Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Muito Obrigado!

Agradeço aos visitantes do Brasil e dos outros 4 continentes do mundo, principalmente aos nossos irmãos de Portugal e Estados Unidos. O Blog Ultrapassou as 100 mil visitas em pouco mais de um ano.

Gracias
Merci
Danke
謝謝
ありがとう

ευχαριστώ
благодарность
धन्यवाद
Grazie
Thank you
Tack!
 תודה 
شكراً!
Ačiū, De'koju, Labai ačiū
baie dankie ; dankie
Hvala Vam!
Дуже дякую ;Дякую ; Спасибі!
Cảm ơn cô ; Cảm ơn cô nhiều;Cảm ơn rất nhiều
ขอบคุณ ; ขอบคุณมาก
Go raibh maith agat
Gràcies!
Dankon!
감사합니다

Japoneses criam esperma com células-tronco

Esta tecnologia não poderá ser utilizada em humanos antes de uma década, explicou a equipe de cientistas da Universidade de Quioto

Cientistas japoneses anunciaram  que conseguiram criar pela primeira vez espermatozóides funcionais a partir de células-tronco embrionárias de um rato, um avanço que poderá ajudar a combater a infertilidade masculina no futuro.

Os espermatozóides foram utilizados para fecundar óvulos e o resultado gerou "filhotes saudáveis, que cresceram e se tornaram ratos machos e fêmeas adultos plenamente férteis", explicou o estudo, realizado pelos especialistas japoneses e publicado na edição online da revista americana especializada Cell.

Esta tecnologia não poderá ser utilizada em seres humanos antes de uma década, explicou a equipe de cientistas da Universidade de Quioto.

No entanto, a experiência é animadora porque faz cair por terra aquilo que constituía um dos principais obstáculos da biologia: transformar células embrionárias em precursores de esperma, denominadas células germinativas primordiais, que poderão depois produzir espermatozóides saudáveis.

"Trata-se do primeiro estudo a relatar uma geração de células germinais plenamente funcionais a partir de células (tronco embrionárias)", reforçou o autor de estudo, Mitinori Saitou, professor do Departamento de Autonomia e Biologia Celular da Universidade de Quioto, em um e-mail enviado à AFP.

Os cientistas utilizaram em sua experiência ratos incapazes de produzir esperma normal e injetaram neles células-tronco derivadas de células germinais primordiais ou CPG.

Estas CPG "produziram esperma de aspecto normal, que em seguida foi utilizado para fecundar óvulos com sucesso", comentou o estudo.

A equipe de cientistas continuará a trabalhar nesta técnica e nos efeitos observados nas gerações sucessivas de ratos machos e fêmeas.

Fonte Band

Franceses produzem glóbulos vermelhos

A fabricação desses glóbulos a partir de células-tronco são destinados àqueles que necessitem de transfusão de sangue

Estudo feito por pesquisadores franceses da Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, dá esperança àqueles que, no futuro, necessitem de transfusão de sangue e queiram ser seus próprios doadores. A alternativa se baseia no fato de a pesquisa ter comprovado a possibilidade de se fabricar glóbulos vermelhos em laboratórios a partir de células-tronco.

O estudo está publicado na revista científica norte-americana Blood. As pesquisas foram conduzidas por Luc Douay, do Hospital Saint-Antoine, da universidade. De acordo com os pesquisadores, para os pacientes contarem com os glóbulos artificiais são necessários mais avanços tecnológicos que possibilitem a produção em grande escala.

Uma primeira transfusão desses glóbulos vermelhos fabricados em laboratório foi feita em seres humanos, mostrando que além de eles terem o mesmo desempenho dos glóbulos naturais, podem sobreviver no organismo.

A pesquisa é considerada pioneira na obtenção de sangue artificial e pode representar uma alternativa para a crescente necessidade de doações de sangue no mundo e para suprir a carência de doadores, além de reduzir o risco de infecções.

No corpo humano, os glóbulos vermelhos - também chamados de hemáceas - são responsáveis pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico, em menor quantidade, para os tecidos. Uma das alternativas para fabricar artificialmente os glóbulos vermelhos, segundo os pesquisadores, é utilizar células de sangue do cordão umbilical que se proliferam mais rapidamente do que células-tronco adultas.

Fonte Band

Mesmo querendo perder peso, jovens não mudam hábitos

Apesar de quererem perder peso, adolescentes americanos com sobrepeso têm estilos de vida que vão na contramão de seus objetivos. Para autores, o resultado é fruto da pouca informação disponível a eles.

O estudo foi feito com base em dados de uma pesquisa de saúde realizada com quase 44 mil adolescentes da cidade de Filadélfia, na Pensilvânia. As fichas reuniam diferentes informações sobre os comportamentos de saúde desses jovens, como se fumavam ou não, se praticavam atividade física regularmente, se consumiam refrigerantes e as horas que costumavam dedicar aos jogos, tanto de videogame como de computador.

Os resultados mostraram que a grande maioria dos adolescentes obesos (cerca de 75%) quer perder peso. As meninas deste grupo relataram que praticavam cerca de 60 minutos ou mais de atividade física por dia, no entanto, os dados mostraram que elas também consumiam refrigerante diariamente – o regular, não o diet. Já entre os meninos, mesmo demonstrando a vontade de emagrecer, quase nenhum mantinha uma rotina de exercícios físicos diários. Ao contrário, eles relataram que passavam em média três ou mais horas jogando videogame por dia.

Para a autora do estudo, Clare Lenhart, descobrir que os jovens querem perder peso é uma boa notícia e o comportamento contraproducente mostra que pode estar faltando informação a eles. “Por exemplo, as meninas não devem saber que essa latinha de refrigerante que elas tomam por dia desfaz os resultados que elas poderiam obter com 30 minutos de caminhada diários”, aponta.

Para Clare, uma vez que há essa motivação, deve haver orientação disponível. “Se uma criança diz que quer perder peso, em vez de seu pediatra, por exemplo, dizer a ela o que fazer, ele deveria perguntar o que ela está fazendo para perder peso. Essa mudança de perspectiva poderia ajudar os jovens a se engajar em atividades mais produtivas na perda de peso.”

Fonte oqueeutenho.com.br

Exercícios aliviam sintomas da artrite mesmo sem perda de peso

Estudo conduzido por pesquisadores do centro médico da Universidade de Duke, nos EUA, aponta que os exercícios físicos podem atenuar os sintomas da artrite em ratos obesos mesmo sem perda de peso, e que o ganho de peso, isoladamente, não é responsável pelas dores decorrentes da doença.

“O ideal é que o paciente fique em forma e emagreça pelo menos um pouco, mas esta pesquisa mostra que os exercícios, mesmo não acompanhados de outras mudanças, podem melhorar a saúde de quem tem a osteoartrite (artrose)”, diz Farshid Guilak, um dos autores do estudo.

A pesquisa partiu da premissa de que muitos casos de osteoartrite estão associados à obesidade e ao sedentarismo. Por isso, Guilak e sua equipe tentaram descobrir se uma alimentação rica em gordura levaria a uma artrose no joelho e se exercícios poderiam prevenir o problema.

Para isso, eles utilizaram dois grupos de modelos animais alimentados de maneira diferente: o primeiro grupo recebeu uma alimentação rica em gordura e o segundo recebeu a dieta normal. O primeiro grupo foi o mais prejudicado: os ratos ganharam peso rapidamente, passaram a processar mal a glicose e apresentaram um nível alto no sangue de moléculas causadoras da inflamação crônica associada à artrose.

Em seguida, os ratos foram colocados para se exercitar nas rodas das gaiolas. Como resultado, muitos dos problemas decorrentes do aumento de peso sumiram: a tolerância à glicose aumentou e a inflamação foi bastante reduzida. Para os pesquisadores foi um sinal de que, se o aumento de peso fosse o responsável pela osteoartrite, os exercícios deveriam ter aumentado o problema e não diminuído, como aconteceu.

Para Timothy Griffin, que também participou do estudo, ainda é preciso entender a relação entre atividade física e obesidade. Segundo ele, as células de gordura continuaram a produzir moléculas que disparam a artrite, mas os exercícios prejudicaram o “sinal inflamatório” enviado por essas moléculas.

“A pesquisa mostra que, se você é obeso, é melhor se exercitar”, diz Guilak. “A dor pode ser uma barreira inicial, mas, em longo prazo, o exercício trará benefícios”, conclui.

Fonte O que eu tenho?

Taxa cobrada em parto poderá ser proibida

Projeto proíbe maternidades privadas de cobrar taxa ou valores extras para que o pai ou outro acompanhante assista ao parto

A Câmara analisou o projeto, do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ), que proíbe maternidades privadas de todo o país de cobrar taxa ou valores extras para que o pai ou outro acompanhante assista ao parto. A proposta também limita a apenas uma pessoa o direito a acompanhante no centro obstétrico.

O projeto ainda determina que a proibição de cobrança não poderá afetar os demais serviços prestados pela maternidade. Os estabelecimentos que descumprirem a medida ficarão sujeitos às penas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O deputado argumenta que o custo da maternidade para fornecer o traje adequado ao acompanhante (roupa limpa, gorro, máscara, protetores para os pés) é irrisório. “Os gastos com higienização, esterilização, entre outros, são insignificantes se comparados aos benefícios da presença do acompanhante para a parturiente”.

A legislação já permite a presença de acompanhantes na sala de parto em toda rede do Sistema Único de Saúde. Felipe Bornier ainda lembra que a Agência Nacional de Saúde Suplementar também determinou que os planos e seguros privados de saúde cubram as despesas com o acompanhante.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte Band

Curitiba: médico do SUS é indiciado

Ele é acusado de concussão, crime que equivale à extorsão, mas quando é praticado por um funcionário público


O médico Pedro Garcia Lopes, de Londrina, foi indiciado pelo (MP-PR) Ministério Público do Paraná. Ele é acusado de concussão, crime que equivale à extorsão, mas quando é praticado por um funcionário público.

De acordo com a acusação, ele exigiu da família R$ 27 mil para que uma paciente fosse operada no dia seguinte, já que o seu estado de saúde era muito grave. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) diz que os parentes pagaram com nove cheques e seis deles foram apreendidos no consultório do médico.

O MP também afirma que o médico chegou a ir para Sertanópolis, cidade da vítima, junto com um advogado para cobrar um cheque que não teria sido descontado.

Fonte Band

SP: médica acusada de fraude é contratada

A Prefeitura de São Paulo contratou Maria Helena Alberici para trabalhar em uma UBS, após ter sido detida em junho deste ano

Uma médica afastada pelo governo do Estado após ser acusada de fraudar plantões é contratada pela Prefeitura de São Paulo para trabalhar em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), segundo a denúncia do repórter Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes. Segundo a reportagem, a profisional raramente é vista no local.

Maria Helena Alberici chegou a ser presa em junho durante a Operação Hipócrates feita pelo Ministério Público, mas conseguiu um habeas corpus e está em liberdade.

Há dois meses, ela faz parte do grupo de médicos da Unidade de Saúde do Carandiru, onde não é obrigada a bater cartão, só assinar uma ficha de presença.

Fonte Band

Papa diz que Aids é um “problema ético”

Papa fez a assinatura de documento em Benin, na África  / Osservatore Romano/ AFP
Em evento na África, Bento 16 diz que o combate à doença exige mudanças de comportamento e abstinência

A Aids exige uma resposta médica e farmacêutica, mas isso não é suficiente, porque o problema é, antes de tudo ético, diz a Exortação Apostólica para a África, assinada pelo Papa Bento 16, neste sábado, na cidade de Ouidah, em Benin.

O documento diz que o combate à doença exige mudanças de comportamento, e defende a abstinência sexual, rejeitando a promiscuidade.

O texto representa uma espécie de mapa do caminho para a Igreja do continente nas próximas décadas, apresentando as conclusões do sínodo africano de 2009. Será entregue domingo aos bispos do continente, reunidos em Cotonou, no terceiro e último dia da visita a Benin.

O documento pede que os católicos do continente se posicionem com firmeza sobre a reconciliação, a defesa da família e a boa governança.

Contra corrupção
Antes da viagem a Ouidah, o Papa Bento 16, que realiza a segunda viagem à África de seu pontificado, denunciou, neste sábado, a corrupção no mundo, considerando que poderá acarretar "reações muitas vezes violentas", e pediu aos dirigentes africanos que “não privem seus povos da esperança".

O Papa falou sobre o assunto no palácio presidencial de Cotonou, capital econômica de Benin, depois de ter iniciado na tarde de sexta-feira visita de três dias ao pequeno país da África Oriental, terra do vodu e de fé católica.

"Neste momento, há muitos escândalos e injustiças, muita corrupção e avidez, desprezo e mentiras, muita violência que conduz à miséria e à morte", declarou o Papa.

Males da África
Esses males afligem a África "e o restante do mundo", destacou no pronunciamento para mais de mil pessoas reunidas num imenso hall decorado com tecidos amarelos e brancos. Estavam, entre elas, líderes políticos, diplomatas e representantes de outras religiões, entre elas o vodu.

"Cada povo quer compreender as escolhas políticas e econômicas que são feitas em seu nome. Ele vê manipulação, e a reação é às vezes violenta", alertou Bento 16.

"Desta tribuna, faço um apelo a todos os dirigentes políticos e econômicos dos países africanos e dos demais. Não privem seu povo da esperança! Não amputem o futuro mutilando o presente!", lançou.

No discurso deste sábado, Bento 16 também fez referência à Primavera Árabe, observando que "nos últimos meses, numerosos povos manifestaram desejo de liberdade, de segurança material, e de vontade de viver em harmonia com diferentes etnias e religiões".

Diálogo
Bento 16 também defendeu um diálogo entre as religiões sem "confusão" nem "sincretismo". "Nenhuma religião, nenhuma cultura pode justificar o apelo ou o recurso à intolerância e à violência", afirmou.

Em seguida, partiu para Ouidah, a 40 km de Cotonou, centro do vodu e local de forte presença do catolicismo de Benin.

Após ter sido recebido calorosamente na sexta-feira por milhares de fiéis, em Cotonou, o pontífice pediu, numa prece a Maria, na catedral, que sejam realizadas "as mais nobres aspirações dos jovens da África, com os corações sedentos de justiça, de paz e de reconciliação".

Fonte Band

Aids tem recorde de 34 milhões de portadores

O aumento do número acontece principalmente pela evolução dos tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos

Trinta e quatro milhões de pessoas eram portadoras do vírus HIV, o vírus da Aids, em 2010, um número recorde atribuído em grande medida à generalização de tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos e estimulam a esperança de erradicar a pandemia, anunciou a UNAIDS, órgão das Nações Unidas, nesta segunda-feira.

"Nos encontramos na antessala de um importante marco na resposta à Aids", afirmou o diretor executivo do órgão, Michel Sidibe."Há apenas alguns anos, parecia impossível falar sobre o fim da epidemia a curto prazo. No entanto, a ciência, o apoio político e as respostas comunitárias estão começando a dar frutos claros e tangíveis", completou.

"Atualmente mais pessoas que nunca viveram com o HIV, em grande partida devido ao maior acesso ao tratamento", destaca o relatório, que calcula em 34 milhões - 17% a mais que em 2001 - o número de soropositivos.

Atualmente, metade dos portadores do vírus recebe algum tipo de tratamento. Em 2010, graças a esta situação foram evitadas 700.000 mortes relacionadas com a Aids, afirma o documento de 52 páginas.

"A epidemia de Aids ainda não terminou, mas o fim pode estar próximo se os países investirem de maneira inteligente", destaca a UNAIDS.

O organismo propõe um objetivo ambicioso: "Nos próximos cinco anos, os investimentos inteligentes podem impulsionar a resposta à Aids até a visão de zero novas infecções por HIV, zero discriminação e zero mortes relacionadas com a Aids".

A região mais afetada pelo HIV/Aids continua sendo a África subsaariana (5% de prevalência entre a população adulta), seguida pelo Caribe (0,9%) e Rússia (0,9%). Na América Latina a evolução permanece estável desde o início dos anos 2000 (0,4% de prevalência).

Fonte Band

VÍDEO: Exercícios posturais ajudam a dar mais fôlego

Ricardo Reischak, um dos vencedores do concurso De Bem com a Vida, já percebe os benefícios da atividade

O advogado Ricardo Reischak e a publicitária Débora Pizzolatti, vencedores do concurso cultural De Bem com a Vida, promovido pelo caderno Nosso Mundo Sustentável, de Zero Hora, com apoio da Unimed, seguem no desafio de adotar novos hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida.

Além do futebol com os amigos e das caminhadas quase diárias, exercícios posturais de alongamento foram incorporados ao dia a dia do advogado. Auxiliado pela educadora física Sílvia Bauer, Ricardo já pôde perceber alguns dos benefícios da atividade: mais fôlego, maior mobilidade e flexibilidade.



Fonte Zero Hora

Instituto de geriatria da PUCRS procura idosos para participar de estudo

Dr.Pinna / DivulgaçãoAintenção do projeto é estruturar um serviço de atendimento à domicílio e acompanhamento dessa faixa etária

Idosos com 90 anos ou mais podem se cadastrar até março de 2012 para participar de um estudo do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS (IGG). Inicialmente, apenas aqueles que residem em Porto Alegre estão sendo cadastrados. Mas a nutricionista Pâmela Martins, que participa da pesquisa, afirma que o sistema será aberto às demais regiões do Estado.

Coordenado pelo geriatra Ângelo Gonçalves Bós, o projeto tem como objetivo conhecer a realidade dessa população. A intenção é estruturar um serviço de atendimento à domicílio e acompanhamento dessa faixa etária, com a colaboração de instituições parceiras. Já em andamento, o estudo reúne em sua equipe profissionais das áreas de nutrição, fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia e medicina geriátrica. A implantação deste serviço está prevista para 2015.

Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com o IGG pelo telefone (51) 3207-4419 ou pelo e-mail igg@pucrs.br. O cadastro ainda pode ser feito pessoalmente, na secretaria do Instituto, no 3º andar do Hospital São Lucas (Avenida Ipiranga, 6690 - Porto Alegre), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, ou na clínica Vitalitá (Rua Tomaz Flores, 134 - Porto Alegre), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Fonte Zero Hora

Autoestima molda imagem corporal de jovens brasileiras

Stock Photos / Divulgação

Estudo desenvolvido pela Unicamp foi baseado em respostas de 127 adolescentes


A busca pelo corpo perfeito, acompanhada de dietas rigorosas, é exigência de muitas adolescentes hoje em dia. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (FEA), a imagem corporal das jovens está associada à autoestima. O estudo liderado pela engenheira de alimentos Jane Palermo teve como base respostas de 127 meninas do Colégio da Unicamp (Cotuca).

— Não dá para estabelecer um padrão de satisfação ou insatisfação pelo peso. Depende muito da autoestima da pessoa — afirma Jane.

Ela observou que, dentro dos padrões de medidas estabelecidos, as meninas se consideram bastante satisfeitas. Mesmo entre as adolescentes com Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado — consideradas em sobrepeso — há aquelas que gostam do seu corpo. O mesmo ocorreu entre as "magrinhas": enquanto algumas estão satisfeitas, outras estão descontentes com a aparência.

A influência dos pais sobre as filhas também pode ser observada em muitas respostas, garante a engenheira.

— Muitas responderam que os pais "pegam no pé", dizendo que estão gordinhas, que precisam perder peso e se alimentar direito — afirma.

A não-aceitação da sociedade, principalmente na hora de arrumar um emprego, foi um dos pontos levantados pela pesquisa.

— Elas acreditam que para conseguir um bom emprego precisam ser bonitas e ter boa aparência — acentua a profissional.

Em contrapartida, o estudo mostrou que muitas meninas se consideram aceitas do jeito que são em função da personalidade.

— Estas já acreditam que, por serem bem-humoradas e participativas, o corpo não interfere — acrescenta.

Segundo a engenheira, as adolescentes acreditam que podem atingir um "corpo perfeito" seguindo dietas rigorosas propostas pela mídia. Mas o importante não é só ter um corpo bonito. Jane acredita que roupas da moda e cabelos perfeitos também fazem parte deste perfil ideal de beleza.

— O que importa é a aparência. Isso é muito importante para elas — enfatiza.

Fonte Zero Hora

Conheça os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Dificuldade para respirar, tosse persistente, fadiga muscular e insuficiência respiratória: estes são alguns dos sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) — patologia progressiva e parcialmente reversível, que afeta perigosamente os pulmões. Com o objetivo de alertar e informar a população sobre a doença, foi comemorado neste sábado o Dia Mundial de Combate à DPOC.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas sofrem da doença no Brasil. Este número ultrapassa os 210 milhões em todo o mundo, conforme os dados da OMS.  Somente 12% dos pacientes são diagnosticados e, destes, apenas 18% recebem tratamento.

Mais frequente entre homens mais velhos e fumantes, a DPOC é uma doença sem cura, mas que pode ser controlada, se diagnosticada precocemente.

— Embora o tabagismo seja o maior fator de risco, sabe-se que a DPOC é um exemplo clássico de doença onde a interação genética associada aos fatores ambientais (tabagismo, poluição, nível socioeconômico, infecções respiratórias, dieta, exposição em ambientes confinados à fumaça, etc) contribuem para o desenvolvimento da mesma — explica o pneumologista Emilio Pizzichini.

Segundo o médico, a deficiência de alfa1-anti-tripsina — condição rara que provoca o desenvolvimento acelerado de enfisema pulmonar — é um exemplo clássico de herança genética isolada que leva ao desenvolvimento da DPOC. Ele explica que nem todos os fumantes desenvolverão a doença. Assim, nem todos os portadores de DPOC fumam ou já fumaram.

— Cerca de 50% dos fumantes desenvolvem limitação ao fluxo de ar das vias aéreas, mas apenas 20% das pessoas que fumam desenvolverão a doença — afirma.

A DPOC pode ser diagnosticada por meio de uma espirometria — exame que avalia a capacidade pulmonar. De acordo com Pizzichini, qualquer pessoa com idade igual ou superior a 40 anos, com sintomas de tosse persistente ou exposição a um fator de risco, como o tabagismo, deveria avaliar sua função pulmonar. A radiografia de tórax é útil para o diagnóstico diferencial, uma vez que pode mostrar a presença de outras doenças que se acompanham de sintomas semelhantes aos da DPOC. Exames avançados que determinam o tamanho do pulmão e as tomografias de tórax também podem auxiliar no casos crônicos. Em geral, a doença se manifesta a partir dos 50 anos de idade.

— A dificuldade para realizar atividades diárias e exercício também está presente nos estágios iniciais, mas pode ser confundida com efeitos da inatividade e envelhecimento — assinala o médico.

À medida que a doença progride, ele garante que as crises ou ataques de bronquite se tornam mais frequentes e a falta de ar mais constante, podendo ser acompanhada por falta de oxigênio no organismo. Nos estados tardios da doença, pode ocorrer desnutrição, falência do coração e outras complicações.
Cigarro, um inimigo de peso
Segundo o especialista, a mortalidade em função da doença aumenta substancialmente conforme o número de cigarros. Entre os indivíduos que fumam mais do que 25 cigarros por dia, a chance de morrer por DPOC é 20 vezes superior a dos que não fumam.

Fonte Zero Hora

Alta sensibilidade à luz pode estar associada a doenças oculares

Sintomas da fotofobia se agravam no verão, quando a exposição ao sol aumenta


Se você mal consegue manter os olhos abertos e fica lacrimejando quando o dia está muito claro, procure um oftalmologista. Esses são os sintomas da fotofobia, sensibilidade excessiva à luz, que pode ou não estar associada a alguma doença. No verão, a exposição solar excessiva sem proteção pode causar ceratite (inflamação da córnea), aumentando os sintomas de fotofobia. De um modo geral, deve-se ficar alerta quando a fotofobia surge numa pessoa que não apresentava alta sensibilidade à luz. Conjuntivites, lesões de córnea, uveítes e até cataratas podem apresentar fotofobia como um dos sintomas iniciais.

— O surgimento de uma fotofobia súbita sempre deve ser encarado como um sinal de alerta — enfatiza o oftalmologista Marco Antônio Kroeff.

Em pessoas com olhos claros, a sensibilidade à luz não costuma ser uma patologia, pois quanto mais escura a íris, melhor a absorção da luz no olho, conforme explica Kroeff. Pacientes com astigmatismo costumam ter mais fotofobia. Usuários de lentes de contato que apresentem o sintoma devem suspender o uso das lentes e procurar um oftalmologista, pois isso pode ser um sinal de falta de oxigenação da córnea ou de uma ceratite.

Problema é a radiação, não a luminosidade
Do ponto de vista de saúde ocular, mais prejudicial do que a luminosidade é a radiação solar. Os raios UvA e UvB podem causar problemas agudos, como as ceratites, que ocorrem de seis a 12 horas após a exposição à luz, causando dor, irritação e lacrimejamento. A radiação também pode causar alterações cumulativas, como conjuntivite crônica, pterígio (espessamento da conjuntiva sobre o olho), tumores na íris e na pálpebra, catarata, degeneração da retina e alteração na visão de cores.

O uso de óculos escuros diminui o desconforto com a claridade e é uma boa forma de prevenção, mas também é preciso ter cuidado com a escolha das lentes.

— Não se pode confundir luminosidade com radiação. Uma lente escura pode diminuir a luminosidade, mas se não tiver filtro UV não impedirá que estes raios atinjam os olhos — alerta Kroeff.

O oftalmologista explica que, com a diminuição da claridade proporcionada pela lente escura, a pupila se dilata e, com isso, maior quantidade de radiação entra no olho. Por isso, deve-se evitar comprar óculos solares sem garantia de procedência. Caso tenha dúvidas sobre a escolha dos óculos, converse com seu oftalmologista.

Fonte Zero Hora

Prefeitura de Cariacica - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Cariacica, Estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal  de Administração – SEMAD, lançou edital de processo seletivo, com vista à contratação temporária de profissionais da área de Saúde para atendimento às necessidades  temporárias de excepcional interesse público do Município de Cariacica.

Serão ofertadas 71 vagas mais cadastro de reserva em cargos de Médico e Agente Comunitário de Saúde de níveis fundamental e superior com salários variados de R$ 695,54 a R$ 4.002,10, para carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão realizadas no Centro de Treinamento da Prefeitura Municipal de  Cariacica, situada à BR-262 KM 3,0 – Nº 3.700 - Bairro Alto Lage – Cariacica - ES, no período de 28 a 30 de novembro de 2011, das 9h:00 às 16h:00.

As provas serão realizadas em datas, locais e horários a serem divulgados.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Parnamirim - RN 2012

A Prefeitura de Parnamirim, Estado do Rio Grande do Norte, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público de provas para provimento de cargos, visando preencher o quadro de cadastro de reserva no Município.O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN - FUNCERN.

Serão oferecidas 267 vagas para cargos de níveis médio e superior com salários de até R$ 2.464,96, por carga horária de 40h semanais.

Inscrições

A inscrição será realizada no período das 10h do dia 19 de dezembro de 2011 até o horário de atendimento bancário do dia 5 de janeiro de 2012 no endereço eletrônico http://www.funcern.br/.

As inscrições presenciais, destinadas a atender aos doadores de sangue, pessoas com necessidades especiais e pessoas que não dispõem de acesso à internet, serão realizadas no período de 19 de dezembro de 2011 a 5 de janeiro de 2012 (nos dias úteis) no IFRN - Campus de Parnamirim, sito à Avenida Piloto Pereira Tim, BR-101, s/nº., Loteamento Taborda, no horário compreendido entre às 8h e 16h, hora local.
Taxas

A taxa de inscrição para os cargos de nível superior será de R$ 80,00 e para nível médio R$ 60,00.

Cargos e Vagas

Nível Superior: Anestesiologista (11), Assistente Social (2), Biólogo (1), Bioquímico (5), Cardiologista (1), Cirurgião Pediátrico (1), Clínico Geral (1), Educador Físico (1), Enfermeiro (30), Estatístico (1), Farmacêutico (4), Fiscal de Tributos (12), Fiscal de Vigilância Sanitária - Biólogo (2), Fiscal de Vigilância Sanitária - Bioquímico (1), Fiscal de Vigilância Sanitária - Enfermeiro (2), Fiscal de Vigilância Sanitária - Engenheiro Sanitarista (1), Fiscal de Vigilância Sanitária - Farmacêutico (1), Fiscal de Vigilância Sanitária - Farmacêutico Industrial (1), Fiscal de Vigilância Sanitária - Nutricionista (3), Fiscal de Vigilância Sanitária - Odontólogo (1), Fiscal de Vigilância Sanitária - Sanitarista (4), Fiscal de Vigilância Sanitária - Veterinário (1), Fisioterapeuta (5), Fonoaudiólogo (2), Geneticista (1), Ginecologista (1), Neonatologista (9), Neoropediatra (1), Nutricionista (4), Obstetra (14), Odontólogo (1), Pedagogo (1), Pediatra (16), Psicólogo (3), Psicopedagogo (1), Terapeuta Ocupacional (2), Veterinário (1);

Nível Médio: Agente de Trânsito (10), Agente em Controle de Zoonoses (1), Auxiliar de Nutrição (Lactarista) (1), Técnico em Enfermagem (100), Técnico em Laboratório de Análise Clínica (1), Técnico em Nutrição e Dietética (4), Técnico em Radiologia (1).

Provas

Para todos os cargos do concurso, as provas serão objetivas, com 40 questões, de múltipla escolha, com quatro alternativas, sendo uma correta, de caráter eliminatório e com o tempo de 3 horas para realização.

As provas serão aplicadas, em Parnamirim, provavelmente, no dia 5 de fevereiro de 2012, cujos locais e horários serão informados no Cartão de Inscrição do candidato.

O candidato deverá comparecer ao local de aplicação das provas, com antecedência mínima de 1 hora do horário fixado para o início das mesmas, munido de caneta esferográfica (com tinta na cor azul ou preta), cartão de Inscrição e documento Oficial de Identidade.

Os candidatos deverão retirar através do site, o seu cartão de inscrição usando para isto o número do CPF e o número de inscrição, no período de 23 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012.

Gabaritos
O Gabarito Oficial da prova será divulgado na data constante no Cronograma de Execução, na data prevista de 06 de fevereiro de 2012, a partir das 12h, no site http://www.funcern.br/.

Validade
O prazo de validade será 2 anos, contados da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Município de Parnamirim-RN, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Salinas da Margarida abre concurso

Mais um certame na Bahia está com edital  publicado. Trata-se do concurso público da Prefeitura de Salinas da Margarida, que oferece vagas para Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Fiscal de Tributos, Técnico em Enfermagem, Secretario Escolar, Auditor Fiscal, Enfermeiro, Médico  Plantonista, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo e Professor Educação Infantil.

As inscrições serão realizadas até 30 de novembro de 2011, exclusivamente, pela internet no site http://www.fundacaocefetbahia.org.br/.

As provas para todos os cargos serão aplicadas exclusivamente no município de Salinas da Margarida no dia 18 de dezembro de 2011, no turno matutino.

Os gabaritos, as questões das provas aplicadas e os resultados de cada uma das etapas do concurso, para fins de recursos, estarão disponíveis na sede da Fundação CEFETBAHIA, situada no Boulevard América, n”. 749, Jardim Baiano, Nazaré, Salvador  BA e no endereço eletrônico www.fundacaocefetbahia.org.br/pmsm/concurso.asp a partir do primeiro dia útil

O prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Prefeito Municipal de Salinas da Margarida.

Saiba mais

Concurso IFBA oferece 323 vagas

O Instituto Federal da Bahia abre, na próxima segunda-feira, 21, inscrições do concurso de professor efetivo para 17 cidades baianas. São 323 vagas para diversas áreas do conhecimento com regimes de trabalho de DE (Dedicação Exclusiva), 40 horas e 20 horas.

As inscrições, que deverão ser feitas exclusivamente pela internet através do endereço http://www.ifba.edu.br/, custam R$100,00 (cem reais). O prazo final para se inscrever é 19 de dezembro de 2011.

Os salários variam de R$ 1.536,46 a R$ 6.106,51.

O concurso contará com três etapas envolvendo prova escrita (eliminatória e classificatória), prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória). Os candidatos que comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros podem pleitear a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Saiba mais

» Edital IFBA – Bahia

FUSAR de Angra dos Reis - RJ abre processo seletivo

No Estado do Rio de Janeiro, a Fundação de Saúde de Angra dos Reis - FUSAR, lançou edital de processo seletivo visando a contratação temporária de 127 profissionais da área de saúde, para suprir carência provisória.

São orefecidas várias vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 4.302,57.

Das vagas existentes para cada categoria, 10% (dez por cento) serão reservadas, nos termos do § 3°, artigo 5° da Lei Complementar n°. 53, de 31 de dezembro de 2001, às pessoas com deficiência, exceto nos casos em que a deficiência não for compatível com o exercício do cargo ao qual concorre.

Superior - Médico (6 vagas) Anestesista, (3) Clínico Diarista, (16) Clínico Plantonista, (3) Cirurgião Plantonista, (1) Ortopedista e (10) Pediatra.

Médio - (16) Auxiliar de Farmácia e (5) Gesseiro.

Fundamental - (13) Auxiliar de Laboratório, (33) Auxiliar de Serviços Administrativos e (11) Telefonista.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 16h do dia 19 de novembro de 2011, na sede da Fusar, Diretoria de Recursos Humanos, localizada na Rua Machado Portela nº. 85, sala 105, Balneário em Angra dos Reis.

Oprocesso seletivo constará de análise curricular, de caráter classificatório, cuja coordenação e supervisão ficarão sob a responsabilidade da comissão do processo seletivo, a ser instituída por Portaria emitida pelo Presidente da FUSAR.

Concurso Alto Araguaia - MT

A Prefeitura e o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Alto Araguaia, Estado de Mato Grosso, lançaram edital de concurso público, com o objetivo de preencher 94 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de vários níveis e com salários que variam de R$ 599,20 a R$ 9.630,00.

Cargos

Superior - Analista Financeiro, Assistente Social, Controlador Interno, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Atividades Físicas, Médico (Anestesiologista, Cirurgião-Geral, Clínico Geral, Ginecologista/Obstetra e Pediatra), Nutricionista, Odontólogo, Professor (Computação, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música e Pedagogia) e Psicólogo.

Médio - Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Atendente, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Tributos, Monitor de Atividades Infanto Juvenil, Monitor de Desenvolvimento Infantil, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiografia, Técnico de Gestão Escolar e Vigilante.

Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Contínuo, Cozinheiro Geral, Eletricista de Veículo, Lavadeira, Maqueiro e Mecânico.

Inscrições

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição no período de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2011, no site do Grupo Atame (http://www.grupoatame.com.br/), responsável pelo concurso.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão utilizar os computadores no Prédio da Universidade Aberta do Brasil, localizada na Avenida Rio Branco, nº. 391, centro, de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h e das 12h às 17h.

A taxa será de R$ 35,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas

O concurso será constituído de prova escrita, prevista para ser realizada no dia 15 de janeiro de 2012 e prova prática para Eletricista de Veículo e Mecânico. Os locais e horários da prova serão divulgados oportunamente, inclusive no site do Grupo Atame.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados também no endereço da organizadora no 1º dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16:00 horas.

Validade

O período de validade do concurso público de provas e provas e títulos será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, 1 vez, por igual período, a critério da autoridade competente.

Saiba mais

Prefeitura de Areado - MG abre processo seletivo

A Prefreitura de Areado, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de processo seletivo para a contratação de profissionais específicos para atendimento às necessidades de excepcional interesse público na área de saúde.

Serão ofertadas 06 vagas para cargos de Médico PSF, Médico Psiquiatra e Farmacêutico PSF de nível superior com salários de até R$ 6.500,00, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de novembro de 2011, na Prefeitura Municipal de Areado, situada a Rua Monsenhor Faria (Prédio do cinema), nº 88 - Centro - Areado MG.

As provas serão realizadas na data prevista de 27 de novembro de 2011, na Escola Municipal João Luiz Alves - Praça Henrique Vieira - Areado/MG, de 08:00 as 12 horas.

O processo seletivo terá vigência pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado por um único período de 12 meses.

Concurso da Prefeitura de Biritinga (BA)

A cidade baiana de Biritinga está com seu mais recente concurso aberto, regulamentado por meio do Edital 01/2011. O certame, que será executados pela Companhia Nacional de Concursos, servirá para o provimento de diversos cargos dos níveis fundamental, médio e superior.

Entre os postos de provimento imediato (88) e as vagas para formação de cadastro de reservas (169), o concurso de Biritinga oferece um total de 257 oportunidades, distribuídas entre os cargos de professor, técnico em enfermagem, técnico de patologia clínica, técnico de radiologia, agente de meio ambiente, digitador, auxiliar de dentista, agente de endemias, motorista de ônibus escolar (habilitação categoria "d" e "b"), eletricista, auxiliar de eletricista, auxiliar de vigilância escolar, auxiliar de limpeza e auxiliar de serviços administrativos educacionais.

As inscrições presenciais ficarão abertas  até 25 de novembro de 2011, na Praça Municipal, 02, Centro, de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas. Pela internet, ficarão abertas no mesmo período, no site http://www.cncconcursos.com.br/.

As taxas de participação, que custam de R$ 40,00 a R$ 50,00, dependendo do nível de escolaridade exigido, poderão ser pagas até o dia 28 de novembro de 2011.

Todos os candidatos farão uma Prova Objetiva de Conhecimentos, sem indicação de bibliografia, com duração 03 horas.

As provas objetivas serão aplicadas possivelmente no dia 18 de dezembro de  2011, sendo o local de realização divulgado oportunamente aos candidatos inscritos. O gabarito será divulgado no dia 19 de dezembro de 2011 e o resultado final sai até 31 de janeiro de 2012.

De acordo com o edital, este concurso tem validade de até 02 anos,  podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Vilhena - RO

A Prefeitura de Vilhena, Estado de Rondônia, através do Instituto Rondônia de Pesquisa e Estatística, publicou edital N° 02/2011 de concurso público. Serão oferecidas 524 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 6.300,00, para carga horária de 20 e 40h semanais.

  Cargos
Serão disponibilizadas várias vagas para os cargos de Administrador de empresa, advogado, analista de sistemas, arquiteto, assistente social, biólogo, bioquimico, cirurgião dentista, contador, enfermeiro, engenheiro, farmaceutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, geólogo, jornalista, médico, naturólogo, psicólogo, químico, professor e entre outros. 

  Inscrições
As inscrições serão efetuadas até às 20h de 14 de novembro de 2011, através da internet, no endereço eletrônico http://www.institutorondonia.com.br/. Todos os horários fazem referência ao oficial de Rondônia.

  Taxas
As taxas de inscrição variam de:
R$ 35,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 45,00 para médio técnico;
R$ 65,00 para nível superior (exceto Médico);
R$ 75,00 para nível superior (Médicos).

  Provas
Todas as provas serão realizadas no Município de Vilhena - RO. As provas objetivas serão realizadas nas datas previstas de 11 e 18 de dezembro de 2011, em locais e horários a serem divulgados nos Murais da Câmara, da Prefeitura Municipal de Vilhena e no site eletrônico http://www.institutorondonia.com.br/.

As provas práticas operacional serão realizadas, provavelmente, no dia 29 de janeiro de 2012, no período matutino com inicio às 08 horas em locais a serem divulgados oportunamente com a relação dos candidatos aptos a sua realização. 

  Gabaritos
O gabarito preliminar estará à disposição dos interessados a partir do dia 21 de dezembro de 2011, nos Murais da Câmara, da Prefeitura Municipal de Vilhena e no site eletrônico http://www.institutorondonia.com.br/.

  Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, uma única vez e por igual período. 

Concurso Prefeitura de Amaturá - AM

A Prefeitura de Amaturá, Estado do Amazonas, lançou edital para realização de concurso público. O certame será executado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas - CETAM. São ofertadas 51 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 565,00 a R$ 11.115,93. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As vagas são para os cargos de Técnico em Patologia Clínica da Família, Técnico em Higiene Bucal da Família, Técnico em Enfermagem da Família, Enfermeiro Saúde da Família, Médico Saúde da Família, Médico Pediatra da Família, Médico Ginecologista da Família, Bioquímico, Assistente Social da Família, Psicólogo da Família, Agente Comunitário de Saúde – Zona Urbana, Agente Comunitário de Saúde – Zona Rural e Monitor Social.   

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições exclusivamente via internet, no Endereço  Eletrônico http://www.concursoscopec.com.br/ solicitada no período entre 0 (zero) hora de 16 de novembro até as 23h59min do dia 02 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Manaus.

Taxa de Inscrição 
Ensino Fundamental – R$ 40,00;
Ensino Médio – R$ 60,00;
Médico Saúde da Família, Médico Pediatra da Família, Médico Ginecologista da Família -  R$ 100,00.
Nível superior (exceto Médico Saúde da Família, Médico Pediatra da Família, Médico Ginecologista da Família) R$ 80,00.

Provas
As provas serão aplicadas, provavelmente, no dia 08 de janeiro de 2012 (domingo). O local e horário da realização da prova estarão designados no Cartão de Confirmação.

A documentação relativa à Prova de Títulos deverá ser entregue nos dias 30 e 31 de  janeiro de 2012, de 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, na sede da Prefeitura Municipal de Amaturá, localizada na Rua 21 de junho n. 1746  Centro - Amaturá-AM.

Gabaritos
O gabarito oficial preliminar da Prova será afixado nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal, Sede do FORUM e no site http://www.concursoscopec.com.br/.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo  ser prorrogado por igual período a critério da Prefeitura Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Caapiranga - AM

A Prefeitura de Caapiranga, Estado do Amazonas, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público destinado ao provimento de vagas. São ofertadas 390 vagas para cargos de todos os níveis de ensino com salário de até R$ 3.600,00, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Motorista Fluvial, Podador, Operador de Sistema Hidráulico, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Renda e Arrecadação, Guarda  Municipal, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Motorista de Transporte de Veículo, Mensageiro, Técnico em Radiologia, Fiscal de Vigilância Sanitário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Monitor Educacional, Professor de 1º - 5º, Professor de 6º - 9º - Matemática, Professor de 6º - 9º - Português, Professor de 6º - 9º - Ciências, Professor de 6º - 9º - História, Professor de 6º - 9º - Geografia, Professor de 6º - 9º - Língua Estrangeira, Pedagogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Assistência Social, Psicólogo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições via Internet pelo site: http://www.ibeg.org.br/, até às 23h59min do dia 20 de novembro de 2011, horário local.

Taxas de Inscrições
As taxas de inscrições variam entre R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas poderão ser realizadas, na data prevista de 18 de dezembro de 2011, em municípios circunvizinhos, caso o número de inscritos ultrapassem a capacidade física do município de Caapiranga/AM.

Os locais com os respectivos endereços de realização das provas serão divulgados no site http://www.ibeg.org.br/, previsto para o dia 08 de dezembro de 2011, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta desse local, bem como o comparecimento no horário determinado.

Gabaritos
O gabarito preliminar da Prova Objetiva será divulgado no site http://www.ibeg.org.br/ e afixado no quadro  informativo da Prefeitura Municipal de Caapiranga/AM.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Chefe do Poder  Executivo Municipal, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Caapiranga/AM.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Anápolis - GO

O município de Anápolis, em Goiás, com população estimada em 324.303 habitantes e situado a 48 km de Goiânia, lança edital (Nº 013/2011) de concurso público visando o provimento de 290 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O vencimento é de até R$ 1.936,21, por jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os cargos. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos do Concurso de Anápolis

Nível Fundamental - Artifície de Serviços e Obras Públicas (Apontador, Armador, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Jardineiro, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Soldador), Auxiliar de Obras e Serviço (Braçal, Coveiro e Zelador);

Nível Médio/Técnico - Agente de Serviço Social, Assistente de Atividades Culturais, Assistente de Tecnologia de Informação, Fiscal de Edificações, Fiscal de Postura, Motorista (Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “B”, "D" ou "E"), Músico (Baixo Elétrico, Baterista, Bombardino, Clarinete, Flauta Transversal, Percussão, Trambone e Tuba), Técnico em Agrimensura, Técnico em Transito e Transporte;

Nível Superior - Analista (Esporte e Lazer, Tecnologia de Informação, Cultura - Área Teatro -Cenografia /Iluminação, Cultura - Área Teatro - Interpretação, Cultura - Área Teatro - Literatura Dramática, Cultura - Área Dança - Bllet Clássico, Cultura - Área Dança - Jazz,Cultura - Área Dança - Sapateado e Analista de Finanças), Arquiteto, Assistente Social, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil, Trânsito e Tráfego, Elétrico), Fiscal de Meio Ambiente, Maestro e Técnico de Defesa do Consumidor.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 10 de novembro a 04 de dezembro de 2011, pela Internet no portal www.funcab.org ou no Posto de Atendimento, Colégio Damásio, na Av. Miguel João N 251 Centro - Anápolis/GO, de Segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 12h e das 14h às 18h ou no Rápido Unidade Anashopping – Av. Universitária no 2221 Santa Isabel, de Segunda à sexta-feira (exceto feriados) das 08h às 12h e das 14h às 18h.

O valor da taxa de inscrição será de:
R$ R$ 45,00 para o cargo de Ensino Fundamental Completo;
R$ R$ 56,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico;
R$ R$ 70,00 para os cargos de Ensino Superior.

As Provas Objetivas serão aplicadas na data provável de 18 de dezembro de 2011, na cidade de Anápolis/GO. A critério da FUNCAB, havendo necessidade, candidatos poderão ser alocados em outras localidades nas proximidades do Município.

O gabarito da Prova Objetiva será divulgado a partir das 12 horas do dia 20 de dezembro de 2011.

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Barra do Garças 2011/2012

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Barra do Garças, localizado a 550 km da capital, Cuiabá, Estado do Mato Grosso. O concurso visa a contratação de 744 novos funcionários, subdivididas em funções de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido é de até R$ 3.800,00, por regime de trabalho de 30 a 40 horas semanais. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. O certame será realizado sob a responsabilidade da ACPI – ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA.

Estão sendo disponibilizadas 47 vagas para nível fundamental, com o salário inicial de R$ 545,00 para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Vigia.

Para nível médio são 381 vagas, nas funções de Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Apoio Administrativo Educacional (Nutrição Escolar, Limpeza, Transporte, Vigia/Porteiro), Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigililância Sanitária, Fiscal de Tributos, Obras e Posturas, Instrutor de Marcenaria, Instrutor de Pntura em Móveis e Parede, MOnitor de Música, Motorista, Motorista (SAMU), Operador de Máquina de Terraplanagem (Motoniveladora, Pá Carregadeira, Retroescavadeira - Pocã, Trator de Esteira), Professor (várias disciplinas), Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem (SAMU), Técnico em Informatica, Técnico em Radiologia e Técnico em Tomografia. O salário varia de R$ 574,53 a R$ 1.000,00.

Para nível superior estão sendo abertas 316 vagas, cujo salário é de até R$ 3.800,00, para as funções de: Administrador Hospitalar, Advogado, Assistente Pedagógico, Assistente Social, Biólogo, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Enfermeiro (SAMU), Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Farmacêutico/Bioquímico, Gestor de Marketing, Gestor de Serviço no Sistema de Saúde, Médico (várias especialidades), Nutricionista, Odontólogo, Professor (várias disciplinas), Psicólogo, Técnico em Controladoria, Terapeuta Ocupacional e Tesoureiro.

Inscrições e Taxas

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas via internet (http://www.acpi.inf.br/) ou presencialmene no Centro Administrativo Municipal – CAM, Bloco I, Rua Carajás, nº 522, Centro, até o dia 06 de dezembro de 2011.

Os valores das taxas, conforme o nível de escolaridade exigido, são de:

Nível fundamental - R$ 40,00;
Nível médio - R$ 70,00;
Nível superior - R$ 100,00.
Provas

A aplicação das provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 18 de dezembro de 2011 no período matutino das 08h00min às 11h00min - (Horário Local).

Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte após a realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e nos sites http://www.acpi.inf.br/ e http://www.barradogarcas.com.br/.

Validade

A validade do concurso  público será de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Charqueadas (RS)

A Prefeitura de Charqueadas, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso de Charqueadas visa o preenchimento de 404 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 3.043,26, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Aos portadores de deficiência é assegurado o direito de inscrição no concurso público, podendo concorrer a 5% das vagas existentes e das futuras.

Cargos

Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Inspetor Tributário, Monitor Infantil, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Procurador, Professor, Psicólogo, Secretário de Escola, Técnico em Agricultura, Técnico Ambiental, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Topógrafo e Veterinário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 27 de outubro a 24 de novembro de 2011, através do site http://www.fundatec.org.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 32,00;
Nível médio: R$ 38,00 e 43,00;
Nível superior: R$ 75,00.

Prova

A data prevista para ser realizada a prova objetiva será no dia 18 de dezembro de 2011,o local e horário serão divulgados no mínimo 08 dias antes da realização das provas em jornal de circulação local, no site http://www.fundatec.org.br/ e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 19 de dezembro de 2011, no site http://www.fundatec.org.br/ e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.

Os títulos deverão encaminhados, no período entre 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2012, via dedex, para a fundatec, Assunto: concurso do município de Charqueadas - rua Prof. Cristiano Fischer, nº 2012, Partenon, Porto Alegre/RS, CEP 91410-000, e serem postados durante o período de entrega de títulos constante no Cronograma de Execução.

A prova prática será realizada provavelmente no dia 05 de fevereiro de 2012, em local e horário a serem divulgados.

Validade

O concurso público terá validade de 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Saiba mais

Concurso Patos – PB: Prefeitura publica Edital

A Prefeitura de Patos, Estado da Paraíba, através da empresa ACAPLAM – Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios LTDA, lançou edital Nº 001/2011 de concurso público para o provimento de 497 vagas. Os salários vão de R$ 545,00 a R$ 3.500,00, para cargas horárias que variam de 20 e 40h semanais.

Inscrições
Presencialmente, ou por meio de procuração, os interessados deverão se inscrever no posto de atendimento instalado na Casa dos Conselhos situada a Rua Felizardo Leite, s/n, Centro – PATOS/PB, até o dia 24 de novembro de 2011. Pela internet, as inscrições vão até o dia 24 de novembro de 2011, bastando que o candidato acesse o site http://www.acaplam.com.br/.

Taxas e Cargos
Os valores da taxa de inscrição se diferenciam conforme o cargo pretendido. Haverá oportunidades para candidatos de todos os níveis de ensino. A taxa de inscrição será de R$ 65,00 para os cargos de Médico Perito da Junta Médica; Assistente Social; Nutricionista; Psicólogo Educacional; Médico USF; Médico Anapatologista; Médico Cardiologista; Médico do Trabalho; Médico Endoscopista; Médico Fisiatra; Médico Gastroenterologista; Médico Ginecologista; Médico Hematologista; Médico Infectologista; Médico Neurologista; Médico Obstetra; Médico Ortopedista; Médico Patologista Clínico; Médico Pneumologista; Médico Proctologista; Médico Radiologista; Médico Ultrassonografista; Dentista Classe III (Pacientes Especiais); Enfermeiro Classe IV (Especialista em saúde mental); Enfermeiro Classe IV (Especialista em saúde do trabalhador); Orientador Educacional; Prof. de Matemática; Prof. de Artes; Prof. de Educação Física; Prof. de Ciências; Prof. de História; Prof.de Pré Escola; de R$ 50,00 para os cargos de Topógrafo; Téc.em Geo-processamento; Téc.em Contabilidade; Téc.de Arquivo; Fiscal de Urbanismo e Obras; Téc.em Informática; Téc.de Enfermagem; Técnico de Prótese Dentária; Téc.em Laboratório de Análise Clínica; de R$ 45,00 para os cargos de Técnico Administrativo; Telefonista; Agente de Trânsito; Motorista Classe I; Agente Comunitário de Saúde; Guarda Municipal; e Vigilante; e de R$ 30,00 para os cargos de Pedreiro; Eletricista; Auxiliar de Serviço; Servente de Pedreiro e Pintor.

Provas
As provas escritas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela Comissão Geral do Concurso através do Cartão de Inscrição de cada candidato e de Edital publicado nos Quadros de Avisos da Prefeitura Municipal de PATOS e no site: http://www.acaplam.com.br/.

Os candidatos aos cargos de Orientador Educacional e Professor, desde que aprovados na prova
escrita, se submeterão à prova de títulos, que terá caráter classificatório. Os títulos deverão ser entregues entre os dias 25 a 27 de janeiro de 2012.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares serão afixados no Quadro de Aviso da Prefeitura, e na internet, nas páginas http://www.acaplam.com.br/ e http://www.patos.pb.gov.br/, provavelmente, no dia 19 de dezembro de 2011.

Validade
O Concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação da Homologação (data provável: 29/02/2012), podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Arapiraca - AL

O Município de Arapiraca, localizado a 128 km de Maceió, Alagoas, publicou edital de Concurso Público nº 001/2011 para preenchimento de vagas nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Agricultura, Engenharia, Procuradoria, entre outras. A responsabilidade pela execução do processo seletivo público está a cargo da Fundação Apolônio Salles.

O certame prevê a contratação de 411 profissionais de nível médio, técnico médio e superior para o seu quadro de Pessoal Permanente de caráter efetivo. O salário oferecido varia de R$ 545,66 a R$ 2.079,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais.  Do total de vagas, 10% serão reservadas a pessoas portadoras de deficiência.

As oportunidades são para os cargos de Administrador, Arquiteto, Assistente Administrativo Educacional, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Museólogo, Nutricionista, Odontólogo (Dentista), Professor de Educação Infantil (Creche/Pré-escola), Professor dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor (Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Inglês, Religião, Artes e Educação Física) Psicólogo, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Edificações, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Eletricidade, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Zootecnista e Procurador Municipal.

 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da organizadora (www.fadurpe.com.br/arapiraca), até às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de novembro de 2011, pelo horário de Brasília.

Os interessados que não dispuserem de equipamentos para efetuar a inscrição poderão se dirigir à Casa da Cultura de Ararpiraca, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, nº 275 Centro, Arapiraca, período de inscrição, nos dias úteis, nos horários das 08h às 12h e das 13h às 17h. O valor da inscrição é de R$ 50,00 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

As provas objetivas serão realizadas no Município de Arapiraca na data prevista de 11 de dezembro de 2011, para cargos de Bibliotecário, Museólogo, Professores, Procurador Municipal, Assistente Administrativo Educacional e Secretário Escolar; e no dia 18 de dezembro de 2011 para os demais cargos, em horário e local previamente definido e informado no Cartão de Inscrição. 

O gabarito final, dos resultados provisórios da prova objetiva e a classificação provisória para os cargos com concurso em etapa única, será divulgado no dia 28 de dezembro de 2011.

O resultado final da prova objetiva e classificação final para os cargos com concurso em etapa única, será divulgado no dia 13 de janeiro de 2012.

Saiba mais