Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Gordura abdominal aumenta após a menopausa

Realizado com mulheres de 55 a 65 anos, estudo reviu conhecimento anterior sobre o assunto
 
Não importa se há ganho de peso ou não. O fato é que a redução do hormônio estrogênio após a menopausa faz as mulheres concentrarem gordura na barriga. Essa é a conclusão de um estudo recém-divulgado pela Sociedade Internacional de Menopausa. Realizado com mulheres de 55 a 65 anos, o estudo reviu alguns pontos do que se sabia anteriormente sobre o assunto.
 
— As flutuações hormonais há muito tempo são responsabilizadas pelo ganho de peso entre as mulheres de meia-idade, mas o que essa revisão demonstrou é que há uma mudança na forma em que a gordura é distribuída, conduzindo ao aumento de gordura na barriga. Assim, é um mito considerar que a menopausa por si só provoque o ganho de peso — diz o ginecologista Edimund Baracat, professor de ginecologia da Universidade de São Paulo (USP).
 
De acordo com Baracat, o aumento de peso após a menopausa é uma consequência de fatores ambientais e do próprio envelhecimento.
 
— O estudo também observou que, ao contrário da opinião popular, a terapia hormonal com estrogênios não causa ganho de peso às mulheres e que há boas evidências de que essa terapia possa prevenir o aumento de gordura abdominal após a menopausa — afirma.
 
Outro alerta apontado pelo estudo é que mulheres obesas tendem a sentir mais gravemente os sintomas da pós-menopausa.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário