Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de março de 2012

Concurso Imesf de Porto Alegre 2012

O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) em Porto Alegre vai contratar 1.145 servidores por meio de concurso. As inscrições ficam abertas até 9 de abril. Podem ser feitas pelo site http://www.fundacaolasalle.org.br/, da Fundação La Salle, vencedora da licitação para realizar o processo seletivo.
Com a contratação desses novos servidores, será completado o quadro funcional do Imesf, que já conta com 242 agentes comunitários de saúde. A primeira folha de salários, referente a fevereiro de 2012, foi paga no quinto dia útil de março.
O Instituto foi criado pela lei 11.062, de 6 de abril de 2011, e entrou em operação em 7 de novembro de 2011, quando foi nomeada a diretoria executiva, que tem como presidente o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. No final de julho, foram empossados pelo prefeito José Fortunati os integrantes dos conselhos Curador e Fiscal.
Qualificação - O Imesf foi implantado para expandir e qualificar o atendimento primário em saúde. A Estratégia de Saúde da Família – que coloca agentes comunitários em contato direto com as comunidades, em visitas domiciliares - é o modelo de atendimento que mostra os melhores resultados em indicadores de saúde. Entre eles, estão a redução da mortalidade infantil e o aumento dos índices de vacinação.
Atualmente, 43% da população de Porto Alegre têm cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que dispõe de 171 equipes. Com a criação do Imesf, a proposta é ampliar o número para 201 equipes até dezembro de 2012. Cada uma delas é formada por médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde. Quando a atual gestão assumiu a prefeitura, apenas 22% da população tinham cobertura da ESF.
O projeto de criação do Instituto teve origem em um debate com a participação de representantes do Ministério Público, Ministério do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, da Câmara de Vereadores e de entidades integradas por profissionais da saúde. Do diálogo resultou a alternativa de gestão por meio de uma Fundação Pública de Direito Privado. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderá cumprir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina carga horária de 8 horas diárias e 40 horas semanais para as equipes de saúde. A sede do Imesf é localizada no 3º andar do prédio da SMS, na Avenida João Pessoa, 325.
Por Rui Felten
Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário