Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RJ:Equipe da SES embarca para os EUA para treinar com grupo de Obama

O objetivo do treinamento é ensinar os profissionais a fazer uma melhor gestão no trauma, montar equipes, acompanhar os pacientes, otimizar o setor de terapia intensiva, entre outros procedimentos

Nesta terça-feira, (10), embarcaram para Baltimore, nos Estado Unidos,os primeiros profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), que atuarão na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, para aprender normas, protocolos e diretrizes no Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, que atua no atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergência.

Esses profissionais serão capacitados para fazer uma melhor gestão no trauma, montar equipes, acompanhar os pacientes, otimizar o setor de terapia intensiva, entre outros procedimentos. O objetivo é diminuir a mortalidade e sequelas dos pacientes – afirma a subsecretária de Unidades Próprias da SES, Ana Lúcia Neves. Segundo ela, traumatismos múltiplos são responsáveis por mais de 90% das mortes dos jovens entre 16 e 25 anos.

O convênio foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, no fim de 2010. Em 2011, uma equipe da SES esteve na cidade e, no segundo semestre, foi a vez de a equipe norte-americana vir ao Rio de Janeiro. Ao todo serão 17 profissionais da SES-RJ: 6 enfermeiros, que seguiram viagem nesta terça, e 11 médicos, que viajam na próxima semana. Eles foram selecionados de acordo com experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.

A expectativa é que, ao retornar da viagem, o grupo possa implementar o atendimento de alta qualidade aos pacientes politraumatizados do primeiro Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Estadual Alberto Torres e ajudar na criação de outros três centros, nos hospitais estaduais Albert Schweitzer, Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes.

Esses profissionais funcionarão como multiplicadores de conhecimento. A ideia é que todos os trabalhem alinhados com estratégias, normas e protocolos já existentes. Estamos olhando para o futuro, é um preparativo para os eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro receberá – explica Ana Lúcia.

Importando conhecimento
O Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez em outubro de 2011 os integrantes da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, com objetivo de dar continuidade à elaboração do plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo.

O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos. A Câmara decidiu que o modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)¸ criado em 2007 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, será levado para outras regiões do país, dando suporte nos atendimentos de urgência a emergência.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário