Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Samaritano colabora para acreditação da Fiocruz

Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz tem a meta de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente

O Hospital Samaritano de São Paulo finalizou no mês de novembro de 2011 o seu Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que resultou na acreditação de duas de suas unidades. Neste mês, mais uma unidade conquistou a acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI): o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (RJ).

O projeto teve início em 2009 e foi desenvolvido pelo Samaritano integrando o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente para as unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação. Após o término do projeto, o Centro de Saúde Escola continuou realizando as ações de melhoria apontadas pela equipe para pleitear a certificação.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Luiz Maria Ramos Filho, o objetivo principal do projeto foi incluir a cultura da qualidade nessas instituições e prepará-las para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde. O executivo conta que a cada três anos as unidades terão que pleitear a renovação da certificação, com o objetivo de motrar continua melhora nos processos internos de qualidade.

Dentre as atividades promovidas pelo Samaritano neste processo preparatório, vale ressaltar as metas internacionais de segurança do paciente, importância da lavagem das mãos e eventos adversos; monitoramento da segurança das instalações físicas; implantação do uso de indicadores para acompanhar processos, bem como de um plano de gerenciamento de riscos e um de contingências e emergências; intensificação do programa de controle de infecção hospitalar; incentivo ao preenchimento completo do prontuário; organização do fluxo de trabalho, entre outros.

Outras Unidades da Fiocruz acreditadas
Em novembro de 2011, as unidades que receberam a mesma certificação foram o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp – Rio de Janeiro).

Fonte SaudeWeb

Acordo de patentes visa levar mais tecnologia brasileira para a Europa

Os institutos vão desenvolver um sistema de tradução do português para o inglês e outras línguas que deverá reduzir o tempo de espera para obtenção do certificado de propriedade

Parceria firmada entre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e o Escritório Europeu de Patentes (EPO) pretende facilitar a vida de inventores brasileiros que querem obter patente de suas criações na Europa. As informações são do portal G1.

De acordo com a publicação, os institutos vão desenvolver um sistema de tradução do português para o inglês e outras línguas que deverá reduzir o tempo de espera para obtenção do certificado de propriedade.

A ideia é aumentar a participação do país na exportação de produtos com alto valor agregado, mercado dominado principalmente por nações desenvolvidas como Estados Unidos e Japão. Atualmente, o Brasil é um dos principais exportadores de commodities (matéria-prima como soja e carne bovina).

O aumento do interesse de brasileiros por patentes no exterior pode ser constatado em números. De acordo com dados do EPO, em 2010, o número de pedidos de patente provenientes do Brasil foi de 488. No ano passado, a quantidade de requisições aumentou para 564.

Já em 2012, a expectativa do Inpi é de ultrapassar a casa dos 600. As patentes seriam, principalmente, para produtos desenvolvidos nas áreas de biotecnologia, mecânica e física.

Antes aqui, depois lá
De acordo com Julio César Moreira, diretor do Inpi, é necessário que o inventor brasileiro já tenha obtido a patente no país para pedir a certificação no exterior.

Segundo ele, já existe um processo de desburocratização na obtenção das patentes no país devido à implantação de sistemas que facilitam a vida do inventor nacional.

No ano passado, a quantidade de pedidos feitos ao Inpi foi de 34 mil. Para Moreira, isso representa um “imenso” potencial do país no desenvolvimento de novas tecnologias.

Outra ferramenta criada pelo Inpi para “desburocratizar” o sistema de patentes foi um projeto piloto que quer reduzir para dois anos o processo de reconhecimento de tecnologias verdes. O objetivo é aumentar a oferta de produtos sustentáveis no mercado relacionados à geração de energia, transporte e resíduos sólidos.

Fonte SaudeWeb

Como ser sustentável diante do encarecimento do sistema?

Como possibilitar que os usuários da saúde privada tenham atendimento de qualidade sem aumentar os custos? Os executivos do setor têm os seus palpites

O atual momento já mostra os primeiros indícios e o futuro virá para comprovar que, nos próximos anos, os termos que precisarão ser complementares à saúde suplementar são: flexibilidade, diálogo e negociação. Isso porque fatores como o envelhecimento populacional, descoberta de novas tecnologias e a busca por mais qualidade assistencial tendem a fazer com que os custos relacionados a este segmento aumentem. E quem não se adequar as essas demandas hoje pode enfrentar dificuldades no futuro.

Para estimar as projeções dos próximos anos, é preciso olhar para o passado e relembrar as mudanças demográficas pelas quais o País transcorreu nas últimas décadas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, nos anos 70, a população brasileira era de 90 milhões de habitantes. Em 34 anos, esse número praticamente dobrou e, somente entre 2000 e 2004, 10 milhões de pessoas a mais entraram no censo. O instituto estima que, em 2050, serão 259,8 milhões de brasileiros e a expectativa de vida ao nascer será de 81,3 anos.

De acordo com o superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), Luiz Augusto Ferreira Carneiro, o maior problema é que ninguém mensurou o impacto econômico do envelhecimento na saúde pública e suplementar. “As estatísticas mostram que estamos vivendo um bônus demográfico, mas depois nos depararemos com o ônus e não sabemos como vamos lidar com isso porque nem conhecemos qual é o impacto que essa realidade irá causar”.

Carneiro analisa que, se em 2010, a proporção de idosos entre 60 e 64 anos era equivalente a 32% da população de terceira idade no Brasil, em 2050 essa estatística vai cair para 24%. Na outra ponta, que corresponde ao público de 80 anos ou mais, há dois anos, esse número representava 14% da população idosa. Em 2050, essa faixa vai alcançar os 21% do grupo senil brasileiro.

“Esses números mostram que de 2010 a 2050, haverá uma diminuição dos jovens idosos e um peso maior das pessoas com mais de 80 anos. Da mesma forma que os idosos de 75 a 79 anos, que representavam 12% da população em 2010, vão chegar a 14% em 2050”, avalia.

Os números são muitos e a questão que deve ser resolvida pelas operadoras de planos de saúde é a mesma. Diante deste cenário, a maior dúvida é se a sociedade e as empresas que atuam na saúde suplementar vão conseguir custear os serviços médicos.

O diretor presidente da Unimed BH, Helton Freitas, acredita que o cenário futuro pede uma nova forma de prestar assistência médica. E lembra que atualmente o modelo assistencial é baseado na doença e não na saúde, principalmente o modelo de pagamento. “Temos que pensar em uma nova forma de realizar o atendimento ao paciente para que ele seja mais bem cuidado com um custo mais efetivo, pois essa conta é a sociedade quem paga”.

O vice-presidente da SulAmérica Saúde, Gabriel Portella, vê a situação de forma mais otimista. “Temos fatores que contribuem para que o mutualismo, baseado na solidariedade entre os participantes, ou seja, em que todos contribuem para o grupo – continue. No fundo, esse processo é de equilíbrio. Acredito que o País conta com um dos maiores índices de transformação demográfica do mundo, mas temos possibilidade de encontrar novas formas de financiamento e de equilibrar o mutualismo”.

Portella diz ainda que, em um processo de crescimento da população, tudo tende a aumentar. “Empresas pequenas se tornam médias. O que leva também à expansão das alternativas de contribuição entre empregador e empregado”.

Em complemento à ideia de Portella, o presidente do Grupo Bradesco Saúde, Márcio Coriolano, diz que essa situação não é novidade. Segundo ele, à medida em que ocorre a expansão demográfica, o encarecimento da saúde se torna mais presente. “O sistema de saúde já está se ajustando, todos esses impactos são acumulativos e as próximas gerações vão enfrentá-los de forma mais aguda”.

De acordo com Coriolano, a saúde como um todo está passando por transições. A primeira é a transição etária – combinação que prevaleceu nos países desenvolvidos e está chegando no Brasil. “Vamos passar por uma redução na taxa de natalidade e também nos índices de mortalidade.Teremos cada vez menos gente nova ingressando no sistema de beneficiários brasileiros”.

Além disso, o executivo chama atenção para a velocidade com que o Brasil se insere nas mudanças tecnológicas. “A medicina tem uma inovação muito veloz. Apesar do Brasil ser um país em desenvolvimento, temos uma medicina avançada, porém esses avanços fazem pressão sobre o sistema de saúde suplementar, pois encarecem os custos”.

Por último, ele elenca as mudanças epidemiológicas em que doenças consideradas mortais passarão a serem enfermidades crônicas, como AIDS, doenças cardiovasculares e, até mesmo, o câncer.

Na opinião do diretor da Amil, Paulo Marcos Senra Souza, os investimentos com a saúde tendem a aumentar em âmbito global, o que possibilitará que as pessoas envelheçam com mais qualidade de vida. “Uma questão importante para o futuro da saúde é o diagnóstico, que está cada vez mais preciso e precoce. Isso deriva dos investimentos. A verba que antes era destinada para a Nasa, por exemplo, está sendo aplicada na saúde”.
Souza acredita que com o Brasil enriquecendo e se colocando entre os principais PIB´s do mundo, o setor da saúde terá um futuro promissor. E diz que o importante é que as empresas de saúde suplementar garantam à saúde, pois o custo é a sociedade que vai decidir.

Tamanho da conta
Ainda que o Brasil esteja se desenvolvendo em termos econômicos, Carneiro do IESS, acredita que o mais preocupante na questão do envelhecimento é o tamanho da conta quando vier o ônus demográfico. “E se acontecer no Brasil o que está acontecendo na Argentina? Há 15 anos, o peso argentino, valia um dólar. De alguns anos para cá, vimos um aumento da pobreza muito grande”.

Carneiro alerta para o fato de que o País ainda não tem estimativas do impacto do envelhecimento da população na previdência e no sistema de saúde, o que pode trazer sérias consequências para a economia. “O valor per capita vai ser consequências da alteração da composição demográfica. Isso pode fazer com que os procedimentos aumentem mais que a inflação”.

Além disso, o superintendente executivo do IESS alerta para o fato de que a Lei do Idoso proíbe a discriminação dos consumidores com mais de 60 anos, em virtude da idade, por parte dos planos e seguros fazendo com que a última mudança etária seja feita aos 59 anos.
Souza, da Amil, explica que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não permitirá que as empresas de planos de saúde quebrem por falta de regulamentação. “Vale lembrar que apenas 20% da população brasileira possui acesso à saúde suplementar. E acredito que a agência reguladora fará leis mais justas para ambos os lados”.

Freitas, da Unimed BH, acha que a ANS tem capacidade moderadora no que diz respeito à formatação dos planos de saúde e tem função de pensar nisso mais que as operadoras. Para o presidente do Bradesco, o mercado de saúde suplementar já é regulado há 12 anos e a fase da regulação mais pesada já passou. “O mercado já se ajustou muito e pode ser considerável saudável”.

Planos empresariais
Outra dúvida que permeia o mercado da saúde suplementar é se no futuro compensará mais as companhias continuarem oferecendo o plano de saúde aos seus funcionários ou a sociedade optar por planos individuais. Para o vice-presidente da SulAmérica Saúde, Gabriel Portella, pesquisas indicam que quase 100% das empresas oferecem o benefício do plano de saúde aos colaboradores. “Eu não acredito que esse benefício será reduzido no futuro. Na verdade, esses recursos têm função estratégica, pois uma equipe saudável possibilita redução do absenteísmo e maior qualidade nas funções realizadas”.

Uma pesquisa realizada pelo IESS junto a pessoas que não têm planos de saúde concluiu que 90% dos entrevistados tinham como meta de consumo entrar para o grupo de beneficiários da saúde suplementar. “Essa pretensão ficou atrás apenas do sonho da casa própria. Essa discussão nos faz pensar se as mensalidades dos planos de saúde não deveriam ser mais baratas.”

Coriolano conta que cada vez mais pequenas e médias empresas oferecem o benefício aos seus funcionários. “A Bradesco Seguros possui planos para diferentes tipos de empresas. No último ano crescemos 35% com produtos dedicados a esse público”.

Freitas ressalta que questões como essa dizem respeito a toda a cadeia da saúde e não apenas a esfera suplementar. “Infelizmente não existe modelos ideais”.

Já Carneiro se arrista a falar sobre um modelo ideal onde o SUS (Sistema Único de Saúde) fosse bom e conseguisse dar conta de toda a demanda.

Promoção de saúde
Para os entrevistados, além de os planos de saúde empresarial possibilitarem que haja redução no absenteísmo e ofereçam oportunidades para que os funcionários tenham acesso a um tratamento no segmento suplementar, esse recurso também contribui para a disseminação do conhecimento de promoção e prevenção de saúde.

“É preciso educar a população como um todo, estimulando hábitos mais saudáveis. Esse trabalho pode ser feito dentro das empresas com ações que vão desde programas antitabagistas até acompanhamento das pessoas com doenças cardiovasculares”, explica Coriolano.
De acordo com o executivo, o Bradesco possui ações direcionadas a essa prática. “Nossa vocação é dar as empresas a possibilidade de, por meio de um sistema de informação, identificar quais são os grupos de risco”. E ressalta que é importante fazer um trabalho junto ao departamento de recursos humanos, pois é difícil ter adesão individual.

“É preciso que o segurado esteja mais consciente e tenha em mente que tudo o que ele fazem influencia no mutualismo”, diz Portella.
O executivo da Sul América conta que, entre os projetos que a companhia possui, o programa do emagrecimento saudável possui adesão de mais de 500 pessoas. Além disso, a seguradora possui mais de 22 mil pacientes identificados como crônicos.

No intuito de melhorar o relacionamento com os médicos e reduzir o índice de sinistralidade, a Unimed BH possui programas que visam a uma estrutura de mudança na forma de pagar os médicos. “Eu pago ao pediatra um valor a mais, se o cliente não utilizar o Pronto –Atendimento seis vezes em um ano. Também pagamos a mais, por exemplo, para o profissional que realizou um bom número de partos normais”.

Além dos esforços citados, Coriolano acredita que a questão da sustentabilidade consiste em compatibilizar os custos médicos, com o orçamento das famílias e empresas. “É preciso disciplinar a inovação tecnológica. Será que faz sentido autorizar todos os medicamentos que a indústria quer? Todo dispositivo médico deve ser avaliado levando-se em consideração custo – benefício, efetividade da inovação”.

Relacionamento com os colaboradores
Se de um lado é preciso ter flexibilidade para não onerar o setor devido às projeções futuras, do outro as operadoras vão precisar estreitar laços e ampliar o relacionamento com médicos, hospitais e indústria.

“Quando se fala para um setor com essa magnitude, o desafio é falar em longo prazo, mas o mais importante é fazer com que todos os atores se reconheçam como parte importante do sistema”, afirma Portella.

O presidente do Bradesco completa ao dizer que é preciso ultrapassar a barreira da confiança. E diz que tem visto uma ampliação no diálogo entre hospitais e operadoras que vai ganhar mais força no futuro. “Estamos avançando no ponto de vista de uma nova prática assistencial, introduzindo pacotes e substituindo remuneração por procedimentos. É preciso ter otimismo para se ter um bom relacionamento com os fornecedores, para o bem da saúde suplementar”.

Ainda que as opiniões, perfis dos beneficiários e forma de interação no mercado sejam distintas os executivos da saúde suplementar compartilham da mesma opinião em relação à meta principal do setor. “Nosso sonho é um futuro sem doenças”.

Fonte SaudeWeb

ANS homologa entidades acreditadoras

A iniciativa faz parte do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, lançado em novembro do ano passado, com o objetivo de qualificar as empresas do setor

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem analisando, desde o início do ano, os pedidos de homologação feitos por organismos de certificação interessados em atuar como entidades acreditadoras, passando a certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, lançado em novembro do ano passado, com o objetivo de qualificar as empresas do setor, colaborando para a melhoria continuada dos serviços prestados.

De acordo com o diretor-adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras, Leandro Fonseca, o programa e as certificações que serão dadas às operadoras servirão para que as próprias empresas aprofundem o conhecimento sobre seu negócio. Dessa forma, poderão fazer os ajustes necessários, melhorando a qualidade dos serviços prestados e dos processos administrativos. Desde a publicação da Resolução Normativa 277, que instituiu o programa, diversas operadoras já manifestaram interesse em obter a certidão de acreditação.

Leandro Fonseca afirmou que vários organismos certificadores já procuraram a ANS para obter detalhes da homologação que permitirá a emissão de certificações das operadoras de planos de saúde. A primeira certificadora homologada foi a Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (CBA) e, possivelmente ainda este mês, outras empresas deverão ser homologadas. Leandro Fonseca ressaltou ainda que as empresas que estão sendo homologadas irão passar também, a partir de maio, por um processo de habilitação feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para qualificação dessas empresas.

De acordo com Fonseca, a parceria com o Inmetro foi devido à experiência de longa data do Instituto com empresas certificadoras. O processo de acreditação vai proporcionar aos usuários de planos de saúde uma melhor visão das operadoras. As próprias operadoras, ressaltou Leandro, poderão usar a qualificação como forma de promover seus serviços, além de dar mais transparência às atividades, desenvolvendo no mercado condições para o estabelecimento de uma competição qualitativa.

Fonte SaudeWeb

Secretaria de Saúde de Pernambuco contrata médicos

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, anunciou a realização de Seleção Pública Simplificada para a contratação temporária de 20 médicos, sendo 14 obstetras e 06 neonatologistas.
Poderão ser feitas inscrições de 18 a 27 de abril de 2012, via Sedex endereçado à Sede da SES localizada na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 - Bongi, CEP- CEP-50.751-530 ou inscrição presencial nos seguintes locais: rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi - Recife/PE; e Sede da IV Região de Saúde Rua General Estilac Leal s/n Salgado/Caruaru - CEP: 55018-610.
Os médicos inscritos serão selecionados por meio de avaliação curricular de caráter classificatório e eliminatório, e o resultado da mesma sairá no dia 11 de maio de 2012, a ser exposta no endereço eletrônico www.saude.pe.gov.br.
O resultado com a classificação final dos candidatos será divulgado no dia 23 de maio de 2012, estará no site citado acima, e a homologação acontecerá no dia seguinte, e será publicada no Diário Oficial do Estado.
A validade da seleção será de 24 meses, a contar da data de homologação do resultado final na imprensa oficial, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da SES.

Concurso Prefeitura de Guaraniaçu - PR

Estão abertas as inscrições do concurso público de provas escritas e prova prática, para provimento de cargos vagos, que vierem a vagar ou a ser criados durante o prazo de validade do concurso, no quadro de servidores da Prefeitura de Guaraniaçu, Estado do Paraná. O concurso será executado através do Instituto Superior de Educação, Tecnologia e Pesquisa Saber Ltda.

São oferecidas 39 vagas para cargos de agente comunitário de saúde PSF, médico PSF, médico, contador, pintor, auxiliar de serviços gerais e operador de compactador de solo, em níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 9.360,00 por carga horária de 12, 20 e 40h semanais.

Será admitida à inscrição somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, até o dia 02 de maio de 2012. A taxa varia de R$ 40,00 R$ 80,00 R$ 100,00 e R$ 120,00.

A prova escrita objetiva será realizada provavelmente no dia 03 de junho de 2012 em horário e local a ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 03 de junho de 2012, às 21h.
Já a prova prática será aplicada ao cargo de Operador de Compactador de Solo no dia 03 de junho de 2012, devendo os candidatos comparecer em frente à Prefeitura Municipal de Guaraniaçu às 14 horas, para o deslocamento ao local da prova prática.

O concurso terá validade por 02 anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Processo Seletivo Prefeitura de Cascalho Rico – MG

O município de Cascalho Rico, Estado das Minas Gerais, que conta com população pouco mais de 2. 600 habitantes, dista 626 Km até a capital do Estado e através da Prefeitura está com vagas em aberto para cargos na área de saúde. Ao todo são cinco vagas mais cadastro de reservas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
Remuneração:
Conforme o edital de publicação o vencimento básico inicial será de R$ 750,00 para Agente Comunitário de Saúde e R$ 622,00 para Agente de Combate às Endemias. Vale ressaltar que candidatos que possuam apenas o ensino fundamental completo poderão participar.
Inscrições:
As inscrições serão efetuadas entre os dias 23 a 27 de abril de 2012 diretamente no Departamento de Planejamento do município de Cascalho Rico, sito à Rua Elpídio de Carvalho, nº 779. O horário de atendimento será de 07:30 às 11:00 e 12:30 às 17:00 horas. O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 para ambos os cargos.
Provas:
Todos os candidatos serão submetidos a prova objetiva com questões de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório neste Processo Seletivo. A data prevista em edital para ocorrer a aplicação das provas será dia 20 de maio de 2012, a partir das 8:00hs nas dependências da Escola Municipal de Santa Luzia da Boa Vista. Todas as demais informações estarão sendo publicadas no site: www.fluxoconsultoria.com.br.

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Estado de Minas Gerais, acaba de publicar dois editais de processo seletivo com intuito de preencher 10 vagas mais cadastro de reserva em cargos que exigem o nível fundamental, médio e superior.

Cargos

São oferecidas 07 vagas para Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal, com salários de R$ 622,00 e, 03 para Médico, com vencimentos de R$ 54,01 p/h.

Inscrições

As inscrições para Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar de Saúde Bucal ficam abertas até o próximo dia 26 abril de 2012 e devem ser feitas no horário das 8h às 15h, de forma presencial, na Coordenação das Unidades de Saúde da Família no Anexo I, localizado a Praça dos Imigrantes, 20, bairro: Lagoinha, São Sebastião do Paraíso/MG.

Já para Médico, as inscrições vão só até o dia 24 de abril de 2012, no mesmo local e horário.

Provas

A prova objetiva será aplicada na data provável de 06 de maio de 2012, no horário das 8h às 11h, na Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori ( DITÃO) na Rua São José n° 159 - Santa Maria.

Validade

O certame terá validade de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Palhoça - SC

A Prefeitura de Palhoça, Estado de Santa Catarina, abriu inscrições para o concurso público destinado a prover vagas no quadro de pessoal do Município de Palhoça. O concurso será executado pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC.

São distribuídas 30 vagas para cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 5.023,15 para carga horária de 10 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Administrador, Assistente Social, Assistente Social - NASF, Contador, Dentista – ESF, Educador Físico - NASF, Enfermeiro – ESF, Engenheiro Ambiental, Farmacêutico, Farmacêutico – NASF, Fonoaudiólogo - NASF, Médico, Nutricionista - NASF, Psicólogo, Psicólogo - NASF, Assistente Administrativo, Técnico de Enfermagem - ESF, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Serviços Operacionais.
Inscrições
A inscrição somente será efetuada pela internet, até às 18h00min do dia 17 de maio de 2012, no site www.sociesc.org.br/concursos, horário oficial de Brasília.
Taxas
O valor da taxa de inscrição para cada um dos níveis de escolaridade é o seguinte:
-R$ 35,00 para os cargos de nível de ensino fundamental (completo e incompleto);
-R$ 60,00 para os cargos de nível de ensino médio;
-R$ 80,00 para os cargos de nível de ensino superior.

Provas e Validade
A data prevista da prova escrita é dia 10 de junho de 2012 (duração de 3 horas), a ser aplicada em locais e horários que serão informados no endereço eletrônico www.sociesc.org.br/concursos em até 5 dias da data de realização da prova. O concurso público tem validade de até 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Turvolândia - MG

A Prefeitura de Turvolândia, Estado de Minas Gerais, abre concurso publico para 59 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários oscilam entre R$ 653,10 e R$ 1.316,39.

Para o nível fundamental incompleto e completo as chances são para assistente de serviço administrativo, auxiliar de serviços administrativos, auxiliar de serviços públicos, coveiro, motorista, operador de maquina pesada, pedreiro e tratorista.

Quem tem o nível médio pode concorrer os postos de agente de serviço administrativo, auxiliar de farmácia, fiscal de tributos, obras e posturas, monitor creche, musiólogo, técnico de enfermagem, técnico de informática nível médio e tesoureiro.

Já para o nível superior, há oportunidades nas funções de assistente social, bioquímico, contador, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, professor, professor de educação física, técnico de nível superior/médico (clinico geral), técnico de nível superior/médico (ginecologista), técnico de nível superior/médico (ortopedista), técnico de nível superior/médico (pediatra), técnico de nível superior/médico (psiquiatra) e técnico de nível superior/médico (pequenas cirurgias).

Os interessados podem se inscrever pela Internet no endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br, a partir do dia 30 de abril até às 16h00min do dia 23 de maio de 2012.

Caso o candidato optar em fazer sua inscrição presencial deverá dirigir-se pessoalmente, ou por seu procurador, ao Posto de Inscrição, no Setor da Assistência Social à Rua Ildefonso Ventura de Carvalho nº. 49 - Centro - Turvolândia/MG das 09h00 às 16h00, durante o período de inscrição exceto aos sábados, domingos e feriados, para preenchimento da inscrição e emissão de seu boleto bancário.

As taxas de inscrição vão de R$ 18,00 a R$ 60,00, de acordo com o cargo.

As provas estão previstas para o dia 03 de junho de 2012, sendo aplicada na cidade de Turvolândia - MG.

A convocação para a prova escrita será afixada no quadro de avisos da Prefeitura, e divulgada nos sites www.turvolandia.mg.gov.br e www.rboconcursos.com.br a partir do dia 25 de maio de 2012, contendo informações quanto aos horários e locais de realização das provas.

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Prefeitura de Nova Guarita (MT) divulga edital de processo seletivo

Estão abertas as inscrições do processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de empregos vagos no cargo de agente comunitário de saúde da Prefeitura Municipal de Nova Guarita, Estado do Mato Grosso. São seis vagas disponíveis, e os interessados devem ter nível fundamental. A remuneração equivale à um salário mínimo (R$ 622,00) e a jornada é de 40 horas semanais.
Os interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico www.exataplanejamento.com.br no período compreendido entre 18 de abril e 04 de maio de 2012, e não haverá cobrança de valor correspondente à taxa de inscrição.
As provas escritas serão realizadas no dia 20 de maio de 2012, em local e horário serem definidos e divulgados no Diário Oficial do Município, no site www.exataplanejamento.com.br e no mural da Prefeitura Municipal.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.exataplanejamento.com.br, no primeiro dia útil após aplicação das provas escritas, a partir das 16:00 horas.
A divulgação do resultado final do processo será no quadro de avisos da Prefeitura Municipal, no diário oficial do município e no site www.exataplanejamento.com.br, em 06 de junho de 2012.
O prazo de validade do processo seletivo público será de dois anos e poderá ser prorrogado, uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Pérola (PR)

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Pérola, Estado do Paraná, para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores. O concurso de Pérola oferece 38 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. O salário variam de R$ 622,00 até R$ 5.710,25, com carga horária de 20 a 40h semanais.
Nível Fundamental:
Agente de Serviços Especiais - Feminino (10), Agente de Serviços Especiais - Masculino (10), Agente de Obras (01), Motorista (02), Operador de Máquinas (02)
Nível Médio e Técnico:
Agente Administrativo (02), Atendente de Consultório Dentário (01 + cadastro de reserva), Recepcionista (01), Técnico em Vigilância Sanitária (01)
Nível Superior:
Assessor de Controle Interno (01), Contador (01), Engenheiro Civil (01), Farmacêutico (01 + cadastro de reserva), Médico (01), Nutricionista (01), Professor (02)
Inscrições:
As inscrições estarão em aberto do dia 16 de abril até o dia 07 de maio de 2012, através do endereço eletrônico: www.fafipa.org/concurso. A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 100,00 de acordo o nível e a função a ser concorrido.
Provas:
As provas objetivas, serão realizadas no Município de Pérola, Paraná, nada prevista de 27 de maio de 2012, local e horário serão divulgados através do site www.fafipa.org/concurso.
O gabarito preliminar e o caderno de questões serão divulgados 01 (um) dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.
O prazo de validade deste Concurso será de 02 anos, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período, a contar da publicação do resultado oficial final.

Concurso Prefeitura de Pontes Gestal (SP)

A Prefeitura Municipal de Pontes Gestal, Estado de São Paulo, anunciou a realização de concurso público para preenchimento de 16 empregos vagos e formação de cadastro de reservas no quadro de funcionários do município. São vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, e a remuneração é de até R$ 4342,96.
Cargos disponíveis: calceteiro, motorista de ambulância, motorista - classe I, zelador, agente de saneamento, auxiliar de farmácia, auxiliar odontológico, carpinteiro, agente de organização escolar, agente de vetores, auxiliar de assistente social, auxiliar de contabilidade, fiscal de máquinas e serviços, office boy, profissional de instrução, auxiliar administrativo previdenciário, coordenador do CRASS, coordenador municipal de saúde, cirurgião dentista, encarregado do departamento de cultura esporte e lazer, médico pediatra, médico ginecologista, procurador jurídico, e secretário de gabinete.
Os interessados poderão se inscrever das 10 horas de 23 de abril às 16 horas de 02 de maio de 2012, exclusivamente pela internet através do site www.spconcursos.com.br e as taxas são de R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 63,00.
As informações sobre datas, horário(s) e local(is) para a realização das provas serão divulgadas, na Imprensa Oficial ou Jornal local, nos sites www.pmpontesgestal.com.br e www.spconcursos.com.br ou em listagem afixada no mural da Prefeitura Municipal.
O prazo de validade deste concurso público será de dois anos, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Camaragipe - PE

Provimento efetivo de 164 vagas e formação de cadastro de reserva no quadro funcional do Município. Estes são os dois principais objetivos do concurso público promovido pela Prefeitura de Camaragipe, Estado do Pernambuco, que disponibilizou três editais para este fim. As oportunidades de trabalho são para cargos de nível fundamental, médio e superior e os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.313,65.
A entidade executora do concurso é o IPAD- Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico.
Cargos
As vagas são para agente de proteção ambiental, agente de recuperação ambiental, assistente social, auxiliar de saúde bucal, cirurgião dentista edodontista, contador, fiscal de proteção ambiental, fisioterapeuta, geógrafo, médico, motorista, procurador, professor de educação básica, técnico em contabilidade técnico em controle interno, bibliotecário, operador de projeção cinematográfica, técnico de luz e técnico de som, técnico em enfermagem e guarda municipal.

Inscrições
Os candidatos poderão se inscrever pela internet em um dos seguites sites: www.ipad.com.br/concursoguardacamaragibe2012, www.ipad.com.br/concursocamaragibe2012 e www.ipad.com.br/fundacaocamaragibe2012, lembrando que o prazo vai até o dia 16 de maio de 2012, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco.

Investimento
- Nível Superior: R$ 65,00;
- Nível Médio: R$ 55,00;
- Nível Fundamental: R$ 45,00.

Provas
As provas serão aplicadas nas cidades de Recife e Camaragibe, programadas para 10 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados nos sites de inscrição. O gabarito será publicado provavelmente no dia 11 de junho de 2012.

O concurso público terá vigência de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final, período este que poderá ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Alta Floresta (MT)

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, Estado de Mato Grosso, realiza concurso público para preenchimento de empregos vagos em seu quadro de funcionários. O certame, que vai ser realizado pela organizadora ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento e Informática LTDA, disponibiliza 198 vagas, distribuídas entre funções de nível fundamental (63), médio (42) e superior (93).
Os salários oferecidos vão de R$ 627,39 a R$ 4.377,92.
Os interessados poderão se inscrever no Centro de Inclusão Digital, localizado no Centro Cultural, sito à Avenida Ludovico da Riva, s/nº – centro, e através do endereço eletrônico www.acpi.com.br no período de 18 de abril a 07 de maio de 2012. O investimento do candidato poderá ser de R$ 80,00, R$ 60,00 ou R$ 40,00, dependendo do cargo pretendido.
As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 27 de maio de 2012 no período matutino das 08h00min às 11h00min e as provas subjetivas, para os cargos de nível superior, no período vespertino das 14h00min às 17h00min. Ainda não foram informados os locais de prova.
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da Prefeitura Municipal e nos sites www.acpi.com.br e www.altafloresta.mt.gov.br.
O resultado final do concurso público será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será devidamente publicado no momento oportuno. Após este ato administrativo, passará a ser contado o prazo de validade do certame, que será de dois.

Concurso CRSM – SP

O Centro de Referência da Saúde da Mulher através da Comissão Especial de Concurso Público, autorizada pela Coordenadoria de Serviços de Saúde, está promovendo Concurso Público para seleção de o7 médicos em determinadas especializações e 02 Auxiliares de Farmácia. Os profissionais médicos deverão ter formação em uma das seguintes especialidades: Clínico Geral, Médico Intensivo, Mastologista, Ginecologista e Obstetra, Médico do Trabalho, Cancerologista cirúrgico, Cancerologista clínico.
Remuneração:
Segundo consta no edital, o vencimento inicial é de R$ 1.862,64 mais benefícios e um determinado valor por produtividade, que varia de acordo com a especialização do médico. Já para o cargo de Auxiliar de farmácia a remuneração inicial será de R$ 731,00 mais prêmio de incentivo de R$ 247,00.
Inscrições:
Os interessados deverão efetuar suas inscrições pessoalmente até o dia 20 de abril de 2012 diretamente no escritório do Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, sito à Rua Condessa de São Joaquim, nº 282, Bela Vista, São Paulo - SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,85 para as vagas de Médico e de R$ 45,57 para Auxiliar de farmácia.
Prova:
Todos os candidatos serão submetidos a prova de conhecimentos específicos com questões de múltipla escolha. A data prevista para a aplicação das provas será 20 de maio de 2012 na cidade de São Paulo. Os convocados serão relacionados através de edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Validade:
Este Concurso será válido por dois anos e poderá ser prorrogado, caso haja necessidade, por igual período e uma única vez.

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Hospital do Mandaqui, localizado em Santana, distrito que fica na zona oeste de São Paulo, divulgou dois editais de abertura de concurso público para contratação de médicos nas especialidades de Pediatria, com área de atuação em Infectologia Pediátrica e Neurologia.
Vencimentos:
Conforme os dois editais, o vencimento inicial será de R$ 1.862,74 para ambos os cargos, com acréscimo de benefícios e ganho específico por produtividade no valor de R$ 1.936,00.
Inscrições:
Os candidatos poderão efetuar suas inscrições retirando a ficha de inscrição no endereço eletrônico www.crh.saude.sp.gov.br e em seguida apresentando-a no Núcleo de Recrutamento e Seleção, da Gerência de Recursos Humanos, sito à Rua Voluntários da Pátria, nº 4301, Mandaqui, São Paulo-SP. O prazo para inscrição se encerra no dia 20 de abril de 2012.
Provas:
Haverá prova de conhecimento específico com questões de múltipla escolha que ocorrerão na cidade de São Paulo no dia 06 de maio de 2012. O local e horário exato será divulgado através de edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Validade:
O período de validade do concurso será de dois anos, que serão contados a partir da homologação do resultado final.

Concurso Fundo de Previdência Municipal de Araucária (PR)

O Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA), no Paraná, informa a abertura de inscrições para a realização de concurso público, destinado ao preenchimento de 06 vagas mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários oferecidos serão de até R$ 4.556,92, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Cargos
Há oportunidades para Advogado, Assistente Social, Contador, Médico e Auxiliar Administrativo.
Inscrições e Taxas
A inscrição deve ser feita pela internet, no endereço www.nc.ufpr.br, até às 16h00min do dia 09 de maio de 2012, lembrando que para participar, é necessário pagar uma taxa de acordo com seu nível de escolaridade, entre R$ 35,00 (fundamental) e R$ 80,00 (superior).
Provas
As provas serão aplicadas possivelmente no dia 27 de maio de 2012, às 08h30min, no município de Curitiba/PR.
Validade
O certame terá validade de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, mas poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Hospital do Ipiranga (SP) abre 17 vagas para médicos

O Hospital Estadual do Ipiranga, em São Paulo, informa que já estão abertas as inscrições para a realização de concurso público, destinado ao preenchimento de vagas para médicos em quatro especialidades.

Vagas e Salários
São oferecidas 17 vagas, com salários de R$ 1.862,64, mais produtividade média de R$ 1.000 e a possibilidade de plantões extras por 20 horas semanais.

Inscrições e Taxas
Os interessados em participar, devem realizar suas inscrições pela internet, no endereço www.crh.saude.sp.gov.br, até o próximo dia 25 de abril de 2012, lembrando que o valor da taxa é de R$ 60,85

Provas
As provas serão aplicadas na data provável de 06 de maio de 2012, em locais e horários a serem divulgados posteriormente.

Concurso Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (MT)

Anunciada a realização de processo seletivo público destinado ao preenchimento de empregos vagos no quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Estado do Mato Grosso. O certame será realizado sob a responsabilidade da ACPI – Assessoria, Consultoria, Planejamento e Informática LTDA.
São 38 vagas ao cargo de agente comunitário de saúde para as zonas rural e urbana, nível fundamental completo, com remuneração de R$ 622,00 (um salário) e jornada de 40 horas semanais.
Quem se interessa numa das vagas deverá se inscrever no período de 18 a 30 de abril de 2012, pelo endereço eletrônico www.acpi.com.br. Serão recebidas inscrições presencias na Prefeitura Municipal, apenas até o dia 20 de abril, e a taxa é de R$ 30,00.
As provas serão aplicadas no dia 13 de maio de 2012, em locais a serem divulgados até um dia antes da realização, no Paço Municipal e nos sites www.nossasenhoradolivramento.mt.gov.br e www.acpi.com.br.
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas, no período vespertino na sede da Prefeitura Municipal, e a divulgação dos classificados em ordem decrescente acontecerá em até 30 dias.
Todas as publicações pertinentes ao presente processo seletivo, enquanto em andamento, serão feitas pelos sites www.nossasenhoradolivramento.mt.gov.br e www.acpi.com.br.
O presente processo seletivo público será válido pelo prazo de um ano contado a partir da sua homologação.

Concurso Prefeitura de Jundiaí (SP)

A Prefeitura de Jundiaí, Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 20 vagas, em cargos de níveis médio/técnico e superior, com salários de até R$ 2.887,64, mais auxílio transporte de R$ 232,00 e auxílio alimentação de R$ 300,00 para carga horária de 30, 33 e 40h semanais.
Será assegurada aos portadores de deficiência, a reserva de vaga neste concurso público, na proporção de 5% das vagas oferecidas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso.
Cargos
Professor de Educação Básica I (07), Professor de Educação Básica II (Língua Portuguesa) (01), Agente de Desenvolvimento Infantil (Feminino) (10) e Técnico em Nutrição e Dietética (02).
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.makiyama.com.br, até o dia 29 de abril de 2012 . As taxas variam de R$ 40,00 para nível médio, R$ 50,00 para técnico e de R$ 60,00 para nível superior.
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Jundiaí, na data prevista de 27 de maio de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 29 de maio de 2012.
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Jundiaí, uma única vez e por igual período.

Concurso Corsan 2012

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou edital para realização de concurso público.
Há 248 postos de trabalho que necessitam ser preenchidos pela Companhia ao longo da vigência do processo, todos sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho.
Os salários são variáveis entre RS 1.336,14 (Cargo de Agente Administrativo) e até R$ 5.287,00, considerando o potencial vencimento do cargo de Geólogo.
Cargos e requisitos
As oportunidades com vagas disponíveis no concurso Corsan 2012 são para os cargos de Agente Administrativo, Agente de Serviços Operacionais, Agente em Tratamento de Água e Esgoto, Bioquímico, Geólogo, Técnico Eletromecânico, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança doTrabalho, Técnico em Edificações e Técnico de Hidrologia.
Além do vencimento mensal, os novos servidores receberão auxílio alimentação no valor de R$ 625,98 e terão convênio para assistência médica e previdência complementar com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul - IPERGS, desde que faça a adesão.
Para participar, o candidato deverá comprovar que preenche os requisitos necessários até a data da contratação, entre os quais: possuir Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, de acordo com as exigências do cargo pretendido e ter Carteira Nacional de Habilitação - categoria mínima "B", requisito que é exigido para todos os cargos. Ressalte-se que os portadores de necessiades especiais também poderão se candidatar a uma das vagas, de acordo com os dispositivos legais e editalícios que os amparam.
A jornada de trabalho semanal de cada contratado será de 40 horas, lembrando que do total de vagas, 153 são para ocupações de nível Fundamental, 92 para nível Médio/Técnico e 3 são para funções de nível Superior.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 08 de maio de 2012 através do site www.msconcursos.com.br.
O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar sua inscrição no seguinte posto de atendimento: 3º Grau Cyber Café LTDA, localizado na Avenida Independência, n° 437, Bairro Independência, Porto Alegre – RS, CEP 90.035-071 de segunda-feira a sexta-feira, das 9h 12h e das 14h às 18h.
Para efetivar a participação, o interessado deverá pagar uma taxa, que poderá ser de R$ 129,69 (empregos de nível Superior), R$ 56,88 (nível Médio e Técnico) ou R$ 34,12 (para o emprego que exige nível Fundamental).
Provas
Todos os candidatos serão submetidos a Provas Objetivas de múltipla escolha, que serão aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Santo Ângelo, Alegrete e Rio Grande. A data prevista para a realização da Prova Objetiva será o dia 03/06/2012. Serão cobrados conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Matemática, Química, Informática e sobre o Regulamento de Água e Esgoto da CORSAN.
Todas as informações referentes ao concurso Corsan 2012, até a homologação do resultado final, se dará através das publicações oficiais, que ficarão dispostos tanto no posto de inscrição presencial quanto na internet, através dos sites de inscrição e do site da Corsan (www.corsan.com.br).

Prefeitura de Janaúba (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Janaúba, Estado de Minas Gerais, publicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 223 vagas para cargos de todos os níveis de ensino, com salários que vão até R$ 50,36 p/h. A jornada de trabalho semanal é de, no máximo, 40 horas.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Consultório Odontológico, Atendente de Farmácia, Facilitador de Oficinas de Cultura, Esporte e Lazer, Facilitador de Oficinas - Específico, Orientador Social, Orientador Social Profissional, Técnico em Enfermagem, Assistente Social (Saúde), Assistente Social (Promoção Social), Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico-Cirurgião, Médico da ESF, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista (Saúde), Nutricionista (Promoção Social), Pedagogo (Saúde), Pedagogo (Promoção Social), Psicólogo (Saúde) e Psicólogo (Promoção Social).
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, ate às 18 horas do dia 04 de maio de 2012, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 180,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas em Janaúba-MG. O endereço do local de provas será divulgado até o dia 14 de maio de 2012, no site www.cotec.unimontes.br, para conhecimento dos candidatos. O Gabarito Oficial da prova de Múltipla Escolha será divulgado até 24 (vinte e quatro) horas após o encerramento da Prova de Múltipla Escolha e afixado na sede da Prefeitura Municipal de Janaúba.

O prazo de validade do certame é de 1 ano, a contar da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Mulher de 159 kg precisava de ajuda dos filhos para ir ao banheiro e amarrar o tênis


foodaddict
O antes e o depois
Situação embaraçosa a fez mudar de vida, e ela já perdeu 57 kg

Dawn, de 41 anos, chegou a pesar quase 159 kg e precisou de ajuda dos filhos até para ir ao banheiro.

O sobrepeso fez muito mal para sua saúde e, principalmente, para sua rotina, segundo o tabloide The Sun. Tanto que seus filhos, Lloyd, Emily e Jessica, a ajudavam a amarrar o tênis.

— É humilhante. Toda vez que preciso ir ao banheiro, tenho que chamar um dos meus filhos. Odeio isso, mas não tem nada que eu possa fazer.

Mas, em 2009, Dawn resolveu emagrecer. Participando de um clube para emagrecer, ela perdeu 57 kg.

— Depois que emagreci, passei a cuidar mais de mim. Não sou mais um fardo para os meus filhos. Tenho muita sorte de tê-los.

Fonte R7

Adolescente morre após tentar esconder anorexia dos pais

charlotteCharlotte, uma aluna "nota dez" e popular, morreu com 17 anos e 38 kg

Charlotte Seddon, uma garota de 17 anos descrita como "inteligente, autoconfiante e popular", morreu após esconder de seus pais uma anorexia que a fazia sofrer há quatro anos.

Ela pesava apenas 38 kg quando morreu, segundo o tabloide inglês Daily Mail. Seu pai, Stephen, só descobriu a doença depois, ao ver o diário dela.

- Nós descobrimos mais sobre sua condição a partir do que ela deixou para que nós pudessemos ler.

Charlotte foi encontrada morta em casa, em Padiham, Inglaterra, no dia 20 de dezembro de 2011.

Até o coração de Charlotte estava abaixo do peso: 190 g, quando deveria pesar cerca de 320 g.

Ela morava, além do pai, com a mãe, Corinne, e os irmãos Daniel e Abby, sua gêmea.

Agora, os pais tentam usar a história da filha para alertar outras garotas que sofram de bulimia e anorexia — e mostrar que a família pode detectar sinais precoces dos distúrbios nos filhos.

Vídeo: conheça os riscos que os distúrbios alimentares oferecem à saúde
Fonte R7

Haste magnética reduz necessidade de cirurgia para fortalecer a coluna

Crianças nascidas com curvatura anormal descartam cirurgia a cada 6 meses

Uma nova haste magnética desenvolvida para fortalecer a espinha dorsal traz a promessa de tratar crianças nascidas com uma curvatura anormal na coluna, descartando a necessidade de cirurgias a cada seis meses, anunciaram cientistas de Hong Kong nesta quarta-feira.

Atualmente, hastes fortalecedoras fixadas à coluna precisavam ser alongadas em um procedimento cirúrgico com anestesia geral a cada seis meses para acompanhar o crescimento da criança.

Os cientistas as substituíram por um novo tipo de haste magneticamente ajustável em cinco crianças com idades de 5 a 14 anos com escoliose, uma curvatura anormal da coluna, no Hospital Infantil Duquesa de Kent, em Hong Kong.

Durante visitas clínicas mensais ao longo de dois anos, as hastes foram manipuladas por meio de um dispositivo externo, manual, situado sobre ímãs implantados internamente, ressaltou o estudo publicado no periódico médico The Lancet.

Um mecanismo de rotação dentro da haste provoca sua extensão, consequentemente, alongando a coluna. O cientista Kenneth Cheung, da Universidade de Hong Kong acrescenta:

— Nossa descoberta é que a haste pode ser alongada remotamente e a grande vantagem deste alongamento à distância da haste é que o paciente não precisa se submeter a anestesia geral.

— Eles basicamente voltam a nossa clínica uma vez por mês e levamos 30 segundos para alongar a haste e o paciente pode voltar para a escola.

Segundo Cheung, cerca de 3% da população sofre de escoliose e 0,1% precisa do tratamento de reforço.

Tradicionalmente, os médicos usam parafusos e hastes para fortalecer a coluna de pacientes com escoliose e mantê-la no lugar, mas em crianças pequenas o procedimento dificulta seu crescimento.

— A haste extensível tem sido usada por 5 a 10 anos.

Um teste em larga escala está sendo planejado para ver se o protótipo de tratamento é seguro e eficaz.

Fonte R7

Pesquisadores avançam no desenvolvimento de vacina contra a tuberculose

A clássica vacina BCG é eficaz para as crianças, mas não ainda para os adultos

A criação de uma vacina eficaz contra a bactéria causadora da tuberculose em roedores reavivou a esperança de uma proteção mais efetiva em pessoas adultas contra uma doença que a cada ano causa um milhão e meio de mortes.

A clássica vacina BCG é eficaz nas crianças, mas "não protege suficientemente o adulto contra a tuberculose pulmonar", explica o Instituto Pasteur, que concebeu esta vacina há cerca de um século.

A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) protege entre 50% e 75% dos adultos, o que torna impossível impedir a propagação e a erradicação da doença.

Recentemente, pesquisadores do Instituto Pasteur e do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) conseguiram modificar o genoma do bacilo responsável pela tuberculose, para obter "uma cepa não virulenta nos ratos", de acordo com um comunicado de ambos os centros.

As equipes coordenadas pelo Dr. Laleh Majlessi e pelo professor Claude Leclerc afirmaram que "os ratos imunizados com a cepa atenuada estão protegidos de forma muito eficaz contra a infecção por 'Mycobacterium tuberculosis'", a bactéria responsável pela doença.

Os pesquisadores descobriram que a sua versão modificada do bacilo de Koch (outro nome dado ao agente infeccioso descoberto pelo alemão Robert Koch) "provoca no rato uma reação imunológica mais forte do que a vacina BCG".

Assim, "a cepa mutante do Mycobacterium tuberculosis é uma candidata para se tornar uma séria vacina contra a tuberculose", destacaram o Instituto Pasteur e o Inserm, cujas pesquisas foram publicadas nesta quarta-feira na revista americana Cell Host & Microbe.

No entanto, outros estudos serão necessários antes da vacina ser usada em seres humanos. O próximo passo é fazer uma mutação adicional para fornecer uma cepa totalmente inócua que pode ser testada em seres humanos.

A tuberculose se agravou nos países pobres. Com 9 milhões de novos casos a cada ano, é a segunda principal causa de morte entre as doenças infecciosas, atrás apenas da Aids.

O arsenal médico contra a tuberculose está desatualizado e tem se tornado menos eficaz com o surgimento de cepas super-resistentes à ação de antiobióticos.

Fonte R7

Malária: febre alta e dores musculares são os principais sintomas

Doença infecciosa é transmitida pela picada de um mosquito



Fonte Minha Vida

Sorria! Bom-humor pode prevenir doenças do coração

Análise de pesquisadores americanos mostra que pessoas otimistas são mais saudáveis

Sorria! Manter o bom humor pode fazer bem para o coração, aponta uma pesquisa conduzida por especialistas dos Estados Unidos. Pessoas felizes e otimistas tem menos chances de desenvolver doenças no coração ou sofrer um derrame, de acordo com um trabalho da Universidade de Harvard que analisou mais de 200 estudos sobre o assunto e foi publico no Psychological Bulletin, jornal especializado.

Enquanto os bem-humorados tendem a ser mais saudáveis, os cientistas acreditam que a sensação de bem-estar reduzem fatores de risco como a pressão alta e os altos índices de colesterol. Já foi cientificamente comprovado que o estresse e a depressão estão ligados a doenças do coração.

Os pesquisadores analisaram várias trabalhos que relacionam o bem-estar psicológico à saúde cardiovascular. O estudo revelou que fatores como o otimismo, a satisfação devida e a felicidade aparentemente estão ligados à redução dos riscos de doenças do coração e de circulação, independentemente de idade, classe social, peso e se é fumante ou não. O risco é 50% menor entre os bem-humorados.

A doutora Julia Bohem, que liderou o trabalho, e seus colegas lembram que a pesquisa apenas sugere uma ligação e não é uma prova científica de que a sensação de bem-estar reduz os riscos. E não apenas é difícil de medir objetivamente os fatores da felicidade como também é preciso considerar aspectos biológicos, como diabetes e colesterol, mais importantes quando se discute prevenção.

As pessoas mais otimistas analisadas também apresentavam comportamentos mais saudáveis, como manter exercícios e uma dieta balanceada em sua rotina. Mas mesmo quando esses fatores - e outros como qualidade do sono - foram excluídos, as ligações entre o bem-estar e a redução dos riscos ainda ficou clara.

Mesmo com os mais de 200 estudos analisados, os pesquisadores disseram que o número não é o suficiente para que sejam tiradas conclusões sólidas e recomendam ainda mais análises. Muitos dos trabalhos passados relacionados ao humor e às doenças cardiovasculares dão mais ênfase ao estresse e à ansiedade, em vez de considerar felicidade e bom humor.

Fonte Estadão

Júri popular absolve mãe acusada de tentar matar filho em Brasília

Mulher foi acusada de retirar o balão de oxigênio do rapaz e tentar sufocá-lo com travesseiro

BRASÍLIA - Um júri popular em Brasília absolveu nesta quarta-feira, 18, uma mulher de 79 anos acusada de tentar matar um filho adulto que vivia em estado vegetativo após sofrer acidente. O Plano de Saúde Unimed acusou a mulher, que cuidava do filho em casa, de retirar o balão de oxigênio do rapaz e tentar sufocá-lo com travesseiro. O caso teve como pano de fundo a questão da eutanásia.

Depoimentos anexados ao processo indicaram que a acusada tentou sufocar o filho em três dias consecutivos de abril de 2003. Na época, o homem tinha 42 anos. Ele faleceu em 2007. Médicos costumam chamar de eutanásia ou morte assistida o uso de medicamentos para provocar a morte, a omissão e a interrupção de tratamento. Embora não especifique o crime de eutanásia, o Código Penal Brasileiro estabelece que os envolvidos em casos de interrupção de tratamento ou a prática simples de homicídio devem responder a crime de homicídio com penas de 12 a 30 anos de prisão.

O ato de deixar de prestar assistência é punido com pena de até seis meses de detenção e pagamento de multa. Se entender que o homicídio foi privilegiado, isto é, teve um valor moral, o condenado pagaria apenas um terço da pena.

A mulher foi levada a júri por crime de homicídio. O advogado Aurélio Prado Manso, que participou da defesa dela, disse avaliar que o processo envolvendo sua cliente só seria de eutanásia se a vítima tivesse solicitado as providências para a morte. "O filho, neste caso, sofreu um acidente e entrou em coma profundo. A mãe foi acusada de matá-lo, acusada de homicídio comum", afirmou. "Ficou provado nos autos que ela não cometeu crime", completou. "O fato não ficou comprovado. O plano de saúde inventou essa história".

Na denúncia inicial, o Ministério Público escreveu que a mulher aproveitava a distração de enfermeiros do plano de saúde para tentar sufocar o filho e os profissionais de saúde teriam impedido que ela executasse o crime. O rapaz foi levado para o hospital para continuar o tratamento e retornou à casa da mãe, onde ficou mais três anos e meio até falecer. Em juízo, ela disse que os enfermeiros confundiram a situação. Ela estaria ajeitando os travesseiros e que mexeu no balão de oxigênio para aumentar o fluxo. Um exame feito a pedido da defesa indicou "transtorno depressivo" da mãe.

Diante dos sete jurados, o promotor José Pimentel Neto disse que não tinha "autoridade" para pedir a condenação da acusada.

Fonte Estadão

Saúde segura lotes de remédio para doença de Gaucher

Ministério não definiu o que fará com estoque, no valor de R$ 29,4 milhões, cuja data de validade vence em junho

Enquanto pacientes com doença de Gaucher dizem sofrer efeitos do racionamento de medicação, o Ministério da Saúde tem em seus estoques R$ 29,4 milhões de uma droga usada no tratamento cuja data de validade vence em julho e ainda não definiu o que será feito com os lotes.

A maior parte dos frascos (19,1 mil) vence em maio. "No mínimo, é uma estranha lógica para lidar com estoques", afirma o presidente da Associação Nacional dos Portadores da Doença de Gaucher e Outras Doenças Raras, Pedro Stelian. A dúvida está entre apenas trocar por outros medicamentos ou receber o dinheiro de volta. "Enquanto a discussão se arrasta, maior a preocupação dos pacientes", avalia.

O diretor substituto do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Rodrigo Fernandes Alexandre, não explicou as razões da polêmica. "No primeiro momento, o que se imagina mesmo é a troca pelo mesmo remédio, com outra data de validade." Ele garante que a decisão não trará prejuízo para o governo, mas não explica o que fazer, por exemplo, se o dinheiro for devolvido e uma nova compra tiver de ser feita, por um preço unitário da droga maior. "Tudo isso está em discussão."

O remédio foi comprado numa operação emergencial após a Genzyme - fornecedora do único medicamento para a doença naquela época, a imiglucerase - ter alterado a grade de distribuição por causa de uma contaminação na produção. A taliglucerase é considerada experimental.

Para que a compra fosse realizada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisou emitir uma licença de importação emergencial. Foram comprados na época 54,4 mil frascos, ao custo de R$ 52,47 milhões.

"A licença valia para aquele lote", disse o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Se uma nova leva do remédio tiver de vir para o País, será preciso nova licença. "Não será automática. Naquela época, havia uma emergência."

Nesta quarta, o Estado mostrou que o ministério alterou o protocolo para tratamento da doença, um problema genético raro que pode levar à morte. Depois de a fornecedora do remédio usado pela maior parte dos pacientes, o imiglucerase, informar que só atenderia a 50% da demanda, o governo - com a anuência de médicos e gestores -, fez um novo protocolo. A imiglucerase ficou reservada para casos mais graves. Aqueles em melhores condições deveriam ter a dose reduzida, trocar o remédio ou migrar para uma droga experimental.

Fonte Estadão

Novas drogas contra câncer de próstata enfrentam tumor avançado

Um novo medicamento que aumenta a sobrevida de pacientes com câncer de próstata avançado começa a ser vendido no Brasil neste mês. A abiraterona é o capítulo mais recente na enxurrada de drogas contra a doença lançadas na última década.

Só nos últimos dois anos, a FDA (agência dos EUA de vigilância sanitária) aprovou quatro tratamentos contra a doença. Outras drogas já demonstraram sucesso em estudos e podem engordar a lista.

O tumor na próstata se alimenta da testosterona e de outros hormônios masculinos. Por isso, o tratamento precisa controlar o nível desses hormônios. Em casos avançados, é necessário eliminar essa fonte. Ou seja, fazer uma castração química.

Mas, em alguns pacientes, o câncer "aprende" a contornar o problema. É possível que restem níveis baixos dos hormônios ou que o tumor use outras fontes de sustento.

"A principal causa para essa mudança [aumento dos tratamentos disponíveis] é que existe um melhor entendimento dos mecanismos que levam à resistência hormonal", disse à Folha a oncologista Cora Sternberg, da Universidade da Pensilvânia.

Os novos tratamentos se concentram nesses casos. A abiraterona inibe outros hormônios que ajudam a alimentar o tumor.

Custo alto
Ainda não liberado no Brasil, mas já em uso nos EUA, o Provenge trabalha com outro método, que estimula o sistema imune.

Segundo Fernando Maluf, do Hospital São José, "depois da castração química, não dá para dizer que a vida é normal. Mas os remédios conseguiram prolongar não só o tempo de vida como também a qualidade", diz.

Os novos tratamentos são para poucos. A abiraterona será vendida por R$ 8.554 (preço da caixa com 120 comprimidos). Ainda não há previsão de quando, ou se, esse tratamento estará no SUS.

Fonte Folhaonline

Beber água durante provas pode aumentar chances de notas melhores, diz estudo

Estudantes que bebem água durante exames aumentam suas chances de conquistar notas mais altas, segundo um estudo feito na Grã-Bretanha.

A pesquisa, realizada pelas universidades londrinas de East London e Westminster com 447 estudantes, constatou um desempenho em média 5% melhor nos estudantes que beberam água em comparação com os que não ingeriram líquido.

Um dos autores do estudo, Chris Pawson, da Universidade de East London, disse que consumir água pode ter um benefício psicológico sobre o raciocínio, além de aliviar a ansiedade.

"São necessários outros estudos para determinar com mais precisão as causas disso, mas é evidente que os estudantes devem se esforçar para estarem hidratados durante as provas" disse ele.

Os resultados da pesquisa podem ter implicações em políticas adotadas sobre a acessibilidade da água durante os exames, dizem os pesquisadores.

Fonte Folhaonline

Japoneses "ensinam" cabelo humano a crescer nas costas de camundongo

Camundongo sem pelos tem cabelos de origem humana (negros) em suas costas, em pesquisa de cientistas japoneses
Camundongo sem pelos tem cabelos de origem humana (negros) em suas costas, em pesquisa de cientistas japoneses
Com o perdão do trocadilho, a imagem é de arrepiar os cabelos: um tufo de cabelo humano crescendo no dorso de um camundongo de uma linhagem naturalmente "pelada".

Os responsáveis pela visão inusitada são Takashi Tsuji e seus colegas da Universidade de Ciência de Tóquio, no Japão. Em artigo recém-publicado na revista científica "Nature Communications", eles mostram como conseguiram uma integração do cabelo humano muito similar à natural no organismo dos roedores.

Em tese, a técnica, que partiu do cultivo em laboratório de folículos capilares de um homem com calvície, poderia ser um novo caminho para tratar a calvície.

O ponto importante do estudo japonês é que ele conseguiu fazer com que os cabelos implantados nos camundongos ficassem realmente conectados com a pele do animal, incluindo terminações nervosas e músculos que fazem os pelos arrepiarem.

Os pesquisadores também mostraram que esses cabelos passam pelo ciclo normal de crescimento, queda e reposição da cabeleira natural.

Fonte Folhaonline

Material de pesquisa com células-tronco terá prioridade em aeroporto, diz Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que está empenhado em desburocratizar a entrada de material voltado para a pesquisa de células-tronco no país.

Nesta segunda-feira (16) o governo anunciou um pacote de R$ 15 milhões para expandir a produção e os estudos sobre o tema. Hoje, a maior parte das células e dos insumos utilizados em pesquisa é importada.

Para apoiar o investimento, Padilha disse que já está em andamento um projeto nos aeroportos do país para facilitar a entrada do material necessário ao desenvolvimento da tecnologia na área de células-tronco.

"Além do investimento nos centros, adotamos medidas em parceria com a Anvisa e a Infraero para acelerar a entrada desses produtos. Eles terão fluxo prioritário, porque não vem para simples comercialização ou terapia, mas para pesquisa clínica", afirmou.

O treinamento e a capacitação do pessoal que vai diferenciar os itens que devem receber prioridade ao entrar no Brasil começaram no fim do ano passado. Os aeroportos escolhidos para o projeto-piloto foram: Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Juscelino Kubitschek (Brasília).

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, a intenção do governo é replicar a ação em todos os aeroportos internacionais do país, mas ainda não há prazos definidos.

Fonte Folhaonline

Um terço das próteses de silicone PIP podem se romper, dizem britânicos

Prótese mamária da marca francesa PIP que foi retirada de uma paciente francesa após o produto ter se rompido
Prótese mamária da marca francesa PIP que foi retirada de uma paciente francesa após o produto ter se rompido
Uma dupla de cirurgiões plásticos britânicos afirma que a taxa de ruptura dos implantes de seio PIP (que causaram pânico em mulheres do mundo todo, inclusive no Brasil) pode chegar a um em cada três implantes.

Eles estudaram 453 de suas pacientes, que receberam os implantes da fabricante francesa falida entre sete e 12 anos atrás, e verificaram uma taxa de ruptura entre 15,9% e 33,8%.

"Estudos anteriores normalmente mostravam taxas de falha entre 2% e 5%", disseram Miles Berry e Jan Stanek, autores de um estudo na revista médica "Journal of Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery".

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores empregaram exames com ultrassom, que são mais conclusivos do que os exames físicos mais comumente realizados, disseram eles.

A dupla aconselha a remoção de todos os implantes da marca.

Fonte Folhaonline