Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pesquisadores conseguem produzir esperma em laboratório


Os espermatozóides se desenvolveram em uma substância
gelatinosa similiar à encontrada nos testículos
Estudo, feito em ratos, pode criar novas estratégias de terapia para homens inférteis

Pesquisadores na Alemanha e em Israel conseguiram produzir sêmem de rato em laboratório, abrindo o caminho para a produção artificial de esperma humano, o que pode revolucionar os tratamentos de fertilidade.

O estudo, publicado na revista Nature, detalha o cultivo de células germinativas, que dão origem aos espermatozóides masculinos e aos óvulos femininos.

As células foram colocadas em uma substância gelatinosa, similar à encontrada nos testículos.

A substância gelatinosa, chamada Soft Agar Culture System, já era usada em outras pesquisas envolvendo reprodução celular.

O professor Mahmoud Huleihel, da Universidade Ben-Gurion, da cidade israelense de Negev, celebrou a descoberta.

"O estudo deve abrir novas estratégias terapêuticas para homens inférteis que não conseguem produzir esperma ou pré-adolescentes com câncer, que correm o risco de ficarem inférteis por causa do agressivo tratamento com quimio e radioterapia", diz.

'Morfologia normal'
O estudo foi feito em parceria com o professor Eitan Lunenfeld, da Universidade de Soroka, em Beer-Sheva, Israel, e o professor Stefan Schlatt, da Universidade de Münster, na Alemanha.

Segundo o artigo da Nature, os espermatozóides produzido em laboratório tinham "morfologia normal".

O experimento também conseguiu reproduzir com sucesso a acrossoma, a parte dianteira do espermatozóide.

O artigo diz que a substância gelatinosa usada no experimento "poder ser utilizada em tubos de laboratórios para a maturação de células

Fonte iG

Seis motivos para incluir o picolé em seu cardápio neste verão

Além de ser menos calórico que o sorvete cremoso, ele hidrata e refresca

Olha o picolé geladinho! Quem vai querer? De limão, uva, abacaxi, coco, kiwi e até de amendoim. O picolé é vendido em qualquer lugar e faz o maior sucesso no verão.

Além de saboroso e refrescante, o famoso sorvete de palito é uma excelente opção para o lanchinho da manhã ou da tarde e ajuda a manter o corpo hidratado nos dias de altas temperaturas. "Os picolés de fruta, por exemplo, são excelentes alternativas para substituir os sorvetes cremosos. Além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são também considerados fontes importantes de hidratação", explica a nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), Amanda Epifânio.

Mas, se você ainda acha que o picolé é apenas um quebra-galho pra quem não pode tomar o sorvete cremoso, surpreenda-se com todos os benefícios (e receitas!) da guloseima no palito:

É refrescante - Getty Images
 1. É refrescante

O picolé é uma das opções mais simples e gostosas para se refrescar no verão. "A dica para quem quer se refrescar é escolher os sabores de frutas cítricas. Além de pouco calóricos, eles aumentam mais a sensação de frescor", explica a nutricionista. "Depois do de limão, que é o primeiro do ranking dos mais leves e refrescantes, vem o de abacaxi e o de tangerina".

Mata a sede - Getty Images
2. Mata a sede

Como ele é composto basicamente por suco de frutas, seu teor de água é bastante elevado e, por isso, ameniza a sede. "Porém, o teor de açúcar presente no suco pode comprometer um pouco esta sensação", explica a nutri. "Uma boa opção para isso é diminuir o teor de açúcar e usar apenas o doce natural das frutas."

"Por ser feito com frutas e água, ele serve como fonte de hidratação, já que fornece os nutrientes necessários ao organismo para hidratar e repõe um pouco da água perdida no calor", explica Amanda.

Hidrata - Getty Images 
3. Hidrata

"Por ser feito com frutas e água, ele serve como fonte de hidratação, já que fornece os nutrientes necessários ao organismo para hidratar e repõe um pouco da água perdida no calor", explica.

Se as crianças não gostam de frutas - Getty Images
 4. Se as crianças não gostam de frutas....

Certamente gostam de picolés! A nutricionista explica que os picolés podem ser uma alternativa inteligente e saudável para incluir as frutas no cardápio das crianças neste verão: "As frutas são essenciais em qualquer idade, mas na infância, elas têm papel fundamental para o desenvolvimento dos ossos, na digestão e no fortalecimento do sistema imunológico", afirma a nutricionista.
Ao leite - Getty Images 
5. Ao leite: mais nutritivo

Se o picolé já é indicado quando feito à base de suco, quando é incrementado com leite (isso para quem não tem tantos problemas com a balança) deixa o cardápio vitaminado . "Com o acréscimo do leite na receita, o picolé ganha mais nutrientes importantes para o organismo, como cálcio e ferro e fica ainda mais turbinado", explica Amanda. Outra opção é substituir o leite pelo iogurte desnatado.

Confira o valor calórico dos sabores mais procurados:
Limão:52 kcal
Abacaxi:60 kcal
Uva:60 kcal
Morango:70 kcal
Coco:90 kcal
Chocolate:103 Kcal

Sorvete ou picolé - Getty Images 
6. Em alta no sabor, em baixa na balança

Sorvete ou picolé? A dúvida entre escolher um suculento sorvete cremoso e um picolé é comum. A nutricionista explica que não é preciso substituir um pelo outro radicalmente, mas que sem dúvidas, o picolé é mais recomendado para quem não quer terminar o verão com uns quilinhos extras. "No verão é sempre melhor ingerir alimentos mais leves, não só por estética, mas pela saúde também. O picolé é mais leve e nem por isso menos saboroso", explica Amanda.

O picolé é uma ótima opção de sobremesa leve e refrescante. Por serem feitos com água, os sorvetes de frutas são mais magros e podem até servir de alternativa para o lanchinho da tarde, para consumi-los nos intervalos das refeições.

Se você gosta de picolé e quer aprender a fazê-lo em casa, seguem algumas receitinhas caseiras que vão fazer a alegria de toda a família nestes dias quentes de verão. 


Picolé de iogurte

Ingredientes
2 xícara(s) (chá) de iogurte desnatado
2 xícara(s) (chá) de frutas vermelhas
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo
Processe no liquidificador ou no processador de alimentos o iogurte, as frutas e o açúcar, até ficar homogêneo. Transfira a mistura para as forminhas de picolé e leve ao freezer.
Receita cedida por Top Therm 

Picolé de manga diet

Ingredientes
2 potes de iogurte natural desnatado
1 xíc. (chá) de polpa de manga madura picada
2 col. (sopa) de adoçante em pó
2 col. (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea, despeje o sorvete numa tigela metálica e cubra com filme plástico, deixe no freezer até firmar. Bata na batedeira rapidamente e coloque o sorvete em forminhas de picolés ou de gelo.
Receita cedida por Top therm 

Picolé- base

Ingredientes
1 litro de leite
250 gramas de açúcar
5 gramas de liga neutra *
50 gramas de pó sabor desejado*
5 gramas de emulsificante*

*Vendidos em qualquer doceria. Preço sugerido: R$ 2,50

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes secos e adicione o leite. Bata no liquidificador e leve ao freezer por, no mínimo, 1 hora. Retire da geladeira e bata novamente no liquidificador. Coloque em forminhas de picolé e leve para gelar. Quando começar a endurecer, coloque os palitos e deixe gelar por mais duas horas.

Dicas: Se você quiser incrementar a receita, substitua o pó de sabor pelo suco concentrado de frutas de sua preferência.
Receita cedida por Saborama

Picolé-base

Ingredientes
1 lata de suco de frutas concentrado a gosto
1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Deixe descansar por 2 minutos e bata novamente por mais 2 minutos. Coloque em forminhas e deixe no freezer até congelar.
Receita cedida por Saborama

Picolé de abacaxi

Ingredientes
2 copos de suco de abacaxi com a polpa
6 colheres das de sopa de açúcar
2 claras em neve

Modo de preparo
Junte as claras batidas em neve com o açúcar. Depois coloque suco de abacaxi. Leve a geladeira e espere endurecer, depois bata tudo novamente e coloque em forminhas plásticas, no congelador.
Receita cedida por Saborama

Picolé de coco

Ingredientes
1 pacote de coco ralado (100 gramas)
1 vidro pequeno de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
750 ml de leite

Modo de preparo
Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata muito bem. Coloque em forminhas de picolé e leve para ao freezer.
Receita cedida por Saborama

Picolé de limão

Ingredientes
½ lata de leite condensado (8 colheres de sopa)
50 ml de suco de limão (6 colheres de sopa)
3 pedras de gelo

Modo de preparo
Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de limão. Acrescente aos poucos as pedras de gelo até ficar cremoso. Colocar em formas de picolé e leve ao freezer.
Receita cedida por Saborama 

Fonte Minha Vida

Malária chegou à América do Sul com os navios negreiros, diz estudo

mapa malaria 450x260
BBC
A malária chegou à América do Sul no porão dos navios negreiros,
durante o tráfico de escravos africanos para as plantações no Brasil e em outros países
Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas da doença

Uma pesquisa feita da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que a malária chegou à América do Sul no porão dos navios negreiros, durante o tráfico de escravos africanos para as plantações no Brasil e em outros países do continente.

A disseminação da doença, que afeta meio bilhão de pessoas em todo mundo a cada ano, era objeto de debate entre os pesquisadores.

A propagação da doença nas Américas por meio dos escravos africanos ou dos colonizadores europeus já era uma possibilidade aventada. Até agora, no entanto, hão havia evidências científicas sobre a chegada da malária ao continente.

A descoberta feita pela equipe do professor Francisco Ayala, que colheu amostras de sangue humano infectado em 24 regiões afetadas, na África, no Oriente Médio, no Sudeste Asiático e na América do Sul.

Os detalhes do estudo estão na publicação Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).

Diferença genética

Até o momento, são conhecidas cinco espécies de parasitas causadores da doença. O mais letal e presente na maioria das regiões afetadas é o Plasmodium falciparum.

A análise de DNA mostrou que na América do Sul existem duas subdivisões do parasita. Uma delas presente na selva colombiana. A outra afeta populações da Guiana Francesa, Brasil e Bolívia.

Os exames mostraram que os dois tipos genéticos do Plasmodium falciparum foram introduzidos nessas regiões de forma independente, entre os séculos 16 e 19, durante o período do tráfico negreiro.

O professor Ayala diz que "algumas pessoas argumentam que a doença existia na região há milhares de anos".

- O que mostramos, claramente, é que a malária maligna está na América do Sul há uns 300 ou 500 anos.

Implicação para a saúdePara o pesquisador, mais do que interesse histórico a descoberta pode ter "implicações importantes para a saúde".

- A descoberta revela a influência da migração humana na diversidade genética do Plasmodium falciparum.

A doença é endêmica em regiões tropicais, sobretudo na África, na Ásia e em partes das Américas, atingindo sobretudo populações mais pobres. Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas da malária.

Segundo Ayala, os resultados "podem explicar a resistência da malária aos medicamentos".

Os cientistas já apontavam que o parasita Plasmodium falciparum tivera origem na África. Alguns estudos sugeriram que a doença se espalhou junto com o Homo sapiens.

Uma das teorias levantadas era a de que o Plasmodium falciparum teria se alastrado pelas regiões tropicais e subtropicais há 6.000 anos.

O surgimento das sociedades agrícolas, então estabelecidas em um local determinado, fizeram aumentar a propagação de mosquitos e, consequentemente, da malária.

Fonte R7

Paraguai confirma novo foco de febre aftosa

Autoridade sanitária diz que medidas restritivas para o avanço da doença já foram tomadas

O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai confirmou nesta segunda-feira (2) um novo foco de febre aftosa em uma fazenda de criação de gado no departamento de San Pedro, pouco mais de três meses depois da detecção dessa doença na mesma região.

O diretor do organismo, Daniel Rojas, disse à rádio Ñanduti que se trata de "um novo foco confirmado por laboratório da suspeita reportada no estabelecimento Nazareth, na localidade de Aguaray-Amistad, distrito de San Pedro", 330 km ao nordeste de Assunção.

Rojas afirmou que o novo foco está localizado a 15 km da fazenda onde em 18 de setembro foi declarado o primeiro foco, o que obrigou o sacrifício de 820 cabeças de gado e a suspensão cautelar das exportações de carne.

O funcionário anunciou que o "movimento de animais felizmente não foi reatado" nessa zona após o levantamento das medidas restritivas anunciadas pelo governo depois do anterior episódio da doença, que atinge bovinos, ovinos, suínos e caprinos mas não afeta seres humanos.

- Não houve mobilização de animais, nem carne exportada dessa zona.

Rojas explicou que agora "será retomada a emergência animal, pelo que o risco de expansão não é grande".

Ele acrescentou que a fazenda Nazareth será interditada e que os animais doentes serão sacrificados.

O foco anterior de febre aftosa obrigou as autoridades do Paraguai, oitavo maior exportador mundial de carne bovina, a suspender as vendas do produto, embora posteriormente nações como Brasil, Rússia e Venezuela tenham reaberto seus mercados.

Fonte R7

Paraguai interdita fazenda por possível novo caso de aftosa

O serviço de inspeção sanitária do Paraguai anunciou nesta segunda-feira a interdição de uma fazenda de criação de gado diante de um possível novo foco de aftosa no departamento central de San Pedro, onde há pouco mais de três meses foi identificado um primeiro surto da doença.

Conforme o diretor do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Daniel Rojas, os casos dizem respeito a um pequeno grupo de animais em uma fazenda situada no limite na "zona de emergência que foi recentemente levantada, a 20 quilômetros em linha reta do foco anterior".

Na semana passada, o Governo levantou o status de emergência sanitária animal declarado em setembro de 2011 por causa do foco de aftosa que obrigou o sacrifício de 820 cabeças de gado na estância "Santa Helena", a 330 quilômetros ao norte de Assunção.

"Há uma propriedade interditada pela suspeita de uma doença vesicular, da qual foram extraídas 23 amostras que estão sendo analisadas (...) e estamos esperando os resultados para confirmar ou desprezar se é efetivamente febre aftosa", detalhou Rojas.

Em declarações aos jornalistas ao fim da reunião com o chefe de Estado, Fernando Lugo, Rojas declarou que também serão apuradas as supostas irregularidades, já que foram vacinadas menos cabeças do que declarou o dono dos animais, Gustavo Trugger.

Ele fez referência ao fato de que o "criador teria declarado uma quantidade maior de animais". Os resultados das amostras de laboratório serão conhecidos nas próximas horas.

Diante dos fatos, Rojas anunciou a intervenção da Comissão de Saúde Animal de San Pedro, o responsável pela vacinação anterior.

O Paraguai está atualmente com status suspenso da condição de país livre de aftosa com vacinação por causa do episódio anterior e em caso da confirmação de outro foco a região afetada será isolada novamente.

O surto de aftosa contabilizado em 18 de setembro de 2011 obrigou as autoridades do país, oitavo exportador mundial de carne bovina, a suspender cautelarmente as vendas do produto, que é distribuído para 64 países.

Uma vez controlada a doença, imune para humanos e que afeta bovinos, ovinos, suínos e caprinos e outros ruminantes com cascos bipartidos, alguns países, entre eles Brasil, Rússia e Venezuela, voltaram a receber embarques paraguaios.

Rojas explicou que os países que reabriram o mercado recebem produtos de propriedades de "fora da área de contenção" estabelecida em San Pedro.

Fonte R7

Grupo alemão confirma que vendeu silicone industrial para a PIP

Silicone PIP
Estima-se que entre 400 mil e 500 mil mulheres usem esses implantes

O grupo químico alemão Brenntag confirmou ter vendido silicone industrial aos fabricantes de implantes mamários Poly Implant Prothèse (PIP), informou nesta segunda-feira (2) a emissora francesa "RTL".
A estimativa é que entre 400 mil e 500 mil mulheres usem esses implantes, possivelmente cancerígenos, no mundo todo.

O advogado da PIP, Yves Haddad, desmentiu qualquer utilização de silicone industrial nos implantes, acrescentou a "RTL".

Desde que o escândalo das próteses começou em 2010, é a primeira vez que se conhecem detalhes sobre o conteúdo dos implantes.

Na sexta-feira passada, as autoridades sanitárias francesas anunciaram que 20 mulheres usuárias dessas próteses declaram ter câncer.

Embora não tenha estabelecido por enquanto "nenhum vínculo" entre esses casos de câncer e os implantes, a Agência Francesa de Segurança Sanitária e Produtos da Saúde lembrou os riscos para a saúde de seu elevado índice de ruptura.

Segundo a "RTL", a "surpreendente mistura" contida nos implantes incluía produtos encomendados a fabricantes de produtos industriais e químicos, entre eles um aditivo para carburantes, cuja eventual nocividade nunca foi provada clinicamente em um organismo.

A filial francesa da Brenntag, grande distribuidora mundial de produtos químicos, forneceu silicone industrial (Baysilone) à empresa francesa, detalhou a emissora. Este produto, junto com outros óleos de silicone, destruía o envoltório das próteses mamárias e provocavam sua ruptura, acrescentou.

O Governo francês recomendou a retirada das próteses PIP das 30 mil mulheres operadas na França com estes implantes e se comprometeu a custear as operações. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que vai cancelar o registro das próteses mamárias da empresa francesa.

Além do cancelamento do registro, a Anvisa determinou o recolhimento das próteses que ainda estão em posse da importadora do produto.

Fonte R7

Fumar causa impotência masculina e aumento na chance de desenvolver tumores

Uso contínuo do cigarro pode enrijecer as artérias que irrigam o sangue para o pênis

A impotência é um dos grandes fantasmas na vida de qualquer homem.

O uso contínuo do cigarro pode enrijecer as artérias que irrigam o sangue para o pênis, o que acaba por provocar a impotência.

Mas os homens que fumam muito ainda têm que enfrentar outro problema bastante comum, que é a possibilidade do aparecimento de tumores.

O cigarro faz com que as vitaminas não sejam aproveitadas de maneira adequada pelo organismo, o que dependendo da predisposição genética,pode fragilizar o organismo e deixá-lo mais vulnerável à doenças.

O uso contínuo do cigarro também pode abrir caminho para o surgimento de alguns tipos de câncer,sendo os mais comuns o de pulmão e o de boca.

Portanto, largue o cigarro e fuja do câncer e da impotência.

Fonte R7

Idosos ficam desidratados com mais facilidade, alerta médica

Mecanismos reguladores perdem eficiência com o avanço da idade, prejudicando a percepção de sede


A chegada do verão sugere atenção extra com os idosos, que ficam mais suscetíveis a sentir os efeitos da estação no organismo. Isso porque, conforme explica a médica Renata Zobaran, os mecanismos reguladores do organismo funcionam com menos eficiência com o avançar da idade e a percepção da sede e detecção de falta de água corporal ficam prejudicadas. Assim, pessoas de mais idade ficam desidratadas com mais facilidade.

— A desidratação é uma situação grave, principalmente para os idosos, e pode ser provocada por altas temperaturas, pouca ventilação no ambiente, alta umidade relativa do ar ou mesmo um vestuário inadequado que provoque aumento da transpiração — explica a médica.

Segundo Renata, merecem atenção o uso de medicamentos que induzem ao aumento do volume urinário, a função renal diminuída e a incontinência urinária, que podem aumentar o risco de desidratação entre os idosos.

Confusão mental é uma das consequências possíveis da desidratação e pode trazer sérias complicações, já que as células do cérebro estão entre as mais propensas a ficarem desidratadas. A redução do líquido corporal pode provocar graves lesões também nos rins e no fígado. Além disso, a pressão arterial pode cair, causando tontura e facilitando as quedas, o que agravaria ainda mais o quadro.

O que fazer
De acordo com a nutricionista Ana Elisa de Paula Brandão, nos casos menos graves, a pessoa deve se hidratar com muito líquido, bebidas isotônicas, água de coco e soro caseiro. A orientação é beber, pelo menos, de oito a dez copos de líquido por dia. Alimentação leve, sem frituras, gorduras, açúcares e condimentos é outra recomendação.

O que não fazer
A especialista alerta que refrigerantes, águas saborizadas e sucos artificiais não reidratam, apenas fornecem aditivos químicos e açúcar ao organismo.

— A cafeína, presente em bebidas a base de cola e guaraná, assim como bebidas alcoólicas, estimula a perda de líquidos, favorecendo a desidratação — completa Ana Elisa.

Fonte Zero Hora

Pesquisadores descobrem gene responsável por distúrbio cerebral considerado "raro" até então

Grupo identificou 14 mutações do gene CSF1R, que leva ao desenvolvimento da leucoencefalopatia difusa hereditária com esferóides


Uma equipe mundial de neurocientistas descobriu o gene responsável por um distúrbio cerebral considerado "raro" até então, mas que pode ser muito mais comum do que se acredita. Liderado por pesquisadores da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida, o grupo identificou 14 mutações do gene CSF1R, que leva ao desenvolvimento da leucoencefalopatia difusa hereditária com esferóides (HDLS - hereditary diffuse leukoencephalopathy with spheroids). Devastador da matéria branca do cérebro, o distúrbio leva pessoas de 40 a 50 anos à morte. Herdeiros deste gene anormal sempre desenvolvem a HDLS.

Segundo o pesquisador sênior do estudo, o neurologista Zbigniew Wszolek, uma quantidade significativa de pessoas que fizeram testes para identificar o gene anormal e os resultados foram positivos, foram diagnosticadas com uma ampla variedade de outros problemas. Como já se sabia, essas pessoas eram parentes de pacientes com HDLS. Por isso, seus genes também foram examinados.

— Como os sintomas da HDLS variam largamente — desde mudanças de comportamento e de personalidade a convulsões e problemas de movimento —, esses pacientes receberam diagnósticos errados, como se sofressem de esquizofrenia, epilepsia, demência frontotemporal, doença de Parkinson, esclerose múltipla, acidente vascular cerebral (derrame) ou outros distúrbios. Muitos desses pacientes foram, portanto, tratados com medicamentos que só ofereceram efeitos colaterais tóxicos — afirma o especialista.

Em vista dessa descoberta, ele acredita que, em breve, um exame de sangue possa ajudar os médicos no diagnóstico da HDLS.

Nesse estudo, que incluiu 38 pesquisadores, de 12 instituições, em cinco países, a autora principal do trabalho, a pesquisadora Rosa Rademakers, liderou os esforços para encontrar o gene responsável pelo distúrbio. Foram analisadas amostras de DNA de 14 famílias, nas quais pelo menos um parente havia sido diagnosticado com HDLS, e comparadas com as amostras de mais de 2 mil participantes sem a doença. O gene foi encontrado usando-se uma combinação de estudos tradicionais de ligação genética com métodos de sequenciamento avançados, descobertos recentemente.

Muitas das pessoas das famílias estudadas — as quais tinham mutações genéticas da HDLS — não haviam sido diagnosticadas com a doença, mas com algum outro problema de saúde.
— Todas as mutações foram localizadas no domínio cinase da CSF1R, o que sugere que elas possam levar a atividades deficientes das micróglias. Como a perda de células cerebrais nos pacientes com HDLS ainda não está entendida, temos agora um fio condutor importante para o estudo — finaliza a pesquisadora.

Fonte Zero Hora

Conheça os exames mais indicados para avaliar a saúde do homem e da mulher

Embora o check-up padrão esteja perdendo força, alguns cuidados devem ser levados em conta por cada grupo de risco


O check-up anual está incorporado na cultura popular. Quando chegam as férias, muitas pessoas aproveitam para consultar um médico e colocar os exames de rotina em ordem. Há quem defenda que a noção convencionada que se tem do check-up está ultrapassada, caso do cardiologista e especialista em medicina interna Flávio Kanter. Segundo ele, a saúde tem que ser uma preocupação diária e os tipos e a periodicidade dos exames a serem feitos deve ser estabelecida com um médico de confiança, de forma personalizada.

Mesmo assim, algumas características comuns ajudam a identificar fatores de risco para determinadas doenças e, consequentemente, os exames preventivos que devem ser feitos. Quem orienta é o médico Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo. Abaixo, ele explica os principais exames e as respectivas indicações.

Mulheres
:: Mamografia
Deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos.

:: PapanicolauIndependentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.

:: Controle da tireoide
Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia. Vale ressaltar que homens também devem fazer o exame quando solicitado pelo médico.

Homens
:: PSA (livre e total)
O antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento. A avaliação do resultado deve levar em conta dados clínicos, como histórico do paciente, fatores hereditários, idade, volume da próstata e uso de medicamentos.

Ambos
:: Exame colesterol e triglicerídeos

Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, entre homens e mulheres.

:: Exame de glicemia em jejum
Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada.

:: Densitometria ósseaDepois dos 50 anos, ou ainda mais cedo, dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida do paciente.

:: EletrocardiogramaPara quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado de exames como teste ergométrico, também chamado de teste de esforço, e ecodopplercardiograma, que é um ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão.

:: Autoexame da pele
O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. O uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção — prestando atenção na presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Na dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico mais preciso.

Fonte Zero Hora

Transplante de osso cresce no Brasil, impulsionado por cirurgias dentárias

Enxerto é usado para completar cavidades junto com implantes


A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados, além de um novato nos bancos de tecidos, o osso. A odontologia tem sido responsável por uma explosão nos números de transplantes desse órgão que até bem pouco tempo era ignorado como alternativa de doação humana.

O volume do transplante ósseo no País saltou de 755 casos em 2005 para 23.647 em 2010. Nos primeiros nove meses de 2011, os registros chegaram a 17.609 casos, segundo a Associação Brasileira dos Transplantes de órgãos (ABTO).

— Há uma forte procura por esse tipo de tecido para tratamento com implantes dentários. O transplante de ossos é oficial, como de fígado ou rim, e tem sido muito usado nos consultórios — afirma Augusto Santos, responsável pelo Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Faculdade de Ortopedia da USP.

O estudo da entidade mostra que a curva dos transplantes de osso dispara a partir da regulamentação da nova lei dos bancos de tecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com as modernas técnicas de aproveitamento do osso de doador humano, a oferta do tecido para a reconstrução de face e região da arcada dentária aumentou de 4,1 transplantes de osso por milhão de pacientes (pmp), naquele ano, para 123,1 pmp em 2011 (janeiro a setembro).

Profissionais O número de dentistas credenciados pelo Ministério da Saúde, habilitados para usar material doado a Banco de Tecido, também é recorde. Em 2005 eram 22 profissionais credenciados, segundo estudo da Universidade de Medicina da USP. Esse número subiu para 402 em 2006 e foi, em 2009, para 2.653. Em 2010, o número de dentistas habilitados foi para 3.585.

O resultado do aumento da oferta de osso, da regulamentação e do incremento dos profissionais de saúde bucal foi uma avalanche de procedimentos de correção nos consultórios.

De acordo com o cirurgião bucomaxilo do Hospital das Clínicas André Caroli Rocha, os enxertos de osso humano para correção odontológica funcionam no apoio de tratamentos como os implantes que usam bases de titânio, o "ouro" da moda dos consultórios dentários.

— O osso transplantado é usado para completar cavidades junto com os pinos. O material de banco de tecidos pode ser granulado ou em blocos, conforme a necessidade e a indicação de cada paciente — explica Caroli.

Ele explica ainda que o enxerto é também usado no levantamento do maxilar e no alargamento dos ossos da parede da boca para posterior aplicação no local das bases de titânio que darão sustentação para dentes individuais, recuperando as funções de mastigação do paciente e permitindo a reparação estética. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte Zero Hora

Concurso Prefeitura de Terra Roxa - SP

A Prefeitura de Terra Roxa, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, abriu edital de concurso público para provimento de 57 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 595,00 a R$ 1.541,00, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.

Cargos: Administrador de setor de saúde, advogado, agente comunitário de saúde, agente de controle de endemias, agente de controle de patrimônio, agente de fiscalização epidemiológica, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de apoio escolar, coletor de lixo,dentista, eletricista,  coveiro, gari, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de tributos II, jardineiro, mecânico, lavador de autos, médico, pintor, pedreiro, professor, serviços gerais, técnicos e entre outros.

Inscrições: Serão realizadas até o dia 16 de janeiro de 2012, através da internet, no site http://www.cematconcurso.com.br/. Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o serviço na Prefeitura de Terra Roxa, localizada à Avenida Coronel Walter, 06, Centro de Terra Roxa-SP.

As taxas de inscrição variam entre R$ 25,00, R$ 30,00 e R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: Serão realizadas na cidade de Terra Roxa-SP, na E.M.E.F. “Maria Elyde Mônaco dos Santos”, localizada à Rua Tancredo Ribeiro e Silva, nº 91, Centro, na data prevista de 29 de janeiro de 2012 (domingo), em horários ainda a ser divulgados.

Validade: O concurso terá validade de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Igarapé Grande - MA lança edital de concurso

A Prefeitura do município maranhense de Igarapé Grande, localizado a 365 km de São Luís, lançou o edital nº 01/2012 de concurso publico que visa preencher 108 vagas, sendo 40 para posse imediata e 68 para cadastro de reserva. As oportunidades oferecidas são para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
A remuneração é de até R$ 3.200,00, com regime de trabalho de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais, a depender de cada cargo. Das vagas oferecidas, 5% são reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço http://www.magnusconcursos.com.br/, no período de 16 a 31 de janeiro de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 85,00, de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos serão avaliados através de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, que serão aplicadas no Município de Igarapé Grande, no dia 26 de fevereiro de 2012, para todos os cargos.

Detalhamentos sobre locais e horários de prova estarão afixadas na sede da Prefeitura e no site da organizadora (http://www.magnusconcursos.com.br/), a partir do dia 15 de fevereiro de 2012, devendo todos os inscritos terem conhecimento de tais informes.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos ou enquanto durar o respectivo programa.

Saiba mais

Prefeitura de Orlândia (SP) divulga edital de concurso

A Prefeitura de Orlândia, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público que visa o provimento de 94 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 882,00 a R$ 4.028,00, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. O certame será executado através da Cetro Concursos Públicos.

Cargos

Nível Fundamental - Motorista (A e B).

Nível Médio/Técnico - Técnico em Nutrição e Dietética, Auxiliar de Educação A1, Guarda Municipal, Monitor de Informática.

Nível Médio - Controlador Geral do Município, Consultor Jurídico, PEB II - Matemática, PEB II - Artes, PEB I - Fundamental 1º ao 5º, PEB I - Substituto 1º ao 5º,  PEB I - Substituto Educação Infantil, PEB II - Substituto Português, PEB II - Substituto de Matemática e Fiscal de Obras.

Inscrição
A inscrição poderá ser feita na página da instituição da Cetro (http://www.cetroconcursos.org.br/), até o dia 10 de janeiro de 2012.
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 14,00 para cargos de nível fundamnetal, R$ 28,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 48,00 para cargos de nível superior.

Provas
As Provas serão realizadas em Orlândia/SP na data prevista de 29 de janeiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados também no site da Cetro.
Os gabaritos da Prova Objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no mesmo endereço eletrônico, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

Resultado
O resultado do final do Concurso Público será publicado na imprensa e na internet, três meses após a publicação da Classificação Final /Homologação.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Serrinha dos Pintos - RN 2012

O Município de Serrinha dos Pintos, Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação João do Vale, está realizando concurso público de provas para o provimento de cargos vagos existentes e formação de cadastro de reserva no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura.


Serão oferecidas 75 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 5.000,00, para carga horária de 20 e 40h semanais. Do total de vagas, 10% são reservadas a portadores de deficiência.

Cargos
As vagas são para os cargos auxiliar de serviços gerais, sepultador, motorista, eletricista, mecânico automotivo, assistente administrativo, operador de microcomputador, auxiliar de farmácia, fiscal de vigilância sanitária, técnico de enfermagem, técnico em radiologia, técnico em patologia, professor, enfermeiro, fisioterapeuta, contador, nutricionista, farmacêutico/bioquímico, procurador, agente de endemias, assistente social, psicólogo, odotólogo e médico.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas pela internet no endereço eletrônico da organizadora - http://www.fundacaojoaodovale.com.br/ -  de 05 a 21 de janeiro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível superior e R$ 20,00 para os demais cargos.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na cidade de Serrinha dos Pintos - RN, na data prevista 12 de fevereiro de 2012, das 8:00 h às 12:00 h, sendo os locais divulgados oportunamente. A divulgação dos gabaritos das provas objetivas se dará no dia 13 de fevereiro de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de publicação e de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Campo do Tenente - PR

A Prefeitura de Campo do Tenente, Estado do Paraná, está com inscrições abertas para dois novos certames de provas e títulos (concurso público e processo seletivo). O planejamento da Administração é preencher 75 vagas, entre postos efetivos e formação de cadastro reserva.

Do total de oportunidades, 64 serão providas imediatamente e 11 formarão o contingente de reservas para cargos de nível fundamental, médio e superior com vencimentos de até R$ 7.196,70, por jornadas de trabalho de até 240 h/m.

O concurso terá a execução da CONSESP – Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda e os candidatos poderão obter informações atualizadas por meio do site da empresa (http://www.consesp.com.br/).

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Cirurgião Dentista, Médico Clínico Geral, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista em Geral, Vigia, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Eletricista, Técnico Agropecuário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Educador Infantil, Advogado em Geral, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Psicólogo e Técnico Esportivo.

Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 16 de janeiro de 2012, no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na sede do Centro de Convivência “Rozel da Silva”, Rua Jorge Alves de Barros, 145 Centro – Campo do Tenente - PR. As taxas variam entre R$ 15,00, R$ 30,00 e R$ 50,00.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 12 de fevereiro de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados com antecedência mínima de 03 dias, no site da organizadora.

As provas práticas provavelmente serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão  disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, a partir das 18h da terça-feira  subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2  dias.

Validade dos certames
A validade do concurso público será de até  2 anos, contados da homologação final  dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Já a validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Valença (BA)

O Município de Valença, Estado da Bahia, está realizando concurso público para  seleção e provimento de vagas do quadro geral de servidores da Prefeitura. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Empresa S&R Concursos e Pesquisas LTDA.

O certame destina-se ao preenchimento de 09 vagas em cargos de níveis médio e superior com salários variados entre R$ 1.200,00 a R$ 2.800,00, para carga horária de 40h semanais. Ficam reservados 5% do total das vagas para portadores de necessidades especiais, exceto para os cargos em que haja somente uma vaga.

Cargos: Profissional de Suporte Administrativo (06), Enfermeiro (01), Farmacêutico ou Bioquímico (01) e Nutricionista ou Engenheiro de Alimentos (01).

Inscrições: Serão realizadas até o dia 15 de janeiro de 2012, através do site http://www.srconcursosepesquisas.com.br/, ou na sede da empresa localizada na Rua Miguel Santos Silva, 1º andar, nº 18, Centro, Lauro de Freitas – Bahia. Há ainda a opção de inscrição no próprio município de Valença, dirigindo-se à Praça Ademar Braga Guimarães (antiga Recreativa). 

Taxas: Variam de R$ 20,00 a R$ 9,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas: Serão realizadas, provavelmente, no dia 25 de março de 2012 e os locais serão divulgados através de Edital publicado no quadro de informações desta Prefeitura e no site da S&R concursos.

Gabarito: A publicação do Gabarito Oficial será na data prevista de 26 de março de 2012, no mesmo site.

Validade: O prazo de validade inicial do concurso, para efeito de nomeação será de 02 anos contados da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Concurso Fundação Parque Zoológico de São Paulo

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo está com inscrições abertas para realização de concurso público visando o provimento de 57 vagas. Os novos empregados irão trabalhar na sede da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e sua unidade Zoo Safari, ambas em São Paulo - SP, sendo que parte dos convocados (09) irão para a Unidade Divisão de Produção Rural - Araçoiaba da Serra - SP.

Os candidatos aprovados serão contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão salário que varia entre R$ 678,00 e R$ 3.368,00, por jornadas de 40 a 42 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Operacionais, Auxiliar Técnico de Laboratório, Comprador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Manutenção Civil, Oficial Eletricista, Oficial Encanador, Oficial Marceneiro, Oficial Pedreiro, Oficial Pintor, Preparador de Alimentação, Técnico de Paisagismo, Tratador de Animais e Vigilante.

Inscrições

Será admitida inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico do Cetro Concursos (http://www.cetroconcursos.org.br/), até 17 de janeiro de 2012. No mesmo site, os candidatos poderão ter acesso a todas as atualizações importantes sobre este certame, para as quais devem ficar atentos.

A taxa de inscrição varia de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental, R$ 30,00 para cargos de nível médio e R$ 50,00 para cargos de nível superior.

Provas

As provas serão realizadas nas cidades de São Paulo - SP e Araçoiaba da Serra - SP, previstas para serem aplicadas no dia 12 de fevereiro de 2012.

Os gabaritos da Prova Objetiva, considerados como corretos, serão divulgados em data a ser comunicada no dia da realização das provas.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

PLANSERV - BA lança edital de processo seletivo

A partir de 09 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Planserv, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. As oportunidades são para ocupação de postos pelo Regime Especial de Direito Administrativo e formação de cadastro reserva (Reda). Confira o edital.
Do total de vagas oferecidas 03 são para Auditor Médico, 11 para Auditor Enfermeiro e 01 para Auditor Financeiro. Para concorrer, os interessados deverão ter formação Superior na área e registro no conselho profissional.

A remuneração total será de R$ 4.990,78 em jornada de 30 horas semanais, sendo constituída pelo vencimento básico de R$ 1.325,22 acrescido de uma Gratificação no valor de R$ 3.268,00, adicional de insalubridade no valor de R$ 397,56, auxílio transporte por dias úteis trabalhados e opção de assistência médica do Estado somente para o titular, com coparticipação.

Os candidatos deverão fazer suas inscrições no período de 9 a 16 de janeiro de 2012,  através do site http://www.consultec.com.br/, e pagar a taxa de R$ 55,00.

O processo seletivo constituído de prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos e análise de títulos. A previsão é que a prova objetiva seja aplicada no dia 29 de janeiro, em locais e horários a serem divulgados no Cartão de Convocação disponibilizado no site da organizadora. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2012, pelo site http://www.consultec.com.br/ a partir das 10h.

A seleção terá a validade de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período. Durante esse prazo os candidatos que constituírem o cadastro reserva poderão ser convocados para as vagas que surgirem ou forem criadas.

Saiba mais

Concurso CRF - SP

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo - CRF-SP, lançou edital de processo seletivo/concurso público, para provimento de vagas do quadro de pessoal CRF - SP formação de cadastro de reserva. As vagas oferecidas são para as cidades de São Paulo e Adamantina. O certame será realizado através do Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social.

São oferecidas 02 vagas para Agente administrativo de nível médio com salário de R$ 1.567,90, para carga horária de 40h semanais.

Os interessados tem até às 12 horas do dia 10 de fevereiro de 2012, para realizar suas inscrições, através do site http://www.quadrix.org.br/. A taxa será de R$ 40,00.

As Provas Objetivas e de Redação serão realizadas na cidade de São Paulo/SP, considerando o horário local, de acordo com a opção de cargo escolhida pelo candidato no Formulário de Inscrição via internet, com data prevista para o dia 26 de fevereiro de 2011, em locais que serão divulgados na internet, nos sites www.quadrix.org.br e http://www.crfsp.org.br/.

O prazo de validade do Processo Seletivo/Concurso Público, que será de 01 ano, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Silveira Martins - RS 2012

O município de Silveira Martins, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, lançou edital de concurso público para provimento dos cargos de Inspetor Tributário, Instrutor de Esportes, Médico, Supervisor Escolar e Assistente Social do Quadro Geral da Prefeitura.

Serão oferecidas 03 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior com salários variados entre R$ 832,77 a R$ 2.666,78, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 17 de janeiro de 2012, de  segunda-feira à sexta-feira, das 9:00 às 15:00 horas, sem fechar ao meio dia, na Secretaria Municipal de Administração - Rua 21 de abril, n° 163. A taxa varia de R$ 60,00 e R$ 90,00.

As provas serão realizadas na cidade de Silveira Martins/RS, em datas, horários e locais a serem divulgados na Secretaria Municipal de Administração - Rua 21 de abril, n° 163.

O concurso terá validade por até 02 anos a contar da data de homologação dos resultados.

Concurso Prefeitura de Campinápolis - MT

A Prefeitura de Campinápolis, Estado de Mato Grosso, lançou edital de concurso público de provas e títulos para o provimento de várias vagas em diversos níveis de escolaridade. A realização do concurso público ficará sob a responsabilidade da ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA.

São 77 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior com vencimentos de até R$ 8.000,00, por jornadas de trabalho de 24 a 40h semanais.

Os candidatos podem fazer a inscrição presencial, com auxílio de um servidor autorizado, na Prefeitura Municipal de Campinápolis - Departamento de Tributos -, sito Avenida Benônico José Lourenço, 2170, Setor União, Campinápolis - MT, até o dia 23 de janeiro de 2012. As taxas variam entre R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para médio e de R$ 100,00 para superior.

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas, provavelmente, no dia 05 de fevereiro de 2012 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.acpi.inf.br/ e http://www.pmcampinapolis.com.br/ será afixado no local de costume.

A divulgação do gabarito será no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, na sede da Prefeitura Municipal e nos sites http://www.acpi.inf.br/ e http://www.pmcampinapolis.com.br/.

O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

Concurso Prefeitura de São João Nepomuceno (MG) 2012

A Prefeitura de São João Nepomuceno, localizado a 322 km da capital, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais,  publicou edital (nº. 001/2011) de concurso público com a finalidade de preencher 150 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 545,00 e R$ 2.400,00.

Cargos

Servente de Pedreiro, Gari, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Escritório, Telefonista, Recepcionista, Calceteiro, Pedreiro, Professor, Atendente de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Combate às Endemias, Operador de Máquinas, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Advogado, Arquiteto, Técnico de Nível Superior - Artes, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Farmacêutico/Bioquímico e Cirurgião dentista.

Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço http://www.eticaconcursos.com.br/, no período de 00:00 do dia 11 de janeiro até às 23:59 do dia 10 de fevereiro de 2012.

As taxas são de:
Nível fundamental: R$ 20,00, 25,00, 30,00 e 45,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 30,00, 40,00 e 55,00.

Prova

A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização da prova objetiva serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação publicado no mural da Prefeitura, no jornal de publicações oficiais do município – Jornal Diário Regional, nos sites da Prefeitura www.sjnepomuceno.mg.gov.br e da empresa executora http://www.eticaconcursos.com.br/.

Os candidatos deverão entregar na data das provas objetivas, até 30 minutos após o encerramento das mesmas, em sala especialmente designada, cópia reprografada, autenticada em cartório de eventuais títulos que possuam.

Só será permitida a realização das provas prática em local, data e horário definidos em edital de convocação que será publicado com no mínimo 5 dias de antecedência á data de realização das provas no mural da Prefeitura de São João Nepomuceno, nos sites http://www.eticaconcursos.com.br/ e no Jornal Diário Regional.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos contados da homologação final dos resultados, prorrogável a critério da administração, uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, lançou 02 (dois)  editais para processo seletivo. As vagas são para os cargos de Médico - Saúde da Família e Comunidade e Analista de Sistemas, ambos de nível superior. O salário varia de R$ 1.987,95 a R$ 7.500,00, com carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão efetuadas somente pela internet, no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora (http://www.pjf.mg.gov.br/), de 21 de dezembro de 2011 a 02 de janeiro de 2012.

Todas as publicações, inclusive eventuais alterações deste edital, serão divulgadas por meio de afixação no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora (Av. Brasil, n° 2001 - 8° andar - Centro - Juiz de Fora/MG) e publicados no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora.

A convocação dos candidatos para a entrega dos títulos e para o preenchimento das vagas será feita através de publicação no mesmo site.

O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Goianá (MG)

A Prefeitura de Goianá, localizado a 301 km da capital, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais,abriu concurso público com a finalidade de preencher diversas vagas no seu quadro de funcionários. O concurso de Goianá está oferecendo 15 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 568,75 e R$ 2.183,97, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Assegura-se o percentual de 5% do total de cargos vagos existentes e dos que vierem a vagar ou forem criados no decorrer do prazo de validade deste concurso.

Cargos

Agente de Saúde, Assistente Social, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde I, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Divisão Municipal de Educação, Cirurgião Dentista, Médico, Motorista II e III, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro II, Professor, Psicólogo, Secretário do Gabinete, Secretário Escolar, Servente Escolar, Supervisor Pedagógico I e Técnico de Nível Superior.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas via internet, através do site http://www.jcmconcursos.com.br/, no período de 8h do dia 26 de dezembro de 2011 até às 22 horas do dia 27 de janeiro de 2012.

Nível fundamental: R$ 45,00 e 55,00;
Nível médio: R$ 45,00, 50,00 e 55,00;
Nível superior: R$ 70,00 e 80,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 11 de março de 2012, em horário e local a serem informados na ficha de inscrição definitiva.

As provas práticas serão realizadas, provavelmente, no dia 11 de março de 2012 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

Os gabaritos serão divulgados na data provável de 11 de março de 2012 no local de realização das provas, logo após a conclusão desta fase do concurso, e no dia 12 de março de 2012, estarão disponíveis no site http://www.jcmconcursos.com.br/ e na sede da Prefeitura de Goianá.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Vagas de empregos do SineBahia para esta terça-feira (03/01)

Confira as vagas de empregos oferecidas pelo Sine Bahia válidas para esta terça-feira (03).

Açougueiro
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas 

AçougueiroEnsino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Alinhador de pneusRealizar alinhamento e balanceamento
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Alinhador de direçãoEnsino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Atendente comercialPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio incompleto / Menor aprendiz – 16 a 17 anos
Não exige experiência
02 vagas

Atendente de prevenção de perdasControlar entrada e saída / atendimento / guarda-volume
Ensino médio / Curso de formação ou atualização de vigia
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Auxiliar mecânico de automóveis pesadosEmpresa oferece a qualificação na função
Ensino médio completo / vaga para aprendiz
Não exige experiência
06 vagas

Auxiliar de confeiteiroAtuar no preparo de massas, doces e tortas
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Auxiliar de cozinhaVivência em hospital ou refeitório coletivo / temporária
Ensino médio / Preenchimento do quadro masculino
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Auxiliar de higienização hospitalarPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
03 vagas

Auxiliar de lavanderiaVivência no segmento hospitalar ou hotelaria
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

ChurrasqueiroEnsino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Consultor de vendasEnsino médio completo / Linhas telefônicas
Experiência mínima de 06 meses em carteira
20 vagas

CopeiroCurso do SENAC ou de Atendimento ao cliente
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Copeira de hospitalEnsino médio completo/ temporária
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Cozinheiro geralAtuar em refeitório / Controle de qualidade
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

DigitadoraVivência com laudo de raio X e ultrassonografia
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Estágio para Marketing, ADM ou Comunicação SocialPlanejamento estratégico / ferramentas de marketing
Ensino superior incompleto
Não exige experiência
02 vagas 

Fiscal de lojaResidir no eixo Itapuã – São Cristóvão – Vila de Abrantes
Ensino médio / Curso de formação ou atualização de vigia
Experiência mínima de 06 meses em carteira
05 vagas

Fiscal de lojaAcompanhar veículos / mercadorias / guarda-volume
Ensino médio / Curso de Vigilante atualizado
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

GarçomAtuar em churrascaria
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

GarçomCurso de Garçom pelo SENAC e de Atendimento ao cliente
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Gesseiro forradorEnsino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
08 vagas

Instalador de telefonesPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio completo / CNH A ou B – 2 anos
Não exige experiência em carteira
25 vagas

Instalador de equipamentos de comunicaçãoAtuar com sistema de radiocomunicação / torres
Fundamental incompleto / Disponibilidade para viajar
Experiência mínima de 06 meses em carteira
04 vagas

Lavador de carros
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na função
01 vaga

MarceneiroEnsino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de motocicletasVivência com motor e parte elétrica de motos
Ensino fundamental completo / CNH A – 1 ano
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Motorista carreteiroOperar guindauto-munck
Ensino médio completo / CNH E – 1 ano
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga

Mecânico de manutenção de ônibusEnsino Fundamental incompleto / CNH D
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Mecânico de refrigeraçãoAtuar no segmento de hotelaria
Ensino médio incompleto / Temporária
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Motoboy entregadorEnsino médio / CNH A / Entrega de gás
Experiência mínima de 06 meses na função
03 vagas

Operador de máquina de embalarEnsino médio completo / Indústria alimentícia
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Orientador de tráfego para estacionamentoPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio / Guiar clientes com veículos / fluência verbal
Não exige experiência / temporária
70 vagas

PedreiroAtuar como pedreiro ceramista
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
08 vagas

Polidor de automóveisEnsino fundamental incompleto
Experiência mínima de 03 meses na função
01 vaga

Promotor de vendasPreenchimento do quadro masculino da empresa
Ensino médio completo / Vivência em stands
Experiência mínima de 06 meses em carteira
15 vagas

Técnico de edificaçõesFormação técnica em Edificações / CNH B
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
01 vaga 

Técnico eletricistaVivência em indústrias / Máquinas de sopro e envase
Ensino médio / Curso técnico em Elétrica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Técnico de telecomunicaçõesAtuar com rede de dados / radiocomunicação / CNH B
Ensino médio / Curso de Eletrônica ou Telecomunicações
Experiência mínima de 06 meses em carteira
06 vagas

Técnico de enfermagem de emergência / UTI adultoVivência em UTI geral, semi-intensiva ou cirurgia
Ensino médio / Curso técnico – COREN
Experiência mínima de 06 meses em carteira
16 vagas

Técnico de manutenção industrialVivência em indústria alimentícia
Ensino médio / Curso de Mecânica ou Eletromecânica
Experiência mínima de 06 meses em carteira
10 vagas

Vendedor internoVivência com consórcio de motos / financiamento
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses em carteira
02 vagas

Para o atendimento, é preciso que o trabalhador compareça à unidade central do SineBahia (Avenida ACM, nº 3359, Condomínio Torres do Iguatemi), das 8 às 17h, portando RG, CPF, carteira de trabalho e os comprovantes de residência e escolaridade.

Concurso Prefeitura de São João Nepomuceno (MG) 2012

A Prefeitura de São João Nepomuceno, localizado a 322 km da capital, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais,  publicou edital (nº. 001/2011) de concurso público com a finalidade de preencher 150 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 545,00 e R$ 2.400,00.

Cargos

Servente de Pedreiro, Gari, Trabalhador Braçal, Auxiliar de Escritório, Telefonista, Recepcionista, Calceteiro, Pedreiro, Professor, Atendente de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente de Combate às Endemias, Operador de Máquinas, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico em Radiologia, Advogado, Arquiteto, Técnico de Nível Superior - Artes, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Dentista, Farmacêutico/Bioquímico e Cirurgião dentista.

Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço http://www.eticaconcursos.com.br/, no período de 00:00 do dia 11 de janeiro até às 23:59 do dia 10 de fevereiro de 2012.

As taxas são de:
Nível fundamental: R$ 20,00, 25,00, 30,00 e 45,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00 e 45,00;
Nível superior: R$ 30,00, 40,00 e 55,00.

Prova

A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização da prova objetiva serão divulgadas oportunamente por meio de edital de convocação publicado no mural da Prefeitura, no jornal de publicações oficiais do município – Jornal Diário Regional, nos sites da Prefeitura http://www.sjnepomuceno.mg.gov.br/ e da empresa executora http://www.eticaconcursos.com.br/.

Os candidatos deverão entregar na data das provas objetivas, até 30 minutos após o encerramento das mesmas, em sala especialmente designada, cópia reprografada, autenticada em cartório de eventuais títulos que possuam.

Só será permitida a realização das provas prática em local, data e horário definidos em edital de convocação que será publicado com no mínimo 5 dias de antecedência á data de realização das provas no mural da Prefeitura de São João Nepomuceno, nos sites http://www.eticaconcursos.com.br/ e no Jornal Diário Regional.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos contados da homologação final dos resultados, prorrogável a critério da administração, uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso SAMU - CISNORJE - MG

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), Estado de Minas Gerais, abriu inscrições para realização de processo seletivo destinado a contratação de 06 profissionais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

Do total de vagas, 04 são para Médico (Superior de Medicina e registro em Conselho Profissional) e as demais são para Técnico de Enfermagem e Técnico de Farmácia (nível Técnico). A remuneração vai de R$ 920,00 a R$ 4.250,00 e as jornadaa vão de 24 a 40 horas semanais.

Os interessados poderão fazer a inscrição até o dia 12 de janeiro no site http://www.msmconsultoria.com.br/ e/ou na MSM Consultoria e Projetos Ltda, situada na  Rua Epaminondas Otoni Nº35, Bloco 401, Teófilo Otoni – MG. A taxa será de R$ 27,00 (Técnico de Farmácia), R$ 30,00 (Técnico de Enfermagem) ou de R$ 127,00 (Médico).

O certame será realizado por meio de análise curricular e serão avaliados os títulos, cursos de especialização e aperfeiçoamento, experiência profissional e tempo de serviço.

Os títulos deverão ser encaminhados durante o período de inscrição, pessoalmente ou pelos Correios via Sedex com AR, para MSM Consultoria Técnica (Rua Epaminondas Otoni, nº. 35, Conjunto 401, Centro, Teófito Otoni, Minas Gerais, CEP: 39.802-010).

Prefeitura de Coari - AM lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Coari, Estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Administração, lançaram processo seletivo para contratação por tempo determinado para a função de médico. São oferecidas 33 vagas com salários variados entre R$ 13.213,20 a R$ 17.496,40.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente no sitio eletrônico http://www.coari.am.gov.br/, até o  dia 10 de janeiro de 2012. Não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição.

Este processo seletivo será composto de uma (01) etapa de caráter eliminatório e classificatório.

O resultado deste processo seletivo será divulgado no dia 13 de janeiro de 2012 no site daPrefeitura http://www.coari.am.gov.br/. A partir dessa data, passa a ser contabilizada a vigência do certame, que é de 1 ano, prorrogável por igual período, de acordo com o interesse e necessidade da Secretaria Municipal de Saúde de Coari.