Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entenda por que os homens perdem peso mais rápido do que as mulheres

Questão hormonal faz com que as mulheres tenham maior teor de gordura, diz endocrinologista
 

Se um casal acima do peso começar a fazer a mesma dieta e a mesma atividade física, o homem vai perder peso mais rápido do que a mulher. A questão é que eles têm o metabolismo mais rápido, conforme o endocrinologista Silvio Voscaboinik.

— A massa muscular é responsável por transformar os nutrientes em energia, o que garante a queima calórica, e os homens têm mais massa magra e mais músculos do que as mulheres — explica o médico.

Enquanto isso, mulheres têm maior teor de gordura, o que se explica até pela questão hormonal, segundo Voscaboinik. Portanto, homens e mulheres precisam de rotinas diferenciadas, combinando exercício físico e alimentação controlada, para alcançar seus objetivos.

Fonte Zero Hora

RS é o estado brasileiro com mais casos de câncer no aparelho digestivo

Câncer de esôfago é o que mais provoca mortes


O Rio Grande do Sul é o estado que mais concentra casos de câncer do aparelho digestivo, com 10% da incidência nacional. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), dos 6.080 casos estimados em 2010, 3.130 são de tumores de cólon e reto; 1.490 de estômago e 1.460 de neoplasias no esôfago, sendo este último o que mais provoca mortes.

— A maioria dos pacientes com câncer no esôfago morre dentro de um ano, enquanto nos demais tipos, a sobrevida pode ser de cinco a oito anos— diz o médico endoscopista, Júlio Pereira Lima, presidente regional da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED-RS).

De acordo com o especialista, mesmo com incidência maior, a mortalidade de outros cânceres, como de pulmão e próstata, é menor devido à manifestação mais aparente dos sintomas. O câncer no esôfago é de difícil identificação, pois é praticamente assintomático — quando a pessoa percebe os sinais, quase sempre a doença já está em estágio avançado, conforme explica o médico. Lima destaca que a única forma de diagnóstico precoce para tumores no esôfago é por meio de endoscopia.

— No Rio Grande do Sul, homens com mais de 50 anos, fumantes e que tomam mate deveriam incluir endoscopia em seus exames de rotina, como já ocorre em países como França e Japão — observa Lima.

A incidência de câncer no esôfago é quatro vezes maior em homens do que em mulheres. A doença costuma se manifestar após os 60 anos, segundo o especialista.

Doenças simples, como azia, gastrite e refluxo, podem evoluir para um câncer se não forem devidamente tratadas. Segundo Lima, uma pesquisa feita na Santa Casa de Porto Alegre identificou que 13% dos porto-alegrenses têm refluxo, e cerca de 20% dos casos de refluxo evoluem para um câncer de esôfago.

Fonte Zero Hora

RS: Hospital São Lucas procura voluntários para estudo sobre refluxo

Pacientes serão acompanhados durante 28 dias para avaliar efeitos de tratamentos


O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) seleciona voluntários para estudo sobre o tratamento do refluxo gastroesofágico. Podem participar da pesquisa pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 70 anos, que tenham os sintomas de azia ou regurgitação.

Os pacientes serão acompanhados pela equipe médica durante 28 dias, para avaliar os resultados de tratamentos já disponíveis no mercado, em um estudo comparativo. Interessados podem obter mais informações pelos telefones (51) 9805-6293, com Patrícia, e (51) 3336-4243, com Dr. Ritter.

Fonte Zero Hora

Seu filho é um gênio? Veja como reconhecer a superdotação

Habilidade acima da média, criatividade e motivação para fazer as coisas são as principais características

Um coração de brinquedo que imita quatro tipos diferentes de batimentos cardíacos: de um bebê, de um adolescente, de um adulto e de um idoso. Este foi um dos trabalhos expostos na 2ª Mostra de Atividades do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naah/s) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que terminou na terça-feira.

— Além de montar o robô, tive que trabalhar com programação de computador. Mas não foi tão difícil porque gosto de programação — contou Leonardo Giovani, 14 anos, autor do projeto.

A coordenadora do Naah/s, Andréa Rosélia Alves Panchiniak, explica que uma pessoa tem altas habilidades ou superdotação, basicamente, apresenta três características: habilidade acima da média; criatividade e motivação para fazer as coisas.

Na mostra, dava para ver isso: foram expostos textos de literatura, robótica educacional, jogos de desafio, dobraduras e artes plásticas, além de uma releitura do Projeto Cow Parade, chamada de Cal na Parede.

— Eles têm raciocínio rápido e são muito inteligentes. Às vezes, se tornam um problema nas escolas porque sabem muito, são muito criativos. Se estimulados de forma correta serão muito importantes para a sociedade. São pequenos gênios — avaliou a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rose Bartucheski.

O Naah/s atende a 38 estudantes na Grande Florianópolis com oficinas permanentes de literatura e produção textual; múltiplas linguagens artísticas; e robótica educacional.

Mas o número é muito maior. A estimativa é de que seja entre 3,5% a 5% dos alunos da educação básica. E o atendimento é realizado só em Florianópolis. Mesmo assim é importante identificar estas características.

— Se um pai achar que seu filho se encaixa neste perfil pode entrar em contato com a fundação. Nós conversamos com ele, pedimos um relatório para a escola e fizemos uma avaliação. Se tiver altas habilidades, buscamos um espaço para ele desenvolvê-las ou orientamos professores e famílias — afirmou Rose.

Um dos trabalhos mostrou algumas personalidades com altas habilidades ou superdotação. É de ter inveja: Albert Einstein, Gran Bell, Nicolau Copérnico, Sigmund Freud, Thomas Edison, Carlos Drummond de Andrade, Ayrton Senna e até Franklin Cascaes.

Como reconhecer as altas habilidades de uma criança:: Desenvolvimento físico precoce: sentar, engatinhar e caminhar antes do normal.

:: Linguagem adquirida mais cedo, progredindo rapidamente para sentenças complexas, apresentando abundante vocabulário e estoque de conhecimento verbal.

:: Curiosidade intelectual, com elaboração de perguntas profundas e persistência até alcançar a informação desejada.

:: Aprendizagem rápida, com instrução mínima (pouca ajuda ou estímulo de adulto).

:: Alta persistência e concentração, quando estão interessados.

:: Alto nível de energia, que pode levar a hiperatividade, quando são insuficientemente estimuladas (às vezes necessitam de menos horas de sono do que o normal para a idade).

:: Interesses quase obsessivos em áreas específicas, a ponto de se tornarem especialistas nesses domínios.

Fonte: Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Serviço
Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
Contato: (48) 3381-1600

Fonte Diário Catarinense

"Medir" a pressão fora de consultórios é fundamental, alerta especialista

Prática permite ao médico contar com dados mais confiáveis para o controle da hipertensão


Não é apenas em consultas médicas que o esfigmomanômetro — aparelho para medir a pressão — deve ser acionado. É necessário que a pressão seja avaliada, principalmente, fora dos consultórios, alerta o médico e professor da Yale University Schooll of Medicine (EUA), Aldo Peixoto. A prática permite ao médico contar com dados muito mais confiáveis para o controle da hipertensão.

O especialista explica que existem dois tipos de perfis atualmente. No chamado avental branco, o paciente apresenta pressão alta no consultório e normal fora dele. Essa característica é verificada em 20 a 25% dos casos de hipertensos. Nesse grupo, o aumento do risco cardiovascular é relativamente pequeno.

Mas o perigo está na Hipertensão Mascarada, quando a pressão é alta apenas fora do ambiente médico. Pesquisas mostram que esse perfil está presente em cerca de 10 a 15 % dos pacientes com hipertensão. Nesses casos, o risco é exatamente o mesmo de quem tem a Hipertensão Sustentada, ou seja, quando a pressão alta é percebida dentro e fora do consultório.

— Como existem esses dois grupos, a avaliação dentro do consultório não é perfeita. Quando se move a avaliação para fora do consultório, se acaba tendo melhores condições de identificar os riscos — explica Peixoto.

Fique de olho na sua pressão
:: É importante que se faça uma bateria de medições uma semana antes da visita ao médico

:: Neste caso, a pressão deve ser medida três vezes ao dia: uma pela manhã (antes de tomar o medicamento), uma ao meio-dia e outra à noite (antes de tomar medicamento).

Fonte Zero Hora

Especialistas têm nova recomendação sobre meias elásticas e varizes

Meias aliviam dores e inchaço, mas não combatem problemas de circulação


Qual o melhor tipo de meia elástica para suavizar o cansaço nas pernas devido às varizes? Qual o melhor tratamento cirúrgico de varizes? Essas são algumas das questões respondidas pelas duas Diretrizes que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançada durante o 39º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, realizado em São Paulo.

O objetivo dos trabalhos é uniformizar as condutas médicas, baseando-as em estudos científicos de boa qualidade, o que vai unificar as práticas em saúde e garantir um melhor respaldo ao médico e uma maior segurança ao paciente. Foram dois anos de estudo com o auxílio de 142 especialistas.

— As diretrizes de utilização — definidas a partir das melhores pesquisas científicas disponíveis, acerca da eficácia e efetividade de intervenções — contribuem para a melhoria da qualidade da assistência e são um poderoso instrumento para a gestão e a regulação dos sistemas de saúde, visto que possuem grande potencial de uniformização das práticas em saúde, além de simplificarem os procedimentos de auditoria médica e o fornecimento de parâmetros clínicos para o tratamento, reabilitação e diagnóstico das principais patologias — explica o coordenador nacional das Diretrizes na SBACV, o cirurgião vascular Aldemar Castro.

A diretriz de "Terapia de compressão elástica dos membros inferiores", já aprovada na Associação Médica Brasileira (AMB), confirma o benefício do uso da meias compressivas no tratamento das varizes e institui as regras de como prescrevê-las com segurança.

— Três questões são fundamentais na hora de se prescrever a meia elástica: é preciso saber qual a compressão exata de que o paciente necessita, qual o melhor modelo e qual o tamanho da perna — explica o cirurgião vascular e coordenador desta diretriz, Marcondes Figueiredo.

De acordo com Figueiredo, o uso da meia elástica é importante para evitar dores, mas a técnica não evita o aparecimento das varizes.

— A meia diminui a dor e o edema (inchaço) daquelas pessoas que têm insuficiência venosa ou linfática. A pessoa não terá menos varizes se usar a meia, mas sim ganhará qualidade de vida, pois não sentirá tanta dor ao final do dia — explica.

A segunda diretriz discorre sobre os tipos de procedimento: conservador, cirúrgico e endovascular. Os médicos fazem uma comparação da qualidade de vida do paciente após os diversos tipos de tratamento: medicamentoso, cirurgia aberta, radiofrequência endovascular, laser e escleroterapia com espuma.

Fonte Zero Hora

Expectativa de vida do brasileiro aumenta para 73,5 anos

Em 2009, a expectativa ficou em 73,2 anos

A expectativa de vida do brasileiro, ao nascer em 2010, chegou a 73,5 anos, para ambos os sexos. Em 2009, a expectativa ficou em 73,2 anos. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicado no Diário Oficial da União.

As expectativas de vida divididas por sexo serão divulgadas nesta manhã, na Pesquisa Tábua da Mortalidade do IBGE.

Historicamente, homens têm expectativas de vida menores do que as das mulheres. Em 2009, a expectativa de vida dos homens ficou em 69,4 anos. Entre as mulheres, chegou a 77 anos.

Em 1980, a expectativa era de 62 anos.

Fonte Zero Hora

Em São Paulo, Edifício Itália também exibe o laço vermelho da luta contra a Aids

laço aids edifício itália SP
Dia mundial do combate à doença é celebrado em 1º de dezembro

O Edifício Itália, o segundo maior da cidade de São Paulo, exibe o laço vermelho que é símbolo do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira (1).

Também em São Paulo, o Obelisco do Ibirapuera aderiu ao movimento. No Rio de Janeiro, dez monumentos serão iluminados de vermelho, entre eles o Cristo Redentor, para lembrar a data.

Balanço
Em 2010, a Aids matou 8,6 pessoas por dia, em média, no Estado de São Paulo. É o que aponta o mais novo balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base no boletim epidemiológico do Programa Estadual de DST/Aids, divulgado nesta segunda-feira (28).

Foram 3.141 óbitos no Estado no ano passado, o que representou taxa de mortalidade de 7,6 mortes por 100 mil habitantes. Em 2009, o índice de mortalidade por Aids foi de 7,9.

Em relação a 1995, quando houve 7.739 óbitos pela doença, a taxa de mortalidade caiu 67% no Estado.

O boletim aponta também que, apesar da redução no número absoluto de casos desde a segunda metade da década de 1990, a proporção de infecções em homens que fazem sexo com homens cresceu 52,4% entre 2000 e 2010.

A incidência de Aids no Estado caiu pela metade na última década. A razão de casos vem se mantendo em dois masculinos para cada um feminino. A faixa etária predominante dos casos da doença é a de 30 a 39 anos, com incidência de 32 por 100 mil habitantes.

Desde o início da epidemia, em 1980, até junho deste ano foram registrados 212.271 casos de Aids em todo o Estado.

Fonte R7

Mulher envelhece 50 anos em poucos meses e desafia a ciência

Vietnamita de 26 anos sofreu reação alérgica e ficou com aparência de uma idosa de 80 anos

Uma mulher de 26 anos envelheceu meio século em poucos meses. O caso desafia a ciência e continua sem solução. A vietnamita Nguyen Thi Phuong ficou com aparência de uma idosa de 80 anos após comer frutos do mar e sofrer uma reação alérgica, em 2008.

Thi Phuong teve erupções na pele que fizeram com que o rosto, as mãos e o pescoço ficassem enrugados. Ela chegou a tomar medicamentos para aliviar os sintomas, mas não obteve êxito.

O programa conta também a história da brasileira que foi trabalhar em Portugal e, após ficar desempregada, pode perder a guarda das duas filhas para a ex-patroa. Segundo a patroa, Rosenilda teria dado as filhas para a adoção.

E na série Super-Humanos, o Domingo Espetacular mostra o homem que possui a cabeça mais dura do mundo. Ele suporta golpes de marreta, bolas de boliche e bate prego com a testa.

Fonte R7

Beber água ajuda a manter a longevidade

Médicos aconselham tomar oito copos por dia para manter funções essenciais dos órgãos

A água é fonte da longevidade, garantem especialistas. De acordo com cientistas, o ser humano consegue sobreviver sem comida, mas jamais sem água.

Isso porque nosso corpo é constituído de 70% de água. As células precisam do líquido para exercer corretamente as suas funções , de acordo com a medicina, bastam oito copos por dia para manter as funções essenciais dos órgãos.

Um corpo desidratado compromete as funções orgânicas. E o principal sintoma da desidratação é a fadiga. Manter um nível de hidratação equilibrado no corpo reduz problemas cardiovasculares e ativa as funções do coração.

Quando o corpo está devidamente hidratado, a pele também se beneficia com a água. O líquido além de hidratá-la, mantendo-a sedosa e brilhante, elimina as impurezas.

A água também é a responsável pelo transporte dos nutrientes, minerais, vitaminas, proteínas e açúcar pelo corpo. Todas as toxinas do corpo são eliminadas com a ajuda da água.

Ela auxilia o corpo a processar e eliminar as substâncias que intoxicam o organismo. Uma vez acumuladas, as toxinas acumuladas podem causar diversos problemas, como doenças crônicas.

Fonte R7

Bebida em excesso pode ocasionar calvície

Álcool aumenta níveis de estrogênio e diminui zinco no organismo

Um estudo da Universidade Western Reserve, dos EUA, descobriu que o excesso de álcool pode provocar a queda de cabelo e ocasionar a calvície.

Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisarem os hábitos de 90 homens e 98 mulheres.

Os cabelos exercem uma função muito importante no organismo. Eles funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

Quando os cabelos estão saudáveis, a cutícula do cabelo tem padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo.

A relação da queda de cabelo com o álcool foi estudada em homens e mulheres. Foram analisados os hábitos deles e chegou-se a conclusão que a bebida alcoólica aumenta os níveis de estrogênio, enquanto diminui o nível de zinco no organismo.

O álcool faz o organismo perder vitamina B, C e ácido fólico, essenciais para o nosso corpo e que fazem os cabelos ficarem saudáveis e fortes.

Fonte R7

Jovens ignoram camisinha, ficam mais expostos ao HIV e preocupam governo

Médicos dizem que diminuição das mortes não é motivo para descuido com a doença

A curiosidade fez com que Brenno Sales Preis, de 22 anos, usasse camisinha duas vezes desde que perdeu a virgindade, no começo deste ano. Desfeito o mistério, ele voltou a ter relações sem camisinha. Preis, que é estagiário e mora em Belo Horizonte, conta que não teme a Aids.

- Nunca conheci uma pessoa com Aids. Nem amigo de amigo. É como se [a doença] não existisse. Passou a ser um mito.

Preis ilustra um dos principais desafios do governo: lembrar para a população que a camisinha não é só um método anticoncepcional e que ainda é uma das formas mais eficazes de se evitar o vírus HIV. A Aids antes era vista como uma sentença de morte. Passou a ser vista como uma doença tratável. O governo admite que a doença está “banalizada” no imaginário popular e luta contra isso. Várias campanhas publicitárias começam nesta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a lembrar que a doença não pode ser subestimada.

A administração da doença avançou, mas ainda não existe uma cura, como destaca o infectologista Ricardo Sobhie Diaz, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

- A doença perdeu alguns estigmas que ela tinha antes. As pessoas podem não morrer tanto como antes por causa da doença, mas isso não é motivo para as pessoas não se cuidarem. Mesmo com o remédio antirretroviral, as pessoas soropositivas envelhecem muito mais rápido. Existe um dano.

Imaginário
Outro fator que fez as pessoas deixarem de temer a Aids foi o esquecimento das discussões dessa doença. Preis afirma que a Aids nunca foi tema de conversação com a sua família. Preis lembra que o mais próximo de uma conversa sobre o tema foi uma vez que sua mãe disse “ó, use camisinha” há dez anos. Para ele, a Aids é quase um fruto de imaginação.

Quando Preis tinha dois anos, um ícone da música pop morria por causa da doença. No final do mês passado, completou-se 20 anos da morte do vocalista da banda Queen Freddie Mercury em decorrência da Aids. Os anos 80 e 90 foram marcados por várias mortes de artistas por causa da doença, como Cazuza e Renato Russo.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta semana que a pasta avalia existir “uma geração jovem no país que não viveu a luta contra a Aids há vinte anos”.

Fonte R7

Transplante de pulmão salva recém-casada à beira da morte

Kristie-transplantePortadora de fibrose cística, Kirstie Mills se recupera e tem capacidade pulmonar integral

Um transplante de pulmão salvou a vida de uma jovem britânica apenas três semanas após seu casamento.

Portadora de fibrose cística, Kirstie Mills viu sua saúde se deteriorar rapidamente devido à doença genética.

Aos 21 anos, ela usava regularmente uma cadeira de rodas, máscaras de oxigênio para ajudá-la a respirar e passava temporadas cada vez mais longas no hospital.

Ao longo dos dois anos de relacionamento, seu namorado, Stuart, já havia sido apresentado à rotina de remédios, infecções respiratórias e internações, tudo parte do regime imposto pela doença incurável, que frequentemente leva à morte prematura.

- Eu sabia que nosso tempo estava acabando.

Casamento transferido
Por causa do estado de saúde de Kirstie, eles decidiram planejar logo o casamento no Chipre, mas a saúde frágil da noiva fez com que ela não pudesse viajar e a cerimônia teve de ser transferida para Somerset, na Grã-Bretanha.

- Havia diversos médicos e enfermeiros lá. Stuart tinha um cartão no bolso de 'Não Ressuscitar' porque se eu desmaiasse eu não queria ser ventilada, já que isso excluiria a possibilidade de transplante. Foi o melhor dia da minha vida, mas também achávamos que seria meu último.

Duas semanas depois do casamento, ela foi levada de helicóptero para um hospital em Londres para esperar por um transplante, um procedimento arriscado, mas que poderia aumentar sua expectativa de vida.

Espera
Segundo Kirstie, a espera pelo transplante foi um momento extremamente difícil para seu novo marido e sua família.

- Em um determinado momento, eu tentei implorar que desligassem as máquinas que estavam me mantendo viva, mas porque eu tinha uma traqueostomia, ninguém me entendia.Eu me sentia como se estivesse constantemente me afogando ou sufocando. O número de tubos ligados a mim era inacreditável, então eu não podia me mexer, não podia fazer nada. Eu estava desesperada.

Kristie contou que achava que o transplante não aconteceria e, mesmo que acontecesse, seria tarde demais, porque estava fraca.

Finalmente, em julho deste ano, ela recebeu novos pulmões.

- Foi no momento exato. Eu tinha horas de vida.

A recuperação foi difícil, mas ela voltou a andar, fazer exercícios e já tem capacidade pulmonar de 100%.

Kirstie está animada para passar seu primeiro natal em família em anos e planeja pedalar 300 km para arrecadar dinheiro para instituições de caridade.

Apesar disso, ela lembra que não está curada.

- Eu nunca vou ter uma expectativa de vida normal, mas o transplante talvez tenha me dado 20 anos a mais. Eu só tenho que continuar gerenciando e controlando a doença da melhor maneira possível.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Itaboraí RJ

Os 06 editais para realização de concurso público e processo seletivo simplificado na Prefeitura de Itaboraí, Rio de Janeiro, continuam abertos, devido à prorrogação das inscrições. Juntos, os certames oferecem 391 vagas em diferentes cargos e níveis de escolaridade, com vencimentos básicos que vão de R$ 450,00 a até R$ 2.500,00, mais algumas gratificações a depender do cargo, tendo os concursados que trabalhar em cargas horárias que podem ir 16 a 40 horas semanais. Candidatos aprovados e não convocados poderão ainda fazer parte do cadastro de reserva, para contratações futuras.

Cargos

Os concursos públicos ainda abertos oferecem vagas nos cargos de guarda municipal músico, agente de administração escolar, agente educacional de creche, instrutor de libras, tradutor intérprete de libras, professor, orientador educacional, supervisor educacional, coordenador pedagógico, psicólogo, técnico de laboratório, técnico de hemotransfusão, técnico de ortese e prótese, biólogo, fisioterapeuta pneumofuncional, odontólogo, terapeuta ocupacional, bombeiro hidráulico, borracheiro, eletricista, lavador/lubrificador, mecânico, motorista, pedreiro, servente, soldador, desenhista, topógrafo, arquiteto, engenheiro, auxiliar de serviços gerais, almoxarife, recepcionista, telefonista, programador, técnico agrícola, técnico de controle interno, técnico de contabilidade, técnico de informática, advogado, analista de sistemas, economista e engenheiro agrônomo, entre outros.
Além disso, o Processo Seletivo Simplificado deve selecionar 30 agentes de endemias (nível fundamental) e 26 agentes comunitário de saúde (nível médio).

Inscrição

As inscrições para esses editais prosseguirão até 12 de dezembro de 2011 e serão realizadas na Casa do Futuro, situada na Praça Doutor Celso Nogueira, S/Nº (Rua das Casas Bahia), de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 h, exceto feriados e pontos facultativos, ou através do site http://www.domcintra.org.br/.  Aqueles que não puderem ser beneficiados com a isenção de taxa, deverão pagar valores de participação entre R$ 30,00 a R$ 55,00, dependendo do nível de escolaridade exigido para o cargo escolhido. A taxa poderá ser paga até 13 de dezembro de 2011.

Prova

As provas objetivas serão realizadas nos dias 08, 15 e 22 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados no cartão de inscrição (CCI), a partir do dia 02 até o dia 07 de janeiro de 2012.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas objetivas.

Validade

O prazo de validade de todos certames é de 02 anos, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogados, uma única vez e por igual período, a critério da Administração, desde que haja anuência do Chefe do Poder Executivo Municipal.
Confira todos os regulamentos de certames em Itaboraí:
Edital 002/2011 - Guarda Municipal Músico
Edital 003/2011 - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Edital 004/2011 - Secretaria Municipal de Saúde
Edital 005/2011 - Secretaria Municipal de Obras
Edital 006/2011
- Secretaria Municipal de Administração
Edital 009/2011 - Agente de Saúde e Agente de Endemias

Concurso Campina do Simão - PR: Prefeitura publica edital

Com o objetivo de preencher 97 vagas, a Prefeitura de Campina do Simão, município paranaense que até 1995 era distrito de Guarapuava, publicou edital de concurso público destinado à contração de profissionais de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 5.705,41, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo,Médico,Motorista, Operador de Máquinas, Professor, Professor de Educação Física, Psicólogo e Supervisor Escolar, Técnico em Saúde Bucal, Vigilante Sanitário e Zeladora.
Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 17 de novembro a 01 de dezembro de 2011, através do site http://www.exatuspr.com.br/.  A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 80,00, de acordo com o cargo escolhido, devendo ser pago até a data do vencimneto.
Provas

A prova objetiva será realizada no dia 18 de dezembro de 2011, na escola Municipal Vital Brasil, 806, Rua Morumbi, Centro, Campina do Simão.

Os gabaritos das provas serão publicados no primeiro dia útil posterior ao da realização da prova objetiva, no Jornal Diário de Guarapuava, em Edital nas dependências da Prefeitura Municipal e no do site http://www.exatuspr.com.br/.
Validade

O concurso terá validade de até 02 (dois) anos a contar da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma única vez, por até igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Assaí - PR

A Prefeitura de Assaí, Estado do Paraná, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 86 vagas. Este certame será realizado pela Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória - Uniuv e oferece oportunidades  em cargos de todos os níveis de ensino, com salários de até R$ 2.420,00, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos: Assistente Social, Engenheiro Civil, Médico Pediatra, Médico, Professor, Técnico em Desporto, Mecânico de máquinas, Mecânico, Operador de máquina, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Auxiliar de serviços gerais, Lavador de veículos, Soldador, Porteiro, Auxiliar de Enfermagem, Agente de Endemias, Educador Social, Agente de Defesa Civil I, Motorista e Auxiliar de enfermagem.

Inscrições: Os interessados em efetivar sua inscrição deverão realizar até o dia 5 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico: concursopublico.uniuv.edu.br.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo.

Provas: As provas objetivas serão realizadas, provavelmente, no dia 18 de dezembro de 2011, às 14h. A partir do dia 14 de dezembro de 2011, o candidato deverá consultar o site concursopublico.uniuv.edu.br para obter confirmação da sua inscrição e tomar conhecimento do local das provas.

Gabaritos: Após a realização das provas, os gabaritos serão afixados no mural de avisos da Prefeitura do Município de Assaí, e, juntamente com os cadernos de provas, divulgados  via internet, no site concursopublico.uniuv.edu.br às 17h do dia 19 de dezembro de 2011.

Validade: O concurso público, para todos os efeitos, terá validade de 2 anos a partir da data da homologação, que será publicada na  Imprensa Oficial do Município, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Câmara de Guarulhos - SP

A Câmara de Guarulhos, Estado de São Paulo, através da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, está com inscrições abertas para dois Concursos Públicos (editais 01 e 02/2011), com vagas em todos os níveis de escolaridade e salários que podem chegar a R$ 6.679,89. Em retificações aos editais, algumas informações foram alteradas. Confira.

Serão oferecidas 109 no total, sendo reservados 5% das mesmas, em cada certame, para portadores de deficiência, nos seguintes cargos:

-Nível fundamental: Agente de Serviços VI.
-Nível médio: Administrador de Bens Públicos VI, Assistente de Iluminação, Assistente de Produção, Auxiliar de Operação de Câmera, Oficial Assistente de Tecnologia da Informação, Oficial de Serviço de Reprografia VI, Oficial de Telefonia VI, Operador de Câmera, Operador de Mesa de Som e Imagem e Técnico de Enfermagem VI.
-Nível superior: Administrador de Rede (Ciências da Computação, Analista de Sistemas e Tecnologia de Processamento de Dados), Agente Técnico Legislativo, Agente Técnico Parlamentar (Cientista Social, Assistente Social, Ecólogo, Biólogo, Gestor Ambiental, Engenheiro Ambiental, Economista, Contador, Administrador de Empresas, Engenheiro Civil, Arquiteto, Médico, Engenheiro Sanitarista, Dentista, Biomédico, Pedagogo e Advogado), Assistente Contábil VI, Assistente de Tesouraria VI, Chefe de Serviço do Setor de Contabilidade, Chefe de Serviço do Setor de Tesouraria, Jornalista, Jornalista Apresentador de Rádio/TV, Médico, Produtor de Programa de Rádio e TV, Redator, Repórter Fotográfico e Procurador VI.
Os candidatos deverão atentar para as alterações do edital nº 01/2011, que retificou a listagem de requisitos para vários cargos, entre os quais Técnico Parlamentar, Jornalista, Assistente de Iluminação, Redator e outros.

Inscrições: Com a prorrogação, as inscrições ficarão abertas até  09 de dezembro de 2011, nos sites http://www.rboconcursos.com.br/ e http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br/. Se o candidato optar por fazê-la de forma presencial, o mesmo deverá dirigir-se pessoalmente ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição montado na Câmara Municipal, localizado à Rua João Gonçalves, 604 - Centro, das 9h às 16h, em dias úteis.

Taxa: A taxa varia entre R$ 21,30 a R$ 71,30, de acordo com o cargo escolhido, podendo ser paga até 12 de dezembro de 2011.

Aos interessados é permitido inscrever-se para mais de uma função.

Provas: Haverá aplicação de Prova Objetiva para todos os cargos, Prova Prática para os empregos de Agente Técnico Parlamentar, Jornalista e Procurador e de Títulos para os cargos de nível superior.

As provas serão realizadas na cidade de Guarulhos e/ou em outras cidades, ao redor desta, caso seja necessário, por definição conjunta da Câmara Municipal de Guarulhos e da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda.

Ainda nas retificações ao Edital, foi informado que a convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Câmara Municipal, e divulgada nos sites www.camaraguarulhos.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br a partir do dia 13 de janeiro de 2012, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

Validade: O prazo de validade dos Concursos Públicos será de 02 anos, contados a partir da data de suas homologações, e poderá ser prorrogado por igual período, segundo interesse da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Araçuaí MG 2012

A Prefeitura de Araçuaí, Estado de Minas Gerais, publicou edital (nº. 001/2011) para a realização de concurso público oferecendo 132 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 3.684,11,  com carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público, desde que as atribuições do cargo pretendido não sejam incompatíveis com a deficiência de que são portadoras, e a elas serão reservados 5% das vagas para cada cargo/especialidade.

Cargos

Advogado, Administrador de Empresas, Agente Administrativo, Artífice de Manutenção, Artífice de Serviços e Obras Públicas, Assistente Administrativo, Assistente de Serviço Escolar, Assistente Social, Auditor, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços e Obras Públicas, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico – Bioquímico, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Medico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Pedagogo, Pregoeiro, Professor, Psicólogo, Servente Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Terapeuta Ocupacional e Topógrafo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico http://www.seapconcursos.com.br/, das 08:30 do dia 20 de dezembro de 2011 ao dia 20 de janeiro de 2012, às 21:00 h.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 40,00 e 50,00;
Nível superior: R$ 50,00 e 80,00.

Prova

O concurso público consistirá na aplicação das seguintes provas: objetivas, práticas, aptidão física e de títulos para os cargos de nível superior.
Os títulos/certificados autenticados deverão ser entregues no ato da inscrição, para o caso de inscrição presencial em envelope lacrado. Poderão ser encaminhados via correios por sedex ou carta registrada com AR, para o endereço da empresa realizadora deste certame: SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, rua Tupis, 485 – sala 114, Centro, Belo Horizonte – MG - CEP 30190-060.
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados, na Prefeitura de Araçuaí e no site http://www.seapconcursos.com.br/, a partir do dia 17 de fevereiro de 2012.
O gabarito da prova objetiva será publicado pela SEAP, um dia após a realização das provas, no Quadro de Avisos da Prefeitura e através do site http://www.seapconcursos.com.br/.
A  prova prática de trânsito e o teste de aptidão física será divulgada na Prefeitura de Araçuaí e no site http://www.seapconcursos.com.br/, a partir do dia 11 de abril de 2012.
A  prova prática de trânsito e o teste de aptidão física serão realizados, provavelmente, no dia 27 de abril de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da administração pública.

Saiba mais

Concurso da Prefeitura de Alto Jequitibá (MG) 2012

A Prefeitura de Alto Jequitibá, situada à 322 km de Belo horizonte, em Minas Gerais, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso de Alto Jequitibá está oferecendo 80 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 972,86 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Serão reservados 10% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Gari, Jardineiro, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Magarefe, Motoboy, Operador de Máquinas, Pedreiro, Agente de saneamento, Motorista, Auxiliar Administrativo, Professor, Técnico de Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Saúde Bucal, Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, Especialista em Educação, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Gestor de Convênios e Contratos, Médico, Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 05 e 27 de janeiro de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/ MG e/ou através do site http://www.incp.org.br/.

As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 e/ou 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados através do cartão de confirmação de inscrição (CCI), a partir do dia 29 de fevereiro de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/ MG, das 12 às 18 horas  e/ou através do site http://www.incp.org.br/.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 13 de março de 2012, através do site http://www.incp.org.br/.

A prova prática de direção veicular será realizada provavelmente no dia 15 de abril de 2012, em Locais e horários a serem afixados através de editais de convocação, na Prefeitura de Alto Jequitibá e no site: http://www.incp.org.br/.

A apresentação dos títulos para a área do magistério deverão ser entregues na data provável entre 02 e 04 de abril de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/MG, das 12 às 18 horas e/ou via correios: Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alto Jequitibá Caixa Postal – 114341- Campos dos Goytacazes / RJ, CEP 28010-972, do dia 02 a 11 de abril de 2012.

Validade

O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, por ato do Prefeito.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Abadia dos Dourados (MG) 2012

O Município  de Abadia dos Dourados, localizado a 502 km da capital, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso publico que visa preencher 53 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior. O regime de trabalho para todos os cargos é de 25 a 40 horas semanais. Das vagas oferecidas, 10% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Os salários variam entre R$ 548,00 e R$ 913,00.

Cargos

Agente Fiscal Sanitário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Guarda Noturno, Jardineiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Professor, Servente de Pedreiro, Soldador, Técnico de Enfermagem e Tratorista.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 20 de dezembro de 2011 e 10 de janeiro de 2012, no CRAS – CONVIVER – Centro de Referencia de Assistência Social, localizado na rua Ilídio Duarte de Sousa, nº. 10, Bairro Duarte, CEP 38.540.000, das 09h às 11h e das 13h às 17h e/ou através do site http://www.uniconuberaba.com.br/.

As taxas de inscrições variam entre R$ 27,00 e R$ 45,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 29 de janeiro de 2012, em horário e local a serem divulgados na imprensa local, quadro de avisos da Prefeitura de Abadia dos Dourados, situada à rua Dr. Calíl Porto nº 380, centro, Abadia dos Dourados/MG, CEP: 38540-000 e no endereço eletrônico http://www.uniconuberaba.com.br/, a partir do dia 25 de janeiro de 2012.

O gabarito será divulgado na data provável de 30 de janeiro de 2012.

Validade

O concurso público terá validade de 2 anos, contados de sua homologação, podendo ser prorrogado por até mais 2 anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Saiba mais

Concurso FHOMUV de Varginha - MG 2012

A FHOMUV - Fundação Hospitalar do Município de Varginha – Hospital Bom Pastor, Estado de Minas Gerais, publicou edital Nº 01/2011 de concurso público destinado ao provimento de vagas. O certame oferece várias vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 4.967,19. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

CargosAs oportunidades são para os cargos de Analista de Sistema de Informação, Assistente Social, Auxiliar de Radiologia, Auxiliar de Serviços Gerais Hospitalares, Bioquímico – Farmacêutico, Contador, Enfermeiro, Escriturário, Fonoaudiólogo, Instrumentador Cirúrgico, Médico do Trabalho, Médico Infectologista, Motorista, Nutricionista, Psicólogo Hospitalar, Técnico de Radiologia/Radioterapia, Técnico de Enfermagem, Técnico em Eletricidade, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Segurança do Trabalho, Telefonista, TNS BucoMaxilo Facial, TNS Fisioterapeuta/CTI e TNS Fisioterapeuta.

InscriçõesAs inscrições serão realizadas de 10 a 27 de janeiro de 2012, através do site http://www.exatuspr.com.br/.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, a inscrição poderá ser realizada no Escritório Local da Exatus Consultoria (ICC Informática), sito à Rua Maria Benedita, 63 – Vila Pinto – 1º Andar – Sala 101, Varginha, Estado de Minas Gerais, nos dias úteis entre 10 a 27 de janeiro de 2012, das 08hs às 11h50min e das 13h20min às 17h30min.

TaxasAs taxas variam de R$ 25,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 27 de janeiro de 2012.

ProvasA prova objetiva será realizada no dia, local e horário a serem divulgados junto com o Edital de Homologação das inscrições a ser publicado em Edital no Escritório Local da Exatus Consultoria (ICC Informática), sito à Rua Maria Benedita, 63 – Vila Pinto – 1º Andar – Sala 101, Varginha, Estado de Minas Gerais, e através dos sites www.exatuspr.com.br www.varginha.mg.gov.br, e www.fhomuv.com.br.

GabaritosOs gabaritos com as devidas respostas das provas, tornar-se-ão públicos, no dia seguinte a aplicação das provas, em Edital no Escritório Local da Exatus Consultoria (ICC Informática), sito à Rua Maria Benedita, 63 – Vila Pinto – 1º Andar – Sala 101, Varginha, Estado de Minas Gerais, e nos sites www.exatuspr.com.br, www.varginha.mg.gov.br e www.fhomuv.com.br.

ValidadeO prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso, prorrogável uma única vez, por igual período, desde que haja interesse da Fundação Hospitalar do Município de Varginha.

Prefeitura de Ipatinga abre concurso público

A Prefeitura da cidade mineira de Ipatinga, localizada a cerca de 290 km da capital Belo Horizonte, divulgou edital de concurso público para provimento de 250 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 3.254,28, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Cargos

Nível Fundamental - Atendente Consultório Dentário I (Ensino Fundamental com registro no CRO);

Nível Médio - Condutor Socorrista I, Técnico de Enfermagem I (curso Técnico), Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Higiene Dental e Técnico em Radiologia I;

Nível Superior - Assistente Social I, Auditor Técnico de Serviços e Saúde I, Auditor Técnico de Serviços e Saúde I, Biólogo I, Bioquímico I, Farmacêutico I, Fisioterapeuta I, Fonoaudiólogo I, Médico (várias especialidades), Nutricionista I, Odontólogo I, Psicólogo I, Terapeuta Ocupacional I, e Veterinário I.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet começarão apenas no ano que vem. Serão realizadas no endereço eletrônico http://www.imam.org.br/, a partir das 10:00h do dia 16 de janeiro de 2012 e prosseguirão até as 23:59h do dia 16 de fevereiro de 2012. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer, durante o período de inscrição, diretamente no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no 3º andar da Prefeitura de Ipatinga-MG, entre 09:00 às 12:00 hs e das 13:30 às 17:00 hs de segunda a sexta-feira, munido de documento de identidade e CPF.

A taxa de inscrição custa entre R$ 25,00 a R$ 70,00, de acordo com cargo desejado.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Ipatinga provavelmente nos dias 24 e/ou 25 de março de 2012. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.

O Gabarito Provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Concurso, até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova, no Quadro de Avisos da Prefeitura e nos sites http://www.ipatinga.mg.gov.br/ e  http://www.imam.org.br/.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do Executivo Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Viamão (RS) 2011

A Prefeitura de Viamão, Rio Grande do Sul, abriu nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, as inscrições para concurso público que selecionará 71 candidatos de nível médio/técnico e superior. A faixa salarial vai de R$ 510,56 a 1.687,00. Confira o edital.

Cargos

Agente de Combate às Edemias, Analista de Sistemas, Arquiteto, Biólogo, Bioquímico, Contador, Desenhista Projetista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal e Técnico em Meio Ambiente.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 36,08, serão realizadas até o dia 15 de dezembro de 2011, pela internet, no endereço eletrônico http://www.fundatec.org.br/.

Prova

A prova objetiva está prevista para o dia 08 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados no site http://www.fundatec.org.br/ e no painel de avisos da sede da Prefeitura Municipal.

O gabarito será divulgado na data provável de 10 de janeiro de 2012.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério do prefeito municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Lindolfo Collor (RS) 2011

Em Lindolfo Collor, Estado do Rio Grande do Sul, há dois editais publicado para a realização de seleções públicas: um concurso (79/2011) e um processo seletivo (78/2011). O concurso de Lindolfo Collor está oferecendo 10 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 3.588,02 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

Às pessoas portadoras de deficiência são assegurados 10% das vagas então existentes e das futuras, até a extinção da validade do concurso.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Biblioteca, Médico, Operário, Secretário de Escola e Professor.

Inscrição

Serão realizadas somente via internet, pelo link específico para este fim, encontrável no endereço http://www.unars.com.br/, no período que vai de 23 de novembro e 07 de dezembro de 2011.

De acordo com o nível de escolaridade exigido para cada cargo, as taxas de inscrição serão de:
R$ 18,28: Nível fundamental;
R$ 27,43: Nível médio;
R$ 45,71: Nível superior.

Prova

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 07 de janeiro de 2012, em local e horário a serem divulgados por edital no dia 19 de dezembro de 2011, no painel de publicações da Prefeitura de Lindolfo Collor, na internet no site www.unars.com.br e na imprensa local.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 09 de janeiro de 2012, a partir das 15h no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site http://www.unars.com.br/.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante edital do executivo municipal, nos termos da Constituição Federal.

Emater/RS-Ascar lança edital de processo seletivo

Estão abertas, desde terça-feira (22/11) até o dia 15 de dezembro de 2011, as inscrições para o Processo Seletivo 2011 da Emater/RS-Ascar. A seleção destina-se à formação de cadastro reserva para 41 cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários de R$ 1.135,09 a R$ 2.831,58. “Esse Processo Seletivo será regionalizado e esperamos a participação de, aproximadamente, 30 mil pessoas”, avalia o gerente de Recursos Humanos, Décio Cotrin. Confira o Edital.

As inscrições podem ser realizadas via internet, na página da Objetivas Concursos (http://www.objetivas.com.br/) até ás 23h59min do dia 15 de dezembro. O valor é de R$ 65,00 para os cargos de nível superior e de R$ 35,00 para os cargos de nível fundamental, médio e técnico. O pagamento deverá ser efetuado com o boleto bancário impresso em qualquer agência bancária até o dia seguinte ao término das inscrições (16/11).

A prova escrita, para todos os cargos será aplicada em 15 de janeiro de 2012, em Porto Alegre, em local e horário a serem divulgados depois da homologação das inscrições, em 30 de dezembro. O edital completo e demais informações relativas às etapas do processo seletivo estão disponíveis nos sites da Objetivas Concursos e da Emater/RS-Ascar (http://www.emater.tche.br/).

Para todos os cargos, o processo seletivo constará de primeira etapa, prova escrita de caráter eliminatório/classificatório, com questões objetivas, de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos. A segunda etapa consiste de avaliação psicológica, de caráter eliminatório. Serão considerados aprovados em primeira etapa e habilitados à etapa seguinte os candidatos que obtiverem 50% ou mais na nota final da prova escrita.

As possíveis vagas estão distribuídas na classificação de: Regionalizado (vagas abertas em uma das regiões administrativas da entidade); Qualquer Unidade de Classificação (em qualquer município do Estado); Porto Alegre – Escritório Central. As eventuais vagas Regionalizado e Qualquer Unidade de Classificação não estão vinculadas a nenhum município específico dentro do âmbito do escritório regional. O candidato deverá estar ciente de que a contratação poderá se dar em qualquer das cidades componentes da Regional escolhida no ato da inscrição ou de outras regionais da Ascar, caso opte pela listagem estadual, de acordo com as necessidades da Instituição.

Cargos e funções

Nível Fundamental: Motorista

Nível Médio e Técnico: extensionista rural de Nível Médio em Agropecuária; Classificador; Social; Assistente Administrativo I; Assistente Administrativo I – Contabilidade; técnico em Enfermagem do Trabalho; Informática; Segurança do Trabalho

Nível Superior: técnico científico Analista de Sistemas; Biblioteconomia; Desenvolvimento Agroindústrial; Engenheiro de Segurança de Trabalho; Jornalista; Médico do Trabalho; Relações Públicas; extensionista rural Nível Superior Engenheiro Agrônomo; Engenheiro Agrícola/Ambiental/Florestal; Médico Veterinário; extensionista rural social em Administração; Biologia; Ciências Contábeis; Ciências Jurídicas e Sociais; Ciências Sociais ou Sociologia; Economia; Farmácia; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Turismo; tecnólogo em Administração Rural; Agricultura Familiar e Sustentabilidade; Alimentos; Desenvolvimento Rural; Gestão Agroindustrial; Gestão Ambiental; Agroindústria; Fruticultura; Horticultura; Recursos Pesqueiros.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Jornalista Taline Schneider

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Novo Hamburgo - RS

A Prefeitura de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, através da Fundação La Salle, publicou edital de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva para o quadro efetivo de servidores.

Serão ofertadas 77 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis médio e superior com salários de até R$ 3.857,67, para carga horária de 20 e 40h semanais.

CargosAs vagas são para os cargos de Guarda Municipal, Auxiliar de Tesouraria, Fiscal Sanitário, Tesoureiro, Técnico Segurança do Trabalho, Desenhista Técnico (Cadista), Topógrafo, Fiscal de Obras, Médico do Trabalho, Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Nutricionista III, Nutricionista III, Assessor Jurídico, Auditor Fiscal de Tributos Municipais e Arquivista.

InscriçõesA inscrição será realizada no período de 02 a 29 de dezembro de 2011, pela internet, no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

TaxasAs taxas variam de:
-Nível de escolaridade médio/técnico - R$ 50,00;
-Nível de escolaridade superior - R$ 78,00.

ProvasAs provas serão aplicadas, provavelmente, no dia 15 de janeiro de 2012, exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Novo Hamburgo, podendo ocorrer em outras cidades da região, das 9h30min às 12h30min.

GabaritosO gabarito será divulgado no dia 30 de janeiro de 2012, através da internet, no site, www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Prefeitura de Itaúba (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itaúba, Estado do Mato Grosso, divulgou edital (nº. 002/2011) de processo seletivo visando o preenchimento de 16 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 2.240,00 e carga horária de 30 e 40 horas semanais..

Será reservado um percentual de 5% das vagas oferecidas às pessoas portadoras de necessidades especiais, quando forem oferecidas em número superior a um.

Cargos
Tratorista, Motorista, Operador de Máquina, Professor Magistério, Técnico de Enfermagem, Professor, Engenheiro Cívil.

Inscrição
Será realizada, gratuitamente, até o dia 13 de dezembro de 2011, nos seguintes endereços:

Prefeitura de Itaúba, com endereço na Av. Tancredo Neves, 799, Centro, Município de Itaúba-MT;

Fundação Hospital de Saúde do Município de Itaúba, situada na Av. Tiradentes, s/n, centro de Itaúba/MT.

O site http://www.itauba.mt.gov.br/ também está apto para receber as inscrições dos interessados.

Prova
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 18 de dezembro de 2011, das 08:00 às 12:00 horas, na Escola Educandário Nossa Senhora Aparecida, sito na Rua Bárbara Max, s/nº, Centro.

O gabarito será divulgado na data provável de 19 de dezembro de 2011.

Validade
O prazo de validade da seleção é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 180 dias.

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

O Município de Acauã, Estado do Piauí, através do Instituto Machado de Assis, lançou edital de concurso público de Provas e Títulos destinado ao provimento de vagas existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura.

Serão distribuídas 27 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 1.050,00, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF e enfermeiro do PSF.

Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico http://www.institutomachadodeassis.com.br/, até o dia 30 de dezembro de 2011.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:
-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.
As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 23 de janeiro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas no site http://www.institutomachadodeassis.com.br/.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Maringá (PR) 2011

Com oferta de 116 vagas mais formação de cadastro de reservas, o concurso da Prefeitura de Maringá, no Estado do Paraná, está com o edital nº. 071/2011 publicado e inscrições abertas. A remuneração é de até R$ 3.181,50, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

Fica reservado às pessoas portadoras de necessidades especiais o percentual de 5% das vagas oferecidas neste concurso público.

Cargos
Armador, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Carpinteiro, Coletor, Eletricista de Autos, Engenheiro, Fisioterapeuta, Frentista, Guarda Municipal, Instrutor de Artes, Lubrificador, Maquinista, Mecânico, Médico, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Luz, Operador de Equipamentos, Operador de Equipamentos Especiais, Operador de Máquina Costal, Orientador de Estacionamento Rotativo, Pintor de Obras, Professor, Programador de Computador, Técnico de Enfermagem, Técnico de Manutenção, Torneiro Mecânico e Tratador de Piscinas.

Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 15 de dezembro de 2011, através do site www.fauel.org.br, mediante o pagamento de taxas, que variam conforme o disposto a seguir:

Nível fundamental: R$ 16,35, 17,43, 19,12, 21,38, 23,64 e 26,46;
Nível médio: R$ 17,43, 20,25, 23,64, 30,41, 33,80 e 42,27;
Nível superior: R$ 28,66, 76,14 e 95,45.

Prova
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 08 de janeiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições e no cartão de inscrição dos candidatos, através do endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/ e no órgão oficial do município.

O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte a realização da prova objetiva.

Os títulos deverão ser entregues à FAUEL, conforme edital de convocação, que trará o local, a data e o horário da entrega e estará disponível no site www.fauel.org.br e no órgão oficial do município.

A prova prática será realizada na data provável de 12 de fevereiro de 2012, em local e horário estabelecido no edital de convocação para prova prática, que será divulgado no site www.fauel.org.br e no órgão oficial do município.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Maringá – Paraná

Concurso Prefeitura de Bom Jesus da Lapa - BA

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia, lançou edital de concurso público com o objetivo de preencher 723 vagas distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 4.172,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservados aos candidatos com deficiência.

Cargos do concurso de Bom Jesus da Lapa

Nível Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional da Educação, Auxiliar Operacional da Saúde, Guarda Municipal, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas.

Nível Fundamental Completo - Auxiliar Administrativo.

Nível Médio/Técnico - Agente de Bem Estar Social, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola; Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Radiologia, Agente Administrativo e Secretário Escolar.

Nível Superior - Professor de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa e Matemática), Administrador, Advogado, Contador, Engenheiro Florestal, Psicopedagogo, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico ou Biomédico, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesiologista, Médico, Cardiologista, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista/ Obstetra, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

InscriçõesAs inscrições serão realizadas no período de 28 de novembro a 09 de dezembro de 2011, pela Internet, através do site http://www.ibam-concursos.org.br/ ou presencialmente na Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, praça Marechal Deodoro da Fonseca, S/N - Centro - Bom Jesus da Lapa/ BA, Horários: de 8h:00 às 12h:00 e de 14h:00 às 18h:00, de segunda à sexta-feira.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 100,00 para cargos de nível superior.

ProvasAs provas serão realizadas na cidade de Bom Jesus da Lapa, prevista, para todos os cargos, para o dia 22 de janeiro de 2012, com duração de 3 horas. O local da realização das provas, além de ser divulgado nos sites http://www.ibam-concursos.org.br/ e http://www.bomjesusdalapa.ba.io.org.br/, constará do cartão de confirmação de inscrição a ser enviado pelos correios – via postal e no Mural Oficial de Atos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa.

ValidadeO Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito Municipal de Bom Jesus da Lapa.

Saiba mais» Edital Prefeitura de Bom Jesus da Lapa – Bahia

Portugal: Tinta para cabelo causa queimaduras em duas mulheres


Nisa Gonçalo, residente em Olhão,
sofreu queimaduras na cabeça e nas orelhas

A tinta para cabelo, com características tóxicas, que já provocou ferimentos em duas mulheres, em Olhão e no Barreiro, "está à venda em Portugal de forma irregular", garantiu ao CM fonte do Infarmed. No entanto, em Espanha, onde o produto é fabricado, está registada na autoridade competente.

Depois do caso do Algarve, onde uma jovem de 20 anos se queixou de ter sofrido queimaduras após ter aplicado o produto, ontem surgiu uma segunda mulher, que recebeu tratamento no Hospital do Barreiro, com a mesma reacção. "A senhora apresentava erupções cutâneas na cabeça e edema na face, resultado da aplicação de um produto cosmético químico que não será o adequado para uso humano", explicou ao CM Carlos Alves, chefe do Serviço de Urgência do Hospital do Barreiro. Analisando as lesões provocadas, o clínico admite que se trata de "um produto tóxico".

A tinta, de marca Amalfi, é produzida em Valência pela empresa Quimi Romar. "Estamos a averiguar se não são casos de reacções alérgicas ou mau uso", explicou ao CM Jorge Uso, representante da empresa.

O Infarmed, que não foi oficialmente notificado, aguarda informações dos hospitais que atenderam as queixosas.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Guarda une-se e ajuda Gustavo

A onda de solidariedade para com o pequeno Gustavo Martins, de 3 anos, chegou ontem à Guarda, onde 518 pessoas se inscreveram no Registo Português de Dadores de Medula Óssea. O filho do futebolista Carlos Martins sofre de aplasia medular, cuja cura implica um transplante de medula

A probabilidade de encontrar um dador compatível é de um em cem mil, mas Raquel Andrade está optimista "devido ao sucesso que a campanha está a ter no País". A directora da Farmácia Moderna que organizou a acção na Guarda adianta que, "além do Gustavo, muitas outras pessoas poderão beneficiar deste sentimento solidário que assola o País, porque o número de inscrições aumentou exponencialmente nas últimas semanas".

Hugo Freire, 33 anos, já tinha pensado em registar-se, mas "foi o caso do Gustavo, com a divulgação que teve" que o fez decidir. Carla Costa, de 25, deslocou-se de Viseu à Guarda. "Há muita gente a precisar e nunca sabemos se não nos tocará também a nós", diz. Funcionários de instituições públicas da Guarda associaram-se à campanha.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Revoltados contra a falta de médicos

Dezenas de pessoas do concelho de Vila Nova de Paiva manifestaram-se ontem contra a falta de médicos e de cuidados de saúde. E prometem endurecer a luta se o problema não for resolvido.

No concelho, há apenas três médicos para seis mil habitantes. O intenso frio não esmoreceu a força do protesto por parte de pessoas que consideram ter cuidados de saúde dignos "de um País do terceiro mundo", disse Maria Rodrigues, 61 anos. Entoando gritos de revolta, os populares queixam-se de que têm de "esperar dois meses por uma consulta" e ir a médicos dos concelhos vizinhos.

João Morgado, presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, concorda com o protesto e está ao lado da população. "O centro de saúde, tal como está a funcionar, não corresponde às expectativas das pessoas", disse.

Fonte Correio da Manhã

EUA: Mulher deformada com cimento na cara

Uma mulher de Miami, na Flórida, Estados Unidos, acusa Oneal Ron Morris de lhe ter colocado cimento e um composto de pneu na cara. Esta é a segunda acusação contra o falso médico, após uma outra mulher ter revelado que tinha cimento nas nádegas.

Rajee Narinesingh, de 48 anos, tem as maçãs do rosto, o queixo e o lábio superior deformados. Segundo a própria, só recorreu ao falso médico Oneal Ron Morris por não ter dinheiro suficiente para um especialista verdadeiro.

“Aprendi da pior maneira. Podia ter morrido”, disse Rajee, a um canal de televisão de Miami, contando que nasceu mulher num corpo de homem: “Vivemos obcecados em tornar o nosso exterior adequado ao nosso interior. Por vezes fazemos asneiras e apostamos na sorte”.

No início de Novembro, Oneal Morris foi detido pela polícia de Miami, acusado de injectar uma mistura de cimento nas nádegas de uma paciente.

Oneal Morris, também transexual, realizava as injecções na sua casa, sem qualquer licença médica.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: A crise não poupa quem sofre de fibrose quística

Viver com fibrose quística é um «desafio constante», diz quem sabe. E a este juntam-se, fruto de uma crise que não poupa a área da saúde, novos constrangimentos. É para eles que a associação de doentes chama a atenção.

«É o maior desafio da vida», garante Amândio Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Fibrose Quística (APFQ). Não só para as vítimas da doença, mas também para quem acompanha os que mais sofrem. Um desafio que se torna agora mais pesado, fruto da crise. É que a racionalização feita por alguns hospitais tem obrigado doentes a deslocarem-se mais vezes às unidades de saúde. Com custos acrescidos.

«Sentimos, em alguns pontos do País, que determinadas farmácias hospitalares começam a racionar a medicação», o que implica mais deslocações, denuncia o dirigente. Herculano Rocha, pediatra e membro da APFQ, confirma. «Devido às restrições orçamentais que o Ministério da Saúde tem feito, há já doentes que estão a ter um acesso limitado ao tratamento. As farmácias estão a dispensar medicamentos para apenas um mês de tratamento, o que obriga as famílias dos doentes a deslocar-se com mais frequência aos hospitais.»

Viagens que, contas feitas, podem significar novas faltas ao trabalho e custos de transporte, uma factura demasiado elevada para alguns doentes, que optam «por adiar a viagem, mesmo sabendo das implicações que lhes trarão no futuro», acrescenta Amândio Ferreira. Custos que se pagam com a qualidade de vida, indissociável da medicação. Por isso, destaca, a associação «tem encetado contactos com as administrações locais para que estes doentes não se revejam na dificuldade social que o País atravessa».

A este problema junta-se outro: «as restrições fazem-se também sentir no tratamento dos doentes com deficiente estado nutricional, que necessitam de suplemento alimentar, tendo sido relatados à Associação dificuldades na sua obtenção em alguns hospitais. Esta situação é preocupante porque no caso da fibrose quística o não cumprimento da medicação pode agravar o prognóstico, diminuindo a qualidade de vida e o tempo de sobrevida».

Integração em causa
Aos cuidados a ter com os doentes juntam-se as muitas consultas e a necessidade de um acompanhamento constante, partilha Amândio Ferreira, pai de um doente. Mas, acrescenta, «por vezes a maior dificuldade é a integração na sociedade, sobretudo no interior, onde a fraca situação económica dificulta o tratamento».

O que é a doença
Para quem não conhece a doença, trata-se de um problema genético e hereditário, «que se caracteriza por um defeito genético, mutação na proteína CFTR, que altera as glândulas produtoras de muco, dando origem à produção de secreções espessas, interferindo em funções vitais como a respiração e a digestão», explica o pediatra. Ainda de acordo com o especialista, essas mesmas secreções obstruem «as vias respiratórias, favorecem a multiplicação de bactérias, inflamação e infecção pulmonar que podem conduzir à deterioração progressiva da função pulmonar e insuficiência respiratória».

Como atinge vários órgãos «obriga a cuidados contínuos e por vezes complexos, o que obriga a conhecer a doença e a terapêutica para garantir a eficácia dos cuidados necessários». E embora um em cada 30 europeus seja portador do gene causador da doença, «são poucos os que a conhecem».

Fonte Destak