Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de abril de 2012

Garoto de três anos sobrevive por 251 dias com coração artificial

menino coracao artificial 450x338
Great Ormond Street Hospital
Órgão do menino tinha dificuldades para bombear o sangue pelo corpo

Um menino britânico de três anos foi mantido vivo com um coração artificial por mais de oito meses, tempo considerado recorde para uma criança na Grã-Bretanha.

Joe Skerratt, de Kent, no sudeste britânico, foi diganosticado com cardiomiopatia dilatada, condição em que o coração tem dificuldades para bombear o sangue pelo corpo.

O menino foi temporariamente ligado a um coração artificial, que ficou com a função de transportar seu sangue enquanto esperava por um doador. Após 251 dias, no ano passado, ele finalmente obteve um transplante de coração.

A mãe de Joe, Rachel, disse que a família começou a perceber a "personalidade dele voltar à vida" quando ele foi conectado ao coração artificial. Mas essa etapa foi apenas o começo de uma longa espera por um doador de órgão.

— Quando ele passou a marca de 200 dias ligado ao coração artificial, começamos a nos perguntar o que poderia ser feito caso não conseguíssemos [um doador]. Mas no fundo sabíamos que não havia muito a ser feito. No 251º dia, recebemos o telefonema que esperávamos. Havia um coração.

Diagnóstico
O diagnóstico de cardiomiopatia foi feito quando Joe tinha apenas três semanas de vida. Pálido, ele foi levado ao hospital por seus pais, e um exame de raio-x mostrou que seu coração estava muito acima do tamanho normal. Os médicos identificaram que ele tinha um problema genético - a síndrome de Barth, que provoca fraqueza muscular, baixa estatura e dificuldades de alimentação.

Em dezembro de 2010, o quadro era delicado: o coração de Joe estava começando a falhar, e os médicos descobriram que suas válvulas não estavam funcionando. O órgão havia aumentado ainda mais de tamanho, ocupando espaço demais em seu peito.

Dias depois, a criança sofreu duas paradas cardíacas enquanto estava no hospital. Foi transferida para o hospital londrino Great Ormond Street, onde seu coração parou pela terceira vez.

Estabilizado, ele foi conectado ao Berlin Heart, o coração artificial, que é do tamanho de uma geladeira portátil pequena.

Algumas crianças ficam ligadas ao aparelho por apenas poucas semanas; para outras, porém, a espera por um coração pode levar meses.

"Muito tempo conosco"
Após a cirurgia, o peito de Joe não foi fechado por quatro dias, e os pais puderam ver seu novo coração funcionando, como explica Rachel.

— Ver o órgão, de tamanho normal, batendo em seu peito, foi incrível.

A primeira noite após a alta do hospital foi celebrada com a refeição favorita de Joe: pizza.

Disse o cardiologista pediátrico Alessandro Giardini:

— Estamos realmente felizes com o fato de ele estar tão bem, depois de passar tanto tempo conosco no hospital.

Rachel agradeceu a família do doador.

— Somos eternamente gratos à família do doador. Não podemos imaginar [a dor] pela qual eles passaram, mas sua generosidade durante um momento tão horrível foi incrível.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário