Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Consumo moderado de maconha afeta menos o pulmão do que cigarro

Um explicação seria que usuários moderados de maconha tendem a fumar menos baseados por dia em relação aos fumantes de cigarros

O consumo moderado de maconha aparentemente não afeta negativamente os pulmões, segundo um novo estudo divulgado ontem (10) nos Estados Unidos.

Pesquisadores concluíram que várias avaliações pulmonares na verdade apresentavam resultados ligeiramente melhores entre jovens que relatavam usar mais maconha – pelo menos mais de 2.000 baseados ao longo da vida.

"Sem dúvida, se você viu um filme de Harold e Kumar, observou que a maconha desencadeia uma tosse", disse Stefan Kertesz, da Universidade do Alabama, em Birmingham, que trabalhou no estudo. Mas ainda há dúvidas sobre os efeitos da droga sobre o funcionamento pulmonar em longo prazo.

"Estudos anteriores tiveram resultados ambíguos", disse Kertész.

"Alguns sugeriram um aumento no fluxo de ar nos pulmões e de volume pulmonar (com o consumo de maconha), e outros não encontraram isso. Outros encontraram sinais de dano."

Embora o cigarro de maconha tenha muitas das toxinas presentes nos cigarros de tabaco, disse o cientista, as pessoas que usam maconha tendem a fumar menos baseados por dia em relação ao consumo de cigarro pelos tabagistas. Isso, junto com a forma de tragar, pode oferecer uma proteção relativa aos pulmões, propõem os pesquisadores. Mas o trabalho não isenta a maconha quanto às consequências de longo prazo.

"Acho que será preciso realizar muito mais trabalhos para fazer qualquer declaração abrangente sobre a segurança (do consumo de maconha)", disse Jeanette Tetrault, que pesquisa abusos de substâncias na Escola de Medicina de Yale, em New Haven (Estado de Connecticut), e que não se envolveu na nova pesquisa.
Os novos dados derivam de um estudo prolongado com mais de 5.000 jovens adultos em Oakland (Califórnia), Chicago, Minneapolis e Birmingham (Alabama). De 1985 a 2006, os pesquisadores perguntaram regularmente aos participantes sobre o uso de tabaco e maconha no passado e no presente. Também fizeram exames para avaliar quanto ar eles conseguiam segurar e qual era o fluxo máximo de ar saindo dos pulmões.

Os pesquisadores mostraram que, quanto mais cigarros de tabaco os participantes fumavam, pior era o desempenho deles em ambos os testes, segundo o artigo publicado pela equipe de Kertész na revista Jama (publicação da Associação Médica Americana). Já o consumo moderado de maconha não parecia afetar a função pulmonar.
O volume pulmonar e o fluxo de ar aumentavam a cada "ano-baseado" – o equivalente a 365 cigarros ou cachimbos de maconha por ano – que os participantes diziam ter fumado, até cerca de 2.555 baseados.

As conclusões não significam que as pessoas devem fumar maconha para melhorar a função pulmonar, dizem os pesquisadores. A maconha pode causar uma irritação pulmonar em curto prazo, e provocar problemas para pessoas que tenham asma, segundo os cientistas.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário