Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

No carnaval, na empolgação rola de tudo. Só não rola sem camisinha.Bom carnaval à todos!

Andar sem cinto no banco de trás é perigoso para passageiro e motorista

É obrigatório, mas mais da metade dos passageiros que andam no banco de trás dos carros não usa o cinto de segurança. Com a chegada das férias, o movimento nas estradas cresce e deve aumentar também a preocupação com acidentes.

Por isso, o Bem Estar abordou esse tema tão importante para a segurança, principalmente das crianças. Recebemos o cirurgião Renato Poggetti, especialista no atendimento a vítimas de acidentes, e a educadora Alessandra Françoia, da organização não-governamental Criança Segura, que trabalha na prevenção de lesões no trânsito.
arte cinto atrás (Foto: arte / G1)
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 mostrou que 62,7% dos passageiros que andam no banco de trás dos carros ou vans não usam o cinto de segurança. Na frente do veículo, o número cai para 27,8%.

O dispositivo nunca pode ficar na altura do pescoço, seja do passageiro ou do motorista, da criança ou do adulto. Presilhas para deixá-lo mais folgado também devem ser evitadas, pois reduzem a eficiência. Outra dica é usar sempre o cinto de três pontos, que protege o tórax e o abdômen – infelizmente, muitos carros, principalmente os mais velhos, não têm esse modelo no no banco de trás.

A preocupação maior é com as crianças, já que acidentes de trânsito são a maior causa de morte para pessoas entre 5 e 14 anos. Antes dos 10 anos, elas não podem andar no banco do carona. Abaixo disso, há orientações sobre como transportá-las, dependendo da idade e do peso.
Até completar 1 ano (9 kg), as crianças devem andar em assentos infantis com leve inclinação, no sentido inverso ao da posição normal dobanco do automóvel. Depois, entre 1 e 4 anos (cerca de 18 kg), o assento deve ficar bem vertical, voltado para o painel dianteiro e, sempre que possível, mantido na posição central do banco traseiro. Até os 10 anos, o correto é usar um assento de elevação em conjunto com o cinto de segurança. Nenhum assento infantil deve ser colocado no banco dianteiro.

Quando a criança puder colocar o cinto de segurança, uma faixa deverá passar sobre o ombro e pelo tórax, enquanto a outra deve ficar apoiada no quadril ou na parte superior das coxas.

Até os 14 anos, idade em que já é permitido andar no banco da frente, o sistema de airbag deve ser desativado, pois pode ser mais perigosos pra as crianças que um acidente em si.

Fonte G1

‘Origami de DNA’ pode tratar câncer e outras doenças, diz estudo

Pedaços de DNA transportam 'mensagens' de autodestruição a células cancerígenas. (Foto: Science)
Pedaços de DNA transportam 'mensagens' de
autodestruição a célula cancerígena.(Foto: Science)
Americanos criam pequeno robô para transportar moléculas a células.Trabalho foi divulgado na edição desta semana da revista 'Science'.

Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram um pequeno robô feito com partes de DNA que serve para transportar pequenas moléculas para dentro de células do corpo humano.

Essa tecnologia pode permitir que instruções sejam repassadas a células, como no caso das cancerígenas, que podem se autodestruir (apoptose).

O estudo foi divulgado na revista "Science" desta semana. O método "origami" utiliza formatos tridimensionais de DNA e é o primeiro a usar pedaços para transmitir "mensagens moleculares".

A técnica foi desenvolvida com base na própria ação de algumas das células de defesa do corpo humano, conhecidas como glóbulos brancos.

A vantagem do uso do próprio DNA como meio transportador está no fato do material ser biodegradável e compatível com o corpo humano. Na pesquisa dos cientistas de Harvard, as células de dois tipos de câncer foram atacadas: as de linfomas e as de leucemias.

Fonte G1

Alimentos são capazes de exercer a mesma função dos complementos sintéticos

O desenvolvimento muscular não depende exclusivamente do consumo de suplementos sintéticos. Com uma dieta rica em alimentos proteicos, ingerida em horários corretos, também se consegue a boa forma

É difícil conceber um atleta sem imaginar um corpo bem torneado, repleto de músculos trabalhados — resultado de várias horas de exercíos. O físico admirável muitas vezes tem a ajuda de suplementos para realçar as formas, mas existem alimentos do dia a dia capazes de exercer a mesma função dos complementos sintéticos. É uma regra básica: a musculatura é formada a partir das proteínas, que são cadeias de aminoácidos. Para ganhar massa muscular, é preciso ingeri-los. Caso contrário, o efeito do exercício não aparecerá.

“Quando a gente fala em crescimento muscular, somos obrigados a tratar de aminoácidos e proteínas, que devem estar na dieta de qualquer atleta”, recomenda o nutricionista Gustavo Carvalho. “Para os praticantes de enduro, uma atividade que depende de energia, a proteína é fundamental. Para quem prefere exercícios mais leves, como a musculação, a quantidade pode ser menor”, diz o especilista, alertando que a ingestão necessária depende da rotina do indivíduo, mas gira em torno de 1g a 3g por quilo do peso corporal.

Mesmo sem saber, muita gente já tem dieta de esportista, pois um grupo de alimentos básicos são os mais indicados. É o caso da fisiculturista Bárbara Maltez, que, quando resolveu investir na musculação, nem precisou mudar a dieta de maneira drástica. Lendo revistas e com acompanhamento de nutricionista, ela descobriu que consumia um cardápio correto, porém abaixo da quantidade necessária. A vendedora, de 23 anos, precisou apenas reforçar a quantidade de ovos, carnes, peixes e queijos, além de se alimentar na hora certa, sem fugir da dieta.

As proteínas de origem animal são consideradas as melhores para os músculos e têm uma maior aceitação do corpo. Nesse grupo, entram carne, frango, leite e derivados. Mas também é possível se nutrir com os alimentos de origem vegetal, como soja, feijão e outros grãos.

Até mesmo o tradicional arroz com feijão de cada dia entra na lista. A dupla é uma combinação perfeita, já que os aminoácidos do feijão se unem aos do arroz e formam proteína, ajudando a reparar os músculos. O arroz também é fonte de carboidrato, o que dá energia.

Formadores de proteínas
Os aminoácidos são formadores de proteínas e tecidos musculares. Além disso, todos os processos fisiológicos dependem dos aminoácidos, que estão ligados à produção de energia do músculo. Há nove tipos de aminoácidos essenciais, que conseguimos ingerir, e outros 14 que são sintetizados por meio dos nove já existentes no organismo humano.

Uma dose de gordura
Quando se busca o desenvolvimento muscular, o consumo de gordura também não pode ficar de fora, pois é ela quem incentiva a fomação de hormônios. “Qualquer fonte de proteína terá um teor de gordura que, não sendo alto, é aconselhável. A construção muscular se dá também por meio dos hormônios, são parte da receita”, diz o nutricionista Gustavo Carvalho.

Segundo o nutricionista Leandro de Brito, no entanto, não basta pensar nos músculos. É preciso lembrar de fortalecer também a estrutura óssea, ingerindo cálcio junto dos alimentos hiperproteicos, já que a musculatura não se sustentará sozinha.

Busque o caminho natural
É sempre preferível ingerir um produto natural, mas nem sempre parece possível e as pessoas optam por suplementos e shakes. O que mais incentiva esse ato, segundo os nutricionistas, é o aspecto perecível dos alimentos.

“Se você vai consumir atum ou frango, é mais complicado de levar para o trabalho do que um shake, ao qual basta adicionar água e beber. Para levar um ovo, por exemplo, é preciso ter um lugar para guardar, senão estraga”, exemplifica o nutricionista Gustavo Carvalho, que, apesar dessa pequena dificuldade, induz primeiro o consumo de alimentos naturais e, apenas depois, algum suplemento.

De acordo com o especialista, é possível ganhar massa muscular apenas com boa alimentação. “A maioria das pessoas que vem a uma consulta de nutrição busca acelerar o crescimento, mas não tem paciência e opta pela suplementação, que, como a palavra mesmo diz, é um complemento”, explica.

Fonte Correio Braziliense

DF: Grupo de frevo se apresenta no Hemocentro para incentivar doações de sangue

Jorge Carvalho dança com uma aluna para a plateia de doadores: atividade, segundo ele, 'potencializa o sangue' (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
A sala de espera da Fundação Hemocentro de Brasília se transformou em um grande palco para o frevo. O trio comandado pelo professor do ritmo Jorge Marino de Carvalho, 69 anos, se apresentou na manhã de ontem para levar alegria a quem se dispôs a doar sangue.

Durante duas semanas, passaram pelo local representantes de escolas de samba, grupos culturais e de instituições públicas e privadas para incentivar a solidariedade. O Corpo de Bombeiros também é parceiro. Mais de 360 homens e mulheres do curso de formação para soldado doaram sangue.

Essas visitas fazem parte de uma campanha idealizada pela Fundação Hemocentro para incentivar a doação antes do carnaval. “A demanda por sangue pode aumentar devido à quantidade de acidentes, sem contar que muitas pessoas viajam e a cidade fica mais vazia. Precisamos fazer um trabalho preventivo”, explica a gerente do Ciclo do Doador, Ana Rita de Carvalho. Este ano, a fundação atingiu a meta. Ana Rita adianta que os estoques de sangue estão normalizados, mas lembra que isso não impede ninguém de ser solidário.

O Hemocentro realiza essa campanha há algum tempo, e, este ano, ganhou reforços com a apresentação de grupos culturais. “Realizamos essas atividades para atrair e fidelizar o nosso doador, para que ele se sinta acolhido aqui”, informa a gerente. Durante o ano, a média de doadores fica entre 200 e 250 pessoas por dia. Nos feriados prolongados, como no carnaval, esse número baixa para 180. Nesta semana, com o trabalho da fundação, o número de doadores chegou a 400 por dia. A programação termina hoje, com a apresentação da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte, a partir das 10h.

Fonte Correio Braziliense

Dez horas de cirurgia separam siameses de 1 ano e 3 meses em Goiás

Levi e Israel estavam unidos pela pelve e compartilhavam parte do intestino grosso: quadro complexo (Dr Zacharias Calil/AFP)
Mãe dos gêmeos siameses Israel e Levi, de 1 ano e 3 meses, a professora Simone Barbosa, 34 anos, já sonha com a nova rotina dos filhos. Depois de passada a angústia das 10 horas da cirurgia realizada ontem para separar as crianças, nascidas unidas pela bacia e pelo abdômen, ela pôde respirar aliviada e comemorar: “Os meninos estão reagindo muito bem.

Eles estavam entubados e agora estão recebendo oxigênio. Estamos muito felizes”, contou Simone ao Correio.

Segundo o cirurgião pediátrico responsável pelo procedimento, Zacharias Calil, as crianças estão estáveis e se recuperam bem. Esse foi o oitavo caso bem-sucedido entre 22 cirurgias do tipo realizadas por Calil em Goiânia nos últimos 12 anos.

Fonte Correio Braziliense

Humor: Lei seca

DF: Mesmo com a ameaça da PM, blitzes deverão ser rigorosas durante o carnaval

Apesar da operação tartaruga deflagrada anteontem pela Polícia Militar, a fiscalização da lei seca não deve dar descanso aos motoristas foliões.

De acordo com os órgãos de trânsito, agentes do Detran, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) farão blitzes nas ruas e nas rodovias que cortam o Distrito Federal entre hoje e terça-feira à noite. A PM também promete realizar barreiras de fiscalização, mas menos carros serão parados em razão do movimento da categoria.

No carnaval passado, seis pessoas morreram em acidentes de trânsito em estradas federais durante os cinco dias de festa, duas a menos do que em 2010, quando houve oito vítimas. O comandante interino do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPvr), major Hélio de Almeida, afirmou que a Operação Álcool Zero será mantida conforme o planejado. A meta é intensificar o policiamento e a fiscalização com pontos de bloqueio e aumento do efetivo nos setores de clubes e nas principais vias distritais. “Quem atua são policiais do serviço voluntário, previamente escalados. Independentemente do movimento (operação tartaruga), ele não afeta a nossa atuação para coibir o consumo de álcool associado à direção”, assegurou o major.

Enquanto isso, o Departamento de Trânsito (Detran) priorizará as ações educativas na porta de bares da Asa Sul e da Asa Norte, no setor de clubes e em Ceilândia, além dos locais onde os blocos de carnaval desfilarão. Na Estrutural, haverá caminhada pela paz. A intenção do Detran é manter este ano o desempenho de 2011, quando nenhuma pessoa morreu nas vias urbanas. Todas as seis vítimas registradas perderam a vida em rodovias distritais ou federais. “Vamos botar o teatro nas ruas e levaremos um caminhão munck com um carro batido. Na madrugada, vamos fazer quatro blitzes simultâneas, com cerca de 12 agentes por equipe, inclusive quando o dia já estiver amanhecendo”, afirmou o diretor-geral do Detran, José Alves Bezerra.

Fonte Correio Braziliense

Tempestade à vista: como controlar o medo no período de chuvas

Olhar para o céu e ser invadido por um sentimento de medo. Ter certeza que o dia terminará mal ou que desmarcar todos os compromissos e correr para casa é a melhor opção.

Nas últimas semanas, muitas pessoas têm se deparado com essas reações, e o motivo para o pânico quase coletivo tem certos fundamentos: a realidade nos grandes centros urbanos assolados pelo excesso de chuvas é presente quase todos os dias e não deixa ninguém esquecer que estamos todos à mercê da natureza, e quando esta se enfurece, os resultados podem ser catastróficos.

“Mas essa é uma possibilidade, não uma certeza”, afirma a psicóloga Cláudia Ballestero, presidente da Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade (Aporta). “O que acontece é que algumas pessoas ficam apreensivas, mas outras desenvolvem o medo e isso pode levar à fobia – um medo que muitas vezes não tem uma base racional e que paralisa o indivíduo”, complementa.

Aprendizagem por modelos de comportamento
Basicamente o sentimento de apreensão deixa margem para o planejamento de saídas para a situação imaginada. No caso do medo, a situação pode ser acrescida de cores dramáticas e um final imaginário catastrófico. Pessoas ansiosas podem chegar ao extremo e desenvolver a fobia, que anula qualquer ação de enfrentamento, fazendo que o indivíduo se isole para não se deparar com uma situação que ela acha não ter controle.

“Uma das formas que aprendemos a lidar com as situações na vida é por meio dos modelos. Nesse tipo de aprendizado, não é necessária a vivência pessoal, mas a observação dos modelos apresentados, das histórias de outras pessoas e das conclusões boas e ruins”, explica Cláudia.

No caso dos alagamentos e tragédias associadas às chuvas, essas histórias estão presente o tempo todo, em todos os lugares, seja na televisão, no rádio, nos jornais ou no relato de pessoas próximas (e de outras não tão próximas assim).

“Essa antecipação da situação catastrófica, que foi aprendida pela vivência alheia, gera uma série de ideias fixas e negativas, uma história mental com começo, meio e fim. Isso é observado especialmente nos indivíduos com predisposição para a ansiedade”, diz a psicóloga.

E esse sentimento de insegurança leva a uma esquiva que pode gerar uma paralisia da vida como um todo. Qualquer indício de chuva – e consequentemente da catástrofe que elas acham que pode acontecer – desencadeia essa situação, que pode acontecer em vários níveis.

Ciclo traumático
“Não é só a chuva em si, mas existem outras associações e traumas particulares paralelos: o indivíduo passa a pensar no dano econômico da perda de um bem de grande valor – como o carro – na segurança de familiares, no fato de estar anoitecendo – o que pode deixá-lo à mercê da violência urbana – e no comprometimento da própria saúde”, enumera Cláudia.

Esses comportamentos, alerta a psicóloga, também podem se refletir nos filhos, que acabam assimilando o estado de pânico e mesmo repassando para os colegas de escola. O pânico, dizem os especialistas, se espalha de forma similar aos vírus. Em casos extremos, pode levar à histeria coletiva.
A melhor coisa a fazer, indica a especialista, é ter uma visão racional do problema, não se deixar afetar apenas pelos fatos negativos que são apresentados. “Essas situações – os alagamentos – realmente acontecem, mas há muitas pessoas em São Paulo, por exemplo, que nunca tiveram problemas nesse período de chuvas. E há também aqueles que tiveram problemas menores, contornáveis, adaptáveis, como perder o carro, que pode ser algo muito ruim, mas não necessariamente é algo que se aproxime da morte ou da catástrofe”, diz.

Para a psicóloga, esses problemas devem ser enfrentados como situações de aprendizado, para compor um repertório de enfrentamento e que podem ajudar a lidar com problemas similares no futuro. Dessa forma, o medo e a fobia podem dar espaço à apreensão, um sentimento que pode ser bem mais positivo.

Fonte O que eu tenho

Café descafeinado pode proteger o organismo contra diabetes tipo 2

Segundo estudo norte-americano, a bebida é capaz de ativar metabolismo cerebral – deficiente em diabéticos e em pessoas com problemas cognitivos.

Um novo estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Mount Sinai, nos EUA, indica que o café descafeinado é capaz de melhorar o metabolismo cerebral associado ao diabetes tipo 2. Essa ação do cérebro, se reduzida, também pode provocar transtornos cognitivos. A pesquisa foi publicada no periódico online Nutritional Neuroscience.

Para observar a reação do cérebro com o consumo da bebida, o grupo de pesquisadores induziu modelos animais a desenvolverem diabetes tipo 2. Os ratos receberam suplementos dietéticos de café descafeinado e de glicose durante cinco meses e antes de apresentarem a doença.

Os resultados mostraram que os ratos, ao receberam o café sem cafeína, foram capazes de metabolizar a glicose de maneira mais eficaz, utilizando-a como fonte de energia para o cérebro e evitando que ela se acumulasse no organismo, provocando, ou piorando, o quadro do diabetes. Esse processo de uso da glicose é reduzida em pessoas com diabetes tipo 2 e, além dessa doença, pode acarretar diversos problemas cognitivos. “O metabolismo energético cerebral prejudicado está associado ao declínio cognitivo que ocorre com o envelhecimento do indivíduo e pode impulsionar o aparecimento de doenças neurodegenerativas mais sérias, como a doença de Alzheimer”, diz Giulio Maria Pasinetti, principal autor do estudo.

Segundo os pesquisadores, essa é a primeira evidência de que os cafés descafeinados podem ser benéficos à prevenção e ao tratamento tanto do diabetes tipo 2, quanto de transtornos cognitivos que acompanham o envelhecimento do homem.

A ingestão de café não é recomendada para todas as pessoas, já que a cafeína está relacionada a problemas como doenças cardiovasculares, colesterol elevado e alta pressão arterial. Porém, esses efeitos negativos podem não ser provocados com o consumo da bebida descafeinada, o que revela que outros componentes do café são benéficos à saúde. Agora, os pesquisadores esperam aprofundar os conhecimentos sobre o papel preventivo do café sem cafeína em outras doenças.

Fonte O que eu tenho

“Doença do beijo” pode atrapalhar foliões

Para a maioria das pessoas, o Carnaval é o feriado para cair na folia e curtir festas até o corpo suplicar por descanso. Nesse clima alegre e descontraído, rola muita paquera e beijo na boca. Mas é preciso cuidado: o beijo pode transmitir uma doença chamada mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, que pode levar à meningite, anemia hemolítica e outras enfermidades.

Causada pelo vírus Epstein-Barr, a mononucleose é altamente contagiosa e pode ser transmitida pela saliva, além de por transfusão de sangue e contato sexual. Atinge qualquer faixa etária, mas é mais comum entre adolescentes e jovens adultos.

De acordo com Isabela Baraúna, médica infectologista, alguns cuidados pessoais podem evitar a contaminação. “Os principais fatores para a proliferação da mononucleose são as más condições de higiene pessoal e a grande concentração de pessoas em um pequeno espaço, que propicia aglomeração e facilita a dispersão do vírus”, explica.

A doença causa febre, dor de garganta, mal estar, fadiga, aumento de gânglios (com dores), de fígado e baço. Os sintomas duram em média três semanas e cerca de 10% dos casos apresentam erupção cutânea, deixando a pele avermelhada e com aspecto de lixa. Os pacientes devem procurar o serviço médico, que fará o correto diagnóstico da doença, que não deve ser tratada com antibióticos. “A mononucleose é uma virose e esses remédios não têm indicação no tratamento. Só estão indicados quando a doença se complica em algum processo bacteriano”, alerta a médica.

Outros fatores que facilitam a proliferação da doença é que o período de incubação do vírus poder chegar a até 30 dias, não existe tratamento específico e a prevenção é complicada. “Até o momento, não existe nenhuma vacina. Geralmente, a virose não é fatal, mas podem ocorrer complicações como meningite, encefalite, anemia hemolítica e, em casos mais graves, ruptura do baço”, afirma a infectologista.

O diagnóstico nem sempre é fácil porque outras viroses também apresentam quadro clínico semelhante. No momento da análise, o médico tem que se basear na história epidemiológica, quadro clínico e em exames complementares sugestivos. “Exames laboratoriais podem apresentar presença de linfócitos atípicos e orientar ao médico”, explica a Isabela. Quanto a testes específicos para mononucleose, existem as pesquisas de anticorpos heterófilos (monoteste), que podem apresentar resultados falso-positivos e falso-negativos (na presença de outras patologias), e a sorologia para pesquisa de anticorpos IgG e IgM para Epstein-Barr.

Esse último apresenta maior sensibilidade e especificidade, podendo indicar a presença de doença ativa ou passada. “Atualmente, já está disponível a pesquisa do próprio vírus pela técnica de PCR em alguns materiais, como sangue e secreções respiratórias, o que possibilita um diagnóstico mais específico”, finaliza a infectologista.

Fonte O que eu tenho

Adenóide: crianças que respiram pela boca podem ter problemas de desenvolvimento

Respirar pela boca, roncar, ter problemas para dormir e cansaço. Se seu filho tem este conjunto de sintomas, ele pode ter adenóide, a causa mais comum de obstrução nasal em crianças com mais de dois anos de idade. E não descuide: a adenóide pode comprometer o desenvolvimento físico e psicomotor de uma criança.
“Se roncar não é sinal de algo saudável entre os adultos, imagine em uma criança”, alerta Olavo Mion, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “O ronco é indicativo de problemas para respirar durante o sono e, portanto, de uma pior qualidade deste sono. E crianças que dormem mal podem ter alterações no desenvolvimento em geral, já que o hormônio do crescimento é secretado durante o sono profundo”, completa.

A adenóide pode ainda, em casos mais avançados, comprometer em algum grau a audição e o desenvolvimento psicomotor – se comparado com o de crianças saudáveis, ele será pior. Idem para o rendimento acadêmico. “Isso tudo vai causar a perda da qualidade de vida na criança no longo prazo”, aponta o especialista

E, ao forçar a criança respirar pela boca e não pelo nariz, a adenóide pode ainda contribuir para a má-formação do crânio, alterando o formato do palato (parte interna da boca), dos dentes e da mandíbula. “Os problemas causados pela adenóide deverão ser corrigidos na idade adulta e, normalmente, são cirurgias muito mais complexas do que a cirurgia da adenóide em si”, diz Mion.

Correção da adenóide é cirúrgica
A adenóide é uma alteração na extenção de uma mucosa do nariz, cuja função inicial é alertar o organismo para possíveis partículas que possam causar algum tipo de alergia. É essa mucosa que vai fazer qualquer pessoa espirrar quando inalar poeira, por exemplo.

O processo de crescimento anormal dessa mucosa se dá nas crianças com idade entre dois e seis anos. Muitas vezes a adenóide regride. Mas, em alguns casos, o problema pode persistir levando aos problemas de saúde e desenvolvimento citados acima.

“O tratamento consiste em uma cirurgia bastante simples que vai remover o excesso da mucosa nessas crianças com idade entre seis e oito anos. Com isso, a respiração se normaliza e, como o organismo da criança está em desenvolvimento, ele se readapta, minimizando os problemas que poderiam se desenvolver”, finaliza Mion

Fonte O que eu tenho

Preço de medicamentos deve subir cerca de 5% em março

Cálculo vale para antibióticos e remédios de uso contínuo, num total de 20 mil itens


Medicamentos com preço controlado pelo governo deverão ter um aumento máximo em torno de 5,4%, avalia o presidente da Associação Pró-Genéricos Odinir Finotti. A previsão é feita com base no Fator de Produtividade, o índice calculado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), publicado no Diário Oficial. O índice foi de 6,10%. Para cálculo exato, no entanto, é preciso aguardar a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de fevereiro.

O reajuste entra em vigor a partir de 31 de março. As regras da CMED valem para cerca de 20 mil itens, como antibióticos e remédios de uso contínuo. Medicamentos de alta concorrência, fitoterápicos e remédios homeopáticos não precisam obedecer esses indicadores.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, afirma que o índice de produtividade 6,1% é um dos mais altos registrados, desde que o novo cálculo passou a ser feito. O alto porcentual, em sua avaliação, é resultado de um aumento do acesso da população a medicamentos.

Gadelha afirma que em 2006, o mercado produzia em média 1,4 bilhão de unidades de medicamentos. Em 2010, esse valor passou para 2 bilhões. O secretário lista três fatores responsáveis por essa mudança: aumento de genéricos no mercado, aumento de compras do governo e farmácia popular.

— Isso se reflete no índice de produtividade, que agora é divulgado — observa.

Com informação sobre o valor do IPCA de fevereiro, CMED deverá divulgar o valor exato das faixas de reajuste de remédios. O porcentual indicado, no entanto, não significa aumento imediato. Empresas têm de apresentar à Câmara um relatório informando os porcentuais que irão aplicar. Se quiserem, elas podem optar por um preço mais baixo. O valor estabelecido pela CMED é o teto.

Fonte Zero Hora

Cólica menstrual persistente pode indicar endometriose

Estudo da Unifesp estima que a doença demora até oito anos para ser diagnosticada


Dor durante as relações sexuais e cólicas fortes e intensas são os primeiros sintomas da endometriose, uma doença que atinge mulheres em idade fértil. Apesar dos sintomas gerarem incômodo, a doença demora em ser diagnosticada. Um estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estima em oito anos o intervalo entre o início dos sintomas e o diagnóstico.

Segundo o ginecologista Eduardo Schor, chefe do Setor de Endometriose da Unifesp, algumas mulheres até percebem a diminuição da qualidade de vida, mas optam por não buscar auxílio médico por medo de descobrir uma doença grave.

— A busca por um médico especialista nunca deve ser adiada. Os problemas com a endometriose vão muito além da pelve e necessitam de atenção especial em todos os quesitos da saúde feminina — alerta o médico.

A interferência da endometriose na qualidade de vida da mulher passa por problemas como redução na qualidade de sono, alterações de musculatura da pelve e disfunções intestinais.

Além do medo, outro fator que atrasa o diagnóstico da doença é a crença de que a cólica menstrual é normal. Se ela é persistente e os analgésicos e anti-inflamatórios não aliviam o desconforto, um ginecologista deve ser consultado.

A endometriose se caracteriza pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose.

Fonte Zero Hora

Atenção para a saúde das crianças na hora de comprar o material escolar

Carga da mala deve representar, no máximo, 10% da massa corporal da criança


Agora na metade do mês de fevereiro, pais e filhos já abandonaram a euforia das férias para dedicarem-se à compra de material escolar exigida pelas instituições de ensino na volta às aulas. Mas será que houve uma preocupação com a saúde das crianças e dos adolescentes antes de escolher o personagem ídolo que estampará os lápis, os apontadores e as capas dos cadernos?

Independente da resposta é importante tomar os cuidados necessários para evitar que essa galerinha desenvolva doenças sérias no futuro, pois é alarmante o número de adolescentes que sofrem com alterações posturais e dores na coluna devido aos hábitos relacionados às atividades escolares. Entre os principais fatores prejudiciais estão o excesso de peso transportado nas mochilas, a maneira como são carregadas, o modelo utilizado, além do tempo de permanência com elas nas costas.

Segundo estudo autorizado pelo Comitê de Ética para Análise de Pesquisas no Hospital das Clínicas e na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), existem  medidas de intervenção baseadas em educação postural que podem mudar estes hábitos significativamente, principalmente no que diz respeito à utilização de mochilas. A pesquisa ainda afirma que a aceitação dos adolescentes para este tipo de programas propostos por fisioterapeutas é muito boa.

— Existem recomendações básicas a serem seguidas por pais e filhos. A começar pela mochila, cujo modelo deve ser o mais leve possível e sempre ter duas alças para que o transporte seja feito com apoio nos dois ombros. Outro ponto importante é que a carga da mala deve representar, no máximo, 10% da massa corporal da criança — explica o fisioterapeuta do Centro de Bem-Estar Levitas Santiago Munhos.

Seguindo recomendações médicas para procurar um fisioterapeuta, Helen Cristine Machado estava em busca de algo que ajudasse as filhas, Nina Machado Piazza (8 anos) e Lara Machado Piazza (10 anos), a desenvolver consciência corporal e evitar lesões graves no futuro, que as impeçam de praticar esportes, uma de suas atividades preferidas. Recentemente, as meninas foram matriculadas no programa de Fisiofitness Teen do Levitas, voltado a jovens com menos de 15 anos de idade.

— As crianças sempre adoraram praticar esportes, mas esta é a primeira vez que recebem acompanhamento de um fisioterapeuta e estão adorando a ideia. A diferença é que, neste caso, as atividades são focadas para a idade delas, com uma proposta que envolve lazer e bem- estar, já que as aulas são feitas em diferentes ambientes, muitas vezes na piscina ou com bola — afirma Helen.

— No espaço, além de praticar atividades com o objetivo de conquistar benefícios físicos, sociais e psicológicos, as jovens recebem orientações posturais que farão toda a diferença em sua fase adulta — conclui Santiago.

Fonte Zero Hora

Idosos que bebem chá verde são menos propensos à incapacidade funcional

Pesquisa acompanhou 14 mil adultos durante três anos


Bebedores de chá verde seriam Adultos idosos que bebem chá verde regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo, segundo um estudo japonês.

O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam a evitar os danos celulares ligados a doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de certos cânceres, com resultados variados até agora.

Pelo novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e incapacidade conforme envelhecem. Foram acompanhados 14 mil adultos durante três anos.

Eles descobriram que os que beberam mais chá verde eram os menos propensos a desenvolver "incapacidade funcional", ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho.

Fonte Zero Hora

Ministra quer ampliar licença-maternidade para seis meses obrigatórios

Pela lei, cada mulher tem direito a quatro meses de licença

A nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, quer ampliar a licença-maternidade para seis meses obrigatórios e abrir o debate sobre a ampliação da licença-paternidade no Brasil.

A ministra, que assumiu o cargo há alguns dias, está em Genebra para responder a uma sabatina da ONU sobre a situação das mulheres no Brasil. Na quinta-feira, declarou que a ampliação desses direitos será uma de suas bandeiras no governo.

Pela lei, cada mulher tem direito a quatro meses de licença-maternidade, com a possibilidade de mais dois — o que cada empresa pode ou não adotar. Segundo a ministra, apenas uma em cada três empresas cumpre essa política.

— Será um dos pontos que vou defender em meu ministério — disse ela a jornalistas.

Atualmente, 148 municípios de 22 Estados aplicam a licença-maternidade de seis meses. As estimativas são de que cerca de 10 mil empresas no país também aderiram aos seis meses de licença facultativa.

Em 2010, o Senado aprovou a obrigatoriedade da licença-maternidade de seis meses para todos os setores. Mas o projeto está parado desde então na Câmara dos Deputados, que calculou o quanto essa ampliação custaria aos cofres públicos.

Em 2010, por exemplo, a estimativa era de que R$ 1,6 bilhão extras teriam de ser gastos pela Previdência Social para arcar com esses dois meses a mais. Mas o valor não chega a 1% dos gastos da Previdência.

Para os defensores da ideia, a licença ajudará principalmente as mães mais pobres, que não têm como pagar creche.

Fonte Zero Hora

Vídeo mostra agressão de técnica de enfermagem a menino de 8 anos

Mãe grava possível caso de maus-tratos ao filho em Viamão

Por meio da instalação de câmeras, a mãe de um menino de oito anos flagrou a suposta agressão de uma técnica de enfermagem e entregou o vídeo para a 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Viamão, na Região Metropolitana, na tarde de terça-feira.

As imagens, exibidas na quinta-feira pela RBS TV, mostram a técnica de enfermagem puxando o menino pelos cabelos e pelas pernas e o jogando na cama.

Em entrevista quinta à noite para Zero Hora, o delegado Cleiton de Freitas, da 1ª DP de Viamão, disse que o inquérito é incipiente, mas que é investigada a suspeita de maus-tratos.

João Pedro é o terceiro filho de Uliana Prates de Prates. Nasceu em 16 de janeiro de 2004, apresentando um caso raro na medicina, uma alteração genética ainda não descrita na literatura. Por conta disso, possui várias más-formações. Os médicos dizem à mãe que não sabem como será o seu desenvolvimento físico, neurológico e motor.

A família, desde o nascimento de João Pedro, passa por dificuldades financeiras, em razão do tratamento caro — são exigidos equipamentos hospitalares, transporte para fisioterapia e médicos. Uliana, porém, conseguiu na Justiça que ele receba assistência médica em casa.

Desconfiada do tratamento dispensado ao filho — frequentemente surgiam hematomas no corpo do menino —, ela decidiu instalar as câmeras no quarto. Ao ver as filmagens, se disse revoltada em entrevista a RBS TV.

Técnica foi contratada por meio de empresa

A técnica em enfermagem ainda não foi ouvida pela polícia.

— O inquérito foi instaurado apenas ontem (quarta-feira). Ela será a última a ser ouvida — disse o delegado.

ZH não conseguiu contato com a mulher. O nome dela não foi informado pela polícia.

— Precisamos saber se esse é um caso isolado — adiantou Freitas.

A empresa para a qual a técnica em enfermagem trabalha é a Essencial Care. Em nota, a empresa afirma que já foi intimada a depor, mas que só se pronunciará após tomar conhecimento do inquérito. Depois disso, serão “tomadas as medidas pertinentes”, diz a nota.

Fonte Zero Hora

EUA: Homem infarta depois de comer hambúrguer em lanchonete chamada “Ataque Cardíaco”

http://i2.r7.com/hamburguer-triplebypass-tl.jpg
AP
Garçonete vestida de enfermeira carrega o Triple ByPass Burguer


Cliente comia iguaria de seis mil calorias quando começou a passar mal

Um homem teria sofrido um ataque cardíaco enquanto comia um hambúrguer de seis mil calorias em uma lanchonete em Las Vegas. O nome do restaurante, que oferece iguarias ainda mais calóricas, já sugere o ocorrido: Heart Attack Grill (algo como Ataque Cardíaco Grill). O incidente ocorreu no último sábado (11) a noite, segundo a rede norte-americana CBS News.

De acordo com a rede norte-americana CBS News, que divulga um vídeo do incidente, O homem foi levado por para-médicos depois que passou mal enquanto comia um Triple Bypass Burguer (algo como ponte de safena tripla).

Com a ironia do cardápio, muitos que estavam no local pensaram que era pura encenação do homem. Até porque o próprio restaurante brinca com a questão de saúde. As garçonetes servem os pesados hambúrgueres vestidas de enfermeiras e os cozinheiros com batas hospitalares.

A garçonete Tracy Chamberlin ligou para o resgate e chegou a dizer que estava “longe de ser uma enfermeira”.

- Eu apenas interpreto um quando eu venho trabalhar.

A ambulância chegou rapidamente, formando um tumulto no local, onde pessoas começaram a tirar fotos pensando ser uma estratégia de marketing da lanchonete, diz a garçonete.

- Tinham pessoas que me perguntavam se era um este um golpe. Não, não é um golpe, isso é verdade, este homem está doente.

Por questões de segurança, o nome do homem não foi divulgado. Mas para quem ainda desconfia que o incidente foi um golpe publicitário, o Corpo de Bombeiros de Las Vegas confirma que um homem com sintomas de ataque cardíaco foi retirado do Heart Attack Gril para um hospital da região.

Fonte R7

Agências britânicas proíbem modelos de fazer bronzeamento artificial

Campanha alerta sobre os riscos de desenvolver câncer de pele

Agências de modelos britânicas deram início a uma política de "bronzeamento artificial zero", proibindo o uso de camas de bronzeamento entre suas funcionárias.

A iniciativa faz parte de uma campanha da organização britânica de pesquisa e combate ao câncer Cancer Research UK, que pretende elevar a conscientização sobre o câncer de pele.

Nesta sexta-feira (17), quando os primeiros desfiles abrem a London Fashion Week, a medida está sendo adotada por agências como Next, Storm, Elite, Premier Model Management, Oxygen e Union, entre outras.

Sarah Doukas, diretora-gerente da agência Storm, elogiou a campanha.

- Apoiar essa campanha faz todo sentido, porque o bem-estar das nossas modelos é de fundamental importância, e levamos a saúde muito a sério. Recomendamos que elas escolham opções mais saudáveis se quiserem se bronzear – sprays de bronzeamento, por exemplo, são fáceis de aplicar e duram uma semana.

Indivíduos com menos de 35 anos de idade que usam camas de bronzeamento artificial têm 75% mais chances de desenvolver melanoma – um tipo grave de câncer de pele.

Nos últimos 30 anos, os casos de melanoma quadruplicaram na Grã-Bretanha, tornando-se o segundo tipo mais comum de câncer entre as pessoas entre 15 e 34 anos de idade.

No ano passado, a Inglaterra e o País de Gales proibiram o uso de camas de bronzeamento por menores de 18 anos.

Chris Lunn, porta-doz da Cancer Research UK, critica o uso desses aparelhos.

- Camas de bronzeamento artificial podem deixar a pele enrugada, grosseira e parecida com um couro. Se quiser ficar bronzeado, é mais seguro fingir.

Fonte R7

Governo vai distribuir remédio para tratamento de crianças com leucemia

São registrados ao menos cerca de 4.800 novos casos da doença por ano

O tratamento de crianças com leucemia passará a ser feito com remédio distribuído pelo Ministério da Saúde. Portaria publicada no Diário Oficial da União prevê o fornecimento pelo governo de um medicamento, o Glivec, para casos pediátricos de leucemias mieloide crônica e linfoblástica aguda. Anualmente, são registrados cerca de 4.800 novos casos desses dois tipos de câncer em menores de 21 anos de idade.

A compra centralizada desse medicamento para tratamento de pacientes adultos já é feita desde o ano passado. O objetivo da SAS (Secretaria de Atenção à Sáude) é ampliar essa estratégia para outros remédios usados no tratamento da doença. Atualmente, a maior parte do tratamento fica a critério dos médicos das unidades especializas. A compra é feita localmente e o pagamento, feito por reembolso.

A prática, de acordo com secretário da SAS, Helvécio Miranda, dá margem a indicação incorreta da medicação e desvio de recursos.

- Indícios de irregularidades foram identificados em alguns processos de compra dessas drogas ao longo de 2009 e 2010.

Miranda afirma que a definição do pacote de medicamentos cuja compra deverá passar a ser centralizada deverá ser feita em um ano.

A ideia da centralização e de protocolos rígidos não agrada parte de médicos e associações de pacientes, que temem a limitação da oferta de remédios. O receio é que o acesso a remédios mais caras, nas compras centralizadas, seja dificultado. Miranda, no entanto, diz que o problema não vai ocorrer .

Os protocolos - que indicam quais medicamentos devem ser usados e em que situação - servem como orientação básica.

- As exceções estão previstas. Isso dá mais controle, evita desperdício.

De acordo com Miranda, a centralização da compra do Glivec trouxe em dois anos uma economia de R$ 400 milhões.

- Como a compra é feita em escala, a margem de negociação para redução de preço é grande.

Ele afirma também que parte dos recursos foi poupada com indicação correta e sem desperdícios.

Fonte R7

Mulher viciada em pizza há 30 anos pode morrer se não mudar a dieta

pizzaviciada
Reprodução/The Sun
Claire Simmons tem um distúrbio alimentar e não consegue comer nada diferente

Claire Simmons, de 33 anos, é de Notting Hill, na Inglaterra, mas sua história não tem nada de romântico como no filme estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant. Ela só come pizza de queijo com tomate desde que nasceu e se continuar com o estranho hábito alimentar, pode morrer.

Ao colocar qualquer comida na boca que não pizza, ela fica com vontade de vomitar. Na verdade, ela até treme só de ver outra comida que não pizza perto dela.

O chamado distúrbio alimentar seletivo está prejudicando muito seu corpo, aumentando o risco de ataque cardíaco no futuro, segundo os médicos.

- Eu me mantenho saudável com muito exercício e bebendo muita água. Mas me dizem que eu vou ter muitos problemas no futuro por falta de vitaminas e minerais. Pode levar a um infarto ou derrame.

Especialistas, segundo o tabloide britânico The Sun, recomendam uma dieta variada, com porções diárias de frutas e vegetais. Claire não encara:

- Eu na verdade tenho medo de frutas e vegetais. Eu fico tão nervosa quando as pessoas acham que é frescura - isso é realmente uma doença.

Fonte R7

Um em 10 menores vive com pai ou mãe alcoólatra nos EUA, revela estudo

Sete milhões e meio de jovens americanos estão nessa condição

Sete milhões e meio de jovens americanos, ou um em cada 10 menores de 18 anos, vivem com pai ou mãe alcoólatra, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (16), segundo o qual estes menores são mais propensos a sofrer de depressão, ter baixo rendimento escolar ou sofrer abusos.

Também correm quatro vezes mais riscos do que outros jovens de virarem alcoólatras, segundo pesquisas feitas entre 2005 e 2010 para a agência governamental contra a dependência (Administração de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, SAMHSA).

Cerca de 1,4 milhão de menores nos Estados Unidos moram com um dos pais, que é alcoólatra. Nestes lares monoparentais, 1,1 milhão vive com a mãe e 300.000, com o pai, revelou o estudo, publicado por ocasião da campanha de prevenção dedicada aos filhos de alcoólatras, celebrada entre 12 e 18 de fevereiro.

"Este imenso problema de saúde pública vai além destes números terríveis, porque os estudos mostram que os filhos de alcoólatras não tratados têm maior risco de desenvolver dependência ao álcool", disse a chefe da SAMHSA, Pamela Hyde, em um comunicado.

Fonte R7

Remédios antigos: Andriodermol

Abra a porta para o combate à dengue

Catuaba

Resumo
Catuaba: existem três gêneros de plantas que são conhecidas como Catuaba: Anemopaegma, Erythroxylum e Trichilia. São plantas encontradas no Brasil e que são conhecidas pelo seu poder afrodisíaco. Estudos mostram que o extrato de Catuaba pode ser usado contra doenças muito mais complexas. Confira nosso acervo completo.

Observações
Os índios Tupis, no Brasil, foram os primeiros a descobrir seu efeito afrodisíaco. Um estudo feito em 2003 no Japão mostrou que o extrato da casca da Catuaba tem um poder de inibição da atividade do vírus HIV. O que mostra um forte potencial do extrato de Catuaba contra infecções oportunistas em pacientes com HIV. Nos Estados Unidos, práticos e herbalistas recomendam essa planta praticamente para os mesmos fins que no Brasil.

Nomes
Nomes em português: Catuaba, cataguá, chuchuhuasha, tatuaba, pau de reposta, caramuru, piratançara, angelim-rosa, catiguá, caramuru
Nome latim: Eriotheca candolleana , Erythroxylum vacciniifolium Martius, Erythroxylum catuaba , Anemopaegma mirandum, Trichilia catigua Nome inglês: Catuaba
Nome francês: Catuaba
Nome alemão: Catuaba
Nome italiano: Catuaba

Família
Bignoniaceae
Erythroxylaceae

Constituintes
Alcalóides, taninos, flavanoides e terpenos. Catuabina.

Partes utilizadas
Casca e raiz(afrodisíaco).

Efeitos da Catuaba

- Afrodisíaco e estimulante do sistema nervoso central (não há nenhum estudo que comprove, mas é popularmente conhecido).

Estudos comprovam os seguintes efeitos:

- Trichilia catigua: Aintinflamatório (inibição da fosfolipase A2), antidepressivo, analgésico, vasodilatador.

- Anemopaegma mirandum: antioxidante, citoprotetor

- Erythroxylum catuaba: inibição do vírus HIV, antibacteriano

Indicações da Catuaba
- Impotência sexual, tônico muscular e do sistema nervoso central, insônia, perda de memória, fadiga, nervosismo. (POPULARMENTE)

Com indícios científicos:
- Depressão, câncer de pele, infecções oportunistas em portadores do vírus HIV, proteção contra infecções bacterianas, Doença de Parkinson.

Efeitos secundários
Doses excessivas pode causar midríase e taquicardia.

Contra-indicações
Seu uso deve ser evitado em mulheres grávidas, crianças pequenas e pessoas com glaucoma (pode aumentar a pressão ocular).

Interações e toxicidade
Não há nenhum caso reportado de interação medicamentosa ou toxicidade.

Preparações à base de catuaba
- Chás

- Decoctos

- Tintura

- Mistura afrodisíaca : 20 gramas de raiz de Anemopaegma mirandum bem picada em uma garrafa de vinho, esta mistura é popularmente conhecida pelos seus poderes afrodisíacos.

Onde cresce a Catuaba?
Planalto central, Norte e Nordeste do Brasil: Amazonas, Para,Pernambuco, Bahia, Maranhão e Alagoas.

Quando colher a Catuaba?
-

Fonte Criasaúde

Prefeitura Municipal de Janaúba - MG

A Prefeitura Municipal de Janaúba, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 545 vagas.

Inscrições:
De 19 de março a 17 de abril, pelo http://www.cotec.unimontes.br/.


Remuneração:
De R$ 545,00 a 1.974,00.

Provas:
Provas Objetivas: 20 de maio.
Haverá Prova de Títulos.
Prova de Aptidão Física para Gari: 29 de julho.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Pedreiro, Vigia, Bombeiro, Eletricista, Monitor de Saúde Mental, Pintor, Serralheiro,
Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Monitor de Ônibus Escolar, Ouvidor, Desenhista Técnico, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Topógrafo,
Superior - Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Contador, Coordenador de Controle Interno, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor Educação Básica I (PEB I), Professor Educação Básica II de Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa, Matemática e Técnico de Controle Interno

Prefeitura Municipal de Itaqui - RS

A Prefeitura Municipal de Itaqui, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 172 vagas.

Inscrições:
Até 2 de março, pelo http://www.objetivas.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 60,00

Remuneração:
De R$ 488,66 a R$ 2.267,35

Provas:
Prova objetiva: 14 e 15 de abril
Haverá análise de títulos para Especialistas em Educação.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Atividades Sociais, Auxiliar de Arquivo, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Escriturário, Motorista Veículo Leve e Zelador.
Médio - Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Cuidador Social, Fiscal, Monitor de Escola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança no Trabalho e Tesoureiro.
Superior - Analista Programador de Sistema, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação - Orientação Educacional, Fiscal Auditor, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Clínico Geral, Segurança do Trabalho, Endocrinologista, Neurologista, Obstetra, Oftalmologista, Pediatra, Psiquiatra, Traumatologista/Ortopedista, Urologista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Procurador Municipal, Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, Professor de Ciências, Educação Artística, Educação Física, Espanhol, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Prefeitura Municipal de Carambeí - PR

A Prefeitura Municipal de Carambeí, Paraná, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 1º de março, pelo http://www.consesp.com.br/


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 750,67 a R$ 5.702,31.

Provas:
Provas objetivas: 1º de abril
Haverá Teste de Aptidão Física para Guardião, Professor de Educação Física e Trabalhador Braçal, Teste de Aptidão Física (Natação) para Agente de Segurança Institucional e Defesa Civil, Bombeiro Comunitário e Agente de Segurança Pública Municipal, prova prática para Auxiliar Administrativo, Motorista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas e Professor e avaliação psicológica para Educador Social.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Guardião, Trabalhador Braçal, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Segurança Institucional e Defesa Civil, Agente de Segurança Pública Municipal, Almoxarife, Atendente de Consultório Odontológico, Atendente de Saúde, Auxiliar Administrativo, Educador Social, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Motorista, Motorista da Brigada /Defesa Civil /Bombeiro Comunitário e Operador de Máquinas.
Médio - Agente de Tributos, Inspetor Sanitário, Oficial Administrativo, Técnico de Enfermagem e Professor.
Superior - Advogado, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Plantonista, Médico-Veterinário, Pedagogo e Professor de Educação Física.

Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues – SP

A Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues – SP realiza concurso para provimento de 12 vagas

Inscrições:
Até 29 de fevereiro, pelo http://www.institutoindec.com.br/
 ou no Centro Comunitário Armando Trassi (Conjunto Habitacional - Antônio Antonietto - COHAB-II)

Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00, R$ 50,00 ou R$ 60,00

Remuneração:
De R$ 6,74 h/aula a R$ 1.057,07

Provas:
Prova escrita: 17 de março
Prova prática para tratorista: 18 de março
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Concurso
Fundamental - Braçal, Operador de Balança e Tratorista;
Médio - Agente Comunitário da Saúde - PSF;
Superior - Nutricionista, Professor - PEB I - 1º ao 5º ano Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Básica II - PEB II nas disciplinas de geografia, história e matemática.
Seleção
Médio - Professor - PEB I - 1º ao 5º ano Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
Superior - Professor de Educação Básica II - PEB II nas disciplinas de artes, ciências, educação física, geografia, história, inglês, matemática e português.

Escola Técnica de Tupã - ETEC

A Escola Técnica da Escola Técnica Estadual Professor Massuyuki Kawano (ETEC) de Tupã realiza concurso para provimento de 4 vagas para professor.

Inscrições:
Até 17 de fevereiro, na ETEC Professor Massuyuki Kawano, Rua Bezerra de Menezes, nº. 215, Vila Independência, Tupã.

Valor:
R$ 40,00

Áreas:
Língua Portuguesa e Literatura, Controle de Qualidade (Farmácia), Criação e Desenvolvimento de Empresas (Administração) e Inglês Instrumental (Administração).

Remuneração:
R$ 12,43 hora/aula.

Provas:
Haverá prova escrita, prova didática e prova de títulos.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) abre vagas para Médico

Estão abertas até o dia 29 de fevereiro de 2012 as inscrições para realização do processo seletivo da Prefeitura de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de vaga para o cargo de Médico Auditor, com remuneração de até R$ 8.879,99.
As inscrições serão efetuadas no Departamento de Recursos Humanos, sito na Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário de expediente da Prefeitura.
O processo seletivo será constituído de análise de documentação.
O processo seletivo, com a respectiva classificação, terá a validade para 1 ano a contar da data da homologação.

Prefeitura de Lagoa Santa (MG) abre concurso para 912 vagas

A Prefeitura de Lagoa Santa, em Minas Gerais, realizará concurso público com intuito de preencher 912 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade nas mais diversas áreas. Os salários propostos variam de R$ 622,00 a R$ 3.168,90.
As oportunidades são para os cargos de Servente Escolar, Serviços Gerais (30 horas), Auxiliar Funerário, Bombeiro Hidráulico, Soldador, Motorista, Operador de Máquinas, Secretário Escolar, Agente de Serviços Escolares, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Biólogo, Educador em Saúde, Cirurgião Dentista Geral, Cirurgião Dentista Atendimento Especial, Cirurgião Dentista Endodontista, Cirurgião Dentista Estomatologista, Cirurgião Dentista Bucomaxilofacial, Enfermeiro, Professor (várias disciplinas), Médico (várias especialidades) e demais cargos.
As inscrições serão realizadas no período de 23 de abril a 31 de maio de 2012 pelo site http://www.gestaodeconcursos.com.br/. Será disponibilizado computadores para as pessoas que não tem acesso à internet, para que possam realizar suas inscrições, na Escola Municipal Professora Claudomira, com endereço à Rua Expedicionários, no 990, Vila Pinto Coelho / Brant, no horário de 09h00min as 16h00min (exceto aos sábados, domingos e feriados).

Os valores da taxa de inscrição são os seguintes:
R$ 20,00 para nível fundamental incompleto;
R$ 30,00 para nível fundamental completo;
R$ 40,00 para nível médio completo e médio técnico completo;
R$ 70,00 para nível superior completo.

As Provas Objetivas de múltipla escolha serão aplicadas na data provável de 05 de agosto de 2012, preferencialmente, no Município de Lagoa Santa e/ou na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), ficando a definição dos locais e data subordinados à disponibilidade de locais adequados à realização das provas.

Os gabaritos das Provas Objetivas serão publicados no quadro de avisos no Hall da Sede da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa com endereço na Rua São João, 290, Centro – Lagoa Santa/MG, no quadro de avisos do Centro Administrativo Municipal, com endereço à Avenida Acadêmico Nilo Figueiredo, no 2.500 - Loja 28, Santos Dumont - Lagoa Santa/MG” e disponibilizados nos endereços eletrônicos http://www.gestaodeconcursos.com.br/ e http://www.lagoasanta.mg.gov.br/ no dia 07 de agosto de 2012.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Município de Lagoa Santa/MG.

Prefeitura de Vargem Bonita - SC abre processo seletivo 1

A Prefeitura de Vargem Bonita, Estado de Santa Catarina, abriu o processo seletivo 002/2012 destinado a prover vagas em caráter temporário. O certame, que será realizado pela empresa SC – Cursos e Treinamentos Ltda, terá validade de 12 meses.

Serão ofertadas 24 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.674,83, para carga horária de 30 e 40h semanais.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, em sistema on line, no endereço http://www.sccursosetreinamentos.com.br/, até as 17 horas (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2012.

Taxas e Cargos
As taxas variam de R$ 15,00 para cargos de agente de serviços gerais, agente comunitário de saúde e monitor e de R$ 40,00 para cargo de fisioterapeuta.

Provas
A prova objetiva escrita será aplicada provavelmente no dia 11 de março de 2012, nas dependências da Escola Municipal Ângelo Anzolin, localizada na Av. José Lorenzatto, 1356, Bairro Anzolin, na cidade de Vargem Bonita/SC, com início às 9h. No dia seguinte à realização das provas escritas, haverá a publicação dos gabaritos  preliminares, também, por intermédio do site http://www.vargembonita.sc.gov.br/

Prefeitura de Linhares (ES) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Linhares, Estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o Processo Seletivo 001/2012 para contratação temporária de 10 vagas de nível médio/técnico para o cargo de Técnico de Enfermagem. A remuneração é de até R$ 667,57, com carga horária de 30 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012, das 09 às 17h, na Secretaria Municipal de Administração e dos Recursos Humanos - Setor de Arquivo do Departamento de Recursos Humanos, situado à Av. Comendador Rafael, 1680, Centro, Linhares-ES, quando deverão ser apresentados os documentos exigidos.
Prova
O processo seletivo será constituído de prova de títulos  e comprovação de tempo de trabalho.
O resultado com a classificação final dos aprovados em ordem decrescente de pontos, os editais de convocação e outros necessários serão publicados no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, na forma de extrato, e, afixados na íntegra no mural do prédio sede da Prefeitura, e, no site oficial da Prefeitura http://www.linhares.es.gov.br/, link Concursos, não sendo este veículo considerado de caráter obrigatório.
O prazo de validade do presente processo seletivo será de 02 anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Vargem Bonita - SC 2012

A Prefeitura de Vargem Bonita, Estado de Santa Catarina, estará com inscrições abertas a partir do dia 23 de fevereiro para o concurso público, destinado ao provimento de várias vagas. O concurso público será executado através da empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda – ME.

Haverá 09 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 9.324,00, em carga horária de 10 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de telefonista, professor III, nutricionista, psicólogo, farmacêutico, odontólogo, médico ginecologista e médico ESF.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, em sistema on line, no  endereço http://www.sccursosetreinamentos.com.br/, no período de 23 de fevereiro, até as 18 horas (horário de Brasília) do dia 22 de março de 2012. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A prova objetiva escrita será aplicada, na data prevista de 01 de abril de 2012, nas dependências da Escola Municipal Ângelo Anzolin, localizada na Av. José Lorenzatto, 1356, Bairro Anzolin, na cidade de Vargem Bonita/SC, com início às 9h.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado, por uma única vez, por  igual período, mediante justificativa, interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Feliz Natal - MT

Foi publicado o edital do concurso público 001/2012 da Prefeitura Municipal de Feliz Natal, no Estado de Mato Grosso. Serão distribuídas 186 vagas mais cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 6.103,77, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Serviços Gerais I, II e III, Marceneiro, Mecânico/Soldador, Motorista I e II, Operador de Máquinas I e II, Eletricista, Vigia, Zeladora, Merendeira, Operador de Máquinas IV, Carpinteiro, Pedreiro, Jardineiro, Mecânico de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo I, Assistente Administrativo I e II, Auxiliar Administrativo, Técnicos, Bioquímico/Farmacêutico, Monitor, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Nutricionista, Psicólogo, Engenheiro Civil , Contador, Orientador educacional, Professor, Dentista, Assistente Social e entre outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão online/presencial efetuada, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.feliznatal.mt.gov.br/, no período compreendido entre as 08:00 horas do dia 20 de fevereiro até as 17:00 horas do dia 29 de fevereiro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão realizadas na data prevista 18 de março, de 2012 das 08h00 às 12h00, no local a ser indicado em edital complementar específico, que estará disponível no endereço eletrônico http://www.feliznatal.mt.gov.br/.

As provas práticas, de caráter eliminatório, serão realizadas no dia 18 de março de 2012, no pátio da garagem da Prefeitura Municipal de Feliz Natal, caso sejam realizadas em outra data, horário e local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos mesmos endereços já referidos acima.

O gabarito provisório será disponibilizado a partir do dia 19 de março de 2012 e o concurso público terá o prazo de validade de 2 anos contados a partir da sua homologação.

Saiba mais

Prefeitura de Corupá (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Corupá, Estado de Santa Catarina, lançou edital (nº. 002/2012) de processo seletivo oferecendo 01 vaga para o cargo de Médico Ginecologista e Obstetra, com salário de até R$ 3.367,60 e carga horária de 10 horas.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 17h, junto a Secretaria Municipal de Saúde, sito a Rua: Nereu Ramos, nº. 401 - Centro - Corupá/SC. As documentações referentes as provas de títulos deverão ser entregues no ato da inscrição.

Prova

A análise de títulos está prevista para 23 de fevereiro de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Rua: Nereu Ramos, nº. 401 - Centro - Corupá - SC. O resultado final da seleção será divulgado na data provável de 24 de fevereiro 2012.

Validade

A vigência do presente processo seletivo será de 01 ano.

Processo Seletivo da Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG)

A Prefeitura de Ribeirão das Neves, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), abriu inscrições para o processo seletivo destinado a selecionar técnico em enfermagem para atuarem na Rede Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves.

São oferecidas 45 vagas para cargo de técnico em enfermagem, com Curso Técnico de Enfermagem Registro no COREN (Conselho Regional de Enfermagem). O salário é de R$ 772,68.

Do total das vagas, 5% serão reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais, nos termos da legislação municipal e do artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal.

A inscrição gratuita será efetivada via internet no endereço eletrônico http://www.ribeiraodasneves.mg.gov.br/, até o dia 22 de fevereiro de 2012.

A publicação do resultado final, com a ordem de classificação e pontuação dos candidatos será feita no Órgão Oficial do Município e através do site http://www.ribeiraodasneves.mg.gov.br/, obedecendo-se a ordem decrescente de nota final obtida.

O certame se constituirá em uma única fase denominada Análise Curricular e Documental, de caráter classificatório, assim composta:

-Certificados comprovando participação em cursos, seminários, conferências e congressos.
- Comprovação de atuação profissional, na área de urgência e emergência.

O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contando a partir da data de homologação do resultado, podendo ser renovado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Belford Roxo - RJ

A Prefeitura de Belford Roxo, Estado do Rio de Janeiro, publicou edital de seu mais novo concurso público, com o intuito de preencher 1.499 vagas. Estão aptos a participar quaisquer candidatos que atendam aos requisitos dispostos no regulamento, principalmente as exigências de escolaridade (níveis médio ou superior).
Os salários são de até R$ 5.000 e as cargas horárias ficam entre 16 a 40h semanais. Vale lembrar que do total de vagas, 75 serão ocupadas por portadores de deficiência, desde que devidamente inscritos e habilitados. O concurso terá validade de 01 ano a partir da data de sua homologação, podendo até ser prorrogado, a critério da  Administração.
Cargos

Secretaria Municpal de Educação: Professor II – 1° ao 5° ano, Professor II – Educação Especial, Secretário(a), Professor I, Orientador Educacional, Supervisor Escolar, Inspetor Escolar Externo e Nutricionista.

Secretaria Municipal de Assistência Social: Assistente Social, Psicólogo, Advogado, Pedagogo, Administrador, Contador, Professor de Educação Física, Sociólogo e Nutricionista.
Secretaria Municipal de Obras: Topógrafo, Técnico em Edificação, Cadista, Arquiteto, Geólogo, Tecnólogo em Informática, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Eletricista.

Secretaria Municipal da Fazenda: Auditor Fiscal Tributário Municipal II e Auditor Fiscal Tributário Municipal I.

Inscrições Via InternetO certame será executado pelo Instituto Escola Superior de Aperfeiçoamento Profissional – IESAP, que disponibilizou a sua página oficial para realização de inscrições, até as 23h e 59min do dia 26 de fevereiro de 2012 (horário de Brasília). O endereço do site é http://www.iesap.com.br/.

Inscrições Presenciais
Para essa modalidade, o candidato deverá se dirigir ao posto de Inscrição, localizado à Rua Postal nº50, Bairro PIAM - Belford Roxo - RJ (Colégio Estadual Presidente Kennedy) de 2ª a 6ª feira no horário de 10h às 16h, até o dia 24 de fevereiro de 2012. Confira o valor de cada taxa:

ÁREA: SECRETARIA DE FAZENDA
Médio Completo - R$ 100,00;
Superior Completo - R$ 140,00.

ÁREAS: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E OBRAS:
Médio Completo - R$ 75,00;
Superior Completo - R$ 85,00.

Provas
As provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, serão realizadas nas datas previstas de 15 a 22 de abril de 2012, com 3 horas e 30 minutos de duração em horário e local constantes do Cartão de Confirmação de Inscrição – CCI, exceto para os cargos do Grupo IV - Secretaria de Fazenda, com duração total de 5 horas.

A divulgação dos Gabaritos será nos dias 17 e 24 de abril de 2012, a partir das 15h na Internet e no Posto de Inscrição Presencial.

Saiba mais