Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de março de 2012

Passageiros de navio com sintomas de gripe desembarcam em Santos

Navio de bandeira inglesa vinha do Chile.Embarcação passará por fiscalização da Anvisa

Um navio de bandeira inglesa com mais de 50 passageiros e tripulantes com sintomas de gripe, febre e diarreia atracou na manhã desta quarta-feira (7) no Porto de Santos, na Baixada Santista.

O navio veio do Chile com 1.200 passageiros. Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa|) vão fazer uma fiscalização a bordo do cruzeiro ainda nesta quarta.

No dia 17 de fevereiro, a tripulante Fabiana dos Santos, que trabalhava como garçonete no navio MSC Harmonia, morreu vítima do vírus influenza B na embarcação. O navio havia passado pelo Uruguai e pela Argentina, onde dez tripulantes também tiveram que ser levados a hospitais. Eles passaram por exames e foram liberados.

Fonte G1

Elimine as cólicas do período menstrual com essas doze dicas

Conheça as massagens, os remédios e os truques que realmente fazem efeito

Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando. Dos 12 aos 30 anos, esse é um problema comum , afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa.

"O mal aparece em conseqüência das contrações realizadas pelo útero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo, mais fortes serão as cólicas" , explica a médica. Mas se você já está cansada de saber o que está por trás de tanto sofrimento e quer mesmo é arranjar uma solução para ele, confira as soluções simples e eficazes para acabar de vez com esse incômodo.

Mulher tomando remédios - foto: Getty Images
Analgésicos e antiinflamatórios
Algumas mulheres têm cólicas mensalmente. Para elas, lançar mão de algum remédio pode ser a melhor saída. Mas só faça isso depois de consultar um médico, afirma a ginecologista do Hospital Beneficência Portuguesa

Mulher tomando remédios - foto: Getty Images
Anticoncepcionais à base de hormônios
A pílula ou outros métodos do gênero têm ação comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as cólicas também acabam diminuindo , associa a doutora Silvana Chedid.

Massagem na barriga - foto: Getty Images
Massagens
Técnicas que utilizam o calor (como a massagem de pedras) têm ótimo efeito contra as dores e os inchaços tão comuns no período. As massagens ayurvédica, tuiná, o shiatsu e a reflexologia melhoram a circulação e relaxam a musculatura , afirma a fisioterapeuta Andréa Machado, gerente do Thalasso Spa da Praia do Forte (Bahia).

Acupuntura - foto: Getty Images
Terapias alternativas
A acupuntura é indicada tanto para aliviar as dores como para prevenir o surgimento delas, de acordo com a fisioterapeuta. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a cólica menstrual surge devido a um desequilíbrio entre o fígado, o baço e o pâncreas, explica Andréa. As agulhas vão agir equilibrando estes órgãos e, assim, tratando outros sintomas da TPM até regularizar o ciclo . Ela cita ainda a talassoterapia como opção. Além do calor, a técnica usa princípios ativos da água do mar, que penetram na pele e melhoram os sintomas da TPM, incluindo as cólicas.

Mulher fazendo alongamento - foto: Getty Images
Exercícios físicos
Quando treina, você aumenta a dose de endorfina que circula no sangue. Esse hormônio provoca uma sensação de prazer e euforia, ajudando a esquecer o desconforto. Além disso, o esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue. Fora isso, os líquidos retidos que causam o inchaço, tanto da mama como do ventre, são mais bem drenados com o aumento da temperatura corporal e com a transpiração , afirma a especialista do Thalasso Spa.

Mulher com bolsa de água quente - foto: Getty Images
Bolsa de água quente
O calor alivia as dores porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e causa a sensação de bem-estar.

Peixe - foto: Getty Images
Peixe
De acordo com a responsável pelo Spa na Praia do Forte, uma dieta rica em peixe auxilia o controle dos espasmos. A sugestão refere-se ao fato de que a prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e peixes são ricos nessa substância.

Chá - foto: Getty Images
Chá
Chás de camomila ou de menta, quentes, ajudam a aliviar a dor além de proporcionar uma deliciosa sensação relaxante.

Manteiga - foto: Getty Images
Exclua as gorduras
Frituras, manteigas e carnes gordurosas são as principais responsáveis pela elevação dos níveis de estrógeno e conseqüente aparecimento das cólicas , explicam as nutricionistas Roseli Rossi e Paula Corrêa, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Café da manhã rico em fibras - foto: Getty Images
Fibras
Cereais integrais, frutas e verduras favorecem a eliminação do estrógeno em excesso (aquele hormônio que leva ao espessamento do útero e acaba causando as contrações musculares para saída do sangue menstrual). Menos estrógeno é igual a menos contrações e, portanto, menos dores.

Abacaxi - foto: Getty Images
Abacaxi
Aproveite para se refrescar com ele. A fruta é rica em bromelina, uma substância que melhora digestão e também tem ação antiinflamatória , explicam as nutricionistas da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Alimentos ricos em cálcio - foto: Getty Images
Cálcio
De acordo com as duas especialistas em nutrição, vegetais verdes escuros, leite e derivados dele agem diretamente sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. E, por serem ricos em triptofano (aminoácido ligado à produção de serotonina), esses alimentos ainda reduzem a tensão e ansiedade típicas da TPM. O magnésio tem efeito parecido e pode ser encontrado na banana, no leite, na beterraba e na aveia.

Fonte Minha Vida

Transplantes de rim aumentam 20% em SP

Foram 272 transplantes no 1º bimestre de 2011, contra 226 em 2012

O número de transplantes de rim realizados no Estado de São Paulo cresceu 20,3% no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de ano passado. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados da Central de Transplantes da pasta.

Em janeiro e fevereiro de 2011, foram feitos 272 transplantes do órgão, contra 226 nos dois meses iniciais de 2012. O aumento tem relação direta com o crescimento do número de doadores viáveis (que tiveram um ou mais órgãos aproveitados para transplante).

No primeiro bimestre deste ano, houve 164 doadores, 22,3% a mais do que em janeiro e fevereiro de 2011. O número de transplantes de órgãos passou de 360 para 420 no mesmo período. O Estado de São Paulo registra taxa de doação de 21,2 por milhão de habitantes, cenário similar ao dos Estados Unidos, onde a proporção é de 25. Na Grande São Paulo essa taxa é de 31,8, comparável ao da Espanha, país considerado referência em doação de órgãos.

Outro aumento expressivo foi registrado no número de transplantes de pulmão, que passou de três no primeiro bimestre do ano passado para 13 neste ano. Houve, ainda, em janeiro e fevereiro, 16 transplantes de coração, 14 de pâncreas e 105 de fígado. Nos dois meses iniciais de 2011 foram 15 cirurgias de coração, 25 de pâncreas e 91 de fígado. Os dados referem-se a doações de pacientes falecidos.

"A recomendação para quem deseja ser doador de órgãos é deixar esta intenção bem clara aos familiares, pois somente a família pode autorizar ou não a retirada de órgãos para transplante no caso de morte encefálica", diz Luiz Augusto Pereira, responsável pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde. Na próxima quinta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Mundial do Rim.

Fonte R7

Viciado em doces cresce para os lados e vê sua vida em risco

rosquinha
Rob já está com 227 kg e foi apelidado cruelmente de "rosquinha humana"

Rob Gillet sofre com um vício em doces, um problema que o deixou tão acima do peso ideal que seu corpo chega a ter um diâmetro maior do que sua altura, segundo o tabloide The Sun.

Ele, que tem quase 227 kg e apenas 25 anos, foi apelidado de "rosquinha humana" pela imprensa estrangeira, tal a desproporção de seu corpo.

Rob tem 1,60 m de altura, mas, se medirmos o diâmetro de sua barriga, obtemos a impressionante marca de 1,98 m.

Rosquinhas, chocolate, biscoitos e bolos fazem parte do cardápio que ele não consegue dispensar de forma alguma - o que o leva a comer 7.000 calorias por dia.

- Meu vício é mais por coisas doces, como chocolate, biscoitos e bolos. E eu gosto muito de uma torta, de vez em quando. Eu não gosto do que eu vejo no espelho, mas quando eu vejo comida eu simplesmente quero comer. E comer, comer, comer.

Só que, se não começar a se cuidar, Rob pode morrer, segundo os médicos.

- Se ele não fizer nada rapidamente, ele vai perder décadas de sua vida - até duas ou três décadas.

Fonte R7

Dieta italiana causa polêmica por deixar a pessoa dez dias sem comer

dieta_cano
Tubo entra pelo nariz e derrama líquido com proteína sem parar durante dez dias

Uma dieta italiana está criando muita controvérsia - inclusive por ainda não saberem se ela realmente não é uma ameaça para a saúde. Chamada de KEN (Ketogenic Enteral Nutrition), ela deixa a pessoa sem comer por dez dias seguidos, se alimentado apenas por uma forma líquida através de um cano.

O líquido é feito de proteínas e nutrientes e cai direto no estômago, via cano plástico, que é inserido no nariz e preso ao rosto por uma fita adesiva. São dois litros da fórmula a cada 24h.

Só é permitido tirar o tubo 1h por dia, para tomar banho, e é possível beber água, chá, café (sem leite, açúcar ou adoçante) com o tubo.

Essa dieta, criada na Itália por Gianfranco Cappello, professor de cirurgia na Universidade de Roma, explora o que é chamado de "inanição controlada", forçando o corpo a consumir a sua própria gordura para ter energia.

Com isso, cerca de 10% da gordura do corpo iria embora em dez dias, sem causar, aparentemente, perda de músculo ou fome.

O médico Ray Shidrawi, britânico que está introduzindo a dieta no Reino Unido, confia no método - mas ainda faz ressalvas:

- Antes de passarmos para um paciente, damos uma olhada detalhada no histórico médico. Também checamos a composição de seu corpo - quanto é gordura, quanto é músculo, etc. Antes e após o tratamento. Você não sente fome, mas pode sentir muito cansaço. Minha mulher fez, e ela perdeu 5kg em dez dias, mas ela se sentiu terrível, exausta. Mas ela também não tinha muito para perder.

Fonte R7

Japoneses inventam aparelhos incomuns para "dar um trato" no rosto sem cirurgia plástica

Reprodução/Daily Mail
Experts em beleza do Japão inventaram um jeito controverso - e pouco convencional - de evitar as cirurgias plásticas, segundo o tabloide britânico The Sun. Eles tentam deixar as mulheres satisfeitas com seus rostos usando esses aparelhos, como o "endireitador Hana Tsun", que tem duas próteses de silicone que são inseridas nas narinas, 20 minutos por dia. Elas, supostamente, deixariam o nariz como a pessoa queria que ele fosse.

Reprodução/Daily Mail
Há um outro aparelho, que ajuda na parte externa. No slogan da campanha, eles usam a frase "Tem um complexo com seu nariz? Então use o Hana Twin Nose, uma alternativa muito mais barata para a cirurgia plástica, e que não dói".

Reprodução/Daily Mail
Outro produto nada convencional é o Eye Slack Haruka, que custa R$ 220 e combate a formação de rugas ao redor dos olhos com vibrações movidas a bateria.

Reprodução/Daily Mail
Já o Face Slimmer Exercise Mouthpice - ou essa boca parecida com a de um desenho animado - foi desenhado para dar uma levantada diária no rosto.

Reprodução/Daily Mail
Essa boca, feita de silicone, seria confortável de se usar - segundo seus criadores, é claro.

Reprodução/Daily Mail
Por fim, este aparelho que faria um "lifting" facial. É só colocá-lo entre os lábios enquanto ele "zune" em alta frequência, exercitando a área e te proporcionando, dizem os fabricantes, uma aparência mais jovem.

Fonte R7

Entra em vigor lei que obriga atores pornô a usar camisinha em Los Angeles

Indústria já precisou suspender atividades após descoberta de ator que estava com HIV

A lei municipal que obriga os atores do cinema pornô a usar preservativo nas filmagens realizadas em Los Angeles, nos Estados Unidos, entrou em vigor nesta segunda-feira (5) após sua aprovação em janeiro, com o objetivo de prevenir a transmissão da Aids.

A medida afeta a milionária indústria do pornô radicada principalmente no vale de San Fernando, um subúrbio situado em sua maior parte dentro dos limites da cidade californiana, que é considerada a capital do cinema do gênero nos Estados Unidos.

As autoridades deram o sinal verde para a lei em plebiscito municipal realizado no dia 17 de janeiro, apesar da oposição dos produtores do setor, que consideram que já existem suficientes controles sanitários para evitar a transmissão do HIV entre os atores, sem a necessidade de impor o preservativo.

A Prefeitura de Los Angeles ainda está acertando os detalhes sobre como vai fiscalizar o cumprimento da nova lei, que também estabelece um imposto às produtoras de cinema pornô, para financiar as inspeções de surpresa aos sets de filmagens.

A medida foi promovida pela organização Aids Healthcare Foundation, que, após anos tentando mobilizar os políticos locais para que impusessem o uso de preservativos durante a gravação de filmes pornográficos, conseguiram ser escutados quando decidiram forçar um plebiscito a respeito.

Após a vitória municipal, os ativistas contra a Aids querem conseguir o mesmo resultado no condado de Los Angeles, para isso estão trabalhando para promover uma consulta popular sobre o tema.

Essas iniciativas acontecem apesar da lei estadual da Califórnia, que já exige o uso de preservativos nas filmagens de cinema pornô, uma medida que segundo os ativistas do sexo seguro quase não é cumprida.

Os profissionais do cinema pornográfico estão submetidos a controles mensais para comprovar que não sofrem do Aids, clamídia, sífilis, gonorreia, nem outras doenças sexualmente transmissíveis.

O produtor Steve Hirsch, da Vivid Entertainment, falou à emissora KTLA.

- Os controles estão sendo feitos há vários anos e ninguém deu positivo dentro da indústria. Nos últimos 6 anos foram feitos mais de 300 mil cenas de sexo adulto gravadas e os exames funcionam. A verdade é que os atores não querem ser obrigados a usar preservativo.

As companhias do cinema pornô afirmam que os apreciadores deste gênero de filmes não gostam de ver os atores usando preservativo e isso prejudica a receita das empresas.

Durante os últimos anos, as filmagens de cinema pornô na área de Los Angeles tiveram que ser suspensas em várias oportunidades depois que foram detectados casos de contágio de HIV.

Em entrevista ao R7 em 2010, Ricardo Sobhie Diaz, infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), falou sobre a testagem sistemática dos atores pornô. Segundo ele, isso não impede totalmente a infecção pelo vírus HIV durante as filmagens, mesmo que os exames sejam feitos mensalmente.

Fonte R7

Beber muito refrigerante pode causar gota

Doença reumática é provocada por excesso de ácido úrico

Doença reumática causada por excesso de ácido úrico, a gota agora não é uma doença que afeta só os homens.

Mulheres que costumam beber muito refrigerante ou suco de laranja diariamente agora também estão padecendo desse mal.

Culpa da frutose contida nessas bebidas que provoca o acúmulo de gordura no abdômen e desenvolve uma resistência a insulina, aumentando a concentração de ácido úrico no sangue.

A gota é caracterizada por uma dor súbita e forte que provoca inchaço e vermelhidão na pele, rigidez nas articulações e em alguns casos, febre.

Como cerca de 20% do ácido úrico do organismo é proveniente da alimentação, é preciso incluir na dieta frutas, verduras e legumes, além de ovo, arroz branco, leite e seus derivados, massas, chá, afé e chocolate.

Quem sofre de gota deve beber 2 litros de água por dia, com o objetivo de aumentar o volume da urina, diminuindo as chances de se formarem cristais de ácido úrico.

Fonte R7

Saiba o que comer para manter a serotonina e o bom humor

Carboidratos são essenciais, ainda mais acompanhados por proteínas

Manter o bom humor diante das pressões do trabalho e dos estresses comuns do dia-a-dia não é coisa muito fácil. Mas essa dificuldade pode estar relacionada à alimentação, mais precisamente a falta de serotonina, um neurotransmissor que controla a liberação de alguns hormônios, entre eles o do apetite, do sono e do humor.

Uma maneira de estimular a produção de seretonima é consumir carboidratos, de preferencia sem estar acompanhado de proteínas. Isso porque um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) provou que elas prejudicam a produção deste hormônio específico.

A dieta baseada na produção de serotonina é dividida em três etapas. A primeira dura duas semanas é preciso fazer três lanches durante o dia e ingerir um jantar de carboidratos.

Na segunda, que dura seis semanas, os lanches são reduzidos a dois diários e diminuir a proteção de proteínas no almoço e aumentar no jantar. E na terceira, que dura quatro semanas ou até atingir o peso Ideal, um lanche diário com a mesma proporção de proteínas e carboidratos no almoço e jantar.

Nas duas primeiras fases o lanche deve conter até 40g de carboidratos, até 3g de gordura, 5g de proteína e no máximo 180 calorias (pipocas, barra de cereais, cereais matinais, etc). Na terceira fase até 25g de carboidratos, até 2g de gorduras, 3g de proteína, e até 120 calorias (cookies, picolé, etc).

Fonte R7

Chá preto

Resumo
Chá preto: planta medicinal e bebida utilizada principalmente como estimulante nos casos de fadiga. É apresentada quase sempre em forma de chá (infusão).

Observações
Bebida muito consumida no mundo inteiro. O chá é principalmente utilizado por seu sabor e não necessariamente por seu efeito excitante como é o caso do café. Suas virtudes antioxidantes o fazem ser uma das bebidas mais aconselhadas como meio de prevenção e tratamento.

Nomes
Nome em português: Chá preto
Nome latim: Camellia sinensis
Nom inglês: Black Tea
Nome francês: thé noir
Nome alemão: Schwarzer Tee, Tee
Nome italiano: tè nero

Família
Teáceas

Componentes
Alcalóides da purina como a cafeína (=teína), flavonóides, triterpenes, óleo essencial, taninos.

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos do chá preto
Estimulante (cafeína), diurético (cafeína), emagrecedor, antioxidante (flavonóides).

Indicações do chá preto
Fadiga (cafeína), envelhecimento (antioxidante, graças aos flavonóides), enxaqueca (cafeína), diarréia (taninos): para tratar as diarréias é necessário deixar o chá em infusão por cerca de dez minutos, estresse (segundo estudos clínicos de 2007), gastroenterite, aftas (aplicar um sachê úmido sobre as aftas).

Efeitos secundários
Excitação, distúrbios para adormecer, constipação (dificuldades do trânsito intestinal, em caso de consumo de várias taças ao dia).

Contra-indicações
Problemas cardíacos (devido ao teor de cafeína).

Interações
Desconhecemos.

Preparações a base de chá preto
*chá preto

* É recomendado na preparação do chá preto deixar o sachê em infusão durante 3 minutos se quisermos um chá rico emcafeína(=teína), útil em casos de fadigas ou enxaquecas.

Porém se deixarmos em infusão por mais de 3 minutos ou 10 obteremos um chá rico em taninos, que mascaram a cafeína (seu teor diminui) e pode então ser utilizado para combater as diarréias leves. Esse chá apresenta menos efeitos excitantes o que o torna ideal para ser consumido à noite, antes de ir dormir (para as pessoas sensíveis à cafeína.).

Onde cresce a planta de chá preto ?
O chá cresce principalmente na Ásia.

Quando colher a planta de chá ?
-

Fonte Criasaúde

Concurso Departamento de Higiene e Saúde de Pompéia – SP

Lançado edital nº 01/2012 de concurso público para provimento de empregos públicos do Quadro de Pessoal do DHS – Departamento de Higiene e Saúde de Pompéia, Estado de São Paulo. O concurso do DHS de Pompéia oferece 05 vagas, além do cadastro de reserva no cargo de Agente Comunitário de Saúde de nível fundamental, com salário de R$ 779,81, para carga horária de 40h semanais. O certame será realizado pela empresa CEMAT Assessoria Administrativa Ltda.
As inscrições deverão ser efetuadas até 16 de março de 2012, através da internet no site da CEMAT (http://www.cematconcurso.com.br/). As pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA POMPEIA, sito à Rua Manoel Brasil Camargo, s/no, Parque Residencial Primavera, de segunda e quarta-feira, das 7h30 às 13h30; terça, quinta e sexta- feira, das 11 às 17 horas; e o ACESSA SÃO PAULO, sito à Rua Durval de Carvalho Silva, no 572, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na cidade de Pompeia-SP.
A taxa de inscrição é de R$ 7,79, devendo ser paga até a data do vencimento.
As provas escritas serão realizadas provavelmente na cidade de Pompeia-SP, na E.M.E.F. de Pompeia, localizada à Rua Deputado Romeiro Pereira, no 150, Centro, na data de 08 de abril de 2012 (domingo), com início às 9h00 (nove horas).
O concurso público terá validade de 2 (dois) anos, contados da data de sua homologação, prorrogável uma vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Presidente Nereu (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, lançou edital (nº. 001/2012) para realização de processo seletivo promovendo a formação de cadastro reserva de nível fundamental e superior. 
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Cargos

Médico, Agente Comunitário de Saúde e Professor II. A remuneração é de até R$ 10.779,33, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Inscrição

A inscrição pode ser efetuada presencialmente ou via correios na Prefeitura de Presidente Nereu, situada à Praça Leão Dehon, 50, Centro, Município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, no horário das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 22 de março de 2012.
O candidato que optar em efetuar a inscrição via correios deverá encaminhar a documentação via correios, através de Sedex para o endereço da Prefeitura de Presidente Nereu, sito à Praça Leão Dehon, 50, Centro, município de Presidente Nereu, Estado de Santa Catarina, sendo que a postagem deverá ser feita até o último dia de inscrições.
A taxa de inscrição é de:
R$ 80,00, para os candidatos aos cargos de Médico e Professor II;
R$ 30,00, para os candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde.

Provas

As provas serão realizadas nas dependências da Escola Municipal Vereador Jaime Gilli - rua Roberto Jungklaus, Centro, município de Presidente Nereu/SC - na data provável 01 de abril de 2012, iniciando às 09h e terão duração de 03 horas, contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma.
Para participar da prova de títulos o candidato deverá entregar na Prefeitura de Presidente Nereu, sito à Praça Leão Dehon, 50, Centro, município de Presidente Nereu/SC, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h, até o último dia de inscrições a fotocópia dos títulos a serem avaliados na prova de títulos.
O gabarito provisório será divulgado 01 dia após a realização das provas e o resultado de classificação final do processo seletivo e será divulgado no prazo máximo de 30 dias contados da data de realização das provas, ambos publicados no mural de publicações e no site da Prefeitura de Presidente Nereu.

Concurso Fundo Municipal de Saúde de Japoatã - SE

O Fundo Municipal de Saúde de Japoatã, no Estado de Sergipe, abriu inscrições para o concurso público de provas e títulos para provimento de vagas no quadro de pessoal da Prefeitura de Japoatã, a ser realizado pela Amiga Assessoria Técnica Administrativa e Informática Ltda. (Amiga Pública).

Serão oferecidas 99 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$ 4.000,00, em carga horária de 16 a 40h semanais.

Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Encanador, Pedreiro, Oficineiro - Artesão Caps, Vigia, Motorista Categoria B, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Quem tem o ensino médio as chances são para Assistente Administrativo, Almoxarife, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal de Vigilância Sanitária, Recepcionista, Laboratorista de Entomologia - Coproscopia, Técnico em Enfermagem - PSF, Técnico de Laboratório, Técnico de Segurança no Trabalho e Técnico em Eletricidade. Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Assistente Social - CAPS, Enfermeiro - CAPS, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico Clinico Geral - PSF, Ginecologista - Obstetra, Pediatra, Psiquiatra, Odontólogo - PSF, Psicólogo, Educador Físico e Terapeuta Ocupacional.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 25 de março de 2012, através da Internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos.

Taxas
As taxas variam de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e de R$ 75,00 para nível superior.

Provas
As provas objetivas terão duração de 03 horas e serão realizadas prioritariamente no Município de Japoatã, Estado de Sergipe, em locais e data a serem divulgados através de Edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Japoatã/SE.

A aplicação das provas objetivas, está prevista para o domingo, dia 15 de abril de 2012 e será dividida em 2 turnos com previsão de início às 9h para as provas realizadas no período da manhã e 14h para as provas realizadas no período da tarde, horário local, podendo ser alteradas por Edital próprio de acordo com a conveniência administrativa.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável, a critério da Administração do Município de Japoatã, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Saiba mais

Concurso Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) 2012

A Prefeitura e a Câmara  de Vila Bela da Santíssima Trindade, localizado a 540 km da capital, Estado do Mato Grosso, lançou edital de concurso público e processo seletivo que visa preencher 104 vagas de nível fundamental, médio e superior. O regime de trabalho para todos os cargos é de 20 e 40 horas semanais, com salário de até R$ 9.461,09.
Serão reservadas 20% das vagas oferecidas às pessoas com deficiência.
Cargos
Prefeitura: Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Apoio Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços de Saúde, Encanador, Mecânico, Motorista, Operador de Máquina, Operador de Roçadeira, Recepcionista, Trabalhador Braçal, Tratorista, Zelador de Cemitério, Agente Administrativo, Arquivista, Fiscal de Tributos, Operador de ETA, Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Analista de Sistemas, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Professor e Psicólogo.
Câmara: Contador.
Inscrição: As inscrições serão recebidas no endereço eletrônico www.faperp.org.br/vilabela2012, das 09 horas do dia 12 de março até às 23 horas e 59 minutos do dia 01 de abril de 2012 (horário de Brasília).
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 60,00.
Prova: As provas objetivas estão previstas para o dia 15 de abril de 2012, no mural da Prefeitura e no site da Faperp, www.faperp.org.br/vilabela2012, constando local, data e horário das provas.
As datas, horários e locais de prestação das provas práticas serão oportunamente divulgados por meio de edital de convocação.
A data, horário e local de entrega de títulos serão oportunamente divulgados por meio de edital de convocação.
Validade: O concurso público e processo seletivo será válida por 02 anos, prorrogável uma vez por igual período, a critério da administração municipal, a contar da data da publicação oficial de sua homologação.

Concurso Prefeitura de São José da Tapera - AL 2012

Foi publicado o edital nº 01/2012 de concurso público da Prefeitura de São José da Tapera, Estado de Alagoas. A seleção pública visa preencher 178 vagas para diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, oferecendo um salário inicial mínimo que varia entre R$ 622,00 a R$ 4.000,00, por jornada de 20 a 40 horas semanais, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos
Nível Fundamental - agente de endemias, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, guarda municipal, merendeira escolar, motorista categoria “B”, motorista categoria “D”, tratorista, vigilante escolar e zelador de cemitério;

Nível Médio - auxiliar de cirurgião dentista, auxiliar de disciplina, auxiliar de farmácia, auxiliar de laboratório, técnico de enfermagem, técnico de enfermagem PSF;

Nível Superior - arquiteto, assistente social, controle interno, dentista PSF, enfermeiro PSF, farmacêutico, fisioterapeuta, inspetor de escola, médico clínico, médico ginecologista, médico PSF, médico pediatra, nutricionista, professor nas disciplinas de (artes, ciências biológicas, educação física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática), professor de educação infantil (0 a 6 anos), professor de ensino fundamnetal (1º a 5º ano) e psicólogo.
Inscrições
Os interessados poderão se inscrever através da internet, no endereço eletrônico http://www.copeve.ufal.br/, até o dia 06 de abril de 2012.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para cargos de nível médio e R$ 60,00 para cargos de nível superior.
Provas e resultados

As provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos serão realizadas, simultaneamente, na data provável do dia 06 de maio de 2012, na cidade de São José da Tapera, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico http://www.copeve.ufal.br/, a partir do dia 27 de abril de 2012. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de São José da Tapera não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

O resultado final será divulgado no dia 18 de junho de 2012, nos endereços eletrônicos http://www.copeve.ufal.br/ e http://www.fundepes.br/. Por fim,  o concurso terá o prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Canarana (MT) 2012

Com a finalidade de preencher 79 vagas, a Prefeitura de Canarana, cidade localizada a 633 km de Cuiabá, em Mato Grosso, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 10.405,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Operador de Máquinas Pesadas, Vigilante, Agente de Serviços de Manutenção Hospitalar, Gari, Agente de Serviços I e II, Agente de Nutrição Escolar, Agente de Limpeza Escolar, Agente de Serviços de Limpeza Hospitalar, Agente de Cozinha Hospitalar, Motorista, Eletricista Predial, Auxiliar de Administração em Saúde, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Tributação, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Saúde Bucal, Atendente de Recepção Hospitalar, Atendente de Farmácia, Agente de Administração em Saúde, Técnico em Controle Interno, Psicólogo, Professor, Médico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Engenheiro Civil, Enfermeiro, Dentista, Contador e Bioquímico/Farmacêutico.
As inscrições seguem até o dia 26 de março de 2012, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Prefeitura de Canarana, Rua Miraguai, n° 228, Centro, Canarana – MT ou através do site http://www.acpi.inf.br/. A taxa é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e de R$ 100,00 (nível superior).
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas na data provável de 15 de abril de 2012, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que estará disponível no mural da Prefeitura e no seguinte endereço eletrônico: http://www.acpi.inf.br/.
As provas práticas poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova, caso sejam realizadas em outra data, o horário e o local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível no endereço eletrônico já referido acima.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino, no mural da Prefeitura Municipal e no site http://www.acpi.inf.br/.
O presente concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Goianinha (RN) 2012

O Município de Goianinha, Estado do Rio Grande do Norte, através da FUNVAPI -  Fundação Vale do Piauí, lançou edital de concurso público, com o objetivo de preencher 236 vagas no quadro permanente da Prefeitura de Goianinha. Confira o edital.
Haverá vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados entre R$ 622,00 a R$ 2.600,00, por jornadas de trabalho de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de endemias, assistente social, atendente de farmácia, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de enfermagem, auxiliar de secretaria, bioquímico, eletricista de automotivos, enfermeiro, engenheiro civil, massagista, médico, psicólogo, professor, veterinário e entre outros.

Inscrições
As inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico http://www.funvapi.com.br/, das 8h do dia 13 às 23h59 do dia 22 de março de 2012. A FUNVAPI disponibilizará uma sala, na sede da Prefeitura Municipal de Goianinha,  para que os interessados possam realizar suas inscrições eletronicamente.

Taxas
As taxas são de:
R$ 35,00, para cargos de nível fundamental;
R$ 50,00, para médio/técnico;
R$ 70,00, para nível superior.

Provas
A prova será realizada na cidade de Goianinha, provavelmente, no dia 22 de abril de 2012, no horário das 8h00min às 12h00min. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Goianinha e disponibilizada no endereço eletrônico http://www.funvapi.com.br/

O gabarito oficial da prova escrita será divulgado através do endereço eletrônico http://www.funvapi.com.br/ e na sede da Prefeitura Municipal de Goianinha no dia 23 de abril de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL abre concurso público

O Município de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, localizado a 135 km de Maceió, lançou edital nº 01/2012 de concurso público com objetivo de preencher 210 vagas de empregos públicos do Quadro de Pessoal da Prefeitura. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências.

As oportunidades contemplam candidatos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 2.204,20, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Os interessados poderão se inscrever através da internet, no endereço eletrônico http://www.copeve.ufal.br/, até o dia 06 de abril de 2012.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 40,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e R$ 60,00 para cargos de nível superior.

As provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos serão realizadas, simultaneamente, na data provável do dia 06 de maio de 2012, na cidade de Palmeira dos Índios, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico http://www.copeve.ufal.br/, a partir do dia 27 de abril de 2012. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de Palmeira dos Índios não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

O resultado final será divulgado no dia 18 de junho de 2012, nos endereços eletrônicos http://www.copeve.ufal.br/ e http://www.fundepes.br/.

A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Francisco do Sul - SC

Já está disponível o edital do concurso público da Prefeitura de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina. O concurso destina-se ao provimento das 131 vagas existentes atualmente e das que ocorrerem dentro do prazo de validade do Concurso, além de formação de cadastro de reserva para 17 cargos.

Há vagas para os níveis superior, médio e fundamental, com salários de até R$ 1.681,98. 

Dos Cargos
Administrador, assistente social, contador, fiscal ambiental, médico, bibliotecário, oparador de máquinas, educador social, auxiliar de inspeção, assistente executivo, auxiliar de laboratório, motorista, servente e entre outros.

Das Inscrições
As inscrições podem ser feitas no site http://www.iobv.com.br/, até o dia 4 de abril e o último dia para o pagamento da inscrição é em 5 de abril de 2012.

Das Taxas
- R$ 30,00 para os cargos que exigem Ensino Fundamental Completo.
- R$ 60,00 para os cargos que exigem escolaridade Ensino Médio Completo.
- R$ 80,00 para os cargos que exigem escolaridade Ensino Superior Completo.

Das Provas
A prova escrita objetiva vai ser realizada em 6 de maio de 2012. Já no dia 21 do mesmo mês, é a divulgação da classificação final da prova objetiva e a convocação para realização das provas práticas que acontecem no dia 27 de maio de 2012.

O Concurso para os cargos públicos terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Saiba mais

Concurso CIRUSPAR 2012

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná - CIRUSPAR, sediado no município de Pato Branco, Paraná, torna público a abertura do edital N.º 001/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento em padrão inicial de carreira dos empregos públicos. O  concurso público está sendo conduzido pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – FUNTEF-PR e visa oferecer 283 vagas de nível fundamental, médio e superior. Com remuneração variável entre R$ 650,00 e R$ 5.152,00 e carga horária de 20, 30, 40 e 44 horas semanais.

Cargos

Advogado, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Condutor Socorrista, Contador, Coordenador de Almoxarifado e Frota, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Intervencionista/Regulador, Rádio Operador, Recepcionista, Técnico Auxiliar de Regulação Médica, Técnico de Enfermagem Socorrista e Técnico em Informática.

Inscrição

O candidato poderá efetuar sua inscrição, até às 23h59min do dia 29 de março de 2012, exclusivamente via internet, http://www.funtefpr.com.br/.
As taxas de inscrições são de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 150,00.

Prova

A prova escrita está prevista para ser realizada na data de 22 de abril de 2012, nos locais indicados na ficha de confirmação de inscrição e no edital de homologação das inscrições.
Os gabaritos preliminares e a pontuação atribuída aos títulos serão divulgados a partir das 18 horas, do dia 22 de abril de 2012, através do site http://www.funtefpr.com.br/.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a contar da data de sua homologação.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Centenário - RS

A Prefeitura de Centenário, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração, publicou edital de concurso público, para Cadastro Reserva (CR) com a execução técnico-administrativa da empresa Precisão Concursos & Serviços. Confira o edital.
Serão oferecidas 06 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados entre R$ 748,00 a R$ 8.648,92, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Públicos, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Fiscal Sanitário, Médico Clínico Geral, Médico Veterinário e Nutricionista

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente na Prefeitura Municipal de Centenário, no horário de expediente normal, das 07h45min às 11h45min e das 13h15min às 17h15min, no período de 08 a 21 de março de 2012. As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.

Provas
A Prova Escrita para todos os cargos será realizada provavelmente  no dia 22 de Abril de 2012. Os portões de acesso aos locais das provas serão fechados às 08h3Omin. A prova objetiva terá duração máxima de três horas.

Os locais da realização da Prova Escrita para os cargos serão divulgados através de Edital publicado no site http://www.precisaoconcursos.com.br/ e quadro mural da Prefeitura Municipal de Centenário-RS, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de abril de 2012.

Validade
O concurso terá validade por até 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Araraquara (SP) abre processo seletivo

A Secretaria da Administração da Prefeitura do Município de Araraquara, no Estado de São Paulo, abriu inscrições para o processo seletivo, destinado ao provimento de 09 vagas para Médico, Médico de Saúde Comunitário e Médico do Trabalho.

Os vencimentos variam de R$ 2.232,61 e R$ 9.084,03, com carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições deverão ser protocolizadas até o dia 16 de março de 2.012 das 9:00 às 17:00 horas, no andar térreo (mesa 30) da Prefeitura de Araraquara, sito à Rua São Bento, 840 - Centro.

O processo seletivo constará apenas de análise do Curriculum Vitae.

Prefeitura de Leopoldina - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, Estado de Minas Gerais, lançou outro edital nº 01/2012 para realização de um processo seletivo público. Este processo seletivo visa o suprimento de 06 vagas, além de formar cadastro de reserva nos cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com salário base de R$ 550,80 mais complementação no valor de R$ 71,20.

Para participar do certame, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental. Já no cargo de agente comunitário de saúde, o candidato deverá residir na área da comunidade em que irá atuar, desde a data de publicação do Edital.

As inscrições serão realizadas no período de 13 a 23 de março de 2012, presencialmente, no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, na Avenida Getúlio Vargas, no 833 – Centro, Leopoldina/ MG, no horário de 9h às 17h, de segunda à sexta-feira.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00.

A realização das provas objetivas está prevista, para todos os empregos, para o dia 29 de abril de 2012, com abertura dos portões às 12:00 horas e fechamento às 13:00 horas para início das mesmas, a partir da autorização da Coordenação Geral do Concurso, sendo de 3 (três) horas o período de duração. O local da realização das provas, será divulgado nos sites do IBAM (http://www.ibam-concursos.org.br/) e da Prefeitura Municipal de Leopoldina (http://www.leopoldina.mg.gov.br/) e no Mural Oficial de Atos da Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Os gabaritos serão divulgados no 1o dia útil após aaplicação das provas, nos sites do IBAM (http://www.ibam-concursos.org.br/) e da Prefeitura Municipal de Leopoldina (http://www.leopoldina.mg.gov.br/) e no Mural Oficial de Atos da
Prefeitura de Leopoldina.

O Processo Seletivo Público terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do Prefeito de Leopoldina.

Concurso Prefeitura de Macuco - RJ

Estão abertas as inscrições do concurso público 001/2012 da Prefeitura de Macuco, no Estado do Rio de Janeiro, destinado ao preenchimento de 50 vagas, com a execução  técnico-administrativa do Instituto Nacional de Concurso Público – INCP.
As oportunidades contemplam todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O salário oferecido varia de R$ 622,51 a R$ 3.800,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Serão reservados 5% das vagas às pessoas com necessidades especiais, respeitando o critério de arredondamento preconizado por lei.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Atendente do ESF, Técnico de Enfermagem do ESF, Enfermeiro do ESF, Médico do ESF, Fisioterapeuta do ESF, Dentista do ESF, Médico e Farmacêutico.
Inscrições e Taxas
A inscrição poderá ser feita de duas maneiras: presencial, ou pela Internet, exceto ao cargo de Agente Comunitário de Saúde que poderá ser somente na forma presencial.
-Via Internet, através do site http://www.incp.org.br/, até o dia 20 de março de 2012.
-Presencial, no MULTIPLO USO, na Rua DR. Mario Freire S/N - Centro Macuco/RJ, até o dia 20 de março de 2012, das 10 às 16 horas (exceto sábados, domingos e feriados).
As taxas variam de R$ 37,50, para cargos de nível fundamental, R$ 52,50 para nível médio e R$ 62,50 para nível superior.
Provas e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 22 de abril de 2012. As informações sobre os respectivos locais de provas estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico do INCP: http://www.incp.org.br/. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de abril de 2012, a partir das 18 horas.
O concurso terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério do chefe do poder executivo, por  igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não nomeados.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Luis de Montes Belos (GO) 2012

Em São Luis de Montes Belos, Goiás, a prefeitura fez saber oficialmente que já estão abertas as inscrições para o concurso público que vai preencher vagas existentes e futuras (reservas técnicas) em seu quadro de pessoal.  Em números precisos, serão ofertadas 458 vagas, das quais 113 serão de provimento imediato e 345 para formação de cadastro reserva de profissionais dos níveis fundamental, médio e superior.
A remuneração é de até R$ 5.790,01, para o desempenho profissional por 20, 24, 30 ou 40 horas semanais, dependendo da ocupação assumida. Confira o edital.

Cargos

Agente de Serviços Gerais, Analista Ambiental, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Odontologia, Eletricista, Enfermeiro, Executor Administrativo, Farmacêutico, Fiscal Ambiental, Fiscal de Saúde Pública, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Instrutor, Médico, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operador de Máquinas, Procurador Municipal, Professor, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia e Trabalhador de Serviços Gerais.

Inscrição

Foram prorrogadas as inscrições, via internet, no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até o dia 16 de março de 2012. Portadores de necessidades especiais também poderão participar do processo, pois lhe são assegurados 5% das vagas de cada cargo. Os inscritos deverão pagar taxa, conforme o nível de instrução exigido para o cargo escolhido:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 35,00;
Nível superior: R$ 50,00.

Prova

As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site http://www.ebraconconcursos.com.br/, até no 10º dia útil após o encerramento das inscrições, não podendo nenhum candidato alegar desconhecimento.
O gabarito das provas será publicado até o 5º dia útil após a aplicação das provas. Este concurso terá validade de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Vigia de Nazaré - PA 2012

A Prefeitura de Vigia de Nazaré, Estado do Pará, está com inscrições abertas para o concurso público de provas e títulos objetivando o preenchimento de 345 vagas. O certame será realizado sob inteira responsabilidade  do Instituto Vicente Nelson - IVIN e abre oportunidades para pessoas dos níveis fundamental (95 vagas), médio (64), técnico (26), magistério (98) e para nível superior (62) na administração direta.
Vale lembrar que serão reservados 5% das vagas a candidatos portadores de deficiência.
Cargos
Nível Fundamental: Agente de serviços gerais, Coveiro, Gari, Manipulador de Alimentação Escolar, Servente Escolar, Vigilante Escolar, Vigia, Borracheiro, Eletricista /Rede Alta e Baixa Tensão, Jardineiro, Mecânico de Máquinas Pesadas, Motorista - Categoria D, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de Motoniveladora, Operador de Trator Agrícola e Agente Comunitário de Saúde.

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Ambiental, Agente de Inspeção Municipal, Agente de Trânsito, Agente de Vigilância Epidemiológica, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Zoonoses, Almoxarife, Assistente Administrativo Educacional, Atendente de Consultório Dentário, Fiscal de Terras e Obras, Fiscal de Tributos, Guia Turístico, Monitor de Museu, Recepcionista e Secretário Escolar.

Nível Técnico: Monitor do PETI, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Manutenção de Microcomputador, Técnico em Música,     Técnico em Pesca e Aquicultura, Técnico em Raio X, Técnico em Saneamento,     Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Tributação, Técnico em Turismo e Técnico Florestal.

Nível Magistério: Pedagogo, Professor de Educação Básica / 1ª a 4ª série e Professor de Educação Básica.

Nível Superior: Administrador, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Comunicação Social, Contador, Economista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta,     Fonoaudiólogo, Gestor em Saúde Pública, Historiador, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo e Sociólogo.
O salário máximo para alguns desses cargos poderá chegar a até R$ 3.060,00.
Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site http://www.ivin.com.br/, até o dia 04 de abril de 2012.

Taxas
Nível Superior e Magistério - R$ 80,00;
Nível Médio - R$ 45,00;
Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 35,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas na cidade de Vigia de Nazaré, Estado do Pará, na data provável 06 de maio de 2012. Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora (http://www.ivin.com.br/), no Portal do Candidato, na sede da Organizadora na sede do Município de Vigia de Nazaré, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado no dia 06 de maio de 2012.

O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, a critério do Município de Vigia de Nazaré, Estado do Pará.

Prefeitura de União Paulista - SP abre vaga na saúde

Continuam abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de União Paulista, em São Paulo, regido pelo edital nº 02/2012. Sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda, o concurso está oferecendo uma vaga no cargo de Médico Responsável UBS, com salário base de R$ 2.094,58, por jornada de 20 horas semanais.

Para participar do certame, é preciso ter ensino superior completo em Medicina e registro no respectivo Conselho Profissional.
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br/, até as 17 h do dia 16 de março de 2012, observando o horário de Brasília/DF.
A taxa de inscrição é de R$ 100,00.
As provas objetivas serão aplicadas na data provável do dia 01 de Abril de 2012, com início as 09h00 e término as 12h00, sendo que do início não será permitida, sob qualquer argumento, a entrada de candidatos atrasados.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br/, no Quadro de Avisos na Prefeitura Municipal de União Paulista e na imprensa escrita, em 23 de Março de 2011.
O Gabarito será publicado no dia 02 de Abril de 2012,  no endereço eletrônico http://www.milconsultoria.com.br/ a partir das 9 h.
O Concurso Público destina-se ao provimento de vagas existentes, dentro do prazo de validade de 02 (dois) anos, prorrogável por igual período, a critério da Administração Pública Municipal, a contar da data de homologação do certame.

Saiba mais

CREFITO-7 abre concurso com vagas para Bahia e Sergipe

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região, Bahia e Sergipe - CREFITO-7, realizará concurso público para provimento de 13 vagas efetivas e formação de cadastro de reserva, distribuídas em empregos públicos de nível superior e de nível médio. O concurso será executado pela Concepção Consultoria Técnica Especializada LTDA.
Das vagas oferecidas, 11 são para a Bahia e 02 para o Sergipe, com salários de até R$ 2.992,24 e carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Fiscal Fisioterapeuta, Agente Fiscal Fisioterapeuta, Agente Fiscal Terapeuta Ocupacional, Assessor Financeiro, Assessor de Comunicação, Assessor Técnico Fisioterapeuta, Assessor Técnico Terapeuta Ocupacional, Coordenador Geral, Secretária Executiva, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente de Secretaria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista e Operador Técnico da Informação.

Inscrições e Taxas

As inscrições serão realizadas até o dia 05 de abril de 2012, exclusivamente via site http://www.concepcaoconcursos.com.br/. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos

O concurso terá a natureza de Provas e de Títulos e constará de 3  etapas distintas e sucessivas, assim constituídas:

-Primeira Etapa – Provas Escritas, de caráter eliminatório e classificatório;
-Segunda Etapa – Provas de Títulos, de caráter classificatório, exclusivamente para  as  funções de nível superior;
-Terceira Etapa – Exame Médico Admissional, a ser realizado sob a responsabilidade do CREFITO7, após a homologação do concurso, de caráter eliminatório, para os candidatos habilitados na Primeira Etapa e convocados para a contratação. 

As provas escritas serão realizadas nas cidades de Salvador/BA e Aracaju/SE provavelmente no dia 06 de maio de 2012. A partir do dia 30 de abril de 2012, o candidato deverá acessar o site http://www.concepcaoconcursos.com.br/ e imprimir as informações para conhecimento da data, do horário, do local e da sala de realização das provas.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados nos sites http://www.concepcaoconcursos.com.br/ e http://www.crefito7.org.br/.  O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da respectiva  homologação.

Saiba mais

Prefeitura de Nova Xavantina (MT) lança edital de processo seletivo

Anunciada a realização dos processos seletivos 002/2012 e 003/2012 com vistas à contratação temporária de profissionais ao quadro de funcionários da Prefeitura de Nova Xavantina, cidade de 19 475 habitantes a nordeste do Mato Grosso.
Estão disponíveis ao todo 15 vagas mais cadastro reserva de nível fundamental e superior para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro e Odontólogo com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de até R$ 3.638,34.
Das vagas disponíveis, 10% serão destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
As inscrições serão realizadas de 12 a 23 de março de 2012, das 08h00min às 11h00min e das 14h00min às 17h00min (horário local), exceto sábados, domingos e feriados, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada à rua Mestre Venâncio de Oliveira n. 280 – Centro do Setor Xavantina - Nova Xavantina –MT - CEP: 78690-000 (ao lado do Teatro Municipal). Não será cobrada taxa de inscrição.
A prova objetiva será aplicada na data provável 08 de abril de 2012, das 08h00min às 12h00min (horário local), em local a ser divulgado através de edital complementar no dia 04 de abril 2012, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (Jornal Oficial da AMM – MT), no mural da Prefeitura Municipal e no site http://www.novaxavantina.mt.gov.br/.
O candidato que não entregar os títulos no ato da inscrição receberá nota zero na prova de títulos.
O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização da prova objetiva, logo após o término da mesma e publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso (Jornal Oficial da AMM – MT), no mural da Prefeitura Municipal e no site http://www.novaxavantina.mt.gov.br/.
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Salto do Itararé (PR) 2012

A Prefeitura de Salto do Itararé, no Paraná, lançou o edital 01/2012 para a realização de concurso público destinado ao provimento de 63 vagas, distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior. O concurso será executado pela FAUEL e oferece salário que pode chegar a até R$ 5.127,82, para carga horária de 20 a 40h semanais.
Este certame terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.
Cargos
Para cargos de nível fundamental as vagas são de Agente Comunitário de Saúde, Eletricista de Autos, Gari, Mecânico, Operário de Serviços Gerais, Servente de Serviços Gerais e Vigia;

Quem tem nível médio os cargos são para Agente de Saúde Pública e Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem PSF, Inspetor de Alunos, Oficial Administrativo, Técnico em Raio-X;
Candidatos que já concluíram o ensino superior podem disputar as vagas de Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Dentista PSB, Educador Infantil, Enfermeiro Padrão, Enfermeiro Padrão PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico PSF, Médico-Veterinário, Motorista, Nutricionista, Professor das disciplinas de artes, educação física e inglês, Psicólogo e Pedagogo Escolar.
Inscrições e Taxas
O pedido de inscrição poderá ser efetuado somente via internet, a partir das 10 horas do dia 21 de março até às 23h59min do dia 04 de abril de 2012, no endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 90,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.
Provas e Validade
A Prova Objetiva e a Prova de Títulos serão realizadas na própria cidade de Salto do Itararé, estando a primeira agendada para 22 de abril de 2012, em local e horário a serem divulgados no Edital de Homologação das Inscrições.

Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Rio Novo do Sul, Estado do Espírito Santo, através da assessoria técnica especializada da empresa GUALIMP - Assessoria e Consultoria, lançou edital de processo seletivo de provas, e caráter eliminatório e classificatório, para provimento de 05 vagas de Agente de Endemias de nível fundamental, com salário de R$ 669,77.
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 19 de março de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
O cartão de inscrição é o documento que determina o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que deverá ser retirado no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.br/ e http://www.rionovodosul.es.gov.br/ a partir de 26 de março de 2012.
As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas preferencialmente no município de Rio Novo do Sul-ES, com data prevista para 01 de abril de 2012, com duração de 03 horas para a realização das provas em cada turno.
O prazo de validade do processo seletivo público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Portugal: Doenças reumáticas afectam 32,6% das mulheres

As doenças reumatóides são mais frequentes no sexo feminino, afectando 32,6 por cento das mulheres e 11 por cento dos homens, revela um estudo epidemiológico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia

Osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e artrite reumatóide são as principais doenças do foro reumatológico que também atingem mais as mulheres.

O estudo, que decorre até 2013, pretende fazer uma ‘fotografia' da realidade portuguesa no que respeita a doenças reumáticas e os resultados parcelares serão apresentados no próximo Congresso Português de Reumatologia, a decorrer de 2 a 5 de Maio.

De acordo com o Registo Nacional de Doentes Reumáticos, Reuma.pt, cerca de 82% dos doentes com artrite reumatóide são do sexo feminino. Situação idêntica regista-se nas artrites com início em idade juvenil e no lúpus eritematoso sistémico, que também tem mais incidência no sexo feminino, tal como a osteoporose, osteoartrose e fibromialgia.

Já no que respeita à espondilite anquilosante e a artrite psoriática, 40% dos atacados são homens e 47% são mulheres.

Quanto às doenças reumáticas, são consideradas doenças crónicas as que afectam o sistema músculo-esquelético, ou seja músculos, ossos e cartilagens.

As causas podem ter diversas origens, entre as quais degenerativas - em que o aparelho locomotor vai perdendo as suas características originais, como nos casos de artrose e osteoporose, imunológica e inflamatória, como é o caso da artrite reumatóide, espondilite anquilosante, lúpus eritematoso sistémico e a esclerodermia.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Escola esconde surto de sarna

Oito casos de contágio são conhecidos desde
Janeiro na EB1/JI Cataventos da Paz, em Almada
Cinco crianças e três adultos da Escola Básica 1/Jardim de Infância Cataventos da Paz, em Almada, foram infectados com sarna, uma doença cutânea infecto-contagiosa.

Os dois primeiros casos remontam a meados de Janeiro, altura em que uma aluna do 2º ano, oriunda de uma família com baixos rendimentos, e a sua professora evidenciaram os primeiros sintomas (comichão intensa). No entanto, a escola só ontem expôs a situação aos encarregados de educação.

"Só ficámos a saber quando os nossos filhos começaram a dizer que queriam levar luvas para a escola, porque as professoras as usavam", revelou Sílvia, mãe de uma aluna do 2º ano, à saída da reunião na sede do agrupamento de escolas D. António da Costa. "A escola só agiu porque os pais se começaram a reunir em frente do estabelecimento, mas a explicação não foi plausível", concluiu.

O último caso de contágio numa criança que frequenta o JI foi reportado à delegada de saúde de Almada na sexta-feira. Para travar o surto "vamos apostar na sensibilização da comunidade escolar e só volta para a escola quem apresentar declaração médica", garantiu Fátima Dias. A direcção da escola não esteve disponível para qualquer esclarecimento.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Hospital nega operação para banda gástrica e garante que assistiu "prontamente" o autarca

A administração do Hospital Privado de Braga negou que o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso tivesse sido operado para colocação de uma banda gástrica e garantiu que "as complicações pós operatórias que infelizmente surgiram" foram "prontamente assistidas".

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o conselho de administração do Grupo Trofa Saúde, de que faz parte o Hospital Privado de Braga, esclareceu que "é falso que o doente operado naquela unidade tivesse efetuado uma operação para a colocação de banda gástrica".

"O doente foi operado por uma equipa médica competente, executando uma cirurgia que é frequentemente efetuada em qualquer dos nossos hospitais do Grupo Trofa Saúde, devidamente equipados e licenciados para o efeito", lê-se no comunicado.

Fonte Destak

Portugal: Cortes dificultam acesso a terapêuticas inovadoras e pioram vida dos doentes

O presidente da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Farmacoterapia alertou hoje para o facto de haver doentes que podiam ter melhor qualidade de vida, mas que não conseguem por falta de acesso a terapêuticas inovadoras devido aos cortes e constrangimentos financeiros.

Batel Marques, presidente desta organização, disse à Agência Lusa que vários clínicos de diversas especialidades têm relatado casos de doentes candidatos a terapêuticas inovadoras, mas que ainda não as recebem devido aos "cortes e constrangimentos financeiros".

O resultado é, segundo disse, uma qualidade de vida menor destes doentes do que se estivessem a receber os medicamentos inovadores

Fonte Destak

Cresce procura por programas de acreditação no segmento laboratorial

Resoluções da Agência Nacional de Saúde Suplementar têm estimulado a qualificação das redes de diagnóstico

A segurança do paciente é o maior objetivo do laboratório que se lança à acreditação, mecanismo que atesta o programa de controle de qualidade de uma empresa nessa área. Além disso, a conquista do selo aumenta a competitividade entre instituições de saúde. De olho nos benefícios do padrão de excelência, assim como ocorre com alguns hospitais brasileiros, cresce entre os laboratórios a busca por esse tipo de programa.

Mas a certificação requer investimento e perseverança, pois o processo, descrito como “um árduo caminho” por alguns laboratórios, exige formação continuada e critérios atualizados com frequência. Exemplo disso é o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML), criado em 1998. Nele, além dos laboratórios acreditados passarem por auditorias periódicas, os critérios técnicos pré-estabelecidos são atualizados permanentemente com a evolução da ciência e da tecnologia.

O processo para obtenção do selo é voluntário. De acordo com a SBPC/ML, depois de um laboratório se inscrever e apresentar a documentação solicitada é agendada uma auditoria. Os auditores verificam, durante um dia inteiro, se todos os requisitos estão sendo atendidos. Na acreditação é verificado todo o processo laboratorial, dos cuidados com a coleta e transporte do material, até a liberação dos resultados.

Segundo o médico patologista clínico e diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, a expectativa, para 2012, é aumentar os atuais 94 laboratórios acreditados pelo PALC. Ele destaca que a publicação de resoluções pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá impacto positivo sobre os laboratórios. “A agência está estimulando a qualificação das redes de assistência que compõem o segmento de saúde suplementar. As operadoras de planos de saúde que qualificarem suas redes assistenciais serão beneficiadas e reconhecidas”.

Algumas operadoras, para o gestor de qualidade da RD Consultoria, Ronaldo Damaceno, já mencionaram que não credenciam mais prestadores que não tenham um sistema de gestão de qualidade.
Na área pública, porém, Shcolnik avalia que o governo não tem valorizado as iniciativas de qualidade empreendidas pelos laboratórios clínicos e nem considerado este assunto no momento da contratação de exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia a dia
Além de voluntário, o mesmo laboratório pode ter mais de uma certificação. O laboratório Richet, em 2002, conquistou a acreditação do PALC e, em 2007, a acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, segundo os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR NM ISO 15189. No ano passado, o laboratório obteve o selo do Colégio Americano de Patologistas (CAP), que também leva em conta a excelência no campo da anatomia patológica.

“A acreditação é muito importante. Os auditores nos ensinam muito, principalmente na parte de organização de processos e documentação”, avalia o diretor médico do laboratório Richet, e presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica no Rio de Janeiro, Margarinos Torres Filho. Ele também destaca que o selo do CAP considera se o laboratório oferece segurança ao paciente tanto no seu atendimento como no resultado correto.

Questionado se é possível conseguir melhores negociações com o uso do selo, o diretor diz que tanto paciente quanto médicos e hospitais reconhecem a qualidade, mas a operadora não paga um preço diferenciado por ser um laboratório acreditado.

Segundo o gestor de sustentabilidade do Grupo Ghanem, Fernando Berlitz, a operadora é a parte interessada mais difícil de passar a diferenciação. “Trabalhamos para fazer com que as operadoras entendam nosso processo e o quanto elas podem ganhar ao trabalhar com um laboratório acreditado”.

O Ghanem Laboratório Clínico é Acreditado pelo PALC, desde 2003, e o Ghanem Ensaios Especializado recebeu no mês passado o selo de acreditação do INMETRO NBR ISO/IEC 17025, que reconhece a competência de laboratórios de ensaios e calibração. “Optamos pela acreditação, porque envolve, ao contrário das certificações da qualidade, validar os produtos e serviços oferecidos, segundo as melhores práticas de mercado”.

No segmento, ainda não há entidade acreditadora de exames de imagem nem anatomia patológica. De acordo com a médica patologista e diretora do Departamento de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Beatriz Hornburg, a entidade quer desenvolver o programa da própria SBP.

“Não tem ainda algo específico por causa da peculiaridade da especialidade que é laboratorial e muito artesanal. Conversamos com o Inmetro, mas ainda não chegamos a uma conclusão em relação a isso por uma série de dificuldades, entre elas, pela própria especificidade da especialidade”, diz a diretora da entidade, que pretende até o final do ano que vem começar a implantar o programa.

A executiva ainda ressalta que é fundamental que a SBP faça o programa de acreditação, porque são pessoas que lidam com o dia a dia da profissão, entendem dos processos e sabem onde estão os pontos fracos para que possam ser abordados num programa de acreditação. “Isso funciona para qualquer entidade da especialidade, porque são as pessoas que mais têm conhecimento”.

Fonte SaudeWeb