Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudo do HC revela eficácia da acupuntura

Técnica chinesa, quando associada ao tratamento convencional, alivia dores

Um estudo realizado pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo revela que a acupuntura auxilia no tratamento de dores na lombar, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

A técnica milenar chinesa, quando associada ao tratamento convencional de lombargia, acelera o alívio das dores em curto prazo, de acordo com estudo do Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Segundo o fisiatra intervencionista João Amadera, o estudo foi realizado com 60 pacientes, sendo que 28 deles receberam tratamento convencional e 32 tratamento convencional associado à acupuntura.

O tratamento convencional - uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias - nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes, segundo a secretaria. O estudo revela que, quando estas medidas são insuficientes, associar exercícios terapêuticos e acupuntura é decisivo na melhora.

"Após o termino das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor", diz Amadera.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário