Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Musicoterapia antes, durante e após cirurgias reduz dor e tempo de recuperação

Pacientes cirúrgicos necessitaram de menos sedativos e relataram maior satisfação com a experiência médica
 
Estudo publicado por cientistas da Universidade de Kentucky, nos EUA, revela que a musicoterapia, ou terapia musical, pode ser benéfica para pacientes antes, durante e depois de um procedimento cirúrgico e pode reduzir a dor e o tempo de recuperação.
 
Os resultados mostraram que os pacientes eram menos ansiosos antes do procedimento e se recuperaram mais rapidamente e de forma satisfatória depois de serem expostos à música durante e após a operação. Eles também necessitaram de menos sedativos e relataram maior satisfação com a experiência médica.
 
Segundo os pesquisadores, músicas selecionadas por pessoal treinado são as melhores porque diretrizes específicas para a escolha das músicas devem ser seguidas a fim de maximizar o seu efeito positivo sobre os pacientes, embora gostos musicais do paciente ainda devam ser considerados.
 
A equipe sugere que vários "playlists" sejam oferecidos e que o paciente possa escolher aquele que melhor se adapte às suas preferências.
 
As características da música também são importantes para a eficácia da terapia. Entre outras características, o andamento do ritmo e o volume da música podem ser cuidadosamente controlados a fim de maximizar o efeito positivo que a música pode ter.
 
Os resultados sugerem que músicas calmas, lentas e suaves produziram resultados mais positivos e facilitaram o relaxamento e a redução da dor nos pacientes. Dados propõe que a música pode ser benéfica na redução de custos e tempo de internação em unidades de cuidados intensivos.
 
Outros achados mostram que os musicoterapeutas servem como consultores na implementação de boas músicas. Treinamento especializado pode ajudá-los a gerenciar melhor a dor e ansiedade em pacientes cirúrgicos e foi proposto que as performances ao vivo para os pacientes são mais eficazes do que a música gravada.
 
"Nosso objetivo é diminuir a dor e a ansiedade do paciente, bem como melhorar a satisfação com a experiência cirúrgica. Esperamos também que o programa provoque benefícios pessoais, permitindo-lhes tornar o trabalho mais fácil e eficaz", afirma a pesquisadora Lori Gooding.
 
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário