Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Planos de saúde não podem fixar limite com despesa hospitalar, decide STJ

Decisão foi dada em um recurso da família de uma mulher que ficou dois meses internada devido a um câncer e abre precedente para situações semelhantes

Os planos de saúde não podem estabelecer limite máximo de gastos com internações em hospitais nem prazo máximo de permanência do segurado, segundo definiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os ministros da Quarta Turma do STJ entenderam, por unanimidade, que esse tipo de cláusula é abusiva. A decisão não vincula as demais instâncias da Justiça, mas abre precedente para situações semelhantes.

A decisão é da semana passada, mas foi divulgada apenas nesta quarta-feira pelo STJ. Os ministros analisavam o recurso da família de uma mulher que ficou dois meses internada na UTI devido a um câncer de útero. No décimo quinto dia de internação, a seguradora queria suspender o pagamento alegando que havia sido atingido o limite do contrato de R$ 6.500. Uma liminar garantiu que a empresa continuasse arcando com os gastos até que a mulher morreu.

A cláusula que colocava limite de gasto foi mantida pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que entenderam que o contrato era claro ao estabelecer a restrição e que a adesão foi uma opção da segurada. No entanto, os ministros do STJ reverteram a decisão alegando, principalmente, que o valor da cobertura é muito reduzido.

Para o relator, ministro Raul Araújo, a saúde humana não pode ficar sujeita a limites como acontece em um seguro de carro. Ele também lembrou que a legislação da época vedava a limitação desses tipos de prazos. Os ministros também decidiram fixar o valor de R$ 20 mil de dano moral devido à aflição que o episódio causou na paciente e em sua família.

Fonte iG

Camisinha feminina também é alternativa de proteção contra DST

Preservativo é distribuído gratuitamente na rede pública de saúde


Além de ser um método contraceptivo, a camisinha feminina também é uma forma de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), como Aids, HPV e herpes. O preservativo é distribuído gratuitamente em postos ou unidades básicas de saúde e está disponível nas principais redes de farmácias do país.

Para a sexóloga Rose Villela, a camisinha feminina dá mais autonomia à mulher, que deixa de ficar na dependência da decisão masculina de usar ou não uma proteção.

— Agora, ela também tem esse poder de decisão, sem a necessidade de interromper o ato sexual, pois a camisinha feminina pode ser colocada antes ou durante a relação — reforça a sexóloga.

Outros pontos positivos, segundo Rose, são que a camisinha feminina é uma alternativa para os homens que perdem a ereção ao colocar o preservativo e necessariamente não precisa ser retirada logo após a ejaculação.

Dez motivos para usar a camisinha feminina
:: Fácil e prática de usar, já vem pré-lubrificada.

:: Não precisa ser retirada logo após a ejaculação.

:: Previne doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

:: Oferece proteção extra contra as DST de contato, como HPV e herpes.

:: Pode ser usada por homens e mulheres que são alérgicos ao látex.

:: Pode ser colocada antes ou na hora da relação, pois sua colocação não depende da ereção do pênis.

:: Pode ser usada por mulheres durante o período menstrual.

:: Pode ser usada por mulheres que recentemente tiveram filhos.

Fonte Zero Hora

Veja o que fazer em casos de entorse do tornozelo

Sem o tratamento adequado, ligamentos ficam fragilizados e sujeitos a novas lesões


Calçadas em desnível, calçado inadequado, um degrau que passou despercebido ou até mesmo a perda de equilíbrio podem causar uma torção no tornozelo. Parece uma lesão simples, mas podem ocorrer complicações. Para fazer o diagnóstico correto, só consultando um especialista.

Dependendo do grau da entorse, são observados sintomas como dor, edema (inchaço), hematoma, rigidez articular e dificuldade para andar. A entorse pode acontecer para fora (de inversão) e para dentro (eversão). No primeiro caso, que responde por 90% das torções, o tornozelo se desloca para fora. Já na eversão, o tornozelo se desloca para dentro, projetando a sola do pé para fora.

— Logo depois que a entorse acontece, o uso da bolsa de gel ou da bolsa térmica e a elevação do pé contribuem para diminuição da dor, do inchaço e de possíveis hematomas — recomenda a fisioterapeuta Tânia Fleig.

A elevação da perna contribui para a circulação sanguínea. Tânia alerta que o uso de anti-inflamatórios ou do gesso devem ser indicados exclusivamente por médicos. Já o uso de imobilizadores tipo órtese podem ser prescritos tanto por médicos como por fisioterapeutas. A reabilitação é importante para a recuperação total e o retorno às atividades físicas e caminhadas do dia a dia de forma segura, sem riscos de novas lesões.

— Se a lesão não for tratada corretamente, além dos ligamentos e músculos se afrouxarem, as células da propriocepção não estarão funcionando 100% e isso deixa a articulação instável, facilitando novas torções — explica a fisioterapeuta.

O tratamento de reabilitação varia conforme a gravidade da entorse. Quando é considerada leve (grau I), além da fisioterapia, é indicado de uma a duas semanas de crioterapia (uso do gelo), compressão, elevação e fortalecimento muscular. No caso de uma lesão média (grau II), a imobilização deve durar cerca de quatro semanas, também com a crioterapia, fortalecimento muscular e fisioterapia associados. Já no caso de uma lesão grave (grau III) a cirurgia é necessária e o prazo de recuperação é de oito a 12 semanas.

Fonte Zero Hora

No calor, nada de peelings químicos na pele, diz especialista

Certos tratamentos, se feitos no verão, podem prejudicar a pele, em vez de beneficiá-la

Aproveitar o feriado prolongado para relaxar, e, de quebra, obter ganhos estéticos agendando tratamentos em spas é uma boa opção, dizem os especialistas. Desde que não se espere resultados milagrosos e se procure os tratamentos mais indicados para esta época do ano.

Coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio, Bruna Felix Bravo alerta para o perigo de se recorrer a tratamentos clareadores ou à base de ácidos nos meses caracterizados por calor intenso e muita exposição ao sol.

— Nesta época, o peeling químico, por exemplo, só é indicado para quem vai ficar mesmo retirado, não pretende ficar muito no sol. Senão, você acaba piorando a pele, pode manchá-la. Já esfoliações e peelings como o de cristal, que retiram a camada mais superficial da pele, podem ser feitos, porque ajudam a dar mais brilho e a tornam mais macia ao toque — ensina Bruna. — E massagens, de modo geral, melhoram a circulação.

O melhor, diz ela, no verão, é procurar hidratações, como banhos de ervas ou massagens diversas, que, de quebra, ajudam a aliviar o estresse. E investir em tratamentos corporais:

— Quem já toma os cuidados necessários, como usar protetor solar, não vai manchar nem envelhecer a pele do rosto. Como esta é uma temporada de maior exposição do corpo, a opção é hidratá-lo: nada de iniciar grandes transformações na pele. Massagens e spas de pés e mãos são ótimos, porque têm efeito calmante também.

Pós-graduada em Dermatologia pela Uerj e membro efetivo da SBD e da Academia Americana de Dermatologia (AAD), Vanessa Metz acrescenta que os banhos com ervas são uma boa opção para relaxar, e recomenda máscaras faciais para ajudar a revitalizar a pele.

— E as massagens, com as de bambu, ou a drenagem, soltam a musculatura, o que é bom para quem samba.

Fonte Donna ZH

Jovem de 19 anos tem síndrome rara e só consegue se lembrar das últimas 24 horas

Jess só consegue se lembrar das últimas 24 horas

Há um ano, Jess Lydon decorou todo o texto de um musical que protagonizaria. Agora, ela não consegue se lembrar nem que três das suas melhores amigas estão grávidas. A jovem de 19 anos sofre de um raro problema no cérebro, conhecido como síndrome de Susac.

O distúrbio de Jess é tão raro que apenas 250 pessoas foram diagnosticadas com a doença em todo o mundo. Ela só consegue se lembrar, no máximo, das últimas 24 horas. Ainda assim, sempre esquece o que acabou de comer no café da manhã. “Eu sempre pergunto a minha mãe o que tem para o café e ela me responde que eu acabei de comer. Eu não consigo me lembrar”, contou Jess.

Ela não se lembra de ter celebrado o Natal e nem reconhece fotos de amigos. A jovem, que desisitiu de estudar artes, não se recorda do funeral do próprio avô, morto em 2011 aos 69 anos. “Minha vida foi arruinada e minha memória se foi. Eu não tenho passado. Só presente”, disse Jess, segundo informações do jornal “The Sun”.


A jovem não se recorda do funeral do avô 
A jovem não se recorda do funeral do avô Foto: Reprodução / The Sun
A jovem contou que tem apenas vagas recordações do que aconteceu no ano passado. “O que realmente me entristece é não lembrar do funeral do meu avô. Eu sei que éramos muito próximos”, lamentou Jess.

Ela foi diagnosticada com a doença em novembro de 2011. Jess sofreu perda de audição, visão, tem fortes dores de cabeça e desenvolveu uma aversão à luz natural. O namorado dela não conseguiu conviver com o problema e terminou o relacionamento.

A síndrome de Susac atinge normalmente mulheres entre 20 e 40 anos. “A doença é a tão rara que a maioria dos centros de neurociência tem não mais de um caso em anos”, explicou o neurologista Holger Allroggen.

Fonte G1

Conheça as doenças que podem impedir a perda de peso

Saiba por que algumas pessoas não conseguem emagrecer fazendo dietas

A reclamação "eu faço dieta, mas não emagreço" é comum. Na maior parte das vezes, o que falta é dedicação ao processo de reeducação alimentar que leva à perda de peso. "A grande dificuldade que as pessoas têm para emagrecer é aceitar as mudanças alimentares e comportamentais necessárias. É impossível emagrecer comendo as mesmas coisas", afirma a endocrinologista e vice-presidente da Associação Brasileira paro o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Leila Maria Batista Araújo. Mas nem sempre esse é o caso. Algumas doenças podem, sim, afetar a capacidade de emagrecimento.

O endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) João Cesar Castro Soares explica que a pessoa deve ficar atenta se costumava ter o peso estável e começou a engordar de uma hora para outra, de forma rápida e sem ter mudado a alimentação. Algumas doenças que podem estar ligadas a isso são hipotireoidismo, síndrome de cushing e síndrome de ovário policístico.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do corpo) que ocorre mais em mulheres, principalmente naquelas acima dos 30 anos. Mas qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascida, pode ter a doença.

Alguns sintomas são depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol ruim (LDL). A síndrome de cushing acontece quando há um intenso e prolongado excesso de cortisona no organismo.

"Tumores podem produzir esse excesso", acrescenta Soares. Entre os sinais da patologia estão aumento de peso, com gordura concentrada no rosto, tronco e pescoço, escurecimento da pele em dobras e cicatrizes, aparecimento de estrias roxas, fraqueza muscular, depressão, problemas de memória e hipertensão arterial.

"Já a síndrome de ovário policístico é quando há produção excessiva de insulina", explica o endocrinologista da Unifesp. A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos, fator que pode afetar a fertilidade feminina.

Alguns indícios de que a mulher possa ter o problema são alterações menstruais (menstruação a cada dois ou três meses e, frequentemente, apenas dois ou três episódios por ano), aumento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen, além de obesidade.

A obesidade também pode estar ligada a fatores emocionais. Um estudo realizado por pesquisadores de diversas universidades holandesas concluiu que obesidade e depressão são doenças interligadas.

A pesquisa, que analisou 15 trabalhos envolvendo 58.745 pessoas, mostrou que a obesidade aumenta o risco de depressão e, por outro lado, este pode ser o primeiro passo para o distúrbio.

Fonte Minha vida

Consumo de fibras ameniza perigos do chocolate

Elas dificultam a absorção de gorduras e ajudam no controle do colesterol

Quem resiste à tentação de comer um bom chocolate? Pode ser ao leite, meio amargo, amargo, branco. Pode estar em bolos, tortas, sorvetes, enfim, o chocolate é um alimento que pode ser utilizado nas mais diversas receitas e, em todas as suas formas de apresentação, faz sucesso entre todas as faixas etárias.

Ele já foi considerado um dos maiores vilões das dietas, mas foi comprovado que se consumido com moderação faz bem à saúde. "O chocolate é um alimento nutritivo, rico em flavonóides, antioxidantes que ajudam a proteger o coração reduzindo o risco de doenças cardíacas, além disso, estas substâncias presentes podem contribuir para a síntese de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem estar e sensação de prazer", explica a nutricionista Vivianne Alves.

Um estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostra que consumo de flavonóides é capaz de retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim (LDL), que é um dos fatores responsáveis pela arteriosclerose. Os flavonóides estão associados à diminuição do risco de doenças e ataques do coração. Sendo assim, ponto positivo para o chocolate!

Mas não é qualquer chocolate que promove estes benefícios. Quanto mais alto o teor de cacau (70% a 98%), maior o benefício, devido à grande concentração de antioxidantes. Portanto, o chocolate mais indicado para o consumo é o amargo. Mas que o consumidor não se iluda com todas essas maravilhas e consuma o produto em excesso, pois a grande quantidade de gorduras saturadas presentes no alimento pode aumentar os níveis de colesterol no organismo e interferir na balança.

Antídoto natural
Uma solução para amenizar a absorção dessas gorduras pelo organismo é o consumo diário de fibras, que devem ser distribuídas ao longo da dieta (por dia, cerca de 30g devem ser consumidos).

Cereais integrais, frutas e legumes crus são ótimas fontes de fibras. E você ainda pode complementar a dose com cápsulas,como o Divine Shen Equilibrium nº 01 produto à base de fibras de laranja. O uso de fibras alimentares auxilia no funcionamento do intestino e deve ser acompanhado da ingestão de líquidos e estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

"Depois de consumidas, as fibras de laranja em cápsulas, transformam-se num gel que não é absorvido durante a digestão. Assim, durante seu trajeto no intestino, as fibras de laranja podem diminuir a absorção não apenas da glicose, mas também, da gordura dos alimentos", explica Kali Nardino, consultor farmacêutico da Divine Shen.

Fonte Minha Vida

Alimentos refinados: o consumo em excesso pode explicar a obesidade

O baixo consumo de fibras é mais prejudicial à dieta do que açúcar e gordura

Sempre que veiculamos as gigantescas cifras de obesidade no mundo, nós procuramos entender o que vem acontecendo com a nossa dieta para justificar números tão alarmantes. Independente da condição sócio cultural dos povos, o fenômeno da obesidade não poupa nenhum deles. Logo, deve estar havendo mudanças globais comuns que escapam ao olhar aguçado dos pesquisadores e estimulam o processo de ganho de peso em todo o mundo.

Já é consenso o conhecimento de que o sedentarismo da sociedade moderna seja um dos mais importantes fatores causais da obesidade. Crianças e adultos caminham menos e encontram nos botões dos controles remotos das novas tecnologias a solução de todos os seus afazeres. Crianças brincam mais com o cérebro e menos com braços e pernas, donas de casa nunca conseguiram tantas facilidades em seus afazeres, nas grandes indústrias, a robotização transformou o trabalho dos operários em atividades mais leves. Os executivos saem de um assento para outro, do escritório para o carro e desse para o sofá de suas casas e tem um gasto calórico diurno praticamente igual ao noturno. Isso tudo é sabido, mas não justifica a obesidade mundial.

Quando analisamos as mudanças nos hábitos alimentares da sociedade moderna que podem estar relacionadas ao avanço da obesidade, nós elegemos dois grandes vilões. O açúcar e a gordura. Justamente os dois mais saborosos componentes do nosso cardápio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o açúcar de adição não ultrapasse 10% das calorias de uma refeição. Apesar disso, nos Estados Unidos as crianças consomem o dobro dessas recomendações. Os refrigerantes são os maiores contribuintes individuais dessa ingestão.

O açúcar, incorporado na maioria dos alimentos industrializados, leva a um consumo expressivamente alto desse ingrediente, causando um aumento das calorias das dietas com um poder de saciedade muito pequeno. O resultado dessa equação é sempre muito amargo e um dos responsáveis pela epidemia de obesidade e diabetes em todo o mundo, principalmente entre crianças e adolescentes. Mesmo assim ainda não se justifica a obesidade mundial.

O nutriente mais criticado como o grande vilão da obesidade é sem dúvida as gorduras. Conhecemos bem todas elas. Gorduras boas e más não escapam da fama de engordativas. Porém os estudos indicam que o nosso consumo de gordura não tem sofrido mudanças significativas ao longo das ultimas décadas. Isso foi demonstrado recentemente em dois estudos epidemiológicos de grande porte, onde o consumo de gordura das dietas não foi associado ao sobrepeso e obesidade, nem com adiposidade corporal analisada através da pregas cutâneas. Dessa forma, as gorduras da dieta também não justificam a obesidade mundial.

Um fato que vem chamando a atenção dos estudiosos da obesidade é o progressivo refino dos alimentos consumidos em todo o mundo. Farinhas de trigo e arroz aparecem nos cardápios totalmente beneficiados e desprovidos de seus resíduos fibrosos. A questão é que esses são os ingredientes básicos da maior parte dos alimentos que adquirimos todos os meses nos supermercados. Estamos nos referindo às bolachas, massas, tortas, pizzas, pães e sopas. Associada a isso, a redução do consumo de frutas e vegetais impõe à dieta moderna o consumo de fibras próximo de zero. Isso pode revelar o potencial deletério do baixo consumo de fibras das dietas modernas em causar sobrepeso e obesidade, com impacto superior aquele imposto pelas gorduras e açúcar.

Por que precisamos das fibras?
As fibras da dieta podem facilitar o controle do peso através de vários mecanismos. Primeiro, porque os alimentos ricos em fibras são mais sacietógenos e menos calóricos levando ao consumo de menor volume de alimentos e de calorias. Segundo, as fibras da dieta, principalmente as solúveis, podem aumentar a viscosidade das mesmas e tornar mais lenta a digestão, aumentando assim a secreção de hormônios realcionados à saciedade. Terceiro, as fibras da dieta podem impor uma barreira mecânica à digestão enzimática dos demais macronutrientes como as gorduras e amido no intestino delgado. Finalmente, com a maior lentidão imposta pelas fibras à absorção dos carboidratos, pode haver menor elevação da glicemia que ocorre após as refeições, assim como uma redução nas taxas de colesterol.

Vários estudos epidemiológicos têm demonstrado uma relação inversa entre o teor de fibras na dieta e o ganho de peso. Apesar do desenho de tais estudos não permitir a conclusão de casualidade da associação repetidamente demonstrada por eles, muitos países têm investido em mudanças no estilo de vida dos povos e um dos pontos comuns aos vários guias nutricionais é o reconhecimento da importância do consumo de fibras a partir de grãos integrais, frutas e verduras. Em 2005, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, pela primeira vez recomendou em seu guia alimentar o consumo de três porções de grãos integrais ao dia, com a alegação de redução do risco coronariano e manutenção do peso.

A indústria de alimentos tem investido na suplementação de fibras em seus produtos, tendo em vista as crescentes recomendações mundiais do seu consumo. Encontramos leites, bolachas, pães, massas, iogurtes e até água suplementados com fibras. Mesmo assim, o nosso consumo de fibras é ainda distante daquele dos nossos antepassados. Para isso, deveríamos voltar a ingerir alimentos menos beneficiados, reintroduzir rotineiramente os grãos como o feijão e assegurar nossas fartas porções de frutas e verduras de antes. Talvez assim teríamos mais chances de controlar o avanço da obesidade mundial.

Fonte Minha Vida

10 maneiras de evitar e controlar a pressão alta

Dê mais atenção ao que você come, as suas emoções e pratique mais esportes

A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco.

A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

Previna a hipertensão


1. Manutenção do peso ideal - o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4. Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

5. Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6. Medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse: ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão: no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.

Fonte Minha Vida

40 dicas para voltar ao peso ideal

Quase metade dos brasileiros está acima do peso, mas é possível reduzir esse número com hábitos saudáveis

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 48% dos brasileiros adultos estão com quilos extras na balança. O número aumentou em relação a 2006, que era de 42,7%. Mais da metade dos homens está acima do peso (52,1%) e, entre as mulheres, a proporção é de 44,3%.

Para fugir dessa armadilha perigosa à sua saúde, a nutricionista Roberta Stella reuniu todos os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome:

1) Nada de se desesperar: esqueça as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. Em longo prazo, o resultado é desastroso.

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se corrigirá sozinho. Essa mesma pesquisa do Ministério da Saúde divulgou que a presença de feijão e hortaliças na mesa das famílias brasileiras diminuiu, ao passo que o consumo de gordura aumentou.

3) Estabeleça uma rotina alimentar.

4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.

5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contêm uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca.

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.

7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação.

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições. Hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos 2 frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.

15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira os sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas lembre-se: utilize a versão light, conservada em água, não em óleo.

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina.

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.

25) Prefiras os picolés ao sorvete de massa.

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral.

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contêm calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 mL) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.
30) Um grama de álcool tem 9 calorias. Já um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.


31) Se for a um barzinho, evite os petiscos fritos, amendoins e castanhas de caju.

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos.

33) Beba muita água, pelo menos, 2 litros por dia.

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, 4 xícaras por dia.

35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) Dê preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicar a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é fã de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches já possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.

Fonte Minha Vida

Hepatite C já mata mais que Aids, diz estudo

Foram 15,1 mil mortes entre 1999 e 2007 nos EUA, contra 12,7 mil do HIV

A hepatite C já mata mais do que a Aids, segundo um estudo publicado nesta terça-feira. Cientistas analisaram atestados de óbito nos Estados Unidos entre os anos de 1999 e 2007 e encontraram 15,1 mil mortes por conta da doença, contra 12,7 mil causadas pelo HIV.

E, segundo a Dra. Kathleen Ly, que coordenou a pesquisa divulgada pelo Annals of Internal Medicine, esse número ainda poderia ser maior - porque muitas pessoas que morrem por conta da hepatite C nem sabem que estão infectadas.

No atestado de óbito, constam as complicações, não aquilo que realmente as ocasionou.

Detalhe: das 15,1 mil mortes por hepatite C nos EUA, 73,4% aconteceram com pessoas entre 45 e 64 anos.

Fonte R7

Mulheres imigrantes na Itália branqueiam pele com produtos proibidos

Das 82 mulheres observadas, 69,5% originárias de países da África

A maior parte das mulheres que imigram para a Itália tem utilizado produtos químicos ilegais na Europa para embranquecer a pele com o objetivo de se integrarem à sociedade italiana.

De acordo com um estudo inédito realizado pelo Instituto Nacional para a Saúde, os Migrantes e a Pobreza, em conjunto com o Instituto Superior de Saúde, ambos da Itália, das 82 mulheres observadas, cuja maioria provinha de países da África, 69,5% usam embranquecedores de pele.

Em 48% dos casos, as mulheres afirmaram que tiveram problemas cutâneos após o uso de cosméticos embranquecedores. Em 43% dos casos, as mulheres sofreram dermatite de contato, 28% tiveram dermatite eritematosa descamativa, 12,5% tiveram dermatite pigmentosa e 10% tiveram dermatite leucodérmica.

Metade dos produtos utilizados continha substâncias de uso proibido na Europa, como crômio, hidroquinona e corticoesteroides. Entre os produtos usados estão sabonetes, cremes e óleos que foram comprados nos países de origem dessas mulheres.

Segundo Orestes Senoforte, do Instituto Superior de Saúde, "muitas mulheres usuárias destes produtos têm um nível de instrução e em sua maior parte são conscientes do risco que implica usar estes cremes".

"Porém, é mais forte o desejo de perseguir os cânones ocidentais", afirmou, observando que, para muitas, não é suficiente estudar e conseguir um trabalho no novo país onde moram para se integrarem à nova sociedade.

Fonte R7

Kawa Kawa

Resumo
Cava-cava (kawa-kawa): planta Medicinal ansiolítica e calmante, utilizada em casos de ansiedade ou estresse, que pode ser encontrada sob forma de medicamento pronto para o uso (comprimidos, cápsulas).

Observações
Planta muito utilizada e consumida na forma de um « leite » extraído do seu rizoma, em inúmeras ilhas do Pacífico, como a Vanatu. A cava-cava contribui bastante com a economia e com a vida social dessas ilhas do Pacífico.

Nomes
Nomes em português: cava-cava, kawa-kawa, kava-kava, kava
Nome latim: Piper methysticum
Nom inglês: kava kava
Nome francês: kawa-kawa
Nome alemão: kawa, kawa-kawa
Nome italiano: kava

Família
Piperáceas

Constituintes
Kavapironas, flavonóides.

Partes utilizadas
Rizoma

Efeitos da Cava-cava
Ansiolítico, espasmolítico, calmante, anticonvulsivante, tranqüilizante, analgésico.

Indicações da Cava-cava
Ansiedade, estresse, angústia, distúrbios do sono, artrite.

Efeitos secundários
Diversos efeitos secundários possíveis (diarréia, anorexia,...). Na compra de um medicamento, leia a bula e peça conselhos a um especialista.

Contra-indicações
Gravidez, aleitamento, depressão. Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Interações
Álcool, diferentes medicamentos que agem sobre o sistema nervoso (barbitúrico). Na compra de um medicamento, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Preparações a base de Cava-cava
- comprimidos de cava-cava

- cápsulas de cava-cava

Onde cresce a cava-cava ?
A cava-cava cresce nas ilhas no Pacífico.

Quando colher a cava-cava ?
-

Fonte Criasaúde

Portugal: Poupança põe socorro em causa


Acidente ocorrido no sábado em Sobreira provocou dois feridos ligeiros
A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Sobreira (Paredes) acusa o INEM de não activar os meios mais próximos das emergências para poupar

Segundo Leandro Santos, chefe de socorro e transporte do Posto de Reserva INEM, o último de vários casos ocorreu no sábado, quando os Bombeiros de Baltar foram chamados para acorrer a um acidente de viação, que aconteceu a cerca de 500 metros do posto da Cruz Vermelha Portuguesa.

"Notámos que, quando os Bombeiros de Baltar passaram a ser um Posto de Emergência Médica do INEM, há um ano e meio, deixámos de ser a primeira unidade a ser activada na zona. Sabemos que isto acontece para diminuir custos, pois o INEM paga menos por uma saída deles", afirma. "Não temos nada contra os Bombeiros de Baltar, mas isto pode diminuir a eficácia do socorro", acrescenta.

Ao CM, fonte oficial do INEM refuta as críticas, garantindo que as ambulâncias em acção no sábado não foram accionadas pelo CODU, mas por chamadas particulares para as corporações. "Quem activa os meios são médicos e não têm qualquer tipo de pressão relacionada com os custos", esclarece.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Hospitais cobram 150 euros de taxas

Denúncias de cobrança indevida de taxas moderadoras
já chegaram à Assembleia da República
Há hospitais que estão a cobrar aos utentes mais de 150 euros pelas taxas moderadoras.

 
As queixas dos doentes não se fizeram esperar e já chegaram à Assembleia da República. Um utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagou, no início de Fevereiro, 82 euros de taxa moderadora por análises clínicas realizadas no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. O valor máximo pago por outros doentes, noutras unidades de saúde, ultrapassaram os 150 euros, apurou o CM.

O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo recebeu algumas destas reclamações e já pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde. "O Governo agiu de má-fé ao criar a ilusão de que as taxas moderadoras não ultrapassariam 50 euros para os meios complementares de diagnóstico. Não disse que esse valor é largamente ultrapassado nos atendimentos hospitalares no ambulatório".

Segundo o deputado, uma consulta "é um atendimento cobrado ao doente". Cada exame que o médico prescreve também é um atendimento. Se prescrever vários exames, serão cobrados vários atendimentos e, assim, os valores a cobrar aumentam.

A lei que regulamenta as taxas moderadoras determina que os atendimentos nas Urgências não podem ultrapassar os 50 euros e que nos serviços associados a uma sessão de hospital de dia o limite é de 25 euros. O problema está, segundo João Semedo, nos outros atendimentos.

O Ministério da Saúde diz estar atento e a "monitorizar diariamente a cobrança das taxas", tendo detectado a cobrança de valores iguais ou superiores a 100 euros em menos de 0,1% dos episódios de atendimento nos hospitais do SNS. Segundo fonte do MS "os hospitais do SNS estão a implementar mecanismos" para evitar mais casos.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Cascais: Câmara negoceia compra do antigo hospital

Desde 2009 que o edifício Condes de Castro Guimarães está desocupado
A Câmara de Cascais está a negociar a compra do edifício Condes de Castro Guimarães, onde funcionava o antigo hospital, que é ainda tutelado pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, para criar um polo de saúde.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara, Carlos Carreiras, adiantou que já houve uma reunião com o ministro Pedro Mota Soares, que "manifestou todo o interesse em vender o edifício" localizado no centro da vila de Cascais.

"Estamos a tratar da aquisição do edifício ao Estado e dentro de um curto espaço de tempo o negócio estará concluído", afirmou o autarca.

Desde 2009 que o antigo hospital está desocupado e o objectivo da autarquia é ali instalar um "polo de saúde, com prestação de serviços à população e também gerador de conhecimento, inovação e empreendedorismo, e incubação de empresas"

Carlos Carreiras não quis adiantar o preço do imóvel, mas assegurou que, "atendendo ao uso que se pretende dar, é um valor admissível".

"Tem um prazo de pagamento muito alargado e uma taxa de juro muito baixa e insere-se numa intenção de reestruturar o património da câmara que não está em funcionamento e dar-lhe novas valências", acrescentou.

Além disso, a Câmara de Cascais já teve o aval do ministro da Saúde para instalar o Centro de Saúde de Carcavelos no antigo Hospital Ortopédico José de Almeida, também adquirido recentemente ao Estado, por 3,55 milhões de euros.

"Estabelecemos, assim, a possibilidade de ter mais médicos de família e ter uma unidade de saúde familiar para que todos os munícipes de Cascais disponham de médico de família", sublinhou o presidente da câmara.

Nestas instalações, a autarquia pretende ainda instalar um polo na área da saúde de cariz universitário. "Estamos já disponíveis para dar seguimento ao projeto e materializar a assinatura de um acordo com o ministro da saúde e Administração Regional de Saúde de Lisboa", concluiu Carlos Carreiras.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Corporação de Odemira pode paralisar serviços a "qualquer momento" por falta de combustível

As viaturas dos Bombeiros de Odemira podem parar a "qualquer momento" por falta de combustível, devido ao não pagamento de uma dívida do Agrupamento de Centros de Saúde (ACS), avisou h um responsável da corporação alentejana.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, Augusto Inácio Maria, indicou à Agência Lusa que, "até às 15:10, não tinha sido feita a transferência da verba" em dívida à corporação.

"Já estamos a informar a Câmara de Odemira, a Liga dos Bombeiros Portugueses e outras entidades que, a qualquer momento, podemos paralisar", adiantou, acrescentando que, "sem gasóleo, a corporação é obrigada a parar".

Fonte Destak

Portugal: INEM recebeu menos chamadas no ano passado

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu 1.363.129 chamadas no ano passado, anunciou hoje o organismo de socorro.

Este número corresponde a um descida face a 2010, quando os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) receberam mais de 1,4 milhões de chamadas.

É aos CODU que compete avaliar os pedidos de socorro, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada situação.

Fonte Destak

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (XI)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina.

Inscrições:
Até 17 de junho de 2012, na Secretaria Geral da Faculdade de Medicina - Avenida Alfredo Balena, nº. 190, sala 81, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG. CEP 30.130-100. Telefone (31) 3409-9956.

Valor:
R$ 293,88.

Remuneração:
R$ 11.755,05.

Provas:
Haverá provas de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário

Universidade Federal do Pampa

A Universidade Federal do Pampa realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 21 de fevereiro, pelo http://www.unipampa.edu.br/.
 A documentação deve ser enviada para UNIPAMPA - Rua General Osório, nº. 900, Centro, CEP 96.400-100, Bagé-RS.

Valor:
De R$ 100,00 a R$ 130,00

Cargos e vagas:
Alegrete: Construção Civil e Materiais de Construção (1), Programação e Estruturas de Dados (1);
Caçapava do Sul: Ensino de Física (1), Ensino de Matemática (1);
Dom Pedrito: Ensino de Biologia (1), Ensino de Física (1), Ensino de Química (1);
Itaqui: Fundamentos de Matemática e Educação Matemática (1), Informática, Introdução à Programação, Programação e Pesquisa Operacional (1), Nutrição Clínica, Terapia Nutricional Pediátrica, Nutrição materno-infantil, Nutrição do adulto e idoso (1);
Santana do Livramento: Administração Pública (1).

Remuneração:
De R$ 4.651,59 a R$ 7.333,67.

Provas:
Haverá provas Escrita, Didática, de Defesa do Memorial e de Títulos, que serão aplicadas de 13 a 23 de março

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Unirio

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) realiza concurso para provimento de 2 vagas vagas para Professor Adjunto no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Inscrições:
Até 25 de fevereiro, na Rua Silva Ramos, nº. 32, Tijuca.

Remuneração:
Entre R$ 4.300,00 e R$ 7.333,67.

Valor:
Entre R$ 107,00 e R$ 183,00.

Provas:
Haverá prova escrita, didática, prática e de títulos

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza concurso para provimento de 34 vagas

Inscrições:
De 23 de fevereiro a 4 de março, pelo http://www.progep.furg.br/


Valor:
De R$ 60,00 a R$ 110,00.

Cargo:
Técnico-administrativo em Educação.

Remuneração:
De R$ 1.473,58 a R$ 5.978,66.

Provas:
Prova objetiva: 1º de abril
Haverá prova prática e de títulos

Cargos:
Classe C (fundamental e médio) - Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Veterinária e Zootecnia, Cozinheiro de Embarcações, Fotógrafo, Locutor, Segundo Condutor e Sonoplasta;
Classe D (médio e técnico) - Editor de Imagem, Técnico de Laboratório - Fabricação Mecânica, Técnico de Laboratório - Geologia, Técnico de Laboratório - Laboratório, Técnico de Laboratório - Química, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;
Classe E (médio especializado e superior) - Arquiteto e Urbanista, Comandante de Lancha, Comandante de Navio, Engenheiro Civil, Engenheiro - Engenharia de Soldagem e Médico - Cirurgia Geral.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza concurso para o provimento de 16 vagas.

Inscrições:
Até 26 de fevereiro, pelo http://www.uftm.edu.br/


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 80,00

Cargo:
Técnico-Administrativo - Nível E (Superior) - Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário Documentalista, Contador, Geólogo, Jornalista, Pedagogo e Tradutor e Intérprete. Nível D (Médio) - Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Eletricidade e Técnico em Radiologia.

Remuneração:
De R$ 1.821,94 a R$ 2.989,33

Provas:
Prova objetiva: 1º de abril
Haverá prova de redação para Administrador, Jornalista e Tradutor e Intérprete, e prova prática para Tradutor e Intérprete e Analista de TI.

Prefeitura Municipal de Monte Carlo - SC

A Prefeitura Municipal de Monte Carlo, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 20 vagas.

Inscrições:
Até 22 de fevereiro, na Prefeitura Municipal, SC 456, km 15, centro

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 60,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.039,19

Provas:
Provas objetivas: 25 de fevereiro
Haverá provas práticas para Calceteiro, Motorista, Operador, Auxiliar de Serviços Gerais (masculino) e Pintor
Haverá prova de títulos para Professores.

vCargos:
Alfabetizado/Fundamental - Agente de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Calceteiro, Motorista, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Máquina de Limpeza Urbana, Operador de Retroescavadeira e Pintor.
Médio - Auxiliar de Odontologia e Instrutor de Música.
Superior - Fonoaudiólogo, Odontólogo, Psicólogo e Professor de Educação Física, Inglês e com formação em Pedagogia com pós-graduação

Prefeitura Municipal de Machadinho d'Oeste - RO

A Prefeitura Municipal de Machadinho d'Oeste, Rondônia, realiza concurso para preenchimento de 66 vagas.

Inscrições:
Até 26 de fevereiro, pelo http://www.funcab.org/.


Valor:
R$ 30,00, R$ 45,00 ou R$ 55,00.

Remuneração:
Entre R$ 420,00 e R$ 1.800,00.

Provas:
Provas objetivas: 25 de março.
Haverá teste de aptidão física para Auxiliar Nível I - Vigilante, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais - Vigilante, Auxiliar Nível I - Gari e Auxiliar Educacional I - Vigia em 28 e/ou 29 de abril.
Haverá prova de títulos para nível Superior.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Nível I nas funções de Servente Contínuo - Office Boy, Vigilante, Zelador, Copeira - Cozinheira, Motorista de Veículos Leves, Auxiliar de Mecânico, Apontador, Gari e Lubrificador - Lavador, Oficial de Manutenção - Carpinteiro e Eletricista, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais nas funções de Agente de Limpeza, Cozinheiro, Jardineiro e Vigilante, Motorista de Veículos Leves, Oficial de Manutenção, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar Nível II - Auxiliar de Topografia, Operador de Máquinas Leves - Trator de Pneus, Operador de Máquinas Pesadas - Pá Carregadeira, Construtor Educacional e Inspetor de Pátio;
Médio - Técnico Administrativo, Técnico de Receita e Tributos Municipais, Técnico em Computação, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Técnico em Radiologia, Instrutor de Ensino, Técnico de Estradas, Fiscal de Cadastro, Técnico em Contabilidade, Técnico em Topografia e Agrimensura, Técnico em Agropecuária - Piscicultura, Técnico Agrícola e Auxiliar Educacional II - Agente Administrativo;
Superior - Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Contador, Assistente Social, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pediatra, Psicólogo, Psiquiatra, Pedagogo, Arquiteto, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Civil, Analista de Controle Interno, Tecnólogo Em Gestão Ambiental, Auxiliar Educacional III nas funções de Fonoaudiólogo, Psicólogo, Psicopedagogo Institucional, Professor Nível II nas disciplinas de Ciências, Geografia, Letras, Pedagogia - Séries Iniciais ou Normal Superior, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Professor Nível I - Magistério.

Prefeitura Municipal de lbertioga - MG

A Prefeitura Municipal de lbertioga, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 76 vagas.

Inscrições:
De 2 de abril a 2 de maio, pelo http://www.jcmconcursos.com.br/


Valor:
De R$ 27,25 a R$ 139,00.

Cargos:
Nível Superior: Assistente Social (1), Dentista I (2), Enfermeiro UBS (1), Farmacêutico (1), Fisioterapeuta (3), Fonoaudiólogo (2), Médico Clínico Geral (2), Médico Ginecologista (2), Médico Ortopedista (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Nutricionista (1), Professor de Educação Física (1), Psicólogo (2);
Nível Médio: Auxiliar Administrativo II (3), Auxiliar Administrativo III (2), Professor Municipal I (1), Vigilante Sanitário e Epidemiológico (2);
Nível Fundamental: Atendente Odontológico (2), Auxiliar Administrativo I (13), Monitor de Creche (1), Porteiro (1);
Nível Alfabetizado: Auxiliar de Serviço de Limpeza Pública (varredor de rua) (6), Auxiliar de Serviços Gerais (15), Motorista (6), Pedreiro (3).

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 2.781,61

Provas:
Provas objetivas: 3 de junho
Haverá prova prática para Motorista e Pedreiro.

Prefeitura Municipal de Lagoa Grande - PE

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 221 vagas.

Inscrições:
Até 29 de fevereiro, pelo http://www.asconprev.com.br/


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 90,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.800,00

Provas:
Prova objetiva: 25 de março
Prova prática para Operador de Máquinas Pesadas e Pedreiro: 15 de abril
Haverá análise de títulos para Professores

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Margarida, Motorista, Operador de Poço Artesiano, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro e Vigia.
Médio - Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal Municipal (Obras e Postura), Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Telefonista e Topógrafo.
Superior - Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor Educação Física, Professor Educação Infantil/Séries Iniciais e Psicólogo.

Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte - MT

A Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte, Mato Grosso, realiza concurso para preenchimento de 148 vagas.

Inscrições:
Até 2 de março, pelo www.acpi.inf.b ou na Prefeitura Municipal de Gaúcha do Norte, Avenida Brasil, nº. 1298, centro.

Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 8.400,00

Provas:
Provas objetivas: 25 de março
Haverá prova prática para Motorista e Operador de Máquinas, prova de digitação para Agente Administrativo e análise de títulos para cargos de nível Superior.

Cargos:
Superior - Assistente Social, Agente de Arrecadação e Fiscalização, Auditor de Controle Interno, Contador, Enfermeiro, Arquiteto, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Bioquímico, Médico Clínico Geral, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Pedagogia, Professor de Educação Especial, Professor de Educação Física, Psicólogo e Técnico em Análise e Programação.
Médio - Agente Administrativo, Agente Ambiental, Agente de Consultório Dentário, Agente de Vigilância Sanitária, Agente Municipal de Saneamento, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Coordenador de Programas, Fiscal Ambiental, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Raio X e Monitor.
Fundamental - Agente de Combate às Endemias, Agente de Serviços Gerais, Gari, Guarda, Mecânico, Merendeira, Mestre de Obras, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro.
r

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

Anunciada a realização de Processo Seletivo para preenchimento de vagas no quadro de funcionários da Prefeitura de Garopaba, em Santa Catarina. A seleção oferece 06 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração entre R$ 636,50 e R$  3.038,00 e carga horária de 20 e 40 horas semanais.
Cargos: Médico, Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 02 de março de 2012, das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho- Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
A seleção dos candidatos será publicada no Diário Oficial dos Municípios e no site  http://www.diariomunicipal.sc.gov.br/, consistindo no somatório de pontos da entrevista, contagem de títulos e da experiência comprovada.
A aplicação da entrevista será realizada por profissional com experiência, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC, fone: (48) 3254-8139, em data e horário a serem divulgadas no site www.garopaba.sc.gov.br e em locais de livre acesso, após finalizadas as inscrições.

Concurso Prefeitura de Santa Rosa de Lima (SC) 2012

A Prefeitura de Santa Rosa de Lima, Estado de Santa Catarina, localizado a 120 km da Capital, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 56 cargos diferentes com remuneração que varia entre R$ 725,00 e R$ 4.000,00.

Cargos

Pedreiro/Carpinteiro, Servente Escolar e Merendeira, Agente Operacional de Serviços Diversos, Operador de Máquina, Motorista, Vigilante Municipal Noturno, Agente Comunitário de Saúde, Técnico Administrativo, Auxiliar Odontólogo, Técnico em Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Dança, Técnico em Enfermagem, Técnico em Patrimônio/Frotas, Técnico em Controle Interno, Técnico em Licitações e Contratos, Técnico em Agrimensura, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico/Bioquímico, Médico, Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Jornalista, Engenheiro Civil, Museólogo, Treinador Esportivo e Professor II.

Inscrição

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico www.faepesul.org.br/concursos, até o dia 16 de março de 2012.

Será disponibilizado posto de atendimento para aqueles que não tiverem acesso a internet, situado na rua 10 de maio, n.° 80 - Centro, 88763-000, Santa Rosa de Lima/SC, de segunda à sexta-feira, das 14:00 às 19:00.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

A prova objetiva está prevista para 01 de abril de 2012, com duração de 4 horas, em local e data a serem divulgados no site www.faepesul.org.br/concursos.

O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 02 de abril de 2012, a serem divulgados no site www.faepesul.org.br/concursos.

A documentação referente a avaliação de títulos deverão ser entregues no período entre 16 e 20 de abril de 2012, a serem entregues no posto de atendimento, situado na rua 10 de maio, n.° 80 - Centro, 88763-000, Santa Rosa de Lima/SC, das 14:00 às 19:00.

Validade

A validade do concurso público será de 24 meses, a contar da data do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do município de Santa Rosa de Lima/SC.

Concurso Prefeitura de Carmo do Rio Claro - MG 2012

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, estará com inscrições abertas para o concurso público e processo seletivo destinados ao preenchimento de vários cargos. Os certames serão executados através da empresa ESCAL - Empresa de Serviços de Contabilidade e Assessoria Ltda.

Haverá 173 oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com faixa salarial entre R$ 644,44 a R$ 9.025,46. 
Cargos

Processo Seletivo
-Ensino Fundamental Incompleto: Faxineiro (PSF) (5);
-Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde (PSF) (25), Auxiliar de Enfermagem (PSF) (5), Auxiliar de Saúde Bucal da Família (PSF) (5);
-Ensino Médio: Agente Controle de Vetores (4), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar Administrativo (CRASS) (1).
-Ensino Superior: Assistente Social (CRASS) (2), Assistente Social (CREAS) (1), Coordenador do (CREAS) (1), Dentista da Família (5), Enfermeiro da Família (5), Médico Clínico Geral da Família (5), Pedagogo (CRASS) (1), Pedagogo (CREAS) (1), Psicólogo (CRASS) (1), Psicólogo (CREAS) (1), Psicólogo da Família (2).

Concurso Público
-Nível Fundamental Incompleto: Eletricista (02), Guarda (03), Mecânico (01), Motorista (04), Operador de Máquinas (03), Operário (12), Pedreiro (08) e Servente (04);
-Nível Fundamental Completo: Almoxarife (01), Auxiliar de Serviços Administrativos (02), Auxiliar de Enfermagem (08), Auxiliar de Saúde (03), Eletricista de Autos (01) e Motorista de Ônibus (01);
-Nível Médio: Agente Administrativo (02), Auxiliar de Biblioteca (01), Fiscal de Obras  Públicas e Saneamento (01), Fiscal de Tributos (01) e Monitor Educação Infantil (02);
-Nível Superior: Assistente Social (02), Bioquímico (01), Dentista (01), Enfermeiro (01), Fisioterapeuta (01), Fonoaudiólogo (01), Médico (06), Nutricionista (01), Professor (23) e Psicólogo (02).
Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
Inscrições e Taxas

As inscrições serão realizadas somente no endereço eletrônico http://www.escal.com.br/, entre 12 de março a 16 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas

As provas serão realizadas na E.E. Monsenhor Mário - R. Monsenhor Mário n 400 - B. Cascalho - Carmo do Rio Claro/MG, nas datas previstas de 21 de abril e 09 de junho de 2012, às 9h00min, em locais e horários a serem divulgados, no site http://www.escal.com.br/. Após o término das provas (12h30min) serão afixados no local de realização das mesmas os gabaritos, que serão também encontrados no site de inscrição.

Validade

O certame tem a finalidade de prover os cargos vagos, os que vagarem ou forem criados no período de validade de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Prefeito Municipal de Carmo do Rio Claro.

Processo seletivo CODECA - Caxias do Sul - RS

A CODECA - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Pontua Concursos, realizará processo seletivo para preenchimento de 13 vagas. As oportunidades de nível Superior são para Assistente Social, Médico do Trabalho e Psicólogo; para o nível Médio há o cargo de Topógrafo e no nível Fundamental as oportunidades são para Borracheiro e Servente para Construção Civil.

Os contratados receberão salários que variam de R$ 900,00 a R$ 3.500,00 em jornadas de 15, 30 e 44 horas semanais, além de benefícios como assistência odontológica básica, assistência psicológica básica, assistência social básica, plano de saúde e vale alimentação de R$ 386,62.

As inscrições serão realizadas pela internet no site http://www.pontuaconcursoscom.br/ até às 24 horas do dia 06 de março de 2012 e opcionalmente na XFIRE LAN HOUSE, localizado na Av Júlio de Castilhos,194 - Lourdes - Cabas do Sul - RS. Uma terceira opção de inscrição será na Av. Júlio de Castilhos,1188 - Centro - Caxias do Sul - RS, no horário das 09h00min às 18h00min de segunda-feira à sexta-feira, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado.

As taxas variam em função do nível de instrução requerido:
Nível Fundamental Incompleto - R$ 25,00;
Nível Médio Completo + Curso Técnico - R$ 30,00;
Nível Superior Completo - R$ 60,00.

As provas objetivas serão realizadas em Caxias do Sul provavelmente no dia 15 de abril de 2012. O local de realização das provas objetivas serão divulgados oportunamente no site http://www.pontuaconcursos.com.br/. Só será permitida a realização da prova na data, no local e no horário constante na listagem de convocação.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período.

Prefeitura de Fortaleza abre vagas na área da saúde

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ceará, anunciou a realização de seleção pública para o preenchimento de 1.275 empregos vagos em seu quadro de funcionários, especificamente aos cargos de agente comunitário de saúde (711) e agente sanitarista (564). A iniciativa será executada em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos- IMPARH.
Na função de agente comunitário de saúde há 225 vagas disponíveis para ampla concorrência, sendo 12 para portadores de deficiência e 474 vagas para cadastro de reserva. Na função de agente sanitarista estão abertas 178 vagas para ampla concorrência, 10 vagas para portadores de deficiência e 376 vagas para cadastro de reserva. Todas as funções são de nível fundamental.
Os interessados poderão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.imparh.ce.gov.br/, no período de 25 de fevereiro a 08 de abril de 2012. O boleto de pagamento da inscrição no valor de R$ 35,00, ainda que gerado no último dia de inscrição, deverá ser pago obrigatoriamente até a data do vencimento.
A prova objetiva para os inscritos ao cargo de agente sanitarista terá duração de  três horas e será aplicada  no dia 06 de maio de 2012,  iniciando-se às 15h. Já os candidatos às vagas de agente comunitário de saúde farão a referida avaliação no dia 29 de abril de 2012, no mesmo horário. Os locais de aplicação serão expostos no cartão de identificação a ser retirado no site http://www.imparh.ce.gov.br/, três dias antes da realização.
O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão disponibilizados no site do IMPARH (http://www.imparh.ce.gov.br/), no dia da realização da prova, a partir das 19h, horário de Fortaleza- CE.
O resultado final será devidamente publicado no Diário Oficial do Município, bem como divulgado no site do IMPARH, nos dias 11 e 12 de junho de 2012, obedecendo à ordem de classificação por função. Esta seleção pública tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período, a contar da data de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Ibirá (SP)

A Prefeitura de Ibirá, Estado de São Paulo, incorporará paulatinamente 115 novos servidores públicos ao quadro de funcionários do município por meio da realização de concurso público. As inscrições poderão ser feitas  pela internet (http://www.institutosoler.com.br/) até o dia 24 de fevereiro de 2012, sendo a taxa de R$ 25,00 ou R$ 50,00. Confira o edital.
A remuneração proposta pode chegar até R$ 4.989,07, dependendo da função a ser ocupada, lembrando que poderão participar do certame cidadãos dos níveis fundamental, médio e superior.
As provas objetivas e práticas serão realizadas no dia 11 de março de 2012, em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições. O gabarito das provas será divulgado no dia seguinte, enquanto que somente no dia 27 de março de 2012 será divulgado o resultado final do concurso.
Este concurso público será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal.

Saiba mais

Concurso para Agente de Zoonoses em Taboão da Serra - SP

Divulgado o edital para abertura de mais um concurso público na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, em São Paulo. Na oportunidade, serão selecionados 40 novos Agentes de Controle de Vetores e Zoonoses, função que exige o Ensino Fundamental Completo e possui jornada de 40 horas semanais. O concurso terá prazo de validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período e também servirá para compor cadastro de reserva.
As inscrições serão realizadas no período entre 27 de fevereiro a 16 de março de 2012 diretamente no site do Instituto Zambini (http://www.zambini.org.br/), organizador do certame, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 36,90.
Para concorrer a uma das vagas, além da exigência da escolaridade mínima, os candidatos devem ter a partir de 18 anos de idade e não terem sido demitidos da Prefeitura de Taboão da Serra. 
Após confirmada a inscrição, o interessado deverá ficar atento à publicação da convocação para as provas objetivas, as quais provavelmente serão aplicadas no dia 15 de abril de 2012, na própria cidade do concurso. O organizador enviará comunicados por e-mail aos inscritos, mas os mesmos não ficarão isentos da responsabilidade em acompanhar os informes gerais sobre a seleção, tanto no site de inscrições como nos demais veículos listados no edital.
Em obediência aos dispositivos legais, está reservado o percentual de 5% das vagas existentes aos portadores de necessidades especiais.
A Prova Objetiva trará conteúdos das áreas de Matemática, Língua Portuguesa e Conhecimentos Básicos sobre Saúde Pública. Serão considerados habilitados na prova objetiva aqueles que obtiverem nota igual ou maior a 50% da prova, os quais serão convocados para o Teste de Aptidão Física e a Prova Prática, até o limite de 320 candidatos.