Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 1 de janeiro de 2012

China anuncia primeira morte humana por gripe aviária em 18 meses

Resultados de exames comprovaram que o motorista havia contraído o vírus H5N1

Um motorista de ônibus do sul da China que contraiu o vírus da gripe aviária faleceu neste sábado (31), anunciaram as autoridades do setor de saúde do país, e se tornou a primeira vítima fatal desta doença em 18 meses.

Chen, de 39 anos, morador da cidade de Shenzhen, teve febre no dia 21 de dezembro e foi levado para um hospital no dia 25, onde foi diagnosticado com forte pneumonia.

Resultados de exames comprovaram que o motorista havia contraído o vírus H5N1, segundo o departamento de saúde da cidade, que tem 10 milhões de habitantes.

As autoridades informaram que o homem não teve contato direto com aves de curral no mês anterior à doença e nem havia abandonado a cidade.

O departamento da província de Guangdong, onde fica Shenzhen, anunciou que o motorista faleceu em consequência das complicações que afetaram seus pulmões, coração e fígado.

- Até agora, as 120 pessoas que tiveram contato direto com ele não apresentaram sintomas anormais, afirmou uma fonte médica.

Em nota, a Secretaria de Agricultura e Pesca afirmou que não está claro onde o paciente foi infectado.

- Não recebemos nenhuma notificação de aves infectadas.

Entenda o vírus
O vírus H5N1 é letal para os humanos em 60% dos casos. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, pneumonia e problemas respiratórios.

A doença, no entanto, não é de fácil contágio entre humanos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) nunca identificou um contágio de humano a humano do vírus desde que ele ressurgiu em 2003.

As autoridades da Chinas e de Hong Kong estão em contato estreito desde 21 de dezembro, depois da suspensão do comércio de aves de curral vivas do centro financeiro em consequência da descoberta de animais infectados, e anunciaram que aumentarão as medidas de controle.

Hong Kong foi o primeiro país a registrar uma epidemia de gripe aviária importante em 1997, com a moerte de seis pessoas, provocada por uma mutação desconhecida do vírus na época. Milhões de animais foram sacrificados.

China tem maior risco
A China é considerada um dos países de maior risco para a epidemia da gripe aviária, pois tem a maior população de aves de curral do mundo e muitos frangos nas zonas rurais convivem com humanos.

No último caso registrado na China, uma jovem grávida morreu vítima da doença em junho de 2010 na província de Hubei (centro).

Com a morte de Chen, 27 pessoas faleceram na China desde 2003 vítimas da gripe aviária, dos 41 casos registrados.

No mundo morreram 330 pessoas, em particular na Indonésia, o país mais afetado.

Os cientistas temem uma mutação do H5N1 que transforme o vírus em uma doença facilmente transmissível entre humanos, o que poderia provocar milhões de mortes.

A OMS afirmou na sexta-feira que está "profundamente preocupada" com a possibilidade do H5N1 tornar-se mais contagioso entre humanos depois da produção da mutação de alguma cepas em laboratório.

Duas equipes de pesquisas diferentes - uma da Holanda e outra dos Estados Unidos - encontraram formas de alterar o vírus H5N1.

Fonte R7

Detox: comece o ano com esse suco

Cenoura, laranja, limão: alguns dos ingredientes
do suco antioxidante para limpar o organismo
Repleto de antioxidantes, vitaminas e minerais, ele desintoxica e renova as energias

No início dos anos 80, o treinador Wanderlei de Oliveira, diretor técnico da assessoria esportiva Run for Life, de São Paulo, conheceu um mestre de ioga hindu com mais de 70 anos, muito saudável. Entre outras habilidades, o sábio homem corria 10 km em 42 minutos – um feito e tanto para a idade. Um de seus segredos, compartilhado com o treinador, foi um suco desintoxicante.

 
A receita original leva laranja, limão, cenoura, beterraba, gengibre, própolis, pó de guaraná, levedura de cerveja e mel silvestre.

“Com o passar dos anos acrescentei pólen, tomate e hortelã”, diz Oliveira.


Analisado sob o ponto de vista nutricional o suco contém grande quantidade de antioxidantes – elementos que combatem o envelhecimento e previnem doenças – e é repleto de nutrientes, como betacaroteno, vitamina E, C, as do complexo B, sódio, potássio, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

O treinador topou passar a receita do supersuco para nós, que estamos repassando para você, leitor.

“Ao tomar o suco mentalize que está recebendo o que a natureza tem de mais puro – a energia e as vitaminas dos alimentos”, ensina Oliveira. Bom 2012!

Ingredientes
suco de 2 laranjas e 1 limão
1 cenoura pequena
1 beterraba pequena
1 tomate pequeno
4 fatias de gengibre
18 folhas de hortelã
10 gotas de própolis
1 colher (chá) de pó de guaraná
2 colheres (chá) de pólen
2 colheres (chá) de levedura de cerveja
1 colher (sopa) de mel silvestre

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Tome em seguida, sem coar, de preferência pela manhã, antes do café da manhã.

“O efeito de bem-estar é imediato. Além disso, você sentirá os benefícios para a saúde (como pele saudável e intestino regular) com a ingestão frequente por anos seguidos”, atesta Oliveira.

Fonte iG