Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saiba o que fazer se tiver o silicone irregular

Médicos e governo orientam remoção apenas em caso de rompimento da prótese

As mulheres usuárias das próteses da marca francesa PIP e da marca Rofil devem procurar seu cirurgião ou o serviço de saúde onde colocaram as próteses para ver se há problemas. E devem trocá-las apenas se houver rompimento e vazamento do silicone. Essa é a primeira e máxima recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Saúde) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dois dos órgãos máximos que discutem os parâmetros da questão no país.

Diante dessa confirmação, o governo federal decidiu oferecer gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) cirurgias reparadoras para todas as mulheres com prótese de silicone das marcas PIP e Rofil se houver algum problema na prótese. A decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff e repassada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e às entidades de cirurgia plástica e mastologia nesta quarta-feira (11).

Para José Roberto Klassmann, diretor adjunto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que autoriza a comercialização de próteses no Brasil, “a mulher que tem a prótese PIP tem que procurar o mais rápido possível o serviço de saúde onde recebeu o implante".

– E qualquer pessoa que tem implante de silicone deve fazer acompanhamento periódico.

Dada à avaliação médica e a comprovação de ruptura, adquirida por meio de exames, é que deve ser levada em conta a troca da prótese, explica José Horácio Aboudib Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

- Em caso de ruptura, deve-se imediatamente procurar o médico que a operou para saber que estado está a prótese e fazer a cirurgia para tirar. Caso não rompa, não há necessidade.

Mas afinal, tem como saber se a prótese está rompida? De acordo com Aboudib Jr., não. Isso porque, mesmo em casos de rompimento, a mulher tende a não sentir dor, nem a fissura da prótese. Tanto para próteses comuns, quanto para essa versão adulterada.

- Se não sentiu é porque não causou uma reação inflamatória importante. Porque se tiver, vai sentir dor, calor, vermelhidão. Mas se não perceber, é um sinal de que não houve uma irritação excessiva desse silicone.

Já em casos onde há sintomas, em especial inchaço de linfonodos ou vazamento para outras regiões do corpo, as pacientes têm que procurar um médico imediatamente, avisa o cirurgião.

Há perigo de câncer?

Depois da descoberta de 20 casos de câncer entre francesas que tinham a prótese, a relação entre o implante e a doença foi posto a prova. No entanto, não há evidências que a comprovem, segundo o mastologista Luiz Henrique Gebrin, diretor do departamento de Mastologia do Hospital Perola Byington, em São Paulo.

- Não tem um trabalho que efetivamente comprove essa relação.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário