Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de março de 2012

Estudo relaciona saúde mental ao uso da camisinha

Dificuldade de lidar com o estresse seria característica de quem usa o preservativo

Uma pesquisa vem causando polêmica e repercussão em todo mundo. De acordo com um estudo da Universidade da Escócia (Reino Unido), pessoas que fazem sexo sem camisinha têm, em geral, uma saúde mental melhor do que aquelas que se protegem.

O estudo contou com a participação de 99 mulheres e 111 homens. Os voluntários responderam perguntas sobre o prazer obtido na hora do sexo, sobre o tipo de método contraceptivo que usavam e sobre o comportamento de cada um em relação às tarefas cotidianas. De acordo com os pesquisadores, ficou claro que aqueles que usavam camisinha apresentavam grandes problemas na hora de lidar com o estresse.

Segundo os cientistas, as pessoas que não usam camisinha nas relações sexuais conseguem manter uma postura mais madura diante de problemas do dia a dia e não se deixam levar por situações estressantes. Fatores que indicariam uma saúde mental melhor, quando o grupo foi comparado com os outros participantes.

"O uso de camisinha é fundamental para proteger a saúde. As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são facilmente transmitidas e o uso da camisinha é a única proteção. Sem contar com o número de pessoas que são portadores de HIV", explica a ginecologista Rosa Maria Leme. "Não existe nenhuma ligação aparente entre a camisinha e a saúde mental. É preciso de tempo para afirmar qualquer coisa, por isso é imprescindível não deixar de se proteger jamais".

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário