Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Governo vai pagar cirurgia de todas as mulheres com problemas no silicone

Decisão do governo deve beneficiar 19 mil mulheres com implantes

O governo federal decidiu oferecer gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) cirurgias reparadoras para todas as mulheres com prótese de silicone das marcas PIP e Rofil que apresentarem problemas. A decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff e repassada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e às entidades de cirurgia plástica e mastologia nesta quarta-feira (11).

A partir dos exames, vai vão ser identificados quais implantes precisam ser trocados. O grupo que não apresentar vazamento, deformidade ou irritação por causa da prótese vai ser monitorado.

De acordo com o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, as cerca de 19 mil mulheres que receberam as próteses – 12 mil da PIP e 7.000 da Rofil - devem aguardar uma convocação do Ministério da Saúde para procurar uma unidade de atendimento público.

- Partimos do princípio de que todas as próteses dessas marcas têm problemas, então, todas as pacientes, independentemente de terem feito a operação por estética ou não, terão os exames custeados pelo governo. As que apresentarem problemas passarão pela cirurgia de reparação e troca da prótese no sistema público.

De acordo com a Anvisa, as recomendações sobre o assunto, com informações sobre como será a convocação, devem ficar prontos em uma semana. Não foi divulgado quanto dinheiro esse procedimento vai custar aos cofres públicos.

Segundo Barbano, o Ministério da Saúde pretende orientar os planos de saúde a também atenderem os casos de ruptura de prótese.

Pacientes que não sabem a marca da prótese implantada no seio também poderão se submeter a exames preventivos no SUS. Por enquanto, 39 mulheres tiveram ruptura da prótese da marca PIP no Brasil. Os números referentes à Rufil ainda não foram divulgados.

Na reunião, o governo também estabeleceu medidas para evitar novos problemas no país. Entre as ações está a criação de um banco de dados a ser alimentado pelos próprios médicos no momento das cirurgias. Em um procedimento semelhante ao realizado com próteses ortopédicas, os cirurgiões deverão informar à Anvisa detalhes sobre cada operação, especificando nome do paciente, lote e marca da prótese.

As pessoas que passarem por cirurgias de implantação de mamas artificiais também passarão a ter um canal específico no site da Anvisa para registrar reclamações ou problemas com as próteses. De acordo com a agência, isso agilizará o atendimento dos casos mais graves. Tanto o registro nacional de próteses mamárias como o cadastro no site da Anvisa estarão disponíveis em até dois meses.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário