Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Autoridades francesas sabiam de problemas com implantes PIP desde 1996, diz imprensa

E-mails anônimos destacavam irregularidades em próteses de silicone da marca

As autoridades francesas sabiam desde 1996 dos problemas dos implantes mamários defeituosos da marca Poly Implant Prothese (PIP), potencialmente prejudiciais por conter silicone de uso industrial, segundo revelou nesta quarta-feira (1º) o jornal francês Libération.

O Ministério da Saúde recebeu naquele ano alertas sobre anomalias, enviadas por e-mails anônimos, que destacavam a existência de irregularidades na empresa PIP, e que levaram o órgão a solicitar a abertura de uma investigação.

O jornal francês apontou que a investigação estava relacionada com "as condições de comercialização por parte da sociedade PIP de próteses mamárias internas".

Os e-mails anônimos destacavam uma encomenda de 12 próteses que continham um gel de silicone cujo uso estava proibido na França, salvo com permissão especial e com destino a um centro oncológico de Nice, sudeste do país.

A informação da publicação detalha que esse centro de saúde tinha permissão para utilizá-las unicamente em três pacientes e não podia adquirir mais, o que levou a pasta a abrir a investigação.

Essa irregularidade revelada pelo Libération vem à tona enquanto o ministério (que agora tem a denominação de Trabalho e Saúde) recebe hoje o relatório da Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Produtos de Saúde (AFSSAPS) sobre as potenciais disfunções no caso das próteses PIP.

Em 27 de janeiro, o fundador da empresa PIP, Jean-Claude Mas, de 72 anos, foi acusado por uma juíza de Marselha por sua suposta responsabilidade na comercialização das próteses. No entanto, após ser detido na semana passada em sua casa na localidade de Six-Fours-les-Plages, ele foi acusado de causar ferimentos involuntários e ficou com o estatuto de testemunha assistida (o que dá margem a uma acusação posterior) pelo crime de homicídios involuntários.

Essa última acusação se refere a uma relação causa-efeito entre os implantes PIP e alguns casos de câncer, vinculação que por enquanto não foi provada.

Na França há 20 casos de câncer em mulheres que colocaram silicone PIP, embora não haja provas científicas de que exista uma relação.

Fonte R7

França pede reforço nos controles na Europa sobre implantes mamários

Governo anuncia reforço nas inspeções a fabricantes de produtos médicos

A França prometeu nesta quarta-feira (1º) reforçar a regulação e o monitoramento interno das próteses mamárias e pediu que o reforço dos controles seja realizado em toda a Europa, depois da explosão de um escândalo internacional com próteses defeituosas da fábrica francesa Poly Implant Prothese (PIP).

O ministério francês da Saúde emitiu uma nota oficial na qual afirmou que haverá um reforço nas inspeções a fabricantes de produtos médicos, com um aumento do número de inspetores e visitas às fábricas que serão "mais numerosas e não anunciadas".

Em um documento enviado ao ministro da Saúde, Xavier Bertrand, a Direção Nacional de Saúde sugeriu a necessidade de adotar uma regulação e um monitoramento mais rígidos do setor não apenas em nível nacional, mas em toda a Europa.

- Este reforço deve ser feito em dois níveis, nacional e comunitário.

O informe sustenta que a França pressionará a União Europeia para que "fortaleça a segurança em relação a estes dispositivos medicinais" e pediu às autoridades locais que tornem mais severa a inspeção, tanto a realizada regularmente, como também as visitas surpresa.

Em determinados setores, acrescenta o informe, estas visitas devem ser realizadas anualmente e com a tomada de amostras para análises em laboratório. O documento também pede que sejam estabelecidos mecanismos mais simples para reportar peças defeituosas.

Estima-se que cerca de 400 mil mulheres em todo o mundo receberam implantes mamários produzidos pela empresa francesa PIP, que fechou em 2010 depois da descoberta de que enchia suas próteses com um gel de silicone de tipo industrial, e não medicinal.

A descoberta do uso do gel industrial ocorreu em março de 2010 e as autoridades ordenaram o bloqueio imediato das próteses da PIP, mas milhares de peças já haviam sido distribuídas por vários países do mundo.

Na semana passada, a Justiça francesa acusou o fundador da PIP, Jean Claude Mas, de "danos involuntários", além de fraude.

Fonte R7

Tomate retarda o envelhecimento e protege o corpo contra o câncer

Fruta é rica em vitamina C e potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial

Componente indispensável ao preparo da salada, o tomate é uma fruta extremamente saudável. Integrante da família das solanáceas, até pouco tempo atrás seus benefícios eram desconhecidos. Entretanto, as pesquisas científicas apontam seus poderes fitoterápicos.

O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege o corpo contra o câncer, inclusive o da próstata. É o licopeno quem confere a fruta sua cor vermelha.

Quanto mais intensa for sua cor, mais rico é o tomate em antioxidantes.

A fruta também é rica em vitamina C e potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

A adição de gorduras saudáveis ao tomate facilita o transporte, a absorção e a ação de licopeno no organismo.

Os nutricionistas recomendam o acréscimo de um fio de azeite de oliva extra-virgem à sua preparação. O licopeno também se torna mais poderoso quando os tomates são cozidos e ingeridos sob a forma de sopas ou molhos.

Fonte R7

Anorexia e bulimia atingem cada vez mais idosas

Pesquisa de Harvard aponta que cobrança por magreza chega à meia-idade

A maioria pensa que transtornos alimentares como anorexia e bulimia são coisas de adolescente. No entanto, os distúrbios podem e atingem mulheres e homens de meia-idade, que mantêm o problema em sigilo por pura vergonha. E pior: essa população é a que menos procura por ajuda, justamente pelo medo do estigma de ter uma doença de adolescente. Essa é a conclusão de um estudo divulgado pela Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, médicos vêm relatando um aumento no atendimento de mulheres mais velhas que sofrem de transtornos alimentares. Para algumas o problema é recente, mas em outras ele perdura há décadas.

Pesquisas na Austrália têm traçado índices alarmantes, que chegam a três ou quatro vezes mais na porcentagem de pessoas com 65 anos que sofrem de algum transtorno alimentar.

Pesquisadores da Oregon Health & Science University descobriram que mulheres com idades entre 65 a 80 anos se sentem tão ou mais gordas do que mulheres adultas jovens, o que pode impulsionar as doenças. E essa insatisfação costuma ser a válvula propulsora dos distúrbios.

Pessoas com transtornos alimentares geralmente se sentem muito insatisfeitas com sua forma física. E, no caso das mulheres de meia-idade, podem vir junto a problemas pessoais como divórcio, entre outras doenças associadas.

De acordo com a psiquiatra Anne E. Becker, “juntar a atual valorização da juventude e a reinvenção da meia-idade às preocupações com a saúde, como a obesidade, podem resultar em estratégias que comprometem o bem-estar”.

Fonte R7

Cirurgiões peruanos retiram feto do abdômen de criança de três anos

http://i2.r7.com/menino-fetonabarriga.jpg
Feto do irmão gêmeo pesava 1,2 quilos e tinha 25 centímetros

Uma equipe de cirurgiões peruanos extraiu nesta segunda-feira (30) um feto gemelar do abdômen de uma criança de três anos de idade, que horas depois da operação, já se encontrava passeando pelos corredores do hospital Las Mercedes, da cidade de Chiclayo.

O pequeno Isbac Pacunda, nascido em uma comunidade nativa da região florestal de Loreto e operado na última segunda-feira, acordou com um bom semblante e na manhã desta terça-feira (31) já caminhava tranquilamente pelo hospital, declarou à Agência Efe o chefe de relações públicas do centro médico, Walter Elera.

O menino foi operado por uma equipe de médicos, dirigida pelo cirurgião pediatra Carlos Astocóndor, para extrair um feto de um irmão gêmeo que não chegou a se desenvolver e ficou enquistado no tecido de seu estômago, como uma espécie de tumor.

Após a cirurgia, Astocóndor explicou que o corpo extraído tinha braços, pernas e coluna vertebral, mas sem órgãos internos, se encontrava encapsulado na barriga da criança.

O feto retirado media aproximadamente 25 centímetros e pesava 1,2 quilos.

"Graças ao encapsulamento do feto, este não comprometeu nenhum órgão vital da criança, que só tinha um laço com um rim. Aliás, por conta deste fato, cirurgia acabou se prolongando um pouco mais", afirmou Elera, que especificou que a intervenção durou aproximadamente quatro horas.

Segundo o chefe de relações públicas do centro médico, a criança deverá permanecer pelo menos mais 10 dias no hospital, tempo em que os médicos estarão acompanhando sua recuperação e os possíveis problemas que possam aparecer após a cirurgia.

A presença do feto gemelar, que se apresenta em uma proporção de um para cada 500 mil nascidos vivos, foi confirmada há umas semanas pelos médicos do hospital de Chiclayo. Isbac é o terceiro dos quatros filhos e está em Chiclayo com seu pai, Leónidas Pacunda, que necessitará de ajuda econômica para pagar sua estadia nessa cidade e os remédios da criança, que não estão custeados pelo seguro social, comentou Elera.

"O pós-operatório é muito delicado e necessita de constantes medicações para evitar as infecções", indicou o porta-voz, que assinalou que as empregados, os médicos e os moradores locais colaboraram para ajudar a pagar as despesas adicionais deste caso.

Fonte R7

Médicos e advogados criam Frente Nacional por Mais Recursos para Saúde

Entidades apresentam Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que visa colher mais de um milhão de assinaturas para rever a lei que regulamentou a Emenda 29, recém-sancionada com vetos pela presidente Dilma Rousseff

A Associação Médica Brasileira (AMB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Academia Nacional de Medicina, Associação Paulista de Medicina (APM) e várias outras entidades da sociedade civil vão apresentar, na próxima sexta-feira (03), Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que visa à revisão imediata da Regulamentação da Emenda Constitucional 29, sancionada pela presidente Dilma Rousseff com 15 vetos, dias trás.

As reivindicações serão feitas por meio da Frente Nacional por Mais Recursos na Saúde, que tem o objetivo de aprovar lei que aporte novos investimentos para a saúde.

Segundo as entidades, a saúde “sofreu duro golpe” com a Lei Complementar nº 141/2012, que regulamenta a EC 29, pois mantém as bases de cálculo da União nos parâmetros atuais.

“Dessa forma, deixará ter cerca de R$ 35 bilhões a mais. Esse valor seria repassado ao SUS se fosse aprovado o projeto original do Senado, o PLS 121/2007, de autoria do senador Tião Viana. Uma das reivindicações de médicos, advogados e da sociedade em geral é a de que a Federação passe a investir imediatamente no setor 10% da Receita Corrente Bruta”, afirma a AMB, em nota.

Para o presidente da AMB, Florentino Cardoso, o aumento dos recursos para a saúde não se concretizou. O Projeto de Lei de Iniciativa Popular visa, entre outras premissas, garantir legalmente que a União invista 10% da Receita Corrente Bruta (RCB) na saúde pública.

“A despeito de o próprio ministro da Saúde já haver declarado publicamente a necessidade de mais R$ 45 bilhões para estruturar o sistema público de saúde do Brasil, os investimentos no setor continuarão praticamente nos mesmos patamares de hoje, conforme a Lei 141/2012, sancionada pela Presidência da República, complementa Florisval Meinão, presidente da APM, em comunicado.

Fonte SaudeWeb

Publicidade Médica: conheça as 11 principais novas regras

Mudanças de publicidade médica estarão efetivamente em vigor a partir de 15 de fevereiro

Novas regras de publicidade médica (Resolução 1.974/2011) entrarão  em vigor a partir do dia 15 de fevereiro. Para facilitar o entendimento sobre as mudanças, o Conselho Federal de Medicina (CFM) colocorá no ar um hotsite com  acesso à modelos que exemplificam a aplicação dos critérios estabelecidos.
 
Confira algumas das principais mudanças:
 
É proibido
  • Anunciar cura de doenças para as quais ainda não exista tratamento apropriado e especialidade ainda não admitida.
  • Apresentar nome, imagem e/ou voz de celebridade, afirmando ou sugerindo que ela utiliza o serviço ou recomendando seu uso.
  • Divulgar endereço ou telefone de consultório, clínica ou serviços em participações em entrevistas e em programas nos diferentes tipos de mídias, inclusive nas redes sociais. Nestas oportunidades, deve se identificar também com seu CRM.
  • Fazer afirmações ou dramatizações que provoquem medo ou apreensão no paciente.
  • Incluir imagens de pessoas em uso do serviço ou apresentando eventuais resultados.
  • Oferecer diagnóstico e/ou tratamento à distância.
  • Oferecer facilidades, prêmios, participação em concursos ou recursos semelhantes.
  • Usar designações, símbolos, figuras ou outras representações gráficas ou indicações que possam tornar a informação falsa, incorreta, ou que possibilitem interpretação falsa.
  • Usar linguagem direta ou indireta relacionando o uso de serviço ao desempenho físico, intelectual, emocional, sexual ou à beleza de uma pessoa.
  • Usar representações visuais de alterações do corpo humano causadas por lesões ou doenças ou por tratamentos.
 
Fonte SaudeWeb

Hospital do Câncer inaugura centro de prevenção no Mato Grosso

Meta é ampliar os atendimentos em radioterapia, que hoje são de 140 pacientes por dia. A obra está sendo realizada com recursos de R$ 1, 6 milhão do governo

O Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCAN) inaugurará em maio o Centro de Prevenção da Mulher, com alta tecnologia em diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A entidade é uma das que mais crescem no Estado em acréscimo de tecnologia.

A meta é ampliar os atendimentos em radioterapia, que hoje são de 140 pacientes por dia. A obra está sendo realizada com recursos de R$ 1, 6 milhão do Governo do Estado.

Segundo o presidente do hospital, o médico João Castilho Miranda, Mato Grosso está bem posicionado em relação ao tratamento contra o câncer. Em 2011, a unidade atendeu 47 mil pessoas, 51% delas vindas de Cuiabá e Várzea Grande e 49% do interior do Estado, onde também são realizadas campanhas de prevenção em parceria com as prefeituras.

O hospital conta com alta tecnologia em radiologia, oferecendo exames como a ressonância magnética e tomografia computadorizada e nos próximos dias, inaugura um centro de Medicina Nuclear.

O hospital será ampliado até o final deste ano, finalizando a obra que estava parada há 17 anos por problemas burocráticos da Fundação Banco do Brasil, ocorridos durante as mudanças de governo. O diretor não soube dizer quanto recurso será investido nesta ampliação. Segundo ele, o setor ambulatorial também receberá uma doação da Casa Cor, que fará a decoração do ambiente.

Fonte SaudeWeb

Prejuízo de € 160 milhões na Philips

Resultados do quarto trimestre foram impactados por vendas fracas na Europa, atraso nas entregas de pedidos do setor de saúde, ajustes nos estoques, entre outros

A Philips registrou prejuízo no quarto trimestre de 2011, afetada por menor demanda por seus produtos na Europa, em meio à crise da dívida soberana que atinge a região.

A empresa somou prejuízo de € 160 milhões, frente a um lucro de € 465 milhões no mesmo período do ano anterior.

“Nossos resultados do quarto trimestre foram impactados por vendas fracas na Europa, atraso nas entregas de pedidos existentes em nosso setor de saúde, e ajustes nos estoques e outras questões operacionais em nosso setor de iluminação”, declarou em nota o presidente da companhia, Frans van Houten.

As vendas da companhia na Europa recuaram € 6%, somando € 1,9 bilhão. Na América do Norte, o faturamento cresceu 4%, somando € 2,1 bilhões.

A companhia também enfrentou juros mais elevados, e as despesas financeiras cresceram em € 9 milhões no quarto trimestre.

Para o conjunto do ano de 2011, o grupo Philips teve prejuízo de € 1,29 bilhão, comparado a um lucro de € 1,45 bilhão em 2010.

Fonte SaudeWeb

Hospital Universitário ganha 240 novos leitos em Cuiabá

Serão abertos novos leitos em Alta Floresta e Sinop e nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande, com a meta de integrar e fortalecer a rede de saúde do Estado

O governo do Estado de Mato Grosso concluirá no primeiro semestre deste ano, a licitação para a abertura de 240 novos leitos no Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá. As informações são do portal Circuito Mato Grosso.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), durante a inauguração de 60 novos leitos do Hospital Beneficente Santa Helena, neste sábado (28). A obra conta com recursos do Ministério da Educação (MEC).

Na oportunidade, o governador aproveitou para pontuar os investimentos que serão feitos nas unidades de saúde dos municípios com recursos estaduais e federais. Serão abertos novos leitos em Alta Floresta e Sinop e nos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande, com a meta, segundo o governo, de integrar e fortalecer a rede de saúde do Estado e do país. Segundo o governadora, o dinheiro para comprar os equipamentos para o hospital Sinop já estão em caixa.

Fonte SaudeWeb

Planos de saúde reivindicam reajuste acima do IPCA

Justificativa para o pedido é que com a entrada dos novos procedimentos, o investimentos em tecnologia e inovação médica ficam comprometidos

Vigorando desde 1º de janeiro deste ano, os cerca de 70 procedimentos incluídos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na lista obrigatória de serviços oferecidos pelos planos de saúde provocaram a insatisfação nos gestores das operadoras. Com isso, eles afirmam que, para compensar o impacto sofrido, o melhor seria um reajuste acima da inflação em 2012. As informações são do jornal Diário do Nordeste.

Segundo o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, o ideal para as operadoras seria um pouco acima (da inflação), mas para o cliente isso teria uma repercussão negativa e nós temos que adequar (os preços) às duas realidades.

Sem revelar números, ele argumentou que sempre fica em desvantagem com a ANS e que, com a entrada dos novos procedimentos, o investimentos em tecnologia e inovação médica ficam comprometidos.

Apesar disso, na última semana, quando foi reeleito para mais quatro anos de mandato à frente da cooperativa de médicos, ele anunciou o investimento em um estudo para desenvolver um sistema de telemedicina, no qual os doutores poderão enviar exames e outros procedimentos no qual tenham dúvida ou necessitem de segunda opinião via internet, para que colegas opinem.

Outro plano divulgado por Bringel é a implantação do chamado prontuário digital, a partir da unidade de Juazeiro do Norte, na Unimed Cariri.

Contratado por uma empresa multinacional, este projeto ainda está sendo estudado e é previsto para ser iniciado até o fim deste semestre, assim como o da telemedicina.

Prejuízo reforçado
Já o presidente da Unimed Fortaleza, Mairton Lucena, reclama de um prejuízo orçado em cerca R$ 19 milhões, a partir de 300 clientes – dos 392 da carteira da cooperativa da Capital -, os quais fizeram uso dos procedimentos em 2011 e estima-se que também façam agora.

Para ele, o ideal seria que, além de considerar a inflação para os medicamentos, procedimentos e próteses, também colocassem no cálculo os novos procedimentos adicionados agora.

Cálculo
Afirmando não poder comparar o índice do reajuste ao da inflação, a ANS afirma em seu site que o índice de reajuste divulgado pela ANS não é um índice de preços. Ele é composto pela variação na frequência de utilização de serviços, da incorporação de novas tecnologias e pela variação dos custos de saúde em geral, caracterizando-se como um índice de valor.

No ano passado, o aumento aprovado pela ANS foi de 7,69% – o maior desde 2006 (8,89%.)
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2012, de acordo com o boletim Focus do último dia 20 de janeiro, publicado pelo Banco Central (BC), é estimado em 5,30% – queda ante a semana passada (5,32%).

Fonte SaudeWeb

Projeto Ato Médico causa polêmica no Senado

Críticos argumentam que a proposta estabelece como exclusivas de médicos atribuições já asseguradas a outras categorias

Proposta que trata do exercício da Medicina e determina atividades privativas dos médicos – chamado de projeto do Ato Médico – está entre as matérias polêmicas na agenda do Senado neste ano. O texto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde o relatório do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) deve ser votado na retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

A matéria (SCD 268/2002) é uma antiga reivindicação dos médicos, que reclamam maior clareza na delimitação legal de seu campo de atuação. Mas a categoria enfrenta críticas de todos os outros profissionais que atuam na área da saúde, os quais temem o esvaziamento de suas funções e a formação de uma reserva de mercado para os médicos.

Os críticos argumentam que a proposta estabelece como exclusivas de médicos atribuições já asseguradas a outras categorias. O texto determina, por exemplo, que cabe exclusivamente aos médicos o diagnóstico de doenças, mas outras categorias, como psicólogos e nutricionistas, reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde de uma pessoa, que engloba aspectos psicológicos e nutricionais.

Também tem sido criticada a norma que define como privativa do médico a execução de procedimentos invasivos, que incluem a “invasão da pele”. Acupunturistas, por exemplo, temem que a interpretação do conceito de procedimento invasivo possa restringir sua atuação profissional.

Ainda entre os aspectos polêmicos está a determinação de que apenas médicos podem chefiar de serviços de saúde. Para as demais categorias, a norma é um retrocesso em relação às diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de atendimento universal, igualitário e integral, realizado por equipes multiprofissionais.

Conflito já dura dez anos
Apresentado em 2002 pelo ex-senador Benício Sampaio, o projeto foi aprovado no Senado em 2006, na forma de substitutivo da relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Após três anos de tramitação na Câmara, a proposição foi aprovada com diversas modificações e voltou ao Senado, em outubro de 2009, para manifestação dos senadores sobre as mudanças sugeridas pelos deputados.

O projeto tramita agora na CCJ, mas ainda vai passar pelas comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), antes de ir ao Plenário. No final de dezembro, Antônio Carlos Valadares apresentou seu relatório na CCJ, mas pedido de vista coletivo adiou a votação da matéria.

Em seu voto, Valadares afirma ter modificado o projeto para atender da melhor maneira possível todas as categorias que atuam na área da saúde (veja quadro comparativo entre as versões do texto). Para ele, a definição de requisitos legais para o exercício da Medicina é essencial para evitar a atuação de pessoas inescrupulosas. De outro lado, ele pondera que uma nova lei não pode avançar sobre o que já está regulamentado para as demais profissões.

Pontos polêmicos
Desde o início da tramitação do projeto, pelo menos cinco aspectos do texto têm gerado reações das categorias que atuam no setor, que temem prejuízos em sua atuação profissional caso o projeto seja transformado em lei:

Diagnósticos de doenças: no relatório em exame na CCJ, Valadares mantém como privativa dos médicos a formulação de diagnóstico nosológico (para determinar a doença que acomete o paciente), mas retira essa exclusividade para “diagnósticos funcional e cinésio-funcional [que avalia funções de órgãos e sistemas do corpo humano], psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamental e das capacidades mentais, sensorial e perceptocognitivas”.

Os deputados haviam mantido como exclusivo do médico o diagnóstico funcional, sob argumento, por exemplo, de que no pós-operatório de cirurgias ortopédicas, é atribuição do cirurgião avaliar a função do membro ou órgão operado. A restrição, no entanto, desagradou fisioterapeutas e fonoaudiólogos, profissionais responsáveis por avaliar a capacidade do paciente de, entre outros, realizar movimentos como subir escada, escovar os dentes, articular sons ou levar a comida à boca.

Em seu voto, Valadares retirou a exclusividade para esses diagnósticos funcionais, mas manteve como atribuição reservada aos médicos a prescrição de cuidados pré e pós-operatórios.

Assistência ventilatória mecânica ao paciente: o texto aprovado em 2006 no Senado previa como exclusiva dos médicos a “definição da estratégia ventilatória inicial” e a “supervisão do programa de interrupção da ventilação” – procedimento de intubação do paciente acoplada a equipamento que bombeia ar aos pulmões.

A norma foi questionada pelos fisioterapeutas, profissionais também envolvidos no atendimento a pacientes com dificuldade respiratória, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI). Conforme emenda da Câmara acolhida por Valadares, caberá exclusivamente aos médicos a “coordenação da estratégia ventilatória inicial e do programa de interrupção da ventilação mecânica”. Com a mudança, fica assegurada a participação de fisioterapeutas na estratégia de ventilação mecânica.

Biópsias e citologia: Valadares rejeitou mudança da Câmara que limitava aos médicos a emissão dos diagnósticos de anatomia patológica e de citopatologia, que visam identificar doenças pelo estudo de parte de órgão ou tecido. A emenda dos deputados foi criticada por biomédicos e farmacêuticos, sob a alegação de que restringia sua liberdade de atuação.

Em debate no Senado, representantes dessas categorias afirmaram que a análise citopatológica (para estudo, por exemplo, de células para a identificação de câncer) representa uma “interpretação” do material colhido e não um “diagnóstico médico”. Valadares retirou a restrição para emissão desse tipo de diagnóstico, mas manteve como tarefa restrita aos médicos a “emissão de laudos de exames endoscópicos e de imagem, dos procedimentos diagnósticos invasivos e dos exames anatomopatológicos”. A anatomopatologia é o estudo das partes do organismo alteradas por processos patológicos.

Procedimentos invasivos: o projeto em análise prevê como atribuição exclusiva de médicos a indicação e a execução de “procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, incluindo acessos vasculares profundos, biópsias e endoscopia”. Pelo texto, tais procedimentos incluem, entre outros, “invasão da epiderme e derme com o uso de produtos químicos ou abrasivos” e a “invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo da pele para injeção”. A norma motivou reação de acupunturistas e até mesmo de tatuadores, que temem enfrentar restrição em seu campo de atuação por conta da interpretação de conceito de procedimento invasivo.

Valadares manteve a norma em seu relatório, mas retirou da lista de atribuições exclusivas dos médicos a “aplicação de injeções subcutâneas, intradérmica, intramusculares e intravenosas”, apesar de a recomendação de medicamentos a serem aplicados por injeção continuar sendo uma prerrogativa médica.

Direção e chefia: pelo texto em análise, apenas médicos podem ocupar cargos de direção e chefia de serviços médicos. As demais categorias que atuam no setor consideram a norma um desrespeito aos outros profissionais que atuam em ambulatórios, centros de saúde, centros de atenção psicossocial e nos núcleos de apoio à saúde da família. Eles argumentam que o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, não havendo justificativa para que apenas uma categoria tenha a prerrogativa de direção e chefia na unidade de saúde.

Fonte SaudeWeb

Estudo aponta diferenças no atendimento de jovens e idosos na emergência

Quantidade de quedas e de atropelamentos foi maior entre pessoas mais velhas e, entre os mais jovens, foi maior o número de atendimentos decorrentes de acidentes no trânsito e queimaduras

Em artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, pesquisadores do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas) investigaram os tipos e o desfecho de acidentes e violências que levam jovens e idosos ao atendimento de emergência. O estudo incluiu 25.201 indivíduos maiores de 20 anos atendidos em 74 serviços sentinela de urgência em 23 capitais brasileiras. Do total, 89% foram vítimas de acidentes e 11% de violência. Segundo a pesquisa, os acidentes de transporte (29,8%) foram as ocorrências com maior número de atendimentos de emergência, seguidos de quedas (26,3%) e agressões ou maus-tratos (10,6%). A quantidade de quedas e de atropelamentos foi maior entre pessoas mais velhas e, entre os mais jovens, foi maior o número de atendimentos decorrentes de acidentes no trânsito e queimaduras.

Os dados indicaram que os atendimentos em decorrência de violência foram significativamente menos frequentes entre os idosos, e mais frequentes entre homens, principalmente entre os que informaram ter a cor da pele não branca e os que disseram ter ingerido bebidas alcoólicas
“A proporção de quedas do leito ou de outra mobília entre idosos foi 58% maior do que entre os mais jovens, chamando atenção para a importância da organização do espaço residencial para a sua prevenção”, destacam os pesquisadores. “Os idosos foram vítimas de atropelamentos numa proporção três vezes maior que os mais jovens. A maior vulnerabilidade do idoso a esse acidente é provavelmente devida à perda gradual dos sentidos, da capacidade de reagir e da flexibilidade que geralmente acompanham o envelhecimento”.

Além disso, os dados indicaram que, em comparação aos acidentes, os atendimentos em decorrência de violência foram significativamente menos frequentes entre os idosos, e mais frequentes entre homens, principalmente entre os que informaram ter a cor da pele não branca e os que disseram ter ingerido bebidas alcoólicas. “O consumo de álcool foi o que apresentou maior diferença por idade entre todos os atributos considerados na análise. Esse consumo foi informado por cerca de metade dos adultos vítimas de violência e por um quinto dos idosos”, explicam os estudiosos.

Os resultados também apontaram que 77,5% do total de ocorrências tiveram a alta como desfecho e 42,5% dos acidentes ou violência se deram em ambiente domiciliar. “A proporção de internações foi cerca de duas vezes maior entre as vítimas de acidentes do que entre as vítimas de violência. Essa proporção foi 30% mais alta entre os idosos vítimas de acidentes do que entre os mais jovens”, comentam os pesquisadores. “Essas diferenças indicam que políticas para prevenção de acidentes e violências devem levar em conta as especificidades desses eventos na população idosa”.

Fonte SaudeWeb

Governo da Paraíba investe mais de R$ 24 milhões em hospitais

Meta é gerar 509 leitos no Estado

O Governo da Paraíba está investido este ano R$ 24, 8 milhões em reformas e ampliação de seis unidades de saúde, entre hospitais e maternidades, localizadas em várias regiões do Estado. Entre esses estabelecimentos, a Unidade Mista de Belém do Brejo do Cruz e o Hospital Alice de Almeida, em Sumé, já tiveram as obras concluídas. Esses hospitais e maternidades juntos atendem a 127 municípios paraibanos, e após as reformas oferecerão 509 leitos.

De acordo com a subgerente de Acompanhamento de Serviços de Engenharia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Teresa Cristina de Assis Lira, as outras unidades de saúde que ainda estão em obras são o Hospital Santa Filomena (em Monteiro), o Hospital Regional de Picuí, o Hospital Regional de Pombal e o Hospital Distrital de Taperoá. Em Picuí e Monteiro a previsão de conclusão da obra é outubro desse ano, em Pombal o término está previsto para abril e em Taperoá, para março.

No ano passado, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 243 milhões em saúde. Com esses recursos, a Paraíba foi um dos poucos Estados brasileiros a superar os 12% de investimento nesse setor determinados pela Legislação Federal.

Novos leitos
Em 2011, o Governo do Estado criou 311 leitos em hospitais públicos. Deles, 66 estão no Hospital de Trauma de Campina Grande e 30 leitos de retaguarda no hospital Pedro I, totalizando 96 na cidade. No Hospital Regional de Cajazeiras, foram mais 13 leitos abertos, enquanto no Regional de Guarabira – que também ganhou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – foram outros 35.

De acordo com o secretário Waldson Souza, a área de saúde que compete ao Estado, que é o atendimento hospitalar, é de grande complexidade. Ao longo do ano passado, o Governo enfrentou problemas para administrar e colocar a saúde para funcionar devido à situação de descaso e sucateamento em que encontrou a rede hospitalar. “Tudo está voltando ao normal e a população paraibana de fato está podendo desfrutar de um sistema de saúde com qualidade e eficiência, o que não acontecia nos últimos anos”, disse, em comunicado.

Além dos investimentos realizados na rede hospitalar, o Governo do Estado também tem investido na construção de serviços intermediários de saúde, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que já funcionam nos municípios de Guarabira e Santa Rita.

O principal foco da UPA é atender os casos de urgência em que a distância ou a demora tendem a causar um maior prejuízo ao estado clínico do paciente. Com isso, pode-se diminuir o excesso de demanda nos hospitais e fornecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes.

Fonte SaudeWeb

Lucro da Eli Lilly recua 27% no 4º tri

Motivo da queda é o impacto causado pelo fim da patente de seu medicamento para tratar esquizofrenia Zyprexa no mercado americano

O lucro líquido da farmacêutica americana Eli Lilly recuou 27% no quarto trimestre, em comparação ao registrado um ano antes, para US$ 858,2 milhões, na esteira do fim da patente de seu medicamento para tratar esquizofrenia Zyprexa no mercado americano. No quarto trimestre de 2010, o resultado final do laboratório havia ficado em US$ 1,17 bilhão. As informações são do jornal Valor Econômico.

No acumulado do ano, o lucro líquido da companhia totalizou US$ 4,35 bilhões, com recuo de 14%. Já a receita líquida anual avançou 5%, para US$ 24,29 bilhões, na esteira de vendas de mais de US$ 1 bilhão registradas individualmente por sete produtos farmacêuticos e pela área de saúde anual.

Conforme o balanço financeiro, no quatro trimestre, as receitas da Eli Lilly totalizaram US$ 6,047 bilhões, 2% abaixo dos US$ 6,19 bilhões registrados um ano antes. A queda é atribuída à redução de 11% nos preços médios trimestrais, parcialmente compensada por um aumento de 8% nos volumes comercializados e pelo impacto positivo de 1% da variação cambial.

De acordo com o presidente do conselho de administração do laboratório, John C. Lechleiter, os resultados da Lilly no quarto trimestre não refletem apenas o impacto do fim de patentes, mas também nos mostra quais serão as oportunidades que nos permitirão seguir como um negócio robusto e exitoso nos próximos anos.

Segundo o executivo, embora a farmacêutica tenha registrado forte queda nas vendas nos Estados Unidos no trimestre, em razão da perda da patente do Zyprexa em outubro, a forte performance em outras áreas de negócio trouxe otimismo.

Fonte SaudeWeb

Lucro da Pfizer cai pela metade

Receita total da companhia caiu 4% no período, para US$ 16,746 bilhões. Segundo a farmacêutica, a queda na receita deve-se, principalmente, pelo recuo de 12% nas vendas para o mercado americano

farmacêutica Pfizer divulgou lucro líquido de US$ 1,439 bilhão no quarto trimestre (US$ 0,19 por ação), representando uma queda de 50,2% na comparação com igual período em 2010.

A receita total da companhia caiu 4% no período, para US$ 16,746 bilhões. Segundo a farmacêutica, a queda na receita deve-se, principalmente, pelo recuo de 12% nas vendas para o mercado americano, o equivalente a US$ 6,3 bilhões. A receita internacional, no entanto, aumentou 3% no período e somou US$ 10,4 bilhões.

A participação dos Estados Unidos nas receitas totais da companhia caiu de 41% no quarto trimestre de 2010 para 38% nos últimos três meses do ano passado. Já o restante do mundo passou de 59% para 62% das receitas totais.

No acumulado de 2011, o lucro da Pfizer cresceu 21% contra 2010, para US$ 10,009 bilhões (US$ 1,27 por ação). A receita total somou US$ 67,425 bilhões em 2011, alta de 1% sobre 2010. “O resultado de 2011 alcançou ou superou os guidances definidos para o ano”, diz a empresa.

Para 2012, a Pfizer prevê receitas entre US$ 60,5 bilhões e US$ 62,5 bilhões, abaixo da previsão anterior, que ia de US$ 62,2 bilhões a US$ 64,7 bilhões. A Pfizer estima ainda um fluxo de caixa operacional de pelo menos US$ 19 bilhões.

Fonte SaudeWeb

Concurso Prefeitura de Ananindeua - PA 2012

Grande concurso público com edital já publicado em Ananindeua, Estado do Pará. Sob a execução técnico-administrativa da Fundação CETAP, o certame oferece 1.689 vagas, distribuídas em funções de provimento imediato, cadastro de reservas e reserva legal para portadores de deficiência (5% do total de vagas).

Haverá oportunidades para candidatos de níveis médio e superior. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 1.968,62, com carga horária de 20 a 40h semanais de acordo com o cargo.
Cargos
As vagas são para os cargos públicos de Médico, Odontólogo, Analista Municipal, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Médico do Trabalho, Analista de Segurança do Trabalho (nível superior) e Técnico Municipal (nível médio).
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/, no período de 03 de fevereiro a 06 de março de 2012. As taxas são de R$ 40,00 para cargos de nível médio e de R$ 50,00 para nível superior.
Provas
A prova objetiva de múltipla escolha será realizada em local e horário a serem estabelecidos pelo Edital de homologação e de divulgação dos locais e horário da prova objetiva de múltipla escolha. O candidato deverá, obrigatoriamente, verificar o seu local de prova no endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/.

Os resultados de cada etapa do concurso público, bem como todas as comunicações oficiais de interesse dos candidatos, serão disponibilizados para consulta no endereço eletrônico http://www.fundacaocetap.com.br/, no Diário Oficial do Município (www.ananindeua.pa.gov.br/diario) e ainda no Portal dos Concursos da Prefeitura Municipal de Ananindeua (www.ananindeua.pa.gov.br/portalconcurso).
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Monteiro - PB 2012

A Prefeitura de Monteiro, Estado da Paraíba, publicou edital Nº 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 344 vagas. O concurso será realizado através da Fundação Allyrio Meira Wanderley. As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo Escolar, Agente Administrativo Social, Agente de Vigilância Sanitária, Agente Patrimonial Escolar, Artífice, Assistente Social, Auxiliar de Apoio em Saúde, Auxiliar de Apoio Escolar, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Coveiro, Desenhista, Digitador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Facilitador da Formação Técnica Geral, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Serviços Urbanos e Ambiental, Fiscal de Tributos Municipais, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Médico, Médico Acupunturista, Médico Cardiologista, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Urologista, Merendeira Escolar, Monitor, Motorista, Motorista de Ambulância, Motorista Escolar, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Cirurgião, Odontólogo Endodontista, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protogista, Oficineiro, Operador de Máquinas Pesadas, Pedagogo, Psicólogo, Secretário Escolar, Técnico Administrativo, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Protético, Técnico em Radiologia - Mamografia, Técnico em Radiologia - Tomografia, Terapeuta Ocupacional, Topógrafo e Vigia.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 15 de fevereiro de 2012 (exceto sábados e domingos), das 08:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h, na Secretaria Municipal de Administração do município de Monteiro.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 48,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova será realizada na cidade de Monteiro, provavelmente, no dia 18 de março de 2012, das 09:00h as 13:00h e/ou 14:00h as 18:00h, em locais a serem divulgados no site  http://www.famw.com.br/.

Validade
O concurso público terá validade pelo prazo de 02 anos, a contar da data de sua publicação e de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogado a critério  da Administração  Pública Municipal, obedecendo o disposto no artigo 37, inciso III e IV da Constituição Federal vigente.

Saiba mais

Prefeitura de Açailândia - MA lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Açailândia, cidade do Estado do Maranhão, através da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU, lançou edital de processo seletivo destinado à contratação de profissionais para a Secretaria Municipal de Saúde.

O certame servirá para o preenchimento de 97 vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias de nível fundamental, com salário de R$ 622,00, por jornadas 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 01 a 14 de fevereiro de 2012, nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos. A taxa será de R$ 35,00 para todos os cargos.

As provas serão realizadas na cidade de Açailândia-MA, na data prevista de 11 de março de 2012, em locais e horários a serem divulgados nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos. O gabarito será divulgado no dia 12 de março de 2012.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contado a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO) abre concurso público

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, Estado de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está com inscrições abertas para o concurso público 001/2012, que vai selecionar novos servidores, tanto para admissão imediata quanto convocação futura (Cadastro de Reserva).
O edital estabelece que estão sendo distribuídas 747 vagas, sendo 249 imediatas e 565 para cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior. A oferta salarial é de até R$ 7.200,00 e o concurso será executado pelo Instituto Cidades - IC.
Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, médico, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, atendente de farmácia, recepcionista, técnico em enfermagem, atendente de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais e vigia.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://www.institutocidades.org.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 11 de março de 2012.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição no terminal disponibilizados pelo Instituto Cidades no Posto Facilitador, no Vapt Vupt de Águas Lindas, Av. JK, qd. 24, lotes 04/05, Jardim Brasília - Águas lindas de Goiás - CEP 72910-000, das 8h às 12h e 13h às 17h.
As taxas variam de R$ 38,00 para cargos de nível fundamental, R$ 69,00 para nível médio e R$ 120,00 para nível superior.
Provas
As provas Objetivas serão realizadas na própria cidade de Águas Lindas de Goiás ou em Municípios circunvizinhos, se preciso for, com data PREVISTA para o dia 15 de abril de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, pelo site: http://www.institutocidades.org.br/.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação.

Saiba mais

Ribeirão Cascalheira (MT) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, Estado do Mato Grosso, através da Secretária Municipal de Saúde, divulgou o edital nº. 001/2012, que abre processo seletivo para provimento de várias vagas na função de Agente Comunitário de Saúde. Os interessados deverão ter ensino médio completo e, em sendo aprovados e convocados, trabalharão em jornada de 40 horas semanais, com remuneração de até R$ 714,00 mensais.
Inscrição: As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2012, no setor de Tributação da Prefeitura Municipal. No ato de inscrição, os candidados que comprovarem que são doadores de sangue, ou que atestarem falta de condições financeiras, terão direito à isenção do pagamento da taxa.
Prova: A prova objetiva será aplicada na data provável 20 de março de 2012, das 9h às 11h (horário de Cuiabá), nas dependências da UAB – Pólo Ribeirão Cascalheira.
A entrevista está prevista para 20 de março, das 13 às 17h (horário de Cuiabá), nas dependências da UAB – Pólo Ribeirão Cascalheira.
Validade: Este processo seletivo terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Processo Seletivo Prefeitura de Alto Garças (MT)

Anunciada a realização de processo seletivo público para contratação por tempo determinado e formação de cadastro de reserva no quadro de funcionários da  Prefeitura Municipal de Alto Garças, Estado do Mato Grosso. Sob a organização da empresa Atame, o certame oferece 06 vagas aos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, nível fundamental, com remuneração de até R$ 780,00.
Os interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico  http://www.grupoatame.com.br/,  no período compreendido entre as 08:00 horas do dia 1º  até as 17:00 horas do dia 10 de fevereiro de 2012, pagando a taxa de R$ 30,00.
As provas escritas serão realizadas no dia 26 de fevereiro de 2012, e o local e horário a serem divulgados  no endereço www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.grupoatame.com.br/, no 1° dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16:00 horas.
Após a divulgação do resultado final, o processo seletivo será homologado pelo Prefeito Municipal, com aviso publicado na Imprensa Oficial do Município.

Concurso Prefeitura de Gramado (RS)

A Prefeitura Municipal de Gramado, Estado do Rio Grande do Sul, realizará concurso público para provimento de cargos vagos em seu quadro de funcionários, sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - Fundatec. São oferecidas 60 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 8072,00.
Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.fundatec.org.br/ no período de 31 de janeiro a 22 de fevereiro de 2012, devendo o candidato pagar a taxa de acordo ao cargo nos valores de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 90,00.
A divulgação de dia, locais e horários específicos de aplicação da prova objetiva, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal, e no endereço http://www.fundatec.org.br/, no prazo de oito dias de antecedência da data de aplicação da mesma.
Os títulos deverão ser apresentados em local a ser informado no prazo de oito dias de antecedência da data de aplicação da mesma. É de inteira responsabilidade do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.
A aprovação e classificação no concurso público de que trata este edital não assegura a nomeação do candidato, que somente será convocado para ingressar no Quadro Funcional do Município de Gramado, em havendo necessidade de preenchimento dos cargos disponíveis, e possibilidade deste preenchimento, dados os limites da despesa pública.
O concurso público em pauta tem o prazo de validade de dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação deste prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Gramado – Rio Grande do Sul

Vagas na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

A Fundação Zoobotânica (FZB) do Rio Grande do Sul, realizará processo seletivo para preenchimento de empregos vagos em seu quadro efetivo de pessoal. São 53 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2754,18.

Cargos disponíveis: Biólogo, Bibliotecário,  Engenheiro Agrônomo, Técnico Administrativo, Técnico Agrícola, Florestal e Agropecuária, Técnico em Biologia, Técnico em Informática, Auxiliar Administrativo, Atendente, Guarda- Parque, Jardineiro, Tratador e Motorista/Tratorista.

Quem se interessar nas vagas disponíveis  poderá se inscrever até o dia 03 de fevereiro de 2012, por meio do endereço eletrônico http://www.fzb.rs.gov.br/. A ficha de inscrição, o requerimento e os documentos comprobatórios da experiência e da formação profissionais (títulos), bem como os demais documentos pessoais, deverão ser remetidos à FZB/RS pelos Correios através de correspondência registrada, via SEDEX, em envelope lacrado, para o seguinte endereço: FZB/RS - avenida Salvador França,1427- Jardim Botânico, Porto Alegre/RS CEP 90690-000.

O processo de seleção será feito através da avaliação e da pontuação da experiência e da formação profissionais documentadas e enviadas pelos candidatos.

A divulgação da lista final de classificados será realizada através do site http://www.fzb.rs.gov.br/, afixada na recepção da Sede Administrativa da FZB/RS, situada á avenida Salvador França,1427- Jardim Botânico, Porto Alegre/RS CEP 90690-000, e também no setor de administração do Parque Zoológico da FZB, situado na BR 116 Parada 41, bairro Colonial, em sapucaia do Sul/RS, CEP 93212-220, bem como publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

O órgão
A Fundação Zoobotânica (FZB) é o órgão responsável pela promoção e conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. Através do Jardim Botânico, do Parque Zoológico e do Museu de Ciências Naturais, atua nas áreas de pesquisa, educação ambiental, conservação e lazer.

UFTM abre concurso público

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abre concurso público destinado ao provimento de cargos da carreira técnico-administrativa em Educação, oferecendo 12 postos de nível superior e 04 de nível médio.

Quem possui nível superior poderá concorrer a uma das vagas para administrador, analista de tecnologia da informação, pedagogo, assistente social, bibliotecário-documentalista, contador, geólogo, jornalista e tradutor e intérprete. As vagas que requerem nível médio de escolaridade se referem aos cargos de técnico em tecnologia da informação, em eletricidade e em radiologia.

A remuneração para cargos de nível E será de R$ 2.989,33 e para nível D será de R$ 1.821,94. Além disso, o vencimento básico poderá ser acrescido de auxílio alimentação de R$ 304,00 e de incentivo à qualificação, caso o servidor possua escolaridade superior à exigida.

Inscrições
O período de inscrição se estende até 26 de fevereiro de 2012, somente pela internet,no site http://www.uftm.edu.br/, sob taxa de R$ 70,00 para cargos de nível médio e R$ 80,00 para cargos de nível superior, sendo o prazo para solicitação de isenção de taxa válido até 13 de fevereiro.

Poderá requerer a isenção da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n. 6.135, de 2007.

Provas
A aplicação da prova objetiva para todos os cargos e de redação para os cargos de administrador, jornalista, pedagogo e tradutor e intérprete acontece no dia 1° de abril, com divulgação do resultado da prova objetiva em 16 de abril de 2012.

Haverá prova prática para os candidatos ao cargo de tradutor e intérprete e analista de TI. Para o cargo de pedagogo haverá avaliação de títulos, de caráter classificatório. O resultado final, abrangendo todos os cargos, será publicado em 11 de maio de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Santo Afonso (MT) publica edital de processo seletivo

O município de Santo Afonso, Estado do Mato Grosso, com população estimada em 2.974 habitantes, publicou edital nº. 001/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa preencher 20 vagas no Quadro de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação do município de Santo Afonso – MT.
Serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais o correspondente a 10% das vagas, atendendo à legislação pertinente.

Cargos

Professor, Auxiliar de Sala, Nutricionista, Apoio Administrativo Educacional e Motorista.

Inscrição

As inscrições só poderão ser feitas pessoalmente, ou por meio de procuração particular com firma reconhecida em cartório, mediante cópia dos documentos seguidos dos documentos originais.
As inscrições deverão ser feitas, gratuitamente, até o dia 10 de fevereiro de 2012, na Secretaria Municipal de Educação, das 08:00 às 12:00 horas.

Prova

A prova objetiva está prevista para 17 de fevereiro de 2012, das 08:00 às 12:00, na Escola Municipal de 1º Grau “Sebastião Tavares da Silva”, situada na rua Deputado Murilo Domingos, s/nº, saída p/ Tangará da Serra, Bairro Vila Alta – Santo Afonso/MT.
O resultado final com a lista classificatória será divulgado na data provável de 24 de fevereiro de 2012, às 11:00 horas afixada no mural da Prefeitura de Santo Afonso, na Secretaria Municipal de Educação e no site http://www.santoafonso.mt.gov.br/ e publicado na imprensa oficial do município (Diário Oficial da AMM).

Validade

O presente processo seletivo terá validade de 05 de março a 14 de dezembro de 2012.

Prefeitura de Vale de São Domingos (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vale de São Domingos, Estado do Mato Grosso, torna público para todos os interessados que foi aberto processo seletivo destinado a selecionar 22 novos funcionários. Há vagas para pessoas de nível fundamental e superior, com remuneração que varia entre R$ 622,00 e R$ 1.500,00.
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Professor, Fisioterapeuta, Psicólogo, Agente de Vigilância Sanitária e Motorista. A carga horária será de 30 e 40 horas semanais.
Inscrição
As inscrições serão recebidas no período de 01 a 10 de fevereiro de 2012, na sede da Prefeitura de Vale de São Domingos/MT, situada na rua Tancredo Neves nº88 – Centro – Vale de São Domingos/MT – CEP: 78.253-000 - Fone: (65) 3268 -1066, das 08:00 às 12:00 (exceto ao sábado, domingo e feriados).
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental) ou R$ 50,00 (nível superior).
Prova
A prova está prevista para 26 de fevereiro de 2012.
Maiores informações no edital completo que encontra-se fixado no mural da sede da Prefeitura de Vale de São Domingos/MT, a partir do dia 01 de fevereiro de 2012.

Processo Seletivo Prefeitura de São José do Povo (MT)

A Prefeitura do Município de São José do Povo, Estado de Mato Grosso, anunciou a realização de processo seletivo para preenchimento de vagas no seu quadro de funcionários, em diversos setores e por prazo determinado. São 20 empregos em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 7.600,00.

Os aprovados desenvolverão atividades nas funções de  técnico de enfermagem, dentista e técnico em higiene dental (THD) na Secretaria de Saúde, professor e motorista para atender demandas da Secretaria de Educação, auxiliar de serviços gerais e motorista para a Secretaria de Obras, encanador na Secretaria de Água e Esgoto, monitor e auxiliar de serviços gerais para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Secretaria de Ação Social.

Os interessados poderão se inscrever no período de 26 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012, das 12:00 às 18:00 horas, na Secretaria de Administração no Predio da Prefeitura Municipal, pagando a taxa nos valores de R$ 23,50 ou R$ 33,50, de acordo ao nível do cargo escolhido.

A prova será realizada no dia 15 de fevereiro de 2012, na Escola Municipal Sebastião Gomes de Oliveira, localizada à rua Padre Miguel Ortiz, s/nº, no horário das 14:00 às 16:00 horas.O gabarito será divulgado dia 16 de fevereiro de 2012 às 12:00 horas, no mural da Prefeitura Municipal.

No dia 22 de fevereiro de 2012, será divulgado o resultado final do processo seletivo. A contratação será no pelo período máximo de seis meses, admitindo prorrogação dos contratos por igual período desde que não exceda a dois anos de acordo com a necessidade administrativa.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio de Posse - SP 2012

Abertos cinco editais de concursos públicos (Nºs 001, 002 ,003 ,004 e 005/2012) da Prefeitura de Santo Antônio de Posse, Estado de São Paulo, destinado ao provimento de 08 vagas, em diversos cargos.

Serão selecionados profissionais de níveis Fundamental e Superior/Magistério, com salários que variam de R$ 700,60 a R$ 9.635,40 em jornadas de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Dentistas, Professor de Educação Básica, Orientador Educacional e Professor, Monitor de Transporte Escolar e Médicos e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições e Taxas
As inscrições prosseguem até o dia 13 de fevereiro de 2012, exclusivamente nas dependências do paço Municipal à Praça Chafia Baracat, nº351, Vila Esperança, Santo Antônio de Posse, SP, nos dias úteis. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 30,00.

Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 04 março de 2012, domingo, com início impreterivelmente às 09:00 horas, nas dependências da EMEF "Profª Conceição Godoi Menuzzo", à Rua Dr. Alberto Aranha Fortuna, nº 700, Jardim Maria Helena, Santo Antônio de Posse, SP.

Validade
O prazo de validade dos concursos públicos é de 02 anos, e poderá ser prorrogado por uma  vez e por igual período, a contar da data de homologação, a juízo da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de São Bonifácio - SC

A Prefeitura de São Bonifácio, Estado de Santa Catarina, está com inscrições abertas para os concursos públicos e processos seletivos destinados à contratação de 21 profissionais de níveis fundamental, médio e superior, em diversas áreas do município.

Os trabalhadores admitidos receberão salários que variam de R$ 545,00 a R$ 1.920,27 em jornadas semanais de 40 horas.

Cargos

-Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais de Saúde, Agente Auxiliar de Saúde Pública, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Manutenção e Conservação II, Operador de Máquina I, Operador de Máquina II, Operador de Máquina IV, Motorista II, Jardineiro e Auxiliar de Serviços Gerais.
-Nível Médio - Técnico de Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal Sanitarista e Auxiliar Administrativo III, Auxiliar Contábil Financeiro III, Assistente Administrativo II e Fiscal de Tributos.
-Nível Superior - Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo e Assistente Social.
Inscrições
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição até o dia 17 de fevereiro de 2012, das 13h às 17h, no Departamento de Pessoal, localizado na Avenida 29 de dezembro, nº. 12, centro, São Bonifácio.

Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de provas escritas, de caráter eliminatório, que avaliará a aptidão funcional para o desempenho das funções a serem executadas no exercício dos cargos. A previsão é que as provas ocorram no dia 26 de fevereiro de 2012, na Escola de Educação Básica São Tarcísio, que fica na Avenida 29 de Dezembro, centro.

As provas práticas serão realizadas, em locais a ser informados durante a realização das provas escritas.

Validade
O prazo de validade dos concursos serão de 02 anos, a contar da publicação da homologação dos aprovados, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a juízo do Prefeito Municipal, de acordo com o Art. 37, Inc. III, da Constituição Federal.

Prefeitura de Olímpia - SP abre processo seletivo

A prefeitura paulista de Olímpia, com município a 453 km da capital, está com inscrições abertas para o processo seletivo Nº 001/2012 com o objetivo de contratar 60 profissionais de nível Fundamental na área da Saúde. O certame será realizado através da empresa Persona Capacitação.

As oportunidades são para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, que serão destinadas aos Núcleos V, VI, VII e VIII correspondentes as UBS Dr. Clodoaldo Marin Sarti, Dr. Waldomiro Paiva Luz, Dalva Moreira Ayusso e Tropical II, com remuneração de R$ 796,20, com jornada de trabalho de 40h semanais.

Serão reservadas 5% das vagas a serem disponibilizadas para as respectivas funções-atividades aos portadores de deficiência, quando implementado o número de admitidos suficiente para a aplicação do presente dispositivo.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico http://www.personacapacitacao.com/, até ás 22h do dia 15 de fevereiro de 2012. A taxa é de R$ 30,00.

O certame será realizado através de prova escrita composta por questões de português, matemática e conhecimentos específicos a todos os inscritos.

Os gabaritos oficiais e a classificação dos candidatos serão publicados, no prazo de vinte dias após a realização das provas.

A validade do processo seletivo será de 1 ano contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período mediante ato do Executivo Municipal.

Anvisa define regras para limpeza de lençóis, aventais e roupas hospitalares

Até agora, unidades não eram obrigadas a seguir nenhum tipo de procedimento específico

Depois de quatro anos de discussão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que estabelece regras para limpeza de lençóis, aventais e outras roupas usadas em hospitais e serviços de saúde. Até agora, as unidades não eram obrigadas a seguir nenhum tipo de procedimento específico. Estava em uso apenas um manual de instruções, editado pela própria agência, cujo cumprimento não era obrigatório.

“Vigilâncias sanitárias locais podiam autuar as unidades, caso considerassem que a limpeza colocava em risco a saúde do paciente. Mas agora, com regras específicas, isso fica mais fácil”, afirmou a gerente de regulação e controle sanitário da Anvisa, Maria Angela da Paz.

A resolução também obriga as empresas a terem controle de todas as etapas: o transporte de roupas sujas e limpas e forma de processamento terão de ser documentados.

As regras são publicadas pouco mais de três meses depois de tecidos com carimbos de hospitais brasileiros terem sido identificados em bolsos de forros de calças vendidos no Nordeste do País.

A norma permite que a higienização das peças possa ser feita tanto por hospital quanto por empresas terceirizadas. Para execução do serviço, porém, a empresa terá de ter licença emitida pela vigilância sanitária local.

A gerente da Anvisa afirma não haver registros de surtos de infecção hospitalar associados ao uso de roupas higienizadas de forma inadequada. “O risco de uma contaminação é muito pequeno, mas cuidados têm de ser adotados.”

Norma
Entre as determinações descritas pela resolução está o uso de lavadoras especiais, com duas portas: uma para entrada de roupa suja e outra, para retirada da roupa limpa. “A regra determina que a área do material usado seja separado fisicamente daquele que já foi higienizado. Algo que até hoje algumas unidades não respeitam”, disse Maria Angela. De acordo com ela, há serviços que usam ainda lavadoras domésticas. “Uma prática totalmente inadequada”, constata a gerente da Anvisa.

Para que a limpeza seja correta, afirma, é preciso garantir uma temperatura específica da água, tempo de trabalho da lavadora e uso de saneantes adequados, completa.

A resolução, publicada ontem no Diário Oficial, entra em vigor dentro de 180 dias. Somente depois de passado este prazo unidades que não respeitarem as regras poderão ser multadas.

Orientação
A norma torna obrigatória também a capacitação de profissionais que participam do processo de limpeza do material e proíbe a reutilização de roupas descartáveis. Maria Angela afirma que até hoje nenhum hospital foi flagrado reutilizando roupas e lençóis descartáveis. “Foi muito mais uma medida preventiva.”

A gerente da Anvisa afirma ser comum uma norma permanecer em discussão por um longo período, como ocorreu com essa resolução. “Se não há urgência, há todo um debate a ser realizado”, disse. A norma foi colocada em consulta pública em 2009.

Fonte Estadão

Cesariana não aumenta risco de obesidade na criança, diz estudo

Pesquisas anteriores haviam encontrado relação entre excesso de peso e tipo de parto, mas agora ela foi descartada; em 2009 mais da metade dos bebês nasceram por cesariana

Crianças nascidas de parto cesariana não têm mais chance de ficarem obesas do que as nascidas por via vaginal, diz um novo estudo brasileiro.

Pesquisas anteriores haviam encontrado uma relação entre excesso de peso e cesáreas, levando alguns cientistas a sugerir que a falta de exposição às bactérias do canal vaginal poderia tornar as crianças mais obesas, mas as últimas descobertas - publicadas no American Journal of Clinical Nutrition - sugerem que esse não parece ser o caso.

A pesquisa é de particular interesse no país, porque em 2009 mais da metade dos bebês nasceram de parto cesáreo. Nos Estados Unidos, o número vem crescendo nos últimos anos e está em torno de 30%.

"Nós pensamos no início que provavelmente o que aconteceu com os estudos anteriores é que eles provavelmente não ajustaram todas as variáveis", disse Fernando Barros, da Universidade Católica de Pelotas, que trabalhou no estudo, referindo-se a fatores como peso e altura da mãe.

Barros e seus colegas usaram dados de três grupos de milhares de pessoas nascidas no sudeste brasileiro em 1982, 1993 e 2004.

Pesquisadores entraram em contato com as crianças em diferentes idades até a mais velha ter 23. Aqueles nascidos de cesariana tinham mais probabilidade de ser pesados, com taxas de obesidade entre 9% e 16%, comparado às taxas de 7% e 10% do que os nascidos por parto vaginal.

No entanto, essa diferença desapareceu quando os pesquisadores pesaram fatores como renda familiar, peso ao nascer, escolaridade, peso e estatura da mãe, idade e tabagismo.

Os pesquisadores dizem que questões como dieta da grávida e tabagismo, e se ela tem ou não diabetes podem influenciar o desenvolvimento do feto.

Fonte Estadão

Beber um copo de leite por dia pode beneficiar o cérebro

Consumo ajuda a melhorar memória e outras funções cerebrais, diz estudo

Quem toma um copo de leite por dia ajuda duplamente o organismo, pois recebe os nutrientes essenciais necessários e também colabora para um melhor desempenho mental, diz um estudo recente, publicado no 'International Dairy Journal'.

De acordo com o texto, adultos com maior consumo de leite e produtos lácteos conseguem atingir pontos muito mais elevados em testes de memória e de outras funções cerebrais do que aqueles que bebem pouco ou nenhum leite. Além disso, as possibilidades de falha dos bebedores de leite são cinco vezes menores do que o restante.

No estudo, pesquisadores da Universidade de Maine acompanharam mais de 900 homens e mulheres, com idades entre 23 e 98, durante testes do cérebro - incluindo testes de memória visual-espacial, verbal e de trabalho. Os participantes também eram avaliados segundo seus hábitos de consumo de leite.

Foram realizadas oito diferentes medidas de desempenho mental e, independentemente da idade ou do teste, todas as pessoas que bebiam ao menos um copo de leite por dia apresentavam mais vantagens na hora da resolução.

As maiores pontuações foram observadas naqueles com grande ingestão de leite e produtos lácteos em comparação com os que consomem pouco e em menor frequência. Os benefícios persistiram mesmo depois que os estudiosos levaram em conta outros fatores que podem afetar o cérebro, como a saúde cardiovascular, a dieta alimentícia e o estilo de vida. Na verdade, os bebedores de leite tendem a adotar dietas mais saudáveis no geral, dizem os pesquisadores.

Além dos muitos benefícios para a saúde, como evitar problemas nos ossos, o leite pode ajudar a retardar o declínio mental. Ou seja, um benefício para o futuro e inevitável envelhecimento da população.

Segundo os cientistas, ainda são necessárias mais pesquisas, porém não dá para ignorar os efeitos positivos do leite sobre o funcionamento do cérebro. "É uma oportunidade para retardar ou prevenir a disfunção neuropsicológica", afirmam.

Fonte Estadão

Treino musical tem impacto no envelhecimento

Prática pode retardar perda auditiva, sugere novo estudo

As perdas auditivas que costumam ocorrer com o envelhecimento podem ser evitadas com treinamento musical, diz um novo estudo da Northwestern University. O estudo é o primeiro a fornecer evidências biológicas de que uma experiência musical ao longo da vida pode ter impacto no processo de envelhecimento.

Ao medir as respostas automáticas do cérebro de jovens e velhos músicos e não músicos para sons, os pesquisadores do Auditory Neuroscience Laboratory descobriram que os mais velhos levavam vantagem no tempo de resposta neurológica.

"Os músicos mais velhos não só superaram seus colegas mais velhos não músicos mas codificaram o estímulo sonoro tão rapidamente e precisamente quanto os jovens não músicos", diz Nina Kraus, neurocientista da universidade. "Isso reforça a ideia de que experimentar ativamente sons ao longo da vida tem um profundo efeito no funcionamento do sistema nervoso", continua.

"São descobertas importantes e muito interessantes", diz Don Caspary, que pesquisa perda auditiva na Southern Illinois University. "Elas sustentam a ideia de que o cérebro pode ser treinado para superar, em parte, alguma perda auditiva relacionada à idade", observa.

"Os dados do estudo sugerem que treinamento intensivo mesmo mais tarde pode melhorar o processo da fala nos adultos mais velhos e, como resultado, melhorar a habilidade para se comunicar em ambientes complexos e barulhentos", diz Caspary.

Estudos anteriores sugerem que o treinamento musical também compensa perdas de memória e dificuldades de escutar em ambientes barulhentos - duas queixas comuns em adultos mais velhos.

No entanto, os autores alertam que as descobertas do estudo não são e não demonstram que os músicos têm vantagem no tempo de resposta em toda resposta ao som. "Em vez disso, o estudo mostra que a experiência musical afeta seletivamente o tempo dos elementos sonoros que são importantes para a distinção entre uma consoante da outra", esclarecem os autores.

Fonte Estadão