Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Solidão, mesmo inconsciente, pode influenciar qualidade do sono

Sentir-se isolado e desconectado das pessoas ao seu redor pode impedir que você tenha uma boa noite de sono, mesmo se você não estiver ciente disso. Este é o resultado de um estudo que sugere que pessoas solitárias tendem a ter mais agitação noturna e interrupções do sono.

De acordo com os autores, em parte isso pode explicar por que a solidão tem sido associada com problemas de saúde como pressão alta, doenças cardíacas e depressão. “Em experimentos realizados em laboratório, quando as pessoas são intencionalmente acordadas várias vezes, isso parece ter efeito sobre seu metabolismo. A sensibilidade à insulina cai, quase sugerindo que um sono ruim poderia colocá-los em maior risco de diabetes tipo 2, por exemplo”, explica a pesquisadora Lianne Kurina, da Universidade de Chicago, nos EUA.

No estudo, a ligação entre solidão e interrupções de sono persistiu mesmo após os pesquisadores levarem em conta o estado civil e o tamanho da família. Para a autora, isso ressalta uma importante distinção entre a solidão e o isolamento social: a quantidade de pessoas que sentem solidão, em última análise, depende de como elas percebem sua situação social, e não da situação por si só.

Quanto maior a solidão, maiores as perturbações do sono
O estudo envolveu 95 participantes que tinham fortes conexões sociais no interior dos EUA. Os participantes relataram quantas vezes sentiam a falta de companheirismo, se sentiam deixados de fora ou isolados dos outros, etc. Os pesquisadores usaram essas respostas para criar uma escala de solidão padrão.

Então, por uma semana, os participantes usaram um dispositivo de pulso à noite que registrava o movimento do corpo e a perturbação do sono.

De acordo com os resultados, mesmo pequenas diferenças em seus graus de solidão tiveram um impacto sobre o sono. Cada aumento de um ponto na escala de solidão foi associado com um aumento de 8% em perturbações do sono e inquietação.

Para autora, solidão só é ruim quando se torna crônica
Segundo a pesquisadora, faz sentido que alguém que se sinta sozinho e vulnerável possa acordar mais facilmente durante a noite, já que os primeiros seres humanos podem ter desenvolvido esta tendência para se proteger contra ameaças em potencial. Mesmo agora, sentimentos de solidão podem ser saudáveis, pois eles encorajam os seres humanos a fazer conexões sociais. No entanto, problemas podem surgir se a solidão se tornar crônica.

“As pessoas muito solitárias, que sentem isso há um bom tempo, podem começar a esperar rejeição, até o ponto onde se torna uma profecia autorrealizável”, diz Kurina. Por esta razão, não é sempre útil dizer a alguém que se sente isolado e inseguro para apenas fazer amigos, arrumar um animal de estimação ou procurar um amor.

Para a autora, mais pesquisas serão necessárias para determinar se estas perturbações de baixo nível podem ter efeitos sobre a saúde, semelhantes aos observados em experimentos anteriores. “Mas parece plausível que as consequências para a saúde sejam comparáveis”, finaliza.

Fonte oqueeutenho.com.br

Seu coração na batida certa: previna-se contra as arritmias cardíacas e a morte súbita

logo coracao alta Seu coração na batida certa: previna se contra as arritmias cardíacas e a morte súbita
Em 12 de novembro aconteceu o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A data é promovida pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), que promove atividades educativas para a população leiga e profissional, em todo o território nacional, sobre medidas preventivas e de socorro das arritmias cardíacas.

Realizada desde 2007, um dos pilares da campanha – cujo lema deste ano é “Coração na batida certa” – é conscientizar a população a respeito das arritmias cardíacas e da morte súbita, mobilizando cardiologistas de todo o País.

“Apesar do grande número de vítimas todos os anos, as arritmias cardíacas e a morte súbita ainda prescindem de ampla divulgação no Brasil. O IBGE confirmou recentemente que as doenças cardiovasculares matam mais que quaisquer outras, incluindo o câncer”, ressalta Guilherme Fenelon, médico cardiologista e presidente da Sobrac.

O cardiologista destaca o aumento de portadores de arritmias, justificado não só pelo crescimento populacional, mas também pela maior expectativa de vida e da prevalência de fatores de risco como hipertensão, fumo, colesterol elevado, diabetes e obesidade.

Com a campanha “Coração na Batida Certa” a Sobrac alerta a população a respeito dos riscos das arritmias cardíacas e da morte súbita, que juntas vitimam mais de 300 mil pessoas todos os anos.

A morte súbita, por si só, já é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, acometendo, na maioria das vezes, pessoas na faixa etária mais produtiva, bem como atletas – jovens e saudáveis.

Desfibriladores em locais públicos de grande circulação podem evitar mortes
A atenção dos cardiologistas também está voltada para os programas de treinamento sobre uso correto do DEA, tornando relevante a discussão da importância de desfibriladores em locais extra-hospitalares, como vias públicas, aeroportos, shopping centers e estádios de futebol. Para isto, visa a gerar recursos para aquisição, doação e instalação destes equipamentos em locais públicos e de grande circulação.

“Estes equipamentos desempenham função essencial para salvar vidas. O Brasil terá destaque mundial nos dois eventos esportivos de maior repercussão internacional: a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), em que a grande concentração de público torna o DEA ainda mais relevante.”, ressalta Fenelon.

As ações da campanha também devem auxiliar na coleta de dados estatísticos e epidemiológicos para futuras pesquisa. “Temos que criar medidas imediatas e de longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos que envolvem as arritmias cardíacas e a morte súbita”, explica o cardiologista.

O que são as arritmias cardíacas?
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Existem diferentes tipos de arritmias, como a taquicardia (em que o coração bate rápido), a bradicardia (em que o coração bate devagar) e casos em que o coração bate com irregularidade tanto de aceleração quanto de desaceleração.

As arritmias podem levar à morte súbita, e o exemplo clássico disto acontece com jogadores de futebol – geralmente muito jovens e saudáveis – que morrem durante treinos ou partidas, como aconteceu em 2004 com o jogador Serginho, do São Caetano e que causou comoção nacional na época.

“Não é raro que aconteçam paradas cardíacas em pessoas que estejam se exercitando em academias. Assim como pode acontecer –por questões estatísticas – em locais públicos de grande concentração de pessoas, como estádios de futebol (onde os torcedores que se emocionam) e no Metrô (na ida ou volta de um dia estressante no trabalho)”, destaca Fenelon.

Os principais sintomas das arritmias cardíacas são cansaço, palpitações (“batideiras”) ou tonturas. Mas as arritmias também podem ser assintomáticas, acometendo tanto pessoas saudáveis quanto quem já sofreu enfarte ou tem o coração inchado (caso dos portadores de doença de chagas). Deve-se prestar atenção às evidências significativas, assim como aos principais sintomas e ao histórico familiar de morte súbita.

Fonte O que eu tenho?

Trapaceando o relógio biológico: exercício pode contribuir para diminuir os efeitos do envelhecimento

Quem é mais saudável: um sedentário de 20 anos de idade ou um ativo senhor de 50 anos? De acordo com pesquisadores noruegueses, alguém que faz atividades físicas na velhice pode ser tão saudável quanto alguém 30 anos mais jovem e que fica o tempo todo no sofá.

A pesquisa, feita por pesquisadores da Faculdade de Medicina do Exercício de Jebsen, demonstrou também que o nível de intensidade de exercícios, nesse caso, é menos determinante para a saúde. O melhor, diz Ulrik Wisloff, principal autor do estudo, é manter-se ativo diariamente, especialmente quando se tem mais de 50 anos.

Claro que aumentar a intensidade tem seus benefícios também. De acordo com a pesquisa – que utilizou os dados sobre saúde física de mais de 4.600 homens e mulheres, de idades e classes sociais variadas – os riscos de síndrome metabólica, diabetes tipo 2, AVC e problemas cardíacos diminuem com mais exercícios.

“O condicionamento físico é um dos fatores mais importantes para determinar o nível de saúde geral de uma pessoa”, diz Stian Aspenes, outro pesquisador envolvido no estudo. Entre os indivíduos que foram acompanhados, alguns estavam até mesmo fora do peso ideal, mas graças às rotinas de exercícios, os níveis de oxigênio no sangue, por exemplo, estavam acima da média.

Rotina é melhor que intensidade, e duração é o terceiro fator importante nessa equação

A pesquisa de Wisloff mostrou que a rotina é primordial. Mas a intensidade e o tempo de duração dos exercícios também são, nessa ordem, importantes para uma melhor saúde física. A intensidade, dizem os pesquisadores, aumenta os picos de oxigênio durante os exercícios, e isso é bom para o organismo.

E a melhor forma de aprimorar a rotina de exercícios é introduzir os chamados “treinos intervalados”, ou seja, fazer exercícios intensos seguidos de descanso e novamente pequenos períodos intensos de atividade.

“Mesmo pessoas ativas na juventude precisam manter uma rotina de atividades para poder se beneficiar dos resultados. Exercício não é uma caderneta de poupança em um banco: nunca há o suficiente para se poder parar”, finalizam os pesquisadores.

Fonte oqueeutenho.com.br

Homem atira bebê no chão em São Paulo

Criança de apenas três meses foi hospitalizada com suspeita de traumatismo craniano. Agressor foi preso

Homem é preso após jogar criança de três meses no chão, na zona leste de São Paulo. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira.

Segundo informações da polícia, Adriano de Oliveira Rosa teria discutido com a esposa e arremessado a criança no chão, por volta de 2h.

Depois da agressão, a mãe da criança, Rita de Cássia da Silva, subiu para o apartamento e acionou a polícia. Os PMs constataram que o homem estava embriagado.

O bebê foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Cidade Tiradentes com suspeita de traumatismo craniano. O homem que fez a agressão foi preso.

Fonte Band

SP se prepara para nova lei antiálcool

A nova lei multará donos de bares que permitirem que menores consumam álcool

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começa a multar donos de bares que permitirem que menores bebam álcool a partir da meia-noite de sexta-feira.

As blitze também vão fiscalizar restaurantes, lojas de conveniência e boates. As inspeções serão feitas por Sanitária e do Procon, que passaram por treinamento.

De acordo com a nova lei antiálcool, comerciantes podem ser punidos apenas por permitir o consumo de álcool por menores. Antes, a punição só valia para o estabelecimento que vendesse a bebida ao menor. Caso um adulto comprasse para o jovem, o proprietário não era punido.

Agora, pode ser multados em até R$ 87,2 mil. Em caso de reincidência, além de multa, o comércio será interditado por 15 dias. Na quarta infração, o alvará é cassado.

No último mês, a secretaria e o Procon fizeram blitze educativas em 10 mil pontos comerciais para orientar os proprietários sobre as mudanças. Também será possível fazer denúncias pelo telefone 0800 771 3541.

Font Band

Os benefícios da pimenta

Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.

Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

Doenças que a pimenta cura e previneBaixa imunidade - A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer - Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão - A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca - Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose - A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas - É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados - Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas - A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções - O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração - A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade - Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta - Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose - Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.

Receitas com pimenta

Pimenta no Azeite de Oliva

1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de suco de limão
pimentas selecionadas à sua escolha

Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça 1 xícara (chá) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.

Conserva Básica de Pimenta
Pimentas selecionadas de sua escolha

2 copos de vinagre branco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Faça uma calda com o vinagre, o sal e o açúcar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faça o branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.
Fonte curapelanatureza.blogspot.com




Romã previne doenças do coração, alivia o estresse e melhora a vida sexual, diz estudo

Fruta está sendo usada por pesquisadores como elixir da juventude

A romã pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, aliviar o estresse e ainda melhorar sua vida sexual. A fruta está sendo usada como o elixir da juventude, dizem especialistas. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Um estudo encontrou uma dose diária que pode tornar o processo de envelhecimento mais lento. Porém, a dose ideal não foi divulgada.

Um extrato da fruta inteira - incluindo casca e sementes - foi dado a 60 voluntários no formato de cápsula.

Pesquisadores monitoraram a atividade de produtos químicos em seus corpos em comparação com aqueles que tomaram um placebo.

Eles verificaram uma diminuição significativa em um marcador associado a danos celulares, o que pode causar deficiência no cérebro, músculos, função hepática e renal, assim como efeitos do envelhecimento na pele.

Essa diminuição - um benefício até então desconhecido da romã - está sendo pensada para retardar a oxidação ou "ferrugem" do DNA nas células que ocorre naturalmente ao longo do tempo, de acordo com os pesquisadores do laboratório privado ProbelteBio, na Espanha.

Sérgio Streitenberger, que liderou o estudo, disse estar muito animado com os resultados.

- Isso demonstra que acreditamos que o consumo regular do extrato de romã pode retardar o processo de oxidação do DNA, uma maneira de olhar para o envelhecimento é pensar nela como ferrugem ou oxidação, um processo prejudicial. Ser capaz de se proteger contra esse processo seria um avanço significativo.

Sua equipe - cujo estudo será publicado ainda neste mês - encontrou uma diminuição dos níveis de um marcador químico chamado 8-Oxo-DG em testes de urina dos participantes.

A romã tem sido reconhecida como um superalimento, durante séculos, e contém vitaminas A, C e E, bem como ferro e antioxidantes - substâncias químicas que ajudam a neutralizar as moléculas de oxigênio nocivas conhecidas como radicais livres.

Fonte R7

Veja como manter ritmo de exercícios durante o período menstrual

Em certas fases do ciclo é melhor fazer atividades mais leves

Você se sente a vontade para praticar exercícios durante o período menstrual? Saiba que não há a mínima contraindicação para mulheres que queiram praticar atividades físicas nessa fase.

No entanto, o desempenho físico pode sofrer alterações devido às alterações hormonais. O ciclo menstrual possui três fases: luteinica, folicular e ovulatória. A primeira se dá quando um folículo do ovário, que estava em crescimento, se rompe quando não há fecundação e se transforma numa massa amarela que amadurece e é levada pelo sangue. É a fase em que surge a TPM (tensão pré-menstrual) e sintomas como enxaqueca, irritabilidade e retenção de líquido.

Essas sensações prejudicam a prática de exercícios. Quando a menstruação chega, a mulher pode ainda ter cólicas abdominais, cansaço, e inchaço, já que a hemorragia uterina tende a diminuir a hidratação e o volume de sangue na corrente sanguínea.

Nessa fase deve-se evitar exercícios mais pesados e adotar os mais relaxantes, como o alongamento, por exemplo. Os exercícios aeróbicos podem e devem ser praticados no período folicular, quando acontece o crescimento do folículo no ovário, que demora uma média de 14 dias.

Nessa fase o organismo feminino retém menos líquido e maior consumo de oxigênio, o que aumenta a disposição para atividades físicas. Quando começa a ovulação, a capacidade feminina de realizar esforços físicos também aumenta, levando a mulher a ter um melhor desempenho nos exercícios.

Fonte R7

Consumo de vitamina D prolonga vida de mulheres acima dos 50 anos, diz estudo

E diminui risco de infarto e derrame de homens

Vida longa para quem consome vitamina D. É o que garantem recentes estudos divulgados pela revistas "American Journal of Clinical Nutrition" e "The Cochrane Library".

Segundo os pesquisadores, o resultado do estudo mostrou que a vitamina D diminui a taxa de mortalidade, especialmente de mulheres acima de 50 anos. E que homens que consumiram 600 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia estavam menos propensos a sofrer infarto ou derrame.

Porém, de nada adianta consumir a vitamina D, que também estimula a absorção de cálcio nos ossos, sem se expor diariamente ao sol por um período de 15 a 20 minutos.

Os raios solares são fundamentais para a síntese de vitamina D porque eles ativam a substância 7-dihidrocolesterol, encontrada na pele, que se transforma em vitamina D3, após passarem pelo fígado e pelo rim.

O ideal é buscar fontes naturais da vitamina, presentes no leite, nos ovos e no peixe. A ingestão de suplementes só deve ser feita com orientação médica.

A superdosagem pode causar elevação dos níveis de cálcio no sangue e na urina e também provocar cálculos renais e calcificação das articulações.

Fonte R7

Software avalia probabilidade de doenças hereditárias

Programa analisa cromossos para identificar defeito genético

Pesquisa do IB (Instituto de Biociências) da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveu um software, denominado PenCalc, que calcula a taxa de penetrância de doenças autossômicas dominantes, que são doenças hereditárias, passadas de geração para geração. De acordo com as informações da Agência USP, os afetados são heterozigotos Aa, em que A é o gene que determina o defeito.

Na maioria das doenças autossômicas, nem todos os heterozigotos manifestam a doença. A porcentagem de casos Aa com a doença é o que se entende por taxa de penetrância.

A estimativa dessa taxa é feita por meio de cálculos aplicados à estrutura de heredogramas. Trata-se de gráficos que representam a herança genética de determinada característica, que mostram como o defeito é transmitido.

- O software automatiza essas operações, agilizando a obtenção dos dados, explica a pesquisadora Andréa Horimoto, autora do estudo.

O PenCalc é destinado para uso de profissionais que trabalham com aconselhamento genético. Além de fazer cálculos, o programa determina o intervalo de credibilidade a 95% da estimativa e fornece a probabilidade associada ao heredograma em estudo.

Fonte R7

Equipamento japonês simula gravidez em homens

Invenção imita até os chutes do bebê na barriga

E se os homens também pudessem engravidar? Foi o que pensou o pesquisador japonês Takayuki Kosaka. Ele criou um equipamento com uma tecnologia que simula as sensações da gravidez. A barriga eletrônica imita até os chutes do bebê.

O equipamento, chamado de Mommy Tummy, é capaz de simular cada etapa da gravidez, do primeiro ao nono mês de gestação, período em que a mãe e o bebê criam um vínculo natural que vai durar por toda a vida.

A experiência, até então nunca vivenciada pelos homens, vem da intenção de Kosaka mostrar o quanto é difícil, cansativo e doloroso esperar um bebê.

O aparelho inovador foi produzido no Instituto de Tecnologia de Kanagawa, que fica a uma hora da capital Tóquio. É composto por um colete e uma bolsa plástica, ligada ao computador. A bolsa contém água a 37º, a mesma temperatura do líquido amniótico que envolve o bebê no útero da mulher.

Em alguns minutos, a barriga atinge 12kg, o peso do último estágio da gestação. A tela do computador mostra o bebê fictício em cada fase da gravidez. O simulador custa R$ 7.000 e por enquanto só pode ser utilizado dentro do instituto de pesquisa.

Então, rapazes, encarariam essa?

Veja mais no vídeo:

Fonte R7

Entenda as causas da labirintite

Doença afeta uma estrutura do nosso ouvido

A labirintite é uma doença que tem esse nome porque afeta o labirinto, estrutura do ouvido interno constituída pela cóclea e pelo vestíbulo, respectivamente responsáveis pela audição e o equilíbrio. Pode ser provocada por processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, além de doenças neurológicas e alterações genéticas.

Geralmente se manifesta depois dos 40 anos, devido a níveis altos de colesterol, triglicérides e ácido úrico, provocando alterações dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue que circulam nas áreas do cérebro e do labirinto.

Os sintomas são tonturas e vertigens que podem vir a ser acompanhadas de náuseas, vômitos, sudorese (transpiração excessiva), alterações gastrintestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos e diminuição de audição.

A fase aguda da doença pode durar de minutos a vários dias, de acordo com a intensidade da crise. Para estabelecer um diagnóstico correto são necessários a avaliação clínica e o exame otoneurológico completo, já que outras doenças podem provocar sintomas semelhantes.

O tratamento é realizado por meio de remédios, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar e muito, É importante evitar bebidas alcoólicas e fumo, consumir alimentos saudáveis, praticar atividades físicas e controlar a ansiedade e o estresse.

Fonte R7

“Crianças de vidro” sofrem para ter vida normal, sem fraturas

Criança de vidro
As crianças Patricio e Nicole, que sofrem do problema


Pequenos sofrem de doença que faz com que seus ossos sejam muito frágeis

Seus ossos são tão frágeis que um bicho de pelúcia pode provocar fraturas graves, sintoma de uma doença chamada osteogênese imperfeita, que faz com que essas crianças sejam conhecidas como "crianças de vidro".

Um em cada dez mil recém-nascidos no mundo sofre com esse transtorno. O acesso a remédios, cirurgias e cuidados necessários para crescer como uma criança comum dependem da condição social de cada um.

Gabriela Salazar, mãe de Patrício Gabriel, conta como é cuidar de uma criança com a doença.

– Primeiro temos que vigiar para que não caiam, e depois saber que uma bolada é igual a uma fratura. É como ter um copo de cristal, sempre pegado com cuidado porque qualquer movimento brusco o quebra.

Aos oito anos de idade, Patrício mede menos de um metro, devido às nove fraturas que sofreu desde o seu nascimento. Ele é uma das 60 crianças atendidas pela Fundação Osteogênese Imperfeita no Equador, uma organização que há dez anos se encarrega, por meio de apadrinhamentos, de conseguir remédios para que crianças carentes recebam o tratamento que endurece a massa óssea.

Lucia Trávez, presidente da Fundação, a única deste tipo que existe no país, diz que “a osteogênese imperfeita ainda é considerada uma doença rara e nosso trabalho é mostrar que essas crianças são pessoas valiosas e inteligentes e precisam ocupar seu espaço na sociedade”.

Lucia é um exemplo de mãe coragem. Há 15 anos deu à luz Maria Paula, cujos ossos eram tão frágeis que quando bebê "um bicho de pelúcia caiu sobre sua perna e fraturou o fêmur".

No Equador, nenhum dos médicos conhecia a doença, por isso a mãe da menina foi com seu marido a congressos nos Estados Unidos e a clínicas no Canadá, até descobrir que sua filha era uma "menina de vidro".

Lucia fez faculdade de fisioterapia para aprender como cuidar da filha e entender os jargões dos especialistas que a tratavam. A fundação criada por ela coordena com cirurgiões operações para colocar nos doentes hastes intramedulares, que evitam fraturas, além de conseguir remédios.

O traumatologista equatoriano Hernán Abadade, responsável pelas cirurgias, diz que “os remédios e pinos ajudam a diminuir a dor”.

– Colocamos as crianças de pé com andador e assim elas se sentem mais seguras, se machucam menos. Isso muda enormemente sua vida e da sua família.

Na sala de espera da Fundação em Quito, Patrício brincava com Nicole Mendoza, uma menina de nove anos que também sofre com ossos de vidro. Uma das mães presentes no local pedia que eles brincassem “devagarzinho, sem pressa”.

Essa cena, na qual brincar com um material tão leve quanto o papel pode ser perigoso, é um exemplo da fragilidade dessas crianças, e de como isso afeta o seu dia a dia.

Nicole mostra maturidade ao falar da doença.

– No recreio, brinco com minhas amigas, mas não posso jogar basquete nem futebol. Brinco de panelinha, chá e todas estas coisas. Nada que seja bruto.

De fato, eles precisam ser supervisionados na maioria de suas atividades. Lucia explicou que as mães muitas vezes têm que escolher entre trabalhar para sustentar o filho ou ir à escola junto com ele para vigiar o tempo todo e viver com uma pensão do governo.

A origem da doença ainda não foi descoberta, mas especialistas especulam que pode ser hereditária ou causada por mutação genética no DNA da criança. Nos casos mais extremos pode ser mortal, mas, se bem atendidos, os doentes podem chegar à idade adulta sem dificuldades e viver com autonomia.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta - SC

A Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta, Santa Catarina, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
De 31 de outubro a 13 de dezembro de 2011, na Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta - Rua Celso Tozzo, nº. 27, Centro, telefone (49) 3358-9100.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 150,00.

Cargos:
Motorista, Operador de Máquina, Agente Comunitário de Saúde, Controlador Interno, Médico Clínico Geral, Professor de Ensino Fundamental/habilitação Inglês, Professor de 1ª a 8ª série/habilitação educação tecnológica, Professor habilitação Artísticas e Culturais, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental/habilitação em Ciências, Orientador de atividade Pedagógica, Supervisor Escolar e Médico/Especialista Ginecologista.

Provas:
Prova escrita: 8 de janeiro de 2012.

Prefeitura Municipal de Cerqueira César - SP

A Prefeitura Municipal de Cerqueira César, São Paulo, realiza concurso para provimento de 71 vagas.

Inscrições:
Até 22 de novembro, na Diretoria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Rua J.J. Esteves, Quiosque nº. 3.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 60,00.

Remuneração:
De R$ 671,00 a R$ 2.684,00.

Cargos:
Fundamental - Ajudante Geral, Borracheiro, Coveiro, Eletricista, Encanador, Merendeira, Motorista, Motorista Educação, Operário, Operador de Máquinas, Pedreiro, Serralheiro e Vigilante.

Médio - Agente Administrativo, Agente de Controle de Vetores, Arquivista, Atendente de Farmácia, Encarregado de Lançadoria, Encarregado Tesouraria e Monitor Escolar.

Superior - Analista e Fiscal de Rendas e Tributos, Contador, Docente, Farmacêutico, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, Obstetra, Ortopedista, Plantonista, Psiquiatra e Urologista) e Procurador Jurídico.

Provas:
Provas objetivas: 4 de dezembro, na EMEIEF Professor Avelino Pereira, Praça Irmãos Ferreira, nº. 2, centro.

Haverá análise de títulos para Docente e prova prática para Motorista, Motorista Educação e Operador de Máquinas.

Prefeitura Municipal de Capelinha - MG

A Prefeitura de Capelinha - MG realiza concurso para preenchimento de 218 vagas.

Inscrições:
De 11 de novembro a 11 de dezembro, na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Dr. Hermelindo, 382 – Centro ou pelo www.exameconsultores.com.b.

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 60,00.

Remuneração:
Até R$ 8.000,00.

Provas:
Prova Objetiva: 29 de janeiro de 2012.
Haverá prova Prática para Condutor de Veículos Leves I e Condutor de Veículos Pesados I.

Cargos:
Nível alfabetizado: Auxiliar de Administração, Auxiliar de Gabinete Odontológico I, Auxiliar de Serviços de Saúde I, Auxiliar de Serviços Gerais I (Gari, Portaria e Conservação), Auxiliar de Serviços Públicos I (Servente de Manutenção e Vigia), Condutor de Veículos Leves, Condutor de Veículos Pesados I, Fiscal de Obras e Posturas I, Oficial de Serviços Públicos I - Pedreiro e Operador de Máquinas Leves I.
r

Nível fundamental: Agente Administrativo I, Fiscal de Rendas I e Servente Escolar.

Nível médio: Agente de Combate às Endemias, Fiscal Sanitário, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem I e Técnico em Radiologia.

Nível superior: Especialista da Educação, Médico I (Ginecologia Obstetrícia e PSF), Professor do Ensino Fundamental, Assistente Social, Bioquímico Farmacêutico, Enfermeiro - Centro Viva Vida, Enfermeiro - Gestão em Saúde Pública (Atenção Básica e Epidemiologia), Enfermeiro - PSF, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Administrador, Advogado e Engenheiro Civil.

Prefeitura Municipal de Canitar - SP

A Prefeitura Municipal de Canitar, São Paulo, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 23 de novembro, pelo http://www.omconsultoria.com.br/
.

Valor:
De R$ 27,00 a R$ 42,00.

Cargos:
Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental para a sala de recursos e de 1º ao 5º ano, Professor de Educação Básica II (Educação Física, Artes, Geografia, História, Inglês, Informática, Língua Portuguesa e Matemática).

Remuneração:
R$ 8,34 h/aula.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde, Eletricista, Motorista e Operador de Máquinas é exigido o Ensino Fundamental.

Remuneração:
De R$ 750,00 a R$ 792,00.

Provas:
Haverá provas objetivas;
Haverá análise de títulos para Professores e prova prática para Motorista e Operador de Máquinas.

Prefeitura Municipal de Camacho - MG

 Prefeitura Municipal de Camacho, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 48 vagas.

Inscrições:
De 9 de novembro a 8 de dezembro, pelo http://www.exameconsultores.com.br/ ou na Praça Padre Alberto, nº 208,centro.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 110,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 7.600,00.

Provas:
Prova objetiva: 22 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas Leves e Pesadas.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Consultório, Monitor Escolar, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Operário, Pedreiro e Supervisor de Obras e Serviços.

Médio - Agente Administrativo, Agente de Saúde, Assessor de Vigilância em Saúde, Assessor Geral, Assistente Administrativo, Fiscal Municipal, Professor PI e Técnico em Enfermagem.

Superior - Assistente Social, Dentista, Dentista do PSF, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Farmacêutico, Médico do PSF, Orientador Educacional, Professor de Educação Física, Psicólogo e Supervisor Pedagógico.

Prefeitura Municipal de Bugre - MG

A Prefeitura Municipal de Bugre, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 82 vagas.

Inscrições:
De 31 de outubro a 30 de novembro, pelo http://www.exameconsultores.com.br/
 ou Prefeitura, avenida Valério Viana, nº 75, centro.

Remuneração:
Entre R$ 545,00 e R$ 2.076,31.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais, Chefe de Serviços, Gari, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operário, Pedreiro, Recepcionista e Servente Escolar.

Médio - Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Interno, Assistente Contábil, Assistente de Saúde, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Dental e Técnico em Contabilidade.
Superior - Enfermeiro, Fisioterapeuta, Professor da Educação Básica, Farmacêutico e Psicólogo.

Provas:
Prova objetiva: 15 de janeiro de 2012.

Prefeitura Municipal de Botelhos - MG

A Prefeitura Municipal de Botelhos, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 165 vagas.

Inscrições:
De 31 de outubro a 30 de novembro, pelo http://www.consesp.com.br/
, ou na Prefeitura de Botelhos, Praça São Benedito, nº 131, Bela Vista.

Valor:
De R$ 16,39 a R$ 80,69.

Remuneração:
De R$ 546,48 a R$ 9.076,32.

Cargos:
Fundamental - Agente Condutor I, Agente Especializado I (Masculino), Agente Operacional, Auxiliar Escolar, Motorista da Saúde, Agente Fiscal, Assistente Técnico em Saúde, Fiscal em Saúde, Monitor Escolar, Auxiliar de Consultório Dentário .

Médio - Monitor Escolar, Secretário Escolar, Agente Administrativo, Assistente Técnico em Saúde Auxiliar de Enfermagem .

Superior - Agente Administrativo, Agente de Controle interno, Agente Social, Especialista em Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia),Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico Veterinário , Médicos (Cardiologia, Geriatria, Ortopedia, Psiquiatria, Utrassonografia, Clínica Médica, Ginecologia e Pediatria), Professor Pedagogo, Professor Pedagogo (Supervisão, Educação Física, Matemática e Ciências).

Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú - SC

A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 6 vagas para Médicos.

Inscrições:
Até 25 de novembro, pelo http://saudebalneario.fepese.org.br/
.

Valor:
R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 7.122,28.

Provas:
Provas objetivas: 4 de dezembro.

Prefeitura Municipal de Andrelândia - MG

A Prefeitura Municipal de Andrelândia ,Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento de 122 vagas.

Inscrições:
De 28 de outubro a 28 de novembro, pelo http://www.alrconcursos.com.br/
, ou na Prefeitura, avenida Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, nº 208, centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00.

Remuneração:
Entre R$ 545,00 e R$ 7.000,00.

Provas:
Prova Objetiva: 15 de Janeiro de 2012.

Cargos:
Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Cantineira, Faxineira, Motorista II, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Pesadas I e II e Vigilante Sanitário.

Médio: Auxiliar Administrativo II, Fiscal Municipal, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal do Consultório Odontológico e Técnico de Radiologia.

Magistério: Professor Educação Infantil.

Superior: Enfermeiro, Dentista do PSF, Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo, Nutricionista, Supervisor de Ensino, Professor de 6º ao 9º Ano de Ensino Fundamental (História, Matemática, Educação Física, Geografia, Ciências e Português), Professor de Educação Física, Fisioterapeuta, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Pediatra, Médico Generalista, Médico PSF, e Médico Generalista com Especialidade em Anestesiologia.

Concurso Prefeitura de Rio Quente - GO

Prefeitura de Rio Quente, Estado de Goiás, através da empresa ASSCONEX - Assessoria Concursos e Exames Ltda, lançou edital nº 06/2011 de concurso público, para preenchimento das vagas dos cargos e para o cadastro de reserva técnica.

São distribuídas 85 vagas para cargos de todos os níveis de ensino com salários de até R$ 1.707,75, para carga horária variada entre 20, 30 e 40h semanais. Serão reservadas a pessoas com deficiência, 10% das vagas totais existentes, ou que vierem a ser criadas.

Dos Cargos

As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Coleta de Lixo, Agente de Limpeza Urbana e Jardinagem, Agente de Vigilância Patrimonial, Almoxarife,  Auxiliar de Serviços Gerais, Educador Infantil, Merendeira, Monitor Infantil, Monitor Social, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Reator de esgoto, Operador de Sistema de Águas, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Servente de Obras, Técnico em Informática, Advogado, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Agente de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Enfermeiro Padrão, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Segurança do Trabalho, Professor de Matemática, Professor de História, Professor de Geografia, Professor de Biologia, Professor de Letras/Espanhol, Professor de Letras/Inglês, Professor de educação física e Professor Normal Superior.

Das Inscrições

Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 31 de outubro a 02 de dezembro de 2011, através da internet, nos endereços eletrônicos: http://www.rioquente.go.gov.br/ ou http://www.assconex.com.br/.

A Organizadora do Concurso e a Prefeitura Municipal de Rio Quente disponibilizarão um computador, no endereço da Prefeitura Municipal de Rio Quente/GO, sito na Av. José Dias Guimarães nº 535, Centro, na cidade de Rio Quente GO, das 13:00 h às 17:00 h, exceto sábados, domingos e feriados.

As taxas de inscrições variam entre R$ 30,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo escolhido.

Das Provas

A prova objetiva será realizada na data prevista de 08 de janeiro de 2012, com duração de 3 horas, em locais e horários a confirmar em até 07 dias após o término das inscrições. A divulgação se dará no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Rio Quente, nos endereços eletrônicos www.rioquente.go.gov.br e www.assconex.com.br, responsabilizando-se o candidato por buscar esta informação.

As provas práticas serão realizadas, provavelmente, no dia 29 de janeiro de 2012, sendo que os locais e horários, serão pré-estabelecidos no ato da convocação e amplamente divulgados através de Edital.

Dos Gabaritos
A publicação do gabarito das provas, será no dia 10 de janeiro de 2012, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Rio Quente e nos endereços eletrônicos: http://www.rioquente.go.gov.br/ e http://www.assconex.com.br/.

Da Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Jaupaci GO

A Prefeitura de Jaupaci, Estado de Goiás, reabriu as inscrições do seu concurso público nº. 001/2011. A Administração Municipal pretende admitir 96 novos servidores, sendo 24 deles de forma imediata e 72 alocados para o quadro de reserva técnica de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração oferecida é de até R$ 8.321,25 e a carga horária será de 40 horas semanais.

As vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência serão destinadas aos candidatos melhores classificados na lista única, dentro do percentual de 5% das vagas a que concorre.

Cargos

Agente de Limpeza Urbana e Jardinagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas Pesadas e Equipamentos, Agente de Serviços e Obras Públicas, Auxiliar Administrativo, Tratorista, Fiscal de Posturas e Edificações, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico de Enfermagem, Técnico de Radiologia, Bioquímico, Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas entre 09 e 24 de novembro de 2011, das 8:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, na sede da Prefeitura de Jaupaci , situada à rua Guarda Mor  s/nº – Centro.

As taxas de inscrição são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio/técnico: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

A data, local e horário de realização das provas escritas e práticas serão informados aos candidatos, mediante aviso afixado no placar da Prefeitura de Jaupaci até o décimo dia útil  após o encerramento das inscrições.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Davinópolis – GO

Foi reaberto o concurso nº 01/2011 da Prefeitura de Davinópolis, cidade localizada a 308 km da capital, Goiânia, no Estado do Goiás. O edital do certame, que continua sob os cuidados executivos da Ebracon Concursos, teve alguns itens  retificados, principalmente no que se refere à oferta de alguns cargos, requisitos e quantitativo de vagas.

Cargos e número de vagas

Com a retificação, o Concurso de Davinópolis passa a oferecer 232,  vagas, sendo 58 delas para provimento imediato e 174 para formação de cadastro de reserva de aprovados. Os postos vagos estão distribuídos entre os cargos de Professor, Farmacêutico/Bioquímico, Odontólogo, Médico Clinico Geral, Médico Ginecologista, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Biblioteca, Monitor (A) CEMEI, Monitor (A) de Recreação, Organizador de Programa Alimentar, Agente de Administração Educacional, Professor -CT, Atendente de Farmácia, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em Radiologia, Motorista – Categoria D (Educação), Motorista – Categoria D (Saúde), Recepcionista, Auxiliar de Higiene e Alimentação, Agente Administrativo, Horticultor, Vigilante, Zelador (A), Agente de Limpeza. O regime de trabalho para todas as funções é de 20 a 40 horas semanais e a remuneração oferecida varia de R$ 570,00 a R$ 3.815,00. 

Retificação ao Edital 01/2011

Confira abaixo um resumo das principais alterações ao Edital:

- O cargo de Professor CT foi retirado, segundo o edital, "por se tratar de cargo transitório que será extinto com sua vacância" e por por conta da exigência da LDB  que previa que, "a partir de 2007, não poderia existir cargo  de Professor sem exigência de curso superior". Essas inscrições foram canceladas e os valores serão devolvidos aos candidatos;

- Foi alterada a distribuição das vagas para os cargos de Professor – Classe I e Professor de Educação Física – Classe Única;

- Foi retificada a exigência da categoria "D" ou "E" para o cargo de Motorista - Categoria D (Saúde), cuja habilitação mínima poderá ser "C" ou "D". Quem se inscreveu para o cargo poderá solicitar cancelamento e devolução do valor pago;

- Além das alterações acima, foram retificadas a descrição sumária do cargo de Auxiliar de Biblioteca, os vencimentos dos cargos de  Monitor (a) CMEI e Monitor (a) de Recreação, que passam a ser de R$ 599,00.

Inscrições

Os interessados em participar do concurso, após essas modificações, deverão realizar sua inscrição, via internet, no site da organizadora Ebracon (http://www.ebraconconcursos.com.br/), até às 23:59 horas do dia 25 de novembro de 2011, horário de Brasília.

Os valores das taxas de inscrição serão de R$ 17,00 para o cargo de nível fundamental, R$ 26,00 para o cargo de nível médio e de R$ 35,00 para os cargos de nível superior.

Processo de avaliação dos candidatos

Os candidatos serão avaliados através de uma prova objetiva de múltipla escolha, que terá caráter eliminatório e classificatório. Essa prova será aplicada na cidade de Davinópolis–Go, em dia a ser informado no site e no placar da Ebracon. A publicação do gabarito das provas será divulgada no site da Ebracon até o 5º dia útil após a aplicação das provas.

Será publicado o resultado do concurso ou de cada fase no“placar” do órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, após a conclusão do relatório, devendo o resultado final sair, no máximo, em 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data de realização da última prova.

Validade do concurso
A validade do Concurso Público será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Goianira - GO

Em Goianira, município pertencente ao Estado do Goiás, foi publicado edital para realização de concurso público (Nº 01/2011). O certame, que está sob a responsabilidade técnica e operacional do  Instituto Cidades - IC, será constituído de Provas destinadas a selecionar 1.315 novos funcionários, que irão reforçar o quantitativo de servidores permanentes da Prefeitura, servindo também para a formação de um banco de reserva de aprovados.

Assim, das 1.315 vagas, 221 serão para nomeação imediata e as 1.094 restantes para formar cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de ensino, com salários de até R$ 1.768,32, mais gratificações paralelas, de 20% a 50% sobre o vencimento básico. A carga horária a ser cumprida varia entre 30, 40 e 44h semanais, de acordo com o cargo.

Cargos: Professor, Agente administrativo, Monitor (CMEI), Fiscal de tributos, Fiscal de posturas, Fiscal avaliador, Fiscal de meio ambiente, Técnico previdenciário, Motorista, Agente de endemias, Agente comunitário de saúde, Auxiliar de serviços gerais, Gari, Operador de patrol, Mecânico de máquinas pesadas,  Borracheiro, Merendeira, Cozinheira (hospitalar), Vigilante, Coveiro e Eletricista de baixa tensão.

Inscrições: As inscrições serão efetuadas pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de novembro de 2011.

Taxas: As taxas de inscrição variam de R$ 30,00, para cargos de nível fundamental incompleto; R$ 40,00, para nível fundamental completo; R$ 60,00, para nível médio e de R$ 70,00, para nível superior.
Provas: As Provas serão aplicadas na data prevista de 15 de janeiro de 2012 nos turnos da manhã (09:00 h) e tarde (14:00 h), em locais e horários a serem divulgados.

Validade: O prazo de validade do Concurso, que é de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do Concurso.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Anápolis - GO

O município de Anápolis, em Goiás, com população estimada em 324.303 habitantes e situado a 48 km de Goiânia, lança edital (Nº 013/2011) de concurso público visando o provimento de 290 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O vencimento é de até R$ 1.936,21, por jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os cargos. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos do Concurso de Anápolis

Nível Fundamental - Artifície de Serviços e Obras Públicas (Apontador, Armador, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Soldador), Auxiliar de Obras e Serviço (Braçal, Coveiro e Zelador);

Nível Médio/Técnico - Agente de Serviço Social, Assistente de Atividades Culturais, Assistente de Tecnologia de Informação, Fiscal de Edificações, Fiscal de Postura, Motorista (Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “B”, "D" ou "E"), Músico (Baixo Elétrico, Baterista, Bombardino, Clarinete, Flauta Transversal, Percussão, Trambone e Tuba), Técnico em Agrimensura, Técnico em Transito e Transporte;

Nível Superior - Analista (Esporte e Lazer, Tecnologia de Informação, Cultura - Área Teatro -Cenografia /Iluminação, Cultura - Área Teatro - Interpretação, Cultura - Área Teatro - Literatura Dramática, Cultura - Área Dança - Bllet Clássico, Cultura - Área Dança - Jazz,Cultura - Área Dança - Sapateado e Analista de Finanças), Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil, Trânsito e Tráfego, Elétrico), Fiscal de Meio Ambiente, Maestro e Técnico de Defesa do Consumidor.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de novembro a 04 de dezembro de 2011, pela Internet no portal www.funcab.org ou no Posto de Atendimento, Colégio Damásio, na Av. Miguel João N 251 Centro - Anápolis/GO, de Segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 12h e das 14h às 18h ou no Rápido Unidade Anashopping – Av. Universitária no 2221 Santa Isabel, de Segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 12h e das 14h às 18h.

O valor da taxa de inscrição será de:
R$ R$ 45,00 para o cargo de Ensino Fundamental Completo;
R$ R$ 56,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico;
R$ R$ 70,00 para os cargos de Ensino Superior.

As Provas Objetivas serão aplicadas na data provável de 18 de dezembro de 2011, na cidade de Anápolis/GO. A critério da FUNCAB, havendo necessidade, candidatos poderão ser alocados em outras localidades nas proximidades do Município.

O gabarito da Prova Objetiva será divulgado a partir das 12 horas do dia 20 de dezembro de 2011.

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Portugal: Como se pode prever a obesidade infantil

O peso e os hábitos tabágicos da mãe podem influenciar o peso do filho na infância. É pelo menos isso que defende um novo estudo.

O que é que o comportamento da mãe na altura do parto tem a ver com o excesso de peso do filho na infância? Aparentemente muito, defende um grupo de investigadores da Universidade de Montreal, no Canadá, através de um estudo publicado na revista Archives of Pediatric anda Adolescent Medicine.

«Embora o comportamento seja extremamente difícil de mudar e seja também influenciado por uma teia de factores ambientais, espero que esta descoberta ajude a melhorar os serviços médicos e sociais que oferecemos às mães e aos bebés», referiu Laura Pryor, líder do estudo.

Numa análise feita a 1957 crianças do Quebec, pesadas anualmente desde os cinco meses, até aos oito anos, foi possível analisar a evolução do índice de massa corporal (IMC) e identificar três grupos distintos: as crianças com o IMC baixo, mas estável; os que apresentavam um IMC médio e finalmente os que o apresentavam elevado e a subir.

«Descobrimos que as trajectórias destes três grupos tinham sido semelhantes até aos dois anos e meio», explicou Pryor. «Nesta altura, o IMC do grupo de crianças que já o apresentava elevado disparou. E quando estas crianças chegaram a meio da infância, mais de 50% delas eram obesas, de acordo com os critérios internacionais.»

Os investigadores identificaram dois factores que podem explicar a situação: o peso da mãe, na altura em que se deu o parto, e o facto se der ou não fumadora. Uma criança cuja mãe tinha excesso de peso e que fumou durante a gravidez tinha um risco acrescido de estar no grupo com mais peso. Dois factores que mostraram ser mais importantes que outros analisados, como o peso à nascença.

Mas os investigadores deixam a ressalva: são necessários mais estudos para determinar como estes factores e outros estão associados à obesidade infantil. «A nossa investigação contribui para o crescente número de provas de que o ambiente perinatal tem uma influência importante na obesidade», defendeu a investigadora.

Fonte Destak

União Européia: Novas medidas para evitar incêndios graças aos cigarros

Os malefícios do tabaco são já bem conhecidos. Mas o que muitos talvez não saibam é que os cigarros acessos abandonados são uma das principais causas de incêndios mortais na Europa. Mas segundo os dados existentes, o número de vítimas mortais poderá ser reduzido em mais de 40% com a introdução de cigarros de propensão reduzida para a ignição (PRI).

Se nunca ouviu falar, a Comissão Europeia explica de que se trata. Em comunicado, informa que se trata de «um cigarro que se extingue quando não fumado activamente o que, por conseguinte, reduz as probabilidades de provocar incêndios».

Uma medida que já existe em alguns países, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Finlândia, e que se prepara agora para ser obrigatória em toda a União Europeia.

A partir de 17 de Novembro de 2011, assim que as novas normas de segurança estejam publicadas no Jornal Oficial da UE, todos os cigarros vendidos na Europa terão de cumprir estas normas, cabendo às autoridades nacionais aplicar esta medida contra incêndios.

«Não existem cigarros seguros e, obviamente, o mais seguro é não fumar! Mas se as pessoas optam por fumar, então, as novas normas que estão prestes a entrar plenamente em vigor exigem que as tabaqueiras só produzam cigarros de propensão reduzida para a ignição, protegendo assim centenas de cidadãos deste perigo de incêndio», justificou o comissário da UE para a Saúde e os Consumidores.

Cigarros mortaisTendo em conta os dados existentes, na UE, contam-se anualmente 30 mil incêndios relacionados com cigarros, que provocam mais de mil mortos e quatro mil feridos. Tendo em conta a experiência finlandesa, onde o novo tipo de cigarros já existe, o número de vítimas de incêndios causados pelos cigarros pode reduzir-se em 43%, ou seja, podem ser salvas 500 vidas todos os anos.

O que mudaAs novas normas exigem agora que os fabricantes de papel para cigarros alterem a sua produção de papel, por forma a inserir dois anéis de maior espessura em dois pontos do comprimento do cigarro. Resultado? «Quando o cigarro é abandonado aceso, o tabaco em combustão deverá extinguir‑se ao atingir um destes anéis mais espessos que restringem o fornecimento de ar/oxigénio.» Ao mesmo tempo, este tipo de cigarros têm um tempo de combustão mais reduzido e, assim, uma possibilidade reduzida de inflamar mobiliário, roupa de cama ou outro material.

Fonte Destak

Portugal: Sorrisos que podem rejuvenescer

Quer parecer mais jovem? Há uma forma simples de o fazer: sorrindo

Rir pode mesmo ser o melhor remédio. Ou então uma alternativa ao elixir da eterna juventude, avança um estudo recente publicado na revista Psychology and Aging. É que, mostra a investigação, quando as pessoas observam imagens de gente a sorrir, tendem a atribuir-lhes uma idade mais jovem.

«Embora as estimativas de idade possam muitas vezes ser baseadas em pistas múltiplas, há muitas situações em que uma fotografia do rosto de uma pessoa é a única informação que está imediatamente disponível», referiu a propósito Manuel C. Voelkle, investigador do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em Berlim, na Alemanha. Situação que acontece com as redes sociais, o que revela a importância das primeiras impressões.

E apesar das imagens dos rostos felizes puderem ser enganadoras, o estudo confirma que o sorriso torna as pessoas mais atraentes, o que pode fazê-las parecer mais jovens.

No estudo, 154 adultos jovens, de meia-idade e mais velhos foram convidados a adivinhar a idade de 171 homens e mulheres, através de 2 052 fotografias que exibiam rostos com uma expressão neutra, de irritação, medo, revolta, felicidade e tristeza.

E os resultados não deixam dúvidas: as expressões faciais têm uma grande influência sobre a estimativa feita no que diz respeito às idades. Em relação aos rostos que aparentavam felicidade ou mostravam sorrisos, a idade atribuída aos fotografados era, em média, inferior em dois anos à idade real.

Fonte Destak

ONG brasileira ajuda crianças portuguesas

A Organização Não Governamental brasileira 'Tudo Bem' tem vindo a trabalhar na saúde oral das crianças carenciadas.

A prioridade é dada aos que têm «mais problemas, são mais pobres, mais velhos e próximos do primeiro emprego», explicou Camila Carnicelli, coordenadora internacional da ONG, à SIC.

A selecção das crianças é feita junto de escolas públicas e instituições com base num exame estomatológico feito pelo dentista e de um estudo do índice sócio-económico.

A 'Turma do Bem' detecta, nestas crianças e jovens, falta de cuidados de higiene oral - as crianças não lavam sempre os dentes.

Em Portugal aderiram 280 médicos dentistas, espalhados por 47 cidades do país que tratam 500 crianças e jovens.

No âmbito deste projecto foi realizado um documentário que será apresentado publicamente em Dezembro.

Fonte Destak

Portugal: Até 80% dos doentes com cancro estão malnutridos

Uma alimentação equilibrada é um dos pilares de uma vida saudável. Mas quando a doença bate à porta, o equilíbrio nutricional deixa, muitas vezes, de ser prioridade. Para os doentes com cancro, a malnutrição torna-se um risco real.

Quando a normalidade é interrompida pelo diagnóstico de cancro, mudam as prioridades. A luta contra a doença torna-se o centro de todas as atenções, protagonizada por tratamentos que, tantas vezes, roubam o ânimo e a vontade de comer. O risco de malnutrição torna-se, pois, real para estes doentes, denunciam os especialistas, que reforçam a importância de um acompanhamento adequado.

«É importante referir que nem todos os pacientes oncológicos desenvolvem um estado de malnutrição, embora à partida o profissional de nutrição possa considerar que todos estejam em risco nutricional», esclarece ao Destak Célia Lopes, dietista da Nutricia Advanced Medical Nutrition. E porque nós somos o que comemos, não só na saúde, mas também na doença, a malnutrição traduzem-se numa «redução da qualidade de vida e dos níveis de actividade física».

E não só. Comer mal pode ainda potenciar os efeitos adversos dos tratamentos. O que significa que uma alimentação adequada «encontra-se, entre outros, associada à eficácia dos tratamentos clínicos e à qualidade de vida global do paciente, factores primordiais no decurso da doença».

Agir cedo para prevenir
Por cá, desconhece-se o número exacto de doentes oncológicos malnutridos. Ainda assim, embora os dados mudem consoante os estudos, estima-se que a malnutrição varie entre os 40 e os 80%. Números elevados, que estão directamente associados «à localização e severidade do cancro, assim como com aos sintomas associados (redução do apetite, alterações no paladar, náuseas, vómitos, disfagia, diarreia, fadiga, stress emocional)», refere a especialista.

Porque a perda da vontade de comer pode ser um sintoma, o primeiro passo, explica a dietista, é identificar a sua origem, «de forma a poder avaliar se a causa pode ser removida». Mas para isso é necessário que a avaliação nutricional tenha início o mais cedo possível, idealmente desde o diagnóstico, o que nem sempre acontece.

Fonte Destak

Portugal: Metade dos profissionais de saúde vítima de agressão

Estudo de um investigador nacional revela que, pelo menos uma vez por ano, os profissionais do sector da saúde são vítimas de agressões.

Cerca de metade dos profissionais de saúde é agredido pelo menos uma vez por ano, defende um estudo do investigador André Biscaia, que contraia os dados divulgados pelo Relatório de Avaliação dos Episódios de Violência Contra os Profissionais de Saúde, da Direcção Geral da Saúde, segundo o qual diminuiu o número de agressões a estes profissionais relatadas em 2010, passando de 174 em 2009 para 79 no ano passado.

«Não sabemos se estes números reflectem uma diminuição real de violência ou uma diminuição de reportes, que são sempre voluntários», sublinhou em declarações à Lusa André Biscaia, coordenador de um estudo realizado em 2007 que veio mostrar uma realidade mais dramática.

«Entre 40 a 50% dos profissionais de saúde vão ser ou foram vítimas de pelo menos um episódio de violência por ano», garante o especialista, acrescentando que normalmente quem é vitimado uma vez acaba por sê-lo mais vezes.

Os números «variam muito» consoante as instituições e os cargos ocupados nos serviços de saúde, porque existem «factores de vulnerabilidade»: quem tem mais contacto com o público está mais exposto.

«Não há grupos imunes», garante, lembrando que «quando o profissional de saúde tem de dizer "não" a um pedido as probabilidades de se transformar em vítima aumentam».

Segundo o investigador, a agressão verbal é a mais habitual, seguida da pressão moral e da violência contra a propriedade pessoal, como «os roubos ou riscar o carro do profissional de saúde», que representam cerca de 15%.

«Mas existe todo o tipo de violência, nomeadamente a física, o assédio sexual ou a discriminação», contou, lembrando que «cerca de metade dos profissionais de saúde já sofreu agressões verbais, o assédio moral representa 16 a 18% e a violência física apenas dois a 3%». Já a discriminação «não é muito frequente» e o assédio sexual existe mas «é muito raro».

Os agressores são habitualmente os utilizadores dos serviços, mas também os seus familiares e acompanhantes e outros profissionais de saúde. Os locais onde se registam mais episódios são os serviços de psiquiatria, onde 70% dos profissionais já foram alvo de violência, seguido das urgências.

Fonte Destak

Portugal: Mais de um milhão de utentes do SNS já tratados por cheques dentista

Mais de um milhão de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já beneficiaram do cheque dentista desde 2008, sendo que só este ano o programa já abrangeu 600 mil pessoas.

Segundo dados revelados à agência Lusa pela Ordem dos Médicos Dentistas, este ano foram tratadas através dos cheques dentista 500 mil crianças de sete, 10 e 13 anos e cerca de 100 mil grávidas, idosos e meninos com menos de seis anos.

Desde maio de 2008 que o Ministério da Saúde emite cheques dentista, mediante um acordo entre os serviços públicos e os especialistas privados, como forma de diminuir a falha na prestação de cuidados de saúde oral.

Para o bastonário dos Dentistas, num momento de crise económica este programa “torna-se ainda mais importante”. Orlando Monteiro da Silva frisa que “não há oferta” no SNS e que se regista um elevado absentismo ao trabalho e escolar devido a problemas dentários.

Questionado pela agência Lusa sobre se os cortes orçamentais podem chegar aos cheques dentista, o responsável diz não ter qualquer indicação sobre eventuais alterações ao programa.

Monteiro da Silva sublinha ainda que a quantidade de utentes abrangidos tem vindo a aumentar todos os anos, situando-se nos 1,1 milhões, um crescimento sentido mesmo no caso dos idosos, “um grupo difícil de informar e de contactar”.

Quanto aos pagamentos do SNS aos privados inseridos no programa, o bastonário garante que estão em dia e que não se têm registado problemas.

Atualmente há cerca de 3.800 médicos e 6.000 consultórios envolvidos no cheque dentista, o que representa uma adesão de cerca de metade do total de clínicos no país.

Estes cheques são disponibilizados a grávidas, crianças a frequentar escolas da rede pública, idosos beneficiários do complemento solidário e portadores de VIH/sida.

Fonte Destak