Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 8 de maio de 2012

Dislexia não deve ser impedimento para jovem que visa universidade

A principal característica da dislexia é a dificuldade – lentificação – do processamento de informações, principalmente relacionados à leitura, escrita e interpretação de textos – funções fundamentais para se passar em um vestibular. Mas ter dislexia não impede que o jovem tenha sucesso na vida acadêmica – é preciso apenas adaptar o processo seletivo das universidades a este aluno.

Segundo a psicóloga Maria Inez Ocanã, especialista em neuropsicologia, da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), já existe um consenso entre as principais instituições de ensino do Brasil de que se deve dar ao disléxico condições diferenciadas no vestibular. A principal delas é um maior tempo para a realização da prova (cerca de uma hora e trinta minutos a mais). “Esta condição é fundamental se levarmos em conta a diferença apresentada pelos disléxicos em relação à velocidade de trabalho (na leitura e escrita).”

Segundo a psicóloga, isto ocorro devido ao processo de leitura utilizado pelo disléxico, que ativa áreas do cérebro não especializadas para esta função, fazendo a tarefa ser um processo de decodificação não automatizado, “o que leva à lentificação da resposta e ao cansaço excessivo relatado por alunos com dificuldades de aprendizagem em tarefas de leitura e escrita, principalmente as mais demoradas como, por exemplo, as provas de vestibular”.

Além disso, destaca, deve ser oferecido ao disléxico o direito de ter um ledor à sua disposição. “Este ledor, de preferência uma pessoa que tenha bom conhecimento do distúrbio, realiza a leitura da prova para o aluno e este, com este recurso, processa a informação mais rapidamente e registra sua resposta. O ledor não interfere nesta escolha”, diz.

Como no quadro da dislexia existe uma dificuldade de atenção, o aluno poderia marcar a resposta certa no caderno e transcrever de forma errada para a folha de respostas, este assistente de prova pode ainda revisar as anotações na folha de resposta. Inez destaca que, além da dislexia, é frequente coexistir o quadro de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que torna ainda mais necessária esta revisão da folha de respostas.

“O ledor pode ainda ser auxiliar na redação – um dos maiores obstáculos para o disléxico numa prova de vestibular. Umas das formas de auxiliar neste momento é o aluno elaborar a redação e ditar para o ledor escrever. A nota ponderada também pode ter critério diferenciado.”

Outro ponto é o uso de calculadoras. Segundo a psicóloga, algumas universidades já permitem seu uso por jovens com dislexia, uma vez que eles demoram mais tempo, tanto na interpretação do enunciado como na resolução do problema. “Eles demoram mais, pois fazem o roteiro completo das tabuadas para cada conta que fazem”, explica.

Condições diferenciadas não são privilégio
Vale destacar que estas condutas diferenciadas não privilegiam os jovens com dislexia, mas os colocam em condições de igualdade, considerando suas necessidades diferenciadas para expressarem os conhecimentos adquiridos.

“Estas condições e possibilidades têm feito muita diferença em relação à autoestima das pessoas com dificuldades de aprendizagem, colocando-os aptos a conquistarem posições que de outra forma, talvez, não pudessem alcançar”.

Maria Inez destaca ainda que o valor do profissional disléxico já tem despertado o interesse inclusive de grandes empresas que também estão oferecendo estas mesmas condições diferenciadas aos disléxicos que participarem de concurso público para ingresso nos quadros de funcionários.

“É importante citar que estas condições diferenciadas devem ser solicitadas pelos interessados por ocasião de inscrição para o vestibular ou concurso público, além de apresentarem laudo conclusivo constando o diagnóstico de dislexia realizado por equipe multidisciplinar especializada”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Puberdade precoce aumenta os riscos de problemas psicológicos

Meninas com puberdade precoce podem ter mais problemas psicológicos e maiores riscos de gravidez precoce.

Isto é o que aponta um estudo publicado no periódico The Obstetrician & Gynaecologist Journal que pesquisou os impactos da puberdade precoce, uma condição que ocorre quando algumas estruturas do cérebro têm sua maturação adiantada.

A puberdade, naturalmente, se inicia a partir dos dez anos de idade e é quando a produção de hormônios leva a diversas mudanças no corpo dos pré-adolescentes. Diversos estudos, no mundo todo, apontam que muitas meninas – o gênero é a maioria no caso de puberdade precoce – estão entrando na adolescência a partir dos oito anos de idade. O problema pode não ser recente, mas os casos começaram a ser observados e diagnosticados há pouco mais de uma década.

Nas garotas a puberdade precoce é definida pelo aumento dos seios, pêlos pubiano e variações hormonais a partir dessa idade média de oito anos. Na maioria dos casos há a necessidade de acompanhamento médico, em especial de um endocrinologista. Alguns tipos de puberdade precoce são acompanhados de aumento de risco para tumores nos ovários e outros problemas.

Variações do humor, ansiedade e estresse
Com o aumento da produção de hormônios pode ocorrer também problemas psicológicos, como variações no humor muito radicais. Além disso os níveis de estresse e ansiedade aumentam pois os pais e outras pessoas do círculo social podem pressionar essas crianças para se portarem de acordo com sua aparência mais velha ao contrário de esperar um comportamento adequado com a idade.

A aparência mais velha e a maturidade sexual precoce também aumentam os riscos de uma gravidez, por diversos motivos (como falta de formação e informação sexual).

“A puberdade adiantada pode ter um impacto psicológico e social na criança e na família. O risco de abuso sexual também aumenta nesses casos. A avaliação a acompanhamento das variações hormonais, assim como possíveis tratamentos, devem ser avaliados tendo em vista o impacto no longo termo”, diz Sakunthala Tirimuru, pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas de Alexandria e uma das autoras do estudo.

Fonte O que eu tenho

Por que ocorre a depressão pós-parto?

É comum, após o nascimento de um filho, a nova mamãe experimentar uma série de sensações e até mesmo frustrações. Mas quando sentimentos como tristeza, ansiedade, irritação e cansaço persistem é importante ficar atento, pois pode se tratar de depressão pós-parto.

“Como a maioria dos transtornos psicológicos, a depressão pós-parto pode ocorrer por fatores associados ou isolados e estes fatores podem ser sociais, psicológicos ou emocionais”, explica o ginecologista e obstetra Sérgio Floriano, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.

Por exemplo, se a mulher tem um histórico de depressão ou alguém na família que teve ou tem depressão, ela está mais suscetível à depressão pós-parto. “Também, dependendo da circunstância que ela se viu gestante – não tendo o apoio da família, mãe solteira, no meio de uma crise financeira ou, se após o nascimento não conseguiu amamentar de forma satisfatória e se achar incompetente por isso – pode precipitar um processo emocional importante a ponto de evoluir para uma depressão”.

Outro aspecto, explica Floriano, é a produção hormonal que, durante a gestação é muito alta e, com a saída da placenta, cai de forma brusca. “Neste caso, aquela mulher que já tem uma predisposição (como citado anteriormente) pode ter um risco maior para desenvolver a depressão após o nascimento do bebê”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Coreia do Sul luta contra entrada de pílulas com pó de carne humana da China

Foto: AFP
Foto divulgada pelas autoridades coreanas mostra cápsulas com pós humano apreendidas em Daejeon, na Coreia do Sul
Desde agosto, alfândega interceptou 17.451 cápsulas contendo pó de carne retirada de fetos ou bebês chineses natimortos

A Coreia do Sul intensificou a luta contra o contrabando de pílulas procedentes da China que contêm pó de carne humana, supostamente para curar doenças e melhorar o desempenho sexual, informou nesta terça-feira o governo de Seul.

Desde agosto do ano passado, a alfândega interceptou 17.451 cápsulas ou pílulas contendo pó de carne seca, retirada de fetos ou bebês natimortos. Estas cápsulas foram descobertas em pacotes enviados pelo correio ou durante apreensões nos aeroportos.

Introduzir esses comprimidos no país viola a lei que proíbe produtos que "ferem a dignidade humana e os valores", declarou Kim Soo-Yeon, funcionário da alfândega, à agência France Presse.

A maioria dessas cápsulas veio de cidades do nordeste da China, como Jilin e Yanji, e eram destinadas a clientes sul-coreanos, de acordo com a alfândega. Várias estavam escondidas em pacotes contendo medicamentos "regulares".

Voos
As autoridades da Coreia do Sul aumentaram o controle dos voos provenientes de "certas regiões chinesas" e estão realizando uma análise mais rigorosa das bagagens, disse Kim Soo-Yeon.

Por enquanto, as pessoas detidas não pareciam pertencer a uma rede estabelecida. Muitos dos presos asseguraram desconhecer a composição desses "medicamentos".

Além do aspecto ético, a Alfândega alerta para o perigo de bactérias e outros organismos prejudiciais que podem estar presentes nestas pílulas.

De acordo com o jornal Chosun Ilbo, essas cápsulas são vendidas entre 40 mil e 50 mil wons cada (entre R$ 67,68 e R$ 84,60). A venda dessas cápsulas é baseada em uma superstição, segundo a qual engolir pedaços de crianças pequenas pode curar doenças ou dar grande força física.

Fonte iG

Finalmente, a cura da celulite

A celulite não é uma doença, mas pode-se dizer que tem mais mulher fugindo dela do que de males reais de saúde. E, por isso, sua cura é provavelmente muito bem-vinda.

Simplesmente 90% das mulheres têm celulite. É um acúmulo de gordura sob a pele, que dá a mesma aquele aspecto de “casca de laranja”, que é perfeitamente normal e inevitável, como a morte e os impostos, já que podem atingir qualquer mulher a partir da puberdade, independente de dieta e cuidados.

No entanto, com o culto à beleza, o tratamento com photoshop nos outdoors e fotos promocionais, além de concursos como “o corpo mais horrível da praia” de programas inúteis destacando as moças com mais celulite, ela foi alçada à condição de doença pela maioria das mulheres, uma “doença” da qual elas estão dispostas a tudo para se livrar. Inclusive a fazer um tratamento com laser, muito parecido com a lipoaspiração.

O nome do aparelho e do tratamento é Cellulaze, e consiste basicamente em uma estação de laser de fibra óptica, baseada na tecnologia SideLight 3D, que ataca as células de gordura com calor.

O tratamento é simples, embora caro, e pode ser feito em uma única aplicação apenas usando anestesia local. Alguns médicos nos EUA cobram US$ 7 mil (R$ 14 mil) pelo tratamento de uma área do tamanho de uma folha de ofício.

O médico marca uma grade na pele da paciente, para evitar a aplicação de muita energia laser na mesma área, o que pode causar seroma, e aplica o Cellulaze através de pequenos furos, destruindo com laser parte das células de gordura e das fibras de tecido conectivo.

Se o tratamento correr bem, em pouco tempo a pele fica mais firme, e lisa, como demonstram as fotos “antes e depois” no site do Cellulaze.

Porém, alguns médicos não estão convencidos, apontando que nada impede que as fibras conectivas cresçam novamente, produzindo as “almofadinhas”. Além disso, a paciente ainda terá que suportar três meses de desconforto prolongado, hematomas, inchaços e dormência na região tratada, dependendo da severidade do tratamento.

O Cellulaze é uma invenção da Cynosure, e o único trabalho científico relacionado ao produto foi publicado no Aesthetic Surgery Journal, de um teste executado pelo doutor Barry E. DiBernardo, cirurgião plástico de Montclair, EUA, com apenas 10 pacientes, de acompanhamento de um ano. O selo de aprovação do FDA, órgão americano que controla alimentos e medicamentos, estabelece que o produto deve ser oferecido como solução temporária, de acordo com o trabalho científico publicado

Fonte Hypescience

Cientistas desenvolvem “pílula para ficar sóbrio”

Beber, beber, beber e não sentir nada. É isso que os cientistas querem permitir, desenvolvendo uma pílula que permite que você beba o quanto quiser, limitando os efeitos do álcool sobre o cérebro.

Nos testes, os ratos que receberam a droga nem sequer mostraram sinais de que se embriagaram, apesar de terem tomado álcool suficiente para fazê-los tropeçar e cair.

A pesquisa abre caminho para um comprimido que impede as pessoas de embaraçarem a si mesmas nas noites. Chega de vergonha.

Além de tudo, os estudos poderiam ajudar a explicar porque alguns consumidores começam a enrolar suas palavras e perder suas inibições depois de apenas um copo de vinho, enquanto outros podem tomar copos atrás de copos com poucos efeitos adversos.

Os cientistas que realizaram a investigação focaram sobre como o álcool afeta as células gliais, que compõem 90% do cérebro.

Elas desempenham um papel crucial no sistema imunológico, ajudando a combater infecções como meningite. No experimento, fechar esta resposta imune produziu um efeito notável – impediu os ratos que receberam álcool de ficarem bêbados.

E não foram só os reflexos dos animais que se mantiveram bons. Eles também descobriram que o equilíbrio e o caminhar dos ratos que tomaram o remédio ficaram muito melhores do que aqueles cujas células do sistema imunológico foram autorizadas a funcionar normalmente.

Quando um rato fica bêbado, é bastante semelhante a um ser humano bêbado – ele não pode trabalhar a sua coordenação motora corretamente. Se essas células param, os animais não ficam trançando as pernas.

Se funcionar mesmo em seres humanos, será um sucesso de venda entre os enroladores de língua.

Fonte Hypescience

Quer ficar bêbado e não passar mal? Um novo spray é a solução

Se consumir álcool é moralmente correto ou não, não sei, mas alguém em sã consciência abriria mão da diversão e da confraternização proporcionada pela degustação dessa bebida ilustrada aí em cima?

Muitas pessoas dizem sim a essa questão e afirmam que gostariam de ficar bêbados sem beber coisa alguma e sem sofrer os efeitos colaterais usuais, como as dores de cabeça, por exemplo.

Para atender a essa demanda, o cientista e inventor franco-americano David Edwards, em conjunto com o designer francês Philippe Starck, criou o spray de boca WAIHH Sensações Quantum.

Esse produto deixa seu usuário instantaneamente bêbado. Mas nada é perfeito e, com o WAIHH, não seria diferente. Seu efeito é curtíssimo, cerca de poucos segundos.

De acordo com seus inventores, cada sopro do spray espirra 0,075 mililitros de álcool, produzindo um choque sensorial imediato. Para se equivaler a um único drink, seria necessário aplicar mil doses do produto.

Pode parecer algo totalmente sem propósito, mas essa invenção pode ser bem útil para os alcoólatras, ajudando em seus tratamentos. Seu custo é de 26 dólares – aproximadamente 49 reais.

Não é a primeira vez
O spray tem, porém, uma série de primos, que causam efeitos similares. É o caso de uma pílula de álcool criada pelo cientista russo Evgeny Moskalev. Seu pulo do gato foi transformar o álcool em pó, que, por sua vez, pode ser condensado em pílulas.

Os testes de Moskalev tiveram sucesso. Ele conseguiu criar uma pílula com 96% do teor alcóolico médio encontrado em licores.

Agora Moskalev se debruça sobre pílulas alcóolicas com sabores. Por isso, em breve, se quiser, em vez de pedir uma garrafa de uísque, cerveja ou vinho, toma uma pílula com o respectivo aroma.

Utilizada por alguns adolescentes estadunidenses, uma opção mais drástica é o uso de tampões, segundo o site Examiner e a revista especializada em justiça juvenil Juvenile Justice Information Exchange.

Trata-se de molhar os tampões em bebidas alcóolicas e, depois, colocá-los na vagina (no caso feminino) ou no reto (no caso masculino).

Como?!

Você leu certo. Mas quais as razões para essa medida?

Aqueles adolescentes proibidos de consumirem álcool recorrem a ela, por três motivos. Primeiro, o cheio do álcool não fica tão evidente quanto se fosse consumido normalmente. Segundo, a pessoa fica bêbada mais rápido, pois a substância entra direto na circulação sanguínea. Terceiro, não causa vômitos, mas pode levar à morte por envenenamento alcóolico.

Fonte Hypescience

Propagandas antigas: Laxobac - Portugal


Revista Portuguesa  O Século Ilustrado
1944

Médicos podem ser obrigados a emitir receita eletrônica

De acordo com o projeto, as receitas também deverão indicar
se o medicamento prescrito é genérico ou de marca
Proposta faz com que profissionais de saúde de cidades com 200 mil habitantes ou mais façam receituários digitados e rastreáveis por meio de código de barras

A Câmara analisa proposta que obriga os médicos de cidades com 200 mil habitantes ou mais a emitir receita digitada e rastreável eletronicamente, por meio de código de barras. A medida, que está prevista no Projeto de Lei 3344/12, valerá também para médicos de cidades menores, desde que eles receitem medicamentos subsidiados pelo governo por meio do programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde.

O autor da proposta, deputado Ademir Camilo (PSD-MG), explica que esse tipo de receita, que deverá ser acessada por meio de sistema integrado entre médicos, farmácias e órgãos governamentais de fiscalização, deve evitar erros de interpretação em razão da caligrafia.

Além disso, segundo ele, a medida impede fraudes na concessão dos benefícios do programa Farmácia Popular, que prevê ressarcimento de recursos à rede privada de farmácias aderentes. De acordo com Camilo, algumas farmácias vêm registrando vendas falsas, com o uso indevido de dados de pacientes e médicos, para obter o ressarcimento devido pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, esse tipo de fraude já causou um prejuízo de mais de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Itens obrigatórios
A proposta também especifica os itens obrigatórios em cada receita médica, seja ela digitada ou manual: identificação do paciente (nome, número do documento oficial, idade e, se necessário, peso); identificação do medicamento, com concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade; modo de usar ou posologia; duração do tratamento; local e data da emissão; assinatura e identificação do médico com o número de registro no respectivo conselho profissional; e espaço em branco para preenchimento, pela farmácia, do número do lote e do prazo de validade do medicamento.

De acordo com o projeto, as receitas também deverão indicar se o medicamento prescrito é genérico ou de marca. Neste caso, o nome do medicamento genérico também deverá constar do documento.

Tramitação
A proposta, que está sujeita a apreciação conclusiva, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte SaudeWeb

Tecnologia em saúde: empregos crescem até 20% nos próximos seis anos

Tecnologia para saúde avança 11% ao ano. Previsão é de geração de 35 mil novas vagas até 2018 em todo o mundo. Telemedicina e telessaúde são algumas das oportunidades em ascensão

O mercado de tecnologia para setor de saúde cresce 11% ao ano e deve continuar assim até 2013. A constatação é do Estudo da Scientia Advisors, empresa de consultoria científica especializada em avaliação tecnológica. De acordo com a instituição, este é um dos segmentos que evolui mais rapidamente no mercado global de saúde e estima-se que movimente cerca de US$ 1 trilhão por ano. Dados da University of California apontam que esta área já encabeça a lista de empregos, com previsão de crescimento de até 20%, gerando 35 mil novas vagas até 2018 em todo o mundo.

A introdução de tecnologias interativas na saúde abre cada vez mais oportunidades para os hospitais. Dentre elas, acompanhamento pós-alta hospitalar, apoio domiciliar à distância para pacientes que necessitam do suporte de cuidadores, ações de prevenção e de qualidade de vida, e recursos de telemedicina e telessaúde.

“No caso de recuperação de paciente em período de pós-internação imediata, por exemplo, a criação de teleambulatórios pode oferecer suporte a este paciente e a seus familiares no próprio domicílio, proporcionando o acompanhamento personalizado durante a recuperação, sem necessidade de deslocamento físico. O processo consiste em disponibilizar um serviço de saúde (através de médicos, enfermeiros e outros profissionais), por meio de um ambulatório digital baseado na internet, para os familiares e/ou profissionais de saúde em home care. Tudo isto otimiza tempo e recursos e humaniza a recuperação do paciente”, afirma, em comunicado, o Professor Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

O professor Chao assegura que a maior utilização dos recursos da telemedicina e da telessaúde proporcionará uma abordagem mais humanizada, na qual o telehomecare, utilizado por empresas de homecare, possibilitará ampliar a quantidade, a forma e a qualidade dos serviços oferecidos.

Será um recurso que poderá acompanhar e qualificar as atividades realizadas por cuidadores dos pacientes, sejam eles profissionais ou os próprios familiares. “Ter um doente em casa, ou um paciente em recuperação, é sempre um motivo de preocupação para a família. O uso da telemedicina e da telessaúde por parte dos hospitais, como continuidade do tratamento nos primeiros dias do paciente em casa, ou das empresas de home care, como um serviço prestado a distância, com abordagem integral à saúde, poderá dar suporte para que a família crie uma dinâmica mais eficiente, por meio de serviços como orientação em planejamento e organização da rotina no ambiente doméstico, cuidados com limpeza, higienização e segurança domiciliar, compra programada de medicamentos, entre outros pontos importantíssimos”, finaliza.

Fonte SaudeWeb

Usuários de planos de saúde não precisam fazer Cartão SUS

De acordo com a ANS a responsabilidade deste cadastro é das operadoras, que devem informar os dados de cadastro do paciente para o governo

Em esclarecimento em sua página na internet, a Agência Nacional de Saúde Suplmentar (ANS) afirma que todo mundo deve ter cartão SUS, mas quem tem convênio médico não precisa. A Agência diz que a responsabilidade deste cadastro é das operadoras, que devem informar os dados de cadastro do paciente para o governo.

As novas regras são uma medida para integrar os cadastros do SUS e saúde complementar. E ter controle do histórico do paciente em um cadastro único que pode ser acessado de qualquer hospital, público ou particular.

O cartão também é uma forma de cobrar das empresas de planos de saúde pelo atendimento feito na rede publica. Já que o novo sistema vai identificar esse atendimento para que operadora faça o ressarcimento ao governo.

De acordo com a ANS, mesmo sem o cartão, nenhum conveniado poderá ter seu atendimento negado ou o plano de saúde cancelado.

Para quem não tem plano de saúde e ainda não fez o cartão, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.

O prazo para que as operadoras encaminhem os dados dos clientes é 5 de junho, mas pode ser alterado.

Fonte SaudeWeb

HC vai individualizar tratamento de TOC infantil

Pesquisa tem como objetivo definir terapêuticas baseadas nas características de cada criança ou adolescente; estudos serão ampliados

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior complexo hospitalar da América Latina, está ampliando suas pesquisas para descobrir as causas e os melhores tratamentos, em cada caso, para o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) em crianças.

O objetivo é definir qual sequência de tratamentos é mais adequada para jovens e crianças que sofrem com TOC. Para isso, foi desenvolvido projeto de tratamentos sequenciais randomizados, do inglês Sequential Multiple Assignment Randomized Trial, ou SMART.

A pesquisa pretende verificar se existem diferenças entre se iniciar o tratamento do TOC com medicamentos ou com terapia cognitiva-comportamental, em grupo para crianças e adolescentes, levando em conta diversas características dos pacientes, como sexo, idade de início dos sintomas e presença de outros diagnósticos psiquiátricos concomitantes, entre outros itens.

“É uma maneira de oferecer tratamentos de primeira linha na rede pública baseados em resultados que levem em conta características dos pacientes e fatores que influenciam a resposta aos diferentes tipos de tratamento”, explica, em comunicado, a psicóloga Rosa Magaly Morais, organizadora de uma das pesquisas do HC.

Podem participar da seleção crianças e adolescentes entre seis e 17 anos de idade que apresentem pensamentos, imagens ou impulsos repetitivos e comportamentos repetitivos. O estudo vai oferecer avaliação da saúde mental dos participantes e o tratamento poderá ser com uso de medicamentos e/ou terapia cognitiva-comportamental em grupo. O acompanhamento especializado durará um ano.

O HC está desenvolvendo, também, um estudo inédito para a prevenção do TOC em crianças e adolescentes. O estudo busca identificar relações entre o fato de os pais terem TOC e outros transtornos de ansiedade e a chance de que seus filhos também desenvolvam o problema. Desta forma, será possível traçar estratégias de prevenção contra o desenvolvimento da patologia.

Podem participar da seleção pais com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), pânico, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e fobia social com diagnóstico estabelecido por médico psiquiatra, e que tenham filhos com idade entre 3 a 17 anos.

Também serão aceitos casos de crianças com idade entre 3 a 17 anos que tenham irmãos com um dos diagnósticos acima citados (TOC, pânico, TAG e fobia social). O projeto conta com uma intervenção semanal breve, com duração total de seis encontros, focada na orientação de pais.

“A pesquisa poderá significar um avanço importante no diagnóstico e no tratamento precoce das crianças e adolescentes, com impacto direto da diminuição do sofrimento e melhora da qualidade de vida das crianças e suas famílias”, afirma a psicóloga Priscila Chacon, responsável pela pesquisa.

Em ambas as pesquisas os participantes terão a oportunidade de serem avaliados gratuitamente pelos profissionais do Instituto de Psiquiatria.

As inscrições, para as duas pesquisas, podem ser feitas pelo telefone 2661-7594 e, para a pesquisa com os pais e filhos, poderá ser efetuada, também, pelo e-mail priscilachacon@usp.br.

Fonte SaudeWeb

Vivo fecha parceria com Microdata para RIS e PACs na nuvem

Vivo Imagens Médicas é a solução em nuvem da companhia e que será ofertada em modo serviço. A Microdata proverá as aplicações de PACS RIS, e Clínicos na nuvem

A Vivo, empresa líder de mercado de Telefonia, realizou parceria com a Microdata – empresa brasileira para prestação de serviço de Gestão de Imagens Médicas. A Vivo proverá toda a infraestrutura física de Hospedagem, Servidores, Sistema Operacionais, Storage e Meios de Comunicações.

A Microdata proverá as aplicações de PACS (Picture Archieving Communication System, na sigla em inglês), RIS (Radiology
Information System) e Visores Radiológicos e Clínicos na nuvem.

A Vivo Imagens Médicas é a solução em nuvem da companhia e que será ofertada em modo serviço. Dessa forma, o cliente não precisa realizar investimentos em equipamentos e armazenamento, e somente arca com o preço por estudo realizado.

“Nossa meta é acabar com o conceito de LU para PACS e RIS, oferecendo toda a solução de imagens, integrações (HL7, WCF) e aplicativos de pós-processamento como serviço. Nenhuma instituição fara um mega investimento na infra e tão pouco terá problemas em gerenciar suas imagens, realizar backup e o constante desafio do espaço em disco.” relata, em comunicado, o CEO da Microdata, Franco Motta.

Fonte SaudeWeb

Resolver problemas de estresse e depressão ajuda a combater a insônia

Problema afeta pelo menos um terço das pessoas

Por mais que tentasse, a noite de sono de Marcelo de Freitas Antunes começava depois das 3h. Deitado na cama, virava-se para um lado, para o outro, em uma busca só encerrada pela exaustão, companheira ao longo do dia.

Advogado, 31 anos, Marcelo levava as tensões do escritório para o colchão. O estresse ajudava a cortar o sono, trazia a insônia, drama desencadeado por uma série de fatores, muito ligado a distúrbios psiquiátricos. Uma cabeça relaxada, em dia, é fundamental para uma noite bem dormida.

— Depressão e ansiedade são as causas mais comuns de insônia — atesta o pneumologista e médico do sono Fábio Maraschin Haggstram, estudioso do problema que afeta pelo menos um terço da população, com reflexos diretos na saúde e no rendimento pessoal.

Uma noite sem o devido repouso traz cansaço, fadiga, mal humor e dificuldades para raciocinar. E ainda pode desencadear uma série de doenças psiquiátricas, cardiovasculares e metabólicas. Problemas com o sono são corriqueiros, impulsionados por fatores como idade, sexo, nível social, trabalho em turnos alternados, consumo excessivo de cafeínas (café, chimarrão, chás e chocolate), uso de bebidas alcoólicas e cigarro.

Mulheres e idosos são mais propensos a ter insônia, problema que incomoda com muita frequência pessoas ansiosas e exigentes. Crises em relacionamentos, na família ou no trabalho também afastam o sono. Segundo a médica Rosa Hasan, do Laboratório do Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo, é preciso se preocupar quando as noites em claro se repetem ao menos três vezes por semana e perduram por mais de 30 dias. Assim, a insônia pode ser considerada crônica, como no caso de Marcelo.

— Eu passava o dia inteiro cansado, a base de café. Precisei reeducar meu sono.

Ao procurar ajuda médica, o advogado percebeu que mantinha hábitos equivocados. Jantava tarde, fazia do seu quarto uma extensão do escritório, deixava luzes acesas no recinto, ficava na cama esperando o sono chegar. Cacoetes que desrespeitam os indutores do sono. Outro erro comum é o consumo de estimulantes, como café, de duas a três horas antes de dormir.

Com o tempo, Marcelo corrigiu seus hábitos. Tirou o computador do quarto, agora totalmente escuro. Recuperou o prazer em dormir com orientação e disciplina. Conhecer-se também é importante, sinaliza a médica Luciana Palombini, do Instituto do Sono, de São Paulo.

— Como o estresse piora a ansiedade e a insônia, a pessoa deve procurar o que lhe tranquiliza. Pode ser a meditação, um tipo de aula de dança ou o algo que faça relaxar. A ajuda de psicólogo ou psiquiatra é muitas vezes essencial.

Uma noite sem o devido repouso traz cansaço, fadiga, mal humor, e dificuldades para raciocinar. E pode desencadear doenças

Cuide do seu sono
Pequenos hábitos ajudam a manter a "boa higiene do sono", como chamam os especialistas. Confira algumas dicas:

:: Não vá para a cama sem sono. Faça algo relaxante, como ler um livro, escutar uma música calma ou folhear uma revista. Relaxe da preocupação de dormir

:: Caso você não pegue no sono em 20 ou 30 minutos, saia da cama. Tente alguma atividade relaxante, de preferência em outro cômodo. Ao sentir sono retorne para cama. Tenha um quarto confortável, silencioso, escuro e levemente frio.

:: Tenha rituais que ajudem a relaxar antes de ir para cama, como banho morno, lanches leves, alguns minutos de leitura.

:: Procure acordar no mesmo horário todos os dias. Tente fazer isso mesmo em fins de semana e feriados.

:: Durma o tempo suficiente para ter sensação de sono reparador todas as noites, não ficando privado de sono. Em geral, é preciso dormir entre sete e oito horas por dia, mas a quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa.

:: Evite tirar sonecas durante o dia. Se você precisa tirar uma sesta, faça por períodos curtos (menos de uma hora) e nunca depois das 15h.

:: Mantenha horários regulares para refeições, medicamentos, tarefas e outras atividades que ajudam a regular o relógio biológico.

:: Não consuma café, chimarrão, chás, chocolate, refrigerante após as 18h. Evite bebidas alcoólicas seis horas antes do horário de dormir. Não fume próximo ao horário de ir para a cama.

:: Não durma com fome, porém não coma demais antes de deitar.

:: Evite exercícios físicos intensos de quatro a seis horas antes do horário de dormir. Você deve realizar exercícios físicos regularmente, mas de preferencia no início do dia.

:: Discuta os problemas com familiares e amigos. Ajuda a aliviar as preocupações e não levá-las para a cama a noite.

Fonte Zero Hora

Rinite é a enfermidade de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% a 40% da população mundial sofre de doenças alérgicas, sendo que 300 milhões de indivíduos têm asma e 400 milhões são afetados anualmente por rinite alérgica, fator de risco para a asma.

A poluição ambiental, a fumaça do cigarro e as infecções virais atuam como fatores agravantes de crises alérgicas em portadores de asma e rinite. Esta última, a enfermidade de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas, acomete cerca de 29,6% dos adolescentes e 25,7% dos estudantes de escolas brasileiras, segundo o Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância.

É preciso ter atenção, pois o retardo na identificação das doenças alérgicas pode resultar em maior número de complicações e a consequente necessidade de internação. Para alertar a população, a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) promove a Campanha de Prevenção a Doenças Alérgicas, que tem como marco o dia 7 de maio.

De acordo com a especialista em alergia e imunologia Regina Watanabe Di Gesu, presidente da Asbai Regional RS, as características climáticas do Rio Grande do Sul colaboram para a incidência de alergias.

— A localização geográfica do Rio Grande do Sul, com estações climáticas bem definidas, facilita a proliferação dos ácaros da poeira domiciliar e dos fungos que são responsáveis pela maior frequência das crises alérgicas respiratórias no outono e inverno, além de possibilitar maior contato com os pólens na primavera — afirma Regina.

Saiba mais
:: As doenças alérgicas, como as anafilaxias, alergias alimentares, asma, rinite e conjuntivite podem em alguns casos ocorrer no mesmo indivíduo.

:: Há também as reações adversas aos medicamentos e as reações a picada de insetos (abelhas, marimbondos e formigas). O diagnóstico e tratamento especializado são recomendados, pois em algumas situações podem ser potencialmente fatais, como no caso das alergias ali mentares, das anafilaxias e da asma grave.

:: A reação anafilática é uma reação generalizada, que se inicia por manchas vermelhas na pele com coceira, inchaço nos olhos ou lábios, vômitos, tosse e dificuldade respiratória. Seu início é súbito e apresenta potencial risco de vida.

:: As principais causas da reação anafilática são os alimentos, os medicamentos, as picadas de insetos.
:: A rinite se caracteriza por crises de espirros, secreção nasal aquosa, entupimento nasal e coceira, muitas vezes afetando também os olhos.

:: Para o diagnóstico da rinite alérgica, a história clínica deve ser complementada pela pesquisa de sensibilização aos substância capaz de desencadear reações alérgicas, por meio de testes cutâneos ou dosagem de anticorpos específicos no sangue do paciente.

:: Pode ser confundida com resfriado comum ou gripe, que, de modo geral, apresentam comprometimento do estado geral com dores no corpo, febre ou dores de garganta.

:: Embora existam dúvidas em relação ao aumento observado das doenças alérgicas nos últimos anos, estudos científicos reforçam, como forma de prevenção, a orientação para que o aleitamento materno exclusivo seja orientado e incentivado nos primeiros meses de vida.

Fonte Zero Hora

Acomodar corretamente a criança durante e após a amamentação pode evitar acidentes

Em Caxias do Sul, pronto-atendimento registra pelo menos um caso por mês de engasgo após a mamada

A amamentação, seja no peito ou na mamadeira, é um dos momentos de maior intimidade da mãe com o bebê. E também um dos mais importantes. O ato requer cuidados da mãe, do pai ou do cuidador, para que a criança receba o alimento sem perigos. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul tem registros de 10 mortes de bebês por acidentes em 2011, dois deles por asfixia, número que pode incluir problemas com a ingestão do leite.

— Há situações em que a criança mama e acaba adormecendo sem que tenham sido tomados os devidos cuidados — aponta a titular da DPCA, delegada Suely Rech.

Segundo o gastroenterologista pediátrico Charles Angeli, presidente do Departamento de Pediatria da Associação Médica de Caxias do Sul, as crianças podem ter engasgo ou refluxo durante ou após a mamada. Embora não seja comum, o problema pode levar à morte, caso a criança não seja socorrida. No Pronto-Atendimento 24 Horas de Caxias, por exemplo, a média é de um caso por mês.

Para evitar surpresas, Angeli explica que precauções devem ser tomadas, como acomodar o bebê de forma correta. A criança nunca deve mamar em posição totalmente horizontal, mas levemente inclinada, com as pernas mais baixas que o restante do corpo. Bebês que mamam no peito costumam ingerir o leite muito rápido, o que pode causar engasgo.

— A mãe deve parar a amamentação, segurar a criança em pé, deixá-la se acalmar e depois continuar — ensina Angeli.

Crianças que sofrem de refluxo devem receber ainda mais atenção, porque podem apresentar o problema enquanto mamam e engasgar com o leite. Uma das recomendações médicas é acompanhar o bebê durante todo o ato da amamentação.

— Algumas crianças já seguram a mamadeira com as mãos, então as mães as deixam. Mas o correto é acompanhar de perto o tempo todo — diz Angeli.

Saiba mais

:: Crianças com problemas anatômicos na face ou neurológicos, com histórico de engasgos, devem ser levadas ao médico. Ele orientará a amamentação.

:: Após a amamentação, segure a criança em pé por 15 a 30 minutos, até ela arrotar. Não é necessário dar tapinhas leves nas costas.

:: Se ela não arrotar, tome os seguintes cuidados ao deitá-la: se a criança não tem refluxo, deite-a de barriga para cima. Se tem refluxo, acomode-a de lado, com o lado esquerdo para baixo e incline o berço em cerca de 30 graus.

:: Se a criança tiver dificuldade para respirar ou começar a ficar roxa, leve-a imediatamente ao hospital.

:: Se a criança engasgar, segure-a na posição vertical e imediatamente vire-a de cabeça para baixo ou de lado, no colo. Mantenha a cabeça mais baixa que o resto do corpo.

:: O bebê deve mamar sempre em posição inclinada, nunca deitado totalmente na horizontal. A dica vale para os que mamam no peito ou na mamadeira, e mesmo os recém-nascidos.

:: Nunca deixe a criança sozinha enquanto ela mama.

:: Se o bebê mamar muito rápido, afobado, pare, segure-o em pé, acalmeo e retome a amamentação.

:: Se a criança estiver resfriada ou gripada, com o nariz obstruído, faça limpeza nasal com soro fisiológico (em gotas ou spray) antes da amamentação.

Fonte Zero Hora

Trote atrasa resgate do Samu em Canoas

Trote atrasa resgate do Samu em Canoas Mateus Bruxel/Agencia RBS
Boneco foi colocado embaixo de veículo      Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Ambulância atendeu ocorrência e, ao chegar, constatou que a vítima era um boneco

Uma brincadeira de mau gosto quase custou a vida de uma vítima de acidente de trânsito em Canoas. Um ambulância do Samu do HPS do município atendeu a uma ocorrência de acidente. Ao chegar ao local, no Bairro Mathias Velho, constatou que a suposta vítima, era, na verdade, um manequim, vestido com macacão e colocado embaixo de um veículo, simulando um acidente.

No mesmo instante em que os socorristas se deslocavam, ocorreu um acidente de moto. Como a equipe estava ocupada, outra ambulância, de um posto mais distante, teve de ser acionada para atender ao motociclista ferido.

Fonte Zero Hora

Concurso Prefeitura de Dracena (SP)

A Prefeitura de Dracena, Estado de São Paulo, está promovendo o concurso público 02/2012 e processo seletivo 002/2012 destinado ao provimento de 02 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de Motorista, Vigia, Fiscal de Atividades Gerais, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Médico e Auxiliar de Enfermagem, com salários de até R$ 1.306,84 por carga horária de 10 a 44h semanais. A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão feitas exclusivamente, no site http://www.consesp.com.br/, até o dia 20 de maio de 2012.
As provas serão realizadas provavelmente no dia 10 de junho de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/ com antecedência mínima de 3 dias.
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site http://www.consesp.com.br/, à partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias úteis.
A validade do certame será de 1 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Prefeitura de Rosário Oeste - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Rosário Oeste, Estado de Mato Grosso, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo nº 002/2012, destinado ao provimento de 11 vagas para Agentes Comunitários de Saúde e cadastro de reserva da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família e com apoio do Conselho Municipal de Saúde. A remuneração é de até R$ 817,00, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, na Secretaria Municipal de Saúde de Rosário Oeste-MT, na Rua Pedro Celestino, s/nº - Centro, até o dia 11 de maio de 2012.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 20 de maio de 2012, das 8h às 11h, nos locais a serem posteriormente divulgados pela da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde.
O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia 21 de maio de 2012, a partir das 11:00hs, na Secretaria Municipal de Saúde.
A  entrevista está prevista para 25 de maio de 2012, das 8:00 às 11:00hs e das 14:00 às 17:00hs, na Secretaria Municipal de Saúde.
O processo seletivo será válido por dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Prefeitura de Santa Carmem (MT) abre processo seletivo

Começam no dia 10 de maio as inscrições para processo seletivo n°002/2012 da prefeitura de Santa Carmem, Estado de Mato Grosso. Serão selecionados três novos servidores de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 1.800,56 e carga horária de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Nutricionista, Professor Ensino Fundamental Educação Física e Agente de Vigilância e Manutenção.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, no período entre 10 e 16 de maio de 2012, através da Prefeitura de Santa Carmem, situada na Avenida Santos Dumont nº 491 – Centro, no seguinte horário 07:00 às 13:00.

Prova

A prova objetiva está prevista para 20 de maio de 2012, na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada à rua Tamandaré, nº 649, das 08:00 às 12:00 horas.

Validade

O prazo de validade desse processo seletivo será até 31 de dezembro de 2012, não admitindo prorrogação, devendo os demais classificados seguirem para o cadastro reserva, não gerando expectativa de direito à convocação.

Concurso Prefeitura de Itararé (SP) 2012

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Itararé, no Estado de São Paulo, sob a responsabilidade da empresa Publiconsult ACP Ltda. São ofertadas 09vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.460,28.

Oportunidades 
Advogado do CRAS, Fonoaudiólogo, Nutricionista (Superior), Cuidador Social e Cuidador Social das Residências Terapêuticas (Médio).
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 11 de maio de 2012, exclusivamente através da internet, acessando-se o site http://www.publiconsult.com.br/. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 40,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas Objetivas
De caráter eliminatório e classificatório, as provas provavelmente ocorrerão no dia 27 de maio de 2012 (domingo). Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento e consulta acerca do dia, horário e local de aplicação da prova.
O prazo de validade do certame é de 1 ano, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de São José do Rio Claro (MT) abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de São José do Rio Claro, Estado de Mato Grosso. A intenção da Prefeitura é contratar um Médico, que poderá receber salário de até R$ 8.459,94, trabalhando por 40 horas semanais.
Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de São José do Rio Claro, até o dia 18 de maio de 2012 das 08:00 as 13:00 horas.
A prova objetiva está prevista para 25 de maio de 2012, às 08:00hs, na Sala de Reuniões da Prefeitura de São José do Rio Claro - MT.
O gabarito será divulgado no 1º dia útil após aplicação das provas.
O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 31 de maio de 2012.
Maiores informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas das 08:00 as 13:00 horas, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura de São José  do Rio Claro e por meio do telefone (66) 3386-1222.

Concurso Prefeitura de Nova Pádua - RS

A Prefeitura de Nova Pádua, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de concurso público para contratar auxiliar de serviços de escola, enfermeiro, médico, merendeira, odontólogo e técnico em contabilidade. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda e as inscrições já se encontram abertas.
Os vencimentos variam de R$ 679,99 a R$ 4.360,89 para jornada variada de 20, 40 a 44 horas semanais.
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 24 horas do dia 16 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico http://www.unars.com.br/. As taxas variam de R$ 33,00 R$ 53,000 e R$ 63,00 de acordo com o cargo escolhido.
As provas serão aplicadas na data prevista de 16 de junho de 2012, na Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain, Avenida dos Imigrantes, 1165, Centro – Nova Pádua/RS, em  horários a serem divulgados. O gabarito será divulgado no dia 16 de junho, após as 17h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal e no site http://www.unars.com.br/.
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Trajano de Moraes e o PREV - RJ abrem concurso público

Com objetivo de preencher 48 vagas em cargos de níveis médio e superior, a Prefeitura de Trajano de Moraes e o PREV Trajano, no Estado do Rio de Janeiro, publicaram edital para realização de concurso público. O salário inicial oferecido é de até R$ 1.800,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
Oportunidades na Prefeitura

Nível Médio - Técnico Ambiental.

Nível Superior - Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico nas especialidades de (Neurologista, Ginecologista, Pediatra, Psiquiatra, Cirurgião Geral, Cirurgião Geral, Cirurgião Geral, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Ortopedista, Geriatra e Clínico Geral) e Engenheiro Florestal.

Os vencimentos oferecidos a essas funções variam de R$ 1.050,00 a R$ 1.350,00, por jornada de 20 horas semanais.

Oportunidades no PREV Trajano

Nível Médio - Agente Administrativo Autárquico (área Previdência), Agente Administrativo Autárquico (área Financeira e Tesouraria) e Agente Administrativo Autárquico (área Administrativa).

Nível Superior - Controlador Interno Autárquico, Contador Autárquico e Procurador Municipal Autárquico.

Os salários para tais funções variam de R$ 900,00 a R4 1.800,00, em jornadas de 40 horas semanais.
Inscrições
Os interessados poderão fazer suas inscrições no período de 08 a 25 de maio de 2012, pela internet, acessando o site http://www.incp.org.br/ ou comparecendo à Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins- Endereço: Avenida Castelo Branco, s/n°, Centro, Trajano de Moraes /RJ, CEP: 28750-000, de segunda a sexta feira, das 10 às 16 horas  (exceto sábados, domingos e feriados).

As taxas de participação variam entre R$ 60,00 e R$ 75,00, de acordo com o cargo escolhido.
Provas

A prova objetiva, comum a todos os cargos, está prevista para o dia 09 e/ou 10 de junho de 2012, em horários e locais indicados no Comprovante de Confirmação da Inscrição (CCI) do candidato e não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada nem justificação de falta, sendo considerado eliminado do Concurso Público o candidato que faltar à prova escrita. Não haverá aplicação de provas fora do horário, data e locais pré-determinados.
Será divulgado no dia 11 de junho de 2012, o gabarito Preliminar da Prova Objetiva Portal http://www.incp.org.br/ (a partir das 18 horas) e o resultado final será divulgado no dia 30 de junho de 2012.
Validade
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, mas poderá ser prorrogado uma vez, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.

Edital / Publicações

Concurso CRP 10ª Região - PA/AP

Conselho Regional de Psicologia ‐ 10ª Região – CRP10‐PA/AP, publicou edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público. Serão selecionados 04 candidatos para contratação imediata e outros para formar cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. O salário é de até R$ 1.486,89, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Psicólogo Fiscal.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 07 de junho de 2012, através do site http://www.quadrix.org.br/.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova Objetiva

A ser realizada nas cidades de Belém (PA) e Macapá (AP), considerando o horário de Brasília, a prova está agendada para 17 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados na internet, a  partir do dia 14  de junho de 2012.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Palmital - SP

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Palmital, Estado de São Paulo, destinado ao preenchimento de 52 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 629,45 a R$ 2.400,43 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
Operador de Serviços, Operador de maquinas e Equipamentos, Motorista, Medico Clinico Geral, Medico Cardiologista, Medico Ginecologista /Obstetra, Medico Pediatra, Medico Ortopedista, Fisioterapeuta, Fisioterapeuta Domiciliar, Nutricionista, Medico Pronto Atendimento, Educador Físico, Cadista/Desenhista de Projetos, Assistente Social, Engenheiro Civil, Gestor Administrativo, Oficial Administrativo, Medico Neurologista, Medico Pronto Atendimento, Medico Dermatologista, Medico Pneumologista, Medico Infectologista, Medico Nefrologista, Medico Gastroenterologista, Medico Psiquiatra, Medico Urologista, Psicólogo, Dentista, Fonoaudióloga e Educador Físico.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 11 de maio de 2012, na CEM Central de Empregos Municipal localizado na Rua Rua João Moreira da Silva N 429 centro, nesta cidade de Palmital/SP no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:30, de segunda a Sexta-feira. A taxa será de R$ 15,00 para todos os cargos.
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 10 de Junho de 2012, as 09hs00, na escola a ser divulgada na homologação das inscrições. O gabarito será publicado na data prevista de 11 de junho de 2012.
A validade do certame será por prazo de 01 ano, contados da divulgação oficial dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por período idêntico, a critério da Comissão Examinadora.

Edital / Publicações

A Prefeitura Municipal de Mineiros e o SAAE comunicam que foi republicado o edital das inscrições para a realização do Concurso Público, visando o provimento do cargo de Advogado do Município e do SAAE, além de formação de cadastro reserva.

O prazo de inscrições prosseguirá aberto até  24 de maio de 2012 e a prova está prevista para o dia 03 de junho. Não será mais exigida a comprovação de dois anos de inscrição na OAB.

Os candidatos que já se inscreveram e tiveram as inscrições homologadas não precisam realizar nova inscrição.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Administração do Município de Mineiros, em Goiás, reforçará seu quadro de pessoal, por meio da realização do concurso público regido pelo edital nº 001/2012. As oportunidades são para suprir as necessidades da Administração Municipal e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, órgão a ela vinculado. Além disso, servirá para formação de Cadastro de Reserva.
São 193 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 5.028,84, para carga horária de 20 a 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
A Seleção terá validade de 2 anos a contar da data de publicação, de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.
Cargos

Prefeitura: Auxiliar de serviços gerais, advogado técnico, agente administrativo, analista e fiscal ambiental técnico, analista de sistemas, analista de suporte, arquiteto técnico, arquivista, assistente social técnico, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de farmácia, auxiliar de cuidador, auxiliar de produção, auxiliar de secretaria, auxiliar de serviços de saúde, biomédico/farmacêutico/bioquímico, cirurgião dentista, contador, coordenador do lar transitório, cuidador, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de vigilância sanitária municipal técnico, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, fiscal do Procon, historiador, maestro, médico, merendeira, monitor de creche, monitor de programa, motorista, operador de máquina - pá carregadeira, patrol e trator, porteiro servente, professor, psicólogo técnico, recepcionista, técnico, telefonista, topógrafo e vigia.

SAAE: Advogado técnico, auxiliar administrativo, encanador do sistema de água, operador de bombas, operador de esgoto, operador de máquinas, operador de serviços gerais, soldador, técnico em meio ambiente e saneamento.
Inscrições
O concurso será realizado pela Fundação João do Vale, que disponibilizou a sua página oficial para as inscrições, podendo o candidato optar pela página da própria Prefeitura. Os endereços são http://www.fundacaojoaodovale.com.br/ ou http://www.mineiros.go.gov.br/ até o dia 02 de abril de 2012.
A taxa é de:
R$ 30,00 para cargos de nível alfabetizado;
R$ 50,00 para nível médio e fundamental;
R$ 70,00 para nível superior;
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Mineiros - GO, na data provável 06 de maio de 2012. A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Mineiros, nos endereços eletrônicos http://www.mineiros.go.gov.br/ e http://www.fundacaojoaodovale.com.br/.

O Gabarito Oficial da Prova Escrita será divulgado no dia 07 de maio  de 2012.

Edital / Publicações

Prefeitura de Alexânia (GO) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Alexânia, Estado de Goiás, lançou extrato do edital Nº. 001/2012 para realização de processo seletivo visando o preenchimento de 36 vagas, sendo 24 vagas imediatas e 12 para cadastro reserva de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.
As inscrições serão efetuadas até o dia 20 de maio de 2012.
As provas estão previstas para 03 de junho de 2012.
Maiores informações sobre o processo seletivo poderão ser obtidas na Prefeitura de Alexânia.

Concurso Prefeitura de Pedro de Toledo - SP

A Prefeitura de Pedro de Toledo, Estado de São Paulo, abriu concurso público e processo seletivo para o preenchimento de diversas vagas de seu quadro permanente, além de formação de cadastro reserva. O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Consultoria em Recursos Humanos Ltda e terá validade de um ano, contado da data de sua homologação final.

São oferecidas 10 vagas para cargos de todos os níveis de ensino. Os salários podem chegar até R$ 1.881,71 em carga horária de 08 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para cargos de desenhista, eletricista, fiscal de obras, inspetor de alunos, mecânico, telefonista, assistente social, engenheiro civil, médico cardiologista, médico pediátrico, médico plantonista, médico psiquiatra e agente comunitário de saúde - psf.

As inscrições serão realizadas a partir da 00 h: 01 min do dia 8 até o dia 21 de maio de 2012, no site http://www.mouramelo.com.br/. As taxas variam de R$ 28,00 a R$ 48,00.

Serão recebidas inscrições pessoalmente. Para tanto, os interessados deverão comparecer, no período de 8 de maio a 21 de maio de 2012 no Centro Comunitário, Rua Armando Ibrahim, s/nº - Pedro de Toledo/SP, nos dias úteis de segunda à sexta feira das 9h às 12:30h e das 13:30h às 17h.

As provas serão realizadas na cidade de Pedro de Toledo, na data prevista de 03 de junho de 2012 e/ou outras datas que se fizerem necessárias. O local e horário das provas serão divulgados em até 5 dias antes na Prefeitura, no Jornal Local e no site http://www.mouramelo.com.br/.

Prefeitura de Sidrolândia (MS) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sidrolândia, Estado de Mato Grosso do Sul, anunciou a realização de processo seletivo para preenchimento de 01 vaga no cargo de Agente Comunitário de Saúde, com exigência de nível médio e salário de até R$ 823,00.
Os interessados poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde Pública, Rua Paraná nº 912, Bairro Centro, Sidrolândia -MS, entre os dias 15 e 18 de maio de 2012, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas.
O processo seletivo será constituído de prova  objetiva e teste de aptidão física.
O gabarito será afixado no mural da Secretaria Municipal de Saúde, ao término da realização da prova objetiva.
Maiores informações na Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis está promovendo processo seletivo, visando preencher seis oportunidades para Médicos Generalistas, aptos para atender Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia. O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação, será de até R$ 2.043,71 e a jornada dos médicos será de 20 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 14 de maio de 2012, às 17h.

Avaliação e classificação dos candidatos

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A classificação e o desempate ocorrerão, impreterivelmente, com base nos seguintes critérios:

-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

Concurso Prefeitura de Ivatuba - PR

A Prefeitura de Ivatuba, Estado do Paraná, através da empresa KLC, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para Admissão de Pessoal e formação de CR - Cadastro de Reservas. São ofertadas 17 vagas para cargos de todos os níveis de ensino, com salários de até R$ 2.517,05 para carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
Administrador, Agente de Saneamento, Assistente Social, Atendente de Creche, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Instrutor Técnico de Educação Física, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Nutricionista, Pedreiro, Professor, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Vigilante.
As inscrições serão feitas na forma presencial ou por procurador (mediante procuração) na Biblioteca Cidadã Silvestre Dante, Rua Faria Lemos, s/n, centro, até o dia 18 de maio de 2012, no horário das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível de escolaridade.
A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 03 de junho de 2012, sendo que, o horário e o local serão divulgados quando da publicação do edital de homologação das inscrições.
O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no dia 04 de junho de 2012, a partir das 15h00min, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Ivatuba, disponibilizado no site (http://www.klcconcursos.com.br/) e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Frederico Westphalen – RS

Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul. São ofertadas 23 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 5.534,79.
Opotunidades
Nível Superior: Médico Generalista Integral, Assistente Social para atuação em serviço de alta complexidade, Psicólogo para atuação em serviços de alta complexidade, Monitor/ Orientador pedagógico.
Nível Médio: Cuidador residente, Monitor Cuidador.
Nível Fundamental: Cozinheiro, Garis.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 30 de maio de 2012, através da internet, por intermédio do site http://www.fredericowestphalen-rs.com.br/. Para quem não tem acesso à internet, a inscrição presencial será feita diretamente nas dependências da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, Rua José Cañellas, 258. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 120,00 de acordo com o nível de escolaridade.
Provas
As provas objetivas eliminatórias e classificatórias ocorrerão na data de 09 de junho de 2012. O local de realização das provas será nas instalações da Escola Estadual de 1º Grau Cardeal Roncalli, sita à Rua sete de setembro nº 157, Centro, Frederico Westphalen. O horário, segundo o edital, será de 8:30 às 11:30.
Validade
O prazo de validade do certame é de 2 anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Lucélia - SP

Com a finalidade de preencher 66 vagas, a Prefeitura de Lucélia, no interior de São Paulo, abre inscrições para concurso público, com oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 3.850,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Advogado, Médico, Agente de Coleta de Lixo Seletiva, Agente de Crédito do Banco do Povo, Agente de Fiscalização Animal, Agente de Manutenção Ambiental, Agente de Fiscalização do Procon, Chefe de Comunicação Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Operador de Máquina Leve e Pesada, Pedreiro, Pintor e Projetista.

Inscrição

As  inscrições serão realizadas até o dia 12 de maio de 2012, através do site http://www.idapdias.com.br/.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$  30,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Provas

A prova objetiva será realizada no município de Lucélia, em data, local e horário a serem divulgados posteriormente. Já os títulos deverão ser entregues no dia e local da realização da prova objetiva.
A prova prática será realizada na cidade de Lucélia/SP em data, horário e local previamente publicados na imprensa e também estarão disponíveis para consulta através da internet no endereço http://www.idapdias.com.br/.
O concurso público será válido inicialmente por 02 anos, com a possibilidade de prorrogação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Imaruí - SC

Aberto o concurso Nº 001/2012  para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Imaruí, Estado de Santa Catarina. O certame é destinado ao preenchimento de 03 vagas de nível superior. O maior salário oferecido é de até R$ 2.486,72, com carga horária de 20 e 30 horas semanais.
São reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, 5% das vagas, por cargo oferecido, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência.
Cargos: Médico (Ortopedista e Cardiologista) e Advogado.
As inscrições, no valor de R$ 80,00, estarão abertas no período de 12 de maio a 04 de junho de 2012, somente via internet, pelo site http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/, link Concursos/Processos Seletivos – Imaruí.
A prova escrita será realizada na data provável de 17 de junho de 2012, em local a ser publicado no dia da homologação das inscrições.
O gabarito das questões da prova escrita serão disponibilizados via internet, no site http://www.clicksolucoesinteligentes.com.br/ e nos locais.
A validade deste concurso será de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Liberato Salzano (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Liberato Salzano, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de processo seletivo destinado ao Cadastro de Reserva para contratação emergencial por tempo determinado de servidores municipais, com a execução técnico-administrativa da empresa Precisão Concursos & Serviços.
As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.013,03 em carga horária de 04 a 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Enfermeira Padrão, Farmacêutico, Fonoaudióloga, Médico(a) Pediatra, Psicopedagogo(a), Técnico em Enfermagem, Visitador(a) do PIM e Visitador(a) do PIM - Área Indígena.
Inscrições

As inscrições serão feitas exclusivamente na Prefeitura Municipal na Secretaria de Administração, no horário de expediente da municipalidade, no período de 09 a 15 de maio de 2012. Para o certame não será cobrado taxa de inscrição de nenhum candidato.
Provas e Gabaritos
A Prova Escrita será aplicada junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tomé de Souza localizada na avenida Rio Branco s/n neste município de Liberato Salzano - RS, no dia 19 de maio de 2012, com duração de três horas. O gabarito será publicado na data prevista de 21 de maio de 2012.