Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Turma 55 da São Camilo

 

     Encerramento do módulo de Gestão de Logística Hospitalar da Turma 55 da Pós em Administração
Hospitalar do HGG e AME Interlagos
janeiro 2012

Aprenda a "traduzir" os rótulos dos alimentos

Pesquisa do instituto Nielsen revela que mais da metade dos consumidores não entende nada ou quase nada do que vem descrito nas embalagens

As gorduras boas são as classificadas como insaturadas e se dividem em dois tipos: poli-insaturadas e monoinsaturadas. Os ômegas 3 e 6 são nutrientes saudáveis, encontrados na composição das gorduras poli-insaturadas. Tudo isso está escrito no rótulo dos produtos, mas quem entende as tabelas nutricionais? Uma pesquisa sobre tendências de alimentação, realizada pelo instituto Nielsen com 25 mil pessoas em 56 países, incluindo o Brasil, revelou que 52% dos entrevistados não entende nada ou quase nada do que vem descrito nas embalagens.

— Essa prática ajuda a identificar o perfil do produto durante as compras, só que as pessoas precisam entender o que a tabela nutricional oferece de informação — observa o cardiologista Daniel Magnoni, responsável por uma outra pesquisa, feita pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia para avaliar o grau de conhecimento de pacientes cardíacos sobre o consumo de gorduras.

De acordo com a nutricionista Valéria Uhr, do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, é preciso ficar atento não só ao que significa a classificação nutricional em si — tipos de gorduras e minerais, por exemplo — mas também às quantidades utilizadas no produto.

— O consumidor, quando olha o rótulo, vai direto para o valor calórico, enquanto o teor de sódio do alimento, na verdade, é muito mais perigoso, porque leva à retenção de líquidos, entre outros problemas — explica a nutricionista.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão que dita as regras de informações nutricionais em embalagens. É obrigatório, por exemplo, apresentar também a medida "caseira" (fatias, unidades, xícaras, colheres de sopa), para facilitar a compreensão. Além da quantidade de cada substância por porção — que é a quantidade média do alimento que deve ser consumida por pessoas saudáveis —, a tabela informa também quanto essa quantidade representa do percentual diário (% VD) em relação a uma dieta de 2 mil calorias.

Circulando pelas prateleiras do supermercado, a nutricionista Valéria Uhr traduz o que está no verso das embalagens para qualquer leigo entender.







Conheça os elementos da tabela nutricional

Veja como age cada nutriente no organismo e confira a necessidade diária de referência, calculada em relação a uma dieta de 2 mil calorias, conforme a Anvisa.

:: Carboidratos — fornecem energia para as células, principalmente do cérebro. Em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral. Necessidade diária: 300g.

:: Proteínas — necessárias para a construção e manutenção de órgãos, tecidos e células. Encontradas proteínas nas carnes, ovos, leites e derivados e também nas leguminosas (feijões, soja e ervilha). Necessidade diária: 75g.

:: Gorduras Totais — referem-se à soma de todos os tipos de gorduras , tanto de origem animal quanto vegetal. Ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Necessidade diária: 55g.

:: Gorduras saturadas — presente em alimentos de origem animal, como carnes, queijos, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. Se consumidas em grandes quantidades, podem aumentar o risco de doenças do coração. Necessidade diária: 22g.

:: Gorduras trans — encontrada em grande quantidade em alimentos industrializados, como as margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas no preparo. Seu consumo deve ser muito reduzido, pois esse tipo de gordura não é necessário ao organismo — e também prejudica o coração. Necessidade diária: zero.

:: Fibra Alimentar — auxilia no funcionamento do intestino. Está presente em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. Necessidade diária: 25g.

:: Sódio — presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, deve ser consumido com moderação, porque pode levar ao aumento da pressão arterial. Necessidade diária: 2.400 mg.

Fonte Zero Hora

Sol em excesso e cigarro interferem no aspecto da pele, mas há como melhorá-la

 

De acordo com especialista, 90% da aparência envelhecida da nossa pele é culpa do sol

 Contra o tempo, não há quem possa. E nem é preciso tanto tempo assim para que a batalha tenha início. Depois dos 20 anos, a pele já começa a apresentar os primeiros sinais de velhice. Até os 30, eles serão suficientes para que você pare por um ou dois minutos em frente ao espelho esticando e enrugando a pele do rosto. Quem tem a pele clara começa a se incomodar com as manchinhas. Linhas de expressão em volta dos olhos são quase unânimes, mesmo que discretas - o preço que se paga por emoções fortes, como rir ou chorar sem economia. Daí por diante, elas ficam mais profundas, a pele mais fina e menos viçosa, as manchas mais numerosas. E não é um problema feminino. Desse mal, mulheres e homens sofrem por igual.

O corpo, no entanto, não. Há um motivo para dizerem por aí que as mãos são as grandes delatoras da idade de uma pessoa. Elas, junto a pescoço, rosto e colo são os primeiros a demonstrarem os sinais do tempo. O grande responsável, no entanto, não tem tanto a ver com a carteira de identidade. Culpe o sol.

– Isso que o brasileiro tem de associar bronzeado à saúde é errado. O bonito do bronzeado dura pouco tempo e sai caro mais tarde – sentencia a dermatologista Cleire Paniago.

Isso explica por que essas áreas, mais expostas aos raios solares, são as primeiras afetadas. De acordo com a especialista, 90% da aparência envelhecida da nossa pele é culpa do sol. Para começar, ele tem efeito cumulativo, o que significa que os danos serão consequências não de uma tarde debaixo do sol, mas de uma vida andando por aí sem proteção. Ele degenera o colágeno, deixando a pele mais flácida e quebradiça, é responsável pelo aparecimento de manchas claras e escuras e deixa a pele mais áspera.

Outro vilão é o cigarro. Segundo o dermatologista Ricardo Fenelon, ele adiciona cerca de 10 anos à pele. E, diferente do sol, não são ruguinhas e manchas nas mãos as consequências do fumo.

– As rugas geralmente já vêm profundas, ao redor da boca, devido ao movimento – afirma.

E tem jeito?
A boa notícia é que a medicina dispõe de métodos para remediar alguns desses efeitos.

O laser e a luz pulsada são grandes aliados no combate ao envelhecimento e combatem linhas finas ao redor dos olhos, colo e mãos. Também são os grandes protagonistas no tratamento de manchas de sol nos mesmos locais. A aplicação é rápida e não deixa marcas nem feridas.

A toxina botulínica, o famoso Botox, ainda é um dos tratamentos mais procurados nas clínicas. Ela é usada no preenchimento de linhas finas ao redor dos olhos, na testa, pescoço e no colo.

Rugas mais profundas podem ser preenchidas com ácido hialurônico ou com uma substância chamada hidroxiapatita de cálcio, um composto sintético na forma de microesferas suspensas em gel. Por fim, os peelings químicos ainda são bons aliados, porque descascam a camada mais prejudicada, forçando a regeneração natural da pele.

Tratamento rejuvenescedor
:: Laser e luz pulsada O que trata: manchas de sol, rugas finas, perda de colágeno
Onde: rosto, colo e mãos

:: Toxina botulínicaO que trata: rugas finas
Onde: pescoço, testa, região dos olhos e colo

:: Preenchimento com ácido hialurônicoO que trata: perda de volume, rugas e linhas de expressão
Onde: rosto, colo e mãos

:: PeelingsO que trata: rugas finas
Onde: rosto, colo e mãos

Fonte Zero Hora

Pesquisadores identificam nova terapia capaz de bloquear progressão do vírus da hepatite C

Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, encontraram uma nova maneira de bloquear a infecção do vírus da hepatite C (HCV) no fígado. A descoberta tem pontencial de desenvolvimento de novas terapias para as pessoas infectadas com a doença.

“Quando o HCV infecta uma pessoa, ele precisa de gotículas de gordura no fígado para formar novas partículas virais”, explica Jean François, do Departamento de Microbiologia e Imunologia da universidade. “O processo faz com que a gordura se acumule no fígado, levando a uma disfunção crônica do órgão.”

“O vírus da hepatite C está em mutação constante, o que torna difícil o desenvolvimento de terapias antivirais que tenham como alvo o próprio vírus”, diz Jean. “Então decidimos tentar uma nova abordagem.”

Jean e sua equipe desenvolveram um inibidor que diminui o tamanho das gotículas de gordura nas células hepáticas e faz com que os vírus não desenvolvam resistência, deixem de se multiplicar e de infectar outras células. “Nossa abordagem consiste em bloquear o ciclo de vida do vírus, de modo que ele deixe de se espalhar e de causar mais danos ao fígado”, diz Jean. Os resultados do estudo foram divulgados no periódico PLoS Pathogens.

De acordo com Jean, o vírus da hepatite C é um dos vários tipos de vírus que necessitam de gordura para replicar no organismo humano. Para ele, a nova abordagem para reduzir a replicação do HCV pode se traduzir em novas terapias que poderiam ser usadas em outras doenças, como é o caso do vírus da dengue.

Novos casos, contaminações antigas
A principal forma de contaminação pelo vírus da hepatite C é o contato com o sangue infectado. O infectologista Marcelo Litvoc, do Hospital Sírio Libanês, explica que o HCV é mais resistente às condições externas do que o do HIV, por exemplo, e por esse motivo pode determinar um risco maior de contaminação pelo sangue.

Até 1992 os bancos de sangue não testavam para hepatite C, até então uma doença nova, pois o vírus havia sido descoberto em 1989. “Desta forma, as transfusões de sangue e hemoderivados antes da testagem orbigatório dos bancos de sangue, e o compartilhamento de seringas por usuários de drogas injetáveis foram as principais formas de transmissão do vírus”, diz Litvoc.

Estima-se que entre 1,2% a 2% da população brasileira seja portadora do vírus. Mas este número pode ser ainda maior, já que, como a hepatite C não causa sintomas em pelo menos 90% dos pacientes, tanto no momento de aquisição do vírus como após anos de infecção, muitas pessoas sequer sabem que são portadoras. “Nos casos de evolução para cirrose hepática, os sintomas aparecem tardiamente”, diz. Neste sentido, os diagnósticos obtidos hoje são, na verdade, resultados de contaminações antigas.

Novo tratamento aumenta chances de cura
A principal e mais temida consequência da hepatite C é a cirrose hepática, uma das principais causas de morte no Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças crônicas de fígado são a oitava causa de morte no País. “A hepatite C é a principal causa de transplante hepático em todo o mundo desenvolvido”, completa Marcelo Litvoc.

Por este motivo, realizar o exame preventivo ainda é a forma mais eficaz de combater a progressão doença. As formas mais prováveis de contaminação são o contato compartilhado com objetos, instrumentos e outros utensílios contendo resíduos de sangue (estúdios de tatuagem, salões de beleza, ou em consultórios da área de saúde onde não exista uma esterilização adequada).

Obtido o diagnóstico de hepatite C, o paciente deve ser avaliado para a necessidade de acompanhamento e tratamento com medicações anti-virais, na tentativa de eliminar a replicação viral e diminuir a progressão da doença hepática. “O transplante hepático é a última opção terapêutica para a hepatopatia crônica pelo vírus C, no final da cirrose hepática.”

Segundo Litvoc, novos medicamentos, os chamados inibidores de protease – o boceprevir e o telaprevir -, estão aumentando as chances de cura da doença. No Brasil, as duas novas drogas são capazes de curar entre 70% e 75% dos pacientes.

Fonte O que eu tenho

Doenças de verão: dicas para combater o herpes labial

As causas podem variar desde uma gripe até exposição solar em excesso

Esse é o primeiro de três artigos que abordarão o tema "doenças do verão". Começarei neste falando de herpes labial, como ela é adquirida, como se desenvolve e as formas de tratamento.

Por que incluir o herpes labial na lista de doenças do verão?
Porque ela pode ser desencadeada após alguns estímulos típicos da estação, como vento frio, bebidas muito geladas, queda da imunidade e exposição solar.

O que é herpes labial?
É uma infecção na região da boca causada por um microorganismo chamado Vírus Herpes Simplex.
Embora grande parte da população seja portadora do vírus, a doença pode não se manifestar em algumas pessoas. Os episódios de pico da doença podem ocorrer mais de uma vez ao ano.

Quando ocorre a infecção?
A primeira ocorrência pode ser já na infância. O vírus passa através da pele, percorre um nervo e esconde-se numa junção nervosa até ser reativado.

O que pode reativar o vírus?
Vários fatores, tais como gripe, quadro febril, menstruação, fadiga, transtorno emocional, estresse, luz solar intensa, frio ou simplesmente cansaço.

Acredita-se que, uma vez reativado, o vírus sai do nervo e volta para a mucosa ou pele, onde causará o herpes labial.

O que acontece num episódio de Herpes?
A doença tem quatro estágios:

1. A pele arde e coça antes que a ferida apareça. Quem já teve herpes antes geralmente sabe que vai ter uma nova ocorrência da infecção logo nessa fase.
2. Inicia-se um pequeno inchaço e formam-se bolhas, frequentemente dolorosas.
3. As bolhas rompem-se e juntam-se, ocasionando uma grande ferida com secreção. O vírus pode facilmente ser transmitido a outras pessoas durante esse estágio.
4. A ferida começa a secar e sarar. Inicia-se a formação da casca e a cicatrização.
O herpes labial pode originar outras infecções?
Sim, esse vírus é capaz de infectar outras partes do corpo.

Se você esfregar seus olhos depois de tocar a ferida de herpes, poderá provocar uma infecção grave neles, podendo levar até a formação de úlceras na córnea, que é a parte transparente do olho.

Quais são as formas de tratamento?
Quando sentir os primeiros sintomas, você pode usar remédios com orientação médica ou fazer uma consulta o mais breve possível para controlar e tratar a doença.

Alguns conselhos para o paciente com herpes labial:

- O herpes labial é contagioso. Lave sempre as mãos depois de tocar as feridas.
- Evite tocar seus olhos.
- Evite beijar.
- Evite furar as bolhas e arrancar a crosta da ferida.
- Dobre a atenção com crianças e nas relações sexuais, embora o herpes genital seja diferente da labial.

Fonte MInha Vida

Proteja-se: Use camisinha

Avanços da vacina contra herpes não excluem uso de camisinha

Estudo mostra evidências de mulheres que se beneficiaram com a novidade

A prevenção é sempre o melhor caminho para cuidar da saúde em todos os aspectos, seja quando o assunto é uma reeducação alimentar para evitar aumento de colesterol, seja quando falamos do uso de preservativos para evitar doenças sexualmente transmissíveis. O preservativo não será descartado, mas já temos a vacina contra alguns tipos de HPV e parece estar dando certo um estudo para vacina contra o herpes, causador de outra famosa DST.

Uma vacina experimental protegeu algumas mulheres contra a infecção de um dos dois tipos de vírus herpes que causam herpes genital, segundo as conclusões publicadas na revista New England Journal of Medicine.

A vacina foi parcialmente eficaz na prevenção do vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), mas não protege as mulheres contra o vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2).

"É um grande passo no caminho para a criação de uma vacina eficaz, que protege contra a doença causada pela infecção genital do herpes. Ela nos aponta no sentido de trabalhar para fazer uma vacina que funciona em ambos os vírus herpes simplex", disse Robert Belshe, MD, diretor da Saint Louis University Center for Vaccine Development e principal autor do estudo.

Sobre a doença e os vírus
O HSV-1 e HSV-2 são membros da família herpesvírus. Tipicamente, HSV-2 provoca lesões e bolhas na região genital. O HSV-1 geralmente provoca feridas na boca e lábios, embora cada vez mais seja encontrado causando a doença genital também.

No momento, não há cura ou vacina aprovada para prevenir a infecção por herpes genital, que afeta cerca de 25% das mulheres nos Estados Unidos e é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Uma vez dentro do corpo, o HSV permanece lá permanentemente. O vírus pode causar doença neurológica grave e até morte em crianças nascidas de mulheres que são infectadas com o HSV e o vírus é um fator de risco para a transmissão sexual do HIV.

O estudo para investigação de uma possível vacina contra herpes genital foi financiado pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde, juntamente com a GlaxoSmithKline (GSK), e conduzida em 50 locais nos Estados Unidos e Canadá.

O estudo envolveu 8.323 mulheres entre as idades 18 e 30 que não tiveram HSV-1 ou HSV-2 no início do estudo. Elas foram distribuídas aleatoriamente para receber três doses da vacina contra o vírus que foi desenvolvida pela GSK ou uma vacina contra hepatite A, que foi o controle.

As participantes foram acompanhadas por 20 meses e avaliadas cuidadosamente para a ocorrência da doença herpes genital. Além disso, todas as participantes do estudo passaram por testes de sangue para determinar se havia infecção assintomática com HSV-1 ou HSV-2 durante o estudo. Pesquisadores descobriram que duas ou três doses da vacina experimental oferecem proteção significativa contra a doença herpes genital causado por HSV-1. No entanto, a vacina não protege as mulheres contra doenças genitais causadas pelo HSV-2.

Infecção pelo HSV-1 tornou-se uma causa cada vez mais comum de doença genital, provavelmente porque mais casais têm feito sexo oral. HSV-1 e HSV-2 são espalhados pelo contato direto - boca a boca. boca com genitais e genitais para os genitais - mesmo quando a pessoa infectada não apresenta sintomas, de acordo com um dos pesquisadores.

Pesquisadores estão realizando análises laboratoriais de sangue obtido de participantes do estudo que eles continuam a estudar para tentar descobrir porque a vacina protegeu as mulheres de doenças genitais causadas pelo HSV-1 e não pelo HSV-2.

Uma hipótese, ainda de acordo com o pesquisador, é que o HSV-1 seja mais facilmente morto por anticorpos do que o HSV-2. Isto significa que os anticorpos da vacina podem funcionar melhor contra o HSV-1 e resultar em proteção contra HSV-1, mas não HSV-2.

Ainda são necessários mais estudos até que a vacina possa ser comercializada, mas parece que estão no caminho certo.

Fonte Minha Vida

Controle a gula e viva com mais saúde


Obesidade - Foto Getty Images

Má digestão e sono são apenas algumas das respostas ao excesso de comida

Você é do tipo que espera o estômago gritar de fome para comer ou prefere fazer pequenas refeições várias vezes ao dia? A resposta para esta pergunta vai dizer muito sobre sua disposição e o ritmo do seu metabolismo. "Nosso corpo é uma máquina que usa energia o tempo todo. Por isso, não é aconselhável esperar acabar o combustível para, só então, reabastecer", afirma a gastroenterologista Paula Volpe, do Hospital 9 de Julho.

Comendo mais vezes ao dia, além de tudo, ajuda a dieta. Isso porque você tende a comer menos e, dessa maneira, acaba emagrecendo. Então, aproveitando o Dia da Gula, comemorado no dia 26 de janeiro, entenda outras consequências que os exageros à mesa provocam no organismo.

Digestão lenta
"A digestão demanda tempo e energia, portanto, quanto mais comida você ingerir, mais energia e tempo o processo irá requisitar", afirma o endocrinologista Frederico Marchisotti, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Não pense, porém, que esse aumento do gasto de energia da digestão seja positivo. Direcionado a essa tarefa, nosso corpo perde eficiência em outras funções, como o raciocínio.

Refluxo
"O estômago é uma estrutura similar a uma câmara, que deve ficar sempre vazia. Para isso, utiliza um ácido, chamado suco gástrico, que ajuda o processo de digestão", afirma a gastroenterologista Paula. Esse ácido é liberado de acordo com a quantidade de comida ingerida, ou seja, comendo em excesso você expõe seu sistema digestivo ao refluxo - volta do suco gástrico para o esôfago, causando a azia, sensação de queimação.

Indisposição
Quando a digestão inicia, os intestinos começam a funcionar intensamente, fazendo com que o sangue se desloque, sobretudo, para esses órgãos. Se você come em excesso, portanto, esse sangue permanece concentrado por muito mais tempo na região abdominal. "Outras partes do corpo podem ficar com a irrigação sanguínea comprometida, como o cérebro ou os músculos, gerando dificuldade de concentração, sono e até náuseas", afirma Frederico. Esses são alguns dos sinais do corpo para que você desacelere até que ele tenha terminado o processo de digestão.

Saciedade
Comer muito é uma prática diretamente relacionada ao hábito de comer rápido. "Isso acontece porque o estômago precisa de um tempo para enviar uma mensagem ao cérebro dizendo que está satisfeito, promovendo a sensação de saciedade", esclarece Paula Volpe. Consumindo os alimentos rapidamente, você só recebe essa mensagem depois que ultrapassou a quantidade de comida que realmente precisava.

Obesidade
O corpo funciona como uma balança. Assim, se você consome mais calorias do que queima, não terá outra opção a não ser engordar. "Comer em excesso sempre deixa essa balança descompensada, podendo levar ao desenvolvimento da obesidade", afirma o endocrinologista Frederico. A predisposição genética também é um fator importante nesse processo. Mas, cultivando hábitos saudáveis, é possível driblar essa tendência e viver com saúde.

Estômago elástico
O estômago é altamente elástico, formando um novo molde, conforme a quantidade de comida que você ingere. Mas tudo tem limite. Como pessoas que comem demais tendem a comer muito rápido, o estômago não consegue expandir na velocidade necessária, você passa mal e vomita. "Esse comportamento é muito comum em pessoas ansiosas e compulsivas e, por isso, a análise do estômago ajuda no diagnóstico de problemas emocionais", afirma Paula Volpe

Atalho para doenças
A consequência direta da ingestão excessiva de alimentos é a obesidade, doença que é fator de risco para inúmeras outras. "Diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta e outros inúmeros problemas podem surgir graças a esse mau hábito. Quando o paciente se der conta disso, pode ser tarde demais", alerta a gastroenterologista Paula.

Fonte Minha Vida

Barriga de chope pode indicar doenças e problemas de ereção. Veja como acabar com ela

Má alimentação e sedentarismo são os maiores culpados. Previna-se com dicas de exercícios

A famosa “barriga de chope”, antes cultuada por alguns homens, passa a ser cada vez menos bem-vinda por eles. Isso porque o atual padrão de “macho desejável” nunca foi tão sarado. Haja vista os galãs cada vez mais fortes e de barriga tanquinho.

De acordo com uma pesquisa britânica, quatro em cada cinco homens se dizem insatisfeitos com o seu corpo, principalmente com a barriga. Ainda segundo a pesquisa, 35% deles trocariam um ano de vida para chegar a uma boa forma física.

No Brasil não há uma pesquisa a respeito, mas segundo os especialistas consultados pelo R7, os brasileiros também vêm demonstrando preocupação com o abdome proeminente.

De acordo com a endocrinologista Vivian Estefan, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, o homem tem de saber que já tem uma predisposição a acumular gordura na barriga com o passar dos anos, deixando o corpo com um formato de maçã – barriga redonda, mas braços e pernas finas. Diferente da mulher, cuja gordura se espalha pelo corpo.

- [O homem] vai gastando menos calorias com os anos porque o metabolismo fica mais lento. Paralelamente ficam mais sedentários, preguiçosos e cometendo mais erros alimentares.

Apesar de essa barriga a mais não ser causada necessariamente pelo chope tomado com os amigos, como já foi apontado em estudo, o álcool é sim um vilão para quem quer perder peso, avisa a endocrinologista.

Ela faz uma conta para se ter a real dimensão disso. Enquanto um grama de gordura tem nove calorias, 1 g de álcool tem sete. Isto é, junte a porção de queijo provolone empanado – grande fonte de gordura – com os vários copos de chope?

- As células dessa região [abdome] vão aumentando de tamanho e acumulando gordura porque o número de células gordurosas nessa região já é muito grande. E quanto mais você ingere calorias, mais vão se acumulando em forma de gordura.
Dupla do bem: alimentação e exercícios
A boa notícia é que fazer uma reeducação alimentar e começar a praticar exercícios ajudam a diminuí-la e evitar que ela fique pior, explica o diretor associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Miguel de Arruda.

- Conjugar exercícios aeróbios como ciclismo, caminhada, ou corrida com musculação fortalece o corpo e o abdômen. Mas o efeito é muito baixo se fizer só abdominal. Tem que conjugá-lo com exercícios de sobrecarga, de baixa intensidade e alta duração, por pelo menos 30 minutos por dia.

Arruda diferencia a barriga proeminente em dois padrões: a flácida (mais fácil de ser eliminada) e a rígida (muito mais difícil, senão impossível de ser extraída somente com malhação.) Isso porque quem chegou ao ponto da barriga dura, tende a ser sedentário e já ter um acúmulo de gordura muito grande instalado há tempos na região abdominal.

Aliar os exercícios com uma dieta com menos gordura, álcool e doces e mais proteínas, verduras, legumes e cereais integrais ajuda nesses casos, ensina a endocrinologista.

Vivian dá exemplos bem comuns na dieta brasileira.
- O queijo amarelo, o presunto e o salame, por exemplo, são fontes de proteína, mas têm muita gordura. Melhor trocar pelo peito de peru. Da mesma forma com as carnes. Na picanha você está ingerindo proteína, mas muita gordura saturada também. Melhor trocar por um filé mignon, coxão mole, ou preferir carnes brancas, como frango ou peixe, menos gordurosas.

Vale, então, retirar a gordura da picanha antes de comer? Ela explica:

- Só se for antes de cozinhar. Depois não adianta porque ela já foi cozida com a gordura que penetra na fibra da carne.

Barrigão pode trazer problemas de ereção
O tamanho da circunferência da barriga pode indicar maior chance de ter doenças como diabetes, pressão e colesterol altos, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado), podendo culminar em cirrose e em um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Há ainda um risco maior de ter dificuldades de ereção por causa de problemas vasculares decorrentes da obesidade, segundo o urologista Celso Gromatzky, membro do Núcleo de Urologia do Hospital Sírio-Libanês.

- Esse aumento de gordura nas vísceras está relacionado aos diabetes e à hipertensão que são os grandes vilões da função eretiva do pênis. Quando você pega um paciente com a circunferência abdominal aumentada, ele tem uma probabilidade de ter uma ou mais dessas doenças e até todas em conjunto.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Amparo da Serra (MG)

A Prefeitura Municipal de Amparo da Serra, no Estado de Minas Gerais, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de vagas ao seu quadro de funcionários, em parceria com a empresa Magnus Auditores e Consultores Associados. São oferecidas 54 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 1400,00.

Quem se interessar numa das vagas disponíveis poderá se inscrever no período de 27 de março a 10 abril de 2012, na Prefeitura Municipal, ou através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br, sendo a taxa variável em função do nível do cargo desejado, indo de R$ 35,00 a R$ 75,00.

As provas objetivas e práticas serão realizadas no Município de Amparo do Serra, no dia 29 de abril de 2012, em locais e horários que serão divulgados na sede da Prefeitura Municipal e disponíveis no site www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 26 de abril.

Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2012.

A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas objetivas de múltipla escolha, práticas e de títulos e será divulgada em duas listas, uma contendo a classificação geral de todos os candidatos aprovados e a outra somente a classificação dos candidatos portadores de deficiência.

A validade do presente concurso é de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Para efeitos de contagem desse prazo, será considerada a data da homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Antônio Cardoso - BA 2012

A Prefeitura de Antônio Cardoso, Estado da Bahia, continua com inscriçõs abertas para seu concurso público destinado ao provimento de 181 vagas do quadro geral de servidores do município. Há chances em cargos de todos os níveis de escolaridade com salários de até R$ 1.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.
Segundo o edital, do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Cargos
As vagas providas são para Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Guarda Municipal, Motorista Classe D, Assistente Administrativo (com noções de Informática), Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Ensino, Monitor de Creche, Nutricionista, Pedagogo e Professor Nível V.
Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 13 às 18h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Praça Bule Bule, SN - Centro de Antônio Cardoso.
Já as inscrições via internet serão realizadas até o dia 09 de fevereiro de 2012, através do site do ICON - Instituto de Consultoria em Administração Pública (www.iconpe.net). As taxas variam entre R$ 50,00, R$ 55,00, R$ 60,00 e R$ 80,00.
Provas e Gabaritos
A confirmação da inscrição e convocação para a prova escrita se dará no dia 24 de fevereiro de 2012 através do site www.iconpe.net, devendo o candidato conferir nome, número de documento e cargo pretendido. Os gabaritos das provas serão publicados no site www.iconpe.net às 23h59 horas do dia seguinte à realização das provas.
Validade
O prazo de validade do Concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do art. 37 da Constituição Federal).

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Cardoso - SP 2012

A partir de 28/01 estarão abertas as inscrições para o concurso público Nº 001/2012 e o processo seletivo Nº 001/2012, ambos promovidos pela Prefeitura de Cardoso, Estado de São Paulo. O objeitvo é preencher 46 vagas, em diversos cargos.
As oportunidades são para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 622,00 a R$ 9.500,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Concurso Público: Auxiliar de Serviços Gerais (06), Agente Comunitário de Saúde - Área I, II e II (15), Assistente Contábil (01), Auxiliar de Enfermagem (01), Auxiliar de Odontologia (01), Fiscal de Tributos Municipais (02), Cirurgião Dentista (02), Enfermeiro do Programa de Estratégia da Saúde da Família (02), Farmacêutico do Programa de Estratégia da Saúde da Família (02), Médico (01), Médico da Família (02), Médico Ginecologista/Obstetrícia (01), Médico Pediatra (01), Médico Psiquiatra (01), Professor de Informática (01), Técnico em Contabilidade (01) e Técnico em Fiscalização de Tributos (01).

Processo Seletivo: Monitor de Transporte Escolar (05).

Inscrições
Os certames serão realizados através da Ápice Concursos Públicos LTDA e as inscrições ficarão abertas até 12 de fevereiro de 2012, devendo ser efetuadas pela internet, através do site www.apiceconcursos.com.br.

Para os candidatos que não tem acesso ao computador, poderão realizar as inscrições através do Acessa São Paulo, situado na Rua São Paulo, 655 entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012 e entre os dias 06 a 10 de fevereiro de 2012, no horário das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

Taxas
As taxas variam de:
R$ 25,00, para nível alfabetizado;
R$ 35,00, para nível médio/técnico completo;
R$ 50,00, para nível superior.

Provas
As provas serão aplicadas, em datas, locais e horários a serem divulgados.

Todas as convocações, avisos e resultados oficiais referentes a estes certames serão comunicados e/ou publicados no jornal de circulação no Município de Votuporanga e extra-oficialmente, pela internet, através do site da Ápice Concursos www.apiceconcursos.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato o seu acompanhamento.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos e o processo seletivo terá validade de 01 ano. Esses períodos passaram a ser contados após homologação e podem ser prorrogados, a critério da Prefeitura Municipal de Cardoso, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu (BA)

O município baiano de Cabaceiras do Paraguaçu, onde nasceu e morou por alguns anos o poeta Castro Alves, está realizando concurso público. O certame, que terá a execução técnico-administrativa da empresa MULTYDEIAS e validade de 02 anos após a homologação final, oferece 168 vagas distribuídas em diversas funções. Leia o Edital.

Haverá oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que oscilam entre R$ 622,00 a R$ 3.000,00.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Coordenador Pedagógico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clínico e Plantonista-Diurno, Médico Clínico e Plantonista-Noturno, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Odontólogo, Professor Nível III - Licenciatura em Educação Física, Psicólogo, Agente de Arrecadação, Arquivista, Assistente administrativo, Fiscal de Tributos, Operador de Micros sistemas, Professor de Informática Nível I, Professor Nível I, Recepcionista, Técnico de Higiene Dentária, Técnico em Enfermagem, Agente de Portaria, Eletricista, Salva Vidas, Tratorista, Vigilante, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Públicos, Coveiro, Jardineiro, Motorista de Veículos Leves e Motorista de Veículos Pesados. Os novos servidores cumprirão carga horária de 12 a 40h semanais, de acordo com o cargo.
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, no Município de Cabaceiras do Paraguaçu (Centro Cultural Aurino Machado, Avenida o Navio Negreiro, s/n Centro), de segunda a sexta-feira, das 08:hs00min às 12:hs00min e das 14:hs00min às 17:00 horas.

As inscrições, modalidade Online, serão realizadas a partir de qualquer computador e ficarão abertas no período de 02 de fevereiro até as 22hs00min do dia 08 de fevereiro de 2012, no site www.multydeias.com.br.

As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A partir do dia 15 de fevereiro de 2012, o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.multydeias.com.br e www.tmunicipal.org.br se os dados da inscrição efetuada foram confirmados. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com a MULTYDEIAS pelo e-mail contato@multydeias.com.br para ajuste e validação da respectiva inscrição.
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data, horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet nos endereços eletrônico: www.multydeias.com.br e www.tmunicipal.org.br. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado, após a realização das respectivas provas, de acordo com o cronograma do concurso.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Curvelândia (MT)

A Prefeitura Municipal de Curvelândia, Estado de Mato Grosso, está com inscrições de concurso público abertas visando o preenchimento de 56 vagas em seu quadro de funcionários. São oportunidades em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.200, e a organização é da ACPI - Assessoria Consultoria Planejamento e Informática Ltda.
Cargos disponíveis: assistente social, bioquímico, fisioterapeuta, psicólogo, professor (pedagogia, matemática, inglês, ciências, português, história e geografia), monitor infantil, agente de vigilância sanitária, auxiliar de serviços gerais, gari, merendeira, vigia, e motorista ( de ambulância, veículo pesado e transporte escolar).

Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 27 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, na Prefeitura Municipal, devendo o candidato pagar taxa que varia de acordo ao cargo, nos valores de R$ 10,00, R$ 15,00 e R$ 20,00.

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 19 de fevereiro de 2012 no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: www.acpi.inf.br  e www.curvelandia.mt.gov.br  será afixado no local de costume.

As provas práticas poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova, caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar.

O resultado final do processo seletivo será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos, e será publicado nos sites www.acpi.inf.br e www.curvelandia.mt.gov.br e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da administração pública.

O presente processo seletivo terá prazo de validade até 31 de dezembro de 2012, contado a partir de sua homologação, não podendo ser prorrogado.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Pereira Barreto - SP 2012

Abertos três editais de concurso público (001/2012, 002/2012 e 003/2012), todos voltados para o preenchimento de várias vagas na Prefeitura de Pereirra Barreto, Estado de São Paulo. Serão distribuídas 57 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários variados entre R$ 786,90 a R$ 2.577,83, para carga horária de 4 a 8 horas diárias.
Cargos
Edital Nº 001/2012
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Escolares I e II (merendeira), Eletricista de Autos, Eletricista de Baixa e Alta Tensão, Funileiro, Jardineiro, Marceneiro, Mecânico, Operador de Equipamentos Rodoviários (Esteira), (Motoniveladora), (Pá Carregadeira) (Retroescavadeira), Pedreiro, Pintor, Serviços Gerais - Classe 1 (Feminino) e (Masculino) e Soldador;

Nível Médio: Agente de Cultura, Agente de Organização Escolar (escriturário), Assistente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Bombeiro, Desenhista (Projetista), Técnico em Enfermagem (Urbano), Fiscal de Obras, Postura e Tributos Municipais, Técnico de Laboratório, Técnico em Informática e Telefonista;

Nível Superior: Bibliotecário, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor de Esportes e Lazer, Procurador do Município, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo e Veterinário.

Edital Nº 002/2012
Nível Fundamental: Agente Comunitário de Saúde zona rural e setor; 01, 02 ,03 ,04 e 05;
Nível Médio: Técnico em Enfermagem zna rural e setor 01 e 02.

Edital Nº 003/2012
Nível Superior: Assistente Social.
Inscrições e Taxas
O site de inscrições é o da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda (www.consesp.com.br), até o dia 10 de fevereiro de 2012. A taxa é de R$ 30,00, R$ 40,00 ou R$ 50,00.
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 04 de março de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).

Os gabaritos oficiais e as provas objetivas (testes de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 18h da terça-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 3 dias.
Validade
Os concursos terão validade de até 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Processo Seletivo Prefeitura de Duas Barras (RJ)

Anunciada a realização de processo seletivo simplificado para preenchimento de postos em caráter temporário no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Duas Barras, Rio de Janeiro. O processo abre 113 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 6.000,00.
Os profissionais interessados deverão entregar os currículos em envelope lacrado contendo na sua frente o nome, cargo pretendido e endereço na Secretaria Municipal de Saúde, situada à avenida Getúlio Vargas, n°: 177, anexo ao prédio do Hospital Municipal, centro da cidade, no período de 01 a 10 de fevereiro de 2012, das 13:00 às 16:00 horas.
Uma comissão técnica formada por servidores municipais será designados para efetuar a análise de currículos e entrevista com os candidatos, elaborando lista de classificação.
A listagem final dos classificados será divulgada a partir do dia 01 de março de 2012 no site do Município de Duas Barras, bem como no mural da Secretaria Municipal de Saúde de Duas Barras.
As contratações ocorrerão por prazo determinado de 01 de março a 31 de dezembro de 2012, podendo ser prorrogado uma única vez desde que, a realização do concurso público não aconteça no prazo determinado.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Duas Barras – Rio de Janeiro

Concurso Prefeitura de São José da Barra (MG) 2012

A Prefeitura de São José da Barra (MG) abre nesta segunda-feira (30) concurso público - edital nº 001/2012 - para provimento de 22 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração inicial dos cargos vai de R$ 793,03 a R$ 5.207,56, em jornadas de trabalho que variam de 12 a 40 horas semanais.

Confira os cargos:

Nível Alfabetizado/Fundamental: Agente de Serviços Funerários e Recepcionista;

Nível Médio: Almoxarife;

Nível superior: Médico Clinico Geral, Médico Pediatra e Médico Plantonista.

Há vagas para Professor de Ensino Básico I – PEB I (Ensino Médio na modalidade “Normal” ou “Normal Superior”).

Inscrições e taxas

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet nos endereços http://www.saojosedabarra.mg.gov.br e www.makiyama.com.br, de 30 de janeiro a 14 de fevereiro de 2012.

Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 37,50 a R$ 260,38, conforme a natureza do cargo.

Provas e validade

A Prova objetiva será realizada provavelmente no dia 11 de março, na cidade de São José da Barra, MG, em locais que serão posteriormente divulgados. O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

Resultados

O gabarito referente à prova objetiva será publicado no dia 11 de março. O resultado final está previsto para 10 de abril de 2012.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Dourado (MG)

A Prefeitura de Espírito Santo do Dourado, Estado de Minas Gerais, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de concurso público. A finalidade é preencher 77 vagas, mais 04 para portadores de deficiência, em todos os níveis de escolaridade.

Cargos

Auxiliar de Serviços Internos e Externos, Encanador de Saneamento e Serviços de Esgoto, Lavador e Borracheiro, Operário, Maquinista de Veículos Pesados, Motorista, Pedreiro, Agente Epidemiológico, Escriturário, Monitor de Capoeira, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Odontológico, Técnico de Enfermagem, Técnico Químico, Assistente Social, Dentista, Dermatologista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor Técnico de Informática, Médico, Nutricionista, Oficial de Administração e Professor de Educação Física.
A remuneração é de até R$ 7.750,00, com carga horária entre 04 e 44 horas semanais

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 23 de fevereiro de 2012, na sede da Prefeitura de Espírito Santo do Dourado, Situada à Avenida Antônio Paulino, nº 47 – Centro – Espírito santo do Dourado/MG (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da prefeitura, ou através do site www.tendenciaconcursos.com.br.

As taxas de inscrição são diferenciadas:

Nível fundamental: R$ 30,00, 35,00, 40,00 ou 55,00;
Nível médio/técnico: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 30,00, 35,00, 40,00, 50,00, 55,00, 70,00, 80,00 ou 150,00.

Prova

O concurso público constará de provas Objetivas e de provas práticas.

As provas objetivas e Práticas serão realizadas no Município de Espírito santo do Dourado, na data provável de 25 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados na sede da Prefeitura de Espírito santo do Dourado, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir do dia 18 de março de 2012.

O gabarito oficial será divulgado provavelmente no dia 26 de março de 2012, às 15:00, na sede da Prefeitura de Espírito santo do Dourado, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br.
Após a divulgação da homologação final, a validade do concurso público será de 02 anos, prorrogáveis por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura Rio Branco - AC

A Prefeitura de Rio Branco, Capital do Estado do Acre, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de 732 vagas no cargo de agente comunitário de saúde. O certame será executado através de parceria entre as Secretarias Municipais de Administração e de Saúde, por meio de uma Comissão Organizadora designada pelo Prefeito.
Quem optar por uma das vagas deverá residir na área que pretende atuar e ter nível fundamental. O salário é de até R$ 647,03 e das oportunidades, 103 são para contratação imediata e 629 para a formação de cadastro reserva.
Os interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico www.riobranco.ac.gov.br, ou no Centro Empresarial SEBRAE, situado à avenida Ceará n° 3693 - bairro Estação Experimental, em Rio Branco, no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, e a taxa é de R$ 20,00.
As provas objetivas terão a duração de 3 horas sendo aplicadas no dia 26 de fevereiro de 2012, no turno da manhã, em locais e horários que serão publicados no Diário Oficial do Estado do Acre e no endereço eletrônico www.riobranco.ac.gov.br, nas datas prováveis 16 a 22 de fevereiro de 2012. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado até três dias após a realização das mesmas.
Os candidatos aprovados e classificados na prova objetiva serão convocados para a apresentação de documentos para a prova de títulos. A entrega destes documentos não é obrigatória e o candidato que não participar desta fase não será eliminado do concurso.
O resultado final do concurso será homologado pelo Prefeito Municipal de Rio Branco, publicado no Diário Oficial do Estado do Acre e divulgado no endereço eletrônico www.riobranco.ac.gov.br. Após essa homologação, o concurso terá validade de dois anos, que poderá ser prorrogada, uma única vez.

Secretaria de Saúde de Goiás abre vagas para médicos

A Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, anunciou a realização de processo seletivo destinado à contratação de pessoal na categoria de médico e suas especialidades, por tempo determinado. O certame é coordenado pela Secretaria de Gestão e Planejamento - SEGPLAN, com participação da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde - SES.
São oferecidas 57 vagas com remuneração de R$ 1.807,39, nas seguintes especialidades: médico intensivista (29); médico intensivista pediátrico (06); médico neurocirurgião (06); médico de urgência (15); médico ecocardiografista (01).
Os interessados poderão fazer suas inscrições de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, das 7:30 às 11:30 horas e das 13 às 17 horas, na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde, situada à rua SC-1 nº. 299, Parque Santa Cruz, Goiânia.
A seleção para as vagas acontecerá mediante somatório dos pontos obtidos na análise conjunta dos itens registrados no currículo de forma detalhada, como formação escolar ou acadêmica, e experiência profissional, devidamente comprovada.
A convocação dos selecionados será exposta no Diário Oficial do Estado de Goiás e no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.go.gov.br). Os contratos serão por tempo determinado, em caráter excepcional, com prazo máximo de vigência de um ano, para prestarem serviços nas diversas unidades da SES.
O presente processo seletivo terá validade de um ano a partir da publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Goiás, podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Guapiaçu (SP) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Guapiaçu, no Estado de São Paulo, anunciou a realização de novo processo seletivo para a educação. Embora sem número definido de vagas, estão sendo oferecidas diversas oportunidades para professores que possuam formação de nível superior.
A remuneração será de até R$ 707,00 e jornada de trabalho semanal de 30 horas.
Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2012, das 08hs às 12hs e das 13hs às 16hs, na Biblioteca Municipal, rua Rui Barbosa, 651, centro da cidade, e a taxa é de R$ 20,00.
As provas objetivas serão realizadas no dia 11 de fevereiro de 2012 às 09hs na Escola Municipal Coronel José Batista de Lima, localizada à avenida Abrahão José de Lima, nº 539, centro da cidade.
A divulgação do gabarito acontece no dia 12 de fevereiro no Jornal "Jornal D Hoje" do município de São José do Rio Preto e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br.
No dia 16 de fevereiro de 2012 será divulgado o resultado final do processo, no Jornal "Jornal D Hoje" do município de São José do Rio Preto e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br. A validade do certame é durante todo o ano letivo de 2012 sem prorrogação.

Prefeitura de Barão de Cocais - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Barão de Cocais, Estado de Minas Gerais, abrirá processo seletivo para as funções públicas de Agente Comunitário de Saúde PSF, Agente de Combate a Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem PSF, Enfermeiro, Médico PSF, Professor Educação Física e Técnico de Enfermagem PSF.

Serão selecionados 32 profissionais, que podem ser de níveis Fundamental, Médio e Superior. A jornada semanal será de 40 horas e os salários variam de R$ 707,50 a R$ 3.921,58. Ao candidato portador de necessidade especial classificado fica reservado 5% do número total de vagas para cada função.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 06 a 20 de fevereiro de 2012, das 09h às 12h e da 13h às 16h horas, na unidade de saúde ESF Dr. Linneu de Oliveira Lara, localizada na Rua Antonio Soeiro, nº 225, Vila Regina, Barão de Cocais - MG, CEP 35970-000.

As taxas variam de:
R$ 20,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 30,00, para nível superior;
R$ 50,00, para nível médio.

Provas
As Provas Escritas serão aplicadas para todos os candidatos inscritos no Edital 01/2012 e será composta de 20 questões objetivas do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas e com valor de 2 pontos cada questão, perfazendo um total de 40 pontos.

As Provas Escritas serão realizadas no dia 10 de março de 2012 e terão inicio às 09h:30 minutos. O candidato deverá consultar o local de prova pelo site da prefeitura que disponibilizará 05 dias antes para consulta. O gabarito será disponibilizado no site www.cepp.com.br, no primeiro dia útil subseqüente a realização das provas escritas.
Validade
O processo seletivo terá validade por 01 ano, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período.
Para obter mais informações consulte o edital.

Concurso Prefeitura de Santa Rita de Caldas

A Prefeitura Municipal de Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, está necessitando de funcionários para reforçar o seu quadro de servidores e por isso anunciou a realização de processo seletivo. São 15 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2910,16.
Para se inscrever será preciso acessar o endereço eletrônico www.imam.org.br, a partir das 10:00h do dia 30 de janeiro até às 23:59h do dia 23 de fevereiro de 2012 e pagar uma taxa, entre R$ 32,00 a R$ 145,00, de acordo ao nível de escolaridade exigido pelo cargo.
As provas desta seleção serão aplicadas na cidade de Santa Rita de Caldas provavelmente nos dias 07 e/ou 08 de abril de 2012. O dia, horário e local serão definidos no Cartão de Inscrição.
O gabarito provisório para conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Processo Seletivo, até o segundo dia útil após a realização da respectiva prova, no site www.imam.org.br.
A publicação da classificação final deste processo seletivo será feita em duas listas, contendo, a primeira, a classificação de todos os candidatos e a segunda, somente a classificação dos portadores de deficiência. A convocação dos aprovados obedecerá a ordem classificatória e o aviso de convocação será feito mediante carta registrada, por A.R., para o endereço fornecido pelo candidato no ato da inscrição, sendo também afixado no Quadro de Aviso da Prefeitura Municipal.
O prazo de validade do processo seletivo é até 31 de dezembro de 2012, passível de prorrogação.

Concurso Prefeitura de Ritápolis - MG 2012

O gestor do município de Ritápolis, Estado de Minas Gerais, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda, lançou edital Nº 001/2012 de concurso público para provimento de cargos vagos no Quadro de Pessoal da Prefeitura.

Haverá 22 oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 545,00 a R$ 3.212,00, com carga horária de 12 a 40h semanais de acordo com o cargo.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem , Auxiliar de Sepultamento, Auxiliar Mecânico, Enfermeiro, Farmacêutico, Mecânico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Motorista, Operador de Máquinas e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 8h do dia 27 de março até às 22 horas do dia 27 de abril de 2012, ou na Sede da Prefeitura Municipal de Ritápolis Praça Tiradentes, 340 - Centro - Ritápolis-MG - CEP: 36335-000, de 13h às 16h.

As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A ficha de inscrição definitiva, contendo horário e local de realização das provas, deverá ser retirada pelo candidato, no período de 14 a 25 de maio de 2012, através do site www.jcmconcursos.com.br ou na Prefeitura Municipal de Ritápolis, no horário de 13h às 16h.

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas provavelmente no dia 27 de maio de 2012. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva.

Haverá prova prática para o(s) candidato(s) aos cargos de Auxiliar de Sepultamento, Mecânico, Motorista e Operador de Máquinas.

Os gabaritos serão divulgados no dia 27 de maio de 2012 no local de realização das provas, logo após a conclusão das mesmas, e no dia 28 de maio de 2012 estarão disponíveis no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Ritápolis.

A listagem com o resultado estará disponível a partir do dia 05 de junho de 2012 nos mesmos locais.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Processo Seletivo ACAMVI de Viamão (RS)

A Prefeitura de Viamão, Rio Grande do Sul, reforçará o efetivo do quadro de funcionários da Associação dos Usuários e Famíliares do Centro Integrado de Atenção à Saúde Mental de Viamão - ACAMVI. É que estão abertas as inscrições para o processo seletivo que objetiva prover 09 empregos no CAPS, com salários de até R$ 4.000,00, em cargos de níveis médio e superior.
Cargos disponíveis: médico psiquiatra, enferemeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem, acompanhante terapeutico, professor, artesão/oficineiro e auxiliar administrativo.
As inscrições poderão ser feitas mediante o envio dos Currículos (por e-mail) ao endereço acamvi.saude@hotmail.com, no período de 23 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012.
Os currículos recebidos em tempo hábil conforme citado acima e serão analisados e selecionados para entrevistas coletivas e/ou individuais pela Comissão de Avaliação designada pela ACAMVI e SMS, entre os dias 23 e 29 de fevereiro de 2012, sendo neste último dia, publicado o resultado desta fase.
No período de 12 a 15 de março de 2012 serão feitas as entrevistas individuais conduzidas por membros da Comissão de Avaliação que adotarão o método de entrevista semiestruturada, combinando perguntas abertas e fechadas, tendo como referência as atribuições descritas para cada cargo além de conhecimentos em saúde mental.
A homologação e publicação dos resultados finais acontecerá no dia 16 de março e no dia 19 seguinte acontecerão os exames admissionais e as contratações

Concurso Prefeitura de Monte Carlo (SC)

Estão abertas as inscrições para os concursos públicos promovidos pela Prefeitura da cidade catarinense de Monte Carlo. Os certames visam o preenchimento de 09 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 9.500,00.
A Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina - AMPLASC é a instituição responsável pela organização e realização dos processos.

Cargos

As vagas são para os cargos de Aux. Administrativo e Farmacêutico, Médico, Supervisor Tesoureiro e de Recursos Humanos, Assistente Social, Fiscal de Saúde Pública, Operador Administrativo e Assistente de Creche.

Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas até às 14:00 hs do 01 de fevereiro de 2012, no seguinte endereço: no Paço Municipal, SC 456, K m 15, Centro, esquina com a rua Vilma Goras - Monte Calo, SC. A taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 100,00, para os cargos de nível médio R$ 70,00 e para alfabetizado R$ 40,00.
Provas
As provas escritas para todos os cargos serão realizadas na data prevista de 05 de fevereiro de 2012 e terão duração total de 03:30 (três horas e trinta minutos) horas com início ás 0830 horas, na Escola de Educação Básica Municipal Carlos Pisani, localizada à ruaMaria de Lurdes Pisani- bairro Pôr do Sol - Monte Carlo/ SC, com nício 08:30 e término 12:00 horas.

Os gabaritos provisórios e os cadernos de questões da provas serão divulgados na internet no endereço eletrônico www.amplasc.org.br, a partir das 19h00min, do dia da realização da prova.
Validade
Os concursos serão válido por 2 anos, a contar da data de publicação da homologação do seu resultado final, mas poderão ser prorrogados por igual período, a critério da Secretaria Municipal de Administração

Concurso Prefeitura de Rio Casca - MG 2012

A Prefeitura de Rio Casca, em Minas Gerais, lançou edital nº 01/2012 de concurso público com o objetivo de prover 129 vagas, distribuídas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia entre R$ 622,00 e R$ 2.725,00, por jornadas de 16 a 40 horas semanais.

As vagas oferecidas são para os cargos de auxiliar de manutenção de praça pública, auxiliar administrativo, motorista - nível II e III, operário, porteiro, calceteiro, fiscal de posturas municipais, professor de 1ª a 4ª séries, técnico administrativo, entre outros cargos.

As inscrições presencias serão realizadas na Prefeitura de Rio Casca, Situada à Avenida Senador Cupertino, 66 – Centro – Rio Casca, no período de 30 de março a 30 de abril de 2012 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário de expediente da Prefeitura. Também será admitida a inscrição via Internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, solicitada no mesmo período acima citado.

A taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 135,00, de acordo com o cargo escolhido.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Práticas serão realizadas no Município de Rio Casca, no dia 20 de maio de 2012. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Rio Casca, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir dos dias 17 de maio, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

O gabarito oficial das provas objetivas de múltipla sscolha será divulgado no dia 21 de maio de 2012. O prazo de validade do certame será de 02 (dois) anos prorrogável por igual período.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Rio Casca – Minas Gerais

Prefeitura de Carmópolis de Minas - MG abre processo seletivo

O gestor do município mineiro de Carmópolis de Minas lançou edital de processo seletivo para formação de cadastro reserva e contratação temporária de profissionais aptos a atuar nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social. A Prefeitura Municipal contratará os servidores por prazo determinado de dois anos e possibilidade de prorrogação por igual período. Confira o edital.
São ofertadas 97 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 9.681,12, para carga horária de 40h semanais. O certame será realizado sob a responsabilidade da Legitimus Assessoria e Serviços Ltda.
Cargos: Agente Comunitário de Saúde ACS, Agente de Combate a Endemias - ACE, Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do PSF, Dentista do PSF, Enfermeiro do PSF, Médico do PSF, Técnico de Saúde Bucal e Fisioterapeuta do PSF.
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet, no período de 30 de janeiro a 12 de fevereiro de 2012, no site www.legitimusassessoria.com.br. As taxas são de R$ 30,00 e R$ 80,00.
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no dia 11 de março de 2012, em locais e horários a serem divulgados. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Carmópolis de Minas, em locais públicos do município e no site: www.legitimusassessoria.com.br no dia 03 de março de 2012, planilhas indicando locais e horários de realização das provas Objetivas de Múltipla Escolha.
O gabarito oficial para a conferência do desempenho dos candidatos será publicado pela Comissão de Processo seletivo até o 2º (segundo) dia útil após a realização das provas no Quadro de Avisos da Prefeitura e através do Site www.legitimusassessoria.com.br.

Saiba mais

SESAU RR lança edital de processo seletivo para 92 vagas

Foi publicado edital de processo seletivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Estado de Roraima, para preenchimento de 92 vagas temporárias, em cargos de técnico/superior. As vagas são para capital e interior.

Serão distribuídas 72 vagas entre os cargos de Bioquímico, Enfermeiro e Técnico em Radiologia, exclusivamente para atender as unidades do interior. Para a capital, Boa Vista, são oferecidas 20 vagas de Enfermeiro. As remunerações serão de R$ 3.015,94 para Enfermeiro, R$ 3.731,63 para Bioquímico e R$ 1.028,20 para Técnico em Radiologia.

As inscrições gratuitas serão efetuadas nas dependências do Palácio Latife Salomão .Av. Glaycon de Paiva N° 500, Centro, Boa Vista-RR, até o dia 01 de fevereiro de 2012, no horário das 8h às 16h.

A contratação vai atender aos municípios de Uiramutã, Amajari, Caroebe, Iracema, Normandia, Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí, Pacaraima, Alto Alegre, Bonfim e São João da Baliza. Além disso, haverá vagas para Maloca da Barata, em Alto Alegre, e Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis.

Os documentos exigidos são Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, Título Eleitoral juntamente com comprovante das duas últimas eleições (1o e 2o turnos) ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE ou TREs, comprovante de quitação do serviço militar para candidatos do sexo masculino e documento oficial que comprove estar inscrito no respectivo conselho de classe.

Além do currículo vitae devidamente preenchido e assinado, juntamente com as cópias dos documentos que comprovem a formação, participação em cursos de especialização e experiência profissional. O contrato dos seletivados será de 12 meses.

O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado de Roraima e no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde www.saude.rr.gov.br.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Estiva Gerbi (SP)

Começa hoje (30 de janeiro) o período de inscrições no concurso público para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Estiva Gerbi, Estado de São Paulo. São 15 empregos em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$1 376,56.
Cargos disponíveis
Nível Superior: Contador (1), Médico Plantonista (1), Médico Psiquiatra (1), Médico do Trabalho (1), Procurador Jurídico (1);
Nível Médio: Almoxarife (1), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (1), Operador de ETA (1);
Nível Fundamental: Auxiliar de Enfermagem (1), Recepcionista (1);
Nível Fundamental Incompleto: Motorista (1);
Nível Alfabetizado: Coletor de Lixo (1), Coveiro (1), Jardineiro (1), Pedreiro (1).
As inscrições deverão ser feitas na Prefeitura Municipal, ou através do endereço eletrônico www.sgdias.com.br até o dia 10 de fevereiro de 2012 , e a taxa varia entre R$ 17,00 e R$ 55,00 de acordo ao nível de escolaridade exigido pelo cargo.
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 04 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados no jornal Jornal da Cidade e no endereço eletrônico www.shdias.com.br, em caráter informativo, a partir de 18 de fevereiro de 2012.
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada, a critério da prefeitura por igual período.

Concurso Prefeitura de Ibertioga (MG) 2012

O Prefeito de Ibertioga, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda., divulga edital (nº. 001/2012) de concurso público para provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura Municipal. O concurso de Ibertioga está oferecendo 30 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.209,71 e carga horária entre 4 e 40 horas semanais.

Cargos

Assistente Social, Atendente Odontológico, Auxiliar Administrativo I, II e III, Auxiliar de Serviço de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Monitor de Creche, Motorista, Nutricionista, Pedreiro, Porteiro, Vigilante Sanitário e Epidemiológico, Professor e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 8h do dia 02 de abril de 2012 até às 22 horas do dia 02 de maio de 2012 ou através da Prefeitura de Ibertioga, situada à rua Evaristo de Carvalho, 56, Ibertioga - MG, das 13h às 16h exceto sábados, domingos e feriados.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 27,25 e 34,75.
Nível médio: R$ 34,75 e 40,00.
Nível superior: R$ 40,00, 52,25, 59,10, 84,10 e 110,40.
A ficha de inscrição definitiva, contendo, horário e local de realização das provas, deverá ser retirada pelo candidato, no período de 18 de maio de 2012 a 1º de junho de 2012, através do site www.jcmconcursos.com.br ou na Prefeitura de Ibertioga, no horário de 13h às 16h.

Prova

As provas práticas serão realizadas provavelmente no dia 02 de junho de 2012 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.
As provas objetivas estão previstas para 03 de junho de 2012, em horário e local a serem informados na ficha de inscrição
definitiva.
Os gabaritos serão divulgados no dia 03 de junho de 2012 no local de realização das provas, logo após a conclusão desta fase do concurso, e no dia 04 de junho de 2012, estarão disponíveis no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura de Ibertioga.

Validade

O prazo de validade do presente concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Estação (RS) 2012

Foi divulgado edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público da Prefeitura de Estação, Estado do Rio Grande do Sul. O concurso de Estação visa o preenchimento de 07 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 8.415,51 e carga horária de 08, 40 e 44 horas semanais.
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 10% das vagas para cada cargo do total das vagas oferecidas.
Cargos
Agente de Fiscalização, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Médico, Monitor Escolar, Nutricionista e Operador de Máquinas.
Inscrição
As inscrições via internet poderão ser realizadas até o dia 13 de fevereiro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br.

Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, em dias úteis, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, até o dia 13 de fevereiro de 2012, no Telecentro Comunitário, junto à Biblioteca Pública Municipal, sito na rua Fiorelo Piazzetta, nº 95, no município de Estação/RS.
As taxas de inscrições variam entre R$ 28,14 e R$ 93,85.
Prova
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 11 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 02 de março de 2012.
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Estação.

Concurso Prefeitura de Afuá - PA 2012

A Prefeitura de Afuá, Estado do Pará, vai contratar vários profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, oferecendo salários de até R$ 5.000,00. É que já se encontra disponivél o edital de abertura de concurso público de provas e títulos que vai preencher 1.179 vagas, sendo realizado pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra).
Cargos
Nível Fundamental - Artífice, Braçal, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Eletricista, Encanador, Gari, Lavadeira, Mensageiro, Merendeira, Operador de Máquina Estacionária, Porteiro, Servente, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Agente Tributário, Telefonista, Brigadista, Auxiliar de Secretaria de Escola, Auxiliar de Administração e Auxiliar de Consultório Odontológico.
Nível Médio - Agente Administrativo, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal de Tributos, Fiscal de Urbanismo, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Técnico em Saneamento.
Nível Superior - Arquiteto Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Enfermeiro (Estratégia Saúde da Família, Obstetrícia, Urgência/Emergência, Epidemiologia e Atenção Básica), Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Florestal, Engenheiro Ambiental, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Anestesiologista, Médico-Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Gineco-Obstetra, Médico Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo com Especialização (Estratégia Saúde da Família), Psicólogo, Supervisor Escolar, Turismólogo, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Professor de Artes, Ciências, Educação Ambiental, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Técnica de Redação.
Inscrições
Os interessados deverão garantir a participação até o dia 17 de fevereiro de 2012, nos seguintes endereços:
- Na cidade de Afuá: Na Câmara de Vereadores de Afuá, sito a Avenida Barão do Rio Branco n° 11, bairro centro, no horário de 08h às 16h, hora local de Afuá-PA;
- Na cidade de Macapá: Na MICROLINS (Macapá), sito à Av. Presidente Vargas, 1489, bairro Centro, em Macapá - AP, no horário de 08h às 16h, hora local de Macapá-AP;
- Na cidade de Belém: Na sede da FIBRA, sita na Gentil Bittencourt, 1144, bairro Nazaré, em Belém - PA, no horário de 10h às 16h, hora local de Belém-PA.
Taxa de inscrição:
R$ 90,00 para os cargos que exigem formação em Nível Superior.
R$ 70,00 para os cargos que exigem formação em Nível Médio.
R$ 55,00 para os cargos que exigem formação em Nível Fundamental Completo.
R$ 45,00 para os cargos que exigem formação em Nível Fundamental Incompleto.
Provas
As provas serão realizadas em data, local e horário a serem determinados pela Coordenação Geral do Concurso e divulgados no Município e no site fibrapara.edu.br com antecedência mínima de 10 dias, através de listagem a ser publicada indicando a data, o local e o horário onde cada candidato realizará o seu exame. Fica sob total responsabilidade do candidato se informar sobre a data, o local e o horário de sua prova.
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da homologação final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, de acordo com a Lei, sendo válido para os cargos do plano de carreira que estiver vigorando no dia do provimento.

Saiba mais