Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Água de coco traz diversos benefícios à saúde

Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa

Há bem pouco tempo, nutricionistas, nutrólogos e todo o tipo de profissionais envolvidos com a área de alimentação - inclusive eu - recomendavam moderação no consumo de água de coco, uma das bebidas mais populares nessa época do ano em que faz mais calor. Estávamos preocupados por ela conter frutose e gorduras saturadas, substâncias que podem engordar e trazer alguns problemas à nossa saúde, e por que achávamos que seus benefícios não compensavam os seus malefícios.

Confesso que mudei e já indico a água de coco para meus pacientes sem restrições. Novas informações e pesquisas me levaram a mudar de opinião em relação a essa bebida, em especial sobre a reabilitação da gordura saturada, que deixou de ser demônio depois de reconhecidas suas qualidades. 

Mistura especial
A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homen. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.

Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano, que pode até ser injetado na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mudiais, bem como na guerra do Vietnã, onde a falta de recursos fez os militares aprenderem sobre as qualidades únicas da água de coco quase sem querer.

Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades anti-envelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Beba água de coco: é tudo de bom!

Fonte Minha Vida

Suco de fruta: o grande amigo do verão

Além de refrescar, os sucos repõem a água do corpo

O verão traz com ele a necessidade de beber muito líquido para manter o corpo hidratado, mas isso não significa que vale a pena matar sua sede com refrigerantes, não importa se com ou sem açúcar. Para se refrescar de verdade e garantir muita saúde, nada melhor que água e sucos naturais.

Os sucos, além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo e precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Nem pense em ao comprar os famosos (e adorados pelas crianças) sucos artificiais de pozinho, isso porque eles são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas.

O consumo desse tipo de produto acaba causando um grande esforço do corpo para purificar e limpar todas essas substâncias maléficas.

Como se não bastasse, o consumo excessivo dessas bebidas coloridas e doces, mesmo sendo dietéticas, por terem um sabor acentuado, acabam educando erroneamente o nosso paladar a aceitar apenas esse tipo de sabor. Se você cai nessa "pegadinha", vai acabar achando a alimentação à base de frutas, verduras e legumes sem graça e sem gosto, sabia?

Quando 100% naturais, os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais e vitaminas. Mas se seu dia-a-dia corrido esbarrar na dificuldade em preparar sucos a partir das frutas, o supermercado oferece boas alternativas, como sucos concentrados, sucos em caixinhas longa vida e as polpas congeladas. Mas, toda vez que sobrar um tempinho, lembre-se de preparar com as frutas in natura, ok?

Vale lembrar que, dependendo de como são feitos, os sucos podem ser bem calóricos. Até mesmo as frutas exigem controle no seu consumo, pois são ricas em frutose, que é também é um tipo de açúcar. Tente não adoçá-los ou substituir o açúcar refinado por mel, açúcar orgânico, mascavo ou adoçante mesmo, mas sempre com moderação.

Bebê-los 30 minutos antes das refeições é uma ótima opção, pois isso ajuda na absorção dos nutrientes que você estará ingerindo.

Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em até 30 minutos depois de serem preparados para não perderem suas propriedades nutritivas, ok? Agora, veja todos os benefícios que sua fruta preferida lhe traz:  

Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites.

Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares.

Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajuda a curar gripes e resfriados.

Maçã:
auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos. 

Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Maracujá:
tem propriedades antissépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural.

Melão e melancia:
os dois têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins.

Morango:
é indicado em casos de diarréia. Também ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração.

Tangerina:
os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses. 
Além de suco de frutas, você pode optar pelo suco de clorofila, que tem ação desintoxicante e antibactericida. Isto porque a clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas, o que é perfeito para remediar um dia de excessos. Agora que você já sabe de tudo, que tal misturar duas ou mais frutas e inventar um novo suco preferido? Seu corpo e sua sede irão agradecer, pode apostar!  

Fonte Minha Vida

10 mitos sobre impotência masculina

Em maior ou menor grau, a disfunção erétil, ou impotência sexual, como é mais conhecida, é um dos fantasmas que assombra todo homem. E quando se torna realidade, o mundo desaba junto.

Estima-se que 10% da população masculina adulta tenha algum nível de impotência sexual. No mundo, somam 300 milhões de homens. Nos Estados Unidos, 10 milhões. No Brasil, em torno de 6 milhões. A propósito, pelo que você sabe, leu ou ouviu dizer, avalie se as frases abaixo são mitos ou não:

Mitos:

1. Quanto maior o pênis, maior a potência sexual.

2. Falhar uma vez é sinal de impotência no futuro.

3. Vasectomia causa impotência.

4. Macho mesmo nunca falha.

5. Terceira idade significa pendurar as chuteiras na área sexual.

6. Masturbação excessiva causa impotência a longo prazo.

7. Impotência indica que o homem é menos masculino.

8. Homem tem sempre “apetite”, faça chuva ou faça sol.

9. Homem de verdade transa com qualquer mulher.

10. Homem de verdade transa diariamente.

Pois todas essas dez frases, repetidas Brasil afora, são falsas. O homem não tem que ser uma máquina na cama, apesar de nossa cultura machista propagar que sim. Tão pouco rigidez peniana tem a ver com hombridade, masculinidade, honradez. Porém, por falta de educação sexual adequada e preconceito, essas falsas crenças são tomadas como verdadeiras por muitos.E o pior: às vezes criam tamanha ansiedade que, ela sim, ocasiona problemas sexuais como a impotência masculina.

Por isso, atenção! Impotência afeta todo mundo Ao longo da vida, todo homem eventualmente perde ou não tem ereção em certa ocasião. Estresse intenso, preocupação excessiva, muita ansiedade ou uns drinques a mais. Todos são possíveis causas de uma falha.

Peguemos as bebidas
O álcool inibe a ação do sistema nervoso central, ou seja, diminui seu funcionamento. Tomar de vez em quando uma cerveja, um copo de vinho ou uma dose de uísque não faz mal. Em pequenas quantidades, o álcool relaxa, deixando as pessoas mais alegres, descontraídas e amigáveis – está aqui a explicação de muitos levarem as gatas para tomar algo antes de realmente mostrar o que quer.

Uns drinques a mais, porém, fazem o cérebro funcionar meia boca e deixam você sonolento, nada potente. Já em momentos de estresse, preocupação e ansiedade intensos, a causa da perda de ereção é adrenalina em excesso.

Exatamente igual ao que acontece quando um casal está transando e alguém abre a porta do quarto. Na hora, com o susto, o pênis cai, fica morto, sem reação.

A adrenalina realmente é capaz de nos deixar a todo vapor, é o nosso mais poderoso estimulante endógeno. Contudo, em situações de perigo, medo, tensão, ansiedade ou susto, ela é liberada em maior quantidade no sangue.

Essa descarga é para colocar o organismo em modo de defesa. No ato, coloca-o em condições de luta contra supostas ameaças. Mas isso é um verdadeiro veneno para o sexo.

A adrenalina – pasme! – é o antídoto natural da ereção. O grande anseio dos homens que enfretam problemas de disfunção erétil é encontrar uma causa orgânica, que possa ser resolvida com comprimido ou cirurgia.

Mas, nem sempre a impotência sexual tem causas físicas. Os homens, em geral, têm verdadeiro pavor da impotência psícológica. Custa-lhes mais que às mulheres reconhecer que enfrentam dificuldades emocionais, pois encaram a situação como um fracasso pessoal.

O grande problema é que, assustados, alguns desses passam na primeira farmácia e compram remédios. São remédios que estão na mídia, são vendidos sem receita médica e certas farmácias até oferecem com desconto, destacados em cartazes nas prateleiras.

Cuidado!
Essa é a pior saída. Por vários motivos:

1: esses medicamentos podem não ser o melhor tratamento para o caso em questão.

2: às vezes, a adrenalina está tão alta que não funcionam.

3: podem falhar por uso inadequado, resultando em mais frustração.

O mais recomendado é procurar um urologista acostumado a lidar com a área (não é área do seu pênis, e sim, a área de impotência, ok?).

Às vezes, uma conversa resolve o “problema”. Além disso, a impotência tem causas orgânicas que podem ser prevenidas por meio de um estilo de vida saudável e alguns cuidados básicos. Os fatores que as favorecem agem devagar e aos poucos, mas podem ser evitados.

Fonte aloeverasaude.com

Fumar e por silicone nos seios podem fazer seus mamilos cairem, alerta cirurgião


fumo silicone
Reprodução/Daily Mail
Substâncias contidas no cigarro podem interromper o fluxo de sangue na mama

O cirurgião plástico americano Anthony Youn afirmou que mulheres que fumam e fazem a cirurgia de implante de silicone nos seios podem ter sérios problemas, entre eles a queda do mamilo. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Segundo as pesquisas, isso ocorre porque a nicotina e o monóxido de carbono podem interromper o fluxo de sangue em diferentes partes do corpo e, assim, paralisar a cicatrização após a cirurgia.

- Estou morrendo de medo que, apesar de minhas advertências, essas mulheres fumem antes ou após a cirurgia. Eu já vi isso antes.

Youn disse que tratou uma mulher fumante cujos mamilos ficaram roxos depois de fumar, o que causou pequenas veias no seio.

Segundo ele, a paciente teve que recorrer ao uso de sanguessugas durante vários dias para sugar o sangue velho e assim “restaurar os mamilos”.

- Se você fez uma abdominoplastia e fuma, você pode ter uma infecção, resultando em uma ferida aberta que levará meses para cicatrizar. Isso significa que esses pacientes estão susceptíveis a ter de permanecer internados por mais tempo e que poderão necessitar de tratamento para as infecções.

Fonte R7

Especialistas pedem regras mais duras para propaganda de cigarro

Anvisa quer aumentar advertência sobre efeitos do fumo

Participantes da audiência pública convocada para discutir regras mais duras para a publicidade de produtos derivados do tabaco reclamaram nesta terça-feira (6) do que chamaram de manipulação da indústria para atrair o segmento jovem da população. Durante o debate, muitos defenderam a saúde como direito de todos e como dever do Estado brasileiro.

Entre as ideias propostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão ampliar para 60% o espaço utilizado nos maços de cigarro para a veiculação de imagens de advertência; incluir uma mensagem de advertência voltada para o público jovem; e proibir a fixação de cartazes promocionais do lado de fora de pontos de venda.

Para o representante da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Alberto Araújo, a aprovação das alterações será importante não apenas para gerar impacto no controle do tabagismo, mas também para regular aos abusos na promoção de produtos derivados do tabaco entre os jovens.

– Temos observado que a indústria faz promoções em diversos eventos de jovens, na companhia da indústria do álcool. É um direito da sociedade. A saúde pública não pode ficar refém dos interesses econômicos da indústria.

Para a representante da Associação Brasileira de Álcool e Drogas, Ilana Pinsky, a consulta pública representa uma importante medida de saúde pública na prevenção ao tabagismo. Segundo ela, propagandas de produtos derivados do tabaco em padarias, bancas de revista e supermercados acabam estimulando o consumo por parte dos jovens.

– Existem evidências científicas de que o ponto de venda é um instrumento que pode representar a mesma importância de outros tipos de publicidade. Do ponto de vista da saúde pública, o tabaco não é um produto qualquer. O tabaco é inegavelmente um produto danoso à população.

O representante da Opas (Organização Panamericana da Saúde), Armando Peruga, destacou que o Brasil dispõe de uma legislação antitabaco avançada, mas que os estudos demonstram que as imagens e mensagens de advertência só protegem a saúde das pessoas se forem bastante abrangentes.

– A indústria argumenta que o objetivo da embalagem é incentivar os fumantes a trocar de marca, mas isso, com todo o respeito, não é verdade. A publicidade sustenta o uso do tabaco como aceitável.

Já especialistas contrários à definição de regras mais duras para a publicidade de cigarro disseram que as propostas em discussão ferem a legalidade do setor e transformam o cigarro em um produto semi-ilícito, além de estimular o contrabando.

A representante da Associação Brasileira de Propaganda, Marion Green, lembrou que o cigarro, mesmo com todas as restrições sanitárias em vigor, tem a sua produção legalizada no país e representa uma das maiores arrecadações feitas pela União.

– Impedir a comunicação nos pontos de venda é um passo arriscado e uma porta aberta para outras ações vedatórias. Produtos e empresas que estão na legalidade não podem ser tratados como marginais.

Para o representante do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC, Wilson Bianchi, o risco é que as mudanças apresentadas pela Anvisa sejam, posteriormente, ampliadas para outros setores, como o de bebidas.

– Vamos ser cerceados de todas as maneiras. Temos que dizer o que queremos e não queremos ensinando as pessoas, e não com mordaças e amarras.

Durante o debate, o prefeito de Agrolândia (SC), José Constante, alertou para os efeitos que regras mais duras terão para os produtores rurais da região, que somam mais de 800 mil pessoas.

– Estamos querendo aprovar o banimento de um mercado legal, que é garantido pela nossa Constituição, além da livre concorrência e da liberdade de expressão. Estamos incentivando não a redução do consumo, mas o aumento do consumo de produtos ilegais, sem controle de nicotina, do alcatrão.

Fonte R7

Estudo identifica gene associado a maior necessidade de sono

Bebê dormindo
Pessoas que possuem esse gene precisam dormir mais tempo

Especialistas europeus dizem ter encontrado um gene associado a uma maior necessidade de sono.

Um estudo envolvendo mais de 10 mil pessoas de diversos países europeus concluiu que os que possuem o gene ABCC9 precisam de cerca de 30 minutos a mais de sono por noite.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Molecular Psychiatry, um em cada cinco europeus carrega o gene.

Os pesquisadores da University of Edinburgh, na Escócia, e da Ludwig Maximilians University, em Munique, na Alemanha, dizem que a revelação pode ajudar a explicar comportamentos associados ao sono.

Cada um dos participantes disse quantas horas dormia por noite e teve uma amostra de seu sangue colhida para análise de DNA. A necessidade de sono pode variar significativamente de uma pessoa para outra.

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, por exemplo, era conhecida por precisar de apenas quatro horas de sono por noite, enquanto o cientista Albert Einstein precisava de 11 horas.

Mosca de Fruta
O estudo envolveu pessoas das Ilhas Orkney, Croácia, Holanda, Itália, Estônia e Alemanha.

Os pesquisadores queriam saber como era o padrão de sono dos participantes em dias livres, ou seja, quando não tinham de trabalhar ou tomar remédio para dormir.

Ao comparar os dados sobre padrão de sono com os resultados da análise genética, eles concluíram que os participantes que possuíam a variante ABCC9 precisavam de mais tempo de sono do que a média de oito horas.

A equipe investigou então como esse gene influenciava o padrão de sono de moscas de fruta - que também carregam essa variante. Moscas sem o gene ABCC9 dormem três horas a menos do que as que carregam o gene, os pesquisadores constataram.

Energia
O gene ABCC9 atua como sensor de níveis de energia no corpo humano.

Segundo os cientistas, o estudo abre um novo caminho em pesquisas sobre o sono. Eles dizem esperar que investigações futuras possam estabelecer exatamente como essa variante genética regula o tempo de sono necessário para cada indivíduo.

O especialista Jim Wilson, da University of Edinburgh, diz que “humanos dormem aproximadamente um terço de suas vidas”.

– Com frequência, a tendência a dormir por períodos mais longos ou mais curtos é um traço de família, apesar do fato de que a quantidade de sono de que as pessoas precisam pode ser influenciada pela idade, latitude, estação do ano e ritmo circadiano [período de aproximadamente um dia - 24 horas - em que se baseia o ciclo biológico do corpo humano].

Fonte R7

Substância da uva reduz a pressão arterial

Uva
Eesveratrol está na casca da fruta

O resveratrol, uma substância encontrada na casca da uva, pode ser transformada em medicamento. Os poderes do resveratrol são muitos - dentre eles está o de elevar no nível do colesterol bom, baixar a pressão arterial, rejuvenescer as artérias e manter equilibrado o nível do açúcar no sangue.

Essa substância também é encontrada no vinho tinto, mas não são todos eles que contêm em grande quantidade o resveratrol. Ele é mais concentrado na bebida feita com as uvas tannat, merlot e cabernet sauvignon.

Essas uvas têm uma maior concentração do resveratrol, uma substância da família dos polifenóis. Além disso, os vinhos são ricos em ferro, cobre, zinco, cromo, selênio, iodo, cobalto, flúor e outros minerais. No entanto, os cientistas aconselham apenas a ingestão de duas taças diárias para homens e uma para as mulheres.

Fonte R7

Boa parte das proteínas das frutas está presente nas cascas que são descartadas

frutas
No caso do abacaxi, a casca tem duas vezes mais vitamina C do que a polpa

As cascas do abacaxi e do kiwi são desprezadas e vão para o lixo. No entanto, joga-se fora uma das partes mais nutritivas da fruta que deve ser consumida e que faz muito bem à saúde.

É nas cascas que existem a vitamina C e as fibras. No caso do abacaxi, sua casca tem duas vezes mais vitamina C e cálcio do que a polpa da fruta.

As fibras contidas na parte externa da fruta ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer nos intestinos. A casca do mamão, por exemplo, é rica em betacaroteno, que tem ação digestiva e anti-inflamatória.

No caso das frutas cítricas como o limão e a laranja, a casca é rica em potássio e proteína. Elas também têm lipídios, que são uma reserva de nutrientes do organismo.

A melhor maneira de não desprezar a casca e consumi-la de forma saudável é transformá-la em doces ou sucos. Mas para isso elas precisam ser muito bem higienizadas para eliminar possíveis resquícios de agrotóxicos em suas cascas.

Fonte R7

Motoristas que ouvem rock ao volante são os que mais têm acidentes, diz estudo

Segundo pesquisadores britânicos, ouvintes de jazz têm maior tendência a receber multas por excesso de velocidade

Pessoas que dirigem escutando rock têm mais chance de se envolver em acidentes do que os que guiam ouvindo outros tipos de música, inclusive pop, sugere uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha.

Entre os que dirigem escutando rock, 76% admitiram já ter gritado ou insultado outros motoristas. Além disso, 31% dos que ouvem o estilo regularmente já tiveram pequenos acidentes, contra apenas 13% dos ouvintes de música pop.

O estudo realizado pela empresa Populus entrevistou 2 mil motoristas em todo o país entre os dias 4 e 6 de novembro. Os pesquisadores concluíram que fãs de música clássica e de canções pop permanecem mais relaxados ao volante, diminuindo suas chances de acidentes.

Já os que preferem escutar jazz tendem a receber mais multas por excesso de velocidade. A psicóloga Vicky Williamson afirma que “jazz é uma música mais complexa e envolvente. Ela provavelmente distrai mais os ouvintes, que deixam de prestar atenção aos limites de velocidade”.

"Já a música pop é simples, repetitiva e as pessoas costumam conhecer as letras de cor. Por isso ela ocupa menos espaço mental dos ouvintes", completou.

A maior fatia dos que admitiram quase ter tido um acidente por terem se distraído com a música foi a dos que guiam escutando reggae.

Já os fãs de música clássica são os que têm menores tendências a ultrapassar limites de velocidade ou perder a calma, com 42% deles afirmando considerar o ato de dirigir "relaxante".

Fonte IG

O que fazer para evitar o refluxo em crianças

Comum nos primeiros meses de vida, ele tende a regredir, em especial com a entrada dos alimentos sólidos na dieta da criança

Deixar o bebê em pé, encostado ao ombro, enquanto se aguarda um pequeno arroto. A cena, repetida após cada mamada da criança, indica aos pais que está tudo bem com a digestão do herdeiro. A espera se faz necessária, já que o refluxo é muito comum, em especial nos primeiros meses de vida. Responsável por aquela sensação de queimação, ocorre quando o alimento, sólido ou líquido, volta do estômago para o esôfago. É um movimento mais frequente do que se pensa, inclusive nos adultos.

No caso dos bebês, explica o médico Daltro Luiz Alves, da equipe de gastropediatria do Hospital de Clínicas e da Santa Casa, ambos de Porto Alegre, três aspectos fazem o refluxo parecer mais frequente: a alimentação líquida, a imaturidade do aparelho digestório e o fato da criança passar mais tempo deitada do que em pé. Tubo responsável por conduzir a comida da boca ao estômago, o esôfago tem na sua parte inferior um esfíncter que controla esse fluxo. Nos recém-nascidos, o tripé descrito pelo médico faz com que o alimento retorne na forma de regurgitação ou vômito.

Nos primeiros meses da criança a situação é considerada normal. Chamada de refluxo fisiológico, tem tendência a regredir de forma gradativa, em especial com a entrada dos alimentos sólidos na dieta da criança.

Apesar do refluxo fazer parte do desenvolvimento da criança, é importante que os pais fiquem atentos, alerta a neonatologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Rita de Cassia Silveira. A médica sugere atenção com sinais que podem indicar o refluxo como doença.

- É bom cuidar se o refluxo é muito seguido, ver se há casos de alergia na família, se a criança tem muita cólica e se apresenta dificuldade em ganhar peso. É fundamental o acompanhamento mês a mês do pediatra - aconselha Rita, que também é professora da UFRGS.

O que fazer
:: Priorize o leite materno, pois é de fácil digestão

:: Amamente a criança de três em três horas

:: Após mamar, deixe a criança em pé, encostada ao ombro, para que ela arrote

:: Para dormir, eleve a cabeceira da cama em 30°

:: Nas crianças maiores, evite alimentos gordurosos, apimentados, refrigerantes e chocolates

Fonte Zero Hora

Não tenha medo da endoscopia

Procedimento pode prever desde gastrite até câncer de estômago

Não há exame que envolva mais mitos e mistérios do que a endoscopia. Muitos disseminam a informação de que ele é dolorido, demora, fica sob efeito da anestesia por muito tempo, corre risco de choque anafilático, entre outras complicações.

Caracterizado pela introdução de um "fio" — chamado de gastrofibroscópio — pela boca, que passa por garganta, esôfago, estômago, até chegar ao intestino, o procedimento não é dos mais agradáveis, porém sua função é nobre. Por meio dele, é possível fazer um diagnóstico preciso do aparelho digestivo e ainda tratar eventuais problemas como úlceras, irritações, inflamações e até tumores.

O presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Sérgio Bizinelli, alerta sobre a importância do exame.

— É possível realizar de forma segura a ressecção do tecido doente, evitando o procedimento cirúrgico. É eficaz no tratamento de cânceres gástricos e outras doenças gastrointestinais — afirma Bizinelli.

Segundo o especialista, o processo dura, em média, de 10 a 15 minutos.

— Primeiro é aplicado um anestésico (geralmente em spray). Um protetor bucal é colocado para que ele não feche a boca. Depois, é inserido o gastroscópio pela garganta até o início do intestino (duodeno).

Antigamente, o exame era feito sem anestesia e com um instrumento não muito flexível, os fibroscópios, por isso causava dor. Hoje, a tecnologia é avançada como o caso da cápsula endoscópica, considerado a melhor forma de examinar o intestino delgado.

— Com esse equipamento, podemos explorar esse segmento com fotos de alta definição, ampliando nossas possibilidades de diagnóstico e melhorando a precisão do tratamento, sem nenhum desconforto para o paciente — detalha o gastroenterologista Marcelo de Souza Cury, um dos maiores especialistas no tema no Brasil.

Quanto ao choque anafilático por causa do anestésico, Bizinelli diz que a probabilidade é baixa, com poucos casos registrados mundialmente.

Mitos e Verdades

:: Não dá para respirar durante o exame
Mito. O canal por onde o gastrofibroscópio passa não é o mesmo do sistema respiratório, portanto, respire aliviado.

:: É dolorido
Mito. Devido ao uso de sedativos, isso já não é mais verdade. O máximo que pode ocorrer é um leve incômodo na passagem do aparelho.

:: É desconfortável
Em parte. A sensação de desconforto só acontece após o término da endoscopia, devido ao efeito dos sedativos, e não ao exame em si. O paciente sente sonolência e, raramente, náuseas. Com meia hora de descanso, é possível resolve o problema.

:: É demorado
O tempo médio de duração do exame varia entre 10 e 15 minutos.

Fonte Zero Hora

As causas do aumento de cesáreas no Brasil: especialistas apontam hipóteses

Índice brasileiro é alto, apontam as autoridades

Se a maioria das mulheres quer o parto normal, a incógnita é o que ocorre para a realidade nas maternidades ser tão diferente. Segundo o médico José Geraldo Lopes Ramos, professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRGS e indicado pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) para falar sobre o assunto, o aumento do índice de cesáreas está sendo estudado há 30 anos, período em que vêm sendo tomadas ações para diminuir esse número tudo em vão.

Documentário a ser lançado em março de 2012 no Brasil, O Renascimento do Parto analisa o fenômeno e faz um apelo à humanização do momento do nascimento. Para a psicóloga, doula (profissional sem formação médica que dá apoio às mulheres durante e depois da gestação) e acupunturista Érica de Paula, realizadora do filme com o marido, o diretor Eduardo Chauvet, os obstetras são os principais responsáveis pelos índices alarmantes, ao usar a desinformação e a insegurança das futuras mães.

– As mulheres mudam de ideia durante o pré-natal a partir da posição dos seus médicos, ou são literalmente enganadas por eles, que alegam motivos não justificados pelas evidências científicas para indicarem cesarianas – justifica Érica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma taxa de cesáreas de 15% – que, conforme Ramos, é apenas uma opinião, não respaldada em trabalhos científicos. O obstetra pondera que, somadas, todas as indicações para o procedimento ficam em torno de 25% a 35% do total de partos. Ou seja: não há justificativas, do ponto de vista médico, para o índice brasileiro passar dos 50%.

O obstetra não nega que, às vezes, alguns médicos podem preferir cesáreas pela comodidade da hora marcada. Ele aponta, porém, que existem também outras razões para o aumento, uma delas, inclusive, é a autonomia que as pacientes passaram a ter com o tempo para escolher como ter o filho. Além disso, os médicos têm ficado com receio de fazer partos normais por medo de processos judiciais movidos pelos pacientes. Segundo Ramos, o número dessas ações tem crescido, muitas vezes sem razão:

– Às vezes, são coisas completamente não justificadas, absurdas. Outro dia, tivemos um processo porque a menina nasceu com estrabismo, uma divergência do olho que não tem nada a ver com o parto.

Fonte Zero Hora

Maior incidência de câncer no estômago está ligada a hábitos alimentares dos gaúchos

Alto consumo de alimentos defumados, excesso de sal e dieta pobre em vitaminas A e C levam o Rio Grande do Sul a concentrar 10% dos casos de câncer no aparelho digestivo do país

Cerca de 10% dos casos de câncer no aparelho digestivo do Brasil são registrados no Rio Grande do Sul. O Estado é o terceiro em número de casos de câncer no estômago, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Antônio Carlos Weston, essa estatística está relacionada a hábitos alimentares dos gaúchos, como ingestão frequente de alimentos defumados ou dieta pobre em vitaminas A e C.

— No Rio Grande do Sul, se consume muito charque, linguiça e salame, que, além de defumados, têm grande quantidade de sal, e não deveriam ser consumidos em grandes quantidades — adverte o médico.

A presença de uma bactéria chamada Helicobacter Pilory no interior do estômago também tem de ser salientada como um fator importante da causa de câncer no estômago, conforme Weston.

Fatores genéticos, uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas destiladas também estão associados ao desenvolvimento de câncer gástrico, que acomete principalmente homens na terceira idade. Segundo o Inca, cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos e o pico de incidência se dá em homens por volta dos 70 anos.

Como a doença não demonstra sintomas específicos, principalmente nas fases iniciais, grande parte dos casos de câncer de estômago são diagnosticados em estágio avançado. Geralmente, os sintomas são atribuídos a indisposições alimentares sem maiores repercussões, o que reflete em uma taxa de mortalidade perto de 80% dos casos.

Preste atenção
Se os sintomas abaixo persistirem por mais de 10 ou 15 dias, procure um especialista da área de gastroenterologia:

:: Dor no estômago, principalmente após as refeições
:: Perda de peso
:: Fraqueza
:: Vômitos

Para prevenir, inclua na dieta:
:: Vegetais crus
:: Frutas cítricas
:: Alimentos ricos em fibras
:: Vitamina A e C, encontradas em frutas e verduras frescas

Fonte Zero Hora

Propagandas antigas: Band-Aid

normal

Concurso da Prefeitura de Alto Jequitibá (MG) 2012

A Prefeitura de Alto Jequitibá, situada à 322 km de Belo horizonte, em Minas Gerais, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. O concurso de Alto Jequitibá está oferecendo 80 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 972,86 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
Serão reservados 10% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Gari, Jardineiro, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Magarefe, Motoboy, Operador de Máquinas, Pedreiro, Agente de saneamento, Motorista, Auxiliar Administrativo, Professor, Técnico de Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Técnico em Saúde Bucal, Advogado, Assistente Social, Enfermeiro, Especialista em Educação, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Gestor de Convênios e Contratos, Médico, Veterinário, Nutricionista e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período entre 05 e 27 de janeiro de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/ MG e/ou através do site http://www.incp.org.br/.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 10 e/ou 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados através do cartão de confirmação de inscrição (CCI), a partir do dia 29 de fevereiro de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/ MG, das 12 às 18 horas  e/ou através do site www.incp.org.br.
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 13 de março de 2012, através do site www.incp.org.br.
A prova prática de direção veicular será realizada provavelmente no dia 15 de abril de 2012, em Locais e horários a serem afixados através de editais de convocação, na Prefeitura de Alto Jequitibá e no site: www.incp.org.br.
A apresentação dos títulos para a área do magistério deverão ser entregues na data provável entre 02 e 04 de abril de 2012, no Departamento de Turismo da Prefeitura de Alto Jequitibá, situado na Av. Catarina Eller, 421 – Centro – Alto Jequitibá/MG, das 12 às 18 horas e/ou via correios: Concurso Público da Prefeitura Municipal de Alto Jequitibá Caixa Postal – 114341- Campos dos Goytacazes / RJ, CEP 28010-972, do dia 02 a 11 de abril de 2012.

Validade

O concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, por ato do Prefeito.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Pontal - SP

A Prefeitura de Pontal, Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o concurso público que irá preencher 90 vagas. A ser realizado pela empresa Projeção  Assessoria e Consultoria Pública Ltda, este certame está disponibilizando oportunidades em cargos dos níveis fundamental, médio e superior. 
Do total de vagas, 50 são de provimento imediato e 40 serão destinadas a cadastro de reserva, sem esquecer que 5% das vagas efetivas estão reservadas a portadores de deficiência. Os salários são de até R$ 6.812,24, para carga horária de 20 a 44h semanais.
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Serviço “A", Escriturário “A”, Assessor Jurídico, Assistente Social, Enfermeiro - PSF, Fonoaudiólogo , Médico, Cirurgião Dentista, Nutricionista, Procurador, Sub-Procurador, Professor de Educação Básica I e Psicólogo.
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 30 de dezembro de 2011, através da internet no endereço eletrônico http://www.projecaoconcursos.com.br/.
Taxas
A taxa de inscrição varia de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental; R$ 40,00 para nível médio e R$ 60,00 para nível superior.
Provas
As provas objetivas serão realizadas em locais e horários a ser divulgado oportunamente pelos seguintes veículos: jornal de publicação dos atos oficiais do município de Pontal/SP e em caráter informativo pelo site www.projecaoconcursos.com.br.
Gabaritos
Pelos mesmos veículos de informação será divulgado o gabarito oficial da prova objetiva, sendo também afixado no prédio da Prefeitura Municipal de Pontal/SP.
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos contados da data da homologação de seus  resultados, podendo o prazo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Pontal/SP, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Queluz (SP) 2011

A Prefeitura de Queluz, Estado de São Paulo, já publicou extrato do edital nº. 01/2011 que trata da realização de concurso público. O objetivo é preencher 50 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração de até R$ 3.500,00 e carga horária entre 20 e 44 horas semanais.

Cargos

Motorista, Tratador de Animais, Agente da Autoridade de Trânsito, Assistente Administrativo, Auxiliar de Atividades Recreativas, Auxiliar de Cadastro e Tributação, Encarregado de Patrimônio Municipal, Escriturário B, Instrutor de Música, Monitor de Artes Plasticas, Monitor de Costura, Monitor de Culinária, Monitor de Informática, Recepcionista, Técnico em Segurança do Trabalho, Advogado, Assistente Social, Bibliotecário, Fiscal do Meio Ambiente, Fiscal de Posturas Municipais, Fiscal de Tributos, Gestor de Licitações e Contratos, Nutricionista, Procurador Geral, Oficial da Procuradoria, Professor e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão realizadas entre o dia 25 de novembro e 06 de dezembro de 2011, através do site http://www.mouramelo.com.br/ e/ou de forma presencial, no centro Cultural Malba Tahan, situado na praça Padre Francisco Chagas Lima, 272, Queluz/SP, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Como taxa de inscrição, será cobrado um dos valores abaixo, a depender do nível de escolaridade exigido:
Nível fundamental: R$ 22,00;
Nível médio/técnico: R$ 29,00;
Nível superior: R$ 45,00.
Maiores informações através do edital completo, que será publicado no site www.mouramelo.com.br e afixado no mural da Prefeitura de Queluz e no local de realização das inscrições.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Branco - SP

Com oferta de 16 empregos públicos, subdividos em funções de nível fundamental, médio/técnico e superior, a Prefeitura de Ribeirão Branco, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público. A organização, a aplicação e a correção do Concurso Público será de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.
Os proventos variam entre R$ 546,50 a R$ 1.453,55, com carga horária de 20 a 40 horas semanais e, do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As vagas serão distribuídas para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Tratorista, Motorista I, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Recepcionista, Técnico em Edificações, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Psicólogo e Nutricionista.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site da CONSESP (http://www.consesp.com.br/) até o dia 11 de dezembro de 2011.

Taxas
A taxa de inscrição varia de:
R$ 15,00 para cargos de nível alfabetizado;
R$ 19,00 para nível fundamental incomnpleto;
R$ 23,00 para nível fundamental completo;
R$ 30,00 para nível médio;
R$ 50,00 para nível superior.

Provas
As provas escritas serão realizadas na data prevista 08 de janeiro de 2012, em locais a serem divulgados através de Edital próprio, que será afixado no local de costume da Prefeitura, no site da organizadora e em jornal de circulação no município, com antecedência mínima de 3 dias.
As provas práticas serão realizadas na mesma data, em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão  disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Roseira (SP)

A Prefeitura de Roseira, Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para o concurso público destinado à contratação, sob o regime estatutário, de profissionais de níveis Fundamental, Médio e Superior. O concurso será realizado através da empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda. Confira o edital.

São ofertadas 40 vagas, com salários que variam de R$ 552,51 a R$ 2.700,22, em jornadas de 20, 25 e 44 horas. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
Fundamental - Ajudante Geral, Merendeira e Motorista.
Médio - Agente de Saneamento, Assistente de Departamento Pessoal, Desenhista Técnico, Escriturário, Fiscal de Comércio e Indústria, Lançador, Monitor e Técnico de Enfermagem.
Superior - Engenheiro, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista e Especialista em Ultrassom), Professor de Ciências, Educação Artística, Educação Física, História, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa.
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 18 de dezembro de 2011, no site http://www.consesp.com.br/.
Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 20,00 para concorrer aos cargos de nível Fundamental, de R$ 30,00 para o Médio e de R$ 50,00 para Superior.
Provas
Os inscritos serão selecionados por meio de provas objetivas. Além disso, haverá prova de títulos para Professores e prova prática com o objetivo aferir a capacidade técnica e a agilidade no desenvolvimento de tarefas propostas para o cargo de Motorista.

As provas serão realizadas no dia 15 de janeiro de 2012, às 8h, em locais a serem  divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. 
Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.
Validade
O concurso terá a validade de 02 anos, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Salto - SP

A Prefeitura de Salto, Estado de São Paulo, divulgou dois editais de (Nº 001/2011 e Nº 002/2011) para concursos públicos de provas e títulos, para o preenchimento de várias vagas. O concurso será executado através da empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

São providas 181 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.569,60, por carga horária de 60 a 220h mensal. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As vagas são para os cargos de Guarda Civil Municipal 3ª Classe (Feminino), Guarda  Civil Municipal 3ª Classe (Masculino), Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção, Oficial de Manutenção Carpinteiro, Oficial de Manutenção Eletricista, Operador de Máquinas 2, Auxiliar em Saúde Bucal, Monitor de Saúde Mental, Inspetor de Alunos, Interprete de Braile, Interprete de Libras, Secretário de Escola, Técnico de  Som e Iluminação, Advogado, Arquiteto, Cirurgião Dentista, Enfermeiro (a), Enfermeiro  (a) Saúde Mental, Engenheiro Civil, Engenheiro Civil (tráfego), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Professor, Técnico Esporte e Lazer (Judô), Técnico Esporte e  Lazer (Karatê) e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.salto.sp.gov.br/, até o dia 20 de dezembro de 2011.

Taxas
As taxas variam entre R$ 15,00, R$ 20,00 e R$ 35,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 22 de janeiro de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com  antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).

Gabaritos
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Santa Cruz da Conceição - SP

Foi publicado edital nº 001/2011 de concurso público da Prefeitura de Santa Cruz da Conceição, Estado de São Paulo, para provimento de 04 vagas e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal. O certame será realizado através da execução técnico-administrativa da empresa SigmaRH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda.
As oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 640,75 a R$ 1.783,99, por carga horária de 20 a 44h semanais. Para candidatos portadores de necessidades especiais habilitados será reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes.

Cargos
As vagas serão distribuídas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Vetores, Agente de Fiscalização, Almoxarife, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Coordenador do CRAS, Coordenador Pedagógico, Dentista, Diretor de Unidade Escolar, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Inspetor de Alunos, Merendeira, Monitor de Creche, Operador de ETE, Procurador Jurídico, Professor de Educação Física, Professor I - Ensino Infantil, Professor II - (Ed. Física), Professor II - (Espanhol), Professor II - (Inglês), Professor Monitor, Psicólogo, Psicopedagogo, Químico, Técnico de Contabilidade, Técnico de Gestão Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Tesoureiro, ajudante Geral (feminino), Ajudante Geral (masculino), Motorista (Dep. de Educação), Motorista (Dep. de Saúde), Motorista (Dep. de Transp. Públicos), Operador de Máquinas, Pedreiro e Tratorista.
Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas de 01 a 16 de dezembro de 2011, no Paço Municipal, situado na Rua Vereador Juvenal Leme Mourão, 770 - Centro, Santa Cruz da Conceição/SP, das 13:00h às 17:00h.
Já as inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 01 de dezembro até às 24h do dia 18 de dezembro de 2011, somente pelo site http://www.sigmarh.com.br/ e poderão ser pagas até o horário de compensação bancária do dia 19 de dezembro de 2011.
Taxas
As taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental incompleto, R$ 25,00 para nível fundamental completo, 35,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.
Provas
O cronograma estabelecendo data, local e horário da Prova Escrita/Objetiva será publicado em 23 de dezembro de 2011 no jornal "Tribuna de Santa Cruz", no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.sigmarh.com.br.
Gabaritos
Os Gabaritos da Prova Escrita/Objetiva serão afixados na Prefeitura Municipal e também na internet, pelo site www.sigmarh.com.br, 2 dias úteis após a realização da prova.
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Pública.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Carlos - SP 2012

A Prefeitura de São Carlos, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, divulgou 04 editais de concursos públicos para provimentos de várias vagas. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Vale lembrar que há outro certame com edital publicado na cidade, como pode ser conferido aqui.

São ofertadas 13 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 2.536,00, para carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.

Cargos
Almoxarife, Auxiliar Odontológico, Fiscal  Sanitário, Fiscal de Serviços Públicos, Intérprete de Libras, Técnico Segurança do  Trabalho, Analista de Sistemas, Arquiteto, Contador, Engenheiro – área Civil, Engenheiro – área Elétrica, Engenheiro do Trabalho,  Eletricista, Operador de Máquinas e Professor III.
Inscrições
Deverão ser efetuadas entre 28 de novembro de 2011 a 02 de janeiro de 2012 (horário de Brasília), exclusivamente pela internet – site http://www.vunesp.com.br/.
Taxas
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
A prova será realizada na cidade de São Carlos, provavelmente no dia 04 de março de 2012, em locais e horários a serem comunicados por meio de publicação no Jornal Oficial  do Município de São Carlos e afixados na Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal – Rua Episcopal, nº 1575, Centro - São Carlos SP. Os gabaritos serão divugados na data prevista de 06 de março de 2012.
Validade
A validade dos concursos será de 02 anos, contados da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de São José dos Campos (SP) abre processo seletivo

A Secretaria de Administração e Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Estado de São Paulo, através do Instituto Zambini, publicou os editais de processo seletivo para cargos de Agente de Combate à Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Serão providas 41 vagas para cargos de nível fundamental com salário de R$ 621,00.

As inscrições serão realizadas via internet, no período de 12 a 16 de dezembro de 2011, no http://www.zambini.org.br/.

A taxa de inscrição será de R$ 30,00.

O concurso será realizado, provavelmente, no dia 08 de janeiro de 2012, em horário e local a ser definido e posteriormente comunicado aos candidatos, por meio de Edital de Convocação para as Provas Objetivas, disponível no site http://www.zambini.org.br/.

A prova da 2ª Fase será realizada na cidade de São José dos Campos, com data  prevista para o dia 22 de janeiro de 2012, em local a ser divulgado no dia 16 de janeiro de 2012, no site www.zambini.org.br e www.sjc.sp.org.br.

O Gabarito Oficial da 1ª Fase estará à disposição dos interessados a partir do dia 09 de janeiro de 2012 na Divisão de Recursos Humanos da Saúde, sito à Rua Óbidos, nº 140  – Parque  Industrial e nos sites www.zambini.org.br e www.sjc.sp.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 2 anos, contados de sua homologação, sendo de  caráter improrrogável.

Concurso Prefeitura de Silveiras (SP)

A Prefeitura da cidade paulista de Silveiras continua com o concurso público 01/2011 aberto para a contratação de 24 novos servidores. Há chances em cargos vagos de nível fundamental e superior, cuja oferta salarial varia entre R$ 546,90 a R$ 1.289,81, para o cumprimento de uma carga horária de 20 a 40 horas semanais.
Destinando também 5% dessas vagas a portadores de deficiência, o concurso de Silveiras será realizado pela Única Assessoria Administrativa.

Cargos: Biomédica, Biólogo, Auxiliar de Creche, Braçal e Serviços Gerais.

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 09 de dezembro de 2011, exclusivamente via internet, pelo site: http://www.unicaps.com.br/.

O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos na sede da Prefeitura Municipal de Silveiras, situada à praça Padre Antonio Pereira Azevedo nº 52, Silveiras, das 08:00 às 13:00 horas, até o dia 09 de dezembro de 2011.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e R$ 60,00 para nível superior.
Provas: As provas objetivas serão realizadas na cidade de Silveiras, em data, local e horário a ser divulgado em Edital próprio publicado no Diário Oficial do Município e no site www.unicaps.com.br.

Validade: O prazo de validade do concurso será de 02 anos contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Tietê - SP

A Prefeitura de Tietê, em São Paulo, divulgou edital Nº 02/2011 de concurso público, para o preenchimento de várias vagas. A organização executiva do certame está a cargo da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos LTDA.

O processo seletivo público oferece 06 vagas para cargos de nível médio e superior com salários variados entre R$ 604,49 a R$ 1.567,17, por carga horária de 12 a 44h semanais. Ficam assegurados 5% das vagas para os portadores de Deficiências.

Cargos: Almoxarife, Assistente Social, Professor de Educação Básica II - Matemática, Psicólogo e Secretário Administrativo de Escola.

Inscrições: As inscrições serão realizadas a partir da 00 h: 01 min do dia 21 de novembro às 20 h: 59 min de 09 de dezembro de 2011, através da internet, no site http://www.mouramelo.com.br/.

O candidato que não tem acesso à internet poderá utilizar os computadores do Acessa São Paulo em Tietê, localizado à Praça Dr. Júlio Prestes s/nº - Centro (Antiga Rodoviária), de segunda-feira a sexta-feira, das 08h:00 min às 17h:00 min. Outros endereços do Programa Acessa São Paulo, também aptos para realizar inscrição, podem ser consultados no site http://www.acessasaopaulo.sp.gov.br/.

Taxas: A taxa de inscrição varia de R$ 27,00 para cargos de nível médio e R$ 42,00 para nível superior.

Provas: A data prevista para a prova é 08 de janeiro de 2012. A data exata, o local e horário definitivo das provas serão divulgados em até 5 (cinco) dias antes no mural e site da Prefeitura do Município de Tietê (www.tiete.sp.gov.br),  Jornal Local e no site da Moura Melo Consultoria.
Validade: O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Várzea Paulista (SP) 2011

A partir da segunda quinzena de dezembro de 2011 ficarão abertas as inscrições para três concursos públicos na cidade de Várzea Paulista, Estado de São Paulo. Os documentos 05/2011, 06/2011 e 07/2011 já foram publicados e está prevista a oferta de 161 vagas, distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários que vão de R$ 789,53 e R$ 7.508,54.

Cargos

Assistente de Alunos, Telefonista, Porteiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Monitor de Telecentro, Auxiliar de Farmácia, Monitor Social, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Fiscal de Obras, Técnico em Audiovisual, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saneamento, Ajudante Geral, Coveiro, Pintor, Condutor de Ambulância, Eletricista, Motorista de Veículos Leves e Pesados, Serralheiro, Operador de Máquinas Pesadas, Agente de Fiscalização de Trânsito, Repórter Fotográfico, Educador em Artes e Música, Agente Cultural, Analista de Planejamento e Gestão Pública, Analista de Sistemas, Assistente Social, Auditor Fiscal Tributário, Bibliotecário, Educador Social, Fonoaudiólogo, Instrutor de Prática Desportiva, Jornalista, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Dentista, Engenheiro, Médico, Veterinário e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição

Será admitida a inscrição através do endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br/, solicitada no período entre dia 02 e 18 de dezembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As taxas de participação variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00.

Prova

A prova objetiva será realizada possivelmente em 22 de janeiro de 2012, das 9horas às 13 horas e das 15 horas às 20 horas, sendo aplicada na própria cidade de Várzea Paulista, em locais definidos e divulgados até o dia 11 de Janeiro de 2012.
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 23 de janeiro de 2012, nos endereços eletrônicos
http://concursos.biorio.org.br e www.varzeapaulista.sp.gov.br.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação final.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Maricá (RJ) 2011 -2012

A Prefeitura de Maricá, Estado do Rio de Janeiro, divulgou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público oferecendo 240 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 550,09 e R$ 987,81.
As pessoas portadoras de deficiência, poderão concorrer, sob sua inteira responsabilidade e nos termos da referida legislação, às vagas especialmente reservadas aos portadores de deficiência, totalizando 5% das vagas oferecidas.

Cargos

Guarda Municipal, Agente Defesa Civil, Agente Administrativo, Inspetor de Alunos, Professor, Programador de Computador, Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro, Geólogo, Geógrafo, Nutricionista, Psicólogo, Médico, Orientador Educacional, Orientador Pedagógico e Inspetor Escolar.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 16 de dezembro de 2011, na Escola Rynalda Rodrigues da Silva, rua Irapurus, s/nº, Centro, Maricá – Ao lado do Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas (exceto feriados) e ou através do site http://www.incp.org.br/.

As taxas de participação são de R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 69,00 (nível superior).

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 15 de janeiro de 2012, em horário e local a serem divulgados no comprovante de confirmação de inscrição - CCI, nos dias 04 e 05 de janeiro de 2012, na Escola Rynalda Rodrigues da Silva, das 09 às 16 horas, na rua Irapurus, s/nº, Centro, Maricá – Ao lado do Terminal Rodoviário e através do site www.incp.org.br.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados com data prevista para 16 de janeiro de 2012, no Órgão Oficial da Prefeitura Municipal e através do portal www.incp.org.br.

Validade

O concurso público terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Saiba mais

Prefeitura de Balneário Arroio do Silva - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva, Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas para realização de processo seletivo destinado ao provimento de 82 vagas para candidatos com escolaridade, de nível médio e superior. As remunerações variam de R$ 574,22 a R$ 7.044,63, com carga horária entre 15 e 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Vigilância Ambiental, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Odontologia - PSF, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem - PSF, Técnico de Enfermagem, Fonoaudiólogo(a), Farmacêutico(a), Fisioterapeuta, Enfermeiro - PSF, Odontólogo, Odontólogo – PSF, Médico e Médico – PSF.

As inscrições poderão ser feitas na Sede da Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva, sito à Avenida Santa Catarina, no 1122, até 16 de dezembro de 2011.

Será divulgada a classificação geral dos candidatos no dia 26 de dezembro de 2011 (segunda-feira), nos jornais oficiais, no site do município e no mural público da prefeitura municipal, sito à Av. Santa Catarina, 1122, Centro, Balneário Arroio do Silva/SC

O contrato será de prazo determinado, podendo ser até 31 de dezembro de 2012.

O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2012.

Concurso Prefeitura de Lindóia do Sul - SC 2012

A Prefeitura de Lindóia do Sul, Estado de Santa Catarina, através da empresa Click Soluções, lançou edital Nº 01/2011 de concurso público destinado ao provimento de vagas. O concurso oferece 27 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários que podem chegar a R$ 10.500,00, para carga horária de 20 a 44h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Médico do ESF, Psicólogo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Arquiteto e Urbanista, Professor, Gestor Escolar, Engenheiro Agrônomo, Auxiliar de Educação, Agente Operacional, Agente de Obras, Motorista, Operador de Máquinas I e Operador de Máquinas II.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 13 de dezembro de 2011 à 13 de janeiro de 2012 pela internet, mediante formulário específico, disponibilizado no site http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/.
Taxas
As taxas para inscrição são as seguintes:
R$ 30,00 para os candidatos aos cargos de nível alfabetização ou fundamental;
R$ 60,00 para os candidatos aos cargos de nível médio;
R$ 100,00 para os candidatos aos cargos nível superior.

Provas
As provas escritas serão realizadas, provavelmente, no dia 29 de janeiro de 2012, no Núcleo de Educação Básica Ottaviano Nicolau, situada na Rua Olimpio Bissolotti, Lindóia do Sul SC, com início às 9 horas e término às 12 horas.

Gabaritos
No dia 29 de janeiro de 2012, após às 17h, o gabarito das provas escritas estará disponível no site http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/ e http://www.lindoiadosul.sc.gov.br/.

Validade
A validade do concurso será de 2 anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período.

Concurso Prefeitura de Iguaraçu (PR)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Iguaraçu, Estado do Paraná. Serão providos 06 cargos de nível fundamental, médio e superior, sendo a faixa salarial oferecida entre R$ 850,70 a R$ 2.216,93, por jornadas de trabalho de 40h semanais.

Cargos: Analista Técnico de Controle Interno, Motorista, Nutricionista, Operador de máquinas, Psicólogo e Técnico em Computação.
Inscrições: Serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração, com firma reconhecida em cartório) na sede da Prefeitura do Município de Iguaraçu, sito à Rua Otávio Pedro da Silva, 294, centro, até o dia 16 de dezembro de 2011, (com exceção de sábado, domingo e feriados), no horário  das  08:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.

Taxas:
R$ 50,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 70,00 para nível médio;
R$ 100,00 para nível superior.

Prova: A prova escrita será aplicada na data prevista de 15 de janeiro de 2012, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

Gabaritos: O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 17 de janeiro de 2012, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de  Iguaraçu, disponibilizado no Site http://www.klcconcursos.com.br/ e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

Validade: A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos  resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Conferência Nacional de Saúde quer fim da terceirização da gestão pública

Participantes do evento defenderam que a gestão de saúde pública seja feita exclusivamente pelo SUS

O fim da terceirização da gestão da saúde pública foi a principal reivindicação da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que terminou neste domingo (4) em Brasília. O evento reuniu mais de 3 mil representantes da sociedade para debater o papel do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que as mais de 300 propostas de política pública aprovadas na conferência sejam aproveitadas pelos três níveis de governo – municipal, estadual e federal.

“Aprovamos contar para a sociedade brasileira que não é verdade que a sociedade rompeu com o SUS. Os representantes da sociedade que estavam aqui disseram que não é verdade que a gente se cansou, e não é verdade que não queremos lutar por isso e queremos entregar tudo para o mercado”, disse a coordenadora-geral do evento, Jurema Werneck.

Ela explicou que a ideia das propostas aprovadas não é que o Estado deixe de comprar leitos em hospitais privados quando não houver vagas no sistema público, mas que os governantes não repassem às instituições privadas a responsabilidade de administrar quando e como esses leitos serão usados.

De acordo com a coordenadora, o sistema atual – que vem sendo adotado por alguns estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – permite falhas sem que o Estado seja responsabilizado por isso. “A gente está mantendo a ideia de que o SUS é publico. A regra é não transferir serviços para organizações sociais, que são empresas disfarçadas que acabam precarizando o trabalho, acabam não entregando o serviço que a gente comprou, e acabam não garantido o serviço à população”, declarou Jurema Werneck.

O ministro Alexandre Padilha, que participou do encerramento do evento, disse que o SUS saiu mais fortalecido da conferência. “Viva o controle social”, disse Padilha, ao encerrar a última votação do dia.

Fonte SaudeWeb

Presença de médicos nas capitais é duas vezes maior que a média nacional

Presença predominante dos médicos nas capitais aumenta a desigualdade no acesso ao atendimento médico, segundo pesquisa Demografia Médica no Brasil, desenvolvida pelo CFM e Cremesp

É nas cidades de maior porte, especialmente nas capitais, que se concentram a maioria dos médicos brasileiros. A constatação é da pesquisa Demografia Médica no Brasil, desenvolvida em parceria entre Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que engloba dados gerais e descrições de desigualdades.

Constatação:
• É nas cidades de maior porte, especialmente nas capitais, que se concentram a maioria dos médicos brasileiros. Essa situação reflete a tendência do profissional se fixar e trabalhar na cidade ou região onde fez sua graduação e residência.

• A presença predominante dos médicos nas capitais aumenta a desigualdade no acesso ao atendimento médico. Em média, o conjunto desses municípios apresenta uma razão de médicos registrados por 1.000 habitantes de 4,22. Esse índice é mais que duas vezes superior à média nacional (1,95).

• A cidade de São Paulo, por exemplo, tem 4,33 médicos registrados por 1.000 habitantes, enquanto o estado tem 2,58. Três capitais de porte médio do Sudeste e do Sul (Vitória, Belo Horizonte e Florianópolis) chamam a atenção pela elevada proporção de médicos registrados por habitantes, especialmente quando se compara com os números dos seus próprios estados.


Fonte SaudeWeb

Pfizer Consumer Healthcare adquire a Ferrosan

“Hoje, damos um passo importante no sentido de acrescentar marcas líderes ao nosso atual portfólio, além de intensificar nossa presença em mercados estabelecidos e emergentes", diz presidente mundial da empresa

A Pfizer Consumer Healthcare conclui as negociações para a aquisição de negócios da Ferrosan Consumer Health, que incluem suplementos alimentares e produtos de estilo de vida.

Segundo o gerente da Pfizer no Brasil, Rodolfo Hrosz, a união dos dois negócios gerará um portfólio mais robusto, que contribuirá, cada vez mais, para a saúde e bem estar da população. “iniciaremos uma operação cada vez mais forte, inovadora e dinâmica”, afirma Hrosz.

Para o presidente mundial da Pfizer Consumer Healthcare, Paul Sturman, os produtos inovadores da Ferrosan Consumer Health e sua presença geográfica vêm diretamente ao encontro dos negócios da companhia.

“Hoje, damos um passo importante no sentido de acrescentar marcas líderes ao nosso atual portfólio, além de intensificar nossa presença em mercados estabelecidos e emergentes, como nos países nórdicos como Rússia e Ucrânia. Por meio desta aquisição, teremos a oportunidade de oferecer um portfólio mais amplo de produtos de alta confiança e totalmente diferenciados aos consumidores”, conclui o presidente, em comunicado.

Fonte SaudeWeb

Eli Lilly, Lundbeck e Genzyme são processadas por ações contra genéricos

Secretaria de Direito Econômico abriu processo contra as empresas por suspeita de concorrência desleal

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) abriu processo contra as farmacêuticas Eli Lilly, Lundbeck e Genzyme, por suspeita de concorrência desleal. O anúncio saiu neste último sábado no Diário Oficial da União.

Nos últimos anos, as três empresas questionaram, na Justiça e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), o lançamento de versões genéricas de medicamentos que produziam. Algo que, na avaliação da SDE, sugere estratégia para afastar a concorrência.

De acordo com o secretário de Direito Econômico, Vinícius Marques de Carvalho, a averiguação preliminar mostrou haver indícios robustos de que as empresas abusam do direito de peticionar apenas para manter o monopólio”.

Um dos processos investigará as discussões judiciais da Eli Lilly sobre o Gemzar, usado para câncer. Outro analisará o debate da Lundbeck sobre seu remédio para depressão, o Lexapro. O terceiro avaliará a Genzyme e seus argumentos em torno de um medicamento para insuficiência renal, o Renagel. As empresas informaram que vão se pronunciar oportunamente.

De acordo com reportagem do Estado de São Paulo, o bjetivo da SDE é passar um pente-fino e identificar estratégias de empresas para postergar ao máximo a entrada de remédios concorrentes no mercado. Estes três processos são o início dessa política. Outros oito casos semelhantes estão em fase de averiguação.

Além disso, um inquérito do setor começou a ser feito para que o máximo de informações sobre patentes de remédios e mercado de genéricos sejam reunido. Esse material, que deve ficar pronto nos próximos meses, servirá para subsidiar análises de técnicos.

Apesar do monopólio, a Eli Lilly não tem a patente do Gemzar. O pedido foi negado pelo Inpi, algo que a empresa também contesta na Justiça. A discussão se arrasta há oito anos. Seis processos já foram abertos até agora.

Barreiras
Ainda de acordo com o Estado de S. Paulo, o mesmo ocorre com Lexapro e o Renagel. As empresas não têm a patente, mas tentam reforçar barreiras para que genéricos sejam vendidos. No caso do Lexapro, a empresa contesta o fato de fabricantes de genéricos usarem dossiês com informações sobre o remédio, sob a justificativa de que as informações teriam de ser confidenciais. No caso do Renagel, a Genzyme exige que versões genéricas apresentem estudos sobre a absorção da substância ativa no organismo. “Mas isso não tem como ser feito, porque o remédio é excretado depois de agir no intestino.”

Os pedidos de investigação estão no SDE desde 2007. Segundo o secretário, os pedidos têm grande impacto. Para idosos, remédios representam até 60% do orçamento. E o governo é um dos maiores compradores desses medicamentos.

O impacto para as contas públicas com o aumento da concorrência e a consequente redução de preços é evidente. No caso do Gemzar, quando não havia concorrência, o preço para aquisição do produto, em licitação, chegou a R$ 589. Quando uma liminar foi derrubada e outros entraram na disputa, o preço baixou para R$ 189. O Lexapro, por sua vez, custa cerca de R$ 166, bem mais dos que os R$ 84 cobrados pela caixa do genérico.

Fonte SaudeWeb