Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Descuido com lentes de contato pode até provocar perda de visão

Cuidados na hora do manuseio e prazo de validade devem ser respeitados

As primeiras lentes de contato ninguém esquece. Os minutos gastos em frente ao espelho e o suspense até saber se elas estão no lugar certo fazem valer cada segundo de uma visão completamente nítida. Mas tão importante quanto aprender a colocá-las é saber o que fazer para que não prejudiquem a saúde ocular e durem pelo menos o que promete a validade.

Segundo a oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a durabilidade de uma lente varia de acordo com seu material. "Gelatinosas podem durar entre 15 dias e um ano e as rígidas chegam a durar até um ano e meio", aponta. Ela alerta, entretanto, que o descuido com a manutenção e conservação pode levar a processos alérgicos, infecções ou mesmo à perda da visão, pela contaminação de bactérias que lesionam as córneas.
 
Confira dicas de como cuidar das lentes de contato.
 
Lente de contato na ponta do dedo - Foto Getty ImagesManuseio
A primeira regra na hora de manusear as lentes é estar com as mãos limpas. "Isso é importante tanto para a proteção da saúde ocular quanto do organismo como um todo", aponta a oftalmologista Tania. Segundo ela, as mãos são um dos principais focos de organismos que podem causar infecções, por isso, antes de pegar as lentes, água e sabão!
 
Kit de lentes de contato - Foto Getty ImagesLimpeza
As lentes devem ser higienizadas antes e depois do uso. "Coloque a lente nas mãos, pingue algumas gotas da solução e friccione levemente com os dedos para eliminar resíduos de sua superfície", explica a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, chefe do Departamento de Oftalmologia da UNICAMP. O mesmo procedimento deve ser repetido antes de colocá-las no estojo.
 
Estojo de lentes - Foto Getty ImagesArmazenamento
"As lentes de contato devem ser guardadas em estojos próprios e em soluções de conservação próprias sempre", alerta a oftalmologista Tania. Qualquer outro método de armazenamento pode ser prejudicar o material das lentes, afetando sua durabilidade. Lembre-se ainda de trocar o estojo a cada três meses, pois eles também podem se tornar um meio de contaminação.
 
Mulher passando máscara de cílios - Foto Getty ImagesMaquiagem
A lente é bastante frágil e, por isso, o contato com outras substâncias ou produtos, como o demaquilante, podem comprometer sua validade. "Coloque as lentes antes de começar a se maquiar e retire antes de eliminar a maquiagem", recomenda a oftalmologista Keila. Assim você reduz o risco de deixar as lentes em contato direto com os cosméticos.
 
Homem dormindo - Foto Getty ImagesHora de dormir
Segundo a oftalmologista Keila, existem lentes gelatinosas bastante permeáveis que não atrapalham o fluxo de oxigênio, permitindo que a pessoa durma com elas sem grandes problemas. Mas, em geral, recomenda-se colocar as lentes no estojo antes de cair na cama para evitar irritações.
 
Casal no avião - Foto Getty ImagesViagem
Os cuidados com as lentes permanecem iguais ao viajar. A exceção se dá quando a pessoa permanece horas dentro de um avião. "A alteração da umidade relativa do ar pode causar irritação ocular em quem usa lentes de contato", explica a oftalmologista Tania. Por isso, prefira usar óculos nesse período ou solicite lubrificantes oculares ao seu especialista antes de voar.
 
Homem com óculos de natação - Foto Getty ImagesMar e piscina
Antes de entrar no mar ou na piscina, guarde as lentes. "Há dois perigos neste caso: sujar as lentes pelo contato com a poluição da água ou perder as lentes caso a água espirre ou venha uma onda forte", lembra a oftalmologista Keila. Entretanto, pessoas com graus altos de miopia ou hipermetropia podem usar as lentes, desde que orientadas por seus especialistas. Neste caso, use um óculos protetor de natação para evitar esses perigos.
 
Estojo de lentes - Foto Getty ImagesFim da linha
"Cada lente de contato tem um tempo de vida definido por meio de inúmeras pesquisas e não respeitar esse prazo pode prejudicar a saúde ocular", afirma a oftalmologista Tania. Segundo ele, com o tempo as lentes vão sofrendo alterações, mudando sua permeabilidade e curvatura. Respeite sua validade e consulte seu especialista antes de fazer um novo par.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário