Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Ronaldo diz que está com dengue e mostra foto tomando soro

Ronaldo está no hospital com dengue
Ex-atacante usou o Twitter para avisar que começou o ano de 2012 com a doença

O ano de 2012 não começou do jeito que Ronaldo queria. O ex-atacante do Corinthians postou em seu Twitter uma foto dele tomando soro no hospital. E o texto na rede social dizia: "Bom dia pra você que começou o ano com Dengue!".

Na noite da última terça-feira, Ronaldo já havia colocado a frase "maldito mosquito" no microblog, mas não tinha explicado que havia contraído a doença. A dengue é passada através da picada do mosquito Aedes aegypti.

Ronaldo agradeceu o apoio e carinho recebido, além de explicar que ficou internado em um hospital, mas ressaltando que sua situação não é grave. "Já estou em recuperação. Tive alta ontem (terça) à noite. Agora é tratar e repousar para estar bem logo", finalizou o ex-atleta, que passou o réveillon em Trancoso, na Bahia, local onde, possivelmente, ele pegou a doença.

O astro se aposentou do futebol nos primeiros meses do ano passado. Depois, criou uma agência de marketing esportivo - 9ine. Atualmente, Ronaldo divide suas atribuições na agência com seu trabalho como membro do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Ironicamente, antes do ano novo, também no Twitter, Ronaldo postou: "Que em 2012 nós não esperemos que algo aconteça em nossas vidas. E sim façamos algo acontecer. Saúde e paz. Feliz 2012".

Fonte iG

Fitoterápico PholiaNegra ajuda a emagrecer sem danos, dizem pesquisadores

Boca seca, náuseas, vômitos, dores nas articulações, taquicardia: os efeitos colaterais dos chamados anorexígenos, ou remédios para emagrecer, foram o estopim para a polêmica entre permitir que eles continuem nas farmácias ou proibi-los.

A alternativa, contudo, pode estar mais perto do que se imagina: de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a erva brasileira Ilex paraguariense pode ser uma ótima — e natural — aliada de quem luta contra a balança. Segundo os estudiosos, a PholiaNegra (extrato da planta) não só reduz o peso corporal tanto quanto a sibutramina, como o faz sem efeitos colaterais.

De um lado, médicos e farmacêuticos defendem que a venda desse tipo de remédio seja fiscalizada com maior rigidez — e que apenas pessoas com prescrição médica tenham acesso a ele. Do outro lado dessa disputa está a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), defensora da tese de que o melhor a ser feito é restringir ao máximo ou até mesmo acabar com a comercialização desses medicamentos, uma vez que apresentariam “riscos à saúde superiores aos benefícios”.
Em outubro do ano passado, a diretoria da Anvisa decidiu proibir a fabricação e venda de remédios para emagrecer que atuem no sistema nervoso central e que sejam derivados de anfetamina — como dietilpropiona, mazindol e femproporex. A sibutramina não entrou na lista dos medicamentos vetados, mas agora seu uso precisa seguir certas restrições, como não ser prescrito por mais de 60 dias e ser indicado apenas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 que tenham assinado um termo de responsabilidade.

Agora, apenas obesos sem histórico de doenças cardiovasculares, diabéticos ou com intolerância à glicose, dislipedêmicos (indivíduos com excesso de gordura no sangue), hiperuricêmicos (com nível elevado de uratos no sangue), mulheres com ovário policístico e com hepatite não alcoólica estão aptos a tomar a sibutramina.

Para pessoas com dificuldades em perder peso, a discussão entre os profissionais de saúde e o órgão regulador pode significar mais e mais quilos extras — e todas as consequências que vêm com eles, como diabetes, hipertensão, fadiga e problemas de baixa autoestima, por exemplo.

No trabalho feito pela USP, os pesquisadores analisaram as propriedades emagrecedoras da PholiaNegra e compararam os resultados com os obtidos pelo uso da sibutramina. Maria Martha Bernardi, professora do departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e coordenadora da pesquisa, explica que a principal diferença entre a planta e a droga é o modo como cada uma atua no organismo. “O fitoterápico age direto no estômago, servindo para diminuir a movimentação dele. A sibutramina tem efeito no cérebro, diminuindo o apetite”, compara. A baixa movimentação do estômago faz com que o alimento demore mais para ser digerido. O resultado é barriga cheia por mais tempo e, consequentemente, menos fome.

Para descobrir os efeitos do fitoterápico, Bernardi e seu grupo de pesquisadores dividiram 60 ratos (30 machos e 30 fêmeas) em seis grupos. Durante um mês, todos comeram ração hipercalórica. No segundo mês da experiência, dois grupos, um de machos e um de fêmeas, foram tratados com sibutramina. Outros dois grupos, também de sexos diferentes, tomaram a PholiaNegra e o restante, apenas água. Após o cálculo da porcentagem de peso semanal e total de todos os grupos, descobriu-se que os resultados com a PholiaNegra e com a sibutramina foram semelhantes. Para as ratas, o experimento se mostrou ainda melhor. “A diferença entre o peso inicial e o final (o chamado Delta de Perda de Peso in vivo) chegou a 10% do peso total, e as fêmeas apresentaram um DPP bem maior que os machos”, completa a pesquisadora.

Polêmica
Se, para a Anvisa, os benefícios dos emagrecedores não compensam os riscos, para médicos e, principalmente, pacientes muitas vezes os remédios representam a única alternativa para viabilizar a perda de peso. O endocrinologista Reginaldo Albuquerque é um dos que engrossa o coro dos defensores das medicações. “A proibição só contribui para a permanência de mais gordos”, comenta. Ainda que já existam pesquisas que relacionam o uso da sibutramina ao aumento da incidência de problemas cardíacos, o médico ensina que, se usados com acompanhamento médico e pelo período determinado pelo profissional, não há motivo para temer os emagrecedores. “Eles só devem ser evitados por cardiopatas, idosos e grávidas”, completa.

Graça Coelho, 55 anos, fez uso da sibutramina em 2009. Ao contrário do que acontece com a maioria das pessoas, entretanto, a servidora pública conta que não teve maiores problemas com o medicamento. “Não senti nenhum efeito colateral e ainda emagreci 5kg em seis meses”, detalha. Ela defende que o remédio, aliado a uma dieta de poucas calorias e acompanhamento médico, também a deixava mais tranquila — e só parou de tomá-lo após a restrição da venda da substância. Com remédios fitoterápicos e manipulados a história foi diferente: mesmo com melhores resultados (em seis meses, Graça eliminou 24kg e mudou do manequim 48 para o 40), a qualidade de vida ficou prejudicada . “Sentia muito mal-estar, enjoo e palpitações”, descreve. Agora, ela conta que aprendeu o que deve fazer para se manter em forma. “Como pouco carboidrato e estou mantendo meu peso sozinha, sem médicos ou remédios.”

Para o médico ortomolecular Ícaro Alcantra, o grande problema é que nem sempre esses medicamentos são usados por quem realmente precisa deles. “Infelizmente, as medidas de fiscalização não têm dificultado o acesso e a prescrição abusivos, como seria necessário à saúde da população”, justifica. Segundo o médico, não é raro encontrar pacientes que sentem na pele as consequências dessa má utilização dos remédios — e acabam lotando consultórios em busca de alternativas “naturais” para reparar as sequelas, como ansiedade, pânico, depressão, fadiga, “efeito sanfona” e outros distúrbios orgânicos. “Assim sendo, sou obrigado a ser favorável à medida mais radical: proibição dos ‘controlados’ para emagrecimento”, conclui.

Temor
A servidora pública Rosimari Bortolepto Butinhão, 57 anos, teve a sorte de não ter sofrido com os efeitos colaterais dos remédios controlados. Em meados de 2008, ela fez uso da sibutramina para tentar perder parte dos 127kg que pesava na época. Além da boca seca, nada aconteceu a Rosimari — nem mesmo a perda de peso. Ela passou, então, para outros medicamentos, à base de anfetaminas. “Comecei a tomar um coquetel com substâncias para queimar gordura, com inibidores de apetite e antidepressivos”, explica. Para ela, proibir só ajuda a aumentar a desinformação sobre os verdadeiros efeitos das substâncias. “Acho temerário proibir. As pessoas vão arranjar um jeito de comprar, e aí cai no ciclo vicioso. Quando se compra fora, compra qualquer porcaria, é igual droga”, opina. “Cabe ao médico acompanhar. Em mim, não causou dependência nenhuma.”

Ana Lúcia Oliveira, 31 anos, também aposta na ajuda medicamentosa para controlar o peso. Desde 2001, quando começou o primeiro tratamento, a assistente administrativa já experimentou uma extensa lista de anorexígenos, remédios alopáticos e fitoterápicos. Atualmente, o composto receitado pelo médico tem 11 ingredientes, além de outras quatro fórmulas, com sibutramina e anfepramona. “No início, eu sentia muito enjoo, boca seca, dificuldade pra dormir, taquicardia, agitação e prisão de ventre”, conta. Mesmo com os efeitos colaterais, Ana defende que, uma vez que a obesidade é considerada uma doença, nada mais natural que tratá-la com remédios. “Existem medicamentos para tratar diabetes, pressão alta ou colesterol. Por que não tratar a obesidade dessa forma?”, questiona. “Penso que a pessoa que tem dificuldades em manter o peso dentro do padrão saudável vai ter que se equilibrar na balança pelo resto da vida, assim como o diabético controla a glicemia e o hipertenso a pressão.”

Velha conhecida
Feita do extrato concentrado da planta Ilex paraguariensis, PholiaNegra é o nome comercial do fitoterápico. Mesmo que o nome científico da planta não seja assim tão familiar, ela é velha conhecida dos brasileiros: famosa apenas como erva-mate, é com ela que se faz o chimarrão, bebida especialmente popular no sul do país. Eentre as propriedades da planta estão os alcaloides, como teofilina e cafeína, que, com ação termogênica, aumentam o gasto energético e facilitam a degradação das gorduras do corpo (lipólise).

Tipos
Mesmo com nomes diferentes, os medicamentos para emagrecer podem ser agrupados de acordo com o seu funcionamento no organismo. Veja algumas classificações e características:

» Remédios que diminuem a absorção de gorduras e carboidratos nos intestinos.

Exemplos:
quitosana, orlistat (Xenical), cassiolamina, faseolamina, psyllium.

» Remédios que aceleram o metabolismo como um todo (e reduzem apetite). Têm efeitos similares aos da adrenalina, por isso, são os campeões em efeitos colaterais — como aumento da pressão cardíaca, da frequência dos batimentos cardíacos, da ansiedade e da agitação.

Exemplos:
anfepramona, sibutramina, femproporex, dietilpropiona, PholiaMagra.

» Remédios que aumentam a termogênese, ou gasto de energia, para gerar calor.

Exemplos:
citrus aurantium, garcinia, L-carnitina, cártamo.

» Remédios que desaceleram a digestão.

Exemplos:
slendesta, PholiaNegra, Irvingia gambonensis.

Fonte: Ícaro Alcantra, médico ortomolecular

PholiaNegra X Sibutramina

PholiaNegra
Onde atua: estômago.
Como age: retarda o esvaziamento gástrico, acelera a sensação de saciedade (plenitude gástrica), altera o metabolismo de ácido graxos e de glicose — o que diminui a formação de gordura visceral — e reduz o quociente respiratório. Efeitos colaterais: de acordo com o estudo feito pelos pesquisadores da USP, as cobaias não apresentaram efeitos colaterais.

Sibutramina
Onde atua: cérebro.
Como age: atua em áreas que controlam não só o humor, mas a sensação de bem-estar e o apetite. O remédio inibe a reabsorção, recaptação e degradação de neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina e dopamina. Isso faz com que essas substâncias fiquem disponíveis por mais tempo estimulando os neurônios. Aumenta a sensação de saciedade e inibe a fome. Efeitos colaterais: boca seca, aumento da pressão sanguínea, insônia, dor de cabeça, taquicardia, vertigem, irritação no estômago, náusea, vômito, alteração no paladar.

Fonte Correio Braziliense

Cerca de 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de males causados pelo estresse

Especialistas salientam a importância de desacelerar para preservar o corpo e a mente


Compramos a ideia de que somos como máquinas, infalíveis realizadores de tarefas. Mas esquecemos que até máquinas precisam recarregar as baterias. Fundamental como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, respeitar os limites do corpo é sinônimo de viver bem, e, sobretudo, evitar que o software acabe travando.

Para se ter uma ideia dos malefícios do excesso de trabalho, basta checar números como o do International Stress Management Association (Isma): no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre os males causados pelo excesso de estresse. E mais: destes, 30% são vítimas do burnout, termo em inglês usado para designar um nível devastador de estresse que leva à exaustão física e mental. Dores de cabeça ou musculares, gastrite, insônia, mudanças no apetite, tristeza e ansiedade excessivas, alterações nos batimentos cardíacos e na pressão arterial são alguns dos danos mais comuns.

Além do esgotamento físico, hoje sabe-se que privar do descanso também danifica a rede neuronal. Por meio de ressonância magnética funcional, pesquisadores da Universidade de Nova York observaram o cérebro de voluntários e perceberam que um período curto de ócio aumentou a capacidade de recordar imagens que haviam sido apresentadas anteriormente numa tarefa de memorização. O teste revelou que, enquanto os participantes descansavam, houve grande interação entre o hipocampo e o córtex cerebral, responsáveis pela consolidação de memórias.

— O cérebro funciona a partir de demandas, como uma máquina que precisa de combustível (que neste caso é oxigênio e glicose). Quando a máquina fica funcionando muito tempo, começa a consumir mais e mais combustível. O resultado é que o cérebro começará a roubar energia de outras partes do corpo — aponta o psiquiatra Rodrigo Grassi, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (Nepte), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Síndrome de Burnout
O segredo é manter a "máquina" sempre regulada e a química cerebral em dia, fugindo de sintomas indesejáveis que chegam junto o estresse e liberação de cortisol, como insônia, dores de cabeça, tonturas, irritabilidade, mudança de comportamento, entre outros. De acordo com Grassi, o sujeito que entra no estágio de estresse crônico, que geralmente vem depois de um longo período de cansaço, pode chegar a um colapso físico e mental, ao ponto de queimar neurônios e causando prejuízos cognitivos. É a chamada Síndrome de Burnout ou do esgotamento profissional.

— Normalmente, as pessoas esperam chegar num estado muito avançado de estresse para se dar conta que perderam o controle, por isso depende de cada um reconhecer que está sofrendo. Mas não é difícil chegar nesse ponto — alerta Grassi.

Quando se fala em descansar, uma das imagens que vem à mente é a do sono. Apesar de não ser sinônimo de relaxar (podemos aliviar a mente fazendo uma atividade prazerosa, praticando esportes, entre outros), não há dúvidas que dormir bem tem uma ação importante no equilíbrio químico do corpo, ajudando na recomposição das células. Para o médico especialista em sono, Denis Martinez, cerca de 80% da população sofre com algum tipo de distúrbio do sono.

— O descanso da noite repõe adenosina trifosfato (ATP), molécula que leva energia ao cérebro. Dormir 6h30min, chegando a no máximo 7h30min, é o ideal — afirma Martinez.

Relax em grupo
No escritório de engenharia Efenge, no bairro São João, Capital, funcionário estressado é coisa rara. Acostumado a surpreender a todos que lá põem os pés, o diretor Edson Luis Ghisleni Fontana criou um ambiente versátil, que valoriza tanto os momentos de fluxo de trabalho intenso quanto os de descanso.

Para criar um clima leve, o empresário não poupa esforços: proporciona ginástica laboral, ioga, mesa de sinuca e lanches coletivos para os mais de 20 funcionários administrativos. E mesmo com tantas oportunidades para desviar atenção, ele revela que é raro alguém abusar.

— Temos horários e metas a cumprir. Mas a equipe é tão integrada que se autorregula. Ou seja: quando alguém se excede, os outros chamam a atenção — orgulha-se.

Uma pausa para criar
Se imaginarmos o trabalho como um fardo, fazer o que apenas gostamos seria impossível. Mas e se o trabalho, o lazer e o estudo começassem a se misturar em nossas vidas de tal forma que não desse mais para diferenciar uma coisa da outra? Esta é a proposta de Domenico de Masi (foto), sociólogo italiano da Universidade La Sapienza, de Roma, e presidente da Escola de Especialização em Ciências Organizativas, a S3 Studium. Ele defende a ideia que é chegado o momento de cultivarmos o ócio criativo para uma nova era. Pode parecer uma utopia, mas, cada vez mais, as pessoas e empresas aderem aos seus conceitos e passam a ter vidas mais felizes e produtivas.

Segundo ele, o ócio criativo é uma arte que se aprende e se aperfeiçoa com o tempo e com o exercício. É necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores: o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria, o sexo para produzir prazer e a família para produzir solidariedade.

De Masi defende que, no caso de trabalhadores intelectuais — aqueles que usam mais o cérebro do que o corpo, e que são maioria na sociedade pós-industrial —, as melhores sacadas podem brotar na hora em que não têm absolutamente nada a fazer, a não ser deixar a mente viajar. Mas não é preciso forçar esse estado de letargia. Ele vem naturalmente, quando a pessoa consegue relaxar, algo difícil na era do consumismo e da informação.

— Podemos gastar nosso tempo livre com atividades que não nos cansam ou alienam, mas que nos excitam. Os despertadores e burocratas são os maiores inimigos do ócio criativo — diz o autor, no seu best-seller O Ócio Criativo, afirmando que "só que as pessoas, consumidas pelo trabalho, não percebem como aproveitam mal seu tempo livre. Não lembram sequer que têm direito a ele."

Fonte Zero Hora

Cirurgia bariátrica melhora expectativa de vida e ajuda no controle de doenças relacionadas à obesidade

Documento divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica destaca também que cirurgia reduz também o risco de morte prematura em obesos


Um documento divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica revelou que os benefícios da cirurgia de redução do estômago vão muito além do controle de peso dos pacientes com obesidade mórbida.

De acordo com o documento, que tem como base a análise de relatórios de estudos clínicos e informações da Agência do Governo dos Estados Unidos de Investigação de Saúde e Qualidade de Vida, a operação reduz em 35% o risco de morte prematura e melhora em 89% a expectativa de vida do paciente. Outro benefício do procedimento é a melhora ou controle de 30 doenças relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, e apneia do sono.

No caso do diabetes tipo 2, 90% dos pacientes conseguem controlar a doença após a cirurgia bariátrica. Três tipos de operação se mostram eficientes no controle do diabetes. Segundo o o cirurgião bariátrico Roberto Rizzi, todas elas criam um atalho para o alimento, que é desviado do duodeno e chega antes à parte final do intestino.

— Esse desvio altera a secreção de alguns hormônios intestinais, como o GLP-1, cujo aumento estimula a produção de insulina, resultando na melhora ou até mesmo no controle do diabetes tipo 2 — explica Rizzi.

O estudo mostra ainda que a cirurgia reduz em 60% o risco de desenvolvimento de câncer, a apneia obstrutiva do sono é reduzida em 85% dos pacientes e o risco de desenvolver doença arterial coronariana cai em 56%.

A diminuição do estômago é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40kg/m² em homens e mulheres com mais de 18 anos. O procedimento pode ser recomendado, ainda, se o IMC estiver entre 35kg/m² e 40kg/m² e o paciente em questão tiver diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas à obesidade. Nos casos em que o IMC do paciente fica entre 35 e 40 é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se a cirurgia bariátrica é recomendável.

— A cirurgia bariátrica é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais — destaca o cirurgião.

Fonte Zero Hora

Própolis vermelha pode eliminar células leucêmicas

Estudo pode contribuir para a criação de medicamentos no futuro, mas caminho é longo


Desde 1995, o professor Yong Park, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, tem dedicado especial atenção às propriedades da própolis brasileira. Durante esse período, pesquisas conduzidas por ele e sua equipe classificaram 12 grupos dessa substância natural e constataram que ela possui atividades antimicrobianas, anticancerígenas e anti-HIV, para ficar em apenas três exemplos.

Mais recentemente, estudo coordenado por Park classificou um 13º grupo, constituído pela chamada própolis vermelha, que ocorre somente no Nordeste. Ensaios in vitro desenvolvidos nos laboratórios da FEA em colaboração com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) comprovaram que este último é capaz de induzir a apoptose (morte programada) em células leucêmicas humanas. O resultado do trabalho abre perspectiva para futuros ensaios pré-clínicos.

Embora relevante, a pesquisa coordenada por Park ainda está longe de propiciar o desenvolvimento de uma droga para combater a leucemia, como adverte o farmacêutico Gilberto Carlos Franchi Júnior, integrante da equipe. De acordo com Franchi, ainda é preciso cumprir um longo caminho até chegar a esse objetivo.

— O desafio é identificar e isolar a substância que tem o efeito citotóxico. Depois, é preciso fazer os testes pré-clínicos e clínicos. Por enquanto, o que nós fizemos foi constatar a atividade da substância no combate às células leucêmicas e comprovar que a ação da própolis vermelha é maior do que a da própolis verde, que é a mais comum no Brasil — explica o pesquisador.

Os cientistas coletaram a própolis vermelha em colmeias localizadas nas proximidades da costa e de rios nordestinos. Conforme o professor Park, foi observado que as abelhas coletavam o exsudato vermelho (substância resinosa) da superfície da planta Dalbergia ecastophyllum, conhecida popularmente como rabo-de-bugio. Tanto a própolis quanto o exsudato foram analisados e ambos apresentaram similaridade entre seus componentes químicos. Em seguida, os extratos etanólicos das própolis vermelha e verde foram testados, in vitro, em células leucêmicas humanas. Ambos demonstraram capacidade de eliminar as células leucêmicas, mas a própolis vermelha apresentou um efeito mais eficaz.

O resultado do trabalho foi publicado no periódico científico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (eCAM) e provocou grande interesse por parte dos pesquisadores da área. Uma das consequências dessa repercussão foi o contato do site Global Medical Discovery Series, que selecionou o mesmo artigo para ser publicado na sua próxima edição. O portal dedica-se especialmente à divulgação de estudos científicos que podem contribuir para o desenvolvimento de futuros medicamentos.

Fonte Zero Hora

Radioterapia contra câncer de mama pode aumentar risco de doenças cardíacas

No entanto, o tratamento continua sendo uma boa opção na luta contra a doença

Mulheres que tiveram câncer de mama no lado esquerdo do corpo e que foram tratadas com radioterapia precisam ficar mais atentas à saúde cardíaca. Segundo estudo publicado no Journal of Clinical Oncology e realizado por pesquisadores da University of North Carolina e do Lenox Hill Hospital, ambos nos Estados Unidos, essas mulheres podem ter maior risco de desenvolverem estreitamento das artérias que levam sangue ao coração. 

A conclusão foi obtida através da análise de 8.190 mulheres suecas que tiveram câncer de mama entre 1970 e 2003. Dessas, 199 passaram por angiografia coronária, o que sugere uma doença do coração considerável. O estreitamento das artérias coronárias (chamado de estenose) é classificado em uma escala de zero a cinco, onde zero indica um vaso sanguíneo saudável, enquanto cinco indica um vaso sanguíneo bloqueado. 

Quando os pesquisadores compararam mulheres que passaram por radioterapia do lado esquerdo do corpo contra aquelas que receberam do lado direito, descobriram que a ocorrência de estenose entre os graus três e cinco nas artérias do lado esquerdo era 4,38 vezes maior nas que receberam radioterapia do lado esquerdo. Já a incidência de estreitamentos de níveis quatro ou cinco foi de 7,22 vezes maior para essas mesmas mulheres. 

Os resultados também mostraram que, nas mulheres que receberam radiação em áreas próximas às artérias do coração, ou seja, em áreas de alto risco, o risco de um estreitamento de grau três a cinco foi quase duas vezes maior do que naquelas que passaram por radiação em áreas de baixo risco ou que não fizeram radioterapia. 

Como a radioterapia ainda é uma das melhores formas de tratamento, os pesquisadores ressaltam que essas mulheres que passaram pela radiação do lado esquerdo devem estar mais atentas ao risco cardíaco, devendo acompanhar essa questão mais de perto junto ao seu médico. 

 

Efeitos adversos do tratamento do câncer de mama

É difícil limitar os efeitos do tratamento do câncer apenas às células cancerosas que são retiradas ou destruídas. Como as células e tecidos sadios também podem ser afetados, o tratamento frequentemente causa efeitos adversos, que variam para cada indivíduo e para cada tipo de tratamento. A seguir, o ginecologista e mastologista Roberto Hegg fala mais sobre eles: 

Cirurgia: causa dor e uma maior sensibilidade no local da operação. A retirada de uma mama pode eventualmente causar um desvio de peso da mulher com conseqüente desbalanço especialmente se a mulher tem mamas grandes que pode causar desconforto no pescoço e na região dorsal da mulher. Após uma mastectomia, algumas mulheres apresentam alguma redução na força e na limitação dos movimentos transitoriamente. 

Radioterapia: o efeito adverso mais comum é a fadiga e que na região tratada a pele se torne vermelha, seca, sensível e pigmentada. Ao final do tratamento a pele poderá se tornar úmida e com drenagem de secreção. É indicado que por um período a paciente vista roupas de algodão mais largas e consulte seu médico antes de utilizar qualquer produto sobre a área tratada. 

Quimioterapia: normalmente neste tratamento as drogas afetam as células sanguíneas. Perda de apetite, náusea e vômitos ou ulcerações na boca também podem ocorrer. Como resultado da quimioterapia, os pacientes também podem apresentar perda de cabelo. Esses efeitos adversos geralmente desaparecem durante o período de recuperação ou após a suspensão do tratamento. Com a quimioterapia moderna, raramente os efeitos adversos duram muito tempo. 

Terapia hormonal: pode causar vários efeitos adversos, que dependem em grande parte da droga específica ou do tipo de tratamento, podendo variar de paciente para paciente. O tamoxifeno é o tratamento hormonal mais frequente, e pode causar acessos de calor, secreção ou irritação vaginal e ciclos irregulares, portanto mulheres que fazem uso deste hormônio devem discutir com seu médico sobre métodos de controle. 

Fonte Minha Vida

Quiz: Você sabe prevenir e tratar a diarreia?

Hidratação e consumo de um tipo especial de fibras auxilia a recuperação

Quem nunca se arrependeu de ter consumido um lanche das barraquinhas de rua? Às vezes, única opção na hora da fome e da pressa, esses alimentos são mantidos sem a conservação e a higiene adequadas, favorecendo a proliferação de microorganismos causadores de desarranjos intestinais.

Salmonella, Shiguella, Escherichia coli e Campylobacter estão entre os principais causadores de diarréia, de acordo com a gastrocirurgiã Gilmara Silva Aguiar Yamaguchi, do Hospital Santa Cruz, em São Paulo.

Úlceras, inflamações intestinais, infecções (até mesmo AIDS), câncer, doenças que prejudicam a digestão e absorção de alimentos também estão relacionados ao problema, geralmente resolvido pelo organismo sem a necessidade de medicamentos.

"Mas é necessário mudar alguns hábitos na fase em que seu corpo está ocupado em se livrar das toxinas", afirma a médica.

Fonte Minha Vida

Reino Unido não vê provas que justifiquem retirada de próteses de mama da marca francesa PIP

França recomendou retirar implantes porque eles apresentam maior risco de romper

O ministro da Saúde britânico, Andrew Lansley, disse nesta quarta-feira (4) que até o momento não encontram evidências que justifiquem a retirada das próteses mamárias da marca francesa Poly Implant Prothèse (PIP).

Lansley declarou à BBC que "a evidência arrasadora continua respaldando o conselho dado previamente às mulheres".

- Não é recomendável que de forma rotineira as mulheres retirem os implantes já que o risco associado a uma operação deste tipo ultrapassa o benefício da remoção.

Em 2010, as autoridades francesas detectaram que as próteses foram fabricadas com gel de silicone diferente do declarado e avaliado para obter o certificado de comercialização na União Europeia.

No Reino Unido, a Agência de Regulação de Produtos de Saúde e Medicamentos (MHRA, na sigla em inglês) indicou que o risco de rompimento do implante era de 1%, ao invés do percentual de 5% estimado pela França.

Em 21 de dezembro, a MHRA anunciou que não recomendaria a retirada por não ter achado provas de uma relação dos implantes com um tipo de câncer.

No último sábado (31), o Executivo britânico informou que avaliaria o risco desses implantes após ter recebido novos dados que não haviam sido comunicados à MHRA.

O ministro da Saúde indicou que espera que no fim de semana os analistas possam ter já números confiáveis sobre a qualidade dos implantes. No Reino Unido estima-se que 40 mil mulheres têm próteses de silicone da marca Poly Implants Prothéses, incluindo centenas que se submeteram a cirurgia de reconstrução do peito pelo Serviço de Saúde Nacional (NHS).

No Brasil, representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Ministério da Saúde se reúnem, no próximo dia 11, com integrantes da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na tentativa de aprovar um protocolo de atendimento para brasileiras que utilizam a prótese mamária da marca francesa PIP.

Fonte R7

Mulheres fumantes são mais suscetíveis a doenças cardíacas do que os homens

Elas extraem maior quantidade de elementos cancerígenos do cigarro, segundo estudo

Um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o fumo faz mais mal à mulher do que ao homem.

Mesmo àquelas que fumam em menor quantidade estão mais suscetíveis a ter doenças coronárias do que os homens. Segundo os cientistas, a explicação dessa maior sensibilidade do sexo feminino ao fumo estaria nas diferenças fisiológicas entre as mulheres e os homens.

Por causa dessas diferenças, concluíram os especialistas, elas extraem maior quantidade de elementos cancerígenos e outros agentes tóxicos a partir da mesma quantidade de cigarro dos homens.

O estudo concluiu que as chances das mulheres contraírem câncer no pulmão é maior do que os homens.

O dado triste da pesquisa foi a constatação de que o ato de fumar estaria aumentando entre as mulheres jovens de países de baixa ou média renda. Ou seja, justamente aquelas que não têm condições de frequentar bons centros de saúde.

Fonte R7

Conheça os alimentos que ajudam a combater a obesidade infantil

Verduras legumes
Estudo do IBGE mostra que em 20 anos os casos aumentaram muito no Brasil

Um estudo divulgado pelo IBGE aponta que os casos de obesidade infantil aumentaram vertiginosamente em 20 anos. Crianças, meninos e meninas, entre 5 e 9 anos estão acima do peso. Diante desse quadro, a obesidade vem sendo tratada como uma enfermidade crônica.

Tudo leva a crer que um dos responsáveis por esse excesso de peso é a vida moderna.

Segundo dados do IBGE, quase 50% dos adolescentes comem fora de casa e esse cardápio é rico em açúcar e gorduras saturadas como pizza, refrigerantes, alimentos fritos, assados ou industrializados. Esses alimentos têm grande quantidade energética e poucos nutrientes.

A obesidade também é causada por fatores genéticos, psicossociais, metabólicos e endócrinos.

O estudo identificou que existe também uma tendência de membros de uma mesma família possuir o mesmo IMC (índice de massa corporal). Isso leva a crer que os genes contribuem para o desenvolvimento da obesidade.

Uma criança é considerada obesa quando seu peso ultrapassa em 15% o peso médio correspondente à sua idade.

Para evitar a obesidade infantil o recomendado é o consumo equilibrado dos seguintes grupos de alimentos:

Reguladores: frutas, verduras e legumes.

Energéticos: cereais, pães, macarrão, batata, mandioca, farinhas integrais .

Construtores: carnes magras, peixes, ovos, leite, feijão, ervilha, lentinha, grão-de-bico e soja.

Fonte R7

Entenda o tratamento que Lula vai fazer a partir de hoje

Método usa radiação para destruir tumor e impedir aumento de células cancerígenas

O ex-presidente Lula começa nesta quarta-feira (3) o tratamento de radioterapia para combater um câncer na laringe. O método consiste no uso de radiações para destruir um tumor ou impedir que células cancerosas aumentem. A definição é do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Abaixo, tire suas dúvidas sobre o tratamento com as perguntas mais comuns sobre o tema, produzidas pelo Inca.

O que é radioterapia?
É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Quais os benefícios da radioterapia?
Metade dos pacientes com câncer é tratado com radiações, e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada, ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Como é feita a radioterapia?
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente. Para programar o tratamento, é utilizado um aparelho chamado simulador. Através de radiografias, o médico delimita a área a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. Para que a radiação atinja somente a região marcada, em alguns casos pode ser feito um molde de gesso ou de plástico, para que o paciente se mantenha na mesmo posição durante a aplicação. O paciente ficará deitado sob o aparelho, que estará direcionado para o traçado sobre a pele. É possível que sejam usados protetores de chumbo entre o aparelho e algumas partes do corpo, para proteger os tecidos e órgãos sadios.

Quais os possíveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando surgirem?
A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área radiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado. Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são cansaço, perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos e reação da pele.




Fonte R7

Laboratório é multado por testar vacina em crianças na Argentina

Justiça argentina determinou pagamento de multa por irregularidades

A Justiça argentina rejeitou a apelação do laboratório americano GlaxoSmithKline e determinou o pagamento de uma multa de US$ 230 mil por irregularidades cometidas nos testes de uma vacina em crianças de famílias pobres, informou uma fonte judicial nesta terça-feira (3).

A sanção também atinge dois médicos e está relacionada com falhas em testes clínicos realizados entre 2007 e 2008 nas províncias de Santiago del Estero (norte), Mendoza e San Juan (noroeste), para monitorar o desenvolvimento de uma vacina contra a pneumonia e a otite média.

O laboratório e os dois pesquisadores "não cumpriram com os requisitos legais básicos para levar adiante os testes em quase 14.000 crianças", segundo a investigação realizada pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT).

O órgão determinou o pagamento de uma multa, decisão da qual a empresa apelou, mas foi finalmente confirmada pelo juiz da comissão econômica Marcelo Aguinsky, informou um porta-voz dessa comissão.

Segundo a ANMAT, foram detectadas falhas no procedimento de obtenção do consentimento, violando os direitos dos pacientes, lembrou o órgão em comunicado divulgado nesta terça-feira.

O caso tornou-se público devido a uma investigação realizada pelo jornal Clarín em 2007, que revelou que vários dos pais de crianças inoculadas em Santiago del Estero eram analfabetos e não compreendiam os termos científicos incluídos no formulário que assinavam para concordar com o estudo.

A ANMAT esclareceu que nenhuma morte foi causada pelos testes e que "a vacina encontra-se aprovada e em vigor em mais de 80 países (entre os quais a própria Argentina)".

A Federação Sindical de Profissionais de Saúde da Argentina (Fesprosa), citada pela imprensa local, disse que no país "não há figura do código penal que castigue os pesquisadores imorais", e portanto, "os culpados por usarem nossas crianças como porquinhos da índia nem sequer passarão por um julgamento".

Fonte R7

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - Famuc/MG

A Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc), Minas Gerais, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Assistente Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições:
De 24 de fevereiro a 26 de março, pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos
.

Valor:
R$ 35,00.

Remuneração:
De R$ 799,08 a R$ 851,24.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012.

Concurso Prefeitura de Silveira Martins - RS 2012

O gestor do município de Silveira Martins, no Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Administração, publicou edital de concurso público para provimento dos cargos de Inspetor Tributário, Instrutor de Esportes, Médico, Supervisor Escolar e Assistente Social do Quadro Geral da Prefeitura. As inscrições já se encontram abertas.

Serão oferecidas 03 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior com salários variados entre R$ 832,77 a R$ 2.666,78, para carga horária de 20 e 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 17 de janeiro de 2012, de  segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 15:00 horas, sem fechar ao meio dia, na Secretaria Municipal de Administração - Rua 21 de abril, n° 163. A taxa varia de R$ 60,00 e R$ 90,00.

As provas serão realizadas na cidade de Silveira Martins/RS, em datas, horários e locais a serem divulgados na Secretaria Municipal de Administração - Rua 21 de abril, n° 163.

O concurso terá validade por até 02 anos a contar da data de homologação dos resultados.

Concurso Prefeitura de Utinga - BA 2012

Estão abertas as inscrições do concurso público de Provas e Títulos para o provimento de cargos vagos na Prefeitura de Utinga, Estado da Bahia. O concurso de Utinga oferece 563 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 2.490,00, para carga horária de 20 e 40h semanais. Confira o edital.

Cargos
As chances são para Arquivologista, Assessor Técnico do Meio Ambiente, Controlador Geral do Município, Nutricionista, Agente de Vigilância Sanitária, Fiscal de Meio Ambiente, Assistente de Consultório Odontológico, Técnico em Enfermagem, Assistente de Almoxarifado, Assistente Administrativo, Assistente de Arquivos, Assistente de Biblioteca, Assistente de Programas Sociais, Assistente Tributário, Fiscal de Tributos, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Jardineiro, Pedreiro, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar Operacional de Cozinha Hospitalar, Auxiliar Operacional de Limpeza Hospitalar, Coveiro, Auxiliar Operacional de Lavanderia Hospitalar e Professor.

Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 09 de janeiro de 2012 no Município de Utinga, exclusivamente pela Internet no seguinte endereço eletrônico: http://www.suprematecnica.com.br/. O Infocentro, situado na Praça Antonio Muniz Centro - Utinga, Bahia, também está franqueado para receber inscrições, no horário das 8 horas às 12 e das 14 às 17 horas.

Taxas
As taxas de inscrição variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Utinga e ocorrerão em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet no endereço eletrônico http://www.suprematecnica.com.br/.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Campinápolis - MT

A Prefeitura de Campinápolis, Estado de Mato Grosso, lançou edital de concurso público de provas e títulos para o provimento de várias vagas em diversos níveis de escolaridade. A realização do concurso público ficará sob a responsabilidade da ACPI - Assessoria, Consultoria, Planejamento & Informática LTDA.

São 77 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior com vencimentos de até R$ 8.000,00, por jornadas de trabalho de 24 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Contador, Assistente Jurídico, Coordenador PROCON Municipal, Professor, Agente Administrativo, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Fisioterapia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X, Técnico em Informática, Assistente Jurídico, Contador, entre outros.

Inscrições e Taxas
Os candidatos podem fazer a inscrição presencial, com auxílio de um servidor autorizado, na Prefeitura Municipal de Campinápolis - Departamento de Tributos - Avenida Benônico José Lourenço, 2170, Setor União, Campinápolis - MT - até o dia 23 de janeiro de 2012. As taxas variam entre R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para médio e de R$ 100,00 para superior.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas, provavelmente, no dia 05 de fevereiro de 2012, pela manhã, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados por edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: www.acpi.inf.br e http://www.pmcampinapolis.com.br/. Os candidatos poderão também conferir essas informações no mural da Prefeitura.  A divulgação do gabarito será no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino.

Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da Administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Castelo ES 2012

Anunciado edital (nº 001/2011) para realização de concurso público na Prefeitura de Castelo, Estado do Espírito Santo. O concurso oferta 216 vagas para preenchimento imediato, além de formar cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar à R$ 6.677,55.
As oportunidades oferecidas são para Advogado, Médico do Trabalho, Professor de Língua Portuguesa, Enfermeiro, Cirurgião Dentista, entre outras. Para participar do concurso, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, ter 18 anos na data da posse, escolaridade completa ou habilitação exigida como pré-requisito.

Os interessados podem fazer o cadastro pelo site da organizadora http://www.gualimpconsultoria.com.br/, até o dia 16 de janeiro de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 50,00 dependendo do cargo escolhido.

A seleção terá duas etapas: prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 04 de março de 2012, nos turnos da manhã e da tarde, no município de Castelo; e prova de títulos.

Os Títulos deverão ser apresentados no período de 11 a 13 de abril de 2012, via SEDEX, para a sede da Gualimp – Assessoria e Consultoria Ltda, para a devida avaliação. O endereço é: Rua Manoel Alves de Siqueira, 41, Bairro Bela Vista, Guaçuí-ES – CEP 29.560-000.

O prazo de validade deste Concurso Público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Aceguá - RS 2012

A Prefeitura de Aceguá, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital Nº 01/2012 de concurso público ao provimento dos cargos e empregos públicos, que integram o quadro de vagas do Município. Serão ofertadas 10 vagas mais formação de cadastro reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 565,50 a R$ 6.530,83, para carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso será executado pela Sellector Concursos.

Cargos
As vagas são para Administrador, Advogado, Auxiliar de Saúde, Bioquímico, Contador, Eletricista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Informata, Médico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Oficial Administrativo, Operador de Máquina, Psicopedagogo, Ronda, Servente Merendeira, Serviços Gerais, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Professor, Agente Comunitário, Auxiliar de Consultório Dentário, Enfermeiro PSF, Médico do PSF, Odontólogo PSF e Técnico em Enfermagem PSF.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser realizadas, através do site http://www.sellector.com.br/, até o dia 16 de janeiro de 2012. As taxas variam entre R$ 30,80 a R$ 92,40.

Provas e Gabaritos
O concurso público consistirá de exames de conhecimentos, mediante aplicação de Provas Objetivas, Provas Práticas, Esforço Físico e Provas de Títulos.

As provas objetivas estão agendadas para 05 de fevereiro de 2012, em locais e horários ainda a serem divulgados. Já a prova prática será aplicada no dia 11 de março de 2012.

Validade
O concurso terá validade por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal e através de Decreto do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Magé - RJ 2012

Foi lançado edital (Nº 01/2011) de concurso público da Prefeitura de Magé, Estado do Rio de Janeiro. O certame está oferecendo 2.354 vagas distribuídas entre as funções de ensino fundamental incompleto a ensino superior, com jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Vagas, cargos, salários e taxas

Estão sendo disponibilizadas 667 vagas para o ensino fundamental incompleto e 155 para ensino fundamental completo, com o salário inicial de R$ 675,00, para as funções de Agente de Obras Publicas, Agente de Serviços Gerais, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Merendeira, Pintor, Porteiro e Zelador (Vigia), todas com exigência de nível fundamental incompleto. Já para nível fundamental completo os cargos são de Agente de Transito, Eletricista de Automóvel, Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Motorista I. A taxa de inscrição para esse nível de escolaridade é de R$ 40,00.
Para quem tem formação técnica de nível médio estão sendo abertas 814 vagas, com salário inicial de R$ 675,00, para as funções de Agente Administrativo I, Estimuladora, Inspetor de Aluno, Técnico em Enfermagem, Topógrafo I e Professor II. O valor da taxa de inscrição para tais cargos é de R$ 50,00.
As outras 718 vagas são para os cargos que exigem nível superior, com salário de até R$ 2.700,00. Nesse grupo enquadram-se os cargos de Administrador I, Assistente Social I, Biólogo I, Buco-Maxilo-Facial I, Contador, Endodontista I, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental I, Engenheiro Civil I, Engenheiro Florestal I, Engenheiro Químico I, Engenheiro Sanitarista, Fisioterapeuta I, Fonouadiólogo I, Geólogo I, Médico (várias especialidades), Nutricionista I, Odontólogo, Odontopediatra I, Psicólogo, Procurador I, Professor (várias disciplinas), Sociólogo I e Terapeuta Ocupacional I. Quem optar por um dessas áreas, deverá pagar taxa de inscrição de R$ 70,00.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas de 3 a 29 de janeiro de 2012, no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (http://www.funcab.org/), responsável pela seleção deste concurso.

Foram criados dois postos de atendimentos para pessoas que não tem acesso a internet, disponibilizando computadores com impressora para realização das inscrições, localizados no saguão da sede da Prefeitura de Magé localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha S/N, e na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Habitação e Geração de Renda localizada na Avenida Santos Dumont, 1° Módulo da Rodoviária.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 12 de fevereiro e 4 de março de 2012. As informações sobre os locais e os horários de aplicação das Provas Objetivas e demais etapas serão disponibilizadas nos Postos de Atendimento, e no portal http://www.funcab.org/ com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da data de suas realizações.

O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia 14 de fevereiro de 2012.

Validade

O prazo de validade do presente Concurso Público é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Cachoeira do Piriá - PA 2012

A Prefeitura de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará, tornou acessível o seu mais novo edital de concurso público para preenchimento de 503 vagas nos diversos níveis de escolaridade no serviço público municipal. O certame será executado através do instituto Bezerra Nelson Ltda, cujo site estará apto para receber inscrições a partir de 06 de janeiro de 2012.

São ofertadas 503 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração está oscilando entre R$ 565,00 a R$ 2.830,00, para carga horária que gira em torno de 25 a 40h semanais.
Do total de vagas, serão 5% reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais, desde que enviem laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença-CID, bem como a provável causa da deficiência e a compatibilidade com o exercício do cargo.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira,  Servente, Vigia, Mecânico de Veículos e Máquinas, Motorista Veículos Leves, Motorista Veículos Pesados, Operador de Equipamentos Leves, Operador de Motoniveladora,  Operador de Pá Mecânica, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Microscopista, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Professor do Peti,  Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista,  Odontólogo, Psicólogo e entre outros.

Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site http://www.ivin.com.br/, até o dia 05 de fevereiro de 2012.

A taxa de inscrição será de:
R$ 35,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 50,0 para nível médio;
R$ 70,00 para nível superior.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na cidade de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará, possivelmente no dia 26 de fevereiro de 2012. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora (http://www.ivin.com.br/), com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. O gabarito será divulgado na data prevista de 26 de fevereiro de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, a critério do Município de Cachoeira de Piriá, Estado do Pará.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Senador Cortes - MG 2012

Estarão abertas as inscrições do concurso público para provimento de cargos efetivos da Prefeitura de Senador Cortes, Estado de Minas Gerais. O concurso será realizado através da empresa ECAP - Consultoria Ltda.

São 83 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.738,46, para carga horária de 08 a 40h semanais. Cinco por cento (5%) do número de vagas de cada cargo ofertado, desprezadas as frações, ficam reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos
As vagas a serem providas são para médico, fonoaudiólogo, auxiliar de serviços gerais, secretário escolar, professor, pedreiro, auxiliar de pedreiro, operador de máquina leve, motorista, operário, agente de limpeza, auxiliar de mecânico, auxiliar de serviços internos e externos, operador de máquina pesada, agente administrativo e monitor de creche.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições presenciais no período de 05 de março a 27 de abril de 2012, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 13h00min às 16h00min, na sede da Prefeitura Municipal, na Avenida Antonio de Souza Rabelo, 179, Centro, Senador Cortes - MG, ou pela internet no endereço eletrônico: http://www.ecapconsultoria.com.br/, até às 23h59min do dia 27 de abril de 2012 (horário oficial de Brasília-DF).

As taxas de inscrição variam entre R$ 44,76 a R$ 173,85.

Provas
A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será  realizada provavelmente no dia 03 de junho de 2012, em local e horário que serão  estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site http://www.ecapconsultoria.com.br/.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados no  site http://www.ecapconsultoria.com.br/ no dia 04 de junho de 2012.

Concurso Prefeitura de Paulistas - MG 2012

A Prefeitura de Paulistas, Estado de Minas Gerais, estará com inscrições abertas, no  período de 13 de fevereiro a 16 de março, para o concurso público destinado ao provimento efetivo de vários cargos. A seleção dos candidatos está a cargo da Empresa Sergio Bassi & Consultores Associados, que se incumbirá de elaborar, aplicar e corrigir as provas, bem como divulgar os resultados. Confira o edital.

Serão oferecidas 39 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 7.810,55, por jornadas de trabalho de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Fiscalização Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Vigilância Epidemiológica, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Professor de 1° ao 5° ano, Assistente Social, Enfermeiro, Especialista da Educação, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Português e Psicólogo.

Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal de Paulistas, na Rua Bias Fortes, n° 30, Centro – Paulistas, das 08h às 11h e das 13h às 17h. Via internet, os interessados poderão se inscrever no site http://www.sergiobassi.com.br/ entre 08h do dia 13 de fevereiro às 17h do dia 16 de março de 2012.

Taxas
As taxas variam entre R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 15 de abril de 2012, a  partir de 08h, para os candidatos inscritos nos cargos de escolaridade Elementar, Médio e Superior. Os locais e horários serão divulgados oportunamente.

Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48h, a partir do dia seguinte ao de aplicação das provas. Os candidatos poderão ter acesso ao mesmo pela internet (http://www.sergiobassi.com.br/, http://www.paulistas.mg.gov.br/) e na sede da Prefeitura Municipal de Paulistas.

Validade
O prazo de validade inicial do concurso, na forma da Legislação Municipal própria, será de 2 anos, a contar da data de sua homologação.

Saiba mais

Concurso COREN - MG

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais – COREN/MG, abriu edital de concurso público de provas para o preenchimento de 08 vagas mais cadastro de reserva. O Concurso será realizado sob a responsabilidade da TR ASSESSORIA PÚBLICA LTDA.

As vagas oferecidas são para os profissionais de níveis médio e superior com salários variados entre R$ 1.000,00 a R$ 3.700,00, para carga horária de 20, 30 e 40h semanais.

Cargos
Nível Médio: Almoxarife e Técnico em Contabilidade.
Nível Superior: Analista De Recursos Humanos, Assessor de Comunicação, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro Fiscal e Procurador.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 13 de janeiro de 2012, através do site http://www.trconcursos.com.br/. A taxa de inscrição será de R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 70,00 para nível superior.

Provas
As provas serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG, provavelmente no dia 05 de fevereiro  de 2012, domingo, no horário e local a serem oportunamente informados por meio do CDI, que deverá ser impresso pelo candidato.

Os gabaritos serão divulgados na portaria do COREN/MG (sede e seções), no site http://www.trconcursos.com.br/ até o 2º dia subseqüente ao da aplicação da prova.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período, a critério do COREN/MG.

Concurso Prefeitura e SAAE de Bandeirantes - MS

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade de Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul. O certame será realizado pelo IDAGEM.
São ofertadas 27 vagas de nível Fundamental e Superior com faixa remuneratória entre R$ 577,50 e R$ 6.633,56 e jornada de trabalho de 20h e 40h semanais, de acordo com o cargo.

Cargos para a Prefeitura

- Nível Superior - Advogado, Assistente Social, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Médico, Médico Veterinário, Professor de Artes Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, Professor de Educação Física do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano, Professor Regente de Educação Infantil, Professor Regente de Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Psicólogo;
- Nível Fundamental - Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde e Tratorista;

Cargos para o SAAE

- Nível Superior - Químico.
- Nível Fundamental - Encanador.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via INTERNET nos endereços do IDAGEM e no da Prefeitura de Bandeirantes (http://www.idagem.com.br/ e http://www.bandeirantes.ms.gov.br/), até o dia 06 de janeiro de 2012.
Os pretendentes a um dos cargos de nível superior pagarão taxa de R$ 90,00 e os candidatos aos cargos de nível fundamental completo e incompleto pagarão R$ 40,00.

Provas
A previsão oficial é de as provas escritas sejam aplicadas no dia 05 de fevereiro de 2012, data a ser confirmada, juntamente com o local e horário.

O Gabarito Oficial Preliminar com as respostas será divulgado em no máximo 48 horas após a realização das Provas Escritas. Todas essas informações poderão ser obtidas nos mesmos sites utilizados para inscrição.

Validade
O prazo de validade inicial do concurso será de 02 anos, a contar da data da homologação do seu resultado.

Saiba mais

Concurso UFSC 2012

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para o concurso público 130/2011, destinado à contratação de Professor Adjunto e Assistente. No total, serão ofertadas 59 vagas para docentes, que deverão desempenhar suas atribuições nos campi de João David Ferreira Lima (Florianópolis), Araranguá e Joinville.

A remuneração para Professor Assistente será de R$ 2.145,04 (20h) e R$ 4.955,59 (40h); para Adjunto, R$ 2.670,30 (20h) e R$ 7.637,67 (40h com Dedicação Exclusiva);

Segundo a instituição, as oportunidades serão para os Centros de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Comunicação e Expressão, Ciências Jurídicas, Ciências da Saúde, Desportos, Ciências da Educação, Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Físicas e Matemáticas, Socioeconômico e Tecnológico e os contratos serão firmados em regime de trabalho de 20h, 40h e 40h com Dedicação Exclusiva.

Das Inscrições
As inscrições estão abertas até 27 de janeiro de 2012, pelo site http://www.prdhs.ufsc.br/, até o limite das 20h do último dia, e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 70,00 a R$ 110,00, conforme cargo e jornada de trabalho.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador e impressora no Departamento de Desenvolvimento de Potencialização de Pessoas (DDPP) no horário das 14h às 18h, de segunda à quinta-feira.

Das Provas
A previsão é de que os concorrentes às vagas de Adjunto sejam submetidos a prova escrita, didática, apresentação oral e arguição do memorial descritivo e do projeto de atividade acadêmica. Além dessas fases, os inscritos nessa classe passarão por exame de títulos e prova prática. Já para a classe de Assistente, o concurso compreenderá prova escrita, prova didática e exame de títulos.

Da Validade
O prazo de validade inicial do concurso será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a pedido do Chefe de Departamento de Ensino ou Diretor do Campus ao qual se vincula o concurso.

Prefeitura de Rio do Sul (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rio do Sul, Estado de Santa Catarina, está com edital aberto para contratação em caráter temporário de Médico, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem. As vagas são para atuar na Estratégia de Saúde de Família, com carga horária de 40 horas semanais e salários oscilando entre R$ 1.750,83 (Técnico em Enfermagem), R$ 2.864,27 (Enfermeiro) e R$ 8.592,82 (Médico).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no Portal do RH (www.riodosul.sc.gov.br/rh), e entregar com os documentos relacionados no edital, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, na Rua Tuiuti, nº. 154, entre 7h30min e 13h30min, até o dia 10 de janeiro de 2012.

A Prova Objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) será realizada provavelmente no dia 16 de janeiro de 2012, em local e horário divulgados no dia 11 de janeiro de 2012, juntamente com a relação de inscritos. O gabarito das provas estará disponibilizado no site do Município de Rio do Sul, no dia 17 de janeiro de 2012.

Além desta seleção, a Secretaria de Saúde possui vagas para médico clínico geral e psiquiatra. Os interessados devem enviar currículo através do e-mail sau.rh@riodosul.sc.gov.br..

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de publicação do Decreto de homologação final, podendo, a critério da administração, ser prorrogado uma única vez, por igual período.