Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 11 de dezembro de 2011

Óculos falsificados são prejudiciais à saúde, alertam médicos

O uso pode causar catarata e degeneração da retina ao longo dos anos

Essenciais em qualquer estação do ano, os óculos escuros se tornam indispensáveis no verão. Mas, o cuidado deve ser redobrado na hora da escolha; a grande variedade de modelos disponível no mercado traz também os perigos dos produtos piratas.

O oftalmologista Luiz Roberto Colombo alerta que muitas doenças são causadas pelo uso de óculos de sol sem proteção ao longo dos anos.

- Sem a proteção ultravioleta, os raios solares vão entrar no olho prejudicando [o olho e estimulando] o aparecimento da catarata. E muito mais grave: o processo de degeneração macular, relacionado à idade que ocorre na retina.

O consumidor deve ficar esperto para não comprar um produto falsificado. Oftalmologistas alertam que produtos originais, com filtro de raio ultravioleta, possuem garantia. É importante também, sempre desconfiar de produtos muito baratos.

A maior parte dos produtos falsificados vem da China. Só neste ano três milhões de óculos falsificados foram apreendidos pela alfândega.


Fonte R7

Menino de 12 anos fica tetraplégico depois de andar em brinquedo da Disney

http://i2.r7.com/menino-tetraplegico-300.jpgExames de raio-X mostraram que garoto sofreu lesões na coluna vertebral

O garoto argentino Bautista Riera, de 12 anos, foi paralisado do pescoço para baixo depois de andar na Torre do Terror na Disneylândia de Paris. A informação é do Daily Mail.

 
O brinquedo simula um elevador que “mergulha” 199 pés depois de ser atingido por um raio. Segundo relatos, exames de raios-x mostraram que ele sofreu uma contusão óssea e na coluna.

Bautista teria reclamado ao seu pai, que é médico, que se sentiu mal logo após deixar o passeio e que havia sido levado para a enfermaria do parque.

Sua condição se deteriorou rapidamente e ele foi levado a um hospital infantil de Paris crianças.
Segundo a reportagem, ele já estava com a parte de cima do corpo paralisada quando chegou à unidade de neurologia do hospital. O que rapidamente se espalhou para os membros inferiores, seguido de uma parada respiratória, antes de chegar à UTI.

De acordo com a família Bautista, o menino aparentava boa saúde e jogava basquete, rugby e praticou artes marciais.
Ainda de acordo com o Buenos Aires Herald, o menino sofreu danos da medula espinhal e está em estado grave. O tio do menino disse ao jornal que o sobrinho está melhorando, mas ainda respira com a ajuda de aparelhos.

Fonte R7

Ceará registra 22 casos de gripe suína no Estado

Três foram registrados nessa semana

O Estado do Ceará confirmou mais três casos de gripe A H1N1, segundo boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (9) pela Secretaria da Saúde (Sesa).

No total, são 22 casos da doença no Estado, a partir do surto registrado em Pedra Branca, no Sertão Central, que teve origem no mês passado.

Desse total, 18 casos confirmados são de Pedra Branca, dois em Quixadá e dois em Boa Viagem. As confirmações foram feitas pelo Laboratório de Saúde Pública (Lacen).

De acordo com a Sesa, todos os casos notificados como suspeitos até agora tiveram alguma relação com Pedra Branca. Nenhum dos casos evoluiu para a forma grave da doença.

No dia 26 de novembro foram notificados 193 novos casos no hospital de Pedra Branca e ontem apenas quatro novos casos suspeitos foram registrados no hospital.

Fonte R7

Carne processada provoca câncer

São elas: linguiças, salsichas, bacon, presunto, carne seca, entre outras

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que as carnes processadas fazem muito mal à saúde.

Além de aumentar o risco de doenças coronarianas, elas também podem causar câncer.

Carnes processadas são aquelas embaladas que ficam na prateleira do supermercado embaladas para uma longa durabilidade.

São elas: linguiças, salsichas, bacon, presunto, carne seca e as usadas em sopas em lata.

Elas são mais danosas ao organismo do que as carnes frescas, concluiu o estudo. Tudo porque, para terem uma vida longa para consumo, elas são conservadas com uma substância cancerígena chamada nitrito de sódio e glutamato monossódico, toxina associada a problemas neurológicos.

Com uma grande concentração de sal e conservantes, as carnes processadas também aumentam o colesterol e a pressão arterial, levando à hipertensão.

O alimento torna-se assim um risco para doenças coronarianas.

Fonte R7

Proibição da venda de emagrecedores entra em vigor no país

Anvisa veta comércio de femproporex, mazindol e anfepramona

A partir desta sexta-feira (9), os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona não podem mais ser comercializados no Brasil.

A proibição, determinada pela Diretoria Colegiada da Anvisa em outubro, estabeleceu um prazo de 60 dias para entrada em vigor da medida.

Os medicamentos a base de femproporex, mazindol e anfepramona tiveram seus registros cancelados pela Anvisa, ficando proibida a produção, o comércio, a manipulação e o uso desses produtos no país. Os três medicamentos fazem parte do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico.

Sibutramina também tem restrição

A norma da Anvisa também apresenta novas restrições para medicamentos a base de sibutramina.

Entre as novidades, está a obrigatoriedade dos profissionais de saúde, empresas detentoras de registro e farmácias e drogarias de notificarem, obrigatoriamente, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária sobre casos de efeitos adversos relacionados ao uso de medicamentos que contém sibutramina.

Fonte R7

Sucos matinais para espantar a preguiça

Comece o dia com o pé direito tomando sucos energizantes capazes de mudar seu astral

Levantar da cama nem sempre é tarefa fácil. Faz frio, calor demais, o sono nunca deixa. Além do café quentinho com pão de queijo, que não dá para dispensar, vitaminas energizantes são grandes aliadas do corpo para espantar a preguiça matinal. Andrea Kaufmann, do paulistano AK Vila, centifuga uma beterraba, uma maçã, uma cenoura e um pedacinho de gengibre todas as manhãs. "Sem açúcar nem água", diz. Depois, sai para cuidar do restaurante, da casa, das crianças sem fazer corpo mole. Para ajudar você a acordar, o iG Comida selecionou seis receitas super potentes, que garantem disposição máxima. Separe seu melhor copo e bom dia!


Fonte IG