Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de março de 2012

Pesquisas reacendem polêmica sobre os malefícios dos refrigerantes

Belo Horizonte — Eleito como o pior inimigo por especialistas em nutrição, o refrigerante também está sendo colocado na berlinda por estudos científicos que associam o consumo do produto ao surgimento de doenças graves.

O último deles, desenvolvido pelo Center for Science in the Public Interest (CSPI), uma organização norte-americana da área de nutrição e segurança alimentar, traz novas evidências de que os refrigerantes Coca-Cola, Coca-Cola Diet, Pepsi e Pepsi Diet podem provocar câncer, devido à presença da substância 4-MEI, um subproduto do chamado caramelo 4, que dá a pigmentação às bebidas.

A substância foi incluída em uma lista de agentes cancerígenos depois que pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos indicou a conexão entre o 4-MEI e o desenvolvimento de câncer em ratos. A constatação levou o estado da Califórnia a determinar a inclusão dessa informação nos rótulos dos refrigerantes, conforme explica José Luiz Guidine, do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

Fonte Correio Braziliense

Adolescente que comeu brigadeiro envenenado no PR deixa hospital

A adolescente de 14 anos que recebeu na semana passada uma caixa com brigadeiros em Curitiba e depois foi internada com suspeita de envenenamento recebeu alta no final da tarde de segunda-feira (19).
Segundo o Hospital de Clínicas, uma amiga dela de 16 anos, que também comeu um dos doces, ainda permanece internada. Seu estado de saúde é estável. Ao todo, quatro adolescentes comeram os doces e passaram mal em seguida.

A jovem que recebeu alta ontem chegou a ter uma parada cardiorrespiratória após ingerir um dos brigadeiros que estavam na caixa. A polícia suspeita que eles continham chumbinho, um veneno para matar ratos. A análise dos doces ainda não foi divulgada.

De acordo com a polícia, a adolescente recebeu os brigadeiros de um taxista, em frente à sua casa, no bairro do Umbará (região sul de Curitiba).

Os doces estavam em uma caixa. O taxista teria dito que eles eram parte de uma encomenda para o aniversário dela, que foi comemorado no fim da semana passada. A menina é filha de um policial militar.

No interior da caixa havia um bilhete que dizia: "Debutante, se você ainda não fechou os doces para sua festa, segue amostra".

Em seguida, a menina distribuiu os doces para uma amiga de 16 anos e dois adolescentes de 14 e 17 anos. Todos passaram mal pouco depois e foram levados para uma unidade de saúde da região.

Na semana passada, os dois jovens de 14 e 17 deixaram o hospital.

Investigações 
O caso é tratado como uma tentativa de homicídio pela Polícia Civil. Segundo o delegado Rubens Recalcatti, o taxista já foi ouvido e a polícia descartou a possibilidade que o crime tenha sido cometido por ele.

De acordo com o delegado, o taxista contou que recebeu os doces de uma mulher em frente a um shopping da região sul de Curitiba. Segundo a versão do taxista, a mulher pagou a corrida e pediu que os doces fossem entregues no endereço da menina. Gravações do sistema de segurança do shopping foram solicitadas pela polícia.

A polícia ainda não determinou a motivação do crime. Entre as suspeitos, está um ex-namorado de uma das adolescentes. No final da semana passada ele foi ouvido. A polícia também investiga se os doces foram enviados por outros jovens, que teriam brigado com a menina.

Fonte Folhaonline

Prefeitura de São Leopoldo estuda ir à Justiça para manter hospital aberto

Secretário da Prefeitura de São Leopoldo responde pelo Centenário.Conselho detectou falhas em vistoria realizada na semana passada.

A Prefeitura de São Leopoldo, a 27 quilômetros de Porto Alegre, cogita ir à Justiça para garantir a manutenção do funcionamento do Hospital Centenário, ameaçado de interdição por parte do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), que afirma que o local mantém condições precárias de atendimento. No início da manhã desta terça (20), o secretário geral de governo da Prefeitura, Ibanez Mariano, se reuniu com o prefeito Ary Vanazzi para discutir as medidas que devem ser tomadas para evitar fechar o estabelecimento.

“Se for preciso, tomaremos medidas judiciais”, disse ao G1 Ibanez, que responde pelo hospital.

Uma reportagem da RBS TV expôs as deficiências no atendimento do Centenário. Uma equipe do Cremers realizou uma vistoria no local. Segundo a entidade, foram detectados problemas na estrutura do prédio e nas paredes, além da falta de aparelhos adequados para atendimento e ausência de médicos para o preenchimento de escalas de plantão.

saiba mais

Cremers decide proibir atendimento no Hospital Centenário, no RS O secretário geral da Prefeitura, no entanto, argumenta que o Cremers não procurou a direção do Hospital e a Prefeitura para relatar problemas no atendimento do Centenário. “Não vamos permitir que este trabalho seja prejudicado, até porque todas as ponderações foram sempre atendidas e encaminhadas. Não tenho como discutir uma informação que não chegou oficialmente até nós”, informou Ibanez.

Ibanez afirma que 90% dos problemas do hospital já estão sendo resolvidos, e acusa o Cremers de “politizar” os debates. “Reconhecemos o Cremers como um órgão importante, mas contestamos a forma como este tema está sendo tratado em período eleitoral”, afirma.

O Cremers argumenta que já foram encaminhados aos gestores do Centenário 10 relatórios decorrentes de outras fiscalizações, alertando para os problemas do hospital. “Estes problemas são velhos conhecidos. Há um ano e três meses nos reunimos com representantes da Prefeitura de São Leopoldo e do hospital para buscar soluções. Pouca coisa foi feita”, disse ao G1 o vice-presidente do Cremers, Fernando Weber Mattos.

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) divulgou nesta terça-feira (20) uma nota oficial se manifestando favorável à interdição. O texto acusa a Prefeitura de se recusar a fazer acordos para melhorar as condições do hospital.

Fonte G1

Com gordura e baratas, lanchonete é fechada pela Vigilância no RS

McDonald's do Shopping Praia de Belas ficou fechado até esta terça.Por meio da assessoria, estabelecimento diz que está em dia com limpeza

A lanchonete McDonald's do Shopping Praia de Belas, na Zona Sul de Porto Alegre, foi interditada na manhã de segunda-feira (19) pela Vigilância Sanitária. O órgão informou ter encontrado, na noite de sábado (17), baratas em grande quantidade, sujeira e gordura na coifa (equipamento que suga o vapor da cozinha).

A lanchonete ficou fechada até a manhã desta terça (20). Segundo o órgão da prefeitura, o local não realizou limpeza adequada do ambiente após uma primeira fiscalização. Após a inspeção realizada no sábado, os técnicos recomendaram a limpeza e a dedetização do local.

Na manhã de segunda-feira (19), após nova visita, o local foi fechado. “Como ainda não estava suficientemente de acordo com o que queremos, conforme a legislação, o funcionamento foi suspenso”, afirmou ao G1 o chefe da equipe de alimentos da Vigilância Sanitária, Paulo Casanova.

A assessoria de imprensa do McDonald's, por meio de nota, informou que "está em dia com a documentação e a higienização do restaurante" e aguarda nova visita da Vigilância Sanitária. A empresa também salientou que o restaurante foi reaberto e opera normalmente.

Fonte G1

Proteste pede retirada de corante potencialmente cancerígeno da fórmula de refrigerantes

Nos Estados Unidos, substância já não é mais usada na fabricação desses produtos

A Proteste — Associação de Consumidores pediu aos fabricantes e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a substituição do Caramelo IV por corantes mais seguros na formulação de refrigerantes, energéticos, sucos, cereais matinais e outros produtos alimentícios.

Usado para dar cor aos produtos, esse aditivo será retirado da fórmula da Coca-Cola e da Pepsi nos Estados Unidos após o estado da Califórnia colocar na lista de substâncias cancerígenas componentes químicos presentes no corante caramelo. A alteração será feita para que os fabricantes não tenham de colocar um alerta de risco de câncer em suas embalagens.

Anteriormente, o Ministério Público Federal (MPF) chegou a fechar um termo de ajustamento de conduta com os fabricantes de refrigerantes para tirar da fórmula o benzeno, outra substância potencialmente cancerígena. A presença do benzeno nas bebidas foi detectada, em 2009, pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O termo foi assinado em 2011 e o prazo para adequação é de cinco anos.

Fonte Zero Hora

Elastrografia é opção para diagnosticar câncer de próstata

Instituto do Câncer estima que 60 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil em 2012

A Organização Mundial da Saúde recomenda que homens a partir dos 50 anos façam exames periódicos para checar a saúde da próstata, pois aumenta o risco de câncer a partir dessa faixa etária. Entre os exames disponíveis estão o toque retal, o PSA (um tipo de exame de sangue), o ultrassom transretal e a biópsia. Mas tumores não identificados por meio de ultrassonografia ou por toque manual, que nem sempre alcança uma lesão mais profunda, podem ser detectados pela eletrografia.

De acordo com a médica Lucy Kerr, especialista em ultrassonografia, a elastrografia tem como princípio avaliar a variação da elasticidade e da dureza dos tecidos, sem a necessidade de uma biópsia.
— Onde há tumor será detectada uma lesão endurecida. Esse enrijecimento é provocado pelo câncer e é detectado independente da profundidade ou do seu tamanho — explica Lucy.

A precisão do exame ajuda na identificação precoce da doença, o que sempre colabora para o sucesso do tratamento, pois evita que o tumor avance para outros órgãos. No entanto, o equipamento para elastrografia não está disponível na rede pública de saúde.

Chances de cura chegam a 90%
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que mais de 60 mil novos casos devem surgir no Brasil em 2012. Conforme o urologista Pedro Rozolen Jr., do Hospital São Luiz, com diagnóstico precoce e tratamento adequado as chances de cura são superiores a 90%.

— Quando está confinado à próstata, o tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico, com altas chances de cura. Se a doença se disseminar para fora da próstata seu progresso é lento, porém fatal — afirma o especialista.

Cerca de 10% dos casos de câncer de próstata apresentam base genética. Quando ele ocorre em um parente de primeiro grau, o risco dobra em relação à população em geral.

Na maioria dos casos, os sintomas só aparecem tardiamente na evolução da doença, por isso a importância de se fazer a prevenção e a avaliação para o diagnóstico precoce. Segundo o urologista Rozolen, as medidas preventivas devem começar ainda antes do recomendado pela OMS em caso de história de câncer de próstata na família e para indivíduos da raça negra. A recomendação, nesses casos, é que sejam feitos exames anuais já a partir dos 40 anos.

Fatores de risco
Uma alimentação com base em gordura animal, carne vermelha e cálcio tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Já uma dieta rica em vegetais, selênio, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 tem indicado proteção para o desenvolvimento desta doença. Alguns estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata. O fator hormonal é bastante importante, pois com a supressão dos hormônios masculinos as chances de crescimento da próstata são maiores. A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens com neoplasia ou predisposição ao câncer, a sua diminuição pode estimular o crescimento.

— Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de câncer de próstata notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferência no metabolismo dos hormônios sexuais, várias outras substâncias estão sob investigação, como as vitaminas, o cádmio e o zinco — comenta Rozolen.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. De acordo com o Inca, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece entre os homens, representando cerca de 10% do total de todos os cânceres.

Fonte Zero Hora

Confira o cardápio indicado para evitar a anemia

Sorrateira, anemia traz sérios prejuízos à saúde se não tratada a tempo

Desordem mais comum do sangue, a anemia é uma doença silenciosa. Caracterizada pela falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina, a anemia ocasiona a redução da habilidade do sangue transferir oxigênio para os tecidos. A hemoglobina — proteína que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue — tem que estar presente para garantir a oxigenação adequada de todos os tecidos do organismo.
 
Há vários tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. A doença é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica). O grande problema é que a enfermidade muitas vezes não é detectada, pois os sintomas podem ser vagos. O mais comum é a sensação de fraqueza ou fadiga. Falta de ar é relatada em casos mais severos. Muitos casos incitam uma resposta compensatória, na qual o trabalho cardíaco é aumentado, levando a palpitações e transpiração, podendo ocasionar falha cardíaca em idosos. A palidez somente é notável em casos de anemia severa, e não pode ser um parâmetro confiável.

Os novos hábitos alimentares do brasileiro, que incorporam as refeições fast-food e lanches desregrados, podem favorecer o surgimento dos problemas.

— Não tenho dúvida que isso influencia nesse déficit — diz Pedro Israel de Lira, médico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Segundo a nutricionista Carina Tafas, a absorção de ferro de origem vegetal é aumentada quando é ingerido juntamente com a vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas (laranja, acerola, limão).

— Devemos tomar cuidado com alguns tipos de chás, pois inibem a absorção de ferro, assim como o leite de vaca em excesso. Já o cálcio inibe sua absorção, portanto molhos brancos, queijos e nata (ricos neste mineral) podem contribuir para piorar o estado nutricional de ferro e devem ser evitados durante as principais refeições — afirma.

Outros antagonistas, neste caso, são os fitatos e os polifenóis. Os primeiros, presentes em diversas sementes e grãos, prejudicam a absorção do ferro. Já os polifenóis, apesar de estarem associados com efeitos benéficos contra doenças cardiovasculares, podem se ligar ao ferro e dificultar sua absorção. Alguns dos polifenóis mais comuns são os taninos, as catequinas e isoflavonas.

Cabe evitar o uso de chá verde, chimarrão, chá preto, cacau, café e chás de ervas próximos às refeições que contenham ferro. Apesar de dados laboratoriais apontarem apenas para a deficiência da ingestão de ferro, a redução ou ausência de outros nutrientes também podem estar presentes, pois quando se instala no organismo alguma deficiência, normalmente ela é acompanhada de outras carências nutricionais.

As anemias nutricionais, por sua vez, resultam da carência diretamente associada a um nutriente ou a combinação de nutrientes, como ferro, ácido fólico e a vitamina B12. Portanto, a deficiência de outro nutriente pode ser a causa indireta da anemia nutricional, pela interligação do metabolismo dos micronutrientes como um todo, sendo que a carência de um nutriente pode gerar a deficiência de outro. Para tratar a anemia, devemos pensar numa alimentação equilibrada e saudável como um todo e não apenas no ferro, claro que dando enfoque para ele.

Para evitar a anemia
Os principais nutrientes que normalmente estão deficientes em quem desenvolve anemia são, além das proteínas e do ferro, a vitamina B12, zinco, ácido fólico e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K). Eles são essenciais para o funcionamento equilibrado do organismo. A falta de ferro e vitamina B12 aumenta o risco de doenças cardiovasculares por deficiência de ácido fólico (por aumentar os níveis de homocisteína), além de prejuízos no sistema imunológico e antioxidante (por deficiência de vitamina A, D, zinco), e na coagulação sanguínea (por carência de vitamina K), dentre outras.

Onde encontrar
:: Ferro — fígado, ervilhas, feijões, carne vermelha, batata, espinafre, pão integral, brócolis, ovos, queijo, leite e vegetais verdes.

:: Ácido Fólico — carne, fígado, espinafre, repolho, laranja, alface, brócolis, germe de trigo, banana e ovos

:: Vitamina B12 — fígado, rim de boi, ostra, atum, leite, queijo, frango.

Alimentação saudável
:: Café da manhã — acrescente ovos orgânicos e caipira, na forma de omeletes com legumes ou ervas. Consuma pão integral e sucos de frutas com folhas verdes (couve e agrião).

:: Lanche da manhã — banana com canela e sementes oleaginosas (linhaça, castanha ou nozes).

:: Almoço — arroz integral, feijão, carne grelhada, saladas (alface, tomate, beterraba), repolho refogado. Suco de laranja. Acrescentar azeite de oliva nas saladas.

:: Lanche da tarde — iogurte com frutas vermelhas e granola.

:: Jantar — arroz integral, lentilha, peixe grelhado, brócolis ou espinafre refogado e salada com pimentões coloridos. Suco de goiaba natural.

Fonte Zero Hora

Após irregularidades, Cremers decide interditar Hospital Centenário (HC), em São Leopoldo

Conselho apontou irregularidades na escala dos médicos e problemas em equipamentos da unidade

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) decidiu na noite desta segunda-feira, de forma unânime, pela interdição total, a partir de terça, do Hospital Centenário de São Leopoldo, no Vale do Sinos. Comunicado será enviado à tarde para a direção da instituição e à prefeitura para que sejam feitas as adequações.

Segundo o vice-presidente do Cremers, Fernando Matos, as novas denúncias que levaram a décima avaliação do hospital pelo conselho em um ano e meio e a reincidência dos problemas motivaram a decisão dos 10 diretores.

— A partir da meia-noite desta terça, os médicos estão proibidos de atender no Centenário. Os pacientes que poderão ter alta, serão liberados. Os que não puderem ir para casa, serão atendidos até melhorarem. Novas baixas não mais aconterão e as urgências serão encaminhadas a outros hospitais — explicou Matos.

Em cerca de 15 dias, segundo o Cremers, o hospital deverá estar vazio. A reabertura dependerá do cumprimento das exigências que constarão do relatório que será encaminhado à direção do hospital e à prefeitura.

— Quando eles resolverem os problemas devem nos comunicar. Uma nova avaliação será feita e decidiremos por retirar ou não a interdição — diz o vice-presidente do Cremers.

Dentre os problemas encontrados na avaliação realizada pelo conselho na quarta-feira passada estavam os de infraestrutura — rachaduras, mofo e fios expostos, os de escala — menos médicos do que o necessário nos plantões, e falta de equipamentos.

O Ministério Público Estadual e a Polícia Civil investigam uma série de possíveis irregularidades envolvendo o Centenário. Recentemente, sindicância administrativa para apurar denúncias descartou a existência de problemas.

ContrapontoO que diz Ibanês Mariano, secretário geral de governo da prefeitura de São Leopoldo:

O Cremers esteve 12 vezes no Hospital Centenário (HC) antes deste episódio. Em todas essas vezes o conselho fez o procedimento adequado e não fez espetáculo midiático. Ele nos comunicava tecnicamente e pedia que fossem tomadas providências. Algumas medidas foram feitas e outras estavam em andamento, sendo isso de conhecimento do Cremers.

Nos surpreende esta atitude para um hospital com atendimento tão importante ao Estado, pois o governo e o hospital nunca se negaram a atender as medidas solicitadas. Nunca deixamos de investir no hospital. Vamos esperar a notificação oficial, porque fomos informados pela imprensa. Já marcamos uma reunião para hoje (terça-feira), às 7h30min, na prefeitura, para discutirmos as medidas a serem tomadas.

Fonte Zero Hora

Os 10 piores erros para se cometer em uma entrevista de emprego

Atender o celular ou parecer desinteressado são com certeza ações muito erradas quando se pretende causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego. Mas uma nova pesquisa mostra que isso é apenas a ponta do iceberg, quando o assunto é deixar sua marca em uma seleção.

Além dos comportamentos altamente errados – e comuns – que incluem mandar mensagens de texto durante a entrevista, se vestir de maneira inapropriada, mascar chicletes e falar mal de antigos chefes, o novo estudo revela algumas das experiências mais estranhas que já aconteceram nesse tipo de situação. Entre elas:
  • O candidato trouxe um livro de “como comportar-se em uma entrevista” junto com ele;
  • O candidato perguntou, “qual empresa é essa mesmo?”;
  • A candidata pediu para o entrevistador esperar durante uma entrevista por telefone para atender outra ligação. Quando ela voltou para a linha, disse que tinha conseguido um encontro romântico para sexta-feira;
  • O candidato apareceu para a entrevista usando uma roupa de escoteiro, e não explicou por que;
  • O candidato falou que pontualidade era um dos seus pontos fortes, mas chegou 10 minutos atrasado;
  • No caminho para a entrevista, o candidato ultrapassou e mostrou o dedo do meio para uma pessoa em outro carro, que por acaso era a que ia entrevistá-lo;
  • O candidato tirou os sapatos durante a entrevista;
  • O candidato pediu um gole de café do entrevistador;
  • Quando um candidato não conseguiu um trabalho em uma empresa, ele voltou e pixou o muro;
  • O candidato foi preso por autoridades federais durante a entrevista porque uma checagem de antecedentes mostrou que ele era um fugitivo;
  • A candidata comentou que ela não tinha certeza se o trabalho valia “ligar o carro”.
“Parece impossível que candidatos atendam um celular durante uma entrevista, ou usem bermuda, mas escutamos essas histórias fantásticas toda hora”, afirma Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder, responsável pelo estudo.

Para sorte dos entrevistados, ela coloca que ser diferente da massa – de uma maneira certa – é tipicamente um ponto positivo para a maior parte das empresas.

Haefner afirma que uma apresentação de sucesso decorre de uma junção da personalidade do candidato, sua experiência profissional e as necessidades da empresa. Ela recomenda as seguintes dicas:
  • Faça a sua pesquisa: antes da entrevista, faça uma pesquisa online das novidades da empresa, a seção “sobre nós”, com informações da companhia, e a lista de produtos e serviços que ela oferece.
  • Mantenha a boa apresentação: durante a entrevista, mantenha-se positivo e evite falar mal de antigos empregadores.
  • Prepare exemplos e ideias: traga um resumo da sua vida, das situações em que você conseguiu se sair bem e vencer desafios. Esteja pronto para dividir ideias que você pode trazer para o posto almejado.
Essa pesquisa se baseou em conversas com mais de 3 mil profissionais de recursos humanos. [LiveScience]

Fonte Hypescience

As mulheres só querem que os homens tentem entendê-las

Não é tão difícil quanto os homens pensam manter uma mulher feliz: tudo o que eles precisam fazer é tentar entender as suas emoções, mesmo que não tenham sucesso.

Para os homens, por outro lado, só importa saber se suas parceiras estão felizes. Se eles perceberem que ela está infeliz, e pode terminar o namoro, esse pensamento diminui a sua própria felicidade no relacionamento.

A felicidade das mulheres, no entanto, não diminui em face a insatisfação de um parceiro. Segundo um novo estudo, isso pode ser devido ao reconhecimento da mulher que o parceiro está envolvido no relacionamento.

“Pode ser que, para as mulheres, ver que seu parceiro está chateado reflete um certo grau de investimento do homem e engajamento emocional no relacionamento, mesmo durante tempos difíceis”, disse o pesquisador Shiri Cohen.

Então, o fato de seu parceiro estar passando por alguma emoção, mesmo negativa, ainda é uma boa notícia para as mulheres. Atenção, homens: prefira ficar triste do que indiferente!

Os pesquisadores estudaram 156 casais americanos (102 casais mais jovens e 54 idosos), em um relacionamento afetivo. 71% dos casais eram brancos, 56% eram casados e eles estavam juntos por 3,5 anos, em média.

Os participantes descreveram uma briga recente com o seu parceiro. Os pesquisadores gravaram essa discussão e pegaram clipes de 30 segundos de emoções positivas e negativas de cada parceiro.

Os clipes foram reproduzidos e os participantes responderam questionários sobre seus próprios sentimentos, o que eles pensavam que seu parceiro estava sentindo, e sua satisfação com o relacionamento.

Nos casais em que os homens entenderam que a parceira estava com raiva ou chateada, as mulheres relataram maior satisfaçãono relacionamento. Na verdade, mesmo quando o cara entendeu tudo errado, dizendo que a parceira estava feliz quando ela estava na verdade chateada, as mulheres relataram satisfação alta com o relacionamento, ao sentir que ele estava tentando entendê-la.

Esta capacidade de empatia, ou entender as emoções dos outros, pode aumentar a satisfação no relacionamento, segundo pesquisas anteriores.

A precisão dessas estimativas só entrou em jogo quando os homens foram questionados sobre a sua felicidade emocional: homens que adivinharam precisamente os sentimentos felizes da sua parceira estavam mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Homens que precisamente entenderam as emoções negativas de suas parceiras, o que pode sinalizar um rompimento iminente, tinham menor satisfação no relacionamento.

A pesquisa é particularmente importante para os terapeutas de casais, para ajudar ambos os parceiros a aumentar a conexão empática e ler as emoções uns dos outros. “Ajudar os parceiros a sintonizar emoções negativas pode ser particularmente importante, especialmente para as mulheres, já que compreender o desconforto de um parceiro pode melhorar a satisfação no relacionamento”, diz Cohen.[LiveScience]

Fonte Hypescience

Cidade do Reino Unido cria novo dispositivo anti-adolescente que ressalta espinhas

O estado de Cardiff, no Reino Unido, deseja acabar com o comportamento anti-social adolescente através da instalação de luzes cor de rosa que revelam a acne dos jovens.

A ideia é deter adolescentes que cometem infrações em uma região de lojas no distrito de Fairwater, onde cinco prisões já foram feitas e 18 ocorrências foram registradas em seis meses.

O vereador e residente Neil McEvoy comenta: “A vida das pessoas está virando uma miséria”.

A polícia da região afirma que a decisão de instalar as luzes veio das autoridades locais. McEvoy comenta que o assunto surgiu em uma reunião entre a polícia e a comunidade. De acordo com alguns, a luz deu resultado em outros locais.

O brilho das lâmpadas iria expor ainda mais os complexos dos jovens. “Se deu certo em outras áreas, eu gostaria de tentar aqui, para que os moradores locais tenham uma vida com mais paz. Os residentes vêm sofrendo com comportamento anti-social”, afirma McEvoy.

De acordo com a polícia, o bairro vai continuar a ter uma equipe de polícia e parceiros para prevenir crimes e comportamentos anti-sociais na região. [BBC, Foto]

Fonte Hypescience

Somos os mais egoístas: Geração Y é a “Geração do Eu”

Vivemos a geração do Eu. É o que concluiu uma nova análise, que constatou um declínio na participação cívica e preocupação com os outros ao longo de quatro décadas, além de um aumento nos objetivos de vida do tipo “ganhar muito dinheiro”.

“Os dados analisados sugerem que a visão popular de que os nascidos após 1982 são pessoas que se importam mais, que são mais orientadas para a comunidade e politicamente engajadas do que as gerações anteriores é amplamente incorreta”, escreveram os pesquisadores, liderados pelo professor de psicologia Jean Twenge, da Universidade Estadual de San Diego.

Os cientistas ficaram especialmente surpresos ao ver que o desejo de salvar o meio ambiente foi diminuindo ao longo das três gerações estudadas – baby boomers, Geração X e Geração Y ou Milennials (de 1982 a hoje) – apesar do aumento dos problemas relacionados ao clima.

Por exemplo, enquanto 5% dos baby boomers (nascidos entre 1946 e 1961) disseram que não fizeram nenhum esforço pessoal para ajudar o meio ambiente, a proporção entre a Geração Y foi de 15%.

E, embora a taxa de voluntariado parece ter aumentado entre a mais nova geração, os pesquisadores acreditam que isso se deve a obrigatoriedade de algumas escolas de serviço voluntário.

Já os dados sobre objetivos de vida mostraram um afastamento dos valores intrínsecos, tais como o desenvolvimento de uma filosofia de vida significativa, para valores mais extrínsecos, tais como estar bem financeiramente – isso ocorreu ao longo das três gerações.

“Comparado com os boomers, as Gerações X e Y são preocupadas com dinheiro, fama e imagem, e objetivos relacionados com a autoaceitação, afiliação e comunidade são menos importantes”, disseram os pesquisadores.

Segundo os cientistas, essa mudança de valores intrínsecos para extrínsecos pode explicar o aumento de ansiedade, sintomas depressivos e má saúde mental documentado por outras pesquisas ao longo das gerações.[

Fonte Hypescience

Pessoas poderosas tendem a tomar más decisões

 
Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles (EUA), fizeram um estudo interessante: acompanharam a rotina e as ações de pessoas em situação de poder em vários setores da sociedade, fizeram testes com tais indivíduos, e são taxativos ao afirmar que pessoas detentoras de poder são mais propensas a fazer escolhas ruins.

A razão dessa realidade, conforme explicam os cientistas, é a soberba: o ser humano é naturalmente levado a abandonar a cautela e superestimar seu bom senso de decisões quando tem o poder em suas mãos. Quanto mais poderoso um líder fica, menos ele considera que precisa de ajuda, e grande parte dos problemas partem deste ponto.

Exemplos não faltam. Os pesquisadores citam os executivos da companhia de Petróleo Britânico (BP, na sigla em inglês), que ignoraram os riscos em potencial de perfurar poços no Golfo do México, alegando que um acidente era virtualmente impossível. Em 2010, o que se viu foi uma explosão que matou 11 trabalhadores e causou mais de 100 bilhões de dólares (equivalente atual a cerca de R$ 173 bi) com custos de limpeza e reparos.

Os melhores líderes, de acordo com os cientistas, são os que conseguem controlar a arrogância e reconhecem que precisam de auxílio para conduzir um grupo. Dessa maneira, o segredo para um bom comando seria a capacidade de escolher uma boa equipe de assessores e colaboradores.

Fonte Hypescience

O que realmente são experiências de quase morte?

Pacientes em estado de coma ou outras situações de proximidade com a morte geralmente vivenciam experiências inéditas nas próprias mentes.

Por alguma razão que ainda intriga a ciência, alguns “cenários” são recorrentes, tais como a pessoa se imaginar avançando por um longo túnel com uma luz no final. Muita gente considera que um indivíduo neste caso esteve, de fato, prestes a conhecer o lado dos mortos, mas cientistas americanos sugerem que tudo não passa de um produto do próprio cérebro.

Este mecanismo cerebral é conhecido e tem nome: sonho lúcido. Ele acontece quando alguém tem plena consciência de que está sonhando e sobre o que é tal sonho, podendo até interferir na sua história.

Geralmente, ele pode ser forjado por qualquer pessoa: se você dormir pensando intensamente em algo, se concentrando na vontade de sonhar com aquilo, as chances de ter um sonho lúcido são grandes.

Uma pesquisa da Universidade do Kentucky, em Lexington (EUA) fez uma experiência de monitoramento cerebral. Eles descobriram que as situações de proximidade com a morte, durante um sono induzido por anestesia, ativam os mesmos mecanismos neurológicos que entram em ação quando uma pessoa tem sonhos lúcidos. Ambos seriam estimulados pelo córtex dorsolateral pré-frontal, uma área que normalmente só funciona quando estamos acordados.

Na Califórnia, existe o Centro de Pesquisas de Experiências Fora-do-corpo (OOBE Research Center, na sigla em inglês), especializado no assunto. Baseados no estudo de Kentucky, eles conduziram uma pesquisa com quatro grupos de voluntários, cada grupo tendo entre 10 e 20 integrantes.

Os participantes foram colocados para dormir, com a condição de imaginarem ao máximo a ideia de estarem entrando por um túnel com final luminoso e tentarem sonhar com isso. Dezoito voluntários afirmaram terem sido capazes de sonhar com isso.

Outros, embora não tenham conseguido, tiveram a experiência de “sair do corpo”, vendo a si mesmos flutuando para o alto, eventualmente tendo a visão de um ente querido já falecido.

Entre os que saíram do corpo, o momento da ocorrência foi mensurável: em geral, acontecia durante a tênue linha entre estar acordado e adormecido. Isso se observou como ponto em comum entre todos os participantes, o que indica, segundo os condutores da pesquisa, que se trata de um mecanismo cerebral pré-programado.

Por essa razão, os pesquisadores pedem cuidado na hora de interpretar o que um paciente vê em estado de coma. Quando ele vê um familiar já falecido, isso pode parecer uma prova inegável de vida após a morte, mas os estudos dão evidências de que tudo pode ser apenas um reflexo condicionado do cérebro, que gera um sonho com extremo realismo. [LiveScience]

Fonte Hypescience

“Mercado de saúde carece de consciência coletiva”

Por Ronie Reyes

Em post, blogueiro comenta a reportagem mostrada no Fantástico sobre sobre o suborno nas licitações públicas do setor hospitalar

Acabo de assistir a reportagem especial  veiculada no Fantástico da Rede Globo  sobre o esquema de propinas envolvendo fornecedores de hospitais públicos. A quem não teve a oportunidade de acompanhar, recomendo o acesso através do seguinte link

Estão lá todas as clássicas situações de conflito de interesse temidas e repudiadas pela maior parte dos compradores do setor hospitalar. O suborno, o favorecimento a fornecedores, o oferecimento de “presentinhos”  representado no caso por um convite para o camarote dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

 A reportagem é até favorável aos compradores, enfatizando que o senso comum sobre a conduta de quem compra muitas vezes está errado, compartilhando com os “empresários” privados a responsabilidade por desvios de comportamentos.

 Mas o sentimento que tive ao final de tudo foi uma mescla de indignação com vergonha. Indignação por ver explicitamente o horror da atuação vexatória  de pessoas que deveriam estar comprometidas com um ambiente transparente e de concorrência leal, mas que preferem , às custas do prejuízo de outras partes,  trabalhar em prol de seus próprios interesses. Mais do que desrespeitarem suas classes profissionais, dão um exemplo forte de falta de ética como cidadãos.

Vergonha por saber que a proporção de corruptores é igual à de corrompidos, de forma, que tais condutas, se existem, certamente estão amparadas em um histórico de falta de firmeza de propósitos do outro lado da mesa. E, sim, estou falando dos maus compradores que ainda existem no meio.

O mercado da saúde não é formado por classes distintas, mas pela atuação conjunta de todas as partes. E se pretendemos ter um setor mais transparente e eticamente inspirador, é necessário começar a encarar situações deste tipo como motivo de constrangimento para todos nós.

Se estivéssemos todos em uma sala em chamas, faria diferença o lado da mesa em que você está?
E durma-se com este barulho.

Fonte SaudeWeb

Projeto prevê mais rigor no controle da venda de remédios

Segundo o texto, caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar as substâncias e os medicamentos sujeitos a esse controle e as condições para sua venda

A Câmara analisa projeto que prevê a retenção, pelas farmácias, da receita de medicamento sob regime de controle sanitário especial. Segundo o texto (Projeto de Lei 3255/12, do Senado), caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar as substâncias e os medicamentos sujeitos a esse controle e as condições para sua venda.

Atualmente, a Anvisa já obriga as farmácias e drogarias do País a reter receitas médicas de antibióticos e dos remédios de tarja preta.

A autora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), afirma que a aprovação de lei específica sobre o assunto poderá intensificar o controle de medicamentos e reduzir os riscos de acidentes e intoxicações.

“A proposta avança na busca de um consumo racional de medicamentos, como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), prevenindo uma série de problemas de saúde pública”, diz a senadora.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte SaudeWeb

Terceirização da Saúde custa R$ 692 milhões

O montante representa 38,26% dos valores empenhados pelas Prefeituras para a Saúde neste ano, o equivalente a cerca de R$ 1,8 bilhão

A terceirização da Saúde para alguns municípios é a solução para melhorar o atendimento nos equipamentos de Saúde. Para outros, a medida só traz dor de cabeça. No Grande ABC, a prática é adotada por seis das sete cidades, que desembolsam R$ 692,1 milhões para entidades sem fins lucrativos cuidarem dos equipamentos municipais. O montante representa 38,26% dos valores empenhados pelas Prefeituras para a Saúde neste ano, o equivalente a cerca de R$ 1,8 bilhão.As informações são do jornal Diário do Grande ABC.

A contratação de organizações não governamentais foi autorizada pelo governo federal em 1998. Desde então, a prática vem sendo utilizada pelos municípios que, muitas vezes, não conseguem gerenciar o serviço. A professora Elza Emi Itani, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), afirma que o trabalho pode ser desenvolvido dessa maneira porque “não é uma atividade exclusiva do Estado”.

Na região, a cidade que mais gasta com as organizações é São Bernardo, comandada por Luiz Marinho (PT). Com orçamento da Saúde previsto em R$ 798,4 milhões para este ano, o Executivo desembolsa R$ 400,5 milhões anuais para que a Fundação do ABC administre o Complexo Hospitalar e a rede de saúde. O contrato foi fechado em 2011 e ficará vigente por cinco anos.

O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), também escolheu a Fundação do ABC para recrutar o corpo médico do Hospital da Mulher. São R$ 146 milhões por ano para contratação de profissionais. O orçamento da Pasta é de R$ 372 milhões.

Em busca de solucionar os problemas de atendimento no Hospital Doutor Radamés Nardini, a Prefeitura de Mauá escolheu a Fundação do ABC para administrar o equipamento municipal. Desde 2010, a organização assumiu os serviços. O repasse anual é de R$ 50,4 milhões.

Fundação também cuida do Complexo Hospitalar de São Caetano por R$ R$ 63,6 milhões anuais. No ano passado, a entidade também ganhou a licitação de Rio Grande da Serra, onde fornece os médicos plantonistas na UBS (Unidade Básica de Saúde) Central por R$ 2,1 milhões.

Advogado especialista em administração pública, Rodrigo Matheus reitera que, na maioria das vezes, a terceirização dos serviços é necessária porque fica inviável para a Prefeitura comandar todos os serviços. De acordo com ele, a função da administração pública é a prestação de serviços nas esferas de atuação. Se imaginar que é preciso fazer toda gama de serviços públicos com eficiência teria que ter uma máquina muito forte.

Eliza e Matheus concordam quando o assunto é a fiscalização dos serviços prestados pelas OSS (Organização Social de Saúde). “O mais importante é a fiscalização, a qualidade (do trabalho) e o cumprimento das metas. É o dever do Estado fiscalizar o contratado”, destaca Eliza.

Já o advogado defende que é necessário ter embasamento para explicar a contratação. Para ele, toda vez que o serviço é para o particular tem de haver estudos justificando o porquê de o município precisar disso, quais benefícios e o princípio de economicidade.

Não mais
A Prefeitura de Diadema não conta mais com os serviços terceirizados na Saúde. O Executivo mantinha contrato com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), porém o Ministério Público ordenou que o acordo fosse interrompido. Atualmente, a instituição presta somente assessoria ao Paço.

Ribeirão Pires é a cidade que mais sofreu com a questão das organizações. Todas que passaram pela cidade deram problemas jurídicos. O prefeito Clóvis Volpi (PV) admite que estuda retomar o gerenciamento da Saúde após o contrato com a OSSPUB (Organização Social de Saúde Pública) se encerrar, em julho. O acordo é R$ 29,5 milhões.

Fonte SaudeWeb

RS: Hospital Centenário deve ser interditado

De acordo com a publicação, a medida poderá ser tomada por causa dos casos de mortes com suspeita de negligência por parte do hospital

O Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul) deve pedir a interdição de alguns setores do Hospital Centenário, em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. As informações são da Band.

De acordo com a publicação, a medida poderá ser tomada por causa dos casos de mortes com suspeita de negligência por parte do hospital, que também é investigado por possíveis irregularidades em contratos assinados nos últimos cinco anos.

Em dezembro de 2011, o diretor do corpo clínico do hospital fez uma gravação denunciando uma série de irregularidades. Na conversa com o vice-presidente administrativo do hospital, ele tenta conseguir apoio para denunciar falhas e conversam sobre um suposto superfaturamento de compras.

Exemplos da suposta negligência
Em outubro de 2011 uma mulher de 36 anos chegou ao Hospital Centenário com apendicite e foi diagnosticada com infecção generalizada ao voltar da cirurgia. Depois de aproximadamente dez dias em recuperação, ela passou por outra cirurgia por causa das complicações e ficou 18 dias na UTI. Ela chegou a receber alta, mas retornou ao hospital com outra infecção e pneumonia. Ela entrou em coma induzido e, quatro meses depois do primeiro diagnóstico, morreu.

Em novembro do mesmo ano, um homem de 21 anos foi encaminhado ao Hospital Centenário com uma lesão na perna, causada por um acidente de moto. Neste mês, quase quatro meses depois, o paciente não consegue caminhar, não fala e chegou a entrar em coma.

Na véspera do natal de 2011, a diretora de uma escola, de 38 anos, deu entrada no mesmo hospital com uma indicação para cirurgia para tratar uma torção no intestino. Ela passou pelo procedimento cirúrgico, mas segundo os médicos, nada de anormal foi encontrado. Somente três dias após a cirurgia, o médico vai ao quarto em que ela estava se recuperando e a transfere às pressas para a UTI por causa de uma infecção hospitalar. A pedagoga morreu cinco dias depois.

Em nota, o hospital comunicou que não há provas sobre as denúncias. A promotoria de Justiça, a Polícia Civil, o Tribunal de Contas e o Conselho Regional de Medicina do Estado apuram os relatos de descaso.

Fonte SaudeWeb

Hospital recebe R$ 400 mil de verba parlamentar


No ano passado o parlamentar conseguiu R$ 500 mil para material de consumo

A Santa Casa de Marília conseguiu através do Deputado Federal Walter Ioshi, mais R$ 400 mil para material de consumo do hospital mariliense. O anúncio foi feito pelo deputado que esteve visitando, novamente, a Santa Casa de Marília, quando fez o anúncio para a surpresa da diretoria.

Em 2007 foram destinados R$ 120,00 para material de consumo, enquanto que no ano seguinte a verba parlamentar de R$ 100 mil foi para a aquisição de equipamentos. Em 2009 foram direcionados para o hospital mariliense, através de Walter Ioshi, R$ 200 mil para custeio, sendo no ano seguinte, outros R$ 188 mil. No ano passado o parlamentar conseguiu R$ 500 mil para material de consumo, e neste último encontro anunciou outros R$ 400 mil.

Fonte SaudeWeb

Cientistas fazem descoberta para curar doença de garotinha que não consegue falar e andar

rettdylan
Dylan, à esquerda com um ano, quando falava
e andava; depois, em foto atual, com a mãe e o irmão

Dylan, de quase três anos, tem síndrome de Rett, uma rara condição

Cientistas descobriram que, usando transplante de medula óssea, podem combater os devastadores sintomas da síndrome de Rett, uma alteração genética que causa um tipo raro de autismo.

Os testes foram feitos na Escola de Medicina de Virgínia, Estados Unidos, com ratos, matando as células com radiação e injetando novas células para fortalecer o sistema imulnológico.

A descoberta foi motivo de comemoração para Marc Souter e sua filha, Dylan, que vai fazer três anos em julho. Ela, que é da cidade de Richmond, tem a síndrome e não consegue mais falar ou andar.

- Nós fomos instruidos a não nos preocuparmos no começo, mas eu pude ver que ela estava perdendo muito de suas habilidades. A última vez em que ela disse "da da" foi quando tinha 14 meses. Desde então, ela não falou mais.

Enquanto muitos dos garotos com o problema sobrevivem apenas algumas semanas, garotas com a condição mostram os sintomas apenas após o primeiro ano, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Fonte R7

Qual a relação entre esporte profissional e problemas cardíacos?

Incidentes devem ser hereditários, e não consequência da atividade física

A maioria das pessoas associa problemas cardíacos com pessoas mais velhas, portanto causa surpresa quando a vítima é jovem como o jogador Fabrice Muamba, que atua no futebol inglês.

O atleta de 23 anos sofreu um ataque do coração no sábado, quando atuava por seu time, o Bolton Wanderes, contra o Tottenham Hotspurs. O jogador permanece hospitalizado, em estado grave.

Nascido na República Democrática do Congo (então chamado Zaire), mas nacionalizado britânico, Muamba tem fama de ser um dos atletas com melhor condicionamento físico em seu clube.

Reputação similar tinha o camaronês Marc-Vivien Foe, que faleceu por causa de um ataque cardíaco, em campo, quando defendia sua seleção em partida contra a Colômbia em 20023.

Qual seria então o papel desempenhado pelos esportes nos problemas cardíacos?

Causas
É possível que estes incidentes tenham causas hereditárias e não sejam consequência da atividade física.

Problemas genéticos geralmente são relacionados com arritmias (irregularidades no batimento cardíaco), cardiomiopatias ou doenças do músculo cardíaco.

E esporte pode ter papel importante na probabilidade de que essas condições causem um ataque cardíaco.

Algumas pesquisas sugerem que pessoas que possuem condições hereditárias têm o dobro de possibilidades de sofrer ataques cardíacos se praticam esportes de alto nível.

O médico cardiologista e assessor da Federação Inglesa de Futebol Leonard Shapiro diz que é difícil precisar o que desencadeia um ataque.

'Há uma predisposição em alguns indivíduos de ter um ataque cardíaco quando estão sob alto estresse físico e emocional', diz ele.

A pergunta que sempre surge nesses casos é se seria possível fazer algo para preveni-los.

No futebol, muitos jogadores fazem exames aos 16 anos e muitos são examinados regularmente ao longo da carreira. Quando um problema é detectado, é comum eles abandonarem a atividade.

Dificuldade
O cardiologista Sanjay Sharma que trabalha para fundação britânica Cardiac Risk in the Young, que busca prevenir o risco de ataque entre jovens, diz que os exames não são perfeitos.

'Deve-se levantar o histórico médico de sintomas cardíacos que incluem dores no peito durante o esforço, uma respiração que não está de acordo com a proporção de exercício realizado e desmaios', disse.

'Além disso, pergunta-se pelo histórico familiar', diz ele. O passo seguinte é um eletrocardiograma para detectar 'falhas elétricas no coração e um ultrassom para a detecção de problemas musculares ou com as válvulas.'

Esses exames não são garantia de que uma anomalia seja descoberta. E elas também não são permanentes, como no caso de Muamba.

O jogador do Bolton realizou quatro exames em sua carreira, o últimos deles em meados do ano passado.

Fonte R7

Tuberculose tem cura

Lançado teste clínico de novo tratamento contra tuberculose

Os novos testes serão feitos em oito locais de Brasil, África do Sul e Tanzânia

Uma aliança global contra a tuberculose anunciou, nesta segunda-feira, o primeiro teste clínico de um novo tratamento para a doença, tanto para sua forma clássica quando a tipos resistentes aos antibióticos, que será realizado no Brasil, entre outros países.

A Aliança Mundial para o Desenvolvimento de Medicamentos contra a Tuberculose (TB Alliance), financiada por vários governos e fundações, disse que a nova combinação de medicamentos promete avanços na luta contra a doença, responsável por 1,4 milhão de mortes ao ano, a maioria na África.

O novo tratamento poderia ser particularmente útil para as 650.000 pessoas em todo o mundo que sofrem de tuberculose multirresistente (MDR-TB), uma cifra com expectativa de aumento.

"Este novo coquetel antituberculose poderá abrir o caminho para um enfoque inovador e mais eficaz para combater a doença mediante a eliminação da distinção entre a infecção tradicional (TB) e suas múltiplas formas multirresistentes (MDR-TB)" aos antibióticos, disse Mel Spigelman, diretor-geral da TB Alliance.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,8 milhões de pessoas sofreram desta doença pulmonar contagiosa no mundo em 2010 e 1,4 milhão morreram.

Atualmente, as pessoas que sofrem de tuberculose precisam ingerir uma série de medicamentos diários durante seis meses, enquanto os que têm MDR-TB devem tomar uma injeção diária nos primeiros seis meses antes de ingerir uma dúzia de pílulas ou mais diárias durante um mínimo de 18 meses.

A TB Alliance, sediada em Nova York, explicou que muitos pacientes não completam o tratamento porque não toleram os efeitos colaterais ou não conseguem segui-lo por ser longo demais. Isto leva a formas da doença resistentes aos medicamentos, inclusive a um tipo de tuberculose amplamente resistente a remédios conhecido como XDR-TB.

O novo tratamento, chamado "Nova Combinação 2" (NC-002), é composto de três agentes: o antibiótico experimental PA-824 e outros dois bactericidas que já são usados contra a tuberculose, a moxifloxacina e a pirazinamida.

Segundo os cientistas, o novo coquetel poderá curar doentes de TB normal e TB resistente em quatro meses contra os atuais seis e 24 meses necessários, respectivamente. O custo do tratamento também será reduzido.

Os novos testes serão feitos em oito locais de Brasil, África do Sul e Tanzânia.

A TB Alliance opera com recursos da Fundação de Bill e Melinda Gates, a agência governamental Irish Aid, o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional e a agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA, Food and Drugs Administration).

Fonte R7

Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem - Famuc/MG

A Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc), Minas Gerais, realiza seleção para formação de cadastro de reserva para Assistente Administrativo e Técnico em Enfermagem.

Inscrições:
De 24 de fevereiro a 26 de março, pelo www.contagem.mg.gov.br/concursos.


Valor:
R$ 35,00.

Remuneração:
De R$ 799,08 a R$ 851,24.

Provas:
Provas objetivas: 15 de abril de 2012

Remédios antigos: Helmitol, Leite de Magnésia de Phillips e Cafiaspirina

Farmácia Lote De Remédios Anos 70 Farmacêutico Medicamento

Concurso Prefeitura de Paraipaba - CE 2012

Foi publicado nesta segunda-feira (19), o edital nº 001/2012 de concurso público da Prefeitura de Paraipaba, Estado do Ceará, para provimento de 71 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. O regime de trabalho será de 20, 30 e 40 horas semanais, com salário inicial de R$ 622,00 podendo chegar a R$ 5000,00, além de gratificação.
Cargos

Nível Fundamental - motorista categoria "D", motorista categoria "B" e vigia;

Nível Médio - auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, técnico de saúde bucal e agente administrativo;

Nível Superior - médico, enfermeiro, cirurgião dentista, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, médico psiquiatra e turismólogo.
Inscrição

As inscrições poderão ser feitas no período de 19 a 30 de Março de 2012, pela internet no site http://www.consep-pi.com.br/, ou presencial, no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00hs as 17:00 hs.
A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 120,00, de acordo com o cargo escolhido.
Provas

A prova será realizada na data provável do dia 06 de maio de 2012, a partir das 9:00 hs, com três horas de duração, sendo este horário (9:00 hs) o limite para ingressar no local de aplicação das provas.  Os locais de aplicação da prova objetiva e prática serão divulgados até dia 30 de Abril de 2012, na sede da Prefeitura de Paraipaba e no site http://www.consep-pi.com.br/ .

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Capitão Andrade - MG

A Prefeitura de Capitão Andrade, Estado de Minas Gerais, abre no mês de abril o período de inscrições para o seu concurso público e processo seletivo. Os certames de Capitão Andrade serão destinados ao provimento de 108 vagas, em cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário varia de R$ 622,00 a R$ 8.000,00, com carga horária de 20 a 44h semanais de acordo com o cargo.
Cargos
Edital Concurso Público Nº 001/2012
As oportunidades são para os cargos de advogado, agente de fiscalização de tributos, agente de saúde pública, ajudante de pedreiro, almoxarife, atendente de consultório dentário, atendente setor de dispensão, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, auxiliar de biblioteca, auxiliar de serviços jurídicos, braçal, coordenador do siat, coveiro, enfermeiro plantonista noturno, facilitador de programas computacionais, fiscal sanitário, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, mecânico, médico, motorista I e III, nutricionista, operador de máquinas I e II, pedagogo, pedreiro, professor, psicólogo, técnico em enfermagem PSF, técnico em saúde bucal e vigia.
Edital Processo Seletivo Nº 001/2012
As vagas são para os cargos de assistente social CRAS, coordenador do CRAS, enfermeiro - PSF, médico - PSF, monitor de educação física, odontólogo - PSF, orientador pró-jovem, psicólogo CRAS e técnico em enfermagem.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via  internet, por meio de acesso ao site: http://www.trconcursos.com.br/, no período de 17 de abril a 18 de maio de 2012, sendo que a Prefeitura Municipal disponibilizará servidor treinado e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições em seu Telecentro comunitário, localizado à Rua Fernando Rosa de Faria, 434, no horário de 8:00 às 17:00 horas, devendo ser observado o horário de expediente bancário.
As taxas variam de R$ 43,54 a R$ 175,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 03 de junho de 2012, nas Escolas da sede do Município, com horário a ser definido no cartão definitivo de inscrição do candidato, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Capitão Andrade e no site: http://www.trconcursos.com.br/.
 Terminada a avaliação das provas, serão publicados os resultados por afixação no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Capitão Andrade – MG e no site: http://www.trconcursos.com.br/, no dia 04 de junho de 2012.
Validade
O prazo de validade da seleção será de até 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável  uma vez por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Novo Cabrais (RS) 2012

A Prefeitura de Novo Cabrais, Estado do Rio Grande do Sul, continua recebendo inscrições para o seu concurso público, regido pelo edital nº. 001/2012. A finalidade é o preenchimento de 14 vagas mais cadastro reserva em  todos os níveis de escolaridade, sendo a remuneração de até R$ 8.078,40.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Contador, Controlador Interno, Eletricista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal Municipal, Médico, Veterinário, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Operário, Pedagogo, Pedreiro, Procurador Jurídico, Professor, Psicólogo, Secretária de Escola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Tesoureiro. A carga horária entre 8 e 4 horas semanais.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até às 23h59min, do dia 07 de abril de 2012, pelo site http://www.objetivas.com.br/.
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 07 de abril de 2012, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no telecentro comunitário, sito na Avenida Carlos Pedro Alberto, s/nº, Centro, Novo Cabrais/RS.
A taxa de inscrição poderá ser de:
Nível fundamental: R$ 37,54;
Nível médio: R$ 75,08;
Nível superior: R$ 112,62.

Prova

A prova escrita, está prevista para 05 de maio de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 24 de abril de 2012.
A prova prática será aplicada em data a ser informada por edital.
Os candidatos deverão apresentar seus títulos para concorrer à segunda etapa do concurso público, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 09 de abril de 2012, em dias úteis, na Prefeitura Municipal, sito na Avenida 28 de Dezembro, s/nº, Centro, Novo Cabrais/RS. Não serão recebidos títulos em outra ocasião.

Concurso Prefeitura de Santa Rita de Minas (MG) 2012

A Prefeitura de Santa Rita de Minas, Estado de Minas Gerais, estará recebendo inscrições para o concurso público que preencherá 82 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Com salários que variam entre o mínimo e até R$ 2.116,00, o concurso está sendo realizado pela empresa TR Concursos.
Cargos
As chances são para os cargos de agente de combate às endemias, agente de desenvolvimento econômico, agente comunitário de saúde - PSF, ajudante de calceteiro, alomaxarife, arquivista, assistente administrativo, assistente contábil, assistente social, auxiliar de biblioteca, auxiliar de educação, auxiliar de laboratório, calceteiro, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, fiscal, jardineiro, mecânico, médico, motorista, professor e entre outros.
Os salários variam entre R$ 622,00 e R$ 2.116,00, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de acesso ao site http://www.trconcursos.com.br/, no período de 10 de maio a 08 de junho de 2012. A Prefeitura Municipal também disponibilizará servidor treinado e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições em seu Telecentro comunitário, localizado à Avenida dos Pioneiros, nº 30, centro de Santa Rita de Minas, no horário de 8:00 às 17:00 horas, devendo ser observado o horário de expediente bancário.

As taxas de inscrição variam de R$ 43,54 a R$ 126,77 e deverá ser paga até o seu vencimento.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012, nas Escolas da sede do Município, com horário a ser definido no cartão definitivo de inscrição do candidato, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Santa Rita de Minas e no site: http://www.trconcursos.com.br/.

Terminada a avaliação das provas, serão publicados os resultados por afixação no quadro de avisos da Prefeitura  Municipal de Santa Rita de Minas – MG e no site: www.trconcursos.com.br, no dia 18 de junho de 2012.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Ajuricaba - RS

A Prefeitura de Ajuricaba, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público e seleção pública destinado ao provimento de 05 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior. O certame será realizado sob a responsabilidade da FIDENE - Fundação de  Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
O concurso oferece 01 vaga para professor de Língua Inglesa, outra para professor de Língua Portuguesa e ainda 01 vaga para Técnico em Farmácia. Já a seleção pública é direcionada para provimento de 03 agentes comunitários de saúde. Os salários variam de R$ 700,78 a R$ 725,44, em carga horária de 20 e 40h semanais.
As inscrições serão realizadas no Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal de Ajuricaba, Rua Oscar Schmidt, n.º 172 – Centro, até o dia 26 de março de 2012, de segunda a  sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min as 17horas. A taxa será de R$ 38,33 para todos os cargos.
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 15 abril de 2012, no  turno da manhã das 9 horas às 12 horas, na Escola Nelci Tobias Oedmann na cidade de Ajuricaba/RS. O gabarito será divulgado no dia 16 de abril de 2012.
O certame terá validade de 02 anos, contados da data de sua  homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período. 

Concurso Prefeitura de Jahu - SP 2012

Com objetivo de preencher 109 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Jahu, em São Paulo, lançou os editais nsº 01/2012 e 02/2012 para realização de concurso público.
Cargos
Para nível fundamental, as vagas são de agente de limpeza e conservação, agente de serviços gerais I, auxiliar de segurança I, eletricista I, encanador I, motorista I, pedreiro I e pintor I.
Quem têm nível médio, os cargos são de auxiliar de laboratório de prótese dentária I, fiscal de obras I, fiscal de posturas I, técnico de laboratório de prótese dentária I e técnico de recursos humanos I.
Já para o nível superior, há vagas nos cargos de analista de recursos humanos I, arquiteto I, engenheiro I, médico clínico geral I, médico do trabalho I, médico gastropediátrico I, médico ginecologista I, médico imunologista/alergologista, médico infectologista, médico intervencionista, médico neuropediatra I, médico ortopedista/traumatologista I, médico otorrinolaringologista I, médico pediatra, médico pediatra plantonista I, médico plantonista I, médico pneumopediatra I, médico psiquiatra I, médico regulador I, técnico desportivo atletismo I, técnico desportivo basquete I, técnico desportivo futsal I, técnico desportivo handebol I, técnico desportivo I, técnico desportivo judô I, técnico desportivo karatê I, técnico desportivo natação I, técnico desportivo tênis de campo I, técnico desportivo tênis de mesa I, técnico desportivo voleibol I, técnico desportivo xadrez I.

A remuneração inicial é de R$ 620,00 a até R$ 4.000,00, por jornadas de 10 a 40 horas semanais.
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 21 de março de 2012, exclusivamente através da internet, no site http://www.publiconsult.com.br/.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 30,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.
Provas

As provas serão realizadas no município de Jahu/SP, com data prevista para o dia 22 de abril de 2012 (domingo). A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação para as Provas a ser disponibilizado nos sites http://www.publiconsult.com.br/ e http://www.jau.sp.gov.br/ e publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Jahu. Os candidatos que informarem endereço eletrônico (e-mail) por ocasião das inscrições poderão também ser comunicados por este meio. Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento e consulta acerca do dia, horário e local de aplicação da prova.
A partir das 18h00 do dia seguinte ao da aplicação das provas, o candidato poderá consultar o Gabarito Oficial nos sites http://www.publiconsult.com.br/ e http://www.jau.sp.gov.br/ e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Jahu.
Validade

O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) 2012

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, abriu o concurso público nº. 001/2012, oferecendo 16 vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 4.129,23, com carga horária de 10, 20, 25, 30, 35 ou 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Administrativos, Fiscal Sanitário, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Merendeira, Servente, Vigia, Zelador / Porteiro, Agente de Trânsito, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Fiscal Tributário, Motorista de Ambulância, Operador de Máquina Rodoviária, Pedreiro, Pintor, Protético, Técnico Agrícola, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Tratorista, Professor, Advogado, Biólogo, Dentista, Enfermeiro, Médico, Veterinário e Psicólogo.

Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço http://www.consesp.com.br/, até o dia 30 de março de 2012 e poderão participar também os portadores de necessidades especiais. A taxa de inscrição varia entre R$ 13,00 e R$ 52,00.

Prova

Será disponibilizado no site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias, o cartão de convocação para a Prova.
As provas objetivas e a peça jurídica (para o cargo Advogado) serão realizadas no dia 22 de abril de 2012, às 08:00 e às 14:00, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias.
As provas práticas e TAF para os cargos cujo edital prevê, serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas.
A cópia reprográfica autenticada de eventuais títulos que os candidatos possuam deverá ser apresentada na data das provas, até 30 minutos após o encerramento das mesmas.
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados a partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade

O concurso público será válido por 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Saiba mais