Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vírus da raiva mata gata em São Paulo

Fazia 29 anos que a cidade não tinha nenhum caso da doença em animais domésticos

Doença pouco comum entre animais domésticos, graças a vacinas, a raiva foi responsável pela morte de uma gata na zona sul de São Paulo, segundo informa a Secretaria Municipal da Saúde. A morte aconteceu por volta do mês de outubro de 2011.

O Estado de São Paulo registra uma média anual de seis casos de raiva animal, geralmente em morcegos – possivelmente os transmissores da doença para o felino. O último caso de um animal doméstico diagnosticado com a doença na capital foi registrado em 1983.

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Município de São Paulo foi notificada em 1º de dezembro pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo sobre a ocorrência.

De acordo com a secretaria, após ser comunicada, a COVISA desencadeou todas as medidas previstas para o controle da doença e não foi encontrado nenhum novo caso ou suspeita. As equipes de vigilância realizaram atividades de casa a casa, orientando os moradores e providenciando a vacinação de cães e gatos.

A vacinação de animais no município tem sido arcada pela própria prefeitura, uma vez que, desde o ano passado, o Ministério da Saúde suspendeu a distribuição de vacinas para o estado.

Fonte iG

Homem morre por suspeita de intoxicação alimentar em São Paulo

Cerca de 50 pessoas que consumiram uma maionese, na cidade de Batatais, passaram mal e foram atendidas em hospitais

Um comerciante, de 55 anos, morreu na madrugada deste domingo por conta de uma suposta intoxicação alimentar, depois de comer maionese na última quinta-feira, 12, em Batatais, no interior de São Paulo.

Segundo informações da secretária de Saúde do município, Luciana Nazar, Antônio Sérgio Ferreira Lima, dono de uma pizzaria na cidade, consumiu o alimento que estava em uma marmita, que foi entregue na hora do almoço por uma empresa que fornece marmitex, no bairro Ouro Verde.

Cerca de 50 pessoas que consumiram o alimento das marmitas também passaram mal na noite de quinta e procuraram prontos-socorros da cidade, segundo a secretária. Ao menos 20 delas foram internadas.

O comerciante foi internado com náuseas, vômito e diarreia no dia seguinte e chegou a ser transferido para a UTI do Hospital Major Antônio Cândido no sábado. Ele tinha familiares em Ribeirão Preto, onde será enterrado nesta segunda-feira.

De acordo com Luciana, a morte pode ter ocorrido por intoxicação alimentar. Amostras dos alimentos foram enviadas ao Laboratório Adolfo Lutz para confirmar a causa da morte. Não há previsão para a conclusão dos exames. A maioria das pessoas que procuraram atendimento médico já foi liberada, segundo Luciana. Um boletim de ocorrência foi registrado ontem pelo filho da vítima.

Fonte iG

Grupo de pesquisa da PUCRS busca compreender como os hormônios se alteram e aceleram o envelhecimento

Idosos serão vacinados contra a gripe em 2012 e terão acompanhamento durante dois anos para ver a resposta imune à vacina


O grupo de pesquisa em Imunologia do Estresse e Imunossenescência, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está realizando um estudo com idosos com perfil de risco imunológico atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre para buscar compreender como os hormônios se alteram e aceleram o envelhecimento.

A intenção é vacinar os pacientes contra o vírus da gripe em 2012 e acompanhá-los, durante dois anos, investigando a resposta imune para a vacina em idosos com e sem perfil de risco imunológico. Os resultados devem ser aplicados em ações pelo SUS e em políticas públicas.

— Queremos ver o quanto as alterações emocionais e cognitivas levam a esse traço vulnerável imunológico. A hipótese é de que idosos com perfil de risco imunológico respondem fracamente à vacina para gripe e apresentam uma reatividade maior para citomegalovírus, que pode ser um fator importante para acelerar o envelhecimento do sistema imune — explica Moisés Bauer, coordenador do Laboratório de Imunologia do Envelhecimento e professor da Faculdade de Biociências da PUCRS.

Uma triagem em postos de saúde da Capital, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, identifica os pacientes. No total, a pesquisa deve envolver até mil participantes, que passam por coletas de sangue, avaliação psiquiátrica, neurológica nutricional e bioquímica em um estudo multidisciplinar, que envolve psicólogos, neurologistas, psiquiatras e nutricionistas. Entrevistas sobre o estado emocional, dosagens hormonais por meio de coleta de saliva e sangue e análise imunológica no sangue são as etapas da pesquisa.

Estudos anteriores
A primeira pesquisa do grupo, em 2002, mostrou como fatores emocionais do tipo estresse, depressão e ansiedade podem acelerar o envelhecimento. As análises revelaram que idosos saudáveis são mais estressados que jovens adultos de 20 a 40 anos, e apresentam níveis mais altos de hormônios de estresse (cortisol), que contribuem para um envelhecimento imunológico mais acelerado.

Outro estudo analisou em 2006 idosos saudáveis que cuidam de pacientes com Alzheimer, na maioria das vezes, cônjuges. Os resultados mostraram que pessoas com o estado de saúde muito bem preservado enfrentam melhor situações de estresse e apresentam menos alterações hormonais e imunológicas.

Em 2010, uma pesquisa mostrou que o efeito de relaxamento produzido pela acupuntura retardou o processo de envelhecimento em idosos saudáveis.

— Houve alterações biológicas e psicológicas, com respostas imunes tão boas quanto a de um jovem. Acupuntura, relaxamento, exercício moderado, bem-estar emocional, inserção social e atividades como ioga trazem benefícios para a imunidade — destaca Bauer.

As informações são da revista PUCRS Informação, de novembro/dezembro de 2011.

Fonte Zero Hora

Carência de vitamina D compromete a saúde dos ossos

Três porções diárias de leite e derivados são necessárias para atingir a quantidade ideal


De acordo com o estudo Brazilian Osteoporosis Study, brasileiros com mais de 40 anos, de todas as regiões e de diversas classes socioeconômicas, consomem cálcio e vitamina D, nutrientes relacionados à saúde óssea, de maneira insuficiente.

A ingestão diária de cálcio foi, em média, um terço da recomendada para o gênero e faixa etária, enquanto a ingestão média de vitamina D foi equivalente a um quarto da recomendação diária para o gênero e a faixa etária pesquisados.

— Para atingir a quantidade ideal de cálcio é vitamina D, é necessário o consumo de três porções diárias de leite e derivados — recomenda a nutricionista Maria Fernanda Elias.

Segundo ela, a prática regular de exercícios físicos e a exposição ao sol, antes das 10h e após as 14h, também são fundamentais para a manutenção da saúde dos ossos.

— Os raios ultravioleta modificam a estrutura da vitamina D para que ela possa ser aproveitada pelo organismo. Apenas a vitamina D utilizada em alimentos fortificados e suplementos nutricionais não requer ação da luz solar, pois já está pronta para exercer suas funções — explica.

A vitamina D promove a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar, contribuindo para garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes.

Fonte Zero Hora

Cpara a manutenção da saúde dos ossos. arência de vitamina D compromete a saúde dos ossos

Três porções diárias de leite e derivados são necessárias para atingir a quantidade ideal


De acordo com o estudo Brazilian Osteoporosis Study, brasileiros com mais de 40 anos, de todas as regiões e de diversas classes socioeconômicas, consomem cálcio e vitamina D, nutrientes relacionados à saúde óssea, de maneira insuficiente.

A ingestão diária de cálcio foi, em média, um terço da recomendada para o gênero e faixa etária, enquanto a ingestão média de vitamina D foi equivalente a um quarto da recomendação diária para o gênero e a faixa etária pesquisados.

— Para atingir a quantidade ideal de cálcio é vitamina D, é necessário o consumo de três porções diárias de leite e derivados — recomenda a nutricionista Maria Fernanda Elias.

Segundo ela, a prática regular de exercícios físicos e a exposição ao sol, antes das 10h e após as 14h, também são fundamentais

Fonte Zero Hora

A libido diminui na menopausa? Ginecologista desvenda mitos e verdades sobre o tema

Redução gradual na produção de hormônios provoca alterações no metabolismo da mulher


Na menopausa, a mulher deixa de produzir os hormônios estrogênios e progesterona, de forma gradativa. Essa alteração hormonal causa diversas modificações no organismo feminino, causando dúvidas sobre a predisposição ao surgimento ou agravamento de doenças nessa fase da vida. Com as dúvidas, surgem também crendices populares, com respaldo científico ou não. A ginecologista e obstetra Viviane Monteiro esclarece algumas delas.

:: Na perimenopausa já não existe mais possibilidade de se engravidar?
Mito. É preciso ter cuidado, pois no período de transição, chamado de perimenopausa, a mulher ainda pode ovular, o que faz com que exista risco de gravidez.

:: Exercícios físicos ajudam a diminuir os sintomas da menopausa?
Verdade. Eles ajudam a reduzir as famosas ondas de calor e a ansiedade, além de atuarem na prevenção de doenças muito comuns nessa fase da vida, como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, enfraquecimento ósseo e obesidade. Aliás, uma alimentação balanceada também ajuda no controle dos sintomas da menopausa, principalmente quando conta com muitas frutas, cereais, grãos e hortaliças.

:: A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) sempre funciona?
Mito. Nem toda paciente tem boa resposta à técnica, por isso é necessária uma avaliação individualizada pelo médico, como forma de se analisar riscos e benefícios, bem como contraindicações.

:: Na menopausa a libido diminui?
Verdade. A redução dos hormônios interfere na libido, porém outros fatores também podem estar envolvidos, como depressão, problemas no relacionamento e o próprio estresse do dia a dia.

:: É possível retardar a menopausa com medicamentos?
Mito. Existem medidas para aliviar os sintomas desse período, mas as alterações na produção de hormônios irão acontecer de toda forma.

:: Na menopausa a pele fica desidratada?
Verdade. Trata-se de um período caracterizado por baixa produção de colágeno pelo organismo, especialmente devido à redução dos níveis de estrogênio

Fonte Zero Hora

Profissionais da saúde alertam lutadores de artes marciais para riscos de dano cerebral

De acordo com profissionais da saúde, problemas de memória, dificuldades para andar e tremores podem surgir a longo prazo


Atualmente, as artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) destacam-se no esporte e têm fãs em todo mundo. No entanto, o público não tem conhecimento dos problemas neurológicos e sequelas que essa modalidade esportiva pode ocasionar.

Frequentes pancadas na região da cabeça podem gerar consequências agudas para o sistema nervoso central, como fraturas, contusões, hemorragias, dissecção carotídea ou trombose. Além disso, pode haver agravamento e desenvolvimento de situações crônicas como a demência pugilística — doença gerada por repetidos golpes —, que, em longo prazo, representa o efeito cumulativo de traumas cranioencefálicos repetidos (TCEs).

— Os repetitivos golpes na cabeça nas lutas podem causar sérios danos na região cerebral e diferentes neurotraumas. O nocaute, por exemplo, significa o desligamento de funções cerebrais — explica o neurocirurgião Miguel Giudicissi, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Segundo Giudicissi, há vários tipos de sequelas, desde grandes hematomas até pequenas lesões que desligam a conexão entre os neurônios. Além disso, dependendo da localização, os danos podem tornar-se mais graves, que vão da inconsciência até o coma.

— O MMA não é nem um pouco seguro — diz a especialista em traumatismo Renata Areza-Fegyveres.

Segundo Renata, cada soco é um trauma no crânio. A longo prazo, eles podem causar problemas de memória, dificuldades para andar e tremores. Ainda não há estudos sobre o MMA, mas pesquisas britânicas mostram que 57% dos boxeadores com mais de 20 lutas lidam com esses problemas. Uma fatia menor (17%) desenvolve Parkinson ou outras doenças neurológicas mais sérias. Adolescentes precisam ter uma cautela especial.

— O osso está em crescimento. O MMA, por causa do forte contato entre os lutadores, oferece risco — diz o fisioterapeuta Arivan Gomes.

Fonte Zero Hora

Profissionais da saúde alertam lutadores de artes marciais para riscos de dano cerebral

De acordo com profissionais da saúde, problemas de memória, dificuldades para andar e tremores podem surgir a longo prazo

Atualmente, as artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) destacam-se no esporte e têm fãs em todo mundo. No entanto, o público não tem conhecimento dos problemas neurológicos e sequelas que essa modalidade esportiva pode ocasionar.

Frequentes pancadas na região da cabeça podem gerar consequências agudas para o sistema nervoso central, como fraturas, contusões, hemorragias, dissecção carotídea ou trombose. Além disso, pode haver agravamento e desenvolvimento de situações crônicas como a demência pugilística — doença gerada por repetidos golpes —, que, em longo prazo, representa o efeito cumulativo de traumas cranioencefálicos repetidos (TCEs).

— Os repetitivos golpes na cabeça nas lutas podem causar sérios danos na região cerebral e diferentes neurotraumas. O nocaute, por exemplo, significa o desligamento de funções cerebrais — explica o neurocirurgião Miguel Giudicissi, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Segundo Giudicissi, há vários tipos de sequelas, desde grandes hematomas até pequenas lesões que desligam a conexão entre os neurônios. Além disso, dependendo da localização, os danos podem tornar-se mais graves, que vão da inconsciência até o coma.

— O MMA não é nem um pouco seguro — diz a especialista em traumatismo Renata Areza-Fegyveres.

Segundo Renata, cada soco é um trauma no crânio. A longo prazo, eles podem causar problemas de memória, dificuldades para andar e tremores. Ainda não há estudos sobre o MMA, mas pesquisas britânicas mostram que 57% dos boxeadores com mais de 20 lutas lidam com esses problemas. Uma fatia menor (17%) desenvolve Parkinson ou outras doenças neurológicas mais sérias. Adolescentes precisam ter uma cautela especial.

— O osso está em crescimento. O MMA, por causa do forte contato entre os lutadores, oferece risco — diz o fisioterapeuta Arivan Gomes.

Fonte Zero Hora

Seja um doador de órgãos

Número de doadores de órgãos diminui no Estado de São Paulo

Em 2011, houve uma redução de 3% no número de doadores de órgãos no Estado de São Paulo em relação ao período anterior. Em 2010, registrou-se um recorde de 871 pessoas. No ano seguinte, caiu para 844.

Os transplantes de rim lideram a lista de órgãos doados (1.404), seguido de fígado (587), pâncreas (123), coração (69) e pulmão (33).

Fonte Folhaonline

Sete mudanças no corpo masculino relacionadas à testosterona

Homem nervoso - Foto: Getty ImagesEsse hormônio influencia a agressividade, o crescimento de pelos e o desempenho sexual

O efeito dos hormônios na personalidade das mulheres é bem conhecido, principalmente na fase da TPM. Mas, e os homens? Eles também são afetados pela produção hormonal? Sim, a testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. "É um hormônio muito importante para o funcionamento do corpo. Mesmo que esteja mais presente nos homens, ele também pode afetar o organismo feminino", explica a endocrinologista e metabologista Vânia dos Santos, de UNESP.

Segundo a especialista, conhecer as funções desse hormônio e as consequências de uma alteração em seus níveis é um importante modo de prevenir possíveis problemas de saúde, que podem afetar tanto o físico como o psicológico do paciente. "De maneira geral, a testosterona é responsável pelos caracteres sexuais secundários no homem, como voz, pelos e massa muscular. Qualquer alteração nessas áreas pode ser um sinal de problema", conta o endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp. Confira abaixo as principais mudanças no corpo masculino - e algumas até no feminino! - relacionadas a esse hormônio.

Agressividade
De acordo com Pedro Saddi, a testosterona pode provocar uma maior agressividade masculina quando está em um nível suprafisiológico, ou seja, acima do normal. "Ela age diretamente no sistema nervoso. Quando há um excesso desse hormônio, o humor e o estado de espírito do homem mudam, mas é importante lembrar que essa agressividade não tem relação com violência. Portanto, não podemos culpar o hormônio por um ato violento", afirma Pedro Saddi.

Nas mulheres, essa relação é menos intensa devido à menor quantidade de testosterona no organismo. Para o sexo feminino, os hormônios que aumentam o comportamento agressivo são o estrógeno e a progesterona, que normalmente atingem picos durante o período de ovulação.

Calvície - Foto: Getty ImagesCalvície
Existe o mito de que homens com mais testosterona têm maior queda de cabelos e se tornam calvos precocemente. Isso daria sentido à expressão popular "é dos carecas que elas gostam mais", já que o alto nível de testosterona também está ligado ao desempenho sexual masculino.

No entanto, o endocrinologista Pedro Saddi derruba essa informação. "O que se relaciona com queda de cabelos é a diidrotestosterona, que é uma transformação da testosterona. É esse hormônio que aumenta a queda de cabelos nos homens e sua produção depende de fatores locais do couro cabeludo, e não da quantidade de testosterona circulante no sangue", explica. As pessoas calvas têm enzimas no couro cabeludo com uma capacidade maior de transformar a testosterona do sangue em diidrotestosterona para agir no folículo capilar.

Já nas mulheres, o nível de testosterona pode causar uma mudança no couro cabeludo. "Ela não chega a causar calvície, mas provoca aquelas entradas típicas de homens perto dos 40 anos. Essa transformação é característica da maior produção de testosterona pelas mulheres", afirma Vânia dos Santos.

Homem fazendo a barba - Foto: Getty ImagesPelos
O crescimento de pelos em algumas áreas está diretamente ligado à produção de testosterona, tanto nos homens quanto nas mulheres. É a partir do momento que esse hormônio começa a ser produzido, por volta dos 12 anos de idade, que os pelos no rosto, tronco, nádegas, virilha e monte púbico começam a crescer nos homens. No entanto, alguns locais do corpo, como braços e pernas, não são afetados pela maior produção de testosterona. Por isso, os pelos que ali crescem são chamados de independentes.

O excesso de testosterona nas mulheres pode causar um aumento no crescimento de pelos nas áreas andrógenas, como rosto e no tórax, o que não é normal para o sexo feminino. "A maior produção de testosterona pelos óvulos e pelas glândulas adrenais causa nas mulheres o hirsutismo, que é o crescimento de pelos em locais anormais", explica a especialista.

Essa alteração hormonal tem tratamento a partir de remédios, que controlam a produção de testosterona pelo ovário e pelas glândulas adrenais.

Músculos - Foto: Getty ImagesMúsculos
É fácil perceber a influência da testosterona nos músculos dos homens. "Por volta dos 12 anos, quando os testículos começam a produzir a testosterona, os meninos ficam mais fortes que as meninas e passam a ter maior massa muscular", explica Pedro Saddi. De acordo com o especialista, essa diferença aumenta no período entre 20 e 30 anos, quando os homens têm um pico nos níveis de testosterona no sangue.

Na terceira idade, com a menor produção do hormônio, há uma perda de massa muscular nos homens e fica mais difícil se recuperar de lesões musculares. Por isso, muitos idosos são aconselhados por médicos a tomar suplementos de testosterona.

Sexo
A libido e o desempenho na hora do ato sexual também estão ligados à testosterona. "Indivíduos com baixa taxa desse hormônio têm menor libido e, consequentemente, pior desempenho sexual. Homens com essa característica também têm maiores chances de sofrer com infertilidade", afirma Pedro Saddi. De acordo com o especialista, as alterações nos níveis de testosterona afetam a vida sexual de ambos os sexos. Além disso, se houver excesso desse hormônio nos homens, pode ocorrer um atrofiamento dos testículos e, nas mulheres, o aumento do clitóris, dois problemas que diminuem as chances de ter uma vida sexual ativa.

Homem triste - Foto: Getty ImagesDepressão
Em média, após 50 anos de idade, a produção de testosterona diminui nos homens, provocando uma série de alterações tanto no corpo quanto na personalidade. De acordo com a endocrinologista, os baixos níveis desses hormônios estão entre as causas do aumento dos casos de depressão masculina na terceira idade. "Como a testosterona também age no sistema nervoso, uma mudança em sua produção afeta o bem-estar e o humor dos homens", explica Vânia dos Santos.

Nas mulheres, a produção de testosterona segue o caminho oposto conforme a idade. Após chegar à menopausa, as mulheres começam a produzir mais esse hôrmonio, enquando a quantidade de estrógeno, que dá características femininas ao corpo, começa a diminuir. "Depois do climatério, as mulheres começam a ter níveis de testosterona mais altos no organismo. Isso aumenta a quantidade de pelos no corpo e também provoca um leve aumento de peso e irritabilidade", diz Vânia dos Santos.

Excesso do hormônio
Um estudo feito pela Universidade de Yale, no Reino Unido, mostrou que o excesso de testosterona pode provocar morte de células nervosas, o que leva a doenças como Alzheimer. De acordo com Pedro Saddi, essa pesquisa é importante para se ter mais informações sobre o efeito contínuo da testosterona no organismo, mas ainda não pode ser usado para tirar maiores conclusões. "Esse estudo foi feito em cultura de células, ou seja, não foi realizado em condições normais. Além disso, a quantidade de testosterona usada foi muito maior do que a quantia máxima já vista em um homem", explica o endocrinologista.

Vânia dos Santos explica que, como qualquer outro hormônio, uma quantidade excessiva de testosterona no corpo pode trazer malefícios às células. "É comum vermos homens tomarem esteróides ricos em testosterona para ter um crescimento nos músculos. Mas ingerir suplementos desse hormônio em excesso pode causar aumento de pressão e colesterol, aumento das mamas e atrofia dos testículos", completa.

Fonte Minha Vida

Oito respostas sobre o uso de produtos para higiene íntima

Sabonetes comuns - Getty ImagesGinecologista esclarece os prós e contras no uso dos produtos para região íntima

Sabonetes líquidos, absorventes diários e lenços umedecidos para o cuidado da região íntima fazem parte da rotina de higiene de muitas mulheres. De diversas marcas, cores, fragrâncias e formatos, eles são compra certa da ala feminina, mas ainda geram dúvidas em relação à funcionalidade. Para esclarecer os prós e os contras, conversamos com o ginecologista Paulo César Giraldo, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Posso lavar a região íntima só com água?
Não. A lavagem simples com água não garante que a região íntima seja devidamente higienizada. A água remove apenas cerca de 60% das impurezas acumuladas na região. Lavar a região com água apenas não garante, portanto, a remoção de partículas sólidas e, menos ainda, a remoção de gorduras. No entanto, o médico ressalta que em casos, raros, de mulheres que sofrem de hipersensibilidade na região íntima, somente água é aconselhado.

Os sabonetes íntimos alteram o pH da região vaginal?
Muito pelo contrário. Os sabonetes líquidos íntimos são produtos a base de ácido láctico, que é um componente natural da pele. Como o pH da região externa vaginal é entre 5 e 5,5, esses sabonetes específicos têm o atributo de mantê-lo o mais próximo do ideal para o desenvolvimento e manutenção das células da pele. O pH da pele é afetado por muitos fatores, como, por exemplo, a transpiração, falta de ventilação e predisposição genética. O uso desses sabonetes específicos são importantes para que o pH seja devidamente controlado e a região permaneça higienizada e protegida por mais tempo.

Os sabonetes comuns ou neutros são eficazes para a limpeza da região íntima?
A composição dos sabonetes em barra tem pH muito alcalino e, por isso, podem remover a acidez natural da região da genitália feminina, causando ressecamento e irritações. Os sabonetes neutros também não são indicados, pois são mais alcalinos ainda, já que possuem pH 7. Na falta de sabonetes íntimos, o especialista recomenda o uso de produtos fisiológicos, leves e sem perfume.

Deve-se interromper o uso dos sabonetes íntimos no período menstrual?
Não. No período menstrual a higiene precisa ser até mais frequente em razão da quantidade de resíduos e secreções que se acumulam na região íntima. O mais indicado é que as genitálias sejam higienizadas, em média 3 vezes por dia em dias de calor e 1 vez por dia em dias de frio, em que os banhos são menos frequentes.

Como deve ser a aplicação correta desses produtos?
O ideal é que a aplicação dos sabonetes de higiene íntima seja feita apenas na região externa da genitália, não sendo recomendado o uso dos produtos para fazer duchas vaginais ou tratar de infecções ou inflamações da região.

O uso de absorventes diários é recomendado?
Não há necessidade de usar absorventes diários. O ideal é que se use somente a calcinha, que não dever ser apertada ou de tecidos sintéticos para facilitar a ventilação da região e a livre circulação sanguínea. No entanto, mulheres que se sentem inseguras por ter algum tipo de problema, como corrimento vaginal, ou que estão próximas do período menstrual encontram nesses produtos uma opção para evitar constrangimentos. Nesses casos os absorventes diários devem ser porosos, ou seja, não abafam a região, favorecendo a umidade, calor e a proliferação de micro-organismos causadores de infecções.

Em quais ocasiões os lenços umedecidos devem ser usados?
Os lenços umedecidos são ótimos para se carregar na bolsa e usados ao longo do dia e em situações de emergência, como viagens. São muito eficientes para a higiene em momentos em que não se pode ter acesso à lavagem adequada. O uso de lenços umedecidos, desde que eles sejam específicos para a região íntima, é preferível em relação ao papel higiênico, pois o papel pode se desfazer no momento do uso, deixando resíduos na região.

Crianças podem fazer uso desses produtos?
É importante perceber que o uso de produtos de higiene íntima são uma necessidade e não um tratamento. As crianças também precisam que a área genital seja devidamente higienizadas, por isso não há restrições. No entanto, o pH infantil é um pouco mais baixo do que o de mulheres adultas e, por isso, é importante que se procure produtos infantis, em que a concentração e a diluição sejam menores.

Fonte MinhaVida

Acupuntura é eficiente contra enxaqueca, aponta estudo

Tratamento alternativo chinês funciona em longo prazo

Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal indica que a acupuntura ajuda a reduzir o número de dias de enxaqueca e pode ter efeitos duradouros sobre o problema. A análise foi liderada por um pesquisador da University of Traditional Chinese Medicine, na China.

Na pesquisa, quase 500 adultos foram submetidos a sessões da tradicional acupuntura chinesa ou da acupuntura sham, na qual agulhas são inseridas em pontos não específicos do corpo. A experiência durou cerca de quatro semanas e os grupos não foram informados sobre o tipo de método que receberiam.

Durante o teste, os participantes submetidos ao método chinês alegaram ter menos episódios de enxaqueca do que antes de fazer acupuntura. Antes do estudo, a maioria sofria de enxaquecas mensalmente, com cerca de seis ocorrências por mês. Após passar pelo procedimento, os relatos de enxaqueca caíram para três episódios por mês.

Mesmo após as quatro semanas de acupuntura, os participantes do método mais tradicional afirmaram ter menos dias de enxaqueca, com menos frequência e menor intensidade. Já os que fizeram a acupuntura sham não declararam qualquer alteração da rotina.

Alimentos que combatem a enxaqueca
São muitas as causas da enxaqueca, ou mesmo de uma simples dor de cabeça: falta de sono, estresse, variações de temperatura, hábitos alimentares... Ainda há, no caso das mulheres, aquela dor de cabeça típica do período pré-menstrual. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre desse mal, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença.

Além de usar medicamentos e evitar as causas acima, um dos poderosos remédios contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca - a alimentação. Você sabia que alguns nutrientes têm o poder de aliviar os sintomas e reduzir essa complicação? Veja quais são e por quê:

1. Selênio contra os radicais livres
Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. "Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional.

2. Magnésio para relaxar
O papel do magnésio no combate às dores de cabeça e enxaquecas foi demonstrado em uma série de estudos. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, a concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina - substância responsável por regular a percepção a dor e disposição - bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca.

3. Aproveite a ação anti-inflamatória do Ômega3
O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias pró-inflamatórias, que causam a dilatação dos vasos e, consequentemente, a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. "Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca", afirma a nutricionista Roseli Rossi.

4. Invista nos antioxidantes"As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo", afirma a nutricionista Roseli Rossi. Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória. "Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, portanto, na incidência de enxaquecas", completa Roseli.

Fonte Minha Vida

Exercícios ajudam adolescentes a abandonar o cigarro

cigarro mao mulher 450x338Pesquisa mostra que atividade física faz a diferença na hora de largar o vício

Um estudo da Universidade West Virginia, nos Estados Unidos, descobriu que a prática de exercícios é a melhor solução para ajudar os adolescentes fumantes a abandonarem o vício.

Os estudiosos chegaram a essa conclusão quando começaram a reparar que aqueles adolescentes que fumavam eram justamente os sedentários.

Já os que praticavam esportes não tinham o hábito do fumo.

Os cientistas passaram seis meses analisando 233 estudantes da West Virginia com idades entre 16 e 19 anos.

A maioria começou a fumar aos 11 anos de idade. O grupo foi dividido em três. O primeiro foi submetido a uma sessão acompanhada por um psicólogo especializado em livrar os fumantes do cigarro. O segundo grupo passou a frequentar uma associação especializada no combate ao fumo e o terceiro foi submetido a um programa de atividades físicas combinado com um programa de dez semanas de aconselhamento para parar de fumar.

Eles tiveram todo o seu progresso físico acompanhado. Depois de três meses, 14% dos adolescentes que praticaram esportes abandonaram o cigarro. Dos que apenas frequentaram o grupo de ajuda, menos de 5% largaram o vício.

Os cientistas chegaram a conclusão que foram os benefícios proporcionados pelo esporte que ajudaram os adolescentes a trocarem o cigarro pela atividade física. Devido ao sucesso do estudo, ele será aplicado no combate ao vício do cigarro não somente a adolescentes, mas também será estendido a adultos.

Fonte R7

Dengue: Previna-se pois ela mata

Salada de trigo ajuda a reduzir risco de doenças cardíacas

Cereal é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico

Considerado um dos cereais mais ricos em termos nutricionais, o trigo traz muitos benefícios à saúde.

Por ser rico em fibras e com baixo índice glicêmico, ele retarda a absorção da glicose. Assim, reduz a produção de insulina e não deixa o pâncreas sobrecarregado.

O trigo ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas ao controlar os níveis de colesterol. Por possuir muita fibra, o grão também ajuda a manter saudável a flora intestinal e pode ser consumido em salada.

Para prepará-lo, coloque uma xícara de trigo lavado de molho de um dia para outro a fim de ele amolecer e diminuir o tempo de cozimento. Depois, escorra e tempere o grão com salsa, cebolinha, hortelã, cebola, um pouco de alho e tomate. Sirva com alface ou agrião.

Fonte R7

Assustadas com o caso dos implantes PIP e Rofil, mulheres vão trocar até silicone intacto

 silicone 300x338 2091002
Lado psicológico faz com que elas agendem a substituição por conta própria

Elas não sentem dores e os exames não encontraram problemas no silicone que implantaram nos seios. O que incomoda, mesmo, é o lado psicológico para quem tem uma prótese das marcas Poly Implant Prothèse (PIP) ou Rofil, adulteradas com silicone industrial.

Assustadas com o episódio, mulheres com produtos ainda intactos já agendaram a troca por conta própria, como é o caso de Gisleine Petroski, de 32 anos. Planos de saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) vão bancar o procedimento apenas para os casos de ruptura, mediante indicação médica.

- Minha cabeça não para. Mesmo após os exames mostrarem que não há problema com as próteses, eu só penso na "bomba-relógio" que carrego no peito.

Ela garante que fará a substituição até o fim deste mês.

- Só irei me acalmar depois de trocá-las.

Outra que não ficou tranquila com os exames foi a administradora de empresas Martha Bollina, de 46 anos.

- Fiz ultrassom e ressonância, nada foi diagnosticado. Mas tem como ficar calma com uma prótese dessas no corpo? Está fazendo mal para o meu emocional. Decidi que vou operar e colocar uma prótese segura.

A representante comercial Melissa Furlan também vai fazer a troca.

- Estava de férias fora do país quando minha mãe me falou do problema com a PIP. Voltei antes, tive de transferir minha passagem e, assim que cheguei, fui conversar com o meu cirurgião plástico. Marcamos a cirurgia para fevereiro, pois não consigo nem dormir achando que essa prótese pode se romper a qualquer momento.

Fonte R7

Pesquisadores brasileiros testam vacina oral contra hepatite B

Esperança dos cientistas é que a tecnologia também funcione com outras vacinas

Pesquisadores do Instituto Butantan e da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma vacina para hepatite B que pode ser consumida por via oral. Os testes em humanos devem começar no próximo ano.

A grande esperança é que a tecnologia também funcione com outras vacinas que, por enquanto, só são administradas por injeção.

Osvaldo Augusto Sant'Anna, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinasdo e cientista do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, disse que a vacina pode ser revolucionária.

- Seria uma verdadeira revolução. A cobertura vacinal aumentaria muito, especialmente nos lugares mais pobres e distantes onde é difícil chegar com um profissional de saúde.

Ele recorda o impacto da vacina Sabin, de administração oral, na erradicação da poliomielite.

- Poderíamos repetir o mesmo feito com outras doenças.

Fonte R7

Exercícios de alongamento específicos para o estresse

A tensão e o estresse são os principais causadores de dores e fadiga muscular. A má postura e o corre corre diário contribuem para deixar o corpo tenso.

  • A primeira a sentir os efeitos negativos da rotina puxada é a coluna. Aprenda aqui a fazer alguns exercícios que contribuem para aliviar a tensão.
  •  
  • Pescoço Puxe a cabeça como se fosse colocar a orelha no ombro. Repita o mesmo movimento para o lado oposto depois de 30 segundos. É importante manter os ombros relaxados durante esse alongamento.
  •  
  • Ombros Com os braços estendidos, eleve-o na altura do ombro e puxe o cotovelo esquerdo com a mão oposta em direção ao ombro direito.
  •  
  • Para aliviar os braços e o músculo peitoral Na cadeira do trabalho, mantenha as costas retas apoiadas no encosto e estenda o braço com os dedos entrelaçados.
  •  
  • Região lombar Em pé, tente encostar no tronco nos joelhos, que devem estar retos.
  • Procure deixar os pés bem apoiados no chão. Conte 30 segundos e volte para a posição inicial.
 
Fonte R7

Gestante e parceiro sexual podem fazer teste rápido de HIV e sífilis pelo SUS

Resultado sai em menos de 30 minutos e ajuda a evitar transmissão para o bebê

Gestantes e seus parceiros sexuais, como marido ou namorado, poderão fazer teste rápido para o diagnóstico de HIV e sífilis na rede básica de saúde pública, conforme portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, os testes de sangue serão feitos durante o pré-natal pelo programa Rede Cegonha. O resultado sai em menos de 30 minutos. Diagnosticar e tratar essas doenças o mais rápido possível durante a gravidez é importante para impedir a transmissão para o bebê.

De 2000 a 2009, foram identificadas 54.218 gestantes com o vírus da aids no país, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da média nacional ter caído de 5,4 casos para 3 casos por 100 mil habitantes em crianças com menos de 5 anos de idade no período, houve aumento da incidência da doença nas crianças nas regiões Norte e Nordeste. Nessa faixa etária, a principal forma de transmissão é a vertical, de mãe para filho na gestação.

A testagem é indicada nos primeiros três meses, mas pode ser feita até na hora do parto. Com o tratamento médico, a chance do bebê contrair a doença cai para menos de 1%. Quando não há tratamento, a taxa de risco chega a 20%. As recomendações são o uso de antirretrovirais, parto de cesárea e não amamentar. O Brasil quer diminuir para 2% a transmissão vertical da aids até 2015.

Cerca de 12 mil casos de sífilis congênita, também transmitida de mãe para filho, são registrados por ano. A infecção provoca má-formação do feto, aborto ou morte da criança. O indicado é fazer o teste nos primeiro trimestre de gestação e repeti-lo no último mês e antes do parto, já na maternidade. O tratamento da mãe e do bebê é a base de penicilina. Os parceiros sexuais também devem se tratar para evitar uma nova infecção da parceira.

Fonte R7

Cientistas encontram anticorpo capaz de neutralizar o vírus da gripe aviária

Ainda é cedo para afirmar a produção de uma vacina, mas estudos foram comemorados

Uma equipe de cientistas liderada pelo professor Paul Zhou, do Instituto Pasteur de Xangai, afirma que encontrou um anticorpo capaz de neutralizar quase todas as variedades conhecidas do vírus H5N1 da gripe aviária, um importante avanço para a obtenção de um remédio contra essa doença fatal.

 
Zhou assinalou que o anticorpo foi desenvolvido por um de seus estudantes de doutorado, Hu Hongxing, a partir de amostras de sangue de um paciente com vírus que inesperadamente se curou ao receber uma transfusão de uma pessoa imune ao H5N1.

Ao menos dois jornais trazem reportagens sobre o estudo neste sábado (14), o chinês South China Morning Post e o especializado Journal of Virology.

Após a descoberta, a amostra de sangue foi distribuída a diferentes institutos de pesquisa com o objetivo de que algum deles desenvolva o mais rápido possível um anticorpo confiável contra o vírus, que atualmente tem índice de mortalidade de cerca de 50%.

No meio científico houve elogios ao estudo, mas também cautela porque ainda é preciso esperar para ver se a descoberta se traduzirá em uma vacina realmente confiável e comercialmente viável, como declarou Guan Yi, da Universidade de Hong Kong.

Zhou admitiu o longo trabalho de análise e verificação de resultados que têm pela frente os institutos que detêm as amostras.

Para exemplificar o tamanho do desafio comparou a tarefa a de "encontrar uma agulha no fundo do mar do Pacífico".

Isso tudo com o agravante de que as amostras de sangue depois de alguns dias perdem a validade para pesquisa, por isso a corrida contra o relógio.

Em 31 de dezembro de 2011, um motorista de ônibus morreu após contrair o vírus H5N1, a primeira morte por gripe aviária em um ano e meio no país.

Mais de 300 pessoas morreram no mundo todo por causa da gripe aviária desde que o vírus apareceu pela primeira vez em 2003, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nesse período, o vírus H5N1 provocou o sacrifício de 400 milhões de aves, gerando perdas ao setor de cerca de R$ 35 bilhões (US$ 20 bilhões).

Fonte R7

Aumentam as chances de atendimento a quem espera por um transplante de pulmão

País fará transplante com órgão que passou por um processo de regeneração

O primeiro transplante de pulmão no Brasil com órgão que passou por um processo de regeneração deve ser feito a qualquer momento pelo InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Para isso, basta que apareça um órgão doado por paciente com morte cerebral.


Para o procedimento, já foram vencidos todos os trâmites necessários à adoção da técnica desenvolvida na Suécia, bem como já foi dada a autorização pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Com esse avanço da medicina brasileira, surge um novo alento a 140 pacientes de todo o país que precisam receber um pulmão novo para continuar vivos. Metade desse universo está na fila de espera do InCor, diz o diretor do Programa de Transplante de Pulmão do InCor, Fábio Jatene.

- A nossa expectativa é que possamos aumentar o número de transplantes de pulmões e, consequentemente, beneficiar o maior número de pacientes que estão aguardando na fila de espera. Infelizmente, nós perdemos uma parte expressiva desses doentes por não conseguir o órgão.

Ele prevê que, com a nova técnica, a média atual de intervenções, entre duas a três por mês, poderá dobrar no médio prazo. Por ano, são feitos em torno de 20 transplantes, podendo chegar, numa primeira etapa depois da nova técnica, a 40 casos. Jatene explicou que, ao serem incluídos na lista dos pacientes passíveis de serem os receptores, esses pacientes têm chance de viver por mais dois ou três anos. Com a cirurgia, há uma sobrevida média entre 70% a 75% dos casos em sete anos, além de uma sensível melhora da qualidade de vida.

De todos os transplantes, o de pulmão é o mais complexo e a grande dificuldade está na captação dos órgãos. Apenas entre 5% a 10% das doações são de fato aproveitadas porque o pulmão se deteriora muito rapidamente e está mais sujeito a contaminações pelo contato com o exterior. Do total de cerca de 90% rejeitados, estima-se que 30% possam passar pelo processo de regeneração.

Jatene acredita que, em pouco tempo, essa técnica possa ser levada para os demais centros médicos que hoje fazem os transplantes de pulmão no país. São ao todo três: o de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, responsável pela primeira cirurgia de transplante de pulmão da América Latina, em 1989; o de Minas Gerais e o de Fortaleza, no Ceará.

O cirurgião observou que os profissionais do InCor foram estudar a nova técnica na Suécia, há cerca de oito anos, na mesma época em que um grupo canadense de médicos foi aprender como era feita a recuperação do pulmão para implante no receptor. No Canadá, a técnica já é adotada e a experiência bem sucedida soma 30 cirurgias com órgão recuperado.

A técnica consiste na utilização de uma solução líquida introduzida, lentamente, por meio de cânulas na artéria e na veia pulmonar como forma de reduzir ou eliminar o edema, o inchaço, que impede a troca gasosa do organismo e é um dos principais obstáculos ao aproveitamento do pulmão retirado de um paciente com morte encefálica. O medicamento faz, assim, uma espécie de higienização do órgão.

- Do lado dos vasos pulmonares, existem alvéolos que são inundados e, à medida se consegue uma solução que atraia o líquido de volta, você seca o alvéolo. Se a solução for interosmolar, ela consegue atrair e reabsorver o líquido e, com isso, reduzir o edema.

Jatene lembra que esse edema não é só no alvéolo, mas no espaço em volta na área denominada de interstício.

- Se os pulmões tem boas condições, eles são utilizados para o transplante na hora da atuação. Mas existem casos em que esses pulmões não estão em boas condições. Na maior parte das vezes, por excesso de líquido, que nós chamamos de edema pulmonar, ou por infecção. Nos casos de excesso de líquido, já se sabe que podem ser recondicionados, retirando o líquido.

Segundo Jatene, esse processo leva em média de duas a três horas.

Para a presidente da Comissão de Doença Pulmonar Avançada da Sociedade Brasileira de Pneumonologia e Fisiologia, Valéria Maria Augusto, a possibilidade de se efetuar essa restauração deverá ajudar a resolver “um problema muito grave que é a de tornar o pulmão viável para a doação”, um dos maiores entraves para um número maior de transplantes do órgão.

Ela explicou que 99,9% dos transplantes ocorrem a partir de uma doação obtida de uma pessoa com quadro de morte encefálica.

- Quando chega o diagnóstico de morte encefálica, o órgão já está bastante afetado. E nosso critério de profilaxia para transplante é assim: se ele tem mais de 48 horas de tubo [paciente que foi entubado para a ventilação artificial].

A entubação, segundo a médica, é um indício da probabilidade de infecção e, se isso se confirmar, a utilização do pulmão em questão já é descartada.

Segundo Valéria, mais da metade dos transplantes de pulmão são em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. O InCor informou que, dentre as enfermidades tratadas com essa intervenção, estão os casos de enfisema e fibrose pulmonar, além de hipertensão pulmonar e fibrose cística.

Fonte R7

Supermãe de Taubaté pode não estar grávida

Médico de Maria Verônica Santos diz que ultrassom feito em agosto não aponta gravidez

A moradora de Taubaté (SP), Maria Verônica Santos, 25 anos, pode não estar grávida de quadrigêmeas, como afirma. A afirmação é do obstetra Wilson Vieira de Souza, que diz que em um ultrassom feito em agosto de 2011 não constava que a “supermãe” estava grávida. As informações são do Domingo Espetacular.

De acordo com o médico, o exame, que mostra as condições do feto, foi feito no dia 30 de agosto e não apontava nenhuma gravidez. Maria Verônica fez a última consulta em seu ambulatório em outubro, há dois meses e meio. Segundo Souza, ela era sua paciente desde dezembro de 2010.

- Ela se consultou no dia 21 de outubro, com o retorno para o dia 31 de outubro de 2011. Foi a última vez que ela passou por consulta aqui na minha clínica. Ela tinha um corpo normal. Não compatível com uma gravidez.

A reportagem do Domingo Espetacular teve acesso à ultrassonografia de Maria Verônica. O documento diz “que o útero da paciente está com o tamanho dentro dos parâmetros considerados normais, sem conteúdos importantes a se considerar em sua cavidade, principalmente que sugiram um possível estado gestacional".

A descrição revela que não há possibilidade de a mulher estar grávida. Para tirar a dúvida, a reportagem levou o exame a dois outros ginecologistas, sem nenhuma relação com essa história.

Eles analisaram o documento e afirmam: o resultado não é o de uma mulher grávida.

Assista ao vídeo:
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Santa Clara do Sul - RS

A Prefeitura de Santa Clara do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o concurso público, destinado ao provimento de 07 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 2.061,90, para carga horária de 40 a 44h semanais.

Cargos
As chances são para cargos de Engenheiro Agrônomo, Psicólogo, Educador Infantil, Técnico em Informática, Fiscal em Saúde, Auxiliar Administrativo, Pedreiro, Operário Especializado e Professor Séries Finais - Educação Física.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 24 de janeiro de 2012, das 09:00h às 11:30h e das 13:00h às 14:30h, na Av. 28 de Maio, 565, Centro Administrativo Municipal, Santa Clara do Sul - RS. A taxas são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 90,00 de acordo com o cargo.
Provas
As Provas Escritas de todos os cargos serão realizadas na data prevista de 04 de fevereiro de 2012, tendo como local a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Clara, sita à Rua Cel. José Diehl, nº 373, centro, Santa Clara do Sul/RS.
Validade
Este concurso terá validade de até 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Apiacás (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Apiacás, Estado do Mato Grosso, lançou 02 editais (nº. 001/2012 e 002/2012) de processo seletivo visando o preenchimento de 10 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 690,00 e R$ 2.446,52 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
Das vagas destinadas ao cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas por candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Instrutor de Informática, Instrutor de Artes, Instrutor de Música, Instrutor de Karatê, Cozinheira, Monitor, Assistente Social, Psicólogo e Professor.

Inscrição

As inscrições serão recebidas, gratuitamente, entre às às 08h00min do dia 16 às 12h00min do dia 20 de janeiro de 2012, na sede da Prefeitura de Apiacás - Departamento de Tributos, sito Av. Brasil, nº 1059, Bairro Bom Jesus, Apiacás/MT e para os candidatos ao cargo de Profesor, na Secretaria Municipal de Educação, das 07h00min às 12h00min.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 27 de janeiro de 2012, às 08h00min, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional cito à Avenida Brasil nº 1331, Bairro Bom Jesus, Apiacás-MT e terão duração máxima de 03 horas.
A contagem dos pontos/das provas de títulos referentes ao cargos de Professores, serão realizadas no dia 27 de Janeiro de 2012 às 08h00min, na Secretaria Municipal de Educação e publicado no Órgão Oficial de Imprensa do Município.

Validade

O processo seletivo terá o prazo de validade de 01 ano para o cargo de Professor e dois anos para os demais cargos, contados a partir da sua homologação.

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre vagas

A Prefeitura de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, lançou 04 editais de processos seletivos de provas e títulos, destinados aos preenchimentos de várias vagas, em diversos níveis de escolaridade. Os salários vão de até R$ 1.491,00, mais gratificação pelo efetivo exercício de plantões podendo chegar até R$ 5.490,00, em jornadas de trabalho de 20 a 40h semanais.

Cargos
Edital Nº 138/2012: Agente de Atendimento ao Público I;

Edital Nº 139/2012: Anestesista; Clínico Geral; Cirurgião de Tórax; Cirurgião Plástico; Hematologista; Intensivista; Neurocirurgião; Neurologista; Ortopedista; Pediatra; Psiquiátrico; Traumatologia;

Edital Nº 140/2012: Médico I - Clínica: Cardiologista; Cardiologista Infantil; Clínico Geral; Hematologista; Mastologista; Neurologista Infantil; Psiquiatra; Reumatologista;

Edital Nº 141/2012: Auxiliar de Odontologia.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas somente pela internet, através do site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br, nos seguintes períodos:
De 13 a 18 de janeiro para o edital Nº 138;
De 17 a 22 de janeiro para os de Nsº 139 e 140;
De 18 a 23 de janeiro de 2012 para o dital Nº 141/2012.
Todas as publicações, serão divulgadas por meio de afixação no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora (Av. Brasil, n° 2001 - 8° andar - Centro - Juiz de Fora/MG) e publicados no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora: www.pjf.mg.gov.br.
Validade
O prazo de validade dos processos seletivos será de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Junco do Seridó - PB 2012

A Prefeitura de Junco do Seridó, Estado da Paraíba, publicou edital Nº 001/2011 de concurso público de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de 63 cargos públicos. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Empresa - Educa – Assessoria Educacional - LTDA.

São ofertadas vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários variados entre R$ 545,00 a R$ 1.243,00, mais gratificações, por jornadas de trabalho de 30 e 40h semanais.

Cargos

As oportunidades são para os cargos de auxiliar de serviços gerais, coveiro, gari, porteiro, pedreiro, vigia, motorista, auxiliar administrativo, agente de endemias, digitador, fiscal de tributos, recepcionista, educador físico, oficineiro, monitor, operador de máquina, técnico de enfermagem, técnico bioquímico, assistente social, bioquímico, psicólogo, fisioterapêuta, médico, enfermeiro, odontólogo e nutricionista.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.educapb.com.br, das 8 horas do dia 26 de dezembro de 2011 às 23 horas do dia 20 de janeiro de 2012, observado o horário de Brasília.

Taxas

As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas

Serão aplicadas, para todos os cargos, provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes deste edital, Avaliação de Títulos para os cargos de Nível Superior e Prova Prática para os cargos de Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo Escolar e Digitador.

A previsão para aplicação das provas objetivas é no dia 26 de fevereiro de 2012. O edital de divulgação dos locais de realização das provas objetivas será publicado no Diário Oficial do Município, afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Junco do Seridó e da Empresa EDUCA - www.educapb.com.br.

Validade

O concurso terá validade de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Janaúba (MG) lança edital de concurso público

A Prefeitura de Janaúba, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público para provimento de 545 vagas para cargos efetivos do quadro de pessoal do Município, sob regime estatutário, incluindo vagas para formação de Quadro de Reserva.

As inscrições serão pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, no período de 19 de março a 17 de abril de 2012.

A Prova de Múltipla Escolha será aplicada na data provável de 20 de maio de 2012.

Os resultados serão divulgados no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br e na sede da Prefeitura Municipal de Janaúba-MG.
Em breve mais informações!

Processo Seletivo da Prefeitura de Ipuaçu (SC)

A Prefeitura Municipal de Ipuaçu no Estado de Santa Catarina, anunciou a realização de Processo Seletivo para preenchimento de vagas por tempo determinado em seu quadro de funcionários. São 18 oportunidades em vários cargos de níveis fundamental e superior, com remuneração de até R$ 2712,87, e a organização ficará por conta da empresa SC - Cursos e Treinamentos Ltda. Confira o Edital.
Para o nível superior, as vagas ofertadas são de Professor II de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Artes, Ciências, Educação Física, História, Língua Estrangeira/Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Assistente de Educação, Farmacêutico e Nutricionista; de nível fundamental, estão disponíveis vagas de Auxiliar de Serviços Gerais.
Poderão ser feitas inscrições no endereço eletrônico www.sccursosetreinamentos.com.br  de 13 a 23 de janeiro de 2012, e as taxas variam entre R$ 15,00 e R$ 50,00 de acordo ao nível de escolaridade exigido pelo cargo.
A prova objetiva escrita será aplicada no dia 29 de janeiro de 2012, nas dependências do Centro Municipal de Educação, localizado à Rua Zanella, s/n, centro, da cidade, com início às 9h, com duração de três horas.
No dia da realização das provas objetivas escritas, haverá a publicação do gabarito preliminar, a partir das 18h no site www.sccursosetreinamentos.com.br e no dia seguinte os candidatos poderão conferí-lo também no site www.ipuacu.sc.gov.br.
Os candidatos às vagas dos cargos o Magistério Público Municipal, deverão entregar os títulos no dia 23 de janeiro de 2012, das 13h às 19h, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Zanella, 835, centro.
A classificados geral do Processo Seletivo será divulgado através de afixação no Mural Público da Prefeitura Municipal, e na internet nos sites www.cursosetreinamentos.com.br e www.ipuacu.sc.gov.br.
O prazo de validade do Processo Seletivo é de doze meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Magé - RJ 2012

Foi lançado edital (Nº 01/2011) de concurso público da Prefeitura de Magé, Estado do Rio de Janeiro. O certame está oferecendo 2.354 vagas distribuídas entre as funções de ensino fundamental incompleto a ensino superior, com jornadas de 20 a 40 horas semanais.

Vagas, cargos, salários e taxas

Estão sendo disponibilizadas 667 vagas para o ensino fundamental incompleto e 155 para ensino fundamental completo, com o salário inicial de R$ 675,00, para as funções de Agente de Obras Publicas, Agente de Serviços Gerais, Aux. de Serv. Gerais, Gari, Merendeira, Pintor, Porteiro e Zelador (Vigia), todas com exigência de nível fundamental incompleto. Já para nível fundamental completo os cargos são de Agente de Transito, Eletricista de Automóvel, Guarda Ambiental, Guarda Municipal e Motorista I. A taxa de inscrição para esse nível de escolaridade é de R$ 40,00.
Para quem tem formação técnica de nível médio estão sendo abertas 814 vagas, com salário inicial de R$ 675,00, para as funções de Agente Administrativo I, Estimuladora, Inspetor de Aluno, Técnico em Enfermagem, Topógrafo I e Professor II. O valor da taxa de inscrição para tais cargos é de R$ 50,00.
As outras 718 vagas são para os cargos que exigem nível superior, com salário de até R$ 2.700,00. Nesse grupo enquadram-se os cargos de Administrador I, Assistente Social I, Biólogo I, Buco-Maxilo-Facial I, Contador, Endodontista I, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental I, Engenheiro Civil I, Engenheiro Florestal I, Engenheiro Químico I, Engenheiro Sanitarista, Fisioterapeuta I, Fonouadiólogo I, Geólogo I, Médico (várias especialidades), Nutricionista I, Odontólogo, Odontopediatra I, Psicólogo, Procurador I, Professor (várias disciplinas), Sociólogo I e Terapeuta Ocupacional I. Quem optar por um dessas áreas, deverá pagar taxa de inscrição de R$ 70,00.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas até o dia 02 de fevereiro de 2012, no site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (http://www.funcab.org), responsável pela seleção deste concurso.
Foram criados dois postos de atendimentos para pessoas que não tem acesso a internet, disponibilizando computadores com impressora para realização das inscrições, localizados no saguão da sede da Prefeitura de Magé localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha S/N, e na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego, Habitação e Geração de Renda localizada na Avenida Santos Dumont, 1° Módulo da Rodoviária.

Provas

As provas serão realizadas nos dias 04 de março e 18 de março de 2012. As informações sobre os locais e os horários de aplicação das Provas Objetivas e demais etapas serão disponibilizadas nos Postos de Atendimento, e no portal www.funcab.org com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da data de suas realizações.
O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia 06 de março - 1º Grupo e 20 de março de 2012 - 2º Grupo.

Validade

O prazo de validade do presente Concurso Público é de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Novo Hamburgo (RS)

No Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Novo Hamburgo abriu edital de Nº 03/2011 de concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva. Sob coordenação técnica da Fundação La Salle, o certame pretende recompor parte do quadro efetivo de servidores, ofertando 72 vagas, em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.857,67, para carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos
Serão destinadas vagas para os cargos de Guarda Municipal, Auxiliar de Tesouraria, Fiscal Sanitário, Tesoureiro, Técnico Segurança do Trabalho, Desenhista Técnico (Cadista), Topógrafo, Fiscal de Obras, Médico do Trabalho, Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Nutricionista III, Nutricionista III, Assessor Jurídico, Auditor Fiscal de Tributos Municipais e Arquivista.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de janeiro de 2012, pela internet, através do site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
Taxas
As taxas variam conforme o nível de escolaridade:
-Ensino médio/técnico - R$ 50,00;
-Ensino superior - R$ 78,00.
Provas
As provas serão aplicadas exclusivamente no estado do Rio Grande do Sul, prioritariamente em Novo Hamburgo, podendo ocorrer em outras cidades da região, na data prevista de 05 de Fevereiro de 2012 das 9h30min às 12h30min .

Os locais e salas das provas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos após o término das inscrições, conforme o cronograma de execução deste Edital.
Gabaritos
A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas, será na data prevista de 30 de janeiro de 2012, no site.
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação do Edital de Encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Novo Hamburgo.

Concurso Prefeitura de Formosa do Sul (SC)

Aberto o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Formosa do Sul, Estado de Santa Catarina, cidade de 2 601 habitantes que fica no oeste do Estado. A organização é por conta da pela empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda.
O concurso abre 13 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, como decifrado abaixo, com remuneração de até R$ 12.115,50.
Cargos de nível fundamental - Agente Comunitário de Saúde e Operador de Máquinas;
Cargos de nível médio - Agente Administrativo e Técnico em Enfermagem;
Cargos de nível superior - Nutricionista, Farmacêutico, Contador, Procurador, Médico, Professor de Língua Estrangeira - Inglês e Professor de Educação Física.
De 23 de janeiro a 22 de fevereiro de 2012, os interessados deverão inscrever-se exclusivamente, pela internet em sistema on line, no endereço www.sccursosetreinamentos.com.br, e as taxas vão de R$ 30,00 a R$ 130,00 de acordo ao nível exigido pelo cargo.
A prova objetiva escrita será aplicada, a todos os concorrentes às vagas no dia 11 de março de 2012, nas dependências do Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria, localizado à Rua Curitiba, 99, Bairro Alberto Meneghetti, na cidade de Formosa do Sul/ SC, com início às 9h.
Ao findar o processo de aplicação das provas escritas, haverá publicação do gabarito preliminar, a partir das 18h no site www.sccursosetreinamentos.com.br.
Os concorrentes à vaga do cargo de operador de máquinas que tenham participado da prova escrita, serão submetidos à prova prática no dia 11 de março de 2012 às 13h e 30min.
No dia 18 de abril de 2012, acontecerá a divulgação do resultado final do concurso, no Mural Público Municipal e na internet, nos sites www.sccursosetreinamentos.com.br e www.formosa.sc.gov.br. A homologação será no dia 26 seguinte.
O concurso público para todos os efeitos, terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Campo Grande (MS)

Publicado o edital do concurso público para preenchimento de 34 vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Campo Grande, cidade de 796 252 habitantes e capital do Mato Grosso do Sul. As vagas destinam-se à profissionais de nível superior e médio para desempenhar funções no "Programa Segundo Tempo - PST", executado pela da Fundação Municipal de Esporte.
Cargos disponíveis no concurso:
Coordenador Pedagógico (uma vaga) - Os interessados devem ter graduação em Educação Física e registro no Conselho Regional de Educação Física, trabalhará 40 horas semanais pelo período de dois anos, por uma remuneração de R$ 2.400,00.
Coordenador Geral (uma vaga) - Exige-se graduação em Educação Física e registro no Conselho Regional de Educação Física e oferece salário de R$ 1.200,00 por um ano de trabalho, numa jornada de 20 horas semanais.
Coordenador Setorial (uma vaga) - O candidato de ser graduado em Educação Física, ter registro no Conselho Regional de Educação Física, trabalhará 20 horas por semana durante dois anos, e receberá R$ 1.800,00.
Coordenador de Núcleo (trinta vagas) - Destina-se à pessoas com graduação em Educação Física e registro no Conselho Regional de Educação Física, paga salário de R$ 900,00 durante um ano e onze meses de contrato, com jornada de 20 horas por semana.
Técnico Administrativo (uma vaga) - Cargo de ensino médio completo e exige-se experiência em serviços administrativos. O salário é de R$ 1.500,00 por 40 horas semanais durante dois anos.
Os interessados poderão inscrever-se e entregar os currículos nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2012, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Escola de Governo de Município de Campo Grande, Rua Ernesto Geisel, 4009 - Centro. A ficha de inscrição estará disponível no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br.
A análise dos currículos será feita pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo, com a finalidade de avaliar o atendimento das condições do candidato para exercer a função pretendida. A avaliação dos títulos apresentados visa atribuir pontuação de capacitação e experiência profissional.
Os candidatos ainda passarão por entrevista técnica que avaliará o potencial dos mesmos para exercício de função pública, postura profissional e grau de conhecimento e de interesse em atuar no programa.
A relação contendo os candidatos classificados neste Processo Seletivo será publicada no Diário Oficial de Campo Grande, e afixada no mural da Escola de Governo de Município de Campo Grande.
O candidato melhor classificado e considerado apto na entrevista técnica será convocado para a contratação por um período de de doze meses, podendo ser prorrogado, observando-se o período de vigência do Programa Segundo Tempo.