Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sucesso na internet paga tratamento de saúde

Ruptura nos ligamentos impediam que Isabela mexesse o braço. Com tratamento, ela já pode segurar suas bonecas

Se tivesse sido exibido nos cinemas, o vídeo estrelado por Isabela provavelmente estaria disputando o título de filme brasileiro mais visto nas telonas. O detentor da marca hoje é Tropa de Elite 2, com mais de 11 milhões de telespectadores, mesmo número de visualizações alcançado pelo vídeo da menina na internet.

Em pouco menos de um minuto, ela dá uma bronca no pai por ter fechado a porta da rua e pede para que ele não faça mais isso. E termina com a expressão que garantiu o sucesso: “Tranquilo?”, diz ela, polegar em riste e olhos questionadores.

Com tamanha audiência, o You Tube, onde o vídeo está hospedado, procurou Felipe Horst, designer, pai de Isabela, e sugeriu a inserção de publicidade.

A participação nos lucros recebida desde então garante a rotina agitada e o tratamento da menina, que sofreu uma lesão no plexo braquial no momento do parto.

“E ainda vai pagar por muito tempo”, afirma o pai, que não quis revelar o montante recebido, mas garante que o valor cobre todos os gastos, incluindo plano de saúde, consultas avulsas com especialistas, fisioterapia e aulas de balé e natação.
A lesão obstétrica do plexo braquial acontece no momento em que o bebê é puxado, durante o parto normal, e há o afastamento excessivo da cabeça em relação ao ombro. A consequência dessa manobra é o rompimento dos nervos responsáveis por enviar impulsos nervosos para ombro, braço e mão. O resultado é a perda total de movimentos do braço afetado. A incidência anual do problema é de 500 mil novos casos em todo o mundo, mas, com a evolução da medicina, tem sido cada vez menos comum.

O tratamento inclui fisioterapia intensiva e cirurgia de reconstrução dos ligamentos, no caso de Isabela, realizada há um ano e meio. “Desde o segundo dia de vida, a levamos ao médico e desde a segunda semana ela já fazia fisioterapia. No início, eram três vezes por semana, agora são duas vezes”, relata Felipe.

Depois da cirurgia, a menina de 3 anos recuperou alguns dos movimentos como abrir e fechar a mão e o braço, o que garante menos sujeira na hora de comer feijão, um de seus pratos favoritos.

Hoje, Isabela também consegue segurar as bonecas e brincar de comidinha, sua diversão predileta. Sapeca, pega todas as colheres de sobremesa da cozinha e leva para o quarto, onde gosta de ficar com seus “nenês” e se esconder do lobo-mau.

A melhora na coordenação motora e o uso dos dois braços também permitiu que ela se dedicasse a uma grande paixão: o balé. Influenciada pelo desenho preferido, Angelina Balerina, sempre que pode coloca a saia de tutu, dança e canta. No último aniversário, em vez de um vestido novo fez questão de comemorar de collant e da saia de tule.

Minicelebridade
Isabela tem uma vida digital desde muito cedo. Ainda bebê, os pais, que moravam em Goiânia, enviavam vídeos da menina para os avós, residentes no Rio Grande do Sul.

“Nós sabíamos que o vídeo da porta era divertido, sempre soubemos que ela é uma criança original e arteira, mas a dimensão que tudo isso ganhou era impossível de imaginar”, relata Horst.

Assim como fica evidente na gravação, Isabela tem personalidade forte e mesmo tão pequena gosta de defender seu ponto de vista. “É difícil de dominar”, resume o pai.

Famosa na internet, quando é reconhecida na rua, Isabela reage como qualquer criança ao ser abordada efusivamente por um adulto desconhecido. “Ela fica de mau humor. As pessoas pedem para tirar foto, dar abraço, beijo. Ela tem muitos fãs, e eu entendo essa admiração, mas tento sempre deixá-la à vontade. A cada 10 pedidos como esses, ela atende um”, explica.

Felipe afirma que o assedio é maior por parte das mulheres e em cidades maiores. Hoje, ele e a filha moram em Montenegro, município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Sobre a possibilidade de a filha vir a ser artista algum dia, Felipe diz que não faz planos.

“A gente abriu algumas portas para ela, ela pode usar se quiser”, conta. Por enquanto, Isabela já estrelou um comercial de roupas infantis.

Fonte iG

Governo promoverá ação contra obesidade infantil em escolas públicas

Uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso, segundo IBGE


Cerca de 11 milhões de estudantes com idade entre cinco e 19 anos serão envolvidos em ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade na Semana de Mobilização Saúde na Escola, de 5 a 9 de março. A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta, na segunda-feira.

Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2,5 mil municípios — 58 no Rio Grande do Sul — se comprometeram a implementar ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas, tendo como tema prioritário a prevenção da obesidade na infância e na adolescência.

— A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta — considera a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Fonte Zero Hora

Veja como amenizar a retenção de líquidos

Problema é mais comum entre as mulheres, especialmente na TPM


Corpo inchado e a impressão de ter aumentado vários quilos na balança. Esta é uma das queixas mais comuns das mulheres em idade fértil, integrando a lista dos indesejados sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Vários fatores estão associados a esta sensação, causada pela retenção de líquidos: sedentarismo, sobrepeso e hábitos alimentares inadequados são alguns que pioram o problema. Porém, é a variação hormonal a principal vilã do problema, que reflete principalmente no volume das mamas, da pelve, do abdômen e das pernas.

— A retenção não pode ser confundida com sobrepeso, que é identificado através do Índice de Massa Corporal (IMC). Ela ocorre logo abaixo da pele, por isto também é responsável pela formação da celulite. Em casos mais graves, isso pode até trazer dor — afirma a nutricionista Aline Moscoso.

Para saber se um paciente tem retenção de líquido, especialistas costumam fazer um teste simples: geralmente, ela pode ser percebida ao pressionar a área inchada, que fica esbranquiçada e demora a retornar ao normal. Sentir a barriga estufada, o rosto cheinho e os pés inchados também são características claras. O incômodo costuma passar logo após a menstruação, mas nem sempre isso acontece.

— O inchaço também pode ser por problemas renais e hipertensão — explica o endocrinologista Daniel Raicher.

Segundo ele, algumas mulheres têm mais propensão por herança genética.

— A genética pode ajudar. É preciso procurar um especialista e investigar a origem da retenção, para ver se não é algum problema renal ou de tireoide. Cada problema tem um tratamento específico — alerta o especialista.

Uma atitude condenada pelos médicos é tomar diuréticos, que podem prejudicar quem tem problemas nos rins. A melhor forma para amenizar os sintomas é investir na prevenção. A nutricionista Flávia Morais afirma que o consumo de doces, açúcar, pães e massas feitos com farinha branca devem ser evitados principalmente durante o período de TPM, pois eles são considerados alimentos de alto índice glicêmico. Ou seja: após serem digeridos, entram rapidamente na circulação e necessitam de uma grande quantidade de insulina para serem metabolizados.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas que tem a função de retirar a glicose em excesso do sangue e armazená-la em nossas células. Entretanto, ela carrega consigo moléculas de água e de sal e, consequentemente, quando este hormônio é secretado em excesso, favorece a retenção de líquidos.

Sal é outro inimigo
— Ao ingerir alimentos com alto teor de sódio, aumentamos a concentração deste mineral no sangue, estimulando a secreção do hormônio antidiurético, que faz com que os rins conservem água, aumentando a sua reabsorção. Dessa forma, aumenta-se a retenção de água, que é mais evidente em quem é propenso a este quadro — diz Flávia.

Diminuir o consumo de cereais refinados e açúcar, preferindo versões integrais, substituir o sal por temperos naturais, beber bastante água e fazer exercícios físicos são excelentes táticas para melhorar o incômodo.

Fonte Zero Hora

RS tem 27 hospitais habilitados pelo SUS para fazer troca de próteses de silicone rompidas

Ministério da Saúde divulgou lista de estabelecimentos que realizam cirurgias de média ou alta complexidade

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tiverem problemas com implante mamário de silicone das marcas francesa PIP e holandesa Rofil podem realizar a troca da prótese em 27 serviços de saúde no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira uma lista com 371 estabelecimentos habilitados em cirurgia reparadora pelo SUS. Para fazer a substituição, a paciente deve ter recomendação médica.

A orientação do Ministério da Saúde é o que o procedimento de troca das próteses seja realizado, em princípio, pelo serviço de referência onde o implante inicial ocorreu e de acordo com as diretrizes técnicas definidas pelo governo.

De acordo com as diretrizes, todos os usuários do SUS — e também usuários de planos de saúde — que tiverem implante mamário de silicone das marcas PIP ou Rofil e que apresentarem sinal ou confirmação de ruptura da prótese deverão ser acolhidos pela rede de assistência pública ou conveniada ao SUS, bem como pelas operadores de convênios.

Confira os estabelecimentos habilitados a realizar o procedimento no Estado:

Porto Alegre
:: Santa Casa de Caridade

Cachoeira do Sul
:: Hospital de Caridade

Canoas
::Hospital de Caridade São Vicente de Paulo
:: Hospital Nossa Senhora de Fátima

Erechim
:: Fundação Hospitalar Santa Terezinha

Ijuí
:: Hospital de Caridade

Lajeado
:: Hospital Bruno Born

Passo Fundo
:: Hospital da Cidade
:: Hospital Municipal
:: Hospital São Vicente de Paulo

Pelotas
:: Hospital Ana Nery

Santa Maria
:: Hospital Universitário

São Leopoldo

Fonte Zero Hora

Termogênicos prometem maior queima calórica e redução de apetite

Nutricionistas esclarecem dúvidas sobre essas substâncias


Há uma enxurrada de cápsulas termogênicas no mercado prometendo mundos e fundos. Mas elas aceleram o metabolismo? Como funcionam? Quem pode tomar? Há contraindicações? Nutricionistas esclarecem as principais dúvidas sobre essas substâncias.

:: O que são termogênicos
As pílulas são classificadas como termogênicas por conterem ativos (nutrientes) com ação estimulante, que podem contribuir para o aumento da temperatura corporal, durante um exercício, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite, conforme explica a nutricionista Elaine de Pádua.

Essas substâncias ajudam a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia para o corpo. Se você tiver que interromper o consumo, seu organismo simplesmente volta ao ritmo anterior, sem fazer você engordar. Até porque as cápsulas só fazem você gastar uma média de 5 a 10% a mais do que gastaria sem elas.

:: Como tomar
A regra é clara: não devem ser tomadas sem indicação de um profissional (nutricionista, clínico- geral, endocrinologista, homeopata ou nutrólogo), principalmente se você for hipertensa ou sensível à cafeína. Passe longe de fórmulas vendidas sem fiscalização. As substâncias termogênicas são encontradas em farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de produtos prontos, mas é preciso verificar sua procedência.

:: Alimentos que ajudam
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, e provavelmente você deve consumir algum deles em seu cardápio do dia a dia. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

São eles: gengibre, pimenta vermelha e chá verde, mistarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (linhaça, bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linoleico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios, sem esquecer da linhaça).

:: Diferentes tipos
Geralmente, as cápsulas termogênicas são compostas de ingredientes naturais, como chá verde, guaraná ou cafeína. Algumas opções cuja formulação química foi proibida (é o caso da efedrina) causavam efeitos colaterais fortes como dores de cabeça, perda de apetite, taquicardia e dependência, segundo a nutricionista Beatriz Botéquio.

A nutricionista Flávia Morais ressalta que a eficácia dessas substâncias é comprovada se aliada com mudanças no estilo de vida. Ou seja: você não vai escapar de ter uma dieta equilibrada e atividade física, essenciais para perda e manutenção de peso a médio e longo prazo.

Fonte Zero Hora

Mascar chicletes pode ajudar no controle do apetite, sugere pesquisa

Chicletes podem ajudar a controlar o consumo calórico diário e ajudar no controle do peso? Uma pesquisa norte-americana aponta que sim, apesar do impacto ser mínimo: os participantes ingeriram aproximadamente 67 calorias diárias a menos no período do estudo.

A pesquisa foi feita por Kathleen Melanson, da Universidade de Rhode Island, e analisou os padrões alimentares durante o almoço de indivíduos adultos divididos em dois grupos – um que mascava chiclete no total de uma hora pela parte da manhã, em três “sessões” de 20 minutos, e outro grupo controle.

De acordo com os autores do estudo, apesar de consumir menos calorias durante a refeição, os participantes não mostraram tendência de compensar esse menor consumo calórico durante o dia. Esses indivíduos também demonstraram gastar até 5% mais energia após mascarem chicletes e afirmaram ter a impressão de estarem mais atentos.

“Baseado nesses estudos é possível indicar que o ato de mascar chicletes pode tanto ajudar no consumo calórico quanto no gasto energético do organismo, o que levaria a um melhor controle do peso”, afirmou Melanson.

O estudo diz ainda que os nervos dos músculos envolvidos na mastigação – em especial os da mandíbula – quando estimulados durante o ato de mascar chiclete, enviam sinais para o cérebro que tende a ficar mais sensível à saciedade, o que pode explicar a redução da fome e consequente ingestão calórica menor.

Já o gasto calórico – mesmo quando os participantes estavam em repouso – teria aumentado por motivos similares, ou seja, a movimentação muscular.

O estudo foi feito com um número limitado de indivíduos (35 pessoas em cada grupo) – em um período de 15 dias – e precisará de mais testes com populações maiores, mas os resultados, diz a autora, são animadores. Tanto que a pesquisa angariou um fundo de investimentos de um instituto científico e novos estudos poderão confirmar a hipótese inicial de Melanson.

“Baseando-se nesses resultados preliminares nós podemos imaginar que mascar chicletes pode ser uma estratégia complementar em um programa de controle do peso para pessoas com dificuldade para emagrecer”, diz a pesquisadora.

Fonte O que eu tenho

Depressão aumenta sintomas de inflamação no organismo


Cada vez mais as pesquisas na área de saúde mental indicam que há uma relação próxima entre marcadores ligados à inflamação no corpo e o transtorno depressivo. Mas a grande questão ainda é: a depressão é que causa esse processo inflamatório ou o inverso?

Para responder a essa questão um novo estudo publicado no periódico Biological Psychiatry, liderado por Willian Copeland, pesquisador da Universidade de Duke, nos EUA, colheu dados de mais de 1,4 mil adolescentes e jovens adultos, acompanhados desde a infância para sintomas de depressão. Além disso, exames de sangue foram feitos para avaliar os níveis de proteínas C-reativas (CRP), marcadores já bastante conhecidos para inflamações.

O que se observou foi que os níveis de CRP não previam episódios de depressão, entretanto indivíduos durante crises depressivas tinham associados um maior nível de CRP.

“Nossos resultados dão corpo à hipótese de que, ao menos na depressão durante a fase infanto-juvenil, os sintomas de inflamações generalizadas no organismo se elevam, mesmo que não haja nenhum problema de saúde conhecido. Ao contrário, nada indica que os níveis de CRP aumentam os riscos de depressão”, afirma Copeland.

Quanto piores os episódios depressivos, indica a pesquisa, maiores os níveis de indicadores de inflamação. E são esses episódios de aumento de CRP durante as crises de depressão que vão levar a uma outra situação já observada em outras pesquisas, a de que o transtorno depressivo aumenta os riscos para os problemas cardiovasculares e a diabetes.

“A depressão sem tratamento contribui para o surgimento de outras condições de saúde muito sérias. Nossos resultados corroboram a teoria cada vez mais aceita de que os sintomas da depressão são um sinal claro que um determinado indivíduo precisa de muita atenção por parte dos médicos que o acompanham”, apontam os pesquisadores.

Fonte O que eu tenho

Imaginar o colega de trabalho ideal diz muito sobre seu desempenho profissional, aponta estudo


Se você pudesse criar o seu colega de trabalho ideal, como ele seria? Prestativo, confiável, educado? De acordo com pesquisadores americanos, aqueles que imaginam o colega ideal com características positivas são os que mais contribuem no ambiente de trabalho real: tanto têm melhor desempenho que os demais como vão além de suas funções para ajudar os outros. Os resultados fazem parte de um estudo que teve por objetivo avaliar o capital psicológico dos participantes.

O conceito de capital psicológico vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Ele representa o conjunto de características positivas da personalidade que empregamos em nossa vida profissional e que podem fazer a diferença no ambiente de trabalho como a vontade, otimismo realista, resiliência e autoconfiança.

De acordo com o principal autor do estudo, Peter Harms, da Universidade de Nebrasca-Lincoln, a nossa percepção sobre os outros – mesmo quando se refere à alguém que inventamos – nos diz muito sobre a nossa própria personalidade. Harms explica que caracterizar colegas imaginários ao invés dos colegas de trabalhos reais produz avaliações mais precisas sobre nós, uma vez que não precisamos agir com polidez. “E quando você compõe colegas imaginários, eles são completamente um produto de como você vê o mundo”, acrescenta o autor. “Por isso, podemos obter uma melhor visão sobre o seu viés perceptual. Isso nos diz muito sobre como você vê o mundo, como você interpreta os acontecimentos e quais são as suas expectativas sobre os outros”.

O estudo envolveu centenas de colaboradores de diversas áreas de uma empresa. Os pesquisadores pediram que eles imaginassem o colega de trabalho ideal e, depois, os participantes teriam que avaliar esse colega imaginário em uma série de características.

Aqueles que caracterizaram os colegas imaginários como pessoas pró-ativas ou que reconhecem e superam as próprias falhas rapidamente foram os que se mostraram mais satisfeitos e produtivos no ambiente de trabalho real.

“Diversos estudos reconhecem os benefícios de uma atitude positiva para o ambiente de trabalho, mas avaliar de forma inquestionável sempre foi algo difícil porque as pessoas normalmente são incapazes ou relutantes em fazer uma auto-avaliação precisa”, finaliza Harms. O estudo, divulgado no site da UNL, aparecerá na próxima edição do periódico Journal of Organizational Behavior.

Fonte O que eu tenho

TI lidera segmento de fusões e aquisições no Brasil

No setor de saúde, pode-se citar a compra da WPD pela Agfa HealthCare. A negociação fez parte do plano da empresa crescer 15% até o final de 2012 no Brasil

O segmento de tecnologia da informação liderou o volume de fusões e aquisições de empresas no ano de 2011, de acordo com relatório da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). As 79 negociações representaram 11% das movimentações entre todos os setores no ano. As informações são da Época Negócios.

No setor de saúde, entre as fusões que tiveram repercussão, está a compra da WPD, empresa de TI com sede em Pernambuco, pela Agfa HealthCare, que atua entre os fornecedores de diagnóstico por imagem para saúde. A negociação, anunciada no último mês de setembro, fez parte do plano da multinacional de crescer 15% até o final do ano de 2012 no Brasil.

Em relação a todas as aquisições e fusões no ano, a consultoria registrou uma redução de 6% do número de transações em 2011, em relação a 2010. Os investidores nacionais participaram de 63% das negociações do ano passado, respondendo por 400 aquisições de participação.

No total, as transações de 73% do universo total somaram US$ 49,9 bilhões no ano, uma média de US$ 183 milhões por cada compra.

Fonte SaudeWeb

Tendência: A medicina personalizada está em seu futuro?

Os proponentes dizem que o casamento da TI em saúde e a terapia individualizada vai revolucionar os cuidados de saúde. Que papel a informática médica irá desempenhar neste admirável mundo novo?

Está proclamada a provocação no topo de um recente artigo do Wall Street Journal: “Qual será o futuro da medicina? Monitores finos de saúde, terapias personalizadas e o fim da doença”. Whoa! TI – terapia médica avançada e personalizada é uma grande promessa, mas não irá eliminar a doença da face da terra tão logo. A natureza é muito inteligente para deixar isso acontecer.

 E vamos enfrentar isso, é pela natureza que estamos lutando: os micróbios são diabinhos astutos diabinhos que continuam a encontrar formas de resistir aos efeitos dos antibióticos e mutações genéticas que continuam a nos colocar no caminho do perigo.

Apesar destas advertências, falar de tratamento médico individualizado não é fácil. Esta abordagem, eventualmente, nos ajudará na proximidade com os fatores de risco antes mesmo que uma doença possa invadir as nossas células e detectar a doença pré-clínicas antes que saia do nosso controle.

Que papel a informática médica irá desempenhar neste admirável mundo novo? A Dell, por exemplo, está tão convencida de que a TI em saúde terá uma grande influência aqui, que está colocando a infraestrutura no local para apoiar o uso de registros eletrônicos de saúde (EHRs, da sigla em inglês) em pesquisa genômica. A Dell recentemente doou US$ 4 milhões da capacidade dos seus servidores e serviços para apoiar um projeto que visa aplicar a medicina personalizada no tratamento do câncer pediátrico.

O projeto de ensaios clínicos inicialmente se concentra em neuroblastoma, um câncer raro, mortal, que atinge um em cada 100.000 crianças anualmente antes de cinco anos de idade e é responsável por uma em cada sete mortes por câncer pediátrico. A infraestrutura de nuvem da Dell, que irá apoiar a colaboração e troca de dados entre os oncologistas e pesquisadores da área médica em todo o país, será colocada no Translational Genomics Research Institute (TGRI), um parceiro fundamental no projeto.

A Dell irá fornecer TGRI com 8,1 teraflops de velocidade, servidores PowerEdge Blad, infraestrutura de rede Force10, matriz de armazenamento PowerVault e conhecimentos técnicos para ajudar com o sequenciamento genético.

A Dell se junta a um crescente número de fornecedores de TI, incluindo IBM, Informatica e Cycle Computing que estão esperando para ganhar dinheiro com a medicina personalizada. Infelizmente, ainda temos de ver alguma evidência forte de que essa abordagem vai realmente melhorar os resultados clínicos ou reduzir os custos de saúde a longo prazo.

Para ser justo, grande parte da pesquisa que está sendo patrocinada por essas empresas ainda está em seus estágios iniciais, por isso não podemos esperar muito. Ainda assim, gostaria de saber se o dinheiro não seria mais bem gasto em iniciativas não genéticas mais modestas.

Em um recente simpósio sobre medicina personalizada, Ezequiel J. Emanuel, MD, diretor do Departamento de Ética Médica e Saúde da Universidade da Pensilvânia, questionou se faria mais sentido atingir todos os erros de estilo de vida que os pacientes fazem ao invés de analisar os defeitos de genética. Sua visão: “A medicina personalizada perde o fato mais importante sobre a sociedade moderna – poucos problemas de saúde e morte prematura são genéticos, muito mais é estilo de vida e social.”

Emanuel é um dinossauro ou um pragmático? É difícil dizer neste momento. Nos últimos anos, os avanços na medicina genética têm melhorado o tratamento individualizado para mulheres com câncer de mama. O risco de uma mulher desenvolver câncer de mama ou câncer de ovário é muito maior se ela herda um gene BRCA1 ou BRCA2 prejudiciais, por exemplo. Com essa descoberta na mão, os cientistas desenvolveram um teste específico para detectar as mutações e um tratamento que pode ser adaptado para atender aqueles com alto risco.

A única desvantagem para este avanço é que ele beneficia apenas uma pequena porcentagem de pacientes com câncer de mama. O ponto que Emanuel ressalta é que investir em iniciativas mais modestas relacionadas ao estilo de vida nos levará a um maior retorno de investimentos, porque eles podem ser aplicados a uma maior população de pacientes.

Na análise final, o futuro pertence à medicina personalizada e a TI em saúde desempenhará um papel importante em torná-lo uma realidade. O que continua a ser visto é se ele virá na esteira de grandes projetos de dados ou iniciativas de “poucos dados” como um projeto de diabetes. Não há razão, não podemos fazer as duas coisas.

Fonte: Paul Cerrato | InformationWeek EUA, replicada pela InformationWeek Brasil

Por SaudeWeb

DF vai selecionar 1,5 mil servidores para a saúde

No total, serão 816 vagas para médico, 34 para especialista em saúde, 524 para técnico em saúde e 180 para auxiliar em saúde. O edital com as regras do certame e as datas das provas será divulgado em breve

O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará concurso público para o provimento de cargos na área de Saúde. A autorização da seleção foi publicada na edição do Diário Oficial do DF desta quinta-feira, (19) . No total, serão 816 vagas para médico, 34 para especialista em saúde, 524 para técnico em saúde e 180 para auxiliar em saúde. O edital com as regras do certame e as datas das provas será divulgado em breve.

Segundo o governador Agnelo Queiroz, o concurso dará sequência ao investimento em pessoal feito pelo GDF na área de saúde. Em 2011, 4,5 mil novos servidores foram convocados para atuar na saúde do DF.

Queiroz diz que uma das prioridades da sua gestão é garantir qualidade à saúde pública do Distrito Federal. Além disso, ele pretende fazer com que os pacientes sejam tratados com carinho e o atendimento seja humanizado.

Para isso, ele vai investir fortemente na recuperação da rede pública, tanto em termos de pessoal como de infraestrutura e serviços
Contratação temporária.

Além da seleção autorizada, o governo do DF está com inscrições abertas para a contratação temporária de médicos, técnicos em enfermagem e técnico em saúde. Os vínculos terão validade de seis meses, prorrogáveis por igual período.

Os interessados na vaga devem entrar em contato pessoalmente com a Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento da Secretaria de Saúde até o próximo dia 27 de janeiro – localizada no antigo prédio da Câmara Legislativa, no Setor de Áreas Isoladas Norte. É preciso levar o currículo e comprovar os títulos ou experiências declarados no documento.

Os que passarem pela avaliação receberão R$ 14,2 mil (médicos), R$ 5,3 mil (especialista em perfusão), R$ 3,1 mil (técnico de laboratório) e R$ 2.8 mil (técnico de enfermagem). Mais informações sobre o assunto pelo site do Distrito Federal.

Recursos
Para este ano, o GDF continuará investindo na recuperação do setor de saúde. O foco para 2012, de acordo com o orçamento, será a área de atenção primária. Serão R$ 39,9 milhões para a construção de 10 novas unidades básicas de saúde (clínicas da família) e R$ 20 milhões para ações de atendimento básico.
A construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) terá R$ 15,6 milhões e reformas de unidades de especialização em saúde, R$ 12,9 milhões. A construção do Hospital do Trauma e do novo hospital do Gama, além do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Base, também estão entre as prioridades.

No total, a Saúde do DF terá à disposição R$ 5,04 bilhões neste ano, 12% a mais que em 2011. O orçamento geral do Distrito Federal é de R$ 28,5 bilhões para 2012, incluindo valores previstos na Lei Orçamentária Anual, repasses do Fundo Constitucional do DF (FCDF) e recursos das empresas públicas.

Fonte SaudeWeb

SalomãoZoppi Diagnósticos inaugura Unidade Portal do Morumbi

Com empreendimento, o laboratório pretende superar em 15% a receita da rede

O Salomão Zoppi Diagnósticos (SZD) anuncia inauguração de uma unidade na região sul de São Paulo, programada para acontecer no dia 15 de fevereiro, com a expectativa de superar em 15% a receita da empresa. A unidade Portal do Morumbi, localizada na Rua Professor Hilário Veiga, realizará exames das seguintes áreas: Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Cardiologia, Centro de Mama, Centro Diagnóstico Molecular, Citopatologia, Densitometria Óssea, Genitoscopia, Medicina Fetal, Patologia Molecular, Raio X Digital e Ultrassonografia.

“Com esta unidade, promoveremos um atendimento de elevado padrão para a região, respondendo a uma demanda identificada. Também ofereceremos novos exames como Raio-X Digital, diferencial na região, com comodidade e fácil acesso, além de estacionamento no local”, afirmaram em comunicado os fundadores do SalomãoZoppi Diagnósticos, Paulo Zoppi e Luis Salomão.

De acordo com os executivos, está prevista a contratação de 60 colaboradores que se integrarão aos atuais mil membros da equipe SZD, proporcionando realizar mais de 5 milhões de exames até o final de 2012.

Além da Unidade Portal do Morumbi, o SalomãoZoppi Diagnósticos possui mais quatro unidades, Morumbi-Panamby, Ibirapuera Divino Salvador, Moema Araguari e Paraíso.

Fonte SaudeWeb

Mais de 370 serviços podem realizar a troca das próteses

Pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um destes 371 serviços de saúde que oferecem cirurgia de média ou alta complexidade

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuírem implante mamário de silicone das marcas PIP (francesa) e Rofil (holandesa) e com recomendação médica para a realização de cirurgia reparadora de troca de prótese (s) podem procurar um dos 371 serviços de saúde habilitados em cirurgia reparadora pelo SUS.

A orientação do Ministério da Saúde é o que o procedimento de troca das próteses seja realizado, em princípio, pelo serviço de referência onde o implente inicial ocorreu.

Em caráter excepcional, os pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um destes 371 serviços de saúde que oferecem cirurgia de média ou alta complexidade ou, ainda, qualquer unidade de saúde ou Centro de Especialidades do SUS mais próximo para a avaliação do implante e das condições de saúde do paciente e o devido encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico inicial.

De acordo com as diretrizes técnicas estabelecidas, todos os usuários do SUS – e também os da Saúde Suplementar – que possuírem implante mamário de silicone das marcas PIP ou Rofil e que apresentarem sinal ou confirmação de ruptura da (s) prótese (s) deverão ser acolhidos pela rede de assistência pública ou conveniada ao SUS como também pelas operadores de planos de saúde.

Fonte SaudeWeb

Novo remédio contra tipo grave de câncer de pele é aprovado no Brasil

Vemurafenibe serve para cerca de 50% dos casos. Medicamento seria mais eficiente do que a quimioterapia. Os testes mostraram que 48,4% dos pacientes responderam ao tratamento, enquanto apenas 5,5% apresentam melhora com a quimio

Um novo tratamento contra o melanoma, tipo de tumor que se forma na pele, foi aprovado no final do ano passado e agora está disponível para os pacientes brasileiros. O medicamento é uma alternativa à quimioterapia e, nos testes, teve resultados até melhores do que o tradicional método de combate ao câncer. As informações são do portal G1.

O medicamento que acaba de chegar se chama vemurafenibe, e seu nome comercial é Zelboraf. Antonio Buzaid, chefe-geral do Centro de Oncologia do Hospital São José, em São Paulo, explicou que o remédio faz parte da “família da terapia alvo”.

O alvo em questão é uma proteína ligada ao processo de disseminação do tumor no corpo. Em cerca de 50% dos casos de melanoma avançado, é uma mutação genética que causa a doença.

O vemurafenibe só funciona nesses casos, e existe um teste capaz de mostrar se cada paciente tem ou não a mutação, que deve ser feito antes do tratamento. O teste e o medicamento em si foram aprovados recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em comparação com a quimioterapia, o remédio é mais eficiente. Os testes feitos até agora mostraram que 48,4% dos pacientes responderam ao tratamento com vemurafenibe, enquanto apenas 5,5% apresentam melhora com a quimioterapia.

O tempo médio de sobrevida sem nenhuma piora foi de 5,3 meses; na quimioterapia, esse tempo é de 1,6 mês. O risco de morte registrado no estudo foi 63% menor entre os pacientes tratados com o remédio.

“Pode não curar, mas claramente beneficia pacientes com melanoma metastático”, disse Buzaid. Por enquanto, o tratamento só é aprovado para os casos mais avançados, e novos estudos mostrarão se ela pode ser usada também antes que o tumor se alastre. Segundo o médico, os tratamentos de câncer geralmente começam a ser testados nas fases mais agudas da doença.

Fonte SaudeWeb

Projeto de Lei visa combater falsificação de remédios

Além da repressão à produção de remédios piratas, a iniciativa também visa o combate à falsificação de materiais médico-hospitalares e odontológicos, entre outros produtos

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou projeto de lei para instituir a Política Nacional de Combate à Pirataria de Produtos Submetidos à Vigilância Sanitária. Além da repressão à produção de remédios piratas, a iniciativa também visa o combate à falsificação de alimentos, inclusive bebidas, suplementos alimentares, cosméticos, cigarros, materiais médico-hospitalares e odontológicos, entre outros produtos. A proposta (PLS 162/2011) aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e já conta com voto favorável do relator, senador Anibal Diniz (PT-AC).

Humberto Costa lembra que a pirataria de medicamentos é “fenômeno antigo”, mas alerta que a prática vem crescendo, especialmente por causa da procura por remédios para tratamento de disfunção erétil, de obesidade e por anabolizantes. O senador considera urgente a adoção de mecanismos para o enfrentamento da situação, “que oferece grave risco sanitário para a população, pois, diferentemente de outros produtos, medicamentos falsificados são potencialmente letais”.

O parlamentar destaca ações já implementadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para identificação de fábricas clandestinas, destruição de produtos piratas e interdição de pontos de venda dos produtos. Ele considera necessário, no entanto, intensificar a articulação e cooperação interinstitucional, de forma a “consolidar os resultados obtidos e permitir fazer os avanços ainda necessários”.

Humberto Costa diz que apreensões de produtos falsificados são feitas tanto pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária como pelas polícias Federal, Rodoviária e Civil, além da Receita Federal. Para ele, a implementação de uma política nacional possibilitará a articulação do trabalho desses órgãos, de forma a sistematizar as informações, dando maior eficiência ao combate à pirataria.

De acordo com o projeto, deve ser reprimida a pirataria de produtos sujeitos à vigilância sanitária, o que inclui fabricação, distribuição e comércio de produtos falsificados, corrompidos, adulterados, sem registro, em desacordo com a fórmula constante do registro, de procedência ignorada ou quando fabricados ou vendidos por empresas não autorizadas.

A proposta também modifica a Lei 10.446/2002 para incluir “condutas de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais” como crimes passíveis de investigação pela Polícia Federal.

Ao concordar com a medida, Anibal Diniz ponderou que tais práticas “não raro ultrapassam os limites dos Estados e exigem repressão uniforme”. O relator apenas ofereceu uma emenda de redação ao texto. Após votação na CCJ, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será analisado de forma terminativa.

Fonte SaudeWeb

Prefeitura de São Sebastião do Oeste - MG abre processo seletivo

A partir de 23 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de São Sebastião do Oeste, Estado de Minas Gerais. Haverá 15 oportunidades para cargos de nível fundamental e superior com salários de até R$ 2.800,00, para carga horária de 12 e 40h.

Cargos
- Nível Fundamental Completo: Auxiliar de Enfermagem Plantonista 12h e Auxiliar de Saúde Bucal - ASB;
- Nível Superior: Enfermeiro Plantonista, Dentista do PSF, Farmacêutico e Fisioterapeuta.
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas no período de 23 de fevereiro a 08 de março de 2012, das seguintes maneiras:

- Na sede da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Oeste, situada na Avenida Paulo VI, n° 1759, Centro, São Sebastião do Oeste /MG, das 7h30min às 16h30min ,EXCETO sábados ,domingos, recessos e feriados.

- Na Fundação de Ensino de Contagem - FUNEC/Diretoria de Concursos, situada à Rua Portugal, n. 8 - Bairro Glória - Contagem/MG, das 9:00h às 12h ou das 13h às 17h, EXCETO sábados ,domingos, recessos e feriados.

- Via Internet, utilizando-se do endereço eletrônico www.saosebastiaodooeste.mg.gov.br, a partir das 09 horas (Horário de Brasília) do dia 23 de fevereiro de 2012 até às 17 horas (Horário de Brasília) do dia 08 de março de 2012 (quinta - feira).

Taxas
As taxas varaim de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e R$ 60,00 para nível superior.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na data prevista de 25 de março de 2012. A partir de 16 de março de 2012 o candidato deverá imprimir, no endereço eletrônico www.saosebastiaodooeste.mg.gov.br, o seu Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), contendo data e local da realização das provas.

O gabarito estará disponível pela internet para consulta e download do arquivo, no dia 26 de março de 2012.

Validade
O processo seletivo tem a validade de 01 ano, podendo ser prorrogado apenas uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Assis Chateaubriand (PR)

A Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, Estado do Paraná, abre inscrições de concurso público para 32 vagas em vários cargos do níveis fundamental, médio e superior. Do total, algumas são destinadas à formação de cadastro de reserva, e os salários vão até R$ 11.400.
As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de fevereiro de 2012 no endereço eletrônico www.saber.srv.br. A taxa varia entre R$ 15,00 e R$ 80,00 de acordo ao nível de escolaridade exigido no cargo.
Também é possível se candidatar no SINE, situado a rua Recife, nº. 130, centro - fone (44) 3528-4005, no período de 21 de janeiro a 09 de fevereiro de 2012, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12horas e das 14 às 17 horas.
A prova escrita objetiva será realizada no dia 11 de março de 2012 em local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições. Este será publicado em mural na prefeitura municipal, no órgão oficial do município e no site www.saber.srv.br, no prazo de até dez dias após o encerramento das mesmas.
A prova de títulos será realizada no dia 11 de março de 2012, das 10h00 às 12h30min, no mesmo local da prova escrita, em sala especial para este fim. Todos os candidatos deverão apresentar os títulos, mas somente serão avaliados os títulos dos candidatos que obtiveram na prova escrita nota igual ou maior que 50,00.
O resultado final do concurso será publicado em duas listas, contendo, a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e a segunda, somente a pontuação desses últimos. Mais informações referentes ao certame, poderão ser consultadas no endereço eletrônico www.saber.srv.br ou pelos telefones (44) 3528-4005 ou (45) 3225-3322
O concurso público terá validade por dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Prefeitura de Breves - PA publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Breves, Estado do Pará, está com inscrições abertas para o processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas para o quadro de pessoal efetivo dos cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS). O certame será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP com anuência da Universidade federal do Pará – UFPA. Confira o edital.
Serão oferecidas 520 vagas de nível fundamental com salário de R$ 545,00 e carga horária de 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
As inscrições poderão ser realizadas no endereço eletrônico www.fadesp.org.br, até às 18 horas do dia 17 de fevereiro de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00.
Após o acatamento da inscrição, a sua confirmação, com a disponibilização do cartão de inscrição com a lotação do candidato no local em que realizará a prova objetiva, estará disponível no site da FADESP, no endereço eletrônico www.fadesp.org.br, no período de 21 a 24 de fevereiro de 2012.
A prova objetiva da 1° Etapa terá a duração de 03 horas e será aplicada na data provável de 04 de março de 2012, no turno da manhã, das 9 às 12h (horário local).
O prazo de validade do certame é de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Breves – Pará

Concurso Prefeitura de Iaras (SP)

Dois editais de certames públicos foram abertos pela Prefeitura de Iaras, em São Paulo, e juntos pretendem preencher 18 vagas no quadro de funcionários do Município. Há chances para cidadãos dos níveis fundamental, médio e superior, os quais, em sendo aprovados e convocados, farão jus a uma remuneração de até R$ 3.500,00.
As inscrições estão sendo feitas pela CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, por meio do endereço www.consesp.com.br até o dia 05 de fevereiro 2012.Os candidatos deverão pagar taxa que varia de R$ 15,00 a R$ 50,00 de acordo ao nível de escolaridade exigido.
Ainda sobre as inscrições, quem não tiver acesso próprio a internet poderá se cadidatar por meio de serviços públicos, tais como o Programa Acessa São Paulo, que disponibiliza a todo cidadão, gratuitamente, postos públicos para acesso a internet.
As provas serão realizadas no dia 26 de fevereiro de 2012, às 8h e às 14 horas, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de três dias.
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova.
Os candidatos deverão apresentar na data das provas, até trinta minutos após o encerramento das mesmas, em salas especialmente designadas, xerox autenticada de eventuais títulos que possuam, para análise da comissão.
A validade processo seletivo será de um ano e do concurso público dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Ponta Grossa - PR 2012

A Prefeitura de Ponta Grossa, Estado do Paraná, através da Secretaria Municipal de Gestão de Recursos Humanos, lançou edital para realização de concurso público. Serão providas 84 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 6.216,95 e ficam reservadas 10% das vagas para cada um dos postos aos afro-brasileiros que assim se declararem no ato da inscrição, desde que sejam aprovados.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Eletricista Mecânico, Encanador, Latoeiro, Marceneiro, Motorista de Carreta, Operador de Caldeira de Usina de Asfalto, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Espargidor de Asfalto, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Rolo Compactador, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneus, Pedreiro, Pintor de Paredes, Pintor Letrista, Pintor de Veículos, Trabalhador Braçal, Médico, Auxiliar em Saúde Bucal e Bibliotecário.
Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.itedes.com.br/concursos até o dia 24 de fevereiro de 2012. Serão disponibilizados computadores com acesso ao portal das inscrições na Praça de Atendimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, situada na Av. Visconde de Taunay, n.° 950 - térreo, no horário das 09h às 17h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00 para os empregos de nível superior, R$ 50,00 para os empregos de nível médio e R$ 35,00 para os empregos de nível prático e pessoal de apoio.
Provas
O concurso será composto de Prova Objetiva, Prova Prática e Prova de Títulos.
- A Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos.
- A Prova Prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os empregos de: Borracheiro, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Eletricista Mecânico, Encanador, Latoeiro, Marceneiro, Motorista de Carreta, Operador de Caldeira de Usina de Asfalto, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Espargidor de Asfalto, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Rolo Compactador, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneus, Pedreiro, Pintor de Paredes, Pintor Letrista, Pintor de Veículos, Trabalhador Braçal.
- A Prova de Títulos, de caráter classificatório, para todos os empregos de Pessoal Técnico de Nível Superior.
- A Prova Objetiva deve ser realizada por todos os candidatos, sob pena de eliminação do Concurso Público.
- A Prova Objetiva será realizada na data provável de 18 de março de 2012.

Na data provável de 10 de março de 2012, será publicado o edital com o local de provas e ensalamento. O Edital estará disponível na Prefeitura do Município de Ponta Grossa, situada na Avenida Visconde de Taunay, n.° 950, Bairro da Ronda, Ponta Grossa - PR, e será divulgado no endereço eletrônico www.itedes.com.br/concursos.
O caderno de provas e o gabarito serão afixados em Edital na Prefeitura do Município de Ponta Grossa e divulgados no endereço eletrônico www.itedes.com.br/concursos na data provável de 19 de março de 2012, a partir das 15 horas.
A validade do certame é de 2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos, a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Ipeúna (SP)

A Prefeitura Municipal de Ipeúna no Estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de empregos vagos em seu quadro de funcionários. São 09 vagas divididas em dois editais e a realização acontece através da empresa Sigma Assessoria Administrativa Ltda.
Cargos disponíveis: auxiliar administrativo (05), médico veterinário (01), monitor de alunos do ensino infantil e fundamental (01), professor da educação básica I (01), professor da educação infantil (01). São vagas de níveis fundamental, médio/magistério e superior, com remuneração de até R$ 1689,84.
Quem se interessar poderá fazer a inscrição a partir das 09 h do dia 23 de janeiro até às 23 e 59 h do dia 01 de fevereiro de 2012, através do endereço eletrônico www.sigmaassessoria.com.br pagando taxa de R$ 15,00 R$ 20,00 e R$ 30,00 de acordo ao cargo escolhido.
A prova escrita será realizada no dia 26 de fevereiro de 2012, domingo, com início impreterivelmente às 09:00 horas, nas dependências da EMEF "Dr. Ulysses Guimarães", localizada à rua Araripe Custódio da Fonseca (antiga Avenida 8), nº 775, Altos de Ipeúna.
Serão considerados para efeito de pontuação de títulos, os certificados, comprovantes ou diplomas de conclusão de cursos, expedidos por instituição de ensino autorizada ou reconhecida pelo Ministério da Educação, e quem tiver deverá entregar no dia de aplicação da prova escrita.
A divulgação do resultado final será publicado em 10 de março de 2012, no quadro de avisos e publicações da prefeitura, no órgão oficial de imprensa do município e em caráter meramente informativo nos sites www.sigmaassessoria.com.br e www.ipeuna.sp.gov.br ; a homologação do concurso acontecerá no dia 17 seguinte.
O prazo de validade deste concurso público é de um ano, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Mangaratiba - RJ

O município de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro, está realizando concursos público para o preenchimento de 119 vagas efetivas. O concurso, que será executado pelo Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional – IESAP e terá validade de um ano após a homoloação final, oferece chances para pessoas de nível fundamental, médio ou superior, com salários que vão de R$ 545,00 a R$ 1.474,31.
Cargos
As chances são para Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Agente de Fiscalização Ambiental, Agente de Fiscalização Fazendária, Fiscal de Saúde Pública II, Fiscal de Posturas, Oficial de Fazenda, Fiscal de Tributos II, Agente da Defesa Civil, Fiscal de Obras I, Fiscal de Tributos NS, Advogado do Município, Engenheiro Civil e Assistente Social. A carga horária varia entre 30 e 40h semanais.


Inscrições
As inscrições serão efetuadas através da internet no site www.iesap.com.br, até o dia 05 de fevereiro de 2012 (horário de Brasília).

O candidato deverá dirigir-se ao posto de Inscrição, localizado à Rua Coronel Moreira da Silva nº 232, Centro, Mangaratiba/RJ – CEID (Centro Educacional de Interatividade Digital), de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h, até o dia 03 de fevereiro de 2012.
As taxas variam de:
R$ 60,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 80,00, para nível médio;
R$ 100,00, para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas nas datas previstas de 25 de março e 01 de abril de 2012, com 3 horas e 30 minutos de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI.

O gabarito será divulgado, provavelmente, nos dias 27 de março e 03 de abril de 2012, a partir das 15h na Internet e no Posto de Inscrição Presencial.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Itaiçaba - CE 2012

A Prefeitura de Itaiçaba, Estado do Ceará, através do PRO MUNICÍPIO, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de vagas. São 169 vagas disponíveis em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior, com salários que variam entre R$ 550,00 e R$ 7.250,00.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Endemias, Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Gari, Vigilante, Agente de Controle de Zoonoses, Agente de Fiscalização, Agente Rural / Técnico, Auxiliar Administrativo (AA), Auxiliar Bibliotecário, Auxiliar de Saúde Bucal - ASB, Inspetor(a) Sanitário, Motorista, Motorista (Ambulância), Motorista AB, Professor de Teatro, Professor(a) de Dança, Secretário(a) Escolar, Técnico em Saúde Bucal - TSB, Técnico(a) de Informática, Técnico(a) de Laboratório, Técnico(a) em Enfermagem, Telefonista, Tratorista, Advogado(a), Assistente Social, Auditor de Controle Interno, Biblioteconomista, Bioquímico(a), Cirurgião Dentista, Contador(a), Enfermeiro(a), Engenheiro(a) Civil, Farmacêutico(a), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo(a), Gestor Ambiental, Ginecologista/Obstetra, Jornalista, Médico, Nutricionista, Professor, Projetista / Cadista, Psicólogo(a), Psicopedagogo(a) e Recursos Humanos - RH.
A carga horária será de 20 a 40 horas semanais e vale ressaltar que do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Inscrições
Com taxas que variam entre R$ 60,00 e R$ 120,00, a inscrição presencial será feita no CVT de Itaiçaba, localizado na Rua Cel. João Batista, 248, bairro Centro, em Itaiçaba - CE, das 8h às 17h, no período de 6 de fevereiro a 9 de março de 2012.
A inscrição via internet deverá ser feita no endereço eletrônico www.promunicipio.com, no mesmo.
Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 8 de abril de 2012, nos locais a serem divulgados oportunamente, no horário de 14h00min às 18h00min.
Os locais de realização da prova escrita constarão do cartão de identificação a ser distribuído ao candidato nas datas previstas de 28 de março de 2012. O gabarito será divulgado no dia 09 de abril de 2012.

Validade
O concurso terá prazo de validade de 02 anos, prorrogável por até 02 anos, uma única vez, a contar da data de homologação do certame.

Saiba mais

Prefeitura de Canoinhas (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital 02/SMS/2012, que estabelece as condições para realização de processo seletivo na Prefeitura de Canoinhas, Estado de Santa Catarina. A seleção de Canoinhas está oferecendo 03 vagas de nível superior para o cargo de Médico, com salário de até R$ 2.125,85 e carga horária de 10 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 03 de fevereiro de 2012, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, Canoinhas-SC.

Prova

A prova escrita será realizada na data provável de 07 de fevereiro de 2012, com início às 8h30min. e término às 12h00min., nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Felipe Schimdt nº 10 - Centro, neste município de Canoinhas/SC.
No mesmo dia, após a realização das provas, serão divulgados os gabaritos em mural específico no próprio local de realização das provas.

Validade

O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado

Concurso Prefeitura de Vitorino Freire - MA

Aberto em Vitorino Freire, no Estado do Maranhão, o concurso público que servirá para preencher 414 vagas abertas no quadro de servidores da cidade. A ser realizado pelo Instituto Graça Aranha Ltda, o concurso está aberto a cidadãos dos níveis fundamental, médio ou superior. Os salários variam entre R$ 622,00 a R$ 7.530,00, para carga horária de 20 a 40h semanais. Confira o edital.
Serão reservadas às pessoas com deficiência, em caso de aprovação, 5% por cento do exato número de vagas determinadas para cada cargo neste Edital, exceto para os cargos que tenham somente uma vaga, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições do cargo para o qual concorre.
Cargos
Nível Fundamental: Cozinheira, Lavanderia, Maqueiro, Gari, Vigia, Operador de Trator, Motorista Categoria "D" e Eletricista.
Nível Médio: Auxiliar Administrativo, Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Médicos, Digitador, Fiscal de Obras, Protocolista, Inspetor Fiscal Sanitário, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia.
Nível Superior: Assessor Jurídico, Procurador Municipal, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Geógrafo, Jornalista, Biólogo, Enfermeiro Auditor, Enfermeiro Generalista,
Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro PSF, Farmacêutico Bioquímico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor Nível I - Educação Infantil, Professor Nível I - 1º ao 5º ano e Professor Nível II - 6º ao 9º ano.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, no site www.igracaaranha.com.br, até o dia 24 de fevereiro de 2012. As taxas variam entre R$ 45,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
O concurso será realizado em 2 (duas) etapas:
- 1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
- 2º etapa: Apresentação dos títulos para os cargos de nível superior área educacional, de caráter classificatório.

A prova objetiva terá duração de 3 horas e está prevista para o dia 25 de março de 2012, na cidade de Vitorino Freire, no horário de 09:00 às 12:00 h e/ou 14:30 às 17:30.

A partir de 08 de março de 2012 o candidato poderá conferir, no endereço eletrônico www.igracaaranha.com.br, os locais e horários para realização das provas.
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 72h após a realização das provas no site (www.igracaaranha.com.br).

Validade
Este concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Vitorino Freire - MA.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Senador Firmino (MG) 2012

O município de Senador Firmino, localizado a 312 km de Minas Gerais, torna público a realização de concurso público para o provimento de cargos efetivos da Prefeitura. O concurso visa o preenchimento de 20 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 850,00.
Ficam reservadas 5% do número de vagas de cada cargo ofertado as pessoas portadoras de deficiência.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços I, Professor PII – Educação Física, Técnico de Nível Superior em Saúde – Nutricionista e Psicólogo.
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no período entre 22 de março e 23 de abril de 2012, através do endereço eletrônico: www.ecapconsultoria.com.br (acessar o link “área Restrita do Candidato”).
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 ou R$ 50,00.
Prova
A prova objetiva será realizada, provavelmente, no dia 27 de maio de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva de múltipla escolha serão divulgados no site www.ecapconsultoria.com.br, na data provável de 17 de maio de 2012.
O concurso de Senador Firmino será válido por 02 anos, prorrogáveis por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Sidrolândia (MS)

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia, Estado de Mato Grosso do Sul, anunciou a realização de processo seletivo para preenchimento de vagas no cargo de agente comunitário de saúde, com exigência de nível médio e salário de até R$ 742,00.
Os interessados poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde Pública, localizada à rua Paraná nº 912, centro da cidade, no período de 01 a 03 de fevereiro de 2012, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
A data, o local e a hora da realização da prova objetiva serão divulgados juntamente com o edital de homologação das inscrições. O gabarito da prova será afixado no mural da Secretaria Municipal de Saúde, após a realização a sua realização.
O processo constará de teste de aptidão física, devendo o candidato apresentar documento de identidade e atestado médico original, que comprove possuir boas condições físicas para participar de atividades e exercícios físicos relativos às funções do cargo.
Os candidatos poderão tirar dúvidas relativas à seleção, e consultar mapas com a delimitação das microáreas, na Secretaria Municipal de Saúde Pública, situada à rua Paraná nº 912, centro.
O prazo de validade do presente processo seletivo será de dois anos.

Concurso Prefeitura de Padre Carvalho - MG 2012

A Prefeitura de Padre Carvalho, Estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, abrirá inscrições dia 26 de março de 2012, para o Concurso Público destinado provimento de 110 vagas, com vencimentos que variam de R$ 622,73 a R$ 6.000,00.

As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. A carga horária varia de 20, 24, 25, 30 a 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado I, agente comunitário de saúde I, agente de apoio I, agente de assistência social, analista judiciário I, assistente educacional I, assistente especializado I, assistente social I, engenheiro, enfermeiro, médico, odontólogo, professor, pedagogo e entre outros.
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br até 23h59 do dia 24 de abril de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Padre Carvalho, situada à Praça da Matriz, s/nº, Centro, até o dia 24 de abril de 2012, no horário de 8h às 11h e 14h às 17h. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
A Prova objetiva de Múltipla está prevista para o dia 10 de junho de 2012. Além dessa avaliação haverá prova prática para Condutor de Veículos Leves I, Condutor de Veículos Pesados I e Operador de Máquinas Leves e Pesados I, prevista para ser realizada no mesmo dia 10 de junho de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização das provas e confirmação de data e horário, serão divulgados até 13h do dia 28 de maio de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 12 de junho de 2012, às 13h.
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Saiba mais

Prefeitura de Perolândia (GO) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Perolândia, Estado de Goiás, divulgou aviso para realização de processo seletivo referente ao edital (nº. 001/2012). A seleção visa a contratação temporária para os cargos de Serviços Gerais e Auxiliares de Serviços de Saúde, cuja as inscrições serão realizadas até o dia 27 de janeiro de 2012, das 08:00 às 11:00, na rua José Alves Vilela, s/nº, centro, neste município e a prova está prevista para 30 de janeiro de 2012, às 10:00, no endereço supra mencionado.

Maiores informações na Prefeitura de Perolândia ou através do telefone: (64) 3639-1133.

Prefeitura de Chapadão do Sul - MS abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para profissionais da área de assistência social da Prefeitura de Chapadão do Sul, Estado do Mato Grosso do Sul. As vagas são para os cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 836,80 e R$ 2.425,31 por 40 horas semanais.

O processo seletivo é para o preenchimento de vagas nos seguintes cargos: um psicólogo, um assistente Social e dois entrevistadores do Cadastro Único (técnico de nível médio).

As inscrições vão até sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2012, das 08h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Sete, 371, Centro - Chapadão do Sul - MS.

A seleção constará de uma prova escrita, marcada para o dia 11 de fevereiro de 2012, e prova de títulos.

Os candidatos convocados para fazer a entrega dos Títulos, deverão entregar os documentos comprobatórios de titulação através de fotocópias autenticadas em cartório, em data e local a serem definidos através de Edital Específico que será publicado no Diário Oficial do Município de Chapadão do Sul/MS e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.chapadaodosul.ms.gov.br e, facultativamente, em outros órgãos da imprensa.

O prazo de validade do processo seletivo será de dois anos.

Prefeitura de Novo Horizonte do Norte (MT) abre processo seletivo

O Prefeito de Novo Horizonte do Norte, Estado de Mato Grosso, tornou público o edital nº. 01/2012, que regula a realização de Teste Seletivo visando o preenchimento de 04 vagas.

Cargos

Há chances para candidatos de nível médio e superior, com salário de até R$ 2.092,62 e carga horária entre 20 e 40 horas semanais, nos cargos de Assistente Social, Agente Social Esporte e Lazer, Nutricionista e Técnico em Raio X.

Inscrição

As inscrições serão realizadas pessoalmente ou por procuração, de forma gratuita, até o dia 27 de janeiro de 2012, das 8:00 às 12:00, na Secretaria Municipal de Administração, na Rua Augusto de Souza, nº 171, centro, Novo Horizonte do Norte-MT.

Prova

As provas serão realizadas na Escola Municipal Ulisses Guimarães, Avenida Kara José nº 395 – Centro, Novo Horizonte do Norte-MT, na data provável de 28 de janeiro de 2012, a partir das 08:00 h às 12:00 h.

Validade

O processo seletivo terá validade até 31 de dezembro de 2012, contados a partir da homologação do resultado.

Concurso Prefeitura de Arambaré - RS

A Prefeitura de Arambaré, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração, publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de várias vagas. A execução do concurso público será realizada pela empresa Homologare Concursos e Eventos Ltda.
Serão oferecidas 15 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
Cargos, Vagas e Salários
Assistente Social: 2 vagas - 30 horas semanais - R$ 1.795,41;
Professor de Música: 1 vaga - 20 horas semanais - R$ 831,64;
Psicólogo: 1 vaga - 30 horas semanais - R$ 1.795,41;
Fiscal Ambiental: 1 vaga - 40 horas semanais - R$ 831,64;
Fiscal Tributário: 1 vaga - 30 horas semanais - R$ 831,64;
Monitor da ASEMA: 2 vagas - 40 horas semanais - R$ 688,62;
Monitor do Telecentro: 2 vagas - 40 horas semanais - R$ 688,62;
Visitador do PIM: 2 vagas - 40 horas semanais - R$ 688,62;
Vigia: 2 vagas - 40 horas semanais - R$ 688,62;
Eletricista: 1 vaga - 40 horas semanais - R$ 831,64.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas de forma presencial até o dia 10 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h30min às 12h30min, na sede da Prefeitura Municipal de Arambaré, no Departamento Pessoal, Rua Gustavo Emílio Xavier, n°. 640, Bairro Centro. As taxas variam entre R$ 30,00 a R$ 80,00.

Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas na data prevista de 31 de março e/ou 01 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgados pelo edital de divulgação a ser publicado no dia 29 de fevereiro de 2012. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 02 de abril de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após 02 anos, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado 01(uma) única vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Saiba mais