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terça-feira, 15 de maio de 2012

Sistema fotovoltaico devolve visão afetada por doença, dizem cientistas

Pesquisadores criaram chip com tecnologia empregada em painéis solares. Equipamento captaria imagem, levada para o cérebro por corrente elétrica.

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram um sistema que pode restaurar a visão de pessoas atingidas por doenças degenerativas com a ajuda de células fotovoltaicas – matéria-prima dos painéis solares empregados na geração de energia elétrica.

De acordo com estudo publicado na última edição da revista “Nature Photonics”, um novo tipo de prótese foi desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos e funcionaria com a ajuda de óculos especiais, equipados com uma câmera em miniatura, além de um computador de bolso, que processaria o fluxo de dados visuais.

As imagens seriam exibidas em uma pequena tela de cristal líquido embutida nos óculos de proteção, que seriam parecidos com os equipamentos utilizados para games. Porém, ao contrário dos óculos de vídeo normal, as imagens partiriam do LCD para o chip fotovoltaico com a ajuda de luzes infravermelhas. O chip, do tamanho de uma ponta de lápis, seria implantado sob a retina.

O sistema resulta em correntes elétricas desencadeando sinais para a retina, que, posteriormente, fluiriam para o cérebro, permitindo a recuperação da visão. Os cientistas testaram o sistema em ratos vivos, medindo seu comportamento fisiológico, e agora esperam conseguir um patrocinador que apoie os testes em seres humanos.

Segundo o estudo, nos ratos, foi possível comprovar que o sistema restaurou a visão. De acordo com os cientistas, as retinas degeneradas de ratos necessitaram de uma maior quantidade de luz infravermelha para alcançar o mesmo nível de atividade das retinas de ratos normais – embora tenha havido um cuidado para não aquecer o tecido da retina.

Fonte G1

Exames: Acetona

Material do qual pode ser dosado: urina ou sangue, extraído por punção da veia do braço.

Objetivo do exame: Para detectar complicações do diabetes. Observam-se altos valores de acetona na cetoacidose diabética.

Confiabilidade: Altamente confiável.

Tempo necessário para obtenção do material: 10 minutos.

Preparação do paciente: recomenda-se uma dieta especial.

Tempo necessário para obtenção dos resultados: Entre 24 e 48 horas após efetuar o exame.

Valores Normais: Urina: até 40 mg/dl e no plasma (sangue): o resultado deve ser negativo.

Valores diminuídos: Por contaminação bacteriana e também quando acontece evaporação das amostras.

Valores aumentados: A acetona aumenta no sangue e na urina como conseqüência do exercício físico ou consumo exagerado de alimentos gordurosos e quando há ausência total ou relativa de carboidratos.

Valores altos de acetona são encontrados na cetoacidose diabética, no jejum prolongado, na inanição, na doença de Von Gierke, no hiperinsulinismo (conseqüente a hipoglicemia), e nos casos que evoluem com uma maior necessidade de carboidratos, como na tireotoxicose e em febres prolongadas (geralmente conseqüentes a doenças infecciosas graves)

Valores aumentados por uso de medicamentos: pode ocorrer elevação da acetona no sangue dos pacientes em uso de propanolol.

Fonte boasaude.uol.com.br

Unesp de Presidente Prudente oferece fisioterapia pós-natal gratuita

O campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) passou a oferecer um novo serviço gratuito: a fisioterapia pós-natal.

Criado e desenvolvido pela professora Edna Maria do Carmo, do Departamento de Fisioterapia, o atendimento conta com uma equipe formada por alunos do curso de especialização em Fisioterapia e graduandos.

O grupo visita as parturientes em uma maternidade estadual parceira do projeto no dia seguinte ao parto. O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância de cuidar de sua própria saúde no período que sucede o nascimento.

Cerca de um mês depois, o grupo irá até a residência das mães que demonstrarem interesse no tratamento fisioterápico pós-natal e analisará as alterações físicas e emocionais pelas quais elas estão passando. Antes de começar as atividades, a mulher deve ir ao médico e pedir o encaminhamento para as sessões de fisioterapia.

O programa é realizado às segundas e sextas feiras, das 16h às 17h, e às terças e quintas, das 10h às 11h ou das 17h30 às 18h30. Para fortalecer o vínculo, os bebês também participam em algumas sessões.

Mais informações com o Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação, da Unesp, pelos telefones (18) 3229-5800 ou (18) 3229-5802.

Fonte Estadão

Pobreza também pode levar à obesidade

Temer não ter comida o suficiente coloca as pessoas em risco para a obesidade, aponta novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York, nos EUA. Condição conhecida como “insegurança alimentar” é comum em famílias de baixa-renda.

“Entender por que a pobreza coloca as pessoas em risco para a obesidade é essencial para lidar com esta epidemia”, diz Rachel Gross, principal autora do estudo.

Rachel e sua equipe entrevistaram mais de 200 famílias de baixa renda nos EUA que possuíam filhos mais novos que seis meses de idade para conhecer seus hábitos e práticas alimentares. Segundo a pesquisadora, estudos mostram que os padrões alimentares adotados desde o início da infância podem predispor ou não uma pessoa à obesidade.

Os resultados, divulgados no periódico Pediatrics, mostram que um terço das famílias reportaram insegurança alimentar e esta condição leva à práticas alimentares controladoras. Em outras palavras, isto significa que os pais controlam o quanto a criança irá comer: eles impõe um limite, mesmo que ela esteja com fome ou podem forçá-la a comer mais, mesmo que esteja satisfeita.

Segundo a autora, controlar a forma como a criança irá comer pode “atrapalhar” a capacidade dela em regular a sua própria fome e saciedade. Quando ela passar a se alimentar sozinha, é mais provável que ela coma em excesso e, consequentemente, engorde.

Para Rachel, os resultados sugerem que além da fome e desnutrição, as ações voltadas para as famílias de baixa renda devem levar em consideração o que foi apontado na pesquisa, no sentido de prevenir a obesidade.

Fonte O que eu tenho

Especialistas falam sobre como atenuar o sofrimento após uma perda

Dificuldades em lidar com a dor podem refletir em sintomas somáticos ou desvios comportamentais

Oito horas separam a cidade de Parambu da capital Fortaleza, onde está localizado o hospital mais próximo da cidade natal de Maria do Socorro Gomes de Souza, no interior do Ceará. Maria e os 13 irmãos perderam a mãe, que descobriu um câncer generalizado por nunca antes ter consultado um médico devido ao difícil acesso a qualquer tratamento de saúde. Maria não foi ao funeral porque viera morar no Rio Grande do Sul em busca de trabalho. A tristeza da perda e a distância de casa levaram-na a imergir em um estágio de profundo luto. Por não ter se cuidado bem nesse período, e praticamente desistido de viver, acabou desenvolvendo depressão e câncer de mama.

Maria é um caso típico de como a doença pode chegar mais rápido quando a pessoa entristece e se deixa abater pelo luto. Sem vontade de trabalhar, de conviver, tampouco de buscar a cura, recebeu de seu médico a informação de que lhe restavam apenas dois meses de vida.

— Eu não aceitava a morte da minha mãe e isso me deixou triste demais para querer viver. Como se não bastasse, eu também estava com os dias contatos, e comecei a me entregar.

Com nódulos espalhados em uma das mamas, teve de fazer três cirurgias até se livrar totalmente do câncer. Aos 48 anos, estava com a autoestima dilacerada. Até que um dia, arrastada pela filha, começou a participar das reuniões do grupo da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (Apecan), em Porto Alegre. Nas primeiras vezes, sequer erguia a cabeça para olhar os companheiros. Mas, com o passar do tempo, recuperou a serenidade e passou a compartilhar sua história — fato que lhe deu força para combater a doença. Conseguiu recuperar a confiança em si, e hoje, com 52 anos, refez os planos e deu a volta por cima.

— A gente nunca volta a ser como antes. Agora, posso dizer que sou outra, muito mais feliz.

Psicóloga da entidade, Fernanda Aver Pupe explica que é bem comum pessoas desenvolverem câncer em decorrência de perdas ou do luto. No tempo devido, ela busca auxiliar pacientes ou familiares a reinvestir na sua afetividade. Fernanda explica que é notável a diferença na melhoria entre aqueles que só recebem tratamento físico e os que tratam também a parte emocional.

— Se a família não entende esse período de luto, a pessoa deve buscar auxílio terapêutico — considera.

A importância do tempo
A forma de lidar com a perda está intimamente relacionada com a capacidade de enfrentar frustações. Para curar a dor da perda, é preciso levar o tempo necessário, e esse tempo é diferente para cada um. A conversa sobre o assunto é uma forma de elaboração. Se não for externada de nenhuma forma, a dor desse momento pode ser descarregada no corpo com sintomas somáticos ou na conduta, com desvios comportamentais, como por exemplo, o abuso de álcool ou drogas, conforme explica o psicanalista Jair Knijnik, da Sociedade Psicanalística de Porto Alegre.

O psiquiatra alerta que, quando alguém elimina a dor muito rápido, é preciso ficar alerta, pois pode representar uma negação.

— Quando a pessoa aparenta estar bem, é preciso ficar alerta, pois pode ter a ver com a euforia — afirma o especialista.

Knijnik explica que as perdas de lutos nao devem ser medicadas, já que são reações normais do ser humano. Mas quando o estado se complica com quadro de depressão clínica ou desânimo excessivo, é recomendável buscar apoio.

— O tratamento psicológico ou psinalítico pode ajudar a desenvolver a capacidade de suportar perdas e entender que, quando perdemos algo, estaremos ganhando algo também — aconselha.

Cinco dicas para driblar o luto

1. Falar sobre o luto com pacientes de doença crônica, como câncer, incluindo seus familiares.

2. Buscar informação e rede de suporte, como psicólogos, psiquiatras e oncologistas. Compartilhar o momento com familiares e amigos também é importante.

3. Não ter preconceito em buscar apoio psicológico: em grande parte das vezes, a pessoa não consegue lidar sozinha com a situação.

4. Evitar comparações com lutos alheios e anteriores. Cada um deve "digerir" a dor da perda da sua forma.

5. Fale e deixe que pessoas que sofreram o luto a externar seus sentimentos.

Fonte: Antonio Dal Pizzol, oncologista do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre

Por Zero Hora

De quem é a culpa pela desmotivação de um profissional: a empresa, o chefe ou a própria pessoa?

Uma pessoa sem interesse dentro da equipe pode prejudicar a produtividade de todo o grupo. Saiba como reverter essa situação e liderar equipes com profissionais desinteressados

Por Fábio Bandeira de Mello

Manter equipes motivadas, comprometidas e com foco em resultado é um dos grandes desafios dos gestores de hoje. Todas as organizações, independente dos setores e segmentos nos quais atuam, são feitas por pessoas e, para manter a qualidade, o desempenho e resultado esperado, todos precisam estar envolvidos e motivados.

Mas em muitas empresas é possível encontrar dentro das equipes, aquele profissional desinteressado ou desmotivado, que parece enrolar em suas atividades mais do que produzir. Ter um profissional desse dentro da equipe pode se tornar perigoso, pois, pode afetar o desempenho de todo o grupo de trabalho.

Mas de quem é a culpa pela desmotivação de um profissional: a empresa, a própria pessoa ou o líder?
Nesse momento, o responsável pela desmotivação ou motivação no trabalho pode ser devido a qualquer um desses fatores ou até mesmo a soma dos três. Às vezes, profissionais desmotivados são conseqüências da própria organização, por intermédio de políticas equivocadas de gestão de pessoas ou falta de uma liderança adequada. Esses fatores ajudam a criar um verdadeiro batalhão de problemas que um pouco de planejamento poderia evitar.

Só que não podemos atribuir a falta de motivação totalmente às ações da organização. Assim, quando o profissional é incentivado pela empresa a seguir em uma determinada direção, que não é aquela que ele almeja ou acredita, o colaborador poderá deixar de apresentar os resultados esperados. Por tanto, cada profissional tem a sua parcela de responsabilidade e não pode ficar somente esperando que os outros mudem sua postura. É preciso estar disposto à melhor também e buscar continuamente um desempenho elevado.

De acordo com a Teresa Gama, diretora da Projeto RH, consultoria especializada em Gestão de Pessoas, a motivação é algo intrínseco, ou seja, vem de 'dentro para fora' de cada indivíduo e os fatores externos contribuem com uma parcela para que o indivíduo se motive ou não. "O processo de motivação é algo cíclico e contínuo, que busca integrar os objetivos, metas e processos da organização às motivações individuais. Como o mundo muda, as organizações também mudam e as pessoas mudam. Por isso, é necessário que os colaboradores sejam sempre estimulados a crescer", revela a consultora.

Causas da desmotivação
As razões para a perda da motivação do membro da equipe podem ser os mais variados. Pode pesar a falta de feedback entre profissional e empresa, não conseguir implementar alguma ideia ou projeto, problemas de relacionamento, pressão exagerada por resultados, responsabilidades muito abaixo (ou acima) de seu potencial, ausência de planos de carreira e outros.

A consultora empresarial da Leader & Life Coach e diretora da Bem-Estar Desenvolvimento Humano, Daniela Zanuncini, revela que ações motivacionais são mais importantes do que os empresários podem imaginar. "Um colaborador desmotivado tem queda no seu rendimento e por sua vez contribui significativamente nos resultados da empresa. Vários colaboradores desmotivados podem gerar resultados negativos que comprometam o faturamento ou até mesmo o crescimento da organização. Estabelecer, com frequência, ações motivacionais, desde que bem fundamentadas e coerentes pode alavancar negócios, bem como o rendimento da equipe."

Já a consultora Teresa Gama destaca como muito importante o papel do chefe, pois, esse poderá dar o feedback imediato junto ao profissional. "É importante o líder identificar a razão da desmotivação, através de uma conversa franca, aberta e reservada, e ter ações que possam minimizá-la, se for possível, buscando identificar o que proporciona motivação para aquele colaborador".

Teresa Gama ressalta ainda que o líder deve "perguntar sobre as perspectivas de seus comandados: o que gostam de fazer, em quais projetos gostariam de se envolver. Enfim, tentar descobrir em que direção querem seguir, buscando aliar com as prioridades da organização. É preciso tentar mesclar a motivação X necessidades X estímulos da Organização".

As pessoas motivadas podem produzir "algo mais", através do desejo de inovar, fazer o melhor, de enfrentar os problemas e desafios com tranquilidade. "Os funcionários estarão motivados quando estiverem "encantados" e ligados às estratégias da empresa. Para isso, é importante sentirem que seus pontos fortes são valorizados e, principalmente, as possibilidades de desenvolverem seu potencial", comenta a consultora.

Sou o novo líder, o que faço para motivar minha equipe?
Há situações em que a mudança de liderança acontece, justamente, devido à queda de produtividade na equipe. Nessa hora, o grande desafio desse novo gestor é motivar sua nova equipe e obter os resultados esperados.

A diretora Projeto RH salienta que, para esse momento, uma aproximação com o grupo de trabalho, mostrando-se aberto a conversar, ouvir opiniões, explicitando expectativas e objetivos, podem ser bastante útil. "É importante criar mecanismos que integrem a equipe de trabalho com o foco nas metas e objetivos da empresa, além de identificar as necessidades individuais e perceber se há pessoas em lugares "errados" para, rapidamente, proceder às mudanças necessárias. Além disso, se deve deixar claro os objetivos e metas da organização e o que se espera de cada profissional no contexto, mostrando a importância de cada indivíduo nos resultados".

Motivação em longo prazo

Para muitos gestores já é desafiador alcançar um bom nível de motivação com sua equipe, mas, torna-se ainda mais difícil, mantê-lo nesse estado. Por isso, o Portal Administradores, com a colaboração de especialistas em gestão pessoal, elaborou cinco dicas para o gestor conseguir manter um ambiente de motivação na equipe por um longo tempo. Confira:

· Diálogo - Para liderar com efetividade uma equipe, a ferramenta mais útil é o diálogo. Saiba ouvir, por mais simples que seja o seu funcionário, escute e tente entender o que ele tem a lhe dizer;

· Ideias - Peça sugestão ou novas ideias, nunca se esqueça que as experiências de vida de alguns de seus funcionários podem lhe ajudar bastante;

· Respeito - Trate seus funcionários com respeito, tenha consideração com as pessoas que trabalham com você, se tiver que fazer críticas que sejam construtivas e jamais críticas pessoais;

· Novos desafios - O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Lance para equipes metas ou novos desafios como forma de estimular o grupo;

· Reconhecimento - Não há nada mais gratificante do que o reconhecimento de um trabalho bem feito. Reconheça o trabalho de seus funcionários. Isso significa despertar o sentimento de desafio, incentivar a capacidade de superação e enfatizar a conquista e sensação de realização.

Quando o profissional está mais feliz, o ambiente de trabalho fica mais positivo e isso é convertido em melhores resultados. 

Economia do comportamento reduz gastos com doenças crônicas

Pesquisa da Ernst & Young mostra que as empresas que focarem sua atenção em adquirir conhecimento sobre o que motiva o comportamento dos indivíduos poderão obter melhor posicionamento no mercado

Mais do que pensar em como alavancar as receitas, as empresas e instituições de saúde vão precisar focar sua atuação nos pacientes. É o que informa um estudo realizado pela Ernst & Young. Com o nome de Progressions – The third place: healthcare everywhere, o estudo mostra que para manter a sustentabilidade do sistema será necessário gerar mudanças de comportamento nos consumidores.

De acordo com o CEO global da área de Life Sciences da Ernest & Young, Glen Giovannetti, com as doenças crônicas representando 75% de todos os gastos de saúde em países desenvolvidos, pensar em maneiras de reduzir os custos vem se tornando cada vez mais necessário.

“Não há mais como financiar gastos excessivos com saúde. As empresas e os governos não possuem capital para custear estes serviços”.

O executivo conta que as instituições e empresas de saúde devem incentivar essa realidade, porque a adoção de um estilo de vida cada vez mais saudável pode reduzir significativamente os gastos das seguradoras, especialmente no tratamento de doenças crônicas.

Entendendo o paciente
Para Giovanetti, as empresas que focarem sua atenção em adquirir conhecimento sobre o que motiva o comportamento dos indivíduos e aplicar essa informação na produção de modelos de negócios direcionados aos pacientes poderão obter melhor posicionamento no mercado.

A pesquisa mostra que para que seja possível entender e modificar o comportamento do paciente, as companhias terão que focar em obter mais conhecimento no campo da economia comportamental. “O desenvolvimento de produtos e serviços com as características que sejam mais relevantes à vida dos indivíduos, focando na experiência do consumidor. Como a criação de informações, ao invés de apenas vender remédios e produtos”.

Em consonância com o direcionamento dos negócios também nos pacientes, a pesquisa mostra que as novas tecnologias, como aplicativos, smartphones, mídias sociais, sensores e monitores vão permitir que os indivíduos tenham mais controle sobre as informações de sua saúde.

O presidente da Ernest Young no Brasil, Frank De Meijer, explica que essas inovações no campo da tecnologia estão gerando o que o relatório descreve como o “terceiro local” em healthcare. “Isso representa uma mudança do epicentro dos sistemas hospitalares, que sempre estiveram localizados nos hospitais e consultórios para qualquer localidade”.

De Meijer acredita que essas mudanças podem trazer mais sustentabilidade ao setor. Mas ressalta que também podem diminuir o potencial competitivo das empresas que não se adaptarem a essa realidade.

Ferramentas
Giovanetti conta que, nos Estados Unidos, 50% dos pacientes não seguem as recomendações dos médicos. “Isso é um dos principais motivos que faz com que as pessoas tenham que retornar aos hospitais e consultórios para reiniciarem os tratamentos”.

De acordo com ele, se os pacientes entenderem mais sobre sua saúde, bem como o preço desse investimento para o setor e tiverem um relacionamento mais próximo com médicos poderão obter mais eficiência nos tratamentos.

As mídias sociais também possuem alta representatividade neste processo. De Meijer conta que se baseando nos aumentos de mídias sociais especializadas em saúde é possível identificar os padrões de doenças existentes entre as populações, criando assim iniciativas de promoção e prevenção de saúde, juntamente com tópicos de discussão.

Para De Meijer uma forte tendência para o futuro é a consolidação da “gamification”, a utilização de jogos eletrônicos utilizados para a promoção de bons hábitos, como dieta, controle de peso e adesão à medicação.

“Empresas têm desenvolvido programas combinando o uso de jogos, mídias sociais, e tecnologias para atender, por exemplo, as empresas que buscam motivas seus funcionários a adotarem hábitos saudáveis”.
Resultados

Os executivos afirmam que as companhias podem aumentar a aderência, fidelizar os clientes as suas marcas e fazer uso da economia do comportamento para entender o que motiva os pacientes.

Eles citam um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, que usou mecanismos baseados em loterias e economia do comportamento para diminuir a adesão dos pacientes ao medicamento Warfina, (utilizado na prevenção de trombose). E conseguiram diminuir o índice de 36% para 4%.

“Entender as motivações dos pacientes pode permitir que as companhias criem ofertas personalizadas”, afirma Giovanetti

Ele finaliza ao dizer que esse caminho ainda está no começo, seja no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. “Até agora poucas entidades têm conseguido colocar isso em prática”.

Fonte SaudeWeb

Receita das operadoras sobe 11,7% em 12 meses

Confira Caderno de Informação da Saúde Suplementar, publicado pela ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou na última quarta-feira (09) a edição de março de 2012 do Caderno de Informação da Saúde Suplementar.

Os dados apresentados nesta edição apontaram crescimento de 4,2% de beneficiários de assistência médica e 11,7% de receita das operadoras de planos de saúde entre dezembro de 2011 e dezembro de 2010.

Em dezembro de 2011, foram verificados 16,8 milhões beneficiários em planos exclusivamente odontológicos, o que representa um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Confira o Caderno de Informação da Saúde Suplementar – edição março de 2012

Fonte SaudeWeb

RJ: Desvios em hospitais podem gerar prejuízo de até R$ 96 mi

Entre as irregularidades estão o superfaturamento na aquisição de bens, o pagamento por serviços não prestados, a perda de medicamentos por expiração do prazo de validade e a locação de equipamento a custos superiores ao de aquisição

A Controladoria-Geral da União (CGU) estima que os hospitais federais no Rio de Janeiro podem provocar prejuízos aos cofres públicos que cheguem a R$ 96,5 milhões, caso não sejam tomadas medidas para contenção de gastos. A auditoria especial da CGU analisou o período entre janeiro de 2009 e abril de 2011 e apontou que a despesa dos hospitais chegou a R$ 888 milhões.

A auditoria foi feita a pedido do Ministério da Saúde, após indícios de irregularidades apontadas pela CGU nos gastos feitos pelas unidades. Foram analisados pagamentos feitos pelos seis hospitais (Hospital Federal de Ipanema, da Lagoa, de Andaraí, Cardoso Fontes, dos Servidores do Estado e de Bonsucesso) entre 2009 e 2011.

Entre os itens de despesas analisados estão o custeio de serviços continuados, como alimentação, lavanderia, limpeza, vigilância e apoio administrativo; aquisição de medicamentos e insumos; locação de equipamentos hospitalares; obras e reformas prediais.

Segundo a CGU, a maior parte dos prejuízos refere-se a pagamentos para locação de equipamentos hospitalares (R$ 35,2 milhões), seguidos das obras e reformas prediais (R$ 27,9 milhões); dos serviços continuados (R$ 20,6 milhões); e da aquisição de medicamentos e insumos médico-hospitalares (R$ 12,6 milhões).

Para a controladoria, em alguns casos, ainda é possível evitar o prejuízo. Em outros casos, o prejuízo já é efetivo, como no superfaturamento na aquisição de bens, no pagamento por serviços não prestados, na perda de medicamentos por expiração do prazo de validade e na locação de equipamento a custos superiores ao de aquisição.

As irregularidades constatadas foram levadas ao conhecimento dos órgãos competentes para as medidas de ressarcimento aos cofres públicos e punição dos responsáveis, conforme o caso. O relatório também será encaminhado ao Ministério da Saúde, ao Ministério Público Federal, ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério da Justiça e à Advocacia-Geral da União.

Fonte SaudeWeb

SP investe em maior programa de atenção ao idoso já lançado no Estado

Com invetimentos de R$ 121,7 mi, programa objetiva implantar serviços referência na área de assistência e incentivar a qualidade de vida. Estado irá garantir que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes tenham pelo menos um Centro-Dia para Idosos

O governo de São Paulo vai investir R$ 121,7 milhões no maior programa de atenção ao idoso já lançado no Estado. Com o nome de “São Paulo Amigo do Idoso”, a iniciativa tem como objetivos principais implantar serviços que sejam modelos na área de assistência e incentivar os municípios paulistas a promoverem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais.

Trata-se de uma proposta pioneira, que cria pela primeira vez no mundo um Estado Amigo da pessoa idosa, sob uma perspectiva que envolva as diversas faixas etárias da população, entidades e órgãos públicos e privados.

O programa paulista, a ser lançado pelo governador Geraldo Alckmin nesta segunda-feira (14), contou com a consultoria do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, que dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Hoje os idosos representam 11% da população total do Estado de São Paulo, cerca de 4,6 milhões de pessoas. Esse novo perfil populacional demanda atuações mais efetivas e integradas do Estado para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social.

“O Programa São Paulo Amigo do Idoso é o reconhecimento da sociedade àqueles que contribuíram para a construção do Estado. Estamos olhando para o futuro, preparando o nosso Estado para os próximos 50 anos”, diz o governador Geraldo Alckmin.

As ações integram, inicialmente, as áreas da Saúde, Desenvolvimento Social, Turismo e Esporte. Outras secretarias do governo, como a de Energia, serão envolvidas em um segundo momento.

Um dos principais eixos do programa “São Paulo Amigo do Idoso” é a área da Saúde. A pasta irá investir R$ 30 milhões na implantação de seis hospitais de retaguarda, quatro polos regionais de referência (nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, ABC e Baixada Santista) e um centro-dia de cuidados intensivos voltado à terceira idade, vinculado à USP Leste, na capital paulista. Os novos CRIs serão polos regionais de promoção de envelhecimento ativo e centros formadores geriátricos, com especialidades médicas, atividades educacionais, culturais e de lazer.

A Secretaria da Saúde também vai certificar municípios paulistas que adotarem políticas voltadas aos idosos, com a criação do selo “Cidade Amiga do Idoso”.

Já a Secretaria do Desenvolvimento Social vai investir R$ 89,8 milhões na implantação de 249 Centros de Convivência voltados para a integração dos idosos e 100 Centros-Dia do Idoso, atendendo a municípios de médio e grande porte que não possuem esse serviço.

Com esta ação o Estado de São Paulo irá garantir que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes tenham pelo menos um Centro-Dia para Idosos.

Será encaminhado à Assembleia Legislativa projeto de Lei que cria o Fundo Estadual do Idoso. O fundo será gerido pelo Conselho Estadual do Idoso para ações integradas de combate à extrema pobreza envolvendo a terceira idade. O Fundo irá viabilizar, também, a captação de recursos do segundo setor por meio de renúncia fiscal.

O programa “São Paulo Amigo do Idoso” também será implantado o projeto “Melhor Viagem SP”, que vai beneficiar, anualmente, 6,4 mil idosos acima de 60 anos residentes em municípios com até 30 mil habitantes.

Por meio de parcerias com colônias de férias e prefeituras, o projeto tem como objetivo permitir que os idosos de São Paulo possam viajar para outras localidades do Estado, diferentes daquela que residem, promovendo inclusão e sociabilidade.

Na área do esporte e lazer, o Governo de São Paulo vai investir R$ 450 mil para criar o Cartão Esporte do Idoso. A Secretaria de Esporte vai fornecer, por meio de cartão de débito, a quantia de R$ 57 por mês para pessoas com idade acima de 60 anos, faixa econômica limitada a três salários mínimos, para práticas de atividades físicas e de lazer em clubes ou academias de ginástica. O projeto será implantado inicialmente na região metropolitana de São Paulo. Somente em 2012 serão beneficiados cerca de 600 idosos.

Fonte SaudeWeb

Veja os critérios do CFM para interrupção da gravidez anencéfala

Condições foram publicadas no Diário Oficial da União. Conselho criou uma comissão de especialistas em ginecologia, obstetrícia, genética e bioética para definir as regras e normas

O Diário Oficial da União publicou na edição de ontem (14) os critérios definidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para a interrupção da gravidez no caso de fetos anencéfalos (malformação no tubo neural, no cérebro). A interrupção só deve ocorrer depois que for feito um exame ultrassonográfico detalhado e assinado por dois médicos. A cirurgia para interromper a gravidez deve ocorrer em local com estrutura adequada, ressalta o texto. Na Seção 1 do Diário Oficial, páginas 308 e 309, estão os seis artigos e a exposição de motivos.

A divulgação dos critérios ocorre 32 dias depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter aprovado por 8 votos a 2 a autorização para a interrupção da gravidez em caso de anencefalia. O CFM criou uma comissão de especialistas em ginecologia, obstetrícia, genética e bioética para definir as regras e normas. A comissão foi criada no dia seguinte à decisão do STF.

A Resolução nº1.989, de 10 de maio de 2012, é assinada pelo presidente do conselho, Carlos Vital Tavares Corrêa, pelo secretário-geral, Henrique Batista e Silva, e pelo relator do caso, Henrique Fernando Maia.

A interrupção da gestação só será recomendada quando houver um “diagnóstico inequívoco de anecefalia”, conforme a decisão do conselho. O exame ultrassonográfico deverá ser feito a partir da 12ª semana de gravidez (três meses de gestação), registrando duas fotografias em posição sagital (que mostra o feto verticalmente) e outra em polo cefálico com corte transversal (detalhando a caixa encefálica).

Na decisão, o CFM reitera também que os conselhos regionais de Medicina (CRMs) deverão atuar como “julgadores e disciplinadores” da decisão seguindo “a ética”. Segundo a resolução, a gestante está livre para decidir se quer manter a gravidez. Caso decida levar adiante a gestação ou interrompê-la, a mulher deve ter assistência médica adequada.

A resolução é clara ainda na proibição de pressão sobre a gestante para tomar uma decisão. “Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano”, diz o texto. “O médico deve zelar pelo bem-estar da paciente.” Segundo a norma, a interrupção da gravidez só pode ocorrer em “hospital com estrutura adequada”. Não há detalhes sobre o que vem a ser uma estrutura adequada. A decisão da gestante ou do responsável por ela deve ser lavrada em ata.

Cabe ao médico, segundo a resolução, informar toda a situação à gestante, que terá ainda liberdade para requisitar outro diagnóstico e buscar uma junta médica. O profissional médico deverá ainda comunicar à grávida os riscos de recorrência de novas gestações com fetos anencéfalos e orientá-la a tomar providências contraceptivas para reduzir essas ameaças.

Na exposição de motivos, o Conselho Federal de Medicina ressalta as distinções que devem ser feitas entre interrupção da gravidez, aborto e aborto eugênico (visando ao suposto melhoramento da raça).

“Apesar de alguns autores utilizarem expressões ‘aborto eugênico ou eugenésico” ou ‘antecipação eugênica da gestação’, afasto-as, considerado o indiscutível viés ideológico e político impregnado na palavra eugenia”, diz o texto, reproduzindo palavras do relator do processo no STF, ministro Marco Aurélio Mello.

Fonte SaudeWeb

Iniciativa lança pesquisa sobre perfil dos enfermeiros no País

O estudo da Ensp/Fiocruz e outras entidades pretende conhecer a realidade e o perfil dos profissionais e levantar aspectos sociais, formação profissional, mercado de trabalho, além do nível de satisfação no trabalho

Já está no ar o site da pesquisa que vai caracterizar o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o País, desenvolvida a partir da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O lançamento aconteceu às vésperas do Dia da Enfermagem (12/5) e possibilitará aos 60 mil profissionais participantes o preenchimento do questionário pela internet. A pesquisa foi lançada em Rondônia e os coordenadores estaduais e regionais do inquérito estarão reunidos na Ensp nos dias 23 e 24 de maio para uma oficina de capacitação.

Para a coordenadora do estudo, a enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina, mas isso vem mudando nos últimos anos com a masculinização da profissão.

Na Ensp, a pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde (Nerhus) e é coordenada pela pesquisadora Maria Helena Machado. O trabalho pretende conhecer a realidade e o perfil dos profissionais que atuam no campo da saúde e levantar dados sobre aspectos sociais, formação profissional, mercado de trabalho, além do nível de satisfação no trabalho – importantes ferramentas para a gestão da saúde. O projeto foi lançado em Rondônia, como forma de homenagear Manoel Néri por sua atuação no Conselho Federal de Enfermagem.

A oficina, de acordo com a coordenadora adjunta da pesquisa, Ana Luiza Stiebler, possibilitará o treinamento dos coordenadores estaduais e regionais sobre questionário, além de uma apresentação sobre as peculiaridades e situações de trabalho de cada região. “A oficina é uma fase importante de apresentação do questionário e conhecimento das realidades locais. Os coordenadores vão supervisionar as respostas em cada estado e ficarão responsáveis por fazer um ranking semanal das amostras. Além disso, cada região do país tem uma determinada característica e será importante montar estratégias para alcançar os participantes”.

Grupos de trabalho aprofundam temas da enfermagem
A coordenação do projeto também criou sete grupos de trabalho para discussão dos temas. São eles: Conformação da Profissão da Enfermagem; Regulação do Trabalho em Saúde; Formação e Educação Profissional; Mercado de Trabalho e a Enfermagem; Migração, Mercosul e Integração Regional; Promoção da Saúde do Trabalhador da Enfermagem; e Organizações Corporativas e Enfermagem nas Grandes Instituições Empregadoras.

Sobre o questionário em si, a coordenadora Maria Helena destaca que vai contemplar aspectos como faixa etária dos enfermeiros, qualidade da formação, cor, situação econômica e alguns fatores em transição na profissão. “A enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina, mas isso vem mudando nos últimos anos com a masculinização da profissão, e o questionário nos dará essa avaliação. Outro aspecto discutido é em relação à família desses profissionais: por exemplo, enfermeiros reproduzem enfermeiros? Sabemos que isso ocorre na medicina, mas também funciona na enfermagem?”, questionou.

Na página do site da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil é possível conhecer outras pesquisas sobre o tema, acessar links de interesse e entrar em contato com os coordenadores da pesquisa. Em breve o questionário estará disponível para preenchimento online.

Fonte SaudeWeb

Ministério da Saúde habilita 350 novos leitos de UTI neonatal

Com um investimento de R$401 milhões, a meta é expandir a rede de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente conta com 3.914 leitos neonatais

Serão disponibilizados mais de R$ 401 milhões para custeio de 350 novos leitos de UTI neonatal. Ação faz parte de estratégia de incentivo diferenciado para pagamento de diárias de leitos de UTIN tipo II e III.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é expandir a rede de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente conta com 3.914 leitos neonatais.

Até 2014, o ministério vai criar mais de 825 novos leitos, juntamente com estados e municípios.

O valor da diária para as novas unidades neonatais – que estão dentro da Rede Cegonha – terão valores diferenciados para os leitos de UTIN Tipo II e III, sendo R$ 800,00 e R$ 900,00, respectivamente.

Para garantir essa melhoria, o Ministério da Saúde investirá mais de R$ 401 milhões para custeio das unidades neonatais do país.

Além de ampliar o financiamento, o ministério também estabeleceu critérios de classificação e habilitação de leitos neonatais do Sistema Único de Saúde (SUS) e define ainda cuidados progressivos para o recém-nascido de acordo com o quadro clínico e a sua gravidade. As diretrizes adéquam os novos serviços que serão habilitados.

Com a Portaria 930, publicada na última sexta-feira (11), a rede contará com três tipos de unidades neonatais: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) será responsável pelo atendimento do recém-nascido grave ou com risco de morte.

Já a unidade Canguru permitirá acolher a mãe e o filho, permitindo o contato pele a pele entre os dois (através do método canguru), com objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, decuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Rede Cegonha busca dar um tratamento humanizado às mães e aos bebês.

Padilha diz que o Ministério da Saúde está buscando o fortalecimentos da atenção prestada ao recém-nascido, com o intuito de contribuir de uma forma significativa para a redução dos índices de mortalidade infantil no País.

A habilitação de novos leitos dependerá da necessidade de cada região, mas o Norte, Nordeste e Amazônia Legal terão prioridades na ampliação dos serviços. Para o ministro Padilha é importante priorizar as regiões em que as pessoas têm menos acesso aos serviços do SUS.

Investimento
O Ministério da Saúde destinará, em 2012, R$ 401 milhões para custeio dessas unidades. Deste total, serão aplicados R$ 123,6 milhões para novos leitos.

Já para o leitos qualificados serão destinados R$ 82,4 milhões. O investimento inicial para unidade Convencional será de R$ 186 milhões e para a Canguru será de R$ 9 milhões.

Os recursos serão repassados mediante a necessidade de cada estado e da pacto entre os gestores na Rede Cegonha.

Além desses recursos, o Ministério da Saúde investirá ainda R$ 22,7 milhões na aquisição de equipamentos e R$ 1,1 milhão na reforma de novos leitos.

Fonte SaudeWeb

Abimed faz acordo de cooperação com entidade europeia

Objetivo é desenvolver o mercado brasileiro e ampliar acesso dos pacientes a aparelhos auditivos

No intuito de estabelecer um acordo de cooperação, a ABIMED Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares e a EHIMA (European Hearing Instrument Manufacturers Association) realizam um encontro nesta segunda-feira (14). Na reunião as duas entidades pretendem falar sobre troca de informações e apoio técnico.

De acordo com o secretário geral da EHIMA, Søren Hougaard, existem muitas áreas nas quais a entidade pode cooperar.

Para a ABIMED, a próxima etapa será a realização de um estudo – por meio de empresa de auditoria – para dimensionar o mercado brasileiro e identificar o real potencial de produção e demanda de aparelhos.

O presidente-executivo da ABIMED, Carlos Goulart, acredita que a experiência da EHIMA em mercados maduros como o da União Europeia será importante para ajudar a promover a ampliação do mercado brasileiro e facilitar o acesso de maior número de pacientes aos aparelhos auditivos. Ele ressalta que, em muitos casos, o aparelho é a única maneira de recuperar parte da audição.

De acordo com o CENSO 2010 do IBGE, cerca de 10 milhões de brasileiros relataram ter algum grau de deficiência auditiva, mas especialistas estimam que o número seja ainda maior porque o problema ou não é percebido, ou é negado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 20% das pessoas com perda auditiva necessitam de aparelhos de amplificação do som. Alguns estudos apontam que no Brasil nem 10% desses pacientes são atendidos.

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: Cobavital xarope e comprimidos

Prefeitura de Mafra – SC abre Processo Seletivo

Já se encontram abertas até o dia 25 de maio as inscrições para o processo seletivo da prefeitura de Mafra, Estado de Santa Catarina neste ano de 2012. A seleção tem como finalidade preencher 94 vagas na área de saúde do município.
As vagas são para os seguintes cargos: Enfermeiro (ESF), Médico Clínico Geral (ESF), Técnico em Enfermagem (ESF), Dentista (ESF), Técnico Higiene Dental (ESF), Atendente de Consultório Dentário (ESF), Profissional de Educação Física, Médico do Trabalho, Médico Psiquiatra. Os vencimentos para estes cargos serão de acordo a função que será exercida e oscilam entre R$ 637,08 e R$ 6.325,67.
Para participar os interessados deverão se inscrever pelo endereço eletrônico: http://www.mafra.sc.gov.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 80,00 para nível superior. O período de inscrição é de 14 a 25 de maio de 2012.
Os candidatos deverão realizar provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório a se realizarem na data de 17 de junho de 2012. O local em que ocorrerá a prova será nas dependências da Universidade do Contestado, na referida cidade de Mafra, Santa Catarina. O horário estipulado para início das atividades será às 9 horas.
A validade desta seleção será de 01 ano, podendo sofrer prorrogação por uma única vez.

Concurso Prefeitura de Arabutã - SC

A Prefeitura de Arabutã, Estado de Santa Catarina, estará com inscrições abertas no período de 15 de maio a 14 de junho de 2012, ao concurso público destinado a prover 06 vagas, em cargos de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 1.108,74 a R$ 8.488,51 e abono de R$ 3.168,90. O concurso será realizado pela empresa SC Cursos e Treinamentos Ltda. – ME.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, em sistema on line, no endereço http://www.sccursosetreinamentos.com.br/.

Cargos e Taxas
Operador de Máquinas – Retroescavadeira - R$ 30,00;
Fonoaudiólogo - R$ 40,00;
Pedagogo - R$ 50,00;
Médico (clínico Geral) - R$ 120,00.

Provas e Validade
As provas serão aplicadas na data prevista de 24 de junho de 2012, às 09h, no Grupo Escolar Paulo Freiri.

O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério, no interesse e conveniência da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Santa Lúcia - SP

A Prefeitura de Santa Lúcia, Estado de São Paulo, através da Empresa Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda, publicou edital N° 01/2012 de concurso para provimento dos empregos de Encanador I, Eletricista I, Guarda I, Motorista, Motorista de Ambulância I, Recepcionista/ Telefonista I, Auxiliar de Escritório I e Técnico de Enfermagem I.

Estão sendo oferecidas 08 vagas, em cargos de nível fundamental e médio/técnico, com salários que variam entre R$ 672,46 a R$ 885,50 e carga horária entre 36 e 44 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de maio de 2012, através da internet no endereço eletrônico http://www.projecaoconcursos.com.br/, no link correlato ao Concurso Público ou presencial, no Departamento Municipal de Educação e Cultura, situado na situado na Av. Padre Renato de Francisco, nº 28, Centro, em Santa Lúcia/SP. As taxas variam de |R$ 30,00 a R$ 40,00.

As provas objetivas realizar-se-ão em locais e horários a ser divulgado oportunamente no jornal de publicação dos atos oficiais do município de Santa Lúcia/SP e em caráter informativo pelo site http://www.projecaoconcursos.com.br/.

O concurso público terá validade de 2 anos contados da data da homologação de seus resultados, podendo o prazo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Santa Lúcia/SP, por igual período.

Concurso FUNGOTA de Araraquara (SP)

A Fundação Municipal Irene Siqueira Alves - Vovó Mocinha Maternidade Gota de Leite de Araraquara - FUNGOTA, no Estado de São Paulo publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 117 vagas em cargos de níveis médio e superior. O concurso será realizado pela Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administração.

Os vencimentos variam de R$ 850,00 a R$ 2.200,00 para carga horária variada de 24 a 40h semanais. Serão reservadas 10% das vagas oferecidas por emprego para os candidatos portadores de deficiência.
Cargos
Nível Médio: Reparador Geral na Área Hospitalar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Geral Nível I e Técnico em Serviços na Área Hospitalar e Administrativo.
Nível Superior: Analista Administrativo, Analista de Sistemas, Assistente Social, Contador, Enfermeiro na Área Hospitalar, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Horista, Nutricionista e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
A inscrição será realizada via internet, no endereço eletrônico da Cetro Concursos (http://www.cetroconcursos.org.br/), no período de 21 de maio a 14 de junho de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 38,00 para cargos de nível médio e de R$ 58,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As Provas serão realizadas em Araraquara/SP na data prevista de 15 de julho de 2012, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, em princípio no Jornal Folha da Cidade de Araraquara e pela internet.
O gabarito será publicado nos dias 18 e 19 de julho de 2012.

Edital / Publicações

FUFAC abre processo seletivo

A Fundação Universidade Federal do Acre (FUFAC) publicou edital de processo seletivo para provimento de 62 cargos do seu quadro técnico administrativo permanente de níveis superior e médio. O salário varia entre R$  1.821,94 e R$ 2.989,33.
Vale acrescentar que as pessoas portadoras de necessidades especiais podem se inscrever neste concurso, desde que a necessidade especial seja compatível com a atribuição do cargo, pois às mesmas estão destinadas 5% das vagas preenchidas.
Cargos: Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Contador, Economista, Editor de Publicações, Engenheiro (Civil e Elétrico), Médico, Pedagogo, Produtor Cultural, Relações Públicas, Revisor de Texto, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo, Mestre em Edificações e Infraestrutura, Revisor de Texto Braille e Técnico (Laboratório, Agrimensura, Agropecuária, Anatomia e Necropsia, Arquivo, Economia Doméstica, Edificações, Educação Física, Eletromecânica, Herbário, Mecânica, Restauração, Som e Telecomunicações).
A inscrição será efetuada somente via internet (site http://www.ufac.br/) entre 8:00 horas do dia 16 de maio às 23:59 horas
do dia 14 de junho de 2012 (hora Acre). O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 (nível superior) ou R$ 45,00 (nível médio).
As provas objetivas serão realizadas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul na data provável de 08 de julho de 2012, com início às 08:00 horas e término às 12:00 horas, em local a ser divulgado no site http://www.ufac.br/.
A comissão divulgará, até o dia 20 de julho de 2012, pela internet e jornais locais, o resultado final do concurso, o qual será homologado mediante a publicação no DOU. Após a homologação do resultado, o concurso terá validade de 2 anos.

SESAB - BA lança edital de processo seletivo

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu Processo Seletivo para contratação de 120 profissionais, sendo 112 Médicos de diversas especialidades e 08 Biólogos. Os profissionais irão atender à necessidade temporária da Secretaria, sendo admitidos pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Para a função de Médico, é preciso ter Curso Superior em Medicina com registro do diploma no MEC – Ministério da Educação e registro no Conselho de Classe. Já para o cargo de Biólogo, a função exige Curso Superior em Biologia, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC e registro no Conselho de Classe respectivo

A remuneração para Biólogos é constituída pelo vencimento básico de R$ 817,11, acrescido de uma Gratificação de Desempenho GID no valor de R$ 1.687,26, totalizando um total de R$ 2.504,37.

Para Médicos, a remuneração também é constituída pelo vencimento básico de R$ 817,11, acrescido de uma Gratificação de Desempenho GID no valor de R$ 1.408,07, totalizando um total de R$ 2.225,18.

A jornada de trabalho será de 180 horas para Biólogos e 120 horas para Médicos, estando os ocupantes das respectivas funções temporárias submetidos a regime jurídico específico.

Os aprovados atuarão no atendimento à população em unidades assistenciais da Secretaria em municípios das áreas das 1ª, 2ª 6ª, 13ª e 20ª diretorias regionais de Saúde, com sede em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista, respectivamente. Esses profissionais reforçarão o atendimento em saúde para a pacientes, buscando garantir o acesso às ações e serviços de saúde com qualidade.

As inscrições serão realizadas unicamente pela Internet através do site http://www.saude.ba.gov.br/ no período de 15 a 21 de maio de 2012, devendo o candidato preencher a ficha de inscrição/currículo.

Os candidatos serão avaliados através de Análise Curricular, de caráter classificatório, aplicada à função temporária.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/SESAB publicará em Diário Oficial do Estado da Bahia o Resultado Final e a Homologação do Processo Seletivo Simplificado.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de doze meses, contados da data da Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cordeirópolis – SP

Abertas as inscrições para participação do concurso e processo seletivo da prefeitura do município paulista de Cordeirópolis, que dista 160 km até a capital estadual. O intuito da administração é preencher 22 vagas mais cadastro de reservas em postos dos níveis fundamental, médio e superior.
Cargos: Auxiliar de cuidador / educador casa da esperança, agente de vigilância e monitoramento, cuidador / educador casa da esperança, inspetor de alunos, motorista, técnico de enfermagem, educador físico, enfermeira do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico ginecologista, médico neurologista, médico oftalmologista, médico ortopedista, médico psiquiatra - chefe do CAPS, médico psiquiatra, médico pediatra, agente comunitário de saúde, agente comunitário de saúde.
Salário: Varia entre R$ 918,55 e R$ 6.185, 61.
Inscrições: Estarão abertas durante o período que compreende os dias 14 a 24 de maio de 2012, por meio do endereço eletrônico da organizadora: http://www.integribrasil.com.br/. O valor da taxa de inscrição varia de acordo o cargo e oscila entre as cifras de R$ 25,00 e R$ 40,00.
Provas objetivas: Tanto os inscritos no concurso quanto no processo de seleção farão provas no dia 03 de junho de 2012. Os locais e horários serão divulgados posteriormente através de editais a serem postados no site da organizadora.
Gabarito: Estarão disponíveis no mesmo dia de aplicação das provas, através do site da organizadora.
Validade: Ambos os certames valerão por 02 anos, mas poderão ser prorrogados, caso seja necessário.  

Prefeitura de Sinop (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Sinop, Estado do Mato Grosso, localizada a 505 km da Capital, lançou processo seletivo para a ocupação de 10 vagas para o cargo de Médio Clinico Geral, com remuneração de até R$ 7.294,13 e carga horária de 40 horas semanais.
Aos candidatos portadores de necessidades especiais está reservado um mínimo de 10% das vagas previstas neste processo seletivo.
Inscrições:  os interessados poderão se inscrever de forma presencial na Secretaria Municipal de Saúde, sito à Avenida das Figueiras, nº 1503, Centro, Sinop/MT, na data de 17 a 30 de maio de 2012, das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas ou pelo e-mail: smssinop@sinop.mt.gov.br.
Esta seleção constará de provas escritas e de análise curricular.
A prova escrita está prevista para 17 de junho de 2012, em local e horário a serem divulgados na Imprensa Oficial do Município - http://www.amm.org.br/, no Mural Público da Prefeitura Municipal, no Mural Público da Secretaria Municipal de Saúde e/ou junto à página da internet da Prefeitura de Sinop no endereço http://www.prefeituravirtual.com.br/ e, à critério da Administração, em outros locais de grande frequência de público.
O gabarito será divulgado na data provável de 19 de junho de 2012.
Validade: o processo seletivo será válido por 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final, admitida 01 única prorrogação por idêntico período.

Concurso CURSAN de Cubatão 2012 - Edital

Com o objetivo de preencher 1.099 vagas, a CURSAN - Companhia Cubatense de Urbanização e Saneamento - Cubatão, no Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para processo seletivo, que será organizado e executado pela empresa GSA Consultoria e Pesquisas em Instituições Públicas. Confira o Edital.

As oportunidades são para cargos de todos os níveis escolares, com salários variados de R$ 756,55 a R$ 3.874,51, além de convênio médico, cesta básica, cartão cidadão, vale alimentação e vale-transporte.

Cargos
- Ensino Fundamental: Agente Comunitário, Ajudante de Jardinagem, Ajudante Geral, Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Técnico, Encarregado de Obras, Encarregado de Poda e Jardinagem, Jardineiro, Marceneiro, Marteleteiro, Mecânico de Máquinas e Equipamentos Leves, Motorista, Motorista Operador de Munck, Motorista Operador de Munck com Caminhão Cesto Elevatório, Motorista Operador de Munck com Garra Florestal, Oficial Armador, Oficial Calceteiro, Oficial Carpinteiro, Oficial Eletricista, Oficial Encanador, Oficial Pedreiro, Oficial Pintor, Oficial Soldador, Operador de Máquinas, Operador de Motosserra, Operador de Roçadeira, Porteiro, Recepcionista e Telefonista;
- Ensino Médio: Almoxarife, Apontador, Arquivista, Assistente Técnico, Coordenador de Compras e Licitação, Copeira, Desenhista Técnico, Encarregado de Transportes, Secretária, Técnico de Contabilidade, Técnico de Informática, Técnico de Recursos Humanos, Técnico de Refrigeração, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Telefonia e Tesoureiro;
- Ensino Superior: Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Médico do Trabalho e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 24 de maio de 2012, pela internet, no endereço eletrônico http://www.gsaconcursos.com.br/ e pagar a taxa que varia de R$ 28,00 a R$ 58,00 conforme o cargo desejado.
Provas

O concurso será composto de prova objetiva para todos, além de prova prática para Ajudante de Jardinagem, Ajudante Geral, Encarregado de Poda e Jardinagem, Jardineiro, Marceneiro, Marteleiro, Mecânico de Máquinas e Equipamentos Leves, Motoristas, Oficial Armador, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Pedreiro, Pintor, Soldador e Operador de Máquinas e prova de aptidão física para Auxiliar de Serviços Gerais.

As provas escritas serão realizadas na cidade de Cubatão na data prevista de 10 de junho de 2012. Caso o número de candidatos inscritos exija, a GSA se reserva o direito de realizar as provas em municípios vizinhos da Baixada Santista. O gabarito será publicado na data prevista de 12 de junho de 2012.

Os locais e horários das provas escritas serão comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas Escritas no Jornal A Tribuna e no site http://www.gsaconcursos.com.br/ e de listas que serão afixadas na Cia. de Engenharia de Tráfego de Cubatão - CURSAN.
Validade

O prazo de validade deste concurso será de 2 anos, contados a partir da data de publicação do Extrato do Edital de Homologação do resultado final em jornal local, podendo, a critério da CURSAN, ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Caldas Novas (GO)

A Prefeitura de Caldas Novas, Estado do Goiás, lançou resumo do edital (nº. 001/2012) para realização de concurso público visando o preenchimento de várias vagas em todos os níveis de escolaridade.
As inscrições serão realizadas no período entre 10:00 do dia 16 até às 23h:59min do dia 30 de maio de 2012, através do site http://www.ebraconconcursos.com.br/.
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet a Prefeitura de Caldas Novas disponibilizará computadores, impressoras e digitadores, durante todo o processo de inscrição, no horário normal de expediente.
Cargos
Administrador, Assistente Social, Biomédico, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Segurança, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Programador de Microcomputador e Periféricos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, Agente de Vigilância, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista e Oficial de Serviços Gerais.

Concurso Prefeitura de Porto Mauá – RS

Divulgado, no último dia 11 de maio, o edital de abertura do concurso público da Prefeitura sul-rio-grandense de Porto Mauá, disponibilizando 15 vagas efetivas, mais cadastro de reserva, para cargos nos níveis fundamental, médio e superior. O certame será válido durante dois anos, todavia poderá ser prorrogado por igual período.
Oportunidades
Motorista, vigia, pedreiro, operário, operador de máquinas, oficial administrativo, nutricionista, visitador, monitor de oficina de trabalho, monitor de educação física, médico PSF, médico pediatra, engenheiro agrônomo, enfermeiro, contador e agente de combate às endemias.
Os vencimentos iniciais estão subordinados ao cargo a ser exercido e oscilam entre as cifras de R$ 670,37 e R$ 5.668,33. A jornada de trabalho é de 20 e 40 horas semanais.
Como se inscrever
As inscrições serão efetuadas de forma presencial nas dependências da prefeitura de Porto Mauá, situada à Rua Uruguai, nº 155, Porto Mauá, Rio Grande do Sul. Os interessados deverão efetivar a participação no período que compreende os dias 14 a 23 de maio de 2012, pagando a taxa que varia entre R$ 22,62 e R$ 67,85.
Provas Objetivas e de Títulos
A prova será formulada com questões de múltipla escolha, a ser aplicada no dia 23 de junho de 2012. O local e horário serão informados através do site da organizadora no dia 06 de junho (http://www.objetivas.com.br/). Haverá ainda prova prática e de títulos, dependendo do cargo e as exigências de habilidades.
Os resultados preliminares (gabaritos) estarão disponíveis no site da organizadora no mesmo dia de realização da prova objetiva.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Granja - CE

A Prefeitura de Granja, Estado do Ceará, lançou edital de concurso público de provas destinadas a selecionar candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal e Formação do Cadastro de Reserva. O concurso será executado pelo INEPAS - Instituto Nordestino de Eduacação, Políticas administrativas e Sociais s/s Ltda.

São distribuídas 816 vagas, sendo 229 para cargos de nível superior, 402 para nível médio, 21 para nível fundamental completo e 164 para nível fundamental incompleto. Os salários variam de R$ 311,00 a R$ 2.800,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, calceteiro, carpinteiro, eletricista, merendeira, motorista categoria "d", motorista categoria "b", pintor, pedreiro, servente da construção civil e vigia.
Nível Fundamental Completo: Auxiliar de enfermagem e atendente.

Nível Médio: Agente administrativo, digitador, técnico de enfermagem, auxiliar de secretário, secretário escolar, fiscal de tributário, instrutor de informática e professor de educação básica i.

Nível Superior: Assistente social/hospital, bibliotecário, enfermeiro com especialização em obstetrícia/hospital, nutricionista/hospital, veterinário, psicólogo, professor de educação básica ii, professor psicopedagogo, professor pedagogo e educador físico.

Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas de 15 de maio a 15 de junho de 2012, na Secretaria de Educação do Município de Granja - Para as Categorias de Professores de Educação Básica I e II, Rua Monsenhor Martins, S/N, Centro Granja/CE, das 8:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00, ou no Pólo de Convivência Social Antônio Moreira Batista - Para as Demais Categorias, Rua Dr. João Pessoa S/N, bairro da Exposição, (Prox. Hospital Vicente Arruda), das 8:00 as 12:00 e 13:00 as 17:00. As informações sobre as inscrições estarão disponíveis na internet, no site http://www.inepas.com.br/.

Taxas
- Nível Superior - R$ 100,00;
- Nível Médio - R$ 60,00;
- Professores - Educação Básica I e II - 80,00
- Nível Fundamental Completo e Incompleto - R$ 50,00;

Provas e Validade
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Granja, no Estado do Ceará, com data prevista para o dia 05 de Agosto de 2012, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: http://www.inepas.com.br/; http://www.granja.ce.gov.br/.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, prorrogável por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Prefeitura de Jaraguari (MS) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jaraguari, Estado do Mato Grosso do Sul, realizará processo seletivo para contratação temporária de médicos clínicos para Atendimento em Regime de Urgência/Emergência.
As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida na sede da Secretaria Municipal de Saúde no endereço Rua Amércio Ferreira de Souza, N° 181, centro Jaraguari - MS no período de 15 a 16 de maio de 2012.
Mais informações poderão ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde ou na Prefeitura Municipal Jaraguari/MS, situada à Rua: Gonçalves Luis Martins, N° 420 Centro – CEP: 79.440-000 Fone: 67-3285-1359.

Concurso Prefeitura de Vale Verde - RS

Com a finalidade de preencher 29 vagas mais cadastro reserva, a Prefeitura de Vale Verde,  cidade localizada a 130 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 809,54 a R$ 9.776,02, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Almoxarife e Patrimônio, Agente Comunitário de Saúde, Arquiteto, Contador, Enfermeiro, Inseminador, Fiscal Ambiental, de Obras e de Posturas, Pedreiro, Médico, Monitor de Creche, Motorista, Professor e Técnico em Enfermagem.
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de maio de 2012, no Prédio da Prefeitura de Vale Verde, situada na Avenida Assis Brasil, S/N - Centro, Vale Verde, de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h00min.
A prova objetiva será realizada em data, local e dia a ser afixado no mural da Prefeitura de Vale Verde e no site http://www.idrhconcursos.com.br/.
A prova prática orrerá em local e dia a serem afixados no mural da Prefeitura de Vale Verde e no site http://www.idrhconcursos.com.br/.
O concurso terá validade por 2 anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da administração da Prefeitura de Vale Verde.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Rio Azul - PR

A Prefeitura de Rio Azul, Estado do Paraná, abriu inscrições para concurso público destinado ao provimento de 30 vagas e cadastro de reserva técnica em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 9.300,00 por carga horária de 20 e 40h semanais. O certame será executado pelo ISPAE – Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos.

Cargos
As chances são para os cargos de Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Médico, Médico Obstetra/Ginecologia, Fonoaudiólogo, Professor, Assistente Administrativo, Administrador de Obras, Assistente Operacional, Auxiliar de Serviços Gerais, Engenheiro Civil, Mecânico, Mecânico Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operador de Trator Agrícola, Pedreiro, Procurador, Secretário Executivo, Engenheiro Ambiental e Auxiliar de Contabilidade.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet, através do site http://www.uniguacu.edu.br/, até o dia 21 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 03 de junho de 2012, às 14h00min (horário de Brasília), em local a ser divulgado por meio de Edital específico, que será publicado no órgão oficial de divulgação do Município, bem como afixado no saguão da sede da Prefeitura Municipal e divulgado na internet no endereço eletrônico http://www.uniguacu.edu.br/, em 28 de maio de 2012.
Os gabaritos com as devidas respostas das provas, tornar-se-ão públicos, após as 20h00min, do dia 03 de junho de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final do Concurso Público, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Prefeitura de Piracema - MG

Terá início a partir do dia 17 de julho as inscrições para o concurso público n°01/2012 da prefeitura de Piracema, Estado de Minas Gerais. Serão selecionados 39 novos servidores de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 3.481,04 e carga horária de 20, 24, 30 e 40 horas semanais.
As inscrições serão realizadas entre 17 de julho e 16 de agosto de 2012, na sede da Prefeitura de Piracema, situada à Praça José Ribeiro de Assis, 42 - Centro - Piracema/MG ou através do site http://www.tendenciaconcursos.com.br/.
O concurso público constará de provas objetivas e provas práticas.
As provas objetivas e práticas serão realizadas no município de Piracema, na data provável de 16 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados na sede da Prefeitura de Piracema, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: http://www.tendenciaconcursos.com.br/, a partir do dia 12 de setembro de 2012.
O gabarito será divulgado, provavelmente, no dia 18 de setembro de 2012, no site http://www.tendenciaconcursos.com.br/ e na sede da Prefeitura de Piracema.
O concurso público será válido por 02 anos, prorrogáveis por igual período.
Relação dos cargos disponível no edital.

Edital / Publicações

ASCIT de Tarabai - SP abre processo seletivo

A Associação da Sociedade Civil de Interesse Público de Tarabai - ASCIT, Estado de São Paulo, através do Instituto Nosso Rumo, publicou edital de processo seletivo com 10 vagas para Auxiliar Odontológico, Técnico de Enfermagem, Coordenador da Saúde Bucal, Dentista, Enfermeiro e Fisioterapeuta.

Para preencher a vaga de Auxiliar Odontológico e receber o salário de R$ 622,00 em jornada de 40 horas semanais, o candidato deverá ter o Ensino Fundamental, curso de Auxiliar de Saúde Bucal e registro no conselho profissional. Já as vagas de Técnico de Enfermagem exigem o Ensino Médio completo, curso Técnico na área e registro no conselho profissional e oferecem a remuneração de R$ 860,00 em carga horária semanal de 40 horas. Os cargos de Coordenador da Saúde Bucal, Dentista, Enfermeiro e Fisioterapeuta exigem formação em curso Superior e disponibilizam salários de R$ 1.279,37 a R$ 2.300,00 em regime de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico http://www.nossorumo.org.br/, até às 18h do dia 20 de maio de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para nível médio e R$ 50,00 para nível superior.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Tarabai/SP, na data prevista de 03 de junho de 2012, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no jornal Oeste Notícias de Presidente Prudente, divulgado através da Internet no endereço eletrônico http://www.nossorumo.org.br/ e por listas afixadas na sede da ASCIT, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico http://www.nossorumo.org.br/ em data a ser comunicada no dia da realização das provas. O contrato de trabalho será por prazo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da ASCIT.

Concurso Prefeitura de Paulistana – PI

Mais um concurso público foi divulgado e aberto no Estado do Piauí, desta vez foi o município de Paulistana, que através da prefeitura está provendo diversos cargos para candidatos de todos os níveis de instrução. Ao todo serão 350 vagas para cargos efetivos na prefeitura municipal a serem preenchidas através deste concurso a se realizar por intermédio da Consep Piauí.
Cargos:
Médico PSF, médico plantonista, nutricionista, enfermeiro, enfermeiro plantonista, odontólogo especialista em endodontia, odontólogo especialista em periodontia, odontólogo especialista em pacientes especiais, odontólogo especialista em bucomaxilofacial, odontólogo especialista em radiologia, odontólogo PSB, farmacêutico/ bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, médico veterinário, educador físico, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, pedagogo, contador, técnico em prótese dentária, técnico em radiologia, técnico em análise de laboratório, técnico agropecuário, fiscal sanitário, fiscal de obras e serviços, fiscal de tributos, auxiliar de serviços de saúde, auxiliar de saúde bucal, operador de sistema de informação com habilitação em informática, auxiliar de enfermagem, agente de combate a endemias, auxiliar técnico eletricista, auxiliar administrativo, motorista (ambulância), motorista (transporte escolar), auxiliar de serviços gerais, motorista com habilitação operação em máquinas pesadas, terapeuta ocupacional, instrutor de artesanato, assistente de compras, assistente de contabilidade, auxiliar administrativo de contabilidade, assistente fiscal, auxiliar de fiscal, assistente de recursos humanos, assistente de departamento de pessoal, auxiliar de departamento de pessoal, técnico em informática.
Salários:
Os vencimentos iniciais são estipulados de acordo o cargo a ser exercido e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 8.500,00. A jornada de trabalho é de 20 e 40 horas semanais.
Inscrições:
Para concorrer a alguma destas vagas será necessária a realização da inscrição, que poderá ser feita através do site da organizadora no endereço eletrônico: http://www.consep-pi.com.br/ no período que compreende os dias 14 a 25 de maio de 2012. A taxa de inscrição varia entre R$ 70,00 e R$ 120,00 a depender do cargo a que se pretende concorrer.
Provas:
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, formuladas com questões de múltipla escolha e que serão realizadas na data provável de 17 de junho de 2012 a partir das 9 horas. O local exato onde ocorrerá a aplicação das provas será divulgado posteriormente por intermédio de editais divulgados no site da organizadora e no mural da prefeitura.
Gabarito e resultados:
O gabarito preliminar estará disponível no site da organizadora no endereço eletrônico mencionado acima, bem como o resultado final.
Validade:
A validade do concurso será de dois anos, mas poderá sofrer prorrogação, caso haja necessidade, uma única vez e por igual período.