Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Consumo de peixe beneficia a saúde do coração da mulher

Estudo analisou 49 mil mulheres, com idade média de 30 anos, durante 8 anos

Mulheres que consomem peixe têm o coração protegido de doenças cardiovasculares. A descoberta é de uma pesquisa da Dinamarca publicada na revista da Associação Americana do Coração.

O estudo analisou 49 mil mulheres com idade média de 30 anos durante um período de oito anos.

O que se constatou foi que as mulheres que consomem peixes como bacalhau, salmão, arenque ou cavala, têm o coração mais protegido do que aquelas que não comem peixes. Isso porque esses peixes são os mais ricos em ômega 3, um ácido-graxo poliinsaturado que protege o coração e o sistema vascular.

Os médicos recomendam que o consumo de peixe pelas mulheres seja de pelo menos duas vezes na semana.

Fonte R7

Antirretrovirais preventivos reduzem propagação da Aids

Truvada reduziu risco de infecção pelo vírus HIV em 44%

Oferecer tratamento antirretroviral de forma preventiva a pessoas com alto risco de se infectar com o vírus da Aids é viável e reduz significativamente a propagação da infecção, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Os autores do estudo, publicado na revista Annals of Internal Medicine, com data de 17 de abril, analisaram o custo/benefício da combinação de antirretrovirais tenofovir-emtricitabina, apresentado como um comprimido da marca Truvada.

A eficácia preventiva deste coquetel ficou em evidência após testes clínicos publicados em 2010 na revista New England Journal of Medicine.

A Truvada reduziu o risco de infecção pelo vírus responsável pela Aids, o HIV, em 44% entre os participantes que o tomaram de forma mais ou menos cotidiana, segundo os pesquisadores da Universidade de Stanford, Califórnia.

Entre os que tomaram a medicação todos os dias sem exceção, o risco de contágio reduziu-se em 73%, segundo o teste clínico.

Os pesquisadores analisaram posteriormente a rentabilidade de prescrever o Truvada diariamente a grandes populações, usando uma técnica conhecida como profilaxis pré-exposição ao HIV.

Os cientistas desenvolveram um modelo econômico centrado em homossexuais com vários parceiros, grupo que representa mais da metade das novas infecções por Aids a cada ano nos Estados Unidos.

Os especialistas levaram em conta os 26 dólares diários de Truvada (cerca de 10.000 dólares anuais), assim como os gastos com visitas médicas e monitoramento da função renal afetada por estes antirretrovirais e de revisão periódica da Aids e outras doenças de transmissão sexual.

Sem um tratamento preventivo com estes antirretrovirais, calcula-se que haveria mais de 490.000 novas infecções entre a população homossexual nos Estados Unidos nos próximos 20 anos.

Se apenas 20% desses homens seguissem o tratamento diariamente, haveria quase 63.000 novas infecções a menos no mesmo período.

No entanto, como os custos continuam sendo muito altos, os autores do estudo aplicaram seu modelo a 20% dos homossexuais com vários parceiros sexuais.

Nesta última hipótese, a terapia preventiva com Truvada evitaria 41.000 novas infecções em um período de 20 anos a um custo total de 16,6 bilhões de dólares, ou 830 milhões de dólares por ano, o que segundo os pesquisadores seria economicamente viável.

Nos Estados Unidos, foram registradas cerca de 50.000 novas infecções anuais por HIV de 2006 a 2009 e cerca de 16.000 americanos morreram a cada ano durante este período, segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).

Fonte R7

Sushi de atum seria responsável por surto de salmonela nos EUA

Empresa da Califórnia retirou do mercado 26 mil quilos de atum congelado

Um alimento fabricado com atum ralado (tuna scrape, em inglês), importado pelos Estados Unidos da Índia, foi apontado nesta segunda-feira como responsável por um surto de salmonela que já deixou 116 pessoas doentes, informaram as autoridades sanitárias dos Estados Unidos.

As enfermidades estão ligadas ao Nakaochi ou lombo de atum ralado, preparado também com ossos (do peixe), e que tem o aspecto de um produto moído, informou a Food and Drug Admistration, o órgão federal de vigilância de alimentos e medicamentos (FDA) dos Estados Unidos.

Muitas pessoas que ficaram doentes disseram que comeram atum cru no sushi assim como "atum picante", disse a FDA, que acrescentou que as enfermidades foram rastreadas em 20 estados e causaram 12 hospitalizações, mas nenhuma morte.

Uma empresa com sede na Califórnia, a Moon Marine Corporation, anunciou a retirada do mercado de 26,683 quilos de atum congelado de nadadeira amarela, que tinha importado da Índia, informou à AFP um porta-voz da FDA.

O atum ralado é utilizado com frequência para fazer sushi em restaurantes e lanchonetes, mas normalmente não é vendido a particulares, garantiram as autoridades.

Fonte R7

Enxaqueca pode ser combatida com terapias alternativas

Desequilíbrio químico no cérebro que atinge 75% da população brasileira

A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro que atinge 75% da população brasileira. Esse desequilíbrio causa dor de cabeça e mal estar como enjoo, vômitos, aversão à claridade, ao barulho e cheiros.

Para amenizar seus sintomas, o tratamento é feito com a ajuda de remédios. No entanto, existem outras formas alternativas de amenizar o mal estar causado pela enxaqueca. Uma opção é através da aromaterapia.

A técnica utiliza óleos essenciais extraídos de plantas. O odor delas age sobre o hipotálamo parte do cérebro que controla as glândulas. O mais usado é o óleo de lavanda que elimina o estresse, aliviando a mente.

Outra opção alternativa é a massagem. Ao estimular a circulação, ela melhora a imunidade do organismo. A massagem pode ser feita com o mesmo óleo usado na aromaterapia.

Fonte R7

Suas emoções sabotam a sua imunidade?

Estresse excessivo pode atrapalhar as defesas do seu corpo

Que uma dieta desequilibrada afeta sua saúde você sabe. Que o sedentarismo favorece o aparecimento de doenças também. Mas você faz ideia da influência das suas emoções no seu sistema imunológico? Segundo o psiquiatra da Unifesp Mario Alfredo de Marco, coordenador do Serviço de Atenção Psicossocial Integrada em Saúde (Sapis), a descoberta de que a imunidade de um indivíduo não faz parte de um sistema autônomo aconteceu apenas a partir da década de 1980. "Estudos comprovaram que o sistema endócrino e nervoso, por exemplo, influenciam as defesas do nosso corpo pela liberação de hormônios, que estão diretamente ligados as nossas emoções", explica.

Segundo o especialista, quando nos sentimos bem nosso corpo funciona de maneira equilibrada. Por outro lado, quando estamos em uma montanha-russa de sentimentos, promovemos a liberação de hormônios de maneira descontrolada, o que afeta não só nossas células de defesa como todas as funções orgânicas que desempenhamos.


Fonte Minha Vida

Ejaculação retardada: conheça as causas e os tratamentos

Disfunção sexual que atrasa o orgasmo precisa de auxílio médico
 
A prevalência parece ser baixa: aproximadamente 5% dos homens apresentam ejaculação retardada em algum momento da vida, de acordo com os médicos. "No entanto, acreditamos que esse número seja muito maior, já que a maioria dos homens tem vergonha de procurar ajuda", afirma o urologista Milton Skaff, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Segundo o médico, essa disfunção sexual pode ter causas tanto psicológicas quanto físicas, mas é possível reverter a situação com tratamento individualizado.
 
Atraso do orgasmo
Ao contrário da ejaculação precoce, a retardada ocorre quando o homem demora muito para ejacular durante a relação sexual - ou até não consegue (problema chamado de anejaculação). No entanto, a ereção do pênis e desejo sexual existem.
 
Milton Skaff conta que o tempo médio para que a ejaculação aconteça durante o sexo é em torno de cinco minutos, mas é possível controlar e prolongar conscientemente esse tempo. "No caso da ejaculação retardada, entretanto, esse atraso não é consciente- o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue, mas o tempo vai variar para cada um", comenta.
 
O problema pode não trazer malefícios diretos à saúde, mas prejudica a qualidade de vida masculina. "Há um impacto na autoestima e na autoconfiança, o que pode gerar dificuldades no relacionamento amoroso", comenta o urologista Milton. Ele conta que a disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas são psicológicas. "Ainda assim, é fundamental conversar com o seu médico para esclarecer e identificar melhor o problema", aconselha.
 
Causas psicológicas
Na maioria das vezes, a deficiência de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que cause tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no organismo e prejudicar o orgasmo. "Pode ser desde um trauma na infância que repercute na idade adulta até o medo de engravidar por conta da relação sexual", exemplifica o urologista e andrologista Cláudio Gorga, da Unimed Paulistana.
 
Confira alguns motivos:
  • Culpa/ansiedade por motivos religiosos
  • Medo de engravidar
  • Estresse
  • Traumas na infância ou fase adulta
  • Tensão durante o ato sexual por motivos diversos
  • Preferência da masturbação à relação sexual.
 Masturbação influencia?
Em alguns casos, sim. Muitos dos homens que apresentam ejaculação retardada numa relação sexual, não conseguem ejacular normalmente ao se masturbar. "Há pacientes, principalmente os mais jovens, que têm preferência por masturbação em vez do ato sexual e não conseguem sentir prazer suficiente para ejacular durante a relação", comenta Milton Skaff. Segundo o urologista, este comportamento pode estar muito ligado ao nervosismo e à ansiedade da relação sexual, da pressão para ter um bom desempenho ou do fato de ter que chegar ao orgasmo junto com outra pessoa.
Também podem existir situações em que o homem - sobretudo adolescente, que ainda não teve muita experiência sexual - está acostumado a se masturbar fazendo uma pressão excessiva com a mão. Na hora da relação sexual, pode ser que a pressão da penetração vaginal sobre o pênis seja menor do que a realizada com as mãos, dificultando o estímulo no homem para chegar ao orgasmo e ejacular.

Causas orgânicas

Entre as causas orgânicas mais comuns, está o uso constante de medicamentos antidepressivos. "É comum este tipo de medicação causar retardo ou mesmo grande dificuldade ejaculatória", explica Cláudio Gorga. O envelhecimento também é outro fator influente. "Conforme a idade avança, há uma diminuição da sensibilidade do pênis, afetando a facilidade de atingir um orgasmo", esclarece o urologista Milton.
Os fatores orgânicos que mais estão relacionados são:
 
- Abuso de álcool e drogas;
- Diabetes;
- Uso de antidrepressivos e outros medicamentos específicos;
- Esclerose múltipla;
- Distúrbios hormonais;
- Lesões neurológicas;
- Problemas decorrentes do envelhecimento.
 

Tratamento individualizado

Uma vez levantadas as causas da ejaculação retardada, o médico deverá fazer um tratamento específico, com ou sem medicamentos, dependendo dos motivos que levaram à disfunção. "Geralmente, é preciso fazer um trabalho que vai envolver diferentes especialidades. Tanto o urologista quanto psicólogo ou especialidades médicas de alguma doença específica - como um endocrinologista no caso de diabetes", comenta Milton Skaff.
O terapeuta sexual também é um ótimo profissional para ajudar a melhorar a relação, principalmente quando a ejaculação retardada atinge um estado que causa frustrações para o casal. "Também é preciso trabalhar a autoestima e a autoconfiança, além de identificar possíveis motivos que causem estresse e tensão no homem", complementa o urologista Milton.

Fonte Minha Vida

Saiba os riscos de andar em montanhas-russas

Pessoas com histórico de coagulação cerebral e convulsão não devem andar no brinquedo

Andar em uma montanha-russa pode, em muitos casos, ser uma atividade arriscada. Para vários médicos, o caso ocorrido com a adolescente Natália Silva Guimarães – que teve um descolamento do cérebro ao andar no brinquedo Montezum, do Hopi Hari – pode não ser tão raro quanto se imagina. Pessoas com hipertensão arterial, problemas cardíacos e histórico de convulsões, mesmo que na infância, não devem andar de forma alguma nesse tipo de brinquedo.

O R7 ouviu diversos especialistas, que foram unânimes ao falar sobre os riscos desse tipo de atração. Segundo o neurologista e neurocirurgião da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Mirto Nelson Prandini, o maior risco no caso de brinquedos radicais é a chamada ‘parada brusca’.

— Imagine que o brinquedo começa o percurso lentamente e depois toma velocidade de forma rápida. O cérebro humano suporta essa velocidade alta, mas o perigoso é como a atração vai parar. O que ocorre é que a pessoa está sentada na cadeira presa por uma trava de segurança e o brinquedo tem uma parada brusca. O corpo segue seguro pela trava, mas o cérebro continua em frente e sai do lugar, vai e volta na caixa craniana várias vezes até voltar ao ponto certo. Isso é o perigoso de qualquer brinquedo, não só da montanha-russa.

Diante dessa situação, cada organismo tem uma reação diferente, e alguns podem ter seqüelas que podem aparecer até mesmo anos depois. De acordo com os médicos, é difícil prever uma prédisposição, mas devem evitar andar nesse tipo de brinquedo pessoas com pressão arterial elevada, problemas cardíacos, histórico de convulsões e de formação de coágulos, histórico de AVC (Acidente Vascular Cerebral), usuários de drogas como cocaína e crack, alcoólatras crônicos e pessoas que não realizam monitoramento médico periódico.

Segundo o neurologista Juan Alarcon Adorno, da Unimed Paulistana, idosos também devem evitar esse tipo de atração.

— Existem alguns fatores que devem ser considerados, como o fator idade no idoso, por exemplo. Há uma movimentação maior da massa encefálica na caixa craniana podendo ocorrer lesões por desaceleração, facilitando o sangramento.

O neurologista Mirto Nelson Prandini avalia ainda como de alto risco brinquedos que simulam queda livre, como elevadores que freiam bruscamente quando se aproximam do chão, montanhas-russas, bungee jump, e outras atrações que não parem gradativamente.

— A tecnologia evolui e cria cada vez mais coisas radicais, porém o nosso corpo não evolui. Ele continua o mesmo, e tem um limite. Eu opero o cérebro há muitos anos e vejo de perto como ele funciona. Esse tipo de brinquedo é simplesmente desnecessário ao ser humano.

Fonte R7

Estado do Rio tem dez mortes causadas por dengue


Nove vítimas são da capital fluminense, segundo secretaria

O Rio de Janeiro já registra dez mortes causadas por dengue no Estado, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (17). Segundo o boletim, desde o início do ano, foram notificados 53.689 casos suspeitos da doença.

De acordo com a secretaria, nove das dez vítimas são da capital fluminense e uma de Niterói, na região metropolitana do Rio.

Somente no Rio de Janeiro, foram notificados 40.252 casos da doença, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

As áreas de Madureira (zona norte), Bangu, Realengo e Campo Grande (zona oeste) registram mais de 60% dos casos no ano. Ao todo, cerca de 25 mil pessoas foram infectadas nestas regiões.

Fonte R7

Paquistão: Bebê com seis pernas luta para sobreviver

bebe6pernas

Médicos estão tentando salvá-lo em um hospital na cidade de Karachi

Um bebê nasceu com seis pernas em um hospital de Karachi, no Paquistão. A deformidade colocou a vida do bebê seriamente em risco, e os médicos estão lutando para salvá-lo.

A imagem foi feita na UTI do hospital paquistanês, onde ele está internado, e foi divulgada pelo Instituto Nacional da Saúde da Criança do país.

As seis pernas são resultado de uma rara condição genética, explicaram autoridades do hospital.

Fonte R7

Romã previne doenças cardíacas e melhora a vida sexual

Todas as partes da fruta (semente, folhas, flores, raízes, suco) são aproveitáveis

Uma pesquisa publicada no jornal Daily Mail descobriu que a romã é uma fruta poderosíssima. Dentre seus benefícios estão a prevenção de doenças cardíacas e até o alívio do estresse.

A fruta veio do Irã e foi levada pelos fenícios para o Mediterrâneo de onde chegou para o Brasil. Todas as partes da fruta (semente, folhas, flores, raízes, suco) são aproveitáveis. A romã é rica em fitoquímicos.

Em sua fórmula existem ferro, cálcio, cloro, cromo, potássio, zinco, sódio, vitamina C e muitos outros nutrientes.

Um estudo constatou que as pessoas que consumiram a fruta durante um determinado período tiveram um benefício significativo na saúde celular. Eles tiveram benefícios no funcionamento de órgãos como cérebro, fígado e rim.

Os cientistas observaram também que a fruta é anticancerígena e ameniza os sintomas da diabetes, pois diminui a glicemia pela inibição da absorção de carboidratos. Outro benefício da romã são os antioxidantes contidos nela.

Ela combate o envelhecimento precoce da pele evitando a flacidez cutânea, impedindo a perda de elasticidade, rugas e manchas.

Fonte R7

Portugal: Alfredo da Costa funciona a meio gás

A Maternidade Aflredo da Costa, em Lisboa só tem metade da sua taxa de ocupação a funcionar. As equipas de profissionais estão sobredimensionadas para o número de partos realizados naquela unidade hospitalar. São cerca de 6 mil partos por ano.

Estes são os argumentos invocados pelo presidente da Administracão Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Cunha Ribeiro, para justificar o encerramento da maternidade, considerada por muitos uma escola de formação para os médicos.

As declarações de Cunha Ribeiro foram proferidas esta quarta-feira na comissão parlamentar de Saúde.

O responsável da ARS de Lisboa e Vale do Tejo afirmou ainda que a maternidade do Hospital São Francisco Xavier também só tem metade da capacidade a funcionar, pelo que se justifica a transferência dos profissionais da Maternidade Alfredo da Costa para aquele serviço.

A Maternidade Alfredo da Costa precisa de obras de repara na ordem de um milhão de euros para o telhado e canalização.

Cunha Ribeiro frisou que o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa é do domínio do poder político desde 2002 quando se projectou o novo Hospital de Todos-os- Santos. O Governo ainda mantém a intenção de avançar com este projecto, ainda que sem calendário.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Grandes hospitais de Lisboa optam por compra centralizada dos medicamentos mais caros

medication 300x225 medicationOs grandes hospitais de Lisboa vão optar pela compra partilhada de medicamentos nas áreas de oncologia, doenças autoimunes e VIH, que deverá resultar "em poupanças grandes" para o Serviço Nacional de Saúde, revelou hoje uma administradora hospitalar.

A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), Teresa Sustelo, falava aos jornalistas à margem da apresentação de um estudo comparativo entre grandes hospitais universitários ibéricos, que decorre em Lisboa.

A administradora especificou que esta compra será partilhada pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central (São José, Santa Marta, Capuchos, Curry Cabral, Maternidade Alfredo da Costa e Estefânia), Centro Hospital de Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) e Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Santa Cruz, São Francisco Xavier e Egas Moniz).

Fonte Destak

Portugal: Portugal devia a Espanha 6,5 ME em 2009 por assistência sanitária a portugueses

Portugal devia a Espanha 6,5 milhões de euros no final de 2009 por casos de assistência sanitária a portugueses, através do cartão europeu de saúde, tendo atrasos significativos no pagamento, revelou o Tribunal de Contas espanhol.

A informação faz parte de um relatório a que a Lusa teve acesso, e que corresponde à fiscalização mais extensa de sempre do Tribunal de Contas (TC) à assistência sanitária prestada a cidadãos comunitários em Espanha e em espanhóis noutros países da União Europeia.

O relatório, de 225 páginas, destaca o "uso abusivo" que cidadãos portugueses e de outros países europeus fazem da sua assistência médica, usando o Cartão de Saúde Europeu, o que custa centenas de milhões de euros a Espanha.

Fonte Destak

Portugal: Portugal é o país que mais demora a faturar Espanha por assistência de saúde a espanhóis

Portugal é o país europeu que mais tempo demora, em média 1.265 dias, para enviar para Espanha faturas sobre casos de assistência sanitária a espanhóis no Sistema Nacional de Saúde (SNS), segundo o Tribunal de Contas espanhol.

A informação faz parte de um relatório a que a Lusa teve acesso, e que corresponde à fiscalização mais extensa de sempre do Tribunal de Contas (TC) à assistência sanitária prestada a cidadãos comunitários em Espanha e a espanhóis noutros países da União Europeia.

O relatório de 225 páginas destaca que Portugal registou significativos atrasos no pagamento de faturas emitidas por Espanha mas que, também, demora mais tempo do que a média dos congéneres europeus, a faturar a Espanha por situações de assistência a espanhóis no SNS.

Fonte Destak

Portugal: Excesso de partos e mau estado do edifício justificam fim da MAC - ARS

A falta de partos no Hospital de Santa Maria e a fraca ocupação do São Francisco Xavier, aliadas ao mau estado do edifício da Maternidade Alfredo da Costa, são os argumentos apresentados pela Administração Regional de Saúde para o encerramento.

Numa audição na Comissão Parlamentar de Saúde, que inicialmente não tinha agendado o tema Maternidade Alfredo da Costa (MAC) para a discussão, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Cunha Ribeiro, apresentou vários argumentos para o fecho desta unidade, tão envolto em polémica.

Nesta equação não fazem parte "milagres", como explicou, mas a diminuição do número de partos no Hospital de Santa Maria, após a abertura do Hospital de Loures, e uma ocupação na ordem dos 50 por cento no Hospital São Francisco Xavier.

Fonte Destak

Concurso Prefeitura de Boca da Mata - AL

Em Boca da Mata, no Estado de Alagoas, já está disponível o edital de concurso público da Prefeitura, que visa o provimento de 183 vagas, subdivididas em funções que abrangem os níveis fundamental, médio, técnico e superior. O concurso será executado através da Master Consultoria e as inscrições já estão abertas.
Os profissionais serão contratados para carga horária de 20 a 40 horas semanais. A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 2.500,00.
As inscrições serão realizadas por meio eletrônico, no site www.master-al.com.br, até o dia 16 de maio 2012.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 30,00 para nível médio/técnico e R$ 35,00 para nível superior.
As provas serão aplicadas nos dias 02 e 03 de junho de 2012, das 07h:00min às 18h:00, no Município de Boca da Mata, podendo, a critério da empresa realizadora do concurso e da demanda de inscritos, serem também aplicadas nos municípios vizinhos, incluindo Maceió. Podendo essas datas sofrer alteração, em locais e horários a serem publicados no site www.master-al.com.br, podendo, ainda, serem usados outros meios de comunicação.

O concurso terá prazo de validade de 02 anos, contados da data de sua homologação e prorrogável por mais 02 (dois) anos, a critério da Administração da Prefeitura Municipal de Boca da Mata.
Confira as funções com vagas disponíveis:
São oferecidas vagas para cargos de níveis fundamental nas funções de Auxiliar de Merenda Escolar, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Motorista (CNH "C" "D" e "E"), Operador de Retro Escavadeira, Operador de Trator Pneu, Auxiliar de Enfermagem, Cozinheiro e Vigilante.

Para nível médio/técnico, há vagas nas funções de Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social, Guarda Municipal, Secretario Escolar e Técnico em Patologia.

Já para nível superior, os cargos são de Advogado, Assistente Social, Auditor, Contador, Enfermeiro Plantonista, Médico Cardiologista, Médico Plantonista, Médico Perito, Médico Clínico Geral (PSF), Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista, Médico Psiquiatra, Médico Utrassonografista, Odontólogo e Psicólogo.

Além desses cargos, o certame oferece vagas para Professor de Educação Física, Professor de Ciências, Professor de Língua Inglesa, Professor de Matemática, Professor de Fundamental I e Professor de Educação Infantil 1º ao 5º ano.

Prefeitura de Porto União - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto União, Estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 001/2012 de processo seletivo destinado ao preenchimento de 09 vagas para Agentes Comunitários de Saúde de nível médio. O vencimento mensal do ACS é de R$ 625,00, acrescido de R$ 124,40, a título de "Adicional de Insalubridade".
As inscrições seguem abertas até o dia 23 de abril de 2012, no horário compreendido entre 9h e 12h e das 13:30h as 18:00h, de segunda a sexta feira, sito a Rua Padre Anchieta, 126, Centro - (edifício Sede da Prefeitura).
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 05 de maio de 2012, das 14h às 17h no Auditório do Centro Empresarial Porto União da Vitória, sito a Rua Joaquim Nabuco, nº 244 - Bairro Cidade Nova - Porto União - SC (ao lado da UNC).
O gabarito das provas será divulgado tão logo sejam encerradas as provas de todos os candidatos, mediante afixação do mesmo junto ao local das provas e posteriormente nos locais de divulgação do Município.
O certame terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Glória d'Oeste - MT

A Prefeitura de Glória d´Oeste, Estado de Mato Grosso, abriu inscrições para realização de processo seletivo. O certame é destinado ao preenchimento de 21 vagas em cargos de nível elementar, médio e superior. A remuneração será de até R$ 2.610,43.

As vagas são para Assistente Social/Bolsa Família, Assistente Social/CRAS Volante, Coordenadora/PETI, Enfermeira Padrão, Orientador Social/PROJOVEM, Pedagoga/Coordenadora do CRAS, Psicólogo/CRAS Volante, Professor Educação Física, Professor Letras, Professor Matemática, Professor Pedagogia, Auxiliar de Enfermagem/CRAS Volante, Agente Social/PETI, Facilitador Social/PROJOVEM, Instrutor de Curso de Manicure, Instrutor de Gestante, Instrutor de Curso de Pintura e Instrutor de Corte e Costura.

Inscrições e Taxas

As inscrições ficam abertas até o dia 24 de abril de 2012 e estão sendo realizadas presencialmente, na Sede da Prefeitura Municipal de Glória D' Oeste - MT, na Avenida dos Imigrantes, nº 2000 - Centro - Glória D' Oeste - CEP: 78.293-000 - Fone: (65)3275-1105, das 08h às 12h.

A taxa de inscrição custa R$ 50,00 para o Nível Superior, R$ 30,00 para o Nível Médio ou R$ 20,00 para o Nível Elementar.

Provas

As provas devem ser aplicadas no dia 29 de abril de 2012, no Centro Educacional de Ensino Fundamental APARECIDO R.REMEDIS, situado na Rua Eloy Custódio da Silva, Nº 2073, Centro, Glória D' Oeste/MT- CEP: 78293-000, às 8 h.

Concurso Prefeitura de Moreilândia - PE

A Prefeitura de Moreilândia, Estado de Pernambuco, publicou edital de concurso público Nº 001/2012, para provimento de 88 cargos públicos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 10.000,00 para carga horária de 08 a 40h semanais. O concurso público será executado pela Advise Consultoria & Planejamento Ltda.
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Administrativo, Agente de Endemias, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Saúde Bucal – PSF, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Encarregado de Almoxarifado, Enfermeiro, Enfermeiro – PSF, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda, Médico – Cardiologista, Gastroengerologista, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista, PSF, Psiquiatra, Motorista, Motorista de Veículo de Grande Porte, Odontólogo - Ambulatório, Odontólogo – PSF, Operador de Retro-escavadeira, Operador de Trator Esteira, Pedagogo, Professor de Educação Física Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem – PSF, Técnico em Informática, Técnico em Raio-X, Tecnólogo em Edificações, Tratorista e Vigilante.
Inscrições
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.advise.net.br, no período entre 13 horas do dia 17 de abril até as 23 horas e 59 minutos do dia 16 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
As pessoas interessadas em fazer sua inscrição de forma presencial deverão procurar a sede da Prefeitura Municipal de Moreilândia, localizada na Rua José Miranda, 901, Centro, Moreilândia - PE, CEP 56.150-000, onde a ADVISE disponibilizará um Posto de Atendimento que ficará funcionando no período de 17 de abril a 16 de maio de 2012, excetuados sábados, domingo e feriados, no horário de 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.
Provas
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Moreilândia - PE, provavelmente, no dia 03 de junho de 2012. O candidato deverá retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no endereço eletrônico www.advise.net.br, a partir do dia 30 de maio de 2012 onde estará indicando a data, o local e o horário de realização das provas objetivas. O gabarito será divulgado na data prevista de 04 de junho de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura do Município de Moreilândia, ser prorrogado uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Riacho Frio (PI)

A Prefeitura de Riacho Frio, Estado do Piauí, divulgou edital de concurso público para 23 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado pela CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda e os salários variam de R$ 622,00 a R$ 6.600,00.
Os cargos de nível superior são para médico PSF, psicólogo, fiscal de tributos, procurador municipal, assistente social, e professor de inglês. As vagas de nível médio são para digitador, professor, agente de vigilância sanitária, agente de endemias, técnico em higiene bucal. Os postos de nível fundamental são para zelador e vigia.

As inscrições devem ser feitas no período de 16 a 27 de abril de 2012, exclusivamente pela internet no site www.consep-pi.com.br. A taxa varia entre R$ 35,00 R$ 50,00 e R$ 80,00.

A prova será realizada dia 20 de maio de 2012, a partir das 9:00 horas com três horas de duração, sendo este horário o limite para ingressar no local de aplicação das provas. Os locais de aplicação da prova objetiva serão divulgado até dia 14 de maio de 2012, na sede da prefeitura e no site www.consep-pi.com.br.
O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do poder executivo, observada a conveniência e oportunidade da administração.

Concurso Prefeitura de Nova Olímpia (MT)

Anunciada a realização de concurso público para preenchimento de postos vagos no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Olímpia, cidade de 17 529 habitantes localizada no Sudoeste Mato-Grossense. São ofertadas 67 vagas em diversos cargos de nível fundamental, médio e superior, conforme especifica o edital abaixo, e a remuneração chega até R$ 9850,83.
Os interessados poderão se inscrever no período de 08 de abril a 02 de maio de 2012, das 07h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, excluídos os dias de feriados. As inscrições serão realizadas nas dependências da Prefeitura localizada à av. Mato Grosso, 175 centro da cidade.
A aplicação das provas teóricas acontecerá no dia 03 de junho de 2012, às 08 horas, em local a ser divulgado posteriormente nos locais citados abaixo.
A divulgação dos gabaritos das provas teóricas será em 21 de maio de 2012, no mural da prefeitura, no mural da Câmara Municipal e no site www.novaolimpia.mt.gov.br e facultativamente em outros órgãos da imprensa.
O resultado final do concurso está previsto para ser publicado em 22 de junho de 2012, e homologação provavelmente será feita no dia 27 seguinte. A validade do certame será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado, prorrogável, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT) lança edital de processo seletivo

Estão abertas as inscrições para realização de processo seletivo da Prefeitura de Ipiranga do Norte, Estado de Mato Grosso. O certame tem como objetivo preencher 01 vaga no cargo de Bioquímico, em cargo de nível superior. O salário oferecido será de R$ 1.675,93.

Inscrições
Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições até o próximo dia 20 de abril de 2012, no horário das 07h30min às 11h00min e das 13h00min às 16h30min, na sede da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte, situada na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte (MT). Não haverá nenhuma forma de recolhimento de taxa de inscrição.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na data provável 27 de abril de 2012, no horário das 08h00min às 10h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte (MT).

O Processo Seletivo terá validade de 07 meses, à partir da sua homologação.

Concurso Prefeitura de Pederneiras (SP) 2012

A Prefeitura de Pederneiras, Estado de São Paulo, torna pública a abertura de inscrições para realização de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas, sendo 01 para Contador e 01 para Farmacêutico, de nível superior. A remuneração será de R$ 1.449,81.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser feitas pela internet, através do site www.consesp.com.br, até o próximo dia 29 de abril de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Provas
A prova está prevista para ser aplicada no dia 03 de junho de 2012, às 8h, na EMEF Maria Elena Pereira Bertolini, situada na Praça Maria Elena Pereira Bertolini, nº Oeste - 975, Núcleo Habitacional Maria Elena Pereira Bertolini.

O certame terá validade de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Quixeramobim (CE

A Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Estado do Ceará, realizará concurso público para provimento de vagas no quadro de funcionários do município, sob a execução do Instituto Cidades - IC. São oferecidas 207 oportunidades em cargos de nível fundamental até o superior e os interessados já podem conferir o edital aqui.
Serão aceitas inscrições exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, durante o período das 08 h horas do dia 17 de abril às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de maio de 2012, e as taxas são de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 110,00.
As provas objetivas serão realizadas nos turnos da manhã e tarde, provavelmente no dia 17 de junho de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site www.institutocidades.org.br.
A partir da data de homologação do resultado final do concurso público, o candidato classificado será convocado por escrito a comparecer a sede da prefeitura munido de toda a documentação exigida no edital no prazo de sete dias úteis.
O prazo de validade do concurso, que é de dois anos, poderá ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Concurso Prefeitura de Frecheirinha - CE

A Prefeitura de Frecheirinha, Estado do Ceará, publicou edital Nº 001/2012 para concurso público de provas e provas de títulos destinado a selecionar candidatos para provimento de 98 vagas do quadro permanente de pessoal e cadastro de reserva. As oportunidades são para os cargos de nível fundamental, médio e superior e os salários podem chegar a até R$ 9.800,00 para carga horária de 20 a 40h semanais.
A execução do concurso público será da responsabilidade técnica e operacional do Instituto Cidades - IC.

Cargos
-Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Setas
Agente Administrativo (01) e Motorista Categoria (D) (01);
-Secretaria de Administração
Guarda Municipal (20);
-Secretaria de Saúde
Técnico em Enfermagem (14), Atendente de Consultório (02), Médico Pediatra (01), Médico Psiquiatra (01), Médico Generalista (06), Fisioterapeuta (01), Médico Gineco-Obstetra (01), Enfermeiro (05), Agentes de Endemias (03), Atendente de Farmácia (03), Agente Administrativo (01), Office Boy (01), Dentista (06) e Motorista Categoria (D) (02);
-Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Professor Ensino Fundamental I - PEB I (08), Professor de Educação Física (02), Professor de Inglês (02), Professor de Matemática (03), Professor de Português (03), Professor de Geografia e História (02), Professor de Informática (03), Professor de Biologia (01), Secretário Escolar (01), Agente Administrativo (02) e Agente Administrativo - Aux. de Biblioteca (01).

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 110,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, a partir do dia 23 de abril de 2012, no Centro Administrativo de Frecheirinha Rua Joaquim Pereira, 716 - CEP: 62.340-000, das 8h às 12h e 13h às 17h.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Frecheirinha, no Estado do Ceará, com data
prevista para o dia 17 de junho de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente
na internet, no site: www.institutocidades.org.br.

Validade
O concurso público terá o prazo de 02 anos contados a partir da sua homologação.

Concurso Companhia Águas de Joinville - SC

Estão abertas as inscrições para concurso público da Companhia Águas de Joinville (SC), que visa preencher 12 vagas imediatas e formar cadastro de reserva.
Há vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários iniciais que variam de R$ 1.117,00 a R$ 5.287,00. Dentre os benefícios oferecidos estão vale-refeição ou alimentação (no valor de R$ 352,66), auxílio-creche, assistência médica e odontológica (extensiva aos dependentes), entre outros.
Cargos

Nível Fundamental - auxiliar técnico operacional.

Nível Médio/Técnico - agente administrativo, agente comercial de campo, agente comercial de medição, desenhista cadista, encanador, fiscal de serviços, operador (a) de estação, técnico (a) químico (a), técnico (a) em informática, técnico (a) em logística, técnico (a) em edificações e técnico (a) em saneamento.

Nível Superior - advogado (a), analista de compras e licitações, analista de recursos humanos, analista de recursos humanos - psicólogo (a), analista de suporte, analista econômico finaceiro (a), assistente social, auditor (a) interno (a), biólogo (a), engenheiro (a) ambiental, engenheiro (a) civil, engenheiro (a) de segurança do trabalho, engenheiro (a) mecânico, geólogo (a), jornalista e secretário (a) executivo (a).
Inscrições

Para concorrer, o candidato deve fazer inscrição até o dia 15 de maio de 2012, pelo site www.sociesc.org.br/concursos.

A taxa de inscrição varia de acordo com a escolaridade exigida para cada cargo (R$ 35,00, R$ 60,00 ou R$ 80,00 para os cargos de nível fundamental, médio e superior, respectivamente).
Provas

A aplicação das provas está prevista para o dia 03 de junho de 2012. O candidato deverá consultar a partir do dia 29 de maio de 2012 no "site" www.sociesc.org.br/concursos o local, data e horário das provas. No dia do exame deverá estar munido de documento original de identidade, caneta esferográfica azul ou preta e comprovante de inscrição.

As provas objetivas, com duração máxima de 3 horas, terão 15 questões de conhecimentos gerais e 15 de conhecimentos específicos. Os candidatos ao cargo de Operador de Estação, além da prova objetiva, terão de passar por uma prova prática, de caráter eliminatório.
Validade

O prazo de validade do concurso é de 2 anos, contando a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Garopaba (SC) abre vagas

Estão abertas as inscrições para os editais Nº 0008/2012, Nº 0009/2012 e Nº 0010/2012 do processo seletivo da Prefeitura de Garopaba, Estado de Santa Catarina, destinado ao preenchimento de 06 vagas mais cadastro de reserva.

As oportunidades são para os cargos de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 702,83 a R$ 7.321,32 para carga horária de 20 30 e 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Odontólogo ESF, Médico Emergencista, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Fonoaudiólogo e Auxiliar de Serviços Gerais.

Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 20 de abril de 2012, das 14h às 18h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF,
Centro, em Garopaba/SC.

A aplicação da entrevista será realizada por profissional com experiência na área, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC, fone: (48) 3254-8139, data, horário e local a ser divulgada no site www.garopaba.sc.gov.br e em locais de livre acesso, após finalizadas as inscrições.

Concurso Prefeitura de Nova Alvorada do Sul (MS)

Já está disponível o edital de inscrições para o concurso público destinado ao preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, cidade de 16.929 habitantes localizada no Mato Grosso do Sul. O certame será executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul - FADEMS.
O edital estabelece que serão oferecidas 211 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 9.800,00. Os interessados poderão se inscrever de 19 de abril a 08 de maio 2012, através do endereço eletrônico www.fadems.org.br. O investimento poderá ser de R$ 30,00 (nível alfabetizado), R$ 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) ou R$ 70,00 (nível superior).
As provas serão aplicadas provavelmente no dia 27 de maio de 2012, no período vespertino. A confirmação sobre datas, horário e local para a realização das mesmas serão divulgadas, por meio de edital de convocação, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações.
Os candidatos habilitados e classificados nas provas escritas serão convocados para realizar a prova prática, em data a ser estabelecida e divulgada. Haverá também avaliação de títulos.

Prefeitura de Erval Velho - SC abre processo seletivo

A Prefeitura catarinense de Erval Velho, município a 407 km de Florianópolis, publicou edital de processo seletivo para contratação de pessoal em caráter temporário de níveis fundamental e superior. O certame será realizado sob a responsabilidade da Empresa Georgeo Almeida "APRENDER.COM".
São providas várias vagas para cargos de Agente Comunitário de Saúde e Assistente Social, com salários de até R$ 2.075,91 para carga horária de 40h semanais.
As inscrições estão abertas até o dia 05 de maio de 2012, na Prefeitura Municipal de Erval Velho (SC), localizada na Rua Nereu Ramos, 204, Centro, na cidade de Erval Velho (SC). Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, e R$ 30,00 para o cargo de Assistente Social.
As provas escritas (objetivas) serão realizadas na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo, sito à rua Honorato Vieira, n° 1073, na cidade de Erval Velho (SC) em 20 de Maio de 2012 no horário das 08:00 horas. O candidato deve estar no local 30 minutos antes do início das provas. O gabarito será divulgado na data prevista de 21 de maio de 2012.
O processo seletivo, após a respectiva homologação do resultado, terá validade de 1 ano.

Concurso Prefeitura de Rosana (SP)

A Prefeitura de Rosana, Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para a realização de concurso público, destinado ao provimento de 49 vagas para cargo de agente comunitário de saúde que exige o nível fundamental. A remuneração será de R$ 977,25 para carga horária de 44h semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições devem ser efetuadas via internet, no endereço www.eticaconcursos.com.br, até o próximo dia 09 de maio de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00.

Provas
A data, locais e horários das provas serão divulgados posteriormente.

Validade
A validade do Concurso Público será de 02 anos, podendo ser prorrogável por igual período, á critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Anicuns – GO

Por intermédio da Consultar Concursos Públicos, a prefeitura do município de Anicuns, Estado de Goiás, que dista 76 km ada capital, lançou edital de Concurso Público. Ao todo serão 206 vagas para todos os níveis de instrução, tendo o certame validade de dois anos.
Cargos
Nível Fundamental (completo e incompleto): Agente de obras Públicas (15), Auxiliar de Serviços Gerais (40), Coletor de lixo (09), Gari (15), Mecânico (02), Motorista (06), Pedreiro (02), Agente de Combate a Endemias (05), Agente Comunitário de Saúde (35)
Nível Médio ou Técnico: Assistente Administrativo (20), Auxiliar de Enfermagem (06), Fiscal (04)
Nível Superior: Assistente Social (01), Advogado (01), Biólogo (01), Contador (01), Enfermeiro (02), Engenheiro (01), Fisioterapeuta (01), Nutricionista (01), Psicólogo (02), Professor Pedagogo (31), Professor Língua Portuguesa (01), Professor Educação Física (01), Professor Matemática (01), Professor Geografia (01), Professor História (01), Professor de Ciências Biológicas (01)
Os vencimentos iniciais estarão subordinados ao cargo exercido, sendo que variam entre as cifras de R$ 368,85 e R$ 2.300,76.
Inscrições
Para realizar a inscrição o interessado precisa acessar o sítio www.consultarconcursos.com.br e preencher a ficha até o dia 27 de abril de 2012. A taxa de inscrição custa R$ 40,00 para nível fundamental (completo e incompleto), R$ 50,00 para nível médio/técnico e R$ 90,00 para nível superior.
Provas
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório. Para cargos que exigirem, haverá prova pratica e de títulos. A prova escrita será aplicada no dia 02 de junho de 2012, ainda sem confirmação de local e horário.

Concurso Hospital Municipal Sant´Ana de Carandaí - MG

O Hospital Municipal Sant´Ana de Carandaí, em Minas Gerais, abrirá inscrições para o concurso público Nº 01/2012, destinado ao preenchimento de 21 vagas, em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 892,19 por jornadas de trabalho de 40h semanais. O concurso será executado através da JMPM Consultores Associados.
Os cargos são para agente administrativo, técnico em enfermagem, recepcionista, porteiro e auxiliar de serviços gerais.

Inscrições e Taxas
os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 03 a 31 de maio de 2012, na rua Coletor Clóvis Teixeira de Carvalho, N250, Rosário - Carandaí, das 09:00 às 17:00h, dias úteis. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Gabaritos
Todas as provas serão aplicadas em Carandaí, provavelmente, no dia 17 de junho de 2012. O horário e o local serão divulgados no endereço eletrônico www.jmpm.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de junho de 2012.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da publicação do respectivo ato homologatório, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período, a critério exclusivo da administração.

Concurso Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ)

Aberto grande concurso público na Prefeitura de Nova Iguaçu, um dos 13 municípios integrantes da Área Metropolitana do Rio de Janeiro, considerado o maior da Baixada fluminense, em extensão territorial. São oferecidos 2.616 postos de trabalho em cargos (veja relação no edital abaixo) dos níveis fundamental ao superior e a remuneração chega a até R$ 4.050,00.
Os interessados poderão se inscrever pessoalmente na Central de Atendimento da Consulplan, localizada na Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada na rua Luís de Lima, s/no, centro de Nova Iguaçu, no período entre 23 de abril e 04 de maio de 2012. Também são admitidas inscrições via internet, até o dia 06 de maio de 2012 pelo site www.consulplan.net. As taxas são de R$ 30,00, R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 65,00.
O processo de seleção constará de provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos somente para os cargos de "professor", de caráter apenas classificatório; e provas práticas somente para os cargos de auxiliar de serviços gerais II, auxiliar de merendeiro II, merendeiro II e motorista II, de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas serão realizadas no dia 03 de junho de 2012, em dois turnos e com duração de três horas. O local será divulgado a partir de 28 de maio de 2012 no quadro de avisos da prefeitura municipal e no site www.consulplan.net.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão divulgados no mesmo site no dia subsequente ao da realização das mesmas.
A prova prática tem data inicialmente prevista para se realizar entre os dias 22 a 24 de junho de 2012, quando já terão sido divulgados os resultados das provas escritas, apenas para os candidatos que obtiveram nas provas escritas objetivas de múltipla escolha pontuação igual ou superior a 50%.
Os títulos deverão ser entregues na data de realização da prova escrita, na Coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma.
A validade deste concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Santa Tereza do Oeste (PR)

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Santa Tereza do Oeste, Estado do Paraná. A seleção pública visa preencher 12 vagas mais cadastro de reserva em vários níveis de escolaridade, oferecendo salários de até R$ 6.930,00.
Cargos
As vagas oferecidas são para Agente Administrativo, Auxiliar de Odontologia ACD, Médico, Médico (Ginecologista), Médico Plantonista, Médico (Pediatra), Médico ( PSF), Operário Braçal, Professor e Zeladora.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas das 08h do dia 24 de abril até às 16h30 min do dia 13 de maio de 2012 pela internet, no site www.fauel.org.br ou presencialmente, no Prédio da Biblioteca Nova, próximo a Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste - PR, localizado na Av. Paraná esquina com Rua Brasília, portando documentos pessoais.
Taxas
As taxas de inscrição custam R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e, de R$ 100,00 para o nível superior.
Provas
As provas escritas objetivas serão aplicadas no dia 27 de maio de 2012, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.
Validade
Após homologação do resultado final, o certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração.

Processo Seletivo Prefeitura de Vila Valério (ES)

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 02 vagas no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Vila Valério, Espírito Santo. As oportunidades são para os cargos de Técnico de Enfermagem PSF, Médico PSF e Técnico de Enfermagem de níveis médio e superior para carga horária de 30 e 40h semanais.
Os vencimentos variam de R$ 1.075,42 a R$ 2.337,97 para carga horária de 30 e 40h semanais. Vale ressaltar que ao salário do Médico PSF será acrescida uma gratificação no valor de R$ 6.000,00.
As inscrições serão realizadas no Setor de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Lourenço de Martins, N° 190 - Centro - Vila Valério/ES. Maiores informações poderão ser obtidas por meio do telefone (27) 3728-1007, nos horários de 11: 00 às 17: 00 horas (segunda à quinta-feira) e 07: 00 às 13: 00 horas (sexta-feira), até o dia 19 de abril de 2012.
O processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, que consistirá em Prova de Títulos, de caráter classificatório.

O certame terá validade de 03 meses, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Manacapuru (AM) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Manacapuru, Estado do Amazonas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, publicou edital de processo seletivo para admissão de 57 profissionais de nível fundamental, médio e superior. Ficam reservadas 5% do total das vagas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos
- Nível Superior: Assistente Social, Educador Físico, Psicólogo e Educador Social;
- Nível Médio: Agente Administrativo, Atendente, Facilitador de Oficina Arte e Cultura, Monitor de Programas Sociais, Multiplicadores e Orientador Social;
- Nível Fundamental: Auxiliar de Limpeza e Cozinheiro.
Os vencimentos vão até R$ 2.000,00 para carga horária de 40h semanais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 24 a 26 de abril de 2012, na Rua Almirante Tamandaré, 1003, Aparecida (Galpão da Ciranda Guerreiros Mura), Município de Manacapuru, no horário das 08:00hs às 12:00 e às 14:00hs as 17:00hs.

Validade
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados a partir da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado, a critério da administração, uma única vez por igual e sucessivo período.

Concurso Prefeitura de Mirim Doce (SC)

A Prefeitura de Mirim Doce, Estado de Santa Catarina, realizará concurso público e processo seletivo para provimento de 17 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os interessados em participar devem fazer suas inscrições no período de 23 de abril a 23 de maio de 2012, somente através do site www.clicksolucoesinteligentes.com.br.

Cargos
As vagas são para Médico, Médico Pediatra, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Professor, Tesoureiro, Controlador Interno, Agente Administrativo Educacional, Agente de Defesa Civil e Cidadania, Agente da Terceira Idade, Agente Desportivo, Faxineira, Mecânico, Merendeira, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Monitor de Programas Assistenciais, Nutricionista, Faxineira e Merendeira.

Taxa de inscrição
As taxas de inscrição variam de R$ 30,00 para os cargos com exigência de nível alfabetizado ou ensino fundamental completo, R$ 50,00 para o ensino médio completo e/ou técnico e de R$ 80,00 para os cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas devem ser aplicadas no dia 07 de junho de 2012, no horário das 8h30m às 12h, em local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.

Validade
O certame terá validade de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, devendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Agudos – SP

A Prefeitura de Agudos, São Paulo, que dista 330 km da capital, está disponibilizando 39 vagas para diversos cargos através da realização de concurso público. Os interessados deverão efetuar a inscrição no site www.omconsultoria.com.br até o dia 20 de abril de 2012.
Os cargos disponíveis são os seguintes:
Ensino Médio: Bombeiro Municipal (04), Motorista de Ambulância (02), Motorista de Ônibus (02), Operador de Moto niveladora (01).
Ensino Superior: Engenheiro Civil (1), Farmacêutico (02), Médico Clínico Geral III (02), Médico de PSF (04), Médico Dermatologista III (01), Médico Endocrinologista III (01), Médico Ginecologista III (05), Médico Ginecologista II (03), Médico Pediatra II (03), Médico Pediatra III (5), Médico Psiquiatra II (02), Médico Psiquiatra III (01).
O vencimento para tais ocupações poderá ser de R$ 679,81 a R$ 2.719,26 com regimes de 20 a 40 horas por semana.
Para garantira a participação, o candidato deverá para uma taxa que poderá ser de R$ 22,00 para os cargos de Nível Médio e R$ 42,00 para os de Nível Superior.
Provas
As provas classificatórias serão objetivas e com questões de múltipla escolha. A data exata, local e horário para serem aplicadas ainda não foram estipulados, sendo oportunamente divulgados.
  • Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Porto Nacional - TO

A Prefeitura de Porto Nacional, Estado do Tocantins, divulgou edital Nº 01/2012 de concurso público para provimento de 830 vagas em cargos de nível superior, médio e fundamental. Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 9.000,00 para carga horária de 30 e 40h semanais. O concurso público será executado pela empresa Makro Assessoria Pública Municipal.

Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, 1º Instrumentista - Banda Municipal, 2º Instrumentista - Banda Municipal, 3º Instrumentista - Banda Municipal, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Garçom, Mecânico, Motorista, Motorista D - Veículos Pesados, Operador de Máquina Pesada, Operador de Usina de Asfalto, Pedreiro, Pintor e Vigia;

Quem tem o ensino médio as chances são para Técnico Agrícola, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Administrativo, Assistente de Controle Interno, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Topografia, Fiscal Ambiental, Fiscal da Receita Municipal, Fiscal de Postura e Obras, Fiscal Sanitário, Guarda Municipal, Instrutor de Informática e Telefonista;
Já para quem concluiu o ensino superior as oportunidades são para Professor, Analista Ambiental, Analista da Dívida Ativa, Analista de Controle Interno, Analista de Convênios, Analista de Recursos Humanos, Analista Jurídico, Arquiteto, Assistente Social, Biomédico, Cirurgião-Dentista, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Público, Médico PSF, Médico-Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet através do site www.makroassessoria.com.br, até às 23h59min do dia 17 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 90,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 03 de junho de 2012, em local e horário a ser oportunamente divulgado através de Edital publicado no placard da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, no endereço eletrônico www.makroassessoria.com.br. Os gabaritos oficiais, preliminar e definitivo,das provas objetivas serão publicados no endereço eletrônico www.makroassessoria.com.br,e no placard da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, após a realização da prova.
Validade
O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Porto Nacional - TO.

Concurso Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes - BA

Continuam abertas as inscrições para o concurso público do município de Campo Alegre de Lourdes, Bahia. A expectativa é que até o fim da vigência do certame sejam preenchidas 157 vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior.

Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas existentes para os candidatos portadores de necessidades especiais, em função compatível com a sua aptidão.

A jornada normal de trabalho será de 40 horas semanais e algumas funções farão jus a um salário de até R$ 4.400,00. Os aprovados e nomeados nos cargos de Farmacêutico, Fisioterapeuta e Professor Nível Especial poderão cumprir uma jornada semanal reduzida, de acordo com as particularidades inerentes a cada uma das ocupações.

Cargos
Nível Fundamental: Agente de Saúde e combate às Endemias;
Nível Médio: Professor Nível Especial, Agente Administrativo, Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Digitador, Técnico de Enfermagem e Técnico de Vigilância Sanitária;
Nível Superior: Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo e Psicólogo.
Inscrições
Até o dia 20 de abril de 2012, os interessados poderão efetuar a inscrição, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h, no Prédio da Prefeitura Municipal, Avenida Sete de Setembro, Sino - Centro de Campo Alegre de Lourdes. Será necessário pagar uma taxa de R$ 40,00, R$ 45,00 ou R$ 100,00, dependendo do nível de escolaridade exigido para cada cargo.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas no Município de Campo Alegre de Lourdes, com data inicialmente prevista para o dia 13 de maio de 2012, em horário e local a serem publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes e através da internet nos endereços eletrônicos www.planejarconcursos.com.br. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 15 de maio de 2012.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação.

Concurso Secretaria de Saúde do Amapá

Está publicado edital de concurso público para provimento de 1.593 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, no Amapá. A remuneração para os aprovados é de até R$ 6.112,98, por jornadas de 24 a 40 horas semanais.
O prazo de validade do presente concurso público será de dois anos, considerados a partir da data em que for publicizada a homologação do resultado final, sendo passível de prorrogação por idêntico período.
As oportunidades são para os cargos de Assistente social, Biólogo, Biomédico, Condutor de veículos / marítimo, Condutor de veículos / terreste, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico/bioquímico, Fiscal de vigilância sanitária, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Radioperador, Técnico em enfermagem, Técnico em higiene dental, Técnico em laboratório, Técnico em nutrição e dietética, Técnico em patologia, Técnico em prótese dentária, Técnico em radiologia, Técnico em segurança do trabalho, Tecnólogo em radiologia, Telefonista e Terapeuta ocupacional.
Inscrição
A inscrição deverá ser efetuada via Internet, no endereço eletrônico http://www.universa.org.br, no período entre 8 (oito) horas do dia 19 de março de 2012 e 20 (vinte) horas do dia 30 de abril de 2012, observado o horário oficial de Macapá.
A taxa de inscrição será de R$ 48,00 para cargos de nível médio e R$ 72,00 para cargos de nível superior.
Provas
A prova objetiva, para os cargos de Médico terão a duração de 4 (quatro) horas e será aplicada na data provável de 24 de junho de 2012, no turno vespertino.
A prova objetiva, para o cargo de Enfermeiro terão a duração de 4 (quatro) horas e será aplicada na data provável de 23 de junho de 2012, no turno vespertino.
A prova objetiva, para os cargos de Nível Superior terão a duração de 4 (quatro) horas e será aplicada na data provável de 23 de junho de 2012, no turno vespertino.
A prova objetiva, para os cargos de Nível Médio terão a duração de 4 (quatro) horas e será aplicada na data provável de 24 de junho de 2012, no turno vespertino.
Os locais e os horários de aplicação das provas serão publicados no Diário Oficial do Estado do Amapá e divulgados no endereço eletrônico http://www.universa.org.br, na data provável de 10 de maio de 2012 para o cargo de Médico e Enfermeiro e na data provável de 17 de maio de 2012 para os cargos de Nível Superior e Nível Médio.
Gabarito
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será afixado no mural de avisos da Fundação Universa e divulgado na Internet, no endereço eletrônico http://www.universa.org.br, no segundo dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.

Secretaria de Saúde de Pernambuco contrata médicos

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, anunciou a realização de Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 20 médicos, sendo de 14 obstetras e 06 neonatologistas, ao seu quadro de funcionários.
Poderão ser feitas inscrições de 18 a 27 de abril de 2012, via Sedex endereçado à Sede da SES localizada na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 - Bongi, CEP- CEP-50.751-530 ou inscrição presencial nos seguintes locais: rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE; e Sede da IV Região de Saúde Rua General Estilac Leal s/n Salgado/Caruaru - CEP: 55018-610.
Os médicos inscritos serão selecionados por meio de avaliação curricular de caráter classificatório e eliminatório, e o resultado da mesma sairá no dia 11 de maio de 2012, a ser exposta no endereço eletrônico www.saude.pe.gov.br.
O resultado com a classificação final dos candidatos será divulgado no dia 23 de maio de 2012, estará no site citado acima, e a homologação acontecerá no dia seguinte, e será publicada no Diário Oficial do Estado.
A validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da SES.

Justiça manda governo de SP pagar cirurgia de garoto que 'mora' no hospital

Menino de 1 ano e 2 meses está na UTI desde que nasceu porque usa um respirador artificial

A família do menino Adley Gabriel Gomes Sales, de 1 ano e 2 meses, conseguiu na Justiça que o governo do Estado de São Paulo pague uma cirurgia para implantar um marca-passo no diafragma da criança, que tem uma doença rara e respira com ajuda de aparelhos.

O marca-passo, a cirurgia e os honorários médicos vão custar cerca de R$ 500 mil ao Estado. A liminar determina que a cirurgia seja feita no hospital Albert Einstein - que possui equipe habilitada para isso.

Adley tem síndrome de Ondine, uma doença que o impede de respirar sozinho. Ele não recebe estímulo para que o diafragma faça os movimentos de inspirar e expirar. O marca-passo tem a função de estimular o nervo responsável pela respiração.

Por depender de respiração artificial constante, o menino mora na UTI pediátrica do Hospital Beneficência Portuguesa desde que nasceu. Seus pais o visitam de duas a três vezes por dia, já que não podem ficar no hospital em tempo integral.

Adley nunca recebeu alta porque a família não tem condições de comprar um ventilador mecânico e todos os equipamentos necessários para manter o menino em casa - e porque ele frequentemente sofre com infecções por causa da traqueostomia.

"Ele nunca foi para casa. Nunca tomou sol na rua. Comemorou o aniversário de 1 ano no hospital. É uma criança que está crescendo trancada dentro de uma UTI porque depende de um respirador artificial", diz o pai Josimar João Sales, de 23 anos.

Justiça. Sem perspectivas de ver o menino fora do hospital, a família entrou em contato com o cirurgião Rodrigo Sardemberg, que avaliou Adley e confirmou que o menino tem indicações para receber o aparelho.

No início de fevereiro, os pais fizeram um pedido administrativo para a Secretaria de Estado da Saúde pedindo a compra do marca-passo e a realização da cirurgia, mas até anteontem não tinham recebido resposta.

Além disso, em 16 de março, os pais procuraram o Ministério Público Estadual, que reforçou o pedido da família e deu um prazo de 30 dias para o governo se manifestar.

Como ainda não houve resposta, os pais decidiram entrar na Justiça com um mandado de segurança contra o Estado.

"O governo tem 120 dias para responder pedidos administrativos, mas o caso do Adley é urgente. É uma criança que está internada em uma UTI, vítima frequente de infecções. Não dava para esperar mais", diz Frederico Damato, advogado dos pais.

Segundo Damato, o menino está ocupando um leito de UTI sem necessidade, já que com o marca-passo ele poderia ir para casa. "O SUS gastou R$ 150 mil para mantê-lo no hospital. O aparelho custa caro, mas vai liberar um leito e reduzir os custos."

O aparelho é importado e deve demorar 15 dias para chegar ao Brasil após o pedido. O cirurgião Sardemberg acredita que, se a liminar for mantida, o menino deve ser operado na primeira quinzena de maio. "Entre quatro e seis meses depois, ele estará livre do respirador mecânico. Poderá ter uma vida normal."

Em andamento. Em nota, a Secretaria da Saúde informou que ainda não foi notificada da liminar e que faz esforços para atender ao pedido administrativo desde que o recebeu.

E diz que, por se tratar de um pedido de cirurgia especializada, rara e complexa, fez um mapeamento em sua rede própria e conveniada para verificar qual serviço poderia realizar o procedimento. De acordo com a nota, a pasta recebeu uma resposta favorável do Instituto do Coração (Incor) anteontem.

Fonte Estadão

Quero viver! Você me ajuda?

Fetos para estudo são descartados no lixo de hospital em Nova Iguaçu (RJ

Hospital afirma obedecer regulamento de descarte; sindicato classificou o caso como 'escândalo'

SÃO PAULO - Um total de 25 fetos - utilizados em estudos - foi encontrado, na tarde desta terça-feira, 17, no lixo do Hospital Municipal Geral da Posse, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pelo funcionário da empresa responsável pelo recolhimento de lixo do estabelecimento de saúde.

Ao sentir um forte e desagradável odor vindo dos sacos de lixo, o funcionário abriu um deles e encontrou parte dos fetos. Policiais militares do 20º Batalhão foram acionados e encaminharam o chefe do Setor de Patologia do hospital para a 58ª Delegacia, de Posse, para que ele prestasse depoimento.

À polícia foi dito que vários dos fetos são de 2004 e que eram utilizados em estudos. Em nota, o hospital da Posse disse que "obedece o regulamento de descarte de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)".

Os fetos serão incinerados nesta quarta-feira, 18. O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, classificou como escândalo este caso e disse que, mesmo sendo para estudo, os fetos não poderiam ser jogados no lixo e deveriam ser encaminhados para perícia no IML para garantir que não são resultado de crimes, como aborto.

Fonte Estadão

Cavalo entra no tratamento de doenças da moda, como hiperatividade

A equoterapia é reconhecida como ferramenta terapêutica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997, mas a difusão da técnica no Brasil é bem recente.


"Hoje temos quase 5.000 praticantes no Estado de São Paulo. Há cinco anos, não passavam de 1.500", diz a psicopedagoga Liana Santos, da Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia).

O número de profissionais que procuram especialização na área (entre fisioterapeutas, psicólogos e instrutores de equitação) também cresceu. Quando começou a dar os cursos de formação da Ande, em 2000, Santos tinha 250 alunos. Nos últimos quatro anos, formou mais de 7.000 especialistas.

O objetivo, agora, é incluir a equoterapia nos cursos regulares de fisioterapia e terapia ocupacional e nos planos de saúde, segundo Santos.

Concentração
"Terapia com bicho está na moda, as pessoas estão procurando mais tratamentos alternativos", acredita a terapeuta ocupacional Luciane Padovani.

A demanda também aumentou porque a técnica se mostrou eficaz para alguns distúrbios da modernidade. Em especial, o transtorno de deficit de atenção, que tem deixado pais e professores de cabelos em pé e causado polêmica em torno do uso ou não de medicamentos.

Uma característica da equoterapia que colabora no tratamento desses casos é o que especialistas chamam de conjunto "cavaleiro-cavalo".

Quem monta tem que se concentrar, ficar focalizado no cavalo, senão ele empaca. E é mais fácil exercitar a concentração quando a resposta (o que os psicólogos chamam de "feedback") é imediata.

"Essa resposta concreta faz toda a diferença quando queremos atuar nos comportamentos", diz Santos.

Fonte Folhaonline