Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Turquia realiza transplante dos 4 membros

Cirurgiões da universidade de Ancara fizeram cirurgia inédita

Cirurgiões turcos realizaram um inédito transplante dos quatro membros, em uma universidade em Ancara, informou a agência de notícias Anatolia neste sábado.

"Em um transplante de órgãos muito grande (...) mais de 50% do corpo (do paciente) foi modificado", destacou o professor Murat Tuncer, reitor da Universidade de Hacettepe em Ancara.

"O fluxo de plasma e sangue ainda são contínuos para nosso paciente enfrentar as próximas e críticas 24 horas", disse Tuncer.

O ministro da Saúde, Akdag, parabenizou os cirurgiões que realizaram a intervenção de alto risco. "Todos os meu amigos fizeram um trabalho realmente bom. Eu gostaria de agradecer a todos em nome do povo turco".

A operação aconteceu pouco depois do primeiro transplante de face do país, em outro hospital universitário turco.

No mês passado, uma equipe de médicos da Universidade Akdeniz realizou uma operação bem sucedida em um adolescente de 19 anos que teve a face queimada quando era um bebê de 40 dias.

Fonte Band

Cientistas capturam 1ª imagem de emissão de energia em molécula

Imagem da distribuição de carga por uma molécula (Foto: IBM Research/BBC)
Pesquisa na Suíça tenta aperfeiçoar técnica que permitiria construir 'nanoaparelhos'.

Pesquisadores conseguiram captar pela primeira vez imagens da distribuição de carga em uma única molécula, com detalhes de uma complexa 'dança' de elétrons em pequenas escalas.

Cargas em átomos únicos já foram medidas em outras ocasiões, mas a captura de imagens do fenômeno em uma molécula complexa é algo mais difícil.

A técnica pioneira pode permitir que se observe diversos processos de transferência de carga que são comuns na natureza.

A pesquisa do grupo IBM Research, de Zurique, na Suíça, foi publicada nesta semana na revista científica Nature Nanotechnology.

A mesma equipe foi responsável por medir pela primeira vez a carga de átomos únicos, e também por fazer a primeira imagem de uma molécula única. A nova pesquisa é uma extensão dos dois trabalhos anteriores.

No entanto, uma técnica diferente foi usada, chamada de microscopia por sonda Kelvin - uma variação de uma técnica de microscopia que permitiu que se fizesse a primeira imagem molecular, em 2009.

Os cientistas usam uma barra com apenas bilionésimos de metros de largura, cuja ponta é formada por apenas uma molécula. A barra, chamada de cantiléver, é carregada com uma pequena voltagem e aproximada de uma molécula maior, em formato de xis.

Quando ocorre a aproximação, a cantiléver começa a se mexer, revelando onde os elétrons estão na molécula.

Na molécula usada - de naphthalocyanine, em inglês - os átomos de hidrogênio trocam de posição, e os elétrons migram de um braço do 'xis' para o outro.

Com a técnica, os cientistas conseguiram observar a troca na distribuição de carga.

Ao combinar o método com outras técnicas mais tradicionais, os cientistas acreditam que poderão fazer novas descobertas no mundo da nanotecnologia.

'Será possível investigar no nível molecular único como a carga se redistribui quando elos químicos individuais são formados entre átomos e moléculas em superfícies', afirma um dos autores do estudo, o cientista Fabian Mohn.

'Isso é essencial para construir aparelhos de escala atômica ou molecular.'

Fonte G1

Laboratório testa novo medicamento para o tratamento do câncer colorretal metastático

Remédio será submetido à aprovação de agências reguladoras ainda este ano, dizem pesquisadores


A medicação regorafenibe, para o tratamento do câncer colorretal metastático, está em fase de estudos avançados em humanos e deve ser submetida à aprovação das agências reguladoras ainda este ano.

Na última década, as medicações para o tratamento do câncer colorretal metastático evoluíram significativamente, mas alguns pacientes não respondem adequadamente a essas drogas, podendo apresentar intolerância ou resistência a curto prazo. Assim, as pesquisas buscam alternativas de tratamento para esses casos.

O novo medicamento testado pela Bayer nos Estados Unidos, sob coordenação do pesquisador Axel Grothey, gerou um aumento de 29% na sobrevida média dos pacientes. Além disso, 44% dos pacientes tratados com o regorafenibe apresentaram períodos prolongados em que o câncer não creceu contra 15,3% dos tratados com placebo.

Participaram 760 pacientes diagnosticados com câncer colorretal metastático e que já haviam utilizados todos os tratamentos atualmente disponíveis e aprovados para esse tipo de câncer. A amostra foi randomizada de forma que 505 pacientes receberam o regorafenibe e 255 foram tratados com placebo em associação a medicações para dor.

De acordo com o oncologista Gabriel Prolla, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, a aprovação dessa droga será importante para o tratamento.

— É mais uma opção para pacientes com câncer colorretal, especialmente para aqueles em que os tratamentos disponíveis falharam e não possuem uma opção de tratamento definido — comenta.

Segundo os pesquisadores, o regorafenibe deverá ser aprovado em breve pelo Food and Drug Administration (FDA) — equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

O câncer colorretal caracteriza-se pela presença de tumores nos segmentos do intestino grosso e reto. Acomete tanto homens quanto mulheres, especialmente acima de 50 anos.

Fonte Zero Hora

Antes de embarcar em um cruzeiro, consulte o índice de segurança sanitária do navio

Casos de Influenza B entre tripulantes e passageiros de navio que passou pelo litoral paulista lançam alerta para a saúde a bordo


A suspeita de surto de Influenza B no navio MSC Armonia, após a morte de uma tripulante e outras 10 pessoas terem ficado doentes a bordo, é um aviso aos navegantes para que fiquem atentos à segurança sanitária antes de viajar.

Todos os navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira passam por inspeções sanitárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia segurança sanitária de alimentos preparados no navio, água potável a bordo, piscinas e banheiras, higienização dos ambientes, gerenciamento de lixo, entre outros aspectos.

Após a avaliação, o fiscal atribui dois índices ao navio: o índice de conformidade, que indica a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação; e a pontuação de risco, que é o somatório dos valores de risco de cada item do roteiro de inspeção, variando de zero — navios com maior índice de segurança possível — a 5 mil — navio com menor índice de segurança possível.

Esses dados ficam disponíveis para consulta do viajante no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br), em um hotsite sobre Cruzeiros. A agência reitera que, ao deparar com irregularidades sanitárias em uma embarcação, são estabeleceidos medidas de correção necessárias com prazos definidos e o navio só é liberados para seguir viagem se atender aos padrões exigidos.

Antes de programar as próximas férias em um cruzeiro, vale consultar o hotsite Cruzeiros não só para verificar o risco sanitário do navio escolhido, conforme avaliação da Anvisa, mas também conferir dicas de saúde para antes, durante e depois da viagem. O espaço reúne material informativo sobre alimentação, higienização, proteção solar, vacinação entre outros protocolos, além de Serviço de Atendimento ao Turista.

Confira algumas dicas
:: Antes de viajar, consulte seu médico para uma avaliação

:: Evite viajar na se você for acometido por alguma doença infecciosa

:: Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, compre antes de embarcar o suficiente para todo o período e leve a prescrição médica na mala

:: Atualize as vacinas de acordo com os calendários de vacinação nacional e demais recomendações de acordo com o destino (as vacinas exigidas por cada país também estão disponíveis no site da Anvisa)

:: Se você ficar doente dentro da embarcação, comunique imediatamente à equipe de bordo para buscar atendimento médico e evite a automedicação

:: Caso apresente febre, diarreia, problemas de pele ou respiratórios ao retornar, procure imediatamente um serviço de saúde e informe as regiões que visitou.

(Fonte: Anvisa)

Por Zero Hora

Surto de superbactéria leva a cancelamento de cirurgias no Hospital Celso Ramos

Medida seria preventiva e não haveria motivo para pânico


O Hospital Celso Ramos, o maior de Florianópolis, está enfrentando, desde janeiro, a superbactéria resistente a antibióticos, a KPC, num caso que chegou a ser classificado como um surto da doença. Agora, a situação é considerada controlada pela Coordenadoria Estadual de Combate a Infecção. A afirmação é feita com base em exames em todos os pacientes da unidade de saúde e o não surgimento de contaminações desde quinta-feira da semana passada.

Até o momento, a superbactéria foi encontrada no organismo de 11 pessoas. Em cinco pacientes, a doença se manifestou. No restante houve a chamada colonização, quando o KPC está no corpo, mas o indivíduo não se encontra infectado. O conceito de surto é para quando dois ou mais casos de um agente não comum no hospital são confirmados. Existe uma tabela com as datas de manifestação da infecção, mas o material é de uso exclusivo dos técnicos, declara a coordenadora estadual de Combate a Infecções, Ida Zoz.

Na tentativa de conter o avanço da superbactéria, foi decretado o cancelamento das cirurgias eletivas e a redução no número de visitas. A primeira medida, tomada na última sexta-feira, ocorreu porque a maioria das pessoas contaminadas passou pelo centro cirúrgico, explica Fábio de Faria, médico infectologista da Vigilância Epidemiológica, que ajuda no controle da situação do Celso Ramos.

As salas vão passar por uma desinfecção e as operações de casos graves que chegarem ao hospital serão realizadas no centro cirúrgico da emergência. O ambiente onde foram feitas as cirurgias é o foco do problema, confirma o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), Wallace Fernando Cordeiro.

A restrição às visitas existe para evitar que a superbactéria se espalhe. O médico infectologista explica que ao tocar em doentes com KPC, ou mesmo na cama, coberta, talher ou copo deles, a mão se contamina. Caso não seja lavada e a pessoa tocar a boca, a superbactéria entra no organismo e se instala no intestino, colonizando a pessoa. Se este indivíduo sofrer um acidente que exija cirugia, a infecção pode se manifestar. O período de risco não é conhecido porque não se sabe o período em que a superbactéria fica no corpo. Ele varia de acordo com a imunidade e a flora intestinal de cada pessoa.

A coordenadora estadual de Combate a Infecções conta que há três semanas são feitos exames em pessoas internadas. Na primeira, foram limitados aos de áreas sensíveis, como Unidade de Terapia Intensiva e semi-intensiva. Em seguida, foram estendidas para o restante do hospital. Toda a força médica está mobilizada. Ela disse que toda a semana é feita uma reunião para avaliação das medidas. Além disso, foi intensificado o treinamento de funcionários e a higienização da unidade de saúde.

O diretor do Sindsaúde atribui a situação a consequências da terceirização do serviço de limpeza. Wallace conta que os funcionários não têm o conhecimento necessário para trabalhar numa área sensível como a saúde. Acrescenta que o número de trabalhadores é pequeno e a área que precisam cuidar é maior que antes da terceirização, sendo responsáveis pela higiene de laboratórios e centros cirúrgicos, mais o restante do andar.

A notícia de uma superbactéria preocupa que têm familiares ou amigos no Celso Ramos. E há motivos. Fábio revelou que em casos de pessoas infectadas o índice de mortalidade é de 50%. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos, mas nem sempre a alternativa dá resultado.

Seis continuam internados com a bactéria no Hospital Celso Ramos
Mesmo com o alto índice de mortalidade que a superbactéria provoca, matando metade das pessoas em que a doença se manifesta, os especialistas afirmam que não existem motivos para pânico. O principal argumento da coordenadora estadual de Combate a Infecção, Ida Zoz, é que testes não detectaram novos casos e o surto está controlado.

Mesmo assim, ainda há seis casos no Celso Ramos. Estas pessoas estão numa local chamado de precaução de contato, conhecido antes como área de isolamento. Eles são atendidos por um corpo técnico especializado e todo o tratamento segue normas internacionais. Apesar da melhora na situação, a coordenadora estadual de Combate a Infecção declarou que não há prazo para o estado de alerta ser retirado.

Ela explica que o surgimento da superbactéria é consequência do uso excessivo de antibióticos. Os pacientes crônicos e pessoas submetidas a grandes cirurgias estão sujeitos porque tomam diversos remédios. Isto gera um mecanismo de pressão seletiva e a bactéria adquire resistência. Como estas pessoas são sujeitas a várias intervenções o KPC, que se aloja no intestino, vai para outras partes do corpo.

O mais comum são infecções no aparelho urinário, por causa de sondas. Outra origem para a doença é a automedicação, que desencadeia o mesmo mecanismo. Por causa disso desde dezembro de 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece o o controle rigoroso de antibióticos. A partir desta data compra deste tipo de medicamento ficou muito mais controlada.

Outra medida para conter a disseminação da superbactéria foi a proibição da esterilização de instrumentos cirúrgicos por submersão. O método era bastante empregado no meio hospitalar brasileiro, mas causava riscos aos pacientes. Há ainda mais um problema para a KPC. O organismo é pouco conhecido e isto dificulta o diagnóstico durante os exames. Se houver tratamento inadequado do paciente o risco de morte da pessoa infectada aumenta porque a duplicação da bactéria é bastante rápida. O número de organismos pode dobrar a cada 20 minutos.

Mas a Secretaria de Saúde informou que é raro o KPC ser a causa da morte. Na maioria dos casos, ela se manifesta em pacientes que já estão bastante debilitados por causa de outras doenças. Conforme o explicado, a baixa imunidade e a medicação com antibióticos permite a manifestação da superbactéria. Mas a infecção acelera o processo de morte, sem ser considerado a causa.

Fonte Zero Hora

Hospital Celso Ramos não tem treinamento para isolar doenças contagiosas

Governo reconhece que isolamento da bactéria KPC não foi criado por falta de recursos


Uma área de isolamento não foi criada no Hosptital Celso Ramos para os pacientes infectados pela bactéria KPC, em Florianópolis, por falta de pessoal treinado para lidar com o protocolo necessário. A informação é de Ida Zoz, coordenadora estadual de combate à infecção de Santa Catarina, que admitiu que muitos profissionais foram contratados há pouco tempo no hospital e ainda não receberam treinamento para situações em que o risco de contágio faz com que o isolamento dos pacientes contaminados seja necessário.

Ao invés de estarem isolados, os pacientes estão na unidade de tratamento intensivo e semi-intensivo, junto com outros pacientes. Para evitar o contágio e a transmissão da bactéria, que tem um índice de mortalidade de 50% dos infectados, a coordenadoria recomenda que a higiene seja redobrada no contato com os pacientes inclusive pelos visitantes do Hospital Celso Ramos, que devem adotar medidas como evitar circular no hospital e não tocar nos familiares internados sem higienizar as mãos com álcool.

Veja aqui todas as medidas de higiene sugeridas pela coordenadora estadual de combate à infecção aos visitantes do Hospital Celso Ramos.
Surto da bactéria KPC em FlorianópolisSegundo a coordenadora, o Hospital Celso Ramos, maior de Florianópolis, passou por um surto da bactéria KPC e agora se encontra em estado de alerta, com a infecção controlada. No momento há duas pessoas infectadas e quatro com colonização, termo médico para pacientes que têm a bactéria na pele, mas não manifestam a doença.

Pessoas infectadas pela KPC tem um índice de mortalidade de 50%. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos, mas nem sempre a alternativa dá resultado.

Zoz declara que a situação está controlada porque todas as pessoas internadas são submetidas a exames, nenhum novo caso foi encontrado em mais de uma semana e vários dos pacientes que tiveram a infecção já tiveram alta. A coordenadora de combate a infecção ressalta que um paciente contaminado chegou de um hospital do interior com o KPC. Por medida de precaução as cirurgias eletivas foram canceladas e as visitas reduzidas.

Mesmo com o surto não há motivos para pânico. Todos têm a bactéria no intestino e a doença só se manifesta em pessoas com imunidade baixa como portadores de doenças crônicas como insuficiência renal e câncer. Por serem obrigadas a tomar muitos medicamentos o KPC adquire resistência.

A bactéria
A bactéria KPC (Klebsiella pneumonia Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente às drogas existentes. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos.

No Brasil, segundo a Anvisa, já foram identificados 135 casos desde 2010. O contágio ocorre basicamente dentro do hospital, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

Fonte Zero Hora

Saiba como evitar o contágio e a transmissão da bactéria KPC

Visitantes do Hospital Celso Ramos devem redobrar cuidado com higiene

De acordo com Ida Zoz, coordenadora estadual de combate à infecção de Santa Catarina, devem ser adotadas medidas para evitar o contágio e a transmissão da bactéria KPC quando as pessoas visitarem o Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.

Segundo a coordenadora, o maior de Florianópolis passou por um surto da bactéria KPC e agora se encontra em estado de alerta com a infecção controlada. No momento há duas pessoas infectadas e quatro com colonização, termo médico para pacientes que têm a bactéria na pele, mas não manifestam a doença. Pessoas infectadas pela KPC tem um índice de mortalidade de 50%. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos, mas nem sempre a alternativa dá resultado.

Medidas de segurança:
- ir de roupa limpa e banho tomado;

- evitar tocar em objetos dentro do hospital;

- tocar no paciente apenas depois de higienizar as mãos, lavando-as e passando álcool; - se restringir a visitar apenas o familiar internado, evitar visitar outros conhecidos;

- evitar circular no hospital;

- evitar sentar na cama e na escadinha da cama do paciente.

Zoz declara que a situação está controlada porque todas as pessoas internadas são submetidas a exames, nenhum novo caso foi encontrado em mais de uma semana e vários dos pacientes que tiveram a infecção já tiveram alta. A coordenadora de combate a infecção ressalta que um paciente contaminado chegou de um hospital do interior com o KPC. Por medida de precaução as cirurgias eletivas foram canceladas e as visitas reduzidas.

Mesmo com o surto não há motivos para pânico. Todos têm a bactéria no intestino e a doença só se manifesta em pessoas com imunidade baixa como portadores de doenças crônicas como insuficiência renal e câncer. Por serem obrigadas a tomar muitos medicamentos o KPC adquire resistência.

A bactéria
A bactéria KPC (Klebsiella pneumonia Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente às drogas existentes. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos.

No Brasil, segundo a Anvisa, já foram identificados 135 casos desde 2010. O contágio ocorre basicamente dentro do hospital, pelo contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

 
DIÁRIO CATARINENSE

Pesquisas relacionam consumo de adoçante à obesidade

Nutricionista atesta que uso moderado do produto é seguro para o controle de peso


Os adoçantes artificiais já tiveram seus dias de glória. Em décadas passadas, eles foram considerados a salvação do emagrecimento. As famosas "gotinhas" ou o pozinho em sachês eram presença garantida na mesa de quem estivesse em dieta. Embora tenham ficado na berlinda por muito tempo, depois inocentados — e a todo momento tenham sido divulgadas questões sobre o risco destas substâncias —, seu uso por pessoas não diabéticas ou que não tenham problema de sobrepeso está sendo cada vez menos recomendado.

A mudança ainda é tímida nos consultórios, até mesmo porque se trata de uma alternativa fundamental para quem não pode desfrutar do açúcar e para quem não pode usufruir do paladar doce sem aumentar o nível de glicose do sangue. Além disso, o risco de aumentar de peso com açúcar continua sendo maior.

Desde a década de 70, muitos trabalhos científicos revelaram um potencial cancerígeno atribuído a eles. Doenças neurológicas, autoimunes e degenerativas poderiam ser causadas por adoçantes, causando muitas dúvidas e insegurança aos consumidores. Com o passar do tempo, essas suspeitas foram caindo por terra. Isso ocorreu pelo fato de que a maior parte dos trabalhos científicos que relatava resultados deletérios dos adoçantes usava quantidades extremamente elevadas desses compostos. Alguns protocolos de pesquisa chegaram a utilizar nos ratinhos o equivalente a mais de 2 mil latinhas de refrigerantes por dia. Assim, esses resultados não foram comprovados em humanos e os adoçantes ganharam a confiança do mundo acadêmico, recebendo o aval da maioria das agências reguladoras mundiais.

Há cerca de três anos, um estudo levantou uma nova questão acerca dos adoçantes: segundo os pesquisadores, eles podem levar ao ganho de peso. Foram estudaram dois grupos de ratos — um grupo ingerindo uma dieta com adoçantes e outro grupo com dieta normal — e foi notado que os animais que faziam refeições com adoçantes comiam mais e, por conseguinte, engordavam mais do que o grupo alimentado sem adoçantes. Com isso, foi levantada a hipótese de que ao sentir o sabor doce na boca, o corpo se prepararia para receber as calorias do açúcar e, quando elas não vêm, passaria a buscar esse nutriente em vários alimentos, principalmente carboidratos. Dessa forma, estaria predisposto a comer mais — e a engordar.

Adoce com moderação
Fora as ligações perigosas do uso dessas substâncias com uma série de doenças, o ideal, segundo os médicos, é a parcimônia.

— Há um abuso por parte da população com relação a produtos diet e light — esclarece a endocrinologista Jacqueline Rizzolli.

Segundo Jacqueline, há necessidade de conscientizar a população que a alimentação saudável — com produtos naturais, orgânicos, com baixo consumo de gorduras animais e de açúcares refinados — é sempre a alternativa mais recomendada. Já o consumo da adoçantes artificiais em pequenas doses, com acompanhamento médico e nutricional, pode ser mantido para a restrição de calorias.

E não se pode esquecer que produtos adoçados artificalmente, por si só, não emagrecem ninguém. Muitos têm bastante gordura e calorias. Hoje, preconiza-se que eles devem ser usados conforme o peso e massa corporal do indivíduo. Para Carlos Gouvea, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres Diet e Light (Abiad), o estudo que defende que os adoçantes engordam apenas uma teoria e não é conclusivo. Segundo a Abiad, os próprios autores apontam para a complexidade da questão e da dificuldade em comparar-se os modelos de consumo animal e humano, o que deve ser de fato questionado. De acordo com Gouvea, o poder de adoçar dos edulcorantes (adoçantes) é maior que o açúcar branco, o que justifica sua baixa utilização em termos de volume. Entretanto, nem todos alimentos adoçados desta forma estão isentos de calorias.

Conforme a nutricionista Daniela Casagrande, estudos evidenciam que há segurança no uso de adoçantes, desde que com moderação.

— Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto de 60 kg pode consumir diariamente até 2.400 mg de aspartame, o que equivale a cerca de 60 sachês de um grama de adoçante ou quase quatro litros e meio de refrigerante adoçado só com aspartame. Como a maioria dos alimentos é formulado com a mistura de adoçantes, esse limite fica ainda mais distante — diz Daniela.

— O consumo consciente e uma dieta equilibrada são os melhores instrumentos para o controle do peso. Não há propósito algum em basear uma dieta só no controle da ingestão de açúcar — afirma Gouvea.

Quem é quem
Os adoçantes disponíveis no mercado são bem diferentes entre si. Seu consumo teve início na década de 1960 e podem ser divididos em produtos de 1ª geração (os mais antigos) e os de 2ª geração. Alguns possuem efeitos colaterais.

1ª Geração
:: Sacarina — Foi o primeiro adoçante artificial a ser descoberto. É um adoçante de baixo custo, porém com sabor amargo e metálico.
:: Ciclamato — É usado em associação com a sacarina. É mais doce que a sacarose, porém com sabor também amargo. Pode ter efeito laxativo.
:: Aspartame — Em doses elevadas, pode ser tóxico. Há risco para quem em pessoas com fenilcetonúria por conter fenilalanina, prejudicial aos indivíduos que apresentam esta malformação genética.

2ª Geração
:: Acessulfame — K — Tem alto poder adoçante e pequeno sabor residual. Está presente em misturas de adoçantes utilizados na indústria alimentícia.
:: Sucralose — É o que tem gosto mais similar ao do açúcar. Pode ser usado por diabéticos e gestantes. Entre os efeitos colaterais está a enxaqueca.
:: Esteviosídeo ou Stevia — Por ser de origem natural, é o mais recomendado por nutricionistas. Em algumas apresentações comerciais, ele é usado associado ao ciclamato. Tem sabor amargo.

Cuidados à mesa
:: Lembre sempre que produtos light e diet também têm calorias.

:: Tenha moderação, é possível comer açúcar, mantendo e até perdendo peso. O segredo é a quantidade.

:: Teste seu paladar, reflita se o uso de adoçantes não está mais para um hábito que possa ser revisado.

:: Opte por água, chás ou sucos naturais. Os refrigerantes e alimentos adoçados artificialmente são geralmente produzidos com uma combinações de adoçantes artificiais e foram idealizados para permitir que diabéticos pudessem consumir este tipo de alimento. Nenhuma opção (diet, zero, light ou adoçado com açúcar) é considerada saudável e nutritiva.

:: Priorize uma alimentação saudável, acima de tudo. Os dietéticos não possuem calorias nem glicose, mas também apresentam grandes quantidade de sódio. Além disso, as bebidas gaseificadas causam distensão gástrica (dilatam o estômago). O ideal é consumir o mínimo possível. Comer bem não é só ingerir menos calorias.

Fonte Zero Hora

Guinness declara nepalês de 72 anos o menor homem do mundo

Katmandu - Um nepalês de 72 anos, nascido num remoto vale do país himalaio, foi declarado neste domingo o menor homem do mundo pelo Livro Guinness de Recordes Mundiais. Chandra Bahadur Dangi mede exatamente 54,6 cm, ou seja, 5,3 cm a menos que o filipino Junrey Balawing, a quem, em junho, foi atribuído o mesmo título.

"Se realmente tiver 72 anos, é realmente a pessoa mais velha designada como a menor do mundo desde a criação do Guinness há 57 anos", declarou Craig Glenday, redator-chefe da publicação.

Chandra Bahadur Dangi, que pesa 12 kg, afirmou à AFP que este "reconhecimento" compensa de certa maneira os anos de sofrimento. Órfão desde os 12 anos, foi acolhido por membros de sua família que o expunham em feiras como um fenômeno e embolsavam o dinheiro ganho.

Depois ganhou a vida modestamente tecendo juta e só deixou algumas vezes seu povoado, situado numa zona paupérrima do Nepal, a 350 km de Katmandu. Chandra Bahadur Dangi viajou para a capital nepalesa pela primeira vez para participar nas cerimônias do Guinness. "Quero visitar países estrangeiros e conhecer pessoas através do mundo", declarou.

Khangendra Thapa Magar, outro nepalês que também ostentou o mesmo título, visitou a Europa e Estados Unidos e figurou nos cartazes de uma campanha que promovia o Nepal como destino turístico, que o mostravam como o menor homem do mundo no país que abriga a montanha mais alta do globo, o Everest.

As causas da pequena estatura continua sendo um mistério, mas a maioria dos homens e mulheres designados como as menores pessoas do mundo sofre de "nanismo primordial".

Fonte Correio Braziliense

Dislexia aparece mais cedo que a tentativa de aprender a ler e escrever

Belo Horizonte — Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Napoleão Bonaparte, Walt Disney e Agatha Christie. O que esses famosos têm em comum? Dizem que todos tiveram dificuldade para aprender a ler e a escrever porque eram disléxicos.

Provavelmente, se tivessem vivido nos dias de hoje, a história seria diferente. Um estudo norte-americano mostra que é possível identificar o risco de uma criança desenvolver o transtorno de aprendizagem antes de ela entrar na fase escolar. Isso pode facilitar a alfabetização e minimizar os impactos da dislexia na vida social dela.

Integrantes do Children’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, apoiados pela Universidade de Harvard, submeteram meninos e meninas com idade média de 5 anos a uma ressonância magnética e descobriram diferenças de atividade cerebral naquelas com histórico familiar de dislexia. O resultado indica que a capacidade do cérebro de processar sons da linguagem é deficiente mesmo quando a criança ainda não começou a receber estímulos para aprender a ler.

Fonte Correio Braziliense

Pedidos de drogas ilícitas pela internet preocupam Junta de Fiscalização

Farmácias ilegais na internet, que têm como alvo o público jovem, são uma das principais preocupações da Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife). De acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (28/2) pela instituição, drogas ilícitas estão sendo encomendadas online, juntamente com os medicamentos receitados.

Para atrair o público jovem, essas empresas começaram a usar as mídias sociais para divulgar seus sites. O relatório mostra que essas iniciativas podem colocar grandes públicos em risco, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu que mais da metade dos medicamentos de farmácias ilegais na internet são falsos. "Aspectos-chave das atividades dessas farmácias incluem o contrabando de seus produtos aos consumidores e a tentativa de convencer o consumidor de que eles são, de fato, legítimos”, diz o documento. A Jife já pediu aos governos para fechar essas farmácias ilegais, apreender substâncias que foram compradas de maneira ilícita pela internet e contrabandeadas pelo correio.

Em 2010, houve mais de 12 mil apreensões de substâncias controladas internacionalmente e enviadas pelo correio, sendo que 6, 5 mil apreensões foram de substâncias lícitas internacionalmente controladas e mais de 5,5 mil de drogas de origem ilícita. A Índia foi identificada como o principal país de origem dessas substâncias, representando 58% das apreensões. Os Estados Unidos, a China e a Polônia também foram identificados como países de origem das drogas vendidas pela internet.

O documento destaca que embora haja publicações e acordos sobre o tema, ainda há diversas barreiras que impedem a solução do problema, entre elas a falta de tecnologia e de pessoal qualificado. “Os governos que identificam as farmácias ilegais na internet, que operam dentro de outros territórios, devem notificar o governo pertinente e a cooperação técnica deve ser reforçada".

Fonte Correio Braziliense

Hospital Santa Isabel implanta gestão de risco

Objetivo é levantar todos os riscos pelos quais o paciente pode passar desde o momento que entra até a hora que sai da instituição para a implantação de protocolos de atendimento e treinamentos

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, reuniu 30 mil prontuários médicos e constatou que 3,7% deles apresentaram algum evento adverso e 13,6% desses eventos levaram ao óbito do paciente. De acordo com o mesmo estudo, 50% destes equívocos poderiam ser evitados.

Resultados como os apresentados na pesquisa são gargalos presentes no sistema de saúde de diversas localidades. No intuito de aprimorar os cuidados realizados dentro da instituição, o Hospital Santa Isabel, localizado em São Paulo, está implantando um serviço de gestão de risco hospitalar e segurança do paciente.

Segundo a coordenadora de risco do hospital, Maria Alice Poppe Pereira, o objetivo é levantar todos os riscos pelos quais o paciente pode passar desde o momento que entra até a hora que sai do hospital. “Estamos identificando os riscos em cada setor, para podermos implantar protocolos de atendimento e treinamentos em nossa equipe”.

Maria Alice explica que um dos protocolos que estão sendo implantados visam o atendimento rápido e precoce para evitar enfarto dos pacientes.

Um dos grupos que ela diz que mais precisa de atenção é a população idosa. “O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil. Diante dessa realidade, precisamos focar no público da terceira idade, pois apresentam patologias maiores e tem maior possibilidade de cair”.

Maria Alice explica que um dos problemas que dificulta a implantação de programas de gestão assistencial e segurança do paciente nos hospitais é o fato de que as pessoas têm receio de punição. “É importante que os gestores conscientizem suas equipes sobre a importância de identificar erros, fazendo com que entendam que o objetivo é avaliar o processo e não encontrar culpados”.

Ela finaliza ao dizer que aqui no Brasil a instituição é uma das cinco que já implantou o serviço formalmente. E ressalta que o Brasil já possui um programa de adesão voluntária, mantido pela Associação Paulista de Medicina e Conselho Regional de Medicina de São Paulo, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.

Já para o controle de qualidade de materiais hospitalares, a Anvisa criou a Rede de Hospitais Sentinela, que é um sistema de gerenciamento de risco especialmente nas áreas de farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância.

Fonte SaudeWeb

Rio de Janeiro anuncia dois novos hospitais de oncologia

Uma instituição será em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e a outra em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A inauguração está prevista o primeiro semestre de 2014

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou no dia 17 de fevereiro que o Governo do Estado vai construir dois novos hospitais para tratamento de pacientes com câncer. Um em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e o outro em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O objetivo é que a Empresa de Obras Públicas do Estado inicie as obras de reforma e construção já no segundo semestre deste ano, para inaugurar as unidades no primeiro semestre de 2014.

O projeto do Hospital de Oncologia em Nova Friburgo está sendo fechado e contará com a colaboração de Marcos Moraes, especialista no tratamento oncológico e presidente da Fundação do Câncer.

O secretário informou que o Inca será parceiro da entidade, por meio do médico Marcos Moraes. A unidade será montada onde antes funcionava o Centro de Qualidade de Vida do Hospital Silvestre.

De acordo com Côrtes, o tratamento oferecido será multidisciplinar, em local arborizado e bucólico. “Se necessário, faremos fisioterapia ortopédica, neurológica e respiratória para auxiliar na recuperação dos pacientes”, disse.

O hospital não será utilizado no atendimento infantil. Esse serviço será feito a princípio pelo Inca.

O secretário também anunciou a construção de mais uma nova unidade de tratamento de câncer, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Secretaria de Obras do Estado deve lançar o edital em cerca de dois meses para este hospital, que terá mais de 250 leitos para o tratamento de oncologia na Baixada.

Fonte SaudeWeb

RJ: Informatização de hospitais federais vai ser concluída até outubro

Processo permitirá, por exemplo, colocar online informações sobre pacientes, medicamentos e insumos nas unidades de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse neste sábado (25) que a informatização dos seis hospitais federais no Rio de Janeiro será concluída até outubro deste ano. Segundo ele, o processo já foi iniciado nos hospitais da Lagoa e de Ipanema, ambos na zona sul da cidade.

O próximo será o Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá. Os hospitais do Andaraí e Geral de Bonsucesso, na zona norte da cidade, além do Hospital dos Servidores do Estado, no centro, virão em seguida. A informatização dos hospitais permitirá, por exemplo, colocar online informações sobre pacientes, medicamentos e insumos nas unidades de saúde.

De acordo com Padilha, a informatização faz parte de uma reformulação dos hospitais federais no Rio. “O Ministério da Saúde está fazendo uma profunda reformulação nesses seis hospitais federais, inclusive de gestão, buscando combater o desperdício de recursos, definir o papel de cada um desses hospitais, e em que cada um deles tem que se especializar mais”, disse o ministro.

Segundo ele, não há nenhuma intenção de passar a gestão dessas unidades para o estado ou para o município, como já ocorreu no passado. “O que estamos buscando é uma maior integração desses hospitais com o conjunto da rede, para um melhor atendimento à população. Os leitos de UTI [unidade de tratamento intensivo] desses hospitais já integram a central de regulação do estado e do município”, disse.

Fonte SaudeWeb

Governo investe R$ 15 milhões para reforma do Hospital Miguel Couto

Unidade de atendimento de urgência 24 horas e mais leitos da unidade de tratamento intensivo (UTI) que será construída ao lado do hospital tem orçamento de R$ 12 milhões

O governo federal vai investir R$ 15 milhões para desafogar um dos maiores hospitais de urgência e emergência do Rio de Janeiro, o Hospital Miguel Couto, que faz uma média de 430 atendimentos diários e 600 cirurgias por mês. O anúncio foi feito na última sexta-feira (24) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à unidade, na zona sul carioca.

Uma unidade de atendimento de urgência 24 horas e mais leitos da unidade de tratamento intensivo (UTI) que será construída ao lado do hospital tem orçamento de R$ 12 milhões.

Para reequipar o hospital, o ministério assinou contratos de R$ 3 milhões com o município para comprar novos equipamentos para as salas de cirurgia e para os setores de urgência e emergência. A verba também será utilizada na completa informatização do hospital, além da compra de um novo tomógrafo.

“Quando inaugurarmos, no final deste primeiro semestre, esta UPA [Unidade de Pronto-Atendimento] 24 horas e novos leitos de UTI, a população vai perceber uma melhora, tanto na redução do tempo de espera para o atendimento quanto em um local mais adequado para os pacientes graves”, disse Padilha.

A reforma e a ampliação do Miguel Couto faz parte do S.O.S. Emergências, programa coordenado pelo Ministério da Saúde que objetiva qualificar o atendimento nas 40 principais emergências públicas do país até 2014.

Fonte SaudeWeb

Hospital Carlos Chagas inaugura Serviço de Emergência

As novas instalações fazem parte da primeira etapa de uma obra,que prevê a construção total de 6.000 m² . Nesta fase serão entregues dois pavimentos nos quais funcionarão Pronto Socorro Adulto, Clínica Geral, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia

O Hospital Carlos Chagas está inaugurando um Serviço de Emergência. As novas instalações fazem parte da primeira etapa de uma obra,que prevê a construção total de 6.000 m² . Nesta fase serão entregues dois pavimentos nos quais funcionarão Pronto Socorro Adulto, Clínica Geral, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

De acordo com o arquiteto Luiz Euclides Alonso Checoli, responsável pela obra, a equipe trabalha há três anos no desenvolvimento deste projeto. Checoli diz que o projeto foi iniciado em 2008, a partir do desenvolvimento de um estudo completo para o novo bloco hospitalar voltado para a rua Coronel Portilho, que terá 6.000 m.², e será interligado ao Hospital que tem atualmente 10.000 m.²”, afirma Luiz Checoli.

Ele explica que a obra teve início em julho de 2009 e está sendo desenvolvida em etapas, etapas à medida que o HCC consegue transferir os serviços médicos e administrativos que funcionam no local. Checoli afirma que o projeto foi alinhado às necessidades apresentadas pelo corpo clínico e todos os detalhes foram estudados para atender aos quesitos médicos.

O presidente do Conselho de administração, Antonio Carlos Garcia, afirma que um Pronto-Socorro funciona 24 horas e a limpeza deve ser constante. Mas os materiais utilizados não podem tornar os ambientes frios, daí a importância da integração entre os aspectos médicos e arquitetônicos. O que foi conquistado com louvor no novo serviço.

Fonte SaudeWeb

Saúde Pública: Ministério credencia equipes em 20 estados

Ao todo, 131 municípios receberam recursos financeiros garantidos pelo governo federal para custear as novas equipes

O Ministério da Saúde credenciou mais 682 Agentes Comunitários de Saúde, 104 Equipes de Saúde da Família e 155 Equipes de Saúde Bucal em 20 estados. Ao todo, 131 municípios receberam recursos financeiros garantidos pelo governo federal para custear as novas equipes. Os estados contemplados são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O credenciamento destas equipes está previsto em portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27). Os valores repassados aos municípios integram o chamado Piso da Atenção Básica (PAB) Variável, que prevê um incentivo anual que varia de R$ 80,4 mil a R$ 120,6 mil por Equipe de Saúde da Família, de R$ 9 mil por Agente Comunitário de Saúde e de R$ 25,2 mil a R$ 33,6 mil por Equipe de Saúde Bucal.

Esses recursos podem ser superiores caso os gestores locais do Sistema Único de Saúde participem da Estratégia Saúde Mais Perto de Você/Controle e Qualidade, que prevê o repasse de incentivo financeiro federal mediante o cumprimento de metas qualidade na assistência prestada aos usuários do SUS.

Fonte SaudeWeb

Pílulas para dormir quadruplica chance de morte, diz estudo

Consumo em dose elevada está associado a um risco 35% maior de câncer

Pílulas para dormir prescritas comumente estão relacionadas com um risco quatro vezes maior de morte prematura, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado nesta segunda-feira (27) no periódico BMJ Open.

Em doses elevadas, estes medicamentos também estiveram associados a um risco 35% maior de câncer em comparação com indivíduos que não os ingerem, mas as razões para isto não ficaram claras.

Médicos chefiados por Daniel Kripke, do Centro de Sono da Família Scripps Clinic Viterbi em La Jolla, Califórnia, analisaram os registros médicos de mais de 10.500 adultos residentes na Pensilvânia que tomavam remédios para dormir prescritos.

Eles foram comparados com mais de 23.600 colegas, segundo idade, saúde e histórico e que não fizeram uso destes medicamentos.

O estudo foi feito durante dois anos e meio com pílulas para dormir amplamente prescritas, incluindo benzodiazepínicos, não benzodiazepínicos, barbitúricos e sedativos.

O número total de mortes registradas neste período foi pequeno nos dois grupos, correspondendo a menos de mil. Mas houve uma diferença grande na mortalidade, afirmaram os cientistas.

Aqueles que ingeriram entre 18 e 132 doses de pílulas ao ano mostraram-se 4,6 vezes mais propensos a morrer do que o grupo de controle.

Mesmo aqueles que tomaram menos de 18 doses anuais mostraram-se 3,5 vezes mais propensos a morrer.

Detalhes de como os indivíduos morreram não foram revelados e os autores reforçam ter encontrado um vínculo estatístico, mas não uma causa.

No entanto, eles decidiram soar o alerta, devido ao grande número de pessoas que faz uso destes medicamentos.

Fonte R7

Busca por bancos de sêmen triplica em dez anos

Casais heterossexuais representam 70% dos pedidos mensais

O desequilíbrio entre a oferta de sêmen e a procura pelo material nos bancos de esperma da cidade pode ameaçar o sonho de ver a família crescer no caso de gente que depende da técnica para gerar um bebê.

Se a busca por gametas de homens desconhecidos triplicou nos últimos dez anos, encontrar doadores férteis o bastante para participar de uma inseminação ficou difícil.

O panorama dos bancos de esperma da capital, um recurso que possibilita à mulher a chance de se tornar mãe mesmo sem ter um companheiro fértil, foi traçado pelas três principais unidades de São Paulo, as mais importantes do País, a pedido do Jornal da Tarde.

"Há dez anos o número de solicitações por mês era de 40 amostras de sêmen para fertilização assistida. Hoje, enviamos, mensalmente, em torno de 120 para todo o Brasil", afirma Vera Beatriz Fehér Brand, diretora do Pro-seed.

A procura é semelhante no Criolab, da Clínica Fertility de Fertilização, e no banco da Faculdade de Medicina do ABC - o único na esfera pública.

Casais heterossexuais ainda constituem o principal público dos bancos de sêmen e representam cerca de 70% dos pedidos mensais.

"A procura de bancos pelos casais heterossexuais é motivada pela alteração seminal irreversível, ou seja, quando o homem é totalmente infértil", explica Edson Borges Junior, especialista em reprodução humana assistida e diretor da Fertility.

Fonte R7

Prefeitura de Gaspar - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Gaspar, Estado de Santa Catarina, abriu Processo Seletivo Emergencial para contratação temporária de Médico Clínico Geral, Médico Psiquiatra, Médico Pediatra, Auxiliar de Serviços Gerais, Atendente de Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde. A remuneração será de até R$ 6.748,55, além de gratificação no valor de R$ 2.500,00. A carga horária das funções variará de 10 a 40 horas semanais. Confira o edital.
As inscrições da seleção emergencial ocorrerão nos dias 27,28 e 29 de fevereiro de 2012, das 08:00 às 12:00 horas e 13:30 às 16:30 e serão feitas no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Gaspar, localizado à rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro, Gaspar (SC). As inscrições são gratuitas.
Os candidatos deverão levar os documentos mínimos para habilitação, e as comprovações de pós-graduações e até 500 horas de cursos de aperfeiçoamento realizados nos últimos cinco anos, para a realização do somatório de pontos.

A partir do dia 07 de março de 2012 será divulgado em comunicado exposto no Mural Oficial da Prefeitura de Gaspar, na Secretaria Municipal de Saúde e na internet http://www.gaspar.sc.gov.br/ o resultado final a homologação do resultado final dos classificados no processo seletivo emergencial.

A validade do processo seletivo será de 01 ano.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de União do Oeste (SC) 2012

A Prefeitura de União do Oeste, Estado de Santa Catarina, publicou edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público visando o preenchimento de 03 cargos de nível fundamental e superior. A remuneração é de até R$ 3.050,38.
Cargos: Enfermeiro, Psicólogo e Operador de Máquinas, todos com carga horária de 40 horas semanais.
As inscrições serão realizadas no período de 28 de fevereiro a 05 de abril de 2012, na Prefeitura de União do Oeste - Avenida São Luiz n° 531, nos dias úteis, das 07:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:30.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 para o cargo de Operador de Máquinas e R$ 100,00 para os cargos de Enfermeiro e Psicólogo.
A prova escrita será aplicada no dia 15 de abril de 2012, com início às 08 horas e término às 12 horas, na Escola Reunida Municipal Angelo Soletti, Rua Estrada Geral, saída para Jardinópolis, União do Oeste/SC.
O gabarito provisório será divulgado a partir das 20 horas do dia 15 de abril de 2012, no site  http://www.icap.net.br/.
O concurso público será válido por 2 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Imperatriz publica edital para concurso público

A Prefeitura de Imperatriz, Estado do Maranhão, abre concurso público para provimento de 711 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 4.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
Estão sendo disponibilizadas 111 vagas para nível fundamental, com o salário inicial de R$ 622,00 para as funções de: balanceiro, cuidador social, magarefe, maqueiro, merendeiro (zona rural e urbana), motorista, operador de estação de captação, tratamento e distribuição de água (zona rural), vaqueiro, zelador (zona rural e urbana).

Para nível médio/técnico estão sendo abertas 155 vagas, cujo salário inicial é de R$ 622,00 a até R$ 1.100,00, para as funções de: agente de cadastro imobiliário, agente de endemias, agente de fiscalização ambiental, agente de fiscalização de transporte público, agente de inspeção em abate de animais de médio e grande porte, agente de defesa civil, agente municipal de trânsito, assistente administrativo (zona rural e urbana), auxiliar de contabilidade, auxiliar de magistério (zona rural), auxiliar de odontologia, fiscal em alvará e habite-se, fiscal imobiliário, instrutor de libras (pessoa surda), intérprete de libras (curvo avançado), programador de computador, revisor de braille, técnico agrícola (zona rural), técnico em edificações, técnico em enfermagem (zona urbana), técnico em laboratório, técnico em radiologia, técnico em refrigeração e técnico em segurança do trabalho.
O maior número de vagas é para os cargos que exige nível superior, são 445 vagas para as funções de administrador, administrador hospitalar, advogado, advogado especialista em direiro ambiental, arquiteto urbanista, assistente social, biólogo, contador, economista, educador físico, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro especialista em trânsito, engenheiro florestal, engenheiro sanitarista, fonoaudiólogo, geógrafo, médico generalista, médico veterinário, nutricionista, odontólogo (cirurgião buco maxilo, clínico geral, dentística, endodontista, odontopeditra, pacientes especiais e protesista), pegadodo (zona urbana), psicólogo, químico, terapeuta ocupacional, turismólogo, médico especialista em (anestesista, angiologista, cardiologista, cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião geral, cirurgião ocológico, cirurgião pediátrico, cirurgião torácico, clínico geral, endocrinologista, gastroenterologista, geriatra, hematologista, infectologista, intensivista adulto, intensivista pediátrico, mastologista, neurocirurgião, neurologista, neuropediatra, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra, radiologista, reumatologista e urologista), professor nível II - ensino fundamental anos finais para atuarem em uma das zona rural e/ou urbana nas disciplinas de (ciências, educação física, espanhol, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática e música), professor nível III - de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (zona rural e urbana). O salário para essas funções variam de R$ 941,76 a R$ 4.000,00.
Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de março a 08 de abril de 2012, nos sites www.fsadu.org.br/concursos ou www.sousandrade.org.br/concursos.

A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade, sendo R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 90,00 para nível superior.
Provas
O Concurso Público será composto de Prova de Conhecimentos para todos os cargos e:
a) Prova Prática para os cargos de Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Revisor de Braile e Merendeiro;
b) Prova de Capacidade Física para os cargos de Agente em Defesa Civil, Agente Municipal de Trânsito e Maqueiro;
c) Entrevista Técnica para os cargos de Cuidador Social, Magarefe (açougueiro), Vaqueiro e Operador de Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água;
d) Prova de Títulos para os cargos de Pedagogo, Professor Nível III, Magarefe, Vaqueiro e Operador de Estação de Captação,Tratamento e Distribuição de Água.
As provas serão realizadas na Cidade de Imperatriz-MA, em locais que serão divulgados, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA, no quadro de avisos da FSADU e no site oficial do Concurso.
Gabarito

O Gabarito Oficial da Prova de Conhecimentos será publicado até 24 horas a contar do dia subseqüente ao de sua realização, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA, no quadro de avisos da FSADU e no site oficial do Concurso.
Validade

O prazo de validade do presente Concurso Público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Victor Graeff - RS 2012

Por meio de iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Administração e Fazenda e a Prefeitura de Victor Graeff, no Rio Grande do Sul, foi lançado o edital de concurso público nº 006/2012, que terá a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Serão oferecidas 08 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 446,59 a R$ 2.161,60.
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde (ACS) - Microárea Rural 03, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Controlador Interno, Enfermeiro, Fiscal Ambiental, Médico Ginecologista, Médico Veterinário, Motorista/Operador de Máquinas, Nutricionista, Operário, Professor Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Séries Finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de: Ciências; Geografia; Matemática; Português; Técnico em Enfermagem Vigilante em Saúde e Viveirista. A carga horária oscilará de 10 a 40h semanais.
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir do dia 27 de fevereiro até o dia 12 de março de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/. As taxas variam entre R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Validade
A prova escrita, para  todos os cargos será aplicada provavelmente em 22 de abril de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 31 de março de 2012.

O concurso terá validade de até 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais anos, a  critério do Município

Concurso Prefeitura de Santa Cruz da Esperança - SP

A Prefeitura de Santa Cruz da Esperança, Estado de São Paulo, através da empresa Assessorarte, lançou edital de concurso público de provas e de provas de títulos para provimento e formação de cadastro de reserva.
São 42 oportunidades para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.044,56, para carga horária de 30 a 40h semanais. A participação neste concurso público das pessoas com deficiência será permitida, conforme a legislação ( reserva de 5%  das vagas).

Cargos
Ensino Fundamental Incompleto: Agente Operacional V - Pedreiro e Agente Operacional I - Serviços diversos.
Ensino Médio Completo: Técnico em Saúde III – Agente de Saneamento, Técnico do Executivo III – Auxiliar Administrativo, Técnico em Saúde I – Auxiliar de Dentista, Técnico em Educação III – Inspetor de Alunos, Técnico em Educação IV – Monitor, Técnico do Executivo II – Oficial Administrativo e Técnico do Executivo I – Recepcionista.
Enisno Superior Específico: Analista do Executivo I – Assistente Social e Analista do Executivo V – Engenheiro Agrônomo.
Ensino Superior Educação: Especialista em Educação I - Educador Físico,  Professor Peb I e II e Especialista em Educação II - Psicopedagogo.
Ensino Superior Saúde: Especialista em Saúde II – Enfermeiro, Especialista em Saúde I – Fisioterapeuta, Especialista em Saúde I – Psicólogo e Especialista em Saúde I – Nutricionista.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico  http://www.assessorarte.com.br/ até o dia 11 de março de 2012. 

Taxas
Ensino Fundamental Completo ou Incompleto R$ 20,00;
Ensino Médio Completo e Técnico R$ 30,00;
Ensino Superior Completo R$ 50,00.

Provas
As provas objetivas poderão ser realizadas em locais e horários a serem oportunamente divulgados na imprensa oficial do Município (A Tribuna), através de afixação na Prefeitura Municipal e no endereço eletrônico http://www.assessorarte.com.br/.

Gabarito
O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado, no prazo de até 02 dias da realização das provas objetivas, através de afixação na Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança, localizada na Rua Angelina Reghini Fontanete, 498, Centro, Santa Cruz da Esperança, SP, e no endereço eletrônico http://www.assessorarte.com.br/.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado a critério da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Parisi (SP) 2012

A Prefeita de Parisi, no interior do Estado de São Paulo, disponibilizou o edital de concurso público N.º 01/2012, que se destina ao preenchimento de diversos cargos no quadro permanente de servidores. O concurso público está sendo conduzido pela Instituição Soler de Ensino LTDA e visa oferecer 27 vagas em  todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até 6.678,22, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais.

Cargos

Técnico Agrícola, Serviços Gerais, Psicólogo, Professor PEB I, Pedreiro/Eletricista/Encanador, Operador Braçal, Motorista, Merendeira, Veterinário, Médico, Farmacêutico, Escriturário, Enfermeiro, Dentista, Coletor de Lixo, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Creche, Assistente Social, Agente de Vigilância Epidemiológica e Agente Comunitário de Saúde. Das vagas oferecidas neste concurso público e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade, 5% das vagas serão destinadas aos portadores de deficiência.

Inscrição

Será realizada exclusivamente através de formulário de inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/, até o dia 15 de março de 2012.
Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 25,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.

Prova

As provas objetivas e práticas serão realizadas na data provável de 08 de abril de 2012 em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no quadro de avisos da Prefeitura de Parisi, e no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/.
O gabarito será divulgado provavelmente no dia 10 de abril de 2012, no quadro de avisos da Prefeitura de Parisi, e no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Piraju (SP)

A Prefeitura de Piraju, Estado de São Paulo, publicou edital nº 01/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 10 vagas de nível fundamental, médio e superior. As oportunidades são para Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais, Engenheiro Agrônomo, Fiscal, Motorista e Telefonista, sendo a remuneração variável entre R$ 724,52 e R$ 1.639,50 e as jornadas de 30 ou 44 horas semanais.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/ até o dia 16 de março de 2012.
A taxa de inscrição poderá ser de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 30,00 (nível médio) ou R$ 50,00 (nível superior).
As provas objetivas serão realizadas no dia 15 de abril de 2012 em locais e horários a serem divulgados após a homologação das inscrições, no quadro de avisos da Prefeitura de Piraju e no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/.
A prova prática para o cargo de Motorista será realizada no dia 06 de maio de 2012 em locais e horários a serem divulgados, no quadro de avisos da Prefeitura de Piraju e no endereço eletrônico http://www.institutosoler.com.br/.
A validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Piraju.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Ibitinga - SP

A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga, São Paulo, publicou dois editais de concursos públicos de provas e títulos (001 e 002/2012), para preenchimentos de várias vagas. Serão providas 23 vagas, sendo 22 para o edital Nº 001/2012 e 01 para edital Nº 002/2012, em cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Diversos, Eletricista, Jardineiro, Padeiro, Pavimentador, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Varredor, Cuidador de Idosos, Marinheiro Regional de Convés, Marinheiro Regional de Máquinas, Motorista, Operador de Máquinas Leves e Recreacionista.
Nível Médio: Bombeiro, Auxiliar de Escritório, Escriturário e Monitor para Práticas Esportivas.
Nível Superior: Assistente Social, Biólogo, Médico do Trabalho, Orientador de  Medida Socioeducativa e Supervisor de Ensino.
Os salários variam entre R$ 649,89 a 2.678,40, para carga horária de 20 a 40h semanais.
Inscrições e Taxas
Os concursos serão realizados através da empresa CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, em cujo site (http://www.consesp.com.br/) podem ser feitas as inscrições até o dia 11 de março de 2012. As taxas variam de R$ 17,00 para cargos de nível fundamental, R$ 19,00 para nível médio e R$ 20,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas objetivas (escrita/1ª fase) serão realizadas provavelmente no dia 01 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.

As provas práticas e TAF – Teste de Aptidão Física (2ª Fase) serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o Resultado das provas objetivas (escritas).  
Gabaritos

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, a partir das 18h da segunda-feira  subsequente à data da aplicação da  prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
Validade

A validade dos concursos públicos serão de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Confira os editais

Concurso Joviânia (GO) oferece 120 vagas

A Prefeitura da cidade goiana de Joviânia, juntamente com a Câmara de Vereadores, disponibilizou o edital de Nº. 01/2012 para realização de concurso público. A finalidade do certame é ocupar 120 vagas, sendo 30 imediatas e 90 para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 4.791,15 e carga horária entre 30 e 44 horas semanais.
São reservadas para cada cargo, no mínimo, 5% das vagas abertas ou que forem criadas no prazo de validade do concurso público, às pessoas portadoras de necessidades especiais, desde que compatível com as atribuições do respectivo cargo.
Cargos
Prefeitura
: Guarda Noturno, Operador de Máquina Rodoviário II, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde, Guarda do Aterro Sanitário, Assessor Administrativo, Auxiliar de Administração, Orientador Social, Técnico em Enfermagem, Técnico Operacional do Cadastro Único, Assistente Social, Gestor de Resíduos Sólidos, Médico, Nutricionista e Psicopedagogo.
Câmara: Auxiliar de Serviços Gerais, Assistente Administrativo e Assistente de Divulgação.
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site http://www.consultarconcursos.com.br/ com atendimento pessoal no prédio da Prefeitura de Joviânia e da Câmara de Joviânia, nos seguintes endereços: Prefeitura - situada no Setor Central, Fone/Fax (64) 3408-7000, com sede na rua Joaquim Luiz Barbosa, n. 86, novo loteamento, nesta cidade; Câmara - situada na Praça Joviano Ferreira Barbosa, n. 861, Centro, Joviânia/GO, Cep.: 75.610-000, até o dia 12 de março de 2012.
As taxas de inscrição são de:
Nível fundamental: R$ 37,00 ou 48,00;
Nível médio/técnico: R$ 37,00, 42,00, 51,00, 66,00 ou 72,00;
Nível superior: R$ 78,00, 90,00, 96,00 ou 143,00.
Prova
As provas objetivas e práticas estão agendadas para 21 de abril de 2012, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público, no placar da Prefeitura Municipal e sites de divulgação do certame.
A comissão organizadora disponibilizará o caderno de prova no site http://www.consultarconcursos.com.br/ durante o prazo de 03 dias após a realização das provas.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do prefeito municipal.

Concurso Prefeitura de Acarape - CE 2012

A partir de 20 de março estarão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Acarape, Estado do Ceará, sob a execução da sociedade empresária  Pró-Município Serviços LTDA. O certame será constituído de provas e de provas e títulos e se prestará ao provimento de 54 cargos efetivos vagos do quadro de pessoal da Administração. 
As oportunidades são para os cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.500,00, em carga horária de 20 a 40h semanais. Confira o edital.


Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Gari, Pedreiro, Vigia, Agente Comunitário de Saúde, Motorista – categoria A, B e D, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Jurídicos, Gerente de Agricultura Familiar, Gerente de Controle Interno, Gerente de Meio Ambiente, Gerente de Obras Públicas, Gerente de Patrimônio, Gerente de Recursos Hídricos, Gerente de Recursos Humanos, Gerente Manutenção de Prédios Públicos, Instrutor de Informática, Instrutor de Modelismo, Supervisor de Fiscalização Tributária, Supervisor de Meio Ambiente, Supervisor de Programas Culturais, Supervisor de Programas de Assistência Social, Supervisor de Programas de Educação Básica, Supervisor de Programas de Saúde Básica, Supervisor de Programas Institucionais, Supervisor de Serviços Públicos, Técnico de Futebol, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Agente Arrecadador de Tributos Municipais, Assistente Social, Coordenador de Saúde Básica, Coordenador de Saúde Bucal, Engenheiro de Pesca, Nutricionista, Ouvidor Geral do Município e Professor.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet (no site http://www.promunicipio.com/), no período compreendido entre 20 de março e 20 de abril de 2012, observado o horário local.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet serão disponibilizados locais com acesso à Internet, no CRAS de Acarape, localizado no endereço Rua Bidu Mindelo, 9 – Centro, em Acarape – CE, no período previsto no item anterior, observado o horário de funcionamento do estabelecimento que é de 8h às 17h.

A taxa de inscrição é será a seguinte:
-R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
-R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
-R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas para  todos os cargos do concurso serão  realizadas no dia 3 de  junho de 2012, no horário de 14h às 18h (horário local), nos locais a serem divulgados oportunamente.  Os locais de realização da prova constarão do cartão de identificação a ser distribuído ao candidato na data prevista de 21 de maio de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até 2 anos, a contar da data de homologação do certame.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Cotia (SP) 2012

Com o propósito de preencher 855 postos públicos de trabalho, a Prefeitura de Cotia, São Paulo, abrirá inscrições para novo concurso público. Haverá chances para candidatos de níveis fundamental, médio e superior, incluindo os portadores de deficiência, de acordo com o que prevê a legislação. Confira aqui o edital.
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.
Cargos
Para cargos de nível fundamental as vagas são de Auxiliar de Limpeza Hospitalar, Condutor de Ambulância  e Motorista de Veículos Leves.
Quem tem nível médio os cargos são para Agente de Controle de Vetores, Assistente Administrativo, Assistente de Farmácia, Assistente de Manutenção Predial, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Saúde Bucal, Encarregado de Manutenção, Monitor de Atividades - CAPS, Recepcionista de Unidade de Saúde, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem (SAMU), Técnico de Saúde Bucal, Técnico em Gesso, Técnico em Radiologia e Telefonista.
Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Assistente Social em Saúde Pública, Biólogo, Educador Físico em Saúde Pública, Enfermeiro, Enfermeiro de Família, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo (Audiologia), Médico, Gastroenterologista, Terapeuta Ocupacional e entre outros.
Os salários poderão ser de até R$ 9.200,00 e a carga horária de 24 a 40h semanais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas pela internet, devendo o candidato acessar o site da RBO (http://www.rboconcursos.com.br/) do dia 05 até o dia 30 de março de 2012.
O valor da taxa de inscrição para os cargos de Ensino Fundamental será de R$ 25,00, para cargos de Ensino Médio, R$ 40,00 e para cargos de Nível Superior será de R$ 50,00. O candidato deverá efetuar o pagamento do valor da inscrição unicamente por meio do boleto bancário impresso, em espécie e em qualquer agência bancária ou posto correspondente nacional até o dia 02 de abril de 2012.
Provas

O concurso constará de Prova Escrita Objetiva de Conhecimentos Básicos (POCB) e de Conhecimentos Específicos (POCE). A convocação para a Prova Escrita Objetiva será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, e divulgada nos sites http://www.cotia.sp.gov.br/ e http://www.rboconcursos.com.br/ a partir do dia 13 de abril de 2012, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

Serão realizadas provas práticas apenas pelos candidatos que concorrem às vagas destinadas aos empregos de Motorista de Veículos Leves e Condutor de Ambulâncias.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Floresta do Araguaia (PA) 2012

O Prefeito do município paraense de Floresta do Araguaia e o Secretário Municipal de Saúde Pública avisam a todos os interessados que farão realizar concurso público para o provimento de 52 cargos efetivos do quadro do pessoal fixo da Prefeitura.
Haverá oportunidades para todos os níveis de escolaridade (Fundamental, Médio/ Técnico e Superior) e entre os cargos vagos estão: Médico, Farmacêutico, Pedagogo, Odontólogo, Psicólogo, Enfermeiro, Biomédico, Veterinário, Nutricionista, Engenheiro Agrônomo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Agente Administrativo, Auxiliar de Laboratório, Estoquista, Motorista, Agente de Portaria, Office-Boy, Vigia e Agente de Serviços Gerais. O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 4.200,00, para uma jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Das vagas destinadas a cada cargo efetivo ao longo do período do concurso público, 10% serão ofertadas aos candidatos habilitados inscritos como pessoas portadoras de deficiência, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.
As inscrições poderão ser solicitadas pelo no site http://www.idescassessoria.org.br/ ou no Posto de Atendimento, localizado na Avenida JK, n° 1.962, Centro (sede da Prefeitura), Floresta do Araguaia, Pará, das 08h:00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min (exceto sábado, domingo e feriado), no período entre 23h59min do dia 18 de março e às 23h59min do dia 17 de abril de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
As taxas de inscrição são de R$ 35,00 (nível fundamental), R$ 45,00 e 55,00 (nível médio/técnico) e R$ 75,00 (nível superior).
A partir do dia 27 de abril de 2012 a relação de candidatos por local e sala de aplicação das provas será afixada por edital suplementar nos quadros de avisos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além de ser disponibilizada nos site da organizadora (http://www.idescassessoria.org.br/) e da prefeitura (http://www.pmflorestadoaraguaia.com/).
As provas objetivas para todos os cargos estão previstas para 27 de maio de 2012, contudo a confirmação dessa data, será acertada e comunicada a todos os candidatos no dia 18 de maio de 2012 nos mesmos veículos. As questões das provas objetivas e respectivas respostas consideradas como certas serão divulgadas em data a ser comunicada no dia da aplicação das provas objetivas.
O concurso público terá validade de dois anos, a contar da data da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério do Prefeito e do Secretário Municipal de Saúde Pública.

Saiba mais