Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba como driblar sintomas desagradáveis da gravidez sem apelar a medicamentos

Remédios podem interferir no desenvolvimento do feto e devem ser evitados

A regra é clara: grávida não deve tomar nenhuma medicação sem o conhecimento do seu obstetra. Uma inofensiva dor de cabeça pode, por exemplo, estar associada à pressão alta. Alguns medicamentos, conhecidos como teratogênicos, causam má-formação do feto (de membros, do cérebro, dos ossos) e podem provocar retardo mental. Os remédios interferem no crescimento e desenvolvimento do feto até a longo prazo. A criança que tem dificuldades de aprendizado escolar pode estar colhendo os efeitos do uso de medicamentos.

O que fazer para suportar sintomas como náuseas, dores de cabeça, dores nas costas, intestino preso e inchaço?
A ginecologista e obstetra Maria Eleisa Crema Lovatto dá algumas dicas. Confira:

:: Náuseas (enjoos)
- Comer algo gelado e azedo (como maçã verde) ou alimentos “secos” antes de se levantar.

- Tomar café antes de escovar os dentes.

- Comer de duas em duas horas, em pequena quantidade.

:: Dores nas costas
- Controlar o ganho de peso com prática de atividades físicas regulares, como alongamento, natação e caminhadas. Exercícios com impacto são contraindicados.

- Fisioterapia e acupuntura têm efeito benéfico quando feitas de maneira direcionada.

:: Inchaço
- Caminhadas e exercícios em piscina ajudam na circulação do sangue e melhoram o inchaço.

- Elevar as pernas periodicamente, sempre que possível.

- Drenagem linfática melhora muito o edema e também a sensação de “formigamento”. Se feita por profissionais, não traz riscos.

:: Dor de cabeça
- Refeições leves, banho morno e descanso na sequência.

- O paracetamol está autorizado, mas com autorização médica. Em alguns casos, a dipirona também.

:: Intestino preso
- Fibras, muito líquido, dieta e atividade física ajudam o intestino da gestante, que tende a funcionar mais lentamente, por conta dos hormônios.

:: Manchas na pele- Protetores solares são indicados, pois a gestante é mais propensa a manchas na pele, por ação hormonal (aumento da progesterona).

Fonte Caderno Meu Filho ZH

Ministério da Saúde lança guia sobre cuidados com recém-nascidos

Cartilha pretende ajudar a reduzir os índices de mortalidade infantil no país


Técnicas modernas de atendimento e primeiros cuidados com os bebês que acabam de sair da barriga da mãe são o assunto da cartilha Atenção à Saúde do Recém-Nascido, recém lançada pelo Ministério da Saúde.

Dividido em quatro volumes, o guia auxiliará profissionais da área em quesitos como cuidados na hora do nascimento, prevenção de infecção hospitalar e atuação em problemas respiratórios, cardiocirculatórios, metabólicos, ortopédicos e dermatológicos.

A cartilha é parte da estratégia da Rede Cegonha — conjunto de medidas lançado no início do ano pelo governo federal para garantir a todas as brasileiras, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde o planejamento familiar até a atenção integral à saúde do bebê nos dois primeiros anos de vida.

A expectativa é de que o guia, disponível no site, ajude a reduzir os índices de mortalidade infantil no país.
Fonte Zero Hora

Montanha-russa de emoções: transtorno bipolar tem difícil diagnóstico, mas pode ser tratado

Doença bipolar pode começar na infância mas se manifesta com mais força por volta dos 20 anos


Imagine que você está num carrinho de uma montanha-russa, num parque de diversões, pronto para zarpar até o ponto mais alto. No trajeto, você começa a sentir um bem-estar muito grande: fica inquieto, fala e pensa muito rapidamente. Próximo do topo, tem ideias, sente vontade de viver, ser feliz, comprar, amar e, principalmente, poder fazer o que quiser, quando quiser. Ninguém pode impedi-lo. Até que começa a descida, aquela que vem antes do looping. A medida que o carro desce, toda aquela sensação de euforia, de querer e poder, começa a se esvair. O que vem é um sentimento de tristeza profunda. Vem a melancolia, a depressão, sensação de cansaço constante, baixa autoestima, falta de apetite, falta de amor próprio, podendo chegar à perda da vontade de sair à rua. Até a ideia de tirar a própria vida se torna atraente.

A metáfora de uma viagem de montanha-russa, com seus extremos, ajuda a explicar como funciona uma mente bipolar: em extremos, com mudanças bruscas de humor. Ao contrário do que muita gente pensa, tanto os estados de hipomania e mania, caracterizados pela “subida”, e a depressão, pela “descida”, são bem diferentes das alterações de humor diárias, comuns no nosso dia a dia.

— As doenças entram e saem de moda, mas as descrições iniciais da doença bipolar já foram feitas pelo discípulo de Hipócrates, Araeteus da Capadocia, no ano 100 D.C. Nos anos 1900,o psiquiatra alemão Emil Kraepelin qualificou a doença como psicose maníaco-depressiva. Só mais recentemente, esta doença foi descrita como transtorno bipolar. As pesquisas atuais apontam para uma doença grave, muitas vezes progressiva — explica o psiquiatra Flávio Kapczinski, coordenador do programa do transtorno bipolar do Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), lembrando que na medida em que o problema não é tratado, e ocorrem os episódios, pode haver um agravamento da doença e de dificuldades na concentração e memória.

O paciente, nessas condições, está longe de ser aquele amigo “de lua”, pelo qual você passa na rua e ele não cumprimenta. E muito menos um sujeito mal humorado, que está sempre irritado.

A doença bipolar, que pode começar na infância mas que se manifesta com mais força por volta dos 20 anos, tem como comportamento clássico a alteração da forma de ser. Uma das principais características é a mudança brusca de humor: da euforia à depressão, da alegria à tristeza. Quem convive com esse tipo de pessoa costuma ficar extremamente confuso.

Entretanto, o diagnóstico do transtorno bipolar demora, em média, 10 anos para ser feito, o que pode causar muito sofrimento e gerar tratamentos ineficazes. Uma das complicações da doença pode ser o suicídio: daí a grande preocupação com a prevenção dos episódios depressivos. De maneira geral, o problema afeta cerca de 1% da população mundial em sua forma mais grave e 4% em sua forma mais atenuada. 

Insistência é a chaveDe acordo com o psiquiatra Angela Paludo, a adesão do paciente às recomendações médicas é um fator decisivo na melhora dos sintomas, assim como a insistência no tratamento correto.

— Estudos recentes mostram que aproximadamente 50% dos pacientes abandonam o tratamento pelo menos uma vez por não se considerarem doentes e por sentirem falta dos momentos de euforia — revela Angela.

A associação da medicação com a psicoterapia torna o tratamento bastante eficaz, pois permite um melhor entendimento da doença, conforme afirma Angela. De uns tempos para cá, a preocupação em não diagnosticar pacientes como se fossem, unicamente, depressivos, tem aumentado, que significa um grande avanço. Segundo Kapczinski, a medicação utilizada para depressivos é bem diferente daquela usada na bipolaridade.

— Descobriu-se que os antidepressivos podem piorar a doença, produzindo aquilo que nós chamamos de “virada”, deixando a pessoa mais agitada, acelerada, fazendo coisas extravagantes, mudando seu jeito de ser. O tratamento correto deve ter como base estabilizadores de humor — afirma o médico, lembrando que o uso de medicações só deve ser realizado em casos confirmados e com acompanhamento médico.

Principais características:: O transtorno bipolar é um problema psiquiátrico que se caracteriza por grandes oscilações de humor. As variações costumam ocorrer entre dois polos: a mania (período de humor persistentemente elevado, expansivo ou irritável), e a depressão (período de humor predominantemente deprimido).

:: Tenha em mente que o transtorno bipolar é uma  enfermidade real, tanto quanto diabetes ou asma. Não é uma falha de caráter ou uma fraqueza, e não é causada por nada que você ou sua família fez.

:: Por ser confundido como um paciente depressivo, a pessoa que apresenta o transtorno leva cerca de 10 anos para receber o diagnóstico correto e, muitas vezes, recebe tratamento errado, à base de calmantes e antidepressivos. Isso pode piorar muito o estado de um doente bipolar.

:: O risco relativo é maior quando existem familiares com o diagnóstico. Porém, se confirmado o diagnóstico, como várias outras doenças crônicas, a exemplo da hipertensão arterial e do diabetes, o transtorno bipolar tem tratamento e é possível controlá-lo.

:: Buscar controle é importante, pois assim evita-se danos da evolução da doença, como prejuízo cognitivo progressivo até a piora da gravidade do quadro.

:: O tratamento correto, à base de estabilizadores do humor e terapia, garante que a pessoa tenha uma vida normal. Os remédios trazem de volta o equilíbrio químico no cérebro, mas, para reorganizar a vida conturbada pelo transtorno, é fundamental a psicoterapia.

:: O mais antigo e eficaz medicamento é o lítio. Outras substâncias, como o ácido valproico, a carbamazepina e a oxcarbazepina, também são receitadas.
Fonte Zero Hora

Porto Alegre: Guindaste cai sobre área em obras do Hospital de Clínicas, na Capital

Segundo a assessoria do hospital, não houve feridos nem danos materiais significativos

A queda de um guindaste causou estragos em uma área externa em obras no Hospital de Clínicas no fim desta manhã na Capital. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, ninguém ficou ferido e não houve danos materiais significativos.

A perícia está no local investigando o que pode ter provocado o incidente.

Fonte Zero Hora

Dietas desequilibradas resultam em efeitos indesejados no corpo

Estrias são um dos principais problemas de quem emagrece rapidamente. Saiba como evitar 

A busca pelo corpo perfeito é quase uma obsessão e fascina mulheres de todas as idades. Porém, as constantes variações de peso podem trazer problemas para a pele e para o organismo como um todo. Um dos principais problemas de quem engorda e emagrece rapidamente são as estrias, que ocorrem devido ao estiramento da pele, provocado pelo excesso de peso.

— Estrias, apesar de muito comuns entre as mulheres, mesmo entre aquelas que estão no peso ideal, não são fáceis de tratar. Requerem cuidados como o uso de cremes hidratantes que contêm ácidos, sendo o mais eficaz o ácido retinoico. Porém, os que mais trazem resultados satisfatórios são os tratamentos à base se laser — explica a dermatologista Juliana Lucas deAndrade.

Além das estrias, a celulite também causa desconforto para quem está acima do peso. Alimentação balanceada, boa ingestão diária de água, atividade física regular drenagem linfática, entre outros hábitos saudáveis, são cuidados fundamentais para combatê-la. O famoso “efeito sanfona” só pode ser evitado com uma dieta balanceada, que inclua todos os nutrientes de que o organismo precisa. Pele, unhas e cabelos são os primeiros a avisar quando algo não vai bem.

Como evitar

Evitar estrias, celulite e a temida flacidez não é fácil, mas possível. Dietas que eliminam um grupo alimentar podem levar à carência nutricional, ocasionando deficiências de vitaminas e minerais. Um bom exemplo é a famosa dieta da proteína, na qual os carboidratos são eliminados. Sem eles, o corpo perde sua principal fonte de energia, o que pode levar à redução de massa muscular. A pessoa pode até emagrecer,mas a flacidez da pele pode piorar, como explica o endocrinologista Filippo Pedrinola. A dieta ideal, segundo ele, é aquela em que se propõe uma reeducação alimentar e na qual se perde, por exemplo, entre meio quilo e um quilo por semana.

A alimentação deve ser rica em proteínas, vitamina C e água para estimular a produção de colágeno. Evite o consumo de alimentos industrializados, gordurosos, açucarados e carboidratos com alto índice glicêmico. Consuma alimentos integrais, frutas, verduras e legumes — ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Evite alimentos enlatados, que contêm muitos conservantes e alto teor de sódio. Estas substâncias propiciam a retenção de líquidos, que podem aumentar o problema da celulite. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo ser consumida com moderação. Prefira iogurtes e queijos que tenham teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras, pois elas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo, extremamente relacionado com o surgimento da celulite.

Exercícios aeróbicos, como a corrida, aliada à musculação, são perfeitos para acelera o metabolismo. Faça no mínimo uma hora de exercícios combinados três vezes por semana.

Fonte Zero Hora

Dia do Médico

Parabéns a este dedicado profissional que não mede esforços e dedicação para salvar vidas!

Velocidade do crescimento do cérebro indica inteligência em bebês prematuros

Para bebês prematuros, a velocidade com a qual o cérebro cresce pode ser um fator das habilidades mentais futuras da criança.

Esse fato pode ser um indicativo da importância do período anterior ao parto para o crescimento cerebral. Interrupções nesse processo (como o parto prematuro) poderiam levar a doenças e problemas cognitivos.

Pesquisadores da Imperial College (Inglaterra) examinaram 82 crianças que nasceram antes de terem completado 30 semanas de gestação (sendo que uma gravidez normal dura entre 38 e 42 semanas). Logo após o nascimento, os pesquisadores fizeram exames de ressonância magnética nesses bebês, repetindo o procedimento na data em que a gestação das crianças teria sido completada caso não tivesse ocorrido o parto prematuro.

Nenhum dos bebês tinha danos cerebrais e enquanto alguns fizeram a ressonância apenas uma vez, outros fizeram o exame até oito vezes. Como esse procedimento utiliza magnetismo, e não radiação, as crianças não correram riscos.

Ao completarem 2 e 6 anos de idade, os participantes do estudo fizeram testes de inteligência. Uma análise desses testes mostrou que a taxa de crescimento do córtex cerebral dos bebês durante o período do estudo estava associada aos resultados obtidos pelas crianças nos testes, que mediram atenção, linguagem, memória, planejamento e a conceituação de números.

Os bebês cujos córtices cerebrais cresceram entre 5% e 10% a menos que os de outras crianças tiveram notas mais baixas do que o normal nos testes de inteligência administrados aos 6 anos.

De acordo com os estudiosos, os resultados da pesquisa podem ajudar médicos e cientistas a compreenderem o que acontece nos cérebros de crianças prematuras que faz com que esses bebês tenham problemas cognitivos no futuro. Os pesquisadores não sabem se os resultados encontrados seriam válidos para crianças que ficaram o tempo ideal em gestação.

Fonte: Live Science

Pesquisadores da Unesp testam injeção de aspirina para tratar endometriose

Testes realizados com coelhas mostram que, após a terapia, o tamanho do foco da doença reduziu entre 50% e 60%; hoje, tratamento contra a endometriose é feito com remédios ou cirurgia

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão testando, de maneira experimental, o uso de injeções de ácido acetilsalicílico - a popular aspirina - no tratamento de endometriose.

A endometriose é uma doença ginecológica crônica, que ocorre quando o endométrio (tecido que reveste o útero) se estabelece fora do local - como na cavidade abdominal ou no intestino, causando fortes dores e dificuldades para engravidar. Atinge, em média, cerca de 15% das mulheres em idade fértil.

A pesquisa está sendo conduzida pelo professor Rogério Saad Hossne, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Unesp. Antes de começar a avaliar o uso de aspirina em endometriose, Hossne já havia testado a eficácia da droga em outros modelos experimentais.

“Já tínhamos observado, em outras pesquisas, que a aspirina promove uma destruição do tecido. Essa necrose é absorvida pelo próprio organismo e no local fica apenas uma cicatriz”, afirmou o pesquisador.

Pesquisa atual. Hossne então decidiu avaliar se a aspirina promoveria o mesmo efeito na endometriose de coelhas. Selecionou 40 animais: 20 receberam o medicamento e 20 foram separados para o controle.

Como coelhas não têm endometriose espontaneamente, o pesquisador precisou induzir a doença. Para isso, coletou um pedaço do endométrio de cada uma e o fixou na cavidade abdominal dos animais.

Trinta dias depois, os pesquisadores observaram que o foco de endometriose havia crescido e estava medindo cerca de 1 cm. Então, parte das coelhas recebeu aspirina ou soro fisiológico no foco da lesão um dia depois e a outra metade recebeu o mesmo tratamento dez dias depois.

Segundo Hossne, tanto no grupo de coelhas que recebeu aspirina um dia depois quanto no grupo que recebeu a droga dez dias depois, o tamanho do foco de endometriose reduziu entre 50% e 60%. No mesmo período, as coelhas que receberam soro fisiológico mantiveram o foco da endometriose do mesmo tamanho.

“Observamos uma redução significativa do tamanho do foco nas coelhas que recebeu aspirina. Esse resultado abre perspectivas para testarmos a técnica em mais um modelo animal para depois testarmos os benefícios em mulheres”, afirma Hossne.

Hoje em dia, o tratamento da endometriose é medicamentoso - com remédios para reduzir as dores e evitar o crescimento dos focos da doença. E também pode ser cirúrgico, em casos mais graves, quando há mais tecido fora do útero e relatos de dores muito fortes. A ideia de Hossne é encontrar uma outra via de tratamento, que não seja cirúrgico.

Mulheres. Apesar de os resultados em coelhas serem positivos, Hossne diz que outras etapas precisam ser cumpridas para testar a técnica em mulheres. O próximo passo da pesquisa será repetir o estudo em porcas e, em um ano, em mulheres.

“A dificuldade com seres humanos é que os focos de endometriose geralmente estão escondidos, o que torna mais difícil chegar até eles”, diz o pesquisador.

Para Maurício Abrão, responsável pelo setor de endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo, os resultados aparentemente são promissores.

“O grupo que está pesquisando é bastante sério. Além disso, existe uma corrida no mundo todo para descobrir novos métodos terapêuticos para tratar a endometriose. Os resultados desse estudo abrem caminhos, mas ainda deve demorar para estar na prática clínica”, diz Abrão.

Eduardo Schor, responsável pelo setor de endometriose da Unifesp, também diz que qualquer tratamento para a endometriose que não seja hormonal é bem-vindo. Ele diz, entretanto, que os resultados em coelhas ainda são muito iniciais.

“Não sabemos se o efeito da aspirina será imediato, não sabemos quantas aplicações serão necessárias para tratar a mulher. O ideal seria testar agora em primatas, que também menstruam e têm endometriose naturalmente. Nesses casos, o resultado se aproximaria mais do corpo da mulher”, pondera.

Para Schor, o fato de o tratamento ser de ação local (de injetar a aspirina diretamente no foco da doença) pode dificultar o uso com mulheres.

“A gente busca uma medicação de ação sistêmica. Se eu precisar abrir a mulher para encontrar o foco e injetar a aspirina é melhor eu fazer a cirurgia de uma vez e retirar tudo”, avalia.

Os resultados do trabalho foram apresentados no Congresso Mundial de Endometriose, realizado no mês passado, na França. “Ainda deve demorar pelo menos mais um ano para iniciarmos os testes em mulheres”, diz Hossne.

Fonte Estadão

Convenção considera resíduo perigoso

Acordo global regula os problemas do comércio transnacional de resíduos

O lixo hospitalar que entrou no País disfarçado de “tecidos de algodão com defeito” é considerado, pela Convenção da Basileia, como resíduo perigoso. A convenção é um acordo global, ratificado por mais de cem países-membros, para regular os problemas do comércio transnacional de resíduos - sobretudo os considerados perigosos.

O interesse em regulamentar esse tipo de comércio surgiu quando os países desenvolvidos, no afã de aproveitar metais nobres e outros resíduos passíveis de voltar para a cadeia produtiva, começaram a exportar materiais perigosos para que fossem desmontados nos países mais pobres - pois as leis das nações europeias são bastante rígidas.

Brasil e EUA são signatários da Convenção da Basileia. O Brasil, por meio de uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e, mais recentemente, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), proíbe a importação de lixo considerado perigoso. Mas a carga entra com descrição adulterada e o conteúdo só é conhecido quando se abre o contêiner.

“Existe leniência das autoridades, do poder público, em ambos os países. Mas, neste caso especificamente, o que se percebe é um desnível entre quem manda e quem recebe: de um lado um hospital universitário, na maior economia do mundo. Do outro, uma economia frágil, de uma cidade pequena, em uma região pouco desenvolvida”, analisa

Sabetai Calderoni, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, que participou da elaboração da PNRS.

Para ele, o assunto, além de caso de polícia, é tema para a diplomacia. “O Itamaraty tem de interpelar a embaixada norte-americana. Isso é um caso para um foro de Direito Internacional Público.” Para Calderoni, o problema é a ponta de um iceberg. “Essa questão só levanta outras: desde quando isso vem sendo feito? Para quem mais eles estão mandando esse lixo? E que outros países estão fazendo a mesma coisa? Isso tem de ser investigado a fundo. São quadrilhas que agem nesse vácuo. Com alguma ajuda de autoridades, porque é uma fraude complexa.”

“Isso é um descalabro, um absurdo”, disse Fernando Pimentel, diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Tecidos (Abit). Segundo ele, a Abit tenta com o Ministério do Comércio Exterior uma previsão de pedidos de licença de importação para “termos visão de futuro sobre o fluxo de cessão de licenças e, quem sabe, termos condições de identificar o que poderá causar esse tipo de dano e outros”.

Fonte Estadão

Cultivo de alimentos hidropônicos cresce, mas ainda não é regulamentado

O cultivo de hidropônicos é responsável pela constância do abastecimento de hortaliças, como alface, agrião e rúcula, na mesa dos brasileiros.

Estima-se que responda por algo entre 35% e 40% do fornecimento de folhas no País. Mas o Brasil, que tem desde janeiro deste ano uma legislação específica para os orgânicos, ainda não possui regulamentação para os hidropônicos.

"Não existem leis para o cultivo de hidropônicos. Há recomendações tecnológicas e de produção - e alguma fiscalização do uso de defensivos agrícolas feita por amostragem, assim como ocorre no cultivo convencional", diz Antônio Bliska Junior, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que trabalha com hidroponia desde a década de 1990.

O pesquisador Luis Felipe Villani, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), atesta. "O Ministério da Agricultura tem portarias gerais sobre contaminação biológica e por defensivos, mas nada exclusivamente sobre hidropônicos." De acordo com ele, não existe muita diferença entre os cultivos hidropônico e convencional. "Em ambos pode haver deficiência de manejo."

O chefe da divisão de agricultura conservacionista do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Maurício Carvalho, admite a lacuna. "Não existe regulação específica para esse processo produtivo no Brasil, mas há o entendimento de que a água utilizada para o cultivo não deve ser descartada em rios e cursos d'água, por exemplo."

No último encontro brasileiro de hidroponia, realizado em setembro em Florianópolis (SC), os produtores - estimados em cerca de 10 mil no País - discutiram a criação de um selo de certificação, como já existe para os alimentos orgânicos. "Eles querem dar mais visibilidade aos hidropônicos e deixar claras as diferenças para o cultivo tradicional e os orgânicos", afirma Romério José de Andrade, agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ligada ao Ministério da Agricultura.

A falta de lei específica não é exclusividade do Brasil. Na Costa Rica há um movimento entre produtores de hidropônicos para a elaboração de normas sul-americanas. "Como a América Central começa a servir de horta para o mercado americano, eles têm essa preocupação, pois vão ter de atestar qualidade na hora de exportar", diz Bliska Junior.

Vantagens. Para os produtores, uma das vantagens do cultivo de hidropônicos é a possibilidade de produzir mais alimentos em uma área menor.

Hideo Kuramoto, de Itapecerica da Serra (SP), um dos 4 mil produtores de hidropônicos do Estado de São Paulo, deixou o sistema tradicional em 2000. De acordo com ele, o manejo do sistema é mais difícil. Ele conta que em dias quentes, por exemplo, é complicado manter a água na temperatura adequada. Mas o desafio compensa. Em 27 mil metros quadrados de estufa, ele produz o que conseguia em 300 mil metros quadrados de terreno. "Colho mais rápido, reduzi de 40 para 27 o número de funcionários e não preciso usar tratores nem remover ervas daninhas", relata o produtor.

Fonte Estadão

Escola cancela aulas após morte de aluna por meningite na Bahia

Menina de 11 anos morreu no último sábado, em Salvador

A escola na qual estudava uma menina de 11 anos que morreu por meningite C no último sábado, em Salvador, cancelou as aulas nesta segunda, 17. Apenas técnicos da Secretaria Municipal de Saúde visitaram as instalações da Escola Nossa Senhora das Graças, no bairro de São Gonçalo do Retiro, para avaliar a necessidade de aplicar a quimioprofilaxia capaz de prevenir novos casos em alunos e professores da instituição. As aulas devem ser retomadas amanhã.

No fim de semana 35 pessoas receberam antibiótico - 25 familiares e dez profissionais de saúde que tiveram contato com a menina no Hospital Roberto Santos, onde ela foi internada na manhã de sábado, após começar a ter os sintomas da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, do início do ano até 12 de setembro - data do último levantamento oficial -, 68 pessoas haviam morrido na Bahia por causa da meningite. No mesmo período do ano passado, foram 87 mortes. Os registros de casos da doença no Estado no período também diminuíram: 1.011 no ano passado e 598 este ano.

Fonte Estadão

Ministério Público indicia 48 por fraudes em hospital de Sorocaba

O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil acusaram formalmente nesta segunda-feira, dia 17, 48 pessoas, entre elas 19 médicos e sete empresários, de envolvimento em fraudes no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Um dos médicos é acusado pela morte de um paciente que deixou de ser atendido quando ele deveria estar de plantão. No inquérito distribuído à 3ª Vara Criminal de Sorocaba, promotores e delegados afirmam que "uma quadrilha" operava no hospital em dois tipos de ilícitos penais: pagamento por plantões médicos não realizados e fraudes em licitações. O prejuízo já apurado aos cofres públicos chega a R$ 20 milhões. Outras 40 pessoas ainda serão investigadas. O CHS é mantido pelo Estado e atende três mil pessoas por mês.

Entre os denunciados estão quatro ex-diretores do hospital, Ricardo José Salim, Sidnei Abdalla, Antonio Carlos Nasi e Heitor Fernando Consani, e ainda o ex-secretário estadual de Esportes, Roberto Pagura, e o ex-coordenador de Hospitais do Estado, Ricardo Tardelli. Os quatro primeiros foram denunciados por supostas fraudes em licitações e formação de quadrilha, sendo que Salim também responderá por peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva, caso a denúncia seja aceita. Consani também é acusado de peculato e falsidade ideológica. O ex-secretário Pagura é acusado de falsificação de documentos e formação de quadrillha. Tardelli foi denunciado por peculato e formação de quadrilha porque, segundo a denúncia, sabia das fraudes nos plantões e não tomou providências.

Apenas o esquema de plantões, em que os médicos recebiam e não compareciam para trabalhar, implicou num desvio de R$ 2 milhões, segundo o MP. No total, 4.430 plantões não foram dados e 65.430 mil pessoas doentes ficaram sem atendimento. Um paciente que apresentou hemorragia digestiva durante o plantão do endoscopista Gerônimo Franco de Almeida morreu porque não havia quem fizesse uma endoscopia. O médico não estava no hospital. Almeida, que reside e clinica em João Pessoa (PB), não foi localizado ontem. Ele foi denunciado por homicídio culposo - sem intenção de matar.

As fraudes em licitações deram um prejuízo já apurado de cerca de R$ 18 milhões. Os promotores acusam Salim de ter sido o chefe do esquema. Os advogados do médico informaram que irão se manifestar depois de ter acesso ao processo.

Promotores e policiais usaram até um carrinho de hipermercado para transportar os 70 volumes do inquérito, num total de 33 mil páginas, dos veículos até o cartório criminal. Para facilitar o trabalho do juiz Hugo Leandro Maranzano, os promotores providenciaram cópias em disquete do processo.

A denúncia tem 400 páginas e individualiza a participação de cada acusado nas fraudes. Também são apontados como supostos envolvidos 12 enfermeiros, três dentistas, um farmacêutico, um auxiliar de enfermagem e outros cinco funcionários. A dentista Renata Zamur é acusada de forjar uma receita para desviar medicamento do hospital para uma amiga, com o conhecimento da direção. Contatada, disse que não iria se manifestar.

Todas as licitações analisadas tinham evidências de fraudes, segundo o promotor Wellington Veloso. "Era tudo direcionado para empresas que pagavam 20% de propina ao diretor", disse. Em muitos casos, segundo ele, foram anexadas pesquisas falsas de mercado e os pareceres dos consultores não eram incluídos ao processo. Muitos procedimentos foram forjados para dar aparência de legalidade a pagamentos já feitos.

Os promotores pediram o bloqueio de bens dos envolvidos. "A medida é necessária para garantir o ressarcimento do erário", disse Veloso. Segundo ele, como a análise das licitações foi feita por amostragem, as investigações serão aprofundadas. "Acreditamos que há fraudes em outros processos e vamos ver todos." Ele acredita que pode haver outras 40 pessoas envolvidas.

Os acusados serão intimados para apresentar defesa prévia. Os ex-diretores Abdalla e Nasi negam as acusações. Consani, que também já se disse inocente, não retornou as ligações e seu advogado estava viajando. Tardelli negou que tivesse conhecimento de qualquer esquema de fraudes no hospital. O advogado de Pagura informou que ele não poderia ter sido investigado pelo Ministério Público de Sorocaba porque, na época, era secretário de Estado. Alegou ainda que o neurocirurgião tinha contrato de assessoria com o CHS e jamais recebeu por plantões.

Fonte Estadão

Emílio Ribas capacita jovens com HIV

Evelson de Freitas/AE
Insegurança e medo de errar são sensações comuns a quem se candidata ao primeiro emprego. No caso dos jovens portadores de HIV atendidos pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, a situação não é diferente. Com o objetivo de ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho, o hospital firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e passou a oferecer um curso de capacitação profissional a 25 pacientes.

Os alunos têm entre 14 e 24 anos e a maioria adquiriu o vírus logo após o nascimento, contaminados por suas mães no parto ou durante a amamentação. Para eles, ter a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho é mais do que bem-vindo, já que muitos têm de se sustentar.

É o caso de Anderson Correia de Oliveira, de 20 anos, paciente do Emílio Ribas desde os 8 anos. Depois de ter morado com a avó e também ter passado por um abrigo, hoje ele mora sozinho e tem de pagar suas próprias contas.

A diretora de apoio técnico do instituto, Teresinha Gotti, conta que 350 jovens com esse perfil são atendidos no hospital. “Queremos acompanhar a inserção efetiva desse pessoal no mercado de trabalho. Com a grade oferecida, eles terão muito mais segurança para enfrentar uma entrevista e estarão mais bem preparados para a rotina de trabalho”, diz, acrescentando que a maioria dos pacientes tem um projeto de vida – que inclui ingressar em uma universidade e se destacar como profissional – e que os pacientes têm desenvolvido ainda mais esses planos.

Postura
O curso promovido pelo Senac tem a duração de um ano e as aulas ocorrem três vezes por semana em uma sala de aula dentro do próprio Emílio Ribas. As disciplinas incluem informática, empreendedorismo, orientação ambiental, atendimento ao público, entre outros temas. Os alunos também participam de atividades como visitas a museus e outros roteiros culturais.

Para Anderson, as aulas mais interessantes até agora foram as de debate e de postura. “A gente aprendeu que tem que ter postura em uma entrevista de emprego”, exemplifica o rapaz. “Podemos falar sobre as nossas ideias e mostrar o que temos para contribuir se entrarmos na empresa.”

E ele também ressalta como positivo o caráter prático do curso. “É como se você estivesse em uma empresa trabalhando. Fazem dinâmicas para a gente aprender como é trabalhar em grupo”, explica. “Simulam uma entrevista de emprego, simulam situações do trabalho.”

Anderson, que já passou por duas entrevistas de emprego sem ter qualquer preparo para isso, conta que sua atitude teria sido diferente se, na época, já tivesse passado pelas aulas. “As entrevistas foram bem, mas hoje começo a ver que eu não tinha noção de muitas coisas”, reconhece.

O jovem conta que nos dois empregos que já teve – um em uma empresa de manutenção de impressoras e outra em um abrigo – não sofreu nenhuma discriminação por ser HIV positivo. Hoje, o jovem trabalha como voluntário no hospital e planeja fazer uma faculdade de dança.

Para o infectologista David Uip, que dirige o Emílio Ribas, além de o programa auxiliar o jovem economicamente, também deve motivá-lo para a vida. “Vai contribuir principalmente na forma em que ele será inserido na sociedade.”

Fonte Estadão

Médica nega fraude para retirada de órgãos em SP

A enfermeira Rita Pereira é a segunda testemunha que está sendo ouvida no julgamento do caso Kalume, que teve início ontem pontualmente às 9h30, em Taubaté (SP).

O caso envolve denúncias de retirada de órgãos de pacientes vivos no antigo Hospital Santa Isabel, localizado na cidade, em 1986.

A médica Gilzélia Fernandes Batista, que na época era responsável pelo departamento que armazenava os prontuários do hospital onde faleceram as pessoas citadas no processo, foi a primeira a ser ouvida. "Não houve sumiço de documentos e não tenho conhecimento de alterações nos prontuários", disse. Ela contou que, por causa da repercussão do caso, guardou os prontuários em um cofre de materiais radioativos, no subsolo do hospital, onde funcionava o serviço de radioterapia.

O próximo a depor será o médico Roosevelt Sá Kalume, que na época era diretor da Faculdade de Medicina de Taubaté, e foi quem denunciou o caso ocorrido há 25 anos, quando acusou uma equipe de médicos do antigo Hospital Santa Isabel da retirada de órgãos de pacientes. Segundo ele, as cirurgias foram realizadas sem autorização, sempre durante a noite e pelos mesmos médicos.

Os médicos que teriam praticado quatro homicídios dolosos são Pedro Henrique Torrecillas e Rui Noronha Sacramento, com a participação do médico Mariano Fiore Júnior. Outro acusado, o também médico Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, morreu em maio deste ano. Segundo a denúncia, os médicos teriam se utilizado de diagnósticos falsos de morte para extrair os rins dos pacientes para utilizá-los em uma rede de transplante de órgãos.


Fonte Estadão

Discussão sobre Código Penal deve incluir aborto

A procuradora Luiza Nagib Eluf toma posse hoje na comissão criada pelo Senado para discitir o Código Penal do Brasil.

Formada por 16 integrantes, a comissão tem o objetivo de elaborar um anteprojeto de lei que irá modernizar o atual Código, que é de 1940. Ela defende que sejam incluídos na discussão temas como aborto e prostituição. Leia entrevista abaixo:

Será retirado o tom machista do Código Penal?
Gostaria de varrer os resquícios patriarcais do Código Penal, mas é claro que isso depende dos demais membros da comissão e das condições objetivas para promover estas alterações, embora nossa Constituição Federal seja muito firme quanto à igualdasde de direitos entre homens e mulheres. O Código é de 1940. Ao longo dos anos, foram sendo reescritos alguns artigos e eliminados outros. Houve muitas mudanças pontuais, mas isso fez do Código uma colcha de retalhos. Tenho esperança de que consigamos avançar na luta pela cidadania de todos(as), pois se fosse para deixar tudo como está não haveria necessidade de instituir uma comissão.

O aborto vai entrar na pauta de discussões?
Sim, sem dúvida. A interrupção da gravidez por anencefalia do feto já foi autorizado pelo Judiciário, e podemos prever expressamente essa possibilidade no Código.

Quais outros temas ligados à mulher a senhora pretende defender mudanças?
A “casa de prostituição”, por exemplo. Podemos aprimorar a redação. Entendo que se não há exploração sexual, já nem é mais crime, diante da recente reforma dos crimes sexuais trazida pela Lei n. 12.015/2009. Exploração sexual é uma coisa e prostituição é outra. Também acho que podemos melhorar a redação do crime de assédio sexual, de forma que fique um pouco mais abrangente, e modificar a redação do crime de estupro, desdobrando em dois artigos. Mas não vou me limitar só aos crimes que afetam diretamente a mulher.

Que outros tipos de delito a senhora considera que devem ser modificados?
O crime de corrupção, que na minha opinião deve ser punido com mais rigor. Hoje a pena mínima é de 2 anos de reclusão. Existe a corrupção ativa, a passiva e a concussão, que são os três tipos penais que nos noticiários são chamados genericamente de corrupção. A punição mínima poderia subir para quatro anos de reclusão, o que dobraria a pena atualmente existente.

A descriminalização da maconha será discutida?
Não sei se vamos sugerir alterações à lei de entorpecentes, mas a descriminação da maconha é uma polêmica que provavelmente será abordada, embora eu ache que o assunto referente ao uso de droga já está bem regulado na Lei atual.

Quando ocorrem crimes que chocam a sociedade ou que ganham destaque na mídia, é comum o início dos debates para pedir penas mais severas a esses delitos. A sociedade hoje pede penas mais duras. A senhora acha que a revisão do Código Penal vai responder a esse anseio?
Certamente, vamos discutir as penas, algumas poderão ser aumentadas. Acredito que os anseios da sociedade serão considerados.

Fonte Estadão

Polícia arromba galpão com 15 t de lixo hospitalar americano em Caruaru

Agentes da Vigilância Sanitária de Pernambuco fiscalizam galpão de tecidos em Toritama - BIRA NUNES/JC IMAGEM/PAGOSDono de empresas em polo têxtil no agreste pernambucano declarava carga com lençóis sujos de hospitais americanos como 'tecidos de algodão com defeito', de acordo com o Ministério do Desenvolvimento

A Polícia Civil arrombou, nesta segunda-feira, 17, em Caruaru, a 130 quilômetros do Recife, um galpão repleto de material semelhante ao encontrado em dois contêineres interceptados na semana passada pela Receita Federal no Porto de Suape. O galpão traz o mesmo nome de fantasia – Império do Forro de Bolso – da empresa Na intimidade Ltda., que está sendo investigada por importação de lixo hospitalar dos Estados Unidos, mas o CNPJ difere.

O delegado regional de Caruaru, Erick Lessa, estima a apreensão em cerca de 15 toneladas do material – lençóis sujos com as logomarcas de vários hospitais americanos –, no galpão de 1,2 mil metros. A ação decorreu de denúncia da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A pedido do órgão, a polícia conseguiu mandado de busca e apreensão para invadir o local, que estava lacrado. O gerente da Apevisa, Jaime Brito, avaliaria o produto e separaria parte do material para ser analisado pelo Instituto de Criminalística (IC).

Na manhã desta segunda, a Apevisa havia encaminhado ao IC cerca de 30 quilos de lençóis de pelo menos 15 hospitais norte-americanos apreendidos em Santa Cruz do Capibaribe e em Toritama, no agreste. Em Santa Cruz fica a matriz da Império do Forro de Bolso. A filial fica em Toritama. Também desta segunda, o Ministério Público Federal em Pernambuco formalizou pedido à Polícia Federal de instauração de inquérito para apurar as responsabilidades pelo desembarque dos contêineres. Há indícios de pelo menos dois crimes – contrabando e uso de documento falso – além de crime ambiental.

Negócio antigo. Há dez anos, Altair Teixeira de Moura, dono da Na Intimidade, importa “tecidos de algodão com defeito” dos EUA, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Conforme a pasta, antes de criar a Na Intimidade, em 2009, Altair foi sócio da Forrozão dos Retalhos Ltda., também em Santa Cruz , até 2008. A Forrozão importava, desde 2001, até US$ 1 milhão por ano – da mesma forma que fez, em 2009 e 2010, a nova firma.

A documentação da carga de dois contêineres interceptados no Porto de Suape pela Receita Federal, na semana passada, com 46 toneladas de lençóis sujos – além de seringas, cateteres e luvas usadas –, trazia a mesma identificação: “tecidos de algodão com defeito”. O material era vendido por peso pela Império do Forro de Bolso, a R$ 8,50 o quilo. As duas unidades da empresa foram interditadas no fim de semana pela Apevisa. O gerente da agência, Jaime Brito, apreendeu 30 quilos de lençóis de pelo menos 15 instituições americanas.

“Queremos comprovar se as manchas encontradas são de sangue e secreções humanas”, afirmou Brito. Ele adiantou que a empresa poderá ser interditada definitivamente, além de ter de pagar multa de até R$ 1,5 milhão.

Suspeita. Além dos dois contêineres, outros seis desembarcaram em Suape neste ano, em transação envolvendo a mesma importadora. Eles passaram pela alfândega sem fiscalização, segundo o inspetor-chefe da Receita Federal no porto, Carlos Eduardo da Costa Oliveira. Outros 14 contêineres, com suspeita de estarem carregados com lixo hospitalar estão a caminho de Suape. Todos foram embarcados no Porto de Charleston, na Carolina do Sul, importados pela Na Intimidade.

Moura ainda não foi ouvido pelos órgãos que investigam o caso. Ele não foi localizado.

Fonte Estadão

Portugal: 196 mil longe dos hospitais

Cerca de 196 mil portugueses, moradores em 25 concelhos, estão a mais de uma hora de distância de um hospital público. Destes, há moradores de seis concelhos que distam mais de duas horas de um hospital, "embora haja outras opções disponíveis a essas populações".

Os dados são do relatório sobre a Rede Hospitalar com Financiamento Público, elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que refere existirem ainda 188 concelhos com a oferta de um ou mais hospitais públicos ou do sector social. Sobre a capacidade dos hospitais públicos, a ERS constata que há 15 concelhos com oferta de mais de 500 médicos por 100 mil habitantes. A média da União Europeia é de 347 médicos por 100 mil habitantes.

Perante os resultados, a ERS considera haver condições para a "adopção de medidas pelo Governo, compatíveis com o sentido das decisões políticas previstas no Memorando de Entendimento, sem que tais medidas promovam desigualdades no acesso dos utentes". A ERS prevê entregar ao Governo, no final de Novembro ou início de Dezembro, o estudo detalhado sobre a rede hospitalar pública. "Fizemos uma primeira fotografia da situação", explicou Jorge Simões, presidente da ERS.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Sem verba para remédio caro

Um diabético que já perdeu a visão completa do olho esquerdo corre o risco de cegar também do direito. Marcelino Viegas, 70 anos, foi submetido a uma vitrectomia no olho direito, em Abril, no Hospital de Faro.

O oftalmologista que o operou receitou-lhe uma injecção que deveria ser administrada uma vez por mês, durante três meses. No entanto, o paciente só recebeu uma dose do Lucentis, um remédio que custa cerca de 900 euros.

Marcelino Viegas, jornalista reformado, refere que o cirurgião, espanhol, foi bem claro quanto à necessidade imperiosa das injecções. "Disse-me que nos três meses seguintes à operação tinha de receber as três injecções de Lucentis. Passados seis meses, apenas me foi ministrada a primeira dose, pois a chefe do serviço de oftalmologia disse-me que os doentes são em maior número que o medicamento em stock". "Ceguei da vista esquerda porque o hospital demorou dois meses a operar-me e vou ficar completamente cego porque não há dinheiro para comprar um remédio", diz. Fonte do HF garante que "o utente está a ser seguido e tratado pelos especialistas de oftalmologia", mas não adianta pormenores, pois "são questões de índole pessoal, do processo clínico do utente".

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Bebé morre após duas idas à Urgência

"Não posso deixar passar a morte da Rhuana em branco". Brigal Baptista ainda não se conforma com a morte da filha, aos seis dias de idade e depois de duas idas à Urgência do Centro de Saúde de Odemira. Aguarda agora pelo resultado da autópsia para avançar com uma queixa caso se confirme a "suspeita de negligência médica".

Rhuana nasceu no dia 20 de Setembro, com 3,380 kg. "Quatro dias depois, começou a chorar e a gritar. Fomos ao centro e o médico disse que eram cólicas. Na madrugada seguinte, voltámos à Urgência, porque a Rhuana chorava e respirava aceleradamente. A médica fez massagens e ficou bem, mas de manhã morreu em casa. Tinha sangue na boca", diz o pai, de 24 anos.

Alda João, directora do centro de saúde, referiu ao CM que pela "observação médica não se justificava a transferência para outra unidade".

Fonte Correio da Manhã

Zimbabwe: Irmãs violavam homens para roubar sémen

Objectivo das três jovens era vender sémen para curandeiros na África do Sul

As irmãs Sophie, de 26 anos, Netsai Nhokwara de 24 e Rosemary Chakwizira de 28 anos, revendiam o sémen para curandeiros na África do Sul.

As três jovens foram detidas depois da polícia encontrar 33 preservativos com sémen dentro de um carro em Lower Gweru no passado dia 9 de Outubro.

Em dois anos as mulheres atacaram, pelo menos, 17 homens e entre as vítimas estão um soldado e um polícia que foram atacados nos dias 22 de Agosto e 14 de Setembro, respectivamente.

O militar disse que foi levado para uma estrada perto de Porta Farm e uma das irmãs apontou-lhe uma arma e ameaçou disparar caso ele recusasse ter relações sexuais com elas.

O polícia afirmou que foi forçado a entrar num carro sendo obrigado a tomar uma susbtância deconhecida e a manter relações com as jovens.

No ataque também participou outra mulher, segundo o jornal Nehanda Radio.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Saúde com menos 710 milhões para gastar, mas recebe 150 milhões de dívidas da ADSE

O Ministério da Saúde vai contar com menos 710 milhões de euros para gastar no próximo ano, menos 8,2% face a 2011, mas prevê receber 150 milhões de euros de dívidas da ADSE e de outros subsistemas de saúde.

Segundo a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2012 hoje entregue no Parlamento, a despesa total consolidada do Ministério da Saúde é de 7.952 milhões de euros, dos quais 7.498 milhões vão para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que vê reduzido em 9,1% a sua verba.

O documento prevê que o Ministério da Saúde receba 150 milhões de euros de parte da dívida do subsistema de saúde dos funcionários públicos (ADSE) e de outros subsistemas de saúde públicos ao SNS.

A Direcção-Geral da Saúde vai receber um acréscimo de quatro milhões de euros para aplicar na prestação de serviços da linha Saúde 24. Também o Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM - vai receber mais 9,3% que deverá aplicar na compra de serviços de helitransporte de emergência médica, entre outros, bem como para pagamento às associações de bombeiros.

Entre os organismos que vão receber menos dinheiro constam a Entidade Reguladora da Saúde (menos 0,3 milhões de euros) e a Autoridade do Medicamento (menos 0,2 milhões de euros).

Para as entidades que integram o SNS, está previsto uma verba de 7.772 milhões de euros, menos 8,4% face a este ano. Este montante será distribuído da seguinte forma: 4.035 milhões para pagamento aos hospitais EPE e 3.737 milhões de euros para funcionamento dos estabelecimentos de saúde do sector público administrativo.

As maiores despesas do Ministério da Saúde são com a aquisição de bens e serviços (6.667 milhões de euros) e com pessoal (1.004 milhões de euros). Segundo o OE para 2012, o SNS vai ter no final de 2011 três mil milhões de euros de dívidas a fornecedores externos, como tem anunciado o ministro da tutela.

A nível de política de saúde, o Governo diz que, em 2012, vai reestruturar a rede hospitalar e de centros de saúde, reforçando os cuidados primários, e promover a mobilidade de profissionais entre as instituições do SNS.

Na área do medicamento, surgem à cabeça a promoção dos genéricos e a prescrição de receitas pelo princípio activo. O Governo quer ainda reforçar o controlo do uso de medicamentos em meio hospitalar, mas o documento não especifica de que forma.

Fonte Destak

Portugal: Como combater uma gravidez indesejada

Sabe quais as armas para lutar contra uma gravidez indesejada? Se acha que sim, experimente este jogo.

As armas disponíveis são muitas. Dos comprimidos aos anéis, passando pelos preservativos, DIUs e adesivos, o arsenal para combater uma gravidez indesejada é grande. E é esse o objectivo de um jogo criado pelo sexualityandu.ca um site da Sociedade Canadiana de Ginecologia e Obstetrícia que tem como objectivo proporcionar a quem o visita informação actualizada sobre o tema da sexualidade.

Chama-se Birth Control Brigade, o mesmo é dizer, a Brigada dos Contraceptivos. E o que se pretende é pôr à prova os conhecimentos sobre a contracepção hormonal, capaz de travar os avanços do esperma. Aceder ao jogo é fácil, uma vez que se encontra disponível na internet, existindo ainda uma aplicação para o Facebook.

Ao longo do jogo são apresentadas várias opções contraceptivas, que devem ser usadas, consoante as suas características, para se conseguir evitar a gravidez não desejada.

Fonte Destak

Portugal: Ordem dos Médicos rejeita prescrição obrigatória por DCI

A Ordem dos Médicos/Norte manifestou hoje a sua “completa rejeição” à proposta de lei, aprovada na quinta-feira em Conselho de Ministros, que visa introduzir a prescrição obrigatória por Denominação Comum Internacional (DCI).

“A Ordem dos Médicos não aceita a substituição de medicamentos genéricos nas farmácias, uma vez que a bioequivalência entre eles não está assegurada, e não abdica de defender a qualidade do tratamento dos doentes com base em princípios de rigor técnico e científico”, afirma Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Em comunicado, o responsável esclarece que “esta intenção do Governo não está vinculada ao acordo de assistência financeira externa porque a troika reconhece que Portugal já tem legislação adequada à prescrição por DCI desde 2002”.

De acordo com o decreto-lei 271/2002, a prescrição por DCI é obrigatória para os medicamentos contendo substâncias ativas para as quais existam medicamentos genéricos autorizados.

“Entendemos que a prescrição de uma marca de genérico deve implicar automaticamente o bloqueio da sua substituição, por todas as razões conhecidas e já referidas em vários documentos de caráter científico. Se as disparidades de preços existem e de forma excessiva, o Governo que as diminua porque tem poder de o fazer”, considera Miguel Guimarães.

Refere ainda que “a aplicação desta proposta só é possível ignorando as objeções técnicas e as propostas da Ordem dos Médicos, ignorando a questão da qualidade e interesses clínicos e económicos dos doentes, ignorando a questão das responsabilidades médica, ética e social, e desprezando a indústria farmacêutica nacional”.

A discussão na Assembleia da República sobre esta iniciativa do Governo relativa à prescrição de medicamentos por substância ativa ou DCI está agendada para 28 de outubro.

Fonte Destak

Propagandas antigas: Invenção da Vaselina

1881.7.17 vaselina remédio2

“Esquisita substância nova, extraída do óleo mineral (petróleo). Vaseline pura, para uso medical, cujas propriedades emolientes e higiênicas são reconhecidas serem as mais extraordinárias e muito superiores às de qualquer outra substância até hoje conhecida, tornando-se um agente curativo importantíssimo e incomparável para toda a espécie de moléstias cutâneas, escoriações, inflamações da pele e das membramas, para reumatismo, para feridas, golpes, queimaduras e machucaduras. Pomada Vaseline para uso nos cabelos. E para amaciar, refrescar e aformosear a cutis. As senhoras vão regozijar-se ao verem a realidade da sua eficiência”.

17 de julho de 1881.

Fonte Estadão

Concurso Prefeitura de São José dos Pinhais 2011

A Prefeitura de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 23 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior. Serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência, 5% das vagas ofertadas.

O concurso será realizado pela FAFIPA – Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí. Os salários variam de R$ 1.221,11 a R$ 4.500,49, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Cargos do concurso de São José dos Pinhais:
Nível Médio – Agente Administrativo;

Nível Técnico – Técnico Segurança do Trabalho e Técnico em Contabilidade;

Nível Superior – Advogado, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.

Inscrições
As inscrições já começaram e podem ser realizadas até o dia 03 de novembro de 2011, pela internet, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

A taxa de inscrição é de R$ 40,00 para os cargos de nível médio/técnico e R$ 60,00 para os cargos de nível superior.

Provas
A seleção para os cargos compreenderá exame para aferir conhecimentos e habilidades, mediante aplicação de provas, conforme especificações abaixo:

■ Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos;
■Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, para o cargo de Advogado.
■Prova de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de Advogado, Engenheiro Área Civil, Engenheiro Área de Segurança do Trabalho, Médico Área do Trabalho e Contador.
A prova objetiva terá a duração total de 4 horas, incluindo nesse tempo a marcação da folha de respostas, e deverá ser aplicada na data provável de 27 de novembro de 2011 em São José dos Pinhais e/ou Curitiba, dependendo do número de candidatos inscritos.

O gabarito preliminar da prova objetiva será publicado no Órgão de Imprensa Oficial do Município até o terceiro dia útil após a aplicação da prova objetiva. Será disponibilizado também para consulta nos endereços eletrônicos www.fafipa.org/concurso e www.sjp.pr.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, em Órgão de Imprensa Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Curitiba – PR 2011

A Prefeitura de Curitiba, Estado do Paraná, está com inscrições abertas para o concurso público destinado a contratação de Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Odontólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Assistente Social. O Concurso Público será realizado pela Associação Paranaense de Cultura – APC.

Para concorrer as 40 vagas é necessário ter formação em curso superior na área. Os salários variam de R$ 2.043,15 a R$ 5.267,81 por jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

Os interessados deverão inscrever-se até o dia 17 de outubro, no site www.curitiba.pr.gov.br, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 89,80.

A prova objetiva para todos os candidatos será realizada em Curitiba (Paraná), provavelmente no dia 30 de outubro de 2011.

O candidato que realizar sua inscrição deverá acessar o portal www.curitiba.pr.gov.br, de 25 a 30 de outubro de 2011 para imprimir o comprovante de ensalamento, com as informações referentes ao local, sala, data e horário de aplicação da prova.

A prova e o gabarito provisório estarão à disposição para consulta no portal www.curitiba.pr.gov.br, no dia 31 de outubro de 2011.

O concurso terá validade de 1 ano, a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Contenda – PR 2011: Prefeitura divulga edital

A Prefeitura de Contenda, Estado do Paraná, publicou 03 (três) editais de Nº 01/2011, Nº 02/2011 e Nº 03/2011 de concursos públicos de provas e títulos, para provimento de vagas. Os concursos serão realizados sob a responsabilidade do INSTITUTO O BARRIGA VERDE – IOBV.

As vagas oferecidas são para os cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 5.100,00, por carga horária de 20 e 40h semanais. Ficam reservadas aos portadores de necessidades especiais 5% do número de vagas de cada cargo.

Serão disponibilizadas 13 vagas mais cadastro de reserva; sendo 03 para Agente Comunitário de Saúde, 08 para a Secretaria da Saúde e 02 para a Secretaria da educação.

Cargos
Auxiliar de Odontologia PSF, Auxiliar em Enfermagem PSF, Técnico de Higiene Dental PSF, Dentista PSF, Médico PSF, Enfermeiro PS, Professor de Ensino Fundamental, Professor de Educação Infantil e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições
A inscrição será efetuada exclusivamente pela internet, no site www.iobv.com.br, até às 23h59min do dia 03 de novembro de 2011.

A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio/técnico e R$ 70,00 para nível superior. O pagamento da taxa de inscrição, deverá ser feito até o dia 04 de novembro de 2011.

Provas
A prova objetiva será realizada no município de Contenda – PR, provavelmente no dia 20 de novembro de 2011, com início previsto para as 14:00 horas e término às 17:00 horas, em local a ser determinado pelo INSTITUTO O BARRIGA VERDE – IOBV, sujeito à confirmação da data e horário, no Edital de homologação das inscrições.

O Gabarito das provas objetivas será divulgado, nos sites www.iobv.com.br e www.contenda.gov.pr e no quadro de atos oficiais da Prefeitura até 24h da data da realização das provas.

Validade
O prazo de validade dos concursos públicos serão de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período de tempo.

Concurso Prefeitura de Agudos do Sul - PR 2011

A Prefeitura de Agudos do Sul, Estado do Paraná, através da empresa técnica-administrativa RCV - Comércio e Materiais para Concursos Ltda, publicou edital Nº 01/2011 de concurso público que visa preencher 72 vagas. Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 571,89 a R$ 2.354,85, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Serão providas 21 vagas para cargos de nível fundamental incompleto, 37 para nível médio/técnico e 14 para nível superior. Do total de vagas, 5% é destinada a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos
Para cargos de nível fundamental as vagas são de Auxiliar de Serviços Gerais I e II, Motorista Carteira B e D e Patroleiro.

Quem tem nível médio os cargos são para Agente Comunitário de saúde – ESF, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário - ESB, Auxiliar de Enfermagem, Educador Social, Técnico em Enfermagem, Professor e Professor de Educação Física.

Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Advogado, Analista I de Contratos e Convênios, Analista II de Compras e Licitações, Analista II de Recursos Humanos, Assistente Social, Cirurgião Dentista - ESB, Contador, Enfermeiro - ESF e Nutricionista.

Inscrições: As inscrições deverão ser realizadas impreterivelmente, até o dia 28 de outubro de 2011, presencialmente de segunda à sexta feira, das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas, na Secretaria de Educação Cultura e Esporte, Avenida Getúlio Vargas s/n, sobre piso da rodoviária, Centro, Agudos do Sul, Paraná.

Já as inscrições via internet, serão realizadas no site www.rcvconcursos.com.br, até o dia 28 de outubro de 2011.

Taxas
As taxas de inscrição são de:
R$ 30,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 40,00 e R$ 50,00; para cargos de nível médio;
R$ 60,00 para cargos de nível superior.

Provas
As Provas de Conhecimentos serão realizadas, provavelmente, em 20 de novembro de 2011, sendo que o local e horário para a realização das provas será oportunamente divulgado, no Órgão Oficial do Município, em mural da Prefeitura Municipal de Agudos do Sul, no site www.rcvconcursos.com.br da empresa organizadora do certame e no site da prefeitura www.agudosdosul.pr.gov.br, com antecedência mínima de 05 dias úteis das suas realizações.

Gabaritos
O gabarito oficial das Provas de Conhecimentos será afixado em mural da Prefeitura Municipal de Agudos do Sul, sito à Avenida Brasil, nº 277, Centro e disponível no site www.rcvconcursos.com.br, a partir das 14 horas do dia 21 de novembro de 2011 e permanecendo no site até as 18 horas do dia 25 de novembro de 2011.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Secretaria de Administração e Finanças.

Abertas 3 mil vagas de estágio no Estado do Espírito Santo

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 3000 vagas de estágio para o Programa Jovens Valores, no Governo do Espírito Santo, para o ano de 2012. As oportunidades são para alunos dos níveis médio, técnico e superior de todo o Estado.

A carga-horária é de 20 horas semanais, sendo 4 horas de trabalho por dia. O valor da bolsa estágio é de R$ 463,00, acrescido de auxílio transporte.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante precisa fazer o cadastro no site www.jovensvalores.es.gov.br até o dia 24 de outubro de 2011.

Para as vagas de Ensino Médio, podem se inscrever os estudantes da Rede Pública Estadual. A seleção é realizada a partir da avaliação do perfil socioeconômico do estudante (renda familiar per capita e a participação em programas sociais – Bolsa Família e Pro Jovem).

Para as vagas de Ensino Superior e Técnico, podem participar os estudantes matriculados em instituição de ensino técnico ou superior. A seleção é realizada pela avaliação de perfil socioeconômico; avaliação do coeficiente de rendimento acadêmico; participação nos Programas – Nossa Bolsa, Bolsa Família, ProJovem e Prouni; e o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio de cotas.

Os candidatos credenciados integrarão um banco de dados e serão convocados durante o ano de 2012, de acordo com o surgimento de vagas e a partir da desistência ou desligamento de algum estagiário. Já em janeiro de 2012, com o encerramento de contratos e com a formatura de alguns dos estudantes, mais de 750 vagas estarão abertas e serão ocupadas.

Ao ser selecionado, o aluno inicia o estágio e participa das capacitações oferecidas pelo Programa. Mas, para continuar, é necessário muito esforço, pois além de uma boa freqüência, é preciso ter um bom desempenho escolar.

Concurso Prefeitura de Santa Carmem (MT) 2011

A Prefeitura de Santa Carmem, Estado do Mato Grosso, publicou edital (nº 001/2011) para realização de concurso público. O concurso de Santa Carmem está oferecendo 89 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 549,16 e 4.811,64.

Cargos
Agente de Limpeza Pública, Agente de Manutenção Urbanística, Agente de Vigilância e Manutenção, Agente de Serviços Gerais, Coveiro, Apoio Administrativo, Eletricista Predial, Motorista, Operador de Máquinas, Apoio Educacional Serviços Gerais, Apoio Educacional Nutrição, Vigia, Agente de Combate às Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Sala, Fiscal Sanitário, Professor, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Higiene Dental, Técnico Radiologia, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fonoaudióloga, Médico, Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Técnico em Processamento de Dados.

Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 04 de novembro de 2011 e serão realizadas no CRAS – Centro de Referência de Atendimento Social - Santa Carmem - MT, Rua Carlos Gomes nº 22 - Centro - fone/ fax: (0**66) 3562 – 1684- CEP: 78.545-000 - Santa Carmem - Mato Grosso, das 07h00min às 17:00.

As taxas de inscrições são de:

Nível fundamental: R$ 50,00 e 60,00;
Nível médio/técnico: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 100,00, 120,00 e 140,00.

Prova
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 20 de novembro de 2011, das 08:00h às 11:00h, nas seguintes Escolas: Escola Municipal Selvino Damian Preve - Endereço Rua Tamandaré, nº 2012 – Bairro Centro, na cidade de Santa Carmem – Estado de Mato Grosso e na Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida – Endereço Avenida Alvorada nº 421 – Bairro Centro, na Cidade de Santa Carmem – Estado de Mato Grosso.

A relação de Candidatos por sala estará disponível nos endereços eletrônico www.santacarmem.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.net.

As provas práticas poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova; caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos mesmos endereços eletrônicos já referidos acima.

O resultado das provas, bem como seus gabaritos serão divulgados nos endereços eletrônico www.santacarmem.mt.gov.br e www.prismaconsultoria.net, e afixado em mural no hall de entrada da Prefeitura de Santa Carmem/MT.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.

Concurso Montenegro – RS 2011: Prefeitura abre 100 vagas

Foram publicados dois editais de concurso público e processo seletivo para preenchimento de vagas na Prefeitura de Montenegro, cidade do Estado do Rio Grande do Sul. O certame visa preencher 100 vagas e também formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia entre R$ 558,79 e R$ 2.369,28, com carga horária de 20 a 40 semanais.

Cargos
Nível Alfabetizado/Fundamental – Operário, Pedreiro, Pintor, Operador de Máquina Rodoviária, Motorista (CNH categoria D), Eletricista, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate em Endemias;

Nível Médio – Assistente Administrativo e Agente Fiscal;

Nível Superior – Procurador, Terapeuta Ocupacional, Odontólogo, Nutricionista, Médico Pediatra, Médico Gineco/Obstetra, Médico Clínico Geral, Engenheiro Civil, Contador, Assistente Social e Arquiteto.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até 20 de outubro de 2011, pela Internet, no endereço www.fundatec.org.br.

As taxas de inscrições são de R$ 42,72 e R$ 76,40, devendo ser pago até a data do vencimento.

Provas
A prova teórica/objetiva está prevista para ser aplicada no dia 20 de novembro de 2011, para os cargos de nível alfabetizado, fundamental e superior no turno da manhã e os cargos de nível médio completo será no turno da tarde. Será aplicada prova prática para os cargos de motorista e operador de máquinas rodoviárias, na data provável de 08 de janeiro de 2012.

A divulgação de dia, locais e horários específicos de aplicação, conforme Cronograma de Execução, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de MONTENEGRO, na FUNDATEC e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de 8 (oito) dias de antecedência da data de aplicação da mesma. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 21 de novembro de 2011.

Validade
O concurso público e processo seletivo tem o prazo de validade de 02 anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Saiba mais
» Edital Concurso de Montenegro – Rio Grande do Sul
» Edital Processo Seletivo de Montenegro – Rio Grande do Sul