Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dieta ocidental acelera problemas de saúde, mostra estudo

A falta de tempo às vezes nos obriga a realizar as refeições cada vez mais rápido. Trocar o almoço por um salgado e um refrigerante é a saída encontrada por muitas pessoas. Mas o consumo diário ou regular destes alimentos, ricos em sódio, gorduras e açúcar, aumenta drasticamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou morte prematura, aponta um novo estudo apresentado durante Congresso Canadense sobre Derrame.
 
O estudo, de autoria de Dale Corbett, diretor científico da Heart and Stroke Foundation, no Canadá, foi realizado em modelos animais. Ele e sua equipe controlaram a dieta de ratos sedentários, que tinham livre acesso a dois tipos de alimentos: uma ração nutritiva ou opções comuns na dieta ocidental como cupcakes, salsichas, biscoitos – apelidada pelos autores como “dieta de lanchonete”. A água destes animais foi alterada, com uma solução de sacarose a 30%, para se aproximar do que seriam os refrigerantes. Como muito dos seres humanos, apesar da opção saudável, a maioria dos ratos preferiu consumir as “guloseimas”.
 
Os resultados, divulgados no periódico Neuroscience, mostraram que em dois meses os animais foram induzidos à maioria dos sintomas da síndrome metabólica – uma combinação de níveis elevados de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial, além de se tornarem obesos. Quando os primeiros sintomas da doença apareceram, os ratos tinham o equivalente a idade humana de 16 a 22 anos, destaca Cobertt.
 
“Acredito que em breve começaremos a ver pessoas nos seus 30 ou 40 anos com AVC, demência, por causa desta dieta de junk food”, diz Corbett. “Nós não podemos nos dar ao luxo de continuar a fazer más escolhas nutricionais. Nossa dieta está nos matando”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário