Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saiba como se defender do câncer de pele

 

Pessoas de pele clara, com mais de 40 anos, são as principais vítimas da doença


É inevitável a exposição ao sol no verão. Mas é preciso estar protegido para encarar os raios untravioletas e prevenir o câncer de pele nesta época do ano.

Comum entre pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele acomete, principalmente, indivíduos de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, explica a médica oncologista Letícia Carvalho. Em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias, a incidência da doença é relativamente rara.

Responsável por 70% dos diagnósticos da doença, o carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente, seguido do carcinoma epidermóide, com 25% dos casos, e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes. Embora as áreas de maior incidência da doença sejam aquelas mais expostas ao sol, como face, orelhas, colo, braços e mãos, ela também pode surgir em regiões cobertas, como dorso e pernas.

De acordo com a especialista, o principal tratamento da doença consiste na remoção cirúrgica da lesão. Tratamento tópico ou radioterapia também podem ser realizados. Mas o procedimento recomendado fica à critério do medico, que leva em conta o tamanho, a topografia da lesão e o subtipo de câncer de pele.

O índice de cura do câncer de pele varia de acordo com o tipo de câncer. Porém, o mais importante é o diagnostico precoce da doença. O médico deve ser consultado no surgimento de qualquer lesão suspeita o mais rápido possível.
Conheça os sintomas
:: Aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida na pele;

:: Surgimento de uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, torna-se irregular nas bordas e aumenta de tamanho;

:: Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatriza e que tende a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Dicas para se proteger da doença

::
Não se exponha ao sol sem proteção;

:: Evite a exposição nos horários em que os raios ultravioletas são mais intensos: das 10h às 16h;

:: Use protetor solar diariamente. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15;

:: Reaplique o filtro solar a cada duas horas;

:: Ao praticar atividades ao ar livre, utilize também óculos escuros e chapéu.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário