Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 17 de abril de 2012

Memória e autoconfiança: uma nova estratégia para tratamento do TOC?

Você se lembrou de trancar a porta ao sair de casa hoje? Desligou a televisão e o fogão? E as luzes, você confirmou se elas estavam desligadas? Todos temos estas dúvidas de vez em quando, mas quando elas não cessam e fazem com que seu dia fique completamente comprometido você não se concentra, sua ansiedade aumenta e você tem uma vontade intensa de voltar pra casa para se certificar disso – isto pode ser sinal de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).

O TOC faz com que as pessoas entrem em um ciclo de dúvidas e consequente medo de não terem realizado determinadas rotinas de forma correta. Mas uma pesquisa feita pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá – em conjunto com a Universidade de Reading, no Reino Unido – afirma que há novas estratégias que podem ajudar indivíduos que sofrem com o transtorno.

O estudo feito por Adam Radomsky aponta que até o momento apenas processos de psicoterapia relativamente longos conseguiam a remissão do TOC. “Mas a adesão [quando os pacientes levam o tratamento até o final] a esse tipo de terapia muitas vezes é baixo e nossa pesquisa procurou novas metodologias que, potencialmente, podem auxiliar no tratamento”, diz o pesquisador.

A pesquisa partiu da hipótese de que indivíduos com TOC muitas vezes têm uma percepção de responsabilidade muito desenvolvida. “Certificar-se de que o fogão está desligado, porque isso pode levar a um incêndio é algo muito forte, e desenvolver um ciclo obsessivo com a segurança – checando várias vezes uma informação – é reflexo desta “hiperresponsabilidade””, afirma. Mas a resposta a esses estímulos de forma obsessiva leva também a uma perda da autoconfiança, de acordo com o autor.

“Modificar estes sentimentos de responsabilidade exagerada e reduzir a antecipação de eventos ruins podem reverter esses ciclos. Focar na forma como estas pessoas pensam mais do que nas suas atitudes, pode modificar as falsas crenças sobre sua responsabilidade por esses possíveis eventos e os perigos que eles representam”, afirma Radomsky, que vem desenhando novas estratégias para tratar o TOC baseando-se em uma terapia que normalize o senso de responsabilidade, melhore a confiança na própria memória – ou seja, diminua a necessidade de checar várias vezes uma informação –, melhorando a autoconfiança e diminuindo a sensação de culpa e, finalmente, aumentando a percepção do indivíduos sobre si mesmo e sobre o que o cerca.

Até o momento a terapia proposta por Radomsky só foi testada em laboratório com um número reduzido de pacientes, mas parece estar dando resultados. “Para mim e para minha equipe, este trabalho – que partiu de uma coletânea de diversas pesquisas anteriores com resultados bastante satisfatórios – pode aumentar as taxas de melhora nos pacientes com TOC. Agora iremos ampliá-lo para confirmar nossos primeiros resultados positivos”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Residências médicas passam a ser reconhecidas como pós-graduação lato sensu

Trinta anos depois de o Ministério da Educação (MEC) reconhecer a residência para os médicos, a pasta institucionalizou as regras para o programa que mistura estudo e experiência para os demais profissionais da saúde, atendendo a antiga demanda de 13 áreas.

As residências passam a ser reconhecidas como pós-graduação lato sensu, o que permite inclusive a adesão a programas de bolsas de estudo.

O conceito de que a saúde engloba outros segmentos e pode ser estudado de forma multidisciplinar é aceito pelo ministério desde 2005, mas só em 2009 foi formada a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) para avaliar e regulamentar o setor. O reconhecimento oficial veio ontem, com a publicação no Diário Oficial da União das diretrizes gerais para a criação dos programas de residência multiprofissional.

Fonte Correio Braziliense

Vício em celular pode ser doença; saiba mais

Você fica "pendurado" no aparelho e o leva ele para todo lugar que vai?

Saiba que o vício em celular é uma doença, chamada de nomofobia.

As pessoas que possuem essa doença não conseguem ficar sem usar o aparelho celular.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre essa doença.



Fonte R7

Fortalecimento do abdome é fundamental para acabar com a dor nas costas

Academias oferecem treinos responsáveis por manter a coluna forte

As lesões na coluna podem ser evitadas com o desenvolvimento do core, que é o conjunto de 29 músculos que compõem o abdome. Eles se dividem em dois grupos. O primeiro é composto por músculos mais profundos, que têm como função manter a estabilidade da coluna lombar. O segundo é composto dos músculos globais, responsáveis pela flexibilidade da região.

Cada vez mais a ciência do esporte chega a conclusão da importância desse conjunto de músculos. Eles são responsáveis por manter a coluna forte e, assim, acabam com a dor nas costas e previnem lesões.

Atentas a importância do core para a coluna, as academias vêm intensificando cada vez mais treinos funcionais às suas aulas. Eles são realizados com bolas, onde o indivíduo executa os abdominais. O treino trabalha a força e o equilíbrio ao mesmo tempo.

Fonte R7

Exercícios físicos aumentam a expectativa de vida

15 minutos de caminhada contribui para o aumento da longevidade

Uma pesquisa realizada em Taiwan, na Ásia, descobriu que 15 minutos de atividade física já produz um ganho imenso na longevidade. Segundo o estudo, as pessoas que não são sedentárias aumentam sua expectativa de vida em três anos.

A pesquisa, que analisou mais de 400 mil participantes, chegou a conclusão que essa melhora não se dá apenas com exercícios como a natação, a corrida e o spinning.

Os cientistas descobriram que uma simples caminhada de 15 minutos já produz benefícios para o organismo, contribuindo para o aumento da longevidade. Os estudiosos recomendam aos sedentários que a caminhada é um bom começo para se iniciar a prática de exercícios.

Eles disseram ainda que o estudo constatou que houve uma redução de 4% do risco de morte de câncer com apenas 15 minutos de exercícios por dia.

Fonte R7

Pesquisa comprova que ioga melhora a memória

Estudo conclui que o exercício também reduz os níveis de estresse

A ioga traz benefícios cognitivos e afetivos importantes para quem a pratica, como melhora da memória e redução dos níveis de estresse. Essas são as conclusões de um estudo científico brasileiro sobre o tema, conduzido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A nova pesquisa, publicada em uma revista científica internacional, preenche uma lacuna nos estudos sobre o impacto neuropsicológico da ioga, uma vez que, a maioria das investigações sobre a prática carece de controles adequados que garantam o rigor científico ou a aplicação universal dos resultados. Neste estudo, foram utilizados voluntários saudáveis que não praticavam ioga. Eles foram recrutados no Batalhão Visconde de Taunay, em Natal (RN).

Os cientistas conseguiram autorização do coronel Odilon Mazzine Junior para realizar uma atividade atípica para o grupo de 17 soldados que participaram do estudo: uma hora de ioga, duas vezes por semana, durante um semestre. Outros 19 militares não participavam das aulas e serviram como grupo de controle, para que os resultados pudessem ser comparados.

A bióloga Regina Helena da Silva, coordenadora do estudo, pratica ioga há cerca de uma década, mas nunca tinha colocado o exercício sob a lente da psicobiologia, sua área de pesquisa. Animou-se, no entanto, quando o também biólogo Kliger Kissinger Fernandes Rocha pediu que ela o orientasse no doutorado. Ele é professor de ioga e reconhecia as limitações dos estudos sobre o tema. Por isso, sugeriu abordá-lo em uma tese. O trabalho, publicado na revista científica Consciousness and Cognition, é fruto deste interesse.

Os militares foram avaliados no início e no fim do estudo. Foram aplicados testes de memória e formulários para averiguar o nível de estresse e outras condições psicológicas, bem como testes fisiológicos. O biólogo Kliger Rocha explica:

— Notamos uma melhora de 20% na memória de longo prazo nos militares que praticaram ioga. É um porcentual que indica um considerável ganho cognitivo.

Fonte R7

Carboidratos ajudam a melhorar a memória

Alimentos específicos estimulam a atividade cerebral

A memória pode ser fortalecida com o consumo de proteínas e carboidratos. Segundo pesquisadores australianos, o consumo de alimentos específicos pode ajudar a combater o esquecimento.

O consumo de carboidratos é importante porque em contato com o organismo são transformados em açúcar, que dão energia ao corpo. O corpo disposto dá disposição ao cérebro. Os cientistas garantem que uma alimentação adequada contribui para evitar o declínio das funções cognitivas.

Os pesquisadores constataram também que uma dieta rica em colina micronutriente, derivado de um aminoácido encontrado na gema do ovo, estimula a atividade cerebral e contribui para a memória. Além do ovo, os cientistas recomendam também o consumo de peixe. Ele fornece ácidos graxos, do tipo ômega 3, que tem ação antiinflamatória. Os ácidos também protegem os neurônios contra os radicais livres, destruidores das células.

Fonte R7

Entenda o que é a angioplastia, que evitou um enfarto em Sarney

Cirurgia desobstrui artéria do coração e evita falta de oxigênio

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), passou neste final de semana por uma angioplastia e colocou um stent para dilatar uma artéria parcialmente entupida do coração — e os médicos disseram que ele passou perto de um enfarto. Aproveite para entender o que aconteceu com o senador e se previna.

Sarney, que tem 81 anos, passou mal no sábado (14) em Brasília e viajou a São Paulo, onde antecipou uma bateria de exames que já estava marcada. Durante a madrugada, após sentir dores no peito, ele foi submetido a um cateterismo — exame invasivo no qual os médicos introduzem um pequeno cano, chamado cateter, na artéria do paciente para detectar obstruções.

Nesta segunda-feira (16), ele deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após receber uma visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele foi transferido para uma unidade semi-intensiva.

O que é: O cateterismo e, posteriormente, a angioplastia, são necessários quando as artérias coronárias ficam entupidas e impedem que o sangue passe pelo coração.

Motivo: O bloqueio geralmente ocorre porque placas de gordura se acumulam nas artérias. São placas, que formam coágulos, atrapalhando o fluxo.

Vilões: Colesterol alto, tabagismo, sedentarismo e excesso de peso são os principais causadores das obstruções.

Consequência: Quando a obstrução ocorre, o sangue não passa para algumas regiões do coração, e aí o oxigênio também não chega. E essas partes começam a necrosar.

Tratamento: Agilidade é tudo para salvar o paciente. Quanto antes o fluxo do sangue for restabelecido, melhor. Senão, a parte do coração que não recebe oxigênio começa a morrer.

Desentupimento: Ou são usados medicamentos, ou é necessário fazer a angioplastia, cirurgia em que se faz a retirada desses coágulos. Que é o que Sarney fez.

Fonte R7

Brasil vai produzir remédios de alto custo mais baratos

São produtos que atacam alvos específicos como o câncer, artrite e esclerose múltipla

O Brasil vai começar a fabricar os primeiros medicamentos biossimilares com tecnologia nacional. Eles são versões mais baratas de drogas biológicas inovadoras, produtos de alto custo que atacam alvos específicos em doenças como câncer, artrite reumatoide e esclerose múltipla. Apesar de representarem, em unidades, apenas 4% das compras do Ministério da Saúde, consomem 32% do orçamento da Pasta para remédios.

O lançamento do laboratório BioNovis, no final de março, representa a iniciativa mais adiantada na corrida pelo desenvolvimento de biossimilares no País. Trata-se de uma parceria entre quatro grandes produtoras de genéricos: EMS, Aché, Hypermarcas e União Química.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha disse que:

— A biotecnologia é uma área estratégica para o país. São produtos de alto conteúdo tecnológico, de alto valor, que a gente tem de desenvolver para ter garantia de acesso à população brasileira.

Medicamentos biológicos, produzidos por meio de células vivas, são complexos e caros -uma caixa pode custar R$ 8.000, em especial no caso dos remédios oncológicos mais modernos. Por causa do alto custo, os pacientes têm recorrido à Justiça para obter as drogas quando elas não estão na lista de remédios ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, por exemplo, o Ministério da Saúde gastou R$ 132,58 milhões para cumprir decisões judiciais ligadas ao fornecimento de remédios de alto custo, ante R$ 2,24 milhões em 2005.

Fonte R7

Consequências das cáries na infância

Evite que a criança vá dormir com a mamadeira
Além da perda dos dentes, as cáries na infância podem causar problemas na audição e na fala.

Também conhecida como cáries de mamadeira, as cáries em bebês constituem um grave problema, que pode destruir os dentes de seu bebê — mas o problema pode ser evitado.

Qual a Causa de Cáries na Infância?
- Deixar seu bebê dormir com uma mamadeira. Quando seu bebê está dormindo, os líquidos que têm açúcar permanecem em volta dos dentes e podem causar cáries. Até mesmo o leite materno e o de fórmulas contém açúcar.

- Amamentação prolongada na mãe ou permitir que seu bebê adormeça enquanto se alimenta.

- Permitir que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.

Sua criança pode adormecer sem uma mamadeira! Siga cinco dicas para tentar:
-Deixe sua criança levar uma manta, ursinho, boneca, ou brinquedo favorito de "segurança" para cama.

- Cante ou toque uma música tranqüila baixinho.

- Segure ou balance sua criança.

- Faça uma massagem nas costas da sua criança para ajudá-la a relaxar.

- Leia ou conte uma história para a sua criança.

Quais são os efeitos de Cáries na infância?
- Perda de dentes

- Problemas de audição e de fala

- Dentes permanentes tortos

- Dor muito forte

- Baixa auto-estima

Seis Modos Que Você pode Evitar Cáries na infância!
- Habitue-se a colocar seu bebê na cama sem uma mamadeira.

- Nunca coloque seu bebê na cama com uma mamadeira contendo fórmula, leite, suco, água com açúcar ou refrigerante. Se seu bebê precisar tomar uma mamadeira para adormecer, encha-a com água.

- Não permita que sua criança fique o tempo todo com a mamadeira.

- Limpe a gengiva e os dentes da sua criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio ou um pedaço de gaze. Com crianças mais velhas, use uma escova dental com cerdas macias para escovar seus dentes.

- Comece a ensinar sua criança a usar um copo já com nove meses de idade. Troque a mamadeira do seu bebê por um copo de treinamento já na idade de 1 ano.

- Pergunte ao seu médico ou dentista para ter certeza que sua criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor.

A saúde e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você!

Fonte Colgate-Palmolive

Emílio Ribas adverte para infecção por leptospirose

O número de infectados pode crescer com o aumento das chuvas

O hospital estadual Emílio Ribas adverte para os cuidados com a leptospirose, doença que em época de enchentes pode levar a morte, caso não seja diagnosticada rapidamente. Neste ano, com base em dados de janeiro a março, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo informa que o Emílio Ribas diagnosticou um caso de leptospirose a cada cinco dias. A tendência é que o número cresça com o aumento das tempestades nos últimos dias e a previsão de chuva para os próximos.

A leptospirose é uma doença que ocorre especialmente nas épocas de chuva, quando enchentes e transbordamentos de esgotos e rios são mais frequentes. Nessas situações, a urina dos ratos contaminados com a bactéria leptospira é levada pelas águas das inundações, que penetram na pele (mesmo sem nenhum ferimento aparente), causando a doença.

Segundo o infectologista Jean Gorinchteyn, do Emílio Ribas, os sinais da doença podem aparecer no dia seguinte após o contato com as águas de chuva, ou depois de um mês. Acrescenta-se que, na ausência de tratamento de urgência, alguns casos podem até provocar riscos de insuficiência renal.

— Os primeiros sinais podem ser febre, dores no corpo, na cabeça e especialmente na panturrilha.

Em casas e estabelecimentos comerciais que sofreram enchentes, deve-se fazer a limpeza usando luvas e botas de borracha, utilizando água corrente e água sanitária. Devem ser descartados alimentos e medicamentos, mesmo os fechados, que tiveram contato com a água das chuvas.

Fonte R7

Previna-se contra a leptospirose

Diabetes atinge mais de 12 milhões de brasileiros silenciosamente

Doença pode aparecer silenciosamente e causar danos físicos e emocionai

A doença pode aparecer silenciosamente e causar vários danos físicos e emocionais.

No Brasil, mais de 12 bilhões de brasileiros convivem com o diabetes.

Veja a reportagem:
Fonte R7

Igreja Universal vai lançar plano de saúde

Segundo informações de fontes próximas, bispo Edir Macedo está construindo um hospital, em São Paulo, para ser o principal atrativo do novo negócio

A Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, está construindo um hospital em São Paulo. A instituição tem o objetivo de ser o principal atrativo do novo plano de saúde, de acordo com pessoas próximas à Universal. As informações são da Revista Exame.

O principal meio de divulgação do mais recente empreendimento de Macedo serão os próprios cultos da Universal, que possui mais de 15 milhões de fiéis. Fundada em 1977 por Edir Macedo, a IURD se tornou o primeiro e maior grupo neopentencostal do Brasil, estando presente em cerca de 200 países, segundo dados da própria instituição.

Fonte SaudeWeb

MG: Marítima Saúde inaugura unidade para superar R$100 mi em faturamento

Meta da empresa é que o Estado represente 20% de toda a carteira de Saúde da companhia que deve superar a marca de 180 mil vidas atendidas no Brasil

A Marítima Saúde, empresa de seguro saúde do Grupo Marítima Seguros acaba de investir no início de suas operações em Minas Gerais. Dentro do processo de expansão da carteira, a companhia investiu cerca de R$ 7,5 milhões em seu novo sistema do Seguro Saúde. A meta da companhia é a de que Minas Gerais possa representar em três anos, 20% da carteira estimada no segmento Saúde que, segundo estimativas, deve chegar à 40 mil vidas seguradas e R$ 100 milhões em prêmios. Já em 2012, a Marítima Saúde deve superar as 180 mil vidas atendidas em todo o Brasil, com mais de duas mil empresas clientes e faturamento aproximado de R$ 430 milhões.

Sua atuação em Minas Gerais prevê o atendimento desde as pequenas empresas com o mínimo de cinco vidas (mínimo de dois titulares) até as grandes corporações com mais de dois mil funcionários.

Um dos objetivos da empresa é a agilidade na prestação de serviços bem como a rapidez na indenização. Para que os reembolsos de consulta sejam pagos em até cinco dias úteis e as cirurgias eletivas em até oito dias. Além disso, a companhia tem elborado produtos por encomenda para atender a demandas específicas de empresas com muitas vidas seguradas.

Faturamento

A Marítima Saúde apresentou um aumento de 14% nos Prêmios Emitidos, que passaram de R$ 339,2 milhões em 2010 para R$ 385,3 milhões em 2011, um acréscimo de R$ 46 milhões, justificado pelo aumento de 10% no número de vidas seguradas que passou de 163,2 mil em 2010 para 179,3 mil em 2011. A companhia alcançou um lucro líquido de R$ 8,8 milhões.

A rede referenciada da Marítima Saúde incluía ao final de 2011, 599 hospitais, 332 laboratórios, 582 centros de diagnósticos, 265 fornecedores de materiais, 19 associações de médicos e 6.222 prestadores distribuídos para os demais serviços.

O diretor da Marítima Saúde, Eduardo Riberiro do Valle Vidigal, conta que o Estado de Minias Gerais apresenta uma demanda crescente para serviços de saúde. E diz que a empresa pretende investir para melhorar sua rede de atendimento e viabilizar meios para que a população tenha acessoa atedimento de qualidade.

Fonte SaudeWeb

Lavoisier inagura duas novas unidades em São Paulo

Os bairros de Itaquera, na zona leste e Cidade Dutra, zona sul são contemplandos com duas filiais do laboratório

O Lavoisier anuncia a inauguração de duas novas unidades nos bairros de Itaquera, zona leste de São Paulo, e Cidade Dutra, zona sul da capital. As novas unidades oferecem exames de análises clínicas, ultrassonografia e vacinas.

Segundo o diretor do Lavoisier, Rafael Romanini, a empresa tem o objetivo de lever qualidade no atendimento para a população destas regiões.

Fonte SaudeWeb

Pólo Industrial da Saúde terá investimento de R$ 170 milhões

A primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro conta, no orçamento deste ano, com R$ 20 milhões para o Pólo Industrial da Saúde

A instalação da fábrica de vacinas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz), em Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), foi confirmada e anunciada pelo coordenador da implantação da nova unidade da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, em reunião da Câmara Setorial da Saúde na Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor de Biomanguinhos, Artur Couto, em reunião anterior, com o governador do Ceará, Cid Gomes, haviam solicitado uma área de 20 hectares contígua ao polo, em Eusébio. Lavor disse que o governador autorizou a desapropriação do terreno para a fábrica de vacinas, além dos dez hectares já desapropriados e pagos para a instalação da unidade da Fiocruz no polo. A primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro conta, no orçamento deste ano, com R$ 20 milhões para o Polo Industrial da Saúde. Mais R$ 150 milhões destinados ao empreendimento estão autorizados para o triênio 2013/2015 – R$ 50 milhões por ano.

Produção de vacinas em Biomanguinhos
O projeto de arquitetura das edificações está em desenvolvimento, com prazo de seis meses para ser finalizado. A licitação para o projeto foi de R$ 3,7 milhões. Para Lavor, a interação de industriais e pesquisadores na área de saúde é estimulada pelo governo federal, pois o Brasil hoje importa muito mais insumos do que exporta. “Para ter produto novo, precisa de mais pesquisa com os industriais, naturalmente, com o Estado junto”, afirmou.

As ações serão acompanhadas pelo Comitê Gestor do Polo da Saúde, que foi constituído pelo governador do Ceará após o anúncio do investimento na nova fábrica de Biomanguinhos. Integram o comitê, presidido pelo presidente da Adece, Roberto Smith, o presidente da Câmara Setorial da Saúde, Francisco das Chagas Soares, os secretários de Saúde, Arruda Bastos, de Ciência e Tecnologia, René Barreira, e da Infraestrutura, Adail Fontenele, além da Sinquímica e a Fiocruz. O gerente de Comércio e Serviço da Adece, Cecy Costa, diz que o comitê tem como foco a ação estratégica no processo da implantação do polo e a escolha das empresas que vão se instalar na área próxima a da Fiocruz.

Fonte SaudeWeb

Brasil vai ter 95 hospitais para aborto de anencéfalos este ano

O país possui 65 instituições da rede pública qualificadas para realizar procedimento e vai contar com mais 30

O Brasil possui atualmente 65 hospitais da rede pública que estão qualificados para realizar aborto de fetos anencéfalos, de acordo com o Ministério da Saúde. Ainda segundo o governo, até o final do ano serão mais 30 unidades, totalizando 95 locais pelo país. As informações são do Portal G1.

De acordo com a publicação, os locais não são divulgados devido ao temor de represálias às pacientes e à equipe médica que realiza o procedimento. A informação é repassada à gestante durante atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses hospitais, que já realizavam interrupções de gravidez em casos de estupro e risco à vida da mãe, passarão também a receber grávidas de fetos sem cérebro que optaram pelo aborto com assistência médica.

Na última quinta-feira (12), o Supremo Tribunal Federal (STF) legalizou a interrupção da gravidez nesses casos. Após dois dias de debates, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime por 8 votos a 2.

A decisão passa a valer após a publicação no “Diário de Justiça”. Para a maioria do plenário do STF, obrigar a mulher manter a gravidez diante do diagnóstico de anencefalia implica em risco à saúde física e psicológica. Aliado ao sofrimento da gestante, o principal argumento para permitir a interrupção da gestação nesses casos foi a impossibilidade de sobrevida do feto fora do útero.

Unidades
De acordo com o governo federal, o estado de São Paulo é o que mais concentra unidades de atendimento atualmente (11, sendo quatro na capital paulista), seguido do Ceará (9), Minas Gerais e Pernambuco (5 hospitais em cada).

Os dois únicos estados sem hospitais autorizados a fazer interrupções de gravidez pelo SUS são Roraima e Paraná, mas o Ministério afirma que eles serão contemplados até o fim do ano (confira a tabela).

Número de hospitais que realizam interrupção de gravidez de anencéfalos por estado
Acre2
Alagoas1
Amazonas3
Amapá1
Bahia1
Ceará9
Distrito Federal1
Espírito Santo1
Goiás1
Maranhão4
Minas Gerais5
Mato Grosso3
Mato Grosso do Sul1
Pará2
Paraná*0
Paraíba1
Pernambuco5
Piauí2
Rio de Janeiro1
Rondônia2
Rio Grande do Sul4
Rio Grande do Norte1
Roraima*0
Santa Catarina1
Sergipe1
São Paulo11
Tocantins1
*De acordo com o Ministério da Saúde, Roraima e Paraná terão unidades credenciadas até o fim do ano

Fonte SaudeWeb

Prefeitura Municipal de Paragominas – PA

A Prefeitura Municipal de Paragominas – PA realiza concurso para preenchimento de vagas.

Inscrições:
Até 4 de maio, pelo www.concursoparagominas.com.b

Valor:
R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 80,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 5.225,00

Provas:
Haverá prova objetiva e de títulos.

Cargos
Fundamental - Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional de Segurança Patrimonial, Auxiliar Operacional de Conservação e Auxiliar Administrativo;
Médio - Auxiliar em Saúde Bucal, Agente de Fiscalização de Vigilância Sanitária, Agente Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Informática, Técnico de Radiologia e Agente de Fiscalização Trânsito;
Superior - Assistente Social, Farmacêutico - Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Florestal, Nutricionista, Professor Nível I, Professor Nível I das disciplinas de geografia, inglês, educação artística, educação física, língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, Professor Nível I - Suporte Pedagógico e Professor Nível I Pedagogia
r

Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG

A Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG realiza concurso para preenchimento de 43 vagas.

Inscrições:
De 14 de março a 12 de abril, na Avenida Doutor Mauro Lobo Martins, nº. 127, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 43,00 a R$ 87,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.365,12.

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril de 2012.
Haverá prova prática para Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D e Operador de Máquinas.

Cargos:
Fundamental - Agente de Administração, Ajudante de Estradas, Auxiliar de Administração I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Triagem, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Servente Escolar e Vigia;
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Secretaria Escolar, Técnico de Administração Fazendária e Técnico de Enfermagem;
Superior - Contador, Fisioterapeuta e Professor I.

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IF Sul de Minas

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) realiza concurso para provimento de 20 vagas.

Inscrições:
Até 1º de maio, pelo http://www.ifsuldeminas.edu.br/


Valor:
R$ 60,00 e R$ 80,00.

Cargos:
Técnico-administrativos - Assistente em Administração, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório nas áreas de Eletrotécnica, Edificações, Enfermagem, Informática e Meio Ambiente e Engenheiro Civil

Remuneração:
Entre R$ 1.821,94 e R$ 2.989,33

Provas:
Prova objetiva: 27 de maio

Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro no Noroeste do Paraná - Ciscenop

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro no Noroeste do Paraná (Ciscenop) de Cianorte, Paraná, realiza concurso para o preenchimento de 19 vagas

Inscrições:
Até 23 de abril, pelo http://www.fauel.org.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 706,22 a R$ 2.720,13

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Assistente de Licitação/Fatura, Assistente Social, Contador e Enfermeiro.
Ensino Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal.
Ensino Fundamental - Motorista.

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para nível Superior e prova prática para Motorista

CREMESP abre concurso para Médico Fiscal

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo está recebendo inscrições para seu mais recente concurso público, que formará cadastro de reservas no cargo de Médico Fiscal. O concurso terá validade de 02 anos e poderá ser prorrogado por igual período.
Salário: a remuneração inicial é de R$ 6.300,86 mais benefícios concedidos a classe.
Inscrições: os interessados deverão realizar suas inscrições via internet através do endereço: http://www.nossorumo.org.br/, no período entre 26 de abril a 17 de maio de 2012. O valor do investimento será de R$ 60,00.
Provas: o candidato deverá se submeter a prova escrita e prova de títulos. A data prevista para a aplicação das provas será dia 17 de junho 2012 na cidade de São Paulo.

Concurso Prefeitura de Monte Castelo (SP)

Estão abertas as inscrições do concurso público para provimento de empregos vagos  no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Monte Castelo, Estado de São Paulo. Há 30 vagas disponíveis em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2261,10.
Os interessados têm à disposição o endereço eletrônico da organizadora CONSESP (www.consesp.com.br) no período de 14 a 22 de abril de 2012, para efetuar a inscrição, pagando taxa que varia de acordo ao cargo, nos valores  de R$ 25,00 a R$ 48,00.
As provas escritas serão realizadas no dia 20 de maio de 2012, às 8 e às 14 horas, em locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de três dias.
O gabarito oficial e a prova objetiva serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, a partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias úteis.
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas.
A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, sendo os aprovados chamados conforme as necessidades locais, a critério da administração.
A validade do presente concurso público será de dois  anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, caso a gestão do município ache conveniente.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre inscrições para a realização do concurso público destinado ao preenchimento de 45 vagas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários de até R$ 2.989,33, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.

As vagas estão distribuídas entre os câmpus de Bacabal, Chapadinha, São Bernardo, Imperatriz, São Luís, Codó, Pinheiro e Grajaú.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar em Administração;

Nível Médio/Técnico: Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório na área de Histologia e Técnico em Prótese Dentária;

Nível Superior: Assistente Social, Bibliotecário Documentalista, Economista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Matemático, Médico na área de Medicina do Trabalho, Médico Psiquiatra, Médico-Veterinário, Museólogo, Nutricionista, Pedagogo, Secretário Executivo e Técnico em Assuntos Educacionais.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas pela internet, no endereço http://www.concursos.ufma.br/, entre as 10h do dia 17 de abril até às 23h59 do dia 16 de maio de 2012. A taxa de inscrição custará R$ 39,00 para funções de nível Fundamental, R$ 48,00 para Médio e R$ 79,00 para Superior.

Provas
A prova deve ser aplicada no dia 17 de junho de 2012, no horário das 9h às 13h em São Luís (MA) .

O concurso terá a validade de dois anos, mas existe a possibilidade de ser prorrogado por igual período, a critério da Universidade.

Concurso Prefeitura de Caxias do Sul (RS)

Abertas 103  oportunidades de emprego na Prefeitura de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, todas a serem preenchidas por meio de concurso público. Trata-se de uma excelente chance para quem pretende morar ou para quem já mora nesta cidade, que  possui 441.332 habitantes. O Edital do certame já foi publicado e a seleção será realizada pela AVR Assessoria Técnica LTDA.
Aqueles que atendenderem aos pré-requisitos das atribuições de algum dos  cargos oferecidos poderão se inscrever até o dia 25 de abril de 2012, exclusivamente através do endereço eletrônico http://www.exatuspr.com.br/. Será necessário pagar taxa de R$ 30,00, R$ 40,00 ou  R$ 80,00.
A data provável da realização das provas objetivas é o dia 20 de maio de 2012, data que pode ser alterada com aviso prévio. Já o gabarito preliminar  será divulgado em até  cinco dias úteis após a realização da prova objetiva e, ao término da análise dos recursos, será divulgado o gabarito definitivo, juntamente com a pontuação de cada candidato.
O resultado final será homologado por cargo e conterá os nomes dos candidatos classificados, obedecendo à estrita ordem de classificação. Após esse ato administrativo,  a validade do concurso público passará a ser de  dois  anos.

Hospital Alcides Carneiro abre seleção pública

O Serviço Social Autônomo Hospitalar Alcides Carneiro - SEHAC, no Rio de Janeiro, lançou editais para processo seletivo, destinados à formação de reservas para futuro provimento dos cargos de Auxiliar de Serviços Internos e Externos e Agente de Apoio Administrativo.
São ofertadas 94 vagas de níveis fundamental e médio, com salários que variam de R$ 1.006,46 e R$ 1.012,53, em carga horária de 44h semanais.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente através da internet, no endereço eletrônico http://www.cepuerj.uerj.br/, das 10h do dia 18 de abril às 21 horas do dia 06 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília. Os interessados terão que pagar R$ 35,00.
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 10 de junho de 2012, às 9 horas, no município de Petrópolis e terá a duração de 4 horas. A data prevista e o horário para a realização da prova poderá ser alterado, pois dependerá da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas. No Cartão de Confirmação de Inscrição serão informados os locais, o horário e a data definitiva da prova. O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia 11 de junho de 2012, a partir das 14h.
A validade do certame é de 1 ano a partir da data de publicação no Diário do Município de Petrópolis do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério do Diretor Presidente do SEHAC.

Prefeitura de Júlio Mesquita (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Júlio Mesquita, Estado de São Paulo, abre inscrições para a realização de processo seletivo, visando o preenchimento de 05 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental incompleto, médio e superior.

Cargos
Ensino Fundamental Incompleto: Monitor de Culinária, Monitor de Karate, Monitor de Recreação, Monitor de Violão e Motorista.
Ensino Médio: Monitor de Informática.
Ensino Superior: Dentista.
A remuneração poderá ser de até R$ 1.307,67.
Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser feitas pela internet (http://www.srconcursos.com.br/) até o dia 20 de abril de 2012 ou presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Francisco da Fonseca n°. 213 - Centro, Júlio Mesquita - SP.

As taxas de inscrição custam R$ 25,00 para os cargos de nível Fundamental Incompleto, R$ 35,00 para o nível Médio e  R$ 50,00 para o nível Superior.

Provas
As provas devem ser aplicadas no dia 13 de maio de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Boiça, situada à Rua Jorge Moraes de Barros' n° 618, Centro de Júlio Mesquita-SP.

O certame terá validade de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, mas poderá ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Rio Grande (RS)

A Prefeitura Municipal de Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul, abriu inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de vagas no quadro de funcionários.  Serão selecionados 25 novos servidores por meio de provas objetivas, a serem aplicadas e corrigidas pela banca da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC.
Os empregos disponíveis são para: fiscal de serviços urbanos (05), operador de máquinas rodoviárias (12), fiscal de obras (04), arquivista (03), e médico (01).
Quem pretende participar da seleção tem até o dia 26 de abril para se inscrever, acessando o endereço eletrônico  http://www.fundatec.org.br/. A taxa pode ser de R$  30,00 (cargos de nível fundamental), R$ 50,00 (cargos de nível médio) ou R$ 60,00 (cargos de nível superior).
A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no dia 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados  com oito dias de antecedência da data de aplicação. O gabarito será divulgado um dia após o exame objetivo e no dia 28 será exposta a lista de homologação final para  todos os cargos, em ordem de classificação.
Todas as informações necessárias também estão disponíveis no edital e devem ser observadas por todos os inscritos, lembrando que o certame em pauta é válido por  dois anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais.

Prefeitura de Jeriquara (SP) abre vagas

Publicados os editais do processo seletivo da Prefeitura de Jeriquara, Estado de São Paulo (001 e 002/2012), visando o preenchimento de 05 vagas de níveis médio e superior. O certame será realizado por intermédio da S. R. Concursos Públicos e Serviços.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Atendente de Consultório Dentário e Cirurgião Dentista. Os salários são de até R$ 1.500,00 para carga horária de 40h semanais.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de abril de 2012, no horário das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00, na sede do Fundo Social, Rua Mercídios Rodrigues Oliveira, nº 339 - Centro – Jeriquara – SP. As taxas variam de R$ 15,00 e R$ 30,00.

Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 28 de Abril de 2012, na EMEB “Dr. Realindo Jacinto Mendonça”, sita a Rua Capitão Antonio Joaquim, nº. 179, às 09:00 horas.

A validade desta seleção será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados.

Concurso Prefeitura de Gália - SP

No Estado de São Paulo, a Prefeitura de Gália está promovendo concurso público e processo seletivo com intuíto de completar 14 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O salário varia de R$ 746,54 a R$ 1.543,48, em jornadas de 20 a 44 horas semanais.

Cargos do concurso público
Assistente social, auxiliar de biblioteca, auxiliar de serviços, braçal, engenheiro civil, escriturário, farmacêutico, motorista, operador de motoniveladora, operador de pá carregadeira, pedreiro e vice-diretor de escola.
Cargos do processo seletivo

Agente comunitário de saúde, professor educação básica apoio pedagógico, professor educação básica artística ou arte, professor educação básica educação física, professor educação básica língua inglesa e professor educação básica música instrumental e orfeônica.
Inscrições

Para efetuar a inscrição, é preciso acessar o site da organizadora http://www.cematconcurso.com.br/, até o dia 27 de abril de 2012. Quem não tem acesso a internet poderá utilizar o ACESSA São Paulo, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, localizado à Rua José Garib, nº 410, ao lado da Biblioteca Municipal, na cidade de Gália-SP.

O candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com seu nível escolar, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para médio e R$ 45,00  superior.
Provas

Os candidatos serão avaliados através de provas escritas, de caráter classificatório, versando sobre Português, Matemática e/ou Conhecimentos Específicos, sendo realizada na cidade de Gália-SP, na data provável de 13 de maio de 2012 (domingo), na E.M.E.F. “Coronel Galdino Ribeiro”, localizada à Rua Dona Ayda Baganha Ferreira, n° 513, no horário com início às 13h00 (treze horas).
Validade

A validade de ambos os certames será de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogados por igual período.

Concurso Prefeitura de Tianguá - CE 2012

A Prefeitura de Tianguá, Estado do Ceará, já disponibilizou o Edital nº 001/2012, promovendo a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas do quadro permanente de pessoal e cadastro de reserva. A execução do concurso público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades - IC.

Serão distribuídas 302 vagas, assim distribuídas: 97 para cargos de nível superior, 152 para nível médio e 53 para nível fundamental. Os salários podem chegar a R$ 5.800,00, com carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Cozinheiro, Eletricista, Motorista Categoria "B e D", Pedreiro e Vigia .

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Comunitário de saúde, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Agente Social / Educador, Auxiliar de Consultório Dentário - PSF, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Professor, Secretário Escolar, Técnico de Enfermagem - PSF, Técnico de Laboratório, Técnico em Edificações, Técnico em Saneamento Ambiental, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental e Técnico em Turismo.

Nível Superior: Assistente Social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Biólogo, Bioquímico, Enfermeiro - PSF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico - PSF, Nutricionista, Odontólogo - PSF, Pedagogo, Professor 6º ao 9º ano, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinário.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet (http://www.institutocidades.org.br/) até o dia 13 de maio de 2012.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, no Centro Administrativo de Tianguá, Av. Moisés Moita, 785 - Planalto - Tianguá/CE de 8h às 12h e 13h às 17h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Validade

As provas objetivas serão realizadas na própria cidade de Tianguá, em data,  locais e horários a serem divulgados oportunamente na internet. A partir da divulgação da homologação do resultado final, o concurso passará a ter validade de dois anos.

Concurso Prefeitura de Trabiju (SP)

A Prefeitura de Trabiju, Estado de São Paulo, abriu inscrições para realização de concurso público, destinado ao preenchimento de 35 vagas em diversos cargos de nível fundamental, médio e superior.  A remuneração é de até R$ 2.678,59.

As vagas são para Agente de Combate às Endemias, Assistente Social, Atendente de Unidade Básica de Saúde, Auxiliar Odontológico, Auxiliar de Serviços Internos, Controlador de Estoque de Medicamentos e Materiais da Área da Saúde, Cozinheira, Dentista, Enfermeira Padrão, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Inspetor de Alunos, Médico, Médico Veterinário, Monitor de Recreação da Educação Infantil I e II, Nutricionista, Operador de Máquinas Pesadas, Psicólogo, Secretário, Servente, Técnico de Enfermagem, Técnico em Manutenção de Sistema de Informática, Tratorista, Zelador de Cemitério, Zelador, Diretor de Escola da Educação Infantil, Diretor de Escola do Ensino Fundamental, PEB I – Professor Assistente da Educação Infantil, PEB I – Professor Assistente do Ensino Fundamental – 2º Ano, Professor de Ensino Fundamental – PEB II – Leitura e Produção de Texto, Professor de Ensino Fundamental – PEB II – Geometria, Professor de Ensino Fundamental – PEB II – Educação Física, Professor de Ensino Fundamental – PEB II – Arte e Professor de Ensino Fundamental – PEB II – Informática.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 20 de abril de 2012, no horário das 09hs às 11hs ou das 13hs às 16hs, no Centro de Eventos, localizado na Rua 9 de julho, nº 141, centro, no município de Trabiju (SP). Para participação neste concurso público, não serão cobradas as taxas de inscrição.

Provas
As provas devem ser realizadas em escolas do Município de Trabiju, em data, locais e horários a serem divulgados posteriormente.

O certame terá validade de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, por uma única vez, pelo prazo máximo de dois anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Trabiju.

Concurso Prefeitura de Conceição da Barra - ES

A Prefeitura de Conceição da Barra, Estado do Espírito Santo, lançou edital Nº 001/2012 de concurso público para provimento efetivo de 183 vagas. O concurso será executado através da empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda e terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação final dos aprovados.

As oportunidade são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 968,30 para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Analista de sistema, assistente social, auxiliar de secretaria escolar, agente de serviço administrativo, biólogo, enfermeiro, engenheiro ambiental, farmacêutico, fonoaudiólogo, historiador, médico, nutricionista, pedagogo - supervisor, pedagogo - inspetor, professor I e II,  psicólogo, secretário escolar, técnico de fiscalização de meio ambiente, técnico em enfermagem e técnico em raio x.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 26 de abril de 2012, das 09:00 às 16:00 horas nos dias úteis, em Conceição da Barra, na Lan House Browser Cyber, situada  a Avenida Pai João, Nº 121, Centro – Conceição da Barra-ES e também pela internet, no endereço eletrônico http://www.msmconsultoria.com.br/. As taxas variam de R$ R$ 50,00 R$ 60,00 e R$ 70,00.

Provas
O concurso público será realizado em 2 etapas: a primeira etapa consistirá  de provas objetivas de múltipla escolha e a segunda de prova de Títulos e  tempo de serviço para os cargos de Pedagogo NS; Professor I e Professor II.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 13 de maio de 2012, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas do Município de Conceição da Barra de acordo com a quantidade de candidatos inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, situada à Praça Prefeito José Luiz da Costa, 01 – Centro, Conceição da Barra-ES e no endereço eletrônico: http://www.msmconsultoria.com.br/. O gabarito será divulgado na data prevista de 15 de maio de 2012.

Concurso Prefeitura de Guaíba – RS

A Prefeitura do município de Guaíba, localizado na microrregião de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, berço da revolução farroupilha, acaba de lançar dois editais em que torna público a realização de Concurso. A iniciativa tem a finalidade de  preencher 79 vagas atualmente existentes no quadro da Prefeitura, em cargos de todos os níveis.
Confira as vagas abaixo por nível de escolaridade:
Nível Fundamental: Merendeira Escolar (10), Agente de Saúde Indígena (01).
Nível Médio e Técnico:  Técnico em Enfermagem (01), Monitor Infantil (10), Agente Educador (10).
Nível Superior: Professor de Educação Infantil (05), Médico Radiologista (01), Médico Ecografista (01), Médico Endocrinologista (01), Médico Neurologista (01), Médico Pneumologista (02), Médico Oftalmologista (01), Médico Clínico Geral (09), Médico Clínico Geral Plantonista (10), Médico Pediatra (04), Médico Pediatra Plantonista (07), Médico Psiquiatra (03), Médico Cardiologista (01), Museólogo (01).
Os vencimentos iniciais estipulados pelos editais variam conforme o cargo, podendo ir R$ 438.72 a R$ 2.662.96.
Inscrições:
O candidato terá duas formas para se inscrever em qualquer um dos concursos: acessando o site da organizadora (http://www.pontuaconcursos.com.br/) ou se dirigindo à Prefeitura de Guaíba (Avenida Nestor de Moura Jardim, nº 111, Guaíba).
Seja qual for a opção de inscrição, o importante é que o interessado não perca o prazo para realizá-la, que vai de 16 de abril ao dia 07 de maio de 2012, lembrando que o investimento a ser pago poderá ser de R$ 20,00, R$ 50,00 ou R$ 90,00.
Provas:
Todos os candidatos se submeterão a prova escrita objetiva, com a possibilidade de ser aplicada no dia 17 de junho de 2012. Além dessa prova, os inscritos nos cargos de nível superior terão os títulos avaliados.

Concurso Prefeitura de Igarapava (SP)

Ainda dá tempo de se inscrever no concurso público da Prefeitura Municipal de Igarapava, Estado de São Paulo, que disponibiliza 15 vagas em diversos cargos. As inscrições prosseguem até o dia 20 de abril de 2012 na Casa da Cultura de Igarapava, situada  à rua Altino Arantes, s/n° (ao lado da Câmara Municipal).
As 15 oportunidades estão distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, e são: auxiliar de cirurgião dentista, agente comunitário, enfermeiro, médico e educador de saúde pública. A remuneração é atraente, chegando até  R$ 7.485,93  para alguns cargos, e a taxa de participação é de R$ 40,00 (nível médio) ou R$ 60,00 (nível superior).
As provas serão realizadas no dia 06 de maio de 2012 às 09:00 hs, na EMEF Alfredo Cesário de Oliveira, situada à rua André Ribeiro de Mendonça n° 467 - Vila Gomes - Igarapava-SP, para todos empregos públicos. O gabarito das provas objetivas estará a disposição dos interessados a partir do dia 08 de maio de 2012, no site http://www.igarapava.sp.gov.br/ e na entrada principal da prefeitura municipal.
O resultado da prova objetiva e classificação final também estarão à disposição dos interessados na entrada principal da prefeitura municipal  e no site http://www.igarapava.sp.gov.br/.
A validade do presente concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por igual período, a critério do prefeito municipal.

Concurso Prefeitura de Petrolina (PE)

Anunciada a realização de concurso público para o preenchimento de 30 vagas, mais cadastro de reserva na Prefeitura Municipal de Petrolina, em Pernambuco. Os postos vagos são para médicos habilitados em trabalhar na atenção básica do município, recebendo um vencimento mensal que poderá chegar a até R$ 8.520,00, incluindo gratificações.
Os interessados poderão se inscrever no período de 16 de abril a 10 de maio de 2012, nos terminais fixos, e pelo endereço eletrônico http://www.facape.br/ pagando  R$ 100,00 referente à taxa de inscrição.
As provas objetivas serão realizadas  no dia 20 de maio de 2012, na FACAPE - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina. A FACAPE poderá definir outros locais para aplicação da prova objetiva o que, se ocorrer, será divulgado no site da FACAPE e no Cartão de Inscrição do candidato. O gabarito da prova objetiva será publicado no dia  20 de maio de 2012, no endereço eletrônico  http://www.facape.br/.
Os candidatos interessados em participar da avaliação de títulos deverão protocolar tais documentos  na FACAPE, situada no Campus Universitário, s/n, Vila Eduardo, Petrolina-PE, das 8h às 12h e das 15h às 20 h, nos dias 06, 08 e 11 de junho de 2012.
No dia 19 de junho de 2012 será divulgado o resultado final do concurso nna página da FACAPE. A nota final do candidato será o somatório das notas da prova objetiva com a pontuação da avaliação de títulos.
A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final, podendo, a critério da autarquia, ser prorrogada uma vez por igual período.

Concurso CRF - AC

O Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF-AC), abriu inscrições para realização de concurso público, destinado ao preenchimento de 01 vaga ao cargo de Farmacêutico Fiscal de nível superior. A remuneração é de R$ 3.500,00, para carga horária de 40h semanais.

Inscrições e Taxa
As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 20 de abril de 2012, no horário das 08:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30, pela internet, no endereço http://www.crfac.org.br/ ou de forma presencial, na Sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Acre, localizada à Rua João Donato, n.º 247 - Bairro Ipase - Rio Branco-Acre. Endereço eletrônico crfacre@gmail.com Fone/Fax (68) 3224-0945. O Valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Provas
As provas serão aplicadas em Rio Branco - AC, lembrando que os locais de prova serão divulgados em data posterior, nos e-mails dos candidatos.

O certame terá validade de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, devendo ser prorrogação por até igual período, a critério da Administração.

Concurso CRF - PR

O Conselho Regional de Farmácia no Estado do Paraná - CRF-PR, está com inscrições abertas para concurso público, sob regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, para formação de cadastro de  reserva. As vagas a serem preenchidas futuramente são para as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá Ponta Grossa e Cascavel e o concurso será executado pelo Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social.

As oportunidades abertas são para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.981,33 e carga horária de 44h semanais.

Cargos
Assistente Administrativo Operacional, Farmacêutico Fiscal Júnior e Farmacêutico.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, no site http://www.quadrix.org.br/, até às 23h59min do dia 04 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 65,00 para nível superior.
Provas e Validade

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Curitiba, considerando o horário local, preferencialmente no período vespertino, com data prevista para o dia 13 de maio de 2012, em locais que serão divulgados na internet, no endereço eletrônico http://www.quadrix.org.br/. O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Água Limpa – GO

Diante da existência de postos vagos no quadro de funcionários públicos do município de Água Limpa, situado na região sul do Estado de Goiás, a prefeitura do referido município está realizando Concurso Público. Serão selecionados 28 candidatos de todos os níveis de escolaridade, tendo esta seleção o prazo de validade 02 anos.
Cidadãos com apenas o nível Fundamental, poderão concorrer a uma das vagas de Operador de Maquinas Pesadas, Auxiliar de Obras e Serviços, Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Oficial de Obras e Serviços, Agente Comunitário de Saúde - ACS, Agente de Combate Às Endemias - ACE, Motorista de Veículos Pesados, Auxiliar de Enfermagem.
Quem possui Nível Médio e Técnico tem a oportunidade de se candidatar aos cargos de Agente Administrativo, Assistente de Gestão e, por fim, candidatos com nível Superior poderão disputar uma vaga nos cargos de Bioquímico, Enfermeiro, Gestor de Resíduos Sólidos, Médico, Odontólogo ou Professor P-IV.
Os vencimentos variam entre R$ 622,00 e R$ 8.000,00.
As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial diretamente na Secretaria de Educação, que fica na Praça da Matriz, s/n, Centro, Água Limpa, Goiás, até o dia 27 de abril de 2012. A taxa de inscrição pode variar de R$ 37,30 a R$ 150,00.
Este Concurso possui duas fases para a aprovação dos candidatos: aplicação da prova objetiva (03 de junho de 2012) e prova de títulos, para os cargos que assim exigem.

Concurso Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus SP

A Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus, Estado de São Paulo, abriu concurso público destinado ao preenchimento de 44 vagas. O vencimento será de R$ 1.078,00.
Há oportunidades para pessoas com nível Fundamental, Médio e Superior nos cargos Agente Comunitário de Saúde (12), Agente de Vigilância em Saúde (05), Auxiliar de Manutenção (01), Técnico de Informática (01), Atendente de Farmácia (04), Auxiliar de Consultório Dentário (03), Técnico de Enfermagem (05), Farmacêutico (02), Médico Clínico Geral (05), Médico do Programa Saúde Da Família (PSF) (03), Médico Otorrinolaringologista (01), Médico Ultrassonografista (01) e Médico Pediatra (01)

Inscrições: estarão abertas até 20 de abril de 2012 pela internet, no endereço http://www.aplicativaassessoria.net/. O investimento está variando entre R$ 23,00 e R$ 10.264,40.
Provas: serão realizadas no dia 06 de maio de 2012, em horário e local a ser definido em Edital de Convocação para provas, que serão publicados dia 30 de abril de 2012 no jornal "Folha de Pirapora" e divulgado nos sites http://www.piraporadobomjesus.sp.gov.br/ e http://www.aplicativaassessoria.net/
Validade do Concurso: será de 01 ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Prefeitura de Iporanga - SP abre processo seletivo

O prefeito do município de Iporanga, Estado de São Paulo, por meio da empresa SIMPE - Sistema Integrado de Metodologias e Práticas Educacionais, publicou edital de processo seletivo visando o provimento de funções em regime celetista. As oportunidades existentes são para os empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Monitor de Transporte.
São oferecidas 27 vagas, das quais 19 são para agente comunitário de saúde e 08 para monitor de transporte escolar, ambas com a exigência de nível fundamental, com salário de R$ 622,00 e carga horária de 40h semanais.
Os interessados deverão fazer suas inscrições na Biblioteca Municipal, situada na Avenida Iporanga, s/n°, Centro, Iporanga/SP, de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 17h00min, até o dia 18 de abril de 2012, mediante o pagamento de taxa de R$ 20,00.
O certame consistirá em uma única fase, com avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório. 
As provas serão aplicadas na data prevista 22 de abril de 2012, em locais e horários a serem divulgados na E.E. Nascimento Sátiro da Silva, situada na Avenida Iporanga, N° 386, Centro, Iporanga/SP. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de abril de 2012.
O prazo de validade do certame é de até 01 ano, a contar da data da publicação e da homologação  de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a  critério  da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Dona Francisca - RS

A Prefeitura de Dona Francisca, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração, divulgou edital nº 001/2012 de concurso público, para provimento de 09 vagas existentes e formação de cadastro reserva com a execução técnico-administrativa da empresa Precisão Concursos & Serviços.
Os salários oferecidos para os cargos de níveis médio e superior podem chegar até R$ 2.529,18 por jornadas de trabalho de 20 a 40h semanais.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Fiscalização Municipal, Engenheiro Civil, Médico Veterinário e Técnico em Enfermagem.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período das 08h00min do dia 23 de abril até às 17h00min do dia 08 de maio de 2012, na Prefeitura Municipal de Dona Francisca/RS, no horário de expediente da municipalidade. As taxas variam de R$ 80,00 a R$ 120,00.
Provas, Gabaritos e Validade
A Prova Escrita para todos os cargos será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012. A prova terá duração máxima de 03 horas. Os portões de acesso aos locais das provas serão fechados às 8h30min.
Os locais da realização da prova escrita para todos os cargos serão divulgados através de Edital publicado nos sites http://www.precisaoconcursos.com.br/, e no quadro do mural da Prefeitura Municipal de Dona Francisca, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas. O gabarito será divulgado na data prevista de 18 de maio de 2012.
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Jarinu - SP

A Prefeitura de Jarinu, Estado de São Paulo, sob a organização da empresa RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais Ltda, abriu inscrições para o concurso público visando selecionar candidatos para provimento de 77 cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos poderão ser de até R$ 1.895,00 por jornadas de 25 a 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente de Gabinete Odontológico, Assistente Social, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Cozinheiro, Educador Assistente de Enriquecimento Curricular I, Educador Infantil I, Guarda de Patrimônio, Inspetor de Alunos, Mecânico, Monitor de Informática, Monitor para o Programa de Saúde Mental, Motorista, Motorista de Ambulância, Motorista de Ônibus Escolar, Operador de Máquinas I, Operador de Máquinas II, Operador de Máquinas III, Operador de Máquinas IV, Pajem, Pedreiro, Professor de Educação Básica I - PEB I, Professor de Educação Básica II (PEB II) Artes, Professor de Educação Básica II (PEB II) Educação Física, Professor de Educação Básica II (PEB II) Inglês, Psicopedagogo, Servente, Técnico de Enfermagem (12/36 horas), Técnico de Enfermagem (40 horas) e Técnico de Rede Sênior.

Inscrições e Taxas
A inscrição será  feita por meio da internet no endereço eletrônico http://www.rboconcursos.com.br/, até às 23h59min do dia 27 de abril de 2012.

Se o candidato optar em fazer sua inscrição presencial deverá dirigir-se pessoalmente, ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição, lotado no prédio do “Telecentro”, localizado na Rua XV de Novembro, s/nº - Centro (ao lado do CRAS), das 09h00 às 16h00, durante o período de inscrição de 18 a 27 de abril de 2012, exceto aos sábados, domingos e feriados. As taxas variam de R$ 18,00 a R$ 55,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
A realização da prova escrita objetiva e dissertativa está prevista para o dia 13 de maio de 2012. A convocação para a Prova Escrita Objetiva e Dissertativa será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, e divulgada nos sites http://www.jarinu.sp.gov.br/ e http://www.rboconcursos.com.br/ a partir do  dia 04 de maio de 2012, contendo informações quanto ao horário e local de realização da prova.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados a partir da data de sua  homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.