Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Portugal: Mulheres com mais de 50 anos falham na prevenção

Estudo revela que pouco mais de metade das mulheres com mais de 50 anos faz exames regulares.

No prevenir é que está o ganho, costuma dizer-se, uma máxima que, em saúde, já é – ou devia ser – lema de vida. Mas ainda há quem não siga o conselho, o que acontece com muitas portuguesas com mais de 50 anos.

É que, revelam os dados de um estudo nacional, apenas 51,1% deste grupo etário realizou um exame periódico de saúde no ano anterior ao estudo, quando esta é «a idade crítica a partir da qual é aconselhado a sua realização». O que, lê-se ainda no documento, significa que foi «este grupo o que apresentou a menor percentagem de mulheres que cumpriram com o critério de “boa prática”».

O relatório, realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e pela Divisão de Saúde Reprodutiva da Direcção-Geral da Saúde, que visa perceber a situação dos cuidados preventivos da população feminina, mostra ainda outras falhas preventivas em mulheres de mais idade, como na pesquisa de sangue oculto nas fezes, capaz de determinar a presença de cancro colorrectal. Em 314 inquiridas com idade entre os 50 e os 74 anos, apenas 59 (18,8%) referiram ter feito a pesquisa nos últimos dois anos.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário