Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

13 alimentos que controlam o colesterol alto

Esta turma equilibra as taxas e mantém longe as doenças do coração

A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Mas o contrário até pode acontecer: há quem aprenda a montar pratos saudáveis e, desta forma, passe longe da farmácia. A seguir, confira a lista de alimentos, para encampar uma batalha contra o colesterol alto e sair vencedor (sem, é claro, abrir mão de comer bem).

Peixes: Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. "A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Aveia: Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). "A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Oleaginosas: Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
 
Chocolate amargo: O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres. Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

Azeite: É fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Alcachofra: Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. "Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas", explica a nutricionista nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Laranja: Ela não é boa só para gripes e resfriados. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, e publicado na revista American Heart Association, concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Vinho: A ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. "A maioria dos efeitos protetores do vinho tinto são atribuídos aos flavanoides, que possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária", diz Ana Maria.
 
Linhaça: a semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.
 
Canela: pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante no combate ao colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

Soja: Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração: "ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

Açaí: Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto. Cada 100g do fruto tem 262 calorias. "O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta", sugere Robert Stella. Gorduras: 52%, Fibras: 25%, Proteínas: 10%.

Chá: principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

Fonte Minha Vida

Vietnamita é operado para retirada de tumor de 90 kg na perna

tumor perna 90 kg 450x338
Homem já teve parte da perna amputada e cirurgia tem 50% de chance de dar certo

Um vietnamita com tumor de 90 kg na perna direita entrou nesta quinta-feira (5) na sala de cirurgia para tentar readquirir a normalidade perdida há quatro anos em uma operação com 50% de possibilidades de sucesso.

Os médicos amputaram parte da perna direita do jovem quando ele tinha 17 anos, mas o tumor continuou crescendo até deixá-lo de cama pelas grandes dimensões do tumor.

McKay McKinnon, cirurgião americano que fez procedimentos similares em outros países dirige a equipe médica que começou a intervenção nesta manhã no France - Vietnam Hospital de Ho Chi Minh (antiga Saigon).

O paciente, Nguyen Duy Hai, de 31 anos, conversou com ao site TuoiTreNews antes da operação.

- É normal que as pessoas temam a morte e eu não sou exceção. Mas quando soube que o médico McKinnon havia retornado ao Vietnã para dar-me uma nova vida, eu recuperei as esperanças.

Fonte R7

Fabricante francês de próteses mamárias PIP também fez implantes masculinos

implante pip 450x320
Jornal diz que a empresa desenvolveu implantes de de testículos e glúteos para homens

O fabricante francês Poly Implant Prothèse (PIP), processado por elaborar próteses mamárias com silicone industrial, o que acarreta riscos à saúde, também produziu implantes de testículos, peito e glúteos para homens, revela nesta quinta-feira (5) o jornal Le Parisien.

Ex-funcionários da PIP contaram ao jornal, sob a condição do anonimato, que a empresa desenvolveu além das próteses de mama uma linha de implantes masculinos. Um desses trabalhadores revelou que "três pessoas foram especialmente formadas para operar uma máquina que fabricava testículos de silicone".

Outro funcionário que atuava na área de controle de qualidade acrescentou que "esta era uma máquina de injeção muito cara e foi comprada para posicionar a empresa em novos mercados.

Esse equipamento foi utilizado nos últimos anos da empresa, a maior parte da produção tinha como destino o exterior.

A Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde garantiu que a companhia não havia declarado na França mais do que os implantes mamários e admitiu a incapacidade de supervisionar tudo o que é fabricado no país.

As próteses de testículos são utilizadas para a "reconstrução" de uma aparência normal para homens que sofreram remoção de parte do corpo, geralmente pacientes em tratamento de câncer, ou pessoas com deficiências desde o nascimento.

A juíza do caso sobre as próteses PIP fez nesta quarta-feira (4) uma inspeção na planta inativa da companhia perto da cidade de Tolano, sudeste da França.

O Ministério de Saúde francês recomendou as 30 mil mulheres com essas próteses que retirem as mesmas de forma preventiva e o Estado se comprometeu a pagar a cirurgia, mas só vai bancar os custos da recolocação às que fizeram o procedimento por motivos médicos, as que optaram pelas próteses por fins estéticos terão de arcar sozinhas.

Além da ação da Justiça estão em andamento investigações para determinar se os implantes PIP podem ser a causa de alguns casos de câncer.

O ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, anunciou nesta quinta-feira (5) que vai propor "uma mudança na regulamentação europeia" sobre os dispositivos médicos como os implantes mamários, que por enquanto não têm autorização para saírem ao mercado ao contrário do que ocorre com os medicamentos.

Bertrand, que em entrevista à rede de TV LCI também defendeu um reforço dos procedimentos de controle, disse que não podia falar sobre as revelações do jornal Le Parisien porque ainda não tem todos os elementos.

- Quero saber quais são as responsabilidades, todas as responsabilidades, quem falhou, para que os autores respondam por seus atos.

Fonte R7

Pele retirada em circuncisão salva visão de bebê que nasceu sem pálpebras em Israel

bebe israel prepucio palpebra 450x338
Textura e espessura da pele do prepúcio e da região acima dos olhos são idênticas

Um enxerto da pele do prepúcio no lugar das pálpebras, realizado no hospital Kaplan, próximo a Tel Aviv, em Israel, salvou a visão de um bebê que havia nascido com um grave defeito nos olhos e corria o risco de ficar cego.

A ideia foi do cirurgião Asher Milstein, especialista em ocuplástica, que decidiu realizar a operação exatamente oito dias após o nascimento do bebê, na data em que, segundo a tradição judaica, é feita a circuncisão em crianças do sexo masculino.

Como o bebê, que havia nascido sem pálpebras, é de familia religiosa, era importante respeitar a tradição.

Em entrevista à BBC Brasil, Milstein explicou que a pele do prepúcio tem textura e espessura "idênticas" à pele das pálpebras e que ambas são as peles mais finas do corpo humano.

- A pele do prepúcio também é altamente adequada para esse tipo de operação, pois cresce de forma compatível ao crescimento do corpo.

O bebê, cujo nome não foi divulgado, nasceu no hospital Kaplan há cerca de cinco semanas.

Ideia inédita
A ausência de pálpebras, considerada um defeito raro, faz com que seja impossível fechar os olhos, provocando o ressecamento da córnea, que por sua vez leva à cegueira.

Milstein diz que, inicialmente, considerou a possibilidade de enxertar pele retirada da região que fica atrás das orelhas - técnica geralmente utilizada em casos semelhantes.

No entanto, o bebê também apresentou um problema na região do nariz e pode vir a necessitar daquela porção de pele e de cartilagem para uma cirurgia futura.

Por isso, o médico tomou a decisão inédita de utilizar a pele do prepúcio do próprio bebê, que seria retirada na circuncisão.

Milstein disse que consultou a literatura médica e encontrou apenas um precedente de utilização da pele do prepúcio para uma operação na região dos olhos, que ocorreu no Egito, há vários anos.

No Egito, que é um país muçulmano, a circuncisão também é praticada, mas, de acordo com a tradição islâmica, a intervenção pode ser feita até os 10 anos de idade.

Depois da operação, os olhos do bebê israelense ficaram fechados por três semanas. Após a retirada dos curativos, a equipe médica constatou que o bebê enxerga normalmente.

O médico afirmou que o sucesso da operação demonstra que a pele do prepúcio pode ser utilizada amplamente na área da cirurgia plástica, "inclusive em casos de homens adultos".

Segundo Milstein, a manutenção do prepúcio "não é necessária" e em casos de ferimento, essa pele pode ser utilizada para cobrir áreas danificadas no corpo do própro paciente.

- Devemos ter a mente aberta para ideias novas.

Fonte R7

Número de mortes causadas por câncer diminui nos EUA

Dado se dá pela forte queda nos casos fatais de câncer de pulmão e mama

A forte queda nos casos fatais de câncer de pulmão e de mama provocaram uma redução das mortes por câncer nos Estados Unidos nos últimos anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (4) pela Sociedade Americana de Câncer.
No total, foram evitadas mais de um milhão de mortes desde que a mortalidade por câncer começou a cair, no começo da década de 1990, segundo o relatório Estatísticas do Câncer 2012, baseado em dados da saúde do governo americano.

Apesar das mortes pelos quatro tipos principais de câncer - pulmão, cólon e reto, mama e próstata - continuarem diminuindo na última década, outros cânceres potencialmente mortais aumentaram, incluindo os de garganta e boca ligados ao vírus do papiloma humano (HPV), uma enfermidade comum, transmitida sexualmente.

Os cânceres de pâncreas, fígado, tiroide e rim e o melanoma da pele também aumentaram nos últimos 10 anos.

Alguns desses tipos de câncer podem estar vinculados à obesidade nos Estados Unidos, assim como melhores práticas de detecção precoce de certos tipos de câncer, sugeriu o informe.

Nos últimos quatro anos de estudo (2004-2008), as taxas globais de incidência de câncer se reduziram a 0,6% ao ano nos homens e se mantiveram estáveis nas mulheres.

A taxa de mortalidade por câncer nesse período caiu 1,8% ao ano nos homens e 1,6% ao ano nas mulheres.

Os que mais contribuíram para a queda das mortes foram o câncer de pulmão, responsável por 40% da diminuição da mortalidade entre os homens, e o câncer de mama, responsável por 34% da queda das mortes entre as mulheres.

De 1999 a 2008, as mortes por câncer caíram em todos os grupos raciais, exceto entre os índios americanos e nativos do Alasca, entre os quais as taxas permaneceram estáveis, acrescentou.

No próximo ano estima-se que haverá 1,6 milhão de novos diagnósticos de câncer e 577.190 mortes por câncer nos Estados Unidos, segundo as projeções do relatório.

Fonte R7

Paraguai declara emergência sanitária em região afetada por casos de febre aftosa

Doença ataca bovinos, ovinos e suínos, mas não os seres humanos

O governo do Paraguai decretou nesta quarta-feira (4) estado de emergência sanitária animal em um povoado do departamento (Estado) de San Pedro, no centro do país, onde há dois dias foi divulgada uma alta no número de casos de febre aftosa.
O decreto assinado pelo presidente Fernando Lugo determina a ativação do Sinaesa (Sistema Nacional de Emergência Sanitária Animal, mecanismo oficial que deverá implementar estado de quarentena em Aguaray-Amistad, cidade com altos índices de aftosa.

O Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal) reportou neste município, na última segunda-feira (2), o surgimento de um novo foco de aftosa em 23 cabeças de gado da fazenda "Nazareth", três meses depois da detecção desse mal em uma propriedade vizinha.

Oitavo maior exportador mundial de carne bovina, com um rebanho de 12,5 milhões de cabeças, o Paraguai estava em processo de recuperação de um primeiro episódio, registrado no ano passado e que levou ao sacrifício de 820 animais e à suspensão, de forma preventiva, de suas exportações de carne, segunda fonte de divisas do país, depois da soja.

O diretor do Senacsa, Daniel Rojas, afirmou nota oficial que o novo foco não afetará o comércio exterior com o Brasil e outros países vizinhos, nem o tráfego para portos do Mercosul.

O órgão comunicou este novo fato a órgãos internacionais do setor, e seus analistas esperam restabelecer o status do Paraguai de país livre da febre aftosa - perdido no foco anterior - em 18 meses.

A doença ataca bovinos, ovinos, suínos, caprinos e outros ruminantes, mas não os seres humanos.

Fonte R7

Calor e umidade fazem aumentar em até 50% as consultas em clínicas dermatológicas

Especialista explica como identificar e prevenir as doenças de pele mais comuns do verão


Sol e umidade em excesso, contato com ambientes com grande circulação de pessoas, praias e piscinas. Esses são alguns dos cenários propícios para o surgimento de doenças de pele no verão. Com a chegada da estação, é comum o aumento da transpiração e umidade do corpo, e, com isso, crescem os casos de micoses, frieiras e infecções bacterianas, além de irritações na pele como brotoejas e alergias de contato. Nessa época, estima-se que há um aumento de até 50% no número de consultas em clínicas dermatológicas no Brasil, decorrentes da umidade e exposição excessiva ao sol.

De acordo com José Antônio Sanches, dermatologista do Hospital do Coração em São Paulo, o calor e a umidade — próprios do verão — favorecem a proliferação de bactérias e fungos, principais causadores de doenças de pele.

— Com o uso de roupas úmidas por períodos prolongados como maiôs, shorts, biquínis e sungas, e maior frequência em clubes, piscinas, vestiários e praias no período do verão, onde há maior chance de contato com bactérias e fungos, muitas pessoas contraem doenças de pele comuns no verão, como frieiras, micoses, herpes labial, irritações cutâneas, entre outras — explica o especialista.

Algumas dessas doenças podem ser evitadas com atitudes simples, como escolher praias e clubes próprios para banho, evitar roupas e calçados úmidos e locais com grande número de pessoas, o que torna um agravante para o contágio.

Bicho geográfico
Segundo Sanches, o contato com a areia de praias frequentadas também por cães e gatos favorece a chance de contrair a larva migrans, conhecida como bicho geográfico, pois as larvas causadoras dessa parasitose encontram-se nas fezes desses animais. Além disso, em algumas regiões rurais e praias — principalmente do nordeste brasileiro — há ocorrência da tungíase, mais conhecida como bicho do pé. Já o uso de perfumes e determinados cosméticos, assim como contatos com plantas ou sucos — principalmente sumo de limão — em combinação com exposição solar desencadeia uma erupção denominada fitofotodermatose, uma espécie de queimadura solar que pode causar bolhas e manchas duradouras na pele afetada.

Brotoejas
No que diz respeito ao calor e à exposição excessiva ao sol pode haver o desenvolvimento das brotoejas, principalmente em crianças. A exposição solar aguda e intensa (mesmo em dias nublados), sem proteção solar, desencadeia queimaduras solares. O uso do protetor solar é muito importante para evitar o câncer da pele e o envelhecimento precoce, mas em alguns casos podem desencadear erupções acneiformes, por conta da oleosidade dos produtos.

Quando detectada alguma alteração na pele, o paciente deve procurar o auxílio de um dermatologista para fazer o diagnóstico correto e tratamento mais indicado para o seu problema.

— Algumas pessoas têm receitas caseiras e medicamentos que podem auxiliar na melhora da doença, porém não indicamos o uso de qualquer tipo de medicamento sem a prescrição médica, visto que muitos dos sintomas apresentados são semelhantes em doenças diferentes — completa Sanches.

Como prevenir doenças de pele no verão
:: Evite aglomerações em praias, piscinas, clubes;
:: Evite permanecer com roupas molhadas;
:: Use chinelos, sandálias de borracha em vestiários, clubes;
:: Evite praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não adequadamente tratadas, assim como praias frequentadas por cães e gatos;
:: Evite contato com sumo/sucos/produtos cosméticos antes e durante a exposição solar (a recomendação vale também para dias nublados);
:: Mantenha higiene adequada de todo corpo com frequência, assim como enxugar adequadamente as áreas de dobras e espaços entre os dedos dos pés.

Fonte Zero Hora

Nutrólogo dá dicas para evitar problemas alimentares no verão

Descuidos com a dieta podem acarretar intoxicação, desidratação e infecções


Durante o verão,  quando as pessoas mudam a rotina e comem fora com maior frequência (muitas vezes, na beira da praia), descuidos com a alimentação são comuns, às vezes podendo causar desidratação, intoxicações alimentares, infecções e problemas gastrointestinais.

— Na beira da praia, as pessoas costumam consumir álcool, refrigerantes, alimentos calóricos e frituras, aumentando os riscos para a saúde — afirma o doutor Celso Cukier, nutrólogo do Hospital São Luiz, de São Paulo.
 
Nesse período do ano, o organismo gasta mais energia e perde mais líquido, por isso é fundamental hidratar-se com frequência. Segundo o nutrólogo, ao contrário dos refrigerantes e bebidas alcoolicas, que devem ser ingeridos com moderação, a água deve ser o líquido principal. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para refrescar e hidratar o corpo. Cukier frisa que a água de coco,rica em vitaminas e sais minerais e considerada um isotônico natural, pode ser consumidapor crianças e adultos.

Priorize alimentos leves nas refeições
Na hora das refeições, mais saudável é dar preferência a alimentos mais leves, em especial os naturais, como frutas, verduras e legumes.

— Estes alimentos possuem uma concentração muito alta de fibras, vitaminas, sais minerais e outros nutrientes que são vitais para as funções do organismo e que atuam no metabolismo, na imunidade e são reguladores orgânicos. Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes ele terá — afirma o médico.
 
Outro alimento que deve fazer parte das refeições de verão é peixe, mas tome cuidado na hora de preparar. Se feito frito ou à milanesa, o valor calórico pode aumentar muito. A maneira mais saudável de consumi-lo é grelhado, assado ou cozido. Os molhos de acompanhamento devem ser leves, com pouco óleo. Segundo o doutor Cukier, o peixe é um alimento que fornece ômega 3, subastância que reduz o colesterol e fornece cálcio para os ossos.
 
Quando bater a fome durante o dia, a dica é preparar sanduíches naturais, de preferência usando folhas verdes, tomate, cenoura, peito de peru, queijo branco, frango e atum. Modere o uso de queijo amarelo, salames ou presunto, que têm altos teores de gordura e sódio.

Outro cuidado importante para garantir uma refeição saudável é ficar atento à armazenagem dos alimentos. Principalmente no calor do verão, é fundamental manter a comida em locais limpos e bem refrigerados.

Fonte Zero Hora

Concurso Prefeitura de Paraisópolis - MG

A Prefeitura de Paraisópolis, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 63 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 6.804,00.
Cargos

Nível Fundamental - Calceteiro, Eletricista, Faxineiro, Jardineiro, Mecânico, Merendeira, Operário, Pedreiro A, Pintor, Motorista B, Operador de Máquina, Operador de Trator Agrícola, Operador de Trator Agrícola, Agente Comunitário de Saúde - PSF e Atendente Consultório Dentário.

Nível Médio/Técnico - Professor PM - I, Agente Administrativo II, Fiscal Municipal, Musicista, Técnico de Enfermagem, Técnico em Telecomunicações e Técnico Segurança do Trabalho.

Nível Superior - Assistente Social, Cirurgião-Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral PSF, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Professor nas disciplinas de História, Inglês e Educação Física e Psicólogo.

As inscrições serão realizadas pela Internet - http://www.sergiobassi.com.br/ - no período de 27 de fevereiro a 30 de março de 2012, das 08h às 11h e das 13h às 17h, ou presencialmente no Centro Cultural Amilcar de Castro Rua Governador Benedito Valadares, s/n° - Centro.
A taxa de inscrição ficará entre R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.
As provas serão aplicadas na data provável 06 de maio de 2012, em local a ser divulgado, a partir de 08h, para os candidatos inscritos nos cargos de escolaridade Elementar, Fundamental Completo, Fundamental Incompleto, Médio e Superior.
Os gabaritos para conferência do desempenho do candidato na Prova Objetiva serão divulgados no prazo máximo de 48h (quarenta e oito horas), a partir do dia seguinte de sua realização.
O prazo de validade inicial deste Concurso, na forma da Legislação em vigor no município de Paraisópolis, será de 2 (dois) anos.

Saiba mais

Prefeitura de Carlinda - MT lança edital de processo seletivo

Está publicado edital de processo seletivo da Prefeitura de Carlinda, no Mato Grosso. O certame selecionará candidatos para ocupar 12 vagas de Agente Comunitário de Saúde, que atendam às necessidades existentes na Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa é parte integrante dos Programas de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, os quais, por sua vez, são componentes do Programa de Vigilância em Saúde.

O salário será de R$ 687,22 para Agente de Combate a Endemias e R$ 599,50 para Agente Comunitário de Saúde. A jornada de trabalho terá a duração de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até 13 de janeiro de 2012, das 08h às 11h e das 13h às 15h, na Secretaria de Saúde de Carlinda/MT, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, sem a cobrança de taxas.

As provas ocorrerão no dia 17 de janeiro de 2012, com duração de 04 (quatro) horas.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no mural da Prefeitura Municipal de Carlinda/MT até 16h00min do primeiro dia útil ao da realização das provas.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Riqueza - SC 2012

A Prefeitura de Riqueza, Estado de Santa Catarina, publicou dois editais (nsº 001/2011 e 002/2011) para realização de concurso público e processo seletivo destinados ao preenchimento de 18 vagas e cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 565,85 e R$ 4.273,68, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
As oportunidades são para as funções de Odontologo, Assistente Social, Enfermeiro, Técnico em Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Medico Clinico Geral, Médico Veterinário, Nutricionista, Agente de Desenvolvimento Agropecuário, Professor de Informática, Professor de Artes, Técnico em Enfermagem, Motorista, Operador de Máquinas II e Servente.

As inscrições estão abertas até 31 de janeiro de 2012 (nos dias úteis), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal de Riqueza, situada na Rua João Mari, 55, Centro (junto ao Setor de Tributação).

O valor da taxa de inscrição será de:

R$ 40,00 e R$ 50,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 50,00 e R$ 80,00  para cargos de nível médio;
R$ 80,00 e R$ 100,00 para cargos de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas a todos os cargos, no dia provável 11 de fevereiro de 2012, das 8h30min às 11:30h, nas dependências do Centro Educacional "Izabel Bassani", sediado à Rua 25 de Julho, em Riqueza.

O concurso público e processo seletivo terão validade inicial de 01 (um) ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final.

Prefeitura de Camboriú - SC abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Camboriú, Estado de Santa Catarina, publicou edital nº 01/2012 de processo seletivo destinado à contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde - ACS para o Programa Saúde da Família. São 23 vagas para profissionais de nível fundamental com salário de R$ 661,26 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser feitas até 31 de janeiro de 2012, na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Camboriú, rua Presidente Costa e Silva, nº 329. Centro, no horário das 8:00 às 12:00 e 13:30 as 17:00 horas.

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 07 de fevreiro de 2012, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n - Centro - Camboriú - SC.

A entrevista será no dia 08 de fevereiro de 2012.

O resultado será publicado em jornal local no primeiro dia útil após a divulgação.

A classificação final terá validade por um ano a partir da data de divulgação do mesmo que será exposto na Secretaria Municipal da Saúde dia 15 de fevereiro de 2012, podendo ser prorrogado para mais um ano, conforme interesse do poder público.

Prefeitura de Camboriú - SC abre vagas para Agente de Saúde

A Prefeitura de Camboriú, Estado de Santa Catarina, publicou edital nº 01/2012 de processo seletivo destinado à contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde - ACS para o Programa Saúde da Família. São 23 vagas para profissionais de nível fundamental com salário de R$ 661,26 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser feitas até 31 de janeiro de 2012, na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Camboriú, rua Presidente Costa e Silva, nº 329. Centro, no horário das 8:00 às 12:00 e 13:30 as 17:00 horas.

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 07 de fevreiro de 2012, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n - Centro - Camboriú - SC.

A entrevista será no dia 08 de fevereiro de 2012.

O resultado será publicado em jornal local no primeiro dia útil após a divulgação.

A classificação final terá validade por um ano a partir da data de divulgação do mesmo que será exposto na Secretaria Municipal da Saúde dia 15 de fevereiro de 2012, podendo ser prorrogado para mais um ano, conforme interesse do poder público.

Vagas em Estágio nos Correios do Rio de Janeiro

Anunciada a realização de processo seletivo para estudantes que tenham interesse em estagiar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mais especificamente na sua Diretoria Regional do Rio de Janeiro. O programa de estágio dos Correios do Rio de Janeiro pretende recrutar 147 estudantes.

Das oportunidade oferecidas, 51 são para nível Médio (Técnico em Administração e Técnico em Informática) e 96 vagas são para estudantes de nível Superior nos cursos de Administração de Empresas, Arquitetura, Comunicação Social - Jornalismo, Sistemas de Informação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Estatística, Museologia, Relações Públicas.Será formado também um cadastro de reserva para os cursos de Biblioteconomia, Serviço Social, Pedagogia, Engenharia Elétrica, Psicologia e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Os estudantes deverão inicialmente, enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para o seguinte endereço eletrônico: rjcecorestágio @correios.com.br, no período de 12  a 26 de janeiro de 2012, ou entregá-la pessoalmente  no seguinte endereço: Avenida Presidente Vargas, 3077 - 12º andar -Cidade Nova, Seção de Captação de Recursos Humanos - Rio de Janeiro/RJ.

Entre os benefícios estão a bolsa de bolsa de R$ 311,80 (Médio) e R$ 431,79 (Superior) por jornada de 4h diárias, auxílio transporte de R$ 75,79, vale alimentação de R$ 160,91, assistência médica nos ambulatórios da ECT, seguro contra acidentes pessoais e termo de realização de estágio ao final do mesmo.

O processo seletivo será composto de três  etapas: análise da documentação, análise curricular classificatória e entrevista.

Este processo seletivo terá validade de seis meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

Concurso IMBEL - Indústria de Material Bélico do Brasil

A Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) anunciou a a realização de concurso público para provimento de vagas em seu quadro de funcionários. As chances são para formação de cadastro de reserva de pessoal, a ser futuramente lotado nas unidades de produção das cidades de Piquete/SP (FPV), Itajubá/MG (FI), Juiz de Fora/MG (FJF), Rio de Janeiro/RJ (FMCE) e Magé/RJ (FE).   Confira o edital.

Cargos
Há oportunidades para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 3470,00, em cargos como Advogado, Analista Administrativo, Analista Contábil, Analista de Custos, Comprador Técnico, Engenheiro de várias especialidades (Elétrico, Eletrônico, Mecânico, Mecatrônico, Metalúrgico / Materiais, Minas, Produção, Químico, Segurança do Trabalho), Médico do Trabalho, Assistente Administrativo (Comércio Exterior, Recursos Humanos, Contabilidade, Meio Ambiente) Assistente Técnico (Metrologia, Mecânico ou Mecatrônica, Eletricista ou Eletroeletrônico, Edificações, Mineração, Químico, Metalurgia ou Materiais, Controle da Qualidade), Auxiliar Administrativo (Administração ou Apoio), Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Auxiliar Técnico (Caldeireiro, Eletricista, Encanador - Tubulação Industrial, Instrumentista, Mecânico de Manutenção), Soldador, Ferramenteiro, Fresador, Torneiro, Motorista, Operador de Produção (Galvanostegista, Pintura Industrial), Operador de Caldeira, Técnico de Informática, Técnico de Segurança do Trabalho, Ajudante Geral (Apoio ou Produção), Cozinheiro, Guarda de Segurança (masculino ou feminino) e Cozinheiro.

O concurso público está sob a responsabilidade, organização e controle do Instituto Americano de Desenvolvimento - IADES, e as inscrições poderão ser feitas no endereço eletrônico http://www.iades.com.br/. O período vai de 09 de janeiro a 06 de fevereiro de 2012 e as taxas são de R$ 24,00,  R$ 34,00 e R$ 48,00, dependendo do cargo optado.

As provas objetivas terão a duração de  três  horas e serão aplicadas na data provável 18 de março de 2012, no turno matutino para os empregos de nível médio e no vespertino para os empregos de nível fundamental e superior.

O gabarito será divulgado no dia seguinte.

Quaisquer alterações relacionadas aos locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados nos endereços eletrônicos http://www.iades.com.br/ e http://www.imbel.gov.br/, na data provável 8 de março de 2012.

O resultado do concurso público e a lista de classificação final, após avaliação dos eventuais recursos interpostos, serão disponibilizados nos endereços eletrônicos www.iades.com.br e http://www.imbel.gov.br/, em 23 de abril de 2012.

A  validade inicial do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Sobre a IMBEL
A IMBEL é uma empresa pública com personalidade de direito privado vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Exército Brasileiro, que a ele fornece armas portáteis, munições, explosivos e equipamentos de comunicações, e sua sede fica em Brasília.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Oliveira Fortes - MG 2012

A Prefeitura de Oliveira Fortes, Estado de Minas Gerais, abre concurso público para provimento de 18 vagas em cargos de nível alfabetizado e superior. Os salários oferecidos vão de até R$ 2.025,00. Confira o edital.

Cargos

Nível Alfabetizado - Motorista (Condutor de Veículos Leves) - CNH categoria"C".

Nível Superior - Farmacêutico, Assistente Social, Enfermeiro, Médico (Ginecologista, Angiologista, Clínico Geral), Professor (Língua Inglesa, Historia, Ciências, Ensino Religioso, Educação Física e Artes).

Inscrições

As inscrições serão efetuadas via internet, através do site http://www.ammabarbacena.com.br/, no período de 8h do dia 19 de março de 2012 até 22 horas do dia 20 de abril de 2012.
A quem preferir, ficará disponível um posto de atendimento para inscrição, na Sede da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes, situada à Praça Vicente de Prata Mourão, nº 63, Oliveira Fortes - MG, no período de 19 de março de 2012 a 20 de abril de 2012 exceto sábados, domingos e feriados, no horário de 12h às 17h.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas

Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas que serão realizadas, provavelmente, no dia 03 de junho de 2012. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva. As provas práticas serão realizadas no dia 02 de junho de 2012, em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

Os Títulos deverão ser protocolados através de fotocópias autenticadas, no período de 26 de março a 27 de abril de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, no horário de 12h às 17h, em envelope devidamente identificado com nome do candidato, número de inscrição e o cargo pretendido, e discriminado os documentos contidos no envelope, que será conferido e posteriormente lacrado e protocolado, na Sede da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes, situada à Praça Vicente de Prata Mourão, nº 63, Oliveira Fortes - MG.

Os gabaritos serão divulgados no dia 03 de junho de 2012 no local de realização das provas, logo após a conclusão desta fase do Concurso. No dia 04 de junho de 2012, esses gabaritos estarão disponíveis no site http://www.ammabarbacenacom.br/ e na sede da Prefeitura Municipal de Oliveira Fortes.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Gonçalo do Rio Preto - MG

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Preto, Estado de Minas Gerais, publicou edital nº 01/2012 de concurso público visando o preenchimento de 17 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 2.167,55, por jornadas de 20 a 44 horas semanais.

As oportunidades são para as funções de Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Assistente Social (CRAS), Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Tributação, Coordenador Pedagógico (CRAS), Coveiro, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Gari, Nutricionista, Psicólogo (CRAS), Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem.

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 14 de março a 12 de abril de 2012, na Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Preto, das 8h às 11h e 13h às 16h. Também será admitida inscrição via Internet, através do endereço eletrônico da organizadora (http://www.exameconsultores.com.br/), obedecendo o mesmo período.

O valor da taxa de inscrição varia em função do cargo desejado, podendo ficar entre R$ 38,00 a R$ 151,00.

Os candidatos serão avaliados através de Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório que será aplicada no próprio Município, em 20 de maio de 2012, às 9h. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e a confirmação de data e horário do exame, serão divulgados até 13h do dia 14 de maio de 2012.

O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 22 de maio de 2012, às 13h.

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Concurso Prefeitura de Tabatinga - AM 2012

A Prefeitura de Tabatinga, Estado do Amazonas, realiza concurso público para provimento de 439 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 545,00 a R$ 4.303,76. Confira o edital.
Cargos

Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Coletor de Lixo, Motorista Rodoviário, Motorista de Ônibus, Motorista de Máquinas Pesadas;

Nível Médio - Agente Administrativo, Guarda Municipal, Agente de Transito, Técnico em Ambiental, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia;

Nível Superior - Professor 1º ao 5º ano, Pedagogo, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro, Médico (Clinico Geral), Médico Ginecologista, Pediatra, Nutricionista, Psicólogo, Odontólogo e Administrador.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no site http://www.portaltabatinga.com.br/ até o dia 16 de janeiro de 2012.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 90,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Os candidatos serão avaliados através das seguintes etapas:
a) 1ª Etapa - Provas Objetivas de múltipla escolha, com quatro opções de resposta (A, B, C, D), para os cargos de nível fundamental e com cinco opções de resposta (A,B,C,D, E), para os cargos de nível médio e superior, de caráter eliminatório e classificatório e Prova de Títulos;
b) Para o cargo de Guarda Municipal a 1ª etapa será constituída de 2 fases, sendo a 1ª Etapa a prova objetiva, conforme o item acima (a) e a 2ª fase ª fase consistirá de TAF - Teste de Aptidão Física;
c) 2ª Etapa - Comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter eliminatório.
As provas serão aplicadas na data provável de 12 de fevereiro de 2012 (domingo), no local e horário designado no Cartão de Confirmação.
Os gabaritos das Provas Objetivas serão publicados, no máximo, até 48 horas após a realização das mesmas.
O resultado final dos classificados para cada cargo será divulgado nos quadros de avisos da Prefeitura, Câmara Municipal, Sede do Fórum, Correios e no Cartório Eleitoral.

Validade
O Concurso terá validade de dois (02) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Prefeito Municipal de Tabatinga.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Ijaci (MG)

A Prefeitura Municipal de Ijaci anunciou a realização de concurso público pra preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Ijaci é uma cidade de 5 863 habitantes, localizada a 310 Km da capital, Belo Horizonte, Minas Gerais.

O concurso da Prefeitura de Ijaci abre 43 vagas aos cargos conforme abaixo, com remuneração de até R$ 6250,00. A organização ficará por conta da empresa Exame Auditores e Consultores LTDA.

Cargos disponíveis:
Superior - Advogado, Analista de Sistemas, Analista Governamental, Controlador Geral do Município, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico Ortopedista, Procurador Geral do Município, Professor de Inglês e Psicólogo.
Médio - Agente Administrativo, Fiscal de Meio Ambiente, Professor P1 e Técnico em Radiologia.
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Coordenador Geral de Obras e Serviços Públicos, Coveiro, Eletricista, Mecânico, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Pesadas e Servente Escolar.

Os interessados poderão se inscrever de 07 de março a 05 de abril de 2012, na Prefeitura Municipal, ou através do endereço eletrônico http://www.exameconsultores.com.br/. As taxas vão de R$ 26,00 a até R$ 313,00, de acordo com o nível de escolaridade do cargo escolhido.

A prova objetiva  será realizada  no dia 06 de maio de 2012, em local a ser divulgado posteriormente. O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 08 de maio de 2012.

Todos os avisos relacionados a este concurso ficarão acessíveis no mural da Prefeitura, no site da organizadora (http://www.exameconsultores.com.br/) e na imprensa local e oficial.

A divulgação do resultado final  do concurso será feita em ordem de classificação,  no dia  29 de maio de 2012, e a homologação acontecerá no prazo máximo de trinta dias após terem sido ultimadas todas as etapas previstas no regulamento. A partir da data dessa homologação começa a ser contado o prazo de validade do concurso, que será incialmente de dois anos.

Concurso Prefeitura de Balneário Pinhal - RS

A Prefeitura de Balneário Pinhal, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de várias vagas. São oferecidas 18 vagas na área da Educação. O concurso será realizado através da empresa Premier Concursos LTDA.

Para preencher as 04 vagas existentes para Professor I de Séries Iniciais e Educação Infantil o candidato deverá ter formação em curso superior de graduação, de licenciatura plena, ou curso normal superior, admitida como formação mínima a obtida em nível médio, na modalidade normal. A remuneração será a partir de R$ 1.592,90 em jornada de 40 horas semanais.

Já para o cargo de Professor II, nas disciplinas de Computação, Matemática, Geografia, Educação Física, Ensino Religioso, Educação Artística, Língua Portuguesa e Espanhol, serão disponibilizadas 10 vagas. Será exigido que o candidato tenha a formação em curso superior de graduação, de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimento específicas do currículo, com complementação pedagógica, nos termos da legislação vigente. O salário será a partir de R$ 1.035,39 em carga horária semanal de 20 horas.

Do total de vagas, 04 são para Psicopedagogo (Institucional e Clínico) , Orientador Educacional e Supervisor. Para exercer alguma dessas funções será necessário ter formação em curso superior de graduação em pedagogia ou outra licenciatura com pós-graduação específica na área da educação e experiência mínima de 02 anos na docência. O salário mensal será a partir de R$ 1.933,23 em jornada de 40 horas por semana.

Inscrições
Os interessados deverão efetuar suas inscrições até o dia 14 de janeiro de 2012, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h, na Prefeitura do Balneário Pinhal,que fica na Avenida Itália, nº. 3100, centro.

Provas e Gabaritos
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, com questões sobre Língua Portuguesa, Legislação, Fundamentos, Didática e Conhecimentos Específicos, e prova de títulos em que serão considerados os comprovantes da participação em cursos, jornadas, encontros, seminários, congressos, fórum e simpósios na área. A previsão é que a prova objetiva seja aplicada no dia 12 de fevereiro de 2012, em locais e horários que serão definidos e divulgados posteriormente. O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.

Validade
O concurso tem validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por até 02 anos, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Luzerna - SC abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Luzerna, Estado de  Santa Catarina. São oferecidas 07 vagas na área da Saúde, sendo 01 para a contratação imediata e 06 de cadastro reserva para Profissionais de níveis Médio e Superior.
De acordo com a empresa organizadora, a Aprender.com, a contratação será temporária e obedecerá ao Regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), filiada ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Os salários variam de R$ 801,18 a R$ 9.392,61 em jornadas de 10, 20 e 40 horas semanais.
Para concorrer as vagas de Médico Generalista, Médico Pediatra, Psicólogo e Odontólogo, o candidato deverá ter formação em curso Superior e registro no conselho profissional. Já para os cargos de Auxiliar de Odontologia e Atendente de Farmácia será exigido o Ensino médio completo e curso na área, com habilitação legal para o exercício da profissão.

Inscrições e Taxas
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 18 de janeiro de 2012, na Prefeitura Municipal de Luzerna, localizada na Avenida 16 de fevereiro, nº. 151, centro. Haverá a cobrança da taxa que varia conforme o cargo pretendido, de R$ 20,00 a R$ 100,00

Provas
A seleção dos candidatos inscritos será realizada por meio de prova objetiva para todos, com questões de Português, Matemática, Informática, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. As provas escritas serão realizadas no Seminário São João Batista, sito à Rua Frei João, 601, Luzerna(SC), provavelmente, no dia 29 de Janeiro de 2012, com início às 08:00 horas.

O gabarito da prova objetiva de conhecimentos e o resultado das provas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.luzerna.sc.gov.br/ e/ou http://www.aprendersc.com.br/ e também no Mural Público da Prefeitura Municipal.

Validade
O certame terá validade por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Vitória - ES 2012

A Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Administração (SEMAD), publicou edital de concurso público de Provas e Títulos para provimento de vagas e formação de Cadastro Reserva em cargos do Quadro da Saúde e do Quadro Geral. O concurso público será executado pelo Instituto Nacional de Educação Cetro - Instituto Cetro.
São 76 vagas oferecidas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O salários vão até R$ 2.401,60, para carga horária variada entre 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Prótese Dentária, Auxiliar de Veterinária, Agente de Vigilância Sanitária, Assistente de Farmácia, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Prótese Dentária, Técnico em Higiene Dental, Analista em Gestão Pública, Arteterapeuta, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Farmacêutico - Farmácia, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Musicoterapeuta, Nutricionista, Psicólogo e Técnico Esportivo.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições na internet, no site http://www.institutocetro.org.br/, no período de 04 de janeiro a 06 de fevereiro de 2012.

As inscrições também poderão ser realizadas no posto de atendimento, no mesmo período, no horário das 9 às 17 horas, em dias úteis, na Rua das Palmeiras, n° 2.750 - Bairro Itararé, Vitória-ES (antigo prédio da Telemar, espaço ligado à Faculdade de Direito de Vitória), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9:00 às 17:00h.

Taxas

- cargo de Nível Fundamental: R$ 28,00;
- cargo de Nível Médio: R$ 40,00;
- cargo de Nível Superior: R$ 65,00.

Provas
A prova objetiva será aplicada na data prevista de 11 de março de 2012, com duração de 03 horas, nos turnos matutino e vespertino.

Os locais e os horários de realização das Provas Objetivas serão divulgados no posto de atendimento, nos endereços eletrônicos do Instituto Cetro (http://www.institutocetro.org.br/) e da Prefeitura de Vitória (http://www.vitoria.es.gov.br/), bem como publicados na Coluna do Poder Executivo do Município de Vitória (jornal "A Tribuna"), na data provável de 29 de fevereiro de 2012.

Gabaritos
O gabarito oficial da Prova Objetiva será divulgado na data provável de 13 de março de 2012, a partir das 12 horas.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data da publicação da Homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Aracruz - ES

A Prefeitura de Aracruz, Estado do Espírito Santo, lançou edital de concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos do quadro permanente de servidores. O concurso de Aracruz oferece exatamente 308 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia de R$ 636,14 a R$ 2.120,00, por jornadas de 30 a 44 horas semanais.

Cargos
Nível Fundamental - Assistente Administrativo;

Nível Médio/Técnico - Agente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Cuidador, Fiscal do Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Posturas, Fiscal de Rendas, Fiscal de Transporte, Guarda Florestal, Técnico em Agropecuária, Técnico de Agrimensura, Técnico de Agricultura, Técnico de Edidicações, Técnico de Estradas, Técnico de Informática, Técnico de Meio Ambiente, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Biblioteconomia, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrônica, Técnico em Geoprocessamento, Técnico em Topografia, Técnico Urbanístico;

Nível Superior - Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Arquivista, Arterapeuta, Assistente Social, Biblioteconomista, Biólogo, Contador, Controlador Municipal, Economista, Educador Físico, Engenheiro (Agrônomo, Ambiental, Civil, Estradas, Segurança do Trabalho, Elétrico, Floresta/Pesca, Mecânico, Químico, Sanitarista), Fiscal Agropecuário, Jornalista, Musicoterapeuta, NUtricionista, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Executivo, Sociólogo, Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo e Procurador de 1ª Categoria.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 08 de janeiro de 2012, pela internet, no site http://www.funcab.org/. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado um Posto de Atendimento, de segunda a sexta-feira, na EEEFM Monsenhor Guilherme Schmidt Rua: Aristides Bitti, 350, Bairro De Carli, Aracruz-ES.

Os valores das taxas de inscrição serão os seguintes:

R$ 37,00 para os cargos de Ensino Fundamental Completo;

R$ 48,00 para os cargos de Ensino Médio/Técnico;

R$ 70,00 para os cargos de Ensino Superior.
Provas

A realização da Prova Objetiva para todos os cargos e da Prova Objetiva e Discursiva para o cargo de Procurador de 1ª Categoria, está prevista para o dia 22 de janeiro de 2012.

O gabarito oficial será disponibilizado nos portais www.funcab.org e www.pma.es.gov.br no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (Horário de Brasília).
Validade

O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público de acordo com a conveniência e oportunidade, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Ibiraçu - ES lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ibiraçu, Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, abre Processo Seletivo para contratação temporária. Os salários variam de R$ 573,67 a R$ 5.497,52, dependendo do cargo.

São 23 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para os cargos de servente, médico ESF, médico pediatra, enfermeiro ESF, motorista de veículo leve, motorista de ambulância, fiscal de obras, fiscal de posturas, psicólogo, médico clínico e médico clínico plantonista.

As inscrições serão realizadas nos dias 05 e 06 de janeiro de 2012, de 12h30 às 17h30, no Complexo Cultural Roque Peruch, localizado a Av. Cond’Eu, s/n - Centro – Ibiraçu/ES (em frente ao Banestes).

A listagem de candidatos classificados será divulgada a partir das 12:30h do dia 11 de janeiro de 2012, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal.

Este processo seletivo tem caráter de urgência e, considerando ausência de reserva técnica para atendimento às necessidades emergenciais de Ibiraçu, terá validade de 90 dias improrrogáveis, contados da data da sua homologação, conforme Lei Municipal No 3232/2011 de 07/07/2011.

Concurso Prefeitura e Câmara de Uruoca - CE 2012

A Prefeitura e Câmara de Uruoca, Estado do Ceará, receberão inscrições para o concurso público destinado à contratação de 129 profissionais de vários níveis e com salários que variam de R$ 622,00 a R$ 8.000,00 em jornadas de 20 e 40 horas semanais. Confira o edital.

Cargos
Nível Alfabetizado/Fundamental -
Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Motorista, Office Boy, Operador de Máquinas Pesadas, Vigilante e Auxiliar de Serviços Gerais.
Nível Médio - Agente Administrativo, Agente Comunitário de Educação, Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem e Técnico em Raio X.
Nível Superior - Agrônomo, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Gerente Operacional em Gestão da Atenção Básica, Médico PSF, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, de Inglês, Matemática e Português, Professor Polivalente, Psicólogo, Psicopedagogo e Zootecnista.

Inscrições e Taxas
Segundo a Coneplan, organizadora responsável, as inscrições serão recebidas, no período de 16 a 20 de janeiro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Formação João Ximenes, ao lado da Secretaria Municipal de Educação de Uruoca. A taxa será de acordo com o cargo pretendido, podendo variar de R$ 40,00 a R$ 90,00.

Provas
O concurso será composto de teste psicotécnico de atenção, entrevista socioeconômica escrita e pontuada, prova prática e prova escrita que versará sobre Conhecimentos Gerais e Específicos. Além disso, haverá exame médico admissional, em que serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos, em relação às atividades atinentes ao cargo. As provas escritas de conhecimentos específicos e prova prática de direção, primeira fase do processo avaliativo, serão realizadas no dia 26 de fevereiro de 2012, em locais e horários a serem divulgados.

Validade
O Concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de sua publicação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Araçoiaba da Serra (SP) abre vagas

Estão abertas as inscrições dos processos seletivos de Nº 001 e 002/2012 da prefeitura paulista de Araçoiaba da Serra. No total, são ofertadas 37 vagas para profissionais com Ensino Fundamental e Superior.

Todas as contratações serão temporárias e firmadas em regime celetista e os salários previstos são de R$ 735,76 a R$ 1.416,34 por jornada de trabalho de 40h semanais, exceto para Engenheiro, que atuará por apenas 20h (admitidos pela seleção 001/2012); já os aprovados no certame 002/2012 atuarão por 10h presenciais.
Das 37 oportunidades abertas, 11 são para o cargo de Professor Tutor de Educação à Distância (EAD) da Universidade Interativa de Araçoiaba da Serra "Professor Toledo" e as outras 26 são destinadas às áreas da Administração.

Dos Cargos

- Fundamental - Operador de Máquinas, Motorista e Auxiliar de Serviços;
- Superior - Engenheiro Civil/Arquiteto, Professor Tutor nas disciplinas de Administração, Letras, Pedagogia, Ciências Contábeis, Serviço Social e Tecnologia em Gestão de Serviços de Saúde.

Das Inscrições

Os interessados deverão fazer suas inscrições até 13 de janeiro de 2012, na Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Luane Milanda Oliveira, nº. 500, Jardim Salettedas, 8h às 12h e das 13h às 16h e apresentar original e cópia do RG, título de eleitor, CPF e Curriculum Vitae (este último apenas para os cargos de Professor). A taxa será de R$ 20,00.

Das Provas

- Seleção 001/2012 - Prova objetiva com 14 questões de múltipla escolha e duas dissertativas.
- Seleção 002/2012 - análise curricular, prova objetiva e capacitação técnica e pedagógica, presencial e a distância.

A prova terá a duração de 2 horas e será realizada, provavelmente, no dia 15 de Janeiro de 2012, às 09 horas, nas dependências do CIE Prof. Osmar Giacomelli, Av. Luane Milanda Oliveira n° 500 - Jardim Nossa Senhora Salette - Araçoiaba da Serra - SP.

Da Validade

O prazo de validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado por mais 01 ano, se o interesse público assim exigir.

Concurso da Prefeitura de Campinas (SP)

Em Campinas, São Paulo, nada menos do que quatro concursos públicos abrirão período de inscrição na mesma data, a partir de 28 de dezembro de 2011. Os certames se destinam a contratações específicas de Médicos, Professores e outros Profissionais da Saúde e da Educação, todos listados nos editais de número 005, 006, 007 e 008/2011.

Cargos

Ao todo, são 327 vagas, distribuídas entre as funções de Médico de várias especialidades (157),  Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Apoio à Saúde, Técnico em Enfermagem, Dentista, Farmacêutico, Médico Veterinário (78), Professor de vários níveis e áreas (84), Supervisor Educacional, Diretor Educacional, Coordenador Pedagógico e Orientador Pedagógico (08).

Salários

O maior salário básico é de R$ 5.496,55, correspondente ao cargo de Médico de qualquer especialidade que trabalhe por 36 horas semanais. A esse valor-limite serão acrescentadas outras gratificações, tais como Prêmio de Produtividade (R$ 134,54), e até R$ 2.800,00 a serem pagos de acordo com a carga horária e o local de trabalho.  Já o menor salário básico é de R$ 1.439,55.

Inscrições e Taxas

As inscrições terão início na mesma data, 28 de dezembro, porém o prazo de encerramento de cada processo seletivo será diferenciado:
Os que pretenderem se inscrever no concurso para Médico terão que acessar o site da empresa Cetro Concursos, organizadora do certame, até o dia 23 de janeiro de 2012, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100,00.
Para concorrer a uma das vagas no cargo de Professor, os interessados deverão realizar os procedimentos de inscrição no mesmo site, até o dia 16 de janeiro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para Instrutor de Surdos e Intérprete de Libras e de R$ 100,00 para demais Professores.
Quem pretende se candidatar a um dos outros cargos da Educação (Supervisor Educacional, Diretor Educacional, Coordenador Pedagógico e Orientador Pedagógico) deve se inscrever pelo site da Cetro até o dia 30 de janeiro de 2012, sendo a taxa de inscrição de R$ 100,00.
Por fim, o concurso destinado ao preenchimento de oportunidades para os demais setores da Saúde, receberá inscrições até 16 de janeiro de 2012, ficando a taxa entre R$ 35,00 e R$ 100,00.

Provas

Os candidatos serão selecionados por meio de prova objetiva, avaliação psicológica (todos os cargos) e prova de títulos (cargos de Professor e Especialista em Educação).
De acordo com os cronogramas dos concursos, é importante lembrar as seguintes datas:
A datas das provas objetivas para os inscritos no cargo de Médico será dia 12 de fevereiro de 2012, mesma data em que acontecerá a avaliação psicológica.
Demais inscritos nos outros cargos na área da Saúde farão prova objetiva no dia 05 de fevereiro de 2012, e a avaliação psicologia no dia 18 de março de 2012.
Candidatos ao cargo de Professor farão prova objetiva no dia 12 de fevereiro de 2012, prova de títulos de 26 a 28 de março de 2012 e avaliação psicológica no dia 1º de março de 2012.
Já a prova objetiva para os demais cargos da área de Educação será aplicada no dia 26 de fevereiro de 2012, enquanto que a prova de títulos será de 10 a 12 de abril de 2012 e avaliação psicológica no dia 15 de abril de 2012.

Validade

Com exceção do concurso para o cargo de Médico, que vale pelo período de um ano prorrogável por mais um, todos os demais concurso terão validade de dois anos, podendo também ser prorrogados por idêntico período.

Saiba mais

Concurso INSS abre inscrições para 1875 vagas

O edital do concurso INSS 2011/2012 já está disponibilizado, concretizando-se assim um planejamento iniciado há um bom tempo. Quem aproveitou o tempo para programar os estudos tem agora apenas que efetuar a inscrição, fazer as últimas revisões e aguardar as provas.

As inscrições já estão abertas, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (http://www.concursosfcc.com.br/) e se encerram  às 14h do dia 11 de janeiro de 2012. Também serão disponibilizados Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas, sempre em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Lembrando que está prevista uma possível prorrogação do período de inscrições.

Todos os candidatos poderão conferir no site da Fundação se a inscrição foi devidamente confirmada, a partir de 16 de janeiro de 2012. Caso haja alguma divergência, será necessário que o interessado entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC da Fundação Carlos Chagas, pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 10h às 16h (horário de Brasília).

Cargos e vagas

Confirmando o que já estava previsto na Portaria nº 442 do MPOG, o certame será destinado ao provimento de 375 vagas no cargo de Perito Médico Previdenciário e 1.500 vagas de Técnico do Seguro Social, perfazendo um total de 1.875 postos de trabalho.

A realização do concurso INSS  está mais do que justificada: se deve ao fato de que o órgão tem necessidade evidente de atender às demandas do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Nas palavras do presidente Mauro Hauschild, a admissão de novos servidores irá "garantir o encurtamento das distâncias das pessoas ao INSS". A previsão para os próximos anos, portanto, é de que 720 novas agências serão inauguradas em municípios que atendam aos requisitos estipulados pelo Ministério (o principal deles é que a cidade tenha a partir de 20 mil habitantes e não contem com agência plena alguma).

Vale lembrar que às pessoas com deficiência é assegurado o direito de inscrição no Concurso, já que lhes será reservado 5% das vagas existentes ou das que surgirem ou forem criadas dentro do prazo de validade do Concurso.

Requisitos mínimos

Para disputar a uma das vagas de Técnico do Seguro Social (novo nome para o antigo cargo de Técnico Previdenciário), os candidatos devem possuir o Ensino Médio completo, enquanto que para Perito Médico Previdenciário, a exigência é que se tenha Nível Superior (em Medicina).

Atribuições de cada cargo

O Técnico do Seguro Social realiza basicamente atividades inerentes ao reconhecimento, à manutenção e à revisão de direitos concernentes aos benefícios que o INSS administra. Ele também é o servidor responsável pela execução de atividades diárias de orientação e apoio técnico relacionado às atividades fins do órgão. O Perito Medico Previdenciário, por sua vez, desenvolve atribuições relacionadas à emissão de pareceres conclusivos quanto à capacidade laboral de trabalhadores, bem como a inspeção de ambientes de trabalho, para efeitos de concessão de benefícios previdenciários.

Remuneração

A remuneração Inicial para o cargo de Técnico do Seguro Social será de composta pelo vencimento básico de R$ 532,65, mais a Gratificação de Atividade Executiva – GAE, no valor de R$ 852,24 e da Gratificação de Desempenho da Atividade do Seguro Social – GDASS, que poderá alcançar até R$ 2.808,00. Fora isso, há o auxílio alimentação no valor R$ 304,00, perfazendo um total de R$ 4.496,89.
Já a remuneração do Perito Médico Previdenciário será composta por R$ 4.536,53 de vencimento básico, acrescido de Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária – GDAPMP, de até R$ 4.230,40, mais R$ 304,00 de auxílio alimentação, totalizando R$ 9.070,93.

Provas

Quem optar pelo cargo de Perito Médico Previdenciário fará Provas Objetivas e de Títulos. Já os inscritos no cargo de Técnico do Seguro Social farão apenas Provas Objetivas.

Segundo o edital, a aplicação das Provas Objetivas para o cargo de Perito Médico Previdenciário está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2012, no período da manhã e para o cargo Técnico do Seguro Social, no período da tarde dessa mesma data.

Todos os candidatos terão conhecimento acerca da confirmação da data e de outras informações sobre horários e locais de Provas, que serão divulgadas oportunamente no Diário Oficial da União e por Edital de Convocação específico, também a ser disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas. Os Cartões Informativos serão encaminhados aos candidatos por correio eletrônico (e-mail) e, portanto, é necessário que as contas de e-mail dos inscritos estejam digitadas correta e completamente.

Validade do Concurso INSS

A validade do Concurso do INSS 2011/2012 é de um  ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do INSS.

Saiba mais

Portugal: Taxas moderadoras pagas nas urgências do Santo António quase duplicam no primeiro dia de 2012

Os valores pagos nas urgências do Hospital de Santo António, Porto, quase duplicaram no primeiro dia de 2012 após a introdução das taxas moderadoras, passando da média de 2,66 euros por utente para a de 4,93 euros.

Os valores foram hoje divulgados à Lusa pelo hospital, que no último domingo do ano de 2011 respondeu a 207 episódios de urgência que resultaram em 550 euros.

Já no primeiro domingo de 2012, 01 de janeiro, acorreram ao Hospital de Santo António 270 pacientes urgentes que resultaram na quantia de 1330 euros.

Fonte Destak

Portugal: Unidade do Norte Alentejano aguarda "orientações superiores" sobre pagamento de partos em Badajoz

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) esclareceu  que aguarda "orientações superiores" sobre pagamentos em atraso relativos à assistência às grávidas alentejanas no Hospital de Badajoz (Espanha), com efeitos a 2010.

A posição da ULSNA surge depois da notícia divulgada hoje pela Agência Lusa de que a Junta da Estremadura espanhola reclama de Portugal mais de 2,3 milhões de euros, respeitantes a dívidas no âmbito da assistência de grávidas de Elvas e Campo Maior no Hospital de Badajoz.

Em comunicado divulgado esta tarde, a ULSNA recorda que o Protocolo Técnico de Assistência Sanitária à Mulher Grávida foi celebrado, em 2006, entre Portugal, através da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, e Espanha, através do Serviço Estremenho de Saúde (SES).

Fonte Destak