Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra que características da personalidade tornam a pessoa mais resistente ao estresse no trabalho

Método Hardiness leva em conta compromisso, controle, objetivos e capacidade do profissional para enfrentar desafios


Um estudo com enfermeiros de um pronto-socorro de Vitória, no Espírito Santo, comprovou que o Hardiness tem a função de proteção contra o estresse e a insatisfação no trabalho. Hardiness, ou Personalidade Resistente, é a constatação de que algumas características na personalidade da pessoa promovem maior resistência ao estresse. A pesquisadora Karla de Melo Batista, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), compilou dados que apontam que quanto maior o Hardiness, menor o estresse da pessoa, confirmando sua efetividade na melhora da qualidade de vida do trabalhador.

A Escala de Hardiness é reconhecida internacionalmente. Segundo a literatura acadêmica, a Personalidade Resistente proporciona melhor adaptação ou ajustamento a diversas males, como doenças pulmonares, síndrome da imunodeficiência adquirida, Aids, hipertensão, esquizofrenia, transplante infantil e doença renal.

Pelo fato de "compromisso", "controle" e "desafio" serem características da personalidade, o Hardiness pode ser aprendido ou aumentado. Ao aprimorar seu compromisso, controle, objetivos e capacidade de enfrentar desafios, o profissional atua melhor e aumenta seu rendimento, segundo a pesquisadora.

Escala aplicada
A pesquisa de doutorado de Karla, Stress e Hardiness entre enfermeiros hospitalares, foi a primeira a se utilizar da Escala Hardiness no Brasil. O objetivo inicial era validar essa escala no país e para refletir sobre as novas questões que ela levantaria. Foram analisados 72 enfermeiros do Hospital Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O estudo utilizou instrumentos autoaplicáveis para a coleta de dados, como a Escala de Hardiness, e a Escala Bianchi de Stress, desenvolvida pela professora Estela Regina Ferraz Bianchi, orientadora do trabalho.

As escalas apresentam uma série de questões, que abrangem dados de caracterização da população pesquisada — sexo, idade, cargo, unidade de trabalho, tempo de trabalho na unidade, turno de trabalho, tempo de formado, cursos de pós-graduação — e elementos estressores no trabalho — relacionamento com outras unidades e supervisores, funcionamento adequado da unidade, administração de pessoal, assistência de enfermagem prestada ao paciente, coordenação das atividades e condições de trabalho. A soma de pontos indica a qual grupo a pessoa pertence, podendo variar entre não estressado e muito estressado.

Os profissionais foram abordados em um mesmo período e analisados em conjunto. A maioria era do sexo feminino, por isso, a questão do gênero no contexto do estresse desse tipo de profissional não foi levada em conta na pesquisa. O ponto da idade foi o que se mostrou mais diverso. Foram encontrados recém-formados e muitos veteranos. Karla diz que o fator da experiência influencia muito na capacidade de o enfermeiro desenvolver o Hardiness.

— A questão da graduação se sobressaltou. O enfermeiro que não tem pós-graduação tem maior nível de estresse. Ele tem mais dificuldade para coordenar suas atividades e isso o torna mais estressado — explica a pesquisadora.

A pesquisa apontou que o nível de estresse dos enfermeiros é médio. Para Karla, a pesquisa mostra que o Hardiness é efetivo e sua aplicação pode auxiliar as instituições de saúde a identificar os elementos estressores e buscar alternativas para melhorar o desempenho dos enfermeiros, a partir desse diagnóstico.

Fonte Zero Hora

Ataques cardíacos matam mais mulheres do que câncer de mama no Brasil

Cerca de 30 mil brasileiras morrem por ano em decorrência de problemas do coração, enquanto 11 mil são vítimas de câncer de mama


O coração das mulheres está cada dia mais vulnerável ao infarto. Fisiológica e anatomicamente, nada mudou, pois a estrutura cardiovascular feminina sempre foi mais delicada. O que tem contribuído para o aumento da incidência da mazela entre elas, contudo, é a maior exposição aos fatores de risco que afetavam somente as coronárias dos homens. A partir dos anos 1970, o estilo de vida feminino cedeu mais espaço ao estresse, a dietas desequilibradas, ao sedentarismo, à hipertensão e às altas taxas de colesterol ruim (LDL).

Os números são de dar palpitações até no mais saudável dos corações. Cerca de 30 mil mulheres morrem de ataques cardíacos por ano no Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, o câncer de mama faz 11 mil vítimas no país anualmente. Na década de 1950, para cada 100 homens que morriam de infarto, 10 mulheres faleciam pelo mesmo motivo. Em 1990, a proporção era de 100 para 17. Atualmente, é de 100 para 50.

Uma pesquisa realizada com pacientes do Hospital do Coração em São Paulo (Hcor/SP) reflete o que, segundo especialistas, ocorre nas regiões mais desenvolvidas, de norte a sul do país. A análise dos dados revela que, comparado ao ano anterior, o número de infartados atendidos na unidade caiu 12% em 2010. Para o sexo masculino, a queda foi de 17%. Entre as mulheres, ocorreu um aumento de 3,8%. Os homens geralmente são acometidos pelo mal entre 45 e 74 anos. Já elas costumam sofrer com o mal entre 60 e 89 anos. Para o cardiologista César Jardim, o trabalho é uma amostra que confirma a constatação recente da Associação Americana do Coração: as doenças do coração não estão mais relacionadas tão predominantemente aos homens.

— Além de compartilharem os mesmos fatores de risco que os indivíduos do sexo masculino, elas carregam danos exclusivos, como as alterações hormonais. O estrogênio, que protege o coração, diminui na menopausa — lamenta o médico.

As artérias femininas são mais estreitas, entopem mais facilmente e tornam procedimentos como o cateterismo e a implantação do stent mais difíceis. Além disso, a aterosclerose tende a bloquear mais rapidamente a passagem do sangue, tornando a fatalidade 50% maior. Regina Coeli de Carvalho, presidente do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), afirma que o infarto feminino foi pouco estudado.

— A doença coronariana é mais incidente na mulher 10 anos depois do início do climatério, mas os riscos de infarto já são maiores a partir dos 45 anos.

Fonte Zero Hora

Entenda o impacto da bebedeira no aparelho digestivo

Popular azia é gerada pela passagem da acidez do estômago até o esôfago


Quem exagera na bebida alcoólica ou na quantidade de comida no prato pode sofrer com a azia, assim como muitas grávidas. Chegado dezembro, o mês de concentração de festas, confraternizações, Natal e Réveillon, todos regados a um cardápio farto e bebidas de todo tipo, é bom redobrar a atenção com a saúde alimentar, pois a sensação de queimação na chamada boca do estômago, bem conhecida pela população, pode atacar. A azia se manifesta em algumas pessoas ocasionalmente, por conta de um dia de excessos. Mas há quem conviva com o problema e precise procurar um médico para buscar uma solução definitiva.

O mal aparece quando a acidez do estômago reflui para o esôfago, que não é preparado para recebê-lo, causando o desconforto e a sensação de queimação. Segundo José Carlos Ferreira Couto, vice-presidente do Departamento de Gastroenterologia da Associação Médica de Minas Gerais, o mais comum é o refluxo ácido.

— Também há o refluxo alcalino, causado pela bile. Mas é bem mais raro — revela.

Ele explica que o organismo tem uma boa capacidade de reagir à azia, com saliva e peristaltismo, que é o movimento muscular que auxilia no encaminhamento do alimento para o estômago. Mas nem sempre é o suficiente. O caso costuma ser mais grave quando a pessoa tem a doença do refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato.

— A hérnia é uma posição anormal do estômago em relação ao diafragma. Entre eles, há uma válvula muscular, chamada esfíncter esofágico inferior, com a função de lacrar a entrada do estômago. O esôfago se contrai para fechá-la. Quando há um relaxamento anormal dessa válvula, há refluxo e azia. Obesos têm maior propensão ao problema — conta o médico.

Previna-se
Em casos mais raros e graves, a inflamação crônica pode trazer mudanças nas células do esôfago e causar metaplasia intestinal, conhecida como esôfago de Barrett, que pode evoluir para um câncer, esclarece o gastroenterologista José Carlos Ferreira Couto.

:: Álcool, café, chocolate, alimentos gordurosos, condimentos, chá mate, chá preto e tabaco. São grandes potenciais relaxantes do esfíncter, o que facilita o refluxo e a azia.
:: Líquidos, especialmente os gasosos, ingeridos durante uma refeição.
:: Medicamentos corticoides e alguns sedativos.
:: Também não é bom deitar depois das refeições. Uma dica é colocar um calço de 15 centímetros na cabeceira da cama para deixar a cabeça mais alta em relação ao restante do corpo, o que dificultará o refluxo.

Casos especiais
:: Grávidas — A mulher passa por um processo de transformação hormonal grande, o que prejudica o funcionamento da musculatura da junção esôfago-gástrica. Associado com o crescimento progressivo do útero, faz um aumento da pressão sobre o estômago, que é empurrado para cima nas fases finais da gravidez, favorecendo o refluxo.

:: Atividades físicas — A relação com a azia não é preocupante. A pessoa com hérnia de hiato e doença de refluxo tem que evitar exercícios que aumentem a pressão intra-abdominal.

:: Os abdominais devem ser realizados em séries pequenas, de 10 repetições. Esportes como futebol, tênis e natação não influem — diz o gastro José Carlos Couto.

Diagnóstico
:: Para confirmar o diagnóstico, facilmente identificado pela queimação, e descartar a existência de complicações, às vezes é necessário fazer exames endoscópicos (endoscopia digestiva alta).

:: Uma ótima prova para demonstrar que os sintomas são causados pelo refluxo de ácido é a biópsia (exame ao microscópio de fragmentos da mucosa do esôfago).

Tratamento
:: Para aliviar a sensação de queimação, pode-se tomar antiácidos à base de hidróxido de alumínio ou de magnésio. Mas não se deve fazer uso contínuo. É para exceções, num dia de abuso de comida ou bebida. Quem tem azia frequentemente precisa procurar um médico.

:: Em casos mais sintomáticos, faz-se o tratamento com medicamentos que são potentes inibidores da produção do ácido, cientificamente conhecidos como bloqueadores da bomba de prótons. É um tratamento mais longo.

:: A opção cirúrgica só é feita em último caso, quando não se consegue uma boa resposta ao tratamento medicamentoso.

Receitas populares
:: Uso do bicarbonato de sódio ou do leite para amenizar o desconforto — O médico mineiro José Carlos Couto alerta que a bebida é alimento, e não remédio. Ao bloquear a acidez do estômago, acaba por induzi-lo a produzir mais ácido. O mesmo ocorre com o bicarbonato. Leite e bicarbonato, no momento em que são ingeridos, promovem o alívio, mas causam o efeito rebote. Duas ou três horas depois, a pessoa está com mais azia. Isso porque o leite tem gordura, açúcar e proteínas que precisam ser digeridas. Assim, o estômago libera mais ácido.

:: Chá de casca de batata ou água com limão — Ambos também devem ser evitados. Outro fator a ser considerado é que a batata recebe muito agrotóxico para seu cultivo. E a maior parte se concentra na casca.

:: Uma colher de azeite antes de consumir bebida alcoólica — Não tem nenhuma influência na prevenção da azia, segundo o especialista.

Fonte Zero Hora

Projeto tenta reduzir impostos para remédios

Alíquota de ICMS seria correspondente a 1% do valor total do produto


Um projeto protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa procura reduzir o impacto do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no preço dos remédios vendidos no Rio Grande do Sul. A proposta do deputado estadual João Fischer (PP) estabelece que a alíquota do ICMS seja 1% do valor total do produto.

A proposta deve passar ainda pela Comissão de Constituição e Justiça antes de chegar ao plenário. O alto preço e a pesada carga tributária dos medicamentos foram tema de reportagens de Zero Hora no mês passado.

A carga de impostos brasileira responde por 33,9% do preço final dos remédios — uma das mais altas do mundo e quase seis vezes acima da média dos outros países. Dessa mordida tributária, em Estados como o Rio Grande do Sul, 17% correspondem à alíquota do ICMS.

— Nossos medicamentos estão entre os mais caros do mundo, e os mais sacrificados são os que têm menos condições — observa Fischer.

O caminho do projeto, porém, pode envolver polêmicas. Conforme o diretor-técnico da Fundação Escola Superior de Direito Tributário, Rodrigo Dalcin Rodrigues, qualquer tipo de alteração em alíquota ou na base de cálculo do ICMS, além de aprovação na Assembleia, dependeria de convênio com outros Estados.

Fonte Zero Hora

Uso de laptop conectado a redes sem fio afeta fertilidade masculina, sugere pesquisa

Amostras de esperma expostas a computadores ligados à Internet por quatro horas apresentaram redução de motilidade e maior fragmentação de DNA


Usar computadores portáteis conectados a redes sem fio, no colo, perto dos testículos, pode resultar em diminuição da fertilidade masculina. É o que diz um estudo feito em Córdoba, na Argentina.

Para avaliar os efeitos de laptops com Wi-Fi em espermatozóides humanos, os cientistas coletaram amostras de sêmen de 29 doadores saudáveis. O esperma de cada paciente foi dividido em duas cotas, incubadas em condições idênticas. Uma delas foi exposta a um laptop conectado à Internet por Wi-Fi durante quatro horas, enquanto a outra foi utilizada apenas como controle.

As amostras expostas ao laptop conectado à rede sem fio apresentaram uma diminuição significativa na motilidade espermática progressiva e um aumento na fragmentação do DNA do esperma. Níveis de espermatozóides mortos não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos. Diante disso, os pesquisadores concluem que há uma relação entre o uso do laptop conectado à Internet no colo, perto dos testículos, e a diminuição da fertilidade.

No entanto, os cientistas consideram necessários estudos com voluntários para comprovar os resultados dos testes feitos com esperma in vitro. Os resultados da pesquisa foram publicados em novembro no periódico científico Fertility and Sterility.

Fonte Zero Hora

Unicamp revela os poderes medicinais de mais três frutas do cerrado

Elas são desconhecidas da maioria da população, sobretudo dos jovens. Passam ignoradas pela cadeia produtiva e comercial e raramente entram na dieta brasileira.

Costumam crescer, aleatoriamente, em áreas de cerrado, caatinga e em regiões de transição — como as do semiárido e do Sudeste — que se limitam com o Centro-Oeste. Suas espécies são alvo frequente da destruição promovida pela mecanização agrícola. Ao mesmo tempo em que sofrem essas agressões, contudo, a guapeva, o murici e a gabiroba, entre outras frutas do cerrado, chamam a atenção de estudiosos de diversas universidades por seu incontestável poder de se defender e de se adaptar a situações adversas, além de manter as qualidades funcionais.

Foram exatamente as características nutritivas e medicinais desses frutos que levaram a aluna de doutorado Luciana Malta, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a investigar as atividades biológicas de suas cascas, sementes e polpas. O trabalho comprovou o alto potencial antioxidante e anticarcinogênico das três espécies. “Na primeira etapa do projeto, in vitro, fizemos um mapeamento para conhecer qual dos extratos das frutas era mais eficiente, mas em todas elas foram identificadas substâncias de potencial bioativo (veja infografia), com destaque para a gabiroba, que apresentou um alto poder de ação antioxidante”, explica Luciana.

Na segunda fase das pesquisas, in vivo, compostos bioativos encontrados na gabiroba e na casca da guapeva testados em camundongos revelaram efeitos positivos, como propriedades anti-inflamatórias, antimutagênicas e antigenotóxicas (para barrar a ação tóxica em genes que poderiam sofrer danos irreversíveis). A última etapa do doutorado de Luciana foi executada na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, onde ela testou o potencial antioxidante celular e antiproliferativo dos extratos das frutas em um banco de células no Departamento de Ciência de Alimentos.

Segundo a pesquisadora, outra vez a casca da guapeva se destacou. De acordo com Luciana, as conclusões de sua tese abriram perspectivas para que sejam feitos, no futuro, testes em humanos. Como numa corrida de revezamento, a aluna de pós-doutorado da Unicamp Aline Castaldi Sampaio será responsável pelas investigações com pacientes de câncer de mama, numa primeira fase. “Os extratos de gabiroba e de casca de guapeva, por exemplo, se revelaram nos testes feitos em Cornell como agentes que atuam na diminuição da proliferação celular de tumores de mama”, justifica Luciana Malta.

Voluntários
A nutricionista Elisa Goulart, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, comemora a comprovação de benefícios de mais frutas do cerrado. “As substâncias presentes na composição dessas frutas impedem a liberação dos radicais livres e é claro que, se uma pessoa consumi-las diariamente, elas agem de forma preventiva.” Elisa explica que a oxidação causa desgaste no DNA e que o poder antioxidante de algumas frutas já foi comprovado em diversos estudos científicos. “É muito bom que existam agora mais três frutas daqui da região para oferecer qualidade de vida melhor às pessoas. É preciso divulgar essa pesquisa”, afirma a especialista, que também integra a equipe do Laboratório Sabin.

A professora Gláucia Pastore, da FEA/Unicamp, orientadora de Luciana e de Aline, explica que está em fase de negociações com o corpo médico do Hospital das Clínicas da Unicamp para a seleção de pacientes voluntários. Em seguida, a ideia é apresentar a proposta à Comissão de Ética da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela espera que a nova etapa do projeto comece em março de 2012. “Além dos efeitos terapêuticos, pensamos em trabalhar também na prevenção, porque sabemos que o acesso regular a essas frutas vai causar efeitos benéficos. O problema no Brasil é que não há uma mobilização mais intensa em termos de prevenção. A visão aqui é mais clínica”, observa Gláucia.

Conhecimento escasso
A professora da Unicamp explica ainda que atualmente existe uma linha de pesquisa muito forte na instituição com frutas do cerrado — pouco conhecidas, mas altamente resistentes em condições ambientais adversas e “muito ricas” em compostos bioativos. “Embora pouco estudadas, sabemos que existe um conhecimento popular, sobretudo das gerações mais velhas, quanto às qualidades funcionais dessas frutas. O que estamos fazendo é procurar identificar essas propriedades e tornar mais fácil o acesso a elas pela população”, diz a especialista.

Luciana Malta acrescenta que o potencial anticâncer dessas frutas pode ser aumentado com o fracionamento dos extratos, com o uso de diferentes solventes, para que outros compostos bioativos sejam revelados. Ela explica que o poder desses extratos é medido primeiramente em ensaios antiproliferativos testando-se diferentes linhagens de células cancerígenas humanas, tais como melanoma, mama, rim, fígado, pulmão, próstata, ovário, leucemia. Elas são incubadas com os extratos das frutas e, em seguida, é observada capacidade de redução da divisão celular desordenada.

“As melhores frações dos extratos da guapeva e da gabiroba serão avaliadas também como agentes que induzem a apoptose (morte celular) em células tumorais”, destaca. A pesquisadora lembra que a experiência na universidade norte-americana serviu também para que ela agregasse conhecimento e pudesse ter a oportunidade de usar no Laboratório de Bioaromas da Unicamp, pela primeira vez no Brasil, a técnica de determinação do potencial antioxidante em células humanas, baseada em uma descoberta da Universidade de Cornell. Foi possível observar, segundo Luciana, que o potencial antioxidante do murici, da gabiroba e da guapeva é maior que o de frutas consumidas nos Estados Unidos, como blueberry e ameixa, entre outras.

Riqueza regional
Não é de hoje que a professora Gláucia Pastore e a doutoranda Luciana Malta se debruçam sobre propriedades funcionais de plantas do cerrado. Em 2005, uma parceria entre a Unicamp e a Universidade Católica de Goiás permitiu às pesquisadoras investigar o potencial antioxidante de outras cinco frutas típicas da savana brasileira — araticum, pequi, cagaita, banha-de-galinha e lobeira.

Do mesmo modo que se observa hoje com o murici, a guapeva e a gabiroba, as frutas da pesquisa anterior são praticamente desconhecidas do grande público, consumidas apenas por uma parte da população local. Um dos resultados da pesquisa mostrou, naquela época, que a casca e a semente do pequi e do araticum apresentaram grande concentração de substâncias antioxidantes. Ao analisar as condições em que essas frutas nascem, crescem e resistem, Gláucia Pastore observa a necessidade de difusão dessas espécies como forma também de preservá-las e ampliar o acesso a elas tanto por parte da população, quanto da própria indústria alimentícia e farmacêutica.

A professora também expressa preocupação com a riqueza do bioma e a devastação do cerrado. Ela lembra que o deslocamento das fronteiras agrícolas para o Centro-Oeste, nas décadas de 1970 e 1980, provocou a mudanças em mais de 60% das áreas de cerrado. “Hoje, apenas 20% da área original de cerrado permanece preservada”, ressalta. (CT)

Fonte Correio Braziliense

Descoberta vacina para vários tipos de câncer, anunciam pesquisadores

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (12/12) que desenvolveu uma vacina que ataca vários tipos de tumores, o que poderá ajudar no tratamento de câncer de mama, colo, ovário e pâncreas.

A vacina mostrou-se promissora em ratos de laboratório, mas sua eficácia ainda precisa ser confirmada com testes em humanos, destacaram os pesquisadores.

"Esta vacina provoca uma resposta imunológica muito forte e ativa três componentes do sistema imunológico para reduzir o tamanho do tumor, em média em 80%", revelou um dos autores do estudo, Geert-Jan Boons, professor de química e pesquisador do Centro de Câncer da Universidade da Geórgia.

A vacina orienta o sistema imunológico a atacar os tumores que carregam uma proteína conhecida por MUC1 na superfície de suas células, revela o artigo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

A MUC1 é encontrada em mais de 70% dos tipos agressivos de câncer, incluindo na maioria dos tumores malignos de mama, pâncreas e em vários melanomas.

"Esta é a primeira vez que se desenvolve uma vacina que 'treina' o sistema imunológico a distinguir e matar células cancerígenas baseando-se em suas diferentes estruturas de açúcar em proteínas, como a MUC1", destacou outra autora da pesquisa, Sandra Gendler, professora da Clínica Mayo, no Arizona.

A proteína MUC1 também é encontrada em 90% das pacientes que apresentam um tipo de câncer de mama conhecido como tumor "triplo negativo", que não respondem a tratamentos hormonais como o Tamoxifeno, a inibidores de aromatase ou ao remédio Herceptin.

Estas pacientes precisam urgentemente de novos tratamentos para combater seu câncer e "apenas nos Estados Unidos há 35 mil casos diagnosticados a cada ano de triplo negativo", destacou Boons.

"Poderemos ter uma terapia para um grande número de pacientes que atualmente não contam com terapia farmocológica, e dependem apenas da quimioterapia".

A vacina contra a MUC1 poderá ser utilizada em combinação com quimioterapia e como medida preventiva em pacientes com alto risco de desenvolver certos tipos de câncer.

Boons, Gendlser e sua equipe estão trabalhando com a vacina em células cancerígenas humanas em laboratório e poderão começar a Fase I de testes clínicos para provar sua segurança no final de 2013.

Fonte Correio Braziliense

Os desafios da motivação

Maria Inês Felippe*
"O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver” Dostoievski

A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, e cada vez mais deve ser preocupação pois é o combustível que nos faz funcionar.

Por meio da motivação há melhoria nos processos internos, dos produtos, envolvimento e comprometimento.

Quando a empresa realiza pesquisa de satisfação, é visível que a produtividade aumenta, quando as pessoas são motivadas de forma particular, através do desenvolvimento de suas capacidades, do reconhecimento dos objetivos, das tarefas e de seu valor, tanto por parte da chefia como pelo grupo que pertence.

Não esquecendo da recompensa através do seu salário, premiações, entre outras coisas etc.

Hoje o valor do trabalho está passando por transformações e sofrendo uma quebra de seus paradigmas. Cada pessoa deve ser motivada de forma diferente, pois cada qual tem necessidades e emoções distintas. O homem é um ser insaciável, uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras, por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de acordo com as necessidades dos funcionários.

Muitos empresários acreditam que a motivação é obtida através de salários, além disso costumam dizer: “Aqueles que não estiver contente, que vá buscar outra oportunidade melhor outra oportunidade melhor. Isso é muito perigoso para a empresa. Em uma dessas vezes, o funcionários sai, encontra e convida os demais criando a ciranda da desmotivação interna.

Podemos dizer que o envolvimento e a motivação das pessoas com seu trabalho, tem diminuído com o passar dos tempos ou vêm sofrendo um pseudo aumento, principalmente, considerando o medo de perder o emprego ou realizando atividades por obrigação, sem sentido.

Antigamente, vivíamos num contexto diferente, onde as pessoas dedicavam-se de corpo e alma ao trabalho e estavam dispostos a encarar desafios.Com o passar do tempo, houve uma mudança. Um os aspectos críticos da motivação é a redução ou o excesso na jornada de trabalho levando a uma saturação psicológica do trabalhador.

Hoje o desafio do profissional de recursos humanos é motivar as pessoas a crescerem, juntamente com a organização. Caso isso não aconteça, o caos estará instalado.

Não adianta somente oferecer panacéias de benefícios no final do ano, como churrascos, cestas de natal ou outros benefícios.

Com esses recursos, o processo motivacional funcionará somente por um curto período. 
É preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não o que você gostaria de dar.  Nessa situação temos que ser flexíveis para mantermos competitivos, assim como os benefícios oferecidos pelas organizações. A motivação precisa ser encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras.

Outro dia estava almoçando com um cliente, e na empresa estão com um programa de benefícios diferenciado, há um rol de benefícios obrigatórios e um outros optativos.

No rol dos optativos está a Bolsa de Estudos, questionei os motivos e assinalei o seguinte cuidado: Será que vocês não estão “matando” a competência, inteligência da organização colocando-o como optativo? Deverá ser incentivado o uso deste benefício.

Para que a motivação funcione é preciso que o funcionário esteja , também, disposto a se motivar, vontade de trabalhar, principalmente que goste do que faz.

O papel da empresa nesse processo é o de propiciar condições e incentivos. Neste momento devemos supor que as necessidades básicas, tais como moradia, alimentação, saúde, transporte, estão sendo supridas satisfatoriamente , apesar de não garantirem a motivação, somente mas evitando apenas a insatisfação.

Para garantir a motivação, é preciso outros estímulos, como integração social, valorização pessoal e profissional. Isso será possível através de treinamento que propicie seu desenvolvimento, a aquisição de novos desafios, possibilidade de criação de novos métodos de trabalho, serviços, produtos, etc.

Cabe ressaltar que o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia é um fator importantíssimo na motivação.

Outro fator importante é o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia. O que percebemos, é que nem sempre os chefes ou líderes estão preparados para motivar sua equipe, haja visto o que presenciamos durante os treinamentos.

Com pequeno investimento em treinamento determinadas atitudes podem ser modificadas, tanto por parte das chefias quanto da equipe de trabalho.

Neste caso, os programas de incentivos poderão ser uma ferramenta poderosa da motivação, possibilitando a melhoria na produtividade, o aumento e o comprometimento dos colaboradores.

Outro aspecto que se sobressai no ambiente organizacional é a competição. Ela dará bons resultados quando bem administrada.

A formação de líderes e a estimulação da criatividade também são aspectos importantes para as organizações. Assim, é necessário das liberdade para o funcionário criar novas formas de trabalho, produtos e serviços, proporcionando o comprometimento com a empresa.

Quando as organizações negam a possibilidade de criar o resultado é o descomprometimento, desmotivação e o emburrecimento generalizado.

Nos programas de treinamento que desenvolvemos, percebemos que há vários funcionários que gostam de desafios e são criativos, mas muitas vezes são desestimulados pela equipe de trabalho, chefias centralizadoras.

O medo de errar e da punição é predominante na maioria dos cenários das organizações. É importante lembrar que o indivíduo criativo é regido pela auto realização, está atento a tudo o que acontece. Além disso busca desafios, cria o novo, busca soluções criativas para os problemas, tornando-se motivante e auto motivador.

O desafio ao uso da criatividade no trabalho leva à motivação, favorecendo a participação ativa. Quando se bloqueia a inteligência criativa há o desinteresse de participar, opinar e envolver-se mais.

Motive por metas
  • Estabeleça metas claras e atingíveis. Pouco adianta uma meta inatingível, ou facilmente atingível, no lugar de incentivar gera frustração, elas deverão ser desafiadora;
  • Divulgue a todos - Estabeleça a regra do jogo para todos , não importa quantas pessoas participam do programa, e possibilite meios de atingir as metas. Estimule a criação de slogans, campanhas, etc; 
  • Propicie condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas para a conquista
  • Envolva - Há metas que abrange somente um departamento, outras vários, ou até a empresa toda; 
  • Propicie um clima interno de incentivo - Por intermédio de quadro de aviso, intranet, lembretes, exemplos: se o primeiro classificado for ganhar uma viajem para uma cidade de praia, poderá colocar fotos da praia, pessoas se divertindo, no quadro, música do lugar, bonés do local, etc;
  • Distribua prêmios adequadamente - Saiba que existem pessoas que possibilitaram para que outros atinjam a meta, pois há trabalhadores que não são notados: ex. auxiliares, secretárias, etc;
  • Comemore - Formalize o acontecimento através de um jantar, uma festa, reunião comemorativa, etc, guarde surpresa quanto aos primeiros ganhadores.
*Maria Inês Felippe: Palestrante, Psicóloga, Especialista em Adm. de Recursos Humanos e Mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela - Espanha. Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Desenvolvimento Gerencial e de equipes, Avaliação de Potencial e competências. Treinamentos de Criatividade e Inovação nos Negócios. Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais de Criatividade e Inovação e Comportamento Humano nas empresas. Vice Presidente de Criatividade e Inovação da APARH.
Fonte gestaodacarreira.com.br

Remédios antigos: Supradyn efervescente

Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata - MG

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 151 vagas.

Inscrições:
De 5 a 29 de dezembro, pelo http://www.consulplan.net/
 ou na Rua Professor Cristiano Moraes, 52 – Centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00.

Cargos:
Nível fundamental: Auxiliar de Serviços Externos - Contínuo, Fiscal Sanitário, Ajudante de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Gari, Lanterneiro, Lavador de Veículos, Motorista carteira "D", Operador de Máquina Agrícola, Operador de Máquina Pesada, Operário, Pedreiro, Servente de Obras, Servente Escolar, Soldador e Vigia.
Nível médio/técnico: Arquivista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Tributos, Monitor Educacional, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Laboratório e Técnico em Informática.
Nível superior: Assistente Social, Farmacêutico Bioquímico, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Pedagogo, Professor de Educação Física e Professor P1.

Remuneração:
De R$ 561,94 a R$ 3.467,51.

Provas:
Prova Objetiva: 15 de janeiro de 2012; Prova de Títulos para nível superior e Prova Prática para Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Lanterneiro, Motorista Carteira D, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Máquina Pesada, Pedreiro e Soldador.

Prefeitura Municipal de São Carlos - SP

A Prefeitura Municipal de São Carlos, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 13 vagas.

Inscrições:
Até 2 de janeiro de 2012, pelo http://www.vunesp.com.br/
.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 967,00 a R$ 2.536,00.

Cargos:
Superior - Analista de Sistema, Arquiteto, Contador, Engenheiro área Elétrica, Engenheiro área Civil, Engenheiro do Trabalho, Professor de História, Professor de Música e Professor de Libras.
Médio - Almoxarife, Auxiliar Odontológico, Fiscal Sanitário, Fiscal de Serviços Públicos, Intérprete de Libras e Técnico Segurança do Trabalho.
Fundamental - Eletricista e Operador de Máquinas.

Provas:
Provas objetivas: 4 de março de 2012.
Haverá prova prática para Eletricista e Operador de Máquinas e prova de títulos e Redação para Professores.

Prefeitura Municipal de Rio do Oeste - SC

A Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 50 vagas.

Inscrições:
Até 20 de dezembro, pelo http://www.iobv.com.br/
 ou na Rua Paulo Sardagna, nº. 797, bairro Bela Vista.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 709,89 a R$ 8.191,03.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Guarda do Patrimônio Público, Oficial de Conservação e Manutenção, Operador de Máquinas e Veículos, Auxiliar Administrativo e Agente Comunitário de Saúde.
Médio - Agente Administrativo, Fiscal Obras e Posturas, Técnico em Agrimensura/Geomensura, Técnico em Enfermagem e Técnico Pedagógico.
Superior - Advogado, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Professor de Esportes, Psicólogo, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física e Professor de Artes.

Provas:
Provas objetivas: 15 de janeiro de 2012.
Haverá prova prática para Operador de Máquinas e Veículos

Prefeitura Municipal de Presidente Nereu - SC

A Prefeitura Municipal de Presidente Nereu, Santa Catarina, realiza concurso para preenchimento de 19 vagas.

Inscrições:
DE 25 de novembro a 13 de dezembro de 2011, na Prefeitura Municipal de Presidente Nereu-SC, Praça Leão Dehon, nº. 50, Centro.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 50,00.

Cargos:
Nível Superior: Administrador Escolar (CR), Enfermeiro (CR), Fonoaudiólogo (1), Gerente Licitações (1), Gerente Recursos Humanos (1), Médico (1), Orientador Escolar (1), Professor Educação Física (CR), Professor II (CR), Psicólogo (CR);
Nível Médio: Assistente Administrativo (2);
Nível Fundamental: Guarda do Patrimônio Público (2), Motorista (3), Operador de Equipamentos (2);
Nível Alfabetizado: Inseminador (1), Operário Braçal (4).

Provas:
Prova Escrita: 22 de janeiro de 2012, na Escola de Educação Básica João Tolentino Júnior, Rua Roberto Jungklaus, nº. 93, Centro.
Haverá Prova Prática para Gerente de Licitações, Gerente de recursos Humanos, Assistente Administrativo, Motoristas, Operador de equipamentos e Operário Braçal.

Prefeitura Municipal de Nova Tebas - PR

A Prefeitura Municipal de Nova Tebas, Paraná, realiza concurso para provimento de 115 vagas.

Inscrições:
Até 19 de dezembro, pelo http://www.concursopublico.uniuv.edu.br/
.

Valor:
De R$ 50 a R$ 100,00.

Cargos:
Superior - Advogado, Arquiteto, Assistente Técnico, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Tecnólogo em Processamento de Dados, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro e Médico.
Médio - Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar Educativo, Fiscal de Tributação, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Auxiliar Administrativo e Monitor do Programa PETI.
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Eletricista de Veículos e Equipamentos, Mecânico, Motorista, Oficial de Construção Civil, Operador de Equipamentos Rodoviários, Auxiliar de Serviços Gerais, Mãe Social, Agente de Endemias, Auxiliar de Enfermagem PSF, Auxiliar de Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde.

Provas:
Provas objetivas: 8 de janeiro de 2012.
Haverá provas práticas para Mecânico e Motorista, e análise de títulos para Auxiliar Educativo e Monitor do Programa PETI.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 5.650,00.

Prefeitura Municipal de Iguape – SP

A Prefeitura Municipal de Iguape – SP realiza concurso para o provimento de 42 vagas.

Inscrições:
Até 22 de dezembro de 2011, pelo http://www.assessorarte.com.br/
 ou pelo site da prefeitura ou no Centro Cultural - Rua Major Moutinho, nº. 204.

Valor:
R$ 30,00, R$ 35,00 e R$ 55,00.

Remuneração:
Entre R$ 6,02 hora-aula e R$ 3.952,50.

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Bibliotecário, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Monitor de Banda, Nutricionista, Professor de Artes, Professor de Ensino Infantil, Professor de Inglês, Professor de Música, Psicólogo, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Tesoureiro.

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos.

Prefeitura Municipal de Igarassu - PE

A Prefeitura Municipal de Igarassu, Pernambuco, realiza seleção para preenchimento de 490 vagas.

Inscrições:
Até 30 de dezembro, pelo www.fadurpe.com.br/igarassu
.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
Até R$ 1.908,10.

Provas:
Haverá provas objetivas, prova de títulos para Professor, Advogado e Procurador Autárquico, provas práticas para Professor Instrutor de Libras e Tradutor Intérprete de Libras e exame de aptidão física para Guarda Municipal.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo.
Médio - Auxiliar Educacional, Professor de 1º ao 5º ano, Tradutor Intérprete de Libras, Agente Administrativo, Agente Arrecadador, Agente Cadastrador Imobiliário Mercantil, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Laboratório, Desenhista Projetista, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Guarda Municipal, Técnico em Enfermagem/Plantonista, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Laboratório/Plantonista, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Raio X, Técnico em Segurança do Trabalho e Topógrafo.
Superior - Bibliotecário, Pedagogo, Professor de 6º ao 9º ano (Ciências, Educação Física, Espanhol, Geografia, História, Informática, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática), Professor Instrutor de Libras, Advogado, Agrônomo, Arqueólogo, Arquiteto Urbanista, Auditor Fiscal, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor de Recursos Humanos, Procurador Autárquico, Turismólogo, Zootecnista, Auditor em Saúde, Biólogo, Biomédico/Plantão, Enfermeiro/Plantão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Médico (Anestesista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Dermatologista, Endocrinologista, Endoscopista, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista Obstetra, Mastologista, Nefrologista, Neonatologista, Neurologista, Obstetra, Oftalmologista, Ortopedista/Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Perito Previdenciário, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Radiologista, Reumatologista e Sanitarista). Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo (Clínico), Assistente Social e Médico do Trabalho.

Prefeitura Municipal de Cubatão - SP

A Prefeitura Municipal de Cubatão, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 93 vagas e formação de cadastro reserva.

Inscrições:
Até 6 de fevereiro de 2012, pelo www.vunesp.com.b.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 1.340,84 a R$ 1.419,43.

Cargos:
Enfermeiro, Odontólogo, (Clínico Geral, Semiologista, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Buco Maxilo), Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico Bioquímico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Médico-Veterinário Sanitarista, Médico (Clínico Geral, Regulador, Auditor, Pediatra, Acupunturista, Clínico Socorrista, Cirurgião Socorrista, Sanitarista, Ginecologista, Dermatologista, Endocrinologista, Geriatra, Neurologista, Neurologista Pediatra, Oftalmologista, Generalista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista, do Trabalho e Homeopata), Analista, Pedagogo, Educador Físico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Procurador Jurídico e Administrativo e Fiscal de Tributos.
Médio (Salário de) - Técnico de Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico de Farmácia, Técnico de Serviços Radiológicos, Técnico de Nutrição e Dietética, Técnico de Serviços Odontológicos, Técnico Segurança do Trabalho, Técnico de Serviços Administrativos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Obras Públicas e Fiscal de Obras Particulares.

Provas:
Provas objetivas: 1º de abril de 2012.
r

Concurso Prefeitura de Sebastião Leal - PI

A Prefeitura de Sebastião Leal, Estado do Piauí, lançou edital para realização de concurso público. A perspectiva da Aministração Municipal é dar provimento a 68 cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 5.000,00, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo. O certame está sendo realizado sob a responsabilidade da Empresa Fundação Madre Juliana.

Cargos
Médico PSF, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Procurador Municipal, Auxiliar de Procuradoria, Controlador Municipal, Auxiliar de Controladoria, Analista do Tesouro Municipal, Supervisor Pedagógico, Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar Administrativo, Motorista Categoria "B" e Auxiliar de Serviços Gerais.
Vale lembrar que serão reservados, 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.

Inscrições
Serão efetuadas na modalidade presencial, no período de 19 a 30 de dezembro de 2011, das 8:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h, na sala de inscrições do concurso, situada a Avenida Ulisses Guimarães, Sn- Centro, (próximo a Secretaria Municipal de Saúde) sede do Município de Sebastião Leal.

Taxas
Variam em função do nível de escolaridade exigido para o cargo ou do próprio cargo:
-Nível Superior: R$ 100,00;
-Professor: R$ 80,00;
-Nível Médio: R$ 50,00;
-Nível Fundamental: R$ 40,00.

Prova
A Prova Objetiva será realizada, provavelmente, no dia 05 de Fevereiro de 2012, com inicio às 8:00 horas e término às 12:00 horas, em Sebastião Leal. Os inscritos deverão acompanhar as notícias atualizadas referentes a este certame por meio da consulta aos atos oficiais da Prefeitura Municipal e do site da Fundação Madre Juliana: www.fundacaomadrejuliana.org.br.

Gabaritos
O gabarito será divulgado no dia 07 de fevereiro de 2012.

Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, sendo permitida a sua prorrogação por  igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

O Município de Acauã, Estado do Piauí, através do Instituto Machado de Assis, lançou edital de concurso público de Provas e Títulos destinado ao provimento de vagas existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura.
Serão distribuídas 27 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 1.050,00, para carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF e enfermeiro do PSF.
Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico http://www.institutomachadodeassis.com.br/, até o dia 30 de dezembro de 2011.
Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:
-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.
As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 23 de janeiro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.
Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas no site www.institutomachadodeassis.com.br.
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Dirceu Arcoverde (PI) 2012

Foi publicado edital Nº 01/2011 de concurso público da Prefeitura de Dirceu Arcoverde, Estado do Piauí, para provimento de 98 vagas, em cargos de nível fundamental, médio e superior com salários que podem chegar até R$ 5.800,00. O certame será executado através da Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta.

Cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Limpeza Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Almoxarifado, Arquivista, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Dentista, Digitador, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Fisioterapeuta NASF, Fonoaudiólogo, Motorista, Nutricionista PNAE, Procurador Público, Professor, Psicólogo, Recepcionista, Serviços Gerais, Supervisor de Ensino, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal PSB, Vigia e Zelador.

Inscrições: Serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço http://www.fundelta.com.br/, até o dia 16 de Janeiro de 2012.

Taxas: Variam entre R$ 30,00 a R$ 80,00. Os boletos gerados nessa data (dia 16 de janeiro de 2012) poderão ser pagos até o dia 17 de janeiro de 2012.

Provas: Serão realizadas em Dirceu Arcoverde ou em outra cidade da Região Sul/Sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

A prova objetiva terá duração de 03 horas e está prevista para o dia 12 de Fevereiro de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 7 de Fevereiro de 2012 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico www.portalappm.com.br e www.fundelta.com.br e Mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas.

Gabaritos: A divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar), será no dia 15 de fevereiro de 2012.

Validade: O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.
Todos os concursos em: (PI),

Prefeitura de Xique-Xique - BA lança edital de concurso público

A Prefeitura da cidade baiana de Xique-Xique, localizada a cerca de 587 km da capital Salvador, lançou edital (nº.  001/2011) para realização de concurso público. O certame visa preencher 262 vagas, sendo 163 para a sede e 99 para zona rural, além de formar cadastro de reserva. As vagas estão sendo distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração entre R$ 545,00 e R$ 1.717,96, por jornadas de 20, 40 e 44 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais (merendeira, zelador), Guarda Escolar Municipal, Educação Infantil - Assistente/Auxiliar de Sala de Creche, Educação Infantil - Professor Creche, Professor de Ensino Fundamental (1ª. a 4ª série), Professor de Ensino Fundamental (5 a 8ª série) nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Língua Inglesa, Geografia, Educação Física, Ciências Biológicas e Educação Artística.

Inscrição e taxa

A inscrição será realizada até  o dia 14 de dezembro de 2011, na Modalidade Não-Presencial, pelo site da empresa Consultec (http://www.consultec.com.br/), durante 24 horas.
O valor da taxa de inscrição:
R$ 40,00 para cargos de nível Fundamental;
R$ 50,00 para cargos de nível Médio;
R$ 60,00 para cargos de nível Superior.

Provas e gabarito

Os candidatos serão avaliados através de Prova de Conhecimentos e Prova de Títulos. A primeira avaliação será composta por trinta questões objetivas de múltipla escolha, a ser aplicada em Xique-Xique, na data provável de 08 de janeiro de 2012 (domingo), e terá quatro horas de duração, com inicio previsto para às 08h30min. A Prova de Títulos, por sua vez, será voltada para os concorrentes aos cargos de Professor.
A confirmação da data e do horário da Prova e a divulgação dos locais de aplicação da Prova de Conhecimentos será divulgada oportunamente por meio de Comunicado publicado nos Quadros de Aviso da Prefeitura e da Secretaria de Administração, e no endereço eletrônico da Consultec.
No mesmo site será divulgado o gabarito preliminar da Prova de Conhecimentos, que se dará no 1º dia útil subseqüente à data da aplicação da prova.

Validade

O concurso terá validade de dois anos, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Prefeito do Município de Xique-Xique.

Saiba mais

Secretaria de Saúde do Piauí oferece 889 vagas

Mais uma oportunidade para participar de um grande concurso na esfera estadual. É que as inscrições para o Concurso Público da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) serão reabertas na próxima segunda-feira, dia 05 de dezembro, a partir das 8h. O concurso público, que é regido pelo Edital 001/2011 e foi considerado o maior processo seletivo da história do órgão estadual, oferece 889 vagas efetivas, sendo 735 para cargos de nível superior e 154 para o nível médio, além das oportunidades futuras, já que também será formado um cadastro de reserva.

O motivo da extensão do prazo se deve ao fato de que muitos candidatos "perderam o prazo de inscrição e solicitaram a reabertura", conforme informou Francisco Canindé, diretor do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (NUCEPE/UESPI), responsável pela execução do concurso.  
Vale lembrar que, do total de vagas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de deficiências.

Cargos

Candidatos com formação de nível superior (em uma das áreas listadas no edital) poderão concorrer às vagas de Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro Perfusionista, Enfermeiro de Saúde Pública, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista Buco-maxilo facial, Nutricionista, Psicólogo, Administrador Hospitalar, Administrador, Farmacêutico-Bioquímico, Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro Clínico e Médico (para diversas especialidades). Os aprovados e nomeados para uma dessas ocupações trabalharão em jornadas que variam entre 20 a 30 horas semanais, com vencimentos que podem chegar a R$ 4.027,01.
Já os que possuem nível médio poderão concorrer a uma das vagas para os cargos técnicos de Apoio Administrativo, Patologia, Laboratório, Radiologia e Enfermagem. Para essas funções, a carga horária semanal será de 30 horas e os vencimentos iniciais vão de R$ 534,34 a R$ 732,29.
As vagas oferecidas serão distribuídas entre os 11 territórios que compõem o Estado do Piauí, de acordo com o que ficou estabelecido no edital.

Inscrição

Os interessados poderão se inscrever até as 23:59h do dia 23 de dezembro de 2011 (no horário do Piauí), através do endereço eletrônico www.uespi.br/nucepe, mediante o pagamento de uma taxa que varia entre R$ 80,00 a R$ 120,00 (nível médio e superior, respectivamente).
Aqueles que já se inscreveram e não conseguiram efetuar o pagamento da taxa podem concluir o procedimento agora.

Provas

Com a reabertura do concurso, as provas escritas objetivas, versando sobre conhecimentos gerais e específicos, serão aplicadas provavelmente no dia 29 de janeiro de 2012, nas cidades de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e Teresina. O candidato que acertar 50% do total de pontos de cada uma das provas será considerado aprovado, desde que esteja dentro do limite quatro vezes superior ao número de vagas, considerando a sua opção por cargo, especialidade e local de lotação.
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro - PI 2012

A Prefeitura de Baixa Grande do Ribeiro, Estado do Piauí, lançou edital de concurso público de Provas e Títulos destinado ao provimento de vagas existentes no Quadro de Pessoal da Prefeitura e para Cadastro Reserva. O concurso público será realizado pela Fundação Delta do Parnaíba-Fundelta.

Serão distribuídas 141 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 4.000,00, para carga horária de 30 a 30h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços de Vigilância, Auxiliar de Serviços de Vigilância, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico / Bioquímico, Digitador, Enfermeiro, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico do PSF, Motorista, Nutricionista, Odontólogo do PSB, Professor, Psicólogo e Técnico de Enfermagem.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço http://www.fundelta.com.br/, até às 23hs e 59min do dia 16 de Janeiro de 2012. Os boletos gerados nesta data (dia 16.01.2012) poderão ser pagos até o dia 17.01.2012.
Taxas
As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas serão realizadas em Baixa Grande do Ribeiro ou em outra cidade da Região sul ou sudeste piauiense, dependendo do número de candidatos inscritos.

A prova objetiva terá duração de 03 horas e está prevista para o dia 12 de Fevereiro de 2012, a partir das 9:00 hs, sendo este horário (9:00 hs) o limite máximo para ingressar no local das provas. A partir de 07 de Fevereiro de 2012 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico www.portalappm.com.br e www.fundelta.com.br e Mural da Prefeitura os locais e horários para realização das provas.
Gabaritos
A divulgação dos gabaritos das Provas Objetivas (Preliminar), será na data prevista de 15 de fevereiro de 2012.
Validade
O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Condeúba (BA)

A Prefeitura de Condeúba, Estado da Bahia, divulgou edital (nº. 01/2011) de concurso público para provimento de vagas do quadro de carreira da administração municipal. O concurso de Condeúba oferece 246 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 9.990,00.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Portaria, Ajudante de Pedreiro, Guarda Municipal, Pedreiro, Operador de Máquinas e Equipamentos Pesados, Coveiro, Cozinheira/Merendeira, Auxiliar de Bibliotecário, Motorista, Recepcionista, Operador de Computador, Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Anatomia Patológica, Monitor de Educação Infantil, Secretario Escolar, Professor, Técnico Bucal, Coordenador Administrativo, Enfermeiro, Psicólogo, Farmacêutico, Odontólogo, Nutricionista, Bioquímico, Assistente Social, Coordenador de Vigilância Epidemiológica / Sanitária, Coordenador Pedagógico e etc.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de dezembro de 2011, na rua Aurora, 196, Bairro Paulo VI, Condeúba -BA (Sede da Secretaria Municipal de Educação), das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 45,00, 47,00 e 50,00;
Nível médio: R$ 55,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para 22 de janeiro de 2012, às 8:00 horas, com duração de 03 horas corridas, em locais que serão previamente determinados e comunicados aos inscritos, mediante publicação de aviso no Diário Oficial do Município de Condeúba, até o dia 09 de janeiro de 2012, e mediante afixação do mesmo aviso no mural de publicações do Paço Municipal e divulgação Site www.alphaconcursos.com.br.

Validade

A validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do concurso, podendo, inclusive, haver prorrogação por mais dois anos, a critério do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura e Câmara de Santa Rita do Trivelato (MT) 2012

A Prefeitura e Câmara de Santa Rita do Trivelato, Estado de Mato Grosso, lançou edital de concurso público destiando ao provimento de 62 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração prevista varia de R$ 658,14 à R$ 8.549,94 por jornada de 30h ou 40h semanais, conforme função exercida e de acordo com a empresa Atame Assessoria Consultoria e Planejamento Ltda.

Cargos

Prefeitura:

-Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Motorista CNH C, Motorista CNH D, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Máquinas Pesadas, Zelador de Limpeza e Zelador de Patrimônio;
-Médio - Agente Administrativo, Agente de Saúde Ambiental, Agente Sanitário, Almoxarife, Assistente Odontológico, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Saneamento, Fiscal Tributário, Instrutor de Informática, Monitor de Creche, Recepcionista, Secretária Escolar e Técnico em Enfermagem;
-Superior - Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo, Professor - Educação Infantil, Professor - Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Professor, Psicólogo e Treinador de Esportes;

Câmara:
-Fundamental - Recepcionista e Serviços Gerais de Limpeza;
-Médio - Auxiliar Administrativo I;
-Superior - Contador e Controlador Legislativo.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 19 de dezembro de 2011 e 5 de janeiro de 2012, através do endereço eletrônico http://www.grupoatame.com.br/ até as 18h.
Taxas
As taxas serão cobrados conforme escolaridade, R$ 30,00, R$ 50,00 ou R$ 70,00. Será disponibilizado ainda, terminal com internet, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h (Horário Oficial do Mato Grosso) na Agência dos Correios (Rua Marechal Rondon, nº. 2.259, Centro) e no Departamento de Água e Esgoto (DAE) localizado na Avenida Luiz, nº. 2.210, Centro.
Provas
Haverá prova objetiva, prática e entrega de títulos, sendo que a primeira acontecerá no dia 29 de janeiro de 2012 e a segunda poderá ser aplicada no dia 12 de fevereiro, em locais e horários a serem divulgados.
Gabaritos
O gabarito será divulgado no 1º dia útil após aplicação das provas escritas a partir das 16:00 horas.
Validade
O período de validade do concurso público de provas e provas e títulos será de 2  anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, 1 vez, por igual período, a critério da autoridade competente.

Informática biomédica é tendência em profissões do futuro

Segundo o representante da American Medical Informatics Association, Edward Shorttliffe, prática possui um currículo multidisciplinar onde os profissionais têm contato com áreas que vão do nível molecular até saúde pública

De alguns anos para cá é impossível falar sobre o setor da saúde sem atrelá-lo às inovações tecnológicas. No entanto, mais do que oferecer novas ferramentas para facilitar a rotina dos médicos e oferecer melhores condições para os pacientes, as inovações tecnológicas prometem novidades para o futuro em termos de profissões. Segundo o representante da American Medical Informatics Association, Edward Shorttliffe, uma das atuações que tende a ganhar espaço no mercado é a informática biomédica.

“Essa prática possui um currículo multidisciplinar onde os profissionais entram em contato com diferentes áreas de atuação que vão do nível molecular até a cadeia de saúde pública”.

Em sua participação no Congresso Internacional eSaúde PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), realizado pela Sociedade Brasileira de Informática e Saúde, SBIS, Shorttliffe explicou que uma das principais áreas em que se pode atuar em informática biomédica é o segmento de pesquisa.

“A pesquisa aplicada é um ramo em ascensão. Nela, os estudiosos usam métodos existentes para resolver problemas de uma forma diferente”. E completa ao dizer que a área de pesquisa aplicada pode trabalhar com indústria, governo e instituições independentes.

Ele finaliza ao dizer que nos Estados Unidos está ocorrendo uma ascensão de departamentos acadêmicos e melhores posições para docentes. E acredita que essa tendência pode crescer em outras localidades também.

Fonte SaudeWeb

HIMSS lança projeto de TI de saúde móvel

Grupo de comércio ajuda CIOs da área de saúde a desenvolver políticas para controlar o uso de dispositivos móveis

A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), grupo de comércio na indústria de TI de saúde, está entrando formalmente na TI de saúde móvel. O grupo lançou uma subsidiária chamada mHIMSS na última segunda-feira (05) na conferência mHealth Summit, em National Harbaro. O evento realizou uma pesquisa com 164 CIOs e gerentes de TI de hospitais e revelou que apenas 38% dos organizações de saúde possuem uma estratégia formal ou política quanto ao uso de dispositivos móveis. Mas 51% afirmou trabalhar no desenvolvimento dessa política.

Apesar dos boatos ao redor da tendência “bring-you-own-device” (use seu próprio dispositivo), a pesquisa descobriu que 55% dos hospitais só dão suporte para dispositivos de propriedade própria ou fornecidos pela organização. Cerca de 40% consegue dar suporte aos dispositivos dos funcionários.

Quase todos os participantes da pesquisa disseram que fornecem laptops ou computer on wheels (computadores sobre rodas) para seus médicos e 77% fornece pagers para médicos e enfermeiras. Mas as tecnologias mais recentes parecem ganhar terreno: segundo a pesquisa, 55% oferecem aos seus médicos smartphones e 57% distribuem tablets que não são necessariamente projetados para a área de saúde. 42% dos pesquisados fornecem tablets específicos para a área de saúde, como a plataforma Intel Mobile Clinical Assistant para médicos.

A vice-presidente da HIMSS, Pat Wise, que supervisiona o mHIMSS no nível corporativo, disse que haverá iterações da mHIMSS da Europa e Ásia com a liderança local. “Ele é projetado para europeus por europeus”.
Ainda assim, espera-se troca quanto aos termos de programação e pesquisa. Wise afirma que apesar de haver discussões sobre os registros eletrônicos de saúde e outras formas de TI de saúde serem segmentadas por país, ela não acha que isso se aplica à tecnologia móvel, “Acredito haver muito mais similaridades do que diferenças”.

Cerca de 80% dos questionados disseram que os médicos estão interessados em tecnologia móvel. “Essa pesquisa valida as observações de que os médicos estão adotando a tecnologia móvel. Funciona perfeitamente com o fluxo de trabalho dos provedores de saúde”, finalizou Wise.

A médica Edna Boone, diretora sênior de iniciativas móveis na HIMSS desde 2008, agora é diretora executiva da mHIMSS. Rosemary Nelson, uma enfermeira militar aposentada e ex-membro do conselho da HIMSS, presidência a força tarefa da mHIMSS para o grupo.

A associação no mHIMSS é restrita aos membros individuais e corporativos da HIMSS, embora o grupo vá apresentar sua entrada na saúde móvel na conferência anual 2012 HIMSS em fevereiro, que é aberta a todos os participantes do evento.

A vice-presidente da HIMSS, Pat Wise, que supervisiona o mHIMSS no nível corporativo, disse que haverá iterações da mHIMSS da Europa e Ásia com a liderança local. “Ele é projetado para europeus por europeus”.

Fonte SaudeWeb

Oswaldo Cruz fecha parceria com Stanford Hospital & Clinics

Objetivo é fortalecer a atuação da Instituição na área de educação em saúde e estreitar a cooperação com a instituição dos EUA, vinculada à Stanford University

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz acaba de fechar parceria exclusiva com o Stanford Hospital & Clinics, um dos principais hospitais norte-americanos. O programa de educação continuada “Joint Medical Teleconferences” promove atualização e troca de experiências entre as equipes médicas e assistenciais e contribuindo com o desenvolvimento do Hospital. O objetivo é fortalecer a atuação da Instituição na área de educação em saúde e estreitar a cooperação com a instituição dos EUA, vinculada à Stanford University.

As atividades, com coordenação de Jefferson Gomes Fernandes, superintendente de Educação e Ciências, e de Pedro Chocair, Diretor Clínico, contarão com diversos assuntos atuais da Medicina. A programação para 2012 já está sendo definida e planejada.

A primeira teleconferência, que aconteceu no dia 29 de novembro, abordou o tema “Cirurgia Metabólica: o que temos feito até agora”, com apresentação de John Morton. A palestra promoveu discussão entre os participantes de ambas as instituições, incluindo a equipe do Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, primeiro a conquistar certificação internacional pelo Surgical Review Corporation (SRC).

Fonte SaudeWeb

Cresce o número de falências de operadoras de planos de saúde

Em 2001, quatro operadoras de planos de saúde fecharam as portas de acordo com a ANS. Em 2011, só até novembro, já foram 78 operadoras extintas

Dados da ANS mostram quem o número de reclamações em todo o Brasil devido à falência de convênios médicos aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. Em 2001, quatro operadoras de planos de saúde fecharam as portas de acordo com a Agência. Em 2011, só até novembro, já foram 78 operadoras extintas. As informações são do portal G1.

A ANS faz uma intervenção fiscal no convênio médico sempre que ele deixa de oferecer garantias de assistência à saúde do paciente. Quando a situação é irreversível, a agência extingue o convênio e cassa a autorização de funcionamento.

Nesses casos, o consumidor tem direito a portabilidade especial. Que nada mais é do que a chance de trocar de plano de saúde sem ter que cumprir um novo período de carência. O pedido tem que ser feito pela internet. “A ANS vai fazer. Para que ele efetivamente faça a portabilidade”, explicou a diretora do Procon de Campinas (SP) Viviane Carvalho de Moura.

Como nem sempre as coberturas dos planos são iguais, não há garantia nenhuma de que a pessoa vai pagar a mesma mensalidade no novo convênio. Essa é a queixa do aposentado Mário Benedito Campagnone. “Isso é enorme, não tenho condições de pagar, R$ 400, R$ 450, não tenho condições de pagar isso”, contou.

Fonte SaudeWeb