Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Para não ficar gripado no inverno, vitamina D

Suplementos de vitamina D podem ajudar a combater
as infecções virais do inverno
É o que sugerem em um novo estudo pesquisadores da Unversidade de Cantabria, na Espanha. Segundo a pesquisa, publicada no periódico Journal of Leukocyte Biology, suplementos de vitamina D podem ajudar a combater as infeções virais no inverno.

Para chegarem a estas conclusões os pesquisadores compararam as alterações dos níveis de vitamina D – presentes nos peixes e em leites fortificados – no sangue de três grupos de indivíduos saudáveis: um grupo composto por jovens entre 20 e 30 anos de idade; o segundo por participantes dos 31 aos 59 anos de idade; e o terceiro que incluiu idosos, com idades entre 60 e os 86 anos.

Os investigadores verificaram que os níveis de vitamina D, que pode ser consumida na forma de cápsulas de óleo de peixe, diminuem com a idade e que a insuficiência desta vitamina está associada à uma deficiência na resposta imunitária que protege nosso organismo dos vírus – uma explicação possível para o aumento dos casos de infecções virais durante o período de outono e inverno, quando os dias são mais curtos e a luz solar é mais fraca.

“Existem vários estudos que mostram que a manutenção de níveis adequados de vitamina D é benéfica para a saúde. O nosso estudo reforça exatamente isto e sugere que os suplementos de vitamina D deveriam ser considerados uma das muitas ferramentas que podem ajudar as terapias convencionais”, concluem os autores.

Fonte O que eu tenho

Multitasking não é sinômimo de produtividade, aponta pesquisa

Você trabalha, ouve música, posta em redes sociais e ainda vê vídeos na internet. O chamado multitasking parecer ser uma das maiores competências que uma pessoa pode ter hoje em dia. Mas os resultados de uma pesquisa recente põem em xeque a ideia geral de que o multitasking é sinônimo de profissonal produtivo.

De acordo com o estudo – que dá um banho de água fria na expectativa da maioria das pessoas – ninguém é realmente bom quando o assunto é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Entretanto o que acontece é que o multitasking deixa as pessoas mais felizes e isso faz com que elas se iludam que estão produzindo mais.

A pesquisa acompanhou estudantes universitários durante 28 dias que foram monitorados para suas atividades em frente ao computador e fora deles. A conclusão foi que fazer várias coisas ao mesmo tempo aumentava a motivação desses estudantes, mas não sem comprometer as funções cognitivas. O nível de assimilação durante os estudos, por exemplo, caía bastante, apesar deles passarem mais tempo nesse tipo de atividade.

“Há um mito sobre como pessoas multitasking são mais produtivas”, explica Zheng Wang, principal autor do estudo conduzido na Universidade Estadual de Ohio, nos EUA. “Mas o que ocorre é uma confusão entre os sentimentos positivos associados com as múltiplas ações. A produtividade não é maior, apenas a satisfação com o trabalho é que melhora”.

Em um dos testes, por exemplo, os estudantes eram convidados a estudar em um ambiente onde também podiam ver TV. “Eles se sentiram mais satisfeitos, pois sentiam que estavam estudando e se divertindo. Mas a combinação de ações não levou a uma melhor assimilação das duas atividades. Eles não só esquecerem detalhes do que estavam assistindo como também não se concentraram nos estudos.”

O estudo – a ser publicado no periódico Journal of Communication – também fez diversos outros testes concorrentes, como estudar e ler paralelamente à atividades na internet, jogos online, escrever SMS e assistir vídeos. Um dos testes também envolvia mandar torpedos de texto em horários que os estudantes afirmavam estar mais compenetrados (ou seja, interromper atividades de concentração).

“Nós observamos também uma espécie de moto-contínuo: pessoas que realizavam atividades paralelas diziam sentir falta delas quando interrompiam – mesmo por um único dia – essas atividades. Com o tempo elas fazem cada vez mais coisas paralelamente e se sentem muito bem com isso, o que não tem relação com um aumento da produtividade acadêmica ou profissional, por exemplo”, diz o pesquisador.

“Fazer muitas coisas ao mesmo tempo traz consigo uma grande motivação emocional e isso talvez tenha a ver também com o fato das pessoas terem uma impressão positiva sobre você, afinal você parece ser produtivo , mas no final isso é apenas uma imagem que as pessoas fazem. Focar em algo continua sendo uma forma de fazer uma atividade de forma mais eficaz”, finaliza Wang.

Fonte O que eu tenho

Obesidade: avaliação psicológica é importante antes de cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica, também conhecida como redução de estômago, é um procedimento cada vez mais popular para a reversão de obesidade, especialmente quando o problema já atingiu níveis críticos, como no caso dos obesos mórbidos.

Entretanto muitas pessoas encaram esse tipo de procedimento cirúrgico como algo “mágico”, ou seja, que apenas reduzir o estômago é o suficiente para diminuir radicalmente o excesso de gordura corporal. Não se engane: o procedimento só tem resultados positivos caso haja comprometimento do paciente com novos padrões de consumo alimentar. Afinal, diminuir o estômago é só parte de um tratamento amplo para um problema muito complexo.

“Para aqueles que precisam da cirurgia para conseguir emagrecer adequadamente em um tempo menor do que um indivíduo mais saudável, é preciso entender que a gordura acumulada durante anos não irá sumir de um dia para o outro”, explica a psicóloga Isabel Paegle, que atua em avaliações psicológicas dos pacientes do do Hospital CECMI, especializado em cirurgias deste tipo.

“O acompanhamento psicológico antes e após o procedimento é fundamental para a preparação e aceitação do indivíduo às mudanças de hábitos e estilo de vida”, completa Isabel.

Avaliação antes e depois da cirurgia
Durante o processo de avaliação anterior à cirurgia bariátrica, o trabalho do psicólogo é identificar parte das causas ou gatilhos envolvidos com o comportamento alimentar exagerado ou compulsivo. “Os indícios de transtornos que precisam de maior atenção são aqueles relativos aos transtornos alimentares como a bulimia nervosa, o binge, a compulsão e a síndrome do comer noturno”, aponta a psicóloga.

Além desses, os transtornos ansiosos, depressivos e do humor (como a bipolaridade) também devem ser observados, pois podem estar associados a uma alimentação fora do padrão.

“Às vezes o paciente não desenvolveu nenhum desses trantornos, mas já tem traços – ou seja um maior risco de desenvolvê-los – e isso nos traz uma outra questão: após a cirurgia eles podem aflorar de vez. Por isso, ter este histórico do paciente e estar alerta para um possível transtorno é importantíssimo”, diz Isabel.

Sem avaliação psicológica o risco de morte pode aumentar
A preocupação da psicóloga é baseada nos riscos reais dos pacientes. Afinal, após uma cirurgia desse porte, passa-se meses readequando o tipo de alimentação. Para se ter uma ideia, no primeiro mês após a cirurgia os pacientes se alimentam exclusivamente de comidas na forma líquida, em pouquíssima quantidade.

“Estes indivíduos podem se desestabilizar e transtornos ansiosos ou a bipolaridade podem aflorar de forma intensa. Caso isso ocorra e o paciente recém-operado tenha um acesso de alimentação compulsiva os riscos são gravíssimos. Pode haver uma fístula – rompimento do orgão operado – resultando em morte”, alerta a psicóloga.

Foi isso o que ocorreu, por exemplo, com o colunável Chiquinho Scarpa, em 2009. A ingestão descontrolada de suco de fruta o levou à UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“Por isso é importante o acompanhamento pós-cirúrico também. Para que esse tipo de risco seja mitigado.Além disso o apoio familiar é fundamental para motivar quem se submete ao procedimento”, observa a especialista.

Pacientes com balão intragástrico também são avaliados
Para os pacientes com obesidade moderada, uma outra opção à cirurgia bariátrica é a utilização do balão intragástrico (que não necessita de cirurgia). Menos invasiva, a utilização desse tipo de procedimento também necessita de readaptações no padrão alimentar após a cirurgia.

Isso se dá principalmente pelo fato de que, após a retirada do balão, e sem alterações no estômago, os pacientes podem voltar a engordar rapidamente caso algum transtorno mental que não foi controlado ou resolvido aflore novamente.

“Pessoas acima do peso, e principalmente os obesos em todos os níveis, precisam de acompanhamento psicológico pois essa condição é, naturalmente, acompanhada de muitos traumas. Há o isolamento social, desgaste psicológico causado por bulliyng, grande insatisfação com o próprio corpo e baixa auto-estima”, pontua Isabel.

“Por tudo isso, essas cirurgias são apenas parte do tratamento do problema, que deve ser visto de forma global e multidisciplinar. E nesses casos a máxima ‘mente sã em corpo são’ não poderia ser mais correta”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Quem dorme mais emagrece mais

Em um novo estudo, pesquisadores americanos apontam que não basta apenas dormir bem, mas dormir mais, pelo menos quando o assunto é emagrecer. Segundo a pesquisa, dormir mais de nove horas por noite pode neutralizar a influência de fatores genéticos relacionados ao ganho de peso.

O estudo envolveu mais de mil irmãos gêmeos, para examinar se a duração do sono modifica as influências genéticas e ambientais sobre o índice de massa corporal (IMC). Os resultados, divulgados no periódico Sleep, mostraram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite tinham uma influência genética de 70% na variação do IMC. As influências genéticas estão relacionadas diretamente com o metabolismo da glicose, o consumo de energia, armazenamento de ácidos graxos e sensação de saciedade. Já entre os irmãos que dormiam mais de nove horas, esse número não ultrapassou 32%.

“Os resultados sugerem que um sono mais curto fornece um ambiente mais permissivo para os genes da obesidade”, afirma Nathaniel Watson, da Universidade de Washington e principal autor do estudo.

Para Watson, os resultados preliminares ainda necessitam de maior aprofundamento, mas para aqueles que estão precisando perder peso, deve ser uma boa ideia começar a adotar a rotina de sono prolongado.

Fonte O que eu tenho

Piscina é aliada de quem tem pressa em perder peso

A natação é alternativa poderosa para quem busca entrar em forma e perder calorias

É cada vez maior a escolha da natação por pessoas interessadas em perder peso, sejam elas indivíduos um pouco acima do peso, obesas, ou ainda atletas que buscam atingir um melhor rendimento no esporte. São vários os benefícios de quem opta pela modalidade, principalmente quando se está fora de forma. Dois desses benefícios são o baixo impacto nas articulações e a melhora do processo cardiorrespiratório. De olho nesse mercado, que não envolve só estética, mas também saúde, treinadores e academias desenvolvem programas para atender e dinamizar a busca pela boa forma física, uma saída muito mais inteligente do que as dietas milagrosas que surgem em cada estação do ano.

Não existem milagres quando o objetivo é perder peso. A regra é clara: para emagrecer, o consumo de calorias tem de ser inferior ao que o organismo gasta. Na luta para equilibrar essa balança, as pessoas recorrem ao esporte. Mas sempre é difícil e, muitas vezes doloroso, optar por esportes de maior impacto, como corrida e artes marciais. Existe uma chance muito grande de a pessoa não resistir às dores iniciais. Na natação, ao contrário, a pessoa consegue suportar mais o desgaste e vê resultados rápidos, queimando mais calorias do que outros exercícios de baixo impacto, como a caminhada , disse a fisiologista Valéria Scornaienchi.

Para haver uma queima de gordura eficiente em qualquer atividade física, é importante que esta seja praticada com regularidade. As intervenções mais severas nem sempre são as mais eficientes em médio prazo, é o famoso efeito sanfona. O recomendado é que a pessoa perca o peso gradualmente , afirmou Scornaienchi. É importante que a pessoa sinta prazer em nadar, e não que aquilo seja um sacrifício momentâneo. Para o American College of Sports, uma pessoa saudável é a que gasta entre 1.000 e 1.500 kcal por semana com a prática esportiva. O exercício pode consumir entre 300 e 500 kcal por dia.

Na luta contra a balança, o esporte é apenas uma das armas. De nada adianta se matar na academia e manter os mesmos hábitos alimentares. A soma desses dois fatores é preponderante para um resultado eficaz e duradouro. É importante que a pessoa não sinta fome. Alguns estudos mostram que ter um número constante de refeições diárias, sem modificações bruscas, também torna o organismo mais apto a oxidar gorduras e gastar energia adequadamente. Existe a constatação de que, ao pularmos refeições ou não mantermos os horários fixos delas, o organismo se adapta no sentido de economizar energia , falou Sandra Maria Lima Ribeiro, nutricionista esportiva.

Estratégias de nado
Para o preparador físico Rodrigo Taddei, da Limiar Assessoria, algumas estratégias são capazes de aumentar a queima de gordura com a natação: 

- Aumentar a intensidade. Ex.: treino intervalado com intensidade mais alta (no limite máximo do limiar aeróbico). 

- Variar os treinos. Assim, o organismo não se acostuma ou acomoda, com isso, o gasto calórico sempre será mais elevado. 

- Utilizar equipamentos que aumentam o trabalho muscular, gerando um crescimento do gasto calórico, como os palmares e nadadeiras.

Segundo Taddei, esses métodos combinados podem fazer com que haja um aumento de 37% na queima de gordura, se comparados a um treino contínuo, de intensidade moderada e sem variação. Juntando essas dicas a um treino regular, certamente haverá um aumento no gasto calórico e, conseqüentemente, maior queima de gordura , falou Taddei.

Treino poderoso
Com base nas pesquisas para dinamizar o gasto calórico durante o treino de natação, o preparador físico Rodrigo Taddei montou um treino exemplificado, que pode ser praticado três vezes por semana, com uma duração média de uma hora. Um treino normal, de uma pessoa de 70 kg, pode gerar um gasto calórico médio de 600 kcal /h. O nado borboleta é o que promove maior gasto calórico, uma média de 770 kcal /h. Enquanto os nados costas, peito e de crawl se equivalem mais, ficando entre 560 a 630 kcal/h. O modelo abaixo, segundo Taddei, pode aumentar esses números em até 37 %.

Treino 1
600 metros Crawl
200 metros de perna 10 vezes 50 metros Crawl forte com 30 segundos de intervalo entre as séries
600 metros de braço com respiração 3x1
200 metros solto (vários estilos)

Treino 2
4 vezes 150 metros Crawl e 50 metros de perna
4 vezes 100 metros Medley
4 vezes 200 metros braço forte com 45 segundos de intervalo (alternar com e sem palmar)
300 metros Crawl solto

Treino 3
500 metros Crawl
4 vezes 100 metros Crawl forte com 30 segundos de intervalo
400 metros de braço 4 vezes
100 metros de Crawl forte com 30 segundos de intervalo
400 metros de braço com palmar
100 metros solto


Fonte Minha Vida

Exercícios mais indicados para quem tem complicações respiratórias

Natação e até corrida são benéficos para quem sofre com asma e bronquite
A prática de exercícios físicos pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.

Segundo o fisiologista do esporte da Universidade Federal de São Paulo Raul Santo, quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, mexer o corpo ainda aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

Cuidados antecipados
Todas as pessoas que querem começar a fazer uma atividade física devem procurar um especialista para fazer uma avaliação médica. "Esse procedimento potencializa o treino, já que o tipo específico de exercício é escolhido para cada indivíduo, levando em conta todas as suas limitações", diz Raul Santo.

Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando o a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar o preparador físico.

Preparação para o treino
Saber escolher o esporte certo é essencial, mas fazer uma preparação especial para pessoas com doenças respiratórias antes de cada treino vai garantir um melhor desempenho durante o exercício. "Sem um aquecimento adequado e um alongamento bem feito, o corpo pode ter uma reação imediata de rejeição ao exercício, causando lesões e dificuldades. Essa preparação é ainda mais bem-vinda para pessoas com problemas respiratórios", diz Raul Santo. Esse é um cuidado que normalmente passa despercebido.

Há dois exercícios especiais para as pessoas com dificuldades respiratórias que podem ser feitos juntamente com o aquecimento específico para cada modalidade. Experimente relaxar o pescoço e os músculos dos ombros e depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Outro modo de preparar os músculos da respiração para o exercício é deitar com as costas no chão, flexionar as pernas, colocar uma mão na barriga e outra em cima da caixa torácica e depois inspirar profundamente. Para o exercício fazer efeito, a barriga deve se levantar, mas o peitoral deve continuar parado. Esses exercícios devem ser executados em cinco a dez minutos.

Exercícios mais indicados
A natação é uma das alternativas mais indicadas por médicos para ajudar na recuperação ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. "Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração", diz Raul Santo.

Outro benefício, segundo o especialista, é a atividade aeróbica exigida durante o treino de natação. Esse tipo de exercício aumenta a resistência do coração e do pulmão por trabalhar os músculos respiratórios como o diafragma e os músculos intercostais.

A caminhada ou corrida leve também são muito indicadas pelos médicos para quem sofre com problemas respiratórios. "É um exercício muito fácil de adaptar para cada situação, e é muito eficiente no controle da obesidade, colesterol, diabetes e da hipertensão", diz Raul Santo.

Além disso, caminhar ou correr são exercícios que beneficiam o condicionamento físico "Muitas das pessoas com complicações respiratórias que incluem uma caminhada no dia a dia, passam a ter mais facilidade em praticar esportes do que pessoas sadias que não tem o hábito de caminhar ou correr", completa o especialista.

Hora de parar
Durante o treino, sintomas como dores no peito, enjoo, fraqueza e queda brusca de pressão são sinais de que a pessoa deve parar imediatamente, de acordo com Raul Santo, que lembra que esses problemas na maioria das vezes ocorrem por falta de acompanhamento de um profissional. "As pessoas com problemas respiratórios só devem praticar aqueles exercícios indicados por seu pneumologista ou por seu treinador. Esses profissionais sabem qual é o limite fisiológico de cada um".

Fonte Minha Vida

Alimentos que ajudam a combater a celulite

Além de exercícios, alguns alimentos contribuem para eliminar os indesejados furinhos

Caracterizada pelo aparecimento de ondulações com aspecto de casca de laranja na pele, a celulite é causada por alterações no tecido gorduroso.

Muitas são as suas causas, dentre elas sedentarismo, hereditariedade, problemas hormonais e retenção de líquido. No entanto, é possível evitá-la incluindo na rotina diária a prática de exercícios aeróbicos e a ingestão de alimentos saudáveis.

Conheça alguns dos alimentos que ajudam a evitar o surgimento da celulite: Cenoura o betacaroteno contido em sua fórmula protege as células e reduz a inflamação provocada pela celulite Laranja as vitaminas C e B da fruta ajudam as células a absorverem melhor os nutrientes evitando os famosos furinhos Gengibre acelera o metabolismo e age como antioxidante Linhaça os ácidos graxos contidos na semente evitam que as células retenham líquido e assim formem a celulite.

Fonte R7

Passos lentos podem significar o surgimento de doenças neurológicas no futuro

Pessoas que caminham devagar têm mais chances de desenvolver Mal de Parkinson e Alzheimer

Um estudo americano feito com homens e mulheres na faixa dos 60 anos relata que a maneira como a pessoa anda pode revelar como será a sua saúde no futuro.

Pessoas que caminham de forma lenta têm mais chances de desenvolver demências como o Mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

O estudo foi publicado no British Medical Journal e de acordo com os cientistas, além de desenvolverem demências, pessoas que caminham lentamente estão mais suscetíveis a ataques cardíacos e outros problemas do coração. O estudo garante que há uma relação entre os passos rápidos e a vida longa.O por que da relação dos passos com as doenças não foi esclarecido pelos cientistas, mas o estudo foi minucioso.

Foram analisadas 2.410 pessoas na faixa dos 60 anos, estudadas durante 11 anos. O resultado do estudo foi apresentado na Academy of Neurologys. O que se constatou foi que do grupo das pessoas que caminhavam de forma mais lenta, 34 desenvolveram demência e 79 tiveram ataques no coração.

Independente desse resultado, os médicos envolvidos na pesquisa alertaram que o ideal para evitar doenças no futuro é seguir uma dieta balanceada, não fumar e praticar exercícios físicos regularmente.

Fonte R7

6 ganhos com tecnologia e processos adequados

Foco em uma estrutura que evite os desperdícios e uma política de engajamento com os colaboradores fazem toda a diferença em qualquer empresa, de qualquer segmento

Ampliação do número de leitos, melhor gestão das vagas existentes, interesse crescente em novos conceitos de gestão e otimização dos recursos humanos. O setor da saúde privada está buscando maior produtividade e essas iniciativas de melhorias.

Um estudo divulgado no final do ano passado pela consultoria Deloitte, especializada em gestão de riscos empresariais em diversos setores, apontava a complexa situação da saúde no Brasil. A pesquisa, intitulada Surveyof Health Care, apurou que: mais de 80% dos entrevistados reclamam do tempo de espera por um atendimento, 57% são os descontentes com os exames realizados e outros 57% não estão satisfeitos com a forma como são tratados pelos médicos. Para um país que aloca 8,5% do PIB (Produto Interno Bruto) – entre recursos públicos e privados – à área da saúde, o percentual de insatisfeitos é bastante alto.

Em 2011, os recursos voltados ao setor somaram aproximadamente R$ 220 bilhões, considerando-se as três esferas públicas e o setor privado. O mercado movimenta cerca de US$ 100 bilhões/ano. Solucionar as mazelas da saúde no setor público implica vontade política e superação de muitos desafios, político, social e econômico.

O desenho de um modelo que possa atender com grau mínimo de satisfação à população brasileira é trabalho árduo e de complexidade absurda. Mas uma coisa é fato, sem recursos e sem uma gestão competente para geri-los nada mudará.

Seja na esfera pública ou privada, a saúde precisa priorizar investimentos, atrair e reter gente qualificada, aprimorar atendimento e cortar a fundo todas as fontes de desperdício. Diagnosticar processos em profundidade para entender o fluxo de valor de cada atividade, em cada empresa e cada área, identificando as oportunidades de melhorias e os gargalos que entravam o dia a dia da empresa são ferramentas que estruturam as ações nesse tipo de projeto.

Com um diagnóstico eficaz e com focos nos desperdícios identificados com precisão, qualquer administrador hospitalar se surpreenderia com o percentual de atividades em sua operação que não agregam nenhum valor. Ou seja, não beneficiam o cliente, não geram ganho, só desperdício.

Processo como o ValueStream Design ( VSD) e o desenvolvimento de um Plano Estratégico de Transformação das Operações, permite uma visualização clara de toda a cadeia de valor de um hospital, seja ele público ou privado. Mudar exige comprometimento e seriedade, de todos, a começar pelos líderes de qualquer empresa. Em um hospital não é diferente.À medida que a metodologia caminha, todos precisam estar alinhados às práticas que contribuirão para uma melhoria contínua e que, uma vez alcançada, se mantenha. Burocracia, diferentes necessidades dos diferentes pacientes e todos os stakeholders envolvidos, padronização de rotinas que proporcionem maior agilidade, tudo é possível ser alvo de um processo de melhoria contínua.

Estamos falando aqui de alcançar melhores níveis de rentabilidade, menor prazo para recebimentos e reembolsos com despesas na área da saúde, melhor dinâmica e aproveitamento de salas cirúrgicas, atendimento mais qualificado ao paciente e equipe mais motivadas.

Uma gestão eficaz eleva a condição de qualquer business. Em uma área tão delicada quanto a saúde, isso se traduz em pessoas melhores atendidas e com atendimento mais digno. Uma excelência de qualidade para quem usa, com rentabilidade adequada para quem oferece.

Com processos adequados, é possível:
• Reduzir custos e aumentar capacidade;

• Aumentar a qualidade de atendimento e segurança do paciente;

• Fazer melhor uso dos ativos atuais;

• Gerar maior estabilidade aos processos internos;

• Melhorar o fluxo do paciente dentro do hospital;

• Aumentar a capacidade das Salas Cirúrgicas em até 40%.

Quem já percebeu que há espaço para melhorar tem se empenhado em melhorar seu desempenho e investido forte para tornar sua operação mais eficiente. Muitos hospitais consagrados anunciaram recentemente seus planos de expansão e, para tanto, vão destinar investimentos na modernização de suas instalações e na expansão de sua capacidade. Mas investir sem ter controle de que esses recursos de fato cumprirão seu objetivo de trazer um resultado melhor pode ser a receita justa de um prejuízo elevado lá na frente.

Foco em uma estrutura que evite os desperdícios e uma política de engajamento com os colaboradores fazem toda a diferença em qualquer empresa, de qualquer segmento.

Fonte SaudeWeb

“25% do que é gasto no mundo é investido na saúde”

25% do que é gasto no mundo é investido na saúde
Para o secretário Carlos Augusto Gadelha, a raiz do problema está na carência em tecnologia e conhecimento. "Para crescermos, o sistema de inovação tecnológica tem de ser priorizado"

O Plano Brasil Maior e o incentivo à inovação tecnológica em saúde foram temas amplamente debatidos, na manhã desta quinta-feira (10), no Senado Federal, durante o IV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica na área de Saúde no Brasil. Na ocasião, Carlos Augusto Gadelha lembrou que o sistema de saúde no Brasil mobiliza mais do que o agronegócio, o que, segundo ele, já sinaliza o setor como estratégico para o crescimento econômico do país. “25% do que é gasto no mundo é investido na saúde”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS. “A raiz do problema é a nossa carência em tecnologia e conhecimento. Para crescermos, o sistema de inovação tecnológica tem de ser priorizado”.

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Antonio Elias, por sua vez, elogiou a atuação do ex-presidente Lula com relação ao estímulo dado às cadeias produtivas em todas as áreas no país. “As economias que se desenvolveram, se desenvolveram a partir da ciência e da inovação”, apontou. Em conformidade com Gadelha – quanto à saúde como setor estratégico ao desenvolvimento brasileiro -, Luis Elias defendeu a inovação tecnológica como a ação estratégica nesse sentido. “Países como o Brasil têm que reduzir o hiato tecnológico, inexistente nos países mais avançados”, finalizou.

Representante da FINEP, Eliane Britto Bahruth explanou acerca da transformação do Brasil por meio da inovação. Eliane destacou o Plano Brasil Maior, ressaltando a infraestrutura e a pesquisa como alicerces do mapa estratégico para o avanço tecnológico.

Marcos Vinicius de Souza, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, destacou, na ocasião, as três etapas para ser inovador. “pessoal qualificado, mercado com crescimento do consumo e baixa de juros, e apoio do governo”.

PPPs
O senador Humberto Costa – presidente da Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde – citou a saúde como pauta prioritária no Senado Federal. Os deputados federais, Luiz Henrique Mandetta – presidente da comissão de seguridade social e família – e Newton Lima – presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional – também destacaram a importância da interação entre as pastas de Saúde e Ciência e Tecnologia para o avanço do setor no Brasil. “A parceria público-privada é essencial para o crescimento do país”, acrescentou, Mandetta.

Patentes
Participou da segunda parte do Fórum, Núbia Gabriela Benício, chefe de divisão de fármacos do INPI. Segundo Núbia, o Instituto vem trabalhando no sentido de alcançar maior celeridade nos pedidos de patentes. “Vislumbramos dar prioridade a produtos farmacêuticos utilizados pelo SUS, retirando-as da fila. Isso, é claro, com a parceria do Ministério”, enfatizou.

Academia x Empresariado
Do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, a professora Bartira Rossi Bergmann discorreu sobre a necessidade de interação entre universidades e empresas para a ampliação da pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Há uma mudança de paradigma, que ocorreu principalmente pelo aporte financeiro governamental às pesquisas em áreas estratégicas para o país na última década. É preciso agora instaurar meios para agilizá-la abrindo os gargalos, adequando unidades em instituições de pesquisa de acordo com as normas GLP para um eficiente desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

Diretor da ABIFINA, Odilon Costa destacou a motivação do cidadão brasileiro como combustível indispensável ao crescimento do país. “É preciso reagir, questionar para crescer. Não devemos deixar essa motivação se apagar”, citou por várias vezes em seu discurso.

O evento reuniu representantes de três Ministérios – da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (FINEP), da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas da Universidade do Rio de Janeiro e do Congresso Nacional. O debate foi moderado pelo diretor de Assuntos Corporativos da MSD Farmacêutica, João Sanches.

Fonte SaudeWeb

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

O diretor da Agência assinalou que a Anvisa hoje conversa em pé de igualdade com outras agências semelhantes, como a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da agência, Dirceu Barbano, em audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) nesta quarta-feira (9).

Quando uma indústria do ramo de medicamentos, alimentos industrializados, cosméticos ou agrotóxicos deseja exportar para o Brasil, tem que ter sua produção fiscalizada pela Anvisa para obter uma autorização, explicou o diretor da agência. Segundo Barbano, essa fiscalização internacional já é feita em mais de 20 países e, somente em 2011, foram realizadas 450 inspeções em fábricas de medicamento e material e equipamento médico e insumos farmacêuticos em países como a China.

O diretor assinalou que a Anvisa hoje conversa em pé de igualdade com outras agências semelhantes, como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos. Ele disse que esse é um caminho natural, pois qualquer autoridade sanitária do mundo não pode mais ter uma atuação restrita ao seu país. Hoje, explicou, essa autoridade deve se preocupar com a saúde humana das populações por onde circulam suas mercadorias, não mais apenas com a saúde do seu próprio povo, e isso contribuiu para o fortalecimento da agência brasileira.

“Todos os países ou fazem parte de blocos econômicos ou mandam e recebem mercadorias da área de saúde para um conjunto de outros países. Hoje temos obrigação de relacionamento com outras autoridades e outros países”, declarou.

Mercosul

Dirceu Barbano garantiu que os produtos que entram no Brasil vindos legalmente dos países integrantes do Mercosul hoje têm controle sanitário da Anvisa. Ele acrescentou que o trabalho para a harmonização das regras brasileiras e dos demais países prossegue, sempre com o intuito de que esses produtos possam circular sem tanta dificuldade.

“Hoje, muitas vezes há regras em que, para chegar um produto no Brasil, o produtor argentino, paraguaio ou uruguaio tem que cumprir o que vale para os brasileiros e não vale para o país dele. O ideal no bloco econômico é que as normas sejam idênticas e que o produto possa circular livremente”, disse em entrevista após a audiência pública.

Em áreas como a de alimentos já houve mais avanços quanto a essa normatização, mas ainda há um grande descompasso entre as leis dos países do bloco. Não há, por exemplo, a produção de medicamentos genéricos nos outros países do bloco, o que dificulta a dinâmica, explicou.

Barbano ressaltou que a Anvisa tem buscado facilitar a harmonização de leis. Uma das ações da agência brasileira no Mercosul é a elaboração da Farmacopeia, um código que estabelece metodologias de controle de qualidade para a área farmacêutica. O Brasil era o único na America do Sul a ter a sua, e a do Mercosul agora está em vias de ser publicada.

Também houve contribuição da Anvisa na harmonização de um conjunto de outros regulamentos da área de cosméticos e de dispositivos médicos entre os países-membros do mercado comum. “A Anvisa, junto com a agência argentina, tem um papel bastante central de mobilizar as demais nos temas do Mercosul”, garantiu Dirceu Barbano.

Consumo de produtos legais

O diretor salientou a necessidade do consumo de produtos legais, que têm o crivo da autoridade sanitária brasileira, para a proteção do consumidor. O cigarro, por exemplo, tem normas rígidas de produção, mas o cidadão muitas vezes se expõe ao adquiri-los fora do ambiente formal de venda, em camelôs, por preços obviamente mais baratos.

A audiência pública integrou as atividades da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, na qual a Anvisa busca prestar contas de suas atividades ao Parlamento, além de debater a respeito do papel da agência diante das necessidades do novo cenário social e econômico no Brasil e no mundo. Durante o evento, Dirceu Barbano entregou ao integrante da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Dr. Rosinha (PT-PR) – que presidiu a reunião – o Relatório de Atividades da Anvisa de 2011.

Fonte SaudeWeb

Médicos do Hospital Infantil Darcy Vargas decidem paralisar na segunda-feira

Médicos do corpo clínico do Hospital Infantil Darcy Vargas reclamam das péssimas condições de trabalho, sucateamento do equipamento de saúde e falta de materiais básicos

Em assembleia realizada na última terça-feira (08) com representantes do Simesp, os médicos do corpo clínico do Hospital Infantil Darcy Vargas decidiram paralisar as atividades na próxima segunda-feira, 14 de maio. A ideia é parar uma vez por semana, alternando o dia, até que o governo aceite negociar com a categoria.

Os profissionais reclamam das péssimas condições de trabalho, sucateamento do equipamento de saúde e falta de materiais básicos ou uso de materiais de baixa qualidade no atendimento aos pacientes.

De acordo com os profissionais, a falta de estrutura para trabalhar e os baixos salários (R$ 655,20 por 20 horas semanais) resultam em demissões.

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: Adalat cápsulas

Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande - MG

A Prefeitura Municipal de Piedade do Rio Grande - MG realiza concurso para preenchimento de 42 vagas.

Inscrições:
Entre 12 e 22 de junho, na prefeitura (rua do Rosário, nº. 220, Centro) ou pelo http://www.magnusconcursos.com.br/


Valor:
De R$ 25,00 a R$ 230,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.293,84

Provas:
Prova objetiva: 8 de julho
Haverá prova prática para Motorista e prova de títulos para Professores.
Cargos:
Fundamental - Atendente de Saúde, Patroleiro, Motorista, Serviçal, Auxiliar de Sepultamento e Ajudante de Serviços Gerais;
Médio - Professor, Vigilante Sanitário, Atendente de Consultório Dental, Secretário Escolar e Agente de Administração;
Superior - Contador, Coordenador do Cras, Veterinário, Psicólogo, Enfermeiro ESF, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Médico Clínico Geral PSF, Médico Clínico Geral, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Odontólogo e Professor de Educação Física

Prefeitura Municipal de Palmital - SP - Até Hoje!

A Prefeitura Municipal de Palmital, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 52 vagas

Inscrições:
Até 11 de maio, na Central de Empregos Municipal - Rua Rua João Moreira da Silva, nº. 429, centro, Palmital

Valor:
R$ 15,00

Provas:
Prova objetiva: 10 de junho

Cargos:
Ensino Fundamental - Operador de Serviços, Operador de Máquinas e Equipamentos e Motorista;
Ensino Médio - Cadista/Desenhista de Projetos e Oficial Administrativo;
Ensino Superior - Médico Neurologista, Médico de Pronto Atendimento, Clínico Geral, Cardiologista, Ginecologista Obstetra, Pediatra, Ortopedista, Dermatologista, Pneumologista, Infectologista, Nefrologista, Gastroenterologista, Psiquiatra, Urologista, Psicólogo, Dentista, Fonoaudiólogo, Educador Físico, Fisioterapeuta Domiciliar, Nutricionista, Assistente Social, Engenheiro Civil e Gestor Administrativo.

Remuneração:
Entre R$ 629,45 e R$ 2.400,43

Prefeitura Municipal de Navegantes – SC

A Prefeitura Municipal de Navegantes – SC realiza concurso para provimento de 370 vagas

Inscrições:
Até 28 de maio, pelo http://www.sociesc.org.br/


Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 404,63 a R$ 8.500,00

Provas:
Prova objetiva:10 de junho
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Fundamental - Agente de Serviços Gerais - Educação e Instrutor de Informática;
Médio - Auxiliar de Consultório Dentário ESF, Leiturista - DAE, Monitor de Área Azul, Monitor de Educação Especial e Monitor de Educação Infantil;
Superior - Médico Cardiologista, Médico-Cirurgião Vascular, Dermatologista, Endocrinologista, Médico ESF, Odontólogo Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais, Odontólogo Traumatologista Buco Maxilofacial, Professor de Educação Infantil, Professor de Recursos Multifuncionais, Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental nas disciplina de artes, ciências, educação física, ensino religioso, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática e Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Prefeitura Municipal de Narandiba - SP

A Prefeitura Municipal de Narandiba, São Paulo, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 11 de maio, pelo http://www.cematconcurso.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 45,00

Remuneração:
Entre R$ 630,40 e R$ 7.541,23

Cargos:
Monitor de Costura e Motorista, Atendente, Cirurgião-Dentista, Fisioterapeuta, Médico e Médico Plantonista.

Provas:
Prova escrita: 27 de maio
Haverá prova prática para Motorista

Prefeitura Municipal de Mormaço – RS

A Prefeitura Municipal de Mormaço – RS realiza concurso para provimento de 53 vagas

Inscrições:
Até 10 de junho, pelo http://www.consesp.com.br/


Valor:
De R$ 45,00 a R$ 85,00

Remuneração:
De R$ 572,00 a R$ 3.302,00.

Provas:
Haverá provas objetiva e de títulos.

Cargos:
Fundamental - Artífice, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Operário, Serviçal, Agente Comunitário de Saúde, Almoxarife, Jardineiro e Telefonista - Recepcionista;
Médio - Agente da Junta do Serviço Militar, Agente da Vigilância em Saúde, Agente de Fiscalização, Atendente de Creche, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Bibliotecário, Caixa, Controle Interno, Fiscal Ambiental e Técnico em Informática;
Superior - Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Traumatologista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Procurador Jurídico, Professor - Educação Infantil, Professor - Séries Iniciais e Psicólogo

Prefeitura Municipal de Ladário - MS

A Prefeitura Municipal de Ladário, Mato Grosso do Sul, realiza concurso para preenchimento de 17 vagas.

Inscrições:
Entre 10 e 16 de maio, na Secretaria Municipal de Saúde - Rua Comandante Souza Lobo, nº. 1197, centro, Ladário.

Remuneração:
R$ 622,00

Cargos:
Agentes Comunitários de Saúde

Seleção:
Haverá avaliação curricular e entrevista

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG (II)

A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 16 de maio a 21 de maio, pelo http://www.pjf.mg.gov.br/.


Cargos:
Médicos I da Saúde da Família e Comunidade.

Remuneração:
R$ 7.574,98

Seleção:
Haverá análise de títulos

Prefeitura Municipal de Ibipeba - BA

A Prefeitura Municipal de Ibipeba - BA realiza concurso para provimento de 116 vagas

Inscrições:
Até 18 de maio, na Praça da Liberdade, nº. 29 ou pelo http://www.seletaconcursos.com.br/


Valor:
R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática e de títulos.

Cargos:
Fundamental - Motorista CNH categoria B, Merendeira, Agente de Serviço, Agente de Portaria e Operador Máquinas Pesadas;
Médio - Entrevistadora, Digitadora, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Orientador Social, Monitor de Esporte, Recepcionista PSF, Técnico de Laboratório, Faturista, Agente de Endemias e Agente de Vigilância Sanitária;
Superior - Professor, Assistente Social e Psicólogo.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.200,00

Prefeitura Municipal de Dourado - SP

A Prefeitura Municipal de Dourado, São Paulo, realiza concurso para provimento de 16 vagas

Inscrições:
Entre 5 e 17 de maio, pelo http://www.consesp.com.br/


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 50,00

Remuneração:
Entre R$ 637,57 e R$ 2.332,74

Cargos:
Ensino Fundamental - Cuidador de Educação Básica e Agente Comunitário de Saúde;
Ensino Médio - Recepcionista;
Ensino Superior - Enfermeiro, Engenheiro Civil e Médico.

Provas:
Provas objetivas: 3 de junho

Prefeitura Municipal de Curitiba - PR

A Prefeitura Municipal de Curitiba, Paraná, realiza concurso para provimento de vagas.

Inscrições:
Até 14 de maio, pelo http://www.curitiba.pr.gov.br/


Valor:
De R$ 68 a R$ 88

Cargo:
Médico - Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria (CR), Educador Social (20) e Analista em Finanças (10).

Remuneração:
De R$ 2.389,53 a R$ 12.450,48.

Provas:
Prova Objetiva: 20 de maio
Haverá Avaliação Psicológica

Prefeitura Municipal de Charrua - RS

A Prefeitura Municipal de Charrua, Rio Grande do Sul, realiza concurso para provimento de 10 vagas

Inscrições:
Até 18 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores, Rua João Laurindo Caldatto, nº 83, sala 2

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 65,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Operário, Servente Auxiliar de Serviços Gerais e Vigilante;
Ensino Médio - Agente Administrativo, Fiscal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Tesoureiro;
Ensino Superior - Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Nutricionista e Professor de Educação Especial (Libras).

Remuneração:
Entre R$ 764,12 e R$ 7.641,20

Provas:
Prova escrita: 16 de junho
Haverá prova de títulos para Professores.

Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT realiza concurso para o provimento de 14 vagas

Inscrições:
Até 18 de maio, na Biblioteca Municipal (rua Quinco Caldas, s/n, Centro)

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 622,00

Provas:
Haverá prova títulos, provas objetiva e discursiva e entrevistas

Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães – MT realiza concurso para o provimento de 14 vagas

Inscrições:
Até 18 de maio, na Biblioteca Municipal (rua Quinco Caldas, s/n, Centro)

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde.

Remuneração:
R$ 622,00

Provas:
Haverá prova títulos, provas objetiva e discursiva e entrevistas

Hospital e Maternidade de Cordeirópolis - SP - Até Hoje!

O Hospital e Maternidade de Cordeirópolis, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 10 vagas

Inscrições:
Até 11 de maio, pelo http://www.confiatta.com.br/


Valor:
De R$ 25,00 a R$ 45,00

Remuneração:
De R$ 748,16 a R$ 1.396,33

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção Predial e Vigia;
Ensino Médio - Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Recepcionista;
Ensino Superior - Fisioterapeuta.

Provas:
Prova objetiva: 27 de maio
Haverá prova prática para Técnico de Enfermagem

Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo - CRP/ES

O Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP - ES) da 16ª Região realiza concurso para provimento de sete vagas

Inscrições:
Até 8 de junho, pelo http://www.quadrix.org.br/


Valor:
R$ 30,00, R$ 45,00 e/ou R$ 55,00.

Cargos:
Assistente Administrativo, Assistente de Cobrança, Assistente de Compras, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Financeiro e de nível superior, Psicólogo Técnico de Orientação, Fiscalização e Ética e cadastro de reserva para Auxiliar de Serviços Gerais e Assistente de Diretoria).

Remuneração:
R$ 747,00, R$ 1.099,44 e R$ 2.408,80

Provas:
Prova objetiva: 17 de junho

Concurso Prefeitura de Mata - RS

A Prefeitura de Mata, Estado do Rio Grande do Sul, localizado a 378 km da Capital, lançou concurso público com o objetivo de preencher vagas mais cadastro reserva. São reservadas 5% das vagas a pessoas portadoras de deficiências. São oferecidas 05 vagas de nível fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 810,23 e R$ 2.379,97.
Cargos
Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Agente Comunitário de Saúde, Calceteiro, Médico Veterinário, Pedreiro e Professor.
As inscrições serão efetuadas de 14 a 23 de maio de 2012, no Prédio da Prefeitura Municipal de Mata, situada na rua Do Comércio, 495 - Centro, Mata, de segunda- a sexta-feira das 09h00min às 15 horas.
A taxa de  inscrição varia entre R$ 34,23 e R$ 114,10.
A prova escrita será aplicada em local e dia a serem divulgados no mural da Prefeitura de Mata e no site http://www.idrhconcursos.com.br/. Da mesma forma serão repassados os detalhes da prova prática.
A validade do concurso público será de 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados.

Edital / Publicações

Concurso CPTM 2012

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou editais para realização de concurso público visando preencher postos vagos. Realizado em parceria com a Empresa CKM Serviços, o concurso oferece 59 vagas para cargos de todos os níveis escolares, com remuneração de até R$ 7.466,70 e jornada de 20 e 40 horas semanais.
Oportunidades
As vagas são para os cargos de advogado jr, analista de recursos humanos jr, analista de planejamento e gestão jr., analista de planejamento jr., analista de planejamento e desenvolvimento operacional jr., analista de licitações jr, analista de materiais jr, analista de serviços administrativos jr, analista de projetos e obras jr., auditor jr, auxiliar de enfermagem do trabalho, conservador de via permanente, desenhista projetista, engenheiro de manutenção jr., engenheiro de segurança do trabalho, mecânico de manutenção I, nutricionista, técnico de desenvolvimento de projetos e obras I, técnico de licitações, técnico de segurança do trabalho, técnico de serviços de operação e analistas trainee.
As inscrições serão realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico http://www.makiyama.com.br/, a partir das 0h do dia 15 de maio até as 24 h do dia 27 de Maio de 2012. A taxa variam de R$ 12,55, R$ 15,60 e R$ 22,65.
Quem não dispor de acesso à Internet, poderá procurar os Postos de Atendimento do programa "Acessa São Paulo", onde o acesso à Internet é gratuito, durante o mesmo período, de segunda a sábado.
As Provas e as Avaliações serão realizadas na cidade de São Paulo - SP, em datas, horários e locais a serem divulgados, no site http://www.makiyama.com.br/ e a validade do concurso será de até dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Concurso Prefeitura de Xanxerê – SC

Mais um concurso público encontra-se em aberto no Estado de Santa Catarina, desta vez trata-se da prefeitura do município de Xanxerê. Estão disponíveis 50 vagas para candidatos que possuam os níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os salários iniciais oscilam entre as cifras de R$ 700,00 e R$ 10.962,00.
Confiram quais são os cargos a serem preenchidos, de acordo o nível escolar:
Fundamental:
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais (masculino e feminino), Cozinheira.
Médio e Técnico:
Instrutor de Artes, Motorista de ônibus, Motorista de Caminhão.
Superior:
Advogado, Biólogo, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico - Pediatra Pronto Atendimento, Médico Clínico Geral Pronto Atendimento, Médico Ginecologista, Médico, Professor de Artes, Professor de Inglês, Professor (Educação Especial - para atuar com AEE - Atendimento Educacional Especializado), Professor de Educação Física, Terapeuta Ocupacional. 
Inscrições:
Para realizar as inscrições o interessado deverá acessar o site da organizadora no endereço eletrônico: http://www.alternativeconcursos.com.br/. O período para se inscrever se encerra dia 26 de maio de 2012.
Provas:
Os candidatos deverão se submeter à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que ocorrerá na data de 17 de junho de 2012, nas dependências da Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, sito à Avenida Brasil, n.º 472, Centro, no Município de Xanxerê, Santa Catarina.
Os gabaritos estarão disponíveis no primeiro dia útil após a aplicação das provas.
Validade:
O concurso terá validade de dois anos, mas, poderá sofrer prorrogação, por igual período.

Prefeitura de Rio Branco (AC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, lançou edital (SEMSA Nº 02/2012) que estabelece as normas para a realização de processo seletivo oferecendo 10 vagas de nível superior para o cargo Médico. O salário é de até R$ 6.239,22.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas até o dia 18 de maio de 2012, das 8h às 12h e de 14h às 17h, no Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, sito à Avenida Ceará nº 3.367 - Bairro Abrão Alab ou via Correio.
A prova de conhecimentos específicos está provista para 04 de junho de 2012, em horário e local a serem informados pela Comissão Organizadora do Concurso através de publicação de listagem no site da Prefeitura de Rio Branco, com antecedência mínima de 48 horas de sua realização.
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contados a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Primavera do Leste - MT abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, destinado a formação de cadastro de reservas para profissionais temporários de níveis Médio e Superior. Os salários oferecidos variam de R$ 803,71 a R$ 6.998,40 em jornadas de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
-Ensino Médio - Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Instrutor de Informática, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Imobilização Ortopédica e Interprete de Libras;
-Ensino Superior - Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Cirurgião-Dentista Bucomaxilofacial, Cirurgião-Dentista Endodontia, Médico Clínico Geral, Médico Anestesista, Médico, Ultrasonografista, Endocrinologista, Reumatologista, Pediatra, Cardiologista, Ginecologista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor de Artes, Professor de Ciências Biológicas, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Professor Pedagogo.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 17 de maio de 2012, no saguão do Poupa Tempo, localizado na Avenida Cuiabá nº. 653, centro, Primavera do Leste, das 13h às 17h.

A aplicação das Provas Objetivas está prevista para ser realizada no dia 26 de maio de 2012, com início às 8 horas e duração improrrogável de 03 (três) horas, em locais e horários a serem divulgados.

O processo seletivo terá a validade de um ano, a contar da data da publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Lagoa da Canoa - AL lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, Estado de Alagoas, através da Secretária Municipal de Saúde, está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado de contratação de Médico, por tempo determinado, através de comissão técnica responsável pela seleção, submetendo-se às instruções deste Edital. A remuneração bruta mensal será de R$ 19.228,27, onerando o Programa de Trabalho 10.301.0010 e 10.301.0010.

A jornada de trabalho é de 44 horas semanais, sendo 32h na Estratégia de Saúde da Família e 12h como plantonista no Pronto Atendimento.

A inscrição será realizadas até o dia 05 de junho de 2012, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, localizada na Praça José Barbosa Ramos, S/N, Centro, nesta Cidade de Lagoa da Canoa/AL, telefone (82) 3528- 1160.
A seleção dos candidatos irá ocorrer por meio da análise do curriculum vitae, que valerá até 3,0 pontos e da prova de títulos, que valerá até 7,0 pontos. A análise será realizada por uma comissão designada através de portaria e por meio de verificação e análise de documentos, com vistas à comprovação das informações declaradas no requerimento de inscrição, também verificados pela mesma comissão.

Concurso São José do Barreiro – SP

Acaba de ser lançado por intermédio do site da empresa única Assessoria, edital de concurso público, da Prefeitura do município de São José do Barreiro o qual tem como objetivo a contratação de pessoal para o quadro de servidores municipais.   Ao todo serão 31 vagas a serem ocupadas efetivamente. Os vencimentos iniciais estão subordinados ao cargo a ser exercido e ficam entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.256,00.
Cargos:
Técnico de enfermagem PSF, farmacêutico, enfermeiro padrão, psicólogo, psicólogo do Cras, médico plantonista, dentista do PSF, dentista plantonista, faxineiro, vigia, professor de educação infantil, professor de matemática, professor de língua portuguesa, professor de arte, motorista.
Inscrições:
Para se inscrever os candidatos deverão acessar o site da organizadora no endereço eletrônico: http://www.unicaps.com.br/. O período para realização das inscrições do concurso se encerra dia 21 de maio de 2012 e do . A taxa de inscrição varia entre R$ 20,00 e R$ 50,00.
Provas:
As provas do concurso serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório que serão formuladas com questões de múltipla escolha. A data, horário e local só serão divulgados posteriormente em data oportuna, através do site da organizadora, mencionado acima.
Validade:
O concurso terá validade de 02 anos, podendo sofrer prorrogação por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Medianeira - PR abre processo seletivo

Encontram-se abertas às inscrições para o processo de seleção da prefeitura do município paranaense de Medianeira. O intuito da administração é prover 08 vagas no quadro de servidores municipais para os cargos de auxiliar de enfermagem, enfermeiro e condutor de veículos de urgência. Estes cargos são para candidatos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos iniciais oscilam entre R$ 937,70 e R$ 974,77.
Os interessados a alguma dessas vagas poderão efetuar suas inscrições até o dia 28 de maio de 2012 por intermédio do endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para o cargo de motorista, de R$ 75,00 auxiliar de enfermagem e de R$ 100,00 para enfermeiro.
A seleção dar-se-á através de prova objetiva com questões de múltipla escolha em que o candidato será avaliado de acordo o nível de escolaridade exigido para desempenhar a função. As respectivas provas objetivas serão realizadas no dia 10 de junho de 2012, todavia, o local e horário será divulgado através de edital a ser publicado posteriormente.
Os gabaritos serão disponibilizados no primeiro dia útil após a realização das provas no site da organizadora no endereço eletrônico mencionado anteriormente.
A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo sofrer prorrogação de acordo a necessidade, porém, por uma única vez e por igual período. 

Propagandas antigas: Sal de Fruta Eno - Portugal


Revista Portuguesa
1930

Estudo revela que romã é viagra natural

Há já algum tempo que se sabe que a romã tem benefícios para a saúde, quer pelo facto de ajudar a reduzir a pressão arterial quer por poder ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. No entanto, um novo estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia, vem agora revelar que este fruto é também um viagra natural.

Na investigação, agora publicada pelo jornal 'Daily Mail, foi avaliado o comportamento de 58 homens e mulheres, com idades entre os 21 e os 54 anos, que, ao longo de duas semanas, beberam um copo de sumo de romã. Os resultados mostram que, após este período, se verifica um aumento de testosterona que pode variar entre 16 e 30 por cento.

Segundo a equipa de investigadores, se a testosterona aumenta também o desejo sexual aumenta.

Mas uma dose diária de sumo de romã não traz apenas benefícios a nível sexual. O mesmo estudo revela que os sentimentos negativos, como a tristeza ou o medo, sofrem uma diminuição.

A investigação confirma, assim, que o sumo deste fruto pode substituir o viagra, sem trazer consequências para a saúde.

Fonte Correio da Manhã de Portugal

Portugal: Menos 115 mil urgências nos hospitais

Número de urgências diminui nos hospitais
Os hospitais realizaram menos quase 115 mil urgências e os Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos centros de saúde efectuaram menos cerca de 240 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano, segundo dados oficiais.

De acordo com o relatório da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) sobre a actividade assistencial nos hospitais e centros de saúde nos primeiros três meses de 2012, as urgências hospitalares baixaram de 1.698.495 em 2011 para 1.584.452 este ano. Trata-se de uma diminuição de 6,7 por cento resultante de menos 114.043 urgências realizadas.

No mesmo período, os SAP efectuaram menos 241.917 atendimentos (menos 26,2 por cento do que em igual período de 2011), o que segundo nota do Ministério da Saúde se deve "essencialmente aos encerramentos destes serviços ou redução dos seus horários de atendimento".

As consultas hospitalares aumentaram dois por cento (mais 56.601 consultas realizadas), enquanto as efectuadas nos cuidados de saúde primários cresceram 2,9 por cento.

Segundo estes dados, as consultas médicas domiciliárias, a cargo dos cuidados de saúde primários, aumentaram 14,8 por cento, passando de 53.258 em 2011 para 61.128 este ano.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Baião: Novo centro de saúde

Unidade inaugurada ontem custou 1,5 milhões
Após mais de dez anos de luta por melhores serviços de saúde para Baião, o objectivo foi ontem concretizado com a inauguração do centro de saúde com Serviço de Atendimento Permanente (SAP) pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, Leal da Costa. O novo equipamento custou cerca de 1,5 milhões de euros.

"Fizemos de tudo para garantir que os baionenses tivessem acesso a condições condignas de saúde e isto corresponde a uma das maiores conquistas políticas em Baião desde o 25 de Abril", afirmou José Luís Carneiro, presidente da Câmara de Baião.

A falta de clínicos e o possível encerramento do SAP foram ultrapassados e a unidade conta agora com cinco médicos que prestam serviço a 8700 utentes. "Conseguimos, em cooperação com a Administração Regional de Saúde, ceder formação a jovens licenciados em Medicina, possibilitando-lhes a especialidade em Medicina Geral e Familiar. E, em seis anos, disponibilizamos alojamento gratuito a esses jovens", referiu o edil.

"Agora somos tratados como pessoas. O antigo centro não tinha condições e se o serviço de Urgência acabasse ia ser muito complicado para nós, até porque seríamos obrigados a recorrer aos hospitais de Penafiel ou de Amarante", explicou Maria da Conceição, utente.Fonte Correio da Manhã

Portugal: Perto de 6% das crianças algarvias e alentejanas têm baixo peso - Estudo

A crise poderá ser responsável pelo aumento dos casos de subnutrição infantil, que atingia em 2010 já perto de seis por cento das crianças entre os seis e os oito anos no Alentejo e Algarve, revela um estudo divulgado hoje.

Segundo o relatório da segunda fase do "Childhood Obesity Surveillance Iniative", promovido pela Organização Mundial da Saúde/Europa, em 2010, 5,8% das crianças alentejanas e 5,7% das algarvias apresentam baixo peso.

Dados recolhidos em 2008, a nível nacional, indicavam que 32,2% das crianças apresentavam excesso de peso, número que desceu para 30,2% em 2010. A obesidade atingia 14,3% das crianças.

Fonte Destak

Portugal: Secretário de Estado nega diminuição de pessoas nos centros de saúde após aumento das taxas moderadoras

O secretário de Estado de Estado Adjunto do ministro da Saúde disse  ser "totalmente falso" que o número de pessoas que vão aos centros de saúde esteja a diminuir devido ao aumento das taxas moderadoras.

"Afirmar que vão menos pessoas ao médico por causa das taxas moderadas e que os mais pobres não vão lá porque não têm dinheiro para pagar é totalmente falso", afirmou Fernando Leal da Costa, acrescentando: "Essa é uma daquelas afirmações que não têm pés nem cabeça".

O secretário de Estado comentava, em Baião, uma posição de hoje da DECO, segundo a qual o aumento das taxas moderadoras fez com que algumas pessoas deixassem de ir ao Serviço Nacional de Saúde.

Fonte Destak

Portugal: Governo "impõe moratória" na abertura de cuidados continuados

O secretário de Estado de Estado Adjunto do ministro da Saúde disse  que o Governo, por "não haver capacidade económica", vai "impor uma moratória à velocidade de abertura de unidades de cuidados continuados".

"A minha primeira preocupação é conseguir que aquilo que já está aberto continue a poder funcionar, porque, quando chegámos ao Governo, nem sequer isso estava assegurado", afirmou Fernando Leal da Costa.

Falando em Baião à margem da inauguração do novo centro de saúde, o secretário de Estado reafirmou que "a tutela pretende terminar a rede de cuidados continuados que foi delineada anteriormente".

Fonte Destak

Os principais mitos e verdades a respeito da memória

A capacidade de armazenamento de informações da memória é limitada.
Falso.
Antes acreditava-se que as pessoas nasciam com uma determinada capacidade de memorização, considerada fixa. Hoje sabe-se que trata-se de uma capacidade flexível, que pode ser aprimorada por meio de técnicas e práticas. No entanto, temos um período de sobrecarga da memória e da aprendizagem. Por esta razão, é importante programar pausas entre as tarefas.

A memória pode piorar com a idade.
Verdadeiro.
Mesmo sem nenhuma doença, pessoas mais velhas costumam ter mais dificuldade em armazenar novos conhecimentos e também em lembrar-se de fatos guardados na memória. Isso ocorre porque, a partir dos 65 anos, a velocidade de processamento das informações diminui. Mas o treinamento específico e outras medidas preventivas pode minimizar o problema.

Ter boa memória significa ser inteligente.
Não necessariamente.
Memorizar muitas coisas nem sempre é sinal de inteligência, mas dificilmente uma pessoa inteligente e bem sucedida não terá boa memória.

Truques como amarrar um cordão no dedo ajudam a lembrar.
Não necessariamente.
A memória funciona por associações. Ou seja, estamos relacionando sempre os eventos entre si para nos lembrarmos deles mais facilmente. O cordão poderá servir de lembrete para recuperar rapidamente uma determinada informação no cérebro, desde que ela esteja bem associada ao cordão. Caso contrário, a pessoa constata que tem um lembrete, mas não consegue lembrar especificamente o que fazer.

Esquecer a chave de casa ou o lugar onde estacionou o carro é um sinal de que a memória está ruim.
Não necessariamente.
Em geral, estes fatos estão ligados à distração ou à falta de organização. A falta de atenção pode levar uma pessoa a não fixar uma informação - como o piso do shopping em que deixou o carro estacionado. A pessoa só deve ficar preocupada isso se repete de maneira frequente.

Quem tem boa memória aprende uma segunda língua com mais facilidade.
Verdadeiro. A capacidade de se lembrar rapidamente dos sons, do vocabulário e da estrutura do novo idioma torna o aprendizado mais fácil.

Se não for estimulado, o cérebro perde a agilidade para memorizar de modo eficiente.
Verdadeiro.
A retenção de novas informações depende do número e do fortalecimento das conexões existentes entre os neurônios, a sinapses. Estas dependem de tarefas que demandem concentração.

Algumas pessoas nascem com capacidade de memorização boa e outras não.
Verdadeiro.
Mas até as pessoas que nascem com menor capacidade de memorização podem melhorá-la pela prática de exercícios e de estratégias compensatórias.

Guardamos memórias falsas.
Verdadeiro.
Lembrar coisas que não aconteceram é comum. Trata-se de mescla de memórias ou de armazenamento do que se ouviu contar, mas não se viveu.

Fonte: Ana Alvarez, doutora em Ciências e especialista em memória

Por Estadão

Distúrbios que afetam as lembranças

Conheça as doenças mais comuns que levam à perda da memória

Mal de AlzheimerComum em idosos, a doença se caracteriza pela incapacidade do paciente de se lembrar de eventos recentes - a degeneração da memória a curto prazo. O mal de Alzheimer piora com o tempo, e sintomas nos estágios mais avançados incluem a debilitação de habilidades cognitivas e de linguagem, instabilidade emocional e até perda de memória a longo prazo.

A doença ainda não tem cura, mas o tratamento - à base de medicações e reabilitação neuropsicológica - permite retardar a degeneração e reduzir os sintomas. Manter o cérebro "trabalhando" durante todas as fases da vida é a melhor forma de evitar o Alzheimer, de acordo com o neurologista Erich Fonoff, do Hospital Sírio-Libanês.

Amnésia
Ocorre quando o cérebro perde a capacidade de processar e armazenar informações obtidas a curto ou longo prazo, seja por causa do mau funcionamento das células nervosas, seja devido a um trauma psicológico que inibe as lembranças. O distúrbio pode se aplicar às memórias adquiridas antes ou depois do evento causador - geralmente um traumatismo craniano, um tumor cerebral, uso indevido de medicações ou deficiência de vitamina B.

A perda da memória pode ser transitória ou permanente. No primeiro caso, o paciente perde a noção de quem é, o que faz, o que aconteceu, mas aos poucos - ou até imediatamente - retoma as lembranças. No segundo, mais comum em casos pós-traumáticos, os efeitos são irreversíveis. O tratamento, quando possível e se necessário, é feito com base na psicoterapia.

Síndrome de Korsakoff
É um tipo específico de amnésia, relacionado ao déficit crônico de vitamina B1, comum em alcoólatras. Ocorre uma lesão no hipotálamo, uma pequena região na parte inferior do cérebro fundamental para a aquisição de novas memórias. O paciente sofre um déficit cognitivo irreversível e torna-se incapaz de adquirir e armazenar novas informações. É uma síndrome bastante rara e, até agora, não tem cura.

Fonte Estadão

Infecções foram responsáveis por 64% da mortalidade infantil em 2010

Doenças suscetíveis de prevenção como diarreia, pneumonia e sarampo foram as principais responsáveis pelas mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo

Doenças infecciosas suscetíveis a prevenção como diarreia, pneumonia e sarampo foram responsáveis por 64% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo em 2010, publica a revista médica britânica "The Lancet".

Dos 7,6 milhões de crianças dessa idade falecidas em 2010, 4,87 milhões morreram por causa dessas doenças, segundo os resultados de um estudo elaborado por pesquisadores da John's Hopkins Bloomberg School of Public Health, de Baltimore (EUA), que se basearam em dados de 193 países.

Entre 2000 e 2010, as mortes por essas causas sofreram redução de dois milhões - 26% -, mas segundo os autores do estudo só alguns poucos países conseguirão cumprir a percentagem de mortalidade infantil fixada no quarto item dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas.

A ONU pretende reduzir em dois terços a mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos entre 1990 e 2015.

As doenças infecciosas que mais contribuíram para esses falecimentos foram pneumonia (14,1% das mortes totais), diarreia (9,9%) e malária (7,4%).

Duas de cada cinco crianças (40,3%) morreram durante seu primeiro mês de vida, principalmente devido a pneumonia, parto prematuro e meningite.

O autor principal do estudo, Robert Black, considerou que, para alcançar o objetivo da ONU, as mortes por doenças infecciosas deveriam ser reduzidas a um ritmo anual de 4,4% por país, enquanto atualmente descem 2,6%.

Metade das mortes infantis por estas doenças em 2010 foi registrada na África, seguida pelo sudeste asiático, com 33% do total.

Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo e China somaram, juntos, metade das mortes infantis em todo o mundo.

Fonte Estadão