE) 2011 | Concursos no Brasil

CPSMIC – Icó (CE) abre processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Icó – CPSMIC, Estado do Ceará, publicou edital nº 02/2011 de processo seletivo para contratação por prazo determinado. O Certame será executado sob a responsabilidade da Escola de Saúde Pública (ESP-CE).

Serão oferecidas 42 vagas em cargos de níveis médio e superior com salários de até R$ 1.755,00 para uma carga horária de 20 e 40h semanais, de acordo com o cargo.

Cargos: Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Prótese Dentária Técnico em Saúde Bucal, Cirurgião Dentista (Traumato-Buco-Maxilo- Facial), Cirurgião Dentista (Endodontista), Cirurgião Dentista (Pacientes Especiais), Cirurgião Dentista (Ortodontista), Cirurgião Dentista (Periodontista) e Cirurgião Dentista (Protesista)

As inscrições ficarão abertas no período do dia 13 a 21 de outubro de 2011, pela internet, no site www.esp.ce.gov.br. Não será cobrada taxa de inscrição.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 30 de outubro de 2011, às 9 horas, no Centro Educacional de Referência Padre José Alves de Macêdo – CEREPJAM (CIRÂO), localizado na Avenida Francisco Caetano Dantas, s/n, no Bairro Novo Centro, Icó- CE.

Os gabaritos com as devidas respostas serão divulgados no dia 31 de outubro de 2011, logo após a conclusão da realização dos exames, por meio do site da ESP www.esp.ce.gov.br.

O Processo Seletivo Público terá validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.
Fonte: CPSMIC – Icó (CE) abre processo seletivo | Concursos no Brasil

CPSMIGUATU (CE) publica edital de processo seletivo

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Iguatu – CPSMIGUATU, Estado do Ceará, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de processo seletivo. A seleção pretende preencher 42 vagas em postos de nível médio/técnico e superior, oferecendo remuneração que varia entre R$ 545,00 a 1.755,00, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Serão reservadas 5% das vagas a portadores de necessidades especiais.

Cargos
Auxiliar em Saúde Bucal, Auxiliar de Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária e Cirurgião Dentista.

Inscrição
As inscrições serão realizadas de forma gratuita, através do site www.esp.ce.gov.br até o dia 13 de outubro de 2011.

Prova
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 23 de outubro de 2011, às 09:00, na Escola de Saúde Pública de Iguatu – ESPI, situada à Rua Júlio Cavalcante, S/N – Bairro Areias I.

O gabarito será divulgado no 1º dia útil após a realização das provas objetivas.

Validade
O processo seletivo terá validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a contar da publicação da homologação do resultado final.

Fonte: Concurso CPSMIGUATU (CE) 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de São João do Caiuá – PR 2011

A Prefeitura de São João do Caiuá, Estado do Paraná, lançou 02 (dois) editais de Nº 006/2011 e Nº 007/2011 para concursos públicos. Serão oferecidas 38 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.007,81, para carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração) na sede da Prefeitura do Município de São João do Caiuá, sito à Rua Dom Pedro II, nº 800, até o dia 17 de outubro de 2011 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, sendo que no dia 17 de outubro as inscrições serão realizadas somente no período da manhã, tendo em vista o horário de atendimento bancário.

A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 100,00.

A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 30 de outubro de 2011, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 31 de outubro de 2011, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de São João do Caiuá, disponibilizado no Site www.klcconcursos.com.br e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade dos concursos públicos serão de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de São João do Caiuá – PR 2011 | Concursos no Brasil

Prefeitura de Ibirité (MG) abre processo seletivo

Foi lançado edital Nº. 007/2011 de processo seletivo da Prefeitura de Ibirité, Estado de Minas Gerais. O certame visa à contratação de 46 vagas e cadastro de reserva para o cargo de Técnico de Enfermagem por tempo determinado. A faixa salarial é de R$ 755,39, por uma jornada semanal de 44 horas. Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Para participar, o candidato precisa ter o ensino médio completo e registro no COREN.

A inscrição deverá ser efetuada pessoalmente ou por procuração, através da ficha de inscrição, no período de 10 de outubro a 03 de novembro de 2011, de 09 às 12h e das 13 às 16h, em dias úteis, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirité, sito à Rua Arthur Campos, no 906, Bairro Alvorada, Ibirité / MG.

A seleção, para as contratações, será realizada em Etapa Única:

Etapa Única: Avaliação Objetiva, composta por 15 (quinze) questões, de caráter eliminatório e classificatório.

A validade do Processo Seletivo Simplificado inicia com o Decreto de Homologação do Resultado do Processo Seletivo pelo Executivo Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de Ibirité 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Prefeitura de São João do Caiuá – PR 2011

A Prefeitura de São João do Caiuá, Estado do Paraná, lançou 02 (dois) editais de Nº 006/2011 e Nº 007/2011 para concursos públicos. Serão oferecidas 38 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 5.007,81, para carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração) na sede da Prefeitura do Município de São João do Caiuá, sito à Rua Dom Pedro II, nº 800, até o dia 17 de outubro de 2011 (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 horas, sendo que no dia 17 de outubro as inscrições serão realizadas somente no período da manhã, tendo em vista o horário de atendimento bancário.

A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 100,00.

A prova escrita será aplicada, provavelmente, no dia 30 de outubro de 2011, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 31 de outubro de 2011, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de São João do Caiuá, disponibilizado no Site www.klcconcursos.com.br e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade dos concursos públicos serão de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Fonte: Concurso Prefeitura de São João do Caiuá – PR 2011 | Concursos no Brasil

Concurso Saúde RJ 2011 oferece 4.554 vagas

Devido à urgência em sanar os problemas no setor hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Saúde está realizando concurso para contratação de servidores para funções de nível superior a médio/técnico, com salários que chegam a R$ 6.077,43. A partir das 10h desta quinta-feira (29/09), a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a organizadora, disponibiliza em seu site – www.ceperj.rj.gov.br – as fichas de inscrição, que devem ser preenchidas até as 23h59 de 26 de outubro de 2011. São oferecidas 4.554 vagas, sendo 20% destinadas a negros e índios e 5% aos portadores de deficiência.

Médicos de várias especialidades e técnicos de várias áreas de atuação trabalharão nos Hospitais de Urgência e Emergência, Institutos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação Ceperj aconselha os interessados a fazerem logo suas inscrições no site da organizadora, não deixando o procedimento para os últimos dias, evitando sobrecarga no sistema de processamento de dados. Segundo ele, a expectativa é de que este concurso atraia milhares de candidatos.
- Esperamos milhares de candidatos neste concurso que visa, sobretudo, ajudar na seleção de profissionais para atuarem na saúde pública do Estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que através do esforço conjunto da Fundação Saúde e da Fundação Ceperj a maior beneficiada será a população fluminense – afirma Marcus São Thiago.

O diretor lembra que para os candidatos sem possibilidade de acesso à internet será disponibilizado posto de inscrição presencial, que funcionará durante todo o período na sede da instituição, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

Também a partir das 10h desta quinta-feira, além das fichas de inscrição estarão no portal da Ceperj, o edital, o cronograma, quadro de provas, vencimentos, carga horária, quadro de provas e todos os anexos com as normas que regem este concurso público da Fundação Saúde. A bibliografia de referência para todos os empregos será publicada em 4 de outubro e estará disponível no site da organizadora, ficando sob a responsabilidade do candidato acompanhá-la.

Os rendimentos para os empregos de nível médio técnico são de R$ 1.210,93; para os cargos de nível superior com várias áreas de atuação chegam a R$ 2.402,64; e para o emprego de médico com várias especialidades os salários são de R$ 6.077,43.

A estratégia desta seleção terá duas etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório para todos os empregos; e avaliação de títulos, de caráter estritamente classificatório, somente para os empregos de nível superior. O prazo de validade do concurso será de um ano, contado da data da publicação de sua homologação – de competência da Fundação Saúde – podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério da Administração.

Como aconselha Marcus São Thiago, antes de se inscrever, o candidato deverá se certificar de que preenche todos os requisitos exigidos. Ao preencher a ficha, ele deverá indicar o emprego/especialidade/área de atuação a que concorre e optar pelo tipo de vaga – ampla concorrência, reservada para pessoas com deficiência ou reservada para negros e índios. Também deverá optar pelo município para a realização da prova objetiva: Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Araruama, Petrópolis e Volta Redonda.

O valor da taxa de inscrição para o emprego de médico é de R$ 150; para as outras carreiras de nível superior custa R$ 100 e para as de nível médio técnico, R$ 50. Depois de preencher todos os dados necessários, o candidato deverá imprimir o boleto bancário disponibilizado ao término do procedimento. O pagamento da taxa poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, dando preferência às agências do Banco Itaú, obrigatoriamente por meio do boleto. Importante frisar que a inscrição só será efetivada depois de a instituição bancária confirmar o pagamento.

Para fazer jus à reserva de 5% das vagas, o candidato portador de deficiência deverá declarar sua condição no campo apropriado da ficha de inscrição e obrigatoriamente apresentar, para avaliação, laudo médico original (ou cópia autenticada), cuja validade não seja anterior em mais de 90 dias à data do término das inscrições – 26 de outubro. Caso necessite de prova em condições especiais também deverá declarar essa necessidade, ou seja, o método através do qual deseja realizar o exame: com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), com ledor ou prova ampliada e solicitar sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.

- É muito importante para a Fundação Ceperj estar realizando seu primeiro concurso público com reserva de vagas para negros e índios, seguindo o Decreto Estadual nº 43.007, assinado em 6 de junho deste ano pelo governador Sérgio Cabral – afirma o diretor Marcus São Thiago.

Com informações do CEPERJ:


Fonte: Concurso Saúde RJ 2011 oferece 4.554 vagas | Concursos no Brasil

Hospital São Paulo vive problemas de estrutura e caos no pronto-socorro

Unidade ligada à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apresenta deficiências que podem colocar funcionários e pacientes em risco, como fiação exposta, ralos entupidos e mofo

Duas semanas após o término da greve dos servidores federais que atuam no Hospital São Paulo - ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) -, permanece idêntica a situação caótica no pronto-socorro da unidade. Em visita ao local, a reportagem verificou a existência de graves problemas de infraestrutura, principalmente na cozinha e na lavanderia, que podem comprometer a segurança de funcionários e pacientes.

Há cerca de duas semanas, um incêndio destruiu parte do forro da lavanderia, por onde passam cerca de 3 toneladas de roupa por dia. A máquina que pegou fogo foi retirada, mas a fiação está exposta e o local funciona com iluminação improvisada.

Na cozinha, há ralos entupidos, onde se acumulam água e gordura, panelas em mau estado de conservação e válvulas de gás e de vapor enferrujadas. “As instalações estão cheias de gambiarras e o risco de acidente é real”, disse um funcionário que prefere não ser identificado. “Se a vigilância sanitária fizesse uma verificação aqui, com certeza receberíamos algumas multas.”

Ainda segundo relatos de funcionários, há ratos no forro da cozinha e problemas de ventilação. A cozinha e a lavanderia ficam no subsolo do hospital e, por isso, não têm janelas. O ar que chega ao local passa antes pelos andares superiores e corre o risco de ser contaminado por bactérias e vírus.
A poucos metros da entrada do setor de nutrição, containers de lixo infectante ficam estacionados durante horas, até que sejam levados para o abrigo final.

No vestiário dos funcionários, também no subsolo do hospital, as paredes e o teto estão completamente tomados por mofo e há vasos sanitários quebrados.

O Hospital São Paulo é um dos quatro maiores da capital paulista e atende mais de 6 mil pessoas por dia. Recebe pacientes de todas as regiões da cidade e também vindos do interior e de outros Estados. É o hospital universitário da Unifesp.

Lotação. Nos andares de cima, onde funciona o pronto-socorro, pacientes estão instalados em macas no corredor. Outros esperam a realização de exames por mais de 12 horas em cadeiras desconfortáveis. Acompanhantes aguardam de pé.

A situação não é diferente da verificada há duas semanas, quando cartazes nas paredes anunciavam a greve dos servidores do hospital. Na ocasião, a reportagem conversou com a vendedora Fabiana de Araújo, de 34 anos, que acompanhava a mãe, Alzira Bueno, de 61. “Ela está com fortes dores abdominais. Chegamos às 3 horas, e às 8 horas avisaram que fariam endoscopia. Até agora (por volta das 16 horas), estamos esperando.”

Outra paciente, que pediu para não ser identificada, aguardava em uma maca por um transplantes de córnea. “Passei a noite em uma cadeira, morrendo de frio.”

Trabalhadores. Procurado pela reportagem, o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Paulo (Sintunifesp) disse conhecer as condições precárias da cozinha e da lavanderia. “Os riscos ficaram aparentemente maiores após o incêndio. Enviamos um ofício ao Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho pedindo providências, mas ainda não recebemos resposta”, conta Ana Paula Rodrigues, assessora jurídica.

Ana Paula afirma que o sindicato já se reuniu com a direção do hospital diversas vezes pedindo melhorias nas condições de trabalho, mas foram tomadas apenas medidas paliativas.
A direção do hospital afirma que o hospital passará por reforma.

Fonte Estadão

Esquizofrenia afeta rotina de cuidadores

Uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope buscou conhecer o impacto que a esquizofrenia causa na vida dos cuidadores de pacientes com esse diagnóstico.

Os dados, divulgados ontem em evento na capital, mostram que 83% dos cuidadores são do sexo feminino e se dedicam diariamente aos portadores da doença. Para 78%, a vida fica muito difícil quando os surtos psicóticos característicos da doença aparecem.

Estima-se que no Brasil existam cerca de 1,9 milhão de pessoas com esquizofrenia e que, a cada ano, cerca de 50 mil pessoas manifestam a doença pela primeira vez. A amostra foi dividida em duas partes: quantitativa (envolvendo 60 cuidadores) e qualitativa (mais extensa, envolvendo 12 pessoas), todas do município de São Paulo. “Houve dificuldade de adesão por conta dos estigmas que envolvem a doença”, diz Hélio Gastaldi, diretor de Atendimento e Planejamento do Ibope, empresa responsável pela pesquisa.

Apoiada pela Janssem Farmacêutica e pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre) em parceria com o Programa de Esquizofrenia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Proesq), a pesquisa quantitativa revelou que para 38% dos entrevistados, o fator mais importante no sucesso no tratamento é ter acesso a um psiquiatra.

Outros 27% acham que a disponibilidade de medicamentos e tratamentos são primordiais e 25% apontaram que é fundamental ter acesso a um medicamento específico que ajude a evitar recaídas. Na opinião de 81% deles é possível prevenir a recaída por meio da adesão ao tratamento. No entanto 60% acham que a atitude principal é evitar situações que causem estresse, como surtos psicóticos, por exemplo.

Segundo relatos de familiares, eles dividem suas vidas antes e depois da instalação da doença (leia mais ao lado). “Isso ocorre por causa de alguns sintomas característicos como delírios e alucinações que fazem com que a doença seja associada erroneamente à loucura”, explica Rodrigo Bressan, psiquiatra e coordenador do Proesq. “Esse paciente tem de tomar remédios, ser assistido.”

Formado em engenharia pela Poli e com mestrado nos Estados Unidos, José Alberto Orsi, de 44 anos, teve dedicação total da mãe desde que teve o primeiro surto, aos 25 anos. “Moro com a minha mãe e mesmo tendo essa idade temos uma relação que lembra uma criança do jardim de infância”, diz ele, que faz parte da equipe da Abre e atua ativamente para divulgar e auxiliar outras pessoas que sofrem com a doença.

Terapeuta ocupacional e diretora adjunta da entidade, Cecília Villares explica que o apoio da família é muito importante para pacientes com esquizofrenia e que a pesquisa ajuda a mostrar isso. “Os familiares são pessoas que nos protegem, nos ajudam. São para eles que podemos mostrar nossas fraquezas”, analisa.

Família toda é atingida pela doença
Foi para auxiliar pessoas que não sabem como lidar com a doença quando ela surge na família ou em alguém muito próximo que a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) e a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia (Abre) criaram programas voltados especialmente aos cuidadores de portadores de esquizofrenia e diferentes transtornos afetivos.

“O suporte ao familiar é tão importante quanto o suporte ao paciente”, diz a professora Maria Helena Magri, de 67 anos, mãe de uma paciente que por conta de uma depressão forte teve crises de euforia. Ela é uma das frequentadoras do Grupo de Apoio Mútuo da Abrata e diz que o auxílio oferecido nas reuniões foram fundamentais para saber como conduzir a pessoa ao tratamento, conhecer a doença e saber como reagir diante de alguns sintomas.

Além das reuniões semanais a associação promove a cada dois meses palestras psico educacionais sobre transtornos de humor que tem três horas de duração e interatividades que com base no psicodrama visam aproximar o familiar e o paciente.

Segundo Bernadete de Araújo, vice-presidente financeiro da Abrata, a família toda adoece com o paciente e geralmente se desestrutura com a chegada dela. “Nas reuniões eles trocam experiências, compartilham situações e dão dicas uns para os outros.”

Apesar de a filha, portadora de esquizofrenia, e do marido não frequentarem grupos de ajuda, a aposentada I. S. H., de 69 anos, participa do Grupo de Acolhimento de Familiares, da Abre. Uma vez por mês o grupo se reúne na Unifesp. Uma terapeuta familiar e uma assistente social acompanham as reuniões.

Além dos encontros mensais, a entidade organiza quatro vezes por ano o grande encontro Conversando sobre Esquizofrenia, com profissionais da saúde para abordar a doença ao público.

Fonte Estadão

ANS repassa R$ 76 mi de planos para Saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula os planos de saúde no País, anunciou ontem o repasse de R$ 76,1 milhões ao Ministério da Saúde.

Enviado na sexta-feira, o dinheiro foi arrecadado como ressarcimento de internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorridas nos últimos dois anos. Trata-se do primeiro repasse direto ao Fundo Nacional de Saúde.

De acordo com informações da ANS, de 2000 (quando a agência reguladora foi criada) até fevereiro de 2009, haviam sido partilhados R$ 91,6 milhões. O valor é relativo à arrecadação ocorrida desde o início da cobrança do ressarcimento ao SUS, em 2000.

"Com isso, fica evidente que, de 2010 em diante, houve expressivo aumento da arrecadação", informou a ANS, em nota. De acordo com a agência reguladora, o incremento foi possível por causa de "mudanças gerenciais" promovidas a partir de 2009.

"Além da desburocratização dos processos de trabalho, houve uma reorganização documental, a contratação de 89 servidores públicos temporários e melhorias nos sistemas de informação", acrescenta a ANS.

"Também contribuíram de forma decisiva para a obtenção do resultado o esforço conjunto da ANS com o Ministério da Saúde na organização das bases de dados informacionais de atendimentos do SUS."

A partir da publicação da Lei n.º 12.469, de 26 de agosto deste ano, que alterou o artigo 32 da Lei n.º 9.656, de 3 de junho de 1998, o repasse dos recursos passou a ser feito diretamente ao Ministério da Saúde.

"O novo marco legal e a estreita articulação entre a ANS e o Ministério da Saúde permitiram o repasse de recursos do ressarcimento de forma mais ágil, segura e menos onerosa", acrescenta a agência reguladora.

Indicado para falar sobre o assunto, o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral, foi procurado pela reportagem, mas não deu entrevista.

Fonte Estadão

Anvisa recomenda suspensão de cirurgias no Hospital Universitário do Rio

Funcionários denunciaram que prédio na Ilha do Fundão tem pedaços da estrutura desabando

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, localizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira, 6, uma equipe da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), que realizou vistoria nas dependências da unidade.

A equipe foi acionada pela direção do hospital para elaborar um parecer detalhado sobre a situação do centro cirúrgico. O termo de visita da Suvisa sugere que as atividades no centro cirúrgico sejam temporariamente suspensas até a conclusão da obra de correção da estrutura física no local.

Esta semana, funcionários denunciaram que o prédio estaria com fendas e pedaços da estrutura desabando. A Defesa Civil, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia (CREA) e os engenheiros do Programa de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE/UFRJ) afirmaram à direção do hospital que não haveria risco de abalo estrutural.

O hospital afirmou que está empenhado em iniciar as obras e garante que todas as medidas solicitadas pela Suvisa para manter o hospital dentro das normas exigidas serão cumpridas o mais breve possível. Por enquanto, a unidade manterá sua rotina. As 22 cirurgias adiadas na terça-feira, 4, estão sendo remarcadas.

Fonte Estadão

Ex-secretário é indiciado por fraude em hospital

Jorge Pagura, médico que ocupava pasta estadual de Esportes, é suspeito de receber por plantões não realizados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba

O neurocirurgião Jorge Roberto Pagura, ex-secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude de São Paulo, foi indiciado ontem no inquérito que apura irregularidades no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Acusado de ter recebido por plantões médicos que nunca deu no hospital, Pagura foi ouvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na sede do Ministério Público de São Paulo. Segundo o MPE, ele responderá pelos crimes de formação de quadrilha e falsificação de documentos.

O ex-secretário saiu da audiência sem dizer nada, por orientação de seu advogado, Frederico Crissiuma Filho. De acordo com a defesa, Pagura não cometeu nenhuma irregularidade.

Fraudes. Além de Pagura, também foi indiciado o ex-diretor do CHS Sidney Abdalla, que responderá pelos crimes de favorecimento em licitações, prorrogação ilegal de contratos e formação de quadrilha.

As fraudes no hospital de Sorocaba causaram a prisão de 12 pessoas em junho - todas foram liberadas dias depois (mais informações nesta pág.). Pagura não foi preso, mas, assim que as investigações se tornaram públicas, ele pediu demissão ao governador Geraldo Alckmin. Durante as investigações, o ex-secretário foi flagrado em escuta telefônica com o ex-diretor do CHS Roberto Salim.

Na conversa, Salim propõe que Pagura assine o ponto de frequência em outro hospital. "O seu ponto está sob controle, mas vamos tomar cuidado. Semana que vem vamos pôr em algum lugar mais seguro", afirma Salim.

A Polícia Civil também encontrou, em um armário da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba, folhas de frequência de Pagura nos plantões de 2009 e 2010.

Ilegal. A defesa de Pagura questiona a validade das investigações. Segundo Crissiuma Filho, seu cliente era secretário de Estado no período da investigação e só poderia ter o sigilo telefônico quebrado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, e não pela Justiça de Sorocaba, como ocorreu.

Fonte Estadão

Campanha contra o câncer de mama ilumina o Congresso Nacional

Iniciativa, realizada pelo quarto ano consecutivo, tem agenda durante todo o mês de outubro no País



SÃO PAULO - O Congresso Nacional também adereiu à campanha internacional “Outubro Rosa” e recebeu iluminação nesta quarta-feira, 5. A iniciativa colore monumentos brasileitos pelo quarto ano consecutivo.

A cor rosa tomou conta do Senado e da Câmara dos Deputados.  Em Brasília, além da iluminação do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa inclui palestra no dia 6 de outubro, às 9h, na Câmara dos Deputados, aberta a funcionários, congressistas e à comunidade em geral.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.

O pontapé inicial da campanha foi dado com a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, 4.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata cerca de 11 mil pessoas por ano.

Fonte estadão

Método da UFMG reduz casos de dengue

Técnica reduziu em 50% os casos da doença em 20 municípios mineiros onde foi implementada

Uma tecnologia de combate à dengue desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reduziu em 50% os casos da doença em 20 municípios mineiros onde foi implementada. A UFMG fez o levantamento com base em dados oficiais do Estado, que patrocinou a adoção do sistema em 2009 nessas cidades. Minas viveu em 2010 a sua mais grave epidemia de dengue, com 250 mil casos.

Responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, batizada de MI-Dengue, Álvaro Eiras, do Departamento de Parasitologia (ICB) da UFMG, explica que o sistema usa uma espécie de arapuca para gerar dados de localização do mosquito, informando quais áreas devem ser priorizadas no controle.


Segundo ele, a ação começa com a instalação de armadilhas georreferenciadas via GPS nas áreas a serem monitoradas. Conhecidas como MosquiTrap, as "arapucas de mosquito" capturam as fêmeas adultas do inseto, impedindo que elas depositem seus ovos. A atração ocorre por meio de um líquido desenvolvido a partir do capim fermentado.


"Os próprios agentes conseguem identificar os mosquitos e enviar os dados para a central", diz Eiras. A central de processamento gera tabelas, mapas de infestação e índices entomológicos. No modelo convencional, os técnicos precisam visitar milhares de casas em busca de larvas, que ainda precisam ser analisadas em laboratório.


Eiras calcula que, para cada real investido em prevenção com a tecnologia, é gerada uma economia de R$ 11 - levando-se em conta assistência médica e perda de produção que cada caso de dengue provoca. Segundo ele, essa economia pode ultrapassar R$ 30 milhões nos 20 municípios analisados. Desde 2005, o dispositivo foi implantado em mais de 50 cidades brasileiras.

Fonte Estadão

Estudo cria embrião clonado humano com DNA "a mais"

Depois de anos de tentativas frustradas e até fraudes, cientistas conseguiram criar células-tronco derivadas de embriões humanos clonados --mas, para isso, tiveram de deixá-las com DNA sobrando, mostra estudo na revista científica "Nature".

A pesquisa liderada por Dieter Egli e Scott Noggle, do Laboratório da Fundação de Células-Tronco de Nova York, mostrou que era muito difícil obter um embrião humano clonado pelo método tradicional.

Quando o núcleo do óvulo usado no experimento era totalmente removido e substituído pelo DNA de uma célula da pele, a formação do embrião parava nos estágios iniciais.

Para contornar o problema, os cientistas deixaram que o óvulo ficasse com seu DNA normal e apenas o fundiram com as células da pele.

Depois disso, a formação do embrião continuou, com células que tinham três cópias de cada conjunto do DNA, em vez de duas, como é o normal.

Essas células não poderão ser usadas em terapias, mas facilitarão estudos futuros.

Fonte Folhaonline

Exames de ultrassom diminuem número de mulheres na Ásia, diz ONU

O acesso maior à tecnologia que permite que os pais saibam o sexo de seus filhos antes do nascimento reduziu em 117 milhões o número de mulheres na Ásia, principalmente na China e Índia, anunciou a ONU nesta quinta-feira.

Essa tendência deve influenciar os países afetados por mais de 50 anos, principalmente por meio de uma redução do número de noivas para os homens chineses e indianos, apontaram especialistas durante uma conferência organizada por ONU e Vietnã em Hanói.

"Essa queda do nascimento de meninas reflete a preferência por meninos e o acesso maior à nova tecnologia de seleção de sexo", como o ultrassom, assinala um paper do UN Population Fund. Muitos pais recorrem a "abortos seletivos", destacou o demógrafo francês Christophe Guilmoto.

Na maioria dos países, a proporção é de 104 a 106 nascimentos de meninos para cada 100 nascimentos de meninas, "mas esse nível aumentou gradativamente nos últimos 25 anos em vários países asiáticos, principalmente na China e Índia", informou a ONU.

"A discriminação pós-natal --expressa no excesso de mortes de crianças do sexo feminino-- ainda não foi eliminada totalmente em vários países, e reflete a negligência dos pais envolvendo as filhas mulheres", diz Guilmoto no paper.

Segundo a ONU, a preferência por meninos reflete as influências socioeconômicas e tradições em que apenas os homens herdam propriedades e cuidam dos pais em sua velhice, enquanto as mulheres requerem dotes e deixam a família quando se casam.

Guilmoto assinalou que, mesmo se a proporção de nascimentos de ambos os sexos voltar ao normal dentro de dez anos, os chineses e indianos continuarão tendo dificuldade para encontrar uma esposa durante décadas. "Esse desequilíbrio também levaria a um aumento rápido do número de solteiros, uma mudança importante em países onde quase todo mundo costumava se casar."

Na China, a maioria dos pais são proibidos de ter mais de um filho. "Lidar com as consequências demográficas do desequilíbrio entre os sexos e seu impacto na sociedade pode se tornar, em breve, o próximo desafio para os governos", indicou Guilmoto.

Heeran Chun, da Universidade Jungwon, da Coreia do Sul, disse que seu país foi o único a reduzir para níveis próximos da normalidade a proporção de nascimentos de homens e mulheres.

Fonte Folhaonline

Designer cria código para ajudar daltônicos a identificar cores

Um projeto de inclusão que promete facilitar a vida dos daltônicos foi divulgado em São Paulo nesta semana. O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas com a deficiência visual identifiquem as cores.

Chamado de ColorADD, o código foi desenvolvido durante oito anos de pesquisa, de 2000 a 2008.

A ideia surgiu quando Neiva procurava um tema para seu mestrado e se deu conta de que não existia nada que ajudasse os daltônicos a entender as cores.

"Eu queria fazer algo que aumentasse a autoestima e a segurança dos daltônicos."

Cerca de 10% da população masculina é daltônica. O problema é herdado da mãe, pelo cromossomo X. Apenas 2% dos casos ocorrem em mulheres.

Existem três tipos de daltônicos. A deuteranopia é o tipo mais comum e responde por metade dos casos. Os portadores desse problema confundem verde com vermelho.

Durante o desenvolvimento do projeto, o designer conduziu um estudo com 146 daltônicos de diversos países.

Ele descobriu que 90,2% dos portadores pedem ajuda para comprar roupa e 41,5% sentem dificuldade de integração social.

"Queria criar um conceito de design que se transformasse em uma ferramenta para melhorar a vida. A cor e a forma são os principais elementos da comunicação universal", afirmou.

O código consiste em pequenos símbolos que identificam as cores primárias -azul, amarelo e vermelho. A união de dois símbolos identifica as cores secundárias -como o verde, que é o amarelo combinado com o azul.

O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados. O que simboliza o preto é cheio, enquanto o branco é vazio. Eles podem vir combinados aos símbolos das outras cores para identificar se são claras ou escuras.

Segundo Neiva, o sistema já é usado em algumas cidades portuguesas, como no Porto, onde é aplicado no metrô e em hospitais. Já existem produtos à venda naquele país com o código, como lápis de cor e tintas.

Neiva conta que se reuniu com autoridades de transporte em Londres, para propor o uso do código no metrô local.

O projeto do designer é sustentado com a venda de licenças de uso por cinco anos.

Fonte Folhaonlione

Publicidade influencia escolhas alimentares das crianças

A publicidade influencia as escolhas alimentares das crianças, principalmente quando os pais permanecem neutros, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista "Journal of Pediatrics".

A pesquisa, coordenada por Christhoper Ferguson e outros especialistas da Texas A&M International University, foi realizada com 75 crianças entre três e cinco anos. Elas foram divididas em dois grupos para assistir desenhos animados, entre os quais foram inseridos diferentes anúncios.

O primeiro grupo viu um comercial de batatas fritas e o segundo, um no qual apareciam pedaços de maçã. Após os anúncios, a cada criança eram mostrados dois cupons: um com batatas fritas e outro com maçãs.

Entre as crianças que viram o anúncio das batatas, 71% escolheram o cupom onde aparecia essa comida, de acordo com os pesquisadores. Porém, essa percentagem desceu para 55% quando as crianças foram motivadas por seus pais a escolherem a opção mais saudável, as maçãs.

"O estímulo dos pais para comer algo saudável ajudou a reparar a mensagem dos anúncios, mas seu efeito foi menor do que tínhamos antecipado", declarou Ferguson.

Já entre as crianças que viram o anúncio das maçãs, apenas 46% escolheu as batatas fritas e essa percentagem desceu para 33% quando foram encorajados por seus pais a escolherem o alimento mais saudável.

"As crianças foram claramente influenciadas pelos anúncios que viram. No entanto, os pais não são impotentes para influir nos hábitos alimentares de seus filhos", destacou Ferguson.

O especialista acrescentou que os pais "ganham vantagem se são consistentes com suas mensagens a longo prazo sobre alimentação saudável".

Fonte Folhaonline

Espanha realiza primeira extração total de cólon pelo ânus

Uma equipe médica do Hospital Clínic de Barcelona realizou pela primeira vez no mundo uma extração total de cólon pelo ânus, uma técnica pioneira que evita incisões abdominais e possíveis infecções, diminui a dor, além de permitir uma rápida recuperação em poucos dias.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, a equipe médica dirigida por Antonio María de Lacy, chefe de cirurgia gastrointestinal do hospital, informou que no dia 13 de julho fez uma cirurgia em Alex, um paciente de 36 anos diagnosticado com colite ulcerosa grave.

Pela primeira vez em todo o mundo foi feita uma colectomia total (extração total do cólon) no tratamento desta doença inflamatória do intestino grosso, que provoca fortes dores abdominais, diarreias frequentes e ocorrência de sangue e muco nas fezes.

O fracasso do tratamento com medicamentos motivou a realização da cirurgia para a extração total do órgão afetado, graças a uma técnica que combina laparoscopia e endoscopia e que supera todas as complicações infecciosas que uma incisão abdominal pode provocar.

Segundo os médicos, Alex era o candidato "perfeito" para se submeter a uma cirurgia minimamente invasiva devido a seu quadro grave marcado por desnutrição, anemia e ingestão frequente de esteroides, causado pelo tratamento anterior.

Durante a operação, todos os instrumentos cirúrgicos utilizados foram introduzidos pelo ânus, para evitar incisões dolorosas.

Trata-se de uma técnica denominada "MANOS" (Cirurgia Microlaparoscópica Assistida por Orifício Natural, em português) e que representa uma evolução em relação aos métodos anteriores, nos quais se fazia um corte na parede abdominal para extrair o cólon.

"As vantagens são evitar as possíveis complicações da incisão, como hérnias, infecção e hemorragia. A técnica anterior provocaria um ferimento que agora não existe", explicou a médica Raquel Bravo, que acrescentou que com esta técnica o paciente "pode ir para casa em dois dias e voltar ao trabalho em duas semanas, ao invés de um mês e meio, como na técnica anterior".

Em todo caso, os responsáveis pela operação afirmaram que pequenas incisões de poucos milímetros seriam feitas, uma delas no umbigo, para introduzir uma câmera de controle durante as mais de três horas de cirurgia.

"Antes não podia sair de casa, porque tinha que ir sempre ao banheiro, até 14 vezes diárias, e agora posso sair de casa, sair com meus amigos de noite, procurar trabalho e ter uma vida normal", disse o paciente em entrevista coletiva.

Os médicos revelaram que este tipo de cirurgia tem um custo dez vezes maior que as técnicas frequentes, apesar de considerarem os seus benefícios maiores do que o preço.

Fonte Folhaonline

Uso de balão no estômago é liberado para menos gordos

No calor da discussão sobre a proibição dos inibidores de apetite derivados da anfetamina, anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na terça-feira, a indústria farmacêutica começa a oferecer novas alternativas.

A Allergan chamou a imprensa na última quarta-feira para anunciar que a vigilância ampliou o acesso ao balão gástrico.

Editoria de arte/folhapress

Inicialmente indicado para obesos, com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, o procedimento já pode ser feito por quem está com sobrepeso e IMC acima de 27 --o cálculo do IMC é feito dividindo o peso (quilos) pelo quadrado da altura (metros).

O balão é colocado por endoscopia e é temporário. O objetivo é aumentar a sensação de saciedade por meio do volume no estômago. "É uma opção menos invasiva e não medicamentosa para pacientes que não querem fazer redução de estômago", explica o médico José Afonso Sallet, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Um estudo com 573 pacientes com sobrepeso, publicado na revista "Obesity Surgey", mostrou que, após seis meses com o balão, os pacientes perdem metade do peso excedente e têm uma uma redução de 5,3 pontos no IMC. Obesos podem perder até 12% do peso inicial, segundo o cirurgião.

TENDÊNCIA
A ampliação da indicação segue a tendência observada nos Estados Unidos. A FDA (agência reguladora de remédios) passou a permitir, em fevereiro, que pessoas com IMC a partir de 30 e doenças causadas pela obesidade se submetam à colocação de banda gástrica, aparelho que estrangula o estômago. Antes, o IMC mínimo para realizar o procedimento era de 35.

CRÍTICAS
Segundo o endocrinologista Bruno Geloneze, da Unicamp, o balão é a pior solução para os obesos. "A obesidade, ou sobrepeso, é uma condição crônica e que sempre volta. Portanto, qualquer tratamento tem que ser contínuo, para evitar que o peso volte. O balão é um tratamento de curto prazo [seis meses], que não tem nenhuma garantia de longo prazo."

Para controlar o aumento de peso não existe milagre, lembra o médico. É preciso combinar mudança de comportamento com reeducação alimentar e atividade física e, caso necessário, tratamento médico, que pode incluir remédios, balão e cirurgia.

O balão ainda não foi aprovado pela FDA. O aparelho custa R$ 3.000. O preço total do procedimento pode chegar a R$ 10 mil.

Fonte Folhaonline

Senado lança campanha para divulgar obrigatoriedade do teste da orelhinha

O teste da orelhinha, usado para diagnosticar problemas auditivos em bebês, é obrigatório em todos os hospitais e maternidades desde o ano passado. Porém, o Conselho Federal de Fonoaudiologia chama a atenção para o desconhecimento da Lei 12.203, que determina a realização do procedimento. Segundo a entidade, 15 milhões de crianças necessitam de tratamento por falta do diagnóstico precoce.

Para ajudar na divulgação da lei federal, o Senado apresentou ontem (6) uma campanha publicitária com material explicativo impresso, além de um vídeo de 30 segundos. Na ocasião, a presidenta do conselho, Bianca Queiroga, apresentou dados mostrando que de cada 1.000 recém-nascidos, três apresentam algum tipo de problema auditivo. O número de casos no país está na média do que é constatado em outras partes do mundo.

Ela destacou que o diagnóstico de problemas auditivos, com o teste, – se não for feito nos primeiros 28 dias de vida – só ocorrerá aos 3 anos, quando a criança já apresenta uma série de sequelas. No caso do diagnóstico precoce, o tratamento deve ser iniciado até os 3 meses. Para saber se o filho fez o teste antes da alta hospitalar é necessário que os pais verifiquem se há o item triagem auditiva na caderneta de vacinação da criança.

Como no Brasil as obrigatoriedade do exame é recente, ela reconheceu que diversos hospitais ainda não estão devidamente capacitados para o procedimento. Nesses casos, a recomendação do conselho é que as mães procurem locais específicos para que seus filhos sejam "prontamente atendidos". Além disso, a entidade sugere que se busque orientação nos órgãos competentes.

Fonte Agência Brasil