Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Campanha mundial mobiliza mulheres a vestirem vermelho em sinal de alerta para doenças do coração

Alfonso Romero / Stock.xchngCerca de 30 mil brasileiras morrem de ataques cardíacos por ano, quase o triplo do número de vítimas do câncer de mama


Dizer que o coração das mulheres anda mais frágil que o dos homens não é bem uma metáfora, trata-se de estatística. Cerca de 30 mil mulheres morrem de ataques cardíacos por ano no Brasil. Para se ter uma ideia, o câncer de mama faz 11 mil vítimas no país anualmente. Uma pesquisa realizada recentemente pelo Hospital do Coração em São Paulo (Hcor/SP) revela que o número de infartados atendidos na unidade em 2011 caiu 12% em 2010 — para o sexo masculino, a queda foi de 17%, mas entre as mulheres ocorreu um aumento de 3,8% no número de ataques cardíacos.

Para alertar a população feminina sobre os riscos cardiovasculares e estimular a prevenção, uma campanha internacional pede que as mulheres vistam-se de vermelho nesta sexta-feira. A campanha Go Red for Women (Vá de Vermelho pelas Mulheres) é liderada pela American Heart Association (Associação Americana do Coração) desde 2004 e agora chega ao Brasil, apoiada por entidades e empresas que atuam no tratamento de doenças cardíacas.

A ideia da campanha campanha começou com a constatação de que mais de 500 mil mulheres morriam todos os anos nos Estados Unidos devido a doenças do coração, que poderiam ser evitadas ou tratadas com mais informação. Segundo dados da Associação, o número de mortes após um primeiro infarto é de 38% para as mulheres contra 25% para os homens. As mortes súbitas, sem sintomas, por doenças do coração também ocorrem mais em mulheres (65%) do que em homens (50%). Num período de seis anos após um primeiro infarto, as mulheres têm ainda mais chances de ter outro ataque do coração — 35% contra 18% dos homens —, sofrer um derrame — 11% contra 8% — ou ficarem incapacitadas por insuficiência cardíaca — 46% contra 22%.

Homens viraram o jogo
Até o início dos anos 80, o número de homens que morriam com doenças do coração era maior do que o de mulheres, nos Estados Unidos. Nos últimos anos, a situação se inverteu. Atualmente, de todas as pessoas que morrem com doenças cardíacas naquele país, 53% são mulheres. O coração mata mais mulheres do que todas as outras sete maiores causas de mortes somadas. Todos esses dados são da American Heart Association. Estatísticas brasileiras apresentadas no início desta matéria indicam que a situação por aqui é bem semelhante.

A instituição estadunidense tem como meta, desde 2010, reduzir a morte e a incapacidade por doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais (AVC) em 20% ao ano e manter esse percentual anualmente até 2020. O AVC também pode ser provocado por problemas cardíacos.

Os riscos de doença cardiovascular são maiores em mulheres com mais de 55 anos, no início da menopausa, ou acima dos 45 anos, com menopausa precoce. Os fatores que acarretam esses riscos são um estilo de vida sedentário, obesidade e estresse, elementos que favorecem o surgimento de pressão alta, diabetes e colesterol elevado. Histórico familiar em casos similares também é sinal de alerta.

Fonte Zero Hora

Alimentos ajudam a manter o bronzeado e combatem o envelhecimento celular

O bronzeado, além de passar uma ideia de saúde, tem a cara das férias. Para obter uma pele com coloração saudável e natural, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Não basta só escolher o horário adequado para se expor ao Astro-Rei e usar protetor solar durante todo o tempo. Há precauções adicionais, como a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, nutriente que auxilia a produção de melanina e na obtenção de vitamina A, e encontrado em frutas e vegetais como mamão, cenoura, abóbora e beterraba.

A nutricionista Pollyana Ayub garante que o consumo desses alimentos compensa. Segundo ela, eles são também antioxidantes e ajudam a combater o envelhecimento celular. Tais ingredientes pertencem ao grupo dos carotenoides, pigmentos de coloração laranja e vermelha presentes em frutas e vegetais. De acordo com ela, a substância não é sensível em relação à temperatura ou à luz e, por isso, não perde suas propriedades após o cozimento. “Esses alimentos podem ser consumidos também em saladas, sucos e salada de frutas”, lembra.

A especialista explica que os carotenoides podem estar relacionados à produção de melanina. Com o consumo diário de cerca de cinco porções de frutas ou verduras por dia, obtêm-se entre 3mg e 6mg do nutriente. Nada de excessos, no entanto. “Uma quantidade superior a 30mg por dia pode acarretar a carotenodermia, que causa uma coloração alaranjada na pele”, destaca.

O betacaroteno também aumenta o brilho dos cabelos e a defesa do organismo, fortalece as unhas, previne o envelhecimento, beneficia a visão noturna e dá elasticidade à pele. Muitos ingredientes com a substância ainda são ricos em vitaminas. “Vai depender de cada alimento. Geralmente, frutas e verduras são ricas em vitaminas do complexo B, outras podem ter uma quantidade maior de vitamina C, como a acerola e a laranja”, diz Pollyana. A especialista ressalta ainda que cada alimento tem uma fonte maior ou menor de um determinado nutriente.

Fonte Correio Braziliense

Cientistas compararam cérebro de irmãos para desvendar padrões de vícios

Há tempos, os cientistas sabem que o cérebro de dependentes químicos tem características diferentes em relação ao de indivíduos saudáveis. Até agora, porém, eles não conseguiam dizer se as alterações são causa ou consequência do problema. Um estudo publicado na edição de hoje da revista Science começa a matar a charada.

“Estudos mostram que nem todo mundo que experimenta cocaína se torna dependente. Estima-se que menos de 20% daqueles que usaram a droga estarão viciados 10 anos depois”, explica Karen D. Ersche, pesquisadora do Instituto de Neurociência e Comportamento da Universidade de Cambridge. “Mas o índice de dependência aumenta nos casos de pessoas que têm histórico familiar. Em outras palavras, parece que existe um componente genético, mas sabemos muito pouco sobre isso”, diz.

Por isso, na pesquisa, os cientistas compararam a estrutura cerebral e a habilidade de autocontrole entre irmãos. “Em cada um dos 50 pares de voluntários, havia um indivíduo saudável e outro dependente químico”, conta Ersche. Além de investigar o cérebro de filhos dos mesmos pais biológicos, os pesquisadores fizeram o mesmo com um grupo de pessoas que não usavam substâncias químicas (exceto tabaco) e sem histórico de vícios na família.

Os resultados revelaram que as alterações já identificadas previamente no cérebro de toxicômanos também são observadas nos irmãos, ainda que esses jamais tenham se aproximado de drogas. Para Edward T. Bullmore, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, esse é um forte indício de que o risco de se tornar dependente químico está associado à hereditariedade. “A predisposição para se viciar em drogas estimulantes pode estar ligada a anomalias no cérebro”, afirma.

Ele, porém, diz que o resultado deve ser analisado com cautela, já que, embora os diferentes padrões cerebrais tenham sido detectados nos irmãos sem histórico de vício, esses fatores não devem ser tomados como únicos. “O próximo passo será investigar como esses irmãos não desenvolvem o vício. Isso será útil para previenir a dependência”, observa.

Fonte Correio Braziliense

Ter AIDS não é bom, ter e não saber é pior

Saiba qual castanha faz bem à saúde

Na lista de benefícios dos frutos oleaginosos entram proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas e minerais

família das oleaginosas como amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras é muito rica em nutrientes. Na lista de benefícios entram proteínas, gorduras de boa qualidade, vitaminas e minerais.

As castanhas são considerados um bom petisco por ter uma grande varidade de sabores e formas. O jornal britânico Daily Mail publicou uma lista de quais castanhas escolher de acordo com a sua condição de saúde.

Baixar o colesterol: Nozes
Um estudo envolvendo 365 pessoas constatou que aqueles que comem 30g diárias de castanhas conseguem reduzir até 0,3 pontos no colesterol em um mês.

Combater o cansaço: Castanha de caju
Contêm o dobro da concentração de ferro do que uma carne, ajudando a transportar oxigênio para todoo corpo, melhorando a concentração e diminuindo o cansaço.

Combater gripes e resfriados: Pecans
Cinco nozes contêm cerca de 1/6 da dose diária recomendada de zinco, que é vital para o funcionamento dos glóbulos brancos que combatem bactérias e vírus, incluindo gripes e resfriados.

Perda de peso: Amendoins
A proteína, gordura e fibra ajudam na sensação de saciedade mais rápida, levando a comer menos. Pesquisa da Universidade de Harvard descobriu que dietas moderadas em gordura que incluem amendoim e manteiga de amendoim são fáceis de perder peso do que dietas de baixa gordura com calorias similares.

Redução da pressão arterial: Pistaches
Duas porções de pistache sem casca têm mais potássio que uma banana e, quando parte de uma dieta saudável, ajuda a controlar a pressão arterial.

Prevenção do câncer: Castanha-do-pará
Fonte de selênio, ajuda a proteger células, reduzindo o risco de desenvolver de certos tipos de câncer (bexiga e próstata). Duas porções diárias de castanha-do-pará fornecem mais selênio do que a necessidade diária.

Lidar com o diabetes: Amêndoas
Rica em fibras e carboidratos, reduzem o índice glicêmico da refeição da qual fazem parte, e são compostos de magnésio para regular o açúcar no sangue.

Saúde como um todo: Avelãs
Rica em gorduras monoinsaturadas, saudáveis para o coração, é uma fonte natural da vitamina E, que protege as células. Além disso, avelãs são ricas em fibra, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e biotina, tornando-se um alimento saudável.

Fonte Band

Isotônicos: vilões ou mocinhos?

Nutricionista revela todas as verdades e mentiras sobre a bebida

O isotônico foi desenvolvido com o intuito de repor lquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, mas ele não é tão inofensivo quanto parece.

Embora não haja contraindicação, seu uso deve ser moderado, já que traz em sua composição o temido sódio, responsável por sérios problemas de saúde como hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), complicações renais e até câncer gástrico.

Segundo a nutricionista, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Food Coach Suzana Bonumá, o segredo é sempre buscar orientação médica antes do consumo. "Em atividades físicas moderadas/intensas com mais de 1 hora de duração, os isotônicos podem ser intercalados com a água para auxiliar na hidratação, na reposição de eletrólitos (sódio, potássio e cloreto) e para dar energia, melhorando a performance e a recuperação do esportista ou do atleta", explica.

Porém, se utilizado por uma pessoa sedentária, por exemplo, eles podem provocar aumento de peso. "Se tomado de forma indiscriminada e sem necessidade contribuem para o ganho de peso, por terem carboidratos (açúcares) em sua composição".

Em entrevista ao band.com.br, a especialista desmistificou todos os segredos dessa bebida; confira:

Qual é a formulação deste produto?
Isotônicos são bebidas que possuem composição semelhante aos líquidos do nosso corpo (plasma) e por isso são facilmente absorvidos pelo organismo. Feitos à base de água, sais minerais (principalmente sódio, potássio e cloreto) e carboidratos (6 a 8%). São utilizados na hidratação, reposição de eletrólitos perdidos no suor e podem também melhorar a performance e a recuperação em práticas esportivas moderadas/intensas superiores à uma hora.

De uns tempos para cá, garrafas de água com os mais variados sabores ganharam as prateleiras e o gosto do consumidor. Elas são inofensivas ou fazem tão mal quanto um refrigerante comum?
Esse tipo de bebida não é apenas uma água adicionada de sabor. Sua formulação é bem diferente da água e bem mais parecida ao refrigerante zero. Possui gás, adoçante artificial, sódio e outros minerais. É menos agressivo que o refrigerante, mas não podemos dizer que faz bem à saúde.

Quem pode e quem não pode consumir isotônicos?
Não há contraindicação, mas diabéticos e pacientes cardíacos ou renais devem ter cuidado ao utilizá-los. É importante sempre buscar orientação de um profissional.

Esse tipo de bebida traz algum risco à saúde?
Essas bebidas não trazem risco à saúde se consumidas de maneira adequada e combinada à prática de atividade física moderada/intensa superior à 1 hora. Se consumidas em excesso ou sem necessidade auxiliam para o ganho de peso e podem interferir na absorção de medicamentos utilizados em doenças cardíacas e diuréticos.

E quais são os benefícios?
Em atividades físicas moderadas/intensas com mais de 1 hora de duração, os isotônicos podem ser intercalados com a água para auxiliar na hidratação, na reposição de eletrólitos (sódio, potássio e cloreto) e para dar energia, melhorando a performance e a recuperação do esportista ou do atleta.

Há uma quantidade recomendada por dia?
Não existe uma recomendação diária para esse tipo de alimento. Tudo vai depender do tipo de atividade física, intensidade, tempo, entre outros fatores. O nutricionista especializado poderá avaliar as necessidades de cada praticante de forma individualizada.

Uma pessoa sedentária pode consumir isotônicos?
Não é recomendável, pois não vai trazer benefício algum, pelo contrário, podem ocorrer alguns efeitos colaterais indesejáveis como aumento de peso, além do prejuízo financeiro.

O isotônico pode substituir a água?
Não. A água é fundamental para a vida e participa de todas as reações que ocorrem no nosso corpo e é a primeira opção no quesito hidratação. Já as bebidas isotônicas possuem outros componentes além da água, tendo outras funções também importantes, mas nem sempre necessárias, como a reposição de eletrólitos e fonte de energia rápida.

Esse tipo de bebida pode causar pedras nos rins?
Não existem evidências que comprovem a relação entre consumo de isotônicos com o desenvolvimento dos cálculos renais. Além disso sódio, potássio e cloreto, principais sais presentes nessas bebidas, não participam da formação do cálculo renal.

Fonte Band

Açúcar é tão nocivo quanto ingerir álcool

Para reduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado

Ingerir açúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool, afirmam três cientistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consumo, como as impostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco.

Para reduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas e os alimentos que contenham açúcar agregado, em particular a frutose, segundo artigo publicado na revista científica Nature.

De acordo com Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis, o consumo abusivo de açúcar é tão nocivo que eles propõem que se proíba a venda de bebidas açucaradas a menores de 17 anos. Doenças não transmissíveis, como cardiopatias, diabetes ou câncer, contribuem para a morte de 35 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, afirmaram os especialistas, destacando o papel do açúcar no avanço destas patologias.

Os efeitos do consumo excessivo de açúcar podem ser similares aos do abuso de álcool, favorecendo a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos. Segundo o estudo, o consumo de açúcar em todo o mundo triplicou nos últimos 50 anos.

Fonte Band

Mandíbula artificial ajuda holandesa a falar

Mandíbula artificial ajudou holandesa a voltar a falar / Yorick Jansens/AFP
Com o implante da prótese, avaliada em cerca de 9 mil euros, a moça conseguiu se recuperar de uma grave doença

Uma holandesa voltou a falar depois de receber uma prótese de mandíbula, feita com uma nova tecnologia 3D. O aparelho foi mostrado nesta quinta-feira na Universidade Biomédica Hasselt, em Diepenbeek, na Bélgica.

Com o implante da prótese, avaliada em cerca de 9 mil euros, a moça conseguiu se recuperar de uma grave doença.

O material do aparelho é muito leve e quase não pesa para o paciente fazer os movimentos normais. São 107 gramas de um material que sustenta os dentes.  

Fonte Band
Mandíbula artificial ajudou holandesa a voltar a falar
Yorick Jansens/AFP

Quadrilha é presa acusada de roubar medicamentos

Uma farmacêutica fazia parte do esquema



Doze pessoas que desviavam remédios para hospitais públicos e privados foram presas em São Paulo. A maioria dos medicamentos eram usados para o tratamento contra o câncer, chegando até a custar 8000 reais.

Fonte Band

Camomila

Resumo
Camomila: planta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e os problemas digestivos, e em uso externo como desinfetante e cicatrizante. Ela pode ser encontrada em infusão, compressas ou solução.

Nomes
Nome em português: Camomila
Nome latim: Matricaria recutita, Chamomilla recutita
Nome inglês: camomile
Nome francês: Camomille vraie, Matricaire, Camomille allemande
Nome alemão: Echte Kamille
Nome italiano: camomilla

Família
Asteraceae (Asteráceas)

Constituintes camomila
Óleo essencial, matricina, flavonóide, cumarina, taninos.

Partes utilizadas camomila
Flores secas (flores de camomila) ou capítulos florais secos.

Efeitos da camomila
Antiflogistíca, cicatrizante, espasmolítico, antialérgico, antibacteriano, antifúngico, calmante, sonífero.

Indicações da camomila
Em uso interno (infusão)
Problemas digestivos (úlceras - acidez, náuseas e vômitos, gastroenterite, cólicas em recém-nascidos,...) resfriados, distúrbios do sono (leve efeito sonífero), nervosismo (leve efeito calmante), cólicas menstruais, febre do feno, alergia.

Em uso externo (banho, óleo essencial, pomada, compressa)
Eczema, pele seca, psoríase, lavagens e desinfecção da boca e de feridas, olhos vermelhos, determinadas conjuntivites, ferimentos (para favorecer a cicatrização), hemorróidas, cuidado dos cabelos e também para clarear os cabelos (ver remédio: decocção de camomila).

Efeitos secundários
Risco de reação alérgica. Leia a bula dos medicamentos.

Contra-indicações
Alergia à camomila (sobretudo ao óleo essencial). Leia a bula dos medicamentos.

Interações
Desconhecemos

Preparações à base de camomila

- Infusão de camomila (chá de camomila)

- Decocção de camomila [para clarear os cabelos]

- Solução líquida de camomila, para fazer banhos de assento contra as hemorróidas

- Tintura de camomila

- Pomada ou ungüento de camomila

- Óleo essencial de camomila. Atenção ao eventual risco de alergias.

Onde cresce a camomila ?
A camomila cresce na Europa.

Quando a camomila floresce ?
A camomila floresce geralmente no verão (no início do verão europeu, em junho).

Obervações
Segundo pesquisas de janeiro 2005, a camomila também teria efeitos positivos na cura de resfriados e cólicas menstruais. Ela é uma das plantas mais utilizadas em fitoterapia, pois ela tem versatilidade e pode exercer eficácia em inúmeras complicações que vão desdes os problemas de digestão a distúrbios sono e problemas de menstruação.

Fonte Criasaúde

Prefeitura Municipal de Cubatão - SP

A Prefeitura Municipal de Cubatão, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 93 vagas e formação de cadastro reserva.

Inscrições:
Até 6 de fevereiro de 2012, pelo http://www.vunesp.com.br/.


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 1.340,84 a R$ 1.419,43.

Cargos:
Enfermeiro, Odontólogo, (Clínico Geral, Semiologista, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Buco Maxilo), Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico Bioquímico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Médico-Veterinário Sanitarista, Médico (Clínico Geral, Regulador, Auditor, Pediatra, Acupunturista, Clínico Socorrista, Cirurgião Socorrista, Sanitarista, Ginecologista, Dermatologista, Endocrinologista, Geriatra, Neurologista, Neurologista Pediatra, Oftalmologista, Generalista, Ortopedista, Pediatra, Psiquiatra, Psiquiatra Infantil, Reumatologista, do Trabalho e Homeopata), Analista, Pedagogo, Educador Físico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Procurador Jurídico e Administrativo e Fiscal de Tributos.
Médio (Salário de) - Técnico de Enfermagem, Técnico de Gesso, Técnico de Farmácia, Técnico de Serviços Radiológicos, Técnico de Nutrição e Dietética, Técnico de Serviços Odontológicos, Técnico Segurança do Trabalho, Técnico de Serviços Administrativos, Fiscal de Tributos, Fiscal de Serviços Públicos, Fiscal de Obras Públicas e Fiscal de Obras Particulares

Provas:
Provas objetivas: 1º de abril de 2012.

Prefeitura Municipal de Caetanópolis – MG

A Prefeitura Municipal de Caetanópolis – MG realiza seleção para preenchimento de 44 vagas para professores.

Inscrições:
De 21 de março a 19 de abril, na Secretaria Municipal de Assistência Social - rua Coronel José Jorge, nº. 59, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00.

Remuneração:
De R$ 10,63 hora-aula a R$ 2.604,35.

Provas:
Prova objetiva: 27 de maio.
Haverá prova prática para Motorista CNH categoria D e Operador de Máquina Patrol.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Servente Escolar e Vigilante Escolar;
Médio/Técnico - Agente Administrativo, Auxiliar de Educação, Eletricista e Técnico de Laboratório;
Superior - Assistente Social, Médico Pediatra II, Motorista CNH categoria D, Operador de Máquina Patrol, Pedagogo, Professor Municipal I, Professor Municipal II nas disciplinas de Educação Física, Matemática e História.

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá - PA

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá, Pará, realiza concurso para provimento de 503 vagas.

Inscrições:
De 6 de janeiro a 5 de fevereiro, pelo http://www.ivin.com.br/.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 565,00 a R$ 2.830,00.

Provas:
Provas objetivas: 26 de fevereiro.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Merendeira, Servente, Vigia, Mecânico de Veículos e Máquinas, Motorista Veículos Leves e Pesados, Operador de Equipamentos Leves, Operador de Motoniveladora e Operador de Pá Mecânica.
Médio - Agente Administrativo, Fiscal de ributos, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Microscopista, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Professor do Peti.
Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Professor Educação Básica II.

Prefeitura Municipal de Breves - PR

A Prefeitura Municipal de Breves, Pará, realiza seleção para preenchimento de 520 vagas temporárias.

Inscrições:
Até 17 de fevereiro, pelo http://www.fadesp.org.br/.


Valor:
R$ 40,00.

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde (31), Agente Comunitário de Saúde (489 - CR).

Remuneração:
R$ 545,00

Provas:
Prova objetiva: 4 de março.

Prefeitura Municipal de Breu Branco – PR

A Prefeitura Municipal de Breu Branco – PR realiza concurso para preenchimento de 779 vagas.

Inscrições:
Até 4 de fevereiro, pelo http://www.fundacaojoaodovale.com.ou/ no Núcleo Tecnológico Municipal NTM - Complexo Administrativo Alfredo Kolling (rua Bahia, s/n, Centro).

Valor:
R$ 20,00, R$ 23,00 ou R$ 29,00.

Remuneração:
Entre R$ 593,57 e R$ 5.450,00.

Provas:
Prova objetiva: 26 de fevereiro.
Haverá prova de títulos e redação para Professores e prova prática para Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteiras, Operador de Rolo Compactador, Operador de Pá Carregadeira.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais , Coveiro, Segurança Patrimonial, Ajudante de Mecânico, Lavador de Veículos, Borracheiro, Pedreiro, Motorista de Veículos Leves, Operador de Trator de Pneu, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Veículos Pesados, Operador de Trator de Esteiras, Operador de Retroescavadeira, Operador de Rolo Compactador, Agente de Vigilância Sanitária, Maqueiro, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Mecânico de Veículos Leves, Fiscal de Tributos e Auxiliar de Secretaria Escolar;
Médio - Agente de Transporte e Trânsito, Técnico em Manutenção de Microcomputador, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia Médica e Técnico em Edificações;
Superior - Administrador, Advogado Tributarista, Assistente Social, Auxiliar de Tributos e Arrecadação, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Anestesiologista, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Nutricionista, Procurador (Direito Administrativo), Professor de Língua Estrangeira - Inglês, Professor nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, Professor Educação Infantil - Séries Iniciais, Professor Educação Infantil - Creche, Professor de Sociologia, Professor de Suporte Pedagógico e Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Bom Sucesso - MG

A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 39 vagas.

Inscrições:
De 7 de março a 5 de abril, pelo http://www.reisauditores.com.br/
ou na Praça Benedito Valadares, nº. 51, Centro.

Valor:
R$ 40,00, R$ 50,00 ou R$ 70,00.

Remuneração:
De R$ 566,10 a R$ 1.366,29.

Provas:
Provas objetivas: 29 de abril.

Cargos:
Fundamental - Artesão, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Operacionais, Borracheiro, Pintor, Serviçal, Soldador e Vigia;
Médio - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Professor, Secretário Escolar e Técnico em Enfermagem;
Superior - Assistente Social, Bioquímico - Farmacêutico, Psicólogo e Supervisor Pedagógico.

Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand – PR

A Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand – PR realiza concurso para provimento de 32 vagas.

Inscrições:
Até 9 de fevereiro, pelo http://www.saber.srv.br/.


Valor:
De R$ 15,00 aR$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 562,95 a R$ 11.400,00.

Provas:
Prova objetiva: 11 de março.
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Fundamental - Agente Administrativo I, Borracheiro, Jardineiro, Pintor, Vigia e Zelador;
Médio - Agente Administrativo II, Educador Social, Educador Infantil, Professor, Técnico em Contabilidade e Técnico Agropecuário
Superior - Cirurgião-Dentista I, Enfermeiro Padrão I, Fonoaudiólogo e Médico ESF.

Prefeitura Municipal de Araputanga - MT

A Prefeitura Municipal de Araputanga, Mato Grosso, realiza concurso para preenchimento de 34 vagas.

Inscrições:
De 16 de janeiro a 7 de fevereiro, pelo http://www.acpi.inf.br/
 ou no Telecentro Comunitário, Rua Carlos Luz, nº. 454, centro.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00

Cargos:
Superior - Auditor Público Interno, Contador, Procurador Jurídico e Professor.
Médio - Técnico em Radiologia, Técnico de Saúde Bucal e Fiscal de Vigilância Sanitária.
Alfabetizado - Agente de Limpeza Pública, Braçal, Coveiro e Zelador.

Remuneração:
De R$ 573,64 a R$ 3.399,36.
Provas:
Provas objetivas: 26 de fevereiro.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Prefeitura Municipal de Angical-BA

A Prefeitura Municipal de Angical-BA realiza concurso para preenchimento de 5 vagas.

Inscrições:
Até 3 de fevereiro.

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00.

Cargo:
Agente de Combate a Endemias.

Conselho Regional de Farmácia do Tocantins - CRF/TO

 Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) realiza seleção para preenchimento de 7 vagas.

Inscrições:
Até 16 de março, pelo http://www.quadrix.org.br/.

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 45,00.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais.
Médio - Assistente Administrativo, Assistente Administrativo, Motorista, Recepcionista, Técnico em Informática e Telefonista.

Remuneração:
De R$ 724,00 a R$ 1.452,00.

Provas:
Provas objetivas: 25 de março.

Concurso Prefeitura de Inconfidentes - MG 2012

A Prefeitura de Inconfidentes, Estado de Minas Gerais, abrirá inscrições dia 03 de abril de 2012 para o concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 57 vagas, com vencimentos que variam de R$ 628,50 a R$ 5.617,92.
Ambos os processos, que estão sendo organizados pela empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, oferecem oportunidades para profissinais de níveis fundamental, médio e superior. A carga horária dos cargos varia de 20 a 40h semanais.
Cargos
Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Professor, Professor de Esportes, Psicólogo, Técnico em Ensino, Técnico Superior de Saúde (Cardiologista), Técnico Superior de Saúde (Clínico Geral), Mecânico, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Professor, Técnico Em Informática, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Agente em Epidemiologia, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Escritório e entre outros.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - http://www.exameconsultores.com.br/ - até 23h59 do dia 02 de maio de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Inconfidentes, situada à Rua Engenheiro Álvares Maciel, nº 190, Centro, até o dia 02 de maio de 2012, no horário de 12h às 18h. As taxas variam entre R$ 31,00 a R$ 281,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
A Prova objetiva de Múltipla está prevista para o dia 17 de junho de 2012. Além dessa avaliação, haverá prova de Títulos para Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro PSF, Médico PSF, Professor, Professor de Esportes, Psicólogo, Técnico em Ensino, Técnico Superior de Saúde (Cardiologista) e Técnico Superior de Saúde (Clínico Geral) e Prova prática para Mecânico, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Professor e Técnico em Informática, prevista para ser realizada no dia 15 de julho de 2012.
A relação de candidatos inscritos, o local de realização das provas e confirmação de data e horário, serão divulgados até 13h do dia 11 de junho de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 19 de junho de 2012, às 13h.
Validade
O prazo de validade do concurso público é de até 02 anos, contados da data da homologação  do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Vila Nova do Sul - RS 2012

O município de Vila Nova do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Administração, lançou edital de concurso público para provimento de vagas legais e formação de cadastro reserva do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

São ofertadas 20 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 414,83 a R$ 2.472,41, para carga horária de 10 a 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Contador, Eletricista, Enfermeiro, Fiscal Sanitário Municipal, Fonoaudiólogo, Médico Ginecologista, Merendeira, Motorista, Odontólogo, Professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de: Letras Português/Inglês; Música; Professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Psicólogo, Secretário de Escola e Servente.

Inscrições
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 03 de fevereiro até às 23h59min, do dia 16 de fevereiro de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00.

Provas
A Prova Escrita, para todos os cargos será aplicada em 01 de abril de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 14 de março de 2012.

O Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da Prova  Escrita, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de 8 dias da realização das mesmas.

Validade
O Concurso terá validade de até 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a  critério do Município de Vila Nova do Sul/RS.

Processo Seletivo da Prefeitura de Sapé (PB)

A Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL, Estado de Minas Gerais, comunicou acerca da realização de concurso público para provimento de cargos da carreira técnico-administrativa da educação. São oferecidas 23 vagas em diversos ocupações de níveis técnico e superior, com remuneração de até R$ 2.989,33.
O período de inscrições está aberto e os interessados poderão garantir a participação através do endereço eletrônico www.unifal-mg.edu.br/app/rh/inscricoes,   até o dia 23 de fevereiro de 2012, às 18 horas, mediante o pagamento de um dos seguintes valores referentes à taxa: R$ 45,00 para os cargos de nível de classificação D e R$ 70,00 para os cargos de nível de classificação E.
Ainda não foram disponibilizadas informações sobre data, local e horário das provas, mas sabe-se que a divulgação do gabarito se  dará após as 18 horas do dia de realização da prova. Tais informativos serão dados através do site www.unifal-mg.edu.br/progepe/?q=concursotae.
A classificação final dos candidatos aprovados será homologada pelo Conselho Universitário da UNIFAL-MG (CONSUNI), disponibilizada e afixada nos seguintes endereços: Universidade Federal de Alfenas - Quadro de Avisos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Centro - CEP: 37130-000 - Alfenas - MG e pela internet no site www.unifal-mg.edu.br/progepe/?q=concursotae.
O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período, a critério da Instituição.

Concurso Prefeitura de Aral Moreira - MS

Diversas oportunidades de emprego público estão disponíveis no concurso público de provas e títulos da Prefeitura de Aral Moreira, Estado de Mato Grosso do Sul. Em números exatos e anunciados, haverá 204 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com faixa salarial variando entre R$ 545,00 a R$ 8.000,00. Confira o edital.

Cargos
Nível Fundamental Incompleto: Agente de Limpeza (15), Agente de Merenda (4), Auxiliar de Serviços Diversos (10), Condutor de Veículos I (5), Cozinheiro (2),
Motorista (5), Operador de Máquinas Leves (2), Operador de Máquinas Pesadas (2), Servente (5), Trabalhador Braçal (10), Vigia (13);
Nível Fundamental: Agente Administrativo (10), Recepcionista (7);
Nível Médio: Agente Comunitário de Saúde (12), Agente de Combate a Endemias (3), Almoxarife (1), Assistente de Administração (9), Assistente de Atividades Educacionais (1), Auxiliar de Farmácia (1), Auxiliar de Saúde Bucal (3), Educador Social (3), Fiscal de Obras e Posturas (1), Fiscal de Tributos Municipais (1), Monitor de Desenvolvimento Infantil (4), Técnico Agrícola (1), Técnico de Enfermagem (12), Técnico em Contabilidade (1), Técnico em Radiologia (1);
Nível Superior: Advogado (1), Arquiteto (1), Assistente Social (2), Bioquímico (1), Contador (1), Controlador (1), Enfermeiro (4), Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (1), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Fisioterapeuta (2), Médico (3), Médico-Veterinário (1), Nutricionista (2), Odontólogo (2), Oficial de Administração (3), Professor Anos Iniciais do 1º ao 5ª ano (3), Professor Anos Iniciais do 1º ao 5ª ano (10), Professor de Artes (6), Professor de Educação Física (4), Professor de Educação Infantil (4), Professor de Letras (1), Professor de Língua Portuguesa (1), Professor de Matemática (2), Psicólogo (2).
A carga horária será de 20 a 40h semanais, de acordo com o cargo
Inscrições
As inscrições serão realizadas na sede da Prefeitura Municipal de Aral Moreira, sito à Rua Bento Marques, 795, Centro, em Aral Moreira - MS, nos dias úteis, no período de 06 a 17 de fevereiro de 2012, nos horários das 7h30min às 11h3Omin e das 13h00min às 17h00min.

Taxas
Cargos de nível superior: R$ 80,00;
Cargos de nível médio: R$ 50,00;
Cargos de nível fundamental e fundamental incompleto: R$ 30,00.

Provas
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 25 de março de 2012. Os locais e horários de realização das Provas Escritas constarão em edital específico que será publicado no mural da Prefeitura Municipal de Aral Moreira, na imprensa oficial do Município e no site http://www.aralmoreira/. ms.gov.br.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Aral Moreira – Mato Grosso do Sul

Concurso Prefeitura de Antonina (PR) 2012

A Prefeitura de Antonina, Estado do Paraná, publicou edital para realização de concurso público. A oferta é de 47 vagas de nível médio e superior, com remuneração variável entre R$ 622,00 e R$ 1.605,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Fica reservado aos candidatos portadores de necessidades especiais, das vagas gerais ofertadas 2%.

Cargos

Professor, Técnico em Enfermagem, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 16 de fevereiro de 2012, através do site http://www.exatuspr.com.br/ e/ou http://www.antonina.pr.gov.br/, mediante o pagamento de taxa de R$ 20,00 ou R$ 40,00.

Prova

A prova objetiva será realizada em dia, local e horário a serem divulgados junto com o edital de homologação das inscrições, nas dependências da Prefeitura Municipal de Antonina, IOMA, DIOE, no Jornal O Antoninense e nos sites http://www.exatuspr.com.br/, http://www.leismunicipais.com.br/ e http://www.antonina.pr.gov.br/.
Os gabaritos serão divulgados após a aplicação das provas, em edital nas dependências da Prefeitura de Antonina, Câmara Municipal de Antonina, no Jornal O Antoninense, IOMA, DIOE e nos sites http://www.exatuspr.com.br/; http://www.leismunicipais.com.br/ e http://www.antonina.pr.gov.br/.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a serem contados da data da publicação do ato de homologação do resultado final do concurso, prorrogável uma única vez, por igual período, desde que haja interesse da administração.

Saiba mais

» Edital Prefeitura de Antonina – Paraná

Concurso Prefeitura de Pato Branco - PR

Em Pato Branco, no Estado do Paraná, haverá concurso público com diversas vagas em seu quadro de pessoal, dando oportunidade de trabalho a quem tem se preparado para uma carreira segura. O concurso abre 87 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 9.654,11. Confira o edital.
Os interessados poderão se inscrever no período de 02 a 26 de fevereiro de 2012, no endereço eletrônico http://www.aocp.com.br/, e a taxa varia entre R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 80,00, de acordo ao nível de escolaridade exigido pelo cargo.
A prova será aplicada na data provável 1º de abril de 2012, em horário e local a serem informados no site de inscrição. O gabarito preliminar e os cadernos de questões serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva.
A prova de títulos, de caráter classificatório, será realizada para os cargos de nível superior: professor e procurador e somente serão avaliados os títulos dos candidatos considerados aprovados na prova objetiva.
O resultado final do concurso público será homologado pelo Prefeito do Município, momento a partir do qual passará a ser contada a validade do processo, que será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Saiba mais

Concurso UFBA 2012

A Universidade Federal da Bahia - UFBA, lançou edital nº 01/2012 para realização de concurso público destinado ao provimento de 53 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração varia de R$ 1.234,73 a R$ 2.989,33.
A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, com períodos de 8 horas diárias, compreendidos entre 7 horas e 22 horas e 30 minutos, ou ainda em regime de plantão, de acordo com as necessidades da Instituição.
As oportunidades são para os cargos de Contador, Farmacêutico/Assistência Farmacêutica, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação/Analista de Negócios, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Bibliotecário/Documentalista, Biólogo, Jornalista, Músico/Cantor/Soprano, Músico/Cantor/Mezzo Soprano, Músico/Percussão, Pedagogo, Restaurador, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, entre outros.

O candidato deverá requerer sua inscrição no período de 10 de fevereiro a 12 de março de 2012, pela Internet, no endereço http://www.concursos.ufba.br/.

Será cobrada taxa de inscrição de acordo com a classe funcional:
Classe E: R$ 60,00;
Classe D: R$ 45,00;
Classe C: R$ 35,00;
Classe B: R$ 25,00.

As provas escritas serão realizadas no dia 22 de abril de 2012, nas cidades do Salvador, de Barreiras, de Vitória da Conquista e de Cruz das Almas, das 13h10 às 17h10, incluído o tempo de preenchimento da Folha de Respostas.

O resultado do Concurso será divulgado na Internet, até o dia 15 de maio de 2012.

O prazo de validade do Concurso é de 2 (dois) anos, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFBA.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Pacajá - PA 2012

A Prefeitura parense de Pacajá publicou edital de concurso público. O objetivo da Administração Municipal é dar provimento a 288 vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior, oferecendo salários de até R$ 6.100,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Do total de oportunidades abertas, 127 serão para admissão imediata e 161 servirão para formação de um cadastro de reservas, de acordo com a necessidade da Administração Pública Municipal.
Cargos: Merendeira, Gari, Coveiro, Almoxarife, Jardineiro, Servente de Pedreiro, Fiscal de Obras, Fiscal de Terras, Auxiliar de Operador de Equipamento de Sonorização, Auxiliar de Mecânico, Visitador Social, Auxiliar de Laboratório, Microscopista, Agente Comunitário de Saúde, Regente de Fanfarra, Monitor de Banda de Música, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Informática - Desenvolvedor, Engenheiro Civil, Médico, Farmacêutico Bioquímico, Professor e Técnico Pedagógico.

Inscrições: O concurso público estará a cargo da Fundação João do Vale e as inscrições serão realizadas por meio de sua página na internet (http://www.fundacaojoaodovale.com.br/), até o dia 04 de fevereiro de 2012. As taxas variam entre R$ 35,00, R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo.
Provas: As provas serão realizadas na cidade de Pacajá - PA, possivelmente no dia 26 de fevereiro de 2012, com duração de 4 horas. Os candidatos poderão retirar o seu cartão de confirmação de inscrição com o local da prova no site da Fundação João do Vale a partir do dia 10 de fevereiro de 2012.
O gabarito oficial da prova escrita será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2012.

Validade: O concurso valerá por de 2 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Gaúcha do Norte (MT)

A Prefeitura de Gaúcha do Norte, Estado de Mato Grosso, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários do município. Estão disponíveis 148 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 8.400,00. Confira o edital.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 02 de março de 2012, das 08h às 12h, de segunda a sexta­-feira, na Prefeitura Municipal, situada à avenida Brasil, nº 1298, centro da cidade, ou nos endereços eletrônicos  http://www.acpi.inf.br/ e http://www.gauchadonorte.mt.gov.br/ e a  taxa varia entre  R$ 30,00 R$ 50,00 e R$ 80,00.
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 25 de março de 2012, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível nos endereços eletrônicos http://www.acpi.inf.br/ e http://www.gauchadonorte.mt.gov.br/  e afixado no local de costume.
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas.
O resultado final do concurso público será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos, e será publicado nos sites http://www.acpi.inf.br/ e http://www.gauchadonorte.mt.gov.br/ e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da Administração Pública.

Saiba mais

Vagas no Hospital Materno-Infantil e Ginecológico do Rio de Janeiro

O Centro de Estudos e Pesquisas 28 (Organização Social em Saúde) publicou edital de processo público destinado a selecionar servidores para admissão imediata e futura (cadastro reserva). A seleção virá atender às necessidades do Hospital Municipal Materno-Infantil e Ginecológico, da Zona Oeste, que será localizado na Praça 1º de Maio, em Bangu, município do Rio de Janeiro.
Remuneração
Além do vencimento mensal de até R$ 9.327,00, serão oferecidos alimentação e benefícios previstos em Lei/Convenção Coletiva de cada cargo. Os novos funcionários serão contratados através do Regime Celetista e serão avaliados no período de 90 dias, conforme artigo único 445 da CLT.
Cargos
As vagas oferecidas são para os cargos de Assistente Administrativo, Agente de Documentação Médica, Auxiliar de Diagnósticos, Auxiliar de Serviços Gerais, Maqueiro, Oficial de Farmácia, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Assessor Administrativo, Assistente Social, Enfermeiro (Obstetra, Neonatologista, Generalista), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Anestesistas, Clinica Médica, Ginecologista, Hematologista, Infectologista, Neonatologista, Obstetras, Patologista, Psiquiatra, Radiologista, Sanitarista, Ultrassonografista e Farmacêutico.
Inscrições
As inscrições e demais etapas da seleção estão sob a responsabilidade técnica do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, que também disponibilizou o site (http://www.ibfc.org.br/) para realização da inscrição. O período de inscrição será de 06 de fevereiro a 11 de março de 2012 e a taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo desejado.
Provas

A aplicação da prova objetiva está prevista para 25 de março de 2012, podendo ser alterada por critério do IBFC e anuência do CEP28. Os locais e o horário de realização da prova objetiva serão publicados na internet no endereço eletrônico http://www.ibfc.org.br/, na data provável 20 de março de 2012.

O Gabarito das Provas Objetivas será divulgado no endereço eletrônico http://www.ibfc.org.br/, em até 24 horas após a aplicação da mesma.
Validade

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contados a partir da data do resultado final, podendo, a critério do CEP28, ser prorrogado uma vez por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Volta Redonda - RJ abre processo seletivo

A Prefeitura de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Administração, publicou edital de Processo Seletivo Público para a contratação de guarda sanitário. São ofertadas 30 vagas de nível fundamental completo.

O processo seletivo será realizado nos termos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e o salário será de R$ 684,20, além de demais vantagens.

As inscrições serão realizadas no dia 03 de fevereiro de 2012, no período de 13:30 às 17:00 horas, no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, situado a Rua Pedro Lima Mendes, n° 495 - Bairro Aero Clube, Volta Redonda - RJ.

O certame constará de uma Prova de Conhecimentos a ser realizada no dia 05 de fevereiro às 9 horas, no Colégio Getúlio Vargas, situado a Rua 154, n° 783 - Bairro Laranjal - Volta Redonda.

O resultado estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Volta Redonda (http://www.portalvr.com/), afixados nos postos de inscrição e na Secretaria Municipal de Saúde no dia 13 de fevereiro de 2012.

Concurso Prefeitura de Terra Nova do Norte (MT)

Anunciada a realização de processo seletivo simplificado para ocupação de postos na Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, Mato Grosso, regido pelo Edital 01/2012. Estão disponíveis 58 vagas em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 8.600,00.
As oportunidades são para os cargos de Adjunto de Operações, Auxiliar de Limpeza e Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista CNH “D”, Operador de Máquinas I CNH “C”, Pedreiro, Vigia, Auxiliar de Nutrição e Limpeza, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Fiscal de Tributos, Instrutor de Programas Sociais, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio-X, Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Farmacêutico Generalista, Engenheiro Civil, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.
As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 12 de fevereiro de 2012,  através do endreço eletrônico http://www.terranovadonorte.mt.gov.br/  e a taxa varia de acordo ao cargo, nos valores de R$ 25,00 R$ 40,00 ou R$ 70,00.
A prova objetiva terá duração de quatro horas e será aplicada na data provável 26 de fevereiro de 2012, no turno da manhã, e será confirmada por Edital Complementar na divulgação das inscrições homologadas, através do site http://www.terranovadonorte.mt.gov.br/, na data provável 16 de fevereiro de 2012.
O gabarito das provas objetivas será publicado no mural do paço municipal e no site http://www.terranovadonorte.mt.gov.br/ no dia seguinte à realização das mesmas.
Para os candidatos aos cargos de Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista CNH “D", Operador de Máquinas I CNH “C”, Pedreiro e Eletricista haverá aplicação de provas práticas.
A divulgação do resultado final do concurso acontecerá provavelmente no dia 09 de março de 2012 e será exposta no mural da prefeitura e no site  www.terranovadonorte.mt.gov.br. O prazo de validade do processo seletivo será de um  ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração.

Prefeitura de São Miguel do Tapuio (PI) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, Estado do Piauí, lançou edital o (nº. 001/2012) de processo seletivo. A seleção visa o preenchimento de 49 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 6.050,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever neste concurso público, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência, e a elas são reservadas 5% das vagas oferecidas.

Cargos

Vigia, Professor, Nutricionista, Educador Físico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Artesão, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Educador Físico, Assistente Social, Psicólogo, Médico, Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Auxiliar de farmácia e Digitador.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas no período de 03 a 16 de fevereiro de 2012, somente de forma presencial, das 8h às 17h (segunda a sexta-feira) e no sábado até o meio-dia na sede da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, e na sede do Instituto Excelência (segunda a sexta-feira) em horário comercial.
As taxas variam conforme o nível de escolaridade:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 40,00, 50,00 e 60,00.

Prova

A prova está prevista para 26 de fevereiro de 2012, na cidade de São Miguel do Tapuio, das 9:00 às 11h 30 min. (horário oficial do Estado do Piauí).
O gabarito será divulgado na data provável de 27 de fevereiro de 2012, a partir das 15h na Secretaria Municipal de Educação e a partir das 18h no http://www.gabrielexcelencia.com.br/.

Validade

O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades da administração pública, ou até a realização de concurso público para as vagas aqui disponíveis.

Concurso Prefeitura de Braúna (SP)

A  Prefeitura Municipal de Braúna,  Estado  de  São  Paulo, anunciou a realização de concurso público e processo seletivo para provimento de cargos vagos no quadro de pessoal do município. A empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda é a responsável pela seleção, que oferece 21 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, como decifrado abaixo.

Cargos e vagas do processo seletivo: professor (06) e assistente social (01).

Cargos e vagas do concurso público: ajudante geral (07), operador de máquinas (01), oficial administrativo (01), enfermeiro (01), engenheiro agrônomo (01), engenheiro civil (01), instrutor de atividade complementar (01), e médico clínico geral (01).

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente na Sede da Prefeitura Municipal, situada à av Barão  do  Rio  Branco,  485  -  centro, no período de 06 a 17  de  fevereiro  de  2012,  das 9h00min às 11h00min e das 13h00min às 16h00h. A taxa varia entre os cargos nos valores de R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 55,00.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 11 de março de 2012, com início  às  09h00  e  término às  12h00, e os  locais  de  realização   serão  divulgados  na  internet,  no  endereço  eletrônico  http://www.milconsultoria.com.br/,  no  Quadro  de  Avisos  na  Prefeitura  Municipal  e  na  imprensa escrita, em 28 de fevereiro de 2011.

O  gabarito  será  publicado  no  dia  12  de  março  de  2012 pela internet.

A homologação do concurso será realizada pela Prefeitura Municipal de Braúna e publicada no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br/, na imprensa escrita e afixada no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Braúna.

A validade do certame será de dois anos,  prorrogável  por  igual  período,  a  critério  da  Administração  Pública  Municipal,  a  contar  da  data  de homologação do certame.

Prefeitura de Timbaúba (PE) lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo da Prefeitura de Timbaúba, Estado do Pernambuco, oferecendo 03 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias e formação de cadastro reserva. O salário é de até R$ 626,75 e carga horária de 40 horas semanais.
Aos candidatos com deficiência fica assegurado o direito de se inscrever no presente concurso público para concorrer a uma vaga no cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência que são possuidores, sendo reservado o percentual de 10% das vagas oferecidas.
Os interessados têm até o dia 04 de março de 2012 para efetuar a inscrição, através do site www.ipad.com.br/selecaoacetimbauba2012pagando uma taxa fixada em R$ 40,00.
A prova objetiva está prevista para 25 de março de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 15 de março de 2012.
O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia 26 de março de 2012, através do site www.ipad.com.br/selecaoacetimbauba2012.
O processo seletivo de Timbaúba terá o prazo de validade de dois anos, a contar da data da publicação do ato de sua homologação, divulgado no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, por igual período, desde que haja interesse da administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Estância - SE 2012

A Prefeitura de Estância, Estado de Sergipe, divulgou edital Nº 002/2011 de concurso público para provimentos de várias vagas. O certame será executado pela Exatus Promotores de Eventos e Consultoria.

O concurso oferece 242 vagas, em cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 10.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, médico, psiquiatra, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, merendeiro, serviço social, agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, fiscal municipal, guarda municipal e entre outros.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 06 de fevereiro de 2012, através do endereço eletrônico http://www.exatuspr.com.br/.

Taxas
As taxas cobradas são de:
R$ 10,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 30,00 para nível médio;
R$ 50,00 para nível superior.

Provas
As provas escritas serão realizadas na cidade de Estância (SE), possivelmente no dia 04 de março de 2012. Em princípio, as provas serão realizadas no próprio município, mas há a possibilidade de ser aplicada em regiões circunvizinhas. No site da organizadora (http://www.exatuspr.com.br/) estarão disponíveis todas as informações sobre o certame.

Gabaritos
Após a aplicação das provas escritas, os gabaritos preliminares serão divulgados nos mesmos endereços, no primeiro dia útil subsequente à realização das provas. 

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos contado da data de sua homologação, podendo antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo, por ato expresso do Prefeito Municipal de Estância.

Saiba mais

Propagandas antigas: Mulheres na propaganda

tayuya

A mulher na publicidade em 1924. Anúncio do ‘Tayuya de S. João da Barra’ para sífilis e ‘impureza do sangue’, sabão Aristolino para a beleza da pele e xarope de Gridélia para tosse.
Revista Vida Moderna, 16 de outubro de 1924

Fonte Estadão

Escolas de samba ganham campanha contra Aids

Foco da iniciativa é o uso da camisinha, principalmente entre jovens gays

A campanha pelo uso da camisinha no carnaval já começa amanhã nas quadras das principais escolas de samba da capital paulista, com foco nos jovens gays.

"Tem um incentivo cada vez maior em dialogar com a população de gays, principalmente os mais jovens, grupo que tem apresentado um aumento importante no número de casos de Aids", diz a diretora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna.

Essa tendência pode ser observada no Boletim Epidemiológico Aids e DST de 2011: dos jovens de 15 a 24 anos infectados pelo HIV em 2010, 46,4% eram homens que faziam sexo com outros homens - em 1990,essa parcela era de 25,2%.

Além disso, jovens gays de 18 a 24 anos têm risco 13 vezes maior para a doença do que o observado na população jovem em geral.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde prevê a distribuição de 60 mil preservativos só nessas duas semanas que antecedem o carnaval. Os foliões também receberão leques que terão o samba-enredo da escola junto com mensagens educativas, e poderão tirar suas dúvidas com os agentes.

Fonte R7

Homem de 56 cm quer receber título de menor homem no mundo

http://i2.r7.com/000_Del6094042.jpg
Nepalês Chandra Bahadur Dangi tem 72 anos, pesa 12 quilos e é saudável

Chandra Bahadur Dangi, um nepalês de 72 anos de idade, alega ser o menor homem do mundo.

Ele mede 56 centímetros de altura, pesa 12 quilos e está com a saúde perfeita, segundo sua família. As informações são da France Presse.

Para conferir se de fato ele é o menor homem do planeta, uma equipe de especialistas do Guinness Book, o livro dos recordes, pretende viajar ao distrito de Jhapa, no sudeste do Nepal, onde Dangi mora.

Por lá, vão conferir todas as medidas do nepalês.

Fonte R7

Deputados tchecos propõem o uso da maconha para fins terapêuticos

Médicos do país creem que substância da erva ajuda a atenuar dores e desnutrição

Um grupo de deputados tchecos solicitou ao governo a aprovação de uma lei que permite o uso terapêutico da Cannabis sativa.

"Não se trata da liberação do uso da maconha, mas de legislar seu uso terapêutico", declarou em entrevista coletiva o deputado conservador e antigo prefeito da capital Pavel Bem.

A República Tcheca pretende se unir neste ano ao grupo de países da União Europeia que permite essa substância na medicina.

O projeto de lei prevê a criação de uma agência de controle do cultivo e importação, responsável também por intermediar a distribuição "para garantir preços baixos", informou Jindrich Voboril, coordenador nacional antidroga do governo.

Está prevista a existência de três a dez produtores oficiais da substância, que estarão sob uma severa supervisão para evitar que a droga abasteça o mercado ilegal, acrescentou.

Também será criada uma receita eletrônica que a polícia terá acesso para evitar abusos, lembrou Voboril.

O projeto exclui o uso da Cannabis para crianças e jovens. "Acho que a lei será aprovada neste ano, para entrar em vigor em 2013", afirmou o presidente da Câmara baixa, Miroslava Nemcova.

As legislações israelense, holandesa e canadense serviram de modelo para o projeto de lei.

Há consenso entre médicos e neurologistas do país que a maconha ajuda a atenuar dores crônicas neurológicas, assim como a desnutrição severa e falta de apetite e distúrbios neurológicos.

Os deputados pretendem permitir aos pacientes com câncer o uso da substância para aliviar as dores.

Fonte R7

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção da aids no carnaval

Brasília – Os jovens de 15 a 24 anos, principalmente gays, são o foco da campanha de prevenção da aids no carnaval 2012,  lançada  pelo Ministério da Saúde. O lançamento será na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, no Rio de Janeiro

O aumento da incidência da doença entre gays dessa faixa etária chama a atenção das autoridades de saúde. O crescimento foi de 10,1%, conforme dados divulgados pelo governo federal no fim do ano passado. Em 2010, para dez heterossexuais com aids, existiam 16 homossexuais. Em 1998, a relação era de 10 para 12.

Em 2011, o governo deu início a ações para conter o avanço da aids entre os jovens, usando as redes sociais para comunicar-se com esse público.

Antes e durante o carnaval, o governo deve veicular mensagens na televisão e no rádio alertando para a importância do uso do preservativo. Após a festa, serão divulgadas mensagens estimulando a população a fazer o teste rápido da aids para o diagnóstico da doença, como foi feito nos anos anteriores.

Fonte Agência Brasil

Dengue na minha casa não entra!

Governo repassa R$ 4,5 milhões para o combate a hepatites virais em quatro estados

Brasília - O Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 4,5 milhões para ações de combate à hepatite viral nos estados do Acre, Espírito Santo, de Minas Gerais e Sergipe, este ano. A portaria foi publicada ontem (2) no Diário Oficial da União.

A hepatite viral é a forma mais comum da doença na maior parte do mundo, causada principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Para o Distrito Federal, os estados e municípios serão distribuídos R$ 30 milhões para ações de combate ao HIV/aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Há cerca de dois anos, as ações de estímulo ao diagnóstico e prevenção dessas doenças foram ampliadas por uma decisão do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos em parcela única para os fundos de Saúde municipais e do Distrito Federal.

Fonte Agência Brasil

Fundação do Câncer antecipa campanha mundial de combate à doença

Rio de Janeiro - Membro da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC), a Fundação do Câncer antecipou pelas redes sociais (Facebook e Twitter) e, também, na página oficial que mantém na internet, as ações relativas ao Dia Mundial Contra o Câncer, no próximo sábado (4). A campanha mundial de prevenção e combate ao câncer deste ano tem como tema Juntos É Possível.

A antecipação da campanha pelas redes sociais tem como objetivo ampliar a mobilização em torno do assunto. “Você consegue ter uma abrangência maior. Não dá para ficar fora [das redes sociais]. Ainda mais quando estamos falando de prevenção e detecção precoce dessa doença”, disse a assessora da fundação Claudia Gomes.

De acordo com a UICC, mais de 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo recebem, a cada ano, diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. Caso não sejam tomadas medidas eficazes de combate ao câncer, a projeção é que o número de novos casos no mundo alcançará 26 milhões até 2030, com 17 milhões de mortes. A UICC avalia que essa estimativa está relacionada à incidência da doença em países de baixa e média renda.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, a previsão para 2012 é de surgimento de mais de 500 mil casos no Brasil. O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças do coração.

Claudia Gomes disse que a campanha pretende mostrar que “é possível que essa doença seja prevenida, detectada e tratada precocemente”.

Mas ela chamou a atenção para o aumento do número de mulheres fumantes no Brasil, identificado pelo Inca desde o ano passado. “Quando a gente fala da mobilização das pessoas para uma qualidade de vida melhor, isso significa evitar fumar e evitar excesso de bebida alcoólica, além de manter uma atividade física regular e uma alimentação saudável. Esses são fatores de proteção”.

A campanha de combate ao câncer prevê a realização de dois eventos este ano, para mobilizar a sociedade: um show com vários artistas em abril e uma corrida de rua, em novembro.

Fonte Agência Brasil

Anvisa publica cartilha com orientações para trabalhadores rurais sobre como evitar intoxicação com agrotóxicos

Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou uma cartilha com orientações para trabalhadores rurais que trabalham com agrotóxicos. O objetivo é que eles saibam como evitar intoxicações.

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmcaológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2009, foram registradas 188 mortes por agrotóxicos e 11.641 casos de intoxicação. O agrotóxico de uso no campo é a segunda causa de intoxicação no país, ficando atrás apenas dos medicamentos, que somaram 26.540 registros no mesmo ano.

A cartilha cita quais são os principais sintomas de intoxicação aguda, seja pela respiração, boca ou contato com a pele, e como a pessoa deve agir. Alguns dos efeitos são inchaço no corpo, alergias, dor de cabeça, câimbras, vômitos, dificuldade de respirar e irritação na pele. Nos casos agudos, a contaminação pode provocar impotência, aborto e depressão.

O material orienta o agricultor a comprar o agrotóxico seguindo as recomendações de um agrônomo, que vai indicar a substância adequada para o tipo de plantação e a dose certa. Outras dicas são sobre o transporte, armazenamento e descarte correto das embalagens.

De acordo com a Anvisa, 20 mil exemplares da publicação foram distribuídos para as vigilâncias sanitárias estaduais, a Associação Brasileira de Supermercados, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e os ministérios da Agricultura e Saúde.

A cartilha também está disponível no site da Anvisa.

Fonte Agência Brasil

Governo vai oferecer testes rápidos de aids no carnaval

Rio de Janeiro - O governo vai oferecer testes rápidos de aids durante o carnaval nas cidade onde ocorrem as principais festas no país. A medida foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento da campanha do Carnaval contra a Aids, que este ano vai priorizar os jovens gays de 15 a 24 anos.

Padilha explicou que os testes rápidos, batizados de Fique Sabendo, fornecem os resultados em até 20 minutos. "O teste rápido é quase imediato. Demora de 15 a 20 minutos. Faz o teste e recebe orientação de profissionais de saúde", disse Padilha.

Em Salvador, Olinda e Recife, haverá locais de testes em pontos estratégicos. Durante o carnaval o ministério vai repassar 70 milhões de preservativos aos estados. Dados do ministério indicam que a contaminação por aids caiu 20,1% entre os jovens heterossexuais de 15 a 24 anos, entre 1998 e 2010, mas aumentou 10,1% entre gays na mesma faixa etária.

O conceito da campanha será Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua.

Fonte Agência Brasil

Prefeito do Rio quer que rede privada de hospitais também preste atendimento básico a doentes com dengue

Rio de Janeiro – Em visita  a um posto de hidratação contra dengue em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes disse que a rede de hospitais particulares da cidade vai ter que dar a pacientes com a doença o mesmo tratamento básico (que inclui a hidratação) prestado pela rede pública. Segundo Paes, "um terço das mortes provocadas pela dengue em 2011 veio da rede privada".

Ele também voltou a alertar que a cidade pode ter uma epidemia de dengue e que o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, depende de uma ação coletiva. “Dois terços dos casos a gente pega em casa. Então, está na sua casa aquilo pode deixar seu filho doente, que pode deixar sua família doente, seus amigos, está aí perto de você”, disse ele se dirigindo aos moradores do Rio.

O último levantamento apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, referente ao mês de janeiro, apontou 1.234 casos da doença. As áreas com maior incidência de pessoas infectadas estão nas zonas norte e oeste da cidade, onde foram registrados os únicos casos do tipo 4 de dengue, com seis infectados. Apesar dos números apresentados serem preocupantes, a prefeitura do Rio informou que não há registro de mortes desde o início do verão.

Para o secretário de Saúde, Hanns Dohmann, a ausência de mortos, até o momento, deve-se ao maior envolvimento da população com os profissionais de saúde na busca precoce de tratamento. De acordo com Dohmann, se for necessário, as unidades de atendimento estão preparadas para atender a um grande volume de pessoas. “Neste momento, nós já temos mais que o dobro da capacidade de atendimento que tivemos em todo verão do ano passado”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que dos 30 polos de tratamento da dengue previstos para funcionar na cidade, 24 já estão operando e o restante será implantado de acordo com a evolução do índice epidemiológico. A população também pode contar com quatro polos de atendimento 24 horas, nas zonas sul e norte da cidade.

Fonte Agência Brasil

Municípios do Rio ganham veículos para apoiar ações de combate à dengue no estado

Rio de Janeiro – O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no estado do Rio de Janeiro, vai ter o apoio de veículos que auxiliarão os agentes de saúde. O Ministério da Saúde entregou ontem (2) à Secretaria Estadual de Saúde 40 carros que serão distribuídos aos municípios que se comprometeram a executar as ações recomendadas pela secretaria, dentro da campanha Dez Minutos contra a Dengue.

“Há quatro meses, a Secretaria de Estado de Saúde entrou em contato com todos os prefeitos e comunicou que aqueles que cumprissem as metas de combate à dengue, em relação aos agentes de endemia, planos de contingência para assistência, montagem de centros de hidratação, entre outros ganhariam o carro”, disse o secretário Sérgio Côrtes.

No mesmo evento, 15 municípios fluminenses que demonstraram interesse em aderir ao Programa de Modernização e Ampliação de Leitos em hospitais públicos foram contemplados com 81 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) pelo governo do estado. Entre os beneficiados estão Barra Mansa, Valença, Petrópolis, Rio Bonito e Campos dos Goytacazes que foi o primeiro a receber a doação de leitos de UTI, com 18 unidades.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o problema da demora no atendimento médico, em municípios com número pequeno de habitantes, é uma das prioridades do Ministério da Saúde. “Um esforço permanente em melhorar a saúde não só no Rio, mas em todo o Brasil. A população tem apontado alguns problemas na saúde, que são as prioridades do ministério. Por isso o tema do acesso é um tema de grande prioridade para todos nós”, disse.

Fonte Agência Brasil